Acho legal que isso de fato é uma aula. Infelizmente o youtube tá cheio da ciência fácil que nego vê 30 vídeos de buraco negro e 300 shorts de conteúdos repetitivos e rasos de podcasts e acha que é astrofísico.
Vou entrar no ensino médio agora, entrei no IF do meu estado, em Engenharia Mecânica, e vou pretendo fazer a prova do ITA quando terminar o ensino médio, vou estudar logo de agora, pra conseguir entrar no ITA, me formar e depois fazer ENEM pra fazer Engenharia Mecânica na faculdade
Cuidado com as datas pré meditadas, ITA é no mínimo 3 anos de estudo pra passar e olhe lá, tem que estar estudando do jeito certo, no mínimo 10hrs por dia e com bons materiais ou cursos.
Top demais. Uma dúvida, no caso do exemplo do sol com raio de 2km, se o raio de luz estiver a uma distancia de 3 km do centro do sol, ele vai escapar, mas qual seria sua trajetoria? Ele ficaria rodeando a circunferencia de raio 3 km pra sempre?
Se o raio de luz estivesse numa trajetória rente à superfície do sol de Schwarzschild, seus fótons entrariam em órbita; agora, se o raio de luz inicia a sua trajetória numa distância maior que o raio de Schwarzschild, seus fótons ou seguem numa órbita elíptica ou conseguem escapar do campo gravitacional. É isso ou tô viajado das ideias?
Se o mínimo possível, por exemplo pro sol é de 3km o que aconteceria se sei lá tivesse alguma tecnologia, e compromisso esse novo sol ainda mais, tipo deixando ele com 9mm ou menos? Ele continuaria sendo o mesmo buraco negro ou ele se tornaria e seria outro buraco negro ou algo assim, que efeitos ele sofreria, se eu compromisso ainda mais além do raio de sherldshield.
Boa Noite Felipe, vc poderia me falar onde e como vc atua na área de Física Teórica? Tenho vontade de me tornar Físico, mas em qual campo da Física me especializar é algo que não sei ainda, um que é de meu interesse é a Física Teórica
Até onde eu sei, ele só dá essas aulas agora. Quando você entrar no curso de física vai ficar sabendo do currículo lattes, que é onde tu coloca teu currículo como físico. O do Felipe, por exemplo, nem anda atualizado, nem mesmo com o diploma de Mestre que ele diz ter, por isso tenho quase certeza que ele não tá seguindo a carreira de físico, já que quem segue tá constantemente atualizando seu Lattes. Sei que ele trabalhava com relatividade geral, mas tem literalmente um milhão de assuntos que tu pode se especializar quando entrar no curso de física. "Física teórica" é um campo enorme e é só um nome pra separar o povo que estuda física em seus fundamentos do povo que trabalha mais com física experimental. Eu tô terminando meu mestrado em "física teórica", se quiser saber algo aí, só perguntar.
@@vitorferreira2336 Depende como eu falei da área que tu escolher. Hoje em dia, pelo menos aqui na minha universidade, muita gente meio que aborda os 2 juntos. Existe o estudo da teoria, mas aí a parte que você chama de "experimentos de campo" ou "laboratório" (que na prática são a mesma coisa, os experimentos de campo de um físico são os experimentos de laboratório) entra como simulações nos computadores. Essas simulações são exatamente como o nome sugere, a gente tem a teoria e quer simular como seria tal fenômeno ou conjunto de fenômenos dessa teoria, aí existem programas de computadores geralmente que servem só pra isso, dependendo da área que você estiver. De certa forma, esse tipo de área junta as 2 coisas, aí vai do gosto do físico se quer os 2 ou só teórico ou só experimental. Não sei se tu sabe disso, mas em qualquer curso decente de física no Brasil, você tem disciplinas próprias para fazer os experimentos clássicos de física. Acredito que você esteja interessado em saber mesmo na parte dos experimentos é em relação à pesquisa, aí a resposta que eu dei antes explica bem como é. Muitas áreas abordam os 2 juntos, mas existem os teóricos puros e os experimentais puros. No meu caso, por exemplo, eu trabalho com pesquisa em computação quântica, onde a gente então literalmente faz experimentos de física quântica em um computador quântico (mas a gente roda esses experimentos pela nuvem usando os computadores quânticos de fora, tipo o da IBM, porque não existe computador quântico no Brasil, dai a ideia de ser tipo uma "simulação", porque a gente não tá colocando a mão na massa pra montar o experimento do laboratório). Mas, nessa minha área tem bastante teoria, então ela é uma daquelas áreas ali que eu mencionei que mescla os 2. Minha dica é pra não se preocupar tanto com isso, muita gente entra querendo já algo específico dentro do curso e depois se encontra fazendo outra coisa (meu caso mesmo, comecei com relatividade geral igual o Guisoli, mas troquei pra computação quântica porque é muito mais legal). A próposito, a gente não é só xará como temos o mesmo sobrenome, que loucura.
@@victorferreira5852 Muito Obrigado mn, vc tirou uma das minhas principais dúvidas, pq é bem sobre essa área de pesquisa e testes no "Laboratório" que eu tava meio em dúvida. ( e sim kkkkkkkkk, até o sobrenome é igual, massa demais, qual é a chance ).
@@vitorferreira2336 Tmj xará kkkkk, boa sorte aí na sua carreira na física, seja teórica ou experimental, gostando é o que importa, tu sempre acha algo que tu goste pra se especializar no curso.
Eu aprendi a fazer esse cálculo com o Bing AI. Usei calculadora científica e cheguei no valor de 0,88m de raio de Schwarzchild para a Terra. Muito legal, haha!
salve UN! Poderiam me dizer qual o aplicativo que vocês usam para desenhar e escrever nos videos? Queria usar ele para as minhas anotações da faculdade
Na verdade, existe um equívoco ao transferir o conceito de velocidade de escape newtoniano para a física da relatividade geral de corpos massivos. Velocidade de escape é a velocidade mínima para que a gente consiga escapar permanentemente do corpo que está nos puxando. No entanto, se a gente está falando de um corpo qualquer onde a física newtoniana se aplica, com uma velocidade menor que a velocidade de escape daquele corpo a gente ainda consegue resistir e se afastar dele por um tempo, mas é claro, a gente vai ser puxado aos poucos e uma hora a gente vai estar de fato indo em direção àquele corpo. Embora a matemática funcione, o conceito para buracos negros na RG não é exatamente assim. Na linha que separa o horizonte de eventos do resto do espaço, a velocidade necessária pra escapar um buraco negro em geral é igual a velocidade da luz, mas, diferente do caso newtoniano, velocidades menores não permitem que a gente se afaste nem um pouco, absolutamente nada, nem se tivermos com 99,9999% da velocidade da luz. Uma vez que a gente chegue nessa linha do horizonte de eventos, a nossa trajetória será sempre em direção à singularidade e nada vai mudar isso. Isso significa que essa história de velocidade de escape não é análoga para o caso de um corpo massivo como um buraco negro na RG, porque aqui nenhum impulso consegue fazer a gente resistir o puxão do buraco negro (diferente do caso newtoniano).
Onde aplico isso na vida real? Se o vácuo é ausência de matéria, logo ausência de partículas. E se a luz precisa de um meio para se propagar, partículas, ondas; como que se achou a velocidade da luz, se propagando no vácuo, se a mesma, precisa de partículas para se propagar, e o vácuo não tem partículas? Como a luz se propaga em algo que não tem partículas?
@@vitorferreira2336 Certo! "A propagação de uma onda eletromagnética ocorre através da interação entre campos elétricos e magnéticos! Como ela "viajaria" no vácuo, na ausência de matéria? Sem esses campos... Você apenas disse que sim, se propaga no imaterial! Mas como? A energia elétrica por exemplo, precisa de diferença de potencial, um meio condutor, do cátodo para o ânodo! Isso é observado todo dia! Você saberia algum experimento das ondas eletromagnéticas viajando no imaterial? O único experimento que sei é tubo de Crookes, e não era imaterial, era "parcialmente vácuo", continha gases, logo um meio para se propagar, do cátodo pro ânodo!
@@vitorferreira2336 Certo! As ondas eletromagnéticas, incluindo a luz, se propagam através de oscilações de campos elétricos e magnéticos. Interação! Como a luz viaja no vácuo, o vácuo ideal, sem partícula nenhuma, nada de matéria!? Você apenas disse que sim, se propaga no imaterial, mas como? A corrente elétrica precisa de diferença de potencial para ser gerada, através dos elétrons livres, e um meio condutor, do cátodo pro ânodo! Vemos isso todo dia! Sabe algum experimento das ondas eletromagnéticas viajando no imaterial, sem partículas, sem interações? O único experimento próximo que sei, é tubo de Crookes, e era "parcialmente vácuo", continha gases, partículas... No aguardo!
1:27 Antes do mestre fazer as contas, permita-me realizar um chute! Um corpo vira um buraco negro quando a sua velocidade de escape é maior do que a velocidade da luz 👀
Ei, Nayra!! Seja bem vinda. Chama a equipe no email exclusivo de atendimento ao aluno que eles vao te responder em até 24h: o email é alunos@universonarrado.com.br
vamo pra aula prática agora rapaziada :D
Obrigado pelo tutorial! Estava com dificuldades em transformar a terra em um buraco negro, agora com esse tutorial eu vou consegui galera!
Olha só, mas um fã de Evangelion estudado física para evitar o terceiro impacto, quem diria em
Que vídeo incrível 👏🏽👏🏽👏🏽 faca mais por favor
Risole voltou a postar vídeo com mais frequência, minha felicidade semanal
Acho legal que isso de fato é uma aula. Infelizmente o youtube tá cheio da ciência fácil que nego vê 30 vídeos de buraco negro e 300 shorts de conteúdos repetitivos e rasos de podcasts e acha que é astrofísico.
Pse, é como dizem "sem matemática, o que sobra da física?"
vim ver o vídeo depois do ultimo livro do problema dos três corpos, bem explicativo, parabéns!
Vou entrar no ensino médio agora, entrei no IF do meu estado, em Engenharia Mecânica, e vou pretendo fazer a prova do ITA quando terminar o ensino médio, vou estudar logo de agora, pra conseguir entrar no ITA, me formar e depois fazer ENEM pra fazer Engenharia Mecânica na faculdade
Q legal. Qual é o IF que você está prestando? Não sabia que existia curso Técnico em engenharia mecanica integrado ao ensino médio, massa demais.
Cuidado com as datas pré meditadas, ITA é no mínimo 3 anos de estudo pra passar e olhe lá, tem que estar estudando do jeito certo, no mínimo 10hrs por dia e com bons materiais ou cursos.
quem viu a aula de desvio da luz pela gravidade (old essa) deve estar amando essas novas de gravitação
cara, que bom que vc está postando estes vídeos. Ainda sou bem jovem, mas sou muito curioso e amo de coração seus vídeos
Incrivel explicação !
Uma belíssima aula, com toda a maestria do Felipe, o melhor professor de física.❤
Saquei a ideia 💪🏻
Queria ver um vídeo de solução do último teorema de Fermat com a didática do UN. Será que conseguiriam?
Top demais. Uma dúvida, no caso do exemplo do sol com raio de 2km, se o raio de luz estiver a uma distancia de 3 km do centro do sol, ele vai escapar, mas qual seria sua trajetoria? Ele ficaria rodeando a circunferencia de raio 3 km pra sempre?
Se o raio de luz estivesse numa trajetória rente à superfície do sol de Schwarzschild, seus fótons entrariam em órbita; agora, se o raio de luz inicia a sua trajetória numa distância maior que o raio de Schwarzschild, seus fótons ou seguem numa órbita elíptica ou conseguem escapar do campo gravitacional. É isso ou tô viajado das ideias?
Felipera, reage ao vídeo "ALL OF PHYSICS, explained in 14 minutes", vídeo muito legal de física
Se o mínimo possível, por exemplo pro sol é de 3km o que aconteceria se sei lá tivesse alguma tecnologia, e compromisso esse novo sol ainda mais, tipo deixando ele com 9mm ou menos? Ele continuaria sendo o mesmo buraco negro ou ele se tornaria e seria outro buraco negro ou algo assim, que efeitos ele sofreria, se eu compromisso ainda mais além do raio de sherldshield.
Boa Noite Felipe, vc poderia me falar onde e como vc atua na área de Física Teórica? Tenho vontade de me tornar Físico, mas em qual campo da Física me especializar é algo que não sei ainda, um que é de meu interesse é a Física Teórica
Até onde eu sei, ele só dá essas aulas agora. Quando você entrar no curso de física vai ficar sabendo do currículo lattes, que é onde tu coloca teu currículo como físico. O do Felipe, por exemplo, nem anda atualizado, nem mesmo com o diploma de Mestre que ele diz ter, por isso tenho quase certeza que ele não tá seguindo a carreira de físico, já que quem segue tá constantemente atualizando seu Lattes. Sei que ele trabalhava com relatividade geral, mas tem literalmente um milhão de assuntos que tu pode se especializar quando entrar no curso de física. "Física teórica" é um campo enorme e é só um nome pra separar o povo que estuda física em seus fundamentos do povo que trabalha mais com física experimental. Eu tô terminando meu mestrado em "física teórica", se quiser saber algo aí, só perguntar.
@@victorferreira5852 No mestrado em Física Teórica vc fazem muitos experimentos de campo? ou a maior parte é em laboratório?
@@vitorferreira2336 Depende como eu falei da área que tu escolher. Hoje em dia, pelo menos aqui na minha universidade, muita gente meio que aborda os 2 juntos. Existe o estudo da teoria, mas aí a parte que você chama de "experimentos de campo" ou "laboratório" (que na prática são a mesma coisa, os experimentos de campo de um físico são os experimentos de laboratório) entra como simulações nos computadores. Essas simulações são exatamente como o nome sugere, a gente tem a teoria e quer simular como seria tal fenômeno ou conjunto de fenômenos dessa teoria, aí existem programas de computadores geralmente que servem só pra isso, dependendo da área que você estiver. De certa forma, esse tipo de área junta as 2 coisas, aí vai do gosto do físico se quer os 2 ou só teórico ou só experimental. Não sei se tu sabe disso, mas em qualquer curso decente de física no Brasil, você tem disciplinas próprias para fazer os experimentos clássicos de física. Acredito que você esteja interessado em saber mesmo na parte dos experimentos é em relação à pesquisa, aí a resposta que eu dei antes explica bem como é. Muitas áreas abordam os 2 juntos, mas existem os teóricos puros e os experimentais puros. No meu caso, por exemplo, eu trabalho com pesquisa em computação quântica, onde a gente então literalmente faz experimentos de física quântica em um computador quântico (mas a gente roda esses experimentos pela nuvem usando os computadores quânticos de fora, tipo o da IBM, porque não existe computador quântico no Brasil, dai a ideia de ser tipo uma "simulação", porque a gente não tá colocando a mão na massa pra montar o experimento do laboratório). Mas, nessa minha área tem bastante teoria, então ela é uma daquelas áreas ali que eu mencionei que mescla os 2. Minha dica é pra não se preocupar tanto com isso, muita gente entra querendo já algo específico dentro do curso e depois se encontra fazendo outra coisa (meu caso mesmo, comecei com relatividade geral igual o Guisoli, mas troquei pra computação quântica porque é muito mais legal). A próposito, a gente não é só xará como temos o mesmo sobrenome, que loucura.
@@victorferreira5852 Muito Obrigado mn, vc tirou uma das minhas principais dúvidas, pq é bem sobre essa área de pesquisa e testes no "Laboratório" que eu tava meio em dúvida. ( e sim kkkkkkkkk, até o sobrenome é igual, massa demais, qual é a chance ).
@@vitorferreira2336 Tmj xará kkkkk, boa sorte aí na sua carreira na física, seja teórica ou experimental, gostando é o que importa, tu sempre acha algo que tu goste pra se especializar no curso.
Eu aprendi a fazer esse cálculo com o Bing AI. Usei calculadora científica e cheguei no valor de 0,88m de raio de Schwarzchild para a Terra. Muito legal, haha!
Essa constante de gravitação é valida para estudar todos os sistemas do universo ou ela se limita ao nosso sistema solar?
salve UN! Poderiam me dizer qual o aplicativo que vocês usam para desenhar e escrever nos videos? Queria usar ele para as minhas anotações da faculdade
Acredito que seja o mesmo que ele usa nos cursos dele: "Good Notes".
vídeo sensacional!! é o homem, não tem jeito
E em quanto tempo ele evaporaria?
Na verdade, existe um equívoco ao transferir o conceito de velocidade de escape newtoniano para a física da relatividade geral de corpos massivos. Velocidade de escape é a velocidade mínima para que a gente consiga escapar permanentemente do corpo que está nos puxando. No entanto, se a gente está falando de um corpo qualquer onde a física newtoniana se aplica, com uma velocidade menor que a velocidade de escape daquele corpo a gente ainda consegue resistir e se afastar dele por um tempo, mas é claro, a gente vai ser puxado aos poucos e uma hora a gente vai estar de fato indo em direção àquele corpo. Embora a matemática funcione, o conceito para buracos negros na RG não é exatamente assim. Na linha que separa o horizonte de eventos do resto do espaço, a velocidade necessária pra escapar um buraco negro em geral é igual a velocidade da luz, mas, diferente do caso newtoniano, velocidades menores não permitem que a gente se afaste nem um pouco, absolutamente nada, nem se tivermos com 99,9999% da velocidade da luz. Uma vez que a gente chegue nessa linha do horizonte de eventos, a nossa trajetória será sempre em direção à singularidade e nada vai mudar isso. Isso significa que essa história de velocidade de escape não é análoga para o caso de um corpo massivo como um buraco negro na RG, porque aqui nenhum impulso consegue fazer a gente resistir o puxão do buraco negro (diferente do caso newtoniano).
Boa tarde,
Então isso significa que os buracos negros são enormes.e não eles surgiram de plantas absurdamente enormes?
Os buracos negros são formados por estrelas muito maiores do que o nosso sol.
O sol não vai dar conta de cumprir com os requisitos.
Onde aplico isso na vida real? Se o vácuo é ausência de matéria, logo ausência de partículas. E se a luz precisa de um meio para se propagar, partículas, ondas; como que se achou a velocidade da luz, se propagando no vácuo, se a mesma, precisa de partículas para se propagar, e o vácuo não tem partículas? Como a luz se propaga em algo que não tem partículas?
Mano, o vácuo é ausência de AR, não tem ar no vácuo, o vácuo tem partículas sim, só não tem ar, o que não se propaga é o Som
A Luz é uma onda eletromagnética, ela não precisa de um meio material pra se propagar, ela se propaga tanto no meio material, como no imaterial
@@Kronuss234 O vácuo ideal é exatamente ausência de matéria, logo de ar também! Logo, ausência de partícula!
@@vitorferreira2336 Certo! "A propagação de uma onda eletromagnética ocorre através da interação entre campos elétricos e magnéticos! Como ela "viajaria" no vácuo, na ausência de matéria? Sem esses campos... Você apenas disse que sim, se propaga no imaterial! Mas como?
A energia elétrica por exemplo, precisa de diferença de potencial, um meio condutor, do cátodo para o ânodo! Isso é observado todo dia!
Você saberia algum experimento das ondas eletromagnéticas viajando no imaterial?
O único experimento que sei é tubo de Crookes, e não era imaterial, era "parcialmente vácuo", continha gases, logo um meio para se propagar, do cátodo pro ânodo!
@@vitorferreira2336 Certo! As ondas eletromagnéticas, incluindo a luz, se propagam através de oscilações de campos elétricos e magnéticos. Interação!
Como a luz viaja no vácuo, o vácuo ideal, sem partícula nenhuma, nada de matéria!? Você apenas disse que sim, se propaga no imaterial, mas como?
A corrente elétrica precisa de diferença de potencial para ser gerada, através dos elétrons livres, e um meio condutor, do cátodo pro ânodo! Vemos isso todo dia!
Sabe algum experimento das ondas eletromagnéticas viajando no imaterial, sem partículas, sem interações?
O único experimento próximo que sei, é tubo de Crookes, e era "parcialmente vácuo", continha gases, partículas... No aguardo!
Excelente
que vídeo daora!
guisolao é o bixo rapaizzzzz
1:27 Antes do mestre fazer as contas, permita-me realizar um chute! Um corpo vira um buraco negro quando a sua velocidade de escape é maior do que a velocidade da luz 👀
Que vídeo foda !
que bglh fd trazer um assunto desses, e tipo com matemática basica consegue fazer um experimento com uma coisa tão surreal
FODAAAAA!
Eu adoraria ter uma conversa com você
😊😊
Foda!
real
Felipe pvf leia esse comentário! Assinei Desvendando a matemática e estou tendo baste dúvidas! Ninguém da sua equipe me esponde
Ei, Nayra!! Seja bem vinda. Chama a equipe no email exclusivo de atendimento ao aluno que eles vao te responder em até 24h: o email é alunos@universonarrado.com.br
@@UniversoNarrado ok muito obrigada!
A matemática é a mais bela das artes, o resto é futilidade.
real