Uma das palavras que por mais tempo conservamos do indo-europeu, sem alteração que usamos diariamente, é o pronome pessoal TU. Já se falava o "tu" em proto-itálico, em latim arcaico, em latim medieval, em galaico-português e no português atual. No Brasil ainda o usamos no Sul e em áreas do Nordeste.
Excelente vídeo. Na África houve um povo expansionista também, os Bantos. E no Brasil pré colombiano os Tupis. Seria muito interessante vídeo sobre cada um deles.
@@historiageral A migração dos bantos é tratada de forma inicial em um capítulo do livro " Armas, Germes e aço " de Jared Diamond! Há uma bibliografia do capítulo que permite aprofundar mais o tema!
Parabéns pelo vídeo. É bom ver brasileiros fazendo esse tipo de conteudo, normalmente eu só via conteudo relacionado aos indo europeus em canais gringos.
E o que poderia ter ocasionado esta dispersão repentina? Segundo hipóteses geológicas, havia por volta do ano 6000 a.c. uma ponte estreita de terra entre as atuais partes europeia e asiática da Turquia - era "ponte" de Darnelos. A região em torno do Mar Negro era um lago de águas doces e terra fértil onde desaguavam os rios (aliás, desaguam até hoje). Quando as geleiras chegaram aos níveis atuais, o nível dos oceanos subiu, a ponte de terra rompeu com as águas vindas do Mar Mediterrâneo, e as pessoas que viviam ali há muito tempo tiveram que se retirar dali às pressas com suas famílias, seus pertences e seus animais para onde dava. Era uma gigantesca inundação, um verdadeiro dilúvio de águas sobre a região. Esta diáspora proto-Indo-europeia pode ser a gênese da história da arca de Noé, que é encontrada em várias culturas. Este tema é um dos mais fascinantes da História humana.
Concordo com você, muito fascinante. E essa é a hipótese que mais se aventa quanto a lenda do dilúvio e pq várias culturas apresentam mitos similares. É chamada de Dilúvio do Mar Negro, e tenho razões pra pensar que foi assim também. Mas só evidências mais robustas pra poder pontuar como fato 🙂
Que lindo ler isso, é como se me injetassem diretamente alguma dose de conhecimento na veia minhas pupilas chegam dilatar! Vou procurar mais sobre isso!
Obrigado James, de fato muito do material que eu uso é de fora mesmo. Da um pouco de trabalho de pesquisar e colocar no roteiro, mas é muito prazeroso o processo todo...que bom que gostou😊
Você não mencionou muito sobre os Armênios, um dos povos indo-europeus mais antigos e com idioma originário praticamente direto da raiz indo-europeia, que perdura até hoje, apesar das inumeras tentativas de eliminá-los
Um dos maiores mistérios da história é o surgimento do povo Indo Europeu, e a sua disseminação até o predominio de sua cultura e economia a nível mundial.
Creio que o predomínio seja fácil explicar por terem sido um dos primeiros a cavalgar em cavalos em batalhas o que lhe dava ampla vantagem sobre outros povos. Eles terem dominado áreas montanhosas, que são difíceis de atacar, como Índia, Irã , Grécia e Itália, deve ter ajudado também
Não é um mistério. Eles inventaram a roda (e consequentemente o carro de guerra), descobriram a metalurgia do Bronze e sempre foram ávidos guerreiros e caçadores, diferentes dos outros neolíticos agricultores.
Excelente vídeo de História Geral! O povo indo-europeu tem sido de uma importância imensa para o avanço das civilizações além de uma genética muito boa, pois são de boa índole, inteligentes, bons artistas, grande bravura e beleza física, além de possuírem uma primorosa cultura espiritual. Que brilhantes são as culturas indo-europeias!
parabéns por dar importância ao data-lhe mínimo mas extremamente relevante de pronunciar "ou qualquer tentativa dela" qualquer palavra correta em vários idiomas possíveis, eu que sou um kra que é encantado pelos mais diversos idiomas consigo entender o quão gratificante é esse cuidado
Obrigada professor. Seus vídeos são muito esclarecedores e construtivos. Sempre gostei de História mas fui para as Letras e conheci um.pouco da história das línguas.
Incrível! No museu da língua portuguesa classificaram a língua húngara como indo europeia. Ao questionar vem aquela expressão corriqueira de por não estar certo, dizer: quem é você? E o que importa! O quadro estava errado! E de informação a informação errada se constrói um país! Só isso! As origens do indo europeu não explica toda origem na Eurásia. A língua húngara é uma das línguas mais antigas do mundo e o que me surpreendeu foi descobrir que linguistas do Japão vem estudar a língua húngara por reconhecer certas peculiaridades. Mundão vasto!
Se não me engano, o húngaro é relacionado com as línguas urálicas, com ligações com o finlandês, o estoniano, o lapão e vários grupos minoritários que habiam a Rússia . Quanto aos estudiosos do Japão, isso se deve porque muitos linguistas agrupavam as línguas urálicas com as línguas altaicas como o turco e o mongol.
Boas a todos! Uma origem comum linguisticas em idades neolíticas pode parecer um dado histórico comum, e mesmo atraves de árduos esforços de proeminentes cientistas, lança uma questão de inacreditável complexidade: a formação desses povos de língua proto indo europeia. Esse video foi fantastico, e meus sinceros parabéns para a equipe produtora. O que me impressiona um pouco na rigidez científica eh tomar como verdade o que se conseguiu provar ou evidenciar com estudos, retirando as origems protonindo europeias como fontes muito mais legitimas para a explicação da formação da sociedDe atual! Imagino se um supervulcao como o de toba se ativa, determinando o fim de civilizações asiaticas e europeas? Sem gas e se energia, voltase a barbarie, e a civizacao da american iniciA novo fluxo imigradorio. Nao dizsr que a cida surgiu na américa; tenho certo receio do nivel de ingenuidade
Além de falar sobre os Indo-Europeus, é importante falar sobre os Voltando-Europeus. Porque geralmente tudo o que vai, volta. Há uma carga proporcionalmente oposta entre a cultura eletro-voltando-européia e a cultura proto-indo-européia. Isso, sem falar na cultura neutro-estando-européia.
Sim, o do Vale do Indo já tenho um vídeo explicando sobre, já sobre o restante do subcontinente ainda estou montando os roteiros, pq tem muita história aquela região.
Vídeo muito bom, parabéns. Os outros vídeos que vi sobre este povo, em outros canais, foram um monte de propagandas politicamente corretas as quais não falavam nada sobre história e as origens dos povos.
Lembro de ter lido sobre os mitos indianos e de como eles lembram aqueles dos cristãos. São mitos muito antigos que provavelmente se estabeleceram enquanto havia certa coesão entre os indo-europeus.
Sobre isso, algo curioso é que, quando chegaram às Indias, os portugueses repararam que as imagens dos deuses hindus, eram semelhantes às dos santos e de Jesus no ocidente europeu, me refiro a composição imagética.
@@diegojorge13 o fato dos indianos chamarem um de seus principais deuses de Krishna e dos portugueses já conhecerem a existência da igreja tomeíta da Índia me parecem ter sido os fatores principais de tal pensamento, na crônica da viajem de Vasco da Gama fala que os tugas estranharam muito aquelas imagens de "santos cristãos" com cabeças animais, e essas observações foram feitas ainda na costa da África, quando encontraram mercadores indianos por lá.
@@seinaumaluco Perfeito amigo. Você trouxe os exemplos que eu gostaria de colocar, mas minha leitura sobre o assunto já foi feita a tanto tempo, que eu acabei esquecendo que cartas por a mesa. Mas é isto mesmo. Minha leitura sobre isso foi o livro Conquistadores, de Roger Crowley. Se você puder me passar a sua, ou as suas. Agradeço.
@@diegojorge13 "A Última Cruzada: As Viagens Épicas de Vasco da Gama" O título tá em tradução direta do inglês pro português, pq faz quatro anos que eu li e não lembro qual o título em português (mas com certeza era menos extravagante) o nome do escritor é Nigel Cliff.
Muito obrigado pelo apoio. Temos vídeos novos toda quarta-feira às 18h. Se quiser sugerir um tema de video, fique a vontade, pois eu listo todas as sugestões pra pesquisar e fazer o vídeo...
Parabéns pelo vídeo, um verdadeiro documentário. É por conteúdos como o seu que o TH-cam vale a pena. Se eu puder deixar uma dica, como profissional de comunicação, é que você procure antes as pronúncias dos nomes que você vai citar antes de gravar cada vídeo, para evitar erros como "bal-CÃS" (o correto é BÁL-cãs). Também é bacana evitar decalques da língua inglesa (como usar "linguagem", de 'language', no lugar de língua) e uma entonação mais natural, que termine as frases em tom descendente, não ascendente (que parece pergunta). Enfim, são sugestões para o seu trabalho ficar ainda melhor do que já é. Abraços!
Muito obrigado Pedro pelo apoio e crítica construtivas. Sou novo no TH-cam e tenho de fato, de aprimorar muita coisa....sou de coração, muito grato por essa contribuição. E se tiver mais dicas, por favor, não deixe de me avisar...😃
Pai, Mãe, Amigo e Bem-Amado Deus. Que a pronunciação incessante e silenciosa do Teu Sagrado nome, conduza-nos à Tua semelhança. Inspira-nos, para que a nossa adoração as coisas materiais, se transforme em adoração à Ti. Que através da pureza de nossos corações, possa Teu reino de perfeição vir à terra e liberar todas as nações do sofrimento. Que a nossa vontade se torne mais forte ao vencer os desejos mundanos e sintonize-se afinal com Tua vontade perfeita. Dá-nos o pão de cada dia, alimento, saúde e prosperidade para o corpo; eficiência para a mente e sobretudo, Teu amor e sabedoria para a alma. É tua lei que diz: “Com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão”. Que possamos perdoar aqueles que nos ofendem, sempre atentos à nossa própria necessidade de Tua imerecida misericórdia. Não nos abandones no abismo das tentações em que caímos, pelo mal uso que temos feito da razão que nos concedeste. E quando for Tua vontade submeter-nos à prova, oh Espírito, permite-nos compreender que Tu és muito mais fascinante do que qualquer tentação terrena. Ajuda-nos a livrar-nos das tenebrosas cadeias do nosso único mal: não conhecer-Te. Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória pelos séculos e séculos. Amém! 🖖 🙏🙏 אָמֵן 🙏 🖖 autor: PY 🙏🙏
Sardos em toda Itália Córsega e Ligúria. Egeus na Ilíria, Grécia, Trácia e Oeste da Anatólia. Cromagnons da Dinamarca ao Gibraltar. Fineses na Península Escandinava, Finlândia e no Norte e no Leste da Rússia. Mas Romênia, Hungria, Eslovênia, Polônia, Repúblicas Bálticas, Ucrânia, o Oeste e o Sul da Rússia sempre foram do belo e valoroso povo yamnaya.
Vídeo incrível, queria muito saber sobre esse assunto mas quase não tem vídeos sobre em português, ainda mais tão completos. Uma sugestão, um vídeo sobre as migrações da Ásia para a América, é um tema muito mais interessante do que nós aprendemos na escola.
Estou preparando o roteiro sobre os Cahokia, e sobre os povos que viveram na Amazônia e seus grupos. No momento na playlist Civilizações Antigas, já consegui postar sobre os Olmecas e Maias.
@@passokita 😃😃Eu sei, amigo, eu conheço a história. Eu fiz a pergunta como zoação. hehe. É que fica curioso estabelecer essas origens, A originou B, que originou C, que originou D e assim por diante. É bem engraçado. Abraços.
Gosto muito do canal, excelente mesmo. mas gostaria de sugerir pra você colocar a música de fundo em um volume mais baixo. Às vezes chega a atrapalhar um pouco.
Professor, me desculpe insistir no tema (pois falei sobre em outro vídeo), mas o que os "primeiros egipcios" que voce citou tem a ver com os Indo-Europeus? Segundo estudos afrocentricos, a lingua egicipcia não tem nada de derivada de linguas asiáticas (inclusive, estudos na area indicam o contrário). O norte africani não foi derivado de migrações indo-européias, mas sim migrações internas dentro da própria África por conta da desertificação do Saara.
Olá Flávio, essa é a proposta da Hipótese da Anatólia, de onde teriam o seu Urheimat na Anatólia, e nesta hipótese, provavelmente haveria algum link linguístico com os primeiros egípcios pré dinasticos. Mas são todas Hipóteses🙂
A Mesma dos Portugueses e dos Espanhóis, só que sem misturas cartaginesas, mediterrâneas centrais e orienais trazidas pelos vários povos do Imp. Romano, germânicas orientais (godos, suevos e vândalos) e do Al-Andalus (norte-africano, sírio, árabe, judaico).
Excelente. Requeiro mais estudos sobre o assunto porque sou leigo em Linguística. Gostaria de saber sobre possíveis migrações da África em direção ao Sudeste Asiático e posteriormente até a Oceania. Li o livro "Uma breve História do Mundo" achando bem confusa a explicação. Abraços e suas publicações são ótimas.
Com certeza, a minha intenção é abranger todos esses povos, em detalhes. Só tenho o impedimento de tempo pra poder postar mais vídeos semanais. Cada vídeo requer uma atenção detalhada e acaba sendo moroso o processo. Mas devagar agente chega lá...😅
É mencionado 8:05 min no vídeo que os indo europeus deram origem aos semitas e aos egipcios, isso procede? Pq faz bastante sentido o surgimento das primeiras civilizações nessa região com a data das invasões desse povo assim como a védica na Índia.
Uma das hipóteses de Colin Renfrew, é essa da indo-hitita, mas ainda é debatida. Mas há muitos indícios a favor disso, como menciono no vídeo. Obrigado pelo comentário 🙏
Não é o povo proto indo-europeu mas os numerosos povos emigrados do leste para oeste e que se dispersaram e se miscigenaram ao longo dos séculos. É a típica origem onde cabe as mais variadas teorias, mas que de fato pouco se conclui, e de cujo efeito pode-se equipar as tantas origens mitológicas que recheiam os livros de história...
É da mesma forma, a referência é o calendário Gregoriano que usa a suposta data de nascimento de Cristo. As siglas são equivalentes. O termo é usado pra ser o mais científico possível e sem enviesamento. Sendo que outras culturas não cristãs podem também ter a sua forma de contar o tempo, e também devem ser respeitadas. E o uso de um termo laico é o mais correto por respeito, não para ofender ninguém sendo que esse não é o objetivo do canal. Já a exatidão do termo AC/DC não é preciso com a data de nascimento de Cristo que deve ter nascido em 6AEC/AC ou 6EC/DC...deixando a contagem de um calendário inventado por cristãos, imprecisa. O ano UM não teve nada de especial..mas foi o ano que Dionísio Exíguo determinou o nascimento de Cristo, mas não levou em conta os próprio textos bíblicos. Mas como herdamos esse calendário, e ele está estabelecido, o mais honesto a ser feito é ser o mais laicos possível, não sei você, mas se eu fosse cristão acharia errado associar o meu salvador a uma nomenclatura impreciso de contagem. th-cam.com/video/jHp0F8ErViU/w-d-xo.html
@@historiageral Uma língua não se desenvolve de forma pragmática e cartesiana. Ela é fruto do seu uso na história. Se for pra retirar os termos de origem cristã e fundar uma nova língua baseada em termos científicos atemporais (seja lá o que isso for), teríamos que mutilar a língua toda e torná-la irreconhecível ao usuário comum (incluindo escritores) e restrita a apenas um grupo particular. O esperanto foi uma dessas invenções fadada ao fracasso desde sua criação. Língua é cultura, não produto científico.
Poderia me responder uma dúvida eu vi um cara negro falando que para nao tomar leite porque leite faz mal com pessoas qus não tem genética norte da Europa, então c uma pessoa tomar leite e nao passa mal tomar muito, tem ascestral nórdico????????
O mais próximo que eu ainda "cheguei" dos Bálcãs foi a história da Macedônia, cultura Hallstatt e Cucuteni-tripili. Tem algum povo em específico? Caso queira ver tem no link abaixo: th-cam.com/video/OahLP401gPE/w-d-xo.html
Meu palpite é que por ser uma região onde fluiu muitas ondas migratórias, tornou as populações de lá com uma variedade fenotípica. Mas vou ver se acho algum material mais profundo...quem sabe isso dá uma material pra fazer um vídeo, né?!😉
É um termo usado pra se referer a matriz, o princípio de algo...proto-indoeuropeu indica o povo que originou os demais grupos do mesmo tronco linguístico. Espero ter ajudado😄
Proto ou Macro é a origem em comum de algo, provavelmente existem um único povo que deu a origem todas essas nações e etnias indo-europeias, seja o início ou a mãe desses povos e línguas.
Olá! Acabei de assistir ao vídeo que me recomendou, sobre a civilização do vale do Indo! Muito bom! Entretanto tenho 1 dúvida: A "academia" está querendo tirar, apagar Cristo da História?😊 Pergunto isto pois sou geógrafo e professor de Geografia recém aposentado e dentre outras coisas gosto muito de História e o nascimento de Jesus Cristo era a referência histórica para localizar povos e eventos através do tempo, assim como o adventoda escrita separa a História da Pré - História! Exemplo: antes e depois de Cristo; em inglês b.C e a.C. Você utiliza AEC, " antes da época comum"! Quando começa esta época " comum" ? Qual evento, ou eventos separam essa " época comum" da " época incomum"? E o que ela tem de "comum", desde então? Se puder me responder eu agradeço!
Os relatos do que aconteceu na pré-história são mais teorias que evidência. A evidência linguística é a que dá alguma consistência, sem ela não saberíamos quase nada sobre o período...
A cultura proto - indo - europeia teria se originado de povos ainda mais antigos da região dos Montes Cáucaso? Pelo o que já vi em documentários; na Armênia, um país dessa região; há indícios de ocupação humana comprovada de 8.000 a.C.
Uma das palavras que por mais tempo conservamos do indo-europeu, sem alteração que usamos diariamente, é o pronome pessoal TU. Já se falava o "tu" em proto-itálico, em latim arcaico, em latim medieval, em galaico-português e no português atual. No Brasil ainda o usamos no Sul e em áreas do Nordeste.
Que demais...obrigado pelo acréscimo 😃
E tb no litoral, como em Santos.
Nas minhas pesquisas a palavra pai era a mais inalterada, tendo papa, father etc, tudo mto parecido
No rj usamos bastante também
Não também foi uma das palavras que menos se alteraram, aparecendo com sonoridade no grego, germânico, persa antigo, latim e seus derivados...
Excelente vídeo. Na África houve um povo expansionista também, os Bantos. E no Brasil pré colombiano os Tupis. Seria muito interessante vídeo sobre cada um deles.
Sim, e de fato planejo mesmo fazer vídeos específicos sobre esses grupos. Tenho só de achar mais matéria de referência. Mas está no plano 😉
Tomara que façam ,bora torcer . Queria muito.
E na Ásia os chineses
@@historiageral A migração dos bantos é tratada de forma inicial em um capítulo do livro
" Armas, Germes e aço " de Jared Diamond! Há uma bibliografia do capítulo que permite aprofundar mais o tema!
ou seja, somos descendentes dos 3. embora os Portugueses e outros Europeus do SUL tenham mais DNA dos povos dominados por Indo-europeus.
Conta sobre o Antigo Império Khmer! Foi uma civilização pouco notada pelo ocidente e muito rara de se ver em canais.
Excelente ideia. Obrigado pela sugestão. Irei buscar mais materiais pra pesquisa.🙏 Obrigado
Não há culturas mais brilhantes do que as indo-europeias. Honra e glória aos yamnaya!
Parabéns pelo vídeo. É bom ver brasileiros fazendo esse tipo de conteudo, normalmente eu só via conteudo relacionado aos indo europeus em canais gringos.
Tem alguns muito bons em português, mas isso é um assunto muito nichado
Eu também só vi por fora mesmo. Minha intenção é trazer de fora alguns temas melhor estudados no exterior.
E o que poderia ter ocasionado esta dispersão repentina?
Segundo hipóteses geológicas, havia por volta do ano 6000 a.c. uma ponte estreita de terra entre as atuais partes europeia e asiática da Turquia - era "ponte" de Darnelos. A região em torno do Mar Negro era um lago de águas doces e terra fértil onde desaguavam os rios (aliás, desaguam até hoje). Quando as geleiras chegaram aos níveis atuais, o nível dos oceanos subiu, a ponte de terra rompeu com as águas vindas do Mar Mediterrâneo, e as pessoas que viviam ali há muito tempo tiveram que se retirar dali às pressas com suas famílias, seus pertences e seus animais para onde dava. Era uma gigantesca inundação, um verdadeiro dilúvio de águas sobre a região. Esta diáspora proto-Indo-europeia pode ser a gênese da história da arca de Noé, que é encontrada em várias culturas.
Este tema é um dos mais fascinantes da História humana.
Concordo com você, muito fascinante. E essa é a hipótese que mais se aventa quanto a lenda do dilúvio e pq várias culturas apresentam mitos similares. É chamada de Dilúvio do Mar Negro, e tenho razões pra pensar que foi assim também. Mas só evidências mais robustas pra poder pontuar como fato 🙂
Perfeito! O povo sumério (deles herdamos a lenda do dilúvio) não era semita nem camita e tinha suas origens na costa do Mar Negro.
Que lindo ler isso, é como se me injetassem diretamente alguma dose de conhecimento na veia minhas pupilas chegam dilatar! Vou procurar mais sobre isso!
Uma sugestão: um vídeo sobre a Idade do Bronze e a Idade do Ferro nórdicas. É um tema interessante e pouco abordado.
Ideia maravilhosa mesmo!! Com certeza o farei...já tá na pauta pra pesquisa😉🙏
Nossos velhos pais! Excelente canal! Quanto deles ainda sobrevive em nós?
Não serão esquecidos e jamais serão extintos.
Estão diluídos em todos nós atualmente.
Senão se misturarem com as outras etnias serão extintos sim.
Sugestção: O misterio do fim da Era do bronze e os ''povos do mar''.
Olha parece que você adivinhou...tenho os dois roteiros prontos pra fazer...dos dois temas...😉
Meu haplogrupo paterno é Ib( Suécia), que é pré-indo europeu. Vendo esse video descobri de onde saiu e como chegou no norte da Europa
Que bom que gostou, e parabéns por saber as suas origens🙂
IB?
Que análise incrível, procurei muito por um video nesse nivel em português mas so achava em ingles. Parabéns pelo trabalho
Obrigado James, de fato muito do material que eu uso é de fora mesmo. Da um pouco de trabalho de pesquisar e colocar no roteiro, mas é muito prazeroso o processo todo...que bom que gostou😊
Fascinante ouvir nossa história, língua, aparência e etc!! aqui tem cultura, algo que não aprendemos nas escolas
Muito obrigado Edson, tento ajudar um pouco com os meu vídeos. 🙂
Você não mencionou muito sobre os Armênios, um dos povos indo-europeus mais antigos e com idioma originário praticamente direto da raiz indo-europeia, que perdura até hoje, apesar das inumeras tentativas de eliminá-los
Isso...ainda farei um vídeo específico sobre eles...em breve😉
Bem esclarecedor, evolução complicada mas ao final somos todos Irmãos! O mais é a insensatez humana...
Vou deixar registrado que comecei a te seguir com 7k, porque logo terá mais de 100k.
Muito obrigado Rafael pelo apoio...o objetivo é crescer mesmo, mas entregando algo de qualidade pra vocês.
Um dos maiores mistérios da história é o surgimento do povo Indo Europeu, e a sua disseminação até o predominio de sua cultura e economia a nível mundial.
De fato, são um mistério mesmo...adoro ler sobre esses assuntos...são tantas possibilidades ainda não reveladas!!
Guerra e conquista
Creio que o predomínio seja fácil explicar por terem sido um dos primeiros a cavalgar em cavalos em batalhas o que lhe dava ampla vantagem sobre outros povos. Eles terem dominado áreas montanhosas, que são difíceis de atacar, como Índia, Irã , Grécia e Itália, deve ter ajudado também
Não é um mistério. Eles inventaram a roda (e consequentemente o carro de guerra), descobriram a metalurgia do Bronze e sempre foram ávidos guerreiros e caçadores, diferentes dos outros neolíticos agricultores.
Excelente vídeo de História Geral! O povo indo-europeu tem sido de uma importância imensa para o avanço das civilizações além de uma genética muito boa, pois são de boa índole, inteligentes, bons artistas, grande bravura e beleza física, além de possuírem uma primorosa cultura espiritual. Que brilhantes são as culturas indo-europeias!
parabéns por dar importância ao data-lhe mínimo mas extremamente relevante de pronunciar "ou qualquer tentativa dela" qualquer palavra correta em vários idiomas possíveis, eu que sou um kra que é encantado pelos mais diversos idiomas consigo entender o quão gratificante é esse cuidado
Obrigado João 🙂
Obrigada professor. Seus vídeos são muito esclarecedores e construtivos. Sempre gostei de História mas fui para as Letras e conheci um.pouco da história das línguas.
Incrível! No museu da língua portuguesa classificaram a língua húngara como indo europeia. Ao questionar vem aquela expressão corriqueira de por não estar certo, dizer: quem é você? E o que importa! O quadro estava errado! E de informação a informação errada se constrói um país! Só isso! As origens do indo europeu não explica toda origem na Eurásia. A língua húngara é uma das línguas mais antigas do mundo e o que me surpreendeu foi descobrir que linguistas do Japão vem estudar a língua húngara por reconhecer certas peculiaridades. Mundão vasto!
Pois é...há muito ainda pra se descobrir! Isso é o que me fascina com História
Se não me engano, o húngaro é relacionado com as línguas urálicas, com ligações com o finlandês, o estoniano, o lapão e vários grupos minoritários que habiam a Rússia . Quanto aos estudiosos do Japão, isso se deve porque muitos linguistas agrupavam as línguas urálicas com as línguas altaicas como o turco e o mongol.
@@flavioferreira4978 verdade
Boas a todos! Uma origem comum linguisticas em idades neolíticas pode parecer um dado histórico comum, e mesmo atraves de árduos esforços de proeminentes cientistas, lança uma questão de inacreditável complexidade: a formação desses povos de língua proto indo europeia. Esse video foi fantastico, e meus sinceros parabéns para a equipe produtora. O que me impressiona um pouco na rigidez científica eh tomar como verdade o que se conseguiu provar ou evidenciar com estudos, retirando as origems protonindo europeias como fontes muito mais legitimas para a explicação da formação da sociedDe atual! Imagino se um supervulcao como o de toba se ativa, determinando o fim de civilizações asiaticas e europeas? Sem gas e se energia, voltase a barbarie, e a civizacao da american iniciA novo fluxo imigradorio. Nao dizsr que a cida surgiu na américa; tenho certo receio do nivel de ingenuidade
Concordo contigo🤔
Além de falar sobre os Indo-Europeus, é importante falar sobre os Voltando-Europeus. Porque geralmente tudo o que vai, volta. Há uma carga proporcionalmente oposta entre a cultura eletro-voltando-européia e a cultura proto-indo-européia. Isso, sem falar na cultura neutro-estando-européia.
😂😂 boa..
fala mais do vale do indo, uma das primeiras civilizações, e o povo dravidiano do sul no subcontinente indiano.
Sim, o do Vale do Indo já tenho um vídeo explicando sobre, já sobre o restante do subcontinente ainda estou montando os roteiros, pq tem muita história aquela região.
@@historiageral ah legal, vou procurar aqui, orra mt história esse pedaço do mundo guarda.
O povo dravidiano parece ser resultado da miscigenação entre aborígenes e caucasoides do Oriente Médio.
Legal ver que rima com a história de noé,das descendências de seus 3
filhos/famílias.
Sim, algumas coisas batem mesmo
Vídeo muito bom, parabéns. Os outros vídeos que vi sobre este povo, em outros canais, foram um monte de propagandas politicamente corretas as quais não falavam nada sobre história e as origens dos povos.
Muito obrigado Fernando, eu tento ser o mais neutro e laico possível, tirando qualquer viés q atrapalhe o tema.
História Geral,parabéns pelo seu crescimento.Obrigado sempre por postar.
Eu quem agradeço Wendel🙏
Muito bom! Que tal aprofundar nessa formação da cultura védica? Tem muita confusão nessa área.
Ótima sugestão. Com certeza o farei
Lembro de ter lido sobre os mitos indianos e de como eles lembram aqueles dos cristãos. São mitos muito antigos que provavelmente se estabeleceram enquanto havia certa coesão entre os indo-europeus.
Sim a coesão linguística denota uma ancestralidade em comum, e mesmo q seja bem distante, os ramos linguísticos tem a mesma origem.
Sobre isso, algo curioso é que, quando chegaram às Indias, os portugueses repararam que as imagens dos deuses hindus, eram semelhantes às dos santos e de Jesus no ocidente europeu, me refiro a composição imagética.
@@diegojorge13 o fato dos indianos chamarem um de seus principais deuses de Krishna e dos portugueses já conhecerem a existência da igreja tomeíta da Índia me parecem ter sido os fatores principais de tal pensamento, na crônica da viajem de Vasco da Gama fala que os tugas estranharam muito aquelas imagens de "santos cristãos" com cabeças animais, e essas observações foram feitas ainda na costa da África, quando encontraram mercadores indianos por lá.
@@seinaumaluco Perfeito amigo. Você trouxe os exemplos que eu gostaria de colocar, mas minha leitura sobre o assunto já foi feita a tanto tempo, que eu acabei esquecendo que cartas por a mesa. Mas é isto mesmo. Minha leitura sobre isso foi o livro Conquistadores, de Roger Crowley. Se você puder me passar a sua, ou as suas. Agradeço.
@@diegojorge13 "A Última Cruzada: As Viagens Épicas de Vasco da Gama"
O título tá em tradução direta do inglês pro português, pq faz quatro anos que eu li e não lembro qual o título em português (mas com certeza era menos extravagante) o nome do escritor é Nigel Cliff.
A do rei o tema, não apenas por ser da área, mas também porque, como os demais, possui a chancela 'História Geral'....
Muito obrigado pelo apoio. Temos vídeos novos toda quarta-feira às 18h. Se quiser sugerir um tema de video, fique a vontade, pois eu listo todas as sugestões pra pesquisar e fazer o vídeo...
Uma coisa é certa antes de uma lingua nova surgir ela possui dialetos das línguas mães que depois se tornam diferentes 😊❤
Até onde eu entendo de idiomas, acredito que seja assim mesmo.
Parabéns pelo vídeo, um verdadeiro documentário. É por conteúdos como o seu que o TH-cam vale a pena. Se eu puder deixar uma dica, como profissional de comunicação, é que você procure antes as pronúncias dos nomes que você vai citar antes de gravar cada vídeo, para evitar erros como "bal-CÃS" (o correto é BÁL-cãs). Também é bacana evitar decalques da língua inglesa (como usar "linguagem", de 'language', no lugar de língua) e uma entonação mais natural, que termine as frases em tom descendente, não ascendente (que parece pergunta). Enfim, são sugestões para o seu trabalho ficar ainda melhor do que já é. Abraços!
Muito obrigado Pedro pelo apoio e crítica construtivas. Sou novo no TH-cam e tenho de fato, de aprimorar muita coisa....sou de coração, muito grato por essa contribuição. E se tiver mais dicas, por favor, não deixe de me avisar...😃
Pai, Mãe, Amigo e Bem-Amado Deus.
Que a pronunciação incessante e silenciosa do Teu Sagrado nome, conduza-nos à Tua semelhança.
Inspira-nos, para que a nossa adoração as coisas materiais, se transforme em adoração à Ti.
Que através da pureza de nossos corações, possa Teu reino de perfeição vir à terra e liberar todas as nações do sofrimento.
Que a nossa vontade se torne mais forte ao vencer os desejos mundanos e sintonize-se afinal com Tua vontade perfeita.
Dá-nos o pão de cada dia, alimento, saúde e prosperidade para o corpo; eficiência para a mente e sobretudo, Teu amor e sabedoria para a alma.
É tua lei que diz: “Com a mesma medida com que medirdes, também vos medirão”.
Que possamos perdoar aqueles que nos ofendem, sempre atentos à nossa própria necessidade de Tua imerecida misericórdia.
Não nos abandones no abismo das tentações em que caímos, pelo mal uso que temos feito da razão que nos concedeste.
E quando for Tua vontade submeter-nos à prova, oh Espírito, permite-nos compreender que Tu és muito mais fascinante do que qualquer tentação terrena.
Ajuda-nos a livrar-nos das tenebrosas cadeias do nosso único mal: não conhecer-Te.
Porque Teu é o Reino, o Poder e a Glória pelos séculos e séculos.
Amém! 🖖 🙏🙏 אָמֵן 🙏 🖖 autor: PY 🙏🙏
Muito obrigado pelo comentário José 🙏
Excelente vídeo. Te algum vídeo sobre os povos quem existiam na Europa, antes da invasão Indo-européia?
Obrigado Ronaldo. Ainda não, tô pesquisando pra fazer o roteiro sobre, e em breve sai no canal.
Eram fazendeiros de 1,50 metros de altura
Sardos em toda Itália Córsega e Ligúria. Egeus na Ilíria, Grécia, Trácia e Oeste da Anatólia. Cromagnons da Dinamarca ao Gibraltar. Fineses na Península Escandinava, Finlândia e no Norte e no Leste da Rússia. Mas Romênia, Hungria, Eslovênia, Polônia, Repúblicas Bálticas, Ucrânia, o Oeste e o Sul da Rússia sempre foram do belo e valoroso povo yamnaya.
@@ffreire5545 os Sardos não têm muita mistura do povo de Yamnaya... é muito mínima
@@n.m.m5460 Exatamente! Os sardos são morenos genuinamente mediterrânicos (são os autóctones da Itália).
Vídeo incrível, queria muito saber sobre esse assunto mas quase não tem vídeos sobre em português, ainda mais tão completos.
Uma sugestão, um vídeo sobre as migrações da Ásia para a América, é um tema muito mais interessante do que nós aprendemos na escola.
Ótima sugestão Filipe, anotada. De fato a migração pelo Estreito de Bering deve ter muita história😉. Obrigado
Este canal é um verdadeiro achado histórico no YTBR.
Obrigado pelo apoio Lucas🙏
Muito bom...essas questões são extremamente importantes...
Muito obrigado🙏
Vídeo muito bom, poderia fazer um vídeo sobre os primeiros povos a chegarem as Américas
Estou preparando o roteiro sobre os Cahokia, e sobre os povos que viveram na Amazônia e seus grupos. No momento na playlist Civilizações Antigas, já consegui postar sobre os Olmecas e Maias.
Maravilha de História, já me inscrevi no canal! 👏🏻👏🏻👏🏻😀
Muito obrigado Erik🙏
Muito esclarecedor lúdico , sou facinado pela origem das linguas
Também acho fascinante o estudo dos idiomas. Ainda pretendo fazer um série sobre a dispersão e evolução dos idiomas...
Grata por mais este tema interessante.
Agora a pergunta que não quer calar: de onde surgiram os Yamnayas?
Seria outra mistura de etnias. Tem outro vídeo que teoriza, mas eu já esqueci tudo kkkk
@@passokita 😃😃Eu sei, amigo, eu conheço a história. Eu fiz a pergunta como zoação. hehe. É que fica curioso estabelecer essas origens, A originou B, que originou C, que originou D e assim por diante. É bem engraçado. Abraços.
Uma grande mistura de povos do Neolítico que não foram determinados ainda. Mas são bem antigas essas culturas.
Deve ser alguma mistura de povos do caucaso com caçadores de mamutes das estepes
Aí meu nobre, poderia fazer um vídeo sobre as etnias das quais descendem os paises de hoje? (Germânicos/eslavos/Latinos....)
Não esquecendo de citar as características físicas desses povos...
Com certeza Leo, estou buscando material pra isso mesmo...em breve eu lanço um sobre o tema 😉
Isso é um assunto muito amplo, vai dar vídeos longos e chatos
@@seinaumaluco precisa assistir não brodi, fique sussa👍
Gosto muito do canal, excelente mesmo. mas gostaria de sugerir pra você colocar a música de fundo em um volume mais baixo. Às vezes chega a atrapalhar um pouco.
Entende, peço desculpas se falhei nesse ponto. Vou cuidar pro próximo não acontecer o mesmo. Obrigado pela dica🙏
A informação deste vídeo é excelente
Muito obrigado pelo apoio. Fico feliz que tenha apreciado o conteúdo do vídeo😃
Esplendida informacao linguistico; mostra a complexidade da heranca indoeuropea.
Sim, e muito do nosso idioma vem deles...
Muito relevante esta aula! Aprendi muito. Obrigada! Parabéns!
Obrigado Carmelina pelo apoio. Toda quarta-feira às 18hs tem vídeo novo no canal 😉
Como é aprender cada dia mais e seu canal é uma escola muito boa obrigado
Obrigado pelo apoio 😄
Professor, me desculpe insistir no tema (pois falei sobre em outro vídeo), mas o que os "primeiros egipcios" que voce citou tem a ver com os Indo-Europeus? Segundo estudos afrocentricos, a lingua egicipcia não tem nada de derivada de linguas asiáticas (inclusive, estudos na area indicam o contrário). O norte africani não foi derivado de migrações indo-européias, mas sim migrações internas dentro da própria África por conta da desertificação do Saara.
Olá Flávio, essa é a proposta da Hipótese da Anatólia, de onde teriam o seu Urheimat na Anatólia, e nesta hipótese, provavelmente haveria algum link linguístico com os primeiros egípcios pré dinasticos. Mas são todas Hipóteses🙂
o egito tambem nao tem nada a ver com a cultura arabe a lingua materna do egito e o copta.
Seria interessante um vídeo especulando as origens dos bascos
Excelente ideia😃. Mais uma assunto pra aprender mais e passar em vídeo...muito grato🙏
Existe muito pouco conteúdo em português falando sobre os bascos.
A Mesma dos Portugueses e dos Espanhóis, só que sem misturas cartaginesas, mediterrâneas centrais e orienais trazidas pelos vários povos do Imp. Romano, germânicas orientais (godos, suevos e vândalos) e do Al-Andalus (norte-africano, sírio, árabe, judaico).
Adoro história professor. Esse canal está muito rico, todos os temas muito relevantes. Parabéns.
Obrigado Paulo😄
Salve! Talvez o algoritmo tenha sugerido seu vídeo mas seja como for,veio no momento certo. Obrigado por seu trabalho! Boa sorte!
Muito obrigado Edson pelo apoio.😄
Excelente. Requeiro mais estudos sobre o assunto porque sou leigo em Linguística. Gostaria de saber sobre possíveis migrações da África em direção ao Sudeste Asiático e posteriormente até a Oceania. Li o livro "Uma breve História do Mundo" achando bem confusa a explicação. Abraços e suas publicações são ótimas.
Com certeza, a minha intenção é abranger todos esses povos, em detalhes. Só tenho o impedimento de tempo pra poder postar mais vídeos semanais. Cada vídeo requer uma atenção detalhada e acaba sendo moroso o processo. Mas devagar agente chega lá...😅
muito obrigado pela excelente produção. por favor, continue!
Obrigado Robson. Estou só começando 😉. E a cada vídeo aprendo mais e mais....
É mencionado 8:05 min no vídeo que os indo europeus deram origem aos semitas e aos egipcios, isso procede? Pq faz bastante sentido o surgimento das primeiras civilizações nessa região com a data das invasões desse povo assim como a védica na Índia.
Uma das hipóteses de Colin Renfrew, é essa da indo-hitita, mas ainda é debatida. Mas há muitos indícios a favor disso, como menciono no vídeo. Obrigado pelo comentário 🙏
Já existiam na Europa e oriente médio, os Cromagnos que eram descendentes do homo-sapiens com o Nehandertal.
Sim, a maiorias das hipóteses apontam nessa direção mesmo. Seriam anteriores aos indo europeus
Maravilha. Continuem !!!
Obrigado!
Muito bem elaborado esse documentário. Estou vendo outros do mesmo autor.
Muito obrigado pelo apoio 😊🙏
Muito interessante. Me deparei com este canal ontem e tenho gostado muito dos vídeos
Muito obrigado...espero que goste dos próximos vídeos 😄
Assistido apreciado e compartilhado. Muitobom!
Muito obrigado Leonardo pelo apoio🙏
Fantástico esse vídeo. Torcendo para haver mais vídeos detalhando o tema.
Em breve😉
Pode me tirar uma dúvida os povos Iberos da Espanha e Portugal são povos indo Europeu? Como celta germanicos gregos etc!? Ou os lusitanos
Olá Vitor, eles são sim de origem dos indo europeus, mesmo que haja alguns grupos miscigenados com povos que já viviam ali antes da chegada deles.
Muito top trio video muito bem feito e detalhado
Excelente trabalho e apresentação!! Obrigado!
Muito obrigado pelo apoio 😊
Tenho dificuldade de explicar de que parte do planeta vieram esse povos indo_europeus .será que eram de lugares fronteiros da india e Eiropa?
A convenção mais aceita é que vieram do norte do mas Cáspio, um vasta região de estepes...
muito obrigado por mais conhecimento sobre essas culturas, excelente video!
Muito obrigado pelo apoio 😄
Muito bom, obrigado pelo vídeo!
Eu que agradeço seu apoio
Boa tarde sim muito interessante....uma Boa gionada bejs 💋💋💋
Muito obrigado Ana😄
vídeo muito bom,finalmente alguém falou sobre os Indo-Europeus
Muito obrigado pelo apoio 😄
Muito bom vide o, bastante explicativo, é super interessante. Vale a pena assistir.
Muito obrigado😄
Muito bom seus comentários.
Obrigado pelo apoio 😊
Minidocumentário acima do ótimo.
Muito obrigado Guilherme 😃
Esse canal é maravilhoso! Ótimo vídeo.
Muito obrigado 😃
Precisamos dar uma guinada de 180 graus nessa estória do ponto de origem do povo indo-europeu...
Seria interessante 😃
Não é o povo proto indo-europeu mas os numerosos povos emigrados do leste para oeste e que se dispersaram e se miscigenaram ao longo dos séculos. É a típica origem onde cabe as mais variadas teorias, mas que de fato pouco se conclui, e de cujo efeito pode-se equipar as tantas origens mitológicas que recheiam os livros de história...
Realmente concordo com você🙂
Esse vídeo está maravilhoso!
Obrigado Caroline 😁
Parabéns pelo vídeo. Ótimo conteúdo
Muito obrigado 😁
Eu tô acostumado com AC e DC não faço ideia de como medir com essa nova medição
É da mesma forma, a referência é o calendário Gregoriano que usa a suposta data de nascimento de Cristo. As siglas são equivalentes. O termo é usado pra ser o mais científico possível e sem enviesamento. Sendo que outras culturas não cristãs podem também ter a sua forma de contar o tempo, e também devem ser respeitadas. E o uso de um termo laico é o mais correto por respeito, não para ofender ninguém sendo que esse não é o objetivo do canal. Já a exatidão do termo AC/DC não é preciso com a data de nascimento de Cristo que deve ter nascido em 6AEC/AC ou 6EC/DC...deixando a contagem de um calendário inventado por cristãos, imprecisa. O ano UM não teve nada de especial..mas foi o ano que Dionísio Exíguo determinou o nascimento de Cristo, mas não levou em conta os próprio textos bíblicos. Mas como herdamos esse calendário, e ele está estabelecido, o mais honesto a ser feito é ser o mais laicos possível, não sei você, mas se eu fosse cristão acharia errado associar o meu salvador a uma nomenclatura impreciso de contagem.
th-cam.com/video/jHp0F8ErViU/w-d-xo.html
@@historiageral Uma língua não se desenvolve de forma pragmática e cartesiana. Ela é fruto do seu uso na história. Se for pra retirar os termos de origem cristã e fundar uma nova língua baseada em termos científicos atemporais (seja lá o que isso for), teríamos que mutilar a língua toda e torná-la irreconhecível ao usuário comum (incluindo escritores) e restrita a apenas um grupo particular. O esperanto foi uma dessas invenções fadada ao fracasso desde sua criação. Língua é cultura, não produto científico.
Um vídeo que caberia bem nesse canal seria sobre a história dos tocarios, um grupo caucasoide da Ásia central e bacia do rio Tarim. Na China
Estão na minha listagem esses povos, obrigado pela sugestão 😁
Canal bom demais. Continue!
Muito obrigado Guilherme
Meu nobre o que você acha da torre de Babel e a dispersão das linguas
Ótima pergunta. Há muitas hipóteses, a que mais parece razoável é que é uma lenda surgida na Mesopotâmica sobre alguma cidade antiga, talvez Eridu.
Poderia me responder uma dúvida eu vi um cara negro falando que para nao tomar leite porque leite faz mal com pessoas qus não tem genética norte da Europa, então c uma pessoa tomar leite e nao passa mal tomar muito, tem ascestral nórdico????????
Já ouvi falar disso mesmo, mas não achei nenhum artigo sério corroborando isso, penso que deve ser só mais uma teoria.
Muito bom, adoro História
Também adoro, espero que aprecie os meus outros vídeos 😊
❤Vai chegar lá❤
Obrigado Flora😊
Belíssimo tema!
Muito obrigado...deu um trabalho em achar boas fontes...mas deu certo😅
@@historiageral Hahaha! Obrigado o senhor por todo o trabalho suado! Tenha uma Feliz Páscoa! P.S.: conte a história do povo judeu...
E cá estamos nós! Excelente vídeo, seja pelo assunto em si, a narração, imagens e o fundo musical. Ganhou mais uma inscrita!
Muito obrigado Rocheli, fico feliz que tenha apreciado. Hoje, quarta-feira, tem mais um vídeo novo no canal as 18h🙏
Professor, tem video dos povos que habitavam os Balcãs?
O mais próximo que eu ainda "cheguei" dos Bálcãs foi a história da Macedônia, cultura Hallstatt e Cucuteni-tripili. Tem algum povo em específico?
Caso queira ver tem no link abaixo:
th-cam.com/video/OahLP401gPE/w-d-xo.html
@ Verei sim! Mas no caso, os sérvios seria interessante!
Espetacular professor.☭
Obrigado🙂
Faz um vídeo sobre a inquisição, professor. É um tema pouco encontrado no TH-cam
Sim, tenho a intenção mesmo, e está até na listagem de temas a serem abordados. Obrigado pela sugestão!!
A guerra na Ucrânia é um exemplo do por que os povos indo europeus e outros se dispersaram e formaram outros povos 😢🎉❤😊
São um povo bem militarizado mesmo, desde o passado.
Uma grande curiosidade q tenho eh porque os povos turquicos, momgolicos, fino-uralicos sao tao diferentes tendo vindos de regioes muito proximas.
Meu palpite é que por ser uma região onde fluiu muitas ondas migratórias, tornou as populações de lá com uma variedade fenotípica. Mas vou ver se acho algum material mais profundo...quem sabe isso dá uma material pra fazer um vídeo, né?!😉
Amei esse assunto. ❤
Obrigado Karla pelo comentário. Fico feliz que tenha apreciado...
Excelente tema e muito bem explanado!
Muito obrigado 😁
Desculpa a pergunta de leigo, o que significava este proto???
É um termo usado pra se referer a matriz, o princípio de algo...proto-indoeuropeu indica o povo que originou os demais grupos do mesmo tronco linguístico. Espero ter ajudado😄
Proto ou Macro é a origem em comum de algo, provavelmente existem um único povo que deu a origem todas essas nações e etnias indo-europeias, seja o início ou a mãe desses povos e línguas.
Então por exemplo, em 10.000 AEC todos falavam mais ou menos a mesma língua?
Possivelmente naquela parte do mundo sim. Mas é bom lembrar que havia muito menos gente naquela época.
Muito incrível seus vídeos, gostei bastante. Aprendi muito já
Muito obrigado Samuel. Fico contente em saber disso🙏
Perfeito...
Muito obrigado Samuel
Pode fazer um vídeo sobre os proto-uralicos e a cultura megalítica que habitava a Europa antes da chegada dos indo-europeus
Com certeza! Estou buscando fontes de pesquisa pra montar um roteiro sobre esses povos. Obrigado pela sugestão 🙏
Excelente! Parabéns!!!
Muito obrigado pelo apoio 😊
Parabéns pela aula e vídeo.
Muito obrigado Maria 🙂
Gostaria de ver um video sobre a civilização Mohenjo-Daro, do vale do rio Indo!
Olá Márcio. Eu tenho na playlist. Segue o link...só clicar. Me conta lá o que achou😉
th-cam.com/video/E1RUIzX-G88/w-d-xo.html
@@historiageral Obrigado! Vou conferir!
Olá! Acabei de assistir ao vídeo que me recomendou, sobre a civilização do vale do Indo! Muito bom!
Entretanto tenho 1 dúvida:
A "academia" está querendo tirar, apagar Cristo da História?😊
Pergunto isto pois sou geógrafo e professor de Geografia recém aposentado e dentre outras coisas gosto muito de História e o nascimento de Jesus Cristo era a referência histórica para localizar povos e eventos através do tempo, assim como o adventoda escrita separa a História da Pré - História!
Exemplo: antes e depois de Cristo; em inglês b.C e a.C.
Você utiliza AEC, " antes da época comum"!
Quando começa esta época " comum" ?
Qual evento, ou eventos separam essa " época comum" da " época incomum"?
E o que ela tem de "comum", desde então?
Se puder me responder eu agradeço!
Excelente vídeo!!!
Obrigado pelo apoio 😄
Os relatos do que aconteceu na pré-história são mais teorias que evidência. A evidência linguística é a que dá alguma consistência, sem ela não saberíamos quase nada sobre o período...
Realmente
A cultura proto - indo - europeia teria se originado de povos ainda mais antigos da região dos Montes Cáucaso? Pelo o que já vi em documentários; na Armênia, um país dessa região; há indícios de ocupação humana comprovada de 8.000 a.C.
Sim, ainda é um debate em aberto a origem deles.