taaa mas este avião vooa no mundo todo até no tibet vcs tem que aprender que enquanto não sair o relatório final do cenipa não pode dizer nada ainda está muito recente não e um fator isolado que causa o acidente de uma aeronave
Eu adoro esse cara! William existem varios, o Waack só nós aviadores temos para falar o que realmente é entre tantos outros pseudo aviadores que estão a procura apenas de like. Preciso nos comentários! Parabens CNN pelo profissional que tem e Waack, o senhor só nos orgulha em simpatia, conhecimento e real conhecedor de causa! Descansem em paz, aos passageiros e tripulantes!
@@adailsonsilvaazulejista2148 não esqueça, quando você aponta um dedo para o outro você tem 3 DEDOS APONTADOS CONTRA SI, cuidado com isso todos nós temos telhado de vidro.
O Lito só gastou "Perfex™" não dizendo nada sobre o acidente. Deve esta se patrulhando depois do mico que cometeu em Janeito de 2023, quando do acidente com o ATR-72 da Yeti Airlines no Nepal, em que abriu Live e falou que a Live do Indiano que morreu no acidente era fake, e não era.
@@andreysdpinheiro5409 Eu sou negro e nordestino e gosto dele. Todos nós temos os nossos erros e acertos, por isso não devemos apedrejar ninguém. O Lula, é ladrão, corrupto, chefe de quadrilha condenado em várias instâncias e se tornou presidente do Brasil, infelizmente.
Esse relato do Waack leva em consideração coisas que ainda nao tinham sido questionadas. O piloto tinha que sair de uma formacao de gelo em um trafego aéreo congestionado, o risco de acertar outra aeronave também existia. Controlar esses fatores em um curto espaço de tempo é muito complexo.
O piloto deve ter pedido a torre para mudar de altitude por conta da formação de gelo, mas a torre deve ter recusado por conta do tráfego aéreo e no final a aeronave caiu. A torre alega que os pilotos não reportaram a emergência, mas eu acho que a Torre está omitindo essa comunicação pq a decisão de seus operadores deve ter comprometido a segurança do vôo. E se isso aconteceu, a FAB vai tentar influenciar a perícia preliminar do CENIPA, acerca da interpretação do registrado em caixa preta, para que a culpa não recaia na DECEA, que faz parte da FAB.
Pra quem não sabe o sistema de degelo é apenas uma lâmina emborrachada no bordo da asa, que infla para quebrar o gelo enquanto a velocidade do ar atingi os trincos do gelo e desprendem do bordo da asa.
@@jjrepaviões de menor porte, em geral, usam esse sistema que parece um balão que infla pra quebrar o gelo e fazer ele se soltar. Aviões maiores, em geral, usam aquecimento propriamente dito. Tem uma tubulação passando por dentro da asa nas costas do bordo de ataque e até das entradas dos motores. Quando o anti ice é ligado, uma parte do ar quente de dentro da câmara do motor é desviada pra passar por essa tubulação, fazendo o gelo derreter e se soltar com o arrasto do vento. Os dois sistemas têm limites, de acordo com as características de voo pra qual aquele avião é projetado. E é por isso que não se tem só sistemas anti gelo, mas tbm atitudes de voo que são tomadas, pra evitar esse tipo de situação.
Da pra perceber o quanto foi difícil para o WW dá essa entrevista. Ele teve muita empatia pelo o que piloto passou naquele momento, a voz ficou embargada. Para qualquer aeronalta, seja ele amador, profissional ou entusiasta, esse tipo de evento dói muito.
Taí! Agora eu entendi tudo, o que pode ter acontecido nesse acidente. Grande profissional é o Waack! A melhor explicação de todas até agora. Se a CNN achar o meu comentário, vai até aumentar o salão do William Waack.
Curto , preciso e didatico , já assisti horas de videos tentando entender o que é o mais provavel de ter acontecido e ele foi perfeito , só acrescentaria que condições de gelo severas sao por definição condicoes em que o equipamento anti gelo simplesmente nao dao conta do acumulo e nao se pode voar nessas condições, existem cartas meteorológicas que avisam sobre isso , resta saber porque o piloto entrou nessa condição.
Todo mundo que chega em guarulhos como passageiro ja percebeu q eh uma loucura pousar, vc fica dando voltas e voltas. Essa pressão de ter que participar da fila influenciou a decisao e pode ter levado a essa infeliz tragedia. Qdo vamos discutir retirar esse trafego aereo de guarulhos? Aqui em sao jose dos campos temos um aeroporto e pista como alternativa
ESSE SENHOR EXPLICOU TUDO MUITO BEM . 👏👏👏👏 MAIS ME CONVENCEU QUE O BRASIL DEVERIA APOSTAR MUITO MAIS EM TREMS RÁPIDOS ... ( QUE SÃO MUITO MAIS VIÁVEIS NESSE TIPO DE CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ) ...
Congelamento das asas mesmo. As condições eram severas. O que estolou a aeronave foi gelo na asa, e um estol desse em velocidade e altura de cruzeiro é certeiro que a queda será verticalizada em "parafuso chato". A solução improvável seria a mudança do centro de gravidade do avião, forçando o bico dele para baixo e saindo do giro plano, mas isso só seria possível se todos a bordo fossem juntos para a parte frontal da aeronave, ou seja, impossível aos tripulantes naquele momento de queda livre orquestrar um comando desses.
CADA VEZ MAIOR A NECESSIDADE DE IA NO TRÁFEGO AÉREO. Como o controlador e o piloto preverem todas as variáveia de um vôo em ambiente super congestionado?
Eu também não gosto de avião. O fato de existir um percentual de chances de problemas que resultam em queda e morte, mesmo pequeno, ora mim é ofensivo e desrespeitoso, porque se sabe que alguém será contemplado em algum momento, cedo ou tarde Cabe observar que não é iate acidente como algo por acaso e inevitável. E sim incidente! Uma série de fatores que levam sempre a amerros humanos, seja por exploração sobre o piloto ou o eletricista ou na própria fabricação e manutenção. Se eu pudesse viajar o mundo, o faria de navio. Também não é 100% seguro, mas mesmo numa colapso, ainda se tem a chance de sobrevivência por botes e coletes. Não seria impossível inventar um sistema automático onde o avião abrisse a parte superior e lançasse os assentos numa altura segura e eles abrissem um paraquedas na hora, mesmo com o passageiro desacordado. Seria uma chance a maism Improvável ou muito custoso? Talvez. Mas a sua vida vale algum valor?
passou do lado de Viracopos e caiu 15km depois....voou 2 , 3 minutos e caiu......se tivesse descido em Viracopos , talvez o acidente não teria acontecido.
Eu fico imaginando aqui os aviões no Canadá que já saem da pista congelados pois muitas vezes está fazendo -50 graus na pista antes de decolar e aí faz como?! Como não caí avião nenhum?! Deve ser pq aqui eles não aceitam comprar aviões que não tem um poder de desgelo muito bom daqueles que salvam vidas por exemplo, se não cairia todo avião que aqui decolasse! Por favor Brasil, acho que esse sistema deveria ser era banido que absurdo!!! Não deu para descongelar a tempo?! Como assim? Será minha ignorância então?! Eu não confio mais viajar em avião no Brasil, será que vou ter que perguntar no check in se tem pneu de step extra?! Se os tubos de gelo estão bons?! Se os amortecedores das asas de borracha anti gelo estão em dia?! Será que tenho que fazer a lista e perguntar antes de embarcar no Brasil?! Eu eih! Acho tudo isso muito bizarro isso sim!!!
o piloto pediu para o controle para descer pois tinha formação de gelo, o controle negou. Isso sairá depois na caixa preta. Outros pilotos da fonia ouviram
Vc tá de brincadeira? Lito além de piloto de avião de pequeno porte tbm foi mecânico de aviação nas maiores companhias do país, e tbm trabalhou na British Airways. Waack é apenas um piloto amador, ele mesmo falou no vídeo.
O Lito sabe muito mas, existem outras pessoas tbm saibam, portando fofoqueiros de plantão não vamos desmerecer e, ficar comparando o conhecimento das oessias falastroes de plantão.
Tenho algumas dúvidas que ainda não ouvi respostas sobre, esse avião em específico (ATR) segundo os especialistas tem dificuldade com o mecanismo de desgelo, não é possível uma atualização desse sistema? Esse sistema não é considerado um item de segurança? Como o item muda de uma aeronave para outra?
ATR 72 é fabricado desde 1980. Vc acha msm que nunca teve uma atualização? Inclusive esse que caiu era um ATR 72-500. Ou seja, a quinta versão desse modelo. Todo sistema tem seu limite, que precisa ser monitorado e respeitado. Independente de ser um avião pequeno ou grande, se vc deixar passar do limite que o sistema comporta, vc vai passar por dificuldade. E outra, como foi falado no vídeo, não é só o sistema anti gelo, tem medidas de voo que podem ser tomadas pra se livrar do gelo tbm. A questão é saber se os pilotos ao menos perceberam que a situação tinha ficado tão séria pra chegar onde chegou.
Ou vindo essas explicações só me reforça a ideia de viajar de avião só em último caso porque tem gente que aida acha que é a viagem mais segura devido os índices de acidentes mais quando acontece um acidente de onibus por exemplo e agente fica sabendo tem sempre esperança de ter sobreviventes mais avião a esperança é zero só por um milagre mesmo
Inadmissível responsabilizar o piloto por essa trágica ocorrência sem haver uma investigação séria, honesta e profunda por parte dos órgãos competentes, quanto à revisão severa, pela empresa, dos equipamentos e dispositivos de segurança, de controle e de alerta da aeronave, que deveriam ser acionados no caso de risco para a navegação.
Resumindo pra quem não entendeu , o piloto não podia sair da rota senão poderia atingir outro avião, e a disciplina deles não permite , então teria que continuar mesmo sabendo que iriam morrer
O mais surpreendente é que nenhum deles menciona o princípio de Bernoulli ou os tubos de Pitot. O princípio de Bernoulli explica como o gelo compromete a sustentação ao alterar o fluxo de ar sobre as asas. Os tubos de Pitot, se obstruídos pelo gelo, podem fornecer leituras incorretas de velocidade, levando a decisões de voo que podem induzir a um stall. Essas influências físicas e técnicas, em conjunto, demonstram como a formação de gelo é um fator crítico no risco de stall. Mas, certamente, é mais fácil e vantajoso para a mídia apresentar informações imprecisas e superficiais ao público. Felizmente, temos o CENIPA, composto por pessoas sérias e com formação sólida em suas áreas de atuação. O jornalismo no Brasil é lamentável.
E quando entra em flat spin porque uma das asas perdeu a sustentação, esse ATR tem o Profundor no topo em forma de T, longe da região onde sopra o máximo de ar das hélices, dificultando baixar o bico para mergulhar para ganhar velocidade ,
@@harpiaamazon Exatamente! A configuração em "T" do estabilizador horizontal do ATR pode dificultar a recuperação de um flat spin porque o profundor pode não receber fluxo de ar suficiente para ser eficaz na tentativa de baixar o nariz da aeronave e aumentar a velocidade.
@@jjrep Amigo, o flat spin é uma situação perigosa onde o avião gira descontroladamente em torno do eixo vertical, com o nariz quase nivelado ou um pouco inclinado para baixo. Esse tipo de giro é difícil de corrigir porque o movimento é muito estável e não pode ser facilmente interrompido com os controles normais. Quando uma das asas do avião perde sustentação, pode ocorrer uma rotação descontrolada chamada stall assimétrico. Isso acontece quando uma asa estola (perde sustentação) antes da outra, causando um desequilíbrio que faz o avião girar. Se não for corrigido rapidamente, isso pode levar a um flat spin. No ATR, o estabilizador horizontal (também chamado de profundor) está montado no topo da cauda, formando um "T". Esse design ajuda a manter o estabilizador fora do ar turbulento gerado pelas asas e motores, o que é bom para voar normalmente. No entanto, esse design pode ser um problema em certas situações: * Fluxo de Ar sobre o Profundor: Quando o avião está em um flat spin ou em um ângulo muito inclinado, o ar das hélices pode não alcançar bem o profundor. Isso faz com que o profundor não consiga controlar efetivamente o nariz do avião. * Recuperação de um Flat Spin: Para sair de um flat spin, o piloto precisa reduzir a rotação e inclinar o nariz para baixo para ganhar velocidade. Isso ajuda a recuperar o controle. Porém, como o profundor está alto e longe do fluxo das hélices, ele pode não responder bem aos comandos. Isso torna mais difícil baixar o nariz do avião e ganhar velocidade suficiente para sair do flat spin.
O melhor relato que ouvi até o momento, foi esse do W.Waack
Vdd!!!
Waack é outro nível, muito crânio, o cara sabe tudo sobre tudo
taaa mas este avião vooa no mundo todo até no tibet
vcs tem que aprender que enquanto não sair o relatório final do cenipa não pode dizer nada ainda está muito recente
não e um fator isolado que causa o acidente de uma aeronave
@@flautastransverssalbrasil boa noite amigão concordo com vc mais tudo indica e leva pro jelo
Waack tem formação como piloto de aeronaves
William Waack é excelente, a melhor explicação que eu vi até agora
Eu adoro esse cara! William existem varios, o Waack só nós aviadores temos para falar o que realmente é entre tantos outros pseudo aviadores que estão a procura apenas de like. Preciso nos comentários! Parabens CNN pelo profissional que tem e Waack, o senhor só nos orgulha em simpatia, conhecimento e real conhecedor de causa! Descansem em paz, aos passageiros e tripulantes!
Piloto/racista 😂
@@adailsonsilvaazulejista2148 Ninguém é santo amigo, muito menos você que fica aí julgando os outros.
@@adailsonsilvaazulejista2148Qi 83
@@adailsonsilvaazulejista2148 não esqueça, quando você aponta um dedo para o outro você tem 3 DEDOS APONTADOS CONTRA SI, cuidado com isso todos nós temos telhado de vidro.
@@pcmc4662 eu não kkk
Porra o cara alem de jornalista e piloto, o cara e brabo
Minha solidariedade aos familiares dos mortos, nesse terrível desastre aéreo!!
Nossa , não sabia que ele era conhecedor da Aviação que era piloto . Bela explicação .
Muito boa explicação Waack!!! Quem dera tivéssemos mais repórteres aviadores como você.
Explicou muito melhor que o Lito e aquele outro la ,grande william
O Lito só gastou "Perfex™" não dizendo nada sobre o acidente.
Deve esta se patrulhando depois do mico que cometeu em Janeito de 2023, quando do acidente com o ATR-72 da Yeti Airlines no Nepal, em que abriu Live e falou que a Live do Indiano que morreu no acidente era fake, e não era.
Melhor explanação que eu vi até agora.
Caraca ja admirava o Waack, o cara manja dos pilote, admiro ainda mais,
Deu pra perceber que Waack tá emocionado.
Esse Waack é racista mano tem um vídeo dele falando mal de negro na Globo 🤝🏼🤝🏼👍🏼
@@andreysdpinheiro5409e vc deve ser maconheiro mano!!
@@andreysdpinheiro5409deixa de ser idiota cara.
@@andreysdpinheiro5409e?
@@andreysdpinheiro5409 Eu sou negro e nordestino e gosto dele. Todos nós temos os nossos erros e acertos, por isso não devemos apedrejar ninguém. O Lula, é ladrão, corrupto, chefe de quadrilha condenado em várias instâncias e se tornou presidente do Brasil, infelizmente.
William Waack excelente esclarecimento. A melhor explanação sobre o assunto até então. Super didático. Não sei se é mas seria um excelente professor.
William Waack excelente explanação! Estava emocionado relatando como um pilotode avião! Um baita profissional.
Lamentável. Foram pouquíssimos minutos sem ter o que fazer. Triste demais e angustia. Sofrimento das vítimas.
William deu um show nos especialistas em aviação, melhor explicação sobre o problema do gelo. 👏🏻👏🏻
Acionar os trens de pouso e descer os flapes poderiam ajudar o avião a sair deste parafuso chato?
Esse relato do Waack leva em consideração coisas que ainda nao tinham sido questionadas. O piloto tinha que sair de uma formacao de gelo em um trafego aéreo congestionado, o risco de acertar outra aeronave também existia. Controlar esses fatores em um curto espaço de tempo é muito complexo.
Aí não falou só um jornalista mais sim um ser humano conhecedor da situação
Explanação honesta .
Parabéns pela explicação simples e coerente.
Meus sentimentos aos familiares das vítimas.
Excelente explicação!
O piloto deve ter pedido a torre para mudar de altitude por conta da formação de gelo, mas a torre deve ter recusado por conta do tráfego aéreo e no final a aeronave caiu.
A torre alega que os pilotos não reportaram a emergência, mas eu acho que a Torre está omitindo essa comunicação pq a decisão de seus operadores deve ter comprometido a segurança do vôo.
E se isso aconteceu, a FAB vai tentar influenciar a perícia preliminar do CENIPA, acerca da interpretação do registrado em caixa preta, para que a culpa não recaia na DECEA, que faz parte da FAB.
Pra quem não sabe o sistema de degelo é apenas uma lâmina emborrachada no bordo da asa, que infla para quebrar o gelo enquanto a velocidade do ar atingi os trincos do gelo e desprendem do bordo da asa.
Qual a diferença do sistema de desgelo do ATR para outras aeronaves? Os especialistas dizem que o sistema do ATR é mais vulnerável.
@@jjrepaviões de menor porte, em geral, usam esse sistema que parece um balão que infla pra quebrar o gelo e fazer ele se soltar. Aviões maiores, em geral, usam aquecimento propriamente dito. Tem uma tubulação passando por dentro da asa nas costas do bordo de ataque e até das entradas dos motores. Quando o anti ice é ligado, uma parte do ar quente de dentro da câmara do motor é desviada pra passar por essa tubulação, fazendo o gelo derreter e se soltar com o arrasto do vento. Os dois sistemas têm limites, de acordo com as características de voo pra qual aquele avião é projetado. E é por isso que não se tem só sistemas anti gelo, mas tbm atitudes de voo que são tomadas, pra evitar esse tipo de situação.
@@chuno99 obrigado!
Sempre muito acertivo e coerente quando se trata de assuntos aeronauticos.
Matéria muito boa. Padrão primeiro mundo. O W Waak é piloto além de ser jornalista. Parabéns!
Da pra perceber o quanto foi difícil para o WW dá essa entrevista. Ele teve muita empatia pelo o que piloto passou naquele momento, a voz ficou embargada. Para qualquer aeronalta, seja ele amador, profissional ou entusiasta, esse tipo de evento dói muito.
Uma tragédia!! 😢😢😢😢 Deus conforte as famílias.
👏 que explicação!
O piloto deve ter tentado, mas não conseguiu reverter. Muito complicado!! Triste 😢
Waack é um baita jornalista.
William Waack está de parabéns,ele falou tudo que o Lito acabou de falar em um vídeo recente,sinal sinal que teve uma boa aula.
William Waack é excelente. Pessoa é inteligente e ainda é piloto hehe
espetacular a explicação parabéns!
Taí! Agora eu entendi tudo, o que pode ter acontecido nesse acidente. Grande profissional é o Waack! A melhor explicação de todas até agora. Se a CNN achar o meu comentário, vai até aumentar o salão do William Waack.
Melhor explicação didática pra td mundo entender.
Waack é fera, direto vem aqui na minha cidade São Joaquim da Barra, no aeroporto.
Curto , preciso e didatico , já assisti horas de videos tentando entender o que é o mais provavel de ter acontecido e ele foi perfeito , só acrescentaria que condições de gelo severas sao por definição condicoes em que o equipamento anti gelo simplesmente nao dao conta do acumulo e nao se pode voar nessas condições, existem cartas meteorológicas que avisam sobre isso , resta saber porque o piloto entrou nessa condição.
Todo mundo que chega em guarulhos como passageiro ja percebeu q eh uma loucura pousar, vc fica dando voltas e voltas. Essa pressão de ter que participar da fila influenciou a decisao e pode ter levado a essa infeliz tragedia. Qdo vamos discutir retirar esse trafego aereo de guarulhos? Aqui em sao jose dos campos temos um aeroporto e pista como alternativa
Seu feijão está queimando no fogão, corre!!
Excelente explicação , extremamente didático e objetivo!!!
Excelente explicação! Grande profissional.
ESSE SENHOR EXPLICOU TUDO MUITO BEM . 👏👏👏👏
MAIS ME CONVENCEU QUE O BRASIL DEVERIA APOSTAR MUITO MAIS EM TREMS RÁPIDOS ...
( QUE SÃO MUITO MAIS VIÁVEIS NESSE TIPO DE CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS ) ...
Congelamento das asas mesmo. As condições eram severas. O que estolou a aeronave foi gelo na asa, e um estol desse em velocidade e altura de cruzeiro é certeiro que a queda será verticalizada em "parafuso chato". A solução improvável seria a mudança do centro de gravidade do avião, forçando o bico dele para baixo e saindo do giro plano, mas isso só seria possível se todos a bordo fossem juntos para a parte frontal da aeronave, ou seja, impossível aos tripulantes naquele momento de queda livre orquestrar um comando desses.
CADA VEZ MAIOR A NECESSIDADE DE IA NO TRÁFEGO AÉREO.
Como o controlador e o piloto preverem todas as variáveia de um vôo em ambiente super congestionado?
Parabéns wv vc explica muito bem!! Ha eu não sabia que vc é piloto
Eu também não gosto de avião.
O fato de existir um percentual de chances de problemas que resultam em queda e morte, mesmo pequeno, ora mim é ofensivo e desrespeitoso, porque se sabe que alguém será contemplado em algum momento, cedo ou tarde
Cabe observar que não é iate acidente como algo por acaso e inevitável. E sim incidente! Uma série de fatores que levam sempre a amerros humanos, seja por exploração sobre o piloto ou o eletricista ou na própria fabricação e manutenção.
Se eu pudesse viajar o mundo, o faria de navio. Também não é 100% seguro, mas mesmo numa colapso, ainda se tem a chance de sobrevivência por botes e coletes.
Não seria impossível inventar um sistema automático onde o avião abrisse a parte superior e lançasse os assentos numa altura segura e eles abrissem um paraquedas na hora, mesmo com o passageiro desacordado. Seria uma chance a maism
Improvável ou muito custoso? Talvez. Mas a sua vida vale algum valor?
WW é sempre conhecimento!
passou do lado de Viracopos e caiu 15km depois....voou 2 , 3 minutos e caiu......se tivesse descido em Viracopos , talvez o acidente não teria acontecido.
Eu fico imaginando aqui os aviões no Canadá que já saem da pista congelados pois muitas vezes está fazendo -50 graus na pista antes de decolar e aí faz como?! Como não caí avião nenhum?! Deve ser pq aqui eles não aceitam comprar aviões que não tem um poder de desgelo muito bom daqueles que salvam vidas por exemplo, se não cairia todo avião que aqui decolasse! Por favor Brasil, acho que esse sistema deveria ser era banido que absurdo!!! Não deu para descongelar a tempo?! Como assim? Será minha ignorância então?! Eu não confio mais viajar em avião no Brasil, será que vou ter que perguntar no check in se tem pneu de step extra?! Se os tubos de gelo estão bons?! Se os amortecedores das asas de borracha anti gelo estão em dia?! Será que tenho que fazer a lista e perguntar antes de embarcar no Brasil?! Eu eih! Acho tudo isso muito bizarro isso sim!!!
Pela forma súbita como o avião caiu, o piloto não deve ter nem tido tempo de entender o que aconteceu. O avião simplesmente virou uma pedra 🪨
o piloto pediu para o controle para descer pois tinha formação de gelo, o controle negou. Isso sairá depois na caixa preta. Outros pilotos da fonia ouviram
@@Roberto_Reefprovavelmente pq tinha tráfego passando abaixo dele.
Eu nunca ouvi falar desse gelo
Pra quem acha que o Lito entende do assunto não conhece o Willian Wack.
Vc tá de brincadeira? Lito além de piloto de avião de pequeno porte tbm foi mecânico de aviação nas maiores companhias do país, e tbm trabalhou na British Airways. Waack é apenas um piloto amador, ele mesmo falou no vídeo.
O Lito sabe muito mas, existem outras pessoas tbm saibam, portando fofoqueiros de plantão não vamos desmerecer e, ficar comparando o conhecimento das oessias falastroes de plantão.
não sei se você sabe o Lito foi piloto profissional aqui no Brasil na Varig e depois foi pilotou muitos anos na United Airlines.
Waack foi sansacional.
Deu aula!
Tenho algumas dúvidas que ainda não ouvi respostas sobre, esse avião em específico (ATR) segundo os especialistas tem dificuldade com o mecanismo de desgelo, não é possível uma atualização desse sistema? Esse sistema não é considerado um item de segurança? Como o item muda de uma aeronave para outra?
ATR 72 é fabricado desde 1980. Vc acha msm que nunca teve uma atualização? Inclusive esse que caiu era um ATR 72-500. Ou seja, a quinta versão desse modelo. Todo sistema tem seu limite, que precisa ser monitorado e respeitado. Independente de ser um avião pequeno ou grande, se vc deixar passar do limite que o sistema comporta, vc vai passar por dificuldade. E outra, como foi falado no vídeo, não é só o sistema anti gelo, tem medidas de voo que podem ser tomadas pra se livrar do gelo tbm. A questão é saber se os pilotos ao menos perceberam que a situação tinha ficado tão séria pra chegar onde chegou.
Explicação corretíssima!
Muito triste 😢
Resumindo: o cara nao seguiu o protocolo que se esperava de um piloto comercial , certo?
Então foi erro dos pilotos? Pq no radar mostra que ele subiu ao invés de descer
Eu nem sabia que ele era piloto Também, 😊
Ou vindo essas explicações só me reforça a ideia de viajar de avião só em último caso porque tem gente que aida acha que é a viagem mais segura devido os índices de acidentes mais quando acontece um acidente de onibus por exemplo e agente fica sabendo tem sempre esperança de ter sobreviventes mais avião a esperança é zero só por um milagre mesmo
Sensacional WW .
deu aula
Melhor explicação ! Parabéns
explicou melhor que litro
Queria ter um filho assim.
Wilian é piloto de Baron.
o willian waack tem carteira e ja teve até aviao
WW maravilhosa
Rapaz o william majan muito
Inadmissível responsabilizar o piloto por essa trágica ocorrência sem haver uma investigação séria, honesta e profunda por parte dos órgãos competentes, quanto à revisão severa, pela empresa, dos equipamentos e dispositivos de segurança, de controle e de alerta da aeronave, que deveriam ser acionados no caso de risco para a navegação.
Ninguém está culpando. Um único fator não derruba um avião, issso é uma máxima da avião. Sempre se tem um conjunto de fatores, uma soma.
Waack é piloto , não?
Resumindo pra quem não entendeu , o piloto não podia sair da rota senão poderia atingir outro avião, e a disciplina deles não permite , então teria que continuar mesmo sabendo que iriam morrer
Falou tudo errado, parabéns.
Pelo que vc diz seria uma disciplina meia kamikaze
Waack sempre cirúrgico. Passei a gostar de aviação quando ele explicou o acidente da chapecoense
WW é outro nível ! Aprendam Sakamotos, Constantinos, Josias, Nunes , etc
O PT já colocou a culpa em Bolsonaro?
Se tivesse declarado mayday essa tragédia não teria acontecido, o piloto tentou resolver como se fosse algo leve e não deu conta da situação.
O mais surpreendente é que nenhum deles menciona o princípio de Bernoulli ou os tubos de Pitot. O princípio de Bernoulli explica como o gelo compromete a sustentação ao alterar o fluxo de ar sobre as asas. Os tubos de Pitot, se obstruídos pelo gelo, podem fornecer leituras incorretas de velocidade, levando a decisões de voo que podem induzir a um stall. Essas influências físicas e técnicas, em conjunto, demonstram como a formação de gelo é um fator crítico no risco de stall.
Mas, certamente, é mais fácil e vantajoso para a mídia apresentar informações imprecisas e superficiais ao público. Felizmente, temos o CENIPA, composto por pessoas sérias e com formação sólida em suas áreas de atuação.
O jornalismo no Brasil é lamentável.
E quando entra em flat spin porque uma das asas perdeu a sustentação, esse ATR tem o Profundor no topo em forma de T, longe da região onde sopra o máximo de ar das hélices, dificultando baixar o bico para mergulhar para ganhar velocidade ,
Continuem explanando, por favor.
@@harpiaamazon Exatamente! A configuração em "T" do estabilizador horizontal do ATR pode dificultar a recuperação de um flat spin porque o profundor pode não receber fluxo de ar suficiente para ser eficaz na tentativa de baixar o nariz da aeronave e aumentar a velocidade.
@@jjrep Amigo, o flat spin é uma situação perigosa onde o avião gira descontroladamente em torno do eixo vertical, com o nariz quase nivelado ou um pouco inclinado para baixo. Esse tipo de giro é difícil de corrigir porque o movimento é muito estável e não pode ser facilmente interrompido com os controles normais.
Quando uma das asas do avião perde sustentação, pode ocorrer uma rotação descontrolada chamada stall assimétrico. Isso acontece quando uma asa estola (perde sustentação) antes da outra, causando um desequilíbrio que faz o avião girar. Se não for corrigido rapidamente, isso pode levar a um flat spin.
No ATR, o estabilizador horizontal (também chamado de profundor) está montado no topo da cauda, formando um "T". Esse design ajuda a manter o estabilizador fora do ar turbulento gerado pelas asas e motores, o que é bom para voar normalmente.
No entanto, esse design pode ser um problema em certas situações:
* Fluxo de Ar sobre o Profundor: Quando o avião está em um flat spin ou em um ângulo muito inclinado, o ar das hélices pode não alcançar bem o profundor. Isso faz com que o profundor não consiga controlar efetivamente o nariz do avião.
* Recuperação de um Flat Spin: Para sair de um flat spin, o piloto precisa reduzir a rotação e inclinar o nariz para baixo para ganhar velocidade. Isso ajuda a recuperar o controle. Porém, como o profundor está alto e longe do fluxo das hélices, ele pode não responder bem aos comandos. Isso torna mais difícil baixar o nariz do avião e ganhar velocidade suficiente para sair do flat spin.
90% de quem assistiu não entendeu o que ele explicou, imagina se ele colocasse o principio de Bernoulli no meio, iriam entender menos.
Especialista em aeronáutica tbm...sei...igual a politica encima do muro caindo pra esquerda
Amigo, corrigi Santos Dumont. Ele disse o homem pode voar. Mas não deve! A aeronáutica é ecologigicamente insustentável.
Logo a engenharia resolverá esta questão.
@@josemauricioferreiraneto585 Há uma questão energética. Não há suporte a aeronáutica sem respaldo petrolifero que cujo uso irá nos inviiálizar.
@@edsonbarrossantos4213 Mas você não acredita que no futuro a tecnologia não desenvolverá alguma fonte energética limpa para a aeronáutica?
Filosofia notável 😂😂😂😂