Acho q na verdade o comite deve ter recebido reclamações do preço das cartas e perceberam que o EDH cuja o objetico era se tornar uma parada mais casual e se afastar dos competitivos que se tornavam Pay to Win, estava se tornando ele mesmo um formato Pay to Win, as cartas mais caras de magic fora da reserved list são cartas de commander (as 3 banidas) e eles decidiram acabar com isso. Como todo mundo tem Sol Ring todos tem a mesma chance de ter um início mais veloz. Agora se essa filosofia continuar já dá pra preparar para se despedir dos Grim Monolith, Rhystic Study e Smothering Tittes da vida
@@guilhermeborba3974 proxy pra q ne? n adianta quere culpa os outros por decisoes financeiras erroneas. anda mais qdo se trata de papelao c demanda fabricada
Como disse Pascal Maynard sobre isso "os casuais não conseguem enxergar o quadro completo. A única solução pra essa situação sem causar mais danos ao Magic, no geral, é a Wizards cortar relações com o comite e assumir o controle do commander.
A Wizard's sabia e orientou o comitê. Tanto que lançou novas impressões recentemente para vender estas cartas. E é claro que eles sabiam sobre o a mecânica do Nadu e o Dock, afinal, certamente venderam mais boosters por conta deles. É só observar sob a ótica do lucro que fica tudo muito óbvio, mas o consumidor médio de Magic é um romântico incurável. A Hasbro não é sua amiga, o comitê não é seu amigo. A Hasbro quer o seu dinheiro, e vai lançar coisas mais brilhantes e com mais power level para conquistar novas gerações de jogadores até a última gota de tinta. Eles querem dinheiro, não a sua amizade. Cartas de Magic são papel colecionável, ou seja, em si, tem tanto valor quanto um cartão telefônico antigo. É legal o saudosismo, o jogo é excelente, mas enquanto investimento, boa sorte. Magic é gasto, e considerando o poder aquisitivo em nosso país, gasto de luxo, me espanta ver gente que sequer tem casa própria, renda passiva, ou ao menos um contrato de estabilidade, gastando mais de 100 reais num pedaço de papel. Para além de todos os problemas educacionais, somos um país de consumidores pouco críticos. Daí alguém vai mencionar a reserved list. Sinto dizer-lhes, mas o pessoal que se importa com essas cartas está envelhecendo, em geral já as possui, ou está desistindo, ou mesmo percebeu que aquela época em que ele era um adolescente inseguro que poderia conseguir alguma admiração dos amigos por possuir uma carta rara, que ele tirou num pacotinho de 4 reais, já passou faz quase 30 anos. PS. ficaria agradecido se alguém conseguisse me mostrar que não é exatamente isso que está ocorrendo.
Comite: estamos banindo e Nadu pois os turnos e combos sao muito longos Eu abraçando minha Zada, com lagrimas de nervosismo: calma menina, calma, nao precisa se preocupar, ninguem olha pra ti, só eu.
essa noticia me deixou muito feliz. O jogo vai ficar muito mais saudavel agora. Cansei de enfrentar mesa com galera sem noção no casual usando essas cartas, ou pior ainda usando proxy dessas cartas, contra jogadores com precon e afins.
@@guilhermeborba3974 E olha que jogando com os amigos normalmente até a proxy é liberada, o povo chora muito tbm, esses ramps rápidos nunca ganham o jogo, tu pode montar um deck merda com mana crypt e o caralho a 4 e o cara vir com um cedh 500 e te amassar, já me ocorreu aliás.
@@guilhermeborba3974 você ainda pode comprar, a vontade, não vai jogar na mesa aleatoria contra 2 precon quando vc for em loja falando que tem o deck pl6, mas com seus amigos nada muda, regra 0.
@@guilhermeborba3974 ninguem precisa nem comprar ainda mais depois do magic 30th, o problema eh q isso estraga a gameplay, mesmo vc tendo as cartas nada garante q vc veja a carta durante o jogo e quem joga a cripta primeiro sempre sai na frente
O banimento do Nadu era já totalmente esperado. Agora o das outras cartas, me pegou desprevenido. São cartas muito valorizadas e praticamente tem uso só em Commander. Vai afetar o bolso de muita gente...
Isso é ridículo em todo TCG. O cara se mata atrás das cartas que estava todo mundo jogando e ganhando, quando cara finalmente consegue = Ban! Foda-se seu dinheiro investido.
@@felipepassoni4301 a diferença é que nos formatos competitivos que a wizards cuida da banlist eles ficam avisando principalmente em relação as cartas caras, o grief por exemplo, faz mais de ano que toda banlist eles comentavam que estavam de olho no grief. Então não é uma grande surpresa quando o ban vem, agora no caso do commander é muito mais delicado e acho que foi uma grande sacanagem com os jogadores que pagaram caro nessas cartas.
cara vo se honesto, eu achava q iam faze com o nadu oq fizeram c a tergrid (dexa ela tao mal vista q poucos buildam) mas eh entendivel, nadu matava os outros de tedio
Era mais fácil tornar o conquest um formato oficial. As partidas são mais demoradas devido boa parte das pedras de 0 e 1 mana serem banidas, inclusive o próprio Sol Ring.
Eu acho que faltou eles acrescentarem a seguinte comparação: Sol Ring é reimpresso 3, 4 vezes por ano, e você compra em qualquer lugar por 5 reais (ou 2 dólares), então é razoavelmente acessível, diferente de um Mana Crypt que custa quase uma booster box.
Mas é justamente pelas cartas serem caras que o impacto do ban é muito maior, eu não ficaria triste de perder 2 reais, mas eu ficaria puto em perder 600 reais com um ban. Mesmo não tendo nenhuma das cartas achei uma baita sacanagem.
@@lucasvettorato7087 eu entendo o raciocínio, e concordo em parte com ele, mas se olharmos pelo ângulo oposto, o fato de elas serem caras, pouco acessíveis, acaba gerando uma barreira pra quem não tem como conseguí-las. Claro, para a mesa da cozinha, todo ban é quase irrelevante, mas em jogos oficiais, muitas vezes valemdo algum prêmio, tem impacto. Pensemos pela ótica não do Ban, mas da permissão para usar: permitir usar um Sol Ring de 5 reais é um custo muito menor de montagem de deck, que permitir usar um Mana Crypt de 500 reais que pouca gente vai poder ter. Eu inclusive acho que, se as duas (e estou comparando essas porque elas são mais similares entre si que as demais) tivessem o mesmo volume de reprints e preços comparavelmente baixos, banir Sol Ring até faria mais sentido, na ideia de diminuir o número de cartas "explosivas", porque Mana Crypt tem um drawback.
@@davidgarrido6732 Mas aí que tá, o commander não é um formato competitivo você não é prejudicado por não ter essas cartas a principio, e se vc pegar uma lista de cedh que seria a tentativa de competir em um formato não competitivo, ele é o suco de tudo que há de mais caro no magic, e tem problemas até maiores do que preço, todos os decks jogam com uma cacetada de tutores e os mesmos combos em geral, digo que isso é um problema maior que preço pq muita gente q tem a grana ou as cartas não quer jogar o cedh mesmo assim por essas outras questões.
Sem contar que existe uma diferença brutal na carta custar 1 mana e 0 manas. Artefato de 0 mana entra em MUITO combo nem que seja pra fazer volume - principalmente os que geram mana
Único que achei justo foi Nadu (Apesar de acabar de ter montado um kakakaka) ... as outras cartas eram staples ... e vai ferrar muita gente ... acho que o certo seria ter reprintado mais pra todo mundo ter acesso a uma e banir só no cEDH.
@@anoyinger O cedh deveria era tomar vergonha na cara e criar uma banlist própria, porque tem um caminhão de combos e tutores que deveriam ser banidos pra existir um CEDH "saudavel".
Estava ansiosíssimo pra saber sua opinião dessa not[icia quente Andrézão! Fiquei triste que não baniram o Nadu no Brawl do arena ): Mas sobre os banimentos, eu li o artigo oficial e concordei com os argumentos apresentados. Creio que essa mudança tornará o jogo mais saudável e acessível para novos jogadores. O quanto eu não sofri por jogar em playgroups onde apenas uma ou duas pessoas usavam decks com essas cartas (e outras tão fortes quanto) contra pessoas que as vezes acabaram de começar a jogar e estão ali com um préconzinho ou um contruído budget. Sem balanceamento nenhum.
Totalmente de acordo, vi um pessoal reclamando que não precisava pois o pessoal costuma jogar com decks do mesmo nível e explicando de nível 1 a 9 e por aí vai, em minha cidade e lugares da Região que jogo pelo menos nunca vi isso, meus decks mesmo nunca fui analisar nível ou coisa assim. Concordo com a explicação do comitê e enquanto lia até imaginei situações que passei ou que amigos meus passaram
O foda é que no commander a força isolada das cartas que vc usa não tem nada a ver com a força do deck em si, por exemplo meu deck mais forte custa uns 500 reais, e tenho decks de quase 2k com cartas individualmente mais poderosas mas são bem mais fracos, o foda desses banimentos na minha visão é que baniram cartas super caras que só jogavam no commander (um formato não competitivo), e com isso só jogaram um balde de agua fria no bolso de muita gente que foi atrás delas, felizmente não é meu caso, mas conheço uma porrada de gente que simplesmente está louca com mais de 1000 reais em carta indo pro "lixo".
Nadu no Brawl é tranquilo de lidar, na minha opinião. No Arena não tem efeitos custo zero que abusam da habilidade dele. Me recordo de um equipamento que tem custo 0 mas apenas a 1a vez no turno.
Existe uma vertente sobre o dockside q não está sendo levada em consideração (ou estão levando debaixo dos panos vulgarmente dito) q é a explosão de arquétipos q usam encantamentos e tokens de artefatos pelas novas edições
eu te garanto que tem muitas formas de counterar isso sem dockside, principalmente levando em consideração que EDH é casual. e o RC é focado exclusivamente para o Casual
ele era só conjurado em 2019, ate ontem ele era conjurado, clonado, reanimado, clonado pelo oponente, isso enquanto tem precom com token de lixo, precon com token de encantamento, e tbm nunca pararam de printa carta q faz tesouro n importa o quanto peçam. essa carta sim merecia um ban. Nada mais brochante do q ter o jogo roubado por um macaco q custa 2 mana
O Nadu foi o único ban correto na minha opinião. O comitê não bane sol ring (q tem motivo e eles mesmos reconheceram isso) porque senão impactaria na política de venda da wizards já q todo commander vem com um. E aí entre a wizards mudar a política de venda ou mandar o comitê para a casa do chapéu, sabemos qual seria a decisão. No mais, quem reclama q joga forfun contra cedh, é simples, não jogue com essas pessoas se essa não é a sua pegada. Cada um monta o deck q quiser, só precisa ter noção do ambiente q está. Não é difícil.
Meu irmão, se vc for ver os bans antigos do Commander, eles podem até não admitir mas, muitas cartas são banidas pelo preço e acessibilidade. Se alguém caiu nesse papo de que "impacta a velocidade", é uma mentira pura.
@@joaopao34 é ambos, são caras, e reimprimir elas à nível sol ring afetaria a economia do mercado paralelo. E são idiotamente roubadas. Sol ring pelo menos é barato.
acho que se entrassem virados até seria uma carta justa. O fato de entrar desvirado é que possibilita jogar eternamente e baixar o deck inteiro, pq com as manas vc faz novas criaturas ou blinkar o nadu e continuar o "combo".
André: "só faltou eu comprar mana vault, mana cript e jeweled lotus pra minha lista" Also André: "costumo jogar mais casual" 👀 Brincadeiras à parte estou maratonando os vídeos da galera do youtube sobre o assunto, e achei seus apontamentos bem lúcidos
Banir o Dockside é um desbalanço muito maior do que um equilíbrio para o formato, vermelho já é a cor mais fraca no competitivo, agora a chance de sumir de vez é muito grande. Sempre pensei nele como uma forma de punir os jogadores que tinham exatamente uma mão com muita aceleração, agora basicamente o medo de dropar tudo da mão o mais rápido possível não existe mais. Além disso ele só é uma carta opressora em mesas em que os jogadores estão vomitando artefatos, no casual varias vezes vi meu Dockside ser mana neutral ou no máximo gerar uns 3-4 tesouros. Quanto aos outros bans acho mais razoável.
A chance de ter sol ring na mão inicial (excluindo o draw do turno) é de 7%, a chance de comprar pelo menos uma das 3 pedras ridículas tendo as 3 no deck na mão inicial é de 19.75%
Não afeta o casual aí na sua região, porque em todo lugar que eu conheço aqui do interior de São Paulo pelo menos, ninguém aceita que alguém jogue com deck que tem cartas banidas, inclusive a havia uma grande discussão aqui a respeito dessa lista ter sido largado de lado por tanto tempo, sem falar que tem coisa muito menos relevante banida.
Oficialmente não existe competitivo de commander para wizards, Commander é um só por isso ela não tem obrigação alguma de pensar em banimento visando competitivo.
O banimento só reforça que EDH e CEDH são coisas distintas(incluindo o 500). Realmente essas cartas estragam a diversão no casual como muitas outras e está corretissimo o banimento delas pro público casual. Lembrando que o banimento do RC nada mais é do que uma sugestão, pois o uso delas ainda esta debaixo da regra 0. Entendo o impacto financeiro que vai trazer num momento inicial mas novamente, só reforça que deveria ter um RC pro competitivo. Não só pra banlist, até algumas regras poderiam ser alteradas como o pessoal faz com o Conquest, que diga-se de passagem é o EDH competitivo mais legal que existe.
Está errado infelizmente, hoje os jogadores de commander já se adaptaram a esse "pay to win" limitando o power level das mesas. Então o ban foi visto negativamente por todos os jogadores que possuem as cartas. Diferente do Flash que custava 3 reais. Vários jogadores investiram em Lotus e Mana Crypt para agora serem banidas. Os jogadores NUNCA reclamaram de crypt e jeweled lotus.
@@15brenerMas continuar no "pay to win" é um erro amigo, não é saudável pra um formato que a prioridade é ser for fun. Deixar o power level alto é uma opção da mesa/play group e não uma regra geral. Eu entendo o peso financeiro principalmente pra nós brasileiros, mas não desespere e não venda as cartas, certeza que vão organizar um formato competitivo onde elas são válidas e seu preço não vai despencar dessa forma. E no seu playgroup só continuar usando se tá tudo bem pra vcs, não é um problema. Sobre não ter reclamações, na minha LGS o pay to win matou a comunidade. A loja tinha 50 players ativos, hoje por causa dessa mentalidade, não conseguimos formar um torneio de 8p. Teve muita evasão.
@@15brener Decidir o power level do game é decisão da mesa/play group amigo, não pode ser uma regra geral. Manter cartas como essas que aceleram demais tiram a diversão do jogo, se não pra vc, pros outros players. Tenho certeza que tu ja ganhou uma partida tão rapido que nem tu achou graça. E mais, se no seu play group vcs tão tranquilos em continuar utilizando elas, nada impede, pelo contrário, regra 0 tai pra proteger esses casos. Entendo a questão monetária, principalmente pra nós BR, pesa demais. Mas não desespere certeza que vão organizar um competitivo onde essas cartas são válidas e o preço não vai despencar tanto. Sobre não ter reclamações, na minha LGS o pay to win matou a comunidade. A loja tinha 50 players ativos e hoje não conseguimos fechar um torneio de 8 pessoas tudo por conta dessa mentalidade.
Cara, não acho q o não-banimento do sol ring foi só por aquela desculpa, eles tem explicaram q o sol ring é a cara do formato, ele é parte da identidade do Commander, então eu acho q faz sentido sim as explicações q deram pra não banir ele
@@adoo765 mana crypt te dá dano sol ring não, o sol ring era muito mais barato do que o mana crypt tambem, tornando o mais acessivel, e a diferença de poder entre os dois é quase nula, banir sol ring ou banir a crypt não faria nenhuma diferença a não ser pela quantidade de gente que ia perder dinheiro, já que existe muito mais reprint de sol ring do que de mana crypt.
@@belorde6966 o dano eh irrelevante c 40 de vida, e se as 2 fossem o mesmo preço, pensando apenas no jogo(q eh oq importa) a crypt eh melhor em todo e qqr aspecto ainda mais pq vc n toma o dano no turno um... n pensa no preço, pensa q sao 2 pedaço de papel e 1 deles e melhor, pq se n for elas tem o mesmo texto
A galera está caindo matando em cima do comitê de regras do Commander, mas isso é culpa da própria Wizards que vem lançando cartas quebradas de fortes com a desculpa de "Ser para o Commander", sendo que a ideia principal do formato é ser algo casual e divertido.
Vem lançando? Dockside tem 5 anos, a lotus 4. Cripta é provavelmente mais velha que nós. Quando Lotus saiu teve muita movimentação por um pré-ban, o comite NAO FEZ NADA, e a culpa não é deles? Pelo amor de Deus. A ideia toda de um comite separado do Wizards é proteger os jogadores de praticas corporativistas. Teve reprint de Cripta em Ixalan, a carta já tava na mira do comite. E o que eles fizeram? Te avisaram? Os caram são completamente vendidos.
não tem motivo pra banir one ring. Se banir one ring, vai ter que banir necropotencia. Banir ad nauseum. cidadela de nicol bolas. Etc. Tem cartas bem mais poderosas q one ring.
Nadu um tempo atrás ficou insuportável tanto no mesão quanto no arena, nao tava aguentando, mas baixou antes de banir, sei la se precisava de tudo isso
Se o CEDH fosse um grupo organizado e unido, teria ZERO impacto esse ban, porque nenhuma dessas cartas a gente vê comumente no casual. E, considerando os números da liga antes do ban, tinha umas 200 Crypts, no máximo, espalhadas por quase uma centena de lojas. Não é tanta casrta assim. Se o competitivo batesse o pé, todos que tem Crypt continuariam tendo uma pra jogar e o valor capaz que se manteria. A força do CEDH não é tanta, mas considerando que essas staples são 100% quase do meta cedh, sãop os mesmos que consumiriam essas cartas e, fatalmente, para entrar no formato, tu teria que comprar a Crypt, assim como quem compra fetch pra sair do Pioneer e ir pro Modern!
Mana crypt gera 2 manas com custo 0 (facilita ser peça de combo), jeweled lotus gera 3 manas por custo zero (da para botar comandante de custo 5 de mana no primeiro turno facil), dockside custa 2 manas no early game vai gerar seus 3 4 de mana e no late vai para + de 10. Sim, com certeza o sol ring custando 1 mana gerando 2 é forte igual eles, uhum.
Cara, é uma unidade de carta (em 100!). A variância já é absurdamente alta, as chance estatística já estão totalmente contra, se comparado a qualquer outro formato. Vai ser em um jogo a cada meia dúzia q tu vai vir com uma Mana Crypt ou Jeweled Lotus na mão inicial (ritual sombrio também permite fazer uma porrada de comandante turno 1). E, vou além, se o deck de nenhum dos teus três oponentes (são 21 cartas somadas na mão inicial) tiverem maneiras de segurar um início um pouco mais explosivo, um início em q a variância te beneficiou a cada meia duzia de jogos, bom, paciência, esses caras com esses decks lixo merecem perder essa rodada, oxe.
Quando um turno um "pouco" explosivo põe um Purphoros (indestrutivel) ou uma Narset (hexprof) faz o que? Voltando ao meu comentário, eu só queria dizer que o sol ring não é nada comparado a estas cartas banidas. Digo mais, as cartas eram bastante caras justamente porque eram fortes d +, já li vários relatos de muitas pessoas que vão desmontar seus decks por causa do banimento, para você ver como estas cartas sozinhas carregavam os decks. Então você tem cartas que sozinhas conseguem transformar milagrosamente um deck injogável em apelativo, claramente estas cartas não deveriam nem existir.
@@ARJalow pou mano, mas não é sempre que terão formas de lidar. Posso vir com uma remoção, mas se ela custa 3 ou 4 manas já dá tempo do jogador que começou explosivo continuar rampando e gerando recurso em efeito bola de neve. As cartas são fortes demais, simples
Eu acho Sol Ring melhor que Mana Crypt pelo simples fato de não ter nenhuma desvantagem. Adoro ver a galera que joga mana crypt T1 sendo imediatamente focada e tomando 9+ dano da propria crypt ao longo do jogo. Jewled pra mim é muito meh pelo tanto que a carta custa e só funcionar no commander, não acho uma ameaça complicada. Dockside sim é nojento. Não tem ninguém que usa ele pra fazer coisa honesta, é sempre pra combar e gerar mana quase infinita.
Simplesmente mudou todo o formato do CEDH a maioria dos combos levam o dockside pra ter mana infinita ou pra finalizar o jogo. Porém regras são regras, vou deixar guardada as 4 na minha pasta 😅
Pessoalmente não gostei dos bans. Acho que se alguém baixar uma mana crypt é só os outros 3 jogadores começarem a bater nele e ta tudo bem. Jeweled lotus realmente é forte, mas espero muito que o resto dos jogadores usem um path to exile ou outras remoções de custo baixo. Dockside não é escrotamente forte early game, e no mid/late game eu espero que todos já consigam fazer jogadas poderosas. Nadu merece ban mesmo, pokas.
e sobre questões financeiras, nunca tive nenhuma dessas cartas, jogo no tabletop simulator com amigos ou usando proxys, se sua mesa reclama de proxys é só encontrar pessoas menos chatas pra jogar.
Cara apesar de emblematico ce gasta um pa casta ele ai paga 2 pra baichar um sinete e fica com uma mana Proximo turno se fizer land ok 5 manas Mas é a jogada lendaria do comander solring sinete kkk
Pra mim nadu era inviável em qual tipo de cmd, realmente tediante, mas sobre os outros três basicamente fuderam quem joga competitivo, já que a grande maioria de quem joga casual não utiliza esses cards
@@gregoriocervejeira3600 Sol ring é tão quebrado quanto os outros, roda em praticamente todo deck. É muito forte, tanto que é banido em praticamente todos os formatos do jogo. Certamente é a mão da Wizards sobre o RC. Se eles banem Sol ring invibializa todos os precons que saíram até hoje e os que já estão impressos. Já é meio bizarro o ban do dockside por ele estar numa lista de precon
@@JPolowskiiExiste uma diferença brutal na carta custar 1 mana e 0 manas. Artefato de 0 mana entra em MUITO combo nem que seja pra fazer volume - principalmente os que geram mana
@@Ed_7 Mas é mana positivo tbm, entra em qualquer deck e tem combos com ela. Eles admitiram que ela é quebrada no anúncio do ban, só não dá pra banir pq o impacto vai ser mais negativo que positivo.
@@JPolowskii sim, mas no artigo eles ainda disseram q n querem eliminar starts explosivos como sol ring turno 1, mas evitar q isso aconteça com frequencia e os bans foram de cartas mais fortes q fazem oq o sol ring faz so q melhor
Opinião minha: Só eu acho que se sol ring fosse banido os decks com verde que consegue fazer mana elfo e no turno dois fazer um Ao Norte ou um Cultivar ficam ainda mais fortes? Na minha visão, sol ring é o rampe honesto de todo deck que não usa verde.
Vou dar meus dois centavos de contribuição: Segundo fonte nenhuma, esses banimentos foram uma tentativa de ajudar/satisfazer os jogadores de CEDH. Aparentemente, os jogadores de CEDH estavam tentando montar o seu próprio comitê e fazer sua própria banlist, pois, o comitê do Commander sempre falou abertamente que não considera o cenário competitivo em suas decisões. E essa seria a razão para esses banimentos que por outras razões provavelmente não veriamos (exceto talvez o Nadu), diminuir o descontentamento dos jogadores de Commander competitivo.
Tu tem alguma info sobre essa suposta tentativa de criar um comitê separado? Pq acho que isso poderia melhorar demais o CEDH, nunca me interessei no formato justamente porque a banlist atual não faz o menor sentido pra um formato competitivo.
Eu vi sobre essa fita mesmo. Disseram que foi alguns dias atrás no reddit, que eles até começaram a mexer uns pauzinhos pra criar um RC. Esses bans seriam um empuraozinho pra criar logo esse comitê
Pra mim tem de ser 8 ou 80. Sem ban nenhum ou com muito mais ban do que tem atualmente. Tem muita carta escrota como Thoracle ou The One Ring que poderia tomar um ban, mesmo que temporário. Outros jogos fazem isso direto de banir e desbanir cartas problemáticas.
@@adoo765a mana que o doubling cube duplica não tem restrição de nada, tu adicionas 3 mana com a joia, duplica as manas com o cube, desvira o cube e duplica de novo, mana infinita balista
Dito isso, somando tudo que eu gastei com o formato deve dar pra comprar um play set de cada e sobra ainda. Mas eu tenho mais de 3k cartas de valores variados.
Sol ring é forte mas é democrático, mc e jl já é coisa de cracudo, ban justo. A alma do commander é casual, não vejo muito sentido o competitivo, mas quem gosta ainda pode meter essas pragas de tutor pra fazer teu combinho sem graça. Não afetou quase ninguém no fim das contas.
Eu discordo da Wizards em relação a vantagem, pois sempre haverá uma forma de se ter vantagem, e a graça de alguns decks é exatamente ter essa vantagem logo no início, com o banimento vejo que o problema vai se estender para um novo deck que faça outra coisa rápida no início do jogo, porém eu não vejo a mesma Wizards se preocupando com isso nos decks de controle, principalmente nos decks azuis ou qualquer variante que possua azul. Então não, não acho justificável.
Cara, banir da jeweled lotus não faz sentido, a carta só joga em commander e foi feita exclusivamente pra isso, as outras cartas o ban eu digo que foi OKAY
Pessoal do commander, não entendo pq a lista de ban. Lista de ban serve somente para formatos que tem torneios. Como o commander é um formato que não existe torneio e só serve para uma boa resenha na roda com os amigos, nem ban deveria existir. Tipo um vale tudo do magic.
Jogo praticamente só cEDH e vou dar minha opinião. Nadu é totalmente compreensivel o banimento. Não tem muito o que discutir. Dockside, é forte mas não é algo quebrava o formato, o problema é que tinham muitos decks que jogavam somente em volta dele, blinkando ou copiando ele diversas vezes e isso deixou ele muito forte com o passar do tempo. Entendo o ban mas nao sei se concordo. Mana crypt, como foi dito no video, não é algo que impacta no casual e em uma mesa cedh ela não é isso tudo, é muito forte com certeza mas acho que estava muito de garantir a vitória por ter feito ela turno 1. Não concordo com o banimento. Jeweled Lotus, banir uma carta que foi criada unica e exclusivamente pro formato, eu achei de uma imbecilidade fora do comum. No cEDH ela é muito forte com certeza, mas existem tantas maneiras de lidar com isso que não tornava ela esse monstro que o comitê acha. Com certeza nao concordo com o banimento. O meu ponto é, decks cEDH tem muitas maneiras de lidar com oponentes mais avançados na mesa, o tanto de free counter e interação de custo 1 que esses decks usam é abusrdo. Pra mim, uma Remora mistica no turno 1 ou um Estudo Ristico no turno 2 ou 3, são infinitamente mais impactantes que essas 3 cartas. Pra mim, o banimento foi uma retaliação a uma galera que tentou criar o comitê exclusivo de cEDH nessas ultimas semanas. O comitê atual não gostou e deu uma "porrada" pra mostrar quem manda.
Crypt e jeweled são problemas no casual sim, n sei pq todo mundo que n joga casual acha que n são problema. Mas são cartas que vejo com certa frequencia em jogo de loja ou jogo online. E mais... só pq a carta foi feita pro formato ela é imune a ban? N faz nenhum sentido, o problema ta no design da carta, n no banimento.
@@sunstrid3r44 Falou tudo. Se for com essa lógica de ban nenhuma carta pode ser banida, pois todas valem no Legacy. Todas as cartas são criadas sabendo que vão jogar no Legacy e mesmo assim ainda passam umas barbaridades. Esse caso ainda é diferente, pq quem bane é quem cria as cartas são entidades diferentes.
@@sunstrid3r44 O "problema" é que você deve jogar com uns babaca que gosta de jogar com deck PL alto em mesa de casual...Obvio que mana crypt e jeweled são problemas no casual, o ponto é que esse é o tipo de coisa que você alinha com a mesa no turno 0, pra não ter esse tipo de problema.
@@adoo765 não é nem questão de investimento, tem carta ao que foi reprintada recentemente,povo comprou as vezes pra.colecionar e agora se tornaram pior que peso
So que faltava commander e um formato nao oficial jogado por pessoas casualmente e eles vao la caga na nossa boca mais uma vez e bani a carta pra mim magic e so no arena quebe de graça pq magic fisico morrei
Dockside já vai tarde, e olha que jogo de monored kkkk Mana crypt é absurda, mas se eles fossem menos safados e printassem mais nas precon todos jogariam por ficar mais acessíveis e iria virar um super sol ring. Jeweled lotus virou um zero mana, zero efeito? Achei mto estranho, mas pra mim qualquer uma dessas cartas que são praticamente inacessíveis pra um formato que teoricamente é for fun e deveria ser democrático, agora pq ancient tomb não tá banida eu n consigo nem imaginar
É que na prática tu nunca vai precisar de nada disso pra jogar legal, e o que não falta é carta muito cara disponível no commander, afinal é um formato eterno... O formato pode ser o mais caro ou o mais barato do magic, depende do seu bolso e vontade de gastar seu dinheiro com isso kkk.
@@lucasvettorato7087 realmente oq mais tem é decklist de commander custando mais de 10 mil reais kkkk E se fosse olhar pelo lado q eu falei, as mox, lotus petal,mana vault, ancient tomb e outras tinham que ser banidas tbm. Vendo dessa forma esses bans fazem mto pouco sentido
@@michaelsouza105 Pra mim o único motivo foi o que o André falou no final do vídeo, queriam impactar o CEDH, só q na prática foderam muitos casuais que tinham essas cartas com isso, era muito melhor pra todo mundo o cedh ter uma banlist separada.
@@lucasvettorato7087 Ban no comander é meio complicado pq cada mesa tem sua dinâmica, muitas ainda vão continuar jogando essas cartas, tem cartas que não são banidas mas muita mesa não joga de qualquer jeito. Quero ver como vai impactar o pessoal que é mais focado em cedh
@@lucasvettorato7087 Ban em comander quase que só vale pro cedh pq cada mesa tem sua dinâmica e cartas que podem e n podem ser usadas. Essa desculpa de fast mana deles que foi estranha, quero ver como pessoal mais focado nisso vai reagir a essas mudanças
50 visualizações em 1 minuto?? Deleta o canal!. Brincadeiras a parte, eu amo o formato commander, é com certeza o formato q eu mais joguei de Magic (tanto no Arena quanto no físico), mas realmente essas cartas eram roubadas demais, ficava chato de jogar em uma mesa ou partida online q tivesse essas cartas. Parabéns a Wizard pelos banimentos e André pelo vídeo.
Que triste, vou tirar minhas proxys do shield.
😂😂😂😂😂😂
😂😂😂😂😂😂😂
kkkkkkkkkkkkkkk tu eh foda cara!
E uma pena para quem perdeu dinheiro mas eu n ligo❤
Vou ter que rasgar o papelzinho escrito mana cripyt errado
Acho q na verdade o comite deve ter recebido reclamações do preço das cartas e perceberam que o EDH cuja o objetico era se tornar uma parada mais casual e se afastar dos competitivos que se tornavam Pay to Win, estava se tornando ele mesmo um formato Pay to Win, as cartas mais caras de magic fora da reserved list são cartas de commander (as 3 banidas) e eles decidiram acabar com isso. Como todo mundo tem Sol Ring todos tem a mesma chance de ter um início mais veloz.
Agora se essa filosofia continuar já dá pra preparar para se despedir dos Grim Monolith, Rhystic Study e Smothering Tittes da vida
Stonks: fazer uma carta que interage só com o comandante, vender a preço de ouro e depois banir ela do único formato jogável
Babaquice, eu tenho 3 jeweled e 3 crypts, as cartas tiveram reprints recentes, encheram o rabo de dinheiro e agora baniram
Não foi a wizard quem baniu...
@@guilhermeborba3974Segura elas aí que devem criar um formato novo onde são válidas.
@@salguodnandes4538 continua sendo conivente com o banimento.
@@guilhermeborba3974 proxy pra q ne? n adianta quere culpa os outros por decisoes financeiras erroneas. anda mais qdo se trata de papelao c demanda fabricada
A Wizards conseguiu deixar o Sol ring barato o suficiente pra ter em todo deck, inclusive pré con como vc falou, n precisa banir
Como disse Pascal Maynard sobre isso "os casuais não conseguem enxergar o quadro completo. A única solução pra essa situação sem causar mais danos ao Magic, no geral, é a Wizards cortar relações com o comite e assumir o controle do commander.
Formato casual tem que ser jogado com proxy, ainda mais com uma empresa dessas.
A Wizard's sabia e orientou o comitê. Tanto que lançou novas impressões recentemente para vender estas cartas. E é claro que eles sabiam sobre o a mecânica do Nadu e o Dock, afinal, certamente venderam mais boosters por conta deles. É só observar sob a ótica do lucro que fica tudo muito óbvio, mas o consumidor médio de Magic é um romântico incurável. A Hasbro não é sua amiga, o comitê não é seu amigo. A Hasbro quer o seu dinheiro, e vai lançar coisas mais brilhantes e com mais power level para conquistar novas gerações de jogadores até a última gota de tinta. Eles querem dinheiro, não a sua amizade. Cartas de Magic são papel colecionável, ou seja, em si, tem tanto valor quanto um cartão telefônico antigo. É legal o saudosismo, o jogo é excelente, mas enquanto investimento, boa sorte. Magic é gasto, e considerando o poder aquisitivo em nosso país, gasto de luxo, me espanta ver gente que sequer tem casa própria, renda passiva, ou ao menos um contrato de estabilidade, gastando mais de 100 reais num pedaço de papel. Para além de todos os problemas educacionais, somos um país de consumidores pouco críticos. Daí alguém vai mencionar a reserved list. Sinto dizer-lhes, mas o pessoal que se importa com essas cartas está envelhecendo, em geral já as possui, ou está desistindo, ou mesmo percebeu que aquela época em que ele era um adolescente inseguro que poderia conseguir alguma admiração dos amigos por possuir uma carta rara, que ele tirou num pacotinho de 4 reais, já passou faz quase 30 anos.
PS. ficaria agradecido se alguém conseguisse me mostrar que não é exatamente isso que está ocorrendo.
Comite: estamos banindo e Nadu pois os turnos e combos sao muito longos
Eu abraçando minha Zada, com lagrimas de nervosismo: calma menina, calma, nao precisa se preocupar, ninguem olha pra ti, só eu.
@@slitor1760 Só que Nadu era bom
Eu olhando pra minha zada que perdeu mana crypt, lotus e dockside 😢
Tempos sombrios pra nossa goblina meu amigo
a zada mata os oponentes na porrada, o Nadu matava de tedio, e lentamente...
@@adoo765 a minha não. Meu deck de Zada mata de Mill ou de etb.
essa noticia me deixou muito feliz. O jogo vai ficar muito mais saudavel agora. Cansei de enfrentar mesa com galera sem noção no casual usando essas cartas, ou pior ainda usando proxy dessas cartas, contra jogadores com precon e afins.
Só pq não pode comprar? É errado tirar esse direito de outros
@@guilhermeborba3974 E olha que jogando com os amigos normalmente até a proxy é liberada, o povo chora muito tbm, esses ramps rápidos nunca ganham o jogo, tu pode montar um deck merda com mana crypt e o caralho a 4 e o cara vir com um cedh 500 e te amassar, já me ocorreu aliás.
@@guilhermeborba3974 abusaram tanto do direito que tomou ban. Proximo.
@@guilhermeborba3974 você ainda pode comprar, a vontade, não vai jogar na mesa aleatoria contra 2 precon quando vc for em loja falando que tem o deck pl6, mas com seus amigos nada muda, regra 0.
@@guilhermeborba3974 ninguem precisa nem comprar ainda mais depois do magic 30th, o problema eh q isso estraga a gameplay, mesmo vc tendo as cartas nada garante q vc veja a carta durante o jogo e quem joga a cripta primeiro sempre sai na frente
O banimento do Nadu era já totalmente esperado. Agora o das outras cartas, me pegou desprevenido. São cartas muito valorizadas e praticamente tem uso só em Commander. Vai afetar o bolso de muita gente...
Isso é ridículo em todo TCG. O cara se mata atrás das cartas que estava todo mundo jogando e ganhando, quando cara finalmente consegue = Ban! Foda-se seu dinheiro investido.
@@felipepassoni4301 a diferença é que nos formatos competitivos que a wizards cuida da banlist eles ficam avisando principalmente em relação as cartas caras, o grief por exemplo, faz mais de ano que toda banlist eles comentavam que estavam de olho no grief. Então não é uma grande surpresa quando o ban vem, agora no caso do commander é muito mais delicado e acho que foi uma grande sacanagem com os jogadores que pagaram caro nessas cartas.
cara vo se honesto, eu achava q iam faze com o nadu oq fizeram c a tergrid (dexa ela tao mal vista q poucos buildam) mas eh entendivel, nadu matava os outros de tedio
Era mais fácil tornar o conquest um formato oficial.
As partidas são mais demoradas devido boa parte das pedras de 0 e 1 mana serem banidas, inclusive o próprio Sol Ring.
Eu acho que faltou eles acrescentarem a seguinte comparação: Sol Ring é reimpresso 3, 4 vezes por ano, e você compra em qualquer lugar por 5 reais (ou 2 dólares), então é razoavelmente acessível, diferente de um Mana Crypt que custa quase uma booster box.
Mas é justamente pelas cartas serem caras que o impacto do ban é muito maior, eu não ficaria triste de perder 2 reais, mas eu ficaria puto em perder 600 reais com um ban.
Mesmo não tendo nenhuma das cartas achei uma baita sacanagem.
@@lucasvettorato7087 eu entendo o raciocínio, e concordo em parte com ele, mas se olharmos pelo ângulo oposto, o fato de elas serem caras, pouco acessíveis, acaba gerando uma barreira pra quem não tem como conseguí-las.
Claro, para a mesa da cozinha, todo ban é quase irrelevante, mas em jogos oficiais, muitas vezes valemdo algum prêmio, tem impacto.
Pensemos pela ótica não do Ban, mas da permissão para usar: permitir usar um Sol Ring de 5 reais é um custo muito menor de montagem de deck, que permitir usar um Mana Crypt de 500 reais que pouca gente vai poder ter.
Eu inclusive acho que, se as duas (e estou comparando essas porque elas são mais similares entre si que as demais) tivessem o mesmo volume de reprints e preços comparavelmente baixos, banir Sol Ring até faria mais sentido, na ideia de diminuir o número de cartas "explosivas", porque Mana Crypt tem um drawback.
@@davidgarrido6732 Mas aí que tá, o commander não é um formato competitivo você não é prejudicado por não ter essas cartas a principio, e se vc pegar uma lista de cedh que seria a tentativa de competir em um formato não competitivo, ele é o suco de tudo que há de mais caro no magic, e tem problemas até maiores do que preço, todos os decks jogam com uma cacetada de tutores e os mesmos combos em geral, digo que isso é um problema maior que preço pq muita gente q tem a grana ou as cartas não quer jogar o cedh mesmo assim por essas outras questões.
Sem contar que existe uma diferença brutal na carta custar 1 mana e 0 manas. Artefato de 0 mana entra em MUITO combo nem que seja pra fazer volume - principalmente os que geram mana
Mana Crypt saiu reimpressa em Ixalan nao faz nem 1 ano kkkkkkkkk
Irmão, nessa tocada vai virar só basic land, urso 2/2 sem habilidade e muita fé.
Miraram no casual, acertaram o competitivo.
A carta mais casual, Sol Ring, continua sendo a 100 carta😂
Commander, meu canal favorito.
André, meu magiqueiro favorito!
traz mais vídeos de Commander andrezão, amo o formato
Único que achei justo foi Nadu (Apesar de acabar de ter montado um kakakaka) ... as outras cartas eram staples ... e vai ferrar muita gente ... acho que o certo seria ter reprintado mais pra todo mundo ter acesso a uma e banir só no cEDH.
@@anoyinger O cedh deveria era tomar vergonha na cara e criar uma banlist própria, porque tem um caminhão de combos e tutores que deveriam ser banidos pra existir um CEDH "saudavel".
@@lucasvettorato7087 cEDH eh pra tryhard desmamado, devia eh n te banlist nesse "formato" pros cara rola na lama atras d combinho manjado
"The life snake" é uma frase pra levar pra vida 😂
Estava ansiosíssimo pra saber sua opinião dessa not[icia quente Andrézão! Fiquei triste que não baniram o Nadu no Brawl do arena ): Mas sobre os banimentos, eu li o artigo oficial e concordei com os argumentos apresentados. Creio que essa mudança tornará o jogo mais saudável e acessível para novos jogadores. O quanto eu não sofri por jogar em playgroups onde apenas uma ou duas pessoas usavam decks com essas cartas (e outras tão fortes quanto) contra pessoas que as vezes acabaram de começar a jogar e estão ali com um préconzinho ou um contruído budget. Sem balanceamento nenhum.
Totalmente de acordo, vi um pessoal reclamando que não precisava pois o pessoal costuma jogar com decks do mesmo nível e explicando de nível 1 a 9 e por aí vai, em minha cidade e lugares da Região que jogo pelo menos nunca vi isso, meus decks mesmo nunca fui analisar nível ou coisa assim.
Concordo com a explicação do comitê e enquanto lia até imaginei situações que passei ou que amigos meus passaram
O foda é que no commander a força isolada das cartas que vc usa não tem nada a ver com a força do deck em si, por exemplo meu deck mais forte custa uns 500 reais, e tenho decks de quase 2k com cartas individualmente mais poderosas mas são bem mais fracos, o foda desses banimentos na minha visão é que baniram cartas super caras que só jogavam no commander (um formato não competitivo), e com isso só jogaram um balde de agua fria no bolso de muita gente que foi atrás delas, felizmente não é meu caso, mas conheço uma porrada de gente que simplesmente está louca com mais de 1000 reais em carta indo pro "lixo".
Nadu no Brawl é tranquilo de lidar, na minha opinião. No Arena não tem efeitos custo zero que abusam da habilidade dele.
Me recordo de um equipamento que tem custo 0 mas apenas a 1a vez no turno.
Poxa, discordo demais de vc André, aqui na cidade a galera tá bem chateada com esse banimento
Faz um mesão com algumas cartas banidas André ou faz um mesão com Comandantes banidos... Seria um vídeo legal.
Existe uma vertente sobre o dockside q não está sendo levada em consideração (ou estão levando debaixo dos panos vulgarmente dito) q é a explosão de arquétipos q usam encantamentos e tokens de artefatos pelas novas edições
eu te garanto que tem muitas formas de counterar isso sem dockside, principalmente levando em consideração que EDH é casual. e o RC é focado exclusivamente para o Casual
ele era só conjurado em 2019, ate ontem ele era conjurado, clonado, reanimado, clonado pelo oponente, isso enquanto tem precom com token de lixo, precon com token de encantamento, e tbm nunca pararam de printa carta q faz tesouro n importa o quanto peçam. essa carta sim merecia um ban. Nada mais brochante do q ter o jogo roubado por um macaco q custa 2 mana
Otimo conteudo meu amigo, F para a Joia de Lotus
O Nadu foi o único ban correto na minha opinião. O comitê não bane sol ring (q tem motivo e eles mesmos reconheceram isso) porque senão impactaria na política de venda da wizards já q todo commander vem com um. E aí entre a wizards mudar a política de venda ou mandar o comitê para a casa do chapéu, sabemos qual seria a decisão.
No mais, quem reclama q joga forfun contra cedh, é simples, não jogue com essas pessoas se essa não é a sua pegada. Cada um monta o deck q quiser, só precisa ter noção do ambiente q está. Não é difícil.
Já eu achei os bans uma delícia.
Chapéu de carta idiota é marreta.
Meu irmão, se vc for ver os bans antigos do Commander, eles podem até não admitir mas, muitas cartas são banidas pelo preço e acessibilidade. Se alguém caiu nesse papo de que "impacta a velocidade", é uma mentira pura.
@@joaopao34 é ambos, são caras, e reimprimir elas à nível sol ring afetaria a economia do mercado paralelo.
E são idiotamente roubadas.
Sol ring pelo menos é barato.
André, como ta tua Braids hoje em dia?
Finalmente atualizaram o game bom demais
O André não aponta, já eu 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
queria que a wizards soltasse uma box de commander legends nova e reprintasse mana crypt, dockside e jeweled lotus como comuns só pelo meme.
É ver para crer... Mas pode ser uma mudança positiva!
O elefante na sala é a Tassa Oracle
Relembrando que os terrenos do Nadu entram desvirados... (como se não bastasse)
acho que se entrassem virados até seria uma carta justa. O fato de entrar desvirado é que possibilita jogar eternamente e baixar o deck inteiro, pq com as manas vc faz novas criaturas ou blinkar o nadu e continuar o "combo".
@@gustavocve1779 isso msm, ódio define
@@gustavocve1779se o terreno entrasse virado, e se o card do topo não fosse terreno ele fosse pro fundo do grimorio, seria interessante
imagino se quem ficou feliz e tira sarro de quem tinha essas cartas ficaria feliz se suas cartas perdessem todo o valor financeiro da noite pro dia…
André: "só faltou eu comprar mana vault, mana cript e jeweled lotus pra minha lista"
Also André: "costumo jogar mais casual"
👀
Brincadeiras à parte estou maratonando os vídeos da galera do youtube sobre o assunto, e achei seus apontamentos bem lúcidos
Confesso que foi hipocrisia kkkkkkkkkkk
Excelente já tava meio sem saco pra Magic, agora então com esse banimento aleatório esquece comprinhas.
vai ter alguma cobertura do altered? ja ouviu sobre?
Banir o Dockside é um desbalanço muito maior do que um equilíbrio para o formato, vermelho já é a cor mais fraca no competitivo, agora a chance de sumir de vez é muito grande. Sempre pensei nele como uma forma de punir os jogadores que tinham exatamente uma mão com muita aceleração, agora basicamente o medo de dropar tudo da mão o mais rápido possível não existe mais. Além disso ele só é uma carta opressora em mesas em que os jogadores estão vomitando artefatos, no casual varias vezes vi meu Dockside ser mana neutral ou no máximo gerar uns 3-4 tesouros. Quanto aos outros bans acho mais razoável.
Tem diferença 1 carta (sol ring) para 3 no deck, que aumenta a chance de comprar alguma.
boa mano
A chance de ter sol ring na mão inicial (excluindo o draw do turno) é de 7%, a chance de comprar pelo menos uma das 3 pedras ridículas tendo as 3 no deck na mão inicial é de 19.75%
Não afeta o casual aí na sua região, porque em todo lugar que eu conheço aqui do interior de São Paulo pelo menos, ninguém aceita que alguém jogue com deck que tem cartas banidas, inclusive a havia uma grande discussão aqui a respeito dessa lista ter sido largado de lado por tanto tempo, sem falar que tem coisa muito menos relevante banida.
foda e ter cartas que foram feitas apenas para um formato e mesmo assim ela e banida no mesmo kkkk
Problema não é dockside no começo, dockside no mid/late game é já élvis
Ninguém mais para
Oficialmente não existe competitivo de commander para wizards, Commander é um só por isso ela não tem obrigação alguma de pensar em banimento visando competitivo.
Ué mas no final o que você falou sobre o sol ring não é exatamente o que eles falaram na nota?
O banimento só reforça que EDH e CEDH são coisas distintas(incluindo o 500). Realmente essas cartas estragam a diversão no casual como muitas outras e está corretissimo o banimento delas pro público casual. Lembrando que o banimento do RC nada mais é do que uma sugestão, pois o uso delas ainda esta debaixo da regra 0. Entendo o impacto financeiro que vai trazer num momento inicial mas novamente, só reforça que deveria ter um RC pro competitivo. Não só pra banlist, até algumas regras poderiam ser alteradas como o pessoal faz com o Conquest, que diga-se de passagem é o EDH competitivo mais legal que existe.
Está errado infelizmente, hoje os jogadores de commander já se adaptaram a esse "pay to win" limitando o power level das mesas. Então o ban foi visto negativamente por todos os jogadores que possuem as cartas. Diferente do Flash que custava 3 reais. Vários jogadores investiram em Lotus e Mana Crypt para agora serem banidas.
Os jogadores NUNCA reclamaram de crypt e jeweled lotus.
@@15brenerMas continuar no "pay to win" é um erro amigo, não é saudável pra um formato que a prioridade é ser for fun. Deixar o power level alto é uma opção da mesa/play group e não uma regra geral. Eu entendo o peso financeiro principalmente pra nós brasileiros, mas não desespere e não venda as cartas, certeza que vão organizar um formato competitivo onde elas são válidas e seu preço não vai despencar dessa forma. E no seu playgroup só continuar usando se tá tudo bem pra vcs, não é um problema.
Sobre não ter reclamações, na minha LGS o pay to win matou a comunidade. A loja tinha 50 players ativos, hoje por causa dessa mentalidade, não conseguimos formar um torneio de 8p. Teve muita evasão.
@@15brener Decidir o power level do game é decisão da mesa/play group amigo, não pode ser uma regra geral. Manter cartas como essas que aceleram demais tiram a diversão do jogo, se não pra vc, pros outros players. Tenho certeza que tu ja ganhou uma partida tão rapido que nem tu achou graça. E mais, se no seu play group vcs tão tranquilos em continuar utilizando elas, nada impede, pelo contrário, regra 0 tai pra proteger esses casos.
Entendo a questão monetária, principalmente pra nós BR, pesa demais. Mas não desespere certeza que vão organizar um competitivo onde essas cartas são válidas e o preço não vai despencar tanto.
Sobre não ter reclamações, na minha LGS o pay to win matou a comunidade. A loja tinha 50 players ativos e hoje não conseguimos fechar um torneio de 8 pessoas tudo por conta dessa mentalidade.
Etalli ignora tudo isso pode juntar o comitê de palneswalker do mundo todo o bixo piora quanto mais gente tem no campo
Cara, não acho q o não-banimento do sol ring foi só por aquela desculpa, eles tem explicaram q o sol ring é a cara do formato, ele é parte da identidade do Commander, então eu acho q faz sentido sim as explicações q deram pra não banir ele
Ainda é uma carta idiota, mas é a cara do formato, a cara deformada e de identidade disforme do formato.
Eu particularmente acho justo a desculpa do sol ring, o diferença de power level do sol ring pro mana crypt é muito grande.
Sim, sol ring é bem melhor
Não é não
@@belorde6966 faz as contas turno 1 se joga land e sol ring se tem 2 mana, ou joga land e mana crypt tem 3 mana. matematica de ensino primario...
@@adoo765 mana crypt te dá dano sol ring não, o sol ring era muito mais barato do que o mana crypt tambem, tornando o mais acessivel, e a diferença de poder entre os dois é quase nula, banir sol ring ou banir a crypt não faria nenhuma diferença a não ser pela quantidade de gente que ia perder dinheiro, já que existe muito mais reprint de sol ring do que de mana crypt.
@@belorde6966 o dano eh irrelevante c 40 de vida, e se as 2 fossem o mesmo preço, pensando apenas no jogo(q eh oq importa) a crypt eh melhor em todo e qqr aspecto ainda mais pq vc n toma o dano no turno um... n pensa no preço, pensa q sao 2 pedaço de papel e 1 deles e melhor, pq se n for elas tem o mesmo texto
Cripta de mana já está 356 reais um dia depois do ban. Lotus de joia está 450 reais.
Wizards, obrigado pelas cartas, a gente assume daqui.
Quando tem banimentos de cartas roubadas eu não acho ruim não...
Pô mano, sério isso? Acabei de comprar meu Extorsionista das Docas e nem cheguei a usar😢😂
N vai dar 2 anos até lançarem "novas" cartas com efeitos iguais/muito parecidos
mais fortes. com flash. sem drawback. cmc menor. em 37 versões de artes. yahooooo.
@@RussoSkate cmc menor que zero?
@@SneakyBastard-oi4eb pode entrar gerando mana quando entra ou podendo desvirar uma permanente alvo.... o power creep é real!
Pensei nisso!!
Sol ring só não foi banido pq está em todos os precons. Seria um conflito de interesse deste conselho com a Wizards.
A galera está caindo matando em cima do comitê de regras do Commander, mas isso é culpa da própria Wizards que vem lançando cartas quebradas de fortes com a desculpa de "Ser para o Commander", sendo que a ideia principal do formato é ser algo casual e divertido.
Vem lançando? Dockside tem 5 anos, a lotus 4. Cripta é provavelmente mais velha que nós. Quando Lotus saiu teve muita movimentação por um pré-ban, o comite NAO FEZ NADA, e a culpa não é deles? Pelo amor de Deus. A ideia toda de um comite separado do Wizards é proteger os jogadores de praticas corporativistas. Teve reprint de Cripta em Ixalan, a carta já tava na mira do comite. E o que eles fizeram? Te avisaram? Os caram são completamente vendidos.
Você falou sobre as bordas prata? Não achei
Imagina gastar mais de 500 reais numa carta em um formato que não foi criado pra ser competitivo jjjjjjkkkkkkkkkkkk
O não banimento do One Ring é muito mais gritante
Do Commander??? Não vai ser banido no Commander, e nem têm o porquê. No modern sim
tem o porquê sim
@@robertolukas3minutos Tem uns 5 motivos pra banir aquela merda
@@nelsonaugusto2779tem 5 motivos pra ela nunca ter existido
não tem motivo pra banir one ring. Se banir one ring, vai ter que banir necropotencia. Banir ad nauseum. cidadela de nicol bolas. Etc. Tem cartas bem mais poderosas q one ring.
Todos os formatos deveriam ser da comunidade e não da wizzard. Isso evitaria que a a Wizzards fizesse power creep e cards como o Nanu n existiriam
melhor ban que eu já vi
Nadu um tempo atrás ficou insuportável tanto no mesão quanto no arena, nao tava aguentando, mas baixou antes de banir, sei la se precisava de tudo isso
Se o CEDH fosse um grupo organizado e unido, teria ZERO impacto esse ban, porque nenhuma dessas cartas a gente vê comumente no casual. E, considerando os números da liga antes do ban, tinha umas 200 Crypts, no máximo, espalhadas por quase uma centena de lojas. Não é tanta casrta assim. Se o competitivo batesse o pé, todos que tem Crypt continuariam tendo uma pra jogar e o valor capaz que se manteria. A força do CEDH não é tanta, mas considerando que essas staples são 100% quase do meta cedh, sãop os mesmos que consumiriam essas cartas e, fatalmente, para entrar no formato, tu teria que comprar a Crypt, assim como quem compra fetch pra sair do Pioneer e ir pro Modern!
Deveriam banir eminência. O jogador tem uma vantagem extra em relação aos outros. É injusto
Deveriam é reimprimir esses commanders com eminência, eu ia amar um Oloro novinho só esperando pra virar pringle.
sinceramente, com os comandantes q existem hj, markovao nem é mais aquilo tudo que foi no passado
Man eu até concordo, mas eu enfrentei outros commanders muito mais opressivos
" nadu da pra todas as criaturas" hummmm la ele nadu
é um quadro do tenacious D atrás de vc?
Estou começando e estou totalmente perdido, poderia fazer um video explicando todos os formatos?
Tem video no canal: th-cam.com/video/DZZp0HHJG4o/w-d-xo.html
já tem esse video no canal, só procurar por formatos ou algo similar q tem video dele explicando cada um deles
@@MatheusFelipeGP obrigado
Segura o yisan vai vim com tudo
A regra é clara: acima de R$ 100,00 é proxy
Mana crypt gera 2 manas com custo 0 (facilita ser peça de combo), jeweled lotus gera 3 manas por custo zero (da para botar comandante de custo 5 de mana no primeiro turno facil), dockside custa 2 manas no early game vai gerar seus 3 4 de mana e no late vai para + de 10.
Sim, com certeza o sol ring custando 1 mana gerando 2 é forte igual eles, uhum.
Cara, é uma unidade de carta (em 100!).
A variância já é absurdamente alta, as chance estatística já estão totalmente contra, se comparado a qualquer outro formato. Vai ser em um jogo a cada meia dúzia q tu vai vir com uma Mana Crypt ou Jeweled Lotus na mão inicial (ritual sombrio também permite fazer uma porrada de comandante turno 1).
E, vou além, se o deck de nenhum dos teus três oponentes (são 21 cartas somadas na mão inicial) tiverem maneiras de segurar um início um pouco mais explosivo, um início em q a variância te beneficiou a cada meia duzia de jogos, bom, paciência, esses caras com esses decks lixo merecem perder essa rodada, oxe.
Quando um turno um "pouco" explosivo põe um Purphoros (indestrutivel) ou uma Narset (hexprof) faz o que?
Voltando ao meu comentário, eu só queria dizer que o sol ring não é nada comparado a estas cartas banidas. Digo mais, as cartas eram bastante caras justamente porque eram fortes d +, já li vários relatos de muitas pessoas que vão desmontar seus decks por causa do banimento, para você ver como estas cartas sozinhas carregavam os decks.
Então você tem cartas que sozinhas conseguem transformar milagrosamente um deck injogável em apelativo, claramente estas cartas não deveriam nem existir.
@@ARJalow pou mano, mas não é sempre que terão formas de lidar. Posso vir com uma remoção, mas se ela custa 3 ou 4 manas já dá tempo do jogador que começou explosivo continuar rampando e gerando recurso em efeito bola de neve. As cartas são fortes demais, simples
sem contar o valor do sol ring, qualquer pessoa pode ter um ....
Eu acho Sol Ring melhor que Mana Crypt pelo simples fato de não ter nenhuma desvantagem. Adoro ver a galera que joga mana crypt T1 sendo imediatamente focada e tomando 9+ dano da propria crypt ao longo do jogo.
Jewled pra mim é muito meh pelo tanto que a carta custa e só funcionar no commander, não acho uma ameaça complicada.
Dockside sim é nojento. Não tem ninguém que usa ele pra fazer coisa honesta, é sempre pra combar e gerar mana quase infinita.
Simplesmente mudou todo o formato do CEDH a maioria dos combos levam o dockside pra ter mana infinita ou pra finalizar o jogo. Porém regras são regras, vou deixar guardada as 4 na minha pasta 😅
Pessoalmente não gostei dos bans. Acho que se alguém baixar uma mana crypt é só os outros 3 jogadores começarem a bater nele e ta tudo bem. Jeweled lotus realmente é forte, mas espero muito que o resto dos jogadores usem um path to exile ou outras remoções de custo baixo. Dockside não é escrotamente forte early game, e no mid/late game eu espero que todos já consigam fazer jogadas poderosas. Nadu merece ban mesmo, pokas.
e sobre questões financeiras, nunca tive nenhuma dessas cartas, jogo no tabletop simulator com amigos ou usando proxys, se sua mesa reclama de proxys é só encontrar pessoas menos chatas pra jogar.
Cara apesar de emblematico ce gasta um pa casta ele ai paga 2 pra baichar um sinete e fica com uma mana
Proximo turno se fizer land ok 5 manas
Mas é a jogada lendaria do comander solring sinete kkk
Pra mim nadu era inviável em qual tipo de cmd, realmente tediante, mas sobre os outros três basicamente fuderam quem joga competitivo, já que a grande maioria de quem joga casual não utiliza esses cards
Precisa separar CEDH de Commander casual. Equilibrar estilos de jogo, mais fácil. Não da pra todo mundo jogar com todo mundo e fim.
Concordo plenamente, são jogos completamente diferentes inclusive o 500.
mas isso ja eh bem separado na comunidade, quem joga casual n joga cEDH com o mesmo deck, e o 500 ja tem o seu teto e meta.
@@adoo765 Por isso q tem q separar as banlist
Fiquei mal com a jewed pq só joga comander então aí já ferra
Com certeza é uma desculpa já que o sol Ring é a alma dos commanders e 99,99% dos decks o tem.
Eu particularmente gosto dele no mesão e é acessível.
Sol Ring rampa mas ainda não é tão injusto. Todo mundo tem, vc paga mana e é duas incolor. Essas outras cartas pegam mais pesado.
@@gregoriocervejeira3600 Sol ring é tão quebrado quanto os outros, roda em praticamente todo deck. É muito forte, tanto que é banido em praticamente todos os formatos do jogo. Certamente é a mão da Wizards sobre o RC. Se eles banem Sol ring invibializa todos os precons que saíram até hoje e os que já estão impressos. Já é meio bizarro o ban do dockside por ele estar numa lista de precon
@@JPolowskiiExiste uma diferença brutal na carta custar 1 mana e 0 manas. Artefato de 0 mana entra em MUITO combo nem que seja pra fazer volume - principalmente os que geram mana
@@Ed_7 Mas é mana positivo tbm, entra em qualquer deck e tem combos com ela. Eles admitiram que ela é quebrada no anúncio do ban, só não dá pra banir pq o impacto vai ser mais negativo que positivo.
@@JPolowskii sim, mas no artigo eles ainda disseram q n querem eliminar starts explosivos como sol ring turno 1, mas evitar q isso aconteça com frequencia e os bans foram de cartas mais fortes q fazem oq o sol ring faz so q melhor
Jeweled lotus não mereceu, o resto foi tarde.
Partiu jogar de kinnan no 500
Sinceramente, agora definitivamente não existe mais motivo pra manter a velha emrakul banida é impossivel fazer ela cedo... (DA ZONA DE COMANDO)
vai nessa kkkkkkkk
Sneak attack?
@@antoniomarques3768Da zona de comando
e diferença.. Sol Ring todo mundo tem... mana crypt e lotus não
fica dificil nao ir para as proxys... sacanagem demais banir as cartas q compramos e sao caras...
E se todo mundo tiver mana Crypt? esse foi o ban mais idiota da história do magic
Opinião minha: Só eu acho que se sol ring fosse banido os decks com verde que consegue fazer mana elfo e no turno dois fazer um Ao Norte ou um Cultivar ficam ainda mais fortes? Na minha visão, sol ring é o rampe honesto de todo deck que não usa verde.
Sol ring é baratinho
Mas se é assim, porque Urza monoblue não é banido?
Vou dar meus dois centavos de contribuição: Segundo fonte nenhuma, esses banimentos foram uma tentativa de ajudar/satisfazer os jogadores de CEDH. Aparentemente, os jogadores de CEDH estavam tentando montar o seu próprio comitê e fazer sua própria banlist, pois, o comitê do Commander sempre falou abertamente que não considera o cenário competitivo em suas decisões. E essa seria a razão para esses banimentos que por outras razões provavelmente não veriamos (exceto talvez o Nadu), diminuir o descontentamento dos jogadores de Commander competitivo.
Tu tem alguma info sobre essa suposta tentativa de criar um comitê separado? Pq acho que isso poderia melhorar demais o CEDH, nunca me interessei no formato justamente porque a banlist atual não faz o menor sentido pra um formato competitivo.
@@lucasvettorato7087 infelizmente não. Meus amigos começaram essa discussão no nosso grupo de Magic, e eu achei que fazia sentido.
Eu vi sobre essa fita mesmo. Disseram que foi alguns dias atrás no reddit, que eles até começaram a mexer uns pauzinhos pra criar um RC. Esses bans seriam um empuraozinho pra criar logo esse comitê
isso é válido pro brawl do arena também?
Nao manin, essaa cartas nem tem no brawl.
Vim pela thumb ❤
Pra mim tem de ser 8 ou 80.
Sem ban nenhum ou com muito mais ban do que tem atualmente. Tem muita carta escrota como Thoracle ou The One Ring que poderia tomar um ban, mesmo que temporário. Outros jogos fazem isso direto de banir e desbanir cartas problemáticas.
Legal que eles rasgaram a lótus, né? Porque ela só serve para Commander, e agora foi banida no formato, não tem como usar a carta
rez a lenda q vc pode usar no vintage dobrando a mana com "doubling cube" mas porque caralhas alguem faria isso? kkkkkkkkkk
@@adoo765a mana que o doubling cube duplica não tem restrição de nada, tu adicionas 3 mana com a joia, duplica as manas com o cube, desvira o cube e duplica de novo, mana infinita balista
@@amamam95 compensa paga um set da lotus daqui uns meses pra faze isso?
@@adoo765 não, porque ninguém joga vintage kkkkkkkkk
@@adoo765 e o preço do resto do deck serve pra dar entrada num apartamento
Essa camisa é linda, absurdo que cor bonita da po**
com meu preju das 3 stamples banidas, provavelmente vou usar só proxy daqui em diante, nao gasto mais nada com os canalhas
Ué, quem mandou gastar muito dinheiro com carta forte e cara pra jogar formato for fun.
Inserir risada do Carlos Alberto
Sol ring também é idiota, mas pelo menos ela é artificialmente barata.
Dito isso, somando tudo que eu gastei com o formato deve dar pra comprar um play set de cada e sobra ainda.
Mas eu tenho mais de 3k cartas de valores variados.
Sol ring é forte mas é democrático, mc e jl já é coisa de cracudo, ban justo. A alma do commander é casual, não vejo muito sentido o competitivo, mas quem gosta ainda pode meter essas pragas de tutor pra fazer teu combinho sem graça. Não afetou quase ninguém no fim das contas.
Eu discordo da Wizards em relação a vantagem, pois sempre haverá uma forma de se ter vantagem, e a graça de alguns decks é exatamente ter essa vantagem logo no início, com o banimento vejo que o problema vai se estender para um novo deck que faça outra coisa rápida no início do jogo, porém eu não vejo a mesma Wizards se preocupando com isso nos decks de controle, principalmente nos decks azuis ou qualquer variante que possua azul. Então não, não acho justificável.
Cara, banir da jeweled lotus não faz sentido, a carta só joga em commander e foi feita exclusivamente pra isso, as outras cartas o ban eu digo que foi OKAY
Pessoal do commander, não entendo pq a lista de ban. Lista de ban serve somente para formatos que tem torneios. Como o commander é um formato que não existe torneio e só serve para uma boa resenha na roda com os amigos, nem ban deveria existir. Tipo um vale tudo do magic.
Jogo praticamente só cEDH e vou dar minha opinião.
Nadu é totalmente compreensivel o banimento. Não tem muito o que discutir.
Dockside, é forte mas não é algo quebrava o formato, o problema é que tinham muitos decks que jogavam somente em volta dele, blinkando ou copiando ele diversas vezes e isso deixou ele muito forte com o passar do tempo. Entendo o ban mas nao sei se concordo.
Mana crypt, como foi dito no video, não é algo que impacta no casual e em uma mesa cedh ela não é isso tudo, é muito forte com certeza mas acho que estava muito de garantir a vitória por ter feito ela turno 1. Não concordo com o banimento.
Jeweled Lotus, banir uma carta que foi criada unica e exclusivamente pro formato, eu achei de uma imbecilidade fora do comum. No cEDH ela é muito forte com certeza, mas existem tantas maneiras de lidar com isso que não tornava ela esse monstro que o comitê acha. Com certeza nao concordo com o banimento.
O meu ponto é, decks cEDH tem muitas maneiras de lidar com oponentes mais avançados na mesa, o tanto de free counter e interação de custo 1 que esses decks usam é abusrdo. Pra mim, uma Remora mistica no turno 1 ou um Estudo Ristico no turno 2 ou 3, são infinitamente mais impactantes que essas 3 cartas.
Pra mim, o banimento foi uma retaliação a uma galera que tentou criar o comitê exclusivo de cEDH nessas ultimas semanas. O comitê atual não gostou e deu uma "porrada" pra mostrar quem manda.
@@flavioromeosellam4117 ou deram um empurrão pro pessoal criar o comitê do cEDH
Concordo 100%
Crypt e jeweled são problemas no casual sim, n sei pq todo mundo que n joga casual acha que n são problema. Mas são cartas que vejo com certa frequencia em jogo de loja ou jogo online.
E mais... só pq a carta foi feita pro formato ela é imune a ban? N faz nenhum sentido, o problema ta no design da carta, n no banimento.
@@sunstrid3r44 Falou tudo. Se for com essa lógica de ban nenhuma carta pode ser banida, pois todas valem no Legacy. Todas as cartas são criadas sabendo que vão jogar no Legacy e mesmo assim ainda passam umas barbaridades.
Esse caso ainda é diferente, pq quem bane é quem cria as cartas são entidades diferentes.
@@sunstrid3r44 O "problema" é que você deve jogar com uns babaca que gosta de jogar com deck PL alto em mesa de casual...Obvio que mana crypt e jeweled são problemas no casual, o ponto é que esse é o tipo de coisa que você alinha com a mesa no turno 0, pra não ter esse tipo de problema.
eu jogava pioneer de Mono G ai baniram o karn...
Se loco, essa ai vai abalar o mercado de cartas kkkkkk
Eh, isso q da achar q papelao c escasses fabricada é investimento
@@adoo765 não é nem questão de investimento, tem carta ao que foi reprintada recentemente,povo comprou as vezes pra.colecionar e agora se tornaram pior que peso
@@LuckS221 sim, dessas pessoas eu tenho pena, nao tenho pena de quem trata isso como algo q sempre vai ter valor e esquece que isso eh um jogo
So que faltava commander e um formato nao oficial jogado por pessoas casualmente e eles vao la caga na nossa boca mais uma vez e bani a carta pra mim magic e so no arena quebe de graça pq magic fisico morrei
Pô, mas se tu escrever melhor, vai ser melhor compreendido.
Dockside já vai tarde, e olha que jogo de monored kkkk Mana crypt é absurda, mas se eles fossem menos safados e printassem mais nas precon todos jogariam por ficar mais acessíveis e iria virar um super sol ring. Jeweled lotus virou um zero mana, zero efeito? Achei mto estranho, mas pra mim qualquer uma dessas cartas que são praticamente inacessíveis pra um formato que teoricamente é for fun e deveria ser democrático, agora pq ancient tomb não tá banida eu n consigo nem imaginar
É que na prática tu nunca vai precisar de nada disso pra jogar legal, e o que não falta é carta muito cara disponível no commander, afinal é um formato eterno... O formato pode ser o mais caro ou o mais barato do magic, depende do seu bolso e vontade de gastar seu dinheiro com isso kkk.
@@lucasvettorato7087 realmente oq mais tem é decklist de commander custando mais de 10 mil reais kkkk E se fosse olhar pelo lado q eu falei, as mox, lotus petal,mana vault, ancient tomb e outras tinham que ser banidas tbm. Vendo dessa forma esses bans fazem mto pouco sentido
@@michaelsouza105 Pra mim o único motivo foi o que o André falou no final do vídeo, queriam impactar o CEDH, só q na prática foderam muitos casuais que tinham essas cartas com isso, era muito melhor pra todo mundo o cedh ter uma banlist separada.
@@lucasvettorato7087 Ban no comander é meio complicado pq cada mesa tem sua dinâmica, muitas ainda vão continuar jogando essas cartas, tem cartas que não são banidas mas muita mesa não joga de qualquer jeito. Quero ver como vai impactar o pessoal que é mais focado em cedh
@@lucasvettorato7087 Ban em comander quase que só vale pro cedh pq cada mesa tem sua dinâmica e cartas que podem e n podem ser usadas. Essa desculpa de fast mana deles que foi estranha, quero ver como pessoal mais focado nisso vai reagir a essas mudanças
50 visualizações em 1 minuto?? Deleta o canal!. Brincadeiras a parte, eu amo o formato commander, é com certeza o formato q eu mais joguei de Magic (tanto no Arena quanto no físico), mas realmente essas cartas eram roubadas demais, ficava chato de jogar em uma mesa ou partida online q tivesse essas cartas. Parabéns a Wizard pelos banimentos e André pelo vídeo.