Essa entrevista foi o soco na cara dos que ficam tentando colocar o Piquet como um vilão ,quem conhece o Piquet sabe que ele é uma pessoa sincera que fala tudo na cara,mas é uma pessoa de bom coração,coisa que muitos simpáticos na frente das câmeras não são por trás das câmeras, porém muita gente não gosta de pessoas sincera,e não gostam de ouvirem a verdade.
Cash para distribuir entre os mecanicos, made for Piquet, aí sim é valorização de quem trabalha e entrega um serviço perfeito, e o piloto recorda deles, coisa que o Mansell nunca fez....
Piquet é um grande Piloto e um ser humano extraordinário, a questão é que nesse país existe muito ciúmes de quem é vencedor e conquista os louros por méritos próprios. Quem conhece a família Piquet sabe muito bem o que estou relatando aqui. Se hoje sou apaixonado por automobilismo e carros, esse grande Cidadão Brasileiro é o responsável por isso. Obrigado Nelson Piquet por tudo 👏👏👏
Fantástico. Não é a toa que Piquet o chamava de preguiçoso! Ele era mesmo e Piquet trabalhava muito no carro. Todos os engenheiros e mecânicos confirmam isso. Um campeão completo!
Então cai por terra esse papo dele em dizer que a equipe favorecia o Mansell... Na verdade a equipe deixava o pau torar, e o Piquet peidou pra ganhar do inglês.
Ohh finally someone who provides a much more accurate description of them 2 drivers! Well done! As I always believed Mansell was overrated and Piquet underrated...
Nelson is and was always one of my favourits. Blindingly quick at times and he just always said what he thought. And now hearing what he did , giving cash presents to all the mechanics makes him even more sympatic. Pity F1 now banned him because one driver, I call no names, dont want to be associated with as he called "the older drivers". Max is lucky with such a relaxed daddy in law!
Nelson Piquet is and always was a cheater, dishonest, ultra selfish, racist and fascist, that's why F1 banned him. His son isvjust like him, but wasn't as lucky.
Not only F1 banned him but brazilians in general tend to downplay his achievments and his career because of Ayrton Senna. Brazilians Senna widows believe Piquet gave the final "NO" to Senna joining Brabham in 1983-84 - wich is absolutely not true. Teo Fabi was chosen because he was italian (Parmalat) and did better tests than Senna. Also Senna was best friends with Galvão Bueno who was the face of F1 (main narrator of the biggest TV broadcaster in Brazil) and Piquet usesd to ignore Bueno because - according to his words - Bueno only talked bullshit and nonsense on TV. There are other reasons dumb brazilians tend to dislike Piquet (such as politics since 2022) but in general is it.
@@FernandoCFC exaggeration. Piquet is underrated, he was maybe as good as Prost, but the problem is that most people mix the person with the driver (in Brazil and worldwide). As Nelson was always a controversial guy that did not draw the sympathy of many people.
Sem fazer alarde, o Piquet já ajudou muita gente. Quando ficou sabendo que um mecânico aqui no Brasil foi baleado, ajudou porque ele não teria mais como trabalhar. Mora até hoje (de graça) em uma das casas dentro da Chácara onde o Piquet mora, em Brasília.
Quem, como eu, já está com 50 anos, lembra-se bem do Piquet ter testado o carro com suspensão ativa e, ao final do teste ter dito: esqueçam o câmbio automático e invistam nesta suspensão ativa, porque é sensacional!
Parabéns ao Canal Enerto. Sensacional essa entrevista. Mansell era um excelente piloto, mas estava abaixo dos 3 grandes gênios Prost, Piquet e Senna. Frank Dernie falou que Mansell teve 5 carros para ser campeão (86, 87,90, 91 e 92) e foi campeão uma única vez. Concordo com ele.
1990 a Ferrari não era melhor que a McLaren, especialmente na primeira metade do campeonato e só igualou nas últimas corridas. 1991 não era tanto assim visto que não tinha confiabilidade.
SENNA e Piquet, ambos batendo sempre de frente com o sistema, não e a toa que serão sempre lembrados pelos seus feitos, Senna com muito mais carinho por conta do seu carisma e Piquet por conta da sinceridade
Piquet também conta essa história. Nigel não fez NADA para desenvolver a suspensão ativa. Depois ao ver que funcionou com Piquet, quis de bandeja para ele. O inglês era folgado demais!
Imagem pública de Nelson Piquet, aqui no Brasil, para quem não conhece ele de verdade, é muito distorcida, principalmente pela mídia, em especial a Globo. Nelson, embora possa não parecer, é tímido e avesso as badalações e bajuladores. Sempre foi honesto, dizia o que pensava, sem filtros, não tinha paciência pra gente falsa. Venceu pelo trabalho duro, dedicação e valorização de quem realmente trabalhava com ele. E esse afago, em forma de dinheiro que fazia aos mecânicos da Williams, mostra isso, sem falar na simplicidade do comportamento no dia a dia, sempre brincando com os mecânicos. Tem uma foto em uma revista da década de 80, onde Nelson está sentado em uma pilha de pneus dentro box , macacão todo sujo, com uma palma de bananas no colo e comendo pão com as bananas. Não é um cara arrogante ou elitista, como a mídia mostra!
É isso aí, perfeito, concordo com tudo. Piquet nunca agradou a imprensa pois foi boicotado por ela no início da carreira, além do que não é de sua personalidade agradar terceiros para falarem bem dele. Ao invés disso fez seu trabalho e conquistou os títulos merecidamente.
Aqui em Portugal o Piquet era muito respeitado e eu fui um grande fã dele. Era um piloto excepcional que sabia ter respeito pela vida dele e dos outros em pista e não fazia manobras perigosas. Adicionalmente tinha um sentido de humor muito grande. Houve algumas coisas que disse sobre o Senna e sobre outros pilotos que eram escusadas, mas ninguém é perfeito 🤐
@@FAGV Isso, exato, esqueci de falar do ótimo senso de humor dele. Em outra ocasião, vi isso na Globo, na época do fato. Tava acontecendo um grande evento de kart, não lembro onde, mas aqui no Brasil. Ele e Pedro Piquet, (filho de Nelson, que também foi piloto) que na época tinha seus , acho, que uns 10 a 12 anos, estavam circulando pelos boxes e passaram por um mecânico (negro) que tinha sido mecânico de Nelson e dos outros filhos, Piquet o cumprimentou, o mecânico tava trabalhando, mas Pedro Piquet o ignorou, apesar do mecânico ter cumprimentado Pedro, Nelson parou, mandou ele voltar e ir pedir desculpas ao mecânico pela grosseria. Em outro momento, vi isso também, tem aqui no TH-cam, Nelson chorando na universidade de Brasília, quando tava dando uma palestra (no curso de engenharia mecânica). Onde, ele contando sua trajetória até chegar a f1, lembrou que passou um ano, (na temporada que foi campeão na f3 europeia), morando em um micro-ônibus, ele e um mecânico, onde também transportavam o carro, ferramentas, e tudo mais para as corridas. Chorou ao lembrar que só comiam macarrão, preparado pelo mecânico (que era italiano), e tomavam banho em chuveirões , que tinha em postos de gasolina, onde aproveitava para lavar o macacão de corridas, vestido nele
Vendo isso , fica claro q o Piquet não tem 4 ou 5 títulos por causa da sacanagem da Williams e principalmente do Patrick Hed , pq se o Piquet fosse o primeiro piloto e respeitado , ele teria corrido até encerrar a carreira na Williams e teria ganho pelo menos mais uns dois títulos com tranquilidade
"A percepção é diferente da realidade" Frank Dernie falou isso como última frase no seu vídeo. Ela se refere a outra coisa no vídeo mas ilustra bem a percepção que muitos brasileiros tem de Nelson Piquet. Muitos, seja por divergências políticas, ou porque foram envenenados com uma opinião de que Nelson Piquet não é um cara legal por algumas coisas que ele falou no passado acham que Piquet não é um cara bom. Ledo engano. Esse relato mostra exatamente como Piquet era um cara que sempre trabalhou duro e sempre foi muito bom com todo mundo com quem ele trabalhava e por isso os mecânicos, engenheiros e projetistas da Williams passaram a gostar dele enquanto um esnobe Nigel Masell zombava desses mesmos mecânicos. Piquet infelizmente não tem o reconhecimento que merece aqui no Brasil por causa de uma multidão de palermas mas ele tem tantos méritos dentro da pista como Ayrton Senna. Provavelmente fora dela não tanto mas mesmo isso pode ser questionado, já que Piquet aqui dentro do Brasil deveria ser lembrado pela visão inovadora ao melhorar o transporte de cargas no Brasil com a sua empresa! Setor esse vital para a economia brasileira! E eu só estou falando de uma coisa! Enfim, Nelson Piquet é um cara incrível e merecia ser muito menos criticado e bem, mas bem mais celebrado!
As ironias da vida... e anos depois, em 92, foi um carro com a suspensão ativa que Mansell odiava que lhe deu seu título, exatamente na mesma equipe onde ele se negava a fazer os testes para desenvolver o dispositivo.
🤣🤣🤣🤣 Lenda pra meia dúzia de alienados aqui no Brasil. Na história da F1, ele é apenas nota de rodapé. Nem no top 15 dos melhores pilotos de f1 de todos os tempos ele está. 🤣🤣🤣 Grande escroto, isso é o quê ele é realmente.
@@JoseRoberto-ce2ym José Roberto ao ver um vídeo sobre Senna, ficou intumescido como jamais ficara na vida, nem em sua lua de mel, exceto aquela vez no vestiário do futebol da firma, ocasião em que evita e reluta em se lembrar mas o assombra. Hoje em dia na hora H, enquanto muitos tomam Viagra o único jeito de José Roberto se excitar é colocando a fita de uma corrida do falecido narrada pelo Galvão. Sua mulher estranha, mas acha melhor não discutir o fetiche do seu marido, mal sabendo que ao invés de estar com ela, ele preferia estar com seu macho Ayrton Senna.
Quem viu as temporadas na TV sabe que Mansell de longe era o cara que fazia mais cagadas.Só depois da aposentadoria ele passou a ter respeito porque correu contra ótimos pilotos e conquistou alguma coisa mas foi pouco
Atrapalhado. Mas rápido como um raio. Só que, também como os raios, viviam caindo no lugar errado 😈 mas, deixando a maldade de lado, ele era rápido. Um dos mais rápidos de sua geração.
@@damiaoalvesdeazevedo5635os brasileiros gostam de subestimar o talento do Mansell. Queria ver alguém aqui ter a coragem que esse inglês tinha de explorar o limite das máquinas sem hesitar. Mansell era veloz, corajoso e explorava o limite do carro. É óbvio que pilotos assim tendem a cometer mais erros do que o normal, mas quem o viu correr sabe que o cara era bom.
"O Mansell teve o melhor carro cinco vezes e só ganhou o campeonato uma"... o Piquet teve o melhor carro só uma vez e ganhou três campeonatos. Sem querer desrespeitar qualquer campeão, mas o Piquet foi o verdadeiro melhor de todos os tempos, só está longe de ser o mais popular
E muito dessa impopularidade se deve a mídia esportiva podre do Brasil. Parte dessa mesma mídia ajudou a afundar a Copersuca, incitava a discórdia e briga entre pilotos compatriotas, ajudou a afundar a Copersucar, fez chacota do Rubinho entre outras barbaridades. Nelsão, não era o mais popular, mas findou a carreira com o mesmo número de títulos do "herói construído". Detalhe, fez isso com diferentes motores e nem sempre teve o melhor carro.
Em 86 e 87 a Williams era o melhor carro. Piquet teve um carro muito bom em 81 e 83 também. Mas naqueles anos durabilidade e terminar corridas contava muito mais. Prost era rápido mas abandonou muito. O estilo dele era diferente no começo da carreira. Não poupava tanto o carro, como o Piquet fazia.
O que é ser considerado um bom piloto? Se estivermos falando de aviação de caça, aquele que consegue cumprir suas missões e voltar pra casa vivo e com sua aeronave com o mínimo ou nada de avarias, mesmo em ambiente hostil. A F1 teve vários pilotos velozes, porém alguns eram muito rápidos em voltas lançadas (de classificação, por exemplo). Mansell, Senna e Schummacher costumavam fazer isso muito bem. Em condições adversas, como na chuva, ninguém se destacou tanto quanto Senna. Depois Schummacher, Hamilton, Verstapen. Rubinho, embora nunca tenha conquistado título de F1, conseguiu fazer grandes GPS nestas condições também. Mas em se tratando de estratégia de corrida e de campeonato, no meu ponto de vista, não surgiu outro como Piquet. Sua habilidade no desenvolvimento para aprimorar os carros foi algo ímpar. E guiava bem pra caramba também.
Pessoal, temos que ter a consciência, que em tudo fomos manipulados a vida inteira, seja pela política, pela educação, mas principalmente pela mídia militante que se faz presente inclusive no esporte. Nelson nunca deu confiança ao Galvão Bueno, sendo assim Galvão idolatrava o Senna, não que esse não merecesse, mas fazia de tudo pra deixar Piquet de escanteio. A doutrinação é tão verdade que basta vocês ouvirem as narrações antigas dos jogos da seleção brasileira, Galvão Bueno esculhambava os jogadores, é por isso que a maioria não são simpáticos a ele.
Complementando... Essa entrevista de Frank Dernie me faz pensar, que ninguém dentro da Williams gostava 100% do Mansell, por que ele era uma pessoa difícil. O que o Patrick Head em 86 fez foi dar tratamento igual ao Mansell e ao Piquet, mas não vejo isso como privilegiar o Mansell como o Piquet sempre fala. Mas em 87, foi diferente... Piquet de saída para a Lotus, a Williams tirou a suspensão ativa do Piquet na sacanagem.
Eu iria mais além, o Piquet seria mais popular que o próprio Senna dentro dos boxes, que era turrão e centralizador, os episódios com Mika Hakkinen, Mark Blundell e a briga que teve vias de fato com a engenharia da Toleman em 1984 só demonstram isso, reincidência de fato. Aquele vídeo do Piquet zoando o Ballestre no pódio você percebe as gargalhadas nada discretas dos mecânicos, alertando o Ballestre sobre as piadas.
Tinha um conhecido qie foi banderinha na formula um na decada de 80, diz ele que o piquet,fazia churrasco para a galera era zoeira demais do povão .l gente boa!
Mansell é adorado pela torcida inglesa mas o pessoal que trabalhava na F1 na época tem uma opinião diferente, a opinião do mecânico do vídeo é a opinião geral, mecânicos, chefes de equipe, jornalistas, todos dizem isso do Mansell, ele se achava a última bolacha do pacote, era uma diva e o pior é que ñ sabia nada sobre acerto e se achava injustiçado se ñ tivesse o melhor tratamento dentro da equipe. O Leão tem a sua fama mas ñ chega aos pés de Senna, Piquet e Prost. Mansell conseguiu dar trabalho pro Piquet pq a equipe entregava o equipamento pra ele, na Ferrari ele ñ tinha esse tratamento e tomou coro do Prost.
Nigel era um piloto espetacular, tanto que mesmo não ganhando nada nas categorias de base, foi alçado à F1 por ninguém mais ninguém menos que Colin Chapman, na Lotus em 1980. Sua super velocidade e arrojo fez lembrar Jim Clark ou até Gilles Villeneuve, tanto que em 88, antes de morrer, o comendador Enzo Ferrari o escolheu para pilotar a Rossa no ano seguinte. Porém, o que ele tinha de rápido, tinha de trapalhão e limitado.... Toda essa história de ser chato com os mecas me faz lembrar outro campeão de F1 que também poderia ter sido mais bem sucedido... Um tal de Chatonso das Astúrias.
@@ironmenezes1674 Mansell tinha talento mas ao mesmo tempo era muito limitado, só se manteve durante tanto tempo na F1 por ser inglês. Dentro da Lótus o Colin Chapman adorava o Leão mas o Peter War odiava. Se o Mansell ñ fosse inglês ñ teria durado na Lótus e nem teria ido pra Williams.
@@danieldbdb Mansell fez sucesso na Williams pq sempre tinha se aproveitado do trabalho dos outros pilotos, primeiro foi o Piquet e depois o Patrese em 91.
Colin Chapman pensou que ele era um novo Clark. A questão é que o Nigel estava mais pra uma F1 tecnológica do que nos anos em que os pilotos deveriam ser mais espertos e com melhores conhecimentos mecanicos. A idéia da suspensão ativa nasceu exatamente na Lotus em 80, e em 92 o Leão foi o primeiro campeão com esse dispositivo. Chapman morreu em 82 e o Mansell saiu da equipe preta e dourada em 84, indo no ano seguinte para a Williams.
Quem não curte o Piquet, é uma galera que ainda fica alimentando a rivalidade Senna e Piquet. Alimentada pela midia, e agora tentam atualizar na rivalidade Max e Lewis. Lewis espertamente tenta personificar o Senna, até pode ser, que ele seja admirador do Senna, mas que ele lucra com isso aqui no Brasil, ele lucra. Enquanto o Max genro do Piquet, leva hate porque bate de frente com Lewis, e tentam fazer uma vilanização com ele.
P*rra, o Mansell chamou os mecanicos que trabalharam duro pra ele vencer de "cretinos"?? É que os caras nao tem poder nenhum pra fazer algo. Mas que deve ter dado vontade de nerfar o carro do Leão ingrato, isso deve!
Não concordo com essa historia de que os ingleses da Williams queriam o Mansell campeão. Nelsão graxeiro e engenheiro sem diploma era essencialmente um zé gambiarra que se dava muito bem com sua turma de mecânicos. Patrick Head não estava gostando dessa ascendência do Candango na equipe e tratou de o expulsar, mesmo com a Honda tendo de sair da equipe por conta disso. Frank Dernie também caiu fora e foi trabalhar na Lotus em 89, mas sem grandes resultados.
Assista o documentário Williams. Fica bem claro que os mecânicos não gostavam mais do Nelson do que do Piquet por escolha, eles odiavam o Mansell e o Piquet capitalizava em cima disso por isso gostavam dele. Já a elite da Williams chefiada eo Patrick Head faziam de tudo pra tentar favorecer o Mansell.
é fácil deduzir... Patrick Head não queria que o Nelson fizesse com a Williams o que tinha acontecido com a Brabham, em que o brasileiro tinha amplos poderes na parte técnica e de engenharia. O chefe de equipe sempre foi um sujeitinho egoísta, tanto que acabou sócio do Frank, ou seja, a presença de um cara centralizador como o Nelsão incomodava o centralizador Mr. Head... @@Thiago-ok8oc
precisa mostrar para o MASSA esse video, principalmente o final, onde FRANK DERNIE explica como se perde um campeonato. Com certeza iria fazer MASSA parar de passa vergonha com essa "BUSCA POR JUSTIÇA"
@@rafaelzambrano7926 por que é indefensável? me explica aqui com um excelente argumento, sem chilique nem limitação intelectual, provando que passo vergonha. ☺
Eu acho engraçado os caras subestimando os carros do Piquet... Kkkkk, como se a Brabham em 1983 fosse um lixo, e em 1981 ela não andasse nada 😂😂😂😂. Só lembrando que em 1984 Piquet teve 9 POLES, e apenas 2 VITÓRIAS... andou com o melhor motor da categoria de 1983 a 1988... E muita superestimação... Se ele não tivesse o melhor carro, não venceria. Simples assim.
Vamo lá imbecil.... 1. Os motores BMW M12/13 durante os anos de 1983/1986 contaram com os motores mais potentes da categoria, inclusive tendo quase 1400hp de potencia em treinos, e 980hp em provas.... talvez a curva de RPM era curta já que eles atingiam essa potencia entre 9600 e 10500 rpm... o problema é que os motores esquentavam demais, e o Piquet teve por diversas corridas, inclusive mais em 1984, problemas com ele. Porém CORREU SIM com os motores mais potentes da categoria, em 1982, 83, 84 e 85... 2. Em 1986 ele foi pra Williams que diferente da Brabham que tinha um motor do qual era menos potente, tinha uma curva de rotação mais suave, e a Honda era anos luz mais confiavel que o BMW, inclusive provou isso durante a propria temporada de 1986. A Honda nunca superou a potencia do motor BMW, chegou perto em 1987... Mas era anos luz mais sofisticados que os TAG, Ford, Megatron (BMW) da vida. O Piquet jamais pode reclamar de carro inferior... Porque nunca teve um carro inferior, alias, teve, e quando teve não conseguiu fazer muita coisa, haja visto as temporadas maravilhosas que ele teve 1979, 1988, 1989, 1990 e 1991
@@brunoaredes7370 O palhaço a BMW nem era o melhor motor de 1982 à 1985, visto que Renault era bem melhor em 1983 e a TAG Porsche mais ainda em 1984 e 1985. Errou nesse ponto. E segundo Brabham de 81 e 83 apesar de serem bons carros e competitivos não eram melhores carros do GRID, 81 a Williams era melhor e 83 Ferrari e Renault eram carros melhores que a Brabham. Piquet só teve melhor carro do GRID na Williams de 1986 e 1987 com motor Honda.
Esse "agrado",que o Piquet dava aos mecânicos, era uma forma de suborno. Em 86 Mansel só não foi campeão porque o pneu estourou na última corrida e o Piquet "amarelou" e foi pro box. Em 87 Mansel venceu muito mais corridas mas se acidentou no treino da penúltima corrida e ficou de fora das duas ultimas. Se o Piquet fosse tão bom, a Honda não tinha deixado ele pra ficar com o Senna.
Patrick Head já declarou diversas vezes que foi ele quem deu a ordem para Nelson Piquet fazer seu pit stop em 1986 em virtude de segurança do piloto e isto provavelmente custou o título de campeão do mundo de 1986 a Piquet...e que Piquet nunca reclamou ou disse uma palavra culpando a perda do título a esta decisão. A Honda pagava metade do salário de Piquet na Lotus em 1988 (US$ 500 mil por corrida) pois Osamu Goto o Diretor de Engenharia da Honda e designer do lendário motor RA 168E de 1988 fez questão de manter Nelson no programa de desenvolvimento do motor após Piquet recusar a oferta de Ron Denis para correr na McLaren na temporada de 1988 junto com Prost. Mas você é que é phoda, não é amigão?🤦♂️
mais vc caga pelos dedos kkkk O próprio Patrick Head disse que a decisão de chamar Piquet para o box foi totalmente da equipe, o cara chama os mecânicos de cretino e vc aplaude? Deve Ser um cretino também para deturpar a fala dos chefe dos mecânicos que deu a entrevista.
O problema do Nelson é que ele não ficavam rasgando ceda nem pisando em ovos e brasileiro não gosta de pessoas assim!!! Um puta piloto tri campeão mundial!!!!!
Essa entrevista foi o soco na cara dos que ficam tentando colocar o Piquet como um vilão ,quem conhece o Piquet sabe que ele é uma pessoa sincera que fala tudo na cara,mas é uma pessoa de bom coração,coisa que muitos simpáticos na frente das câmeras não são por trás das câmeras, porém muita gente não gosta de pessoas sincera,e não gostam de ouvirem a verdade.
💯
Exatamente
Perfeito
Cash para distribuir entre os mecanicos, made for Piquet, aí sim é valorização de quem trabalha e entrega um serviço perfeito, e o piloto recorda deles, coisa que o Mansell nunca fez....
Dinheiro é, sim, entre outras coisas, elogio sincero.👍🏼
"A percepção muitas vezes é diferente da realidade" é uma frase em que se aplica a quase tudo na vida
Piquet é um grande Piloto e um ser humano extraordinário, a questão é que nesse país existe muito ciúmes de quem é vencedor e conquista os louros por méritos próprios.
Quem conhece a família Piquet sabe muito bem o que estou relatando aqui. Se hoje sou apaixonado por automobilismo e carros, esse grande Cidadão Brasileiro é o responsável por isso.
Obrigado Nelson Piquet por tudo 👏👏👏
Piquet foi o nosso melhor piloto em todos os sentidos 👏🏻👏🏻👏🏻
Fantástico. Não é a toa que Piquet o chamava de preguiçoso! Ele era mesmo e Piquet trabalhava muito no carro. Todos os engenheiros e mecânicos confirmam isso. Um campeão completo!
Então cai por terra esse papo dele em dizer que a equipe favorecia o Mansell... Na verdade a equipe deixava o pau torar, e o Piquet peidou pra ganhar do inglês.
@@Charlessemmassagem Se nao me engano o Piquet dizia que o favorecimento vinha do Patrick Head. Com o Frank era de boa.
@@ChongLi99 Conversa dele, desculpa pro cacete que tomava do Mansell dentro da pista.
@@Charlessemmassagem a alta cúpula da Williams queria o Mansell campeão, mas o inglês não ajudava e Piquet fazia de tudo pra colocar o time pra ele.
@@Charlessemmassagem Vc vive em uma realidade alternativa onde o Piquet perdeu o campeonato pra Mansell? Pq nesse ele foi campeão.
Um dos depoimentos de (ex-) protagonista de F1 mais lúcidos que já vi na vida.
Ohh finally someone who provides a much more accurate description of them 2 drivers! Well done! As I always believed Mansell was overrated and Piquet underrated...
Nelson is and was always one of my favourits. Blindingly quick at times and he just always said what he thought. And now hearing what he did , giving cash presents to all the mechanics makes him even more sympatic. Pity F1 now banned him because one driver, I call no names, dont want to be associated with as he called "the older drivers". Max is lucky with such a relaxed daddy in law!
Nelson Piquet is and always was a cheater, dishonest, ultra selfish, racist and fascist, that's why F1 banned him. His son isvjust like him, but wasn't as lucky.
Not only F1 banned him but brazilians in general tend to downplay his achievments and his career because of Ayrton Senna.
Brazilians Senna widows believe Piquet gave the final "NO" to Senna joining Brabham in 1983-84 - wich is absolutely not true. Teo Fabi was chosen because he was italian (Parmalat) and did better tests than Senna.
Also Senna was best friends with Galvão Bueno who was the face of F1 (main narrator of the biggest TV broadcaster in Brazil) and Piquet usesd to ignore Bueno because - according to his words - Bueno only talked bullshit and nonsense on TV.
There are other reasons dumb brazilians tend to dislike Piquet (such as politics since 2022) but in general is it.
@@FernandoCFC exaggeration. Piquet is underrated, he was maybe as good as Prost, but the problem is that most people mix the person with the driver (in Brazil and worldwide). As Nelson was always a controversial guy that did not draw the sympathy of many people.
Piquet se nao me engano era carioca e um inglês nao tem como bater um carioca em se tratando de acolhimento e diversao.
Sem fazer alarde, o Piquet já ajudou muita gente. Quando ficou sabendo que um mecânico aqui no Brasil foi baleado, ajudou porque ele não teria mais como trabalhar. Mora até hoje (de graça) em uma das casas dentro da Chácara onde o Piquet mora, em Brasília.
Te best foi entre todos Piquet . Sem sombra de dúvida.
Eu ouviria essas histórias por horas a fio! Parabéns pelo trabalho fantástico!
Muito obrigado
eu também.
After all that time, we now know who´s was the true king of turbo era!
Quem, como eu, já está com 50 anos, lembra-se bem do Piquet ter testado o carro com suspensão ativa e, ao final do teste ter dito: esqueçam o câmbio automático e invistam nesta suspensão ativa, porque é sensacional!
Parabéns ao Canal Enerto. Sensacional essa entrevista. Mansell era um excelente piloto, mas estava abaixo dos 3 grandes gênios Prost, Piquet e Senna. Frank Dernie falou que Mansell teve 5 carros para ser campeão (86, 87,90, 91 e 92) e foi campeão uma única vez. Concordo com ele.
1990 a Ferrari não era melhor que a McLaren, especialmente na primeira metade do campeonato e só igualou nas últimas corridas. 1991 não era tanto assim visto que não tinha confiabilidade.
SENNA e Piquet, ambos batendo sempre de frente com o sistema, não e a toa que serão sempre lembrados pelos seus feitos, Senna com muito mais carinho por conta do seu carisma e Piquet por conta da sinceridade
Piquet também conta essa história. Nigel não fez NADA para desenvolver a suspensão ativa. Depois ao ver que funcionou com Piquet, quis de bandeja para ele. O inglês era folgado demais!
Era inglês em uma equipe inglesa!!!
Essa do final de inverter a ordem das corridas foi pesada. Mas genial e verdadeira.
Nelsão encucou a cabeça dos mecânicos do Mansell com o presentinho, foi mais um truque do Nelsão!
Imagem pública de Nelson Piquet, aqui no Brasil, para quem não conhece ele de verdade, é muito distorcida, principalmente pela mídia, em especial a Globo. Nelson, embora possa não parecer, é tímido e avesso as badalações e bajuladores. Sempre foi honesto, dizia o que pensava, sem filtros, não tinha paciência pra gente falsa. Venceu pelo trabalho duro, dedicação e valorização de quem realmente trabalhava com ele. E esse afago, em forma de dinheiro que fazia aos mecânicos da Williams, mostra isso, sem falar na simplicidade do comportamento no dia a dia, sempre brincando com os mecânicos.
Tem uma foto em uma revista da década de 80, onde Nelson está sentado em uma pilha de pneus dentro box , macacão todo sujo, com uma palma de bananas no colo e comendo pão com as bananas. Não é um cara arrogante ou elitista, como a mídia mostra!
Piquet sempre foi um escroto, vc nunca viu uma entrevista dele? "eu estouvivo e ele morto" PIQUET, Nelson
É isso aí, perfeito, concordo com tudo. Piquet nunca agradou a imprensa pois foi boicotado por ela no início da carreira, além do que não é de sua personalidade agradar terceiros para falarem bem dele. Ao invés disso fez seu trabalho e conquistou os títulos merecidamente.
Aqui em Portugal o Piquet era muito respeitado e eu fui um grande fã dele. Era um piloto excepcional que sabia ter respeito pela vida dele e dos outros em pista e não fazia manobras perigosas. Adicionalmente tinha um sentido de humor muito grande. Houve algumas coisas que disse sobre o Senna e sobre outros pilotos que eram escusadas, mas ninguém é perfeito 🤐
@@FAGV Isso, exato, esqueci de falar do ótimo senso de humor dele. Em outra ocasião, vi isso na Globo, na época do fato. Tava acontecendo um grande evento de kart, não lembro onde, mas aqui no Brasil. Ele e Pedro Piquet, (filho de Nelson, que também foi piloto) que na época tinha seus , acho, que uns 10 a 12 anos, estavam circulando pelos boxes e passaram por um mecânico (negro) que tinha sido mecânico de Nelson e dos outros filhos, Piquet o cumprimentou, o mecânico tava trabalhando, mas Pedro Piquet o ignorou, apesar do mecânico ter cumprimentado Pedro, Nelson parou, mandou ele voltar e ir pedir desculpas ao mecânico pela grosseria.
Em outro momento, vi isso também, tem aqui no TH-cam, Nelson chorando na universidade de Brasília, quando tava dando uma palestra (no curso de engenharia mecânica). Onde, ele contando sua trajetória até chegar a f1, lembrou que passou um ano, (na temporada que foi campeão na f3 europeia), morando em um micro-ônibus, ele e um mecânico, onde também transportavam o carro, ferramentas, e tudo mais para as corridas. Chorou ao lembrar que só comiam macarrão, preparado pelo mecânico (que era italiano), e tomavam banho em chuveirões , que tinha em postos de gasolina, onde aproveitava para lavar o macacão de corridas, vestido nele
Principalmente porque ele detonava aquele narrador idiota do plimplim...
O velho Peter Warr, Chefe da Lotus nos anos 80, também "adorava" o Nigel.
Vendo isso , fica claro q o Piquet não tem 4 ou 5 títulos por causa da sacanagem da Williams e principalmente do Patrick Hed , pq se o Piquet fosse o primeiro piloto e respeitado , ele teria corrido até encerrar a carreira na Williams e teria ganho pelo menos mais uns dois títulos com tranquilidade
"A percepção é diferente da realidade"
Frank Dernie falou isso como última frase no seu vídeo. Ela se refere a outra coisa no vídeo mas ilustra bem a percepção que muitos brasileiros tem de Nelson Piquet.
Muitos, seja por divergências políticas, ou porque foram envenenados com uma opinião de que Nelson Piquet não é um cara legal por algumas coisas que ele falou no passado acham que Piquet não é um cara bom. Ledo engano. Esse relato mostra exatamente como Piquet era um cara que sempre trabalhou duro e sempre foi muito bom com todo mundo com quem ele trabalhava e por isso os mecânicos, engenheiros e projetistas da Williams passaram a gostar dele enquanto um esnobe Nigel Masell zombava desses mesmos mecânicos.
Piquet infelizmente não tem o reconhecimento que merece aqui no Brasil por causa de uma multidão de palermas mas ele tem tantos méritos dentro da pista como Ayrton Senna. Provavelmente fora dela não tanto mas mesmo isso pode ser questionado, já que Piquet aqui dentro do Brasil deveria ser lembrado pela visão inovadora ao melhorar o transporte de cargas no Brasil com a sua empresa! Setor esse vital para a economia brasileira! E eu só estou falando de uma coisa!
Enfim, Nelson Piquet é um cara incrível e merecia ser muito menos criticado e bem, mas bem mais celebrado!
As ironias da vida... e anos depois, em 92, foi um carro com a suspensão ativa que Mansell odiava que lhe deu seu título, exatamente na mesma equipe onde ele se negava a fazer os testes para desenvolver o dispositivo.
Nélson Piquet The Best Sempre.......
Nelson Piquet é gênio!
Que relato incrível. O tempo passa e o pessoal começa a abrir o jogo.
Piquet ,fantastic 👍👍👍👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
For the brasilNs is more dificult wim
Nelson Piquet: O único brasileiro tricampeão nas pistas !!!!
Dernie deu a certificação do que o Nélson disse algumas vezes. Que o Mansell maltratava muito os mecânicos ,
A lenda, Nelsão!
🤣🤣🤣🤣 Lenda pra meia dúzia de alienados aqui no Brasil. Na história da F1, ele é apenas nota de rodapé. Nem no top 15 dos melhores pilotos de f1 de todos os tempos ele está. 🤣🤣🤣 Grande escroto, isso é o quê ele é realmente.
@@JoseRoberto-ce2ym pelas suas palavras vemos quem é o verdadeiro escroto
@@pellegras22 Vindo de Piquezete é elogio.
@@JoseRoberto-ce2ymWidow
@@JoseRoberto-ce2ym
José Roberto ao ver um vídeo sobre Senna, ficou intumescido como jamais ficara na vida, nem em sua lua de mel, exceto aquela vez no vestiário do futebol da firma, ocasião em que evita e reluta em se lembrar mas o assombra.
Hoje em dia na hora H, enquanto muitos tomam Viagra o único jeito de José Roberto se excitar é colocando a fita de uma corrida do falecido narrada pelo Galvão. Sua mulher estranha, mas acha melhor não discutir o fetiche do seu marido, mal sabendo que ao invés de estar com ela, ele preferia estar com seu macho Ayrton Senna.
COMO ele disse: " a percepção muitas vezes é diferente da realidade "
Piquet na minha opinião além de inteligente era fera nas pistas
Quem viu as temporadas na TV sabe que Mansell de longe era o cara que fazia mais cagadas.Só depois da aposentadoria ele passou a ter respeito porque correu contra ótimos pilotos e conquistou alguma coisa mas foi pouco
Atrapalhado. Mas rápido como um raio. Só que, também como os raios, viviam caindo no lugar errado 😈 mas, deixando a maldade de lado, ele era rápido. Um dos mais rápidos de sua geração.
Só foi campeão quando correu sozinho
@@fbello18 é, contra o Patrese. Se pegasse a Mercedes do Luís viraria semi-deus pros adolescentes de hoje.
O popular idiota veloz
@@damiaoalvesdeazevedo5635os brasileiros gostam de subestimar o talento do Mansell. Queria ver alguém aqui ter a coragem que esse inglês tinha de explorar o limite das máquinas sem hesitar. Mansell era veloz, corajoso e explorava o limite do carro. É óbvio que pilotos assim tendem a cometer mais erros do que o normal, mas quem o viu correr sabe que o cara era bom.
Nigel teve o carro mais rapido 5 vezes em sua carreira e só foi campeão em uma!! O Piquet foi tri campeão com 3 equipes ruins! o Cara é brabo.
E muito mais popular que Senna entre os mecânicos, equipes e colegas.
Tem uma entrevista aqui em que perguntam se alguém ficou do lado dele na temporada de 86 e o Piquet fala: Frank Dernie.
"O Mansell teve o melhor carro cinco vezes e só ganhou o campeonato uma"... o Piquet teve o melhor carro só uma vez e ganhou três campeonatos. Sem querer desrespeitar qualquer campeão, mas o Piquet foi o verdadeiro melhor de todos os tempos, só está longe de ser o mais popular
essa opinião dada por alguém da imprensa brasileira seria caso de prisão kkkk
E muito dessa impopularidade se deve a mídia esportiva podre do Brasil. Parte dessa mesma mídia ajudou a afundar a Copersuca, incitava a discórdia e briga entre pilotos compatriotas, ajudou a afundar a Copersucar, fez chacota do Rubinho entre outras barbaridades. Nelsão, não era o mais popular, mas findou a carreira com o mesmo número de títulos do "herói construído". Detalhe, fez isso com diferentes motores e nem sempre teve o melhor carro.
Em 86 e 87 a Williams era o melhor carro.
Piquet teve um carro muito bom em 81 e 83 também. Mas naqueles anos durabilidade e terminar corridas contava muito mais. Prost era rápido mas abandonou muito. O estilo dele era diferente no começo da carreira. Não poupava tanto o carro, como o Piquet fazia.
O que é ser considerado um bom piloto? Se estivermos falando de aviação de caça, aquele que consegue cumprir suas missões e voltar pra casa vivo e com sua aeronave com o mínimo ou nada de avarias, mesmo em ambiente hostil.
A F1 teve vários pilotos velozes, porém alguns eram muito rápidos em voltas lançadas (de classificação, por exemplo). Mansell, Senna e Schummacher costumavam fazer isso muito bem.
Em condições adversas, como na chuva, ninguém se destacou tanto quanto Senna. Depois Schummacher, Hamilton, Verstapen. Rubinho, embora nunca tenha conquistado título de F1, conseguiu fazer grandes GPS nestas condições também.
Mas em se tratando de estratégia de corrida e de campeonato, no meu ponto de vista, não surgiu outro como Piquet. Sua habilidade no desenvolvimento para aprimorar os carros foi algo ímpar. E guiava bem pra caramba também.
Mansell era bom sim, tinha uma maneira agressiva de pilotar e tinha todo respeito dos principais pilotos do grid.
Pessoal, temos que ter a consciência, que em tudo fomos manipulados a vida inteira, seja pela política, pela educação, mas principalmente pela mídia militante que se faz presente inclusive no esporte. Nelson nunca deu confiança ao Galvão Bueno, sendo assim Galvão idolatrava o Senna, não que esse não merecesse, mas fazia de tudo pra deixar Piquet de escanteio. A doutrinação é tão verdade que basta vocês ouvirem as narrações antigas dos jogos da seleção brasileira, Galvão Bueno esculhambava os jogadores, é por isso que a maioria não são simpáticos a ele.
Hehe, entre um anjo falsinho e um sujeito direto e sincero, quem vc escolhe para uma patrulha xunior??
Complementando... Essa entrevista de Frank Dernie me faz pensar, que ninguém dentro da Williams gostava 100% do Mansell, por que ele era uma pessoa difícil. O que o Patrick Head em 86 fez foi dar tratamento igual ao Mansell e ao Piquet, mas não vejo isso como privilegiar o Mansell como o Piquet sempre fala. Mas em 87, foi diferente... Piquet de saída para a Lotus, a Williams tirou a suspensão ativa do Piquet na sacanagem.
Eu iria mais além, o Piquet seria mais popular que o próprio Senna dentro dos boxes, que era turrão e centralizador, os episódios com Mika Hakkinen, Mark Blundell e a briga que teve vias de fato com a engenharia da Toleman em 1984 só demonstram isso, reincidência de fato. Aquele vídeo do Piquet zoando o Ballestre no pódio você percebe as gargalhadas nada discretas dos mecânicos, alertando o Ballestre sobre as piadas.
Tinha um conhecido qie foi banderinha na formula um na decada de 80, diz ele que o piquet,fazia churrasco para a galera era zoeira demais do povão .l gente boa!
pô, Nelson desenvolve nos treinos td suspensão ativa do carro sozinho e quando fica pronto e funcional Mansell diz kd o meu? tb quero....aí e f0d@
Nelsão é foda, simples 😉
Piquet bateu o carro tentando buscar Senna em Detroit? kkkk
Mansell é adorado pela torcida inglesa mas o pessoal que trabalhava na F1 na época tem uma opinião diferente, a opinião do mecânico do vídeo é a opinião geral, mecânicos, chefes de equipe, jornalistas, todos dizem isso do Mansell, ele se achava a última bolacha do pacote, era uma diva e o pior é que ñ sabia nada sobre acerto e se achava injustiçado se ñ tivesse o melhor tratamento dentro da equipe. O Leão tem a sua fama mas ñ chega aos pés de Senna, Piquet e Prost. Mansell conseguiu dar trabalho pro Piquet pq a equipe entregava o equipamento pra ele, na Ferrari ele ñ tinha esse tratamento e tomou coro do Prost.
Nigel era um piloto espetacular, tanto que mesmo não ganhando nada nas categorias de base, foi alçado à F1 por ninguém mais ninguém menos que Colin Chapman, na Lotus em 1980. Sua super velocidade e arrojo fez lembrar Jim Clark ou até Gilles Villeneuve, tanto que em 88, antes de morrer, o comendador Enzo Ferrari o escolheu para pilotar a Rossa no ano seguinte. Porém, o que ele tinha de rápido, tinha de trapalhão e limitado.... Toda essa história de ser chato com os mecas me faz lembrar outro campeão de F1 que também poderia ter sido mais bem sucedido... Um tal de Chatonso das Astúrias.
Sim, davam o acerto do Piquet pra ele. O Patrick Head sempre pareceu tendencioso pró-Mansell.
@@ironmenezes1674 Mansell tinha talento mas ao mesmo tempo era muito limitado, só se manteve durante tanto tempo na F1 por ser inglês. Dentro da Lótus o Colin Chapman adorava o Leão mas o Peter War odiava. Se o Mansell ñ fosse inglês ñ teria durado na Lótus e nem teria ido pra Williams.
@@danieldbdb Mansell fez sucesso na Williams pq sempre tinha se aproveitado do trabalho dos outros pilotos, primeiro foi o Piquet e depois o Patrese em 91.
Colin Chapman pensou que ele era um novo Clark. A questão é que o Nigel estava mais pra uma F1 tecnológica do que nos anos em que os pilotos deveriam ser mais espertos e com melhores conhecimentos mecanicos. A idéia da suspensão ativa nasceu exatamente na Lotus em 80, e em 92 o Leão foi o primeiro campeão com esse dispositivo. Chapman morreu em 82 e o Mansell saiu da equipe preta e dourada em 84, indo no ano seguinte para a Williams.
Piquet foi o melhor piloto brasileiro na fórmula 1, só não era o preferido da Globo
🎯🎯
Quem não curte o Piquet, é uma galera que ainda fica alimentando a rivalidade Senna e Piquet. Alimentada pela midia, e agora tentam atualizar na rivalidade Max e Lewis. Lewis espertamente tenta personificar o Senna, até pode ser, que ele seja admirador do Senna, mas que ele lucra com isso aqui no Brasil, ele lucra. Enquanto o Max genro do Piquet, leva hate porque bate de frente com Lewis, e tentam fazer uma vilanização com ele.
A inteligência não era o forte de Nigel. Como disse certa vez Piquet “O Mansell é um idiota veloz!”.
Piquet says one time : Mansell is a fast idiot!
Foi 1986 e 87
2:45 - Cinco vezes: 1986, 1987, 1991, 1992 (o ano em que foi campeão), e...?
Essa foto diz tudo 2:06 🤣
Sendo o Nelson Piquet, já vim achando que o presente era uma ida ao bordel com tudo pago. 😂😂😂
P*rra, o Mansell chamou os mecanicos que trabalharam duro pra ele vencer de "cretinos"??
É que os caras nao tem poder nenhum pra fazer algo. Mas que deve ter dado vontade de nerfar o carro do Leão ingrato, isso deve!
Não concordo com essa historia de que os ingleses da Williams queriam o Mansell campeão. Nelsão graxeiro e engenheiro sem diploma era essencialmente um zé gambiarra que se dava muito bem com sua turma de mecânicos. Patrick Head não estava gostando dessa ascendência do Candango na equipe e tratou de o expulsar, mesmo com a Honda tendo de sair da equipe por conta disso. Frank Dernie também caiu fora e foi trabalhar na Lotus em 89, mas sem grandes resultados.
Assista o documentário Williams. Fica bem claro que os mecânicos não gostavam mais do Nelson do que do Piquet por escolha, eles odiavam o Mansell e o Piquet capitalizava em cima disso por isso gostavam dele. Já a elite da Williams chefiada eo Patrick Head faziam de tudo pra tentar favorecer o Mansell.
é fácil deduzir... Patrick Head não queria que o Nelson fizesse com a Williams o que tinha acontecido com a Brabham, em que o brasileiro tinha amplos poderes na parte técnica e de engenharia. O chefe de equipe sempre foi um sujeitinho egoísta, tanto que acabou sócio do Frank, ou seja, a presença de um cara centralizador como o Nelsão incomodava o centralizador Mr. Head... @@Thiago-ok8oc
precisa mostrar para o MASSA esse video, principalmente o final, onde FRANK DERNIE explica como se perde um campeonato. Com certeza iria fazer MASSA parar de passa vergonha com essa "BUSCA POR JUSTIÇA"
Vergonha é tu q ta passando defendendo o indenfesavel.. so pq teu pilotinho perderia um titulo..
@@rafaelzambrano7926 por que é indefensável? me explica aqui com um excelente argumento, sem chilique nem limitação intelectual, provando que passo vergonha. ☺
Basicamente, o que ele quis dizer no final é que se a Williams não tivesse dois trapalhões no volante, teria sido campeã com facilidade
Vc não gostar do Piquet ok,agora querer meter essa e dizer que o Piquet era trapalhão,aí é demais.
acho q vc não entendeu o vídeo, veja de novo
vc tem problemas, amigo. Procure ajuda.
E um desses "trapalhões" ganhou 3 títulos mundiais em duas equipes diferentes.
@@poisonfirerock vc não viu o cara citando GP de Detroit, que o brasileiro bateu sozinho?
Eu acho engraçado os caras subestimando os carros do Piquet... Kkkkk, como se a Brabham em 1983 fosse um lixo, e em 1981 ela não andasse nada 😂😂😂😂. Só lembrando que em 1984 Piquet teve 9 POLES, e apenas 2 VITÓRIAS... andou com o melhor motor da categoria de 1983 a 1988... E muita superestimação... Se ele não tivesse o melhor carro, não venceria. Simples assim.
Melhor motor da categoria que piada é essa palhaço 🤣
@@brunosantosveras963 Pronto o idiota, e porque ele não teria? Tem como você me provar que não?
Vamo lá imbecil....
1. Os motores BMW M12/13 durante os anos de 1983/1986 contaram com os motores mais potentes da categoria, inclusive tendo quase 1400hp de potencia em treinos, e 980hp em provas.... talvez a curva de RPM era curta já que eles atingiam essa potencia entre 9600 e 10500 rpm... o problema é que os motores esquentavam demais, e o Piquet teve por diversas corridas, inclusive mais em 1984, problemas com ele. Porém CORREU SIM com os motores mais potentes da categoria, em 1982, 83, 84 e 85...
2. Em 1986 ele foi pra Williams que diferente da Brabham que tinha um motor do qual era menos potente, tinha uma curva de rotação mais suave, e a Honda era anos luz mais confiavel que o BMW, inclusive provou isso durante a propria temporada de 1986. A Honda nunca superou a potencia do motor BMW, chegou perto em 1987... Mas era anos luz mais sofisticados que os TAG, Ford, Megatron (BMW) da vida. O Piquet jamais pode reclamar de carro inferior...
Porque nunca teve um carro inferior, alias, teve, e quando teve não conseguiu fazer muita coisa, haja visto as temporadas maravilhosas que ele teve 1979, 1988, 1989, 1990 e 1991
@@brunoaredes7370 O palhaço a BMW nem era o melhor motor de 1982 à 1985, visto que Renault era bem melhor em 1983 e a TAG Porsche mais ainda em 1984 e 1985. Errou nesse ponto. E segundo Brabham de 81 e 83 apesar de serem bons carros e competitivos não eram melhores carros do GRID, 81 a Williams era melhor e 83 Ferrari e Renault eram carros melhores que a Brabham. Piquet só teve melhor carro do GRID na Williams de 1986 e 1987 com motor Honda.
@@brunosantosveras963 Nem vou discutir, acho que é doença
Esse "agrado",que o Piquet dava aos mecânicos, era uma forma de suborno. Em 86 Mansel só não foi campeão porque o pneu estourou na última corrida e o Piquet "amarelou" e foi pro box. Em 87 Mansel venceu muito mais corridas mas se acidentou no treino da penúltima corrida e ficou de fora das duas ultimas.
Se o Piquet fosse tão bom, a Honda não tinha deixado ele pra ficar com o Senna.
Melhor comentario. Perfeito.
Patrick Head já declarou diversas vezes que foi ele quem deu a ordem para Nelson Piquet fazer seu pit stop em 1986 em virtude de segurança do piloto e isto provavelmente custou o título de campeão do mundo de 1986 a Piquet...e que Piquet nunca reclamou ou disse uma palavra culpando a perda do título a esta decisão. A Honda pagava metade do salário de Piquet na Lotus em 1988 (US$ 500 mil por corrida) pois Osamu Goto o Diretor de Engenharia da Honda e designer do lendário motor RA 168E de 1988 fez questão de manter Nelson no programa de desenvolvimento do motor após Piquet recusar a oferta de Ron Denis para correr na McLaren na temporada de 1988 junto com Prost. Mas você é que é phoda, não é amigão?🤦♂️
meu deus, um presente de Natal virou suborno. A mente perturbada das pessoas é um negócio espantoso mesmo.
As empresas que dão bônus de natal ao seus funcionários também estão subornando? Seu comentário não faz sentido.
mais vc caga pelos dedos kkkk O próprio Patrick Head disse que a decisão de chamar Piquet para o box foi totalmente da equipe, o cara chama os mecânicos de cretino e vc aplaude? Deve Ser um cretino também para deturpar a fala dos chefe dos mecânicos que deu a entrevista.
Piquet é um canalha e simpatizante do fascismo. Mas... foi um baita piloto, sim
Bocó como papai?
Senna votava no Maluf e era um veado enrustido.
Falou o imbecil amante dos comunistas
O problema do Nelson é que ele não ficavam rasgando ceda nem pisando em ovos e brasileiro não gosta de pessoas assim!!! Um puta piloto tri campeão mundial!!!!!