O Filme de 1962 Lawrence da Arábia dirigido por David Lean, foi um dos melhores que assisti no Cinema (em 1990). A vida desse militar Inglês é super interessante, vamos assistir atentos as informações no Sala de Guerra.
Meu bisavó participou desta revolta e tenho que parabenizar o canal por abordar o assunto com tanta precisão e didática! Por ser um historiador excepcional e um ser humano humilde ele se misturou com o povo com tabta forma que respeitamos ele ate hoje!
SENHOR Khalifa ele era o Rei sem Coroa da Arábia respeitado pelos beduínos do Chefe louco e temerário Auda Abu Tay ele conseguiu unir as tribos e fazer uma força combatente contra os turcos. Quem quizer saber mais sobre o assunto que leia no livro " Os sete pilares da Sabedoria" .
O filme Lawrence da Arábia é incrível. Lawrence teve seus princípios traídos pelo exército inglês e sentia-se desonrado de tal forma, por não ter conseguido libertar a arábia dos turcos, que recusa o título de cavalheiro. Lançou as bases da guerra assimétrica e também por causa de ele que usamos capacete para andar de moto hoje em dia, um ser humano incrível.
Na minha modesta opinião , o maior filme de todos. O número um. Inacreditável que Peter não tenha ganho um Oscar. E o melhor , os atores ficaram idênticos aos verdadeiros protagonistas dos eventos. Filme espetacular. E a realidade , mais espetacular ainda.
Ele combateu com os palestinos que nutriam a esperança de independência, mas que foram traídos pelo Império Britânico pois o lobby judaico pela Palestina junto à Família Real remonta meados dos século XIX, com o sionismo do Barão de Rothschild. Uma história já deveras complicada e que piorou ainda mais com a criação do Estado de Israel.
Eu não diria que ele foi crucial por que ele era um crítico da política inglesa no Oriente Médio e foi deixado de lado na divisão da Palestina. Se ele tivesse sido ouvido, o resultado da divisão seria diferente.
Penso que, por ele estivesse fora da Europa naquela época não estava a par do movimento sionista que se formava e iria invadir as terras dos árabes palestinos com indiferença dos ingleses e apoio dos Estados Unidos desejosos de terem um estado de sua influência na região (israel)
Obrigado mestre Júlio César Guedes, pela brilhante aula de história. Só na Sala de Guerra temos uma apresentação impecável da vida deste ícone britânico. Um grande abraço à Sala de Guerra!
Sempre me inspiro nesses grandes nomes para estudar o militarismo e sua história,essas pessoas são minha única e suficiente inspiração para chegar ao generalato do exército.Ainda me tornarei um general ou militar tão grande quanto eles! Continue com esses vídeos, Júlio,por favor.🇧🇷
Eu sou fascinado pela história de T.E.Lawrence. Tive a felicidade de conhecer o deserto de Wadi Rum na Jordânia, e as ruinas da casa que morou alguns meses no meio do deserto, e ainda Aqaba e suas ruinas das fortificações. Ainda quero conhecer seu chalé onde morou seus últimos dias..
Não entendo como este canal não tem milhões de inscritos e visualizações! Conteúdo muito interessante e inspirador ! Parabéns grande Júlio Cesar Guedes.
Lawrence da Arábia, um dos melhores filmes que já tive o prazer de assistir. Já conhecia a história real, mas sua maestria na narrativa é de encher os olhos e ouvidos. Parabéns, Júlio César por mais uma obra prima em forma de documentário!
Quem ainda não leu o livro ou não viu o filme recomendo que o faça. São duas obras primas indispensáveis, inclusive para entender mais o que acontece naquela região hoje em dia. Lawrence foi o primeiro ídolo pop da história, sua imagem é tão poderosa que persiste até hoje. Foi o primeiro ídolo pop moderno criado pela mídia. Minha avó, que nasceu em 1900, contava que as pessoas faziam fila no cinema para ver as novas aventuras do Lawrence da Arábia. Isso em Belém daquele tempo. No mundo todo as pessoas faziam fila para ver as novidades, anunciadas com alarde pela mídia da época. É possível encontrar vídeos de Lowell no youtube. Ele teve uma carreira de sucesso e se tornou um ícone da TV até sua morte, em 1981. Várias das imagens icônicas filmadas por Lowell foram reproduzidas no filme. Também podem ser encontradas no youtube. Vale a pesquisa.
Far from home, a man with a mission In the heat of the glistening sun In the heart of ancient tradition This man's journey has only begun Lead the charge A raider has entered the battlefield Sabotage The game is about to unfold As the darkness falls and Arabia calls One man spreads his wings, as the battle begins May the land lay claim on to Lawrence name Seven pillars of wisdom lights the flame A revolt to gain independence Hide and seek, hunters hot on their trail Joined their ranks, obtained their acceptance Side by side raid the Ottoman rail Lead the charge Tafilah, Medina, Damascus calls Sabotage Demolish the bridges to dust As the darkness falls and Arabia calls One man spreads his wings, as the battle begins May the land lay claim on to Lawrence name Seven pillars of wisdom lights the flame After the war has been won, deception or treason? Who can tell? Who stood to gain? Who stood to lose? Who did the dying? Betrayal of trust from within or compelled? The pillars of wisdom can tell Back home where a new life awaits, whispers of past The sands of Arabia calling As the darkness falls and Arabia calls One man spreads his wings, as the battle begins May the land lay claim on to Lawrence name Seven pillars of wisdom lights the flame As the darkness falls and Arabia calls One man spreads his wings, as the battle begins May the land lay claim on to Lawrence name Seven pillars of wisdom lights the flame (Sabaton - "Seven Pillars of Wisdom")
Coincidentemente passou na RBTV em partes. O filme começa com a morte dele num acidente de moto. Grandes nomes do cinema trabalham no filme como Peter O'Toole ( Lawrence) Omar Sharif, Anthony Quinn, Alec Guinnees dentre outros.
Me sinto um imbecil completo por não saber e nao ter tido a curiosidade de saber mais sobre este homem extraordinário. Na minha ignorância sempre o liguei ao filme(que nao assisti), mas como um personagem fictício, e não como um herói real. Parabéns pelo excelente trabalho Júlio.
Bom dia Bruno. Faz um vídeo sobre Max Von Oppenheim, o rival de Lawrence. e também sobre a Expedição alemã até o Afeganistão liderada por Oskar Von Nidemayer.
É verdade que Lawrence foi um grande estrategista. Senti falta da Gertrudes Bell - a Rainha do Deserto. Ela teve também um papel crucial na formatação do atual Oriente Médio. No mais, parabéns pelo relato 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Assisti o filme com Peter O 'Toole, um ator extcepcional quando foi lançado. E depois li o impressionante "Os sete pilares da sabedoria". Um homem extraordinário..
Sala de Guerra nunca falha! Video com uma quantidade e qualidade de conteúdo incrível, explicada da melhor maneira - Que trabalho impecável cara, parabéns 👏 ÓTIMO vídeo como já é de costume.
Eu sou admirador de Lawrence de Arabia desde que assisti o filme nos idos de 1960 e tantos na minha adolescência. Há cinco anos comprei o box DVD, com dois discos. Também existe em quadrinhos, numa revista argentina dos anos 70. Possuo o livro os Sete Pilares da Sabedoria traduzido ao português comprado em Porto Alegre em 1985. Excelente video, excelente producção. Parabéns pelo trabalho.
Incrível só vc mesmo pra trazer dois assuntos que eu gosto, sempre fui apaixonada pelo deserto e já assisti Lawrence das Arabias duas vezes, sempre percebi a amizade dele com Ali como um encontro entre duas pessoas honradas, Lawrence venceu as batalhas devido a sua personalidade política e sensibilidade, parabéns pelo seu trabalho
Um dos maiores filmes do século XX é, sem dúvida, "Lawrence da Arábia" com um fabuloso elenco. Peter O'Toole impecável no papel de Lawrence. Este documentário da "Sala de Guerra", sobre Lawrence e a causa árabe ao final da Grande Guerra, está excelente. Mais uma vez parabenizo Júlio César Guedes. Obrigada.
assisti o filme no cinema numa moderna tela panorâmica na década 70, depois um pedaço na TV a cabo, agora didaticamente aqui no canal. personagem fascinante
El Orenci, para aquele que nada está escrito, vi o filme várias vezes e o seu livro várias vezes. Para os que acham que conhecem e dao palpites errados sobre o Oriente Médio deveriam ver este filme e ler os " Sete Pilares da Sabedoria " várias vezes.
Lawrence da Arábia, fielmente retratado pelo diretor de cinema inglês David Lean, decidiu atacar a cidade de Aqaba (Jordania), junto ao Mar Vermelho, em 06 de julho de 1917, durante a primeira grande guerra. Aqaba tinha seus canhões apontados para o mar e estava sob domínio dos turcos. À retaguarda, desprotegida havia o deserto, o impenetrável, afinal chegar até Aqaba pelo deserto era impossível. E assim o era até que Lawrence resolvesse o contrário. Os camelos não aguentam mais de 20 dias sem beber água, seria uma jornada suicida. Lawrence juntou 50 voluntários e fez a travessia; se Moisés atravessou o deserto a gente pode, também.
Parabéns pela narrativa deste vídeo, foram feliz em resumir com riqueza de detalhes a histório do Sir, Laurewce da Arábia, fico feliz em assistir um vídeo de um contúdo veridico, e digo isto porque, já li diversas obras a respeito deste assunto, novamente meus parabéns e felicidades, continue a produzir boas e verdadeira repodução da história mundial.
Mais um trabalho de pesquisa e apresentação magistral do sala de guerra. Gostaria de ver um trabalho sobre o general Paul Emil von Lettow-Vorbeck e a guerrilha na África oriental durante a primeira guerra mundial.
Excelente vídeo! Mais um maravilhoso documentário desse magnífico canal! O único equívoco dele está na afirmação de que o pai de Lawrence, Sir Thomas Chapman, era barão, quando na verdade era baronete e por isso mesmo era um "sir" e não um "lord".
Parabéns pelo Vídeo Mestre Júlio César Guedes. Interessante que durante duas semanas já no fim do mês de setembro o canal de TV ABERTA : REDE BRASIL DE TELEVISÃO que aqui no Ceará é o canal 19, exibiu o filme clássico de 1962 Lawrence da Arábia do Diretor inglês David Lean como minissérie passar no fim da tarde.
De tanto ouvir falar e sequer entender um pouco, vi o filme c Peter O'Toole. Entendi bastante sobre a campanha rebelde em si, o resto sobre sua origem e outros aspectos veio c essa bela postagem do Júlio G.
Que vídeo sensacional! Um presentaço para um grande fã do clássico de David Lean e admirador dessa complexa e fascinante figura histórica que foi T. E. Lawrence. Agradeço ao canal por (mais) esse excelente vídeo.
Como sempre um ótimo vídeo. Ele conseguiu unir diversas tribos arabes para a causa, principalmente pela participação de Faisal,que ele demonstra muita admiração no livro Os sete pilares da sabedoria.
Excelente trabalho de pesquisa. Parabéns a você e toda a sua equipe. T. E. Lawrence foi uma das pessoas que deixaram a sua marca na história. O livro dele, Os Sete Pilares da Sabedoria, é leitura obrigatória para quem gosta de história e estratégia militar. Narra com detalhes a revolta árabe desde o momento em que ele é designado para acompanhar os líderes árabes até o término de sua participação ativa no movimento. Sem falar que descreve com detalhes a técnica de guerrilha usada contra o império Otomano.
Eu sempre ouvi muito o nome dele, mas nunca imaginei que a sua vida tinha sido tão interessante e que ainda mesmo no meio da guerra ele conseguiu ter princípios.
Que senso de honra esse grande homem tinha hein? Recusar um horaria de cavaleiro, caraca!! E ainda foi entrar na RAF, imagino que perdendo o posto de coronel que era do exército meu amigo!! Eu ia comentar do filmão dos anos 60 mas você, claro, lembrou hehe!! E foi essa disputa dos Britânicos nos desertos árabes um dos motivos pelo qual até hoje Palestinos não tem um estado reconhecido e ficam naquele conflito eterno com os Judeus!! Ótimo vídeo (ou devo dizer filme documentário?) como SEMPRE!! Valeu demais, Júlio! Aquele abraço e até mais! :))
O Filme de 1962 Lawrence da Arábia dirigido por David Lean, foi um dos melhores que assisti no Cinema (em 1990). A vida desse militar Inglês é super interessante, vamos assistir atentos as informações no Sala de Guerra.
Foi reprizado em 1990? Não sabia. Assisti ele em 1963 quando passou em São Paulo.
O filme tinha intervalo por que levava horas de projeção.
Muito bom esses filme, apesar da idade!
@@lucasrafaelnunesbarbosa6799 Filmes épicos são atemporais.
@@ricardobraga3400 sim passou no cinema ( cine Sesc em São Paulo), e tinha um intervalo.
Eu também já assisti ele na internet, muito top
Meu bisavó participou desta revolta e tenho que parabenizar o canal por abordar o assunto com tanta precisão e didática! Por ser um historiador excepcional e um ser humano humilde ele se misturou com o povo com tabta forma que respeitamos ele ate hoje!
SENHOR Khalifa ele era o Rei sem Coroa da Arábia respeitado pelos beduínos do Chefe louco e temerário Auda Abu Tay ele conseguiu unir as tribos e fazer uma força combatente contra os turcos. Quem quizer saber mais sobre o assunto que leia no livro " Os sete pilares da Sabedoria" .
karai, entao vc é um terrorist estru-pador de europeias 😂😂
Conta mais sobre a história do seu bisavô, sua família deve ter muitas histórias legais sobre isso
❤
O filme Lawrence da Arábia é incrível. Lawrence teve seus princípios traídos pelo exército inglês e sentia-se desonrado de tal forma, por não ter conseguido libertar a arábia dos turcos, que recusa o título de cavalheiro. Lançou as bases da guerra assimétrica e também por causa de ele que usamos capacete para andar de moto hoje em dia, um ser humano incrível.
Conheci Lawrence bem por cima jogando Battlefield 1, senti um interesse em conhecer mais o personagem e aqui estamos! Obrigado pelo vídeo!
Os trens de suprimentos até hoje estão expostos no deserto, pesquisem por Hejaz Railway destroyed trains. Fantástico conteúdo Julio!
Na minha modesta opinião , o maior filme de todos. O número um. Inacreditável que Peter não tenha ganho um Oscar. E o melhor , os atores ficaram idênticos aos verdadeiros protagonistas dos eventos. Filme espetacular. E a realidade , mais espetacular ainda.
A atuação de Lawrence foi crucial para o embroglio que ainda hoje persiste na Palestina.
Sugiro uma continuação neste tópico.
Ele combateu com os palestinos que nutriam a esperança de independência, mas que foram traídos pelo Império Britânico pois o lobby judaico pela Palestina junto à Família Real remonta meados dos século XIX, com o sionismo do Barão de Rothschild.
Uma história já deveras complicada e que piorou ainda mais com a criação do Estado de Israel.
Eu não diria que ele foi crucial por que ele era um crítico da política inglesa no Oriente Médio e foi deixado de lado na divisão da Palestina.
Se ele tivesse sido ouvido, o resultado da divisão seria diferente.
@@ricardobraga3400 Exatamente. Lawrence foi traído pelos ingleses tanto quanto os árabes...
Na palestina e não só. Todo o mundo árabe.
Penso que, por ele estivesse fora da Europa naquela época não estava a par do movimento sionista que se formava e iria invadir as terras dos árabes palestinos com indiferença dos ingleses e apoio dos Estados Unidos desejosos de terem um estado de sua influência na região (israel)
Obrigado mestre Júlio César Guedes, pela brilhante aula de história.
Só na Sala de Guerra temos uma apresentação impecável da vida deste ícone britânico.
Um grande abraço à Sala de Guerra!
Sugiro a leitura do livro " os sete pilares da sabedoria" de T.E.Lawrence. O livro se tornou em literatura básica para entender guerra assimétrica.
guerra assimétrica? gostei
@@cesardeceserodecesero3646 sim
Lawrence foi primeiro "forças especiais"
A história de Lawrence é incrível e peculiar.
Sempre me inspiro nesses grandes nomes para estudar o militarismo e sua história,essas pessoas são minha única e suficiente inspiração para chegar ao generalato do exército.Ainda me tornarei um general ou militar tão grande quanto eles! Continue com esses vídeos, Júlio,por favor.🇧🇷
Eu sou fascinado pela história de T.E.Lawrence. Tive a felicidade de conhecer o deserto de Wadi Rum na Jordânia, e as ruinas da casa que morou alguns meses no meio do deserto, e ainda Aqaba e suas ruinas das fortificações. Ainda quero conhecer seu chalé onde morou seus últimos dias..
Não entendo como este canal não tem milhões de inscritos e visualizações! Conteúdo muito interessante e inspirador ! Parabéns grande Júlio Cesar Guedes.
O canal tem uma qualidade impecável, abordando temas militares realmente únicos.
Foi simplesmente o melhor filme da história!
É assustador ver e imaginar os custos e trabalho de fazer essa obra faraônica!
Lawrence da Arábia, um dos melhores filmes que já tive o prazer de assistir. Já conhecia a história real, mas sua maestria na narrativa é de encher os olhos e ouvidos. Parabéns, Júlio César por mais uma obra prima em forma de documentário!
Que pesquisa , hein ? Deve ter dado muito trabalho , mas com certeza grande satisfação. Parabéns
Quem ainda não leu o livro ou não viu o filme recomendo que o faça. São duas obras primas indispensáveis, inclusive para entender mais o que acontece naquela região hoje em dia. Lawrence foi o primeiro ídolo pop da história, sua imagem é tão poderosa que persiste até hoje. Foi o primeiro ídolo pop moderno criado pela mídia. Minha avó, que nasceu em 1900, contava que as pessoas faziam fila no cinema para ver as novas aventuras do Lawrence da Arábia. Isso em Belém daquele tempo. No mundo todo as pessoas faziam fila para ver as novidades, anunciadas com alarde pela mídia da época. É possível encontrar vídeos de Lowell no youtube. Ele teve uma carreira de sucesso e se tornou um ícone da TV até sua morte, em 1981. Várias das imagens icônicas filmadas por Lowell foram reproduzidas no filme. Também podem ser encontradas no youtube. Vale a pesquisa.
Far from home, a man with a mission
In the heat of the glistening sun
In the heart of ancient tradition
This man's journey has only begun
Lead the charge
A raider has entered the battlefield
Sabotage
The game is about to unfold
As the darkness falls and Arabia calls
One man spreads his wings, as the battle begins
May the land lay claim on to Lawrence name
Seven pillars of wisdom lights the flame
A revolt to gain independence
Hide and seek, hunters hot on their trail
Joined their ranks, obtained their acceptance
Side by side raid the Ottoman rail
Lead the charge
Tafilah, Medina, Damascus calls
Sabotage
Demolish the bridges to dust
As the darkness falls and Arabia calls
One man spreads his wings, as the battle begins
May the land lay claim on to Lawrence name
Seven pillars of wisdom lights the flame
After the war has been won, deception or treason?
Who can tell?
Who stood to gain?
Who stood to lose?
Who did the dying?
Betrayal of trust from within or compelled?
The pillars of wisdom can tell
Back home where a new life awaits, whispers of past
The sands of Arabia calling
As the darkness falls and Arabia calls
One man spreads his wings, as the battle begins
May the land lay claim on to Lawrence name
Seven pillars of wisdom lights the flame
As the darkness falls and Arabia calls
One man spreads his wings, as the battle begins
May the land lay claim on to Lawrence name
Seven pillars of wisdom lights the flame
(Sabaton - "Seven Pillars of Wisdom")
Coincidentemente passou na RBTV em partes. O filme começa com a morte dele num acidente de moto. Grandes nomes do cinema trabalham no filme como Peter O'Toole ( Lawrence) Omar Sharif, Anthony Quinn, Alec Guinnees dentre outros.
Me sinto um imbecil completo por não saber e nao ter tido a curiosidade de saber mais sobre este homem extraordinário. Na minha ignorância sempre o liguei ao filme(que nao assisti), mas como um personagem fictício, e não como um herói real.
Parabéns pelo excelente trabalho Júlio.
Bom eu li, o "Lawrence da Arábia" da Coleção Ilustrada da Segunda Guerra Mundial, da Editora Renes.
Seu "Sete Pilares da Sabedoria" é um grande guia sobre o Oriente Médio e os povos que lá viviam e seus costumes.
Muito obrigado pela referencia, meu caro Julio ! Um.dos melhores canais, fom grande pesquisa e didatica ! Obrigado novamente. Abracao !
Vim aqui por causa da live no inteligência Ltda
Bom dia Bruno. Faz um vídeo sobre Max Von Oppenheim, o rival de Lawrence. e também sobre a Expedição alemã até o Afeganistão liderada por Oskar Von Nidemayer.
Bom dia, Rafael! Quem fez a pesquisa fantástica deste vídeo foi a Gabriela, mas pode deixar que irei passar a sugestão para ela!
O livro "Os Sete Pilares da Sabedoria" escrito por Lawrence descreve toda a sua atuação na Península Arabica!
Parabéns pelo tema!
É verdade que Lawrence foi um grande estrategista. Senti falta da Gertrudes Bell - a Rainha do Deserto. Ela teve também um papel crucial na formatação do atual Oriente Médio. No mais, parabéns pelo relato 👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Assisti o filme com Peter O 'Toole, um ator extcepcional quando foi lançado. E depois li o impressionante "Os sete pilares da sabedoria". Um homem extraordinário..
Estou aqui nos EUA entregando jornal na madrugada e vendo e escutando mais um trabalho do meu chara Julio, obrigado
Esse vídeo merece 1 milhão de views, no mínimo
Sala de Guerra nunca falha! Video com uma quantidade e qualidade de conteúdo incrível, explicada da melhor maneira - Que trabalho impecável cara, parabéns 👏 ÓTIMO vídeo como já é de costume.
A bordo!💪🇧🇷🧉.Perdi as contas de quantas vezes assisti o filme!Excelente!Vamos pra História,agora!
Eu sou admirador de Lawrence de Arabia desde que assisti o filme nos idos de 1960 e tantos na minha adolescência. Há cinco anos comprei o box DVD, com dois discos.
Também existe em quadrinhos, numa revista argentina dos anos 70. Possuo o livro os Sete Pilares da Sabedoria traduzido ao português comprado em Porto Alegre em 1985. Excelente video, excelente producção. Parabéns pelo trabalho.
Excelente
PUTZ ESSE DOC É TOP! PARABÉNS!!!!
Incrível só vc mesmo pra trazer dois assuntos que eu gosto, sempre fui apaixonada pelo deserto e já assisti Lawrence das Arabias duas vezes, sempre percebi a amizade dele com Ali como um encontro entre duas pessoas honradas, Lawrence venceu as batalhas devido a sua personalidade política e sensibilidade, parabéns pelo seu trabalho
Uma aula de história, geografia e geopolítica de primeira. Um trabalho de pesquisa excelente. Vale muito a pena. Obrigado pelo conteúdo.
Lawrence da Arábia é um FILMAÇO! Vale a pena! E a história por trás é muito densa. Vale a pena conhecer.
Um dos maiores filmes do século XX é, sem dúvida, "Lawrence da Arábia" com um fabuloso elenco. Peter O'Toole impecável no papel de Lawrence. Este documentário da "Sala de Guerra", sobre Lawrence e a causa árabe ao final da Grande Guerra, está excelente. Mais uma vez parabenizo Júlio César Guedes. Obrigada.
Fantástico esse documentário.
Gosto muito da história do Lawrence,e esse canal conta de maneira única,o que fica excelente.
Muito bom sua resenha sobre Lawrence.
Parabens e Grato.
Abs
Sergio
Vou direto buscar o filme de 62.
Devo ter visto já, mas não como verei agora.
Parabéns e obrigado!
Beleza de trabalho Júlio César, sobre meu herói favorito, mestre da guerrilha e lendário até hoje. Um abraço.
assisti o filme no cinema numa moderna tela panorâmica na década 70, depois um pedaço na TV a cabo, agora didaticamente aqui no canal. personagem fascinante
Excenlentíssima aula, Prof. Júlio! Só temos a agradecer! Mais um desempenho brilhante para o lábaro iluminado da Sala de Guerra!
Este canal e bom porque sempre é acompanhado de muitas imagens variadas o que me faz viajar no tempo !! 👏👏👍👍👍
Não há como não recomendar as novas geracoes que assistam o
classico "Lawrence da Arábia" (1961).
Acabei de assistir ao filme numa sala de cinema que exibe clássicos todos os meses. Uma experiência fantástica!
Assisti o filme à 20 anos atraz! Muito bom! Exelente documentário!
Um homem extraordinário! O filme não tem muita conexão com a vida real de Lawrence, mas é tão empolgante que perdi a conta das vezes que o assisti.
Thomas Edward Lawrence, o Lawrence da Arábia uma figura ímpar, maravilhoso.
que postagem magnifica sobre a biografia de Lawrence!!! gratidão !!!
El Orenci, para aquele que nada está escrito, vi o filme várias vezes e o seu livro várias vezes. Para os que acham que conhecem e dao palpites errados sobre o Oriente Médio deveriam ver este filme e ler os " Sete Pilares da Sabedoria " várias vezes.
Lawrence da Arábia, fielmente retratado pelo diretor de cinema inglês David Lean, decidiu atacar a cidade de Aqaba (Jordania), junto ao Mar Vermelho, em 06 de julho de 1917, durante a primeira grande guerra. Aqaba tinha seus canhões apontados para o mar e estava sob domínio dos turcos. À retaguarda, desprotegida havia o deserto, o impenetrável, afinal chegar até Aqaba pelo deserto era impossível. E assim o era até que Lawrence resolvesse o contrário. Os camelos não aguentam mais de 20 dias sem beber água, seria uma jornada suicida. Lawrence juntou 50 voluntários e fez a travessia; se Moisés atravessou o deserto a gente pode, também.
Melhor que History Channel 😲👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pela narrativa deste vídeo, foram feliz em resumir com riqueza de detalhes a histório do Sir, Laurewce da Arábia, fico feliz em assistir um vídeo de um contúdo veridico, e digo isto porque, já li diversas obras a respeito deste assunto, novamente meus parabéns e felicidades, continue a produzir boas e verdadeira repodução da história mundial.
Quem ouve sabaton já sabe tudo antecipado😀😎
Aula de história e ouve uma boa musica😎
Não tem jeito, porque hoje é domingon
Cara, ontem mesmo eu ia pedir em um comentário exatamente um vídeo sobre ele! Parabéns!!!!
32:56 Inclusive tem uma arma no jogo Battlefield 1chamada SMLE de Lawrence da Arábia. Que eu gosto bastante, por sinal.
Minha segunda arma favorita no bd1 , atrás é claro da Martini henry
@@MNMCRen a minha preferida é a Ross MKIII de infantaria. Não me adaptei a Martini Henry
Que coisa mais brilhante esse documentário.
Parabéns Julio
Já assisti esse filme 3x e não me canso de ver.
Parabéns pelo canal. Muito interessante todos estes fatos históricos.
Muito bom, a história dele é muito interessante!
Mais um trabalho de pesquisa e apresentação magistral do sala de guerra. Gostaria de ver um trabalho sobre o general Paul Emil von Lettow-Vorbeck e a guerrilha na África oriental durante a primeira guerra mundial.
Excelente vídeo! Mais um maravilhoso documentário desse magnífico canal! O único equívoco dele está na afirmação de que o pai de Lawrence, Sir Thomas Chapman, era barão, quando na verdade era baronete e por isso mesmo era um "sir" e não um "lord".
E pela mesma razão Thomas Edward Lawrence não era o Honorável (Honourable) Thomas Edward Lawrence.
Muiiiiiito bom!!!!
Julio ,parabéns por mais um excelente vídeo. Os Sete Pilares é um dos meus livros preferidos.
Espero que o canal passe a abranger o conteúdo da primeira guerra mundial ao canal, que tem diversas histórias incríveis assim.
Parabéns pelo Vídeo Mestre Júlio César Guedes. Interessante que durante duas semanas já no fim do mês de setembro o canal de TV ABERTA : REDE BRASIL DE TELEVISÃO que aqui no Ceará é o canal 19, exibiu o filme clássico de 1962 Lawrence da Arábia do Diretor inglês David Lean como minissérie passar no fim da tarde.
Vou comprar o livro para ler. Esse cara é muito interessante.
De tanto ouvir falar e sequer entender um pouco, vi o filme c Peter O'Toole. Entendi bastante sobre a campanha rebelde em si, o resto sobre sua origem e outros aspectos veio c essa bela postagem do Júlio G.
Que vídeo sensacional! Um presentaço para um grande fã do clássico de David Lean e admirador dessa complexa e fascinante figura histórica que foi T. E. Lawrence. Agradeço ao canal por (mais) esse excelente vídeo.
Meus parabéns, qualidade incrível tanto na narrativa como nos detalhes!!!
Como sempre um ótimo vídeo. Ele conseguiu unir diversas tribos arabes para a causa, principalmente pela participação de Faisal,que ele demonstra muita admiração no livro Os sete pilares da sabedoria.
Fale mais sobre a Primeira Guerra Mundial. 👍
Perfeito, como de costume a narrativa do mestre Júlio.
Esse cara teve uma estória incrível, muito além do cinema!
Júlioooo do céu! Que vídeo fantástico! A qualidade aumenta, dia após dia! Parabéns!!!
O filme é fantástico nos transmite uma
homenagem a este extraordinário personagem da saga Arabe.😊
Eu estou amando esse canal! Parabéns pela iniciativa!
A história dele é daquelas que daria uma boa Sessão da Tarde, uma verdadeira Jornada do Herói!
Obrigado, eu sempre esperei por um vídeo sobre a vida, desse ícone
Excelente trabalho de pesquisa. Parabéns a você e toda a sua equipe. T. E. Lawrence foi uma das pessoas que deixaram a sua marca na história. O livro dele, Os Sete Pilares da Sabedoria, é leitura obrigatória para quem gosta de história e estratégia militar. Narra com detalhes a revolta árabe desde o momento em que ele é designado para acompanhar os líderes árabes até o término de sua participação ativa no movimento. Sem falar que descreve com detalhes a técnica de guerrilha usada contra o império Otomano.
Excelente aula de História. Parabéns
Julio como sempre um excelente orador !
A gente se sente um aluno diante de um professor .
Assisti ao longo filme de David Lean !
Mais alguém lavando a louça e assistindo a sala de guerra?
Parabéns por mais uma pesquisa e realização deste vídeo! Ficou Maravilhoso!
Eu sempre ouvi muito o nome dele, mas nunca imaginei que a sua vida tinha sido tão interessante e que ainda mesmo no meio da guerra ele conseguiu ter princípios.
Um Homem honrado 👏👏👏👏👏
Amo esse filme, só hoje já vi duas vezes...
Que senso de honra esse grande homem tinha hein? Recusar um horaria de cavaleiro, caraca!! E ainda foi entrar na RAF, imagino que perdendo o posto de coronel que era do exército meu amigo!! Eu ia comentar do filmão dos anos 60 mas você, claro, lembrou hehe!! E foi essa disputa dos Britânicos nos desertos árabes um dos motivos pelo qual até hoje Palestinos não tem um estado reconhecido e ficam naquele conflito eterno com os Judeus!! Ótimo vídeo (ou devo dizer filme documentário?) como SEMPRE!! Valeu demais, Júlio! Aquele abraço e até mais! :))
Melhor documentário sobre TE Lawrence no youtube mundial
Lembrei ele do Batlefield 1. Foi incrível zerar esse game!
O livro OS SETE PILARES DA SABEDORIA de Thomás E. Lawrence deveria ser lido por todos militares do mundo.
A história que gerou o filme que devemos assistir de joelhos!!! Parabéns pelo conteúdo!
Vídeo im pressionante! Parabéns Júlio César!
Obrigado pelas informações de qualidade.
Que vídeo maravilhoso!
Muito bom história bem explicado e narrada.
Tem um filme antigo dele, muito bom! sendo este filme de 1962. Para aqueles que gostam desse tipo de filme, eu recomendo! 👌
O filme é uma obra prima.