Sou filha do Roberto Cerqueira Cesar. Muito obrigada pelo vídeo. Que esta casa não se perca pelo pouco caso das autoridades para com a nossa história. Não tive a oportunidade de conhece-la, mas me lembro de meu pai falando das obras que eram encomendadas pela familia Gomes. Também se tornou amigo do sr Clemente e Severo Gomes.
Trabalhei 13 anos no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, local da residência. Meu sonho é que este local abrigue um grande centro de educação ambiental. Sempre fechada, mesmo quando fizeram reformas (para deixá-la vazia). Sem uso, para que manutenção contante? Não é? Uma pena!
Muito obrigado, Lucila, que honra ter voce aqui! Tomara que o barulho do video chegue ate a prefeitura de SJ Campos, so com muita pressao mesmo. Obrigado!
São Paulo nas Alturas é uma terapia. Conhecimento e beleza na forma de viver os espaços sem distinção. O menos é mais, o simples é arrojado, e o nostálgico é novidade. Parabéns, Raul. Sou formado em Publicidade & Propaganda, mas sempre fui apaixonado por arquitetura.
Sem dúvidas esse é um dos melhores canais que eu descobri nos últimos meses. Adoro as críticas ácidas e realistas desse cara. "Casas que parecem clínicas odontológicas, caixotão' 😂
Eu tenho 81 anos de idade,quando tinha 13 anos trabalhava numa lavanderia em Santana algumas vezes ia ate a residência dos Olivio Gomes pegar roupas para a lavanderia... naquela época eu ficava deslumbrado com a residência e os parques no seu entorno... observem os detalhes em madeiras esquadrilhas e alvenaria... hoje e uma residência moderna imagine a +- 70 anos.
Há 34 anos vim morar em Madri e fui trabalhar com um casal de arquitetos, ela era paisagista, professora na Politécnica. Quando soube que eu era brasileira começou a me falar da sua grande admiração por Burle Marx, enumerou obras, descreveu as excelencias… e eu, morrendo de vergonha porque só sabia dele que tinha feito um comercial de inseticida para plantas… por ela é que eu soube que tinha desfrutado, em São Paulo, de muitas das suas composições sem ter ideia do autor… com ela aprendi a olhar e enxergar!
Sou corretor de imóveis, e descobrir esse canal a coisa de uns 4 dias atrás, foi um achado na minha vida. Estou colhendo informações de ouro, que estão me fazendo entender mais a respeito de arquitetura.
Morei alguns anos em SJC. O Parque da cidade onde se localiza a casa é muito bonito e bem conservado. Passei algumas vezes em frente a casa de Olvio e sempre achei belissima e arrojada, mesmo sem nenhuma informação divulgada. Raul, foi preciso na diagnóstico da mentalidade de cidade em SJC. Cidade média, rica, mas com urbanismo malufista. Ah quem valorize ir inclusive, na pastelaria famosa que leva o nome deste personagem em Campos do Jordão. Isso diz muito.
Verdade. Morei 3 anos em SJC e ia quase todos os fins de semana no Parque da Cidade, onde fica essa bela casa. É um absurdo a ideia de privatizar essa parque! Querem fazer até um centro equestre enorme dentro do parque! @@mariajoseacedodelolmo8969
Sou de São José dos Campos e não saio do parque Roberto Burle Max (vulgo parque da cidade e ex Fazenda de Olívio Gomes junto a Tecelagem Parahyba), ele na verdade MOROU nessa casa. Esse é o parque urbano mais bonito de todo o Vale do Paraíba e a vista dessa casa para o lago é um charme, tive oportunidade de conhecer uma vez (raramente fica aberta ao público). Particularmente amo esse lugar e daria um rim para morar nessa residência. Obs: Severo Gomes (filho do Olívio Gomes) foi o Senador que estava junto com Ullysses Guimarães no helicóptero que caiu em Angra dos Reis, lendas urbanas dizem que já viram Ullyses visitando essa fazenda em sua época. Sobre sua análise sobre SJC, concordo 100% com você, as pessoas da cidade só lotam esse parque quando ocorrem eventos gastronômicos ou shows sertanejos. A cidade em si está infestada de prédios e condomínios, os bairros perderam identidade, isso é estranho em uma cidade de médio/grande porte, o povo é viciado em shoppings e fora Isso, somente bares (a cidade não é cosmopolita) e isso é triste.
Perfeita a sua análise. Morei em SJC e tenho familiares lá. A cidade já foi excelente, agora está entregue à especulação imobiliária corrupta e destruidora. Aos poucos estão acabando com a cidade. É quase um milagre que um parque como o Vicentina Aranha não tenha virado um lixo como o Aquarius, com prédios colados, sem qualquer planejamento. Mas é claro que um bandido como Joaquim Belivacqua, um dos maiores corruptos da região e felizmente falecido, conseguiu construir um prédio totalmente ilegal bem na frente do parque. A cidade foi muito fértil em bandidos como Roberto Marinho e tantas outras excrescências. É também surpreendente que ainda não infestaram o banhado de condomínios e nem o parque da cidade. Estive no parque da cidade recentemente e felizmente estava vazio. Se ficar um local mais visitado, algum político resolverá destruir e construir um estádio de futebol novo no local ou mais um shopping center. Mas a cidade sempre foi ruim culturalmente. É uma cidade elitizada e nossa elite é burra, tosca e ignorante, portanto basta encher a cidade de shopping centers que fica tudo bem.
Trabalhei por alguns anos na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que ocupa antigos galpões da Tecelagam Parahyba, e convivi de perto com o triste descaso da Fundação e da prefeitura de São José dos Campos, com essa obra-prima e com o imenso - e vazio - Parque Burle Marx. Você resumiu perfeitamente: não conhecemos nossos tesouros, ninguém se importa.
Nao sei o que sugerir além de que vc falou. É um espaço privilegiado .que demanda um.custo para mantê-lo. Para o sr Olivo fez todo o sentido, atendeu à sua condição de rico e realizazou talvez sonhos, desejos mas para os tempos atuais, como residência parece não se enquadrar ...para veraneio talvez as pessoas de muitas posses , prefiram viajar para paraisos midiáticos a escolher cantos de refúgio de silencio, de natureza...enfim... Acho que um.uso sociocultural para esse espaço seria de bom.tamanho!!
@@mariaednaaraujolima6496 uma vez me hospedei na fazenda Vargem Grande, que é da família e hoje recebe turistas, vi muitas fotografias da época que a família morava nesta casa, parece que faziam "festas de arromba" por lá!!! Queria.... 😅
Concordo plenamente! Nossa cidade está no caminho oposto ao desenvolvimento realmente inteligente. Aqui colocam a questão da inteligência apenas em tecnologias nem sempre positivas. A supressão de árvores chega a ser um ato que deveria ser criminalizado.
Sou advogado já aposentado e dentre outras minhas paixão , destacam arquitetura, urbanismo, engenharia e construção. Já construi várias casas, bem mais modesta. Essa é sua história me levou às lágrimas. " Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar....um bom sonho pra você e um alegre despertar. Conheci e me lembro muito dessa melodia e do singelo e delicado desenho que ilustrava a propaganda. Mas não conhecia a história por trás de uma importante empresa brasileira. Muito obrigado pelo seu brilhante trabalho.
Maravilhosa mesmo! Poderia ser um memorial do modernismo com exposição, cursos e palestras além da mostra que citou.Torcendo aqui pra ser restaurada e aberta ao público ❤
Estou envelhecendo e virou meu objetivo de vida ter uma casa com cara de casa, com cor, diferentes formas e muita natureza. Essa parede com diferentes azulejos azuis ganhou meu coração
Em 2023, teve o curso da International Space University de Estudos Espaciais em SJC e a recepção dos cerca de 100 alunos estrangeiros foi um brunch nesta casa! Foi muito legal mostrar o que o Brasil sabe (ou sabia) fazer de melhor!
Morei em Sjcampos de 2000 a 2014 Nas diversas vezes em que fui ao parque da cidade - onde fica essa linda casa - eu tinha sempre a expectativa de poder entrar nela. Nunca tive essa oportunidade. Fiquei triste de vê-la nesse estado. São José dos Campos precisa urgentemente ver esse episódio(poder público) Obrigado por trazer algo tão familiar para mim sob sua ótica.
Eu faria uma casa de chá, com exposições de artes plásticas, apresentação de música de câmara, podendo ser ainda usada para cerimônias como casamentos, aniversários etc. Substituiria as telhas de amianto. ... " um bom sono pra você e um alegre despertar!". Bons tempos. Era a propaganda do Repórter Esso.
A propaganda da Esso: "Só Esso dá ao seu carro o máximo, só Esso dá ao seu carro o máximo; Só Esso dá ao seu carro o máximo; veja o que Esso faz! Só Esso extra! Extra!" hahahahahaaaa...
Sou super fã dos seus vídeos. Você esta resgatando a história esquecida da arquitetura brasileira. Parábens pelo jornalismo belíssimo que você faz com imensa maestria.
Raul, em 2018 eu e o Baixo estivemos em SJC fazendo exposição e palestras no Senai, passamos alguns dias . Ninguém nos falou dessa casa, do parque. Fiquei possessa quando voltei pra SP e descobri a casa pelos colegas arquitetos. A casa é totalmente ignorada enquanto marco cultural, turístico e arquitetônico!!! Eu conheci muito o Severo Gomes, amigo de meu pai (o Rebolo também) e teria a-d-o-r-a-d-o conhecer a casa!! ignorada, esquecida....
Ahhh Raul, que alegria você na minha cidade, que surpresa!! Me sinto como se tivesse feito uma crítica da minha casa 😅😅 brincadeiras à parte... Realmente esta casa é linda, o parque todo é lindo, confesso que não vou nesta parte do parque há uns 2 anos, o motivo, uma infestação de carrapato estrela, antes deles o parque era muito vivo, especialmente aos finais de semana, muitas famílias e piqueniques, ensaios fotográficos... há alguns anos houve uma reforma na casa, cheguei a visitá-la vazia mesmo, na parte de baixo fizeram uma pequena biblioteca de livros infantis, não durou muito. Já alí no Pavilhão Gaivota costuma ter muitos eventos, geralmente feiras regionais com artesanato, música e comidas típicas, grandes shows acontecem também. Ao lado, nas antigas instalações da fábrica funcionam algumas repartições públicas, o Fundo Social, o Projeto Guri, a querida Fundação Cassiano Ricardo, que oferece cursos livres, exposições e shows bem agradáveis, e tem também um espaço para apresentações de teatro e música ao ar livre perto da Residência Olivo Gomes. Não estou defendendo não!! 😅😅 É preciso fazer muito e caprichar na divulgação, se não o povo não aparece mesmo. Sobre a cidade, concordo com sua opinião sobre os novos edifícios e condomínios pouco inspirados, longas avenidas sem vida e da Ponte Estaiada, que é um tanto inútil, mas que serviu para exaltar a vaidade do Felício. 😅 Minha casa é de 1984, moro nela há 13 anos, projeto do arquiteto Damas Cintra, acho muito bonita, porém acredito que era para ser uma casa de esquina e foi construída no meio do quarteirão, uma pena. Enfim, obrigada pela visita, se tivesse avisado, vinha tomar um café aqui em casa 😄 Na próxima, visite o Parque Vicentina Aranha também, abraços! ❤️
Raul, seu canal é incrível! Parabéns pela iniciativa. Assistindo ao vídeo, lembrei do seu comentário: “precisamos dar um novo uso ao que já existe, ao invés de ficar criando novos bairros e prédios”. O sentimento de indignação com esse descaso é imenso.
Como natural de São José dos Campos só tenho a agradecer por você usar seu canal para dar luz para os erros que tem ocorrido na minha cidade. Infelizmente a maioria da população gosta dessas cidades para carros e de espaços subaproveitados. A ideia de um showroom da vitória do modernismo brasileiro. Muito bom! A música eu lembro bem, eu e meus irmãos cantávamos quando éramos criança: Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sonho pra você e um alegre despertar 😊
Sou do Vale do Paraíba, já morei em São José dos Campos. O Parque da Cidade é lindo e já sediou eventos vários; acredito que ainda o usem assim. Porém é um milagre que a residência Olivio Gomes ainda esteja em pé. A casa e seu entorno são maravilhosos, tirei muitas fotos aí... A política, entretanto, tem outras preocupações, como bem saabemos, e a cultura há muito, tem sido usada como meio de dominação. A história vai sendo esquecida e modificada propositalmente. Tomara que este monumento resista ainda, até que alguém, como você Raul (feliz em conhecê-lo!) possa fomentar sua restauração. Muito obrigado por este vídeo e pela aula! E eu sempre adorei casas sobre pilotis!!
Moro em SJC já fazem alguns anos e me lembro muito bem do quão impactado eu fiquei na primeira vez que vi essa casa. Realmente é muito bonita e é uma pena que esteja relegada ao abandono. Seria muito bacana se ela se tornasse um equipamento cultural, ainda mais considerando que o escasso acesso a equipamentos culturais de alto nível é um dos principais pontos fracos da cidade. Por outro lado, apesar de concordar parcialmente com a crítica ao excesso de asfalto e de condomínios fechados, de um modo geral eu acho SJC uma cidade espetacular. Ela é a única cidade brasileira oficialmente certificada como cidade inteligente (feito alcançado por apenas 79 cidades no mundo todo), é extremamente segura, é muito funcional, tem pouco trânsito (ainda mais considerando o seu tamanho), as regiões da cudade são bastante autônomas (com muitas ofertas de empregos, comércio e serviços de todo tipo), fora isso a cidade tem muitas regiões e avenidas extremamente agradáveis (como a av. Barão do Rio Branco, por exemplo), tem muitos parques e quadras públicas (incluisive quadras de tênis, aos montes), é razoavelmente bem arborizada, etc. Enfim, é um lugar muito bom de se viver, tanto que ao longo dos sete anos que estou aqui eu não conheci uma única pessoa que não gostasse de morar nessa cidade.
As imagens até onde elas vão mostram uma cidade seguindo a tendência comum, condomínios fechados e avenidas muradas longe da convivência social e transmissoras do medo devido a desertificação humana, o contato social se dá entre carros 😂😂😂😂.
@mikelee4599 , as imagens mostram pequenos recortes da cidade, não é uma realidade geral. Eu mesmo moro em um bairro onde consigo fazer tudo à pé e ainda com a vantagem de poder andar na rua com o celular na mão, a qualquer hora do dia, noite ou madrugada, sem ter nehum medo de ser roubado.
Que vídeo-aula maravilhosa! Que lição de arquitetura, história e urbanismo que você nos dá, com graça e didática. Como eu nunca tinha ouvido falar nesta casa linda?! É triste ver um lugar assim,encantador, sem manutenção, cuidado e, principalmente, sem uso, fechada e abandonada. Seria ótimo que ela fosse reformada, o que traria de volta todo o seu esplendor, quem sabe agora na forma de um restaurante-bar ou mesmo um isntituto de pesquisa. Por que aqui os lugares históricos não são mantidos e abertos à visitação, como no exterior? Que algum grupo de benfeitores se inspire e faça algo em breve em prol da história e cultura do Brasil! Ah, de quebra, aprendi sobre a origem do nome do bairro Cerqueira Cesar no seu vídeo. Obrigada pelo seu trabalho. Sou fã incondicional!❤❤❤
A ironia da placa "proibido andar de skate, patins e similares" seguida de crianças andando de patins com a anuência dos "responsáveis" é o puro suco de Brasil.
Q tristeza!!! Como um lugar maravilhoso desses ñ está aberto e sendo cuidado?! Ñ conhecia e estou encantada e admirada com todas as informações que vc traz no seu vídeo, muito obrigada! É muito importante os brasileiros conhecerem o seu canal e terem conhecimento de toda essa grandiosidade que nós temos e devemos começar a valorizar e amar!
Parabéns Raul mais uma vez, estive ai em Março deste ano numa "expedição" e quando chegamos no parque fiquei muito impressionado pois tive relativa dificuldade de encontrar a casa, não há qualquer tipo de sinalização, a casa está praticamente "perdida e abandonada". Entretanto a beleza da arquitetura e os jardins ainda valem a visita, é possível claramente admirar a arquitetura e o paisagismo. Me fez pensar se essa jóia em um outro país, não estaria muito bem cuidada e aproveitada para visitas. Mesmo em uma cidade como São José dos Campos conhecida pela sua tecnologia de ponta, que recebe muitos estrangeiros e estudantes, o patrimônio está largado...Obrigado por chamar a atenção para isso novamente!
Incrível, Raul! Amo a casa, frequentei muito. Na última semana, mostrei no meu Instagram a péssima iniciativa da prefeitura, que está concretando todas as calçadas que têm canteiros de grama, em nome de uma tal lei “calçada segura.” São José é uma província, cooptada pelo tucanismo em sua pior versão, desde a década de 1990.
Estive nesse parque muitas vezes, quando morei SJC, na década de 90. É o Ibirapuera de São José. Mas a informação que nos davam é que essa casa tinha sido projetada pelo Niemeyer... Que bom revê-la. Obrigada, Raul! Você é tão necessário.
Por anos era meu horário obrigatório de dormir, com ou sem sono, este jingle marcou profundamente minha vida, faz parte da trilha sonora dela. Hoje deverá ser meu último dia que vou dormir, logo após ouvi-la. Casa bem interessante.
Visitei essa casa quando criança, alias eu estudava na escola da Tecelagem Parahiba, que fica do outro lado da rua, que existe até hoje em dia sendo escola da prefeitura, hoje esse parque da cidade, é vislumbrante, e enorme, as vezes que visito está sempre lotado de familias, concordo contigo, que a casa poderia ser aberto ao publico e mais bem aproveitado esse verdadeiro tesouro arquitetônico. Gostei muito dessa reportagem, inclusive falando sobre a cidade de São José dos Campos, minha cidade natal que tenho um enorme carinho.
Essa casa é magnífica, assim como o Parque da Cidade. Quando morei em São José dos Campos tive a oportunidade de apreciá-la: os detalhes, a leveza, a criatividade unida à funcionalidade. Deveria ser inspiração para todo arquiteto.
Excelente. Reflexivo. Pensa isso funcionando como café ou um espaco cultural....o uso por pessoas é a melhor forma de.conservar esse ícone da arquitetura
Seu canal é inspirador. Sou apaixonado pelo conteúdo arquitetônico e urbanístico estrangeiro, mas sempre senti falta de uma versão brasileira - adequada à nossa realidade -. Meus parabéns pelo conteúdo, fico na torcida para que sua voz seja cada vez mais ouvida!
Tive a oportunidade de visitar a casa várias vezes no início dos anos 2000 com meus filhos pequenos, quando passávamos o natal na casa dos avós em SJC. Visitar o Parque da Cidade nas manhãs da véspera de Natal era um costume pois, além de aplacar a nossa ansiedade, dava um respiro para o resto da família que ficava arrumando a festa. O acesso à casa se dava pelo belísismo parque. E ela era aberta, o que nos permitia passear por todos seus cômodos, tendo uma pequena impressão de como deveria ser a sua habitabilidade quando mobilidada. Confesso que os dois planos, os vãos amplos e os guarda-corpos pouco densos me causavam um certo incômodo com a molecada correndo para cima e para baixo. Um detalhe que sempre me impressionou é como o "embarque" da casa foi cuidadosamente projetado. Para quem chegava de carro, o desembarque deveria ocorrer em uma pequena rotatória de onde, através de uma porta, se acessava a sala com a vista para o lago: uma experiência deslumbrante a cada chegada! Por fim, o que restou do projeto paisagístico do Burle Marx é um capítulo à parte. Do micro ao macro, vegetação e água em vários espaços, tornando o ambiente mais mágico, leve e agradável. Principalmente naquelas manhãs quentes e húmidas em que fazíamos as nossas visitas.
Amei o vídeo! 👏🏻 Nasci, fui criada e moro aqui em São José dos Campos, infelizmente não conhecemos os tesouros que temos aqui. Sou frequentadora do Parque aos fins de semana, junto com minha família fazemos picnics e ficamos a tarde toda no parque, o parque fica mais na região central indo pro norte e moro na zona sul, é um pouquinho longe mas fazemos questão de frequentar e gostamos muito quando tem eventos, deveriam ter mais, e o parque em si, com sua beleza natural junto a casa Olívia Gomes, deveriam ser melhor valorizados, primeiro pelo poder público e pela própria população que precisa conhecer mais sua história e as riquezas que temos por aqui, quem sabe ai poder cobrar de quem tem o dever de preservar e divulgar tudo isso.
Falou tudo, São José está se tornando um grande condomínio. Eu sou da região e nunca tinha ouvido falar desta casa. Teve que aparece um Raul pra no dar esse tapa na cara, obrigado !!!
O uso da casa da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é muito legal, poderia se encaixar nesses exemplos estrangeiros, dá pra passear no parque, comer no restaurante e visitar a casa que é perfeita na arquitetura e na decoração. Acho que essa casa poderia ser parecida, só que com muitos mais usos.
Gostei muito de conhecer um pouco da história desta casa. Linda! Tomara que alguma autoridade assista este vídeo e crie alguma ideia boa para utilizar e divulgar este espaço maravilhoso que a cidade está perdendo.
Parabéns Raul! A casa realmente é uma joia, e, infelizmente, um retrato triste de como tratamos nosso patrimonio cultural. Gracas a vc podemos manter viva essa indignação e o desejo de que as coisas mudem.
Uau! Fui para Poissy visitar a Villa Savoye e não sabia que temos uma tão incrível quanto aqui na grande SP. E o galpão Gaivota? Como vc disse, "conhecer bons exemplos tem um poder pedagógico, até terapêutico." Teu conteúdo é sensacional, Raul!
Excelente Raul, agradeço sua coragem em expor as falhas de nossa sociedade em relação a nossa forma de morar e viver o ambiente urbano, no livro do arquiteto professor e pesquisador de arquitetura brasileira, além é lógico de ter sido psrceiro de Niemeyer em São Paulo, Carlos Alberto Siqueira Lemos, dizia em seu livro Arquitetura Brasileira de 1979, aproximadamente isso "...a classe média paga caro e mora mau...", diante disso o que dizer dos menos favorecidos, aquilo que já vemos nas ruas e periferias de nossas cidades! Seu presente vídeo expõe de forma visceral a desimportancia que se dá ao bem viver, obrigado!!!!! Como arquiteto tenho ressalvas sobre um ou outro pensamento manifestado por você em seus vídeos, mas sou extremamente grato por sua coragem em expor de forma honesta e transparente seu pensamento. Muito obrigado, sinto-me muito orgulhoso de o haver encontrado casualmente na sua noite de autógrafos na livraria do Leo, a charmosa Eiffel. O amigo arquiteto quê recebeu seu livro autografado, ficou extremamente feliz e também manifestou extremo apresso pelo seu trabalho de jornalista, crítico e pesquisador de arquitetura.
Estive na casa, algumas vezes, em visitas guiadas, com alunos de ensino médio, da EE Valmar Lourenço Santiago. Foi muito bom! E o parque revela muitas outras boas susrpresas.
Aprecio as suas observações críticas...sempre certeiras e muitas vezes divertidas e ferinas,quanto ao uso dessa magnífica propriedade as suas sugestões são perfeitas como ponto de partida para um centro de Arte,Mobiliário e coisas afins do rico Imaginário Brasileiro. Ótimo vídeo, parabéns.
Eu moro em sjc desde 2013 e no início ia muiti nesse parque, amava e sempre fiquei indignada com o descaso que ele é tratado. Que esse ligar possa ter o reconhecimento que merece.
Estive no começo de 2020 em SJ dos Campos e tive o privilégio de conhecer esta casa externamente, e me surpreendeu um lugar tão lindo ser tão pouco frequentado. A casa estava em melhores condições... É um pecado o descaso e desvalorização de todo esse legado numa cidade tão próspera...
Esse parque foi um grande presente que a então prefeita Angela Guadagnim do partido dos trabalhadores deu aos joseenses em sua gestão, esse parque é um grande orgulho da cidade.
Sou filha do Roberto Cerqueira Cesar. Muito obrigada pelo vídeo. Que esta casa não se perca pelo pouco caso das autoridades para com a nossa história. Não tive a oportunidade de conhece-la, mas me lembro de meu pai falando das obras que eram encomendadas pela familia Gomes. Também se tornou amigo do sr Clemente e Severo Gomes.
Que comentário legal! Obrigado por dividir conosco.
Trabalhei 13 anos no Parque da Cidade Roberto Burle Marx, local da residência. Meu sonho é que este local abrigue um grande centro de educação ambiental. Sempre fechada, mesmo quando fizeram reformas (para deixá-la vazia). Sem uso, para que manutenção contante? Não é? Uma pena!
Muito obrigado, Lucila, que honra ter voce aqui! Tomara que o barulho do video chegue ate a prefeitura de SJ Campos, so com muita pressao mesmo. Obrigado!
São Paulo nas Alturas é uma terapia. Conhecimento e beleza na forma de viver os espaços sem distinção.
O menos é mais, o simples é arrojado, e o nostálgico é novidade.
Parabéns, Raul.
Sou formado em Publicidade & Propaganda, mas sempre fui apaixonado por arquitetura.
Sem dúvidas esse é um dos melhores canais que eu descobri nos últimos meses. Adoro as críticas ácidas e realistas desse cara. "Casas que parecem clínicas odontológicas, caixotão' 😂
Sim ele literalmente é o inimigo dos condominios tambore, alphaville e demais.
@@lifebyedwincondomínios que mais parecem um presídio...
@@Abdu_all ontem eu passei em frente a uma clínica odontológica que parecia essas casas que ele comenta no vídeo, eu lembrei dele no ato kkk
Eu tenho 81 anos de idade,quando tinha 13 anos trabalhava numa lavanderia em Santana algumas vezes ia ate a residência dos Olivio Gomes pegar roupas para a lavanderia... naquela época eu ficava deslumbrado com a residência e os parques no seu entorno... observem os detalhes em madeiras esquadrilhas e alvenaria... hoje e uma residência moderna imagine a +- 70 anos.
Isto sim e valioso , porque o SENHOR viveu isso.
Há 34 anos vim morar em Madri e fui trabalhar com um casal de arquitetos, ela era paisagista, professora na Politécnica. Quando soube que eu era brasileira começou a me falar da sua grande admiração por Burle Marx, enumerou obras, descreveu as excelencias… e eu, morrendo de vergonha porque só sabia dele que tinha feito um comercial de inseticida para plantas… por ela é que eu soube que tinha desfrutado, em São Paulo, de muitas das suas composições sem ter ideia do autor… com ela aprendi a olhar e enxergar!
Comercial de inseticida para plantas???
Roberto Burle Marx, fez o paisagísmo de Brasília!!
Roberto Burle Marx fez dezenas de belíssimos jardins no Brasil e no exterior e recentemente seu sítio ganhou o título de patrimônio mundial.
@@user4752 Pois é, por isso morri de vergonha!
@@rortegarcia 😱
Sou corretor de imóveis, e descobrir esse canal a coisa de uns 4 dias atrás, foi um achado na minha vida. Estou colhendo informações de ouro, que estão me fazendo entender mais a respeito de arquitetura.
Morei alguns anos em SJC. O Parque da cidade onde se localiza a casa é muito bonito e bem conservado. Passei algumas vezes em frente a casa de Olvio e sempre achei belissima e arrojada, mesmo sem nenhuma informação divulgada. Raul, foi preciso na diagnóstico da mentalidade de cidade em SJC. Cidade média, rica, mas com urbanismo malufista. Ah quem valorize ir inclusive, na pastelaria famosa que leva o nome deste personagem em Campos do Jordão. Isso diz muito.
Infelizmente nossas cidades desenvolvidas costumam ser atrasadas nos mesmos quesitos. O famoso “falta repertório”. Abração
O objetivo dos últimos, é principalmente, último prefeito, infelizmente reeleito, é o de privatizar o Parque da Cidade, daí o abandono
Parabéns pelo vídeo, muito bom e importante
Verdade. Morei 3 anos em SJC e ia quase todos os fins de semana no Parque da Cidade, onde fica essa bela casa. É um absurdo a ideia de privatizar essa parque! Querem fazer até um centro equestre enorme dentro do parque!
@@mariajoseacedodelolmo8969
@@SaoPauloNasAlturas Essa briga étnica disfarçada de política pelo bem do povo já cansou.
Sou de São José dos Campos e não saio do parque Roberto Burle Max (vulgo parque da cidade e ex Fazenda de Olívio Gomes junto a Tecelagem Parahyba), ele na verdade MOROU nessa casa.
Esse é o parque urbano mais bonito de todo o Vale do Paraíba e a vista dessa casa para o lago é um charme, tive oportunidade de conhecer uma vez (raramente fica aberta ao público).
Particularmente amo esse lugar e daria um rim para morar nessa residência.
Obs: Severo Gomes (filho do Olívio Gomes) foi o Senador que estava junto com Ullysses Guimarães no helicóptero que caiu em Angra dos Reis, lendas urbanas dizem que já viram Ullyses visitando essa fazenda em sua época.
Sobre sua análise sobre SJC, concordo 100% com você, as pessoas da cidade só lotam esse parque quando ocorrem eventos gastronômicos ou shows sertanejos.
A cidade em si está infestada de prédios e condomínios, os bairros perderam identidade, isso é estranho em uma cidade de médio/grande porte, o povo é viciado em shoppings e fora Isso, somente bares (a cidade não é cosmopolita) e isso é triste.
Concordo contigo sobre a cidade. Porém, as vezes que fui ao parque, tinha sempre muita gente
Perfeita a sua análise. Morei em SJC e tenho familiares lá. A cidade já foi excelente, agora está entregue à especulação imobiliária corrupta e destruidora. Aos poucos estão acabando com a cidade. É quase um milagre que um parque como o Vicentina Aranha não tenha virado um lixo como o Aquarius, com prédios colados, sem qualquer planejamento. Mas é claro que um bandido como Joaquim Belivacqua, um dos maiores corruptos da região e felizmente falecido, conseguiu construir um prédio totalmente ilegal bem na frente do parque. A cidade foi muito fértil em bandidos como Roberto Marinho e tantas outras excrescências. É também surpreendente que ainda não infestaram o banhado de condomínios e nem o parque da cidade. Estive no parque da cidade recentemente e felizmente estava vazio. Se ficar um local mais visitado, algum político resolverá destruir e construir um estádio de futebol novo no local ou mais um shopping center. Mas a cidade sempre foi ruim culturalmente. É uma cidade elitizada e nossa elite é burra, tosca e ignorante, portanto basta encher a cidade de shopping centers que fica tudo bem.
Trabalhei por alguns anos na Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que ocupa antigos galpões da Tecelagam Parahyba, e convivi de perto com o triste descaso da Fundação e da prefeitura de São José dos Campos, com essa obra-prima e com o imenso - e vazio - Parque Burle Marx. Você resumiu perfeitamente: não conhecemos nossos tesouros, ninguém se importa.
Nao sei o que sugerir além de que vc falou. É um espaço privilegiado .que demanda um.custo para mantê-lo. Para o sr Olivo fez todo o sentido, atendeu à sua condição de rico e realizazou talvez sonhos, desejos mas para os tempos atuais, como residência parece não se enquadrar ...para veraneio talvez as pessoas de muitas posses , prefiram viajar para paraisos midiáticos a escolher cantos de refúgio de silencio, de natureza...enfim...
Acho que um.uso sociocultural para esse espaço seria de bom.tamanho!!
@@mariaednaaraujolima6496 uma vez me hospedei na fazenda Vargem Grande, que é da família e hoje recebe turistas, vi muitas fotografias da época que a família morava nesta casa, parece que faziam "festas de arromba" por lá!!! Queria.... 😅
Concordo plenamente! Nossa cidade está no caminho oposto ao desenvolvimento realmente inteligente. Aqui colocam a questão da inteligência apenas em tecnologias nem sempre positivas. A supressão de árvores chega a ser um ato que deveria ser criminalizado.
Valeu!
Muito obrigado, Maria do Carmo, muito generosa! Me ajuda muito!
Sou advogado já aposentado e dentre outras minhas paixão , destacam arquitetura, urbanismo, engenharia e construção. Já construi várias casas, bem mais modesta. Essa é sua história me levou às lágrimas. " Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar....um bom sonho pra você e um alegre despertar. Conheci e me lembro muito dessa melodia e do singelo e delicado desenho que ilustrava a propaganda. Mas não conhecia a história por trás de uma importante empresa brasileira. Muito obrigado pelo seu brilhante trabalho.
Impactada!!!! Que casa 🏠 maravilhosa 😍 paraíso de verdade. Riqueza nos detalhes. QTO DESPERDÍCIO 😮 Rino Levi gênio!!!!🏠🤩
Maravilhosa mesmo! Poderia ser um memorial do modernismo com exposição, cursos e palestras além da mostra que citou.Torcendo aqui pra ser restaurada e aberta ao público ❤
Estou envelhecendo e virou meu objetivo de vida ter uma casa com cara de casa, com cor, diferentes formas e muita natureza. Essa parede com diferentes azulejos azuis ganhou meu coração
Poderia ser uma "Casa Cor" permanente. Inclusive com venda de objetos e exposições e/ou espaços para vivências de arte...sonha que é de graça...
só para esclarecer, essa casa fica dentro de um parque enorme na cidade.
Em 2023, teve o curso da International Space University de Estudos Espaciais em SJC e a recepção dos cerca de 100 alunos estrangeiros foi um brunch nesta casa! Foi muito legal mostrar o que o Brasil sabe (ou sabia) fazer de melhor!
Obrigada por mais um vídeo tão cheio de histórias e referências Raul! Como é necessário te seguir! Gratidão!
São José dos Campos e muitas cidades do interior são o reflexo do provincianismo cultural que vivemos.
exatamente! SJC é culturalmente inexistente. Elite tosca demais. E pro povo sobram shows com os engodos do momento.
Raul, sou seu fã já a algum tempo. Mas com essa divulgação da Residência Olivo Gomes vc conquistou minha gratidão
Morei em Sjcampos de 2000 a 2014
Nas diversas vezes em que fui ao parque da cidade - onde fica essa linda casa - eu tinha sempre a expectativa de poder entrar nela. Nunca tive essa oportunidade.
Fiquei triste de vê-la nesse estado.
São José dos Campos precisa urgentemente ver esse episódio(poder público)
Obrigado por trazer algo tão familiar para mim sob sua ótica.
Tomara que alguem puxe a orelha das autoridades locais. Se puder, espalha pros amigos que moram la!
Um centro cultural para ensino de arte aos jovens
Eu faria uma casa de chá, com exposições de artes plásticas, apresentação de música de câmara, podendo ser ainda usada para cerimônias como casamentos, aniversários etc. Substituiria as telhas de amianto. ... " um bom sono pra você e um alegre despertar!". Bons tempos. Era a propaganda do Repórter Esso.
A propaganda da Esso: "Só Esso dá ao seu carro o máximo, só Esso dá ao seu carro o máximo; Só Esso dá ao seu carro o máximo; veja o que Esso faz! Só Esso extra! Extra!" hahahahahaaaa...
"Um bom sono para você e um alegre despertar", completando a musiquinha.
Sou super fã dos seus vídeos. Você esta resgatando a história esquecida da arquitetura brasileira. Parábens pelo jornalismo belíssimo que você faz com imensa maestria.
Que espetáculo de arquitetura!!! A área verde é um deslumbrante!
Muito obrigada por nos presentear com essa vídeo!❤
Raul, em 2018 eu e o Baixo estivemos em SJC fazendo exposição e palestras no Senai, passamos alguns dias . Ninguém nos falou dessa casa, do parque. Fiquei possessa quando voltei pra SP e descobri a casa pelos colegas arquitetos. A casa é totalmente ignorada enquanto marco cultural, turístico e arquitetônico!!! Eu conheci muito o Severo Gomes, amigo de meu pai (o Rebolo também) e teria a-d-o-r-a-d-o conhecer a casa!! ignorada, esquecida....
É inexplicável mesmo. Ignorar um tesouro raro no quintal é burrice.
Ahhh Raul, que alegria você na minha cidade, que surpresa!!
Me sinto como se tivesse feito uma crítica da minha casa 😅😅 brincadeiras à parte...
Realmente esta casa é linda, o parque todo é lindo, confesso que não vou nesta parte do parque há uns 2 anos, o motivo, uma infestação de carrapato estrela, antes deles o parque era muito vivo, especialmente aos finais de semana, muitas famílias e piqueniques, ensaios fotográficos... há alguns anos houve uma reforma na casa, cheguei a visitá-la vazia mesmo, na parte de baixo fizeram uma pequena biblioteca de livros infantis, não durou muito.
Já alí no Pavilhão Gaivota costuma ter muitos eventos, geralmente feiras regionais com artesanato, música e comidas típicas, grandes shows acontecem também. Ao lado, nas antigas instalações da fábrica funcionam algumas repartições públicas, o Fundo Social, o Projeto Guri, a querida Fundação Cassiano Ricardo, que oferece cursos livres, exposições e shows bem agradáveis, e tem também um espaço para apresentações de teatro e música ao ar livre perto da Residência Olivo Gomes.
Não estou defendendo não!! 😅😅 É preciso fazer muito e caprichar na divulgação, se não o povo não aparece mesmo.
Sobre a cidade, concordo com sua opinião sobre os novos edifícios e condomínios pouco inspirados, longas avenidas sem vida e da Ponte Estaiada, que é um tanto inútil, mas que serviu para exaltar a vaidade do Felício. 😅
Minha casa é de 1984, moro nela há 13 anos, projeto do arquiteto Damas Cintra, acho muito bonita, porém acredito que era para ser uma casa de esquina e foi construída no meio do quarteirão, uma pena.
Enfim, obrigada pela visita, se tivesse avisado, vinha tomar um café aqui em casa 😄
Na próxima, visite o Parque Vicentina Aranha também, abraços! ❤️
Adorei seu comentário! Bom saber que ainda há alguma atividade. O parque é lindíssimo, precisa ser muito desfrutado.
Que vídeo sensacional, que conteúdo profundo, que tapa na cara da cidade.
Esse canal é fantástico, faz a gente olhar , entender e mudar nossa percepção sobre a relação entre valor, beleza e importância.
Parabéns pelo serviço público de jornalismo e resgate do patrimônio de SP!!
Eu amo seus comentários e reflexões ❤
Um bom sono pra você,e um alegre d3spertar.
Excelente programa. Todos sao jóias.
Parabens e obrigado.
Excelente texto. Vídeo riquíssimo.👏🏼👏🏼👏🏼
Você mesmo já mostrou o que deve ser feito com essa casa e deu ótimos exemplos 👍👍
Raul, seu canal é incrível! Parabéns pela iniciativa. Assistindo ao vídeo, lembrei do seu comentário: “precisamos dar um novo uso ao que já existe, ao invés de ficar criando novos bairros e prédios”. O sentimento de indignação com esse descaso é imenso.
Obrigada, gostei muito desse vídeo!!👏👏👏👏👏
Como natural de São José dos Campos só tenho a agradecer por você usar seu canal para dar luz para os erros que tem ocorrido na minha cidade. Infelizmente a maioria da população gosta dessas cidades para carros e de espaços subaproveitados. A ideia de um showroom da vitória do modernismo brasileiro. Muito bom!
A música eu lembro bem, eu e meus irmãos cantávamos quando éramos criança: Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar, um bom sonho pra você e um alegre despertar 😊
Conheci em 2016 e fiquei apaixonada, lindíssima.
Sou do Vale do Paraíba, já morei em São José dos Campos. O Parque da Cidade é lindo e já sediou eventos vários; acredito que ainda o usem assim. Porém é um milagre que a residência Olivio Gomes ainda esteja em pé. A casa e seu entorno são maravilhosos, tirei muitas fotos aí... A política, entretanto, tem outras preocupações, como bem saabemos, e a cultura há muito, tem sido usada como meio de dominação. A história vai sendo esquecida e modificada propositalmente. Tomara que este monumento resista ainda, até que alguém, como você Raul (feliz em conhecê-lo!) possa fomentar sua restauração. Muito obrigado por este vídeo e pela aula!
E eu sempre adorei casas sobre pilotis!!
Que maravilha de matéria, Raul! Precisamos dessa irritação que mobiliza!! Obrigada!
Moro em SJC já fazem alguns anos e me lembro muito bem do quão impactado eu fiquei na primeira vez que vi essa casa. Realmente é muito bonita e é uma pena que esteja relegada ao abandono. Seria muito bacana se ela se tornasse um equipamento cultural, ainda mais considerando que o escasso acesso a equipamentos culturais de alto nível é um dos principais pontos fracos da cidade.
Por outro lado, apesar de concordar parcialmente com a crítica ao excesso de asfalto e de condomínios fechados, de um modo geral eu acho SJC uma cidade espetacular. Ela é a única cidade brasileira oficialmente certificada como cidade inteligente (feito alcançado por apenas 79 cidades no mundo todo), é extremamente segura, é muito funcional, tem pouco trânsito (ainda mais considerando o seu tamanho), as regiões da cudade são bastante autônomas (com muitas ofertas de empregos, comércio e serviços de todo tipo), fora isso a cidade tem muitas regiões e avenidas extremamente agradáveis (como a av. Barão do Rio Branco, por exemplo), tem muitos parques e quadras públicas (incluisive quadras de tênis, aos montes), é razoavelmente bem arborizada, etc.
Enfim, é um lugar muito bom de se viver, tanto que ao longo dos sete anos que estou aqui eu não conheci uma única pessoa que não gostasse de morar nessa cidade.
As imagens até onde elas vão mostram uma cidade seguindo a tendência comum, condomínios fechados e avenidas muradas longe da convivência social e transmissoras do medo devido a desertificação humana, o contato social se dá entre carros 😂😂😂😂.
@mikelee4599 , as imagens mostram pequenos recortes da cidade, não é uma realidade geral.
Eu mesmo moro em um bairro onde consigo fazer tudo à pé e ainda com a vantagem de poder andar na rua com o celular na mão, a qualquer hora do dia, noite ou madrugada, sem ter nehum medo de ser roubado.
Que vídeo-aula maravilhosa! Que lição de arquitetura, história e urbanismo que você nos dá, com graça e didática. Como eu nunca tinha ouvido falar nesta casa linda?! É triste ver um lugar assim,encantador, sem manutenção, cuidado e, principalmente, sem uso, fechada e abandonada. Seria ótimo que ela fosse reformada, o que traria de volta todo o seu esplendor, quem sabe agora na forma de um restaurante-bar ou mesmo um isntituto de pesquisa. Por que aqui os lugares históricos não são mantidos e abertos à visitação, como no exterior? Que algum grupo de benfeitores se inspire e faça algo em breve em prol da história e cultura do Brasil! Ah, de quebra, aprendi sobre a origem do nome do bairro Cerqueira Cesar no seu vídeo. Obrigada pelo seu trabalho. Sou fã incondicional!❤❤❤
A ironia da placa "proibido andar de skate, patins e similares" seguida de crianças andando de patins com a anuência dos "responsáveis" é o puro suco de Brasil.
ai que saudade da prússia..
deviam era fazer umas pistas de skate lá logo
@@leomonteiro. Tem pista de Skate.
Sempre incrível os episódios, coisa boa ver algo bem produzido e bem feito
👌👏🏼🧉
Q tristeza!!! Como um lugar maravilhoso desses ñ está aberto e sendo cuidado?!
Ñ conhecia e estou encantada e admirada com todas as informações que vc traz no seu vídeo, muito obrigada! É muito importante os brasileiros conhecerem o seu canal e terem conhecimento de toda essa grandiosidade que nós temos e devemos começar a valorizar e amar!
Residências artísticas! 🌿
Museu do Design Brasileiro! ✨
Quem sabe???
Parabéns Raul mais uma vez, estive ai em Março deste ano numa "expedição" e quando chegamos no parque fiquei muito impressionado pois tive relativa dificuldade de encontrar a casa, não há qualquer tipo de sinalização, a casa está praticamente "perdida e abandonada". Entretanto a beleza da arquitetura e os jardins ainda valem a visita, é possível claramente admirar a arquitetura e o paisagismo. Me fez pensar se essa jóia em um outro país, não estaria muito bem cuidada e aproveitada para visitas. Mesmo em uma cidade como São José dos Campos conhecida pela sua tecnologia de ponta, que recebe muitos estrangeiros e estudantes, o patrimônio está largado...Obrigado por chamar a atenção para isso novamente!
Muito obrigado, Tomas! Fui muitas vezes, sempre assim.
Um Obrigado daqui de Reston,VA
Muito obrigado, ajuda mais que bem-vinda!
Rapaz, este foi o melhor vídeo que já vi . Me encheu de orgulho e esperança ❤
Magnifica a casa e o Parque. A restauração seria a melhor alternativa . As grandes empresas deveriam assumir esta iniciativa.
Incrível, Raul! Amo a casa, frequentei muito.
Na última semana, mostrei no meu Instagram a péssima iniciativa da prefeitura, que está concretando todas as calçadas que têm canteiros de grama, em nome de uma tal lei “calçada segura.”
São José é uma província, cooptada pelo tucanismo em sua pior versão, desde a década de 1990.
Amo suas análises... 👏👏👏👏
Estive nesse parque muitas vezes, quando morei SJC, na década de 90. É o Ibirapuera de São José. Mas a informação que nos davam é que essa casa tinha sido projetada pelo Niemeyer... Que bom revê-la. Obrigada, Raul! Você é tão necessário.
Por anos era meu horário obrigatório de dormir, com ou sem sono, este jingle marcou profundamente minha vida, faz parte da trilha sonora dela. Hoje deverá ser meu último dia que vou dormir, logo após ouvi-la. Casa bem interessante.
Um tesouro da arquitetura brasileira. Grato por postar.
Visitei essa casa quando criança, alias eu estudava na escola da Tecelagem Parahiba, que fica do outro lado da rua, que existe até hoje em dia sendo escola da prefeitura, hoje esse parque da cidade, é vislumbrante, e enorme, as vezes que visito está sempre lotado de familias, concordo contigo, que a casa poderia ser aberto ao publico e mais bem aproveitado esse verdadeiro tesouro arquitetônico. Gostei muito dessa reportagem, inclusive falando sobre a cidade de São José dos Campos, minha cidade natal que tenho um enorme carinho.
Teu canal é incrível, Raul! Continue com este belo trabalho 👏👏👏
Muito obrigado! E feliz ano!
Este vídeo me deu dor no coração. Obrigado.
Esse lugar é um espetáculo, sempre passo por lá, uma paisagem exuberante.
Essa casa é magnífica, assim como o Parque da Cidade. Quando morei em São José dos Campos tive a oportunidade de apreciá-la: os detalhes, a leveza, a criatividade unida à funcionalidade. Deveria ser inspiração para todo arquiteto.
Belo programa! 👏
Essa preciosidade tem que ser mantida!!!
Eu tenho cobertores até hoje e são os melhores 😉
PARABENS PELA INICIATIVA! INFELIZMENTE ESSE E O NOSSO BRASIL, QUE PREFERE INCENTIVAR OUTROS TIPOS DE cultura.
Excelente. Reflexivo. Pensa isso funcionando como café ou um espaco cultural....o uso por pessoas é a melhor forma de.conservar esse ícone da arquitetura
Excelente, querido! 👌
Seu canal é inspirador. Sou apaixonado pelo conteúdo arquitetônico e urbanístico estrangeiro, mas sempre senti falta de uma versão brasileira - adequada à nossa realidade -. Meus parabéns pelo conteúdo, fico na torcida para que sua voz seja cada vez mais ouvida!
Rino Levi é fantastico em todos os aspectos
Tive a oportunidade de visitar a casa várias vezes no início dos anos 2000 com meus filhos pequenos, quando passávamos o natal na casa dos avós em SJC.
Visitar o Parque da Cidade nas manhãs da véspera de Natal era um costume pois, além de aplacar a nossa ansiedade, dava um respiro para o resto da família que ficava arrumando a festa.
O acesso à casa se dava pelo belísismo parque. E ela era aberta, o que nos permitia passear por todos seus cômodos, tendo uma pequena impressão de como deveria ser a sua habitabilidade quando mobilidada.
Confesso que os dois planos, os vãos amplos e os guarda-corpos pouco densos me causavam um certo incômodo com a molecada correndo para cima e para baixo.
Um detalhe que sempre me impressionou é como o "embarque" da casa foi cuidadosamente projetado. Para quem chegava de carro, o desembarque deveria ocorrer em uma pequena rotatória de onde, através de uma porta, se acessava a sala com a vista para o lago: uma experiência deslumbrante a cada chegada!
Por fim, o que restou do projeto paisagístico do Burle Marx é um capítulo à parte. Do micro ao macro, vegetação e água em vários espaços, tornando o ambiente mais mágico, leve e agradável. Principalmente naquelas manhãs quentes e húmidas em que fazíamos as nossas visitas.
Amei o vídeo! 👏🏻
Nasci, fui criada e moro aqui em São José dos Campos, infelizmente não conhecemos os tesouros que temos aqui. Sou frequentadora do Parque aos fins de semana, junto com minha família fazemos picnics e ficamos a tarde toda no parque, o parque fica mais na região central indo pro norte e moro na zona sul, é um pouquinho longe mas fazemos questão de frequentar e gostamos muito quando tem eventos, deveriam ter mais, e o parque em si, com sua beleza natural junto a casa Olívia Gomes, deveriam ser melhor valorizados, primeiro pelo poder público e pela própria população que precisa conhecer mais sua história e as riquezas que temos por aqui, quem sabe ai poder cobrar de quem tem o dever de preservar e divulgar tudo isso.
Fantástico .
Espaço unico para parques /exposiçoes. Convivência cultural.
Falou tudo, São José está se tornando um grande condomínio. Eu sou da região e nunca tinha ouvido falar desta casa. Teve que aparece um Raul pra no dar esse tapa na cara, obrigado !!!
O uso da casa da Fundação Maria Luisa e Oscar Americano é muito legal, poderia se encaixar nesses exemplos estrangeiros, dá pra passear no parque, comer no restaurante e visitar a casa que é perfeita na arquitetura e na decoração. Acho que essa casa poderia ser parecida, só que com muitos mais usos.
Pensei a mesma coisa.
Que linda! Obrigado por me apresentar essa jóia do modernismo brasileiro, direto de Recife! Temos aqui também muitas pérolas jogadas aos porcos😢
Gostei muito de conhecer um pouco da história desta casa. Linda!
Tomara que alguma autoridade assista este vídeo e crie alguma ideia boa para utilizar e divulgar este espaço maravilhoso que a cidade está perdendo.
Raul, os seus comentários são sempre cirúrgicos.
Orgulho de São José
Esse canal é fora do normal, incrível demais! ❤
Só posso dizer:Que maravilha,uma obra de arte..
Amo teu canal, Raul, embora tenha momentos tristes e desanimadores com nossas cidades. Obrigada.
Muito obrigado, de verdade! Manda pras amigas, por favor, convença a turma a assistir!
Mais um vídeo de muitas reflexões e aprendizado. Parabéns!
Espero que sua reportagem chegue aos ouvidos do prefeito....seria fantástico alguém se empenhar nesse parque como fizeram com o Vicentina Aranha.
❤AMO esse lugar, essa construção!
Gostei da ideia. Você tem razão.
Centro de estudo e pesquisa em arquitetura e urbanismo. Dando prioridade para criancas e adolescentes
Parabéns Raul! A casa realmente é uma joia, e, infelizmente, um retrato triste de como tratamos nosso patrimonio cultural. Gracas a vc podemos manter viva essa indignação e o desejo de que as coisas mudem.
Uau! Fui para Poissy visitar a Villa Savoye e não sabia que temos uma tão incrível quanto aqui na grande SP. E o galpão Gaivota? Como vc disse, "conhecer bons exemplos tem um poder pedagógico, até terapêutico." Teu conteúdo é sensacional, Raul!
que vídeo bom! obrigada pelas reflexões
Parabéns pelos vídeos sobre arquitetura brasileira esquecida ou descuidada. Locais maravilhosos !!
Excelente Raul, agradeço sua coragem em expor as falhas de nossa sociedade em relação a nossa forma de morar e viver o ambiente urbano, no livro do arquiteto professor e pesquisador de arquitetura brasileira, além é lógico de ter sido psrceiro de Niemeyer em São Paulo, Carlos Alberto Siqueira Lemos, dizia em seu livro Arquitetura Brasileira de 1979, aproximadamente isso "...a classe média paga caro e mora mau...", diante disso o que dizer dos menos favorecidos, aquilo que já vemos nas ruas e periferias de nossas cidades! Seu presente vídeo expõe de forma visceral a desimportancia que se dá ao bem viver, obrigado!!!!! Como arquiteto tenho ressalvas sobre um ou outro pensamento manifestado por você em seus vídeos, mas sou extremamente grato por sua coragem em expor de forma honesta e transparente seu pensamento. Muito obrigado, sinto-me muito orgulhoso de o haver encontrado casualmente na sua noite de autógrafos na livraria do Leo, a charmosa Eiffel. O amigo arquiteto quê recebeu seu livro autografado, ficou extremamente feliz e também manifestou extremo apresso pelo seu trabalho de jornalista, crítico e pesquisador de arquitetura.
Grande Carlos Lemos, otima lembranca!
Estive na casa, algumas vezes, em visitas guiadas, com alunos de ensino médio, da EE Valmar Lourenço Santiago.
Foi muito bom!
E o parque revela muitas outras boas susrpresas.
Aprecio as suas observações críticas...sempre certeiras e muitas vezes divertidas e ferinas,quanto ao uso dessa magnífica propriedade as suas sugestões são perfeitas como ponto de partida para um centro de Arte,Mobiliário e coisas afins do rico Imaginário Brasileiro.
Ótimo vídeo, parabéns.
Parabéns pelo vídeo!!! O brasileiro tem que aprende a valorizar o que tem.
Totalmente! Me ajuda espalhando pros amigos!
Eu moro em sjc desde 2013 e no início ia muiti nesse parque, amava e sempre fiquei indignada com o descaso que ele é tratado.
Que esse ligar possa ter o reconhecimento que merece.
O final do vídeo despertou em mim uma lembrança muito doce da infância: o comercial dos cobertores Parahyba.
Muito obrigado. Excelente observações, críticas construtivas e narrativa.
Estive no começo de 2020 em SJ dos Campos e tive o privilégio de conhecer esta casa externamente, e me surpreendeu um lugar tão lindo ser tão pouco frequentado. A casa estava em melhores condições...
É um pecado o descaso e desvalorização de todo esse legado numa cidade tão próspera...
Esse parque foi um grande presente que a então prefeita Angela Guadagnim do partido dos trabalhadores deu aos joseenses em sua gestão, esse parque é um grande orgulho da cidade.
Moro em São José dos Campos - SP, próximo ao Parque da Cidade, onde fica esta casa. É o nosso Ibiraquera da cidade. Muito lindo!!!
Deveria ser um espaço de cultura, exposições, eventos, apresentações, etc, abertos ao público.
Excelente 👏
Um bom sono para você e um alegre despertar😂
Eu lembro muito bem desta propaganda dos cobertores Paraiba.
Parabéns Raul, seus vídeos são fantástico.