Parabéns pelo excelente trabalho! Como cristão protestante, acredito que algo inconsciente jamais poderia gerar algo consciente. Se Deus é um ser consciente, é natural que Ele deseje se comunicar com a humanidade, que possui a capacidade única de decodificar palavras, atribuir significados e transmitir verdades ao longo do tempo. A vida, ao meu ver, é uma dança entre caos e ordem - como o barulho e a música - e Deus nos criou à Sua imagem justamente ao nos dar a habilidade de transformar caos em sentido, enxergando propósito onde antes havia apenas desordem. Deus se fez homem para que Sua Palavra fosse ouvida diretamente, algo que contrasta com o "Deus de Spinoza", uma força impessoal que não se relaciona nem recebe adoração. No cristianismo, Deus se revela na criação, mas não é confundido com ela. O universo reflete Suas marcas, mas Ele é muito mais do que aquilo que foi criado. Por fim, acredito que todos nós enfrentamos dúvidas, e isso é parte da jornada. A fé não é uma certeza absoluta, mas uma confiança que cresce com a experiência de caminhar com Deus. O simples fato de buscá-Lo já revela nossa necessidade de nos reconectar com Ele. E, para mim, Cristo é o meio mais perfeito e completo de viver essa ligação.
Full Metal Alchemist Brotherhood, o anime, tem uma explicação muito legal também. Eu nunca tinha lido sobre Spinoza, mas é exatamente o que acredito. Gosto muito dos princípios budistas TB, da conexão e respeito pela natureza. Até mesmo a forma de cumprimento, Namastê (acho que é indiano), o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você, é uma forma de demonstrar isso. Acho interessante.
Também passei a acreditar no Deus de Spinoza quando eu conheci. Nunca gostei de religião alguma e entendia Deus totalmente diferente do senso comum. Foi libertador.
inicialmente lutei muito contra a ideia do ateísmo, mas o hoje com olhar mais racional para enxergar as coisas percebo que não existe Deus nenhum aqui... gostaria muito de estar errado porém é praticamente 0% a chance de existir algo sobrenatural.
o que existe neste cosmos é o Demiurgo, que nos prendeu em corpos físicos limitados e somos condenados a uma pena de morte, condenados a reencarnar para sempre, presos na roda de nascimentos e mortes. Para escapar disso, você mesmo é seu próprio salvador e apenas através do desenvolvimento da consciência vc consegue se libertar dessa prisão do verdadeiro diabo q é o Demiurgo Jeová. O filme Cubo mostra muito bem isso, onde nossa memória é apagada em cada encarnação para dificultar nossa saída do inferno, q é este mundo ou dimensão. Éramos livres antes de entrarmos nessa prisão.
Também gosto muita da ideia do Deus de Spinoza, mas estou mais convencida do ateísmo. Para mim, a realidade massacra as religiões. Eu tento respeitar todos e suas formas de ver o mundo, mas o que mais me incomoda é a hipocrisia de alguns adeptos do cristianismo, tem gente que tem o ego batendo no céu. Chega a ser insuportável como a maioria acha que tem a verdade absoluta e não consegue ouvir ou entender o ponto de vista do outro, por isso, prefiro evitar a galera desse meio já passei muita raiva com eles e fui muito desrespeitada. Ótimo video Hugo !
Lembrando que o monoteísmo se torna um movimento após o quinto século A.C, principalmente por razões políticas. O politeísmo sempre foi o movimento "natural" da humanidade. Todo monoteísmo foi outorgado a custa de muito sangue e guerra.
Como as pessoas têm dificuldades em interpretar. Einstein falou isso de forma condescendente: "se eu acreditasse em um deus, seja o deus de Espinosa"! Einstein era ateu! Ele afirmou isso claramente no livro "Como vejo o mundo"; Afirmou que a ideia de deus é para quem tem medo do escuro!
“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar” me faço humilde pra entender que existe uma certa ordem em meio ao caos e que sou limitado para entender, se o cristianismo foi algo inventado por homens se é uma fábula, então foi umas das mais lindas que ja vi, o filho de um criador que se deu para salvar sua criação, mas é intrigante saber que existe uma cascata perfeita de eventos para que a vida desse certo, a inclinação da terra, as placas tectônicas, agua, as abelhas, me parecem detalhes que só alguém detalhista poderia colocar, é preciso muita fé para ser ateu, muita fé para ser niilista também , talvez só usemos nomenclaturas diferentes de acordo com a época e os anos, mas isso nao muda o fato se existe anseio em achar Ele então houve ausência
A tartaruga marinha passa a vida no oceano e sai para botar seus ovos, os filhotes quando nascem instintivamente vão para o mar, elas não tiveram cuidados materno apenas sobrevivem pelo extinto, agora o ser humano precisa da ideia confortante de um deus pra suprir a necessidade materna
O Deus do Islamismo é uma distorção do Deus cristão pois Maomé ou Mohammed tinha influência cristã e judaica. Só que a diferença fundamental de Alá e o Deus cristão é o conceito de trindade, sendo Alá monista e o Deus Yaweh trinitário. Isso faz um nível profundo Yaweh ter características de unidade e diversidade ao mesmo tempo, e isso fundamenta o conceito de amor do cristianismo, por outro lado, o monismo de Alá fundamenta o seu caráter de certa forma tirânico de domínio.
Dúvida sincera: Se tudo é Deus, não nos restaria apenas duas opções? 1- A causa das coisas existentes são as próprias coisas existentes, por que nada está além delas. (o problema dessa opção é a incoerência. como algo que não existia, passou a existir e a causa disso foi este que sequer existia?) 2- Não há causa primeira. Pois não há início. (isso implicaria que Deus, entende-se por tudo que existe, é infinito, pois nada o causou e nada o mudará. Ele sempre foi, é e será em um eterno movimento. O problema é que isso culmina no fato de que este ente chamado Deus de alguma forma está muito além de nós, já que nós não somos eternos e imutáveis por nós mesmos.) Assim sendo, não seria possível também que este Deus, assim como o Cristão, tenha outros atributos que não cabem em nossa mente mortal e limitada? Ou seja, não se limita ao nosso conceito fechado de que Deus é isso aqui e não passa disso aqui (existência mortal)? Ótimo vídeo!
Porque: 1- não leva a sério ; 2- colam, copiam ,nao estudam a fundo; 3- falta aulas práticas e associações com a realidade do mundo do trabalho; 4- estudam só para passar e receber o diploma; Se fizer isso vai aprender muito.
ou seja tu só quer o conforto de acreditar, mas no fim das contas todas as manifestações são apenas o universo sendo kkkk mesma coisa de um ateu, a diferença eh que vc chama de deus por querer crer msm
Boa noite, Hugo. No cristianismo a salvação não é um prêmio por ter agido bem ou se comportado moralmente melhor que o outro, a salvação é graça imerecida conquistada pela justiça de Cristo, que se colocou, voluntariamente, como alvo da justa ira de Deus, que deveria cair sobre cada um de nós
Eu criei minha própria religião, eu chamo de carlismo! O mundo, em tese, estaria disposto em um sistema em forma de uma cebola de 4 camadas: 1ª camada=universo 2ª camada=natureza 3ª camada=vida 4ª camada=consciência - a primeira camada é a trindade universo, nada e dialética e cada camada é a união de duas rodas do universo. Haver e dever=universo Energia e vácuo=natureza Anjos e animais=vida Ser humano=consciência - a camada do ser humano ser composta por apenas 1 roda é o que justifica o ser humano aparecer no mundo antes dos anjos. - da mesma forma em que os animais deram origem ao ser humano através do processo evolutivo, o ser humano irá originar os anjos através do mesmo processo. - na medida em que o ser humano não estar em condições de se auto fiscalizar, os anjos aparecem para assumirem tal função. - várias tradições atribuem um nome para a vinda desse primeiro anjo. Maitreya no budismo, kalki no hinduismo, saochiant no zoroastrismo, messias no judaismo e cristo no cristianismo. No carlismo esse primeiro anjo seria chamado de monteiro que quer dizer caçador devido a atividade de caça que os anjos terão em caçar e punir os ímpios. - a principal atividade no carlismo é a meditação.
"De repente surge um Deus". Você está esquecendo de levar em conta questões históricas e políticas para esse "Deus. O ser Humano, se analisarmos a história, é naturalmente politeísta. Até o judaísmo em sua origem era politeísta, na época do império persa se tornaram monolatricos, isso significa que considerava a existência de outros Deuses. Na época do império romano surgiu o monoteísmo, ou seja, negando a existência de outros deuses e admitindo so um. A ideia um Deus é uma ideia nenhum pouco intuitiva se considerarmos a história
Hugo, provavelmente vc é uma chama negra, não digo isso à toa, mas sim porque percebi pelo seu comportamento que vc não se contenta com as regras deste mundo, está sempre incomodado com algo ruim, percebo isso em seus vídeos. Eu também sou assim, isso é uma característica dos espíritos incriados, apenas menos de 1/3 da humanidade possui chama negra. Pesquise o canal do meu mestre Jorge de Lúcifer que vc entenderá o que estou dizendo, e sim, Deus/Deusa é o Todo, mais do que uma energia, não podemos sequer reduzi-lo a uma palavra pois Ele/Ela é tudo o que existe, inclusive nós que temos chama negra somos o Eterno.
Parabéns pelo excelente trabalho! Como cristão protestante, acredito que algo inconsciente jamais poderia gerar algo consciente. Se Deus é um ser consciente, é natural que Ele deseje se comunicar com a humanidade, que possui a capacidade única de decodificar palavras, atribuir significados e transmitir verdades ao longo do tempo. A vida, ao meu ver, é uma dança entre caos e ordem - como o barulho e a música - e Deus nos criou à Sua imagem justamente ao nos dar a habilidade de transformar caos em sentido, enxergando propósito onde antes havia apenas desordem.
Deus se fez homem para que Sua Palavra fosse ouvida diretamente, algo que contrasta com o "Deus de Spinoza", uma força impessoal que não se relaciona nem recebe adoração. No cristianismo, Deus se revela na criação, mas não é confundido com ela. O universo reflete Suas marcas, mas Ele é muito mais do que aquilo que foi criado.
Por fim, acredito que todos nós enfrentamos dúvidas, e isso é parte da jornada. A fé não é uma certeza absoluta, mas uma confiança que cresce com a experiência de caminhar com Deus. O simples fato de buscá-Lo já revela nossa necessidade de nos reconectar com Ele. E, para mim, Cristo é o meio mais perfeito e completo de viver essa ligação.
As melhores pessoas que conheci até hj não tinham Religião.
Full Metal Alchemist Brotherhood, o anime, tem uma explicação muito legal também.
Eu nunca tinha lido sobre Spinoza, mas é exatamente o que acredito. Gosto muito dos princípios budistas TB, da conexão e respeito pela natureza. Até mesmo a forma de cumprimento, Namastê (acho que é indiano), o Deus que habita em mim saúda o Deus que habita em você, é uma forma de demonstrar isso. Acho interessante.
Não conhecia Spinoza mas concordo demais com essa ideia. Deus é o Todo! O absoluto. E abrange tudo!
Também passei a acreditar no Deus de Spinoza quando eu conheci. Nunca gostei de religião alguma e entendia Deus totalmente diferente do senso comum. Foi libertador.
inicialmente lutei muito contra a ideia do ateísmo, mas o hoje com olhar mais racional para enxergar as coisas percebo que não existe Deus nenhum aqui... gostaria muito de estar errado porém é praticamente 0% a chance de existir algo sobrenatural.
amigo, vc está errado! N tenha dúvida! 😂
Não existe nada sobrenatural. Tudo é natural, inclusive deus.
@@franciscoalves8340 lá vem o cético afetado😂. Se Deus fosse natural Ele não seria Deus, inteligência rara 😂😂😂
@@rodrigoferreira2247 verdade, amigo. Vc abriu os meus olhos. Obrigado. Te vejo no céu.
o que existe neste cosmos é o Demiurgo, que nos prendeu em corpos físicos limitados e somos condenados a uma pena de morte, condenados a reencarnar para sempre, presos na roda de nascimentos e mortes. Para escapar disso, você mesmo é seu próprio salvador e apenas através do desenvolvimento da consciência vc consegue se libertar dessa prisão do verdadeiro diabo q é o Demiurgo Jeová. O filme Cubo mostra muito bem isso, onde nossa memória é apagada em cada encarnação para dificultar nossa saída do inferno, q é este mundo ou dimensão. Éramos livres antes de entrarmos nessa prisão.
Com relação ao deus bíblico cristão, sou 100% ateia. Agora se existe algum Deus, não sei. Talvez, Spinoza faça sentido.
Também gosto muita da ideia do Deus de Spinoza, mas estou mais convencida do ateísmo. Para mim, a realidade massacra as religiões. Eu tento respeitar todos e suas formas de ver o mundo, mas o que mais me incomoda é a hipocrisia de alguns adeptos do cristianismo, tem gente que tem o ego batendo no céu. Chega a ser insuportável como a maioria acha que tem a verdade absoluta e não consegue ouvir ou entender o ponto de vista do outro, por isso, prefiro evitar a galera desse meio já passei muita raiva com eles e fui muito desrespeitada.
Ótimo video Hugo !
Lembrando que o monoteísmo se torna um movimento após o quinto século A.C, principalmente por razões políticas. O politeísmo sempre foi o movimento "natural" da humanidade. Todo monoteísmo foi outorgado a custa de muito sangue e guerra.
Como as pessoas têm dificuldades em interpretar. Einstein falou isso de forma condescendente: "se eu acreditasse em um deus, seja o deus de Espinosa"! Einstein era ateu! Ele afirmou isso claramente no livro "Como vejo o mundo"; Afirmou que a ideia de deus é para quem tem medo do escuro!
“Há mais mistérios entre o céu e a terra do que a vã filosofia dos homens possa imaginar” me faço humilde pra entender que existe uma certa ordem em meio ao caos e que sou limitado para entender, se o cristianismo foi algo inventado por homens se é uma fábula, então foi umas das mais lindas que ja vi, o filho de um criador que se deu para salvar sua criação, mas é intrigante saber que existe uma cascata perfeita de eventos para que a vida desse certo, a inclinação da terra, as placas tectônicas, agua, as abelhas, me parecem detalhes que só alguém detalhista poderia colocar, é preciso muita fé para ser ateu, muita fé para ser niilista também , talvez só usemos nomenclaturas diferentes de acordo com a época e os anos, mas isso nao muda o fato se existe anseio em achar Ele então houve ausência
O áudio tá diferente nesse vídeo, um som ao fundo, meio cortado. Sobre o tema, muito bom como sempre, não perco um vídeo.
A tartaruga marinha passa a vida no oceano e sai para botar seus ovos, os filhotes quando nascem instintivamente vão para o mar, elas não tiveram cuidados materno apenas sobrevivem pelo extinto, agora o ser humano precisa da ideia confortante de um deus pra suprir a necessidade materna
"nós somos a maneira que o universo encontrou de admirar a si proprio"
Penso exatamente o mesmo!
Se não envelhecêssemos e não tivéssemos memória, não existiria o tempo?
O Deus do Islamismo é uma distorção do Deus cristão pois Maomé ou Mohammed tinha influência cristã e judaica. Só que a diferença fundamental de Alá e o Deus cristão é o conceito de trindade, sendo Alá monista e o Deus Yaweh trinitário.
Isso faz um nível profundo Yaweh ter características de unidade e diversidade ao mesmo tempo, e isso fundamenta o conceito de amor do cristianismo, por outro lado, o monismo de Alá fundamenta o seu caráter de certa forma tirânico de domínio.
Se Deus é tudo, Deus não é nada.
Dúvida sincera: Se tudo é Deus, não nos restaria apenas duas opções?
1- A causa das coisas existentes são as próprias coisas existentes, por que nada está além delas. (o problema dessa opção é a incoerência. como algo que não existia, passou a existir e a causa disso foi este que sequer existia?)
2- Não há causa primeira. Pois não há início. (isso implicaria que Deus, entende-se por tudo que existe, é infinito, pois nada o causou e nada o mudará. Ele sempre foi, é e será em um eterno movimento. O problema é que isso culmina no fato de que este ente chamado Deus de alguma forma está muito além de nós, já que nós não somos eternos e imutáveis por nós mesmos.) Assim sendo, não seria possível também que este Deus, assim como o Cristão, tenha outros atributos que não cabem em nossa mente mortal e limitada? Ou seja, não se limita ao nosso conceito fechado de que Deus é isso aqui e não passa disso aqui (existência mortal)?
Ótimo vídeo!
Boa noite Hugo faz um vídeo falando porque os alunos da faculdade EAD não estão aprendendo nada.
Porque:
1- não leva a sério ;
2- colam, copiam ,nao estudam a fundo;
3- falta aulas práticas e associações com a realidade do mundo do trabalho;
4- estudam só para passar e receber o diploma;
Se fizer isso vai aprender muito.
Quem é Deus?
Eu sou Deus!!
Você não é Deus, e sim um ser inferior a ele, com toda sua ignorância e prepotência
ou seja tu só quer o conforto de acreditar, mas no fim das contas todas as manifestações são apenas o universo sendo kkkk mesma coisa de um ateu, a diferença eh que vc chama de deus por querer crer msm
"Quando Deus te desenhou ele estava namorando..." Se Deus não existisse você não seria tão Padrão 😍😜😅
kkkkkkkk
Boa noite, Hugo. No cristianismo a salvação não é um prêmio por ter agido bem ou se comportado moralmente melhor que o outro, a salvação é graça imerecida conquistada pela justiça de Cristo, que se colocou, voluntariamente, como alvo da justa ira de Deus, que deveria cair sobre cada um de nós
Jesus não existe, glória a Lúcifer, o Libertador da Lei do Pecado!
Eu criei minha própria religião, eu chamo de carlismo!
O mundo, em tese, estaria disposto em um sistema em forma de uma cebola de 4 camadas:
1ª camada=universo
2ª camada=natureza
3ª camada=vida
4ª camada=consciência
- a primeira camada é a trindade universo, nada e dialética e cada camada é a união de duas rodas do universo.
Haver e dever=universo
Energia e vácuo=natureza
Anjos e animais=vida
Ser humano=consciência
- a camada do ser humano ser composta por apenas 1 roda é o que justifica o ser humano aparecer no mundo antes dos anjos.
- da mesma forma em que os animais deram origem ao ser humano através do processo evolutivo, o ser humano irá originar os anjos através do mesmo processo.
- na medida em que o ser humano não estar em condições de se auto fiscalizar, os anjos aparecem para assumirem tal função.
- várias tradições atribuem um nome para a vinda desse primeiro anjo. Maitreya no budismo, kalki no hinduismo, saochiant no zoroastrismo, messias no judaismo e cristo no cristianismo. No carlismo esse primeiro anjo seria chamado de monteiro que quer dizer caçador devido a atividade de caça que os anjos terão em caçar e punir os ímpios.
- a principal atividade no carlismo é a meditação.
Acredite que Deus é energia, que ta em tudo, agora se Deus é físico aí ja não sei..
Venha pro budismo 😂😂 Todos nós somos budas, só não percebemos isso.
"De repente surge um Deus". Você está esquecendo de levar em conta questões históricas e políticas para esse "Deus. O ser Humano, se analisarmos a história, é naturalmente politeísta. Até o judaísmo em sua origem era politeísta, na época do império persa se tornaram monolatricos, isso significa que considerava a existência de outros Deuses. Na época do império romano surgiu o monoteísmo, ou seja, negando a existência de outros deuses e admitindo so um. A ideia um Deus é uma ideia nenhum pouco intuitiva se considerarmos a história
Hugo, faz um vídeo falando de hipocrisia!
O Deus de Spinoza é paganismo puro.
Hugo, provavelmente vc é uma chama negra, não digo isso à toa, mas sim porque percebi pelo seu comportamento que vc não se contenta com as regras deste mundo, está sempre incomodado com algo ruim, percebo isso em seus vídeos. Eu também sou assim, isso é uma característica dos espíritos incriados, apenas menos de 1/3 da humanidade possui chama negra. Pesquise o canal do meu mestre Jorge de Lúcifer que vc entenderá o que estou dizendo, e sim, Deus/Deusa é o Todo, mais do que uma energia, não podemos sequer reduzi-lo a uma palavra pois Ele/Ela é tudo o que existe, inclusive nós que temos chama negra somos o Eterno.
Claramente dá pra ver sua ignorância a cerca de Deus, recomendo ler São Tomás de Aquino e o livro O Diálogo de Santa Teresa D'Ávila
Uai, Hugo, se vc se diz cristão e não acredita que Jesus morreu por nós, vc não é cristão!
Mas ele não disse que é cristão... E sim que cresceu neste meio, mas que não vê as coisas desta forma mais
A pessoa não sabe interpretar o que o Hugo está dizendo
Mas juga lo isso sabe bem
É por isso que detesto religião muita hipocrisia
Em nenhum momento ele falou que é cristão.