Legal isso. Me conhecia como usuario de Ti bem alto. Até sofrer de tanto ficar só em teoria. Geralmente tentava alcançar um fato com os dados que tenho. E nem sempre são o suficiente, supor novos fatos aí ja vai ficando uma zona desconfortável, envolvendo um querer saber. Hoje dou valor a uma prudência temorosa. Na verdade me dói não chegar a lugar algum. Quero alcançar o fato. Eu era e ainda sou um pouco. Uma pessoa curiosa, viciada em curiosidades e teorias.
Tudo bem Heráclito. Muito bacana seu trabalho. Você passa muita segurança na abordagem dos assuntos. Sem dizer, que é possível ver em ti uma transparência que nos desperta o respeito. Isto é, não é como outros profissionais tipicamente mercenários. Parabéns!
Enquanto assistia o video, fui relembrando algumas experiências da minha vida que se encaixa com o que você fala, realmente tenho uma certa dificuldade com o sexo oposto, talvez por falta de tentativa, ainda sou novo, penso que tenho que resolver primeiro o que me incomoda mais.
Interessante a analogia que vc fez com o Sheldon. Taí uma ideia pra um quadro no seu canal, análise tipológica de personagens, acho que o pessoal gostaria.
Heráclito, uma conversão espiritual como a de Buda, São Paulo Apóstolo, Santo Agostinho, São Francisco de Assis tende a fazer o sujeito mudar o seu tipo psicológico ? Por exemplo: Buda eu tendo a achar mais introvertido, São Francisco de Assis eu tendo a achar mais extrovertido... E se há esse processo de conversão, este fenômeno faz parte do processo de individuação ?
Tennho uma irmã deste tipo e ela já melhorou muito. Ela tem 47 anos e o que fez diferença profunda nela foi a maturidade e o próprio conhecimento dos tipos psicológicos de Jung.
Uma dúvida: eu fui submetido (aos 16 anos de idade) ao teste QUATI de personalidade em uma clínica onde também fiz um teste de QI para receber um laudo psicológico de TEA. No resultado, constou que eu sou do tipo Pensamento Introvertido com Intuição Extrovertida Auxiliar. Logo, pela teoria de Jung, meu sentimento é inconsciente. Porém fico confuso também com a definição do tipo Sentimento Introvertido, que é intenso mas tem dificuldade em expressar o próprio sentimento. Quase todos os meus familiares e amigos de longa data dizem que sempre fui bastante analítico, crítico, pontual, sistemático e dedutivo, mas também emocionalmente sensível, intenso e também fui criticado por ser bastante dramático e emocionalmente abusivo na minha pré-adolescência (entre os 12 e 14 anos). Fora que eu tinha uma preocupação grande com o que as pessoas pensavam de mim, que seria aparentemente uma característica do Pensamento Extrovertido inferior. Também desenvolvi valores pessoais rígidos, e uma absurda desconfiança do que as pessoas acham "certo", mesmo sabendo que eu não sou moralmente confiável (porque sou um ser humano falho), causando uma certa incerteza da minha integridade, mesmo que eu tenha valores definidos. Além disso, quando estou consciente tendo a sentir mais necessidade de autocontrole e de me afastar dos objetos, mas quando estou emocionalmente abalado, estressado ou transtornado costumo ter expressões de sentimentos muito egocêntricos, mas esses sentimentos acabam sendo muito visíveis para os outros; quando estou chateado ou com raiva, não é difícil de perceber. Isso seria a definição de um Pensador Introvertido com o Sentimento Extrovertido infantil, por conta da alta intensidade emocional mas baixa consciência do sentimento? Ou um Sentimental Introvertido pela preocupação com o que pessoas de fora pensam?
O quati é uma porcaria e não vale nada, está completamente equivocado no que diz respeito aos tipos e é um teste ruim no que tange a lógica dos testes e sua estatística, ninguém deve se basear no quati, o melhor é em análise vc porcurar conhecer o seu tipo
Uma pergunta: até que ponto podemos entender que o tipo pensamento introvertido é influenciado pela razão autruista oposta extroversão sentimento? Ou seja, existe influência empatica de médio e longo prazo nas razões do pensar objetivo deles?
É aí que está o mbti erra rude nesse quesito, como os tipos que costumam instantaneamente intuir são costumeiramente Ni mas na realidade são os Ne que realmente tem isso,por causa da introversão ser desleixada com a realidade,mbti é um erro.
Professor, eu sempre falo que o pensamento introvertido para os outros parecerá que é o dono da verdade, ele sempre sabe tudo, acha que é deus. A ponto de quando muito intuitivos e formais, darem ares de arrogância tal, que afirmam a certeza do saber deles, tudo já pensaram antes, tudo já sabiam e vc, o objeto e os outros todos, somente agora perceberam algo que já era óbvio para eles.
Guy Leite Jr esse tipo não é "ruim", Kant era uma pessoa muito agradável e um professor brilhante, só quando é muito neurótico e unilateral ele fica como o Sheldom
Heraclito Aragao Pinheiro verdade. Não são ruins, ao contrário, a intenção deles interna é muito boa. Me refiro a inabilidade deles com o objeto em muitas ocasiões expressa negatividade mas numa preocupação genuína de serem justos e contribuir para que as coisas dêem certo.
Descobri-o na semana passada e estou a devorar todos os vídeos. Muito melhor do que o curso pago que estava a fazer:). Apenas um detalhe: o Sheldon Cooper é suposto ser um representanto de alguém com síndrome de Asperger, ou seja, alguém no espectro autista. Fica meio estranho misturar Tipo Pensamento Introvertido com autismo. Não?
Eu nunca tinha visto qualquer menção do Sheldon ter autismo, pelo contrário, ele vive dizendo "my mom got me tested" nem nenhuma referência na série. De qualquer sorte, mesmo pessoas autistas devem ter um tipo... de qualquer sorte, obrigado por acompanhar o canal!
@@HeraclitoAragaoPinheiro de facto, abre-se uma perspectiva muito curiosa: sendo os asperger genericamente caracterizados por pensamento binário (0,1), amantes de rotinas, tendência para comportamentos repetitivos, interesses monofocados, imensa dificuldade em "ler" as emoções dos outros, interpretação literal do mundo e do que lhes é dito e algumas idiossincrasias com sensações (podem nãop tolerar alguns sons, ou texturas, ou intesidasde luminosa...), se não nascem introvertidos, acabam por se tornar introvertidos ( o mundo é-lhes um lugar estranho de entender e de se lhes adaptar). A questão que se põe: com estas características teriam todo o mesmo tipo? A minha área são as neurociências e estes cruzamentos são muito curiososa. Porque um asperger ( autista de alta performance) hoje é visto como apenas alguém com neurodiversidade (tal com o o disléxico). Assim sendo, está-se a retirá-los do campo da patologia. São apenas diferentes na sua organização neurológica. Ora isso casa muito bem com esta leitura de tipos. Poque naturalmente haverá autistas neuróticos e não neuróticos( nunca tinha pensasdo nisto...:)) Na série The Good Doctor da Netflix. Identifica um tipo no protagonista? (A esta hora já o meu perfil Intuitivo Extrovertido está mais do que escancarado:). Mas como sou bem limpinha e arranjadinha, deve andar por aquiuma função secundária a fazer bom trabalho. Tem algum vídeo seu que explique o agregar das outras funções/tipos no perfil?
Sim, é por aí mesmo, eu creio q fiz alguns vídeos sobre a função inferior também, e tivemos um evento sobre tipos no Papo Complexo, um canal aqui no TH-cam onde fazemos eventos regularmente
Sua descrição do introvertido pensamento se assemelha muito ao tipo de defesa de caráter esquizóide de Reich....falei isso a meu ex-terapeuta (e ex-supervisor...) e ele quase infarta, mas não me respondeu...Vc também discorda?
A rigor essa descrição não é minha, mas do Jung, eu sigo a risca o que está no tipos. Eu não posso lhe responder, porque desconheço Reich, só li um livro dele, o que versa sobre o nazismo (que me pareceu estritamente freudiano), então me faltam elementos para concordar ou discordar, pois desconheço completamente a teorização de Reich, se vc puder esclarecer melhor do que se trata esse tipo de defesa eu poderia opinar, mas ainda assim sem muita certeza, pois ainda me faltaria leitura.
Heraclito Aragao Pinheiro, quisera eu ter essa capacidade de síntese... Inicialmente precisaria falar sobre o que Reich tratou como defesa de caráter, encouraçamento - necessidade de proteção egóica trazida para o corpo, 'encorporada'... - a defesa esquizoidal é a mais alto voltada, é o tipo desenvolvido mais cedo, eventualmente em estágio intrauterino, e é a tendência ao 'escapismo' à 'fuga' do aqui, e do entorno, para ambiente interno, mental, a defesa se daria escanpado-se do corpo (fugir-ficar)...teria "algum grau" de ligação com o transtorno de caráter esquizóide, com o autismo e a esquizofrenia...Sabendo-se que todos temos, segundo Reich, algum tipo de defesa de caráter, sustentação do ego no corpo. Identificação e tratamento porque junto vêm desfuncionalidades que, afastadas, suprimidas, e compensadas, carreariam alívio de tensões do fluxo energético corporal... Posso estar misturando(ou integrando...😂) Reich, Lake, Klein, Brennan, e outros aqui, me desculpe! Vasto o tema! Mas há muito mais de Reich para ser lido do que o Psicologia de Massas....sugiro, fortemente! Gratidão!
Legal isso. Me conhecia como usuario de Ti bem alto. Até sofrer de tanto ficar só em teoria. Geralmente tentava alcançar um fato com os dados que tenho. E nem sempre são o suficiente, supor novos fatos aí ja vai ficando uma zona desconfortável, envolvendo um querer saber. Hoje dou valor a uma prudência temorosa.
Na verdade me dói não chegar a lugar algum. Quero alcançar o fato.
Eu era e ainda sou um pouco. Uma pessoa curiosa, viciada em curiosidades e teorias.
Tudo bem Heráclito.
Muito bacana seu trabalho. Você passa muita segurança na abordagem dos assuntos. Sem dizer, que é possível ver em ti uma transparência que nos desperta o respeito. Isto é, não é como outros profissionais tipicamente mercenários. Parabéns!
Muito obrigado, e obrigado por acompanhar o canal
Esse é literalmente o único vídeo br sobre Ti dominante que encontrei no TH-cam
Sério?! Interessante
Interessante que um modelo humano pro tipo apareça justamente em uma série de humor, é tão unilateral que se torna caricato e cômico
Caliel Alef tragicômico eu diria
Seus videos sao os melhoressss
Muito obrigado!
Enquanto assistia o video, fui relembrando algumas experiências da minha vida que se encaixa com o que você fala, realmente tenho uma certa dificuldade com o sexo oposto, talvez por falta de tentativa, ainda sou novo, penso que tenho que resolver primeiro o que me incomoda mais.
Amo seus vídeos, professor.
Obrigado!
Amo ouvir vc caracaaaa eu morro de rir e aprendo bastanteee tragicômico 😂😂😂😂
Tamo junto!
Muito bom professor! Presente aqui. Obrigado!!!
Poderia falar sobre a personalidade da Ana Delvey da serie inventando Ana
Vou dar uma sacada
Interessante a analogia que vc fez com o Sheldon. Taí uma ideia pra um quadro no seu canal, análise tipológica de personagens, acho que o pessoal gostaria.
Sim, seria interessante
Adorariaaaaa
Boa.
Muito bom. Realmente vou ser considerado esquisito pelo resto da vida.
Heráclito, uma conversão espiritual como a de Buda, São Paulo Apóstolo, Santo Agostinho, São Francisco de Assis tende a fazer o sujeito mudar o seu tipo psicológico ? Por exemplo: Buda eu tendo a achar mais introvertido, São Francisco de Assis eu tendo a achar mais extrovertido... E se há esse processo de conversão, este fenômeno faz parte do processo de individuação ?
Alvaro Costa sim, Jung fala especificamente de Paulo nesse sentido
Alvaro Costa mas o processo de individuação tb leva a modificação do tipo
Tennho uma irmã deste tipo e ela já melhorou muito. Ela tem 47 anos e o que fez diferença profunda nela foi a maturidade e o próprio conhecimento dos tipos psicológicos de Jung.
Uma dúvida: eu fui submetido (aos 16 anos de idade) ao teste QUATI de personalidade em uma clínica onde também fiz um teste de QI para receber um laudo psicológico de TEA. No resultado, constou que eu sou do tipo Pensamento Introvertido com Intuição Extrovertida Auxiliar. Logo, pela teoria de Jung, meu sentimento é inconsciente.
Porém fico confuso também com a definição do tipo Sentimento Introvertido, que é intenso mas tem dificuldade em expressar o próprio sentimento. Quase todos os meus familiares e amigos de longa data dizem que sempre fui bastante analítico, crítico, pontual, sistemático e dedutivo, mas também emocionalmente sensível, intenso e também fui criticado por ser bastante dramático e emocionalmente abusivo na minha pré-adolescência (entre os 12 e 14 anos). Fora que eu tinha uma preocupação grande com o que as pessoas pensavam de mim, que seria aparentemente uma característica do Pensamento Extrovertido inferior. Também desenvolvi valores pessoais rígidos, e uma absurda desconfiança do que as pessoas acham "certo", mesmo sabendo que eu não sou moralmente confiável (porque sou um ser humano falho), causando uma certa incerteza da minha integridade, mesmo que eu tenha valores definidos. Além disso, quando estou consciente tendo a sentir mais necessidade de autocontrole e de me afastar dos objetos, mas quando estou emocionalmente abalado, estressado ou transtornado costumo ter expressões de sentimentos muito egocêntricos, mas esses sentimentos acabam sendo muito visíveis para os outros; quando estou chateado ou com raiva, não é difícil de perceber.
Isso seria a definição de um Pensador Introvertido com o Sentimento Extrovertido infantil, por conta da alta intensidade emocional mas baixa consciência do sentimento? Ou um Sentimental Introvertido pela preocupação com o que pessoas de fora pensam?
O quati é uma porcaria e não vale nada, está completamente equivocado no que diz respeito aos tipos e é um teste ruim no que tange a lógica dos testes e sua estatística, ninguém deve se basear no quati, o melhor é em análise vc porcurar conhecer o seu tipo
Qual seu signo? Sabe Ascendente e algumas posições do mapa?
@@marceloardilla8818 Não curto Astrologia, meu bom
@@JoaoAlves-bo4cf Ok ! Abraços!
É... acho que descobri meu tipo psicológico.
Uma pergunta: até que ponto podemos entender que o tipo pensamento introvertido é influenciado pela razão autruista oposta extroversão sentimento? Ou seja, existe influência empatica de médio e longo prazo nas razões do pensar objetivo deles?
Guy Leite Jr não, verdadeira empatia depende da extroversão e realmente se importar com os outros depende de ter sentimentos conscientes
Guy Leite Jr o pensar deles não é objetivo, não é causado pelos objetos e nem os tem como meta, é um pensar marcadamente subjetivo
Q sacanagem comparar com o Sheldon... mas no resto me identifiquei kkk
Ótima explicação
Sou Luiz tipo pensamento introvertido.
Prazer, Heráclito pensamento extrovertido
O Nietzsche me lembra muito esse tipo
É aí que está o mbti erra rude nesse quesito, como os tipos que costumam instantaneamente intuir são costumeiramente Ni mas na realidade são os Ne que realmente tem isso,por causa da introversão ser desleixada com a realidade,mbti é um erro.
Professor, eu sempre falo que o pensamento introvertido para os outros parecerá que é o dono da verdade, ele sempre sabe tudo, acha que é deus. A ponto de quando muito intuitivos e formais, darem ares de arrogância tal, que afirmam a certeza do saber deles, tudo já pensaram antes, tudo já sabiam e vc, o objeto e os outros todos, somente agora perceberam algo que já era óbvio para eles.
Guy Leite Jr esse tipo não é "ruim", Kant era uma pessoa muito agradável e um professor brilhante, só quando é muito neurótico e unilateral ele fica como o Sheldom
Heraclito Aragao Pinheiro verdade. Não são ruins, ao contrário, a intenção deles interna é muito boa. Me refiro a inabilidade deles com o objeto em muitas ocasiões expressa negatividade mas numa preocupação genuína de serem justos e contribuir para que as coisas dêem certo.
Posso ser introvertido e ter o tipo pensamento extrovertido ou é regra ser introvertida e ter o tipo pensamento introvertido ?
O tipo funcional segue o tipo geral
Descobri-o na semana passada e estou a devorar todos os vídeos. Muito melhor do que o curso pago que estava a fazer:). Apenas um detalhe: o Sheldon Cooper é suposto ser um representanto de alguém com síndrome de Asperger, ou seja, alguém no espectro autista. Fica meio estranho misturar Tipo Pensamento Introvertido com autismo. Não?
Eu nunca tinha visto qualquer menção do Sheldon ter autismo, pelo contrário, ele vive dizendo "my mom got me tested" nem nenhuma referência na série. De qualquer sorte, mesmo pessoas autistas devem ter um tipo... de qualquer sorte, obrigado por acompanhar o canal!
@@HeraclitoAragaoPinheiro de facto, abre-se uma perspectiva muito curiosa: sendo os asperger genericamente caracterizados por pensamento binário (0,1), amantes de rotinas, tendência para comportamentos repetitivos, interesses monofocados, imensa dificuldade em "ler" as emoções dos outros, interpretação literal do mundo e do que lhes é dito e algumas idiossincrasias com sensações (podem nãop tolerar alguns sons, ou texturas, ou intesidasde luminosa...), se não nascem introvertidos, acabam por se tornar introvertidos ( o mundo é-lhes um lugar estranho de entender e de se lhes adaptar). A questão que se põe: com estas características teriam todo o mesmo tipo? A minha área são as neurociências e estes cruzamentos são muito curiososa. Porque um asperger ( autista de alta performance) hoje é visto como apenas alguém com neurodiversidade (tal com o o disléxico). Assim sendo, está-se a retirá-los do campo da patologia. São apenas diferentes na sua organização neurológica. Ora isso casa muito bem com esta leitura de tipos. Poque naturalmente haverá autistas neuróticos e não neuróticos( nunca tinha pensasdo nisto...:))
Na série The Good Doctor da Netflix. Identifica um tipo no protagonista?
(A esta hora já o meu perfil Intuitivo Extrovertido está mais do que escancarado:). Mas como sou bem limpinha e arranjadinha, deve andar por aquiuma função secundária a fazer bom trabalho. Tem algum vídeo seu que explique o agregar das outras funções/tipos no perfil?
Sim, é por aí mesmo, eu creio q fiz alguns vídeos sobre a função inferior também, e tivemos um evento sobre tipos no Papo Complexo, um canal aqui no TH-cam onde fazemos eventos regularmente
@@HeraclitoAragaoPinheiro obrigada. As funções inferiores estou a ver. Vou procurar o evento. A minha questão é sobre funções secundárias.
Como assim "objeto"??
Tudo que vem do mundo externo
Sua descrição do introvertido pensamento se assemelha muito ao tipo de defesa de caráter esquizóide de Reich....falei isso a meu ex-terapeuta (e ex-supervisor...) e ele quase infarta, mas não me respondeu...Vc também discorda?
A rigor essa descrição não é minha, mas do Jung, eu sigo a risca o que está no tipos. Eu não posso lhe responder, porque desconheço Reich, só li um livro dele, o que versa sobre o nazismo (que me pareceu estritamente freudiano), então me faltam elementos para concordar ou discordar, pois desconheço completamente a teorização de Reich, se vc puder esclarecer melhor do que se trata esse tipo de defesa eu poderia opinar, mas ainda assim sem muita certeza, pois ainda me faltaria leitura.
Heraclito Aragao Pinheiro, quisera eu ter essa capacidade de síntese... Inicialmente precisaria falar sobre o que Reich tratou como defesa de caráter, encouraçamento - necessidade de proteção egóica trazida para o corpo, 'encorporada'... - a defesa esquizoidal é a mais alto voltada, é o tipo desenvolvido mais cedo, eventualmente em estágio intrauterino, e é a tendência ao 'escapismo' à 'fuga' do aqui, e do entorno, para ambiente interno, mental, a defesa se daria escanpado-se do corpo (fugir-ficar)...teria "algum grau" de ligação com o transtorno de caráter esquizóide, com o autismo e a esquizofrenia...Sabendo-se que todos temos, segundo Reich, algum tipo de defesa de caráter, sustentação do ego no corpo. Identificação e tratamento porque junto vêm desfuncionalidades que, afastadas, suprimidas, e compensadas, carreariam alívio de tensões do fluxo energético corporal... Posso estar misturando(ou integrando...😂) Reich, Lake, Klein, Brennan, e outros aqui, me desculpe! Vasto o tema! Mas há muito mais de Reich para ser lido do que o Psicologia de Massas....sugiro, fortemente! Gratidão!
Heráclito, me responde uma dúvida, ou ao menos me fale um caminho... Qual diferença entre sombra e função inferior?
de uma maneira simples, a sombra é a soma das inferioridades psíquicas, das quais a função inferior é uma delas
@@HeraclitoAragaoPinheiro Porra Heráclito, muito obrigado.
Usa palavras mais simples pra explicar meu brother
É difícil por perder a noção mais perto, Mbti "veio" pra isso e lascou tudo,melhor ler nas palavras dos autores,sempre.