Júlio Cesar Guedes e Bruno Guiger são sem a menor sombra de dúvidas os melhores narradores de temas militares. Por um trunfo óbvio e pragmático: Livros 📚📚📚 Excelentes Senhores 👏👏👏👏
Queria mesmo era uma biografia do Tio Putin. O Baixinho era o tal bom vivan, usa Ives Sant lorrent e Pierre Cardin, tinha óculos reiiban e assistiu o Combate no Vietnam. Tinha um Lada GT, com vidro fumê, lutava caratê como nos filmes de TV. Chegou até ser chefe da KGB. MANDOU 20 NAVIOS CHEIOS DE FERTILIZANTES PRÁ VOCÊ. Bangu RJ.
Gostei muito da exposição. Clara, sucinta, sobre uma possibilidade que nunca vislumbrei. Algo que realmente nos faz repensar a segunda guerra e as possíveis implicações para o ocidente e nossa relação com a antiga URSS e a atual Rússia....
Estrategistas que analisaram o posicionamento das aeronaves russas nos campos de aviação, próximos às fronteiras, já pontuavam que estes eram mais condizentes com preparação a uma invasão e não defensiva!
fora a quantidade absurda de tanques sendo que o tanque é uma arma classica de ataque não defesa Quase 80% dos tanques mais novos, como o T-34 e a série KV, estavam estacionados na fronteira soviética, além de 50% de todas as aeronaves soviéticas avançadas. Os mais novos tanques soviéticos eram de design superior em comparação com quaisquer tanques que os alemães empregassem para a invasão. Os alemães também encontraram enormes estoques de combustível e munições perto da fronteira. O que Stalin planejava fazer com todo aquele material de guerra e todas aquelas tropas estacionadas mesmo na fronteira germano-soviética? Porque é que ele armazenou recursos como petróleo e carvão tão perto da fronteira?
Já li sobre isso também, realmente era um material muito vasto, e talvez seja esse o motivo da "letargia" de Stalin em absorver a invasão, já q era ele o q iria surpreender o oponente, seguro q estava pelo tratado com a Alemanha, e seria também por isso o deslocamento das indústrias para Rússia a dentro.....É de se pensar!!! Até a alta cúpula Alemã, ficou impressionada com a quantidade absurda de aviões destruídos pela aviação Alemã....E os alemães também não contavam com a produção incrível de equipamentos e tanques... Sei lá...
Adorei o vídeo terminei agora, ótimo tema abordado. Até mesmo a escola só conta um lado da história. E a maioria dos filmes que chegam até nos tbm. 👏👏👏 Infelizmente não podemos mudar mais nada, mas que sirva para ficarmos de olhos muito abertos nos tempos atuais !!!
Meus parabéns pelo vídeo com uma exposição muito didática, típica de quem domina o assunto. Eu também li faz muito tempo "O grande culpado". Mas, considero que, sem fontes primárias soviéticas, a tese em questão permanece altamente especulativa, embora instigante. Penso que, no momento, seus usos são mais políticos que de compreensão da história da Segunda Guerra Mundial. Como profissional da História, não posso me dar ao luxo de endossá-la sem as devidas provas documentais. Por último, o caso Hess foi recentemente abordado no último livro de Richard Evans, "Conspirações sobre Hitler". Enfim, vamos torcer para que o futuro seja generoso com um bom habeas data dos arquivos do GARF sobre o assunto. Valeu!!!
Como profissional da História vc deveria ler Joachim Hoffmann, Ewan Mawdsley, Albert Loren Weeks e Mikhail Meltyukov as evidencia são muito fortes mas os historiadores estão ai pra isso quando precisam saber quando novas provas modificam ou contradizem velhas teorias; na realidade, uma das suas principais obrigações é testar concepções tradicionais e tentar refutá-las A Historia Humana não é uma condição estática. É um processo, especialmente para a criação de conhecimento pela pesquisa de provas e evidências. Quando a investigação decorrente encontra novas provas ou quando os pesquisadores descobrem erros em velhas explicações, acontece frequentemente que as antigas teorias têm que ser alteradas ou até abandonadas.
Um vídeo sobre o Rudolf Hess seria muito bom. Penso que essa última tentativa de paz com a Inglaterra podia envolver algo muito grande, como a liberação da França de forma pacífica.
Hess era o filho que o Hitler não teve. Nunca agiria sem o consentimento dele. A ideia de Hitler era tirar a Inglaterra da Europa e derrotar os russos. Sem os americanos os russos teriam sido derrotados.
A nobreza inglesa estava a serviço do serviço de inteligência. O mentor geopolítico de Hitler era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. A Inglaterra deu a corda e a Alemanha se enforcou. As guerras mundiais se caracterizam pelo esforço dos germânicos para ascenderem no cenário global. As guerras mundiais começaram em 1870.
@@lucasvieira8885O bigode nunca quis lutar contra os britânicos, a ideia era juntar o ocidente e a Ásia contra o bolchevismo soviético, e não deu certo.
Algum dia vc pode fazer um vídeo contando a história de um tanque pesado soviético? O KV-1E N°864, comandado pelo Tenente Kolobanov que destruiu 22 panzers alemães, 2 SPGs e alguns veículos logísticos as margens da rodovia que separava Krasnogvardeysk das forças panzers alemãs que avançavam rumo a Leningrado. O KV-1E N°864 de Kolobanov foi atingido por 156 disparos, mas nenhum dos impactos conseguiu penetrar na blindagem.
O único erro desse pensamento do Júkov foi ter achado que libertou a Europa do fascismo. Brecht tem duas frases mais adequadas: “A cadela do fascismo está sempre no cio” e “O fascismo é um vírus, como o vírus da peste, da cólera e do tifo”.
Muitos indicios e provas que a narrativa do livro fazem sentido. Mais estudos e liberação, um dia de mais documentos podem corroborar com a teoria apresentada. Abs Júlio, grande video !
@@User-r7g8k rapaz nem tu consegue te entender. ELE MESMO diz que é especulacao. Procure o significado da palavra no dicionario. Já adianto: especulacao nao contem em seu bojo DADO, FATO ou ainda REALIDADE. Nessa caso, históricas.
@@nuno5181. Porra. Releia o que eu escrevi. O próprio Júlio começou o vídeo dizendo que é especulação. Eu critiquei sua afirmação de que é sem pé nem cabeça. Falta-lhe leitura ou isenção?
@@User-r7g8k Acho que quem tem problemas de leitura e interpretaçao de textos é tu. ESPECULAÇÃO SEM PÉ NEM CABEÇA é o que afirmo sobre o video. Se ainda continuar em dúvida sobre o que eu penso sobre o assunto, peça ajuda a um professor de Português; talvez tu seja estrangeiro e nao entenda nossa língua muito bem....🤣
Tive um professor de literatura que dizia: "Vc tem que aprender a botar reparo." Na historia da 2ª guerra tem muita coisa esquisita, que não encaixa. . . Botemos reparo!
Muita mentira! Para compreender as guerras mundiais é necessário conhecimentos em etnologia, economia, filosofia, psicologia, antropologia e afins. O povo não pensa, acredita.
Faz muito sentido. Hitler era um maluco mas não era burro, abrir uma segunda frente naquele momento pra que? Se a URSS atacasse ele estaria encurralado, a melhor opção era realmente atacar primeiro
@@TandreRN sim, mas não precisava disso nesse momento. Se não me engano a união soviética estava fornecendo petróleo e escravizar os eslavos não parece que era urgente naquela hora
@@josemarcosmonteiro1752Hitler era todo loucao mas ele não queria mesmo o Lebensraum e escravizar os povos eslavos, isso era uma teoria de uns malucos na SS que odiavam os eslavos
O exercito vermelho estava com seus ranks abalados graças as purgas de stalin. Eles só estarião recuperados e prontos para uma guerra total na europa em 1942 segundo os militares sovieticos da época.
@@josemarcosmonteiro1752 stalin era calculista e pragmático, ele achou que hitler tbm era ,porém hitler era louco ,ou pelo menos ele acreditava nos mitos de raça superior e etc ,de tal forma que essa raça era tão superior ,que facilmente subjugaria a urss.
@@Guizila "Que sorte que tenhamos tomado a iniciativa " É visível que os soviéticos haviam organizado as regiões fronteiriças como base de uma ofensiva contra a Alemanha. Pág 27. Os soviéticos então com uma enorme quantidade tanques entoadas as estradas ,com suas colunas de abastecimento. Pág 28. Isso nos primeiros dias da Bárbarosa.
@@eduardooliveira2758 o próprio Suvorov desafiou a Russia a liberar os documentos da URSS, inclusive ele cita isso com datas, e locais. Mas até agora 2024 ninguem entregou e ninguem refutou o Suvorov.
@@OSocialistadeiPhone sem provas sem nenhum tipo de pesquisa, apenas suposições! É a mesma coisa que achismo sem método cientifico, posso ficar aqui inventando coisa e não podem refutar pq não liberam "provas"...
@@eduardooliveira2758 como eu disse, ele mesmo deixou em aberto. Não refutaram nada do que ele falou e muito menos Lees ou outro autor chamado Snyder que escreveram suas obras em tempos diferentes e elas coincidem.
@@eduardooliveira2758 Qualquer coisa que você invente sobre a URSS ou Alemanha durante 1939 a 1945 pode ter certeza que iriam refutar. Ainda mais se tratando da URSS que é mestre em subversão e revisionismo.
Verdade. O vencedor ou o sobrevivente, conta a história. Ocorre, que, nem sempre é irrefutável o enredo. Há sempre interesse e a manipulação dos tradicionais institutos da propaganda. Stálin é herói para os Soviéticos e Adolfo um insano para o mundo. Hoje a Rússia, rasgou as cartilhas do mal do mundo, adotando uma postura capitalista de pé no chão. Stálin, pode até ser contestado pelos meios ou pensamentos políticos, mas venceu o mal da época e hoje, repousa na gratidão do povo Russo. Bangu RJ.
Irônico Pq os vencedores Em especial os do ocidente Deixaram aqueles generais alemães escreverem a historiografia do front oriental e outras coisas Criando vários mitos que até hoje tem gente que acredita
@@enzovernille3800 Perfeito amigo. Deixaram escrever, por ordem da Inteligência e programa especial de propaganda ante bolchevique . A guerra fria começou aí. Mas foi bom, que hoje, a Rússia, afastou a teoria de Mrx. Um abraço e obrigado.
Gerou sim. Star Trek, hoje comemos Ovos de Plasma, com gema amarelinha quase laranja, como os da galinha caipira. A Clara vai bem e as galinhas nem precisam chorar kkkkkkk Olha o carro do OVO ...Bangu RJ.
@@rogeriodeoliveira4823 Ficção e ou teoria da conspiração né? O Haarp, também não é? Os terraplanistas e efeitos da inversão magnética seriam teorias? O tempo rege o ato e as fontes chegam depois. A inépcia é companheira do ceticismo. Tem gente que acredita em morte presumida, como no caso do Prigozhin. Na liderança da Conjuração Mineira, por Francisco Antônio Lisboa. Nos estados líquido, sólido e gasoso e mais Quinze, contido o Plasma. Abraços Bangu RJ.
Está aí algo com que eu concordo. Há muito mais por trás da viagem de Hess à Inglaterra. Um avião não se pega como se fosse uma moto. Seria preciso abastecer e o combustível sintético era altamente controlado. Cada avião tinha seu próprio mecânico, portanto, ele teria de estar revisado. Em tempos de guerra, com toda a artilharia antiaérea em alerta máximo, é quase impossível que ele não tenha sido visto numa jornada de, pelo menos, três horas. Muito me admira que ele não tenha sido abatido ao entrar no espaço aéreo britânico. Ao meu ver, foi fácil demais.
A nobreza inglesa estava a serviço dos serviços de inteligência. Os germânicos foram enganados. O mentor da estratégia germânica de ocupar o leste era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. Isso você NUNCA vai saber porque não interessa aos donos da narrativa. As guerras mundiais são verdadeiras indústrias de mentiras e hipocrisia. "A primeira vítima da guerra é a verdade".
A nobreza inglesa estava a serviço do serviço de inteligência. Os germânicos foram enganados. O mentor geopolítico de Hitler era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. A Inglaterra deu a corda e a Alemanha se enforcou
Assiste Band of Brothers que foi a série precursora dessa (dos mesmos criadores), inclusive todos os episódios começam com relatos de antigos combatentes. Uma das melhores séries que existem, 9,4 no IMDB.
Júlio, a intenção de Hitler sempre foi tomar as áreas europeias da URSS, principalmente a Ucrânia para o que chamava de Lebensraun. Estava lá no seu Mein Kampf. Apesar de seu tratado com com a Alemanha, Stalin conhecia as pretensões de Hitler e querer fazer um ataque preventivo não devia estar fora de seu planejamento. Me pergunto então por que não tomou tal atitude quando percebeu a concentração de tropas alemãs na Polônia ocupada? Que Stalin pensava em atacar uma Alemanhã enfraquecida por uma guerra desgastante com França e Inglaterra não pode culpá-lo por uma ataque há muito intensionado ppr Hitler.
sempre achei isso meio óbvio. Stalin sempre pensou que os países Europeu se envolveria em uma guerra longa e que eles ficariam fracos.mas a Alemanha ganhar da quela forma rápida mudou tudo
@@higokalachanikova6395O STÁLIN,MATOU MILHÕES Do POVO De TODO O MUNDO...E TAMBÉM Originou Que MILHÕES Do POVO Soviético,TAMBÉM Morreram MILHÕES..As GUERRAS,Só Trazem MILHÕES De Mortes E Sofrimentos Prós POVOS De TODO O MUNDO...NADA MAIS,S GUERRA Poderá Oferecer Aos Seus POVOS....ACORDEM Gentinha ......PU ESTÃO ESPERANDO QUE Os Camaradas Vermelhos,Vos Vão Dar Alguma COISA BOA....Acordem Gentinha Boazinha.....kkkkkkkk
Mano o cara tem razão e ALTAMENTE especulativo. O maior culpado e obviamente Hitler discutir isso e besteira. Qm começou a invasão a Polonia? Hitler, qm invadiu a Europa ? Hitler. Qm fico no seu canto até q A Alemanha veio invadir q o obrigou a entrar na guerra ? Aí sim e o Stalin. Parece mais uma teoria da conspiração da extrema direita
vai chorar porque suas "verdades absolutas" foram abaladas?porque leu demais livros do MEC e se envenenou com filmes de hollywood ??alguem da uma chupeta pra criança
Mano eu não duvido, ainda mais que surgiu o movimento tentando associar o movimento do partido do bigodinho como de esquerda, a Rússia foi o povo que mais sofreu com segunda guerra, até hoje os maluco lá cavam e acham corpos de soldados mortos em combate.
Fala Júlio! Não estou mais encontrando o vídeo de sua participação no Inteligência Limitada, onde fala sobre a bomba atômica. Teria o link para me enviar? Obrigado ...
A teoria de Ratzel afirma que, além do homem ser fruto do meio ambiente e geográfico que vive, o Estado é como um organismo vivo que trabalha para se expandir e defender seu próprio espaço. Assim, as sociedades mais avançadas teriam um espaço maior, conseguindo se expandir com mais velocidade e facilidade.
Interessante. Já ouvi falar disso. Acho que mudou um pouco depois da criação das armas nucleares. Tipo, hoje, você faz aliança com um país que possui tal armamento e dificilmente é invadido, mas tbm pode ser que o país aliado ao seu n te proteja
Faz uns anos que vi numa livraria um livro entitulado "O GRANDE CULPADO" onde documentos revelava que Stalin planejava partir pra cima da Europa em 1943.
A ideia de Stálin era de que Alemanha e França se matariam por dois anos com um a vitória alemã ao final. E com ambos os países exaustos, ele partiria para cima para tomar tudo. Só que a França caiu rápido.
@@pedrorocha4817 Essa teoria foi descartada, pois não havia interesse de Stálin, na França, nada de mineral ou outra riqueza. De mesma sorte, a Alemanha, era deficiente em recursos naturais, só mesmo o carvão do vale do Rur. Ainda assim, a Rússia tem reservas pelo triplo. Que interesse teria? Cuidado com propaganda enganosa. Bangu RJ.
@@vitorgalati7121é verdade mesmo, portos não valem de nada mesmo, Campos agrícolas também não, sem falar que os soviéticos não queriam aumentar sua influência para outros países e aumentar seu domínio territorial. Esse comentário acima contém ironia.
@@vitorgalati7121amigo você está entendendo errado, a questão não era de recursos naturais e sim espalhar o comunismo e colocar a Europa sobre seu controle, fora que a Europa apesar da falta de recursos era muito forte industrialmente
Magnifica postagem, com opiniões muito bem embasadas! Também é muito interessante ler os comentários, com dezenas de defensores dos soviéticos, tentando desmentir a "Sala de Guerra", mostrando que vocês da "Sala" pisaram no pé de alguém.
Sempre essa galera tenta nega a história essa e a função deles vemos até hoje pq sem a história não sabemos das grandes barbáries que os soviéticos com sua política comentaram e cometem até hoje
Há outros dois livros importantes sob esse tema: 1 - "Stalin's War" (1ª edição de 1985) do autor austríaco Ernst Topitsch, que foi um dos primeiros a sustentar essa tese e; 2 - "Stalin's War: A New History of World War II" (2021), do especialista em história russa do século XX, Sean McMeekin, que é um estudo mais novo e bem aprofundado.
@@nuno5181 Leia os russos Viktor Suvorov, Mikhail Meltiukhov, VA Nevezhin, VD Danilov e Aleksandr Solzhenitsyn, bem como vários alemães Joachim Hoffmann, Wolfgang Strauss, Fritz Becker e pare de ficar no encantado mundo de Bob teoria de conspiração meu ovo
@@raxanci rapaz muito provavelmente SIM, TENHO. Aliás tu nao me conhece, mas deve ser íntimo do tal "dr" e ter estudado a vida e "obra" dele muito né??? 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
@@RogerioBarreto-ys3li Nunca gostei ou confiei nestas histórias. Tudo propaganda dos aliados. Que bom que não foi esse porco gordo quem disse isso. tão criminoso quanto Adolfo, Mussolini . De Gaule e outras pragas da época.
Queria mesmo era uma biografia do Tio Putin. O Baixinho era o tal bom vivan, usa Ives Sant lorrent e Pierre Cardin, tinha óculos reiiban e assistiu o Combate no Vietnam. Tinha um Lada GT, com vidro fumê, lutava caratê como nos filmes de TV. Chegou até ser chefe da KGB. MANDOU 20 NAVIOS CHEIOS DE FERTILIZANTES PRÁ VOCÊ. Bangu RJ.
@@juniaoantonov nem tem como ele ser tendencioso. Ele apenas mostra o que fontes primárias dizem. Sendo que o revisionismo vem após as primárias. Ou seja, ele mostra o núcleo real, e não as inverdades apresentadas pelos socialistas.
Até pq o que vem sendo se baseia em milhares e milhares de documentos e relatos, já essa versão tem como base um único relato sobre um documento que ninguém nem sabe se existe.
Gostei demais... Tenho dito que, para podermos entender os dias em que vivemos, precisamos conhecer os fatos que nos trouxeram até aqui; dentre os fatos mais importantes do nosso contexto histórico imediato, as guerras do século XX certamente se sobressaem. Acontece que não temos com entender essas guerras se não conhecermos também o que ocorreu no século anterior, e assim sucessivamente. Então, um conhecimento histórico abrangente se faz necessário a qualquer pessoa que tenha a pretensão proferir qualquer opinião ou julgamento sobre os grandes fatos, ideias e governos que nos rodeiam. Haja livros! 🙂
Essa ideia de (pré) ataque russo que gerou um (contra) ataque alemão o meu pai (espanhol) e um amigo dele, alemão, (ambos falecidos) sempre falaram a respeito. Comecei a estudar a 2a guerra pelos livros didáticos em 1989 e sempre me instigou...A operação Barbarossa, confesso, nunca li muito a respeito pois as histórias sempre eram muito desencontradas e como nunca tive muito tempo para ficar pesquisando e na época não tinha muita literatura a respeito(ou se tinha era muito cara, ou precisava de muito tempo para ficar garimpando em sebos) sempre deixava ela de lado. Hoje percebo que deveria ter insistido...talvez pudesse contribuir com canais iguais ao teu. Parabéns pela pesquisa
Até bateu um certo receio quando vi o título pq achei que o Julio ia tentar fazer algum malabarismo sobre a segunda guerra como um certo outro cara por aí no YT faz, mas é da SDG que estamos falando! O cara é franco e deixa claro o que é palpável e o que é especulação.
A Historia Humana não é uma condição estática. É um processo, especialmente para a criação de conhecimento pela pesquisa de provas e evidências. Quando a investigação decorrente encontra novas provas ou quando os pesquisadores descobrem erros em velhas explicações, acontece frequentemente que as antigas teorias têm que ser alteradas ou até abandonadas. Os Historiadores precisam saber quando novas provas modificam ou contradizem velhas teorias; na realidade, uma das suas principais obrigações é testar concepções tradicionais e tentar refutá-las
Sugestão:Faz um video sobre a fuga do piloto Joel, que depois de atingido pela antiarea alemã, saltou de paraquedas atrás das linhas inimigas e fez uma fuga surpreendente. É contada no livro Senta a Pua do Rui Moreira Lima.
@@User-r7g8k por serem expostas SE TORNAM REALIDADE??? Vou publicar minha teoria do grande dissonauro submerso chamado Godzila..... Guri para esse assunto tu nao esta capacitado ao debate.
@@User-r7g8k essas webcomunas são uma piada na internet negam até os proprios documentos sovieticos e os historiadores militares como Viktor Suvorov, Mikhail Meltiukhov, VA Nevezhin, VD Danilov e Aleksandr Solzhenitsyn o que eles ganhariam culpando a sua propria patria?
Esss livro é meu "eterno favorito"! Abriu meus olhos sobre comunismo e esquerda que fica gritando "facista" pra todos. Livrou caiu no jargão do "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
A União Soviética perder tantas aeronaves e equipamentos nas primeiras horas da invasão realmente indica sua preparação para o ataque aos alemães. Na verdade ambos estavam se preparando para atacar o outro. Desde Pacto Molotov-Ribbentrop a intenção de ambos era ganhar tempo.
kkk precisa da aprovação do MEC né? As obras de Suvorov desfrutam das maiores vendas e circulação da literatura russa séria sobre a guerra. A princípio, seus oponentes (quase todos historiadores profissionais) tentaram ignorá-lo. Mais tarde, quando obrigados a reconhecer o seu trabalho, tentaram descartar as suas teses como produto de um fantástico que não teve acesso a qualquer documento oficial. No entanto, trabalhando apenas com base na literatura soviética de código aberto sobre a guerra, Suvorov deduziu o plano soviético para invadir a Alemanha, prevendo que com o tempo seriam encontrados documentos oficiais para fundamentar as suas conclusões. Com o colapso da União Soviética, esses documentos surgiram com frequência cada vez maior e, nos últimos anos, Suvorov encontrou um parceiro perfeito em Meltiukhov, que, com a sua experiência em documentação e arquivística e o seu acesso mais fácil aos registos da era soviética, tem forneceu documentação para as teses de Suvorov.
Na minha opinião de leigo haviam três ideologias, representadas por três países, buscando o domínio global, seja territorial (Alemanha e URSS), seja político e financeiro (EUA). Assim como o fim de Franz Ferdinand foi o estopim de uma guerra inevítável, no caso da IWW, a invasão da Polônia foi o mesmo na IIWW. Tão importante quanto se descobrir as causas (e não culpados) é rever a necessidade das ideologias de se sobrepor a qualquer custo sobre outras, ao invéz de buscar uma coexistência pacífica. Se o fim é o bem da humanidade, aniquilar boa parte dela não é um meio justificável (e aqui eu incluo todos os ismos, liberalismo, comunismo, nacionalismo, fundamentalismos religiosos e etc que se apoiam no domínio global).
Filho, vc precisa entender que problema das ideologias está centrado na validação de suas condições materiais sobre outras ideologias, não existe isso de coexistência pacífica quando há disputa de recursos e poder para sustentar on desenvolvimento de sua respectiva sociedade. O capitalismo por exemplo só se consolida pois se atrela a figura dos estados nacionais onde as elites burguesas conseguem manipular as elites políticas a atender a seus interesses, que são antagônicas as vontades do povo.
Uma hipótese dessas nem deveria ser levantada. Sempre aprendemos q Churchil já alertou bem antes da guerra para o rápido avanço do rearmamento alemão. A Alemanha tinha sede de fascismo,queria vingança diante da humilhação imposta pela derrota,queria espaço vital e queria varrer os judeus da europa.
35:42, eu pensei agora, que talvez o Hitler tenha decidido invadir a união soviética, porque ele descobriu que a união soviética estaria preparando uma ofensiva pra atacar o território da Alemanha na época.🤔 Alguém mais acha isso?
@@whitesharkjansen5229 é, eu também não sabia disso, pra mim a união soviética depois do pacto de não agressão com a Alemanha, era uma nação totalmente neutra e eu não entendi muito assim as motivações pro Hitler ser tão burro, porque o cara já tinha dominado a Europa continental inteira e depois a justificativa pra ele invadir a união soviética, seria porque ele precisaria de mais espaço vital, isso não faça muito sentido, mas agora sabendo dessa possível ofensiva da união soviética, faz mais sentido ele ter invadido a união soviética.
@@lucasm15 Quando questionado se talvez Stalin pensasse que Hitler não se envolveria com a União Soviética antes de lidar com a Grã-Bretanha, Molotov disse: ' Isso mesmo. Não só Stalin teve esse sentimento, mas eu e outros também.Mesmo pouco antes da invasão, não havia histeria anti-soviética em Berlim. Além disso, Hitler não mobilizou totalmente a sua economia para uma guerra. Embora isso possa ter ajudado a enganar Stalin a curto prazo, a longo prazo os alemães teriam dificuldades com a produção militar, uma vez que só mudaram para uma economia de guerra em 1943.
@lucaasm15 a ideia d criar o espaço vital faz todo sentido pq era uma tese criada há décadas, e se ampara tb pela Alemanha n ter recursos naturais em colonias, igual Alemanha e França tinham. Europa, Asia e Oceania abasteciam os 2 países em todo tipo d recurso, e a Alemanha visava o Cáucaso onde descendentes d alemaes ja viviam desde a eopca d Catarina a Grande, q incentivou a migração alemã para a regiao Entao se juntar as terras ferteis ucranianas, gas natural e petróleo do causaso e os eslavos trabalhando como escravos, fazia sentido em criar o Grande Reich Alemão
Qual o nome dos grandes historiadores que defendem essa tese e os que refutam? Quais os artigos publicados em revistas de renome no campo da historiografia que defendem essa teses??????
Obrigado e parabéns pelo video, fantastico! É a prova que video longo não é chato quando tem qualidade! Quanto ao tema, acho uma das teorias mais plausíveis. Nunca engoli que Hitler seria tão ingênuo nessa invasão, teria de haver uma motivação muito grande! Aos poucos as peças do quebra cabeça vão se juntando e a imagem do quadro todo vai aparecendo. Talvez dentro de uns 150 anos teremos algo mais próximo do que realmente aconteceu.
Sala de guerra fazendo escola com Olavo de Carvalho hahaha misturando verdades e inverdades com a finalidade de melhorar a imagens da extrema direita fascista junto a opinião publica .
Depois que os naz1s mataram 2 milhoes de pessoas usando o corredor da polonia vc sendo presidente da Russia tbm não iria deixar mais os caras chegar nem perto.
leia o livro A Outra Guerra de Stalin: Grande Estratégia Soviética de Albert Loren Weeks afirma que Stalin estava reunindo tropas na fronteira soviético-alemã com a intenção de atacar as forças de Hitler. Ele aponta para a retórica agressiva usada por responsáveis soviéticos como Kalinin, Scherbakov e Zhdanov pouco antes da Operação Barbarossa. Ele argumenta que a falta de uma estratégia defensiva por parte do Exército Vermelho é indicativo de que o Exército Vermelho não tinha medo nem se preparava para uma invasão surpresa alemã.
Essa URSS era poderosa mesmo hein. Sem fazer parte do Pacto de Monique e sendo mais pobre e menos equipada que Inglaterra, França e Alemanha nos anos 1930, consegui influenciar todos os bobinhos. Faz todo o sentido.
Apesar de algumas leituras sobre o front oriental não conhecia a tese . Estou ainda na dúvida . Imagino que as fontes permaneçam inacessíveis por muito tempo ainda .
Esse vídeo mudou muito minha percepção sobre a Segunda Guerra mundial... realmente a história foi contada pelo lado dos vencedores, mas a verdade sempre aparecerá no final! Vou comprar os livros e estudar mais sobre quem realmente iniciou o conflito!
Pesquisa pelo livro e vídeo do general alemão rhonrolf. "Como a Inglaterra causou a primeira guerra" e o livro "a guerra que teve muitos pais"(war haver many fathers)
Isso é revisionismo histórico puro, o cara é culpado por não concordar com a colonização a união soviética?? "A mas como ele sabia a intenção de Hitler?" Vamos fingir que Hitler fazia questão de esconder isso né? Vamos fingir que ele n vivia falando sobre o ESPAÇO VITAL
Gostei muito dessa obra. Mais uma opção para que gosta do tema. Mas duas questões pessoais que ficam pairando: Em outras obras sobre a 2ª Grande Guerra, em especial o confronto entre Alemanha e Rússia, em literaturas de referência (se não me engano até mesmos na obra "O Livro Negro Do Comunismo), assim com em obras cinematográficas (Círculo de Fogo), existem a narrativas e até cenas, em que o soldado russo, teria que dividir um fuzil para até cinco combatentes. (no filme é 1X 2). Isso entra em contradição com a narrativa do livro, no que se refere ao alavanque da indústria bélica fomentada por Stalin. Seria essa mais uma eficaz operação da desinformação da URSS tão bem descrita na obra "A KGB E A DESINFORMAÇÃO SOVIÉTICA de Ladslav Bittman (excelente livro; super recomendo), a qual perdura até hoje? Outro ponto questionável seria quanto a superioridade do exército russo perarante ao alemão na 1ª Guerra Mundial. Na verdade a saída do russos foi por outros aspectos, conveniente aos Bolcheviques. Mesmo assim, é uma excelente leitura. Ótima postagem, parabéns.
Tenho uma verdadeira admiração por esse canal e por isso me sinto a vontade pra dar minha opinião. Essa tumblr não condiz com o canal. O SDG é um canal sério, traz informações de qualidade.
Hitler ja na década de 30. Dizia que o espaço vital que a Alemanha precisava estava na russia. Era isso que ele queria desde o inicio. E não conseguiria isso sem a guerra. Então fica difícil pensar que não foi ele o culpado.
Tenho esse livro, e é muito detalhista em diversos aspectos. Hoje eu realmente acredito que Stalin tem pelo menos o mesmo nível de culpa na 2 Guerra Mundial do que o Bigodinho.
Os planos quinquenais de fato industrializaram a URSS, mas bagunçaram a economia como um todo, não resolveram os problemas habitacionais e provocaram desabastecimento e genocídio pela fome, logo é ruim considerá-los bem sucedidos. Além disso, sem as mensagens emitidas pelo mercado, a quantidade e a qualidade de cada produto era inadequada para as necessidades da população.
Dizer que os planos quinquenais foram mal sucedidos é um equívoco muito grande, visto que estas estavam centradas no desenvolvimento da indústria pesada, que seria a base para a construção e consolidação de uma indústria de bens de consumo que viria a se consolidar no pós-guerra, fora que a coletivização da agricultura soviética, apesar de problemática no começo, foi muito bem sucedida em erradicar a fome do território soviético, algo que era muito comum devido antes da revolução, os problemas habitacionais fora resolvidos a contento durante a década de 50 com as famosas "kruschevitas", habitações populares acessíveis a todos os trabalhadores soviéticos(durante os anos 30 a indústria pesada soviética estava voltada a modernizar as forças armadas e a agricultura). Sobre a tal "teoria da mão invisível do mercado" isso é simplesmente balela de liberal safado que n tem o que fazer a não ser pegar trouxa, ou o tal de "cálculo econômico" que no fim n calcula nada. O mercado soviético era um mercado cuja as bases eram voltadas para atender as necessidades do povo e a sua demanda orientada por estas necessidades, tanto é que o pib per capta e o volume médio de consumo soviético só cresceu apartir dos anos 50 e que foi engendrado durante as fracassadas políticas de Gorbachev de abertura econômica.
Assisti hoje este video e depois assisti sua participação no Inteligência Limitada. Parabéns, mas nos momentos finais do programa quando vc diz que os sovieticos talves e apenas talves pudessem vencer a guerra sozinhos porrém levariam muito mas tempo. Até aí concordo plenamente porem esse não é o caso dos aliados, acredito que a guerra na europa terminaria no mesmo ano com a vitória aliada, pois as bombas atômicas teriam sido lançadas na europa, e muito provavelmente até o Japão aceitaria a rendição vendo o que aconteceu com os alemães. pois no fim de 1945 já haviam outras bombas de plutônio prontas que foram usadas um ano depois no atol de Bikini.
Júlio bom dia, vi agora o vídeo, muito interessante, deixe sempre indicações de livros que você usa para seus vídeos, sobre o hess ficou preso a vida toda porque sabia de segredos envolvendo a Inglaterra!?
Os historiadores americanos Richard Raack e RHS Stolfi juntaram-se ao debate, conferindo-lhe uma dimensão mundial. O Professor Raack, em particular, reforçou os argumentos do grupo de Suvorov, escrevendo que “na verdade, a discussão é agora internacional… o génio da verdade saiu da garrafa”.As obras de Suvorov desfrutam das maiores vendas e circulação da literatura russa séria sobre a guerra. A princípio, seus oponentes tentaram ignorá-lo. Mais tarde, quando obrigados a reconhecer o seu trabalho, tentaram descartar as suas teses como produto de um fantástico que não teve acesso a qualquer documento oficial. No entanto, trabalhando apenas com base na literatura soviética de código aberto sobre a guerra, Suvorov deduziu o plano soviético para invadir a Alemanha, prevendo que com o tempo seriam encontrados documentos oficiais para fundamentar as suas conclusões. Com o colapso da União Soviética, esses documentos surgiram com frequência cada vez maior e, nos últimos anos, Suvorov encontrou um parceiro perfeito em Meltiukhov, que, com a sua experiência em documentação e arquivística e o seu acesso mais fácil aos registos da era soviética, forneceu documentação oficial para as teses de Suvorov.
Se não me engano, o Martin Allen, também citado pelo Júlio, não tem boa reputação entre os historiadores britânicos, e segundo estes historiadores, arquivistas, pessoal de museu, etc, muitos dos documentos que ele usou são considerados falsificações feitas pelo próprio Allen. Posso estar cometendo um erro grosseiro, mas creio que é esse autor mesmo, pois lembro específico de arquivos secretos de Hess baseando uma tese do autor sobre Churchill ser o grande causador da 2 Guerra, e não Hitler. Vou dar uma conferida, caso não for, prometo vir aqui e me corrigir.
A história é escrita pelos vencedores lembrem disso
Júlio Cesar Guedes e Bruno Guiger são sem a menor sombra de dúvidas os melhores narradores de temas militares. Por um trunfo óbvio e pragmático: Livros 📚📚📚
Excelentes Senhores 👏👏👏👏
QUEREMOS BIOGRAFIA DO ZUKOV
Queria mesmo era uma biografia do Tio Putin.
O Baixinho era o tal bom vivan, usa Ives Sant lorrent e Pierre Cardin, tinha óculos reiiban e assistiu o Combate no Vietnam. Tinha um Lada GT, com vidro fumê, lutava caratê como nos filmes de TV. Chegou até ser chefe da KGB. MANDOU 20 NAVIOS CHEIOS DE FERTILIZANTES PRÁ VOCÊ.
Bangu RJ.
Do mais brilhante: Rokossovsky.
@@vitorjosebiolchi2671 Rudiani também, o famoso estrategista dos escombros.
Gostei muito da exposição. Clara, sucinta, sobre uma possibilidade que nunca vislumbrei. Algo que realmente nos faz repensar a segunda guerra e as possíveis implicações para o ocidente e nossa relação com a antiga URSS e a atual Rússia....
Estrategistas que analisaram o posicionamento das aeronaves russas nos campos de aviação, próximos às fronteiras, já pontuavam que estes eram mais condizentes com preparação a uma invasão e não defensiva!
fora a quantidade absurda de tanques sendo que o tanque é uma arma classica de ataque não defesa Quase 80% dos tanques mais novos, como o T-34 e a série KV, estavam estacionados na fronteira soviética, além de 50% de todas as aeronaves soviéticas avançadas. Os mais novos tanques soviéticos eram de design superior em comparação com quaisquer tanques que os alemães empregassem para a invasão. Os alemães também encontraram enormes estoques de combustível e munições perto da fronteira. O que Stalin planejava fazer com todo aquele material de guerra e todas aquelas tropas estacionadas mesmo na fronteira germano-soviética? Porque é que ele armazenou recursos como petróleo e carvão tão perto da fronteira?
Já li sobre isso também, realmente era um material muito vasto, e talvez seja esse o motivo da "letargia" de Stalin em absorver a invasão, já q era ele o q iria surpreender o oponente, seguro q estava pelo tratado com a Alemanha, e seria também por isso o deslocamento das indústrias para Rússia a dentro.....É de se pensar!!!
Até a alta cúpula Alemã, ficou impressionada com a quantidade absurda de aviões destruídos pela aviação Alemã....E os alemães também não contavam com a produção incrível de equipamentos e tanques...
Sei lá...
... vídeo lamentável !!!
@@cezarbenoliel9071 ????
@@cezarbenoliel9071o que é lamentável bunda mole?
Adorei o vídeo terminei agora, ótimo tema abordado. Até mesmo a escola só conta um lado da história. E a maioria dos filmes que chegam até nos tbm. 👏👏👏
Infelizmente não podemos mudar mais nada, mas que sirva para ficarmos de olhos muito abertos nos tempos atuais !!!
Meus parabéns pelo vídeo com uma exposição muito didática, típica de quem domina o assunto. Eu também li faz muito tempo "O grande culpado". Mas, considero que, sem fontes primárias soviéticas, a tese em questão permanece altamente especulativa, embora instigante. Penso que, no momento, seus usos são mais políticos que de compreensão da história da Segunda Guerra Mundial. Como profissional da História, não posso me dar ao luxo de endossá-la sem as devidas provas documentais. Por último, o caso Hess foi recentemente abordado no último livro de Richard Evans, "Conspirações sobre Hitler". Enfim, vamos torcer para que o futuro seja generoso com um bom habeas data dos arquivos do GARF sobre o assunto. Valeu!!!
Como profissional da História vc deveria ler Joachim Hoffmann, Ewan Mawdsley, Albert Loren Weeks e Mikhail Meltyukov as evidencia são muito fortes mas os historiadores estão ai pra isso quando precisam saber quando novas provas modificam ou contradizem velhas teorias; na realidade, uma das suas principais obrigações é testar concepções tradicionais e tentar refutá-las A Historia Humana não é uma condição estática. É um processo, especialmente para a criação de conhecimento pela pesquisa de provas e evidências. Quando a investigação decorrente encontra novas provas ou quando os pesquisadores descobrem erros em velhas explicações, acontece frequentemente que as antigas teorias têm que ser alteradas ou até abandonadas.
A guerra foi a única saída para a Alemanha se recuperar do alto nível de endividamento causado por sua reconstrução militar e econômica.
Um vídeo sobre o Rudolf Hess seria muito bom. Penso que essa última tentativa de paz com a Inglaterra podia envolver algo muito grande, como a liberação da França de forma pacífica.
Hess era o filho que o Hitler não teve. Nunca agiria sem o consentimento dele.
A ideia de Hitler era tirar a Inglaterra da Europa e derrotar os russos. Sem os americanos os russos teriam sido derrotados.
Nunca entendi direito a motivação e o que estava por traz dessa tentativa de acordo de paz dele.
A nobreza inglesa estava a serviço do serviço de inteligência. O mentor geopolítico de Hitler era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. A Inglaterra deu a corda e a Alemanha se enforcou.
As guerras mundiais se caracterizam pelo esforço dos germânicos para ascenderem no cenário global. As guerras mundiais começaram em 1870.
@@lucasvieira8885 os alemães não queriam uma guerra muito prolongada. Havia Alas Do parlamento britânico que queria paz,Como o Lorde Halifax.
@@lucasvieira8885O bigode nunca quis lutar contra os britânicos, a ideia era juntar o ocidente e a Ásia contra o bolchevismo soviético, e não deu certo.
Algum dia vc pode fazer um vídeo contando a história de um tanque pesado soviético? O KV-1E N°864, comandado pelo Tenente Kolobanov que destruiu 22 panzers alemães, 2 SPGs e alguns veículos logísticos as margens da rodovia que separava Krasnogvardeysk das forças panzers alemãs que avançavam rumo a Leningrado. O KV-1E N°864 de Kolobanov foi atingido por 156 disparos, mas nenhum dos impactos conseguiu penetrar na blindagem.
Caramba
ta porra, é uma maquina.
Um tanque, literalmente.
Vi o filme ontem acredita,
❤
@@douglasgoncalves9143 tem um filme sobre esse ocorrido?
"Nós libertamos a Europa do fascismo, eles nunca nos perdoarão por isso.” Gueorgui Júkov, marechal da União Soviética.
Trocaram uma merda por outra, o fascismo por outro lixo, o comunismo
O único erro desse pensamento do Júkov foi ter achado que libertou a Europa do fascismo. Brecht tem duas frases mais adequadas: “A cadela do fascismo está sempre no cio” e “O fascismo é um vírus, como o vírus da peste, da cólera e do tifo”.
Grande bosta! O melhor seria ele ter dito: " Orgulhosamente sustentamos o poderio anglo-saxão para décadas depois sermos estuprados por eles".
Seu comentário está perfeito.
Veja o meu postado ontem, 24 de junho.
Muitos indicios e provas que a narrativa do livro fazem sentido. Mais estudos e liberação, um dia de mais documentos podem corroborar com a teoria apresentada. Abs Júlio, grande video !
NENHUMA prova ou indício.
Mera ESPECULACAO sem pé nem cabeca.
@@nuno5181 . O Júlio disse que é especulação. Porém, sem pé nem cabeça você errou grosseiramente.
@@User-r7g8k rapaz nem tu consegue te entender.
ELE MESMO diz que é especulacao.
Procure o significado da palavra no dicionario.
Já adianto: especulacao nao contem em seu bojo DADO, FATO ou ainda REALIDADE.
Nessa caso, históricas.
@@nuno5181. Porra. Releia o que eu escrevi. O próprio Júlio começou o vídeo dizendo que é especulação. Eu critiquei sua afirmação de que é sem pé nem cabeça.
Falta-lhe leitura ou isenção?
@@User-r7g8k
Acho que quem tem problemas de leitura e interpretaçao de textos é tu.
ESPECULAÇÃO SEM PÉ NEM CABEÇA é o que afirmo sobre o video.
Se ainda continuar em dúvida sobre o que eu penso sobre o assunto, peça ajuda a um professor de Português; talvez tu seja estrangeiro e nao entenda nossa língua muito bem....🤣
Viktor Suvorov não é especialista na área! É um cara normal que resolveu escrever um livro de história na base do "achismo".
Tive um professor de literatura que dizia: "Vc tem que aprender a botar reparo." Na historia da 2ª guerra tem muita coisa esquisita, que não encaixa. . . Botemos reparo!
Muita mentira! Para compreender as guerras mundiais é necessário conhecimentos em etnologia, economia, filosofia, psicologia, antropologia e afins. O povo não pensa, acredita.
Se quiser saber mais sobre a verdadeira historia veja o documentário "EUROPA - A Última Batalha"
Interessante essa análise, devido ao acesso à documentação da URSS dos anos 30
Faz muito sentido. Hitler era um maluco mas não era burro, abrir uma segunda frente naquele momento pra que? Se a URSS atacasse ele estaria encurralado, a melhor opção era realmente atacar primeiro
Ele precisava de petróleo e queria escravizar os eslavos
@@TandreRN sim, mas não precisava disso nesse momento. Se não me engano a união soviética estava fornecendo petróleo e escravizar os eslavos não parece que era urgente naquela hora
@@josemarcosmonteiro1752Hitler era todo loucao mas ele não queria mesmo o Lebensraum e escravizar os povos eslavos, isso era uma teoria de uns malucos na SS que odiavam os eslavos
O exercito vermelho estava com seus ranks abalados graças as purgas de stalin. Eles só estarião recuperados e prontos para uma guerra total na europa em 1942 segundo os militares sovieticos da época.
@@josemarcosmonteiro1752 stalin era calculista e pragmático, ele achou que hitler tbm era ,porém hitler era louco ,ou pelo menos ele acreditava nos mitos de raça superior e etc ,de tal forma que essa raça era tão superior ,que facilmente subjugaria a urss.
Que maravilha ter encontrado esse canal
Está aula é fundamental para quem quer entender o conflito!
Li isso também no livro do Hans-Ulrich Rudel, a imensa quantidade de material.
É nesse livro que ele fala de uma grande concentração de pneus soviéticos na fronteira em 1941?
@@Guizila "Que sorte que tenhamos tomado a iniciativa " É visível que os soviéticos haviam organizado as regiões fronteiriças como base de uma ofensiva contra a Alemanha. Pág 27.
Os soviéticos então com uma enorme quantidade tanques entoadas as estradas ,com suas colunas de abastecimento. Pág 28.
Isso nos primeiros dias da Bárbarosa.
Brilhante essa explanação e faz muito sentido essa tese.
só falta uma pequena coisa, provas... Mas para que se é mais facil acreditar em teorias da guerra fria...
@@eduardooliveira2758 o próprio Suvorov desafiou a Russia a liberar os documentos da URSS, inclusive ele cita isso com datas, e locais. Mas até agora 2024 ninguem entregou e ninguem refutou o Suvorov.
@@OSocialistadeiPhone sem provas sem nenhum tipo de pesquisa, apenas suposições! É a mesma coisa que achismo sem método cientifico, posso ficar aqui inventando coisa e não podem refutar pq não liberam "provas"...
@@eduardooliveira2758 como eu disse, ele mesmo deixou em aberto. Não refutaram nada do que ele falou e muito menos Lees ou outro autor chamado Snyder que escreveram suas obras em tempos diferentes e elas coincidem.
@@eduardooliveira2758 Qualquer coisa que você invente sobre a URSS ou Alemanha durante 1939 a 1945 pode ter certeza que iriam refutar. Ainda mais se tratando da URSS que é mestre em subversão e revisionismo.
Infelizmente o que escutamos é a história dos vencedores!
Esquece esta besteira ,cara a historia real é que a extrema direita fascista foi derrotada por um conjunto de países .
Verdade. O vencedor ou o sobrevivente, conta a história. Ocorre, que, nem sempre é irrefutável o enredo. Há sempre interesse e a manipulação dos tradicionais institutos da propaganda. Stálin é herói para os Soviéticos e Adolfo um insano para o mundo. Hoje a Rússia, rasgou as cartilhas do mal do mundo, adotando uma postura capitalista de pé no chão. Stálin, pode até ser contestado pelos meios ou pensamentos políticos, mas venceu o mal da época e hoje, repousa na gratidão do povo Russo. Bangu RJ.
Irônico
Pq os vencedores
Em especial os do ocidente
Deixaram aqueles generais alemães escreverem a historiografia do front oriental e outras coisas
Criando vários mitos que até hoje tem gente que acredita
@@enzovernille3800 Perfeito amigo. Deixaram escrever, por ordem da Inteligência e programa especial de propaganda ante bolchevique . A guerra fria começou aí. Mas foi bom, que hoje, a Rússia, afastou a teoria de Mrx. Um abraço e obrigado.
@@vitorgalati7121Ele fazia parte do mal da época também, não caia na mesma história escrita pelo os vencedores
Obrigado pelas informações de qualidade
Explanação absolutamente brilhante, capaz de gerar enredo de filmes de ficção histórica alternativa instigantes.
Gerou sim. Star Trek, hoje comemos Ovos de Plasma, com gema amarelinha quase laranja, como os da galinha caipira. A Clara vai bem e as galinhas nem precisam chorar kkkkkkk Olha o carro do OVO ...Bangu RJ.
Perfeito, pura ficção.
@@rogeriodeoliveira4823 Ficção e ou teoria da conspiração né? O Haarp, também não é? Os terraplanistas e efeitos da inversão magnética seriam teorias? O tempo rege o ato e as fontes chegam depois. A inépcia é companheira do ceticismo. Tem gente que acredita em morte presumida, como no caso do Prigozhin. Na liderança da Conjuração Mineira, por Francisco Antônio Lisboa. Nos estados líquido, sólido e gasoso e mais Quinze, contido o Plasma. Abraços Bangu RJ.
Faz total sentido.
@@seveng0th Qual das afirmações ? Se possível depois você escreve. Abraço.
Muda muita coisa, não havia ouvido falar dela antes, mas muito interessante!
Está aí algo com que eu concordo. Há muito mais por trás da viagem de Hess à Inglaterra. Um avião não se pega como se fosse uma moto. Seria preciso abastecer e o combustível sintético era altamente controlado. Cada avião tinha seu próprio mecânico, portanto, ele teria de estar revisado. Em tempos de guerra, com toda a artilharia antiaérea em alerta máximo, é quase impossível que ele não tenha sido visto numa jornada de, pelo menos, três horas. Muito me admira que ele não tenha sido abatido ao entrar no espaço aéreo britânico. Ao meu ver, foi fácil demais.
A nobreza inglesa estava a serviço dos serviços de inteligência. Os germânicos foram enganados. O mentor da estratégia germânica de ocupar o leste era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. Isso você NUNCA vai saber porque não interessa aos donos da narrativa. As guerras mundiais são verdadeiras indústrias de mentiras e hipocrisia.
"A primeira vítima da guerra é a verdade".
A nobreza inglesa estava a serviço do serviço de inteligência. Os germânicos foram enganados. O mentor geopolítico de Hitler era ativo inglês e foi executado por traição no final da guerra. A Inglaterra deu a corda e a Alemanha se enforcou
Olha , bem legal o vídeo. Nunca tinha escutado falar disso.
Rapaziada assiste a série "O pacífico" você mergulha profundamente na guerra, série muito foda.
Só vale lembrar que ENTRETENIMENTO não é HISTÓRIA
@@rakimmanita ????
Assiste Band of Brothers que foi a série precursora dessa (dos mesmos criadores), inclusive todos os episódios começam com relatos de antigos combatentes. Uma das melhores séries que existem, 9,4 no IMDB.
@@Paulo-4321 AAA eu já assisti, essa é uma série muito foda!
Júlio, a intenção de Hitler sempre foi tomar as áreas europeias da URSS, principalmente a Ucrânia para o que chamava de Lebensraun. Estava lá no seu Mein Kampf. Apesar de seu tratado com com a Alemanha, Stalin conhecia as pretensões de Hitler e querer fazer um ataque preventivo não devia estar fora de seu planejamento. Me pergunto então por que não tomou tal atitude quando percebeu a concentração de tropas alemãs na Polônia ocupada? Que Stalin pensava em atacar uma Alemanhã enfraquecida por uma guerra desgastante com França e Inglaterra não pode culpá-lo por uma ataque há muito intensionado ppr Hitler.
Interessantíssimo ! Pensar que a Rússia é “bobinha” é dar um tiro no pé. São estrategistas. O mundo é um jogo de xadrez para eles.
sempre achei isso meio óbvio. Stalin sempre pensou que os países Europeu se envolveria em uma guerra longa e que eles ficariam fracos.mas a Alemanha ganhar da quela forma rápida mudou tudo
Já leu sobre a tentativa de conversão que stalin tentou fazer em 1938
@@higokalachanikova6395O STÁLIN,MATOU MILHÕES Do POVO De TODO O MUNDO...E TAMBÉM Originou Que MILHÕES Do POVO Soviético,TAMBÉM Morreram MILHÕES..As GUERRAS,Só Trazem MILHÕES De Mortes E Sofrimentos Prós POVOS De TODO O MUNDO...NADA MAIS,S GUERRA Poderá Oferecer Aos Seus POVOS....ACORDEM Gentinha ......PU ESTÃO ESPERANDO QUE Os Camaradas Vermelhos,Vos Vão Dar Alguma COISA BOA....Acordem Gentinha Boazinha.....kkkkkkkk
Hitler estava há 10 anos dizendo que invadiria a Rússia. Escreveu sobre isso.
Mano o cara tem razão e ALTAMENTE especulativo. O maior culpado e obviamente Hitler discutir isso e besteira. Qm começou a invasão a Polonia? Hitler, qm invadiu a Europa ? Hitler. Qm fico no seu canto até q A Alemanha veio invadir q o obrigou a entrar na guerra ? Aí sim e o Stalin. Parece mais uma teoria da conspiração da extrema direita
@@tiagomendes847 aonde ele escreveu isso? mostra suas fontes. falar é fácil mas provar...
Conteúdo excepcional, parabéns Novo inscrito
Num futuro próximo vao transformar o bigodinho em herói. Vai ser culpa de todo mundo. Menos do bigode e dos bebedores de chá.
Comecei a acreditar que vai assim mesmo ,
Tanto que na GER se fala nada da WW2. Para eles o mundo começou depois de 1991
vai chorar porque suas "verdades absolutas" foram abaladas?porque leu demais livros do MEC e se envenenou com filmes de hollywood ??alguem da uma chupeta pra criança
Stalin era um demonio igual a Hitler, eles e seus regimes era duas merdas sem fim.
Mano eu não duvido, ainda mais que surgiu o movimento tentando associar o movimento do partido do bigodinho como de esquerda, a Rússia foi o povo que mais sofreu com segunda guerra, até hoje os maluco lá cavam e acham corpos de soldados mortos em combate.
A "única" coisa que desabona Hitler foi o holocausto. Não fosse por isso, não haveria motivo para pintar ele de demonio, pois guerra é guerra.
Valeu demais a tese, vou ler as indicações.
Mais uma aula da pós-graduação com Prof Júlio!!!! Parabéns pelos conhecimentos trazidos!! Muito obrigado!!!
Lindo seu trabalho...muita profundidade em pesquisa e análise sobre o tema parabéns...
Esse é plot do comand and conquer red alert, o Einstein mata o Hitler con uma máquina do tempo, aí o Stalin passa o rodo na Europa
De qualquer forma Europa sofreria.
@@igoroliveira3337pelo menos assim p comunismo seria proibido em vários países kkk
@@DiogoPSzonde vc vê esse comunismo hj?
@@saulorrodrigues na cabeça de muita gente
@@saulorrodrigues Essa é uma excelente pergunta.
Tenho o livro. Vou ler. Obrigado pelo vídeo.
Fala Júlio! Não estou mais encontrando o vídeo de sua participação no Inteligência Limitada, onde fala sobre a bomba atômica. Teria o link para me enviar? Obrigado ...
Tese faz muito sentido.
A teoria de Ratzel afirma que, além do homem ser fruto do meio ambiente e geográfico que vive, o Estado é como um organismo vivo que trabalha para se expandir e defender seu próprio espaço. Assim, as sociedades mais avançadas teriam um espaço maior, conseguindo se expandir com mais velocidade e facilidade.
Interessante. Já ouvi falar disso. Acho que mudou um pouco depois da criação das armas nucleares. Tipo, hoje, você faz aliança com um país que possui tal armamento e dificilmente é invadido, mas tbm pode ser que o país aliado ao seu n te proteja
Material muito interessante. Parabéns. Assim se compreende porque Stalin desprezou a informação do seu espião em Tokyo.
Faz uns anos que vi numa livraria um livro entitulado "O GRANDE CULPADO" onde documentos revelava que Stalin planejava partir pra cima da Europa em 1943.
A ideia de Stálin era de que Alemanha e França se matariam por dois anos com um a vitória alemã ao final.
E com ambos os países exaustos, ele partiria para cima para tomar tudo.
Só que a França caiu rápido.
@@pedrorocha4817 Essa teoria foi descartada, pois não havia interesse de Stálin, na França, nada de mineral ou outra riqueza. De mesma sorte, a Alemanha, era deficiente em recursos naturais, só mesmo o carvão do vale do Rur. Ainda assim, a Rússia tem reservas pelo triplo. Que interesse teria? Cuidado com propaganda enganosa. Bangu RJ.
@@vitorgalati7121vdd, a Alemanha realmente nao tinha muitos recursos naturais
@@vitorgalati7121é verdade mesmo, portos não valem de nada mesmo, Campos agrícolas também não, sem falar que os soviéticos não queriam aumentar sua influência para outros países e aumentar seu domínio territorial.
Esse comentário acima contém ironia.
@@vitorgalati7121amigo você está entendendo errado, a questão não era de recursos naturais e sim espalhar o comunismo e colocar a Europa sobre seu controle, fora que a Europa apesar da falta de recursos era muito forte industrialmente
Hola julio un abrazo para usted su canal es muy pero que muy informativo y objetivo
Magnifica postagem, com opiniões muito bem embasadas! Também é muito interessante ler os comentários, com dezenas de defensores dos soviéticos, tentando desmentir a "Sala de Guerra", mostrando que vocês da "Sala" pisaram no pé de alguém.
Sim, pisaram no pé da história real
Pisaram no pé da realidade.
Sempre essa galera tenta nega a história essa e a função deles vemos até hoje pq sem a história não sabemos das grandes barbáries que os soviéticos com sua política comentaram e cometem até hoje
@@hiagobezerra1219 não sabia que a URSS existia ainda
@@krest1945 o império dela não existe mais graça a Deus
Há outros dois livros importantes sob esse tema: 1 - "Stalin's War" (1ª edição de 1985) do autor austríaco Ernst Topitsch, que foi um dos primeiros a sustentar essa tese e; 2 - "Stalin's War: A New History of World War II" (2021), do especialista em história russa do século XX, Sean McMeekin, que é um estudo mais novo e bem aprofundado.
É, como sempre:
Impecável!!!]!!!
Vida longa a vossa senhoria...
Júlio, hoje o mundo vai mudar pra muita gente aqui.
Não muda não, gente daltônica só vê duas cores.
Para muitos alienados admiradores de teorias de conspiracao, vai mudar sim.
Mais uma idiotice ridicula.
@@nuno5181 Leia os russos Viktor Suvorov, Mikhail Meltiukhov, VA Nevezhin, VD Danilov e Aleksandr Solzhenitsyn, bem como vários alemães Joachim Hoffmann, Wolfgang Strauss, Fritz Becker e pare de ficar no encantado mundo de Bob teoria de conspiração meu ovo
@@nuno5181 você tem mais credibilidade que Suvorov Dr.
@@raxanci rapaz muito provavelmente SIM, TENHO.
Aliás tu nao me conhece, mas deve ser íntimo do tal "dr" e ter estudado a vida e "obra" dele muito né???
🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Não é a toa, que ao final da guerra, o primeiro ministro britânico Winston Churchill tenha dito: vencemos o inimigo errado.
Nao foi Churchill quem disse foi o General Patton e morreu em circunstancias duvidosas
@@RogerioBarreto-ys3li Nunca gostei ou confiei nestas histórias. Tudo propaganda dos aliados. Que bom que não foi esse porco gordo quem disse isso. tão criminoso quanto Adolfo, Mussolini . De Gaule e outras pragas da época.
Tá kkkk Os N@zizt@s eram Amigos então ?!!!! kkkkk Foi sem querer kkkkkkk kkkkkk Pá caba !!!!!!
@@luizcarlosgoncalves8660 Não entendeu nada.
@@enuhsolrac e Vc entendeu tudo.
Q bom
Thiago Braga, do brasão de armas acaba de recomendar esse vídeo. Muito bom!
Se o Thiago recomendou ,já deixo like
Queria mesmo era uma biografia do Tio Putin.
O Baixinho era o tal bom vivan, usa Ives Sant lorrent e Pierre Cardin, tinha óculos reiiban e assistiu o Combate no Vietnam. Tinha um Lada GT, com vidro fumê, lutava caratê como nos filmes de TV. Chegou até ser chefe da KGB. MANDOU 20 NAVIOS CHEIOS DE FERTILIZANTES PRÁ VOCÊ.
Bangu RJ.
Se estamos falando de história como ciência é um descrédito recomendações do Thiago .
@@brunofreire4183 chola?
@@romeo9415 Pelo jeito vc tem predileção pela pílula azul .
Ao mesmo tempo que é horrível também é fascinante as histórias da guerra, parabéns por sua pesquisa lá
Quem aí veio pelo Thiagão Brabo?
\o
Eu estou aqui pelo Tiago Braga também sou fã dos dois canais acredito que o Tiago traz mais fontes mais aqui também e bom
@@hiagobezerra1219adoraria ver o Thiago falar sobre esse livro. O problema é que ele anda meio tendencioso.
@@juniaoantonov nem tem como ele ser tendencioso. Ele apenas mostra o que fontes primárias dizem. Sendo que o revisionismo vem após as primárias. Ou seja, ele mostra o núcleo real, e não as inverdades apresentadas pelos socialistas.
@@juniaoantonovcara, todos tem tendência, impossível não ter
Não sei se ja foi feito no canal um vídeo sobre, mas recomendo fazer videos sobre a serie de blindados pesados IS e ISU.
Como sempre, muito interessante. O oposto daquilo que vem sendo aceito sobre a guerra no leste.
Até pq o que vem sendo se baseia em milhares e milhares de documentos e relatos, já essa versão tem como base um único relato sobre um documento que ninguém nem sabe se existe.
Quem ganha o conflito conta a história. E socialistas são mestres em subversão, por isso sempre leia fontes primárias.
Isso está há muitos anos em fontes primárias mas o povoo só estuda por revisionismo que foi vendido no Ocidente.
Oh Júlio César o seu conteúdo está a frente de todos os outros é rico e vasto parabéns curto de mais
Sou seu fã incondicional já gostava do tema depois de acompanhar vc da mais sede de conhecimento
Creio a que nunca saberemos a verdade
Bem poderá acontecer isso mesmo. Nesta e em outras histórias da História...
Nem querem.
Gostei demais...
Tenho dito que, para podermos entender os dias em que vivemos, precisamos conhecer os fatos que nos trouxeram até aqui; dentre os fatos mais importantes do nosso contexto histórico imediato, as guerras do século XX certamente se sobressaem. Acontece que não temos com entender essas guerras se não conhecermos também o que ocorreu no século anterior, e assim sucessivamente. Então, um conhecimento histórico abrangente se faz necessário a qualquer pessoa que tenha a pretensão proferir qualquer opinião ou julgamento sobre os grandes fatos, ideias e governos que nos rodeiam.
Haja livros! 🙂
Hiroshima e Nagasaki também foi Stalin?! 😂😂😂😂😂😂
Essa ideia de (pré) ataque russo que gerou um (contra) ataque alemão o meu pai (espanhol) e um amigo dele, alemão, (ambos falecidos) sempre falaram a respeito. Comecei a estudar a 2a guerra pelos livros didáticos em 1989 e sempre me instigou...A operação Barbarossa, confesso, nunca li muito a respeito pois as histórias sempre eram muito desencontradas e como nunca tive muito tempo para ficar pesquisando e na época não tinha muita literatura a respeito(ou se tinha era muito cara, ou precisava de muito tempo para ficar garimpando em sebos) sempre deixava ela de lado. Hoje percebo que deveria ter insistido...talvez pudesse contribuir com canais iguais ao teu. Parabéns pela pesquisa
Até bateu um certo receio quando vi o título pq achei que o Julio ia tentar fazer algum malabarismo sobre a segunda guerra como um certo outro cara por aí no YT faz, mas é da SDG que estamos falando! O cara é franco e deixa claro o que é palpável e o que é especulação.
A Historia Humana não é uma condição estática. É um processo, especialmente para a criação de conhecimento pela pesquisa de provas e evidências. Quando a investigação decorrente encontra novas provas ou quando os pesquisadores descobrem erros em velhas explicações, acontece frequentemente que as antigas teorias têm que ser alteradas ou até abandonadas. Os Historiadores precisam saber quando novas provas modificam ou contradizem velhas teorias; na realidade, uma das suas principais obrigações é testar concepções tradicionais e tentar refutá-las
Você está falando do Thiago Braga?
Verdade, aquele cara que mente falando que o Holodomor existiu e o culpado foi o Stalin, né?
Sugestão:Faz um video sobre a fuga do piloto Joel, que depois de atingido pela antiarea alemã, saltou de paraquedas atrás das linhas inimigas e fez uma fuga surpreendente. É contada no livro Senta a Pua do Rui Moreira Lima.
Stalin foi o maior estrategista do século XX, se não de toda história.
E o maior tirano e genocida tb.
Uma duvida, nessa tese a União Soviética iria invadir só a Europa Oriental ? O restante da Europa não ? E como ficaria a Alemanha, ?
Essas informações fazem todos o sentido.
Para adolescentes facilmente influenciaveis, é mais uma teoria da conspiracao.
@@nuno5181 . Teorias da conspiração deixam de ser teorias quando são expostas.
@@User-r7g8k por serem expostas SE TORNAM REALIDADE???
Vou publicar minha teoria do grande dissonauro submerso chamado Godzila.....
Guri para esse assunto tu nao esta capacitado ao debate.
@@User-r7g8k eu não concordo contigo mas não tenho como provar ="teoria da conspiração"
@@User-r7g8k essas webcomunas são uma piada na internet negam até os proprios documentos sovieticos e os historiadores militares como Viktor Suvorov, Mikhail Meltiukhov, VA Nevezhin, VD Danilov e Aleksandr Solzhenitsyn o que eles ganhariam culpando a sua propria patria?
Esss livro é meu "eterno favorito"! Abriu meus olhos sobre comunismo e esquerda que fica gritando "facista" pra todos. Livrou caiu no jargão do "conhecereis a verdade e a verdade vos libertará"
O livro de Suvorov foi extremamente racional. Excepcional. O autor era muitíssimo bem informado, Júlio!
I😢🎉 Interessante. Muda muito a minha visão sobre a Segunda Guerra Mundial.
Qual sua nova visão sobre a Segunda Guerra Mundial?
Deve ser a mais burra possível, esse livro é um crime @@ericpeterman1575
Vim pelo Thiago Braga do brasão de armas, muito bom o vídeo e esclarecedor.
Queria um video sobre o Brasil quase ter uma saida para o Pacífico anexando a Bolívia
O pessoal do "Stalin matou foi pouco" vai vir aqui te trucidar kkkkkkkkkkk
A União Soviética perder tantas aeronaves e equipamentos nas primeiras horas da invasão realmente indica sua preparação para o ataque aos alemães.
Na verdade ambos estavam se preparando para atacar o outro.
Desde Pacto Molotov-Ribbentrop a intenção de ambos era ganhar tempo.
Tese realmente é plausível. Necessita, apenas, dos documentos históricos que comprovem sua veracidade.
kkk precisa da aprovação do MEC né? As obras de Suvorov desfrutam das maiores vendas e circulação da literatura russa séria sobre a guerra. A princípio, seus oponentes (quase todos historiadores profissionais) tentaram ignorá-lo. Mais tarde, quando obrigados a reconhecer o seu trabalho, tentaram descartar as suas teses como produto de um fantástico que não teve acesso a qualquer documento oficial. No entanto, trabalhando apenas com base na literatura soviética de código aberto sobre a guerra, Suvorov deduziu o plano soviético para invadir a Alemanha, prevendo que com o tempo seriam encontrados documentos oficiais para fundamentar as suas conclusões. Com o colapso da União Soviética, esses documentos surgiram com frequência cada vez maior e, nos últimos anos, Suvorov encontrou um parceiro perfeito em Meltiukhov, que, com a sua experiência em documentação e arquivística e o seu acesso mais fácil aos registos da era soviética, tem forneceu documentação para as teses de Suvorov.
Foi tudo de boca ??
Tem um monte. Além das testemunhas. Você leu o livro?
A tese da Terra plana tá junto destes documentos.
Os documentos devem estar selados no Kremlin, para ninguém ver.
04:38: in absentia seria no Direito brasileiro "à revelia"?
Na minha opinião de leigo haviam três ideologias, representadas por três países, buscando o domínio global, seja territorial (Alemanha e URSS), seja político e financeiro (EUA). Assim como o fim de Franz Ferdinand foi o estopim de uma guerra inevítável, no caso da IWW, a invasão da Polônia foi o mesmo na IIWW. Tão importante quanto se descobrir as causas (e não culpados) é rever a necessidade das ideologias de se sobrepor a qualquer custo sobre outras, ao invéz de buscar uma coexistência pacífica. Se o fim é o bem da humanidade, aniquilar boa parte dela não é um meio justificável (e aqui eu incluo todos os ismos, liberalismo, comunismo, nacionalismo, fundamentalismos religiosos e etc que se apoiam no domínio global).
Concordo com tudo o que escreveu. Parabéns!!!
Filho, vc precisa entender que problema das ideologias está centrado na validação de suas condições materiais sobre outras ideologias, não existe isso de coexistência pacífica quando há disputa de recursos e poder para sustentar on desenvolvimento de sua respectiva sociedade.
O capitalismo por exemplo só se consolida pois se atrela a figura dos estados nacionais onde as elites burguesas conseguem manipular as elites políticas a atender a seus interesses, que são antagônicas as vontades do povo.
Passe os nomes dos livros traduzidos e seus autores, pf
Conta como o exercito de gengis khan foi o mais poderoso
Uma hipótese dessas nem deveria ser levantada. Sempre aprendemos q Churchil já alertou bem antes da guerra para o rápido avanço do rearmamento alemão. A Alemanha tinha sede de fascismo,queria vingança diante da humilhação imposta pela derrota,queria espaço vital e queria varrer os judeus da europa.
35:42, eu pensei agora, que talvez o Hitler tenha decidido invadir a união soviética, porque ele descobriu que a união soviética estaria preparando uma ofensiva pra atacar o território da Alemanha na época.🤔
Alguém mais acha isso?
muitos não "acham" isso sabem disso
@@whitesharkjansen5229 é, eu também não sabia disso, pra mim a união soviética depois do pacto de não agressão com a Alemanha, era uma nação totalmente neutra e eu não entendi muito assim as motivações pro Hitler ser tão burro, porque o cara já tinha dominado a Europa continental inteira e depois a justificativa pra ele invadir a união soviética, seria porque ele precisaria de mais espaço vital, isso não faça muito sentido, mas agora sabendo dessa possível ofensiva da união soviética, faz mais sentido ele ter invadido a união soviética.
@@lucasm15 Quando questionado se talvez Stalin pensasse que Hitler não se envolveria com a União Soviética antes de lidar com a Grã-Bretanha, Molotov disse: ' Isso mesmo. Não só Stalin teve esse sentimento, mas eu e outros também.Mesmo pouco antes da invasão, não havia histeria anti-soviética em Berlim. Além disso, Hitler não mobilizou totalmente a sua economia para uma guerra. Embora isso possa ter ajudado a enganar Stalin a curto prazo, a longo prazo os alemães teriam dificuldades com a produção militar, uma vez que só mudaram para uma economia de guerra em 1943.
@lucaasm15 a ideia d criar o espaço vital faz todo sentido pq era uma tese criada há décadas, e se ampara tb pela Alemanha n ter recursos naturais em colonias, igual Alemanha e França tinham. Europa, Asia e Oceania abasteciam os 2 países em todo tipo d recurso, e a Alemanha visava o Cáucaso onde descendentes d alemaes ja viviam desde a eopca d Catarina a Grande, q incentivou a migração alemã para a regiao
Entao se juntar as terras ferteis ucranianas, gas natural e petróleo do causaso e os eslavos trabalhando como escravos, fazia sentido em criar o Grande Reich Alemão
@@Ldombroski não foi uma coisa ou outra, foram as duas coisas. Tanto a alemanha queria o espaço vital como a russia queria atacar a europa.
Qual o nome dos grandes historiadores que defendem essa tese e os que refutam? Quais os artigos publicados em revistas de renome no campo da historiografia que defendem essa teses??????
Obrigado e parabéns pelo video, fantastico! É a prova que video longo não é chato quando tem qualidade!
Quanto ao tema, acho uma das teorias mais plausíveis. Nunca engoli que Hitler seria tão ingênuo nessa invasão, teria de haver uma motivação muito grande! Aos poucos as peças do quebra cabeça vão se juntando e a imagem do quadro todo vai aparecendo. Talvez dentro de uns 150 anos teremos algo mais próximo do que realmente aconteceu.
Onde tem esse livro para comprar?
Quantoais vezes aqui venho, menos quero sair!! Obrigado Júlio e seus colaboradores!!!
Sala de guerra fazendo escola com Olavo de Carvalho hahaha misturando verdades e inverdades com a finalidade de melhorar a imagens da extrema direita fascista junto a opinião publica .
Acho que o domínio do leste europeu até os anos 90 pela URSS fala muito favorável a essa teoria.
Depois que os naz1s mataram 2 milhoes de pessoas usando o corredor da polonia vc sendo presidente da Russia tbm não iria deixar mais os caras chegar nem perto.
Já lei o livro grande culpado
Estou acordo com autor
leia o livro A Outra Guerra de Stalin: Grande Estratégia Soviética de Albert Loren Weeks afirma que Stalin estava reunindo tropas na fronteira soviético-alemã com a intenção de atacar as forças de Hitler. Ele aponta para a retórica agressiva usada por responsáveis soviéticos como Kalinin, Scherbakov e Zhdanov pouco antes da Operação Barbarossa. Ele argumenta que a falta de uma estratégia defensiva por parte do Exército Vermelho é indicativo de que o Exército Vermelho não tinha medo nem se preparava para uma invasão surpresa alemã.
Essa URSS era poderosa mesmo hein. Sem fazer parte do Pacto de Monique e sendo mais pobre e menos equipada que Inglaterra, França e Alemanha nos anos 1930, consegui influenciar todos os bobinhos. Faz todo o sentido.
A 1° e 2° guerra mundial foram resultado da crise do colonialismo.
Que país a Urss colonizou, amigo?
@@saitamaallmigthy8442 a 2 Guerra foi resultado do vergonhoso tratado de Versalhes
@@tiagomendes847 o cara tem que ser muito bobalhão ou webcomuna para achar que a URSS era fraca e coitada
Apesar de algumas leituras sobre o front oriental não conhecia a tese . Estou ainda na dúvida . Imagino que as fontes permaneçam inacessíveis por muito tempo ainda .
Muita moral.
Vim pelo Tiago Braga, parabéns pela pesquisa.
Apagando comentários. A "estória" venceu.
"A primeira vítima da guerra é a verdade".
Esse vídeo mudou muito minha percepção sobre a Segunda Guerra mundial... realmente a história foi contada pelo lado dos vencedores, mas a verdade sempre aparecerá no final! Vou comprar os livros e estudar mais sobre quem realmente iniciou o conflito!
Pesquisa pelo livro e vídeo do general alemão rhonrolf. "Como a Inglaterra causou a primeira guerra" e o livro "a guerra que teve muitos pais"(war haver many fathers)
@@abcmascaras opa, valeu pela indicação!
Isso é revisionismo histórico puro, o cara é culpado por não concordar com a colonização a união soviética?? "A mas como ele sabia a intenção de Hitler?" Vamos fingir que Hitler fazia questão de esconder isso né? Vamos fingir que ele n vivia falando sobre o ESPAÇO VITAL
Gostei muito dessa obra. Mais uma opção para que gosta do tema.
Mas duas questões pessoais que ficam pairando:
Em outras obras sobre a 2ª Grande Guerra, em especial o confronto entre Alemanha e Rússia, em literaturas de referência (se não me engano até mesmos na obra "O Livro Negro Do Comunismo), assim com em obras cinematográficas (Círculo de Fogo), existem a narrativas e até cenas, em que o soldado russo, teria que dividir um fuzil para até cinco combatentes. (no filme é 1X 2). Isso entra em contradição com a narrativa do livro, no que se refere ao alavanque da indústria bélica fomentada por Stalin. Seria essa mais uma eficaz operação da desinformação da URSS tão bem descrita na obra "A KGB E A DESINFORMAÇÃO SOVIÉTICA de Ladslav Bittman (excelente livro; super recomendo), a qual perdura até hoje?
Outro ponto questionável seria quanto a superioridade do exército russo perarante ao alemão na 1ª Guerra Mundial. Na verdade a saída do russos foi por outros aspectos, conveniente aos Bolcheviques.
Mesmo assim, é uma excelente leitura.
Ótima postagem, parabéns.
Vim através do Thiago Braga 🫡🫡🫡
Júlio, não tem uma história que os interrogatórios do Rudolf Hess estão sob sigilo, mas vão ser liberados em uma data no futuro?
Tenho uma verdadeira admiração por esse canal e por isso me sinto a vontade pra dar minha opinião. Essa tumblr não condiz com o canal. O SDG é um canal sério, traz informações de qualidade.
Já viu o vídeo?
E as informações que ele passou não são sérias?
@@smarttec8816
Nao.
Mera ESPECULACAO como ELE MESMO DIZ.
Nenhum DADO ou FATO HISTORICO comprovado.
O canal cai no ridiculo assim.
@@pedrorocha4817 Apenas reclamei da Tumblr, mas como eu falei antes, tenho profundo admiração pelo Júlio e pelo SdG.
@@smarttec8816 são sim. Por isso q sempre assisto todos os vídeos.
Hitler ja na década de 30. Dizia que o espaço vital que a Alemanha precisava estava na russia. Era isso que ele queria desde o inicio. E não conseguiria isso sem a guerra. Então fica difícil pensar que não foi ele o culpado.
Aham. Stalin foi culpado, por não concordar com a colonização da União Soviética.
É cada asneira.
Tenho esse livro, e é muito detalhista em diversos aspectos. Hoje eu realmente acredito que Stalin tem pelo menos o mesmo nível de culpa na 2 Guerra Mundial do que o Bigodinho.
"O Grande Culpado" ótimo estudo sobre o que ocorreu antes da invasão da Polônia e durante a segunda guerra mundial.
Os planos quinquenais de fato industrializaram a URSS, mas bagunçaram a economia como um todo, não resolveram os problemas habitacionais e provocaram desabastecimento e genocídio pela fome, logo é ruim considerá-los bem sucedidos. Além disso, sem as mensagens emitidas pelo mercado, a quantidade e a qualidade de cada produto era inadequada para as necessidades da população.
Dizer que os planos quinquenais foram mal sucedidos é um equívoco muito grande, visto que estas estavam centradas no desenvolvimento da indústria pesada, que seria a base para a construção e consolidação de uma indústria de bens de consumo que viria a se consolidar no pós-guerra, fora que a coletivização da agricultura soviética, apesar de problemática no começo, foi muito bem sucedida em erradicar a fome do território soviético, algo que era muito comum devido antes da revolução, os problemas habitacionais fora resolvidos a contento durante a década de 50 com as famosas "kruschevitas", habitações populares acessíveis a todos os trabalhadores soviéticos(durante os anos 30 a indústria pesada soviética estava voltada a modernizar as forças armadas e a agricultura).
Sobre a tal "teoria da mão invisível do mercado" isso é simplesmente balela de liberal safado que n tem o que fazer a não ser pegar trouxa, ou o tal de "cálculo econômico" que no fim n calcula nada. O mercado soviético era um mercado cuja as bases eram voltadas para atender as necessidades do povo e a sua demanda orientada por estas necessidades, tanto é que o pib per capta e o volume médio de consumo soviético só cresceu apartir dos anos 50 e que foi engendrado durante as fracassadas políticas de Gorbachev de abertura econômica.
Mais um vídeo nota 10.
Assisti hoje este video e depois assisti sua participação no Inteligência Limitada. Parabéns, mas nos momentos finais do programa quando vc diz que os sovieticos talves e apenas talves pudessem vencer a guerra sozinhos porrém levariam muito mas tempo. Até aí concordo plenamente porem esse não é o caso dos aliados, acredito que a guerra na europa terminaria no mesmo ano com a vitória aliada, pois as bombas atômicas teriam sido lançadas na europa, e muito provavelmente até o Japão aceitaria a rendição vendo o que aconteceu com os alemães. pois no fim de 1945 já haviam outras bombas de plutônio prontas que foram usadas um ano depois no atol de Bikini.
Tese muito plausível, até mesmo pela ânsia expansionista russa pré e pós querra fria.
Soviética*
Júlio bom dia, vi agora o vídeo, muito interessante, deixe sempre indicações de livros que você usa para seus vídeos, sobre o hess ficou preso a vida toda porque sabia de segredos envolvendo a Inglaterra!?
O livro, "A guerra secreta de Stalin", de Nicolay Tolstoi contradiz totalmente esse livro de Suvorov...
Os historiadores americanos Richard Raack e RHS Stolfi juntaram-se ao debate, conferindo-lhe uma dimensão mundial. O Professor Raack, em particular, reforçou os argumentos do grupo de Suvorov, escrevendo que “na verdade, a discussão é agora internacional… o génio da verdade saiu da garrafa”.As obras de Suvorov desfrutam das maiores vendas e circulação da literatura russa séria sobre a guerra. A princípio, seus oponentes tentaram ignorá-lo. Mais tarde, quando obrigados a reconhecer o seu trabalho, tentaram descartar as suas teses como produto de um fantástico que não teve acesso a qualquer documento oficial. No entanto, trabalhando apenas com base na literatura soviética de código aberto sobre a guerra, Suvorov deduziu o plano soviético para invadir a Alemanha, prevendo que com o tempo seriam encontrados documentos oficiais para fundamentar as suas conclusões. Com o colapso da União Soviética, esses documentos surgiram com frequência cada vez maior e, nos últimos anos, Suvorov encontrou um parceiro perfeito em Meltiukhov, que, com a sua experiência em documentação e arquivística e o seu acesso mais fácil aos registos da era soviética, forneceu documentação oficial para as teses de Suvorov.
Se não me engano, o Martin Allen, também citado pelo Júlio, não tem boa reputação entre os historiadores britânicos, e segundo estes historiadores, arquivistas, pessoal de museu, etc, muitos dos documentos que ele usou são considerados falsificações feitas pelo próprio Allen. Posso estar cometendo um erro grosseiro, mas creio que é esse autor mesmo, pois lembro específico de arquivos secretos de Hess baseando uma tese do autor sobre Churchill ser o grande causador da 2 Guerra, e não Hitler.
Vou dar uma conferida, caso não for, prometo vir aqui e me corrigir.
@@whitesharkjansen5229 Engraçado como voce caracteriza o outro lado do "debate". Então a refutação do David Glantz não tem base em nada?