Hino ao ser humano | Adriano Gianturco | TEDxFCMMG
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 24 พ.ย. 2024
- Alguns alegam que o ser humano faz mal ao planeta, que só polui e destrói. Alegam que somos ambiciosos e gananciosos demais. No noticiário assistimos todos os dias a calamidades naturais, criminalidade, guerra e crises humanitárias. Isso se deve, dentre outros motivos, ao fato de temos mais informação, até sobre os cantos mais remotos do planeta.
Adriano Gianturco discorre sobre o fato de que nos últimos 30 anos as pessoas que vivem abaixo da linha de pobreza diminuíram pela metade, a porcentagem de desnutridos nos países pobres caiu de 35 a 15% em 40 ano e que de 1975 até hoje, o mundo ficou ainda mais rico, graças ao fato que a população aumentou (e não apesar disso) e ficou menos desigual. Não só a qualidade de vida, mas a expectativa de vida também melhorou: de 36 anos em um arco temporal de 110 anos. Dos anos 60 até hoje, a mortalidade infantil caiu de forma continua e progressiva. Fome, analfabetismo, poluição, pobreza e muitas outras variáveis diminuíram de forma consistente. O resultado de tudo isso? A felicidade media mundial aumentou e isso pode estar correlacionada com o aumento da renda. Adriano Gianturco é professor de Ciência Política do IBMEC-MG, coordenador do curso de Relações Internacionais, PhD pela Universidade de Genova. Autor de diversas obras como o manual “A Ciência da Política”, o livro “O empreendedorismo de Israel Kirzner” e "Ciência Política sobre Abstencionismo, votos brancos e Democracia e Desenvolvimento". É membro do Laboratório de Análise Política (LAP) da Universidade LUISS de Roma, do Comité Cientifico da Revista Acadêmica Mises, do Conselho do Ranking dos Políticos Fellow do Competere Institute e é Fellow do Centro Tocqueville-Acton. Gianturco acredita na evolução do ser humano, com os grandes feitos já alcançados e expectativas para um futuro melhor não tão distante. This talk was given at a TEDx event using the TED conference format but independently organized by a local community. Learn more at www.ted.com/tedx
Tudo verdade. Somos felizes e precisamos a lembrar disto mais vezes. Parabéns Adriano!!!
Gianturco é um dos meus cientistas políticos preferidos. Excelente!
Grande Gianturco, grande personagem da ciência política consevadora.
Fantástico esse cara.
O cara consegue transformar qualquer 15 minutos de fala em algo pra posteridade. Gianturco é um grande ser humano!
O Dr. ADRIANO é magnifico.PARABÉNS
Excelente
Professor Adriano, agradeço imensamente suas aulas e comentários, artigos e entrevistas. Cada vez mais quero ser seu aluno. Imensamente grato!
Merece mais views
12:16 "Na linguagem inventamos palavras lindas"
12:27 "Vaffanculo" KKKKKKKKKKK
Como se tudo de bom que a Humanidade produziu até hoje fosse acessível a toda e qualquer pessoa no planeta....
Isso é irrelevante diante dessas conquistas, seu esquerdista chorão.
@@pedrofilho8615 90 % da população humana viver na merda é irrelevante pra vc. !??! Isso porque vc. provavelmente não faz parte desses 90 % , seu direitista de merda .
Gostaria de saber de onde você tirou esses dados? E o que seria merda? Porque nos últimos anos a humanidade vive seu melhor período em relação a pobreza e fome, tudo graças ao capitalismo, claro que não vivemos o ideal ainda e existe muita pobreza, mas 90% da população na verdade se encontra melhor do que nunca
@@albertocarlospereira1952 A humanidade está mais rica do que nunca, seu esquerdista de merda! O pobre da atualidade tem uma qualidade de vida superior aos nobres da idade média. Mas eu sei bem qual é a sua raiva. Você é um esquerdista, e como TODO ESQUERDISTA, você é um fracassado existencial, invejoso e ressentido.
@@albertocarlospereira1952 esquerdista chorão, aprenda a ler os dados e não a propagar mentiras. Graças ao "capitalismo malvadão" a expectativa de vida do ser humano tem aumentado paulatinamente. Seguindo sua linha de "inteligência" as pessoas estariam vivendo menos.
Fiquei surpreso como Adriano compara, de forma ingênua e simplista, várias características e traços humanos e animais. Argumentos fraquíssimos.
Quais são esses argumentos fraquíssimos?
Dubai? Sério? A mesma Dubai que não tem salário mínimo, que os pedreiros recebem miséria por dia, trabalhando debaixo de sol e chuva, sem hora pra ir embora, construindo arranha-céus mirabolantes de sheiks e ricassos de todo lugar do mundo?
Será que o Adriano foi ingênuo de achar que o Burj Khalifa é uma vitória para a humanidade? Sério que alguém acha que o Marriott Haurbour é um orgulho da humanidade? Qualquer pessoa que dispense 5 minutos do seu tempo no Google vai saber as condições desumanas em que a maioria das pessoas está submetida no Emirados Árabes Unidos. Não podemos nos cegar com o brilho da riqueza, quando essa riqueza é limitada a tão poucos, e que custa a dignidade de muitos.
Esperava mais critério do TEDx quanto a divulgação de um discurso tão raso. Realmente decepcionante. Espero que os espectadores pensem além.
Vamos pegar um ponto que não gostamos e desqualificar o vídeo todo. Pra criticar, tem um monte. Agora, vai lá e refuta o discurso geral dele.
Dou risada ou choro vendo esse comentário? Parece que a Sra. não compreendeu o que o Professor expôs. Rasa é sua opinião, provavelmente não conhece o trabalho do Adriano Gianturco, muito menos suas posições, polêmicas, mas bem fundamentadas, as quais felizmente estão sendo compreendidas por mais pessoas a cada dia. Raso é o discurso o qual apenas vê problemas na humanidade, quando na verdade progredimos material e intelectualmente, há muitas coisas ainda para serem feitas, ainda existe pobreza sim, mas não podemos negar que o livre mercado (trocas voluntárias) trouxe riqueza à nossa espécie, e a cada dia tira pessoas da miséria. Países hoje pobres são assim porque não aceitam ou repudiam a livre concorrência, subjulgam as pessoas ao poder do Estado que aliado ao Capital é sim um propagador de mal-estar, mas o Capital quando livre e sem parcerias espúrias com os governos, traz apenas, assim, apenas mesmo, riqueza, bem-estar e LIBERDADE.
Eu poderia falar, além de Dubai, muitos outros exemplos, como:
1) o ser humano não é o união que sofre o luto, macacos choram a morte de seus irmãos, cães choram a morte de suas crias, elefantes visitam as carcaças de seus antepassados num rito funerário
2) aquecimento global, preciso explicar?
3) revolução industrial não melhorou a condição de vida do “ser humano”, ela foi feita ao custo de muito mineiro sufocando no carvão, pra dizer o mínimo. Ricos enriqueceram e muitos anos depois alguma qualidade de vida chegou, ainda pra poucos.
4) a mortalidade infantil, pobreza, analfabetismo, etc ESTÁ CRESCENDO NO BRASIL, e não diminuindo
Estou quase no meio do vídeo, que estou vendo pela terceira vez. Uma ao vivo, que não pude acreditar estar ouvindo tantas FALÁCIAS de uma pessoa só. Faltou crítica, faltou noção. O gene pessimista é natural, é questão de sobrevivência, concordo. Mas análises objetivas precisam ser CRÍTICAS. Sem pensamento crítico não existe objetividade, só um mar de bobeiras.
@@gabrielaalcantara7805 Sugiro enormemente que procure os trabalhos e as declarações do professor, o vídeo tem 15 minutos, e seu tema é específico, não é possível falar sobre tudo nesse período pequeno de tempo. E uma observação sobre a revolução industrial, é uma falácia dizer que esta não melhorou substancialmente nossa qualidade de vida, isso é bem documentado pela historiografia, se desejar, posso recomendar textos sobre o assunto, e verá o quão enganada a Sr. está. Bons estudos, vejo que falta um pouco :)
Ps: Não tem problema, ninguém sabe de tudo, mas antes de tentar refutar um professor extremamente conceituado é bom procurar mais sobre o assunto, se não passa vergonha. ; )
Lucas Marx Muito fofa sua tentativa de lacrar mas não rolou, colega. O que você disse sobre a Rev Industrial não difere muito do que eu disse, apenas a perspectiva das coisas. Eu leio muito, e sugiro muita leitura, é um convite sempre bem-vindo, mas sem senso crítico não serve de nada. Pense nisso! Um abraço