Foi o melhor guitarrista que eu já vi. Ao vivo era um relógio, dificilmente errava, brother. Galera de Caxias do Sum sabe disso. Nem o Kiko era tão foda ao vivo. Paulo foi o guitarrista de metal mais completo do Brasil.
Ali em 2:10 vemos como o Paulo era diferenciado. 99% dos guitarristas ficariam satisfeitos com aquela frase, mas ele estava sempre buscando fugir do comum, sempre buscando a excelência nos seus solos.
Existe uma questão importante dentro dessa sua tese muitas vezes não é pensada por muitas pessoas: Quando voce entra em ambiente de gravação em Studio, e com bandas de grandes nomes ou artistas, a situação é diferente, existe pressão, existe uma demanda, e as vezes se o guitarrista ou o artista não estiver a vontade as ideias não sai direito, voce acaba fazendo algo bem fora do que voce já costuma fazer por pura pressão de entrega no ambiente. Voce pode ser o melhor artista ou musico do mundo, em ambiente de studio a pressão é grande, muitas vezes não sabem lidar e acabam fazendo algo que não queria ter feito ou gostado. Paulo nestes conteudos se mostra muito confiante, o cara tinha grande experiencia de studio e sabia muito lidar com as pessoas com muita pureza, e teve a liberdade de mudar o solo depois, pois com certeza ele já estava mais a vontade na convivencia da banda. Fazer isso é dificil. Grande perda Abrss
Que saudades dessa banda, uma pena que o público não abraçou... Unfold, Motion e Fragile Equality são álbuns fodaralhos!!!!!!! Unfold em especifico é meu preferido.
Concordo totalmente contigo. Uma pena a banda não ter ido pra frente, algo não deu tão certo no manager da banda e ela acabou ficando esquecida. O falecimento do Paulo também deu uma perda consideravel na banda, pois ele de alguma forma dava um Up em todo o projeto. Analisando também de uma forma bem madura da coisa, vejo que a época também influencia em tudo, até mesmo a vontade dos integrantes no projeto, no que a época estava em alta na musica, e também nas prioridades. Hoje ta tudo muito diferente, e principalmente na onde a (atenção) está sendo colocada. Uma pena o projeto não ter andado, e também sem o Paulo Schroeber a banda Almah nunca foi a mesma.
@@NatanCunhaOfficial Concordo. Essa formação era do caralhaço. A musicalidade de cada integrante influenciava na sonoridade da banda. E a morte do Paulo influenciou totalmente no que a banda veio a se tornar posteriormente, inclusive no lado negativo. Sempre bom relembrar dessa puta banda... Fragile Equality, pra mim, é um dos álbuns mais fodas de Metal já produzido no Brasil.
O problema é que no Brasil, há um monte de fãs retardados de determinadas. Com isto, vivem com uma viseira de burro. Por exemplo: o Angra virou modinha. Daí passa a não existir nada além disso. Já faz mais de uma década que eu repito: só no Brasil existe esta conversa que o Rock morreu. Justamente por esse pessoal que não prestigia nada de novo e atual.
é doido até minha vó toca rachei de rir se é doido a frase ficou paulada e ainda ele fez uma mas paulada ainda depois como um cara desse deixa a gente, foda isso.
Acho que a morte do Paulo, além dos problemas de gerenciamento, meio que matou a banda. Foi uma pena mesmo ter acabado. O saudoso guitarrista por sinal era o contraponto perfeito aos demais, visto que trazia mais peso às composições.
A morte do Paulo e a saída do Andreoli que mataram a banda, gerenciamento viria depois disso. Quando esses dois saíram da banda, ela caiu vertiginosamente, principalmente o Andreoli que no angra foca muito na forma de gravar e tem umas sacadas massa.
Fala Natan, tu podia disponibilizar um linkao no drive do report só caso acabe tomando um strike nesses videos. Baixar por aqui vai matar mais a qualidade. Isso aqui é um report que tinha que ser tombado como patrimonio historico da memoria do Paulao
😢Eu trabalhava na gravadora q cuidava do almah nessa epoca do motion ai, principalmente do deal deles com a King no Japão, e mano, pra gente o motion foi uma desgraça total q fez o almah perder a projeção. O fragile equality tinha uma vibe meio Symphony X que o Motion n teve, e isso fez o publico internacional perder adesão. Sdds Paulo
Não era eu meu caro, tenho uma ligação forte atualmente com a familia dele e amigos. Mas quando eu ia conheçer ele, ele acabou falescendo. Infelizmente, abrss
Um guitarrista que seria com certeza um dos maiores do mundo com o espaço que vinha ganhando. A técnica do Paulo era uma parada de outro mundo, me fazia lembrar apenas de Jason Becker... o cara parecia que estava alisando o braço da guitarra e a porra do solo mais mirabolante do planeta saia desse alisamento. Uma infelicidade perder esse cara. Espero que esteja descansando bem grande Paulo Schroeber
Belas palavras. Com certeza, Paulo reinventou um novo estilo de tocar, da mesma forma que Tosin Abasi. Infelizmente se foi cedo e não vai ter como ver o quanto ele se tornou conhecido.
Ele "limpa as notas na hora da execução" e a gravação fica praticamente sem nehuma sujeira ou nota embolada. Para os solos principalmente, solos rápidos acabam ficando limpos e "nítidos de se ouvir". Porem, só serve para quando for gravar algo definitivo.
Só complementando, esse pano é igual aqueles "pompons" que todo mundo na gringa tem, ele serve pra abafar as outras cordas quando vai gravar solos, evitar que os sons dos dedos esbarrando nas outras cordas atrapalhe na hora da gravação
É cara, Paulo era de verdade. Até vi notícias que tem guitarrista de projeto do Edu falaschi, que dizem ser o melhor do mundo e tá fazendo mil coisa difícil em gravação e ao vivo parece que não é aquilo que imprime ser. Vi algumas notícias, falo o que vi e fatos pelos veículos de mídia. Realmente hoje a galera vive muito de maquiagem e pouca realidade, Paulo era pelo menos de verdade, o que fazia entregava com feeling e fluidez. Já essa nova geração se fazem dos melhores do mundo por mídia e maquiagem e ao vivo não tem nada daquilo. Meio triste, tá escasso guitarrista de verdade hoje em dia.
Cara, te entendo. Porem existe o business por trás. O Almah não estava tendo o respaldo que ele esperava ou imaginava que fosse ter. E com essa carreira solo dele a catraca tá girando, é o que eu vejo de fora.
@@NatanCunhaOfficial Concordo com vc. Só acho que ele podia meter umas 4 músicas fodas do Almah nessa turnê solo, até pra abrir o olho da galera pra puta banda que o Almah era e conseguir vender um pouco do som ele lá tb.
@@KakoSales85 Verdade, quem sabe. Agora eu vi que ta rolando uma polêmica de um guitarrista que toca com ele né? Que andou errando um monte ao vivo, fez as músicas tudo difícil e não ta dando conta pelo que eu soube. Fiquei com pena do cara, os fãs são exigentes, o mais complicado é fazer coisas muito difíceis e executar no ao vivo é outros 500. Gostava do Paulo, porque tudo que ele fazia ele entregava 100% ao vivo, e com muito feeling. Essa nova galera anda muito pro lado de ser rápido e técnico e esquece do sentimento ao meu ver. Almah da época do Motion era show.
@@NatanCunhaOfficial Ih, velho... Não sabia que o lance do Roberto Barros era por causa disso. Procurei saber, mas acabei não achando os motivos... Foda. O Roberto Barros é fodão, mas não fazer uma parada alienígena no estúdio e não executar ao vivo é um risco grande demais... Em questão de preferência, eu prefiro muito mais o Paulo do que o Roberto. Acho os solos do Roberto muito vazios, sem feeling. Mas nada que desmereça a capacidade técnica dele. Puta guitarrista. O Paulo era alguns níveis acima do Roberto...
Realmente Paulo era uma figura única. O que você diz tem um detalhe importante, e de uma forma coerente saiba de uma coisa: existe o business da música, Kiko é o que é hoje por conta de diversos fatores do business. Kiko sempre esteve no elenco da música do Brasil por diversos fatores: época, estar em uma banda com seu espaço no Brasil e no mundo como foi o Angra, estar e prestar serviço em uma da escolas de música do Brasil, e N fatores, contatos... E para chegar nesse elenco demora e é uma soma de fatores e ele é conhecido hoje por conta disso, tem seu mérito. Em termos de técnica, música, e afins Paulo tem sua personalidade, como kiko também. A diferença que Kiko já tem o business da música consolidado, e o Paulo não tava nem aí para isso, pois ele só queria fazer o som dele, super humildezaço, porem ele sempre teve esse brilho forte, e consequente deu no que deu, sem precisar de nehum esforço do mainstream e de pouco menos de orçamento para alavancar sua imagem na mídia. Coloca business, orçamento em alta escala, contatos bons do business, e afins no Paulo para você ver se Paulo não era super conhecido e mais, respeitado como disparado referência mundial. Sem nada disso ele conquistou seu espaço por conta da sua verdade, da naturalidade e da humildade que ele sempre teve. Me tornei super próximo da família dele e sei de perto o que se passa, e o que se passou, te digo com todas as forças, Paulo fez o seu legado.
O Paulo era monstro... tocando numa Tom Anderson... diferenciado na técnica, no timbre... o cara era fod...
Foi o melhor guitarrista que eu já vi. Ao vivo era um relógio, dificilmente errava, brother. Galera de Caxias do Sum sabe disso. Nem o Kiko era tão foda ao vivo. Paulo foi o guitarrista de metal mais completo do Brasil.
Paulo Forever
" Um disco simples e direto, como sempre né ?! " Schroeber, Paulo.
Paulo era porrada! Abrss
Paulo ainda é meu guitarrista favorito, gênio e gente boa, combinação rara!
Divirta-se brother!
Ali em 2:10 vemos como o Paulo era diferenciado. 99% dos guitarristas ficariam satisfeitos com aquela frase, mas ele estava sempre buscando fugir do comum, sempre buscando a excelência nos seus solos.
Existe uma questão importante dentro dessa sua tese muitas vezes não é pensada por muitas pessoas:
Quando voce entra em ambiente de gravação em Studio, e com bandas de grandes nomes ou artistas, a situação é diferente, existe pressão, existe uma demanda, e as vezes se o guitarrista ou o artista não estiver a vontade as ideias não sai direito, voce acaba fazendo algo bem fora do que voce já costuma fazer por pura pressão de entrega no ambiente.
Voce pode ser o melhor artista ou musico do mundo, em ambiente de studio a pressão é grande, muitas vezes não sabem lidar e acabam fazendo algo que não queria ter feito ou gostado.
Paulo nestes conteudos se mostra muito confiante, o cara tinha grande experiencia de studio e sabia muito lidar com as pessoas com muita pureza, e teve a liberdade de mudar o solo depois, pois com certeza ele já estava mais a vontade na convivencia da banda. Fazer isso é dificil. Grande perda
Abrss
Paulo 2022 jamais será esquecido
Com toda certeza. Abrs
Que saudades dessa banda, uma pena que o público não abraçou... Unfold, Motion e Fragile Equality são álbuns fodaralhos!!!!!!! Unfold em especifico é meu preferido.
Concordo totalmente contigo. Uma pena a banda não ter ido pra frente, algo não deu tão certo no manager da banda e ela acabou ficando esquecida. O falecimento do Paulo também deu uma perda consideravel na banda, pois ele de alguma forma dava um Up em todo o projeto.
Analisando também de uma forma bem madura da coisa, vejo que a época também influencia em tudo, até mesmo a vontade dos integrantes no projeto, no que a época estava em alta na musica, e também nas prioridades. Hoje ta tudo muito diferente, e principalmente na onde a (atenção) está sendo colocada.
Uma pena o projeto não ter andado, e também sem o Paulo Schroeber a banda Almah nunca foi a mesma.
@@NatanCunhaOfficial Concordo. Essa formação era do caralhaço. A musicalidade de cada integrante influenciava na sonoridade da banda. E a morte do Paulo influenciou totalmente no que a banda veio a se tornar posteriormente, inclusive no lado negativo.
Sempre bom relembrar dessa puta banda...
Fragile Equality, pra mim, é um dos álbuns mais fodas de Metal já produzido no Brasil.
@@KakoSales85 Cara, o Almah era demais, um som mais moderno, infelizmente a galera ainda é muito apegada ao "metal espadinha"
@@w.gannnordestino2172 Pois é, cara... É isso.
O problema é que no Brasil, há um monte de fãs retardados de determinadas. Com isto, vivem com uma viseira de burro.
Por exemplo: o Angra virou modinha. Daí passa a não existir nada além disso.
Já faz mais de uma década que eu repito: só no Brasil existe esta conversa que o Rock morreu. Justamente por esse pessoal que não prestigia nada de novo e atual.
Paulo Schroeber, incrível!
Para sempre.
Mano, dois guitarristas animais: Marcelo Barbosa e Paulo Schroeber. Vai ser difícil ver uma banda com esse nível de guitarristas juntos no Brasil.
É isso aí Rafael, abrss!
Saudoso Paulo Schroeber...
Com certeza.
Um crime Edu ter removido estes reports dos albuns do Almah, puta nostalgia , puta album foda !
Boa cara. Esses vídeos não podem se perder.
Divirta-se ai, abraço.
com certeza o P. Scrober foi o diferencial!
Com toda certeza.
Que saudades do Paulo!😢😢😢
Obrigado pelo coment! Divirta-se, abrs!
2023 e eu aqui vendo essa banda lendária.
Obrigado pelo comentario!! Divirta-se ai. Abraço
2024 mn início de agosto sdd do q n vivi 😢❤
@@NatanCunhaOfficialobg irmão os bons devem ser lembrados😢
Era aluno do Marcelo essa época a na Gtr … acompanhava tudo
Cara, obrigado por esse vídeo! 🙏🏻
Paulo era INCRÍVEL! Será smp eterno no metal Brasileiro. 🖤
Divirta-se Frank. Forte abraço!
"quando o Tony Iommi morrer, eu vou parar de tocar guitarra" espero que onde estiver, ainda não tenha parado. Saudades do Paulo
Almah foda d +
Divirta-se, abrs.
Paulo viverá pra sempre em nossos corações como um baita guitarrista
Com certeza. Abrs
é doido até minha vó toca rachei de rir se é doido a frase ficou paulada e ainda ele fez uma mas paulada ainda depois como um cara desse deixa a gente, foda isso.
Infelizmente. Abraço
13:47 Esse solo é puro feeling!
Realmente, foi uma bela de uma cagada esse solo sair de primeira assim do Barbosa. Manda muito.
@@NatanCunhaOfficial HAHAHA E então!
Esse maluco combina muito com o estilo do Mattias Eklundh... seria massa ver os dois. juntos
que top, valeu por postar! Paulo Schroeber era sensacional
É isso ai! Abrss
2024 - Paulo mestre
Acho que a morte do Paulo, além dos problemas de gerenciamento, meio que matou a banda. Foi uma pena mesmo ter acabado. O saudoso guitarrista por sinal era o contraponto perfeito aos demais, visto que trazia mais peso às composições.
Concordo totalmente com sua tese. Eu tenho a mesma opiniao sobre... Abrss divirta-se ai
cara era um monstro né mano como tirar um solo desse kkkkk
A morte do Paulo e a saída do Andreoli que mataram a banda, gerenciamento viria depois disso. Quando esses dois saíram da banda, ela caiu vertiginosamente, principalmente o Andreoli que no angra foca muito na forma de gravar e tem umas sacadas massa.
@@vandiqueferrari fica difícil até com a vídeo aula que ele fez.
13:44 esse solo do Barbosa é incrível cara
Barbosa é fera no estilo dele.
Cara é o msm tom de espelhos mágicos do oficina g3? 😂❤❤❤ Caraca lembrei na hr q coisa aleatória mn 😂😂😂😂
"Até minha vó toca" Ai se me quebra, kkk
Divirta-se abraço
Sonzeira
Sem sombras de duvidas! Abrsss
Os CDs do Almah é foda demais. Tá no mesmo nível do Temple Of Shadows só que mais animal...
Irado! Divirta-se abrs.
Fala Natan, tu podia disponibilizar um linkao no drive do report só caso acabe tomando um strike nesses videos. Baixar por aqui vai matar mais a qualidade. Isso aqui é um report que tinha que ser tombado como patrimonio historico da memoria do Paulao
Patrimônio histórico foi show! Divirta-se, abrs
o paulo começava a falar qualquer coisa e o felipe já caia na risada 😂 época boa, bicho. o sujeito faz falta
Concordo, essa energia de banda e do Paulo nunca mais eu vi igual. Até como foi feito o maker dos vídeos. Tudo no feeling.
Como se chama esse tipo de lick que ele faz aos 15:08 e aos 17:56 ?
Obrigado manoooooooo
Divirta-se! Abrs
Esse trovão do início é o mesmo sample usado no início da música A Nightmare to Remember do Dream Theater
Acredito que sim, já pensei o mesmo. Abrs
5:50 Ele está falando de quem? De quem ele era tão fã? Não consegui ouvir direito.
Ele citou Tony iommi, lendário guitarrista da banda Black Sabbath. Ele era super fã dele! Abraço
@@NatanCunhaOfficial Ah tá, valeu! O cara é lendário mesmo.
Perto do Paulo o Marcelo era apenas um rapaz latino-americano
Sem dinheiro no banco sem parentes importantes
E vindo do interior...
qual musica que o Paulo toca no 6:29?
A primeira do álbum Motion. Hypnotized!
Qual música ele toca em 5:33?
Também queria saber.
Children of the sea
De qual música é o solo em 2:42 ?
Bullets on the altar - Motion
😢Eu trabalhava na gravadora q cuidava do almah nessa epoca do motion ai, principalmente do deal deles com a King no Japão, e mano, pra gente o motion foi uma desgraça total q fez o almah perder a projeção. O fragile equality tinha uma vibe meio Symphony X que o Motion n teve, e isso fez o publico internacional perder adesão. Sdds Paulo
Excelente! O business por trás das cortinas existe mesmo. Fico feliz pela sua mensagem e pelo contato! Um forte abração
@@NatanCunhaOfficial até hj me doi o estado que o almah ficou, da uma tristeza genuína
Natan era tu w tava perto dele?
Não era eu meu caro, tenho uma ligação forte atualmente com a familia dele e amigos. Mas quando eu ia conheçer ele, ele acabou falescendo. Infelizmente, abrss
Um guitarrista que seria com certeza um dos maiores do mundo com o espaço que vinha ganhando. A técnica do Paulo era uma parada de outro mundo, me fazia lembrar apenas de Jason Becker... o cara parecia que estava alisando o braço da guitarra e a porra do solo mais mirabolante do planeta saia desse alisamento. Uma infelicidade perder esse cara. Espero que esteja descansando bem grande Paulo Schroeber
Belas palavras. Com certeza, Paulo reinventou um novo estilo de tocar, da mesma forma que Tosin Abasi. Infelizmente se foi cedo e não vai ter como ver o quanto ele se tornou conhecido.
Boa noite 🙂🙂🙂 pq o Paulo usa esse pano no braço da guitarra ???? Pra que serve
Ele "limpa as notas na hora da execução" e a gravação fica praticamente sem nehuma sujeira ou nota embolada.
Para os solos principalmente, solos rápidos acabam ficando limpos e "nítidos de se ouvir". Porem, só serve para quando for gravar algo definitivo.
@@NatanCunhaOfficial obrigado por tira minha dúvida 🙂🙂🙂
Só complementando, esse pano é igual aqueles "pompons" que todo mundo na gringa tem, ele serve pra abafar as outras cordas quando vai gravar solos, evitar que os sons dos dedos esbarrando nas outras cordas atrapalhe na hora da gravação
Paulo morreu antes do seu ídolo, RIp Paulão
A vida é muito injusta as vezes. Abrs
Alguém sabe o nome dessa musica em 2:43?
Bullet on The altar álbum motion
Agora entendo pq os caras não conseguem executar ao vivo
É cara, Paulo era de verdade. Até vi notícias que tem guitarrista de projeto do Edu falaschi, que dizem ser o melhor do mundo e tá fazendo mil coisa difícil em gravação e ao vivo parece que não é aquilo que imprime ser. Vi algumas notícias, falo o que vi e fatos pelos veículos de mídia.
Realmente hoje a galera vive muito de maquiagem e pouca realidade, Paulo era pelo menos de verdade, o que fazia entregava com feeling e fluidez.
Já essa nova geração se fazem dos melhores do mundo por mídia e maquiagem e ao vivo não tem nada daquilo. Meio triste, tá escasso guitarrista de verdade hoje em dia.
Curiosidade quem faz esse solo??
Paulo era insano. Abraço Frank
Joe Satriani falou: "Nunca grave um solo de guitarra sentado no estúdio...." 😄
se ele falou isso realmente, eu até concordaria, mas aí seriam duas pessoas erradas.
@@Augustofrightachou que ele se referia ao momento logo após o Paulo gravar o solo e dizer "difícil vai ser tocar isso ao vivo."
Pra falar a verdade não queria que o edu tivesse lançado carreira solo queria ele no almah
Cara, te entendo.
Porem existe o business por trás. O Almah não estava tendo o respaldo que ele esperava ou imaginava que fosse ter. E com essa carreira solo dele a catraca tá girando, é o que eu vejo de fora.
@@NatanCunhaOfficial concordo. O que o Edu pode fazer no futuro é sair cantando as coisas do Almah. Agora que ele está no topo todos vão querer ver
@@NatanCunhaOfficial Concordo com vc. Só acho que ele podia meter umas 4 músicas fodas do Almah nessa turnê solo, até pra abrir o olho da galera pra puta banda que o Almah era e conseguir vender um pouco do som ele lá tb.
@@KakoSales85 Verdade, quem sabe. Agora eu vi que ta rolando uma polêmica de um guitarrista que toca com ele né? Que andou errando um monte ao vivo, fez as músicas tudo difícil e não ta dando conta pelo que eu soube. Fiquei com pena do cara, os fãs são exigentes, o mais complicado é fazer coisas muito difíceis e executar no ao vivo é outros 500.
Gostava do Paulo, porque tudo que ele fazia ele entregava 100% ao vivo, e com muito feeling.
Essa nova galera anda muito pro lado de ser rápido e técnico e esquece do sentimento ao meu ver.
Almah da época do Motion era show.
@@NatanCunhaOfficial Ih, velho... Não sabia que o lance do Roberto Barros era por causa disso. Procurei saber, mas acabei não achando os motivos...
Foda. O Roberto Barros é fodão, mas não fazer uma parada alienígena no estúdio e não executar ao vivo é um risco grande demais...
Em questão de preferência, eu prefiro muito mais o Paulo do que o Roberto. Acho os solos do Roberto muito vazios, sem feeling. Mas nada que desmereça a capacidade técnica dele. Puta guitarrista. O Paulo era alguns níveis acima do Roberto...
Kiko loureiro chega nem perto ta tcnica do paulo intendao eu falei da tecnica!!!! O cara era sem explicaçao
Realmente Paulo era uma figura única.
O que você diz tem um detalhe importante, e de uma forma coerente saiba de uma coisa: existe o business da música, Kiko é o que é hoje por conta de diversos fatores do business.
Kiko sempre esteve no elenco da música do Brasil por diversos fatores: época, estar em uma banda com seu espaço no Brasil e no mundo como foi o Angra, estar e prestar serviço em uma da escolas de música do Brasil, e N fatores, contatos... E para chegar nesse elenco demora e é uma soma de fatores e ele é conhecido hoje por conta disso, tem seu mérito.
Em termos de técnica, música, e afins Paulo tem sua personalidade, como kiko também. A diferença que Kiko já tem o business da música consolidado, e o Paulo não tava nem aí para isso, pois ele só queria fazer o som dele, super humildezaço, porem ele sempre teve esse brilho forte, e consequente deu no que deu, sem precisar de nehum esforço do mainstream e de pouco menos de orçamento para alavancar sua imagem na mídia.
Coloca business, orçamento em alta escala, contatos bons do business, e afins no Paulo para você ver se Paulo não era super conhecido e mais, respeitado como disparado referência mundial. Sem nada disso ele conquistou seu espaço por conta da sua verdade, da naturalidade e da humildade que ele sempre teve.
Me tornei super próximo da família dele e sei de perto o que se passa, e o que se passou, te digo com todas as forças, Paulo fez o seu legado.
@@NatanCunhaOfficial sem sombras. De duvida muito obgd pelo texto!!!