Eu excluí minhas redes sociais quando percebi que estava querendo ir para os lugares para postar no Instagram, ia para a praia e ficava postando storys , procurava lugares "Instagramaveis" eu me perguntei para que estou fazendo isso o que eu quero provar para as pessoas que não estão nem aí pra mim ? Me senti livre 😊
Muito legal seu relato! Minha esposa apagou o Instagram esses dias (mas ainda tem outras tranqueiras, como threads) e apenas uma pessoa mandou msg para ela, falando: “eu acho q hackearam seu insta pq sua foto sumiu”
E eu desativei as minhas porque foram rackeadas e foi uma luta pra recuperar as contas, fiquei tão frustrada que decidi desativar e tem sido muito bom.
Assistia muito vídeos curtos quando tinha instragram, depois que sai de todas as redes sociais eu sinto que não consigo ver mais isso, e tenho paciência pra um vídeo de 10, 20 ou 60 minutos de forma natural. Outra forma que fiz para evitar esse "apodrecimento do cérebro" foi começar a ler, de forma que passei de 0 (zero) livros por ano para 15 (quinze) em 2024. Espero que essa cultura não seja mais agressiva que já é, principalmente para esses jovens que nascem com um celular na mão.
O mais triste de tudo é perceber que mesmo ciente e concordando estou na parcela de pessoas ficando sem concentração em conteúdos maiores (como vídeos mais longos, livros, podcast e até mesmo aulas) tendo que, por exemplo, assistir aula fazendo outra coisa (cozinhando, por exemplo) pra não dispersar indo para outra tela.
Nossa eu também, sinto que também perdi a memória de tudo que vi no dia, to começando a desacelerar e restringindo meu tempo nas outras redes e vou começar a ler livros, se não acho que vou sofrer muito quando ficar idosa 😂
Pois é... e nem tem uma opção para desativar essa merd@. Não tenho inst, tik tok, twitter, fb, só permaneci com o yt e as vezes me pego rolando o shorts sem querer... Afs
Real Hugo, eu mesma esse ano voltei a usar o TH-cam, eu amo o TH-cam, viva o TH-cam!!! Tem muita coisa lixo? Tem. Mas olha o TANTO de conhecimento que tem nessa plataforma!! É possível aprender de tudo DE GRAÇA aqui!!! É a maior enciclopédia que já existiu e as pessoas (me incluindo), não aproveitamos tanto quanto poderíamos.
A leitura reflete na opinião das pessoas também. A galera prefere passar o dia assistindo vídeo sobre política do que realmente ler algo como Marx, Engels, Hayek, Mises, Adam Smith. Aí querem debater sociedade, economia, direita x esquerda, socialismo x capitalismo tendo a profundidade de pensamento de um pires, porque "aprenderam" sobre o assunto com youtuber roqueiro ou youtuber do interior do paraná.
Por coincidência hoje eu li uma coluna na folha da Maríliz Pereira Jorge falando justamente sobre esse tema. Ela deu exemplo que uma madrugada destas, ela perdeu o sono ficando olhando futilidades no Instagram. E eu me identifiquei com isso, pois muitas vezes que perco o sono, ao invés de pegar um livro, perdi meu tempo olhando bobagens dos outros no Instagram. Como você mesmo falou Hugo, isso é um vício que precisamos combater
4:24 é realmente bizarro como falta lógica nisso que a gente sente de "preciso postar, preciso mostrar, as pessoas precisam ver", e a gente até se sente satisfeito quando faz isso, mas no fim, NÃO tem relevância NENHUMA, não faz diferença NENHUMA, nem pra gente nem pros outros. ainda assim, a gente "gosta" e não quer deixar de fazer. as redes sociais são brinquedos de crianças mimadas, egocêntricas e carentes. no fim, é tudo pro nosso próprio ego
Minha esperança está nas novas gerações que estão crescendo sem telas. Meu filho tem 3 anos e apenas agora estou apresentando filmes infantis pra ele, ocasionalmente. E isso não é incomum, já tem várias famílias com essa filosofia de não oferecer telas e tbm de limitar o uso para os maiores. Acredito de verdade que a sociedade está despertento para os males do digital.
faz dois dias que desativei instagram e facebook. gente, eu estava sentindo até náuseas quando ficava rolando o feed sem perceber por uns 40 minutos seguidos, isso me destruía, eu sabendo que esse meu tempo é muito valioso para estudar ou até para falar com as pessoas que amo. delírio coletivo esse negócio da jeniffer.
Pra mim apenas desativar não foi suficiente. Eu ficava inventando pretextos e acabava voltando. Então eu resolvi apagar minha conta de vez. Funcionou! Faz uns dois meses que não vejo Instagram.
@@br0kend0ww97 e isso eu me pergunto se é mais aqui no Brasil ou em todo lugar no mundo está assim? Porque está estranho demais, o brasileiro se orgulha de ser o povo mais engajado em redes sociais.
@@kawanvictor21 olha, já faz agora uma semana e me sinto tão diferente, estou conseguindo sentir a vida sem ansiedade, tipo a questão da consciência mesmo. Eu não tenho nenhuma vontade de acessar, pois simplesmente entendi que aquilo não é pra mim. Eu oro a Deus para não me dar essa vontade de querer acessar, pois estou muito bem agora. Se eu tiver uma recaída, aí vou fazer como vc, excluir de vez, porque não quero mais sentir o que eu estava sentindo.
Nunca tinha olhado para os stories nessa perspectiva que você trouxe. Realmente, se o conteúdo é deletado após 24 horas, será que vale a pena ser consumido? Ficarei com essa reflexão na minha mente nos próximos dias.
Sou da geração passada, cresci longe da internet. Hoje ainda assisto vídeos longos, mas sinto a sensação de impaciência que o Hugo disse, mesmo de leve, mesmo quase 1 mês sem Instagram de novo (Pois fiquei 2 meses sem Instagram, Fevereiro e Março de 2024). Cada dia mais vazio esse negócio de redes sociais. Quero um futuro melhor pra mim. Não quero fazer parte desses "cérebros pobres".
Mermão, a melhor coisa que fiz foi sair desse lixo de instagram. E olhando aqui de fora, quando vejo uma pessoa consumindo """""""""""""""""""""conteúdo""""""""""""""""""""""""""" do instagram, eu fico mal de verdade, como pode alguém usar o TEMPO DE VIDA DELA para ver a vida de OUTRA PESSOA fazendo ABSOLUTAMENTE N-A-D-A DE ÚTIL. E não, não sou moralista que fala mal de rede social e prega a demonização de todo o entretenimento "vazio", porque eu uso o tik tok para desestressar em um dia pesado, mas o instagram é demais, caras... DEMAIS.
E o pior de tudo é que a tendência aumente cada vez mais, é irônico, um mundo onde o avanço tecnológico nunca teve um desenvolvimento tão rápido quanto é hoje, mas ao mesmo tempo é a época que possui mais pessoas idiotas.
Ah e da Jenifer, já fez até publi pro magazine Luíza , enquanto criadores incríveis como vc lutam anos para alcançar alguma relevância nesta merda de plataformas q só nós suga 😢. E vc tem razão aqui é a única plataforma que ainda presta, espero q continue.
Sempre existe solução para as coisas, mesmo em um caso como este. O problema é conseguir lutar isto contra este império bilionário que depende deste consumo inútil. Parece que cada vez mais o destino será pior. Antes eu pensava que com o avanço da tecnologia as pessoas passariam a buscar informações e conhecimento, com a facilidade que se tem hoje. Eu estava errado, eles sempre buscam o próprio prazer, mesmo em reels e outras merdas dessas que inventam.
a melhor coisa que fiz da vida foi largar as redes sociais, e eu sei que isso é "radical" mas pra mim parece a única forma de me distanciar de toda parcela negativa de consequências que o vício trás. e é um vício, as pessoas estão doentes.
Irei ler Walden no próximo ano, já coloquei na minha lista de leituras, e provavelmente lerei já em janeiro. Conheci a história lendo o livro Minimalismo Digital, porém, não sabia do uso desse termo no livro, agora fiquei mais interessado
Ficava em casa nos shorts e videos ....infinitos. comecei a ficar muito triste e pensamentos suicxdas.😢 Tomei uma decisão de mudar. Hj faço faculdade. E uso a opção Bem Estar digital no celular. Sai do buraco depressivo Antes não via sentido na vida, sentia uma desesperança ...sentimento que NADA ia mudar. hj vejo a vida bem diferente. As pessoas não PERCEBEM quando estão adoecendo por conta do excesso do digital. Gracas a Deus e as mudanças de hábitos digitais consegui mudar.
Estamos sendo controlados de todas as maneiras possíveis. Nada do que fazemos é autêntico, estamos todos no efeito manada apenas replicando coisas sem saber o motivo real. A vontade de me isolar completamente está cada vez maior.
Eu não vejo nada de errado em criar uma conta no Instagram/youtube se for para postar experiências, coisas que você está aprendendo, recordações... Mas sinceramente, eu acho uma MERDA ficar o dia inteiro no celular assistindo conteúdo irrelevante, eu percebi que estava fazendo isso, e estava ficando infeliz.. Decidi mudar, no momento estou postando esse comentário, e vou parar de seguir e me desinscrever de canais e contas irrelevantes, e vou passar a utilizar o celular somente para aprender algo novo e postar experiências e recordações, vou fazer um jejum de dopamina...
Graças a Deus excluí minhas redes sociais há um ano para estudar, pretendia voltar mas depois de ver o tanto que melhorei como ser humano eu não quero mais.
Boa abordagem do assunto. Espero que isso seja mais falado de hoje em diante, a fim de que nós saibamos escolher melhor o que escolhemos como conteúdo. Na minha opinião, pra algo ser relevante não precisa ser necessariamente duradouro. E quanto ao Instagram vejo a ressalva de que dependendo de quem você segue, ele é bem proveitoso. Por exemplo, eu sigo alguns profissionais do ensino de idiomas que me dão um considerável aprendizado, até mesmo com conteúdos curtos.
Eu removi os vídeos curtos da minha vida e melhorou muito meu sono, energia durante o dia, atenção, a paciência. Só vantagens. Foi algo difícil de corta no começo pq dá uma vontade de voltar, mas de tanto resistir um hora ou outra vc para de desejar tanto. E então consegue aproveita melhor seu tempo com algo mais importante que queira fazer ou até mesmo se entreter com algo que realmente agregue, nem que seja minimamente.
Bom conteúdo. Parabém! De fato, não é uma palavra, e sim uma expressão assustadoramente releladora do atual estado de inércia intelectual que experimentamos.
cara, acho que a humanidade ainda não entendeu o quão perigoso são esses vídeos curtos e o acelerador de vídeos... com certeza isso deve desconfigurar toda estrutura cerebral de milhões de anos de evolução humana
Alguns debates têm sido feitos, o problema é que essa mudança é muito recente, então não existem nem muitos estudos científicos pra analisar isso ainda. Porém empiricamente já é possível notar... no meu círculo próximo muitas pessoas estão com ansiedade/depressão e isso não é uma coincidência. O celular e os conteúdos rápidos estão mesmo alterando toda a química cerebral. A gente não para mais nem por 15 minutos pra ficar fazendo nada, pra cultivar um ócio, pra simplesmente pensar! Não tem como o cérebro não pifar mesmo
Eu me sinto um fracasso por não conseguir abrir mão do 1,5x/1,75x/2x nos vídeos de TH-cam, pra ouvir podcasts. Depois que vc experimenta essa funcionalidade é difícil consumir na velocidade normal.
Ótimo vídeo! É interessante perceber que esse problema não é exclusivo das gerações Z e Alpha, mas reflete um impacto mais amplo na sociedade. Estamos cada vez mais cercados por conteúdos irrelevantes, o que tem enfraquecido habilidades essenciais como comunicação básica e compreensão profunda das coisas.
A realidade é triste mesmo!! Eu fico me perguntando como será o futuro comandado pela atual geração? Terminei de ler Nexus, de Yuval Noah Harari e o futuro com o advento da I.A e esse apodrecimento cerebral das pessoas atualmente, é no mínimo preocupante!!! Ou seria o presente....?
Essas redes sociais estão acabando com a capacidade de ter um raciocínio lógico, principalmente dessa nova geração. Moro na França, e estava vendo uma reportagem ontem sobre um 'trend' que viralizou no TikTok de CRIANÇAS e jovens fazendo um "jogo" homofóbico, "se você mexer é gay" - "Le premier qui bouge est gay" - . E até países como EUA, Japão estão fazendo isso nas redes sociais. Teve até um jogador sueco que fez isso e já chegou mais de 2 milhões de visualização só no Twitter.
Concordo, fui vítima disso.. Solução: minimalismo digital. E voltar a fazer uma coisa por vez, para isso evitar as distrações ( reduzi-las ao máximo). Dêem uma olhada na técnica pomodoro
Cara.... E eu lembro da época que a galera reclamava que os vídeos dos TH-camrs de cinco minutos eram muito curtos e aí começaram a fazer de dez, vinte minutos e depois ficou em alta fazer vídeos de mais de uma hora..
É para gerar urgência, ótima reflexão. Mas para mim, a humanidade não tem mais solucão, daki pra frente é só ladeira abaixo amigo eu continuo vendo coisas com conteúdo, como o seu. Bom pra quem posta bêbado é se arrepende. Só pra estes casos. 😂😅😅😅😂😂😂😂😂
Hugo, fala sobre o caso do luigi mangione. Acho que seria interessante sua opinião no canal, lembro que você já falou em algum vídeo anterior sobre a mercantilização da saúde, dos profissionais da saúde que tratam os pacientes com descaso, etc.
Eu comecei a ver todo e qualquer vídeo na velocidade 1x (normal) porque no 2x, 4x eu ficava mais cansado e ansioso. Isso me ajudou demais na retomada da concentração, raciocínio e diminuição da ansiedade. E olha que eu faço terapia há quase 2 anos. Então, não sei como está sendo para as pessoas que não estão tendo nem noção do dano disso. E eu trabalho com T.I. então tenho uma noção muito mais profunda e ciência dos bastidores dessas tecnologias.
Depois que descobri que facção vigia redes sociais pra roubar as pessoas.dexei de acessar 😂.só aparece as notificações quando eles entra e aciono a polícia kkkkkk
Como é que o povo vai ler?... Acredito que o povo ainda nao sabe como deixar mais divertido pra ler e tem livros que nao tem estrutura pra instigar a pessoa ler até o final. Unico livro que li com pouco esforco foi o - roube como um artista - o livro quebra o padrão O fato dele ser pequeno ja mostra algo de ser rapido de ler e, também, tem variacoes de cores de pagina É esse estilo de livro que talvez deva engajar os brasileiros ou nao, possa ser que AUDIOBOOK seja o unico caminho pra pra grande maioria se informarem 😅 Cada um entende o seu estilo de aprendizado ou deveria pra ter autodomínio
Um assunto importante porem ja parou pra pensar o motivo dos shorts, stories e e conteudos vazios são viciantes? Simplesmente pq as pessoas nao querem um conteudo que seja util e sim para entretenimento, vc dizer que nao devemos asistir conteudo "lixo" e so conteudo "util" tambem é prejudicial pro cerebro. as pessoas que consumem conteudo curto esta em busca de entretenimento, pois esta fugindo de algo, ds problemas, pensar entre outras coisas, pra combater esse tipo de consumo excessivo é necessario combater o problema real, que nao é so o shorts, instagram e etc, e sim a falta de cuidado mental e social, excesso de trabalho, entre outras coisas, se for perguntar pra muitas pessoas que acordam cedo e chegam tarde em casa, sera que elas preferem assistir uma video aula ou assistir algo que alem de nao precisar te fazer pensar ainda trara algum prazer momentâneo? Esse termo pode ser comparado com o vicio em alcool, drogas, e outros vicios prejudiciais, a motivação para o vicio é o mesmo
concordo apenas em partes, a vida não é, e nem deve ser apenas produtividade, acredito que sem hobbies, enlouqueceríamos, desde muito tempo, as pessoas procuravam coisas para o tempo passar, o problema é o uso exacerbado, redes sociais são feitas para viciar, quanto maior o tempo, maior o lucro dessas empresas, totalmente diferente de um livro, por mais que seja um de ficção, por mais que, o autor quer nos prender, não acaba sendo tão atrativo quanto navegar nas redes sociais. Abandonei as redes sociais faz 17 meses, porém, não renuncio a ter meu tempo fazendo o que gosto, jogar, assistir, ler, tudo isso não me prendem tanto
@Matheus-bx5qu concordo com o que voce disse, sei que as redes foram feitas pra viciar, mas o que eu quero dizer é que nem todo mundo tem a consciência de que a rede social faz mal em excesso, e que para resolver isso tem que tratar a raiz do problema, se do nada deixasse de existir redes sociais, algumas pessoas ainda se viciariam em outra coisa, pois o que faz a pessoa se viciar é a vontade de fugir devido aos problemas que a pessoa tem na vida, que eu ou você podemos nao ter, nem todos tem a mesma vida nem a mesma reação diante problemas
Nossa, finalmente alguém que tocou no ponto certo! Tudo que ele fala no vídeo é sim importante e precisamos refletir sobre, mas as causas que precisam de solução. É um problema social e não individual.
Eu excluí minhas redes sociais quando percebi que estava querendo ir para os lugares para postar no Instagram, ia para a praia e ficava postando storys , procurava lugares "Instagramaveis" eu me perguntei para que estou fazendo isso o que eu quero provar para as pessoas que não estão nem aí pra mim ? Me senti livre 😊
Muito legal seu relato! Minha esposa apagou o Instagram esses dias (mas ainda tem outras tranqueiras, como threads) e apenas uma pessoa mandou msg para ela, falando: “eu acho q hackearam seu insta pq sua foto sumiu”
E eu desativei as minhas porque foram rackeadas e foi uma luta pra recuperar as contas, fiquei tão frustrada que decidi desativar e tem sido muito bom.
Exatamente! Vc é único e quem precisa saber disso é somente você
obrigado pela sua profunda amargura e angustia, você me representa como ninguém
Kkkkkkkkk ri alto kkkk
Hugo, meu nilista preferido
Kkkkkk
Assistia muito vídeos curtos quando tinha instragram, depois que sai de todas as redes sociais eu sinto que não consigo ver mais isso, e tenho paciência pra um vídeo de 10, 20 ou 60 minutos de forma natural. Outra forma que fiz para evitar esse "apodrecimento do cérebro" foi começar a ler, de forma que passei de 0 (zero) livros por ano para 15 (quinze) em 2024. Espero que essa cultura não seja mais agressiva que já é, principalmente para esses jovens que nascem com um celular na mão.
Absurda a abordagem pornográfica que as redes apresentam também, um conteúdo extremamente apelativo sempre
Tem muita baixaria
largar a pornografia foi uma das melhores coisas que eu fiz na vida, melhor ate que largar o cigarro
o instagram virou softporn
O mais triste de tudo é perceber que mesmo ciente e concordando estou na parcela de pessoas ficando sem concentração em conteúdos maiores (como vídeos mais longos, livros, podcast e até mesmo aulas) tendo que, por exemplo, assistir aula fazendo outra coisa (cozinhando, por exemplo) pra não dispersar indo para outra tela.
Nossa eu também, sinto que também perdi a memória de tudo que vi no dia, to começando a desacelerar e restringindo meu tempo nas outras redes e vou começar a ler livros, se não acho que vou sofrer muito quando ficar idosa 😂
Eu detesto o shorts do TH-cam, achava a plataforma totalmente única só que infelizmente eles se entregaram a manada…
Pois é... e nem tem uma opção para desativar essa merd@. Não tenho inst, tik tok, twitter, fb, só permaneci com o yt e as vezes me pego rolando o shorts sem querer... Afs
Pois eu adoro 😊
Boa sorte kk
Apenas por dinheiro
Também não gostei. Não consigo parar de ver to viciado. O pior que não tem nem como desativar
Real Hugo, eu mesma esse ano voltei a usar o TH-cam, eu amo o TH-cam, viva o TH-cam!!! Tem muita coisa lixo? Tem. Mas olha o TANTO de conhecimento que tem nessa plataforma!! É possível aprender de tudo DE GRAÇA aqui!!! É a maior enciclopédia que já existiu e as pessoas (me incluindo), não aproveitamos tanto quanto poderíamos.
Real
A leitura reflete na opinião das pessoas também.
A galera prefere passar o dia assistindo vídeo sobre política do que realmente ler algo como Marx, Engels, Hayek, Mises, Adam Smith. Aí querem debater sociedade, economia, direita x esquerda, socialismo x capitalismo tendo a profundidade de pensamento de um pires, porque "aprenderam" sobre o assunto com youtuber roqueiro ou youtuber do interior do paraná.
Específico gostei kkkk
Por coincidência hoje eu li uma coluna na folha da Maríliz Pereira Jorge falando justamente sobre esse tema. Ela deu exemplo que uma madrugada destas, ela perdeu o sono ficando olhando futilidades no Instagram. E eu me identifiquei com isso, pois muitas vezes que perco o sono, ao invés de pegar um livro, perdi meu tempo olhando bobagens dos outros no Instagram. Como você mesmo falou Hugo, isso é um vício que precisamos combater
4:24 é realmente bizarro como falta lógica nisso que a gente sente de "preciso postar, preciso mostrar, as pessoas precisam ver", e a gente até se sente satisfeito quando faz isso, mas no fim, NÃO tem relevância NENHUMA, não faz diferença NENHUMA, nem pra gente nem pros outros. ainda assim, a gente "gosta" e não quer deixar de fazer. as redes sociais são brinquedos de crianças mimadas, egocêntricas e carentes. no fim, é tudo pro nosso próprio ego
Minha esperança está nas novas gerações que estão crescendo sem telas. Meu filho tem 3 anos e apenas agora estou apresentando filmes infantis pra ele, ocasionalmente. E isso não é incomum, já tem várias famílias com essa filosofia de não oferecer telas e tbm de limitar o uso para os maiores. Acredito de verdade que a sociedade está despertento para os males do digital.
Mas aí é minoria, viu. A maioria dá tela pras crianças ficarem quietas.
Concordo plenamente com você Hugo, as pessoas não conseguem assistir vídeos de 10min pra cima isso é bizarro.
faz dois dias que desativei instagram e facebook. gente, eu estava sentindo até náuseas quando ficava rolando o feed sem perceber por uns 40 minutos seguidos, isso me destruía, eu sabendo que esse meu tempo é muito valioso para estudar ou até para falar com as pessoas que amo. delírio coletivo esse negócio da jeniffer.
Pra mim apenas desativar não foi suficiente. Eu ficava inventando pretextos e acabava voltando. Então eu resolvi apagar minha conta de vez. Funcionou! Faz uns dois meses que não vejo Instagram.
esse negócio da jennifer eu considero a maior prova que somos extremamente rasos, qualquer coisa nos surpreende... realmente o brain rot é real...
@@br0kend0ww97 e isso eu me pergunto se é mais aqui no Brasil ou em todo lugar no mundo está assim? Porque está estranho demais, o brasileiro se orgulha de ser o povo mais engajado em redes sociais.
@@kawanvictor21 olha, já faz agora uma semana e me sinto tão diferente, estou conseguindo sentir a vida sem ansiedade, tipo a questão da consciência mesmo. Eu não tenho nenhuma vontade de acessar, pois simplesmente entendi que aquilo não é pra mim. Eu oro a Deus para não me dar essa vontade de querer acessar, pois estou muito bem agora. Se eu tiver uma recaída, aí vou fazer como vc, excluir de vez, porque não quero mais sentir o que eu estava sentindo.
Nunca tinha olhado para os stories nessa perspectiva que você trouxe. Realmente, se o conteúdo é deletado após 24 horas, será que vale a pena ser consumido? Ficarei com essa reflexão na minha mente nos próximos dias.
...ou pelas próximas 24 horas.. rs
@ 😂😂😂, eu terminei de ver o vídeo dele e fui olhar alguns stories 🤦🏻♂️
Pois eu adoro vídeos longos, é como se nós estivéssemos num monologo!
Um dia fui fazer uma crítica ao conteúdo do tal "Luva de Pedreiro". Rapaz, o que eu tomei de hate, não tá escrito... kkk
Sou da geração passada, cresci longe da internet. Hoje ainda assisto vídeos longos, mas sinto a sensação de impaciência que o Hugo disse, mesmo de leve, mesmo quase 1 mês sem Instagram de novo (Pois fiquei 2 meses sem Instagram, Fevereiro e Março de 2024). Cada dia mais vazio esse negócio de redes sociais. Quero um futuro melhor pra mim. Não quero fazer parte desses "cérebros pobres".
Cada dia mais agradecida por ter saído do Instagram
Preciso sair urgentemente
Mermão, a melhor coisa que fiz foi sair desse lixo de instagram. E olhando aqui de fora, quando vejo uma pessoa consumindo """""""""""""""""""""conteúdo""""""""""""""""""""""""""" do instagram, eu fico mal de verdade, como pode alguém usar o TEMPO DE VIDA DELA para ver a vida de OUTRA PESSOA fazendo ABSOLUTAMENTE N-A-D-A DE ÚTIL. E não, não sou moralista que fala mal de rede social e prega a demonização de todo o entretenimento "vazio", porque eu uso o tik tok para desestressar em um dia pesado, mas o instagram é demais, caras... DEMAIS.
E o pior de tudo é que a tendência aumente cada vez mais, é irônico, um mundo onde o avanço tecnológico nunca teve um desenvolvimento tão rápido quanto é hoje, mas ao mesmo tempo é a época que possui mais pessoas idiotas.
Realmente lamentável o ponto em que chegamos e, cabe a cada um de nós não nos tornar reféns dessa manipulação digital.
5 anos sem insta, nunca tive tiktok e 15 livros lidos esse ano 🎉🎉
Já estamos vivendo igual no filme Wall-E. O tanto de conteúdo genérico e sem alma, gerado por IAs nas redes sociais, não está descrito!
nossa simm
Ah e da Jenifer, já fez até publi pro magazine Luíza , enquanto criadores incríveis como vc lutam anos para alcançar alguma relevância nesta merda de plataformas q só nós suga 😢. E vc tem razão aqui é a única plataforma que ainda presta, espero q continue.
Sempre existe solução para as coisas, mesmo em um caso como este. O problema é conseguir lutar isto contra este império bilionário que depende deste consumo inútil. Parece que cada vez mais o destino será pior. Antes eu pensava que com o avanço da tecnologia as pessoas passariam a buscar informações e conhecimento, com a facilidade que se tem hoje. Eu estava errado, eles sempre buscam o próprio prazer, mesmo em reels e outras merdas dessas que inventam.
a melhor coisa que fiz da vida foi largar as redes sociais, e eu sei que isso é "radical" mas pra mim parece a única forma de me distanciar de toda parcela negativa de consequências que o vício trás. e é um vício, as pessoas estão doentes.
Irei ler Walden no próximo ano, já coloquei na minha lista de leituras, e provavelmente lerei já em janeiro. Conheci a história lendo o livro Minimalismo Digital, porém, não sabia do uso desse termo no livro, agora fiquei mais interessado
Sob à luz da alegoria saramaguiana, faz-se necessária a pedagogia do olhar, mais consciente e crítico daquilo que é visualizado.
Ficava em casa nos shorts e videos ....infinitos. comecei a ficar muito triste e pensamentos suicxdas.😢
Tomei uma decisão de mudar. Hj faço faculdade. E uso a opção Bem Estar digital no celular.
Sai do buraco depressivo
Antes não via sentido na vida, sentia uma desesperança ...sentimento que NADA ia mudar. hj vejo a vida bem diferente. As pessoas não PERCEBEM quando estão adoecendo por conta do excesso do digital.
Gracas a Deus e as mudanças de hábitos digitais consegui mudar.
Seria bom se fosse possível desativar essas ferramentas de vídeos curtos
Tem como no TH-cam
Não é de interesse deles.
Felizmente eu desativei do TH-cam.
como desativa? @@PardalPsico
Como vcs conseguiram?
Gostei muito da forma como vc fala. Ainda bem que eu prefiro vídeos longos e profundidade, que sorte! 🍀
Estamos sendo controlados de todas as maneiras possíveis. Nada do que fazemos é autêntico, estamos todos no efeito manada apenas replicando coisas sem saber o motivo real. A vontade de me isolar completamente está cada vez maior.
Desde janeiro sem instagram e não tenho vontade de voltar. Aqui no youtube evito ver shorts, mas os vídeos normais eu não consigo ver sem acelerar 2x.
Eu não vejo nada de errado em criar uma conta no Instagram/youtube se for para postar experiências, coisas que você está aprendendo, recordações...
Mas sinceramente, eu acho uma MERDA ficar o dia inteiro no celular assistindo conteúdo irrelevante, eu percebi que estava fazendo isso, e estava ficando infeliz.. Decidi mudar, no momento estou postando esse comentário, e vou parar de seguir e me desinscrever de canais e contas irrelevantes, e vou passar a utilizar o celular somente para aprender algo novo e postar experiências e recordações, vou fazer um jejum de dopamina...
Graças a Deus excluí minhas redes sociais há um ano para estudar, pretendia voltar mas depois de ver o tanto que melhorei como ser humano eu não quero mais.
Boa abordagem do assunto. Espero que isso seja mais falado de hoje em diante, a fim de que nós saibamos escolher melhor o que escolhemos como conteúdo.
Na minha opinião, pra algo ser relevante não precisa ser necessariamente duradouro.
E quanto ao Instagram vejo a ressalva de que dependendo de quem você segue, ele é bem proveitoso. Por exemplo, eu sigo alguns profissionais do ensino de idiomas que me dão um considerável aprendizado, até mesmo com conteúdos curtos.
Eu removi os vídeos curtos da minha vida e melhorou muito meu sono, energia durante o dia, atenção, a paciência. Só vantagens.
Foi algo difícil de corta no começo pq dá uma vontade de voltar, mas de tanto resistir um hora ou outra vc para de desejar tanto. E então consegue aproveita melhor seu tempo com algo mais importante que queira fazer ou até mesmo se entreter com algo que realmente agregue, nem que seja minimamente.
Bom conteúdo. Parabém! De fato, não é uma palavra, e sim uma expressão assustadoramente releladora do atual estado de inércia intelectual que experimentamos.
Agora sim mudou a minha vida. Essa palavra realmente resumiu meu ano. 😒
muito grato pelos seus conteúdos, Hugo.
cara, acho que a humanidade ainda não entendeu o quão perigoso são esses vídeos curtos e o acelerador de vídeos... com certeza isso deve desconfigurar toda estrutura cerebral de milhões de anos de evolução humana
Alguns debates têm sido feitos, o problema é que essa mudança é muito recente, então não existem nem muitos estudos científicos pra analisar isso ainda. Porém empiricamente já é possível notar... no meu círculo próximo muitas pessoas estão com ansiedade/depressão e isso não é uma coincidência. O celular e os conteúdos rápidos estão mesmo alterando toda a química cerebral. A gente não para mais nem por 15 minutos pra ficar fazendo nada, pra cultivar um ócio, pra simplesmente pensar! Não tem como o cérebro não pifar mesmo
O 2x virou o meu normal 😢
Eu me sinto um fracasso por não conseguir abrir mão do 1,5x/1,75x/2x nos vídeos de TH-cam, pra ouvir podcasts. Depois que vc experimenta essa funcionalidade é difícil consumir na velocidade normal.
Concordo plenamente, a falta da busca pelo conhecimento, vem crescendo a cada ano que passa, e os celulares avançam como ferramentas "indispensáveis".
Ótimo vídeo! É interessante perceber que esse problema não é exclusivo das gerações Z e Alpha, mas reflete um impacto mais amplo na sociedade. Estamos cada vez mais cercados por conteúdos irrelevantes, o que tem enfraquecido habilidades essenciais como comunicação básica e compreensão profunda das coisas.
A realidade é triste mesmo!! Eu fico me perguntando como será o futuro comandado pela atual geração? Terminei de ler Nexus, de Yuval Noah Harari e o futuro com o advento da I.A e esse apodrecimento cerebral das pessoas atualmente, é no mínimo preocupante!!! Ou seria o presente....?
Essas redes sociais estão acabando com a capacidade de ter um raciocínio lógico, principalmente dessa nova geração.
Moro na França, e estava vendo uma reportagem ontem sobre um 'trend' que viralizou no TikTok de CRIANÇAS e jovens fazendo um "jogo" homofóbico, "se você mexer é gay" - "Le premier qui bouge est gay" - . E até países como EUA, Japão estão fazendo isso nas redes sociais. Teve até um jogador sueco que fez isso e já chegou mais de 2 milhões de visualização só no Twitter.
Obrigado por tratar o tema . Muito bom mesmo
Concordo, fui vítima disso.. Solução: minimalismo digital. E voltar a fazer uma coisa por vez, para isso evitar as distrações ( reduzi-las ao máximo). Dêem uma olhada na técnica pomodoro
Muito bom
Cara.... E eu lembro da época que a galera reclamava que os vídeos dos TH-camrs de cinco minutos eram muito curtos e aí começaram a fazer de dez, vinte minutos e depois ficou em alta fazer vídeos de mais de uma hora..
É para gerar urgência, ótima reflexão. Mas para mim, a humanidade não tem mais solucão, daki pra frente é só ladeira abaixo amigo eu continuo vendo coisas com conteúdo, como o seu. Bom pra quem posta bêbado é se arrepende. Só pra estes casos. 😂😅😅😅😂😂😂😂😂
Obrigado pelo video Hugo !
Também estou nesse detox. Permaneço apenas no TH-cam com vídeos longos (consumindo e produzindo).
Não é fácil 🥲
Eu nao tenho conta no tik tok.acho nada a ver comigo.so uso TH-cam e insta.e procuro conteudo ,de conhecimento. A vida e isso aprendizado.
Hugo, fala sobre o caso do luigi mangione. Acho que seria interessante sua opinião no canal, lembro que você já falou em algum vídeo anterior sobre a mercantilização da saúde, dos profissionais da saúde que tratam os pacientes com descaso, etc.
Eu comecei a ver todo e qualquer vídeo na velocidade 1x (normal) porque no 2x, 4x eu ficava mais cansado e ansioso.
Isso me ajudou demais na retomada da concentração, raciocínio e diminuição da ansiedade.
E olha que eu faço terapia há quase 2 anos.
Então, não sei como está sendo para as pessoas que não estão tendo nem noção do dano disso.
E eu trabalho com T.I. então tenho uma noção muito mais profunda e ciência dos bastidores dessas tecnologias.
análise perfeita.
Depois que descobri que facção vigia redes sociais pra roubar as pessoas.dexei de acessar 😂.só aparece as notificações quando eles entra e aciono a polícia kkkkkk
Eu não sou viciada nas redes sociais,porém me pego presa olhando horas horas lojas do ex shem
Tipo fim do mundo, uma montanha de lixo na mente das crianças adolescentes e adultos
E se você fizer essa crítica aos mais novos ainda toma um "ok, boomer"
Pessoas usam essa gíria do inglês aqui no Brasil? 🤔
Como é que o povo vai ler?...
Acredito que o povo ainda nao sabe como deixar mais divertido pra ler e tem livros que nao tem estrutura pra instigar a pessoa ler até o final.
Unico livro que li com pouco esforco foi o - roube como um artista - o livro quebra o padrão
O fato dele ser pequeno ja mostra algo de ser rapido de ler e, também, tem variacoes de cores de pagina
É esse estilo de livro que talvez deva engajar os brasileiros ou nao, possa ser que AUDIOBOOK seja o unico caminho pra pra grande maioria se informarem 😅
Cada um entende o seu estilo de aprendizado ou deveria pra ter autodomínio
Bravo! 👏👏👏👏
Sem face e insta já a uns 10 anos, apenas zap, tik tok e twitter (X) nunca tive. Apenas Zap, Telegram e livros hehehe.
não é "vem de encontro a tudo que vimos..." é. "Vem AO encontro..."
Muito bom o vídeo
nunca gostei de instagram acho cahtissimo
Hugo tras recomendações de livro
Ótimo canal. Já pensou em fazer psicologia?? Estamos vivos, mas com morte cerebral
Um assunto importante porem ja parou pra pensar o motivo dos shorts, stories e e conteudos vazios são viciantes? Simplesmente pq as pessoas nao querem um conteudo que seja util e sim para entretenimento, vc dizer que nao devemos asistir conteudo "lixo" e so conteudo "util" tambem é prejudicial pro cerebro. as pessoas que consumem conteudo curto esta em busca de entretenimento, pois esta fugindo de algo, ds problemas, pensar entre outras coisas, pra combater esse tipo de consumo excessivo é necessario combater o problema real, que nao é so o shorts, instagram e etc, e sim a falta de cuidado mental e social, excesso de trabalho, entre outras coisas, se for perguntar pra muitas pessoas que acordam cedo e chegam tarde em casa, sera que elas preferem assistir uma video aula ou assistir algo que alem de nao precisar te fazer pensar ainda trara algum prazer momentâneo? Esse termo pode ser comparado com o vicio em alcool, drogas, e outros vicios prejudiciais, a motivação para o vicio é o mesmo
concordo apenas em partes, a vida não é, e nem deve ser apenas produtividade, acredito que sem hobbies, enlouqueceríamos, desde muito tempo, as pessoas procuravam coisas para o tempo passar, o problema é o uso exacerbado, redes sociais são feitas para viciar, quanto maior o tempo, maior o lucro dessas empresas, totalmente diferente de um livro, por mais que seja um de ficção, por mais que, o autor quer nos prender, não acaba sendo tão atrativo quanto navegar nas redes sociais. Abandonei as redes sociais faz 17 meses, porém, não renuncio a ter meu tempo fazendo o que gosto, jogar, assistir, ler, tudo isso não me prendem tanto
@Matheus-bx5qu concordo com o que voce disse, sei que as redes foram feitas pra viciar, mas o que eu quero dizer é que nem todo mundo tem a consciência de que a rede social faz mal em excesso, e que para resolver isso tem que tratar a raiz do problema, se do nada deixasse de existir redes sociais, algumas pessoas ainda se viciariam em outra coisa, pois o que faz a pessoa se viciar é a vontade de fugir devido aos problemas que a pessoa tem na vida, que eu ou você podemos nao ter, nem todos tem a mesma vida nem a mesma reação diante problemas
Nossa, finalmente alguém que tocou no ponto certo! Tudo que ele fala no vídeo é sim importante e precisamos refletir sobre, mas as causas que precisam de solução. É um problema social e não individual.
Eu fico imaginando as pessoas que começaram a seguir a moça do avião kkkk, qual a brisa sera. Nada contra a moça, tem que surfar na onda mesmo
Video de rotina eu to com asco kkkkkkkkkk
Você tem um canal sobre concursos públicos ou eu tô louco? 😂
TH-cam deveria abolir o aumento de velocidade. Essa porcaria é incontrolável e gera a sindrome do pensamento acelerado
Não gosto do Hugo, mas um ótimo vídeo.
Cara pra mim, nada é mais chato e sem graça do que o IG. Eu só gosto do YT e X …
Verdade mano, sinceramente o Instagram está pior do que o X
😮
Sério? O seu público é brasileiro! O seu inglês não passa de the book is on the table. Vergonha alheia.
Como essa geração pode se apaixonar pela leitura se um livro custa um rim?!
th-cam.com/video/n3Ky5GqUihs/w-d-xo.htmlsi=Lg6cjjNmSgeCzW30
Não seria de encontro a, mas ao encontro de. Essa ideia confirma o conteúdo do seu canal.
concurseiros não deixam passar nada kkkkkkkk
O seu canal é dos melhores ❤