Um grande obrigado pela partilha. Eu sou um apaixonado por mecanica que nunca teve a coragem e/ou oportunidade de se ter lançado. Sou oficial electromecânico de elevadores porque foi a primeira coisa que apareceu quando necessitei na altura da minha vida. Mas graças a si tenho a oportunidade de seguir de uma outra forma a minha paixão conhecendo e entendendo o seu funcionamento que eu adoro. Obrigado.
Olá! Com a minha profissão conheço sempre muitos técnicos de elevadores de automóveis! Eu nem sempre foi técnico de automóveis, o início da minha carreira foi padaria e pastelaria! Mas o coração falou mais forte e desde 2007 que tenho tentado ser cada vez mais entendido nestas matérias. Ainda bem que está a gostar!
@@brunocrespo 🤣🤣🤣 houve um equívoco. Não sou técnico de elevadores de automóveis, elevadores de pessoas 🤣🤣🤣 mas aparte este equívoco. Parabéns pela conquista de 2007. Quem sabe se um dia deste mando tudo ao ar e vou procurar a minha paixão. Tudo de bom e muita saúde, cumprimentos.
Boas Sr Bruno no vídeo diz que é impossível dar conta que o carro está a fazer uma regeneração eu tenho um Ford fiesta 1.6 Tdci 95cv de 2013 e sei sempre quando está a fazer regeneração ou seja assim que está a fazer a ventoinha liga no máximo e como tenho o parabrisas térmico consigo ver uma onda de calor vindo da frente até às letras das placas da autoestrada ficam tremidas. Quando o comprei achei estranho até pensei que estava a bater mal dos olhos , entretanto entrei em contato com a Ford onde comprei o carro e disseram-me que isso era normal . O que me diz O carro neste momento tem 104 mil km e estava a fazer regenerações a cada 1200 km mais ao menos. O carro faz revisões todos anos na Ford. Parabéns pelo vídeo.
Olá. O que disse é que uma regeneração perfeita e completamente imperceptível! No seu caso também deveria ser, mas se a Ford diz que é normal assim, é porque é verdade.
@@brunocrespo Bruno adquiri um alfa mito e ele faz fumo ocasionalmente e já disseram num grupo de alfas mito que é normal a fazer a regeneração mas nunca vi nenhum a fazer fumo
Olá. Em carro nenhum e marca nenhuma é "normal" fazer fumo na regeneração, nem é normal ser sentida. Fumo pode querer indicar depósito de óleo e ou diesel na linha de escape. Pode ser comum, mas não é normal.
@@brunocrespo 172 mil, média de 5.3l aos 100kms, nunca levou uma peça. Caixa automática é extremamente eficaz. Algumas coisas a serem melhoradas, mas em geral uma carrinha que não dá dores de cabeça, manutenções e Gasolina ⛽.
Grande vídeo , excelente!tenho uma Ford Transit connect 1,5 , e teve alguns problemas quando esteve na garantia, foram resolvidos mas o trabalho de filtro de partículas o próprio dono têm de ajudar o filtro senão vai complicar e ter problemas!falo em conduzir e não para e desligar o carro!
Por norma e actualmente problemas de filtro de partículas são sempre consequência de um outro problema. Os filtros hoje em dia são quase um não problema
Olá Bruno! Sem desfazer nos demais vídeos já apresentados (nem tenho qq motivo para tal), permita-me dizer que este foi um dos que mais gostei. Certamente pela pertinência do assunto, mas tbm pelo facto da explicação ter sido mt bem conseguida, aflorando suficientemente a parte técnica, as causas, consequências, as dinâmicas, os vários grupos de construtores... Excelente, muito bom. Força!!! Parabéns. Faço a minha parte c mais umas partilhas ;)
É de facto excelente saber que estou a ir no sentido certo. E tenho tanto mais para dar e mostrar. Se preciso de tempo e claro, investir. Muito obrigado por estarem comigo
Antes de mais explicação muito bem feita, parabéns! Gostei da parte de andar em 5/6 mudança numa viagem de 80/90 km na rotação 2000/2100 rpm mais ou menos 120/130 km/h faça a regeneração o que eu tinha duvida na qual fiquei esclarecido. Em questão Audi a3 8v 150cv (2013). Boa continuação ! Já agora temos aqui em casa um Alfa Romeo GT, abraço
Muito obrigado, ainda bem que eu consegui esclarecer tudo. Entretanto já há mais algumas dúvidas aqui da malta sobre algumas avarias, á qual eu vou fazer um ou mais vídeos para esclarecer
Mais um excelente vídeo com observações muito interessantes! Por experiência, diria que o pior....ou pelo menos onde vejo mais desgraça, é mesmo no sistema da PSA, creio que o facto de utilizar a serina é um problema, porque depois o pessoal não atesta ou porque não sabe, ou porque é caro, ou porque é um saco e é caro e se calhar tem um bocadinho e tá bom....e é só chatices! E já cheguei a ver casos em que se corrigem as anomalias que se verificam e depois os erros não apagam à mesma....mindblown! Há uma manha nos Fords com o 1.6 HDi que para apagar avarias relacionadas com o FAP, caso estas não apaguem, envolve fazer uma manha gerando uma avaria no MAF e depois as outras já apagam... Seja como for, este tipo de sistemas para casos com curtos ciclos de condução é uma desgraça...."Ah gasóleo porque é mais barato"....mas acaba por sair mais caro, curiosamente hoje essas mentalidades já estão a mudar e já se vê mais pessoal a ponderar gasolina para curtas deslocações! E de há uns tempos para cá ainda há outra coisa na equação....o Adblue....que também tem dado umas dores de cabeça giras! Desculpa o comentário alongado! Continuação de bons vídeos! PS: Já agora, existem alguns 1.5 DCI que tem um injector de gasóleo na linha de escape para ajudar nas regenerações....mas também entope com carvão o orifício do dito cujo e depois não funciona! Eheh
Muito obrigado pelos comentários. Avarias e aventuras já passei por muitas, e ao longo que os vídeos se vão desenrolando vou abordar tudo isso. Assim como o sistema adBlue. Tão fiável nuns e péssimo noutros. Tudo coisas que o consumidor final detesta pois não faz nada que se veja e só gasta dinheiro. Mas os construtores também são obrigados a cumprir e têm de colocar. Estamos no entanto a verificar os últimos suspiros ou gritos de socorro do motor diesel. Que tem, nos ligeiros, os seus dias mais que contatos.
Olá Bruno. Subscrevi o seu canal muito recentemente. De tudo o que tenho visto no TH-cam, este canal é sem dúvida o melhor. Confirmo tudo o que disse, tive um Ds3 hdi, realmente sempre que metia gasóleo ele injectava o dito líquido, comprei-o novo vendi-o com 60milkm e não tive problemas. Muito recentemente comprei o novo 2008 1.2 a gasolina 130cv está actualmente com 4 mil km Agora a minha surpresa foi quando fui levantar o carro o vendedor disse-me para usar gasolina da melhor, porque aquele motor já vinha com filtro de partículas além do catalisador. Fiquei um bocado apreensivo porque não sei se vou ter problemas com aquilo, uma vez que o carro anda muito pouco, e o que faz é cidade. Sabe-me dizer se o filtro de partículas também têm os problemas dos diesel ou são mais fiáveis. Se puder fazer um vídeo sobre esse sistema a gasolina, fico muito grato Obrigado. José
Olá. Muito obrigado por ver o canal e pelo apoio. Os filtros modernos nos diesel já não são o que eram, tenho casos de Giuliettas a fazerem quase mil Kms a cada regeneração. O que faz com que o filtro dure muito mesmo. Nos motores a gasolina á partida têm logo menos partículas de fuligem, logo a sua duração e trabalho vai ser muito leve.
Ora beeeeemmm, video muito interessante mais uma vez, parabéns! Tenho aqui uma dúvida, essa tal serina será um composto idêntico ao que a Liqui Molly usa no aditivo diesel para limpar o DPF? Também diz que baixa a temperatura de combustão para uns 450. Mas agora que vejo essa história de queimar a serina fico com receio que aconteça o mesmo com este aditivo. Já agora no meu caso costumo monitorizar em tempo real a queima pela porta OBD que costuma andar nos 600°C, trata-se de um Corsa D 1.3 CTDi 75cv de 2013 com motor A13DTC. E já agora outra questão, um DPF entrada de linha de 200 broas nos autodoques da vida, será melhor ou pior que fazer uma limpeza em caldeira? Forte abraço!
Olá, nunca use os aditivos, pois é exatamente isso, cerina. E esse químico nunca mais vai sair do filtro. Entupindo cada vez mais. Os dpf da concorrência são como os catalisadores.. duram um ano.
Caro Bruno: obrigado pelo video, esclarecedor, no entanto há outro problema para alguns automobilistas, nomeadamente os proprietários de automóveis dos modelos Hyundai I20 e Hyundai I30, nestes casos não são problemas em efetuar a regeneração mas sim excesso de regenerações não necessárias. Gostaria que um dia fizesse um video sobre este assunto: excesso de regenerações do DPF.
@@brunocrespo desculpe não concordo, cada caso é um caso e há carros que se comportam de maneira diferente, posso resumidamente falar do caso do meu carro, um Hyundai I30 1.6 CRDI de 2018, dou apenas como exemplo porque o principal problema dos automobilistas é como o caro Bruno fala no vídeo: as regenerações perfeitas, as imperceptíveis, aquelas que o condutor não sabe que estão a ocorrer e desliga o carro, (porque este também não dá qualquer indicação) provocando com isto não só a interrupção da regeneração mas também como consequência o aumento do nível do óleo do motor, ao fim de muitas obviamente que o óleo sobe e fica contaminado com gasóleo não queimado no processo de regeneração sendo necessária a sua substituição e a do filtro para evitar problemas maiores. Ora, para evitar precisamente essa situação, tenho um aparelho que me indica quando as regenerações estão a ocorrer, a temperatura, o nível de soot (partículas) no DPF e muitas outras informações. Este aparelho conectado à porta OBD faz todas as leituras em tempo real acendendo e ficando a piscar uma luz vermelha quando ocorre uma regeneração. Quando esta acaba a luz vermelha também se apaga, com este sistema posso dizer com 100% de certeza que não falhei nenhuma regeneração desde que fiz a revisão há 3.000 km´s atrás e mesmo assim o carro apresenta agora o óleo alto cerca de 1 cm. Para ele entrar em regeneração basta sair da garagem, percorro cerca de 1 km, entro na auto estrada, ando cerca de 2 minutos a 120 e entra em regeneração, seja qual for a quantidade de massa presente no filtro, mesmo que seja uma grama (que não é quase nada), o carro entra em regeneração, será isto normal? A Hyundai diz que sim..... até mesmo com o carro parado ao ralantim, se acelerar e der rotação a rondar as 2000 durante 2 ou 3 minutos o carro entra em regeneração, é demais. O carro não apresenta erros de espécie alguma no diagnóstico, continua o óleo a subir, tenho que fazer mudas de óle3o e filtro intercaladas antes das revisões, a Hyundai diz que é normal.... eu controlo o processo, agora imagine se não controlasse... e já agora dizer que actualmente a minha tarefa é apenas tentar evitar as regenerações, tento andar devagar, em nacionais para o carro regenerar o menos possível, porque as regenerações são certas, quando o DPF tinge 16,0 grs de massa, a ECU inicia o processo, a temperatura sobe a cerca de 600 graus e o carro entra em regeneração, este é o ciclo "normal", que acontece entre os 100 e os 130 km´s de distância percorrida, manifestamente pouco, depois aparecem as outras regenerações que já falei, é um verdadeiro pesadelo, esse argumento das regenerações interrompidas já a hyundai me apresentou mas neste caso não serve. Cumprimentos, obrigado.
Olá. É um pouco mais complexo que isso. As regeneracoes não devem ser tão próximas dec facto, é sinal que algo está a fazer encher mais depressa. Que olhei usa? Quais as pressões de difencial de escape?
@@brunocrespo O óleo é metido na Hyundai, o carro ainda está na manutenção programada (revisões de 30 em 30 mil) e o óleo que lhe colocam tem baixo teor de cinzas, é indicado para motores com filtro de partículas, o carro (segundo a Hyundai) não apresenta erros de qualquer espécie, ainda bem que me alertou para essa questão do sensor de pressão, vou verificar se está de acordo com os valores que refere no video, o problema não é ele estar a regenerar quando enche, o problema é fazê-lo demasiadas vezes e sem partículas que o justifiquem. Obrigado
Não pondo em causa o concessionário, tive um caso de uma Isuzu que colocavam óleo indicado e depois deu raia. Um filtro de 5 mil euros.. andavam a colocar 10w40.
Bom video e com uma explicação muito util, mas tenho uma sugestão a fazer da proxima vez faça o video fora do carro porque o ruido do motor e de rolamento na estrada não deixa ouvir com exactidão as explicações.
Ola. Obrigado por ver o vídeo. Concordo com o seu comentário. Nesta altura eu não tinha muito tempo para fazer vídeos e com isso tinha de aproveitar todo o tempo disponível. Desde então já mudei a forma de gravar, neste e em outros aspectos
Boas, bruno, video muito top, e boas dicas. Sobre a cetrina, que fazia baixar as temperaturas ja sabia, agora sobre ser tampão no FAP, e que desconhecia. Que facto na engenharia "não há o ganha o ganha."
Mais uma vez, excelente vídeo! Muito bom. Não sabia a diferença entre FAP e DPF, sempre a aprender. Lembro-me de andar a ver os Focus de 109cv com FAP e em que toda a gente falava do Eolys. Que era caríssimo. É o tal aditivo de que falas que ele injecta no gasóleo?
Olá. Sim, exato. Se bem que o eloys é uma marca de cerina. A cerina é mesmo o químico que se usa. Tal como agora se usa a ureia e toda a gente lhe chama adblue. Como as cxs que usam óleo de cx e toda a gente lhe chama vavolina, que é de facto uma marca de óleos
@@brunocrespo não sabia que era a marca. De qualquer maneira, o DPF do meu 159 nunca me deu chatices além de regenerar nas alturas erradas por vezes. Mas nunca interrompi uma. Já agora, espero que consigas adquirir um 159, traria mais bom conteúdo ao canal além do que já tens. Continuação!
conteúdo português relacionado com a indústria automóvel em Portugal faz falta...350mil na minha caddy ja acendeu as luzes todas e nao é por falta de regeneração...1000eur a cada 100mil fi a pesado...quais as consequências de retirar a egr e o FDP ? Passa na inspeção sem repro?
Olá tenho uma ford galaxy 2011 *2.0* 163cv acendeu uma luz de avaria de motor e agora acendeu outra é 5 minutos depois de arrancar o turbo ou egr desactiva mete-se em segurança, já foi feita uma limpeza de FAP andou um mês está igual deu dois erros p2463 e p246c penso que o filtro está tutalmente entupido já tem 228000 km. Obrigado
Olá. De facto é um erro para filtro de partículas. A limpeza não é viável pelas razões que indico no vídeo. Nesses modelos, alguns têm um injector diesel direto para o escape, e o accionamento desse injetor não funciona. Por vezes falha do próprio outras vezes o fusível dedicado derrete.
Gostei da explicação, só tenho uma dúvida, tenho uma focus1.6 tdci de Março de 2005 ,e pelo que sei acho que só tem a tal panela catalítico, e não tem o tal sensor de fap nessa data panela, e já conta com 195.000kms, comprei -a à pouco e acho que até tem um desenvolvimento normal para o carro q é, será que devo trocar essa panela catalítico? Obrigado p atenção
Olá. Se não tem DPF não tem de trocar nada e se tiver DPF, não precisa trocar nada. Lol Só deve intervir quando o carro der algum aviso ou falta de potência e ainda assim tem de ver qual a causa do problema e não começar a trocar peças pelo "deve ser" Muito obrigado por ver o vídeo
@@brunocrespo boa tarde, não percebi, tenha ou não tenha, não preciso de trocar nada,é isso? Obrigado p atenção mais uma vez. Boa continuação com os seus vídeos
Bom video, mas reprogramações não eliminam a capacidade da ecu gerar codigos de defeito, obviamente se é para eliminar o fap ou dpf, os codigos relativos ao fap ou dpf são eliminados, mas se o item já nao está presente no veiculo, qual a utilidade destes codigos de erro? O mesmo se aplica à egr por exemplo!
Olá. Eu refiro-me a capacidade de gerar outros defeitos. Para massa de ar ou turbo. Acontece muito mesmo. Num mundo ideal não deveria. Mas acontece... Um abraço
Olá. É DPF, usa um óleo muito específico com norma "C4" que tem de respeitar sem excepções. Existe também o tubo que liga ao sensor de pressão diferencial de escape que entope na parte metálica. E não dá para desentupir.
Olá. É de facto. Os carros a gasolina (fora o preço dela) são de momento a melhor opção. Mas é sol de pouca dura pois os dpfs e derivados vão começar a sair nos motores a gasolina também
Sim, mas tem de ter sempre uma programação para andar com e outra para andar sem. Fazer isso todos os anos acaba por ter o seu custo. De momento os dpf não são a pior coisa que há. Muitas vezes são é mal interpretados e diagnosticados. Ex.: Alfa Giulietta luz de motor, erros de massa de ar e dpf.. cliente já queria tirar tudo! Tinha era uma tubo de intercooler roto e por consequência os erros. Mudei o tubo, fiz uma regeneração forçada e agora esta a fazer regeneração normal a cada 950kms! Aliás, 90% das avarias actuais com dpf são coisas assim deste gênero
O meu MiTo 1.6 Jtdm já tem 12 anos com 249500kms e com o DPF de origem mas ele faz agora as regenerações de 140 a 140kms. Já falei com o mecânico sobre este caso e ele diz para fazer uma limpeza pois ele faz com uns produtos químicos da Liqui Moly próprios para os DPF,será que fica a 100% limpo o DPF? Agora faço trajectos curtos e em cidade mas vou uma vez por semana à autoestrada para regenerar. Eu fazia 30000kms por ano mas agora já não. Um abraço. .
Evite os aditivos.. a maior parte deles são a tem serina. Vai melhorar na altura mas a curto prazo vai fazer a tal tampa dentro do filtro. É preferível fazer estrada aberta uma vez por semana
@@brunocrespo não é aditivo mas sim um produto que lava o interior da DPF sem desmontar e posto dentro do filtro e é deixado lá dentro durante alguns minutos e depois é forçada a regeneração para sair a fuligem. Aquilo é uma espuma que se forma dentro do filtro que arranca a fuligem. products.liqui-moly.com/pro-line-dieselpartikelfilterreiniger-5.html?___store=limo_b2b_com_pt&___from_store=limo_b2b_com_es
@@brunocrespo não é um aditivo mas sim um produto de limpeza que é posto dentro filtro que arranca com a fuligem, vou deixar aqui o vídeo como funciona o produto. th-cam.com/video/020MdntTw34/w-d-xo.html.
ok, conheço bem e é um produto que... resulta mais ou menos, pode não parecer mas demora muito a limpar e é um ciclo um pouco doloroso para o motor. Eu usava e deixei de usar, há formas mais eficazes de o fazer. Nomeadamente tirar fora e limpar devidamente. Mas é experimentar, como o seu não está todo entupido poderá ser fácil e rápido. Mas depois tem de complementar com condução não citadina.
@@brunocrespo pois irei experimentar a ver, tenho outra pergunta agora com o óleo foi mudado o óleo agora a poucos dias e comprei o óleo Total Quartz Ineos ECS 5W30 como tem norma C2 que é a norma deste motor é uma boa opção?
É algo que ainda não me deparei. Mas deve ser um sistema bem diferente pois as partículas criadas pelo diesel não são as mesmas pela gasolina. Temos sim EGR e catalisadores de 3 vias. Mas vou informar-me
@@brunocrespo Motores para se poluírem a si próprios, e dar despesas exageradas aos proprietários, os compradores desses veiculos pagam essa poluição em dobro, na compra nos impostos, e nas oficinas.
Um grande obrigado pela partilha. Eu sou um apaixonado por mecanica que nunca teve a coragem e/ou oportunidade de se ter lançado. Sou oficial electromecânico de elevadores porque foi a primeira coisa que apareceu quando necessitei na altura da minha vida. Mas graças a si tenho a oportunidade de seguir de uma outra forma a minha paixão conhecendo e entendendo o seu funcionamento que eu adoro. Obrigado.
Olá! Com a minha profissão conheço sempre muitos técnicos de elevadores de automóveis! Eu nem sempre foi técnico de automóveis, o início da minha carreira foi padaria e pastelaria! Mas o coração falou mais forte e desde 2007 que tenho tentado ser cada vez mais entendido nestas matérias. Ainda bem que está a gostar!
@@brunocrespo 🤣🤣🤣 houve um equívoco. Não sou técnico de elevadores de automóveis, elevadores de pessoas 🤣🤣🤣 mas aparte este equívoco. Parabéns pela conquista de 2007. Quem sabe se um dia deste mando tudo ao ar e vou procurar a minha paixão. Tudo de bom e muita saúde, cumprimentos.
Mais uma aula. Boa continuação
Este canal é serviço público!
Muito obrigado.
Amei Deus te abençoe
Obrigado
Muito bem explicado nota 10
Boas Sr Bruno no vídeo diz que é impossível dar conta que o carro está a fazer uma regeneração eu tenho um Ford fiesta 1.6 Tdci 95cv de 2013 e sei sempre quando está a fazer regeneração ou seja assim que está a fazer a ventoinha liga no máximo e como tenho o parabrisas térmico consigo ver uma onda de calor vindo da frente até às letras das placas da autoestrada ficam tremidas.
Quando o comprei achei estranho até pensei que estava a bater mal dos olhos , entretanto entrei em contato com a Ford onde comprei o carro e disseram-me que isso era normal .
O que me diz
O carro neste momento tem 104 mil km e estava a fazer regenerações a cada 1200 km mais ao menos.
O carro faz revisões todos anos na Ford.
Parabéns pelo vídeo.
Olá. O que disse é que uma regeneração perfeita e completamente imperceptível!
No seu caso também deveria ser, mas se a Ford diz que é normal assim, é porque é verdade.
Conteúdo ótimo muitas informações parabéns meu amigo 👏🏼
excelente explicação tudo de bom para si
Mais canais no youtube assim, parabéns !
Olá, muitíssimo obrigado por ver o vídeo e pelo comentário! Um abraço
@@brunocrespo Bruno adquiri um alfa mito e ele faz fumo ocasionalmente e já disseram num grupo de alfas mito que é normal a fazer a regeneração mas nunca vi nenhum a fazer fumo
Olá. Em carro nenhum e marca nenhuma é "normal" fazer fumo na regeneração, nem é normal ser sentida.
Fumo pode querer indicar depósito de óleo e ou diesel na linha de escape. Pode ser comum, mas não é normal.
@@brunocrespo sentir não se sente nada, apenas o fumo. Vale o que vale mas no Facebook ha gente a dizer ser normal
É comum, não é normal
Boas Bruno
Ando com um Toyota Corolla a trabalhar e com 172 mil kms, 0 problemas, não levou nenhuma peça.
Isso nunca avaria... Às vezes lá vai um injetor ou um sensor de pressão de turbo, mas é só
@@brunocrespo esqueci me de mencionar é o 1.8 gasolina híbrido
@brunopaulos2659 esses não conheço
@@brunocrespo 172 mil, média de 5.3l aos 100kms, nunca levou uma peça.
Caixa automática é extremamente eficaz.
Algumas coisas a serem melhoradas, mas em geral uma carrinha que não dá dores de cabeça, manutenções e Gasolina ⛽.
@brunocrespo, parabéns pelo fantástico video, excelente.
Muito obrigado por ver
Grande vídeo , excelente!tenho uma Ford Transit connect 1,5 , e teve alguns problemas quando esteve na garantia, foram resolvidos mas o trabalho de filtro de partículas o próprio dono têm de ajudar o filtro senão vai complicar e ter problemas!falo em conduzir e não para e desligar o carro!
Por norma e actualmente problemas de filtro de partículas são sempre consequência de um outro problema. Os filtros hoje em dia são quase um não problema
Olá Bruno!
Sem desfazer nos demais vídeos já apresentados (nem tenho qq motivo para tal), permita-me dizer que este foi um dos que mais gostei. Certamente pela pertinência do assunto, mas tbm pelo facto da explicação ter sido mt bem conseguida, aflorando suficientemente a parte técnica, as causas, consequências, as dinâmicas, os vários grupos de construtores... Excelente, muito bom. Força!!! Parabéns.
Faço a minha parte c mais umas partilhas ;)
É de facto excelente saber que estou a ir no sentido certo. E tenho tanto mais para dar e mostrar. Se preciso de tempo e claro, investir.
Muito obrigado por estarem comigo
Grande profissional parabéns, bem haja!
Muito obrigado! Ainda bem que está a gostar
Muito obrigado! Ainda bem que está a gostar
Antes de mais explicação muito bem feita, parabéns! Gostei da parte de andar em 5/6 mudança numa viagem de 80/90 km na rotação 2000/2100 rpm mais ou menos 120/130 km/h faça a regeneração o que eu tinha duvida na qual fiquei esclarecido. Em questão Audi a3 8v 150cv (2013). Boa continuação ! Já agora temos aqui em casa um Alfa Romeo GT, abraço
Muito obrigado, ainda bem que eu consegui esclarecer tudo. Entretanto já há mais algumas dúvidas aqui da malta sobre algumas avarias, á qual eu vou fazer um ou mais vídeos para esclarecer
parabens pelo maguinifico trabalho
Muito obrigado por ver o vídeo
Mais um excelente vídeo com observações muito interessantes! Por experiência, diria que o pior....ou pelo menos onde vejo mais desgraça, é mesmo no sistema da PSA, creio que o facto de utilizar a serina é um problema, porque depois o pessoal não atesta ou porque não sabe, ou porque é caro, ou porque é um saco e é caro e se calhar tem um bocadinho e tá bom....e é só chatices! E já cheguei a ver casos em que se corrigem as anomalias que se verificam e depois os erros não apagam à mesma....mindblown! Há uma manha nos Fords com o 1.6 HDi que para apagar avarias relacionadas com o FAP, caso estas não apaguem, envolve fazer uma manha gerando uma avaria no MAF e depois as outras já apagam...
Seja como for, este tipo de sistemas para casos com curtos ciclos de condução é uma desgraça...."Ah gasóleo porque é mais barato"....mas acaba por sair mais caro, curiosamente hoje essas mentalidades já estão a mudar e já se vê mais pessoal a ponderar gasolina para curtas deslocações!
E de há uns tempos para cá ainda há outra coisa na equação....o Adblue....que também tem dado umas dores de cabeça giras! Desculpa o comentário alongado! Continuação de bons vídeos!
PS: Já agora, existem alguns 1.5 DCI que tem um injector de gasóleo na linha de escape para ajudar nas regenerações....mas também entope com carvão o orifício do dito cujo e depois não funciona! Eheh
Muito obrigado pelos comentários. Avarias e aventuras já passei por muitas, e ao longo que os vídeos se vão desenrolando vou abordar tudo isso. Assim como o sistema adBlue. Tão fiável nuns e péssimo noutros. Tudo coisas que o consumidor final detesta pois não faz nada que se veja e só gasta dinheiro.
Mas os construtores também são obrigados a cumprir e têm de colocar.
Estamos no entanto a verificar os últimos suspiros ou gritos de socorro do motor diesel. Que tem, nos ligeiros, os seus dias mais que contatos.
Olá Bruno. Subscrevi o seu canal muito recentemente. De tudo o que tenho visto no TH-cam, este canal é sem dúvida o melhor.
Confirmo tudo o que disse, tive um Ds3 hdi, realmente sempre que metia gasóleo ele injectava o dito líquido, comprei-o novo vendi-o com 60milkm e não tive problemas.
Muito recentemente comprei o novo 2008 1.2 a gasolina 130cv está actualmente com 4 mil km
Agora a minha surpresa foi quando fui levantar o carro o vendedor disse-me para usar gasolina da melhor, porque aquele motor já vinha com filtro de partículas além do catalisador. Fiquei um bocado apreensivo porque não sei se vou ter problemas com aquilo, uma vez que o carro anda muito pouco, e o que faz é cidade. Sabe-me dizer se o filtro de partículas também têm os problemas dos diesel ou são mais fiáveis. Se puder fazer um vídeo sobre esse sistema a gasolina, fico muito grato
Obrigado.
José
Olá. Muito obrigado por ver o canal e pelo apoio.
Os filtros modernos nos diesel já não são o que eram, tenho casos de Giuliettas a fazerem quase mil Kms a cada regeneração. O que faz com que o filtro dure muito mesmo.
Nos motores a gasolina á partida têm logo menos partículas de fuligem, logo a sua duração e trabalho vai ser muito leve.
Gostei da explicação O meu obrigado
Muito obrigado por ver o vídeo
Ora beeeeemmm, video muito interessante mais uma vez, parabéns!
Tenho aqui uma dúvida, essa tal serina será um composto idêntico ao que a Liqui Molly usa no aditivo diesel para limpar o DPF? Também diz que baixa a temperatura de combustão para uns 450. Mas agora que vejo essa história de queimar a serina fico com receio que aconteça o mesmo com este aditivo.
Já agora no meu caso costumo monitorizar em tempo real a queima pela porta OBD que costuma andar nos 600°C, trata-se de um Corsa D 1.3 CTDi 75cv de 2013 com motor A13DTC.
E já agora outra questão, um DPF entrada de linha de 200 broas nos autodoques da vida, será melhor ou pior que fazer uma limpeza em caldeira?
Forte abraço!
Olá, nunca use os aditivos, pois é exatamente isso, cerina. E esse químico nunca mais vai sair do filtro. Entupindo cada vez mais.
Os dpf da concorrência são como os catalisadores.. duram um ano.
Muitos Parabéns não pares
Muito obrigado! Não é fácil mas vou continuar
Parabéns pelo vídeo abraço
Muito obrigado! Um abraço
Muito bom, ótima explicação.
Muitíssimo obrigado!
Vídeo muito elucidativo e excelente locução! Parabéns!
Olá. Muitíssimo obrigado! Partilhe com os seus amigos
Caro Bruno: obrigado pelo video, esclarecedor, no entanto há outro problema para alguns automobilistas, nomeadamente os proprietários de automóveis dos modelos Hyundai I20 e Hyundai I30, nestes casos não são problemas em efetuar a regeneração mas sim excesso de regenerações não necessárias. Gostaria que um dia fizesse um video sobre este assunto: excesso de regenerações do DPF.
O excesso não é o problema. Problema são as regeneracoes falhadas, que levam a uma próxima mais cedo. Dando a ideia de fazer muitas.
@@brunocrespo desculpe não concordo, cada caso é um caso e há carros que se comportam de maneira diferente, posso resumidamente falar do caso do meu carro, um Hyundai I30 1.6 CRDI de 2018, dou apenas como exemplo porque o principal problema dos automobilistas é como o caro Bruno fala no vídeo: as regenerações perfeitas, as imperceptíveis, aquelas que o condutor não sabe que estão a ocorrer e desliga o carro, (porque este também não dá qualquer indicação) provocando com isto não só a interrupção da regeneração mas também como consequência o aumento do nível do óleo do motor, ao fim de muitas obviamente que o óleo sobe e fica contaminado com gasóleo não queimado no processo de regeneração sendo necessária a sua substituição e a do filtro para evitar problemas maiores.
Ora, para evitar precisamente essa situação, tenho um aparelho que me indica quando as regenerações estão a ocorrer, a temperatura, o nível de soot (partículas) no DPF e muitas outras informações. Este aparelho conectado à porta OBD faz todas as leituras em tempo real acendendo e ficando a piscar uma luz vermelha quando ocorre uma regeneração. Quando esta acaba a luz vermelha também se apaga, com este sistema posso dizer com 100% de certeza que não falhei nenhuma regeneração desde que fiz a revisão há 3.000 km´s atrás e mesmo assim o carro apresenta agora o óleo alto cerca de 1 cm.
Para ele entrar em regeneração basta sair da garagem, percorro cerca de 1 km, entro na auto estrada, ando cerca de 2 minutos a 120 e entra em regeneração, seja qual for a quantidade de massa presente no filtro, mesmo que seja uma grama (que não é quase nada), o carro entra em regeneração, será isto normal? A Hyundai diz que sim..... até mesmo com o carro parado ao ralantim, se acelerar e der rotação a rondar as 2000 durante 2 ou 3 minutos o carro entra em regeneração, é demais.
O carro não apresenta erros de espécie alguma no diagnóstico, continua o óleo a subir, tenho que fazer mudas de óle3o e filtro intercaladas antes das revisões, a Hyundai diz que é normal.... eu controlo o processo, agora imagine se não controlasse... e já agora dizer que actualmente a minha tarefa é apenas tentar evitar as regenerações, tento andar devagar, em nacionais para o carro regenerar o menos possível, porque as regenerações são certas, quando o DPF tinge 16,0 grs de massa, a ECU inicia o processo, a temperatura sobe a cerca de 600 graus e o carro entra em regeneração, este é o ciclo "normal", que acontece entre os 100 e os 130 km´s de distância percorrida, manifestamente pouco, depois aparecem as outras regenerações que já falei, é um verdadeiro pesadelo, esse argumento das regenerações interrompidas já a hyundai me apresentou mas neste caso não serve.
Cumprimentos, obrigado.
Olá. É um pouco mais complexo que isso. As regeneracoes não devem ser tão próximas dec facto, é sinal que algo está a fazer encher mais depressa. Que olhei usa? Quais as pressões de difencial de escape?
@@brunocrespo O óleo é metido na Hyundai, o carro ainda está na manutenção programada (revisões de 30 em 30 mil) e o óleo que lhe colocam tem baixo teor de cinzas, é indicado para motores com filtro de partículas, o carro (segundo a Hyundai) não apresenta erros de qualquer espécie, ainda bem que me alertou para essa questão do sensor de pressão, vou verificar se está de acordo com os valores que refere no video, o problema não é ele estar a regenerar quando enche, o problema é fazê-lo demasiadas vezes e sem partículas que o justifiquem.
Obrigado
Não pondo em causa o concessionário, tive um caso de uma Isuzu que colocavam óleo indicado e depois deu raia. Um filtro de 5 mil euros.. andavam a colocar 10w40.
Bom video e com uma explicação muito util, mas tenho uma sugestão a fazer da proxima vez faça o video fora do carro porque o ruido do motor e de rolamento na estrada não deixa ouvir com exactidão as explicações.
Ola. Obrigado por ver o vídeo.
Concordo com o seu comentário. Nesta altura eu não tinha muito tempo para fazer vídeos e com isso tinha de aproveitar todo o tempo disponível.
Desde então já mudei a forma de gravar, neste e em outros aspectos
Boas, bruno, video muito top, e boas dicas.
Sobre a cetrina, que fazia baixar as temperaturas ja sabia, agora sobre ser tampão no FAP, e que desconhecia.
Que facto na engenharia "não há o ganha o ganha."
É verdade. Não há milagres. Trabalhei com dezenas e dezenas de filtros e é assim que funcionam. Têm uma vida útil pequena em relação ao dpf
Gostei
Muito obrigado por ver o vídeo.
Muito bem Bruno excelente vídeo , tens alguma oficina ?
Tenho astra 1.9 cdti tinha gosto em tirar umas duvidas contigo.
Olá. Muito obrigado por ver o vídeo. Não tenho oficina mas trabalho aqui:
th-cam.com/video/PJD8VbiVci4/w-d-xo.html
Boa noite Bruno anulando o dpf fisicamente é preciso também anular eletronicamente? Como é diferente do FAP daí a minha dúvida.
Um abraço.
Olá, sim. É sempre preciso.
@@brunocrespo obrigado
Bom dia snhr Bruno gostava de medir a electrovalvula da egr que em principio será em omios penso eu é possível saber os valores
Olá. Não sei de cabeça, vou ver mais logo.
@@brunocrespo agradeço snhr Bruno
Bom dia snhr Bruno, não se esqueça dos valores da electrovalvula se possível claro, obrigado
@tozemarques6662 boa noite. 8 ohms
@@brunocrespo boa noite e um muito obrigado sr Bruno
Boas Bruno, tenho um mito 1.3 jtd que volta e meia parece um comboio a fazer a regeneração, faz muito fumo branco, o que incomoda muito
Olá. Como disse, uma regeneração é e deve ser imperceptível para o condutor. Verifique o consumo do óleo e também o estado dos injetores
Mt bom... Tens de fazer mais :) vídeos.. Não podia ser melhor explicado.. Mt detail
Muitíssimo obrigado! Tenho muitos vídeos para gravar ainda, um abraço
Mais uma vez, excelente vídeo! Muito bom. Não sabia a diferença entre FAP e DPF, sempre a aprender.
Lembro-me de andar a ver os Focus de 109cv com FAP e em que toda a gente falava do Eolys. Que era caríssimo. É o tal aditivo de que falas que ele injecta no gasóleo?
Olá. Sim, exato. Se bem que o eloys é uma marca de cerina. A cerina é mesmo o químico que se usa. Tal como agora se usa a ureia e toda a gente lhe chama adblue.
Como as cxs que usam óleo de cx e toda a gente lhe chama vavolina, que é de facto uma marca de óleos
@@brunocrespo não sabia que era a marca. De qualquer maneira, o DPF do meu 159 nunca me deu chatices além de regenerar nas alturas erradas por vezes. Mas nunca interrompi uma.
Já agora, espero que consigas adquirir um 159, traria mais bom conteúdo ao canal além do que já tens. Continuação!
Muito bem. Eu quero de facto uma 159 2.4 ti auto. Mas agora com tudo isto não dá. Tenho muitas despesas atrasadas.. talvez um dia
@@brunocrespo pois esta situação actual não facilita nada. De certeza de que um dia virá uma. Abraço
A situação actual é só mais uma agravante. Mesmo sem isso seria sempre complicado. Como todos nós, tenho muita coisa ao meu encargo
conteúdo português relacionado com a indústria automóvel em Portugal faz falta...350mil na minha caddy ja acendeu as luzes todas e nao é por falta de regeneração...1000eur a cada 100mil fi a pesado...quais as consequências de retirar a egr e o FDP ? Passa na inspeção sem repro?
Olá tenho uma ford galaxy 2011 *2.0* 163cv acendeu uma luz de avaria de motor e agora acendeu outra é 5 minutos depois de arrancar o turbo ou egr desactiva mete-se em segurança, já foi feita uma limpeza de FAP andou um mês está igual deu dois erros p2463 e p246c penso que o filtro está tutalmente entupido já tem 228000 km. Obrigado
Olá. De facto é um erro para filtro de partículas. A limpeza não é viável pelas razões que indico no vídeo.
Nesses modelos, alguns têm um injector diesel direto para o escape, e o accionamento desse injetor não funciona. Por vezes falha do próprio outras vezes o fusível dedicado derrete.
Gostei da explicação, só tenho uma dúvida, tenho uma focus1.6 tdci de Março de 2005 ,e pelo que sei acho que só tem a tal panela catalítico, e não tem o tal sensor de fap nessa data panela, e já conta com 195.000kms, comprei -a à pouco e acho que até tem um desenvolvimento normal para o carro q é, será que devo trocar essa panela catalítico? Obrigado p atenção
Olá. Se não tem DPF não tem de trocar nada e se tiver DPF, não precisa trocar nada. Lol
Só deve intervir quando o carro der algum aviso ou falta de potência e ainda assim tem de ver qual a causa do problema e não começar a trocar peças pelo "deve ser"
Muito obrigado por ver o vídeo
@@brunocrespo boa tarde, não percebi, tenha ou não tenha, não preciso de trocar nada,é isso? Obrigado p atenção mais uma vez. Boa continuação com os seus vídeos
Não precisa trocar nada. Obrigado
@@brunocrespo obrigado mais uma vez 🙏
Bruno motores psa HDI usam FAP ou DPF?
Olá. Usam FAP. Assim como na Ford
Boa tarde como posso eliminar o faz no c4
Olá. Não faço modificações, terá que falar com quem as faça. Mas peça garantia da alteração de software
Bom video, mas reprogramações não eliminam a capacidade da ecu gerar codigos de defeito, obviamente se é para eliminar o fap ou dpf, os codigos relativos ao fap ou dpf são eliminados, mas se o item já nao está presente no veiculo, qual a utilidade destes codigos de erro? O mesmo se aplica à egr por exemplo!
Olá. Eu refiro-me a capacidade de gerar outros defeitos. Para massa de ar ou turbo. Acontece muito mesmo. Num mundo ideal não deveria. Mas acontece...
Um abraço
O Renault Megane 3 é dfp ou FAP? 1.5 dci 110cv
Obrigado sou seu seguidor do canal.
Olá. É DPF, usa um óleo muito específico com norma "C4" que tem de respeitar sem excepções.
Existe também o tubo que liga ao sensor de pressão diferencial de escape que entope na parte metálica. E não dá para desentupir.
@@brunocrespo Obrigado Bruno 👍
Quantos quilómetros/tempo demora o motor a atingir a temperatura ideal para existir essa queima das partículas?
Olá. Depende muito da condução, mas em dez ou quinze Kms deve ser suficiente
Cerina é o adblue?
Olá. Não, é um outro aditivo. A cerina é para o fap. A ureia é para o SCR.
Bela banda sonora com assinatura do bialbero eheh
É sempre um regalo andar no 75, bom som, confortável, tudo de bom! Um abraço
@@brunocrespo Um abraço!
Boa informação, mas melhor gravar o video com carro parado
Olá. Muito obrigado, ouve dias em que teve mesmo de ser a conduzir pois era on único tempo ele tinha para os gravar. Um abraço
A melhor solução é evitar carros a gasóleo.
Olá. É de facto. Os carros a gasolina (fora o preço dela) são de momento a melhor opção. Mas é sol de pouca dura pois os dpfs e derivados vão começar a sair nos motores a gasolina também
@@brunocrespo É retirar e montar só na altura da inspeção.
Sim, mas tem de ter sempre uma programação para andar com e outra para andar sem. Fazer isso todos os anos acaba por ter o seu custo.
De momento os dpf não são a pior coisa que há. Muitas vezes são é mal interpretados e diagnosticados.
Ex.: Alfa Giulietta luz de motor, erros de massa de ar e dpf.. cliente já queria tirar tudo! Tinha era uma tubo de intercooler roto e por consequência os erros. Mudei o tubo, fiz uma regeneração forçada e agora esta a fazer regeneração normal a cada 950kms!
Aliás, 90% das avarias actuais com dpf são coisas assim deste gênero
O meu MiTo 1.6 Jtdm já tem 12 anos com 249500kms e com o DPF de origem mas ele faz agora as regenerações de 140 a 140kms.
Já falei com o mecânico sobre este caso e ele diz para fazer uma limpeza pois ele faz com uns produtos químicos da Liqui Moly próprios para os DPF,será que fica a 100% limpo o DPF?
Agora faço trajectos curtos e em cidade mas vou uma vez por semana à autoestrada para regenerar.
Eu fazia 30000kms por ano mas agora já não.
Um abraço.
.
Evite os aditivos.. a maior parte deles são a tem serina. Vai melhorar na altura mas a curto prazo vai fazer a tal tampa dentro do filtro. É preferível fazer estrada aberta uma vez por semana
@@brunocrespo não é aditivo mas sim um produto que lava o interior da DPF sem desmontar e posto dentro do filtro e é deixado lá dentro durante alguns minutos e depois é forçada a regeneração para sair a fuligem.
Aquilo é uma espuma que se forma dentro do filtro que arranca a fuligem.
products.liqui-moly.com/pro-line-dieselpartikelfilterreiniger-5.html?___store=limo_b2b_com_pt&___from_store=limo_b2b_com_es
@@brunocrespo não é um aditivo mas sim um produto de limpeza que é posto dentro filtro que arranca com a fuligem, vou deixar aqui o vídeo como funciona o produto.
th-cam.com/video/020MdntTw34/w-d-xo.html.
ok, conheço bem e é um produto que... resulta mais ou menos, pode não parecer mas demora muito a limpar e é um ciclo um pouco doloroso para o motor. Eu usava e deixei de usar, há formas mais eficazes de o fazer. Nomeadamente tirar fora e limpar devidamente.
Mas é experimentar, como o seu não está todo entupido poderá ser fácil e rápido.
Mas depois tem de complementar com condução não citadina.
@@brunocrespo pois irei experimentar a ver, tenho outra pergunta agora com o óleo foi mudado o óleo agora a poucos dias e comprei o óleo Total Quartz Ineos ECS 5W30 como tem norma C2 que é a norma deste motor é uma boa opção?
So faltou falar dos carros a gasolina que agora também têm FAP ;)
É algo que ainda não me deparei. Mas deve ser um sistema bem diferente pois as partículas criadas pelo diesel não são as mesmas pela gasolina. Temos sim EGR e catalisadores de 3 vias. Mas vou informar-me
3500 euros para um mercedes .
O meu carro tem 140.000 km esta na garantia por lei ?
Ano 2015
Comprou o carro recentemente?
@@brunocrespo comprei 2015 novo o filtro de particulas abriu numa carrinha E 250 cdi blutec aos 140.000km
@elisiopais5507 não há qualquer garantia. Até porque tem é de descobrir o que é que está a fazer o filtro entupir
CARROS PARA FAZER POLUIÇÃO, SEM SER PRECISO BELOS MOTORES.
Olá. Não entendi bem a sua observação
@@brunocrespo Motores para se poluírem a si próprios, e dar despesas exageradas aos proprietários, os compradores desses veiculos pagam essa poluição em dobro, na compra nos impostos, e nas oficinas.