"O ser humano começa a morrer pelas pernas". Ouvi isso de uma professora de Yoga e pensando nos casos dos familiares já falecidos, percebi que a maioria deles foi para a cama e de lá não saiu mais após algum problema nas pernas. E esses problemas foram causados muito mais pela falta que pelo excesso de movimentação... Desde então, procuro cuidar bem das pernas... Pessoalmente, acho que nascemos mais para pedalar que para correr... Então, caminho, corro um pouco mas pedalo muito mais. E espero que além do prazer, essa atividade me mantenha longe da cama e do que vem depois dela...
O interessante sobre a caça persistente é que animais peludos sucumbem mais rápido pela hipertermia (aquecimento excessivo), e isso pode ter sido uma pressão seletiva para a perda de pelos. O glúteo máximo grande é um indicativo, visto que os outros grandes primatas são "desbundados". E o glúteo máximo é especialmente ativado na corrida em relação a caminhada. O ligamento nucal também, só é ativado na corrida.
Você falando isso, eu estava vendo um documentário dos povos das Américas, e quando ocorreu a migração da Ásia/europa para a América, tinham muitos mamutes, e umas das causas de sua extinção foi a caça predatória, e agora faz mas sentido, tendo em vista que eram animais muitos peludos, e possivelmente eles tinha uma estratégia de perseguição até eles sucumbirem
@@On3-aw Os bandos de mamutes geralmente eram encurralados em penhascos e açoitados até despencarem. A criatividade do ser humano é realmente impressionante.
Interessante a estrutura do vídeo com a apresentação dos argumentos científicos prós e contras da teoria da caça persistente e o mapa do último estudo que avaliou os dados etnográficos. Me chamou a atenção não ter nenhuma marquinha na Europa! É muito bom pensar a corrida como uma atividade que pode nos conectar aos povos ancestrais. Nossa sociedade ocidentalizada, sedentária e moedora de gente (que não permite que a maioria da população possa dispender de o mínimo de tempo para seu lazer e cuidado de si) nos distancia de nossas raízes humanas. Espero que a gente consiga cultivar mais isso também através desse esporte! Cada vez mais apaixonada por corrida!
Sim, já tinha ouvido falar da tal caça persistente. Mas acho que nascemos mesmo foi para ficar parados. Ficar deitadinho no sofá tomando uma limonada é tão mais gostoso que correr, especialmente numa manhã fria e chuvosa. Além disso, nossos antepassados não corriam o tempo todo. Eles ficavam parados na maior parte do tempo, seja descansando ou dormindo. Economia de energia era importante naquela época de escassez.
Tive uma tendinopatia severa na corrida e fui atendido no PA, de um famoso hospital em São Paulo, por um ortopedista que me disse: “o ser humano não foi feito pra correr”! Ele me perdeu ali naquela hora mesmo! Heheh! O resto do atendimento foi igualmente horrível (nem me examinou). Mas essa frase absurda me marcou!
O livro "nascido para correr" é excelente, vale a leitura independentemente de concordar. Mas eu acredito! Muito argumento contrário baseado em lesões, o que não refuta a teoria de forma nenhuma. É totalmente diferente ser ativo ao longo da vida toda, sem necessariamente ser competitivo. Maioria das lesões vem de progressão de ritmo e volume inadequada. Maioria de nós passa muito tempo da vida parado, com poucas horas ativas por dia mesmo em quem treina.
Acredito que nascemos para correr mas chega uma hora que é melhor deixar a 🏃♀️de lado pra evitar o desgaste dos impactos e fazer outro esporte com menos atrito que é o meu caso 🏊♂️🏊♂️🚴🚴🏋🏋
Video mega interesante! Ja quero o livro E NEM PRATICO CORRIDA. E achei que ficou o bom o som do video. Consigo te ouvir e prestar mais atencao mais facil.
Fomos feitos para correr, é claro. O principal argumento contrário a isso é o das numerosas lesões envolvendo corredores... mas sinceramente, 90% dessas lesões estão mais relacionados com a falta de condicionamento, o treino inadequado e o alongamento ineficiente do que pela corrida propriamente dita.
Acho q o "movimento" faz parte da nossa vida!! Mesclar corridas e caminhadas talvez seja a melhor receita... Junto com uma boa alimentação e noites de sono decentes!!
Uma vez , ouvi de um médico homeopata : "peixes são seres nadantes, nós não somos correntes, somos andantes" - nunca esqueci esse cara.(Ivandélio Sanctus)
Dra, meu cerebro quer concordar com vc, mas meu corpo discorda veementemente rsrs. Tenho 53, passei mais de 20 anos correndo de 12 a 15 kms , 6x por semana (nem chego aos seus pés). Agora pensa num arrependimento?! Haha Essa prática me trouxe: -artrose em ambos os joelhos, -desgaste na cabeça do fêmur direito, provavelmente terei q operar num futuro próximo, e -algumas hernias lombares. Tudo causado pelo impacto desses anos todos. Bom, até aí, são enormes variáveis q podem ter me "sorteado" com isso tudo, porém, pensando em termos de comportamento e evolutivos, penso se, de repente, esses estudos citados nao poderiam ser do homo erectus ou do homo neanderthalensis. Embora um seja nosso ancestral e o outro contemporâneo, ambos tinham uma estrutura mais "parruda", ossos largos e fortes, eram mais baixos (em media) e mais fortes, q são fatores q poderiam beneficiar em longas corridas. Tb, por outro lado, qual o sprint e velocidade media de um Gnu e um "homo" qualquer? Quero dizer, por mais q o "homo sp" corresse por bastante tempo, qto à frente estaria a presa? O gasto energético tb seria gigantesco para seres q eram coletores e caçadores e q não dominavam ainda a agricultura, ou seja, pra q tanto desgaste se eles poderiam amboscar seu alimento? Já podiam produzir utensílios e armas, então provavelmente já podiam tb preparar armadilhas (não sei sobre as armadilhas de fato, apenas suponho). Tb, ao perseguir suas presas, assim como ainda é hj, os predadores acabam abatendo os mais velhos, os doentes ou os filhotes, descartando tb a corrida de longas distâncias. Enfim, "só sei q nada sei", mas era só pra gerar um questionamento mesmo. Vai ver é meu lado ariano falando 😅.
Em relação as suas lesões, creio que a explicação seja que nenhum homo sapien vivia 53 anos na natureza, sendo assim não “dava tempo” pra esse desgaste se tornasse um grande problema… Em relação a velocidade, eu tendo a concordar, acho que o antilope sairia correndo e até o grupo de humanos alcançar ele, ele ja teria descansado… mas talvez oq poderia ocorrer é um “ataque inicial” de surpresa, tipo taca uma lança no bicho e dai ele foge sangrando, e ai a galera sai perseguindo ele e de vez em quando tacando uma lança ou uma pedra ou flecha e assim vai diminuindo a capacidade da presa de fugir… pelo pouco q eu sei como leigo, é uma estratégia muito similar a dos lobos… sim, não sei se é aplicável, pq os lobos correm mais rápido e realmente conseguiriam acompanhar melhor um antílope que um humano, mas nós temos a capacidade de atirar coisas e criar armas de ataque a distância, talvez seja um ponto diferencial…
Eu só corro da muié zangada,mas falando sério até gosto de correr mas troquei a corrida por outros aeróbicos pois minhas pernas já são finas então prefiro não piorar a situação
Mano faça um pouco de tudo.. se todos um dia nao vao mais conseguir correr, se voce começar a parar de correr antes vai ficar sem a capacidade mais cedo do que deveria relativamente a continuar correndo, mesmo que mais esporadicamente.. reveze com hiits de bike.. tenho joelho ruim e eh dificil correr, mas temos que praticar senao em uma decada ja era E quanto as pernas nao serem seu ponto forte, temos que dar mais atenção ao ponto fraco, entao as vezes focar mais no treino de perna mesmo pode recompensar, dependendo do seu objetivo pessoal Perdao me meter mas TMJ TIME GRANDE
Segundo os haters da teoria da caça persistente, o homo sapiens pensava, esse mamute não é muito grande, não vou gastar 2k calorias e depois vou ter que dividir ele com o restante da tribo, é melhor esperar aparecer um maior, ah tá bom né!!!
Correr longas distâncias faz você reduzir mais de 40% o risco de morte por qualquer causa mas o que importa para algumas pessoas nos comentários é só não ter lesão Kkkkkkkkkkkkkkk Único jeito de não se lesionar é ficar deitado o dia todo!!!
Tenho uma propensão a nos considerar andantes e não corredores. Aí o viés de confirmação da Lú parece evidente: ela gosta de correr. Interessantemente, os corredores viviam menos que nós, que passamos a correr menos. Exercitar-se, sim, locomover-se, sim, mas correr … vai de cada um.
"O ser humano começa a morrer pelas pernas". Ouvi isso de uma professora de Yoga e pensando nos casos dos familiares já falecidos, percebi que a maioria deles foi para a cama e de lá não saiu mais após algum problema nas pernas. E esses problemas foram causados muito mais pela falta que pelo excesso de movimentação...
Desde então, procuro cuidar bem das pernas... Pessoalmente, acho que nascemos mais para pedalar que para correr... Então, caminho, corro um pouco mas pedalo muito mais. E espero que além do prazer, essa atividade me mantenha longe da cama e do que vem depois dela...
O interessante sobre a caça persistente é que animais peludos sucumbem mais rápido pela hipertermia (aquecimento excessivo), e isso pode ter sido uma pressão seletiva para a perda de pelos. O glúteo máximo grande é um indicativo, visto que os outros grandes primatas são "desbundados". E o glúteo máximo é especialmente ativado na corrida em relação a caminhada. O ligamento nucal também, só é ativado na corrida.
Que interessante!! Obrigada pelas contribuições
Você falando isso, eu estava vendo um documentário dos povos das Américas, e quando ocorreu a migração da Ásia/europa para a América, tinham muitos mamutes, e umas das causas de sua extinção foi a caça predatória, e agora faz mas sentido, tendo em vista que eram animais muitos peludos, e possivelmente eles tinha uma estratégia de perseguição até eles sucumbirem
@@On3-aw Os bandos de mamutes geralmente eram encurralados em penhascos e açoitados até despencarem. A criatividade do ser humano é realmente impressionante.
Amo correr ❤
Lu, faz um vídeo pra quem nunca correu dando dicas de quem quer começar a correr ?
Dra. Luciana seu canal é EXCELENTE! Muito obrigada por tanta informação de qualidade e em linguagem acessível.
Obrigada vc pelo carinho
Interessante a estrutura do vídeo com a apresentação dos argumentos científicos prós e contras da teoria da caça persistente e o mapa do último estudo que avaliou os dados etnográficos. Me chamou a atenção não ter nenhuma marquinha na Europa!
É muito bom pensar a corrida como uma atividade que pode nos conectar aos povos ancestrais. Nossa sociedade ocidentalizada, sedentária e moedora de gente (que não permite que a maioria da população possa dispender de o mínimo de tempo para seu lazer e cuidado de si) nos distancia de nossas raízes humanas. Espero que a gente consiga cultivar mais isso também através desse esporte!
Cada vez mais apaixonada por corrida!
Sim, já tinha ouvido falar da tal caça persistente. Mas acho que nascemos mesmo foi para ficar parados. Ficar deitadinho no sofá tomando uma limonada é tão mais gostoso que correr, especialmente numa manhã fria e chuvosa. Além disso, nossos antepassados não corriam o tempo todo. Eles ficavam parados na maior parte do tempo, seja descansando ou dormindo. Economia de energia era importante naquela época de escassez.
Parabéns Lu! Excelente vídeo.
Parabéns ao técnico de áudio. Melhorou demais.
Tive uma tendinopatia severa na corrida e fui atendido no PA, de um famoso hospital em São Paulo, por um ortopedista que me disse: “o ser humano não foi feito pra correr”! Ele me perdeu ali naquela hora mesmo! Heheh! O resto do atendimento foi igualmente horrível (nem me examinou). Mas essa frase absurda me marcou!
O livro "nascido para correr" é excelente, vale a leitura independentemente de concordar. Mas eu acredito! Muito argumento contrário baseado em lesões, o que não refuta a teoria de forma nenhuma. É totalmente diferente ser ativo ao longo da vida toda, sem necessariamente ser competitivo. Maioria das lesões vem de progressão de ritmo e volume inadequada. Maioria de nós passa muito tempo da vida parado, com poucas horas ativas por dia mesmo em quem treina.
9:08 😂😂😂😂
Acredito que nascemos para correr mas chega uma hora que é melhor deixar a 🏃♀️de lado pra evitar o desgaste dos impactos e fazer outro esporte com menos atrito que é o meu caso 🏊♂️🏊♂️🚴🚴🏋🏋
Video mega interesante! Ja quero o livro E NEM PRATICO CORRIDA. E achei que ficou o bom o som do video. Consigo te ouvir e prestar mais atencao mais facil.
Valeu!
Fomos feitos para correr, é claro. O principal argumento contrário a isso é o das numerosas lesões envolvendo corredores... mas sinceramente, 90% dessas lesões estão mais relacionados com a falta de condicionamento, o treino inadequado e o alongamento ineficiente do que pela corrida propriamente dita.
Concordo
Acho q o "movimento" faz parte da nossa vida!! Mesclar corridas e caminhadas talvez seja a melhor receita... Junto com uma boa alimentação e noites de sono decentes!!
Uma vez , ouvi de um médico homeopata : "peixes são seres nadantes, nós não somos correntes, somos andantes" - nunca esqueci esse cara.(Ivandélio Sanctus)
Gosto! Andadores
Larura❤
Dra, meu cerebro quer concordar com vc, mas meu corpo discorda veementemente rsrs.
Tenho 53, passei mais de 20 anos correndo de 12 a 15 kms , 6x por semana (nem chego aos seus pés). Agora pensa num arrependimento?! Haha
Essa prática me trouxe:
-artrose em ambos os joelhos,
-desgaste na cabeça do fêmur direito, provavelmente terei q operar num futuro próximo, e
-algumas hernias lombares.
Tudo causado pelo impacto desses anos todos. Bom, até aí, são enormes variáveis q podem ter me "sorteado" com isso tudo, porém, pensando em termos de comportamento e evolutivos, penso se, de repente, esses estudos citados nao poderiam ser do homo erectus ou do homo neanderthalensis. Embora um seja nosso ancestral e o outro contemporâneo, ambos tinham uma estrutura mais "parruda", ossos largos e fortes, eram mais baixos (em media) e mais fortes, q são fatores q poderiam beneficiar em longas corridas. Tb, por outro lado, qual o sprint e velocidade media de um Gnu e um "homo" qualquer? Quero dizer, por mais q o "homo sp" corresse por bastante tempo, qto à frente estaria a presa? O gasto energético tb seria gigantesco para seres q eram coletores e caçadores e q não dominavam ainda a agricultura, ou seja, pra q tanto desgaste se eles poderiam amboscar seu alimento? Já podiam produzir utensílios e armas, então provavelmente já podiam tb preparar armadilhas (não sei sobre as armadilhas de fato, apenas suponho). Tb, ao perseguir suas presas, assim como ainda é hj, os predadores acabam abatendo os mais velhos, os doentes ou os filhotes, descartando tb a corrida de longas distâncias.
Enfim, "só sei q nada sei", mas era só pra gerar um questionamento mesmo. Vai ver é meu lado ariano falando 😅.
Em relação as suas lesões, creio que a explicação seja que nenhum homo sapien vivia 53 anos na natureza, sendo assim não “dava tempo” pra esse desgaste se tornasse um grande problema…
Em relação a velocidade, eu tendo a concordar, acho que o antilope sairia correndo e até o grupo de humanos alcançar ele, ele ja teria descansado… mas talvez oq poderia ocorrer é um “ataque inicial” de surpresa, tipo taca uma lança no bicho e dai ele foge sangrando, e ai a galera sai perseguindo ele e de vez em quando tacando uma lança ou uma pedra ou flecha e assim vai diminuindo a capacidade da presa de fugir… pelo pouco q eu sei como leigo, é uma estratégia muito similar a dos lobos… sim, não sei se é aplicável, pq os lobos correm mais rápido e realmente conseguiriam acompanhar melhor um antílope que um humano, mas nós temos a capacidade de atirar coisas e criar armas de ataque a distância, talvez seja um ponto diferencial…
9:08 kkkkkkkkkkkkk desculpa Dra., mas isso aqui ficou engraçado fora de contexto 😂😂😂
Não fui o único kkkkk
Lá ele 1000x
😂😂
🙌🙌🙌🙌🙌
Eu, aqui, triste, vendo esse vídeo com uma lesão no joelho e sem poder treinar 😢😢😢
Me conta a marca dos seus óculos de corrida! 😊
Fala do uso do samsung ring que está usando 😅
esse é o HumanRing
Eu só corro da muié zangada,mas falando sério até gosto de correr mas troquei a corrida por outros aeróbicos pois minhas pernas já são finas então prefiro não piorar a situação
Mano faça um pouco de tudo.. se todos um dia nao vao mais conseguir correr, se voce começar a parar de correr antes vai ficar sem a capacidade mais cedo do que deveria relativamente a continuar correndo, mesmo que mais esporadicamente.. reveze com hiits de bike.. tenho joelho ruim e eh dificil correr, mas temos que praticar senao em uma decada ja era
E quanto as pernas nao serem seu ponto forte, temos que dar mais atenção ao ponto fraco, entao as vezes focar mais no treino de perna mesmo pode recompensar, dependendo do seu objetivo pessoal
Perdao me meter mas TMJ TIME GRANDE
Eu nasci mesmo é pra pedalar😅
Com fontes de vozes da minha cabeça 😂 eu acho que nao só caça mas usavam a corrida pra fugir de predadores e tribos inimigas
Kkk
Faz sentido! 😆
Segundo os haters da teoria da caça persistente, o homo sapiens pensava, esse mamute não é muito grande, não vou gastar 2k calorias e depois vou ter que dividir ele com o restante da tribo, é melhor esperar aparecer um maior, ah tá bom né!!!
O video maravilhoso, o áudio ficou diferente acho que gostava mais da outra equalização
pois é... tivemos um problema chato com esse audio... nos desculpe
Correr longas distâncias faz você reduzir mais de 40% o risco de morte por qualquer causa mas o que importa para algumas pessoas nos comentários é só não ter lesão Kkkkkkkkkkkkkkk Único jeito de não se lesionar é ficar deitado o dia todo!!!
pois é… lesão faz parte do esporte… e quem não treina vai ter no envelhecimento (aumenta muito risco de fatura)
Tem muita gente correndo atras de veado por aí 🤣
Eits
Kkkkkkkkk
Tem gente que adora correr atrás de veados 😂😂😂
Tenho uma propensão a nos considerar andantes e não corredores. Aí o viés de confirmação da Lú parece evidente: ela gosta de correr. Interessantemente, os corredores viviam menos que nós, que passamos a correr menos. Exercitar-se, sim, locomover-se, sim, mas correr … vai de cada um.
Não! Haja vista a quantidade de lesões. Gomos feitos pra se movimentar
Talvez o volume de corrida menor seja o mais adequado a nossa anatomia
Nascemos para nos movimentar. Mas,com o uso mais frequente do automóvel , ficamos mais "preguiçosos" e nos acomodamos.
Complemento o comentário acima: por nos acomodarmos ficamos fracos e por estar fracos nos lesionamos…