É um ótimo curso, na área da química, a engenharia química é onde se encontra os melhores empregos e oportunidades. Existe sim vagas de empregos e o mercado encontra escassez para encontrar bons engenheiros químicos !! Não se deixem levar por comentários de pessoas frustradas, e só passando pra lembrar que toda indústria necessita de um engenheiro químico !
Tenho 10 anos na área e sou categórico: é o pior momento. Mercado super saturado, salários baixos, recolocação de 18 a 24 meses (com muita experiência na Carteira). Eu não indico.
@@ale_crim_6855 Saturado? Não tem nem 30 mil engenheiros químicos no Brasil kmkkkk. Quer profissão saturada, vira advogado, e concorre com quase 2 milhões de pessoas.
Sou engenheiro químico e realmente o mercado de trabalho é extenso, já trabalhei em diversos setores. Com o tempo vc vai se identificando com o que gosta. O curso é difícil! Muito cálculo e muita física (não tem tanta química não); O mercado de trabalho depende da região, não é tão facil achar vagas, mas o lado bom é que o profissional é muito amplo. Inglês é primordial, um engenheiro químico precisa falar inglês, se vc ainda não sabe me manda uma mensagem que eu dou aulas particulares de inglês 😊
A área da engenharia que considero mais promissora é com certeza o da QUÍMICA. Mas tenha um plano de carreira; façam muitos estágios; peguem trabalhos diversos e construa um bom currículo; façam cursos complementares e especialização e por útimo, estejam disposto a viajar e mudar de cidade, pois pode ser que sua região não tenha mercado (geralmente pouco mercado) e você vai ter que migrar para outra região. sE QUISER SER ÁRVORE E FICAR PLANTADO EM UM ÚNICO LUGAR, DESISTA DA PROFISSÃO!! Boa sorte!!!
Estou fazendo técnico em farmácias e me apaixonei pela área dos farmácos! Contudo, meu sonho de consumo é fazer engenharia. Sem dúvidas irei fazer essa, pra entrar na insdustria farmacêutica.
A única engenharia que sempre gostei era da segurança do trabalho mas como para ser Eng de segurança do trabalho precisa ter outra engenharia anterior resolvi cursar Eng da computação para depois fazer a pós como falta 2 anos e meio para me formar o objetivo ainda continua vivo
Hoje, tenho 15 anos e honestamente sou apaixonado em química, matemática e física. Sempre me interessei sobre a área, porém sofro com muitos comentários de pessoas dizendo que é bastante complicado e com o tempo vou deixar de gostar. Fiquei bastante entusiasmado para prosseguir com o curso com esse vídeo. Muito obrigado!
Tenho 26 anos hoje, tbm gostava muito de Matemática, Física e Química e optei pela EQ como curso superior muito novo e sem maturidade. O Curso investe muito tempo no básico para te deixar "mais inteligente" por assim dizer, e os 2 anos finais que são realmente de Engenharia Química, mas são muitas dificuldades, mercado de trabalho, etc. Só entraria hj num curso de EQ se tivesse bons contatos e/ou começar a estudar programação/IA por fora.
@@sym_7890 Escolheria outra área, com certeza. principalmente pq pretendo morar no Brasil. Agora se vc tem como terminar e fazer um doutorado lá fora, vale a pena. São situações e situações
@@raulfreitas4754 entendo. Muito obrigado mesmo! Eu moro em Portugal há 5 ano. Aqui o sistema de ensino é diferente. Primeiro, aqui os anos de escolaridade são diferentes (vão do 1. ano até o 12. ano) e quando vc chega no 10. ano de escolaridade dá início ao “secundário”. Isso prepara o aluno para a universidade e para níveis mais avançados. Com isso você já pode escolher o curso que quer seguir, que no meu caso é ciências e tecnologia com geometria (esse é o curso inicial para introdução de engenharia e outros tipos de profissões).
Eu estou no oitavo período e digo: é um ótimo curso, várias áreas de atuação, mas é um curso BEM DIFÍCIL. Quase não estuda Química, você vai estudar mecânica dos fluidos (física), transferência de calor (física), termodinamica (física), transferencia de massa (física), operações unitárias (física). O curso inteiro é fisica kk
acho zuado falar que essas disciplinas n tem quimica, a propria disciplina de termo é chamada de termodinamica quimica na maioria das uf e tu mete essa. op3 vc so vê destilação, isso é fisica? fentran transferencia de massa e calor em resções quimicas. muita besteira falar isso.
@@cleiton5913 as equações de transcal, mecânica dos fluidos e op1/2 são baseada em quais leis? Leis físicas. Equações de Navier Stonks vem de onde? Balanço de Quantidade de Movimento (que vem da física). Balanço de energia vem de onde? Primeira/segunda lei da termodinâmica, que é ilustração física. Efeitos difusivos e suas equações da transmassa vem de onde? Física.
@@AlbertoSantos-cv8ls Tudo é baseado em leis físicas. Difusão molecular não envolve química? Transferência de calor associadas a reações químicas vc não vai usar química? E termodinâmica, é termodinâmica química, estudando o comportamento de reações químicas em termos de energia e equilíbrio, essas partes de leis da termodinâmica é algo que se vê em física 2 não aí. E outra, todas essas disciplinas que tu citou também tem no curso de química industrial, se for assim nem lá tem química.
O que não acho bacana em engenharia química é o uso das atribuições da engenharia mecânica, como fazem no brasil. Ao se dimensionar um tanque ou o volume e troca de calor e massa, a questão de fabricação do tanque pertence a Engenharia Mecânica, comprovado pela ASME e não a engenharia química. Cada um no seu quadrado. Adoro a engenharia química, mas sempre trabalhei com mecânica. Estudo a anos a engenharia química.
Vejo sentido noq vc disse pois faço engenharia química e estudei sua história na faculdade, e realmente surgiu quando existiam apenas químicos e engenheiros mecânicos na indústria, e para que existisse um profissional capaz de atribuir as duas funções e possuir conhecimentos de ambas as áreas, surgiu a engenharia química( acredito que seja só uma maneira de facilitar o trabalho industrial, de modo a precisar de menor número de profissionais, mas claro que nenhuma substitui a outra em tudo )
Quem tem um curso desses, inglês e não consegue emprego é muito incompetente no marketing, no LinkedIn ou só não soube fazer network. Tem vaga, sim, e a concorrência é baixíssima, ainda mais pra concurso. É assim até pra técnico em química. Nos EUA e Europa está em franca ascensão. No Brasil tem menos de 300 mil técnicos em química e menos de 40 mil engenheiros químicos, queria ver essa galera enfrentando um mercado realmente saturado como advocacia, com quase 2 milhões de concorrentes. O problema é que as pessoas acham que só fazer um curso difícil lhes dá direito a cargo de engenheiro com salário de mais de 8k, aí vai se frustrar mesmo. Meu objetivo é fazer depois do técnico em química e do tecnólogo em processos químicos, e de uma pós em engenharia de qualidade. Há um campo vasro de trabalho nas indústrias e setor público para essa area.
Eu estou entrando para a 10ºclasse e gosto de tudo relacionado a ciências ( matemática, química, física, biologia, etc...). Estou a procurar profissões das minhas áreas de interesse. Achei a engenharia química algo amplo e interessante.
Formei em engenharia Química, amo a área, mas a verdade é q não tem emprego, vc estuda pra caramba pra ficar desempregado ou vai trabalhar em outra área
Na engenharia Química você poderá trabalhar com petróleo e gás, e em uma vasta opções de outras áreas, mas se fizer eng. de petróleo vai se limitar ao petróleo.
Vale a pena sim meu amigo Nunca é tarde pra se graduar e brevemente vc será um excelente profissional E pra opinião negativa de quem não se garante apenas abstraia...
@@jeffersonferreira1614 não estou me baseando em opiniões. É fato q engenheiros industriais ( mecânica, química, de produção ) não conseguem nada além de empreguinhos de analistinha em firmas ganhando 1500 reais por mês. Portanto não vale a pena fazer essas engenharias.
Se você não tiver experiência na área, é melhor fazer um curso Técnico em Química primeiro, por que você começa a ganhar contato e é mais fácil se inserir no mercado, se formar em engenharia química sem nenhum contato e experiência é bem arriscado
gente, me ajuda por favor numa duvida. engenheiro químico pode atuar em fiscalização de vigilância sanitária?? e tipo pode concorrer em concursos públicos dessa área como na ANVISA? pq eu sei que quem fez Farmácia Bioquimica pode, mas será que Eng Química pode também
Na nossa vez infelizmente ninguém avisou kkkkkk pior os universitários achando q saindo da faculdade já tendo emprego e ganhando muito dinheiro kkkkkkkkkkkkk piada
@Guilherme Engenharia Química é um dos excelentes Cursos que Existe. Se fosse Gosta de Elon Musk Certamente você não vai se arrepender. Podes trabalhar no mundo petrolífero,. Minha opinião pessoal é um excelente curso
Considero que minha maior dificuldade tenha sido em Cálculo 1. É uma disciplina em que muitos alunos costumam reprovar, embora não seja necessariamente a mais difícil. Existem matérias bem mais complexas. O verdadeiro desafio está em encontrar um ritmo de estudo que seja eficaz para o aprendizado.
Acredito que possa atuar um pouco perto de hospitais, "por trás dos panos", um engenheiro químico pode atuar na produção de medicamentos, como antibióticos, também pode auxiliar em produções hospitalares.
@@nathannascimento1453 Na UFPE o pessoal deixa de fazer engenharia química para ir fazer química industrial por conta que é de noite, e da no mesmo de qualquer jeito.
@@vinicius464able Tem nada a ver. Química industrial é um curso pra quem quer focar mais em química, em trabalhos mais manuais. Engenharia química é voltada mais pros processos. Dois cursos diferentes, que formam profissionais diferentes.
kkkk ate onde sei nós eng químicos podemos trabalhar ate como engenheiros ambiental ou de produção, enquanto o químico industrial somente na área dele ...
Não. Não vale a pena fazer eng química. Os processos já estão todos inventados de modo q hoje em dia as indústrias funcionam todos automaticamente controlados por computador. Engenheiro químico hoje é inutil, e é por isso q pouquíssimas firmas contratam engenheiro químico e os formados nesse curso tem de se submeter a empreguinho de analista pq é o q se tem pra quem se forma nessa bosta de curso. Ademais, eng químico não tem como trabalhar por conta própria, os concursos são escassos e cargo pra eles q não seja de analista é quase impossível. Definitivamente é uma tolice fazer esse curso.
Não. Não vale a pena, é uma carreira de merda, é muito esforço pra nenhum retorno, são 5 longos e penosos anos pra depois ser um analistinha ganhando 1500 reais numa firma. Ou seja vc se mata de estudar 5 anos pra depois terminar ganhando igual alguém q nunca estudou. Eng Química é uma tremenda cilada.
Na verdade nem existe carreira nessa área. Essa profissão tá quase em extinção, fora que hoje para essas indústrias tanto faz a formação , no caso em engenharia. Como vc citou, pra ser analista, técnico, supervisor, peão qualquer coisa tá valendo. As vezes, acho que cursos que não são de engenharia são até melhores. Engenharia no Brasil está falida...
É um ótimo curso, na área da química, a engenharia química é onde se encontra os melhores empregos e oportunidades. Existe sim vagas de empregos e o mercado encontra escassez para encontrar bons engenheiros químicos !! Não se deixem levar por comentários de pessoas frustradas, e só passando pra lembrar que toda indústria necessita de um engenheiro químico !
Amém
Legal saber disso sou formado em Farmácia e Bioquímica e quero evoluir, e penso muito na engenharia química.
Essa profissao é o cara que faz a formula dos suplementos alimentares?
Tenho 10 anos na área e sou categórico: é o pior momento. Mercado super saturado, salários baixos, recolocação de 18 a 24 meses (com muita experiência na Carteira). Eu não indico.
@@ale_crim_6855 Saturado? Não tem nem 30 mil engenheiros químicos no Brasil kmkkkk. Quer profissão saturada, vira advogado, e concorre com quase 2 milhões de pessoas.
A engenharia química é o coração de todo processo produtivo. Ela é fundamental para a compreensão de como interagem os elementos.
Q nada, hoje em dia o coração de tudo é TI.
Errado. O coração de tudo nas indústrias hoje é a informática.
Sou engenheiro químico e realmente o mercado de trabalho é extenso, já trabalhei em diversos setores. Com o tempo vc vai se identificando com o que gosta.
O curso é difícil! Muito cálculo e muita física (não tem tanta química não);
O mercado de trabalho depende da região, não é tão facil achar vagas, mas o lado bom é que o profissional é muito amplo.
Inglês é primordial, um engenheiro químico precisa falar inglês, se vc ainda não sabe me manda uma mensagem que eu dou aulas particulares de inglês 😊
ainda vale a pena fazer engenharia química? têm concursos? é muito difícil achar vaga? os salários são satisfatórios? trabalha quantas horas por dia?
Peço que me ensine por favor
Queria saber mais Kaique , tem Instagram?
e eu que tô terminando e tô preocupada se vou conseguir lembrar de tudo quando conseguir um trabalho...
Tem muita matemática complexa?
Minha especialização foi direcionada para siderúrgica. Tínhamos um contato muito estreito com os eng. químicos, área fascinante.
A área da engenharia que considero mais promissora é com certeza o da QUÍMICA. Mas tenha um plano de carreira; façam muitos estágios; peguem trabalhos diversos e construa um bom currículo; façam cursos complementares e especialização e por útimo, estejam disposto a viajar e mudar de cidade, pois pode ser que sua região não tenha mercado (geralmente pouco mercado) e você vai ter que migrar para outra região. sE QUISER SER ÁRVORE E FICAR PLANTADO EM UM ÚNICO LUGAR, DESISTA DA PROFISSÃO!! Boa sorte!!!
Estou fazendo técnico em farmácias e me apaixonei pela área dos farmácos! Contudo, meu sonho de consumo é fazer engenharia. Sem dúvidas irei fazer essa, pra entrar na insdustria farmacêutica.
Excelente vídeo! Poderiam fazer sobre Engenharia de Materiais ou Engenharia Metalúrgica, por favor?
A única engenharia que sempre gostei era da segurança do trabalho mas como para ser Eng de segurança do trabalho precisa ter outra engenharia anterior resolvi cursar Eng da computação para depois fazer a pós como falta 2 anos e meio para me formar o objetivo ainda continua vivo
Fiz Técnico em Metalurgia e quero fazer Engenharia Química
Hoje, tenho 15 anos e honestamente sou apaixonado em química, matemática e física. Sempre me interessei sobre a área, porém sofro com muitos comentários de pessoas dizendo que é bastante complicado e com o tempo vou deixar de gostar. Fiquei bastante entusiasmado para prosseguir com o curso com esse vídeo. Muito obrigado!
Tenho 26 anos hoje, tbm gostava muito de Matemática, Física e Química e optei pela EQ como curso superior muito novo e sem maturidade. O Curso investe muito tempo no básico para te deixar "mais inteligente" por assim dizer, e os 2 anos finais que são realmente de Engenharia Química, mas são muitas dificuldades, mercado de trabalho, etc. Só entraria hj num curso de EQ se tivesse bons contatos e/ou começar a estudar programação/IA por fora.
@@raulfreitas4754 sim entendo. Mas você se arrepende de ter feito o curso? Ou apenas entraria se tivesse “apoio”?
@@sym_7890 Escolheria outra área, com certeza. principalmente pq pretendo morar no Brasil. Agora se vc tem como terminar e fazer um doutorado lá fora, vale a pena. São situações e situações
@@raulfreitas4754 entendo. Muito obrigado mesmo! Eu moro em Portugal há 5 ano. Aqui o sistema de ensino é diferente. Primeiro, aqui os anos de escolaridade são diferentes (vão do 1. ano até o 12. ano) e quando vc chega no 10. ano de escolaridade dá início ao “secundário”. Isso prepara o aluno para a universidade e para níveis mais avançados. Com isso você já pode escolher o curso que quer seguir, que no meu caso é ciências e tecnologia com geometria (esse é o curso inicial para introdução de engenharia e outros tipos de profissões).
@@sym_7890Oie amigo, oq vc escolheu no fim?
Eu estou no oitavo período e digo: é um ótimo curso, várias áreas de atuação, mas é um curso BEM DIFÍCIL. Quase não estuda Química, você vai estudar mecânica dos fluidos (física), transferência de calor (física), termodinamica (física), transferencia de massa (física), operações unitárias (física). O curso inteiro é fisica kk
Engenharia física kkkk
acho zuado falar que essas disciplinas n tem quimica, a propria disciplina de termo é chamada de termodinamica quimica na maioria das uf e tu mete essa. op3 vc so vê destilação, isso é fisica? fentran transferencia de massa e calor em resções quimicas. muita besteira falar isso.
@@cleiton5913 as equações de transcal, mecânica dos fluidos e op1/2 são baseada em quais leis? Leis físicas. Equações de Navier Stonks vem de onde? Balanço de Quantidade de Movimento (que vem da física). Balanço de energia vem de onde? Primeira/segunda lei da termodinâmica, que é ilustração física. Efeitos difusivos e suas equações da transmassa vem de onde? Física.
@@cleiton5913 Não é besteira, é só você perguntar a qualquer estudante de Engenharia Química se o curso tem tanta química assim. rs
@@AlbertoSantos-cv8ls Tudo é baseado em leis físicas. Difusão molecular não envolve química? Transferência de calor associadas a reações químicas vc não vai usar química? E termodinâmica, é termodinâmica química, estudando o comportamento de reações químicas em termos de energia e equilíbrio, essas partes de leis da termodinâmica é algo que se vê em física 2 não aí. E outra, todas essas disciplinas que tu citou também tem no curso de química industrial, se for assim nem lá tem química.
Incrível o trabalho de vocês ❤.
Poderiam fazer sobre a engenharia de Telecomunicações por favor?
O que não acho bacana em engenharia química é o uso das atribuições da engenharia mecânica, como fazem no brasil. Ao se dimensionar um tanque ou o volume e troca de calor e massa, a questão de fabricação do tanque pertence a Engenharia Mecânica, comprovado pela ASME e não a engenharia química. Cada um no seu quadrado. Adoro a engenharia química, mas sempre trabalhei com mecânica. Estudo a anos a engenharia química.
Vejo sentido noq vc disse pois faço engenharia química e estudei sua história na faculdade, e realmente surgiu quando existiam apenas químicos e engenheiros mecânicos na indústria, e para que existisse um profissional capaz de atribuir as duas funções e possuir conhecimentos de ambas as áreas, surgiu a engenharia química( acredito que seja só uma maneira de facilitar o trabalho industrial, de modo a precisar de menor número de profissionais, mas claro que nenhuma substitui a outra em tudo )
Hoje em dia tanto engenheiros mecânicos quanto químicos estão no uber pq ganham mais do q sendo analistinha em firma.
Sou formado em Administração e quero muito complementar na Engenharia Química, pois acho fascinante. Obrigado por esse video.
Cuidado, não tem emprego
@@henryrrolandVocê cursou Engenharia Química?
@@luks7992 Sim, e engenharia de materiais... Não tem emprego tb
@@henryrroland mas você tem especialização, CREA e inglês?
@@davidelunardo Tenho mestrado e inglês fluente... Além de outros cursos de duração menor como Data science, python etc
Quem tem um curso desses, inglês e não consegue emprego é muito incompetente no marketing, no LinkedIn ou só não soube fazer network. Tem vaga, sim, e a concorrência é baixíssima, ainda mais pra concurso. É assim até pra técnico em química. Nos EUA e Europa está em franca ascensão. No Brasil tem menos de 300 mil técnicos em química e menos de 40 mil engenheiros químicos, queria ver essa galera enfrentando um mercado realmente saturado como advocacia, com quase 2 milhões de concorrentes.
O problema é que as pessoas acham que só fazer um curso difícil lhes dá direito a cargo de engenheiro com salário de mais de 8k, aí vai se frustrar mesmo. Meu objetivo é fazer depois do técnico em química e do tecnólogo em processos químicos, e de uma pós em engenharia de qualidade. Há um campo vasro de trabalho nas indústrias e setor público para essa area.
Eu estou entrando para a 10ºclasse e gosto de tudo relacionado a ciências ( matemática, química, física, biologia, etc...). Estou a procurar profissões das minhas áreas de interesse. Achei a engenharia química algo amplo e interessante.
to na mesma situação cara, já escolheu algo?
@@joaovitorspessattocaussi8381 Infelizmente não 😔
Mais uma escrita.
yeah, science!
Quais seriam as diferenças entre engenharia química e engenharia de materiais
Formei em engenharia Química, amo a área, mas a verdade é q não tem emprego, vc estuda pra caramba pra ficar desempregado ou vai trabalhar em outra área
têm concursos para engenharia química??
kkkk tu sabe muito bem a responsabilidade quem tem que ter para entrar como engenheiro recém formado né. kkk
@@pedroalves9707 sim, eu ouvi dizer que precisa de experiência primeiro, trabalhando como técnico, antes de se tornar engenheiro químico
@@davidelunardo ultimamente não
@@davidelunardo Estou fazendo isso tambem, começando como técnico.
eu faço engenharia química mas estou cogitando mudar para eng. de petróleo poderia fazer um vídeo sobre engenharia de petróleo
Na engenharia Química você poderá trabalhar com petróleo e gás, e em uma vasta opções de outras áreas, mas se fizer eng. de petróleo vai se limitar ao petróleo.
Sou inscrito 👍
Muito bom 👍
Faz um vídeo sobre engenharia de software ou Ciência da Computação por favor
Olá, poderiam fazer um video desses sobre a Engenharia Aeroespacial?
Up
Up
up
Pfv
Tchê! Tenho 43 anos estou terminando o ensino médio o ano que vem quero fazer engenharia quimica vale a pena ainda ?
Não vale a pena nem pra jovem.
Vale a pena sim meu amigo
Nunca é tarde pra se graduar e brevemente vc será um excelente profissional
E pra opinião negativa de quem não se garante apenas abstraia...
@@jeffersonferreira1614 não estou me baseando em opiniões. É fato q engenheiros industriais ( mecânica, química, de produção ) não conseguem nada além de empreguinhos de analistinha em firmas ganhando 1500 reais por mês. Portanto não vale a pena fazer essas engenharias.
Se você não tiver experiência na área, é melhor fazer um curso Técnico em Química primeiro, por que você começa a ganhar contato e é mais fácil se inserir no mercado, se formar em engenharia química sem nenhum contato e experiência é bem arriscado
Um engenheiro químico pode ser um especialista em explosivos ou toxinas?
Pode
@@pedrol6458 mas essas especialidades são restritas aos militares?
por isso tu consegue fazer um mestrado na área, ou aplicar para algum concurso militar para engenheiras químicas@@fabio_trilhassp
gente, me ajuda por favor numa duvida.
engenheiro químico pode atuar em fiscalização de vigilância sanitária??
e tipo pode concorrer em concursos públicos dessa área como na ANVISA? pq eu sei que quem fez Farmácia Bioquimica pode, mas será que Eng Química pode também
Procura editais de concursos anteriores e vê se pode
@@Ares1-i1x fiz isso e consegui achar. muito obrigado pela ajuda😉
Uma pergunta, alguém aq sabe se daqui alguns anos vai existir mercado p engenheiro químico voltado p trabalhar c o lítio ou algo do tipo?
eng no Brasil é cilada...FUJAM!!! sou eng químico
Na nossa vez infelizmente ninguém avisou kkkkkk pior os universitários achando q saindo da faculdade já tendo emprego e ganhando muito dinheiro kkkkkkkkkkkkk piada
Eu fiz e me arrependo. Hoje faria engenharia da computação
Porquê irmão ? Eu estou fazendo o curso...
Pq?
Iria se arrepender em dobro.
Pois tenho um amigo q fez engenharia da computação e se arrependeu amargamente. Talvez um teste vocacional te ajude.
@Guilherme Engenharia Química é um dos excelentes Cursos que Existe. Se fosse Gosta de Elon Musk Certamente você não vai se arrepender. Podes trabalhar no mundo petrolífero,. Minha opinião pessoal é um excelente curso
O que e para poder escolher a profissao🙂
Tem que passar pelo Enem pra concluir e
É possível um engenheiro químico actuar numa escola?
Sou estudante de engenharia química
Mais física do que química nas aulas?
Me desculpe as perguntas idiotas, mas quais são as engenharias mais difíceis de entrar e nas matérias???
Considero que minha maior dificuldade tenha sido em Cálculo 1. É uma disciplina em que muitos alunos costumam reprovar, embora não seja necessariamente a mais difícil. Existem matérias bem mais complexas. O verdadeiro desafio está em encontrar um ritmo de estudo que seja eficaz para o aprendizado.
@@nathannascimento1453Cursou o quê?
Engenheiro Quimico pode trabalhar em hospitais?
Acredito que possa atuar um pouco perto de hospitais, "por trás dos panos", um engenheiro químico pode atuar na produção de medicamentos, como antibióticos, também pode auxiliar em produções hospitalares.
Não.
Ate onde eu sei é melhor cursar quimica industrial
Boa parte de quem cursa Quimica Industrial é porque a nota não alcançou para Engenharia.
@@nathannascimento1453 Na UFPE o pessoal deixa de fazer engenharia química para ir fazer química industrial por conta que é de noite, e da no mesmo de qualquer jeito.
@@vinicius464able Tem nada a ver. Química industrial é um curso pra quem quer focar mais em química, em trabalhos mais manuais. Engenharia química é voltada mais pros processos. Dois cursos diferentes, que formam profissionais diferentes.
Geralmente quem se forma em química industrial volta para faculdade pra fazer engenharia química. Químico industrial não pode nem assinar projeto !
kkkk ate onde sei nós eng químicos podemos trabalhar ate como engenheiros ambiental ou de produção, enquanto o químico industrial somente na área dele ...
KKKKK eita mas esses roteiro de chat gpt não tão com nada KKKK quimica só tem no nome basicamente KKKKK de resto é só fisica e matemática
👏👍
Por que não existe engenharia fisica?😊
Existe sim. Na USP já tem esse curso e é muito interessante.
@@raphaelfreiresantos sério !!!! Vou ver a grade curricular. Valeu
Existe!!! Em várias faculdades você encontra :)
existe ss , kkk tem até eng nuclear , era minha primeira opção, porém não tem tanto mercado quanto eng química, ent escolhi eng química.
@@pedroalves9707 Legal. Acho q no Sul e Sudesre tem.
Não. Não vale a pena fazer eng química. Os processos já estão todos inventados de modo q hoje em dia as indústrias funcionam todos automaticamente controlados por computador. Engenheiro químico hoje é inutil, e é por isso q pouquíssimas firmas contratam engenheiro químico e os formados nesse curso tem de se submeter a empreguinho de analista pq é o q se tem pra quem se forma nessa bosta de curso. Ademais, eng químico não tem como trabalhar por conta própria, os concursos são escassos e cargo pra eles q não seja de analista é quase impossível. Definitivamente é uma tolice fazer esse curso.
Eu odeio essa bosta desse curso, foi um tempo perdido na minha vida.
Esse curso de fato é uma bosta, mas hoje no Brasil boa parte dos cursos de ensino superior são igualmente uma bosta.
Não. Não vale a pena, é uma carreira de merda, é muito esforço pra nenhum retorno, são 5 longos e penosos anos pra depois ser um analistinha ganhando 1500 reais numa firma. Ou seja vc se mata de estudar 5 anos pra depois terminar ganhando igual alguém q nunca estudou. Eng Química é uma tremenda cilada.
Na verdade nem existe carreira nessa área. Essa profissão tá quase em extinção, fora que hoje para essas indústrias tanto faz a formação , no caso em engenharia. Como vc citou, pra ser analista, técnico, supervisor, peão qualquer coisa tá valendo. As vezes, acho que cursos que não são de engenharia são até melhores. Engenharia no Brasil está falida...