Bossa Nova: um estado de alma... Sempre extremamente maravilhoso ouvir , principalmente quando bem executada.Um transportar suave a tudo que houve de belo , musicalmente falando,em nosso Brasil. Meu marido tocando bossa nova é algo fora do comum... Repertório indefectível e muito refinamento sonoro nas interpretações. Será por quê vivenciamos toda aquela avalanche benéfica de poemas musicados? Pois é,bossa nova: quem viveu, viveu. ❤
Bossa nova tem aquele limpeza, ambiência, aquele ar de paz, melodias das melhores com influência clássica, harmonias jazzisticas, aquele ritmo samba bossa, samba jazz, aqueleas letras de poesia concretista do Vinicius...não tem nada melhor até hoje, me desculpe o pessoal do ruído.....pouco me importa o azedume do João Gilberto! Kkk!
Jorge Ben e Baden Powell, negros de origem humilde que faziam Bossa Nova. "Samba Esquema Novo" com mistura de bossa, samba rock e samba tradicional é um verdadeiro clássico do Jorge, disco mundialmente conhecido.
Bossa Nova é muito bom! Jovem Guarda, legal! Rock brasileiro (70), MPB, música nordestina e Nativista gaúcha regionalistas, fantásticos! Tropicália o grande momento! ✊🏽🎶
A BOSSA NOVA FOI UM PERIODO RIQUISSIMO DA MUSICA BRASILEIRA. A QUANTIDADE DE MUSICOS, COMPOSITORES, CONJINTOS VOCAIS ERA UMA LOUCURA COMO.NUNCA VISTO! TOM JOBIM, VINICIUS, RBERTO MENESCAL, MARCOS VALE,, EDU LOBO, JOHNNY ALF, Bossa tres, Os Catedraticos, Tamba Trio, Sergio Ricardo , Nara Leao, Silvinha Telles,Maysa, Alaide Costa. As melodias e letras das compisicoes eram geniais! Era tanto musico, compositir, arranjadores que é impossivel citar aqui. Alem de tudo rompeu com aquele estilo triste, melancolico e infeliz qe era a musica brasileira ate então! Teve inicio uma fase mais feluz da MPB! QUANTO AO EGO DOS ARTISTAS SEMPRE SEMPRE FOI ASSIM E ASSIM SEMPRE SERA! COM ALGUMAS RARAS EXCEÇÕES......
"rompeu com a melancolia e tristeza" Cerca de 70 anos apenas q a escravidão tinha terminado no Brasil. Fim da escravidão complementamente desastroso, surgimento de favelas, pobreza se espalhando como nunca. Como a música ia ser divertida? A bossa nova veio de gente "endinheirada" da zona sul q não tinha problema. Naturalmente ia ser essa música "alegre".
@@alantelles7379"Gente endinheirada" kkkkk O único bem de vida ali era o Vinícius, o resto tinha que matar um leão por dia. O próprio Tom, que foi o maior, tinha que madrugar tocando piano em bares pra poder conseguir pagar o aluguel. Você nitidamente não entende do que está falando. Você confunde o refino do estilo bossa nova com o endinheiramento em si. Fez uma confusão terrível.
É sempre bom separar o artista da música. Essas coisas de ego de artista tem em qualquer estilo, nao só na bossa nova. MPB, pop rock brasileiro dos anos 80, sertanejo...
Bossa nova é o Brasil que deu certo. O grau de exigência era outro. Hoje, mundo afora, é o que se escuta em cafeterias, livrarias, clubes de Jazz, etc. Vejam os comentários de álbuns do Tom Jobim, Carlos Lyra e toda essa galera, estrangeiros reconhecendo o valor da nossa música.
Com certeza! Falou e disse! Quando se sai do país, a Bossa Nova e o Funk Carioca é o que se ouve. Nos bares e cafés, a Bossa Nova domina. É muita ignorância não reconhecer o valor artístico desse movimento, independentemente de se gostar ou não.
@@caioinked9058 não. Isso é proselitismo propagado por gente burra e dinheirista. Bossa nova dialoga com as pessoas em escala mundial. Sertanejo é gigantesto aqui e é nada lá fora.
@@caioinked9058 fetiche de gringo é gente de turbante e chinelo batendo em tambor e mulher negra rebolando. Bossa nova é uma música ouvida e tocada no mundo todo. O funk também está chegando lá fora. De resto, nada daqui presta e é reconhecido em lugar algum.
Bossa Nova é incrível! Mas é aquilo... Tem gente que não entende nada do assunto e fica dizendo que é chato para pagar de moderninho anti qualquer coisa da cultura brasileira.
Musica boa a gente já nasce reconhecendo sem precisar estudar . A bossa nova tem um sabor sofisticado que não supre todas as necessidades. Tem hora e lugar pra ouvir .
Muito ousada... Já esculacham a bossa nova desde 5 minutos depois do João Gilberto lançar Chega de Saudade. Ficam as obras, não importam os criadores e artistas.
Como não há como desmerecer musicalmente a bossa nova, as pessoas tentam desqualificá-la por outros meios. O próprio Tom Jobim morava de aluguel quando conheceu o Vinícius. A propósito, o único intelectual (no sentido geral do termo) dentro da Bossa Nova era o próprio Vinícius. Os músicos que tocavam no Beco das Garrafas também eram todos pobres, dependiam de salários miseráveis nos clubes noturnos da época. A entrevistada tem seu valor, certamente, mas até onde sei, só gravou disco lá por 2010, apesar de circular na música brasileira desde os tempos da Bossa Nova. Acho que ela perdeu uma boa oportunidade de se focar na exposição do seu próprio trabalho (que é praticamente desconhecido do grande público) pra falar mal de caras que nem estão mais aqui pra se defender (e que são reconhecidos no mundo inteiro por suas vastas e ricas discografias)... Outra coisa. Já no início dos anos 60, houve uma cisão na Bossa e muitos músicos que participaram do movimento optaram por fazer trabalhos diferentes (e até mais politizados) sem perder a essência musical da Bossa, como foi o caso da Nara Leão, do Baden Powell e do Carlos Lyra (que foi autor do hino da UNE). Nos anos 90, o Tom Jobim tocou pra milhares de pessoas em companhia da Beth Carvalho e da Alcione... Esse papo de elitismo da Bossa Nova ganhou força ali nos 90, quando a "crítica especializada" passou a difundir essa ideia, que hoje está sendo repercutida por um monte de gente que, mesmo que tentasse, não ia conseguir absorver e apreciar as propostas musicais da Bossa. Preferem usar seu tempo pra dizer que o João Gilberto tinha um comportamento esquisito, como se isso tivesse algum reflexo na qualidade da música do cara. Em síntese: um caminhão de bobagens. O que importa é que os discos estão aí pra quem quiser ouvir e o resto é papo furado.
Ela toca bossa nova meu filho, vá saber do que ela fez. Ela falou de comportamento de membros da Bossa. Tu só ouviu o que quis, de um corte tão claro e óbvio.
Desagradável e deselegante o que esta sra e seus amigos disseram sobre João Gilberto e a Bossa Nova. Pois é, enquanto essa pianista improvisada tocava o manjado e simplório" Tico Tico no Fubá", em algum cantinho do Brasil, João Gilberto e Tom Jobim, tocavam em Nova York, onde foram ovacionados e homenageados, produziram obras musicais marcantes, que encantaram o mundo Venderam milhões de cópias à época. Interagiram com grandes músicos do Jazz A música "Garota de Ipanema" é considerada hino do mundo. Tom Jobim e João Gilberto deixaram para as futuras gerações, legado de inestimável e imensurável valor musical, cultural e artístico. Esses dois gênios revolucionaram a música brasileira e mundial. Quanta invenção dessa sra, quanta desqualificação, quanta diferença entre essa pianista e a elegância de um Carlos Lyra , de um Tom Jobim, ou de uma Nara Leão, por exemplo. Não existiram hipocrisias e mentiras no clube fechado e seleto da Bossa Nova. Pelo contrário, os músicos desse movimento sempre foram amigos e unidos. Dizer que o ambiente da Bossa era cheio de intrigas não é verdade; é pura invenção, pura maldade dessa pianista. Só entrava nesse Clube de fato quem era intimista, culto e talentoso. Agora o que é imperdoável é a tentativa dessa sra ao depreciar João Gilberto por meio de seus costumes, atitudes e temperamento. Ora, isto não se faz, deveria abordar apenas o assunto com foco na Bossa Nova. Falar mal de João Gilberto é menosprezar, ignorar a importância, o talento, o reconhecimento mundial deste gênio, deste estilo musical que é estudado, cultuado, admirado no mundo ainda hoje. Creio que essa pianista foi refugada à época porque tinha um estilo quadrado, um repertório rococó, pobre em termos de acordes harmônicos, rítmicos e criativos. Agora não é por isso que a Bossa Nova mereça ser atacada dessa forma com paus e pedras Atitude e palpite infeliz dessa sra. Absurdo!
Bossa nova produziu o melhor da música brasileira com os melhores músicos de todos os tempos! Jamais irão apagar isso da nossa história! Hoje temos a decadência descarada da música nacional e internacional. A arte como efígie de nosso tempo.
Eu hà muitos anos aprendi isso, separo sempre a obra do artista, a obra é aquilo que me encanta, aquilo que me afeta emocionamente, já o artista se ele agir sempre da maneira que eu espero, tenha atitudes e virtudes exemplares como indivíduo, isso seria só bônus a mais no conjunto da obra.
Bossa nova é uma flor no deserto. Acho impressionante como num país como o Brasil algo assim tenha sido feito. "Ain, mas as pessoas eram elitistas", "ain, mas os artistas eram loucos". E, daí? Do que adianta ser "legal" e fazer música bosta?
Ninguém quem? O Odair? E faz diferença para ela? O que é mais importante ela ser conhecida pelo Odair ou Pelo Dominguinhos? Ou pelo Kiko Loureiro que foi fazer aula com ela? É sobre isso 😐
Não é a questão de ser ou não afetado estou dizendo da soberba de alguns artistas que fazem questão de humilhar os outros , sei muito bem separar o músico João Gilberto que era genial , mas todos sabem que ele era chato mas parece que é proibido opinar sobre pessoas como ele .
@@joilson88 e, daí que ele era chato? Você não morava com ele. O que importa é a música. O resto é irrelevante. Você pode ser uma excelente pessoa, mas se a tua música for uma merda, sinto muito, isso não vai mudar.
A BOSSA NOVA foi o único movimento musical brasileiro que se tornou mundialmente respeitado, influenciou o JAZZ, ganhou um GRAMMY MUNDIAL (não é Grammy Latino). Derrotou Beatles, Louis Armstrong, Barbra Streisand e outros monstros. Isso é algo que jamais será repetido. E essas pessoas ficam nessa mediocridade, nessa pequenez de espírito, julgando a personalidade dos artistas ? É patético. Só faltou dizer que bom mesmo é o Sertanejo Universitário
Os alecrins dourados da Bossa Nova não podem receber uma crítica? São perfeitos? Ela também é uma artista e está dando seu ponto de vista dentro dos ambientes aos quais ela fez parte. Tem gabarito pra tecer tal comentário.
A verdade é que a bossa nova é até hoje o estilo de música brasileira mais conhecido e reverenciado no mundo, e quando ela estorou, os que foram fazer sucesso nos EUA e Europa despertaram a inveja dos que ficaram.
Quem são essas pessoas? Nunca ouvi falar dessa senhora e nem o homem ao seu lado; já o João Gilberto, sempre ouvi falar. Um gênio com suas chatices; o ruim é ter chatos metidos a gênios...
o que o pico da tua cultura é somente o que teu papai e tua mamãe te apresentaram quando tú era garoto. Tenta se atualizar um pouquinho, sair da caixinha. Conhecimento não gasta espaço no cérebro.
Tem uma história emblemática do João Gilberto. O Marcos Paulo foi morar num apart hotel onde o João Gilberto morava.Daí ele passou a interfonar pro J. Gilberto quase todos os dias.Um belo dia o Gilberto disse pra ele:"Dá pra vc ficar um tempo sem me ligar?"E o Marcos perguntou quanto tempo.O João Gilberto disse:"Uns quatro anos".😂
Gostava e.ainda gosto da bossa enquanto arte mas passei a ouvir menos pelo elitismo pela arrogância escondida.... Passei a olhar mais samba raiz como Cartola, e coisas de meu nordeste
Lendo os comentários, notei que muitos fizeram uma defesa apaixonada pela bossa nova como se não tivesse existido música brasileira antes e durante o movimento da segunda metade do século passado... "falar mal da bossa nova é coisa de gente que quer ser moderninha...". Vamos refletir, o que foi o movimento da bossa "nova"? Quem foram os personagens? Contexto cultural e político (que nesse caso é impossível ignorar)? Será mesmo que não havia música brasileira, num país continental com tantas culturas variadas espalhadas? Vamos deixar esse pensamento binário de lado, a história da música brasileira é muito mais antiga do que o pessoal aqui nos comentários faz parecer.
Palmas pra você. É o mesmo que dizer que samba é a música típica do Brasil quando existe um país gigante, com milhões de pessoas para quem o samba não faz parte nem da história, nem do contexto, nem da cultura.
A música reflete muito da cultura de um povo. A música brasileira na atualidade é só lixo, significa que nossa educação e Cultura estão no limbo. A bossa nova era música de qualidade feita por compositores e músicos inteligentes e cultos. Educados em colégios públicos, onde a educação era levada a sério. Isso explica o nível da música daquela época. Infelizmente agora é só barulho.
Deixa ver só alguns gigantes daquela época: Tom Jobim, Elis Regina, Edu Lobo, João Gílberto, MPB4, Milton Nascimento, Ivan Lins, Dorival Caime, Toquinho, Vinicius e tantos outros caras brilhantes e talentosos, que cantavam poesia. Tenho até pena dessa geração que não sabe o que é música!!
A bossa nova pode ter sido um movimento elitista porém muitos deles eram de origem mais modestas como o próprio Jobim que tocava em boates, Johny Alf e muitos outros. O fato é que a bossa nova era muito sofisticada para a maioria da população. Se era chata é questão de gosto.
Leiam Ruy Castro, se não viveram a época! Leiam “ Ela é Carioca”, “ A onda que se ergueu no mar”, “ Chega de Saudades”, leiam Nelson Motta… É preciso ler, gente!
@@fabianoroots7372 harmonia da bossa nova vem de muitos lugares. Vem do cool jazz de gente como Chet Baker, Nat King Cole, Barney Kessel, etc. Vem da música clássica, principalmente, a impressionista. Que frescura esse papo de elitismo.
Nossa nova e o jazz brasileiro de qualidade. Diferente de hoje que só toca em maioria. Baboseira e porcaria.. música com letras bem feitas e arranjos fantásticos. Diferente dos lixos de hoje. Onde pouca coisa escapa. Cantam. Não tocam. Mao. São repetitivos. Em arranjos em interpretação. Quem não gosta de música deste período e porque foi tirado na epoca. Não tenho nhã tanta qualidade..
Em matéria de arte ninguém têm a questionar à Bossa Nova. Entretanto, em matéria de qualidade humana, a galera da Bossa Nova era a escória da humanidade.
Ok, vc diz que eram a escoria. Mas fizeram muitas coisas boas, inclusive poeticamente. Hoje temos anitta que nao faz nem musica boa e nem é legal. Pablo, ludmilla, simine simaria etc etc
A "Bossa Nova", ambiente musical de jovens adultos mais intelectualizados - que foi sucesso de rádio, sim - a que aderiram até astros consagrados da música brasileira convencional, foi escamoteada exatamente por uma ala de artistas jovens adultos que pregava uma outra vertente para a música popular, "sem influência estrangeira". Passaram a chamá-la de "MPB-Música Popular Brasileira". A princípio, sob a liderança de Carlos Lyra e, depois, tendo como "líder", Chico Buarque de Holanda, esse gênero, então, não conseguiu ser popular e perdeu, cada vez mais, espaço para a chamada "música jovem" que, esta, sim, tornou-se bem popular. A "Bossa Nova" foi desmilinguindo no Brasil e, hoje, é uma peça de culto mais no Exterior que em nosso país. Corrente da MPB ainda tentou abafar o "rock" dos anos 60 no Brasil através de uma passeata contra a guitarra elétrica pelas ruas do centro de São Paulo, sem sucesso. A MPB de então jamais poderia ser popular com aquelas músicas de festivais ou não, que não tocavam o coração do povo...
Jucelino Kubitschek era violonista. Dizia que no seu governo tinha o ministério do violão, cujo ministro era o Dilermando Reis. Jucelino Kubitschek era um culto e visionário e nesse período a música brasileira de qualidade era servida ao povo. A questão do elitismo não esta no estilo em si, e na tradição elitista do Brasil. A música erudito no Brasil é extremamente elitizada. Vai em um concerto, sendo pobre e vê como você é tratado. Sai batendo nas portas dos conservatórios e vê como você vai ser tratado. Agora se você um um ricão ou um playboy, você não precisa tocar nada e tudo isso estará a sua disposição. O elitismo é uma coisa da sociedade brasileira. Se todas as pessoas tivessem acesso a educação musical formal, não existiria esse preconceito com as pessoas que não trocam música erudita e Bossa Nova/ Jazz. O elitismo também existe na música sertaneja, ou será que alguém pensa que os shows do Chitão, do Zezé, Eduardo Costa, Renato Teixeira está disponível para o povo em geral? Eu sei que não está! A chamada MPB também é elitizada. Portanto, a própria configuração social do Brasil que cria essas coisas elitizadas e não o estilo em si. Duvido se a música erudita fosse ensinada nas escolas desde o ensino fundamental, se existiria o elitismo da música erudita. E isso aplica a qualquer outra coisa, seja na música, no esporte e na formação das carreiras profissionais.
Como se não tivesse elitismo em outros ritmos musicais. Bossa Nova junto com o samba foram as melhores coisas que o Brasil produziu. Tinhorões existem um monte por aí
Qualidade leva ao chamado elitismo. Me formei em violão clássico,fui para o jazz,estudei com Toninho Horta,toquei com músicos de outros países.... Aliás, a música do Clube da Esquina é belíssima e sofisticada.Não é elitismo. É bom gosto. Nunca ninguém vai me ver ouvindo Sertanejo,Axé,cantoras de Rede Globo.Estudo de 6 a 8 hrs por dia aos 69 anos.Aliás, sem estudar não tem qualidade. Hoje, estudo piano no Open Studio com Peter Martin,Geoffrey Keezer Fred Hersch e clássico.Toco o dia inteiro e assim vai ser até quando Deus quiser.Este é o meu mundo.E vou voltar pro palco,já,já.Nos anos 60 e 70 se estudava muito. Jovens talentosos,estudiosos e de bom gosto não tem vez.As boas escolas Brasil afora, como a UniRio,despejam talentos todo ano.
Ela não fez nenhuma relação direta entre esse aspecto "rebuscado" q vc fala com o elitismo q ela tá apontando. Ou vc não viu o vídeo ou vc teve desonestidade intelectual.
Em momento algum ela se achou dona da razão, apenas relatou um momento da vida dela e citou por acaso a Bossa Nova. Muita gente se melindrando por nada.
Boa noite. Que legal o comentário da, Silvia, Sobre o Elitismo da, bossa nova. Mas, sempre fomos assim, ( " " tribais ) O pessoal da, bossa nova não gostava do pessoal da, jovem guarda. O pessoal da, jovem guarda, não gostavam do, tropicalismo, sambra era só pra negros......... Agora, nossa musica é a mais rica do mundo por causa da, bossa nova!!
Essa tática de taxar as coisas de elitismo tá destruindo a memória das boas coisas. É óbvio que o funk é um péssimo estilo de música é óbvio que hoje as produções musicais são fúteis. Aí querem nos passar uma ideia de que se não constatarmos o óbvio é pq somos preconceituosos e elitistas...
Caramba, não faz o menor sentido a declaração! A bossa nova tinha gente de todas as classes sociais. Leny Andrade, Baden Powell, João Donato, Johnny Alf e Amilton Godoy eram de classe socioeconômica baixa, só para citar cinco exemplos.
Bem, nunca li nenhuma dessas confirmações a que você se refere, e sempre me pareceram artistas, não apenas integrados, mas mesmo valorizados dentro do meio bossanovístico. E, claro, aqueles que não conseguiram se integrar se manifestam de forma mais ressentida.
@@Piracema64 Vc não acha estranho q alguém "se manifeste de forma ressentida" exatamente via apontamento de elitismo? Não acha estranho q este elitismo já tenha sido denunciado por outras vezes ao longo dos anos, por pessoas diferentes? Será q todos os "ressentidos" escolheram a mesma via para se manifestarem? É a primeira vez q vc ouve falar sobe o elitismo da bossa nova?
O elitismo da bossa nova se manifestava em duas "frentes": a alta exigência de qualidade artística entre seus membros. Podemos dizer, nesse sentido, que se reuniram, em torno da bossa nova e do samba-jazz, a "elite" dos cantores, compositores e músicos daquele momento. E, num outro sentido, o elitismo da bossa nova se manifestava na grande ignorância, na quase absoluta inconsciência que grassava entre seus integrantes sobre a realidade política do país naquelas circunstâncias. Mas "elitismo" nesse sentido arrogante que é usado no vídeo, não se tem notícia. A não ser agora.
Isso NÃO É exclusividade da bossa nova. Existem e já existiram artistas de Rock e do pop que poderiam ser classificados como babacas e insuportáveis. John Lennon, Axl Rose, Bob Dylan, Steven Tyler, Ritchie Blackmore, Yngwe Malmsteen, Prince, Madonna, Mariah Carey e até Freddie Mercury. E isso NADA tem á ver com seus talentos e obras, é uma coisa de personalidade e talvez até mesmo de caráter.
Não foi dito nada que não se saiba. Ela viveu, mas a verdade que sempre teve uma "hierarquia " desse pessoal. Alguém lembra o que a galera bossa nova+tropicalha+MPB + e as cabeças da Jovem guarda fizeram com o Wilson Simonal? Porquê ele incomodava o Caetano, Chico, Roberto, Elis, Bossa Nova family e MPB. Ele era puro entretenimento, chamava a atenção, mesmo não estando no mesmo nivel de importância ideológica ou liderança ou até talento para alguns,despertou inveja. Onde estava a empatia dos que se diziam populares? Ele falou besteira e aproveitaram a oportunidade. Todos junto com Cabral , ziraldo e outros fazer o trabalho sujo do cancelamento. Onde estava somos todos populares??
O consumo e o mercado da arte ocidentais sempre foram legislados pela aristocracia. O conceito de bom de gosto é pra dizer: eu sou diferente de você. Apesar do conceito ser o mesmo, hoje apresenta seus correspondentes contemporâneos, regidos por outras elites
Foi disseminada a falacia de que a bossa nova seria uma expressao autentica da culrura nacional criada no pais. No entanto a bossa nova na verdade surgiu nos EUA com a fuzao de jazz e musica latina.
A bossa nova de nacional so tem esse nome que foi dado aqui para um estilo musical que nasceu nos EUA. A farsa é dizer que a bossa foi criada aqui sendo que o pais nem nunca teve tradicao no jazz e isso em nome de um falso nacionalismo.
Bossa Nova: um estado de alma... Sempre extremamente maravilhoso ouvir , principalmente quando bem executada.Um transportar suave a tudo que houve de belo , musicalmente falando,em nosso Brasil. Meu marido tocando bossa nova é algo fora do comum... Repertório indefectível e muito refinamento sonoro nas interpretações.
Será por quê vivenciamos toda aquela avalanche benéfica de poemas musicados?
Pois é,bossa nova: quem viveu, viveu. ❤
Adoro bossa nova..... muita leveza e poesia em letras magnificas.
Tenho 80 anos bossa nova minha paixão porém não dá pra ouvir por mais de meia hora pois me deprime. As músicas de 70 e 80 acho as melhores.
Bossa nova tem aquele limpeza, ambiência, aquele ar de paz, melodias das melhores com influência clássica, harmonias jazzisticas, aquele ritmo samba bossa, samba jazz, aqueleas letras de poesia concretista do Vinicius...não tem nada melhor até hoje, me desculpe o pessoal do ruído.....pouco me importa o azedume do João Gilberto! Kkk!
Veja bem meu Amigo, nada é tão limpo que não possa ser despido, e no final o expoente daquele que está desiludido
Me fez sentir na sala de espera do consultório
Concordo com tudo, menos esse papo de azedume do Joao Gilberto.
Cada um com seus gostos, eu amo bossa nova, mas não acho a melhor coisa do mundo.
Me lembra
"Vá ao teatro más não me chame"
Bossa Nova é o melhor de nossa música, há pessoas q n gostam e outras n entendem . Amo de paixão!!!❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Jorge Ben e Baden Powell, negros de origem humilde que faziam Bossa Nova. "Samba Esquema Novo" com mistura de bossa, samba rock e samba tradicional é um verdadeiro clássico do Jorge, disco mundialmente conhecido.
Bossa Nova é muito bom! Jovem Guarda, legal! Rock brasileiro (70), MPB, música nordestina e Nativista gaúcha regionalistas, fantásticos! Tropicália o grande momento! ✊🏽🎶
Excelente corte. A melhor coisa a que assisti neste fim de semana.
A Bossa Nova é uma excelente música. Não é culpa do estilo musical que as pessoas ricas sejam preconceituosas.
Óbvio
mas é culpa das pessoas que o meio da Bossa Nova é
A BOSSA NOVA FOI UM PERIODO RIQUISSIMO DA MUSICA BRASILEIRA.
A QUANTIDADE DE MUSICOS, COMPOSITORES, CONJINTOS VOCAIS ERA UMA LOUCURA COMO.NUNCA VISTO!
TOM JOBIM, VINICIUS, RBERTO MENESCAL, MARCOS VALE,, EDU LOBO, JOHNNY ALF, Bossa tres, Os Catedraticos, Tamba Trio, Sergio Ricardo , Nara Leao, Silvinha Telles,Maysa, Alaide Costa.
As melodias e letras das compisicoes eram geniais!
Era tanto musico, compositir, arranjadores que é impossivel citar aqui.
Alem de tudo rompeu com aquele estilo triste, melancolico e infeliz qe era a musica brasileira ate então!
Teve inicio uma fase mais feluz da MPB!
QUANTO AO EGO DOS ARTISTAS SEMPRE SEMPRE FOI ASSIM E ASSIM SEMPRE SERA!
COM ALGUMAS RARAS EXCEÇÕES......
Eu tiraria o íssimo .
"rompeu com a melancolia e tristeza"
Cerca de 70 anos apenas q a escravidão tinha terminado no Brasil. Fim da escravidão complementamente desastroso, surgimento de favelas, pobreza se espalhando como nunca. Como a música ia ser divertida? A bossa nova veio de gente "endinheirada" da zona sul q não tinha problema. Naturalmente ia ser essa música "alegre".
Esqueceu o principal - João Gilberto
Não deixa de ser uma das melhores manifestações culturais feitas no Brasil @@alantelles7379
@@alantelles7379"Gente endinheirada" kkkkk O único bem de vida ali era o Vinícius, o resto tinha que matar um leão por dia. O próprio Tom, que foi o maior, tinha que madrugar tocando piano em bares pra poder conseguir pagar o aluguel. Você nitidamente não entende do que está falando. Você confunde o refino do estilo bossa nova com o endinheiramento em si. Fez uma confusão terrível.
Não gosto de bossa-nova, mas gosto do que o Marcos Vale faz com a influência desse gênero. Ele da o tempero pra bossa
É sempre bom separar o artista da música. Essas coisas de ego de artista tem em qualquer estilo, nao só na bossa nova. MPB, pop rock brasileiro dos anos 80, sertanejo...
E, no rap onde há batalhas onde um mc literalmente humilha o adversário? O pessoal viaja nesses comentários.
Amo Silvia Maria Goes e seu filho Tiago. Gente fina e talentosa. Beijos.
Bossa nova é o Brasil que deu certo. O grau de exigência era outro. Hoje, mundo afora, é o que se escuta em cafeterias, livrarias, clubes de Jazz, etc. Vejam os comentários de álbuns do Tom Jobim, Carlos Lyra e toda essa galera, estrangeiros reconhecendo o valor da nossa música.
Com certeza! Falou e disse! Quando se sai do país, a Bossa Nova e o Funk Carioca é o que se ouve. Nos bares e cafés, a Bossa Nova domina.
É muita ignorância não reconhecer o valor artístico desse movimento, independentemente de se gostar ou não.
A Bossa Nova é fetiche de gringo, e o fato de ter chegado lá é uma constatação desse elitismo.
@@caioinked9058 não. Isso é proselitismo propagado por gente burra e dinheirista. Bossa nova dialoga com as pessoas em escala mundial. Sertanejo é gigantesto aqui e é nada lá fora.
@@caioinked9058 fetiche de gringo é gente de turbante e chinelo batendo em tambor e mulher negra rebolando. Bossa nova é uma música ouvida e tocada no mundo todo. O funk também está chegando lá fora. De resto, nada daqui presta e é reconhecido em lugar algum.
_''Bossa nova é o Brasil que deu certo. ''_
Por isso que o Brasil real não deu certo, porque tudo é idealizado.
Bossa Nova é incrível! Mas é aquilo... Tem gente que não entende nada do assunto e fica dizendo que é chato para pagar de moderninho anti qualquer coisa da cultura brasileira.
Musica boa a gente já nasce reconhecendo sem precisar estudar . A bossa nova tem um sabor sofisticado que não supre todas as necessidades. Tem hora e lugar pra ouvir .
@@leandrowolph8100 supre as necessidades de quem gosta de música.
Reconheço o valor do estilo, mas acho a Bossa Nova um porre.
É mesmo.tipo movimento anti cultura. Nossa Nova é riquíssimo,nosso Jazz que o próprio Jazzista encorporou
bossa nova não é a sua cultura lerdo, é a de quem pode
Finalmente tem alguém q tem coragem de falar sobre isso
Exato!!!
Essa “rasgou o verbo”, escutei o que sempre achei que fosse.
Muito ousada... Já esculacham a bossa nova desde 5 minutos depois do João Gilberto lançar Chega de Saudade. Ficam as obras, não importam os criadores e artistas.
th-cam.com/video/sezYgT3PQIc/w-d-xo.htmlsi=-FWHETEvykxOEql9
Esse é clássico
@@rao8622 ...
Obras.
..
Pois é, "não se deve lançar pérola aos porcos". Sigam felizes apreciando o gênero musical de suas preferências.
Bossa nova é uma música linda, bem feita e reflete uma época! Nada ruim!
Quem suporta Bossa Nova por mais de 1 minuto?
Como não há como desmerecer musicalmente a bossa nova, as pessoas tentam desqualificá-la por outros meios. O próprio Tom Jobim morava de aluguel quando conheceu o Vinícius. A propósito, o único intelectual (no sentido geral do termo) dentro da Bossa Nova era o próprio Vinícius. Os músicos que tocavam no Beco das Garrafas também eram todos pobres, dependiam de salários miseráveis nos clubes noturnos da época. A entrevistada tem seu valor, certamente, mas até onde sei, só gravou disco lá por 2010, apesar de circular na música brasileira desde os tempos da Bossa Nova. Acho que ela perdeu uma boa oportunidade de se focar na exposição do seu próprio trabalho (que é praticamente desconhecido do grande público) pra falar mal de caras que nem estão mais aqui pra se defender (e que são reconhecidos no mundo inteiro por suas vastas e ricas discografias)... Outra coisa. Já no início dos anos 60, houve uma cisão na Bossa e muitos músicos que participaram do movimento optaram por fazer trabalhos diferentes (e até mais politizados) sem perder a essência musical da Bossa, como foi o caso da Nara Leão, do Baden Powell e do Carlos Lyra (que foi autor do hino da UNE). Nos anos 90, o Tom Jobim tocou pra milhares de pessoas em companhia da Beth Carvalho e da Alcione... Esse papo de elitismo da Bossa Nova ganhou força ali nos 90, quando a "crítica especializada" passou a difundir essa ideia, que hoje está sendo repercutida por um monte de gente que, mesmo que tentasse, não ia conseguir absorver e apreciar as propostas musicais da Bossa. Preferem usar seu tempo pra dizer que o João Gilberto tinha um comportamento esquisito, como se isso tivesse algum reflexo na qualidade da música do cara. Em síntese: um caminhão de bobagens. O que importa é que os discos estão aí pra quem quiser ouvir e o resto é papo furado.
Era elitizadazinha.
Ótima colocação.
@@denisebaptista3120Ouça funk, é mais acessível.
Excelente explanação... Perfeita.E como disse certa vez Tom Jobim:"-O Brasil precisa MERECER a Bossa Nova."
@@ayrtonlorenzety64764 Hoje todos têm acesso a qualquer tipo de música. Cada um que faça suas escolhas.
JOÃO GILBERTO, É OVACIONADO NO MUNDO TODO. TODOS NÓS TEMOS PROBLEMAS. SOMOS TODOS LOUCOS...
Falar mal da Bossa Nova, que levou a música brasileira pro mundo, que fez o Brasil ser mais respeitado e conhecido, não passa de dor de cotovelo.
Ela não falou mal da Bossa Nova em si, mas do comportamento elitista do grupo de pessoas da Bossa Nova.
Ela toca bossa nova meu filho, vá saber do que ela fez. Ela falou de comportamento de membros da Bossa. Tu só ouviu o que quis, de um corte tão claro e óbvio.
Aí tu tá falando abobrinha, estuda direitinho a história da bossa nova, daí tu começa a entender como funcionava!
A única música que destaca o Brasil internacionalmente aqui sendo avacalhada
Adolescente eu achava a bossa nova chata também, até ver as harmonias…
Tá na moda, desde 1958, cancelar a bossanova.
Assim nasceu "Desafinado" rs.
Nasceu pra ser eterna! Esse povo que fala mal, não alcança a dimensão universal da Bossa Nova.
O tiozão do zap existe desde 1958.
Cancelar o quê? Ela não falou mal do estilo, mas da soberba e preconceito das pessoas envolvidas!
@@AndrewSantosGplus E não generalizou, mas a história tem sempre três versões. A minha, a sua e a verdadeira!😊
Desagradável e deselegante o que esta sra e seus amigos disseram sobre João Gilberto e a Bossa Nova.
Pois é, enquanto essa pianista improvisada tocava o manjado e simplório" Tico Tico no Fubá", em algum cantinho do Brasil, João Gilberto e Tom Jobim, tocavam em Nova York, onde foram ovacionados e homenageados, produziram obras musicais marcantes, que encantaram o mundo
Venderam milhões de cópias à época.
Interagiram com grandes músicos do Jazz
A música "Garota de Ipanema" é considerada hino do mundo.
Tom Jobim e João Gilberto deixaram para as futuras gerações, legado de inestimável e imensurável valor musical, cultural e artístico.
Esses dois gênios revolucionaram a música brasileira e mundial.
Quanta invenção dessa sra, quanta desqualificação, quanta diferença entre essa pianista e a elegância de um Carlos Lyra , de um Tom Jobim, ou de uma Nara Leão, por exemplo.
Não existiram hipocrisias e mentiras no clube fechado e seleto da Bossa Nova. Pelo contrário, os músicos desse movimento sempre foram amigos e unidos.
Dizer que o ambiente da Bossa era cheio de intrigas não é verdade; é pura invenção, pura maldade dessa pianista.
Só entrava nesse Clube de fato quem era intimista, culto e talentoso.
Agora o que é imperdoável é a tentativa dessa sra ao depreciar João Gilberto por meio de seus costumes, atitudes e temperamento.
Ora, isto não se faz, deveria abordar apenas o assunto com foco na Bossa Nova.
Falar mal de João Gilberto é menosprezar, ignorar a importância, o talento, o reconhecimento mundial deste gênio, deste estilo musical que é estudado, cultuado, admirado no mundo ainda hoje.
Creio que essa pianista foi refugada à época porque tinha um estilo quadrado, um repertório rococó, pobre em termos de acordes harmônicos, rítmicos e criativos.
Agora não é por isso que a Bossa Nova mereça ser atacada dessa forma com paus e pedras
Atitude e palpite infeliz dessa sra.
Absurdo!
Calma, meu julio mesquito
Bossa nova produziu o melhor da música brasileira com os melhores músicos de todos os tempos! Jamais irão apagar isso da nossa história! Hoje temos a decadência descarada da música nacional e internacional. A arte como efígie de nosso tempo.
Carlos Gomes, Heitor Villa lobos e Maria Monteiro põem toda a bossa nova no bolso.
@@wagsrise música erudita e música popular são espécies diferentes
Se você conhecer seu artista favorito pessoalmente é bem capaz que o deteste. Mas como diz o skylab o artista não está aqui parar agradar ninguém.
Pra que serve, então?
Eu hà muitos anos aprendi isso, separo sempre a obra do artista, a obra é aquilo que me encanta, aquilo que me afeta emocionamente, já o artista se ele agir sempre da maneira que eu espero, tenha atitudes e virtudes exemplares como indivíduo, isso seria só bônus a mais no conjunto da obra.
Quem é essa gente?
Viva a Bossa Nova! Viva João Gilberto!
Me perguntei a mesma coisa.
Bossa Nova is music of Berrekah?
Bossa Nova é maravilhosa!
A bossa nova é foda
O recentido não esquece. Quer queira ou não a Bossa Nova é espetacular.
Não é deboche, mas a palavra correta é "ressentido".
Bossa nova é uma flor no deserto. Acho impressionante como num país como o Brasil algo assim tenha sido feito. "Ain, mas as pessoas eram elitistas", "ain, mas os artistas eram loucos". E, daí? Do que adianta ser "legal" e fazer música bosta?
"Bossa nova é uma flor no deserto." Valeu, cara! 2:31
@@Gurci28 fazer o quê? É a vida. Não é minha culpa se os melhores artistas não são os melhores seres humanos.
Ihhh chegou os bossa nova dodói
Deserto é seu conhecimento de música brasileira.
Melhor música feita no Brasil. Respeitada/admirada no mundo todo. O resto é choro de ressentido.
Quem é essa pessoa aí falando ??
é só uma das pianistas mais respeitadas do País. Os professores e profissionais a procuram para aulas.
@@thiagomachado3290Wue ninguém conhece 😅
Ninguém quem? O Odair? E faz diferença para ela? O que é mais importante ela ser conhecida pelo Odair ou Pelo Dominguinhos? Ou pelo Kiko Loureiro que foi fazer aula com ela? É sobre isso 😐
Mano vocês vão trazer o Hermeto Pascoal???
Elitista ou hipócrita não importa. Foi a melhor fase da MPB
"(...) mas todo mundo tem direitos iguais, mas me respeite porque eu tô em outra classe social!" É bem assim mesmo.
Eu como musico ate gosto da harmonia da bossa nova , mas o ego desses compositores e cantores é absurdo .
E, daí? Você não é afetado por isso.
Não é a questão de ser ou não afetado estou dizendo da soberba de alguns artistas que fazem questão de humilhar os outros , sei muito bem separar o músico João Gilberto que era genial , mas todos sabem que ele era chato mas parece que é proibido opinar sobre pessoas como ele .
@@joilson88 e, daí que ele era chato? Você não morava com ele. O que importa é a música. O resto é irrelevante. Você pode ser uma excelente pessoa, mas se a tua música for uma merda, sinto muito, isso não vai mudar.
No Brasil, pra você ser admirado, tem que ser "humildão", "simplão", "gente como a gente,"comer pãozinho francês com Leite Moça se lambuzando...
Kkkkkk adorei seu comentário @@marcio_souza007
A BOSSA NOVA foi o único movimento musical brasileiro que se tornou mundialmente respeitado, influenciou o JAZZ, ganhou um GRAMMY MUNDIAL (não é Grammy Latino). Derrotou Beatles, Louis Armstrong, Barbra Streisand e outros monstros. Isso é algo que jamais será repetido. E essas pessoas ficam nessa mediocridade, nessa pequenez de espírito, julgando a personalidade dos artistas ? É patético. Só faltou dizer que bom mesmo é o Sertanejo Universitário
Os alecrins dourados da Bossa Nova não podem receber uma crítica? São perfeitos?
Ela também é uma artista e está dando seu ponto de vista dentro dos ambientes aos quais ela fez parte. Tem gabarito pra tecer tal comentário.
Elis Regina cantou vossa nova. Nara leão. Elza soares dentre outros de qualidade..
Deviam ser chatos sim, mas, SUPER TALENTOSOS E INOVADORES. Aprendi a não misturar o CPF com o CNPJ.
Amei a sua resposta.
Anos Duros Idolos inconscientes Perdidos na cestinha de Serpentes!
A verdade é que a bossa nova é até hoje o estilo de música brasileira mais conhecido e reverenciado no mundo, e quando ela estorou, os que foram fazer sucesso nos EUA e Europa despertaram a inveja dos que ficaram.
Eu era criança na época, gostava de ouvir músicas no rádio, mas achava a bossa nova muito chata!
Quem são essas pessoas? Nunca ouvi falar dessa senhora e nem o homem ao seu lado; já o João Gilberto, sempre ouvi falar. Um gênio com suas chatices; o ruim é ter chatos metidos a gênios...
Vai conhecer...oreia
o que o pico da tua cultura é somente o que teu papai e tua mamãe te apresentaram quando tú era garoto. Tenta se atualizar um pouquinho, sair da caixinha. Conhecimento não gasta espaço no cérebro.
Eles não são metidos a gênios não. E em nenhum momento, eles desmerecem o talento do João Gilberto. Dá um tempo, né?😏
@@miqueinhamgtow2961 se atualizar no quê? Não tem nada atual que sequer se equipare a bossa nova.
Silvia Maria Goes pianista e seu filho Tiago .
Mano acha a tania maria cara ela e de maissss e representa a nossa musica a decadas
Mudar da bossa nova para a Jovem guarda aí já é demais!
A bossa-nova surgiu sem personalidade e morreu sem identidade!🎶🎹🎹🎹
Bossa nova e matemática ninguém gosta, afinal pra usar e apreciar precisa estudar 🤷♂️
Pra tocar bossa nova, tem que estudar mesmo. Agora, pra apreciar é questão de hábito e disposição.
Tem que fazer cursinho, igual vinho?
Ouvido absoluto.
Exatamente assim.
Fira do Brasil é a Bosanova é o que distingue a nossa musica
Bem, isso acontece desde que a bossa nova é conhecida, nada de novo
Quem é esta senhora? Critica musical, historiadora, produtora musical?
Tb pergunto
Tem uma história emblemática do João Gilberto.
O Marcos Paulo foi morar num apart hotel onde o João Gilberto morava.Daí ele passou a interfonar pro J. Gilberto quase todos os dias.Um belo dia o Gilberto disse pra ele:"Dá pra vc ficar um tempo sem me ligar?"E o Marcos perguntou quanto tempo.O João Gilberto disse:"Uns quatro anos".😂
@@flertefatal Valeu!Confundi os Marcos.😄
Gostava e.ainda gosto da bossa enquanto arte mas passei a ouvir menos pelo elitismo pela arrogância escondida.... Passei a olhar mais samba raiz como Cartola, e coisas de meu nordeste
A música tem sua fase
Bossa nova,cool jazz cantado em português na zona sul do Rio.
Bossa Nova é chato? Elitista? Tá bom, então vamos exaltar algo mais popular. Que tal o Funk? A pisadinha...
Bora. Funk e pisadinha é muito foda.
Lendo os comentários, notei que muitos fizeram uma defesa apaixonada pela bossa nova como se não tivesse existido música brasileira antes e durante o movimento da segunda metade do século passado... "falar mal da bossa nova é coisa de gente que quer ser moderninha...". Vamos refletir, o que foi o movimento da bossa "nova"? Quem foram os personagens? Contexto cultural e político (que nesse caso é impossível ignorar)? Será mesmo que não havia música brasileira, num país continental com tantas culturas variadas espalhadas? Vamos deixar esse pensamento binário de lado, a história da música brasileira é muito mais antiga do que o pessoal aqui nos comentários faz parecer.
Excelente comentário
Palmas pra você. É o mesmo que dizer que samba é a música típica do Brasil quando existe um país gigante, com milhões de pessoas para quem o samba não faz parte nem da história, nem do contexto, nem da cultura.
Bolssa nova quem estudava nas universidades anos 80 falava muito de ditadura contra o governo vargas
A música reflete muito da cultura de um povo.
A música brasileira na atualidade é só lixo, significa que nossa educação e Cultura estão no limbo.
A bossa nova era música de qualidade feita por compositores e músicos inteligentes e cultos.
Educados em colégios públicos, onde a educação era levada a sério. Isso explica o nível da música daquela época.
Infelizmente agora é só barulho.
Deixa ver só alguns gigantes daquela época:
Tom Jobim, Elis Regina, Edu Lobo, João Gílberto, MPB4, Milton Nascimento, Ivan Lins, Dorival Caime, Toquinho, Vinicius e tantos outros caras brilhantes e talentosos, que cantavam poesia.
Tenho até pena dessa geração que não sabe o que é música!!
Não entendi nada. É contra ou a favor?
Acho que não é tão simples… estão falando sobre a personalidade dos artistas e o sofrimento mental/emocional.
A bossa nova pode ter sido um movimento elitista porém muitos deles eram de origem mais modestas como o próprio Jobim que tocava em boates, Johny Alf e muitos outros. O fato é que a bossa nova era muito sofisticada para a maioria da população. Se era chata é questão de gosto.
Olha que legaaal.... Uauu. É mesmo? Chico uauuu
Enfim
A classe artística na sua normalidade
A monja Coen tem toda a razão
🤣🤣🤣
Como assim "era"?
Claro que é. São os melhores.
Bossa Nova e pra quem gosta de musicas...
Bossa nova chata? Então quando deixou de ser? Grande parte das musicas resistiu muito bem ao tempo!
Leiam Ruy Castro, se não viveram a época! Leiam “ Ela é Carioca”, “ A onda que se ergueu no mar”, “ Chega de Saudades”, leiam Nelson Motta… É preciso ler, gente!
Bossa nova influência músicos de todo canto no mundo P O N T O
Errado, o samba influencia. A bossa nova pegou o samba e colocou roupagem elitista mas a batida é de samba e a harmonia vem do choro.
@@fabianoroots7372 harmonia da bossa nova vem de muitos lugares. Vem do cool jazz de gente como Chet Baker, Nat King Cole, Barney Kessel, etc. Vem da música clássica, principalmente, a impressionista. Que frescura esse papo de elitismo.
Nossa nova e o jazz brasileiro de qualidade. Diferente de hoje que só toca em maioria. Baboseira e porcaria.. música com letras bem feitas e arranjos fantásticos. Diferente dos lixos de hoje. Onde pouca coisa escapa. Cantam. Não tocam. Mao. São repetitivos. Em arranjos em interpretação. Quem não gosta de música deste período e porque foi tirado na epoca. Não tenho nhã tanta qualidade..
Só muito alienado para dizer que bossa nova é jazz.
Bossa Nova, música dos afetados.
Homem boicotar mulher é comum entre os casais. Infelizmente muitas mulheres não enxergam.
Em matéria de arte ninguém têm a questionar à Bossa Nova. Entretanto, em matéria de qualidade humana, a galera da Bossa Nova era a escória da humanidade.
Ok, vc diz que eram a escoria. Mas fizeram muitas coisas boas, inclusive poeticamente.
Hoje temos anitta que nao faz nem musica boa e nem é legal. Pablo, ludmilla, simine simaria etc etc
Você sabe o significado da palavra escória? Não fale bobagem.
O Tom Jobim era escória da humanidade, disse um tal arthurdiniz7469, em março de 2024.
Nossa, o que Tom Jobim, Vinícius e sua turma fizeram de tão ruim para você chamar de escória?
A "Bossa Nova", ambiente musical de jovens adultos mais intelectualizados - que foi sucesso de rádio, sim - a que aderiram até astros consagrados da música brasileira convencional, foi escamoteada exatamente por uma ala de artistas jovens adultos que pregava uma outra vertente para a música popular, "sem influência estrangeira". Passaram a chamá-la de "MPB-Música Popular Brasileira". A princípio, sob a liderança de Carlos Lyra e, depois, tendo como "líder", Chico Buarque de Holanda, esse gênero, então, não conseguiu ser popular e perdeu, cada vez mais, espaço para a chamada "música jovem" que, esta, sim, tornou-se bem popular. A "Bossa Nova" foi desmilinguindo no Brasil e, hoje, é uma peça de culto mais no Exterior que em nosso país. Corrente da MPB ainda tentou abafar o "rock" dos anos 60 no Brasil através de uma passeata contra a guitarra elétrica pelas ruas do centro de São Paulo, sem sucesso. A MPB de então jamais poderia ser popular com aquelas músicas de festivais ou não, que não tocavam o coração do povo...
Inveja bebê !!! Bossa nova é o que temos de melhor !!
E quem é essa pessoa aí ??
Realmente é um tédio mesmo!
Jucelino Kubitschek era violonista. Dizia que no seu governo tinha o ministério do violão, cujo ministro era o Dilermando Reis.
Jucelino Kubitschek era um culto e visionário e nesse período a música brasileira de qualidade era servida ao povo.
A questão do elitismo não esta no estilo em si, e na tradição elitista do Brasil.
A música erudito no Brasil é extremamente elitizada. Vai em um concerto, sendo pobre e vê como você é tratado.
Sai batendo nas portas dos conservatórios e vê como você vai ser tratado.
Agora se você um um ricão ou um playboy, você não precisa tocar nada e tudo isso estará a sua disposição.
O elitismo é uma coisa da sociedade brasileira. Se todas as pessoas tivessem acesso a educação musical formal, não existiria esse preconceito com as pessoas que não trocam música erudita e Bossa Nova/ Jazz.
O elitismo também existe na música sertaneja, ou será que alguém pensa que os shows do Chitão, do Zezé, Eduardo Costa, Renato Teixeira está disponível para o povo em geral?
Eu sei que não está!
A chamada MPB também é elitizada.
Portanto, a própria configuração social do Brasil que cria essas coisas elitizadas e não o estilo em si.
Duvido se a música erudita fosse ensinada nas escolas desde o ensino fundamental, se existiria o elitismo da música erudita. E isso aplica a qualquer outra coisa, seja na música, no esporte e na formação das carreiras profissionais.
Musico que estuda e é competente, prefere a bossa e o jazz, os 1/2 boca escolhem coisa mais facil
Como se não tivesse elitismo em outros ritmos musicais. Bossa Nova junto com o samba foram as melhores coisas que o Brasil produziu. Tinhorões existem um monte por aí
A Bossa Nova subiu ao morro e roubou o samba
Qualidade leva ao chamado elitismo. Me formei em violão clássico,fui para o jazz,estudei com Toninho Horta,toquei com músicos de outros países.... Aliás, a música do Clube da Esquina é belíssima e sofisticada.Não é elitismo. É bom gosto. Nunca ninguém vai me ver ouvindo Sertanejo,Axé,cantoras de Rede Globo.Estudo de 6 a 8 hrs por dia aos 69 anos.Aliás, sem estudar não tem qualidade. Hoje, estudo piano no Open Studio com Peter Martin,Geoffrey Keezer Fred Hersch e clássico.Toco o dia inteiro e assim vai ser até quando Deus quiser.Este é o meu mundo.E vou voltar pro palco,já,já.Nos anos 60 e 70 se estudava muito. Jovens talentosos,estudiosos e de bom gosto não tem vez.As boas escolas Brasil afora, como a UniRio,despejam talentos todo ano.
Não foi por acaso que o João Gilberto terminou a vida sozinho e falido... o tipo era intragável.
Sujeito insuportável, chato, arrogante, cheio de não me toques.
Quem consegue viver do lado de alguém assim?
Chato é hoje em dia. Porcaria de músicas, porcaria de músicos, muita produção e dinheiro pra tanta falta de talento .
Vinheteiro já alertava sobre isso desde 1960
Esse cara é a perfeita definição de 1d10t4.
kkkkkk
Então não pode criar nenhuma arte rebuscada, com um apelo intelectual, que vai ser taxado de elitista, racista, hipócrita etc.
Ela não fez nenhuma relação direta entre esse aspecto "rebuscado" q vc fala com o elitismo q ela tá apontando. Ou vc não viu o vídeo ou vc teve desonestidade intelectual.
@@dantredogborsa7048 direita da música não gosta de bossa nova.
Em momento algum ela se achou dona da razão, apenas relatou um momento da vida dela e citou por acaso a Bossa Nova. Muita gente se melindrando por nada.
Boa noite. Que legal o comentário da, Silvia, Sobre o Elitismo da, bossa nova. Mas, sempre fomos assim, ( " " tribais ) O pessoal da, bossa nova não gostava do pessoal da, jovem guarda. O pessoal da, jovem guarda, não gostavam do, tropicalismo, sambra era só pra negros......... Agora, nossa musica é a mais rica do mundo por causa da, bossa nova!!
Essa tática de taxar as coisas de elitismo tá destruindo a memória das boas coisas. É óbvio que o funk é um péssimo estilo de música é óbvio que hoje as produções musicais são fúteis. Aí querem nos passar uma ideia de que se não constatarmos o óbvio é pq somos preconceituosos e elitistas...
Caramba, não faz o menor sentido a declaração! A bossa nova tinha gente de todas as classes sociais. Leny Andrade, Baden Powell, João Donato, Johnny Alf e Amilton Godoy eram de classe socioeconômica baixa, só para citar cinco exemplos.
Aí vc pergunta exatamente pra essas pessoas q vc listou e elas confirmam q o ambiente era elitista mesmo... mas quem tá certo é o Piracema...
Bem, nunca li nenhuma dessas confirmações a que você se refere, e sempre me pareceram artistas, não apenas integrados, mas mesmo valorizados dentro do meio bossanovístico. E, claro, aqueles que não conseguiram se integrar se manifestam de forma mais ressentida.
@@Piracema64 Vc não acha estranho q alguém "se manifeste de forma ressentida" exatamente via apontamento de elitismo? Não acha estranho q este elitismo já tenha sido denunciado por outras vezes ao longo dos anos, por pessoas diferentes? Será q todos os "ressentidos" escolheram a mesma via para se manifestarem? É a primeira vez q vc ouve falar sobe o elitismo da bossa nova?
O elitismo da bossa nova se manifestava em duas "frentes": a alta exigência de qualidade artística entre seus membros. Podemos dizer, nesse sentido, que se reuniram, em torno da bossa nova e do samba-jazz, a "elite" dos cantores, compositores e músicos daquele momento.
E, num outro sentido, o elitismo da bossa nova se manifestava na grande ignorância, na quase absoluta inconsciência que grassava entre seus integrantes sobre a realidade política do país naquelas circunstâncias. Mas "elitismo" nesse sentido arrogante que é usado no vídeo, não se tem notícia. A não ser agora.
@@Piracema64 A não ser agora?? Tem certeza?
Pois eu acho a bossa nova o maior barato. Gosto não se discute, se lamenta.😅
A MUSICA SEMPRE FOI DA ELITE. OS MAIORES COMPOSITORES DO CLÁSSICO ERAMGENTE DE ESTIRPE.
Isso NÃO É exclusividade da bossa nova. Existem e já existiram artistas de Rock e do pop que poderiam ser classificados como babacas e insuportáveis. John Lennon, Axl Rose, Bob Dylan, Steven Tyler, Ritchie Blackmore, Yngwe Malmsteen, Prince, Madonna, Mariah Carey e até Freddie Mercury. E isso NADA tem á ver com seus talentos e obras, é uma coisa de personalidade e talvez até mesmo de caráter.
Jovem guarda qualquer um fazia, bossa nova tinha que ter talento.
Era, não. É! Um porre!
Não foi dito nada que não se saiba. Ela viveu, mas a verdade que sempre teve uma "hierarquia " desse pessoal. Alguém lembra o que a galera bossa nova+tropicalha+MPB + e as cabeças da Jovem guarda fizeram com o Wilson Simonal? Porquê ele incomodava o Caetano, Chico, Roberto, Elis, Bossa Nova family e MPB. Ele era puro entretenimento, chamava a atenção, mesmo não estando no mesmo nivel de importância ideológica ou liderança ou até talento para alguns,despertou inveja. Onde estava a empatia dos que se diziam populares? Ele falou besteira e aproveitaram a oportunidade. Todos junto com Cabral , ziraldo e outros fazer o trabalho sujo do cancelamento. Onde estava somos todos populares??
João Donato costumava dizer que a bossa nova não passava de um lenga-lenga. Às vezes, ele preferia uma salsa ou um merengue.
O consumo e o mercado da arte ocidentais sempre foram legislados pela aristocracia. O conceito de bom de gosto é pra dizer: eu sou diferente de você. Apesar do conceito ser o mesmo, hoje apresenta seus correspondentes contemporâneos, regidos por outras elites
Foi disseminada a falacia de que a bossa nova seria uma expressao autentica da culrura nacional criada no pais. No entanto a bossa nova na verdade surgiu nos EUA com a fuzao de jazz e musica latina.
Ah tá !
Quanta bobagem sua , né ?
Tom , Vinicius , Sérgio Mendes etc etc não criaram nada ...
Que abobrinha !
A bossa nova de nacional so tem esse nome que foi dado aqui para um estilo musical que nasceu nos EUA. A farsa é dizer que a bossa foi criada aqui sendo que o pais nem nunca teve tradicao no jazz e isso em nome de um falso nacionalismo.