@@PedroHenrique-bs8pk cara, eu curso ensino superior em Ciências das Religiões. É uma licenciatura como outras. Meu foco é mais em mitologias, especificamente criaturas mitológicas, mas você vê todo tipo de aprendizado envolvendo crenças lá. Recomendo. Mas pra algumas coisas as vezes o curso de história ajuda.
@@Tigr3Umbralin0 não, não são. Mitologias nascem de religiões, mas o processo é nebuloso e tem áreas inteiras dedicadas a estudar isso. Por exemplo, apesar de cristianismo bater todos os checks pra ser considerado uma mitologia, mas teólogos cristãos vão discordar. Isso vale pra qualquer religião ativa. Dito isso, não falei no comentário mas minha ênfase mesmo são criaturas mitológicas, especialmente falando.
@UiliamLima-jv9yu Amaterasu: Reino dos Céus/da Luz = Sol Tsukuyomi: Reino da Noite = Lua Susanoo: Reino dos Mares = o que se pode ser entendido como reino da terra ou reino abaixo dos céus. (Obs: sim ele continua sendo o kami das tempestades, mas também é um kami do mar, o principal até, eu diria, junto do dragão Ryujin) É a divisão suprema dos 3 poderes celestiais do panteão mitológico japonês, inclusive esses 3 são chamados de "As Três Nobres Crianças"
Cara achei muito legal a sua explicação sobre aa línguas. Que cada lingua foi se diferenciando, mas voltando para trás elas eram cada vez mais parecidas... Ou seja, se uma lingua ou dialeto em comum surgiram outras que foram se modificando com o tempo e a distância... E a 'evolução' não é exatamente isso? Olha que sensacional. Por exemplo, mamíferos foram se diferenciando e se distanciando em outras espécies, mesmo que com características iguais. Mas se você voltar no tempo todos vieram de um ancestral comum. Talvez as pessoas entendam ate melhor como funciona a evolução usando a tua explicação das línguas.
Além das indo europeias, temos outras famílias de linguagem que ajudam a "buscar" como foi o desenvolvimento de um povo. A maior família de linguagens é a do Niger-Congo, tem mais de 1500 línguas com alguma proximidade. O mais interessante é que o Geez da Etiópia não está na família da África, e sim nas línguas semitas, assim como o Hebraico
Os filhos de Noé se espalharam pela Eurásia e África partindo da Anatólia. Europeus e asiáticos são da família de Jafé. Árabes são semitas e africanos são da família de Cam. Porém não podemos afirmar que um determinado povo tenho entrado nós territórios de outros. Como os cananeus que durante séculos ocuparam a região da Palestina, os lírios que colonizaram a Líbia, os filisteus que saíram da ilha de Creta no fim da era do bronze, alguns povos semitas anotaram o Cáucaso e os hititas um povo indu europeu que dominou o Egito por muitos séculos, os fenícios também pertencente a família de Cam fundaram diversas colônias em todo o Mediterrâneo, na bíblia é citado um povo misterioso chamado apenas de filhos do oriente que talvez seja uma tribo asiática.
Sim. Isso facilitou a conversão de Etíopes ao judaísmo e ao cristianismo. Isso fez com que eles tivessem proximidade grande com os assírios e coptas no passado, e por isso não aderiram aos dogmas definidos pelo concílio de calcedônia, o que "criou" as igrejas ortodoxas orientais, como a igreja síriaca ortodoxa de Antioquia e a igreja ortodoxa etíope. Hoje também existe uma grande quantidade de judeus naquele país
as indo europeias nao sao semelhantes por acaso, se voce reparar elas acompanham a area do gado, onde tinha gado tinha alguma delas... eh por isso que nao tendo gado no deserto da arabia nem no tibet, as linguas europeias nao chegaram, nao se espalharam por la.
Na verdade é exatamente o oposto da proposta. No mito da Torre de Babel as pessoas passam a falar instantaneamente línguas incompreensíveis entre si. O que os estudos linguísticos mostram é uma mudança gradual, com evidências materiais sobre isso. Ou seja, quanto mais antigas as línguas mais compreensíveis entre si elas seriam.
O parecer da história é que Babel é ficção. O video mostra apenas a formação da religiosidade e línguas dos povos proto-indo-europeus. Há dezenas de outros!
Gênesis 11 diz que o Senhor confundiu esse povo e dispersou todos pela Terra. Isso não nos da muito bem um sentido de tempo. A bíblia toda na verdade não dá, já que o dia em hebraico pore significar também um longo período de tempo @@pauloras91
03:35 Excelente. Só um adendo, se não me engano, a letra J é uma letra jovem. Ao que parece surge no século XVI como fruto das navegações ultramarinas. Então realmente, não tinha o "J" em Júpiter. ❤
Pra quem tiver curiosidade, o canal gringo Crecganford tem diversos vídeos sobre os Proto indo europeus, ele é especialista no assunto. Inclusive tem um vídeo fantástico mostrando de onde surgiu as religiões, meio que voltando no tempo em relação às crenças dos povos com o título "the oldest religion in the world the origin of belief"
Na cultura Inka tbm existe a trilogia mitológica sobre terra, céu e submundo, representados pela puma, condor e serpente. Mas agora me surgiu a dúvida se essa crença é pré ou pós colonização.
Imagina se essa ligação entre o povo da Eurásia (proto indo europeu) e os nativos americanos vem desde a época da travessia do estreito de bering na idade da pedra.
Que análise incrível. Queria saber se pra além da dispersão dos indo europeus, se não há também uma possibilidade, no caso da religião romana, de uma influência da cultura grega. Nunca fui atrás pra entender mais a fundo, mas sempre pensava que isso poderia ter ocorrido com a dispersão dos povos gregos pelo mar Mediterrâneo ou até com a expansão da cultura helenística com o império macedônico.
Os indo-europeus atualmente sao identificdos com a cultura Yamnaya que vivia por volta de ~3000 AC na estepe cáspio-pôntica (ou seja, entre ucrânia, sul da rússia, cazaquistão, região do caucaso). Eles se dividiram em dois ramos, um que se deslocou para a Europa e outro que se manteve nas estepes e que foi descendo pro planalto iraniano e depois pra india, ou chegou em lugares como a bacia de Tarim, no oeste da China, onde tem aquelas mumias e tinha a cultura do Tocharin. Esse grupo da Asia, por um momento habitou os montes urais e la eles desenvolveram uma pequena civilização com uma cultura toda voltada para cavalos e bigas, era a cultura Shintashta (eu devo tar errando as grafias, mas eh isso). Eles eram uma coisa meio parecida com os cavaleiros de Rohan, com tudo girando em torno dos cavalos. Foram eles que desceram par ao vale do Araxes, perto do mar de aral, se misturando com a população local. Desse povo surgiram as culturas avestan e védica, ou seja, os proto-persas e os povos que conquistariam a India, que ja tinha a sua cultura própria, a cultura dravidiana.
Se todos os povos tem uma raiz comum, não seria óbvio pensar que um dia fomos um só povo de 5000ac , ao invés da teoria evolutiva onde seres humanos aparecem muito antes disso por toda a terra
Apolo e um deus que não é associado ao trovão e luta contra uma serpente, a Píton. Rá, na mitologia egípcia é um deus solar e também enfrenta uma serpente, Apep.
Exato, muito eles copiaram os romanos. Os nazi copiaram a saudação ave Cesa ( salve Cesa) e e gritavam hey Hitler (salve Hitler). Ou seja ele estava se colocou no mesmo patamar dos imperadores, tanto que ele chamou seu regime de terceiro império, até suas divisões militares eles copiaram dos romanos, o símbolo da água legionária também foi copiado. Eles queriam formar um império que durasse mil anos como o dos romanos, que durou séculos e se dividiu em dois oriente e ocidente. A parte ocidental caiu mas a oriental ainda durou mil anos.
O curioso de tudo isso que foi explicado, mais no detalhes que se disse "essa língua [surgiu] em algum lugar e depois dispersando, ao longo destas regiões com o tempo. E quanto mais tempo passa e quanto mais essas populações se afastam e perdem o contato uma com a outras, mais uma diferenciação você tem dessas línguas...", faz lembrar também do conto da "torre de Babel" bíblico que teve talvez a confusão das línguas no qual dá a entender que um grupo de pessoas foi dada uma determinada lingua, que hoje conhecemos como as primeiras principais que, por sua vez, ao irem para um local talvez meio distante, o grupo deles dispensarem cada vez mais em um determinado local, ou com a expansão territorial do primeiro grupo ou também por um pequeno grupo deles que depois quis ir para outros lugares a medida que a população foi aumentando ou tendo a necessidade de mais território para sobreviver ou também mudar, em certos pequenos grupos, para procurar lugares melhores no globo para melhor viverem além daquele, fazendo-os afastarem e assim modificando com o tempo a língua mais uma vez. Tem muitos detalhes que aconteceu posteriormente também até levou até ao número de idiomas e dialetos até se tem hoje. E lembrando também que ao se falar dos "dialetos", com isso mostra que não precisa de um lugar muito longe ou distante para começar a ter pequenas modificações desde já! Curioso isso também! Algo assim ou próximo a isso!!! O mesmo que aconteceu com a fé e crença.... Que também veio de algo original quando pequeno ou único grupo que conforme foi expandindo e distanciando, modificou-se com o tempo também tendo certas características diferentes e outras iguais por causa desta originalidade em comum! Bem isso também com as crenças como com as línguas! Bem isso mesmo!!! 😃✌🏻😄👍🏻😉☺️
Vejo todos eles - os assírios cantando louvores a Assur e Ishtar - os hindus adorando Brahma, Vishnu e Draupadi, os de braços brancos - os caldeus sacrificando a Bel e Hea - os egípcios curvando-se a Ptah e Ra, Osíris e Ísis - os medos apaziguando a tempestade, adorando o fogo - os babilônios suplicando a Bel e Morodaque - vejo todos eles perto do Eufrates, do Tigre, do Ganges e do Nilo. Vejo os gregos construindo templos para Zeus, Netuno e Vênus. Vejo os romanos ajoelhados diante de cem deuses. VEJO OUTROS REJEITANDO ÍDOLOS E DERRAMANDO SUAS ESPERANÇAS E MEDOS EM UMA VAGA IMAGEM NA MENTE. Vejo as multidões, de boca aberta, RECEBEREM COMO VERDADES OS MITOS E FÁBULAS DOS ANOS DESAPARECIDOS. Vejo-os dar o seu trabalho, a sua riqueza para vestir os sacerdotes, para construir os telhados abobadados, os corredores espaçosos, as cúpulas brilhantes. Vejo-os vestidos em trapos, amontoados em tocas e cabanas, devorando restos e restos, para que possam dar mais a fantasmas e deuses. Eu os vejo fazerem seus credos cruéis e encherem o mundo de ódio, guerra e morte. Eu os vejo com o rosto na poeira nos dias sombrios da peste e da morte súbita, quando as bochechas estão pálidas e os lábios brancos por falta de pão. Ouço suas orações, seus suspiros, seus soluços. Vejo-os beijar os lábios inconscientes enquanto suas lágrimas quentes caem sobre os rostos pálidos dos mortos. Vejo as nações à medida que desaparecem e falham. Eu os vejo capturados e escravizados. Vejo seus altares se misturarem com a terra comum, seus templos desmoronarem lentamente de volta ao pó.
Po não achei básico não e, não sei como foi o desenvolvimento dessa hipótese, mas deve ter levado décadas pra chegar ao q é hoje, então definitivamente não é básico
1:30-2:15 A trindade foi introduzida no cristianismo como algumas tradições de outras religiões para ganhar adeptos. Assim como o Natal e a Páscoa assim como conhecemos.
Eu brinco que a descoberta da língua indo-europeia foi minha porta de entrada para novas drogas. Daí, foi um passo para a religião indo-europeia (provavelmente, religiões), religiões canaanitas, Asherah, escrita da Bíblia. Agora, não consigo conversar de religião com quase ninguém, eles me dizem que é para eu parar que ninguem quer saber hahaha
Não havia um só Iupiter... A aglutinação sincrética das diversas figuras de Iupiter com Zeus ocorre numa fase posterior, mas ele geralmente era uma multiplicidade de pais das gens, havia até mesmo um Iupiter telúrico, do submundo. Quando os cultos individuais familiares se aglutinam, ocorre o sincretismo com Zeus para a necessidade de um pai de todos. Podemos ver isso em Coulanges.
A história registra muitos salvadores que morreram e ressuscitaram. Exemplos do Antigo Oriente Próximo que precederam a história de Jesus incluem Tamuz, Osíris, Dionísio, Adônis, Átis e Baal. Aqui está uma breve introdução. TAMMUZ ERA O DEUS SUMÉRIO DA COMIDA E DA VEGETAÇÃO e data de c. 2.000 a.C. Sua morte foi comemorada toda primavera. Uma versão da história mostra que ele vive no submundo durante seis meses por ano, alternando com sua irmã. OSÍRIS FOI MORTO POR SEU IRMÃO SET E CORTADO EM VÁRIOS PEDAÇOS E ESPALHADO. Sua esposa Ísis juntou as peças e ele reencarnou como o deus egípcio do submundo e juiz dos mortos. Ele foi adorado bem antes de 2.000 aC. DIONÍSIO (CONHECIDO COMO BACO NA MITOLOGIA ROMANA) era o deus grego do vinho e data de 1200 aC. Filho de ZEUS e de uma mulher mortal, Dionísio foi morto e depois trazido de volta à vida. ADÔNIS (DE 600 AC) é um deus grego que foi morto e depois ressuscitado por Zeus. ATTIS (DE 1200 AC) é um deus da vegetação da Ásia Menor central, trazido de volta à vida por sua amante Cibele. NA RELIGIÃO CANANÉIA, BAAL (BAʿAL) FAZIA PARTE DE UM CICLO DE VIDA E MORTE. Baal e Mot são filhos do deus supremo El (sim, um dos nomes do deus judeu). Quando El favoreceu o deus da morte, Mot, em vez de Baal, o calor do verão tomou conta e Baal morreu. Ele ressuscitou quando sua irmã-esposa mata Mot.TODOS ESSES DEUSES VIERAM DE REGIÕES PRÓXIMAS O SUFICIENTE DA ENCRUZILHADA DE ISRAEL (MESOPOTÂMIA, EGITO, GRÉCIA E ÁSIA MENOR) PARA QUE AS IDEIAS TIVESSEM CHEGADO LÁ DE FORMA PLAUSÍVEL, ERAM ADORADOS MUITO ANTES DA ÉPOCA DE JESUS E ERAM DOS MORIBUNDOS. Esta é uma forte evidência de que os escritores dos evangelhos conheciam (e poderiam ter sido influenciados por) histórias de ressurreição de deuses de outras culturas.A SINGULARIDADE É UMA DAS MARCAS DO QUE SERIA ESPERADO DE UMA INTERAÇÃO TERRENA COM UM SER SOBRENATURAL. O MOTIVO DO CRISTIANISMO DE UM DEUS QUE MORRE E RESSUSCITA NÃO É ÚNICO E REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE PERDIDA DE SE DIFERENCIAR DE CRENÇAS ANTERIORES PRESUMIVELMENTE FALSAS
desconfio que a semelhnç dos mitos tem a ver com os arquetipos universais (nao eh so nas linguas indo europeias que ha semelhança entre mitos). E sobre as linguas indo-europeias, repare que ela seguiu o flow do leite, as barreiras geograficas como deserto da arabia saudita e tibet impediram avanço dessas linguas, as indo-europeias foram ate onde o gado permitiu, ou seja, europa como um todo, russia, persia e india.
Amigo, boa noite, bom dia ou boa tarde dependendo do momento em q vc leia esse comentário... gostaria de escrever aqui um interesse grande q eu teria sobre um vídeo acerca da tartaria. Dado q as informações q são divulgadas nessa nobre plataforma são muito escassas e geralmente relacionado a canais de teorias da conspiração. Existe evidências dessa civilização? Ou hoje a história já sabe q assim como Atlântida só passa de um mito? Vc tbm teria interesse em comentar o tema? Obrigado
Além de não fazer muito sentido de qualquer maneira, juntar Noé com essa explicaxao, as línguas semíticas, como o hebraico e aramaico, não são do tronco indo-europeu.
@@pauloras91na verdade, faz sim, Noé teve três filhos, Sem, Cam e Jafé, e eles foram antepassados de povos que se espalharam pela terra, se o evento da torre de Babel é real pode-se supor que o proto indo europeu foi o idioma dos descendentes de Jafé, e os Semitas e Camitas tiveram outras línguas.
É fácil e um tanto inevitável ver a fé religiosa como um todo em si mesma e um tanto separada das outras tradições religiosas que agraciaram a Terra durante os últimos milênios. MAS RECUAR PARA FORA DO NOSSO MUNDO SEGURO E VER A HISTÓRIA COMPLETA DO CULTO HUMANO DÁ UMA PERSPECTIVA QUE TENDE A DIMINUIR OS NOSSOS PRECONCEITOS PAROQUIAIS, E LEVA À CONCLUSÃO DE QUE A NOSSA FÉ É SIMPLESMENTE A VERSÃO MAIS RECENTE DE UMA LONGA EVOLUÇÃO DE CRENÇAS SOBRENATURAIS.
Fora a Bíblia Judaica, tem algum outro Livro ou mito que fala sobre o Povo falar uma mesma Língua que depois foram Divididos para não se entenderem ( confusão de línguas)???
de lingua só o assírio mas é o oposto , estavam construindo muitas linguas diferentes era uma confusão então oram para enlil unir as linguas dos povos. Agora de torre aos céus é o que mais tem.
Proto-indo-europeu é como é chamada a língua ancestral. É a partir dela que vão surgindo dialetos à medida que os indo-europeus se espalham pela Eurásia, até se tornarem muitas línguas, que vão da Irlanda até Bengala.
Geralmente sim, mas tem exceções loucas sobre isso. Alguns grupos, por dominação ou assimilação, às vezes começam a falar línguas de vizinhos dominantes, mesmo sem relação genética. Não é absurdo de entender. É como pensar em angolanos ou ameríndios falando português, ou aborígenes australianos falando inglês.
O pensamento Darwiniano é muito incrível para os estudos históricos, e eu não vejo ele ser comentado tanto na escola. Mas é isso, as ideias se comportam semelhante as espécies, segundo a lógica de Darwin, que uma ideia sempre nasce de uma ideia anterior, elas são reproduzidas com algumas mudanças (como as mutações) e algumas mutações vão se tornando mais repetidas e populares, enquanto outras não são tão reproduzidas e acabam em extinção. Eu acabo estudando história dos jogos e é muito interessante de ver como as famílias de jogo evoluem com o tempo e região, e o mesmo pode ser visto em religiões e línguas, como o video apontou.
Trabalhamos com monitoramento eletrônico de sítios arqueológicos, fazendas históricas, monumentos históricos, patrimônio tombado, museu, antiquário etc. CÂMERAS ALARMES CONTROLE DE ACESSO. TECNOLOGIAS. BRXTEC BRASIL. ANDRÉ LEANDRO. BRXTEC BRASIL. PRESENTE ARQUEOLÓGICA
Pra mim o mais impressionante e o mito de Japeto e o filho de Noah/Noé > Jafet > Yapheth = o titã Japeto > Iapethos!!! Javan > Yawan > Iaon > Ion > Jônio!!!. Gomer > Cimério > Khmer!!!
É a incrível improbabilidade de que um deus real, onisciente, todo-poderoso e misericordioso permitiria que toda essa falsa crença se desenvolvesse junto com as consequências trágicas e inúteis resultantes de tais delírios. Mas ainda mais esclarecedora é a tendência óbvia e persistente dos humanos de acreditar em coisas que não existem - juntamente com a capacidade de extrapolar essa propensão para os seus próprios de experiência.
também acho isso bizarro , criamos deus e deuses, e depois servimos ao que criamos ...sim eu sei que quem criar essas coisas não são nos mas nossas elites para nos roubar a racionalidade .
@@vitorrodrigues5735mano, religiões roubam racionalidade. Agr as escrituras vindas dos hebreus, risco dizer que é um grande passo para você começar a racionalidade, acreditando ou não. Aprender história, conduta, importância das próprias religiões. São tantas coisas que não tenho palavras para descrever.
Sla, N cheguei na parte do mis3ric0rdios0 ainda kkkk Vi que ele é justo e próspero. Não é atoa que ele já varreu seus 1n1mi1g0s diversas vezes, e deixou seu pr0pr10 povo s0fr3r.
@@brown-frank7120 tudo que é novo choca, por exemplo nunca existiu ''hebreu '' um grupo de pessoas esperta após perder seu reino, inventou esse negócio , saiu catando pobres entre os gregos e libaneses e inventou que aquilo era um povo antigo etc. Mas seja livre para continuar crendo .
Sobre essa pintura do início, Tetis ñ é amante de Zeus, ela é mãe de Aquiles. Essa pintura retrata a cena da Ilíada em que Tetis pede para Zeus favorecer os troianos por Menelau ter tirado a escrava/amante de Aquiles
O conceito cristão de um deus que morre e depois volta à vida não é único na história humana e, de facto, estava bem arraigado nas tradições teológicas muito antes da época de Jesus. Embora isto não prove que a ressurreição de Jesus foi mítica, sugere que este contexto histórico poderia ter influenciado os primeiros crentes a conformar a sua visão de Jesus para coincidir com a das divindades anteriores
@@vitorrodrigues5735 os facho só usaram algum substrato científico para basear sua ideologia. A raiz linguística indoeuropeia não tem nada a ver com superioridade racial.
Mas professor, mesmo ainda assim, não se trata apenas d uma história, contada uma vez e difundida em diversas línguas... Se tratam d relatos vivenciados em todas as partes por diferentes povos no mundo todo... Os indígenas daki das américas estavam separados linguísticamente e mesmo assim podemos traçar paralelos arquetípicos em várias coisas q as religiões deles descreviam, com coisas descritas pelos povos além do atlântico.... Procure pela teoria do "reinado d saturno", ou melhor, "the saturns myth"... Existe mto pouco material sobre esse assunto em portugues....
nao sei porque eu tenho muita curiosidade na historia somente da era do bronze ate o começo da idade media com a divisao dos paises por carlos magno depois disso a minha curiosidade e menor pelos fatos historicos
Curioso. De uma perspectiva judaico-cristã, uma ideia assim também é bem difundida. Uma língua que se espalhou e se dividiu em várias com o tempo, descendentes de algum ancestral comum (como Noé) que receberam uma tradição oral ainda mais antiga, remetendo a algum passado remoto onde Deus teria se manifestado ao homem (na história do Eden, com elementos simbólicos), etc. E esses inúmeros pontos em comum até em povos distantes, incluindo a figura do Deus pai, um herói que esmaga a serpente/dragão, uma espécie de esperança messiânica, remeteriam a esse período nos primórdios, passado adiante em tradições orais.
@@vitorrodrigues5735 Sim sim. Mas na perspectiva cristã, Deus se revelou ao homem nos primórdios. Então mesmo xamanismo por exemplo seria algo como uma "deturpação" de tradições orais lá dos primórdios, que foram se ramificando e adaptando.
O vídeo apontou o argumento para o inicio desse grupo indo europeu na Ucrânia, o interessante é que a narrativa bíblica aponta para a Turquia, muito próxima a Ucrânia, da onde os filhos de Noé se dividiram e se espalharam
Eu vejo todos eles. O PANORAMA PASSA DIANTE DE MIM. Eu os vejo com as mãos estendidas - com os olhos fechados reverentemente - adorando o sol. Eu os vejo curvando-se, em seu medo e necessidade, diante de pedras meteóricas - implorando por serpentes, bestas e árvores sagradas - orando a ídolos feitos de madeira e pedra. Eu os vejo construindo altares aos poderes invisíveis, manchando-os com sangue de crianças e animais. Vejo os inúmeros sacerdotes e ouço os seus cânticos solenes. Vejo as vítimas moribundas, os altares fumegantes, os incensários balançando e as nuvens subindo. Vejo os homens meio-deuses - os Cristos tristes, em muitas terras. Vejo as coisas comuns da vida transformarem-se em milagres à medida que passam de boca em boca. Vejo os profetas insanos lendo o livro secreto do destino por meio de sinais e sonhos.
Sou estudante de Ciências das Religiões com ênfase em mitologia, busco chegar lá via doutorado. E eu amo seu trabalho de verdade. Parabéns!
Como iniciar a estudar esse tema? Eu tenho muito interresse, sou apaixonado por história, e por esse tema.
@@PedroHenrique-bs8pk cara, eu curso ensino superior em Ciências das Religiões. É uma licenciatura como outras. Meu foco é mais em mitologias, especificamente criaturas mitológicas, mas você vê todo tipo de aprendizado envolvendo crenças lá. Recomendo. Mas pra algumas coisas as vezes o curso de história ajuda.
como assim ênfase em mitologia? todas as religiões são mitologias
@@Tigr3Umbralin0 não, não são. Mitologias nascem de religiões, mas o processo é nebuloso e tem áreas inteiras dedicadas a estudar isso. Por exemplo, apesar de cristianismo bater todos os checks pra ser considerado uma mitologia, mas teólogos cristãos vão discordar. Isso vale pra qualquer religião ativa.
Dito isso, não falei no comentário mas minha ênfase mesmo são criaturas mitológicas, especialmente falando.
E o que diferenciaria uma mitologia de religião por exemplo ? A religião grega é mitologia ou religião?@@juliusalimari
Meu sonho é uma série sua sobre os povos Indo-Europeus, nunca te pedi nada.. kkk
Up
up
Up
Chato pakas.....
Up
2:00: essa divisão de poderes entre 3 irmãos também existe no xintoísmo (panteão japonês): Amaterasu, Tsukuyomi e Susanoo.
uchiha itachi
E na mitologia cristã tem a trindade
@UiliamLima-jv9yu Amaterasu: Reino dos Céus/da Luz = Sol
Tsukuyomi: Reino da Noite = Lua
Susanoo: Reino dos Mares = o que se pode ser entendido como reino da terra ou reino abaixo dos céus.
(Obs: sim ele continua sendo o kami das tempestades, mas também é um kami do mar, o principal até, eu diria, junto do dragão Ryujin)
É a divisão suprema dos 3 poderes celestiais do panteão mitológico japonês, inclusive esses 3 são chamados de "As Três Nobres Crianças"
@@H.W.PlainviewNada a ver. Eles não dividem nada, se dividem é apenas o Paraíso.
@@marconisoares2186ele não quis dizer isso
Isso definitivamente merece um video no canal principal e também sobre as linguas proto indo europeias
Cara achei muito legal a sua explicação sobre aa línguas. Que cada lingua foi se diferenciando, mas voltando para trás elas eram cada vez mais parecidas... Ou seja, se uma lingua ou dialeto em comum surgiram outras que foram se modificando com o tempo e a distância...
E a 'evolução' não é exatamente isso? Olha que sensacional. Por exemplo, mamíferos foram se diferenciando e se distanciando em outras espécies, mesmo que com características iguais. Mas se você voltar no tempo todos vieram de um ancestral comum.
Talvez as pessoas entendam ate melhor como funciona a evolução usando a tua explicação das línguas.
Sim! Essa relação entre línguas e espécies biológicas é muito pertinente, os biólogos deveriam investir mais nisso!
Além das indo europeias, temos outras famílias de linguagem que ajudam a "buscar" como foi o desenvolvimento de um povo. A maior família de linguagens é a do Niger-Congo, tem mais de 1500 línguas com alguma proximidade.
O mais interessante é que o Geez da Etiópia não está na família da África, e sim nas línguas semitas, assim como o Hebraico
@@christianusf as Nilo saarianas são proposições com uma mistura de Niger-Congo e Afro-Asiaticas
@@christianusfJá as línguas indo europeias são as línguas jaféticas
Os filhos de Noé se espalharam pela Eurásia e África partindo da Anatólia. Europeus e asiáticos são da família de Jafé. Árabes são semitas e africanos são da família de Cam. Porém não podemos afirmar que um determinado povo tenho entrado nós territórios de outros. Como os cananeus que durante séculos ocuparam a região da Palestina, os lírios que colonizaram a Líbia, os filisteus que saíram da ilha de Creta no fim da era do bronze, alguns povos semitas anotaram o Cáucaso e os hititas um povo indu europeu que dominou o Egito por muitos séculos, os fenícios também pertencente a família de Cam fundaram diversas colônias em todo o Mediterrâneo, na bíblia é citado um povo misterioso chamado apenas de filhos do oriente que talvez seja uma tribo asiática.
Sim. Isso facilitou a conversão de Etíopes ao judaísmo e ao cristianismo. Isso fez com que eles tivessem proximidade grande com os assírios e coptas no passado, e por isso não aderiram aos dogmas definidos pelo concílio de calcedônia, o que "criou" as igrejas ortodoxas orientais, como a igreja síriaca ortodoxa de Antioquia e a igreja ortodoxa etíope. Hoje também existe uma grande quantidade de judeus naquele país
Seria massa um vídeo dedicado a historia das línguas, como elas se formaram, etc.
as indo europeias nao sao semelhantes por acaso, se voce reparar elas acompanham a area do gado, onde tinha gado tinha alguma delas... eh por isso que nao tendo gado no deserto da arabia nem no tibet, as linguas europeias nao chegaram, nao se espalharam por la.
A gnt precisa de mais vídeo aprofundado nesse assunto
Essa ancestralidade comum das línguas vai muito de encontro ao mito da Torre de Babel. Qual seria o parecer dos Historiadores em relação a isso?
Concordo!
Há uma grande semelhança!
Na verdade é exatamente o oposto da proposta. No mito da Torre de Babel as pessoas passam a falar instantaneamente línguas incompreensíveis entre si. O que os estudos linguísticos mostram é uma mudança gradual, com evidências materiais sobre isso. Ou seja, quanto mais antigas as línguas mais compreensíveis entre si elas seriam.
O parecer da história é que Babel é ficção. O video mostra apenas a formação da religiosidade e línguas dos povos proto-indo-europeus. Há dezenas de outros!
Gênesis 11 diz que o Senhor confundiu esse povo e dispersou todos pela Terra. Isso não nos da muito bem um sentido de tempo. A bíblia toda na verdade não dá, já que o dia em hebraico pore significar também um longo período de tempo @@pauloras91
@@pauloras91isso interpretação literal da bíblia. não necessariamente foi algo que se deu instantaneamente
Recomendação:
Glossonauta, ótimo canal sobre a assunto da história das línguas e sua evolução.
Isso merece um vídeo no canal principal
Concordo e apoio a ideia.
Canal maravilhoso. Vc poderia indicar livros na área de linguística que trate desses conceitos históricos?
03:35 Excelente. Só um adendo, se não me engano, a letra J é uma letra jovem. Ao que parece surge no século XVI como fruto das navegações ultramarinas. Então realmente, não tinha o "J" em Júpiter. ❤
Pra quem tiver curiosidade, o canal gringo Crecganford tem diversos vídeos sobre os Proto indo europeus, ele é especialista no assunto.
Inclusive tem um vídeo fantástico mostrando de onde surgiu as religiões, meio que voltando no tempo em relação às crenças dos povos com o título "the oldest religion in the world the origin of belief"
Tem muito poucos documentários sobre origem da fala e dos idiomas, os que encontrei são muito antigos
Uau, que vídeo interessante! Surpreendente. Eu não conhecia este canal. Fiquei freguês.
Gostaria muito de saber mais sobre a origem e registros históricos das escritos sagrados da Índia, como os Devas, Mahabharata etc...
Vídeo muuito Bacana. Mas faltou as referências bibliográficas. Queria saber onde vc leu sobre os paralelos de mitos. Valeu e um abraço
Parabéns pelo canal , aprendendo muito , gratidão !
Na cultura Inka tbm existe a trilogia mitológica sobre terra, céu e submundo, representados pela puma, condor e serpente. Mas agora me surgiu a dúvida se essa crença é pré ou pós colonização.
Imagina se essa ligação entre o povo da Eurásia (proto indo europeu) e os nativos americanos vem desde a época da travessia do estreito de bering na idade da pedra.
O canal sempre excelente! Ótimo conteúdo!
Ótima ponderação, muito bom o vídeo.
Nossa essa pintura da entrada parece o Liam Neeson.
Excelente vídeo! Super didático!
*Vivendo e aprendendo 😊*
Parabéns pelo conteúdo.
Parabéns pelo seu trabalho
Onde consigo ler sobre a mitologia de outros povos que não viviam na Europa e região?
Um vídeo sobre essa relação entre Zeus, Júpiter, e deuses da cultura protoindoeuropeia era tudo que eu que queria ver.
É intrigante essa necessidade que o ser humano tem de criar mitos e de atribuir a eles superpoderes 😮
Méudéus, como explica esse menino!
Que análise incrível. Queria saber se pra além da dispersão dos indo europeus, se não há também uma possibilidade, no caso da religião romana, de uma influência da cultura grega. Nunca fui atrás pra entender mais a fundo, mas sempre pensava que isso poderia ter ocorrido com a dispersão dos povos gregos pelo mar Mediterrâneo ou até com a expansão da cultura helenística com o império macedônico.
Uma ótima recomendação pra quem gosta desses assuntos é o livro (mas tem um documentário também) chamado O poder do Mito, de Joseph Campbell
Existe algo como proto-pre-colombiano, conteúdo pra algum vídeo sobre a linguística, cultura, formas de organização?
é o que mais tem, sobretudo cultura e organização , linguística não sei, Os andes e america central são tão ou mais misterioso que o egito.
Muito bom parabéns
Que aula meus amigos! Que aula! 👏
Muito bom e incrível saber disso..
Vc pode deixar sugestões de leitura do tema?
Muito interessante!
Os indo-europeus atualmente sao identificdos com a cultura Yamnaya que vivia por volta de ~3000 AC na estepe cáspio-pôntica (ou seja, entre ucrânia, sul da rússia, cazaquistão, região do caucaso). Eles se dividiram em dois ramos, um que se deslocou para a Europa e outro que se manteve nas estepes e que foi descendo pro planalto iraniano e depois pra india, ou chegou em lugares como a bacia de Tarim, no oeste da China, onde tem aquelas mumias e tinha a cultura do Tocharin. Esse grupo da Asia, por um momento habitou os montes urais e la eles desenvolveram uma pequena civilização com uma cultura toda voltada para cavalos e bigas, era a cultura Shintashta (eu devo tar errando as grafias, mas eh isso). Eles eram uma coisa meio parecida com os cavaleiros de Rohan, com tudo girando em torno dos cavalos. Foram eles que desceram par ao vale do Araxes, perto do mar de aral, se misturando com a população local. Desse povo surgiram as culturas avestan e védica, ou seja, os proto-persas e os povos que conquistariam a India, que ja tinha a sua cultura própria, a cultura dravidiana.
Acho que valeria muito a pena fazer uma colab sobre esse assunto com o canal do glossonalta!
Se todos os povos tem uma raiz comum, não seria óbvio pensar que um dia fomos um só povo de 5000ac , ao invés da teoria evolutiva onde seres humanos aparecem muito antes disso por toda a terra
Em ambos os casos, os seres humanos tem uma origem em população em comum que depois se dispersa pelo mundo.
Não é isso que as evidências apontam, simples, a ciência sempre vai em direção as evidências doa a quem doer
Um pedaço de cerâmica do alto Egito tem mais tempo que isso aí
Depois que eu percebi que parece que TODO Deus do Trovão enfrenta uma serpente gigante, fiquei me perguntando se existem ou não coincidência…
Apolo e um deus que não é associado ao trovão e luta contra uma serpente, a Píton.
Rá, na mitologia egípcia é um deus solar e também enfrenta uma serpente, Apep.
JAVÉ luta com monstros cosmogonicos , está na Bíblia também ahaha
É tipo os titulos dos monarcas alemães e russos que se chamavam kaiser e ksar
Ambos vem de Cesar
Exato, muito eles copiaram os romanos. Os nazi copiaram a saudação ave Cesa ( salve Cesa) e e gritavam hey Hitler (salve Hitler). Ou seja ele estava se colocou no mesmo patamar dos imperadores, tanto que ele chamou seu regime de terceiro império, até suas divisões militares eles copiaram dos romanos, o símbolo da água legionária também foi copiado. Eles queriam formar um império que durasse mil anos como o dos romanos, que durou séculos e se dividiu em dois oriente e ocidente. A parte ocidental caiu mas a oriental ainda durou mil anos.
O curioso de tudo isso que foi explicado, mais no detalhes que se disse "essa língua [surgiu] em algum lugar e depois dispersando, ao longo destas regiões com o tempo. E quanto mais tempo passa e quanto mais essas populações se afastam e perdem o contato uma com a outras, mais uma diferenciação você tem dessas línguas...", faz lembrar também do conto da "torre de Babel" bíblico que teve talvez a confusão das línguas no qual dá a entender que um grupo de pessoas foi dada uma determinada lingua, que hoje conhecemos como as primeiras principais que, por sua vez, ao irem para um local talvez meio distante, o grupo deles dispensarem cada vez mais em um determinado local, ou com a expansão territorial do primeiro grupo ou também por um pequeno grupo deles que depois quis ir para outros lugares a medida que a população foi aumentando ou tendo a necessidade de mais território para sobreviver ou também mudar, em certos pequenos grupos, para procurar lugares melhores no globo para melhor viverem além daquele, fazendo-os afastarem e assim modificando com o tempo a língua mais uma vez.
Tem muitos detalhes que aconteceu posteriormente também até levou até ao número de idiomas e dialetos até se tem hoje.
E lembrando também que ao se falar dos "dialetos", com isso mostra que não precisa de um lugar muito longe ou distante para começar a ter pequenas modificações desde já!
Curioso isso também!
Algo assim ou próximo a isso!!!
O mesmo que aconteceu com a fé e crença.... Que também veio de algo original quando pequeno ou único grupo que conforme foi expandindo e distanciando, modificou-se com o tempo também tendo certas características diferentes e outras iguais por causa desta originalidade em comum! Bem isso também com as crenças como com as línguas!
Bem isso mesmo!!! 😃✌🏻😄👍🏻😉☺️
Vejo todos eles - os assírios cantando louvores a Assur e Ishtar - os hindus adorando Brahma, Vishnu e Draupadi, os de braços brancos - os caldeus sacrificando a Bel e Hea - os egípcios curvando-se a Ptah e Ra, Osíris e Ísis - os medos apaziguando a tempestade, adorando o fogo - os babilônios suplicando a Bel e Morodaque - vejo todos eles perto do Eufrates, do Tigre, do Ganges e do Nilo. Vejo os gregos construindo templos para Zeus, Netuno e Vênus. Vejo os romanos ajoelhados diante de cem deuses. VEJO OUTROS REJEITANDO ÍDOLOS E DERRAMANDO SUAS ESPERANÇAS E MEDOS EM UMA VAGA IMAGEM NA MENTE.
Vejo as multidões, de boca aberta, RECEBEREM COMO VERDADES OS MITOS E FÁBULAS DOS ANOS DESAPARECIDOS. Vejo-os dar o seu trabalho, a sua riqueza para vestir os sacerdotes, para construir os telhados abobadados, os corredores espaçosos, as cúpulas brilhantes. Vejo-os vestidos em trapos, amontoados em tocas e cabanas, devorando restos e restos, para que possam dar mais a fantasmas e deuses. Eu os vejo fazerem seus credos cruéis e encherem o mundo de ódio, guerra e morte. Eu os vejo com o rosto na poeira nos dias sombrios da peste e da morte súbita, quando as bochechas estão pálidas e os lábios brancos por falta de pão. Ouço suas orações, seus suspiros, seus soluços. Vejo-os beijar os lábios inconscientes enquanto suas lágrimas quentes caem sobre os rostos pálidos dos mortos. Vejo as nações à medida que desaparecem e falham. Eu os vejo capturados e escravizados. Vejo seus altares se misturarem com a terra comum, seus templos desmoronarem lentamente de volta ao pó.
Pfvr, leve esse tema/vídeo para o canal principal! Nunca te pedi nada. 😅 Kkkk
apoio muito. sempre aprendo coisas novas vendo coisas sobre indo-europeus e proto-indo-europeus.
isso é tão básico. Se todo mundo soubesse pelo menos isso, todo o resto ia ser tão mais fácil de explicar, entender e discutir :3
ele ta explicando pro povinho redea curta....aqueles que vivem com medo.
isso não é nem um pouco básico kkkkkkk
É muito engraçado essas pessoas que querem se sentir superiores falando que algum conhecimento é "básico".
Po não achei básico não e, não sei como foi o desenvolvimento dessa hipótese, mas deve ter levado décadas pra chegar ao q é hoje, então definitivamente não é básico
@@SpectralThought falou como se não fosse um tema extremamente nichado.
Isso não é uma crítica, só quero dizer que chamar de básico é forcar dms.
Muito massa! Mas não explica como culturas asiáticas e africanas também tem deuses parecidos. Mas é muito massa!
Licença, qual é o site utilizado para verificar a poligenia etimológica de '2'?
Sensacional.
òtimo video, como sempre!
Tinha essa dúvida a muito tempo, obrigado por me responder
1:30-2:15 A trindade foi introduzida no cristianismo como algumas tradições de outras religiões para ganhar adeptos. Assim como o Natal e a Páscoa assim como conhecemos.
👏🏻
Muito interessante
Eu brinco que a descoberta da língua indo-europeia foi minha porta de entrada para novas drogas. Daí, foi um passo para a religião indo-europeia (provavelmente, religiões), religiões canaanitas, Asherah, escrita da Bíblia. Agora, não consigo conversar de religião com quase ninguém, eles me dizem que é para eu parar que ninguem quer saber hahaha
Poucos gostam da verdade.
Porque não querem saber?
Vdd kkkkkkkk eu tbm brother
Fala da origem do deus Javé desde a estrada de Edon até o culto no panteão cananeu.
Não havia um só Iupiter... A aglutinação sincrética das diversas figuras de Iupiter com Zeus ocorre numa fase posterior, mas ele geralmente era uma multiplicidade de pais das gens, havia até mesmo um Iupiter telúrico, do submundo. Quando os cultos individuais familiares se aglutinam, ocorre o sincretismo com Zeus para a necessidade de um pai de todos. Podemos ver isso em Coulanges.
A história registra muitos salvadores que morreram e ressuscitaram. Exemplos do Antigo Oriente Próximo que precederam a história de Jesus incluem Tamuz, Osíris, Dionísio, Adônis, Átis e Baal. Aqui está uma breve introdução.
TAMMUZ ERA O DEUS SUMÉRIO DA COMIDA E DA VEGETAÇÃO e data de c. 2.000 a.C. Sua morte foi comemorada toda primavera. Uma versão da história mostra que ele vive no submundo durante seis meses por ano, alternando com sua irmã.
OSÍRIS FOI MORTO POR SEU IRMÃO SET E CORTADO EM VÁRIOS PEDAÇOS E ESPALHADO. Sua esposa Ísis juntou as peças e ele reencarnou como o deus egípcio do submundo e juiz dos mortos. Ele foi adorado bem antes de 2.000 aC.
DIONÍSIO (CONHECIDO COMO BACO NA MITOLOGIA ROMANA) era o deus grego do vinho e data de 1200 aC. Filho de ZEUS e de uma mulher mortal, Dionísio foi morto e depois trazido de volta à vida.
ADÔNIS (DE 600 AC) é um deus grego que foi morto e depois ressuscitado por Zeus.
ATTIS (DE 1200 AC) é um deus da vegetação da Ásia Menor central, trazido de volta à vida por sua amante Cibele.
NA RELIGIÃO CANANÉIA, BAAL (BAʿAL) FAZIA PARTE DE UM CICLO DE VIDA E MORTE. Baal e Mot são filhos do deus supremo El (sim, um dos nomes do deus judeu). Quando El favoreceu o deus da morte, Mot, em vez de Baal, o calor do verão tomou conta e Baal morreu. Ele ressuscitou quando sua irmã-esposa mata Mot.TODOS ESSES DEUSES VIERAM DE REGIÕES PRÓXIMAS O SUFICIENTE DA ENCRUZILHADA DE ISRAEL (MESOPOTÂMIA, EGITO, GRÉCIA E ÁSIA MENOR) PARA QUE AS IDEIAS TIVESSEM CHEGADO LÁ DE FORMA PLAUSÍVEL, ERAM ADORADOS MUITO ANTES DA ÉPOCA DE JESUS E ERAM DOS MORIBUNDOS. Esta é uma forte evidência de que os escritores dos evangelhos conheciam (e poderiam ter sido influenciados por) histórias de ressurreição de deuses de outras culturas.A SINGULARIDADE É UMA DAS MARCAS DO QUE SERIA ESPERADO DE UMA INTERAÇÃO TERRENA COM UM SER SOBRENATURAL. O MOTIVO DO CRISTIANISMO DE UM DEUS QUE MORRE E RESSUSCITA NÃO É ÚNICO E REPRESENTA UMA OPORTUNIDADE PERDIDA DE SE DIFERENCIAR DE CRENÇAS ANTERIORES PRESUMIVELMENTE FALSAS
Acredita então que é um grande englobado de todas?
A verdade não precisa de organização, muito menos do excesso de informação.
Mt bom!
Bom dia. Onde está o link do vídeo principal?
desconfio que a semelhnç dos mitos tem a ver com os arquetipos universais (nao eh so nas linguas indo europeias que ha semelhança entre mitos). E sobre as linguas indo-europeias, repare que ela seguiu o flow do leite, as barreiras geograficas como deserto da arabia saudita e tibet impediram avanço dessas linguas, as indo-europeias foram ate onde o gado permitiu, ou seja, europa como um todo, russia, persia e india.
Amigo, boa noite, bom dia ou boa tarde dependendo do momento em q vc leia esse comentário... gostaria de escrever aqui um interesse grande q eu teria sobre um vídeo acerca da tartaria. Dado q as informações q são divulgadas nessa nobre plataforma são muito escassas e geralmente relacionado a canais de teorias da conspiração. Existe evidências dessa civilização? Ou hoje a história já sabe q assim como Atlântida só passa de um mito? Vc tbm teria interesse em comentar o tema? Obrigado
Adoro ler sobre dyeus
13:28 interessante o mapa mostrar a migração dos povos a partir de onde a biblia aponta como local de pouso da arca de noé
Além de não fazer muito sentido de qualquer maneira, juntar Noé com essa explicaxao, as línguas semíticas, como o hebraico e aramaico, não são do tronco indo-europeu.
É querer demais colocar essas mentiras bíblicas em tudo.
@@pauloras91na verdade, faz sim, Noé teve três filhos, Sem, Cam e Jafé, e eles foram antepassados de povos que se espalharam pela terra, se o evento da torre de Babel é real pode-se supor que o proto indo europeu foi o idioma dos descendentes de Jafé, e os Semitas e Camitas tiveram outras línguas.
@@diegowashington5926chora ateuzinho mimimimi
@@anonimonf9326 Penso o mesmo.
É fácil e um tanto inevitável ver a fé religiosa como um todo em si mesma e um tanto separada das outras tradições religiosas que agraciaram a Terra durante os últimos milênios. MAS RECUAR PARA FORA DO NOSSO MUNDO SEGURO E VER A HISTÓRIA COMPLETA DO CULTO HUMANO DÁ UMA PERSPECTIVA QUE TENDE A DIMINUIR OS NOSSOS PRECONCEITOS PAROQUIAIS, E LEVA À CONCLUSÃO DE QUE A NOSSA FÉ É SIMPLESMENTE A VERSÃO MAIS RECENTE DE UMA LONGA EVOLUÇÃO DE CRENÇAS SOBRENATURAIS.
Também pesquiso sobre o tema. Dá uma estudada na arqueogenética, cultura yamnaya, etc ... Qualquer coisa, entra em contato
O livro jornada do herói fala sobre isso
Fora a Bíblia Judaica, tem algum outro Livro ou mito que fala sobre o Povo falar uma mesma Língua que depois foram Divididos para não se entenderem ( confusão de línguas)???
de lingua só o assírio mas é o oposto , estavam construindo muitas linguas diferentes era uma confusão então oram para enlil unir as linguas dos povos. Agora de torre aos céus é o que mais tem.
Proto-indo-europeu seria a raiz linguística ou a própria língua dos arianos?
Proto-indo-europeu é como é chamada a língua ancestral. É a partir dela que vão surgindo dialetos à medida que os indo-europeus se espalham pela Eurásia, até se tornarem muitas línguas, que vão da Irlanda até Bengala.
CARA Muito bom
em 1305 vc apresenta um mapa de possível migração dos idiomas, os estudos de DNA e Haplogrupos tbm encaixam nisso ?
Geralmente sim, mas tem exceções loucas sobre isso. Alguns grupos, por dominação ou assimilação, às vezes começam a falar línguas de vizinhos dominantes, mesmo sem relação genética. Não é absurdo de entender. É como pensar em angolanos ou ameríndios falando português, ou aborígenes australianos falando inglês.
O pensamento Darwiniano é muito incrível para os estudos históricos, e eu não vejo ele ser comentado tanto na escola.
Mas é isso, as ideias se comportam semelhante as espécies, segundo a lógica de Darwin, que uma ideia sempre nasce de uma ideia anterior, elas são reproduzidas com algumas mudanças (como as mutações) e algumas mutações vão se tornando mais repetidas e populares, enquanto outras não são tão reproduzidas e acabam em extinção.
Eu acabo estudando história dos jogos e é muito interessante de ver como as famílias de jogo evoluem com o tempo e região, e o mesmo pode ser visto em religiões e línguas, como o video apontou.
Trabalhamos com monitoramento eletrônico de sítios arqueológicos, fazendas históricas, monumentos históricos, patrimônio tombado, museu, antiquário etc.
CÂMERAS ALARMES CONTROLE DE ACESSO. TECNOLOGIAS. BRXTEC BRASIL.
ANDRÉ LEANDRO. BRXTEC BRASIL. PRESENTE ARQUEOLÓGICA
Pra mim o mais impressionante e o mito de Japeto e o filho de Noah/Noé > Jafet > Yapheth = o titã Japeto > Iapethos!!! Javan > Yawan > Iaon > Ion > Jônio!!!. Gomer > Cimério > Khmer!!!
Baita explicação, o mito da torre de Babel quem sabe tem um fundo de verdade.
Não
11:10 alguem sabe onde encontrar essa imagem?
Kkkkkk ai pareceu formação 😅😅
Com base nas evidências, se voltarmos demais, chegaremos na Torre de Babel
Por que eles representam arquétipos, comuns à todas as culturas?
Não.
Sim
@SAN-kx3ht errou feio kkkkk
Todos os mitos têm origem na percepção sensorial da realidade.
possível mas o mais provável foi que um povo branco celta conquistou da índia a italia.
@@vitorrodrigues5735 Não sei de onde você tirou isso, mas é consenso que o "povo branco" veio do Planalto de Pamir, que aliás se chama CAUCASÓIDE.
É a incrível improbabilidade de que um deus real, onisciente, todo-poderoso e misericordioso permitiria que toda essa falsa crença se desenvolvesse junto com as consequências trágicas e inúteis resultantes de tais delírios. Mas ainda mais esclarecedora é a tendência óbvia e persistente dos humanos de acreditar em coisas que não existem - juntamente com a capacidade de extrapolar essa propensão para os seus próprios de experiência.
também acho isso bizarro , criamos deus e deuses, e depois servimos ao que criamos ...sim eu sei que quem criar essas coisas não são nos mas nossas elites para nos roubar a racionalidade .
@@vitorrodrigues5735mano, religiões roubam racionalidade.
Agr as escrituras vindas dos hebreus, risco dizer que é um grande passo para você começar a racionalidade, acreditando ou não.
Aprender história, conduta, importância das próprias religiões.
São tantas coisas que não tenho palavras para descrever.
Sla, N cheguei na parte do mis3ric0rdios0 ainda kkkk
Vi que ele é justo e próspero.
Não é atoa que ele já varreu seus 1n1mi1g0s diversas vezes, e deixou seu pr0pr10 povo s0fr3r.
@@brown-frank7120 tudo que é novo choca, por exemplo nunca existiu ''hebreu '' um grupo de pessoas esperta após perder seu reino, inventou esse negócio , saiu catando pobres entre os gregos e libaneses e inventou que aquilo era um povo antigo etc. Mas seja livre para continuar crendo .
Todos aspectos de Dyeus
Sobre essa pintura do início, Tetis ñ é amante de Zeus, ela é mãe de Aquiles. Essa pintura retrata a cena da Ilíada em que Tetis pede para Zeus favorecer os troianos por Menelau ter tirado a escrava/amante de Aquiles
O conceito cristão de um deus que morre e depois volta à vida não é único na história humana e, de facto, estava bem arraigado nas tradições teológicas muito antes da época de Jesus. Embora isto não prove que a ressurreição de Jesus foi mítica, sugere que este contexto histórico poderia ter influenciado os primeiros crentes a conformar a sua visão de Jesus para coincidir com a das divindades anteriores
Dionísio, Marduque, Osíris, Krishna... não é novidade.
Amo estudar sobre o "proto-indoeuropeu", quem quiser conhecer mais do assunto recomendonos canais Glossonauta e Alomorfe🥰
O canal mopc língua também tem um vídeo falando sobre
Henrique, quando foi que os gregos/romanos deixaram de acredita em seus deuses? Foi devido ao cristianismo?
Sim
A rapaziada do Chan já sabia disso a tempos KKKKKKKK
Or guys estão em êxtase agora.
Os anon devem estar amando isso estar sendo difundido
Chegou nos normie 😱
Como assim? Discorra a respeito 🧐
@@alejandrocuevas7831 raça ariangela dominou o mundo no passado etc tem muita fantasia mas tem umas verdades também que são os proto-indo europeus .
@@vitorrodrigues5735 os facho só usaram algum substrato científico para basear sua ideologia. A raiz linguística indoeuropeia não tem nada a ver com superioridade racial.
Incrível
devia fazer mais vídeos sobre os proto-indo-europeus
Cara, muito bom o teu canal! Continue assim. Me inscrevi no cortes e no completo!!
Evolução da língua? Ou das espécies não existe, irmão. Você mesmo provou aí que as línguas erram muito mais difíceis e complexas do que hoje. 8:17
As línguas evoluem no sentido de mudarem com o tempo, sem juízo de valor no termo "evoluem".
Mas professor, mesmo ainda assim, não se trata apenas d uma história, contada uma vez e difundida em diversas línguas... Se tratam d relatos vivenciados em todas as partes por diferentes povos no mundo todo...
Os indígenas daki das américas estavam separados linguísticamente e mesmo assim podemos traçar paralelos arquetípicos em várias coisas q as religiões deles descreviam, com coisas descritas pelos povos além do atlântico.... Procure pela teoria do "reinado d saturno", ou melhor, "the saturns myth"... Existe mto pouco material sobre esse assunto em portugues....
Baal e El tbm são deuses da tempestade e trovão ⛈️ igual Thor e Odin 😂😊
nao sei porque eu tenho muita curiosidade na historia somente da era do bronze ate o começo da idade media com a divisao dos paises por carlos magno depois disso a minha curiosidade e menor pelos fatos historicos
E por que na região da Ucrânia? Por que não de outro lugar?
é até onde da para rastrear , antes disso era a era do gelo...
@@vitorrodrigues5735 Gobekli Tepe e 2 a 4mil anos antes do fim da era do gelo
@@joaovitorcosta9975 é possível , e ainda acho que a era do gelo foi nós que iniciamos fruto de n-uk3s.
@@vitorrodrigues5735 ta viajando demais kkkkk
Curioso.
De uma perspectiva judaico-cristã, uma ideia assim também é bem difundida.
Uma língua que se espalhou e se dividiu em várias com o tempo, descendentes de algum ancestral comum (como Noé) que receberam uma tradição oral ainda mais antiga, remetendo a algum passado remoto onde Deus teria se manifestado ao homem (na história do Eden, com elementos simbólicos), etc. E esses inúmeros pontos em comum até em povos distantes, incluindo a figura do Deus pai, um herói que esmaga a serpente/dragão, uma espécie de esperança messiânica, remeteriam a esse período nos primórdios, passado adiante em tradições orais.
nem tanto , as religiões podem ser rastreadas bem antes disso com a deusa mãe e xamanismo.
@@vitorrodrigues5735 Sim sim.
Mas na perspectiva cristã, Deus se revelou ao homem nos primórdios.
Então mesmo xamanismo por exemplo seria algo como uma "deturpação" de tradições orais lá dos primórdios, que foram se ramificando e adaptando.
O vídeo apontou o argumento para o inicio desse grupo indo europeu na Ucrânia, o interessante é que a narrativa bíblica aponta para a Turquia, muito próxima a Ucrânia, da onde os filhos de Noé se dividiram e se espalharam
Eu vejo todos eles. O PANORAMA PASSA DIANTE DE MIM. Eu os vejo com as mãos estendidas - com os olhos fechados reverentemente - adorando o sol. Eu os vejo curvando-se, em seu medo e necessidade, diante de pedras meteóricas - implorando por serpentes, bestas e árvores sagradas - orando a ídolos feitos de madeira e pedra. Eu os vejo construindo altares aos poderes invisíveis, manchando-os com sangue de crianças e animais. Vejo os inúmeros sacerdotes e ouço os seus cânticos solenes. Vejo as vítimas moribundas, os altares fumegantes, os incensários balançando e as nuvens subindo. Vejo os homens meio-deuses - os Cristos tristes, em muitas terras. Vejo as coisas comuns da vida transformarem-se em milagres à medida que passam de boca em boca. Vejo os profetas insanos lendo o livro secreto do destino por meio de sinais e sonhos.
O HOMEM CRIOU DEUSES À SUA IMAGEM E SEMELHANÇAS -