pior de tudo é que as empresas contraram engenheiros quimicos para substituir os de produção. pq o cara tem o curriculo que n se limita somente em produção.
Não é bem assim. Por mais amplo q seja, o sujeito formado em Eng química sera uma especie de peão com diploma ganhando mal pra cacete. É um curso longo e custoso e q não paga o esforço, não vale a pena de jeito nenhum.
@@l.f.quisper5970pq vc se arrepende? Eu tenho interesse em engenharia quimica ou bacharel em química, vc saberia a melhor pra escolher? Pq eu fico com medo do mercado de trabalho...
Sou técnico em Química e já tenho competências 1 a 10 no CRQ. Estou fazendo ENg. Química pois ja estou na área. Sinceramente na minha região o mercado é bem escasso e não vale muito a pena. Se você quer arrumar trabalho rápido, não recomendo mesmo. Faz um curso técnico (meio ambiente, química, segurança do trabalho) e quando conseguir emprego (muito mais fácil), você escolhe a engenharia e faz. Minha opnião.
O mercado de química está indo mal a pior kkkkkk empresas de pequeno e medio porte estão fechando e o nosso Estado está dificultando ainda mais abrir um empreendimento na área quimica e biomédica.
A engenharia quimica é algo fascinante. Porem dependendo da faculdade que voce faça, vai passar por muito sofrimento para se formar. Após se formar vc pode vim a ser contratado como um analista, ganhando de 4 ate 6k. Depois de um tempo pode vim a subir na carreira industrial
sou tecnico e estou cursando engenharia... ja trabalho na area em uma multinacional como tecnico e vejo como melhor caminho porem mais lento, mas é mais facil... faça primeiro um curso de tecnico em quimica... o salario é mais baixo porem conseguir serviço na area é facil que conseguir como um engenheiro... após a formação você ja deve estar trabalhando na area com possibilidade se subir de cargo, ai vc cursa engenharia quimica, pois com o dinheiro que vc vai estar ganhando tambem ja banca sua faculdade de engenharia...isso claro se vc não tiver padrinho para entrar e for um zé ruela igual eu kkk... começe de baixo com paciencia e vá evoluindo profissionalmente com paciencia aos poucos... nunca de um passo maior que as pernas, pois quanto mais alto vc chegar maior é o tombo.
Tenha uma dúvida para as pessoas que estão fazendo engenharia química ou já fizeram/concluíram o curso: Quais as razões que levaram a vocês (engenheiros químicos) a decidirem escolher engenharia química? Queria que vocês compartilhassem suas experiências no curso.
Ainda estou fazendo o medio porem tenho muito interesse na criação de produtos e afins tenho vontade de fazer engenharia quimica mais temho medo dos calculos serem absordos e eu nao conseguir 😅🤦🏻♀️
Olá Júilia, a matemática da Engenharia química realmente não é algo simples, mas não é impossível! Com esforço(fazendo muitos exercícios e estudando para além da sala de aula) e não deixando assunto acumular com certeza vocÊ se sairá bem,! Uma forma que ajuda é antes de iniciar as aulas já começar a dar uma lida no assunto de cálculo diferencial que é o que vai ser visto em todo o curso(criar uma base antes das aula seria ótimo), boa sorte em sua jornada :)
Precisa saber qual área da indústria deseja, pq nosso campo na indústria farmacêutica é bem ampla, se deseja processos industrial, faria pós em gestão industrial farmacêutica e de processos, outros campos como gestão da qualidade, logística, assuntos regulatórios, gestão de projetos, auditoria, embalagens, fármaco vigilância, documentação técnica, etc. Lembre-se na indústria sem o inglês avançado/fluente dificilmente consegue, está preparada para altas doses de pressão? Trabalhar em turnos? Pq engenharia química é diferente de química, terá só as introduções química geral e inorgânica, físico-quimica e orgânica, o foco dessa engenharia está em processos envolvendo cálculo e física.
Que difícil, tem que pegar estágio o mais rápido possível, correr atrás de certificações, workshop mais qualificações, experiência e networking... comunicação boa (extra curriculares), pensar em aplicações do dia a dia pros assuntos... é muito esforço, mas é um caminho de já sair empregado como engenheiro químico e ter um currículo melhor. Tem que se esforçar e reaprender a estudar, é mais difícil que estudar no ensino medio. O mesmo valeria pra Engenharia de Produção? Tô entre engenharia química e engenharia de produção na unifatecie, as duas tá ligada a produção... Só quero saber qual tá mais em alta no mercado. Mas os dois podem ser contratado como analista tb, acho que a questão do networking, experiência, qualificação vale pros dois... Ambos são versáteis no mercado de trabalho tb
qualquer faculdade vai ser mais dificil que o ensino médio. e pela minha experiência (talvez pela região onde eu moro) Eng. química e de produção ficam quase no mesmo nível de empregabilidade, porém, no que eu acho, a eng. química tem uma vantagem a mais
As duas são a mesma porcaria. As engenharias industriais ( Mecanica, química, de produção ) não tem futuro nesse país. O cenário é muito ruim e só tende a piorar.
Achei estou na solar coca-cola mas não é vaga de engenheiro, mas fazer o que... quero mesmo Votorantim, intercement, Cimentos nacional, ciplan... meu tcc sobre cimento e estagiei em indústria de cimento quero um trainee pra uma industria de cimento!
Angel, estou interessado na engenharia química pelo fato de eu estar terminando meu curso de Técnico de Produção. Eu estou terminando meu tecnológo na area de Produção de Cervejas artesanais. E esse tecnologo me deu uma visão um pouco mais detalhada de duas engenharias, a Quimica e a de Processos. As duas me interesso muito e tenho vontade de fazer as duas.
Queria saber quais desses tem maior procura no mercado de trabalho,o bacharel em química,química industrial e engenharia quimica,de região pra região no brasil ou de estado pra estado
sobre a parte de fazer estagio no inicio da graduação é difícil, nao sei se é em todas as universidade mas aqui na UFS, para o aluno poder começar um estagio ele tem que ter 60% do curso de engenharia química, não sei se em outros lugares sao assim
Pelo q eu entendi, vc sao engenheiros mecânicos so q com trabalho quimico. Pq eu vi num video falando q bcs projentam empresas etc mas com o foco em reaçoes
Na verdade, somos Engenheiros Químicos mesmo, pois além da parte da mecânica que é importante uma vez que temos atribuição de Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais, precisamos entender sobre processos, fenômenos de transportes, controle da qualidade, monitoramento de variáveis de processos ... para tornar viável produzir em escala industrial algo que foi desenvolvido em laboratório.
@@Angelica.Paz. ainda não entendi como é essa profissão. Pq pelo q eu tô entendendo, vc tipo criam coisas pra aquele lugar com X química.😅 Me desculpa é q eu sou lento
@@davierliton6559O Engenheiro químico pega o que o químico desenvolveu em laboratório e réplica em larga escala, Engenharia química não tem nada haver com química, está mais focada em processos industriais, projetos e implantação de indústria química e projetos de equipamentos para a mesma finalidade, é basicamente matemática e física, as químicas é apenas introduções.
Quero fazer faculdade de farmácia e residência em Oncologia, antes dessas formações, qual você me indica já que eu quero ser pesquisador oncológico, Bacharelado em Química com pós graduação em Química orgânica ou Engenharia Química?
@@marceloormelli tipo, esquece química, nesse caso, o bacharelado com pós em orgânica e já ir para a farmácia? Porque na minha cabeça, cursando química eu já teria uma grande noção sobre reações e efeitos químicos, eu quero na área de pesquisas e desenvolvimentos de remédios, ou seja, o cara que literalmente cria a partir do zero o fármaco.
@@DEMOCRACIACOMPRADA Criar farmaco é com Farmaceutico. Pelo o que eu entendi você quer seguir area Farmaceutica de estudos/desenvolvimentos de farmacos de oncologia certo? Se você quer seguir a area ACADEMICA (estudos) é dIferente da area comercial de trabalho: 1 - Fazer faculdade bacharelado de Farmácia 2 - Fazer uma especialização/pós graduação em Oncologia (De preferência tente passar na residência do governo, igual a medicina, você faz uma prova e passando você vai ter uma ÓTIMA base de especialização e ainda vai ganhar 3 mil reais só para estudar durante a especialização) 3 - Você falou que quer seguir area academica né? Você pode fazer depois uma Pós-Graduação em Desenvolvimento de Farmacos se quiser se especializar ainda mais nessa area. 4 - Para carreira academica é seguir os passos seguintes: primeiro Mestrado depois Doutorado e por fim Pós-Doutorado (O famoso PHD) durante todo o processo você pode ir fazendo pesquisas médicas seja em orgãos públicos ou orgãos privados. Chegar nesse dificil é um processo dificil chuto ai uns 20 anos de estudos no minimo, mas em contrapartida um curriculo desse é ÓTIMO principalmente na area de saúde, que é uma area que necessita sempre de profissionais e quanto mais especializado mais empresas te querem. Uma observação é que se você quer seguir nessa área tente ir se aperfeiçoando no inglês pois a partir da Pós-Graduação você utilizará muitos recursos em inglês como base para fontes de pesquisas, estudos e trabalhos. Além de que, com um curriculo desse provavelmente alguma empresa do exterior você irá estagiar/trabalhar por algum período seja diretamente (indo morar em outro país) ou indiretamente (algumas empresas se instalam no Brasil e ter um inglês avançado vai ajudar no desenvolvimento de todo processo). Outra dica MUITISSIMO IMPORTANTE: Tente focar em universidade FEDERAIS, area de pesquisa principalmente somente FEDERAIS faz. Faculdade Privada não realizam pesquisa nem incentivam os alunos a seguir essa área, apenas a área comercial. Se você quer ter um curriculo muito bom e um bom preparo para area academia foque em FEDERAIS, no Bacharelado, na Pós, no Mestrado no Doutourado e no PHD, sempre Federal. É isso
@@apenasteo🫥😍😍😍😍😍 Uoooooou, mano, valeu, eu até printei o teu comentário para eu ler de novo. Então, é isso mesmo mano, falou o que eu precisava. Então, a minha ideia de cursar Química antes de farmácia era justamente para me dar uma base muito top em química para me ajudar nas pesquisas e na faculdade, mas por esse caminho que você me falou parece que não será necessário um bacharelado em Química, química na faculdade anhanguera é de 3 anos, daí eu ia fazer uma pós em química orgânica para depois começar farmácia, e chegar na pós com uma perfeita base em química, mas seu comentário me salvou. Tamo junto.
Uma duvida , eu sou engenheiro de computação mas trabalho em indústria quimica como tecnico em instrumentação indústrial e automação, estou pensando em fazer engenharia quimica pois me parece que e mais facil pegar cargo na area de melhorias , sera que compensa.
Eu sou Químico e a área é mtoo ampla. A Engenharia Química é mais ampla ainda. Digo que a Engenharia Química é a "medicina da indústria".
pior de tudo é que as empresas contraram engenheiros quimicos para substituir os de produção. pq o cara tem o curriculo que n se limita somente em produção.
Não é bem assim. Por mais amplo q seja, o sujeito formado em Eng química sera uma especie de peão com diploma ganhando mal pra cacete. É um curso longo e custoso e q não paga o esforço, não vale a pena de jeito nenhum.
@@rickdl5022 Concordo com vc! Cursar engenharia química foi o pior erro da minha vida!!
@@pedroalves9707 discordo eu já trabalhei na área química como estagiários engenharia de produção
@@l.f.quisper5970pq vc se arrepende? Eu tenho interesse em engenharia quimica ou bacharel em química, vc saberia a melhor pra escolher? Pq eu fico com medo do mercado de trabalho...
Faço engenharia química e é impressionante como querem várias experiéncias até pra estágio!
Sou técnico em Química e já tenho competências 1 a 10 no CRQ. Estou fazendo ENg. Química pois ja estou na área. Sinceramente na minha região o mercado é bem escasso e não vale muito a pena. Se você quer arrumar trabalho rápido, não recomendo mesmo. Faz um curso técnico (meio ambiente, química, segurança do trabalho) e quando conseguir emprego (muito mais fácil), você escolhe a engenharia e faz. Minha opnião.
O mercado de química está indo mal a pior kkkkkk empresas de pequeno e medio porte estão fechando e o nosso Estado está dificultando ainda mais abrir um empreendimento na área quimica e biomédica.
A engenharia quimica é algo fascinante. Porem dependendo da faculdade que voce faça, vai passar por muito sofrimento para se formar. Após se formar vc pode vim a ser contratado como um analista, ganhando de 4 ate 6k. Depois de um tempo pode vim a subir na carreira industrial
sou tecnico e estou cursando engenharia... ja trabalho na area em uma multinacional como tecnico e vejo como melhor caminho porem mais lento, mas é mais facil... faça primeiro um curso de tecnico em quimica... o salario é mais baixo porem conseguir serviço na area é facil que conseguir como um engenheiro... após a formação você ja deve estar trabalhando na area com possibilidade se subir de cargo, ai vc cursa engenharia quimica, pois com o dinheiro que vc vai estar ganhando tambem ja banca sua faculdade de engenharia...isso claro se vc não tiver padrinho para entrar e for um zé ruela igual eu kkk... começe de baixo com paciencia e vá evoluindo profissionalmente com paciencia aos poucos... nunca de um passo maior que as pernas, pois quanto mais alto vc chegar maior é o tombo.
Tenha uma dúvida para as pessoas que estão fazendo engenharia química ou já fizeram/concluíram o curso:
Quais as razões que levaram a vocês (engenheiros químicos) a decidirem escolher engenharia química?
Queria que vocês compartilhassem suas experiências no curso.
Ainda estou fazendo o medio porem tenho muito interesse na criação de produtos e afins tenho vontade de fazer engenharia quimica mais temho medo dos calculos serem absordos e eu nao conseguir 😅🤦🏻♀️
Olá Júilia, a matemática da Engenharia química realmente não é algo simples, mas não é impossível! Com esforço(fazendo muitos exercícios e estudando para além da sala de aula) e não deixando assunto acumular com certeza vocÊ se sairá bem,! Uma forma que ajuda é antes de iniciar as aulas já começar a dar uma lida no assunto de cálculo diferencial que é o que vai ser visto em todo o curso(criar uma base antes das aula seria ótimo), boa sorte em sua jornada :)
Eu sou farmacêutica hospitalar e pensando na segunda graduação em engenharia química para focar em indústria farmacêutica
faz uma especialização, mais viável, não?
@@raulfreitas4754 Qual seria essa especialização?
Precisa saber qual área da indústria deseja, pq nosso campo na indústria farmacêutica é bem ampla, se deseja processos industrial, faria pós em gestão industrial farmacêutica e de processos, outros campos como gestão da qualidade, logística, assuntos regulatórios, gestão de projetos, auditoria, embalagens, fármaco vigilância, documentação técnica, etc. Lembre-se na indústria sem o inglês avançado/fluente dificilmente consegue, está preparada para altas doses de pressão? Trabalhar em turnos? Pq engenharia química é diferente de química, terá só as introduções química geral e inorgânica, físico-quimica e orgânica, o foco dessa engenharia está em processos envolvendo cálculo e física.
Que difícil, tem que pegar estágio o mais rápido possível, correr atrás de certificações, workshop mais qualificações, experiência e networking... comunicação boa (extra curriculares), pensar em aplicações do dia a dia pros assuntos... é muito esforço, mas é um caminho de já sair empregado como engenheiro químico e ter um currículo melhor. Tem que se esforçar e reaprender a estudar, é mais difícil que estudar no ensino medio. O mesmo valeria pra Engenharia de Produção? Tô entre engenharia química e engenharia de produção na unifatecie, as duas tá ligada a produção... Só quero saber qual tá mais em alta no mercado. Mas os dois podem ser contratado como analista tb, acho que a questão do networking, experiência, qualificação vale pros dois... Ambos são versáteis no mercado de trabalho tb
qualquer faculdade vai ser mais dificil que o ensino médio.
e pela minha experiência (talvez pela região onde eu moro) Eng. química e de produção ficam quase no mesmo nível de empregabilidade, porém, no que eu acho, a eng. química tem uma vantagem a mais
As duas são a mesma porcaria.
As engenharias industriais ( Mecanica, química, de produção ) não tem futuro nesse país. O cenário é muito ruim e só tende a piorar.
@@rickdl5022 fale mais sobre issso
A única engenharia que vai te dar mais chance na vida é a agronômica(por causa do número absurdo de concurso) pq o resto tá uma bosta
3:14 Sensata
Me formei agora em julho! Estou procurando emprego desde então...
Conseguiu achar algum?
Achou?
Achei estou na solar coca-cola mas não é vaga de engenheiro, mas fazer o que... quero mesmo Votorantim, intercement, Cimentos nacional, ciplan... meu tcc sobre cimento e estagiei em indústria de cimento quero um trainee pra uma industria de cimento!
Vídeo muito bom! Obrigada pelas informações e dicas!
Angel, estou interessado na engenharia química pelo fato de eu estar terminando meu curso de Técnico de Produção. Eu estou terminando meu tecnológo na area de Produção de Cervejas artesanais. E esse tecnologo me deu uma visão um pouco mais detalhada de duas engenharias, a Quimica e a de Processos. As duas me interesso muito e tenho vontade de fazer as duas.
Queria saber quais desses tem maior procura no mercado de trabalho,o bacharel em química,química industrial e engenharia quimica,de região pra região no brasil ou de estado pra estado
sobre a parte de fazer estagio no inicio da graduação é difícil, nao sei se é em todas as universidade mas aqui na UFS, para o aluno poder começar um estagio ele tem que ter 60% do curso de engenharia química, não sei se em outros lugares sao assim
as aulas praticas na UFS começam no começo do curso? ou só depois de um tempo?
Pelo q eu entendi, vc sao engenheiros mecânicos so q com trabalho quimico. Pq eu vi num video falando q bcs projentam empresas etc mas com o foco em reaçoes
Na verdade, somos Engenheiros Químicos mesmo, pois além da parte da mecânica que é importante uma vez que temos atribuição de Estudo, planejamento, projeto e especificações de equipamentos e instalações industriais, precisamos entender sobre processos, fenômenos de transportes, controle da qualidade, monitoramento de variáveis de processos ... para tornar viável produzir em escala industrial algo que foi desenvolvido em laboratório.
@@Angelica.Paz. ainda não entendi como é essa profissão. Pq pelo q eu tô entendendo, vc tipo criam coisas pra aquele lugar com X química.😅 Me desculpa é q eu sou lento
Meu professor disse q é bem parecido
nada a ver, cada engenharia tem sua peculiaridade, unica coisa igual nelas são a base de engenharia que são todas iguais.
@@davierliton6559O Engenheiro químico pega o que o químico desenvolveu em laboratório e réplica em larga escala, Engenharia química não tem nada haver com química, está mais focada em processos industriais, projetos e implantação de indústria química e projetos de equipamentos para a mesma finalidade, é basicamente matemática e física, as químicas é apenas introduções.
Quero fazer faculdade de farmácia e residência em Oncologia, antes dessas formações, qual você me indica já que eu quero ser pesquisador oncológico, Bacharelado em Química com pós graduação em Química orgânica ou Engenharia Química?
Partiria pra farmácia, já que é uma das áreas de atuação do farmacêutico, o químico entra em outras funções são áreas bem diferentes.
@@marceloormelli tipo, esquece química, nesse caso, o bacharelado com pós em orgânica e já ir para a farmácia? Porque na minha cabeça, cursando química eu já teria uma grande noção sobre reações e efeitos químicos, eu quero na área de pesquisas e desenvolvimentos de remédios, ou seja, o cara que literalmente cria a partir do zero o fármaco.
@@DEMOCRACIACOMPRADA Criar farmaco é com Farmaceutico. Pelo o que eu entendi você quer seguir area Farmaceutica de estudos/desenvolvimentos de farmacos de oncologia certo? Se você quer seguir a area ACADEMICA (estudos) é dIferente da area comercial de trabalho:
1 - Fazer faculdade bacharelado de Farmácia
2 - Fazer uma especialização/pós graduação em Oncologia (De preferência tente passar na residência do governo, igual a medicina, você faz uma prova e passando você vai ter uma ÓTIMA base de especialização e ainda vai ganhar 3 mil reais só para estudar durante a especialização)
3 - Você falou que quer seguir area academica né? Você pode fazer depois uma Pós-Graduação em Desenvolvimento de Farmacos se quiser se especializar ainda mais nessa area.
4 - Para carreira academica é seguir os passos seguintes: primeiro Mestrado depois Doutorado e por fim Pós-Doutorado (O famoso PHD) durante todo o processo você pode ir fazendo pesquisas médicas seja em orgãos públicos ou orgãos privados.
Chegar nesse dificil é um processo dificil chuto ai uns 20 anos de estudos no minimo, mas em contrapartida um curriculo desse é ÓTIMO principalmente na area de saúde, que é uma area que necessita sempre de profissionais e quanto mais especializado mais empresas te querem.
Uma observação é que se você quer seguir nessa área tente ir se aperfeiçoando no inglês pois a partir da Pós-Graduação você utilizará muitos recursos em inglês como base para fontes de pesquisas, estudos e trabalhos. Além de que, com um curriculo desse provavelmente alguma empresa do exterior você irá estagiar/trabalhar por algum período seja diretamente (indo morar em outro país) ou indiretamente (algumas empresas se instalam no Brasil e ter um inglês avançado vai ajudar no desenvolvimento de todo processo).
Outra dica MUITISSIMO IMPORTANTE: Tente focar em universidade FEDERAIS, area de pesquisa principalmente somente FEDERAIS faz. Faculdade Privada não realizam pesquisa nem incentivam os alunos a seguir essa área, apenas a área comercial. Se você quer ter um curriculo muito bom e um bom preparo para area academia foque em FEDERAIS, no Bacharelado, na Pós, no Mestrado no Doutourado e no PHD, sempre Federal.
É isso
@@apenasteo🫥😍😍😍😍😍 Uoooooou, mano, valeu, eu até printei o teu comentário para eu ler de novo. Então, é isso mesmo mano, falou o que eu precisava. Então, a minha ideia de cursar Química antes de farmácia era justamente para me dar uma base muito top em química para me ajudar nas pesquisas e na faculdade, mas por esse caminho que você me falou parece que não será necessário um bacharelado em Química, química na faculdade anhanguera é de 3 anos, daí eu ia fazer uma pós em química orgânica para depois começar farmácia, e chegar na pós com uma perfeita base em química, mas seu comentário me salvou. Tamo junto.
Uma duvida , eu sou engenheiro de computação mas trabalho em indústria quimica como tecnico em instrumentação indústrial e automação, estou pensando em fazer engenharia quimica pois me parece que e mais facil pegar cargo na area de melhorias , sera que compensa.
Não compensa, a engenharia química é mais transformação e processos, uma engenharia mecânica e ou automação seria mais interessante, ou uma pós.
Sim