muito bom, valeu, sou INFJ, tentando com muito esforço superar um grip básico de Se que me deu uma rasteira na vida, começando agora minha caminhada pelo jung, antes tarde do que nunca, gostei dessa parte sobre a vertigem, muito isso mesmo, lembro que nas minhas inconsequentes experiências com álcool, quando eu passava do limite e ficava com meu corpo inútil, precisando ser carregado, pq eu simplesmente não tinha força pra sequer abrir os olhos, ainda sim minha cabeça estava lá, trabalhando pra interpretar tudo que tava passando pela minha cabeça, meu cérebro não cansa nem quando meu corpo tá praticamente morto, até no limite físico eu tô lá usando a intuição introvertida, viajando nessas visões e tentando compreender os arquétipos e fazendo conexões... coisa de louco mesmo.
"I'm taking a stand to escape what's insiste me" ... "I never said that i want this This burden came to me And it's made it's home inside." (Imagine Dragons: Monsters)
Por isso que quando eu bebia pra me soltar nas festas, ainda assim eu continuava consciente, ou seja, superava a timidez mas a introversão ainda marcava sua presença...
Super! Gostaria de ter assistido um vídeo assim há mais tempo, teria me ajudado bastante. Muito boa a explicação. Faz tempo que aprecio as idéias de Jung, mas estou me aprofundando aos poucos nas suas obras. Pessoalmente, pela maneira que é explicado, os seus vídeos foram os melhores abordando as idéias de Jung que encontrei. Muito bom. #No MBTI, meu tipo deu INTJ-A
Obrigada! To tentando entender Jung através dos seus vídeos. É meu tipo e realmente é uma viagem, ainda bem que há as outras funções. Realmente, demorei décadas até tomar consciência do meu corpo, busco me fixar um pouco na realidade através de exercícios e rotinas mas é bem chato, a vontade é ficar o dia todo divagando sobre a vida, quem sabe andar pela rua e conversar com bêbados e esquizofrênicos, como não dá, estuda-se e trabalha-se mas tem que ser com algo que traga algum sentido maior, mais amplo. Vejo muito no meu tipo INFJ a necessidade de uma causa, só assim dá pra encarar a rotina.
Tamo junto, que bom que os vídeos estão ajudando. E intuição só é essa coisa maravilhosa e mágica pra quem não tem, pra quem é intuitivo é beeem complicado
quando eu era mais jovem, eu tinha isso tb, de querer ficar divagando e imaginando possibilidades para a humanidade, além de ter muita dificuldade para lidar com rotina. Com o tempo (e bota tempo nisso....), fui percebendo as maravilhas de se viver no tempo presente (função Se). Ainda tenho dificuldades com a inferior, mas hoje em dia tô bem mais realista, até esporte comecei a praticar (e tô amando). Uma coisa que aprendi com a Se: o sentido da vida é a própria vida ;)
É tudo muito mágico.Só agora, conhecendo os Tipos Psicológicos ,consegui compreender meu jeito de ser, podendo ter um outro olhar sobre mim mesma. Adoro Jung e gosto muito da forma como vc, Heráclito, aborda a teoria dele. Gratidão pelo trabalho que executa.Continue, por favor, nesta trajetória de passar conhecimento consistente e instigante.
Muito legal! Sou INFP ou J, não sei ainda. Me identifico completamente, porém eu já fui vários destes "tipos" de introvertido intuitivo, é algo que vai se desenvolvendo.
Já me vi sendo muito "louca", respondendo às pessoas a partir das minhas visões internas (oq vc chamou de imagens q se apresentam, mas no meu caso não são imagens concretas que eu poderia desenhar, são visões de percepções e relações entre ideias, que produzem algum outro entendimento ou sabedoria). E muitas vezes em que usei algum alterador de consciência, como a cannabis, fico completamente incapaz de agradar às outras pessoas respondendo como eles gostariam pois me vem tanta informação que preciso ou compartilhar ou digerir sozinha. Se eu uso extremamente pouco ainda dá pra manter a atenção na tradução do que eu digo, e conseguir entregar a mensagem direito, mas se eu já estiver processando muita informação interior, ja tentando resolver algum dilema próprio, aí fica impossível servir aos outros com o que esperam nestes momentos.
Sou INFJ e identifiquei-me do começo ao fim. Gratissísimo pelo conhecimento sobre um tópico não muito fácil de ser abordado, pela profundidade e mistérios da mesma, mas você conseguiu com muita maestria.
eu converso de boa com uma pessoa e sinto uma grande empatia e sei o que a pessoa está sentido(n sei explicar eu achava que todos eram assim), eu me acho intuitivo mas eu num sou do tipo de ficar criando imagem não, sou bem pé no chão. Minha intuição é mais voltada pro meu interior e pela administração dos meus sentimentos, me acho calmo, mas também posso ficar bastante sobrecarregado, por exemplo na minha família sempre fui muito reclamão, eu não entendia minha essência direito e era muito egoísta pra fazer algumas coisas, acabava que virava costume expressar meus gostos, por exemplo falar mal de algum ambiente(isso somente pra minha família). No fundamental eu tinha até algumas pessoas que me admiravam e eu não entendia porque eram tão próximas de mim, sendo que sempre me achei alguém complicado, chato, sem status, sobrecarregado e sem energia, fora que eu julgava muito alguém por ser ruim e essas se sentiam próximas de mim, alguns não gostavam de mim e eu não sei por quê me odiavam, eu não conseguia ver maldade, não sentia remoço pela pessoa, o que eu sentia era que a pessoa não sabia o que ela estava sentido . Eu quando tô na escola por exemplo sou muito estranho, não consigo me conectar a ninguém de ficar horas ouvindo o que a pessoa mais gostou de um filme, eu fico nervoso demais quando fico sem fazer nada em um ambiente social. Ninguém me entende e eu não entendo eles e nem a mim mesmo, tipo agora, nem sei por que desse texto, estou normal, não tenho nada pra falar, "até parece que estou reclamando ou criticando sobre algo". Me acho normal quando estou sozinho, mas quando fico em um ambiente com pessoas eu já mudo de mentalidade na mesma hora, por que eles não me ajudam pra eu puder ajudar eles? por que falam tantas coisas "chatas" numa hora incerta ? e porque que eu meio que fico feliz vendo todos estarem bem? Meu jeito muda e eu fico me perguntando qual o sentido, não o sentido da vida como algo teórico e sim qual é o meu desempenho que eu deveria fazer aqui
Heráclito, na verdade o sonho que você falou das montanhas da Suiça e do mar de sangue aparece descrito por Jung em Memórias, Sonhos e Reflexões como uma visão ou sonho acordado, mas sabemos que não deixa de ser uma manifestação do inconsciente. Abc.
Pfvr...faça uma nova explicaçao desse tipo,dizendo como seria esse tipo no ambiente de trabalho, com a família e amigos e como eles lidam com conflito e se são propensos a depressão,,agradeço sua atenção,..e eu sempre deixo meus joilhas nos seus vídeos viu..kkkkk
Interessante o distanciamento da Sensação Extrovertida. Há alguns anos,, acordei de madrugada com claros sintomas de um infarte, o coração fibrilava e meu corpo tremia, minha mente imediatamente foi entender o que estava acontecendo, pensei, não é um ataque cardíaco, deve ser estresse, estou bem cansada mas amanhã tenho obrigações a cumprir então é melhor ir dormir senão estarei exausta., O corpo que lute. Um afastamento da sensação e representação do contexto. Muita coisa se explica. Na vida inclusive.
Conheço esse estado. Porém aparento estar distante desse modo e com isso, de uma maneira doentia à minha original tipologia. Pra vocês, parece que essas imagens surgem porém somente quando está de forma plena recebendo o mundo objetivo externo sem intermedios? Aí essas impressões e estalos surgem, previsões e observaçoes profundas sobre a natureza das coisas por trás, que nem um transbordar de um copo, como uma consequência.. por isso tem de estar de ouvidos abertos à experiência vivida. Pra mim só ocorre esse tipo de experiência quando há essa recepção e observação do mundo externo. Ultimamente pareço estar desconexo da realidade como usando um filtro como o de Si, então as imagens parecem não reverberar pois nem as olhei. Alguém conhece esse tipo de experiência e consegue dizer se isso se aparenta com Ni ou alguma função específica?
A pessoa vai achar que está doente, por exemplo sai com alguém e faz sexo, mesmo que com preservativo, no dia seguinte tem certeza de que pegou uma doença venérea. A pessoa imagina sempre estar doente e tem sensações de estar doente.
Professor, será que os conhecimentos empíricos da primeira metade do século XX podem ter sofrido alguma mudança inportante na experiência clinica de hoje? Ex: Tenho conversado muito com intuitivos introvertidos e não localizo mais esta parte da sujeira advinda da não consciência do próprio corpo. Talvez pela conscientização da necessidade do asseio para aceitação social. Vejo sim as outras características que foram preconizadas por Jung na teoria dos tipos.
Esta maneira intensa com que estas imagens aparecem para eles, é possível que por isto eu perceba um certo ar de soberba que eles tem em relação ao objeto? Alguns vários deles se comportam como se já soubessem das coisas, dando um certo ar de superioridade. Tem a ver?
Sou Ni dom e tenho esse ar soberbo no meu comportamento. Tenho noção de que é uma variação de afastamento da realidade e uma certa timidez também, sei que não sei de nada e acredito nisso, não sou egocêntrico, nem falo com autoridade do que gosto de falar, ainda assim a maioria das pessoas tende a falar que eu acredito que sei de tudo e me comunico em posição de superioridade... Não é o que penso nem tento passar, quer dizer, eu até me inspiro em arquétipos aristocráticos, mas é só porque eu acho bonito e romântico. Outros amigos Ni dom também são vistos dessa forma mesmo não se vendo assim. Cada caso é um caso, mas muitas vezes a aparência é falsa
Não projete o que há em você nos outros. De fato eles "sabem" das coisas, mas a soberba não é inerente de um tipo, mas de uma pessoa, de um ser, de um indivíduo.
Uma pessoa de humanas kkkkkkkkkkkk. Faz um tempo fiz o teste de personalidade e deu INTJ, e realmente eu era bem desleixada com a aparência hahaha. Mas estou num processo tão intenso de mudança, que o teste agora está dando ENTP. E ando mais bonitinha na rua, usando maquiagem e tudo! HAHAHA
Ni dom não se contenta apenas em fazer testes, elas estudam e muito sempre para poderem chegar em alguma conclusão... Eu demorei muito tempo para descobrir que sou Intj, sou intuitivo introvertido, os testes que fiz me diziam que eu era Enfp, Entp, Entj, Intj, Infj, Enfj... Você deve ou pode ser Entp ou Enfp, Ni você não pode ter, não creio nisso a menos que me prove.
Como sensação /intuição são ambas perceptivas e num polo temos I. INT. totalmente referindo-se às imagens inconsc. e S. EXT. aos objetos externos, sobra no meio termo I. EXT. e S. INT. que são dificilmente distinguiveis, ambas dependendo do exterior para se remeterem ao inconsciente. Me parece que Pensamento e Sentimento são diferentes em essência mas que Sensação e Intuição são diferentes só em grau (mais consc. /mais inconsc.) e se constituiriam num contínuo. Que lhe parece?
Não não, há uma diferença bem maior, leia o tipos que isso fica mais claro, até pq tem alguns equívocos na sua argumentação, mas que por comentário é complicado de responder. Leia o tipos, é o melhor que eu posso te responder. Depois faço um vídeo explicando melhor
@@HeraclitoAragaoPinheiro Vou reler mas só pra me orientar poderia destacar meu equívoco? Assim procuro com mais foco. O texto de Jung cita : "Na atitude extrovertida, a intuição se volta sobretudo para o objeto; chega, assim, bem próximo da sensação, pois a atitude de expectativa de objetos exteriores pode servir-se da sensação com quase a mesma probabilidade." Daí minha dúvida.
@@alcyrrocha4734 sensação tem um foco no presente e nos detalhes, intuição tem um foco nas possibilidades, no futuro, e no quadro geral, perdedo os detalhes, a sensação é realista, a intuição é fantástica etc, apenas para perceber que são funções diversas, exatamente como pensamento e sentimento
De onde vem a postura quase sempre cética deste tipo? O ceticismo deles só ocorre na função julgativa ou o estado de atenção ocorre já numa forma irracional na função perceptiva? Esta minha dúvida vem da observação de várias pessoas com este tipo primário e função secundária pensamento introvertido. Mas observo também em menor intensidade quando sentimento introvertido este ceticismo brilhante. Sempre achei que isto viesse desta postura de atenção em usar o pensamento numa validação intuitiva como se isto mantivesse segurança de que a percepção não trairá a lógica.
Guy Leite Jr é um tipo irracional, nesse caso o pensar está subjugado a intuição, assim pode adquirir um certo julgamento moral, mas não são propriamente céticos, só q não têm interesse pelo q o objeto tem a dizer
sou infj e sei bem as dores e delícias da intuição introvertida... e lembrei desse excelente álbum aqui que fica de recomendação: Penguin Café Orchestra : The Red Book th-cam.com/video/FMSXWPjpaxQ/w-d-xo.html Abraço!
A pessoas estão fazendo uma confusão ao misturar MBTI com Tipologia Junguiana. São estudos diferentes, embora a estrutura superficial dê impressão de que são as mesmas coisas. O MBTI altera muito o que o Jung escreveu.
Sinceramente eu não sabia desse fato. Mas já vi muitos vídeos que explicavam que tal tipo, sendo mais perceptivo, de acordo com a outra teoria era mais julgador. O que torna o MBTI totalmente zoado.
@@lucaspeterman6358 Isso. O tipo INFP do MBTI se assemelha ao Intuitivo Introvertido, embora nessa teoria mais moderna seja visto como Sentimental Introvertido. E o INFJ se assemelha ao Sentimental Introvertido, embora seja visto como Intuitivo Introvertido. Além disso, no MBTI, as funções adquirem orientação Introvertida ou Extrovertida, enquanto na Tipologia de Jung uma função cognitiva é algo diferente de orientação da libido de consciência( Introversão x Extroversão). Em Jung, nao é a função que pode ser extro ou introvertida, mas o sujeito. No MBTI, a funçao adquire adquiri Introversao ou Extroversao.
Estou gostando muito da série de vídeos. Mas este último vídeo me despertou uma curiosidade (por favor, não se ofenda): o teu hábito de usar latinismos é influência do Jung?
Não somente o Jung, o Nietzsche usa latin , e muitos outros espíritos( como as pessoas intelectuais da época séc 19 eram chamados ) também, espero que não se confunda.
Professor, você já ouviu falar sobre afantasia? Esse senso visionário dos intuitivos tem haver com ter imagens concretas em mente? Eu não tenho uma imaginação com imagens na mente, claro q tenho imaginação mas n consigo ver coisas com a mente sabe, é um breu, ver cenários etc mentalmente…
eu sou istp mas nao gosto de fazer tarefas manuais (gosto de ficar no meu espaço acomodada) odeio rotina e não sei como organizar coisas e não sou de prestar atenção em td no ambiente externo. também fico insegura em situações novas que não sei como lidar ou não tenho orientação externa
não sei se to me embolando aqui, mas como a intuição é voltada pro inconsciente, um tipo intuitivo introvertido com função sentimento mais desenvolvida do que pensamento, terá uma intuição marcada pelas características do pensamento, por ser mais inconsciente? essa pessoa poderá parecer ter o pensamento desenvolvido?
Essa é uma pergunta que parece simples, mas é imensamente ampla, pois algumas delas funcionam de maneiras típicas muito diferentes entre si. Ao mesmo tempo em que são diferentes para cada pessoa elas seguem um padrão tipicamente humano.
10:10 " Primeiro que tem uma introdução massa do sonuxa da zani"??? Eu realmente não entendi essa frase e ficaria muito grato se vc me explicasse pq adoro seus vídeos e anoto cada palavra deles!!
@@HeraclitoAragaoPinheiro acharia legal Heráclito, principalmente pra fazer essa diferença, pq muita gente acha erroneamente que mbti é Jung e seria muito interessante ver a opinião de quem tem uma ampla visão da obra de Jung comentar a respeito da validade dessa "teoria"
Então não sou kkkkk Eu imagino totalmente meu corpo por dentro ou nas sensações de dor Mas sou 100% observadora da imagem externa corporal que define meu pensamento sobre mim, sou introvertida
Prof,eu nao vi os outros vídeos, erro meu.Mas quando voce fala q para o intuitivo introvertido e muito dificil depositar energia na sensação externa,isso nao é uma regra né? Os tipos nao são algo inerte ,que se pode aplicar geneticamente, eu entendi bem? Ou estou equivocado? Obrigado, des de ja!
Vejo muito neguinho falando que é introvertido intuitivo, supervalorizando esse tipo como se fosse a melhor coisa do mundo, inclusive se autoproclamando intuitivo sendo que não é porra nenhuma. Esse tipo pode sofrer bastante na vida real, principalmente numa época que pede a extroversão para os relacionamentos, para o trabalho e isso coloca no introvertido o complexo de inferiodade. Portanto, ser intuitivo introvertido deixa você muito estranho até pra si mesmo, e não é lá tudo isso o que dizem.
Engraçado que a maioria dos cientistas, filósofos pessoas que foram e são de grande nomes e mudaram o nosso mundo para melhor e alguns para pior são em sua maioria intuitivas.
@Joao Tardy Esforçe-se para encontrar um lugar adequado para você enquanto trabalha em serviços que não te matam. Busque conhecimento e sabedoria todos os dias, aproveitando cada momento de ócio. Liste os assuntos, compre livros, cursos, etc. Abraço!
Achei o tipo do Batman, mas é meio controverso, já que, em cada história, os autores parecem mudar a forma do Bruce de enxergar o mundo. Em certas histórias, eu vejo a intuição nele, mas em outraa, ele me dá a impressão de ser um pensador extrovertido
@@HeraclitoAragaoPinheiro O senhor concorda em enxergar a odeia de "medo" concebido pelo Batman como uma manifestação do inconsciente coletivo? Acredito que a figura do morcego seja uma manifestação bem clara do inconsciente pessoal.
@JOJI2163 a evidência do ics pessoal é que isso faz parte da história de vida dele, já que ele caiu na caverna e se assustou com os morcegos, mas há certas nuances que se pode indicar aspectos arquetípicos, mas numa visada rápida eu concordo com vc.
Quase certeza que existe uma correlação de intuição introvertida e ansiedade generalizada. Sou INFJ e também tenho TAG. Em fóruns da internet vejo relatos de Ni's dom falando sobre sofrer também dessa desgraça psicológica que é a tal da ansiedade.
Cara sinceramente, eu entendi muito melhor a função da intuição introvertida quando comecei a ler Jung. Porque essa descrição da intuição parece muito descritiva e pouco prática. Da a impressão que todo intuitivo é um mago kk
Sou iniciante nos estudos de Jung e no seu canal, acabei de perguntar em outro vídeo se vc achava que Dalí era louco, e aí encontro sua playlist dos tipos, vou ver o vídeo sobre meu tipo. Antes de você citar, já imaginei quem era, ao dizer que artistas introvertidos intuitivos costumam criar obras estranhas hahaahha. Seria um caso de sincronicidade? Brincadeira. Mas ser II (introvertido intuitivo) é meio que loucura já, e principalmente quando vc ainda é INTP... Abraços.
Você só pode ser um tipo. Ou você é intuitivo introvertido (Ni dom, Infj ou Intj) ou outro tipo qualquer. Você nem deve ser Intp para começo de conversa, pode ser outro aí, veja aí.
muito bom, valeu, sou INFJ, tentando com muito esforço superar um grip básico de Se que me deu uma rasteira na vida, começando agora minha caminhada pelo jung, antes tarde do que nunca, gostei dessa parte sobre a vertigem, muito isso mesmo, lembro que nas minhas inconsequentes experiências com álcool, quando eu passava do limite e ficava com meu corpo inútil, precisando ser carregado, pq eu simplesmente não tinha força pra sequer abrir os olhos, ainda sim minha cabeça estava lá, trabalhando pra interpretar tudo que tava passando pela minha cabeça, meu cérebro não cansa nem quando meu corpo tá praticamente morto, até no limite físico eu tô lá usando a intuição introvertida, viajando nessas visões e tentando compreender os arquétipos e fazendo conexões... coisa de louco mesmo.
"I'm taking a stand to escape what's insiste me"
...
"I never said that i want this
This burden came to me
And it's made it's home inside."
(Imagine Dragons:
Monsters)
Por isso que quando eu bebia pra me soltar nas festas, ainda assim eu continuava consciente, ou seja, superava a timidez mas a introversão ainda marcava sua presença...
Deve ser porque você é louco mesmo kkkkk
eu não entendi nada
Super! Gostaria de ter assistido um vídeo assim há mais tempo, teria me ajudado bastante. Muito boa a explicação. Faz tempo que aprecio as idéias de Jung, mas estou me aprofundando aos poucos nas suas obras.
Pessoalmente, pela maneira que é explicado, os seus vídeos foram os melhores abordando as idéias de Jung que encontrei. Muito bom.
#No MBTI, meu tipo deu INTJ-A
Obrigada! To tentando entender Jung através dos seus vídeos. É meu tipo e realmente é uma viagem, ainda bem que há as outras funções. Realmente, demorei décadas até tomar consciência do meu corpo, busco me fixar um pouco na realidade através de exercícios e rotinas mas é bem chato, a vontade é ficar o dia todo divagando sobre a vida, quem sabe andar pela rua e conversar com bêbados e esquizofrênicos, como não dá, estuda-se e trabalha-se mas tem que ser com algo que traga algum sentido maior, mais amplo. Vejo muito no meu tipo INFJ a necessidade de uma causa, só assim dá pra encarar a rotina.
Tamo junto, que bom que os vídeos estão ajudando. E intuição só é essa coisa maravilhosa e mágica pra quem não tem, pra quem é intuitivo é beeem complicado
quando eu era mais jovem, eu tinha isso tb, de querer ficar divagando e imaginando possibilidades para a humanidade, além de ter muita dificuldade para lidar com rotina. Com o tempo (e bota tempo nisso....), fui percebendo as maravilhas de se viver no tempo presente (função Se). Ainda tenho dificuldades com a inferior, mas hoje em dia tô bem mais realista, até esporte comecei a praticar (e tô amando). Uma coisa que aprendi com a Se: o sentido da vida é a própria vida ;)
Também me vejo assim, sinto a necessidade de apenas viver dentro da minha própria mente.
É tudo muito mágico.Só agora, conhecendo os Tipos Psicológicos ,consegui compreender meu jeito de ser, podendo ter um outro olhar sobre mim mesma. Adoro Jung e gosto muito da forma como vc, Heráclito, aborda a teoria dele.
Gratidão pelo trabalho que executa.Continue, por favor, nesta trajetória de passar conhecimento consistente e instigante.
Termino o video me sentindo a mais sujismunda das criaturas kkk Amando os videos, obrigada Heráclito!
Elaina Nunes kkkk, basta um pouco de análise pra ficar bem estiloso ;)
Mais uma vez quero agradecer a vc professor Heráclito essas aulas vindas de alguém que tem uma visão sistêmica de toda a obra de Jung.
Guy Leite Jr tamo junto
Um heroi
Muito legal! Sou INFP ou J, não sei ainda. Me identifico completamente, porém eu já fui vários destes "tipos" de introvertido intuitivo, é algo que vai se desenvolvendo.
Já me vi sendo muito "louca", respondendo às pessoas a partir das minhas visões internas (oq vc chamou de imagens q se apresentam, mas no meu caso não são imagens concretas que eu poderia desenhar, são visões de percepções e relações entre ideias, que produzem algum outro entendimento ou sabedoria). E muitas vezes em que usei algum alterador de consciência, como a cannabis, fico completamente incapaz de agradar às outras pessoas respondendo como eles gostariam pois me vem tanta informação que preciso ou compartilhar ou digerir sozinha. Se eu uso extremamente pouco ainda dá pra manter a atenção na tradução do que eu digo, e conseguir entregar a mensagem direito, mas se eu já estiver processando muita informação interior, ja tentando resolver algum dilema próprio, aí fica impossível servir aos outros com o que esperam nestes momentos.
Sou INFJ e identifiquei-me do começo ao fim. Gratissísimo pelo conhecimento sobre um tópico não muito fácil de ser abordado, pela profundidade e mistérios da mesma, mas você conseguiu com muita maestria.
Eu que agradeço!
Toda vez que revejo esse vídeo, morro de rir com a melhor personificação do tipo em morador de rua acadêmico 😂😂😂😂❤
Professor tem que ser divertido!
eu converso de boa com uma pessoa e sinto uma grande empatia e sei o que a pessoa está sentido(n sei explicar eu achava que todos eram assim), eu me acho intuitivo mas eu num sou do tipo de ficar criando imagem não, sou bem pé no chão. Minha intuição é mais voltada pro meu interior e pela administração dos meus sentimentos, me acho calmo, mas também posso ficar bastante sobrecarregado, por exemplo na minha família sempre fui muito reclamão, eu não entendia minha essência direito e era muito egoísta pra fazer algumas coisas, acabava que virava costume expressar meus gostos, por exemplo falar mal de algum ambiente(isso somente pra minha família). No fundamental eu tinha até algumas pessoas que me admiravam e eu não entendia porque eram tão próximas de mim, sendo que sempre me achei alguém complicado, chato, sem status, sobrecarregado e sem energia, fora que eu julgava muito alguém por ser ruim e essas se sentiam próximas de mim, alguns não gostavam de mim e eu não sei por quê me odiavam, eu não conseguia ver maldade, não sentia remoço pela pessoa, o que eu sentia era que a pessoa não sabia o que ela estava sentido . Eu quando tô na escola por exemplo sou muito estranho, não consigo me conectar a ninguém de ficar horas ouvindo o que a pessoa mais gostou de um filme, eu fico nervoso demais quando fico sem fazer nada em um ambiente social. Ninguém me entende e eu não entendo eles e nem a mim mesmo, tipo agora, nem sei por que desse texto, estou normal, não tenho nada pra falar, "até parece que estou reclamando ou criticando sobre algo". Me acho normal quando estou sozinho, mas quando fico em um ambiente com pessoas eu já mudo de mentalidade na mesma hora, por que eles não me ajudam pra eu puder ajudar eles? por que falam tantas coisas "chatas" numa hora incerta ? e porque que eu meio que fico feliz vendo todos estarem bem? Meu jeito muda e eu fico me perguntando qual o sentido, não o sentido da vida como algo teórico e sim qual é o meu desempenho que eu deveria fazer aqui
Já sabe seu mbti? Se identifiquei em algumas coisas, mas ainda não sei o meu
Provavelmente você não tem Ni. Pode ser Isfj ou outro que não tenha Ni. Você pode ter Ne, pode ser Istp, não sei. Veja bem isso aí.
Heráclito, na verdade o sonho que você falou das montanhas da Suiça e do mar de sangue aparece descrito por Jung em Memórias, Sonhos e Reflexões como uma visão ou sonho acordado, mas sabemos que não deixa de ser uma manifestação do inconsciente. Abc.
Pfvr...faça uma nova explicaçao desse tipo,dizendo como seria esse tipo no ambiente de trabalho, com a família e amigos e como eles lidam com conflito e se são propensos a depressão,,agradeço sua atenção,..e eu sempre deixo meus joilhas nos seus vídeos viu..kkkkk
Tô esperando até agr kk
Em algum momento eu retomo o debate tipológico, provavelmente depois de Novembro quando vou estar livre do doutorado
Interessante o distanciamento da Sensação Extrovertida.
Há alguns anos,, acordei de madrugada com claros sintomas de um infarte, o coração fibrilava e meu corpo tremia, minha mente imediatamente foi entender o que estava acontecendo, pensei, não é um ataque cardíaco, deve ser estresse, estou bem cansada mas amanhã tenho obrigações a cumprir então é melhor ir dormir senão estarei exausta., O corpo que lute. Um afastamento da sensação e representação do contexto. Muita coisa se explica. Na vida inclusive.
O extrovertido raramente lembra que tem um corpo...
@@HeraclitoAragaoPinheiro na verdade me identifico com INTJ. Com uma Ni bem pronunciada a Se é deixada de lado.
@@HeraclitoAragaoPinheiro extrovertido?
Sim
Conheço esse estado. Porém aparento estar distante desse modo e com isso, de uma maneira doentia à minha original tipologia.
Pra vocês, parece que essas imagens surgem porém somente quando está de forma plena recebendo o mundo objetivo externo sem intermedios? Aí essas impressões e estalos surgem, previsões e observaçoes profundas sobre a natureza das coisas por trás, que nem um transbordar de um copo, como uma consequência.. por isso tem de estar de ouvidos abertos à experiência vivida. Pra mim só ocorre esse tipo de experiência quando há essa recepção e observação do mundo externo. Ultimamente pareço estar desconexo da realidade como usando um filtro como o de Si, então as imagens parecem não reverberar pois nem as olhei.
Alguém conhece esse tipo de experiência e consegue dizer se isso se aparenta com Ni ou alguma função específica?
Isso é Ni meu caro. É o que acontece quando estamos receptivos e atentos ao externo.
Heráclito, você pode dar alguns exemplos desses sintomas hipocondríacos?
A pessoa vai achar que está doente, por exemplo sai com alguém e faz sexo, mesmo que com preservativo, no dia seguinte tem certeza de que pegou uma doença venérea. A pessoa imagina sempre estar doente e tem sensações de estar doente.
Tuas aulas alem de boas de ver são ótimas de rever :)
tais coelho obrigado!
Professor, será que os conhecimentos empíricos da primeira metade do século XX podem ter sofrido alguma mudança inportante na experiência clinica de hoje? Ex: Tenho conversado muito com intuitivos introvertidos e não localizo mais esta parte da sujeira advinda da não consciência do próprio corpo. Talvez pela conscientização da necessidade do asseio para aceitação social. Vejo sim as outras características que foram preconizadas por Jung na teoria dos tipos.
Deve ser porque nós temos o costume do asseio frequente, diferente dos europeus.
Esta maneira intensa com que estas imagens aparecem para eles, é possível que por isto eu perceba um certo ar de soberba que eles tem em relação ao objeto? Alguns vários deles se comportam como se já soubessem das coisas, dando um certo ar de superioridade.
Tem a ver?
Guy Leite Jr sim, tem sim, mas lembre-se de que há uma vasta gama de variações individuais
Sou Ni dom e tenho esse ar soberbo no meu comportamento. Tenho noção de que é uma variação de afastamento da realidade e uma certa timidez também, sei que não sei de nada e acredito nisso, não sou egocêntrico, nem falo com autoridade do que gosto de falar, ainda assim a maioria das pessoas tende a falar que eu acredito que sei de tudo e me comunico em posição de superioridade... Não é o que penso nem tento passar, quer dizer, eu até me inspiro em arquétipos aristocráticos, mas é só porque eu acho bonito e romântico. Outros amigos Ni dom também são vistos dessa forma mesmo não se vendo assim. Cada caso é um caso, mas muitas vezes a aparência é falsa
Não projete o que há em você nos outros. De fato eles "sabem" das coisas, mas a soberba não é inerente de um tipo, mas de uma pessoa, de um ser, de um indivíduo.
O que você fala por volta do instante 5:32? “Sujo e desleixado e…” - alguma coisa “humana”.
Uma pessoa de humanas kkkkkkkkkkkk. Faz um tempo fiz o teste de personalidade e deu INTJ, e realmente eu era bem desleixada com a aparência hahaha. Mas estou num processo tão intenso de mudança, que o teste agora está dando ENTP. E ando mais bonitinha na rua, usando maquiagem e tudo! HAHAHA
Mayara Santana kkkk tamo junto, também era meio sujinho
kkkkkkkkkkk
Que estranho sou INFJ e nunca fui desleixado com a minha aparência.
Faz teste aonde? É quase que impossível vc mudar de personalidade.
Ni dom não se contenta apenas em fazer testes, elas estudam e muito sempre para poderem chegar em alguma conclusão... Eu demorei muito tempo para descobrir que sou Intj, sou intuitivo introvertido, os testes que fiz me diziam que eu era Enfp, Entp, Entj, Intj, Infj, Enfj... Você deve ou pode ser Entp ou Enfp, Ni você não pode ter, não creio nisso a menos que me prove.
Maravilhoso! Gratidão pelos vídeos.
Obrigado!
Como sensação /intuição são ambas perceptivas e num polo temos I. INT. totalmente referindo-se às imagens inconsc. e S. EXT. aos objetos externos, sobra no meio termo I. EXT. e S. INT. que são dificilmente distinguiveis, ambas dependendo do exterior para se remeterem ao inconsciente. Me parece que Pensamento e Sentimento são diferentes em essência mas que Sensação e Intuição são diferentes só em grau (mais consc. /mais inconsc.) e se constituiriam num contínuo. Que lhe parece?
Não não, há uma diferença bem maior, leia o tipos que isso fica mais claro, até pq tem alguns equívocos na sua argumentação, mas que por comentário é complicado de responder. Leia o tipos, é o melhor que eu posso te responder. Depois faço um vídeo explicando melhor
@@HeraclitoAragaoPinheiro Vou reler mas só pra me orientar poderia destacar meu equívoco? Assim procuro com mais foco.
O texto de Jung cita :
"Na atitude extrovertida, a intuição se volta sobretudo para o objeto; chega, assim, bem próximo da sensação, pois a atitude de expectativa de objetos exteriores pode servir-se da sensação com quase a mesma probabilidade."
Daí minha dúvida.
@@alcyrrocha4734 sensação tem um foco no presente e nos detalhes, intuição tem um foco nas possibilidades, no futuro, e no quadro geral, perdedo os detalhes, a sensação é realista, a intuição é fantástica etc, apenas para perceber que são funções diversas, exatamente como pensamento e sentimento
@@HeraclitoAragaoPinheiro obrigado pelo esclarecimento
De onde vem a postura quase sempre cética deste tipo? O ceticismo deles só ocorre na função julgativa ou o estado de atenção ocorre já numa forma irracional na função perceptiva?
Esta minha dúvida vem da observação de várias pessoas com este tipo primário e função secundária pensamento introvertido. Mas observo também em menor intensidade quando sentimento introvertido este ceticismo brilhante. Sempre achei que isto viesse desta postura de atenção em usar o pensamento numa validação intuitiva como se isto mantivesse segurança de que a percepção não trairá a lógica.
Guy Leite Jr é um tipo irracional, nesse caso o pensar está subjugado a intuição, assim pode adquirir um certo julgamento moral, mas não são propriamente céticos, só q não têm interesse pelo q o objeto tem a dizer
5:19 eu entendi essa autoreferência genial, hein! Hehehe
Muito bom, ótima didática! Sou INFP
Então você não pode ser Intuitivo Introvertido
sou infj e sei bem as dores e delícias da intuição introvertida...
e lembrei desse excelente álbum aqui que fica de recomendação: Penguin Café Orchestra : The Red Book th-cam.com/video/FMSXWPjpaxQ/w-d-xo.html
Abraço!
Obrigado pela dica, vou ouvir o álbum e obrigado por acompanhar o canal!
Ótimo vídeo
Obrigado!
Vc conhece o metodo raid usado pela iridologia
Não, nunca estudei iridologia
Compara com tipos psicologicos
A pessoas estão fazendo uma confusão ao misturar MBTI com Tipologia Junguiana. São estudos diferentes, embora a estrutura superficial dê impressão de que são as mesmas coisas. O MBTI altera muito o que o Jung escreveu.
Prefiro Jung
Sinceramente eu não sabia desse fato. Mas já vi muitos vídeos que explicavam que tal tipo, sendo mais perceptivo, de acordo com a outra teoria era mais julgador. O que torna o MBTI totalmente zoado.
@@lucaspeterman6358 Isso. O tipo INFP do MBTI se assemelha ao Intuitivo Introvertido, embora nessa teoria mais moderna seja visto como Sentimental Introvertido. E o INFJ se assemelha ao Sentimental Introvertido, embora seja visto como Intuitivo Introvertido.
Além disso, no MBTI, as funções adquirem orientação Introvertida ou Extrovertida, enquanto na Tipologia de Jung uma função cognitiva é algo diferente de orientação da libido de consciência( Introversão x Extroversão).
Em Jung, nao é a função que pode ser extro ou introvertida, mas o sujeito. No MBTI, a funçao adquire adquiri Introversao ou Extroversao.
@@wagnerlucas8068 E no final ficamos com aquela sopa ambivertida...
Estou gostando muito da série de vídeos. Mas este último vídeo me despertou uma curiosidade (por favor, não se ofenda): o teu hábito de usar latinismos é influência do Jung?
Daniel Arraes sim, com certeza, ele usa muito e eu peguei esse cacoete, até porque por conta dele eu fui estudar latim
Não somente o Jung, o Nietzsche usa latin , e muitos outros espíritos( como as pessoas intelectuais da época séc 19 eram chamados ) também, espero que não se confunda.
Professor, você já ouviu falar sobre afantasia? Esse senso visionário dos intuitivos tem haver com ter imagens concretas em mente? Eu não tenho uma imaginação com imagens na mente, claro q tenho imaginação mas n consigo ver coisas com a mente sabe, é um breu, ver cenários etc mentalmente…
Interessante, nunca tinha ouvido falar
eu sou istp mas nao gosto de fazer tarefas manuais (gosto de ficar no meu espaço acomodada) odeio rotina e não sei como organizar coisas e não sou de prestar atenção em td no ambiente externo. também fico insegura em situações novas que não sei como lidar ou não tenho orientação externa
Você é Isfj ou Istj.
Não tenho nada pra pontuar. Só fortalecer o canal, muito bom sempre!
Então a função introvertida é a mais subjetiva?
vc deve ser ti
Ele é mais voltada para o q se passs com o próprio indivíduo e com o inconsciente
Tão real que me irritou, parabéns. TNC
não sei se to me embolando aqui, mas como a intuição é voltada pro inconsciente, um tipo intuitivo introvertido com função sentimento mais desenvolvida do que pensamento, terá uma intuição marcada pelas características do pensamento, por ser mais inconsciente? essa pessoa poderá parecer ter o pensamento desenvolvido?
Dificilmente
como são essas imagens do inconsciente ou como funcionam? elas são diferentes para cada pessoa?
Essa é uma pergunta que parece simples, mas é imensamente ampla, pois algumas delas funcionam de maneiras típicas muito diferentes entre si. Ao mesmo tempo em que são diferentes para cada pessoa elas seguem um padrão tipicamente humano.
10:10 " Primeiro que tem uma introdução massa do sonuxa da zani"??? Eu realmente não entendi essa frase e ficaria muito grato se vc me explicasse pq adoro seus vídeos e anoto cada palavra deles!!
Sonu shamdasani, é o nome de um autor que escreve sobre história da psicologia analítica
E muito obrigado!
existe alguma análise crítica sobre a ferramenta do mbti? se sim, já pensou em falar sobre?
Existe, muita gente me pede pra falar sobre mbti, mas é algo sobre o qual eu nao tenho nenhuma leitura, teria que estudar primeiro
@@HeraclitoAragaoPinheiro acharia legal Heráclito, principalmente pra fazer essa diferença, pq muita gente acha erroneamente que mbti é Jung e seria muito interessante ver a opinião de quem tem uma ampla visão da obra de Jung comentar a respeito da validade dessa "teoria"
Vou acabar fazendo mesmo
Então não sou kkkkk
Eu imagino totalmente meu corpo por dentro ou nas sensações de dor
Mas sou 100% observadora da imagem externa corporal que define meu pensamento sobre mim, sou introvertida
Muito legal! Você é da onde?
Os 16 Tipos sou de Fortaleza, no Ceará
Heraclito Aragao Pinheiro que legal! Eu sou de Natal! Estou com a conta do meu canal novo sobre os 16 tipos. Vc gosta do mbti?
eu nunca estudei a fundo, vou dar uma olhada no seu canal
Meu tipo
Prof,eu nao vi os outros vídeos, erro meu.Mas quando voce fala q para o intuitivo introvertido e muito dificil depositar energia na sensação externa,isso nao é uma regra né? Os tipos nao são algo inerte ,que se pode aplicar geneticamente, eu entendi bem? Ou estou equivocado? Obrigado, des de ja!
Exato
Qual seu tipo, professor?
Provavelmente um pensamento extrovertido
Esse vídeo pode se resumir em uma pessoa : Rogério Skylab
Vejo muito neguinho falando que é introvertido intuitivo, supervalorizando esse tipo como se fosse a melhor coisa do mundo, inclusive se autoproclamando intuitivo sendo que não é porra nenhuma.
Esse tipo pode sofrer bastante na vida real, principalmente numa época que pede a extroversão para os relacionamentos, para o trabalho e isso coloca no introvertido o complexo de inferiodade. Portanto, ser intuitivo introvertido deixa você muito estranho até pra si mesmo, e não é lá tudo isso o que dizem.
Você está coberto de razão!
Engraçado que a maioria dos cientistas, filósofos pessoas que foram e são de grande nomes e mudaram o nosso mundo para melhor e alguns para pior são em sua maioria intuitivas.
@Joao Tardy Esforçe-se para encontrar um lugar adequado para você enquanto trabalha em serviços que não te matam. Busque conhecimento e sabedoria todos os dias, aproveitando cada momento de ócio. Liste os assuntos, compre livros, cursos, etc. Abraço!
Achei o tipo do Batman, mas é meio controverso, já que, em cada história, os autores parecem mudar a forma do Bruce de enxergar o mundo. Em certas histórias, eu vejo a intuição nele, mas em outraa, ele me dá a impressão de ser um pensador extrovertido
De fato
@@HeraclitoAragaoPinheiro O senhor concorda em enxergar a odeia de "medo" concebido pelo Batman como uma manifestação do inconsciente coletivo? Acredito que a figura do morcego seja uma manifestação bem clara do inconsciente pessoal.
@JOJI2163 a evidência do ics pessoal é que isso faz parte da história de vida dele, já que ele caiu na caverna e se assustou com os morcegos, mas há certas nuances que se pode indicar aspectos arquetípicos, mas numa visada rápida eu concordo com vc.
Além de ser intuitiva introvertida ainda tenho TAG, imaginem meu sofrimento kkk
Quase certeza que existe uma correlação de intuição introvertida e ansiedade generalizada. Sou INFJ e também tenho TAG. Em fóruns da internet vejo relatos de Ni's dom falando sobre sofrer também dessa desgraça psicológica que é a tal da ansiedade.
@@maicon_prudentee eu que sou INFJ e autista.
ISTJ com TDAH
Cara sinceramente, eu entendi muito melhor a função da intuição introvertida quando comecei a ler Jung. Porque essa descrição da intuição parece muito descritiva e pouco prática. Da a impressão que todo intuitivo é um mago kk
Antes fosse...
Ou dr celso batelo
Não, tb não conheço
Entendi tudo e também não entendi nada
A Dilma Roussef seria esse tipo, intuitivo introvertido?
Eu não saberia dizer
É normal n bater com nenhum? Kkkkkk
Sim
@@HeraclitoAragaoPinheiro E aí eu devo fazer o que para descobrir? Obrigado por me responder!
O ideal seria fazer análise
Sou iniciante nos estudos de Jung e no seu canal, acabei de perguntar em outro vídeo se vc achava que Dalí era louco, e aí encontro sua playlist dos tipos, vou ver o vídeo sobre meu tipo. Antes de você citar, já imaginei quem era, ao dizer que artistas introvertidos intuitivos costumam criar obras estranhas hahaahha. Seria um caso de sincronicidade? Brincadeira. Mas ser II (introvertido intuitivo) é meio que loucura já, e principalmente quando vc ainda é INTP... Abraços.
Você só pode ser um tipo. Ou você é intuitivo introvertido (Ni dom, Infj ou Intj) ou outro tipo qualquer. Você nem deve ser Intp para começo de conversa, pode ser outro aí, veja aí.