Projeto MUSICAR | Giuseppe Verdi «Va, pensiero», da ópera Nabucco

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 21 มี.ค. 2024
  • Orquestra Metropolitana de Lisboa
    Coros Participativos do Projeto MUSICAR
    Maestro: Adrian Rincón
    Giuseppe Verdi (1813-1901)
    «Va, pensiero», coro do terceiro ato da ópera Nabucco, Coro dos Escravos Hebreus - (arranjo de Lino Guerreiro)
    O projeto MUSICAR foi concebido e implementado pela Metropolitana - Associação Música, Educação e Cultura, instituição sem fins lucrativos sediada em Lisboa (Portugal) com a missão de divulgar a música de tradição clássica por intermédio de concertos públicos, do ensino da música e de atividades socioculturais.
    A Metropolitana é entidade gestora de duas orquestras - a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana - e de três estabelecimentos de ensino - a Academia Nacional Superior de Orquestra (ensino superior), a Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado) e o Conservatório de Música da Metropolitana (nível básico e secundário).
    Com apoio do MusicAIRE, ação cofinanciada pela União Europeia para apoio à indústria da música, a iniciativa decorreu entre fevereiro e novembro de 2023 com o objetivo de identificar e ensaiar práticas de ensino e aprendizagem da prática musical individual e de conjunto especificamente orientadas para alunos cegos ou com baixa visão e alunos surdos.
    O projeto estruturou-se em diferentes fases:
    Começou por chamar até si agentes da sociedade civil com vocações afins para participarem na realização de laboratórios temáticos. De seguida, envolveu todos os colaboradores da Metropolitana e profissionais de outras escolas em 12 ações de formação com temáticas diversas destinadas a professores, músicos, auxiliares de educação, corpos administrativos, técnicos de produção, comunicação e relações-públicas. Para o efeito, foram convidados, na qualidade de formadores, profissionais com experiência adquirida nas respetivas áreas. Proporcionaram-se assim momentos de encontro, partilha de ideias e conhecimentos que orientaram os passos seguintes. Destacaram-se os contributos das parcerias estabelecidas com os projetos Filarmónica Enarmonia (Bengala Mágica) e Mãos que Cantam.
    Chegados à fase mais prática da implementação do projeto, realizaram-se 4 ateliês exploratórios seguidos de 10 semanas com aulas regulares de instrumento individuais e aulas de conjunto conducentes à apresentação de um concerto público realizado no dia 29 de novembro no Teatro São Luiz, em Lisboa, com obras de Beethoven, Mozart, Verdi e Lino Guerreiro.
    Este Concerto Final contou com a participação da Orquestra Metropolitana de Lisboa e do seu diretor artístico Pedro Neves, do coro Mãos que Cantam e do seu maestro Sérgio Peixoto, do maestro cego Adrian Rincón, do pianista cego Jorge Gonçalves e de todos os alunos MUSICAR, designadamente o Coro Participativo MUSICAR formado por 32 pessoas cegas e normovisuais, e um ensemble de bombos formado por 50 alunos surdos das Escolas Básicas Parque Silva Porto e Quinta de Marrocos e do Curso de Formação e Qualificação de Adultos do CED Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa.
    Assistiram a este espetáculo 528 pessoas, tendo o teatro lotado em virtude de parte dos lugares ter sido ocupada pelas dezenas de participantes surdos do projeto que intervieram tocando bombo na última peça do programa, designadamente a estreia absoluta de uma obra expressamente encomendada ao compositor Lino Guerreiro para esta ocasião.
    As diferentes ações do projeto MUSICAR foram registadas em som e imagem para produção e publicação de teasers de divulgação e para a edição próxima de um vídeo-documentário. Foi ainda constituído um Núcleo de Ensino Especializado no seio do corpo docente das escolas da Metropolitana para ponderação de uma futura implementação destas especialidades de ensino no Conservatório de Música da Metropolitana.
    O vídeo é da DROID_id com som de concerto gravado pela Antena 2.
  • เพลง

ความคิดเห็น • 1