Segue a listagem da experiência do Fábio com os erros em sua carreira: 1. Ficar preso numa tecnologia antiga e não se atualizar 2. Achar que precisa dominar 100% com a tecnologia 3. Ficar tempo demais na mesma empresa, se tornando obsoleto 4. Passar pouco tempo em uma empresa, sendo um caça-salário 5. Deixar de lado o bem estar pessoal em prol da empresa(Deixar de dormir, se alimentar, ver amigos, família) 6. Não procurar ajuda imediatamente quando precisar, perdendo tempo, aumentando stress 7. Achar que sabe mais do que realmente sabe 8. Não saber dizer não, tendo uma alta carga de trabalho 9. Não estabelecer um plano de carreira para si próprio Eu já cometi todos.
Uma sugestão, construtiva ok - Não leve a mal - por favor ! Mas ficar listando ou resumindo o conteúdo do vídeo não ajuda o criador do conteúdo. Mas sim atrapalha pois ele ganha com visualizaçao esta utilizando seu tempo e conhecimento para te ajudar e receber é claro, listar as palavras chaves vai fazer muita gente ler apenas e nao assistir!
Parabéns, Fábio! É necessário ter muita coragem e humildade para expor os erros cometidos. Tenho certeza de que esse vídeo ajudará a muitos jovens que estão iniciando a vida profissional independente da área de atuação. Obrigado!
Fábio, o seu grande mérito além da sua capacidade de aprender, ensinar e todas as demais competências que julgo você possuir, você é um cara HONESTO! Parabéns. Essa virtude, pertence apenas aos grandes! Hoje tenho 50 anos e descobrir que TI é o que gosto de fazer, embora com essa idade resolvi começar. Obrigado pela grandiosidade da sua dicas.
Todo sucesso do mundo José. Nunca é tarde! Saiba que hoje aos 50, vc está com mais sabedoria. Coloque a sua sabedoria em prática para cortar um pouco do caminho. Sucesso!
Obrigado professor 🙏 Eu fiz 5.4 de idade mês passado, no momento, estou tentando aprender programação ( JavaScript ... ). Sou do tempo do DOS, e, do tempo que tinha que escrever win ( no DOS ), pra acessar o Windows, mas, ainda estou com esse ' sonho ' de ser um Dev 😀❤️
Professor, eu migrei pra programação há quase 3 anos, e desde o início o senhor tem me ajudado com seu conteúdo maravilhoso sobre tecnologia, mas esse aqui, eu confesso que me pegou de surpresa. Eu sei que não é fácil assumir uma falha nossa, e menos ainda falar sobre isso abertamente. Nem tenho palavras para agradecer pela sua humildade e coragem de vir aqui compartilhar isso com a gente. Muito obrigado mesmo. E eu desejo de todo meu coração que as coisas melhorem pro senhor.
o erro que eu cometo mais é esse de entender completamente a tecnologia para poder usar. Eu queria muito usar react/angular e java/spring, mas fico a vida inteira nos fundamentos (js e java) e não tive coragem de baixar esses frameworks até agora.
Concordo em numero, gênero e grau contigo, fiz muito isso e só levei, até que um dia tomei uma decisão virei as costas pra todos eles não que eu domine totalmente a área, hoje eles correm atrás de mim dos meus 50 anos de vivencia. Sabe aquela historia não deu certo leva pro Zé que ele resolve!
um outro erro o Sr. esta cometendo agora; ficar na mesma empresa achando que nao vai achar outra coisa melhor. tenho 49 anos estou começando agora na programaçao acho que posso entrar e sair de qualquer empresa. vc tem mais capacidade do que possa imaginar, qualquer empresa que se prese te contrataria com um bom salario. assisto seus videos e estou aprendendo muito. no momento sou tecnico em eletroeletronica.
2 ปีที่แล้ว
Excelentes reflexões meu amigo! Estou nessa batida desde 2004 (escala 24x7, plantões finais de semana, feriado, dia santo, etc ...) trabalhando em Operações. Muito do que você citou tenho identificação direta, porém no meu caso tive e tenho até hoje inumeras oportunidades de treinamento e eventos voltados a tecnologia, para quem começou trabalhando com W2k Server e passou pelo Solaris, HP Ux e ja a algum tempo vive no adorável mundo linux acho que estou no caminho. De uns poucos anos para cá caí exatamente nessa mesma reflexão sua, por isso tanta identificação com o assunto abordado; Tenho procurado desligar o cabo nos periodos de folga, confesso que não é tão facil, Operações são assim, mas tenho conseguido bons resultados e aproveitado melhor meu tempo livre com a trupe aqui em casa, isso melhorou bastante. Fábio, obrigado mesmo por tudo, você é um grande cara sabia??!!! Abraços! Cláudio Vaz.
Na música, com os devidos ajustes: 1. Ficar preso em um gênero musical antigo e não se atualizar com o que está tocando por aí hoje, ou novas técnicas; 2. Achar que precisa dominar 100% um determinado gênero musical para trabalhar com ele; 3. Ficar tempo demais na mesma banda, se tornando obsoleto 4. Passar pouco tempo em uma banda, sendo um caça-gigs 5. Deixar de lado o bem estar pessoal em prol da banda (Deixar de dormir, se alimentar, ver amigos, família) 6. Não procurar ajuda imediatamente quando precisar, perdendo tempo, aumentando stress (igual) 7. Achar que sabe mais do que realmente sabe (igual) 8. Não saber dizer não, tendo uma alta carga de trabalho (igual, principalmente em estúdios) 9. Não estabelecer um plano de carreira para si próprio (serve pra todas as áreas, excelente conselho)
Olha, suas considerações foram extremamente ricas! Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Parabéns pela coragem e atitude. Você é uma pessoa de valor!
Olá de Portugal. Saiba que vi alguns dos seus vídeos quando comecei fazendo uma formação introdutória à programação. Fiquei fã. Na verdade admiro muito você e me identifico, estando no entanto a anos luz do seu conhecimento. Acho que pessoas dedicadas e perfecionistas como você, são aquelas que efetivamente mudam o mundo. Apar de todo seu conhecimento é humilde e nos ensina a ter uma postura correta. Grato por tudo. Parabéns. Muito Obrigado. Um abraço amigo, com muita admiração.
Tenho muito respeito e admiração pelo senhor, FÁBIO DOS REIS, é sim muito importante pedirmos ajuda quando precisamos, é uma questão de humildade, somos seres limitados, nós fazemos o trabalho e ele nos faz, oque quero dizer é que o trbalho molda nossas habilidades e competências assim como nós contribuimos para o crescimento da empresa.
Eu tenho grande admiração por você, Fabio. Pra mim vc é uma biblioteca ambulante, gosto muito da sua didatica, direto ao ponto. Deus te abençoe e te guarde.
Cara, sou um grande fã seu.. acho seu canal um verdadeiro serviço de utilidade pública pra falar a verdade. Estou fazendo a transição para o setor de tecnologia já quase aos 40 e acho muito difícil convencer os entrevistadores a me darem oportunidades sólidas no mercado, atualmente trabalho para uma startup japonesa em um contrato em que as horas não são, digamos, o suficiente e também não me passam projetos interessantes, de qualquer forma tento desenvolver bem o que me passam e fazer projetos por fora usando as tecnologias em alta demanda e que me atraem e, também, tentar ver a coisa toda de um perfil mais empreendedor, buscando absorver coisas para quem sabe no futuro começar minha propria empresa, até pra nao perder o foco ou a motivação. Nesta caminhada de agora 2 anos e meio, já vi de tudo, falsos gurus tentando me puxar pra dentro pra validar a barca furada deles e atrair inocentes incautos como bootcamps caríssimos que tentam te vender sonhos e não garantem nada ao final, fiz um bootcamp do BR remoto e senti que me catapultou na questão de conhecimento e foi um ótimo investimento mas como falei no início, talvez o fator idade me atrapalha um pouco. Enfim, só queria dizer que acompanho você há bastante tempo, até no instagram, e este vídeo foi o melhor seu que já vi até hoje, muito elucidativo e humano, vou guardar suas lições para a vida. Você aparenta ser uma ótima pessoa e profissional, um grande abraço!
O video apareceu aqui nos recomendados do nada, e cara realmente é de tirar o chapéu a quantidade de coisas boas tiradas de um vídeo só. Não sei nem o que falar, descobri que faz tempo que não vejo alguém passar de forma tão sincera seus conhecimentos, conhecimento puro, de vivencia e que precisa de uma visão clara de si mesmo para conseguir passar. Parabéns.
Eu cometi praticamente todos esses erros, só que em uma escala 10 vezes maior. O resultado: Terminei com um conhecimento e nível 10 vezes menor que o conhecimento que voce possui e com dinheiro 1000 vezes menor. Várias vezes já "dobrei" 60 horas em finais de semana sem ter nenhum recochecimento ou compensação depois. Inclusive uma vez fui demitido por faltar ao trabalho numa segunda, depois de ter "dobrado" o fim de semana inteiro. Estou com 50 anos, com a saúde completamente ferrada (e hoje eu vejo foi por causa do trabalho). Sempre fui o profissional que resolve qualquer problema. Nunca deixei um projeto sem terminar e sempre consegui atingir todas as metas em todos os projetos (mas isso foi a custos pessoais altíssimos). Hoje vejo que isso foi um "orgulho besta" e que nunca ganhei nada com isso. Vendo tudo que voce disse, hoje eu vejo que as "sinucas de bico" são inevitáveis e muitas vezes cedemos a elas por medo. Um conselho que eu recebi no início da carreira, de um profissional de altíssimo nível, foi "Não seja tão afoito". Não é que eu tenha ignorado este conselho: eu nunca consegui seguí-lo. Mas a vida continua. Aos 40 eu mudei de rumo e fui para o seviço público. Para mim foi a melhor decisão que tomei na vida. Contrariando o senso comum, no serviço a pressão é bastante parecida, o salário é baixo, mas pelo menos, quando necessário, só trabalho no máximo umas duas horas além da jornada diária. Muito melhor do que "dobrar" 60 horas. Muito obrigado por compartilhar sua experiencia de vida. Me ajudou a ver, aceitar e conviver com meus próprios erros.
Oi Fábio, bom dia! Cara, eu tenho tanto para lhe agradecer que fica até meio clichê, mas não é! Você vem me ajudando desde o curso técnico. Fiz faculdade com o apoio dos seus vídeos e hoje tenho uma carreira de 15 anos na mesma empresa e você ainda me ajuda! Muito obrigado pelo tempo que você disponibiliza pra gente e pelas experiências e conhecimentos doados.
O problema deste vídeo é não ter sido publicado anos atrás antes de eu iniciar minha carreira. Parabéns pela coragem em falar sobre os próprios erros cometidos. São dicas valiosas para quem está iniciado.
Depois de assistir diversos vídeos deste canal, não poderia me furtar a fazer este comentário. Quero parabenizá-lo pelo belo trabalho que você faz através da Bóson Treinamentos. Você é um excelente professor, com vaga em qualquer faculdade de TI deste país. Gostaria que você fizesse parte do time da Estácio (onde estudo ADS atualmente em EAD, que não recomendo pois deixa muito a desejar. É preferível o curso presencial.). Certamente os alunos teriam um professor de alto gabarito. Você explica muito bem aquilo que expõe. Poderia disponibilizar cursos completos de temas que você domina, nessas plataformas de ensino (parece-me, se não estiver equivocado, que na Bóson não há cursos completos como aqueles disponibilizados nessas plataformas de cursos). Pode ter certeza que muita gente iria adquiri-los com prazer, sabendo que seriam cursos muito bem feitos, cujo aprendizado seria muito facilitado pela sua forma de ensinar. Pense nisso. Cursos completos com aplicações práticas da teoria ensinada. Tenho certeza que você tem ajudado muito garoto que tem sonhos em trabalhar em TI. Que Deus abençoe sua vida.
Parabéns pelo vídeo Fábio! Meu canal de cabeceira pra tudo na TI. Sua história é admirável e você é um ótimo profissional, tenho certeza disso. Bom, comecei em 2009 na faculdade de Análise e desenvolvimento de sistemas e devido a problemas de ficar desempregado na época, abandonei o curso na metade na época. Nessa época fiz estágios bem básicos mas iss nunca me desanimou. Fiquei quase 10 anos sem estudar e voltei em 2018 fiquei um semestre e agora estou retornando novamente para terminar. Mas uma coisa boa disso tudo é que nesse período meu conhecimento em TI se alavancou e quando terminar meu curso estarei bem preparado em questões técnicas, não quer dier que sei de tudo, muito pelo contrário, preciso aprender muito tanto na TI quanto na vida mas tiramos lições de tudo que vivemos na vida e servem para nos tornarmos pessoas melhores, aprendendo com eles. Hoje estou com uns projetinhos na área que escolhi desde 2017 para seguir inicialmente que é a área Web. Tenho planos para cursos no futuro e minha pós graduação. Chegarei ao mercado mais velho mas nunca menos capaz.
Obrigado Fábio. Você é incrível, está apenas começando a colher os frutos de seu mérito. Você terá milhões de inscritos e auxialiará milhões de pessoas. Abraço
Grande Fabio. Mais que um Desabafo, Conselho , uma aula. Isso foi uma VERDADE dita, que poucos vão entender e seguir. DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E PROTEJENDO E ILUMINE SEUS PLANOS! FORÇA SEMPRE!
Meu maior erro na carreira foi justamente a questão do medo ou orgulho de perguntar ou pedir ajuda. Na verdade, refletindo com o tempo e com ajuda de terapia eu percebi que este era um traço da minha personalidade desde meus primeiros anos de vida. Eu lembro que eu não pedia ajuda para fazer as tarefas escolares para casa, por exemplo, mesmo que eu estivesse achando muito difícil. Na escola também não pedia ajuda, porque eu sempre fui visto como um garoto inteligente. Então eu achava que se eu pedisse ajuda eu estaria provando o contrário. E também às vezes tinha medo de estar incomodando. E isso se refletiu na minha carreira por muito tempo, eu costumava centralizar tudo em cima de mim, e como um ex-chefe me definiu certa vez quando não entreguei uma demanda a tempo, eu "sentava em cima do trabalho" e não pedia ajuda. Isso me trouxe alguns problemas de ordem psicológica e de stress que até hoje faço terapias para me livrar, embora já esteja bem melhor.
Cometi o erro de não me cuidar, e hoje tenho gastrite e passei recente por uma crise de ansiedade e com insônia. Hoje graças a deus estou me cuidando e dando mais importância para minha vida e saúde.
Parabéns pelo conteúdo e pela sinceridade. Hoje são poucos que mostram os erros para fins didáticos, com a finalidade de compartilhar não só as experiências positivas mas também as negativas, com o intuito de ajudar o próximo a evitar os mesmos erros. Hoje o pessoal só faz vídeo contando vantagem ou para conseguir engajamento. Esta sua iniciativa dá ainda mais credibilidade ao seu canal. Continue assim
Obrigado pelo vídeo meu caro ! Os erros que cometi foram! 1 - Achar que sabia mais do que realmente sabia; 2 - ter me tornado sênior precocemente; 2 - Não me desligar do trabalho nunca; 3 - Não saber dizer não; 4 - Ficar focado em uma única tecnologia; 5 - Não formar um plano de carreira. Esses erros me trouxeram problemas de saúde, incluindo depressao, fobia e ansiedade. Um abraço!!
Conheci seu canal logo quando você ensinou a configurar windows 8 server. Sua forma de explicar é muito boa. Ao ver este vídeo, vejo um filme da minha vida passando... Alguns dos erros apontado e outros que não estão nele. Para mim, já não tem retorno. Para os que assistiram, penso o quão importante é refletir sobre o dito, antes que os anos passem!
Fábio, parabéns pela iniciativa de compartilhar a sua experiência de vida no campo profissional. Fazendo isso vc confirmou o que intuitivamente eu sentia: vc é uma pessoa distinta e autentica! Sua principal soft skill é o humanismo.
Excelente vídeo, Fábio! Me identifiquei completamente, cometi todos esses erros ao longo da minha vida e hoje de certa forma ainda estou "pagando" por eles.
Eu tenho que parabenizar você Fábio. Além de trazer ótimos conteúdos para agregar ao conhecimento das pessoas, ainda tem a humildade e hombridade de reconhecer publicamente seus erros. Espero que isso agregue ao caráter das pessoas que estão assistindo.
Muito legal Fábio. Quando voce falou de se "apaixonar por uma técnologia", na hora me lembrei do inicio da minha carreira como operador de sistemas mainframe, no final dos anos 80. Nem eu nem ninguem de mainframe acreditava na época que a então chamada microinformatica iria dominar o mercado, eu amava a operação de sistemas, na época até havia uma certa rixa entre nós operadores e os desenvolvedores KKKKK. No final das contas minha profissão foi literalmente extinta e sobraram os desenvolvedores. Me recordo de ter ficado algo em torno de 5 anos fora do mercado de TI, foram anos dificeis até conseguir me recolocar novamente e praticamente recomeçar do zero. Suas dicas são muito valiosas para quem esta inciando. Parabéns pela iniciativa!!!!!!!
Esta questão da saúde é importante. Em outra área sem ser tecnologia, mas altamente exigente que é o meio acadêmico, perdi meu melhor amigo em 2020, ele tinha se tornardo professor do departamento de matemática da UFSCar neste ano, ele não durmia direito, tomava vários tipos de remédio, muito café, energético ... para manter a produção lá em cima neste meio que é tão competitivo, no fim isto acabou resultando no pior. Não deixem de dar prioridade a sua saúde acima de tudo. Acredito que se todos nós impormos limites nas nossas respectivas áreas a tendência será de melhorar, apreender a dizer mais não do que sim.
Teve um dia que eu trabalhei 4 dias seguidos. Começou assim: 1 turno da noite, virando mais outras duas noites e indo dormir só na quarta noite. Por incrível que pareça, eu não consegui dormir. Minha pressão quase cruzou e fui parar no hospital quase morto. O dinheiro que ganhei de longe não valeu e a produtividade também não foi o bicho. No canal "Vivendo de SaaS" tem uma entrevista que falei sobre isso aí... tem outros erros e acertos lá também.
Primeiro quero lhe parabenizar pela sua sinceridade e depois acrescentar que muitos erros cometidos seriam cometidos por muitos se tivessem vivido na nossa época. Pelos seus cabelos brancos acredito que somos da mesma época. Comecei estudando eletrônica analógica, depois digital e naturalmente enveredei pela programação. Comecei pelo ASSEMBLER pois era natural já que estudávamos o funcionamento do microprocessador e todos os detalhes do funcionamento de um computador. Depois estude BASIC (sem ter um computador, apenas no papel). O estudo da tecnologia era muito difícil, não existia cursos universitários e tudo era através de livros. Ai estudei "C", CLIPPER depois DELPHI, JAVA, e muitas tecnologias. Errei muito também mas quando você é a pessoa que sabe mais e não tem ninguém a quem perguntar? Hoje existe a internet mas antigamente era você e outros anônimos que não sabíamos onde encontrar. Sorte de quem encontra a estrada pavimentada.
Fábio, sigo o canal da Bóson e vejo sempre que posso. Obrigado por todo conteúdo que disponibiliza. Esse video sobre os erros e o anterior sobre os caminhos para aprender são de grande valia para todos os profissionais de qualquer setor. Tenho 50 anos. Infelizmente cometi alguns dos mesmos erros que você. Hoje estou estudando para tentar mudar de carreira. Parabéns por abrir um pouco da sua experiência e vivência.
Obrigado por me colocar nos trilhos. 21 anos ganhando dinheiro, porém, sem um plano de carreira. Estuando de tudo um pouco, mas sem especialização. Que balde de água fria.
Você merece todo sucesso e toda felicidade desse mundo, é um cara evoluído, consciente e pé no chão, admiro muito seu canal, me ajuda muito e sou fã. Muito obrigado.
Parabéns pelos seus vídeos. Esse em especial, me fez lembrar de uma pessoa que cometeu vários erros que você citou. Esse pessoa fui eu. Fiquei 17 anos em uma única empresa e quando fui desligado na Pandemia, fui forçosamente ter que repensar como poderia melhorar e achar um novo caminho profissionalmente. Obrigado por esse conselho!
Olá, Fábio ! Muito bom o vídeo, não sou da área de tecnologia, mas seus insights são de muita valia para qualquer profissão. Os erros ajudam a moldar pessoas fantásticas como você, parabéns pelo trabalho!
Também comecei trabalhando com eletrônica nos 1984 em diante. Na época era bom, pois tinha reserva de informática e as empresas tinham que desenvolver aqui para poder ter equipamentos em Bancos, havia fabricante de computadores, periféricos e outras áreas, então era muito necessário ter técnicos em eletrônica, como tudo um dia acaba. Depois fui mudando de área e desisti completamente da área de tecnologia. Uma época precisei a trabalhar com informática e toda hora, tinha lançamento de novos SO's, Software de gerenciamento de redes, eram necessárias certificações Microsoft, depois Cisco, tudo era caro e depois vira o que? Virava sucata intelectual, tinha que continuar dando dinheiro para essa corporações, através de cursos. AI meio que desisti, Tecnologia anda mais depressa do que você é capaz de acompanhar, principalmente trabalhando por 9 10 horas por dia., Hoje estou desenvolvendo robôs para o mercado financeiro e fui obrigado a aprender a programar e a linguagem que uso é derivada do pascal. E sem querer pesquisando sobre logica de programação e algoritmos parei aqui. Parabéns pelo conhecimento.
Esse vídeo me ajudaria muito se visse antes, hoje com 26 anos cometi praticamente todos os erros, e pelo que calculei perdi mais ou menos 6 anos de vida nessa brincadeira. Muito obrigado pelo vídeo. E por toda ajuda ao longo dos anos.
Eu cometi vários erros na minha carreira e hoje pago muito caro por eles. Um deles foi ser intolerante, achar que todos eram contra mim e ver os meu superiores e colegas de trabalho como inimigos, por conta disso, nunca consegui passar mais de 2 anos em uma empresa. Decidi trabalhar por conta própria, me enclausurei durante 12 anos em uma assistência técnica onde fiquei obsoleto e doente. Hoje não tenho referência dos últimos 12 anos de trabalho, a última vez que a minha ctps foi assinada foi em 2009 e o mercado de trabalho não me absorve mais.
E um tipo de reflexao que é muito dificil de fazer ate poque a cultura é sempre culpar alguem e tudo é cupa dos outros, e essa falta de cultura de puxar a propria resposabilade de vida, nos dificuta enxergar os percalço da vida e viver no erro, fazendo do progresso um grande contorno. Essa capacidade de trazer essa reflexao serve de concelho pro resto da vida, muito obg! estou fazendo o corso de logica de programaçao pelo Boson, dos que pesquisei foi a didatica que mais me adaptei, aqui pelo youtube sou de olinda pe. grande abraço Fabio!
Parabéns Fabio. Não é fácil acertar na vida mesmo. Digo para os mais novos em focar em si mesmo e principalmente ESTUDAR. Foquei muito em agradar muitos e esqueci de mim mesmo e hoje com 45 anos quero acertar. Tenho muito dificuldade em me concentrar nos estudos, mas sei que tudo depende somente de mim mesmo.
Boa noite mestre, fui seu aluno, desculpe a opinião, mas com o potencial que sei que você possui, dificilmente você ficaria obsoleto, é que neste mundo em algum momento temos de ser egocentrista e olhar mais para nós, eu acho que você ainda será um grande empresário, só depende do seu querer, boa sorte sempre rapaz!
Parabéns pela iniciativa de coragem, honestidade e sua franqueza. Somos humanos, não somos robôs, e certamente cometemos erros, tanto em permanecer na mesma profissão, posição, cargo, e que tudo tem um propósito na vida. Abraço!
Só me dediquei assim, e nem foi tanto assim, a uma empresa uma vez! Tudo o que o Fábio disse está certíssimo. Você é só um número para empresa e é assim que você será tratado em caso de decisão da empresa por qualquer motivo. Não a trate como amiga, a trate como contratante e entregue o que pedidram. Nem mais, nem menos; exceto em circunstâncias excepcionais e com proveito para si.
esse vídeo chegou na hora certa , ontem ontem trabalhei até madrugada afim de diminuir minhas atividades , para na quinta e sexta não ter pendencias , quebrei a cara e recebi mais cobranças , dormi mal , tive uma produtividade ruim , acabei recebendo reclamação , e os dias que eu iria dedicar aos estudos fiquei pensando no trabalho com a cabeça pesada , me sentindo mal. a dica sobre o plano de carreira e bacana fico feliz em hoje ter o sonho de ser um desenvolvedor java e javascript , e aos poucos estou conseguindo os conhecimentos.
É uma batalha em geral , as vezes a porta da infra abre e você vai , outras de dev e outras suporte. O importante é continuar aprendendo e fazer você como se fosse uma empresa. Investindo em conhecimento pra você , não tem formula para o sucesso e a vida é cheia de mais baixos do que altos principalmente nessa época. Cheguei ate gerente de Ti de concessionaria FIAT , a crise veio e fui dispensado . Virei técnico e fiquei algum tempo , pagar contas . Hoje estou autonomo e abri empresa e fiz mais aperfeiçoamentos e estou a procura de melhores oportunidades. Faço consultoria , suporte e dev , mas não esta fácil.
Não tem como não assistir os vídeos dele, porque o Fábio passa a real, até para outras áreas tipo vai além da TI pega mesmo na vida pessoal e profissional. É um conselho baseado na experiência, vivência e sabedoria. Achei um ótimo vídeo me identifiquei em alguns pontos, e tenho certeza que outras pessoas também vão se identificar com o conteúdo.
Ótimo vídeo Fábio. Realmente há momentos que temos que entender que estamos errando e ter a humildade de voltar atrás e não sofrer por isso. Nesse boom de trabalho remoto p empresas Gringas ganhando em dólar, me aventurei no início desse ano. Foi um processo difícil, porém passei nas entrevistas e na prova técnica. Porém no dia a dia era horrível, não a parte técnica, mas a comunicação em uma língua diferente, eu tenho um inglês razoável, porém, entendi que ainda não era o suficiente para lidar com aquela situação. O entendimento das tarefas era um sofrimento, pois a empresa tem profissionais de TDS lugares do mundo, Índia, Japão, etc..., Antes de cada reunião eu tinha crises de ansiedade terríveis. Moral da história, por mais confortável financeiramente que possa ser, análise, entenda seus erros, não se puna por não conseguir. Evolua e volte mais forte que antes.
Por vezes pensei que as pessoas com mais experiência na carreira teriam como principal contribuição conhecimentos tecnicos. É claro que isso também é verdade mas percebi que os seniors também vão 'sofrer' as constantes atualizações que a tecnlogia traz e ralar pra se manter também. O que muda a longo prazo são essas questões sensíveis da vida que já sabemos mas ignoramos, como cuidar de si mesmo, não deixar de ter tempo pra família... obrigada pela exposição nesse vídeo Fábio :) com certeza me fez pensar!
O Grande erro que cometi, foi ao terminar a faculdade de ADS não ter procurado nenhum estagio na are, pelo simples fato de atuar na area de TI como Suporte, acreditando que poderia crescer onde estava. Conclusão, no fim das contas fui desvalorizado como profissional e como ser humano. Fui demitido e hj tento correr atrás do tempo perdido, realizando cursos e tentando alguns certificados.
Parabéns Fabio .Da a cara para bater assim não é fácil Eu te admiro muito por seu trabalho ai no canal. Estudo inglês a um ano e vou ficar muito bom . E vou conhecer os Estados Unidos. Você mim inspirou a estudar inglês , Eu cometi Vários erros na minha vida profissional. Mas o mais grave foi exatamente esse de não ter um plano de carreira.Hoje tenho 40 anos e sou açougueiro sou muito bom no que eu faço. Mas tenho vergonha por ter estacionado na profissão .Estou virando a página eu faço curso técnico de informática e estou a um ano estudando inglês,
Sou estagiário e hoje o meu principal erro é me moldar de acordo com as necessidades aleatórias da empresa em que estou, infelizmente estava permitindo que o diretor definisse o que eu iria estudar, agora não deixo mais.
Professor Fábio, eu agradeço muito sua coragem para falar sobre esse assunto que é muito importante. Mais do que um professor, vejo em você um ser humano fora de série, humilde, muito inteligente e principalmente generoso com toda sua audiência aqui no TH-cam. Sempre que posso assisto aos seus vídeos e aprendo cada vez mais, está me ajudando nesse processo de desenvolvimento profissional e tantas outras pessoas que querem seguir essa carreira de TI, que diga-se de passagem não é nada fácil, porém muito gratificante, não só pela questão financeira, mas também pelo processo de aprendizagem contínua, buscar a prática diariamente e compartilhar conhecimentos. Espero um dia te conhecer pessoalmente e agradecer ao vivo todo esse esforço que tem feito aqui no Boson Treinamentos. Sou seu fã!
Tenho medo de cometer o erro de mudar muito cedo de emprego e de aceitar tarefas que ainda não sou capacitado para fazer, e assistir a esse vídeo me fez bem, me ajudou a refletir, obrigado Fábio!
Poxa, que vídeo massa, sou estudante de Ciências da Computação na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e este vídeo foi muito importante para mim.
Parabéns Fábio, obrigado pela sua contribuição, de centenas de vídeos que já vi no youtube esse é o mais agregou na minha vida de profissional, top de mais, obrigado mesmo!
Fábio, tbm me identifico muito com esses erros que vc cometeu e vejo que não é fácil ser tardio em corrigir uma rota por assim dizer, mas a questão não é desanimar e estagnar. Você tem uma personalidade muito equilibrada entre realidade e positividade, obrigado por compartilhar essa experiência motivadora.
eu Designer ah 25 anos e programados fullstack ah 5 anos, passei por 90% do teu problema... no meu caso decidi formalizar a minha condiçao como programador fazendo um nivel superior e quis entrar na area de Java, como o meu conhecimento era na area de Web a empresa me colocou como fullstack, ou seja, certas coisas fazia de forma tranquila, outras travava completamente, o lider da minha equipe era um picareta, nao resolvia os problemas jogava todas as culpas nas costas dos iniciantes dizia que ia passar no cliente e ia p academia malhar... parece surreal mas o cliente era o Banco do Brasil, e a empresa uma multinacional que prefiro nao falar o nome mas atua tbem em Brasilia.... quase virei alcoolatra nessa epoca, a minha sorte é que conseguia destravar os problemas sem ajuda da equipe, ao contrario trabalhei em um galpao com outros programadores de outras empresas e ali pude trocar conhecimento, chegou um ponto que as vezes me procuravam p pedir ajuda.... sobrevivi aos problemas do trabalho.... mas bati em uma parede chamada lider do projeto, alguem que foi indicado por conveniencia e nao capacidade tecnica, como havia um grupo insatisfeito com ele sendo 4 mulheres e 3 homens resolvi apoia-los, crente que o RH da empresa lidaria bem com o problema... cada 1 foi punido de alguma forma sendo todos realocados do cliente... nao adianta ser empresa grande se a mentalidade é pequena, nao adianta usar Scrum e continuar assediando a equipe ameaçando constantemente de demissao... infelizmente brasileiro nao aprende a empreender.... "programador ruim trabalha por CLT, programador bom é PJ / Freela"
Oi Fábio, parabéns pela sincera exposição. Por conta das dificuldades que temos passado nos últimos anos neste país, eu fui um dos milhões de trabalhadores desempregados. Estava na área financeira e tenho bons conhecimentos de programação. Então, após conseguir um outro trabalho numa área diferente da minha formação, decidi desenvolver um projeto próprio após o meu expediente e também nos finais de semana e feriados porque fiquei com muito medo de ficar novamente parado... Trabalhava durante o dia, em horário comercial na empresa, e após o expediente eu me concentrava nas minhas coisas, em casa. Foram três anos desse jeito. Mas, novamente, por conta da situação do país, fui demitido... No entanto, ao contrário do que aconteceu da outra vez, agora não estou desesperado: trabalho por conta própria, em casa, e sou melhor remunerado do que se estivesse como empregado e com toda aquela insegurança. Portanto, para resumir, digo o seguinte a todos: - Estudem e tentem desenvolver algo próprio para não serem dependentes da boa vontade dos outros. Sejam os seus próprios patrões porque, além da falta de autonomia quando se está numa empresa, não dá para contar somente com aquela remuneração.
Obrigado Fábio por você ser tão humilde assim. Você é uma grande inspiração para mim, atualmente a Boson treinamentos é meu canal de tecnologia favorito atualmente, assisto todos os dias. Gratidão por te deixar o universo melhor 💙🌠
Obrigado pela abertura, só que essa sua postura e a de um consultor/orientador/educador profissional, essa experiência que tem valor, e é muito valorizada por muitos RH de empresas de renome, a sinceridade, e a simplicidade na explicação, direto, objetivo, e muito bem intencionado, parabéns e obrigado, sem dúvidas vou repassar para minhas filhas, eu já cometi os mesmos erros e muitos mais, enfim, muchas gracias...
Muito bom. A parte da saúde me tocou bastante prq foi exatamente o que eu fiz, trabalhei demais uma época em duas empresas até, comia porcaria de rua quando comia, de 78 kg pulei pra 106kg, resultado: hipertensão, ansiedade, pânico e problemas familiares. No final das contas ainda fui chutado pela empresa.
Parabéns por mais um vídeo muito bom em seu canal. Podemos perceber que você é um cara do bem, que tem humildade em reconhecer os erros para evoluir pessoalmente e que gosta de passar os conhecimentos da melhor forma possível para outras pessoas. Que você tenha muita saúde, sabedoria e sucesso no seu caminho.
Parabéns, que vídeo perfeito, cometi quase 90% de todos esses erros hoje estou com 49 anos e não sei o que fazer, trabalho com TI há 20 anos e cometi o erro de ficar 10 anos em uma só empresa e parei no tempo, a empresa em questão não investia em tecnologia ao qual pedi todos esses anos, a empresa não possuia servidores, hoje preciso relembrar de como trabalhar com ADs do zero, se alguém tiver uma dica agradeço.
Fabio vc é um guerreiro, fiquei espantando quando vc disse que ainda estaria enfrentando dificuldades pra encontrar emprego se vc saíssa da empresa em que está, um cara com uma carga de conhecimento tão grande quanto a sua nao ficaria um segundo sem emprego em países que valorizam a TI.
Hoje você vê como erros, mas foram as respostas que você podia dar. Isso é igual remorso... "aquela sensação que podia ter feito diferente quando na realidade não podia. Somos nossa história. Me vi nos seus comentários. Trabalhei por 29 anos em uma empresa passando ppr diversos cargos...
Muito obrigada pelo vídeo. Parabéns pela coragem de vir aqui e expor isto para ajudar os demais. Antigamente tinha pouca informação disponível. Atualmente tem informação demais e é difícil filtrar o que realmente é válido. E muiito válido. Eu só estagiária, estou começando na área de TI e esse vídeo vai me ajudar bastante. Achei muito importante tudo que você disse, principalmente sobre trabalhar demais e sacrificar sua saúde e vida social por causa do trabalho. Eu vejo isto acontecendo demais e não quero que isto aconteça comigo jamais.
Melhor vídeo do youtube. Se a galera nova pudesse ver esse vídeo, ajudaria bastante. Muita gente vem pra T.I. por causa de salários, de 15 mil reais que anunciam. Mas é pura especulação, quem oferece as vagas não contrata. E quando descobrimos, são pessoas head hunters.
Parabéns, isso é um exemplo de humildade, eu também já cometi e sempre procuro me vigiar para não cometer de novo e de achar que sei mais que os outros, além de as vezes demorar a pedir ajuda, são erros que quanto mais anos você trabalha fica cada vez mais propício a cometer
Segue a listagem da experiência do Fábio com os erros em sua carreira:
1. Ficar preso numa tecnologia antiga e não se atualizar
2. Achar que precisa dominar 100% com a tecnologia
3. Ficar tempo demais na mesma empresa, se tornando obsoleto
4. Passar pouco tempo em uma empresa, sendo um caça-salário
5. Deixar de lado o bem estar pessoal em prol da empresa(Deixar de dormir, se alimentar, ver amigos, família)
6. Não procurar ajuda imediatamente quando precisar, perdendo tempo, aumentando stress
7. Achar que sabe mais do que realmente sabe
8. Não saber dizer não, tendo uma alta carga de trabalho
9. Não estabelecer um plano de carreira para si próprio
Eu já cometi todos.
Valeu manin, me economizou esses minutos
Valeu irmão.
quem nunca?
Uma sugestão, construtiva ok - Não leve a mal - por favor !
Mas ficar listando ou resumindo o conteúdo do vídeo não ajuda o criador do conteúdo.
Mas sim atrapalha pois ele ganha com visualizaçao esta utilizando seu tempo e conhecimento para te ajudar e receber é claro, listar as palavras chaves vai fazer muita gente ler apenas e nao assistir!
Valeu irmão! 👍👏👏
Parabéns, Fábio! É necessário ter muita coragem e humildade para expor os erros cometidos. Tenho certeza de que esse vídeo ajudará a muitos jovens que estão iniciando a vida profissional independente da área de atuação.
Obrigado!
Não sei porquê o pessoal é tão orgulhoso. Qualquer duvida ou comando que esqueci dou uma googlada ou pergunto a colegas
Fato
Exatamente isso; independente da área de atuação.
Já assisti umas duas vezes, já salvei e já estou compartilhando com os meus amigos.
Obrigado @Fábio.
Endosso totalmente esse vídeo, faço minhas palavras.
Não só jovens como os dinossauros como eu kkk.
Sua maior qualidade na minha opinião é o dom de ensinar...humildade e paciência.
Fábio, o seu grande mérito além da sua capacidade de aprender, ensinar e todas as demais competências que julgo você possuir, você é um cara HONESTO! Parabéns. Essa virtude, pertence apenas aos grandes! Hoje tenho 50 anos e descobrir que TI é o que gosto de fazer, embora com essa idade resolvi começar. Obrigado pela grandiosidade da sua dicas.
Todo sucesso do mundo José.
Nunca é tarde!
Saiba que hoje aos 50, vc está com mais sabedoria.
Coloque a sua sabedoria em prática para cortar um pouco do caminho.
Sucesso!
Obrigado professor 🙏
Eu fiz 5.4 de idade mês passado, no momento, estou tentando aprender programação ( JavaScript ... ).
Sou do tempo do DOS, e, do tempo que tinha que escrever win ( no DOS ), pra acessar o Windows, mas, ainda estou com esse ' sonho ' de ser um Dev 😀❤️
Professor, eu migrei pra programação há quase 3 anos, e desde o início o senhor tem me ajudado com seu conteúdo maravilhoso sobre tecnologia, mas esse aqui, eu confesso que me pegou de surpresa. Eu sei que não é fácil assumir uma falha nossa, e menos ainda falar sobre isso abertamente. Nem tenho palavras para agradecer pela sua humildade e coragem de vir aqui compartilhar isso com a gente. Muito obrigado mesmo. E eu desejo de todo meu coração que as coisas melhorem pro senhor.
Parabens pela humildade de assumir os erros! Isso sim é sinal de força e poder sobre si mesmo. Saber onde peca e tentar melhorar
o erro que eu cometo mais é esse de entender completamente a tecnologia para poder usar. Eu queria muito usar react/angular e java/spring, mas fico a vida inteira nos fundamentos (js e java) e não tive coragem de baixar esses frameworks até agora.
Concordo em numero, gênero e grau contigo, fiz muito isso e só levei, até que um dia tomei uma decisão virei as costas pra todos eles não que eu domine totalmente a área, hoje eles correm atrás de mim dos meus 50 anos de vivencia. Sabe aquela historia não deu certo leva pro Zé que ele resolve!
Sensacional ,parabéns pela coragem em expor-se assim, muito obrigado pelos conselhos ❤
um outro erro o Sr. esta cometendo agora; ficar na mesma empresa achando que nao vai achar outra coisa melhor. tenho 49 anos estou começando agora na programaçao acho que posso entrar e sair de qualquer empresa. vc tem mais capacidade do que possa imaginar, qualquer empresa que se prese te contrataria com um bom salario. assisto seus videos e estou aprendendo muito. no momento sou tecnico em eletroeletronica.
Excelentes reflexões meu amigo! Estou nessa batida desde 2004 (escala 24x7, plantões finais de semana, feriado, dia santo, etc ...) trabalhando em Operações. Muito do que você citou tenho identificação direta, porém no meu caso tive e tenho até hoje inumeras oportunidades de treinamento e eventos voltados a tecnologia, para quem começou trabalhando com W2k Server e passou pelo Solaris, HP Ux e ja a algum tempo vive no adorável mundo linux acho que estou no caminho.
De uns poucos anos para cá caí exatamente nessa mesma reflexão sua, por isso tanta identificação com o assunto abordado; Tenho procurado desligar o cabo nos periodos de folga, confesso que não é tão facil, Operações são assim, mas tenho conseguido bons resultados e aproveitado melhor meu tempo livre com a trupe aqui em casa, isso melhorou bastante.
Fábio, obrigado mesmo por tudo, você é um grande cara sabia??!!!
Abraços!
Cláudio Vaz.
Na música, com os devidos ajustes:
1. Ficar preso em um gênero musical antigo e não se atualizar com o que está tocando por aí hoje, ou novas técnicas;
2. Achar que precisa dominar 100% um determinado gênero musical para trabalhar com ele;
3. Ficar tempo demais na mesma banda, se tornando obsoleto
4. Passar pouco tempo em uma banda, sendo um caça-gigs
5. Deixar de lado o bem estar pessoal em prol da banda (Deixar de dormir, se alimentar, ver amigos, família)
6. Não procurar ajuda imediatamente quando precisar, perdendo tempo, aumentando stress (igual)
7. Achar que sabe mais do que realmente sabe (igual)
8. Não saber dizer não, tendo uma alta carga de trabalho (igual, principalmente em estúdios)
9. Não estabelecer um plano de carreira para si próprio (serve pra todas as áreas, excelente conselho)
Olha, suas considerações foram extremamente ricas! Muito obrigado por compartilhar sua experiência! Parabéns pela coragem e atitude. Você é uma pessoa de valor!
Olá de Portugal. Saiba que vi alguns dos seus vídeos quando comecei fazendo uma formação introdutória à programação. Fiquei fã.
Na verdade admiro muito você e me identifico, estando no entanto a anos luz do seu conhecimento.
Acho que pessoas dedicadas e perfecionistas como você, são aquelas que efetivamente mudam o mundo. Apar de todo seu conhecimento é humilde e nos ensina a ter uma postura correta. Grato por tudo. Parabéns. Muito Obrigado.
Um abraço amigo, com muita admiração.
Tenho muito respeito e admiração pelo senhor, FÁBIO DOS REIS, é sim muito importante pedirmos ajuda quando precisamos, é uma questão de humildade, somos seres limitados, nós fazemos o trabalho e ele nos faz, oque quero dizer é que o trbalho molda nossas habilidades e competências assim como nós contribuimos para o crescimento da empresa.
Eu tenho grande admiração por você, Fabio. Pra mim vc é uma biblioteca ambulante, gosto muito da sua didatica, direto ao ponto. Deus te abençoe e te guarde.
Cara, sou um grande fã seu.. acho seu canal um verdadeiro serviço de utilidade pública pra falar a verdade. Estou fazendo a transição para o setor de tecnologia já quase aos 40 e acho muito difícil convencer os entrevistadores a me darem oportunidades sólidas no mercado, atualmente trabalho para uma startup japonesa em um contrato em que as horas não são, digamos, o suficiente e também não me passam projetos interessantes, de qualquer forma tento desenvolver bem o que me passam e fazer projetos por fora usando as tecnologias em alta demanda e que me atraem e, também, tentar ver a coisa toda de um perfil mais empreendedor, buscando absorver coisas para quem sabe no futuro começar minha propria empresa, até pra nao perder o foco ou a motivação. Nesta caminhada de agora 2 anos e meio, já vi de tudo, falsos gurus tentando me puxar pra dentro pra validar a barca furada deles e atrair inocentes incautos como bootcamps caríssimos que tentam te vender sonhos e não garantem nada ao final, fiz um bootcamp do BR remoto e senti que me catapultou na questão de conhecimento e foi um ótimo investimento mas como falei no início, talvez o fator idade me atrapalha um pouco. Enfim, só queria dizer que acompanho você há bastante tempo, até no instagram, e este vídeo foi o melhor seu que já vi até hoje, muito elucidativo e humano, vou guardar suas lições para a vida. Você aparenta ser uma ótima pessoa e profissional, um grande abraço!
O video apareceu aqui nos recomendados do nada, e cara realmente é de tirar o chapéu a quantidade de coisas boas tiradas de um vídeo só. Não sei nem o que falar, descobri que faz tempo que não vejo alguém passar de forma tão sincera seus conhecimentos, conhecimento puro, de vivencia e que precisa de uma visão clara de si mesmo para conseguir passar. Parabéns.
Eu cometi praticamente todos esses erros, só que em uma escala 10 vezes maior. O resultado: Terminei com um conhecimento e nível 10 vezes menor que o conhecimento que voce possui e com dinheiro 1000 vezes menor. Várias vezes já "dobrei" 60 horas em finais de semana sem ter nenhum recochecimento ou compensação depois. Inclusive uma vez fui demitido por faltar ao trabalho numa segunda, depois de ter "dobrado" o fim de semana inteiro. Estou com 50 anos, com a saúde completamente ferrada (e hoje eu vejo foi por causa do trabalho). Sempre fui o profissional que resolve qualquer problema. Nunca deixei um projeto sem terminar e sempre consegui atingir todas as metas em todos os projetos (mas isso foi a custos pessoais altíssimos). Hoje vejo que isso foi um "orgulho besta" e que nunca ganhei nada com isso. Vendo tudo que voce disse, hoje eu vejo que as "sinucas de bico" são inevitáveis e muitas vezes cedemos a elas por medo. Um conselho que eu recebi no início da carreira, de um profissional de altíssimo nível, foi "Não seja tão afoito". Não é que eu tenha ignorado este conselho: eu nunca consegui seguí-lo. Mas a vida continua. Aos 40 eu mudei de rumo e fui para o seviço público. Para mim foi a melhor decisão que tomei na vida. Contrariando o senso comum, no serviço a pressão é bastante parecida, o salário é baixo, mas pelo menos, quando necessário, só trabalho no máximo umas duas horas além da jornada diária. Muito melhor do que "dobrar" 60 horas. Muito obrigado por compartilhar sua experiencia de vida. Me ajudou a ver, aceitar e conviver com meus próprios erros.
Oi Fábio, bom dia!
Cara, eu tenho tanto para lhe agradecer que fica até meio clichê, mas não é!
Você vem me ajudando desde o curso técnico. Fiz faculdade com o apoio dos seus vídeos e hoje tenho uma carreira de 15 anos na mesma empresa e você ainda me ajuda!
Muito obrigado pelo tempo que você disponibiliza pra gente e pelas experiências e conhecimentos doados.
Acredito que foi muito importante este video sim!, talvez o mais importante de todos!, Parabéns Fabio!
Obrigado Professor . Nos ensina a sermos melhores todos os dias. É uma honra poder aprender com você!
O problema deste vídeo é não ter sido publicado anos atrás antes de eu iniciar minha carreira.
Parabéns pela coragem em falar sobre os próprios erros cometidos. São dicas valiosas para quem está iniciado.
Depois de assistir diversos vídeos deste canal, não poderia me furtar a fazer este comentário. Quero parabenizá-lo pelo belo trabalho que você faz através da Bóson Treinamentos. Você é um excelente professor, com vaga em qualquer faculdade de TI deste país. Gostaria que você fizesse parte do time da Estácio (onde estudo ADS atualmente em EAD, que não recomendo pois deixa muito a desejar. É preferível o curso presencial.). Certamente os alunos teriam um professor de alto gabarito. Você explica muito bem aquilo que expõe. Poderia disponibilizar cursos completos de temas que você domina, nessas plataformas de ensino (parece-me, se não estiver equivocado, que na Bóson não há cursos completos como aqueles disponibilizados nessas plataformas de cursos). Pode ter certeza que muita gente iria adquiri-los com prazer, sabendo que seriam cursos muito bem feitos, cujo aprendizado seria muito facilitado pela sua forma de ensinar. Pense nisso. Cursos completos com aplicações práticas da teoria ensinada. Tenho certeza que você tem ajudado muito garoto que tem sonhos em trabalhar em TI. Que Deus abençoe sua vida.
Parabéns pelo vídeo Fábio! Meu canal de cabeceira pra tudo na TI. Sua história é admirável e você é um ótimo profissional, tenho certeza disso. Bom, comecei em 2009 na faculdade de Análise e desenvolvimento de sistemas e devido a problemas de ficar desempregado na época, abandonei o curso na metade na época. Nessa época fiz estágios bem básicos mas iss nunca me desanimou. Fiquei quase 10 anos sem estudar e voltei em 2018 fiquei um semestre e agora estou retornando novamente para terminar. Mas uma coisa boa disso tudo é que nesse período meu conhecimento em TI se alavancou e quando terminar meu curso estarei bem preparado em questões técnicas, não quer dier que sei de tudo, muito pelo contrário, preciso aprender muito tanto na TI quanto na vida mas tiramos lições de tudo que vivemos na vida e servem para nos tornarmos pessoas melhores, aprendendo com eles. Hoje estou com uns projetinhos na área que escolhi desde 2017 para seguir inicialmente que é a área Web. Tenho planos para cursos no futuro e minha pós graduação. Chegarei ao mercado mais velho mas nunca menos capaz.
Obrigado Fábio. Você é incrível, está apenas começando a colher os frutos de seu mérito. Você terá milhões de inscritos e auxialiará milhões de pessoas. Abraço
Grande Fabio. Mais que um Desabafo, Conselho , uma aula.
Isso foi uma VERDADE dita, que poucos vão entender e seguir.
DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E PROTEJENDO E ILUMINE SEUS PLANOS!
FORÇA SEMPRE!
Meu maior erro na carreira foi justamente a questão do medo ou orgulho de perguntar ou pedir ajuda. Na verdade, refletindo com o tempo e com ajuda de terapia eu percebi que este era um traço da minha personalidade desde meus primeiros anos de vida. Eu lembro que eu não pedia ajuda para fazer as tarefas escolares para casa, por exemplo, mesmo que eu estivesse achando muito difícil. Na escola também não pedia ajuda, porque eu sempre fui visto como um garoto inteligente. Então eu achava que se eu pedisse ajuda eu estaria provando o contrário. E também às vezes tinha medo de estar incomodando. E isso se refletiu na minha carreira por muito tempo, eu costumava centralizar tudo em cima de mim, e como um ex-chefe me definiu certa vez quando não entreguei uma demanda a tempo, eu "sentava em cima do trabalho" e não pedia ajuda. Isso me trouxe alguns problemas de ordem psicológica e de stress que até hoje faço terapias para me livrar, embora já esteja bem melhor.
Cometi o erro de não me cuidar, e hoje tenho gastrite e passei recente por uma crise de ansiedade e com insônia.
Hoje graças a deus estou me cuidando e dando mais importância para minha vida e saúde.
Parabéns pelo conteúdo e pela sinceridade. Hoje são poucos que mostram os erros para fins didáticos, com a finalidade de compartilhar não só as experiências positivas mas também as negativas, com o intuito de ajudar o próximo a evitar os mesmos erros. Hoje o pessoal só faz vídeo contando vantagem ou para conseguir engajamento. Esta sua iniciativa dá ainda mais credibilidade ao seu canal. Continue assim
Obrigado pelo vídeo meu caro !
Os erros que cometi foram!
1 - Achar que sabia mais do que realmente sabia;
2 - ter me tornado sênior precocemente;
2 - Não me desligar do trabalho nunca;
3 - Não saber dizer não;
4 - Ficar focado em uma única tecnologia;
5 - Não formar um plano de carreira.
Esses erros me trouxeram problemas de saúde, incluindo depressao, fobia e ansiedade.
Um abraço!!
Uma loucura ter esses conselhos de alguém tão experiente de graça... like mais do que merecido!
Parabéns! Falou e retratou por milhões de trabalhadores!
Conheci seu canal logo quando você ensinou a configurar windows 8 server. Sua forma de explicar é muito boa.
Ao ver este vídeo, vejo um filme da minha vida passando... Alguns dos erros apontado e outros que não estão nele. Para mim, já não tem retorno. Para os que assistiram, penso o quão importante é refletir sobre o dito, antes que os anos passem!
Fábio, parabéns pela iniciativa de compartilhar a sua experiência de vida no campo profissional. Fazendo isso vc confirmou o que intuitivamente eu sentia: vc é uma pessoa distinta e autentica! Sua principal soft skill é o humanismo.
Excelente vídeo, Fábio! Me identifiquei completamente, cometi todos esses erros ao longo da minha vida e hoje de certa forma ainda estou "pagando" por eles.
Eu tenho que parabenizar você Fábio. Além de trazer ótimos conteúdos para agregar ao conhecimento das pessoas, ainda tem a humildade e hombridade de reconhecer publicamente seus erros. Espero que isso agregue ao caráter das pessoas que estão assistindo.
Muito legal Fábio. Quando voce falou de se "apaixonar por uma técnologia", na hora me lembrei do inicio da minha carreira como operador de sistemas mainframe, no final dos anos 80. Nem eu nem ninguem de mainframe acreditava na época que a então chamada microinformatica iria dominar o mercado, eu amava a operação de sistemas, na época até havia uma certa rixa entre nós operadores e os desenvolvedores KKKKK. No final das contas minha profissão foi literalmente extinta e sobraram os desenvolvedores. Me recordo de ter ficado algo em torno de 5 anos fora do mercado de TI, foram anos dificeis até conseguir me recolocar novamente e praticamente recomeçar do zero. Suas dicas são muito valiosas para quem esta inciando. Parabéns pela iniciativa!!!!!!!
Esta questão da saúde é importante. Em outra área sem ser tecnologia, mas altamente exigente que é o meio acadêmico, perdi meu melhor amigo em 2020, ele tinha se tornardo professor do departamento de matemática da UFSCar neste ano, ele não durmia direito, tomava vários tipos de remédio, muito café, energético ... para manter a produção lá em cima neste meio que é tão competitivo, no fim isto acabou resultando no pior. Não deixem de dar prioridade a sua saúde acima de tudo. Acredito que se todos nós impormos limites nas nossas respectivas áreas a tendência será de melhorar, apreender a dizer mais não do que sim.
Teve um dia que eu trabalhei 4 dias seguidos. Começou assim:
1 turno da noite, virando mais outras duas noites e indo dormir só na quarta noite.
Por incrível que pareça, eu não consegui dormir.
Minha pressão quase cruzou e fui parar no hospital quase morto.
O dinheiro que ganhei de longe não valeu e a produtividade também não foi o bicho.
No canal "Vivendo de SaaS" tem uma entrevista que falei sobre isso aí... tem outros erros e acertos lá também.
Primeiro quero lhe parabenizar pela sua sinceridade e depois acrescentar que muitos erros cometidos seriam cometidos por muitos se tivessem vivido na nossa época. Pelos seus cabelos brancos acredito que somos da mesma época. Comecei estudando eletrônica analógica, depois digital e naturalmente enveredei pela programação. Comecei pelo ASSEMBLER pois era natural já que estudávamos o funcionamento do microprocessador e todos os detalhes do funcionamento de um computador. Depois estude BASIC (sem ter um computador, apenas no papel). O estudo da tecnologia era muito difícil, não existia cursos universitários e tudo era através de livros. Ai estudei "C", CLIPPER depois DELPHI, JAVA, e muitas tecnologias. Errei muito também mas quando você é a pessoa que sabe mais e não tem ninguém a quem perguntar? Hoje existe a internet mas antigamente era você e outros anônimos que não sabíamos onde encontrar. Sorte de quem encontra a estrada pavimentada.
Fábio, sigo o canal da Bóson e vejo sempre que posso.
Obrigado por todo conteúdo que disponibiliza. Esse video sobre os erros e o anterior sobre os caminhos para aprender são de grande valia para todos os profissionais de qualquer setor.
Tenho 50 anos. Infelizmente cometi alguns dos mesmos erros que você.
Hoje estou estudando para tentar mudar de carreira.
Parabéns por abrir um pouco da sua experiência e vivência.
Obrigado por me colocar nos trilhos. 21 anos ganhando dinheiro, porém, sem um plano de carreira. Estuando de tudo um pouco, mas sem especialização. Que balde de água fria.
Você merece todo sucesso e toda felicidade desse mundo, é um cara evoluído, consciente e pé no chão, admiro muito seu canal, me ajuda muito e sou fã. Muito obrigado.
Parabéns pelos seus vídeos. Esse em especial, me fez lembrar de uma pessoa que cometeu vários erros que você citou. Esse pessoa fui eu. Fiquei 17 anos em uma única empresa e quando fui desligado na Pandemia, fui forçosamente ter que repensar como poderia melhorar e achar um novo caminho profissionalmente. Obrigado por esse conselho!
Gratidão professor. Quem nunca cometeu um desses erros na vida. Eu dobrei várias vezes. Isso acaba com a saúde mesmo.
Olá, Fábio ! Muito bom o vídeo, não sou da área de tecnologia, mas seus insights são de muita valia para qualquer profissão. Os erros ajudam a moldar pessoas fantásticas como você, parabéns pelo trabalho!
A internet é ótima e poderosa, mas internet ajuda menos do que o pessoal mais jovem imagina.. excelente o vídeo. compartilhei com meus alunos.
Dominar qualquer assunto 100% em tudo, realmente não existe, sempre deve ser em equipe. Uma das melhores dicas! Obrigado
Bom dia.
É isso aí mesmo Fábio. Quem tem ouvidos, ouça! Parabéns!
Também comecei trabalhando com eletrônica nos 1984 em diante. Na época era bom, pois tinha reserva de informática e as empresas tinham que desenvolver aqui para poder ter equipamentos em Bancos, havia fabricante de computadores, periféricos e outras áreas, então era muito necessário ter técnicos em eletrônica, como tudo um dia acaba. Depois fui mudando de área e desisti completamente da área de tecnologia. Uma época precisei a trabalhar com informática e toda hora, tinha lançamento de novos SO's, Software de gerenciamento de redes, eram necessárias certificações Microsoft, depois Cisco, tudo era caro e depois vira o que? Virava sucata intelectual, tinha que continuar dando dinheiro para essa corporações, através de cursos. AI meio que desisti, Tecnologia anda mais depressa do que você é capaz de acompanhar, principalmente trabalhando por 9 10 horas por dia., Hoje estou desenvolvendo robôs para o mercado financeiro e fui obrigado a aprender a programar e a linguagem que uso é derivada do pascal. E sem querer pesquisando sobre logica de programação e algoritmos parei aqui. Parabéns pelo conhecimento.
Excelente abordadem e muito honrrosa. Parabéns Fábio dos Reis. Esse é um legado que servirá para todas as gerações futuras.
Esse vídeo me ajudaria muito se visse antes, hoje com 26 anos cometi praticamente todos os erros, e pelo que calculei perdi mais ou menos 6 anos de vida nessa brincadeira. Muito obrigado pelo vídeo. E por toda ajuda ao longo dos anos.
Eu cometi vários erros na minha carreira e hoje pago muito caro por eles. Um deles foi ser intolerante, achar que todos eram contra mim e ver os meu superiores e colegas de trabalho como inimigos, por conta disso, nunca consegui passar mais de 2 anos em uma empresa. Decidi trabalhar por conta própria, me enclausurei durante 12 anos em uma assistência técnica onde fiquei obsoleto e doente. Hoje não tenho referência dos últimos 12 anos de trabalho, a última vez que a minha ctps foi assinada foi em 2009 e o mercado de trabalho não me absorve mais.
Ter humildade e reconhecer nossos limites é fundamental.
E um tipo de reflexao que é muito dificil de fazer ate poque a cultura é sempre culpar alguem e tudo é cupa dos outros, e essa falta de cultura de puxar a propria resposabilade de vida, nos dificuta enxergar os percalço da vida e viver no erro, fazendo do progresso um grande contorno. Essa capacidade de trazer essa reflexao serve de concelho pro resto da vida, muito obg! estou fazendo o corso de logica de programaçao pelo Boson, dos que pesquisei foi a didatica que mais me adaptei, aqui pelo youtube sou de olinda pe. grande abraço Fabio!
Parabéns Fabio. Não é fácil acertar na vida mesmo. Digo para os mais novos em focar em si mesmo e principalmente ESTUDAR. Foquei muito em agradar muitos e esqueci de mim mesmo e hoje com 45 anos quero acertar. Tenho muito dificuldade em me concentrar nos estudos, mas sei que tudo depende somente de mim mesmo.
Fabio, eu já te admirava bastante e nem sabia porque. Você é brilhante como professor e parece ser também um grande ser humano. Parabéns!
Boa noite mestre, fui seu aluno, desculpe a opinião, mas com o potencial que sei que você possui, dificilmente você ficaria obsoleto, é que neste mundo em algum momento temos de ser egocentrista e olhar mais para nós, eu acho que você ainda será um grande empresário, só depende do seu querer, boa sorte sempre rapaz!
Saber resolver problemas é 20% metodologia de resolução e 80% saber como identificar o problema.
Parabéns pela iniciativa de coragem, honestidade e sua franqueza. Somos humanos, não somos robôs, e certamente cometemos erros, tanto em permanecer na mesma profissão, posição, cargo, e que tudo tem um propósito na vida. Abraço!
Só me dediquei assim, e nem foi tanto assim, a uma empresa uma vez! Tudo o que o Fábio disse está certíssimo. Você é só um número para empresa e é assim que você será tratado em caso de decisão da empresa por qualquer motivo. Não a trate como amiga, a trate como contratante e entregue o que pedidram. Nem mais, nem menos; exceto em circunstâncias excepcionais e com proveito para si.
esse vídeo chegou na hora certa , ontem ontem trabalhei até madrugada afim de diminuir minhas atividades , para na quinta e sexta não ter pendencias , quebrei a cara e recebi mais cobranças , dormi mal , tive uma produtividade ruim , acabei recebendo reclamação , e os dias que eu iria dedicar aos estudos fiquei pensando no trabalho com a cabeça pesada , me sentindo mal.
a dica sobre o plano de carreira e bacana fico feliz em hoje ter o sonho de ser um desenvolvedor java e javascript , e aos poucos estou conseguindo os conhecimentos.
Fabio, tenho 75 anos e sou de mainframe, mas com seus videos e remotamente vou trabalhar sim.
É uma batalha em geral , as vezes a porta da infra abre e você vai , outras de dev e outras suporte. O importante é continuar aprendendo e fazer você como se fosse uma empresa. Investindo em conhecimento pra você , não tem formula para o sucesso e a vida é cheia de mais baixos do que altos principalmente nessa época. Cheguei ate gerente de Ti de concessionaria FIAT , a crise veio e fui dispensado . Virei técnico e fiquei algum tempo , pagar contas . Hoje estou autonomo e abri empresa e fiz mais aperfeiçoamentos e estou a procura de melhores oportunidades. Faço consultoria , suporte e dev , mas não esta fácil.
Não tem como não assistir os vídeos dele, porque o Fábio passa a real, até para outras áreas tipo vai além da TI pega mesmo na vida pessoal e profissional. É um conselho baseado na experiência, vivência e sabedoria. Achei um ótimo vídeo me identifiquei em alguns pontos, e tenho certeza que outras pessoas também vão se identificar com o conteúdo.
Eu não sei dizer não na hora certa, tenho que trabalhar isso urgentemente, essa foi a dica de ouro!
Um dos melhores vídeos a que já assisti no TH-cam. Honestidade e lições de vida. Muito bom. Obrigado.
Ótimo vídeo Fábio.
Realmente há momentos que temos que entender que estamos errando e ter a humildade de voltar atrás e não sofrer por isso.
Nesse boom de trabalho remoto p empresas Gringas ganhando em dólar, me aventurei no início desse ano. Foi um processo difícil, porém passei nas entrevistas e na prova técnica.
Porém no dia a dia era horrível, não a parte técnica, mas a comunicação em uma língua diferente, eu tenho um inglês razoável, porém, entendi que ainda não era o suficiente para lidar com aquela situação. O entendimento das tarefas era um sofrimento, pois a empresa tem profissionais de TDS lugares do mundo, Índia, Japão, etc..., Antes de cada reunião eu tinha crises de ansiedade terríveis.
Moral da história, por mais confortável financeiramente que possa ser, análise, entenda seus erros, não se puna por não conseguir. Evolua e volte mais forte que antes.
Por vezes pensei que as pessoas com mais experiência na carreira teriam como principal contribuição conhecimentos tecnicos. É claro que isso também é verdade mas percebi que os seniors também vão 'sofrer' as constantes atualizações que a tecnlogia traz e ralar pra se manter também. O que muda a longo prazo são essas questões sensíveis da vida que já sabemos mas ignoramos, como cuidar de si mesmo, não deixar de ter tempo pra família... obrigada pela exposição nesse vídeo Fábio :) com certeza me fez pensar!
Muito agradecido por ter a coragem de falar dos seus erros, que é importante para nós e também pela generosidade.
O Grande erro que cometi, foi ao terminar a faculdade de ADS não ter procurado nenhum estagio na are, pelo simples fato de atuar na area de TI como Suporte, acreditando que poderia crescer onde estava.
Conclusão, no fim das contas fui desvalorizado como profissional e como ser humano. Fui demitido e hj tento correr atrás do tempo perdido, realizando cursos e tentando alguns certificados.
Parabéns Fabio .Da a cara para bater assim não é fácil Eu te admiro muito por seu trabalho ai no canal. Estudo inglês a um ano e vou ficar muito bom . E vou conhecer os Estados Unidos. Você mim inspirou a estudar inglês , Eu cometi Vários erros na minha vida profissional. Mas o mais grave foi exatamente esse de não ter um plano de carreira.Hoje tenho 40 anos e sou açougueiro sou muito bom no que eu faço. Mas tenho vergonha por ter estacionado na profissão .Estou virando a página eu faço curso técnico de informática e estou a um ano estudando inglês,
Não gosto de errar, mas graças ao erro eu aprendi muito mais!✌😎
Sou estagiário e hoje o meu principal erro é me moldar de acordo com as necessidades aleatórias da empresa em que estou, infelizmente estava permitindo que o diretor definisse o que eu iria estudar, agora não deixo mais.
2:26 eu sou assim e isso me deixa frustrada e ansiosa, pq da impressão que eu nunca vou conseguir chegar aonde eu quero sem antes dominar tudo.
Que vídeo maravilhoso!!!! Muito obrigado pela humanidade e humildade de dividir tuas experiências 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Professor Fábio, eu agradeço muito sua coragem para falar sobre esse assunto que é muito importante. Mais do que um professor, vejo em você um ser humano fora de série, humilde, muito inteligente e principalmente generoso com toda sua audiência aqui no TH-cam. Sempre que posso assisto aos seus vídeos e aprendo cada vez mais, está me ajudando nesse processo de desenvolvimento profissional e tantas outras pessoas que querem seguir essa carreira de TI, que diga-se de passagem não é nada fácil, porém muito gratificante, não só pela questão financeira, mas também pelo processo de aprendizagem contínua, buscar a prática diariamente e compartilhar conhecimentos. Espero um dia te conhecer pessoalmente e agradecer ao vivo todo esse esforço que tem feito aqui no Boson Treinamentos. Sou seu fã!
Tenho medo de cometer o erro de mudar muito cedo de emprego e de aceitar tarefas que ainda não sou capacitado para fazer, e assistir a esse vídeo me fez bem, me ajudou a refletir, obrigado Fábio!
Poxa, que vídeo massa, sou estudante de Ciências da Computação na Universidade Federal do Agreste de Pernambuco e este vídeo foi muito importante para mim.
Sou de uma área totalmente diferente de tecnologias, mas seus apontamentos se encaixam perfeitamente na minha área TB.
muito bom!
Poorra, esses videos de experiencias dos guerreiros que ja lutaram as batalhas que vamos travar, são extremamente valiosos.
Vlw fabio, vc é o cara
Parabéns Fábio, obrigado pela sua contribuição, de centenas de vídeos que já vi no youtube esse é o mais agregou na minha vida de profissional, top de mais, obrigado mesmo!
Parabéns pela cinseridade, ouvir tudo isso de uma pessoa experiente ajuda muito.
Fábio, tbm me identifico muito com esses erros que vc cometeu e vejo que não é fácil ser tardio em corrigir uma rota por assim dizer, mas a questão não é desanimar e estagnar. Você tem uma personalidade muito equilibrada entre realidade e positividade, obrigado por compartilhar essa experiência motivadora.
Parabéns Bóson. Um exemplo de profissionalismo e de pessoa !
eu Designer ah 25 anos e programados fullstack ah 5 anos, passei por 90% do teu problema...
no meu caso decidi formalizar a minha condiçao como programador fazendo um nivel superior e quis entrar na area de Java, como o meu conhecimento era na area de Web a empresa me colocou como fullstack, ou seja, certas coisas fazia de forma tranquila, outras travava completamente, o lider da minha equipe era um picareta, nao resolvia os problemas jogava todas as culpas nas costas dos iniciantes dizia que ia passar no cliente e ia p academia malhar... parece surreal mas o cliente era o Banco do Brasil, e a empresa uma multinacional que prefiro nao falar o nome mas atua tbem em Brasilia....
quase virei alcoolatra nessa epoca, a minha sorte é que conseguia destravar os problemas sem ajuda da equipe, ao contrario trabalhei em um galpao com outros programadores de outras empresas e ali pude trocar conhecimento, chegou um ponto que as vezes me procuravam p pedir ajuda.... sobrevivi aos problemas do trabalho....
mas bati em uma parede chamada lider do projeto, alguem que foi indicado por conveniencia e nao capacidade tecnica, como havia um grupo insatisfeito com ele sendo 4 mulheres e 3 homens resolvi apoia-los, crente que o RH da empresa lidaria bem com o problema... cada 1 foi punido de alguma forma sendo todos realocados do cliente...
nao adianta ser empresa grande se a mentalidade é pequena, nao adianta usar Scrum e continuar assediando a equipe ameaçando constantemente de demissao...
infelizmente brasileiro nao aprende a empreender.... "programador ruim trabalha por CLT, programador bom é PJ / Freela"
Oi Fábio, parabéns pela sincera exposição.
Por conta das dificuldades que temos passado nos últimos anos neste país, eu fui um dos milhões de trabalhadores desempregados. Estava na área financeira e tenho bons conhecimentos de programação.
Então, após conseguir um outro trabalho numa área diferente da minha formação, decidi desenvolver um projeto próprio após o meu expediente e também nos finais de semana e feriados porque fiquei com muito medo de ficar novamente parado...
Trabalhava durante o dia, em horário comercial na empresa, e após o expediente eu me concentrava nas minhas coisas, em casa. Foram três anos desse jeito.
Mas, novamente, por conta da situação do país, fui demitido... No entanto, ao contrário do que aconteceu da outra vez, agora não estou desesperado: trabalho por conta própria, em casa, e sou melhor remunerado do que se estivesse como empregado e com toda aquela insegurança.
Portanto, para resumir, digo o seguinte a todos:
- Estudem e tentem desenvolver algo próprio para não serem dependentes da boa vontade dos outros. Sejam os seus próprios patrões porque, além da falta de autonomia quando se está numa empresa, não dá para contar somente com aquela remuneração.
Obrigado Fábio por você ser tão humilde assim. Você é uma grande inspiração para mim, atualmente a Boson treinamentos é meu canal de tecnologia favorito atualmente, assisto todos os dias. Gratidão por te deixar o universo melhor 💙🌠
Obrigado pela abertura, só que essa sua postura e a de um consultor/orientador/educador profissional, essa experiência que tem valor, e é muito valorizada por muitos RH de empresas de renome, a sinceridade, e a simplicidade na explicação, direto, objetivo, e muito bem intencionado, parabéns e obrigado, sem dúvidas vou repassar para minhas filhas, eu já cometi os mesmos erros e muitos mais, enfim, muchas gracias...
Muito bom. A parte da saúde me tocou bastante prq foi exatamente o que eu fiz, trabalhei demais uma época em duas empresas até, comia porcaria de rua quando comia, de 78 kg pulei pra 106kg, resultado: hipertensão, ansiedade, pânico e problemas familiares. No final das contas ainda fui chutado pela empresa.
Parabéns esse tipo de vídeo é muito bom para nós todos, não só da área de TI. Nossa saúde física e mental em primeiro lugar sempre!! Abraço.
Parabéns por mais um vídeo muito bom em seu canal. Podemos perceber que você é um cara do bem, que tem humildade em reconhecer os erros para evoluir pessoalmente e que gosta de passar os conhecimentos da melhor forma possível para outras pessoas. Que você tenha muita saúde, sabedoria e sucesso no seu caminho.
Parabéns, que vídeo perfeito, cometi quase 90% de todos esses erros hoje estou com 49 anos e não sei o que fazer, trabalho com TI há 20 anos e cometi o erro de ficar 10 anos em uma só empresa e parei no tempo, a empresa em questão não investia em tecnologia ao qual pedi todos esses anos, a empresa não possuia servidores, hoje preciso relembrar de como trabalhar com ADs do zero, se alguém tiver uma dica agradeço.
Fabio vc é um guerreiro, fiquei espantando quando vc disse que ainda estaria enfrentando dificuldades pra encontrar emprego se vc saíssa da empresa em que está, um cara com uma carga de conhecimento tão grande quanto a sua nao ficaria um segundo sem emprego em países que valorizam a TI.
Hoje você vê como erros, mas foram as respostas que você podia dar. Isso é igual remorso... "aquela sensação que podia ter feito diferente quando na realidade não podia. Somos nossa história. Me vi nos seus comentários. Trabalhei por 29 anos em uma empresa passando ppr diversos cargos...
Muito obrigada pelo vídeo. Parabéns pela coragem de vir aqui e expor isto para ajudar os demais. Antigamente tinha pouca informação disponível. Atualmente tem informação demais e é difícil filtrar o que realmente é válido. E muiito válido.
Eu só estagiária, estou começando na área de TI e esse vídeo vai me ajudar bastante. Achei muito importante tudo que você disse, principalmente sobre trabalhar demais e sacrificar sua saúde e vida social por causa do trabalho. Eu vejo isto acontecendo demais e não quero que isto aconteça comigo jamais.
Melhor vídeo do youtube. Se a galera nova pudesse ver esse vídeo, ajudaria bastante. Muita gente vem pra T.I. por causa de salários, de 15 mil reais que anunciam. Mas é pura especulação, quem oferece as vagas não contrata. E quando descobrimos, são pessoas head hunters.
Parabéns, isso é um exemplo de humildade, eu também já cometi e sempre procuro me vigiar para não cometer de novo e de achar que sei mais que os outros, além de as vezes demorar a pedir ajuda, são erros que quanto mais anos você trabalha fica cada vez mais propício a cometer