Trabalho com crianças e tenho excelente relação com elas. Já fui professor de música muitos anos, hoje sou inspetor de alunos. Minha suspeita de que algo estava errado começou com a morte de meus pais. Não senti absolutamente nada. Sempre tive dificuldade de relacionamento com adultos. Tenho obsessão por xadrez, origami e música e basicamente só falo sobre isso com meus colegas de trabalho. Nunca percebo qdo eles não estão interessados em nada do que eu falo, mas consigo trazer isso a um nível interessante para às crianças, que geralmente gostam de mim de graça. Tenho uma vida extremamente regrada, 33 anos de casado e ainda hoje, se minha mulher muda alguma coisa do lugar em que sempre deixo, minha reação é de estar perdido. Odeio qdo brincando, escondem alguma coisa minha, fico apático hoje, mas antigamente explodia. Tenho imensa dificuldade com cheiros e sim alto, a ponto de não conseguir frequentar mais igrejas. Meus amigos são sociais no sentido de só os do meu trabalho e assim mesmo é uma amizade limitada, normalmente estou num canto e eles no outro. Não conheço nem meus vizinhos onde moro. Faço rigorosamente o mesmo percurso para o trabalho, minhas roupas são iguais, todas as camisas da mesma cor e modelo, tb as calças jeans. Até as cuecas são iguais. Cozinho muito bem, mas às vezes só percebo que estou cozinhando a mesma coisa, normalmente nhoque, qdo minha esposa discretamente sugere outro prato, se deixar, como a mesma coisa todo dia. Passo a semana longe da família, pois trabalho em outro município, e por mais que tente, e eu tentei muito, não consigo aprender a dirigir, então alugo uma quitinete onde trabalho, e o pior de tudo é que me sinto tão bem lá sozinho, que às vezes arrumo alguma coisa por lá e fico mais de uma semana sem vir em casa, e pior ainda, não me sinto culpado. Nem penso em trair minha mulher, até por que, um relacionamento só já basta pra mim. Tenho uma filha adulta, que é psicóloga e mora com a gente e quase não me relaciono com ela. Agora vai um elogio. Esse canal está mexendo comigo, no sentido de pelo menos melhorar meu relacionamento familiar. Tô tentando ouvir mais minha esposa e filha, tentar prestar atenção ao seu que elas me contam sobre como foi seu dia, e desde que comecei a assistir vc nunca mais deixei de vir aos finais de semana pra casa. Tá difícil, é como desapegar de falar sobre xadrez, mas estou tentando. Muito obrigado.
Saulo, eu tbm tenho e uso os mesmos modelos de roupa, e até da mesma cor, e faço as mesmas coisas nas refeições, tamo junto nessa. Mas eu queria te ensinar a dirigir, é muito gostoso, amo dirigir, as vezes, as pessoas não te ensinaram com amor. Fique com Deus meu irmão.
@@bleniaaraujo8954 obrigado Blênia. A escola em que trabalho é considerada referência no município. Temos muitos alunos especiais e desses mais da metade é do espectro autista. Pena que só são acompanhados ( com monitores) aqueles com laudo de severidade. Temos 30 monitores, mas são para severos, com Down ou microcefalia. Os que falam ou não tem laudo não tem monitores. Mas nós, os inspetores estamos muito atentos a eles e eles confiam em mim.
A: Defcit persistente na comunicação e interação social - 3/3 1. Deficit na reciprocidade socioemocional - prejuízo na relação: dificuldade de conexão com contexto, dificuldade em compartilhar interesses e emoções. E expressar emoções ✔️ 2. Prejuízo na interação entre as formas de interação: fala preservada, mas não entende sinais comunicações simples: variação do tom, expressões faciais, paralinguísticas. Prosódia ✔️ 3. Iniciar e manter relações ✔️ B: Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades - 2/4 1. Esteriotipoias: repetições aparentemente inúteis, sentir o que o movimento produz ✔️ 2. Insistência na rotina, rituais, padrões repetitivos de fazer as coisas ✔️ 3. Adesão Inflexível a temas/coisas. Hiperfoco. ✔️ 4. Hipo/Hiper reatividade sensorial ao ambiente: alterações sensoriais (audição/visão/tato...) ✔️
Me identifiquei um pouco com a primeira parte... A falta de habilidade social. Me sinto muito cansada em interagir com muitas pessoas, principalmente num ambiente novo, em que não conheço ninguém. Sempre fui assim, mas conforme vou envelhecendo, fica pior. Mas na segunda parte não.
Meu filho de 4 anos recebeu diagnóstico recente e a neuro se baseou pelos mesmos parâmetros e falou exatamente o que vc menciona no vídeo. Precisamos de profissionais habilitados.
Eu tenho um tio q tem 63 anos e desde q eu o conheço ele tem dificuldade em comunicação social. Parece uma pessoa mal-educada, porém acredito q vai muito além disso. Toda vez q ele conversa comigo, é ele quem começa a conversa, escolhendo o assunto do seu interesse e fala quase sem parar, e já percebi q é do mesmo jeito com outras pessoas. Ele ñ gosta de companhia, é como se o incomodasse estar com outras pessoas, mesmo da família. Ele ñ saía do quarto nem pra marcar um pouco de presença no aniversário da mãe q tinha 80 anos. Ele tem dificuldade em aceitar a opinião dos outros q seja diferente da opinião dele. Ele mora sozinho à alguns anos. E percebi q ele parece um pouco mais feliz, o q era muito difícil de se ver.
Parece ser ate narcisismo né conheço um autista acho errou o diagnóstico ou os médico mudou o nome pra autismo pra as mãe nao se matar ....soaas pesado um diagnóstico infantil de narcizista
Então me encaixo perfeitamente como autista, sempre soube q sou muito diferente das demais pessoas mas de alguma forma me sinto bem com meus semelhantes. Já estudei com um colega na escola que tinha um super hiper foco, sabia o resultado de todos os jogos de futebol do mundo que perguntasse a ele. Só nós dois eramos amigos, ninguem procurava fazer amizade conosco... mas nao estávamos nem aí, eu compreendia a situação e a estranheza q as pessoas sentiam com nosso déficit no comportamento social, éramos tímidos e sofriamos bulling até mesmo na fase adulta. Hoje me sinto mais leve sabendo q existe um diagnóstico, uma resposta pra meu "jeito de ser", isso não me parece algo tão monstruoso e estranho assim.
Lucelmo! Em casos leves é difícil de identificar esses sinais, principalmente na primeira infância. Tenho pacientes que o Neuropediatra diz que a criança não está no Espectro, mas as avaliações e testes de rastreio deram pontuação acertava para o Autismo!
É vdd, e no caso da minha filha que o diagnóstico veio tardio, já na adolescência, e mais difícil pois principalmente as meninas acabam mascarando para poder se encaixar na vida social.
E dps de adulto que a pessoa adquire vários problemas que acabam soterrando o autismo... Eu tenho depressão e TAG, os diagnostiquei fazem *dois* anos e só agora consegui chegar ao autismo como "fonte primária". Tive que fzr resgate da infância e adolescência, muita coisa... Acredito que nas crianças seja mais difícil por conta da distinção entre autismo e outras questões que podem ocorrer na infância, a falta de uma vistoria posterior a fase estudada (exceto em casos de hereditariedade evidenciada/comprovada).
@@days_via É desse jeito que acontece comigo atualmente. Visitar e revisitar coisas do passado, tentar distinguir a mim do espectro, refletir sobre meu nível de autenticidade pessoal, já que desenvolvi mecanismos de forma autoditada e lidar com um poço profundo de comorbidades que sufoca a questão primária.
Eu ando tendo problemas nessa caminhada em saber se sou ou não autista porque dois profissionais - uma psiquiatra e um psicólogo - simplesmente disseram que eu "não pareço" autista, o que me traz um sentimento de injustiça porque eu sei bem o que sinto. Minha primeira infância teve a maioria dos traços trazidos por você (tirando estereotipias e sensibilidade a sons, mas muita sensibilidade visual, a ponto de certas cores causarem enjoos e mal estar que eu não sabia comunicar) e minha vida foi atravessada pela dificuldade de interação com as pessoas e com o meio, atravessada por muito medo do desconhecido, por muita dependência da minha mãe e por interesses que apenas eu tinha, então eu só conseguia conversar com adultos que escolhiam me dar atenção. Daí vem a psiquiatra me dizer "Mas você é tão comunicativo, não parece autista pra mim". Detalhe, eu tenho 31 anos. É claro que em todo esse tempo eu dei meu jeito de me comunicar melhor, né? Meu psicólogo disse "Você precisa entender que outras questões te atravessam, como o racismo, então as pessoas vão tolerar menos o fato de você ser tão diferente dos outros". Sabe, eu sinto que não encontrei ninguém que me leve a sério e me pergunto se talvez eu é que esteja vendo coisas onde de fato não tem nada.
Oi, não é uma observação clínica apenas necessária para fazer diagnóstico. Vá fazer uma Avaliação Neuropsicológica com Profissional Especializado. Nem todo Psicólogo tem essa especialidade! São baterias de testes em aproximadamente 8 sessões. Vá em busca de respostas
Eu tenho laudo tardio. Mas nunca separaram os tópicos desta forma. Passei quase 4 décadas sabendo q eu era "diferente". Vivia dizendo em casa "Um dia vou descobrir o que eu sou". E hj sei oq sou e estou bem aliviada. No meu caso na infância foi tudo muito sutil. Eu era muito quieta e apática (como os professores diziam..).
Se caso você teve características antigamente e hoje não tem mais, não quer dizer que você se curou, é pra toda a vida, assim como eu que antigamente tinha as características do moderado, hoje tenho a leve, mas nunca vai sair de mim....
Só um adendo: percebo que o que é notável no comportamento reflete o estado biológico, daí a seletividade alimentar entre outros, ex: meu relógio biológico é dominante.
Sinceramente, achei esse vídeo bem explicativo, a primeira parte foi a descrição até mais leve de um menino que ajudo a cuidar na creche, deve ter uns 2 ou 3 anos. Ele raramente mantém contato visual, não fala nada ainda, mas ele tem mania fortíssima de colocar tudo (absolutamente tudo)na boca para morder, e ele parece que não enxerga ninguém ao redor, porque não se interessa nas pessoas, só em objetos para morder. A maior dificuldade com ele é o fato de ser um menino forte e pesado, então é difícil segurar ele quando fica bravo
Eu tenho um filho que é muito inteligente desde pequeno,até hoje tira nota 10 e ganha medalhas na escola. Foi diagnosticado aos 7 anos. Tambem teve sonambulismo, mas melhorou. Agora ele está com 14. Ele sempre teve dificuldade de comunicação social. Que devido os anos de tratamento vem superando. Até 5 anos rodava o pescoço e fazia barulhos e mexias os dedos. As outras esterotipias não faz mais, porém continua mexendo os dedos próximos ao rosto. Tem momentos de ausência e hiperfoco, Ele ainda não consegue abraçar, nem falar obrigado, nem tchau. Mas tem autonomia e independência. Vai e volta da escola sozinho desde os 12 anos. Obs: Os médicos que o acompanharam por ele ser tranquilo nunca acharam necessário medicação. Eu percebi a mais de 11 anos que meu filho tinha tudo pra ser autista, isso antes da pediatra e do neurologista que na época parecia não ter conhecimento do assunto, pois ele que pra eu pesquisar e as minhas pesquisas e avaliações juntamente com vídeos gravados do meu filho que levava aos profissionais ajudaram e foram fundamentais para seu diagnóstico na época. Quando eu ouvi a primeira vez. Seu filho é autista. Eu me senti liberta.
Meu filho de 13 anos..desde pequeno era muito calado e anda até hoje na ponta dos pés, não consegue lidar cjm texturas moles..não suporta barulhos, multidões. Não se socializa na escola...não gosta dd sair de casa e nem de ter que falar com estranhos e nem familiares.E muito inteligente, a cima da média. Faz coisas repetidas por horas,quando se interessa pelo assunto. Não entende alguns comportamentos de sociedade.
A senhora descreveu meu filho,vai fazer 12 anos,ele já tem o diagnóstico, mais aos pouquinho está melhorando, é como explicado no vídeo,meu filho tinha muita dificuldade de mudar rotas quando ia a escola,ou a qualquer outro lugar, teve uma vez que ele nem quis mais sair de casa porque causa da mudança de rota,sofri muito, mais graças a Deus hoje, não tem mais problema com isso 🙏
Muito obrigado por esse video,meu filho foi diagnosticado com TDAH e autismo leve mas tinha dúvida no diagnóstico sobre o autismo pois o tdh esta mais presente, mas esse video me ajudou bastante a entender o autismo de meu filho .Parabéns pelo seu trabalho e continue com os videos pois sei que vai ajudar muito mais pessoas,e seria otimo que todos buscassem conhecimento sobre o assunto.
Meu filho tem TODAS ESSAS características. Tem hoje 18 anos, não tem amigos, namorada… não tem interesse nenhum em interagir socialmente. Não tem redes sociais e não conversa nem virtualmente. Tem estereotipia, rígidos padrões de rotina, não suporta nenhuma variação, se perde totalmente se isso acontece….tem muita sensibilidade a barulhos (desde a infância) e também a certas texturas ( não usa calças jeans ou com relevos, usa as meias do lado avesso)… hiperfoco em assuntos bem específicos. Embora seja muito inteligente, não consegue se expressar, e tem essa fala meio “ robotizada “ e monótona. Simplesmente não suporta sair de casa ou locais em que haja acúmulo de pessoas. Mas o cid do atestado está F848 e F900 … não entendo o motivo.
Todos esses sinais são de autismo com suporte 3, ele precisa muito de suporte para a vida. Seria bom você levar ele ao neuropsicologo e muito importante, pois esse especialista realizar testes com ele é vai te dizer exatamente o que ele tem. Esse documento você leva ao neuro e ele dá o laudo correto. Falo isso por experiência própria. Estou realizando esse acompanhamento com o neuropsicologo com meu filho a pedido da neuro pediatra.
Meu filho muito inteligente porem muito calado, não gosta de sair , não gosta fazer amigos porém tem amigos que hj são por internet mas ja foram amigos presencial eke tem 20 anos
Passo com minha última psicologa tem 2 anos e meio... E mês passado ela deu a grande possibilidade de ter o espectro, por fatores que levei a ela por esse tempo ... Desde então tá uma luta p conseguir fazer a avaliação psicológica, cada profissional empurra para outro, já passei por 3 psiquiatras... Antes disso já tive diagnóstico de TAB, TDAH e transtorno bipolar, já passei por muitos profissionais... É muito cansativo, e agora mais uma luta. Difícil achar profissional capacitados, e quando acho é uma fortuna e não tenho condições de pagar... Só quero realmente saber o que eu tenho p tratar como tal e ter acesso aos meus direitos, pois minhas limitações interfere muito na minha vida
Obrigada pelo trabalho incrível de compartilhar conhecimento. Meu bebê tem 2 anos e ainda não tem diagnóstico, mas ele tem esses aspectos e agora vejo com muito mais clareza e menos desespero!! Estamos buscando ajuda profissional e sempre acompanho seus videos, são simples, muito bem explicados e com muito carinho e leveza!! ❤❤
O meu marido sempre sofreu com a questão da comunicação, mas td foi confundido com um quadro de surdez, q ele realmente tem. Ele usa aparelho auditivo desde os 5 anos, ou seja, ficou 5 anos sem escutar direito. Isso trouxe realmente um enorme prejuízo a ele. Dos três primeiro critérios ele tem todos, mas td poderia ser confundido com a surdez, ou um prejuízo causado por ela. Mas qdo vc chega nos últimos quatro critérios tudo fica mais claro pra mim, pois ele tem os quatro, e todos são bem acentuados. Ele ficou adulto, foram 28 anos sem diagnóstico e toda uma vida sem compreensão, inclusive da família. Os prejuízos são incalculáveis, estamos na luta para q haja alguma melhora, mas tem sido muito difícil. Desde o diagnóstico já se passaram 4 anos e ele só acumula frustrações ao longo desse período. A única coisa boa foi conseguir encaixar ele mercado de trabalho, pois ele tem hiperfoco em economia e bolsa de valores. Mas a socialização na empresa tem sido complicado pra ele. Eu estou do lado dele sempre q ele chega em casa triste com alguma situação e o incentivo a dar o melhor dele sem se cobrar tanto. Desistimos das terapias, os profissionais daqui são péssimos, muitos até colocaram ele pra baixo e os outros não estavam ajudando ele a superar as limitações dele. Estamos lidando melhor em superar isso juntos, como casal. Ele só vai voltar pra terapia qdo tiver alguém q o ajude realmente e isso custa bem caro pra nós, pois td pra autista aqui é pago e não sai nada barato.
Dr. Eu tenho quase todas essas características. Não fiz avaliação para diagnóstico ainda. Tenho 53 anos. Sofri e sofro várias dificuldades. A alguns anos minha irmã levantou a possibilidade de eu ser Asperger ( como diziam ) . Já sofri depressão e síndrome do pânico, mas acredito que isso mascarou meu autismo e passou batido pelos profissionais que me atenderam. Tomo medicação antidepressiva até hoje, já a uns vinte anos. Recentemente fiz uns questionários disponíveis na internet e deu perto de 90% de chance de eu ser autista. Acredito mesmo que sou. Só falta um diagnóstico mesmo com especialista.
Minha filha tem 17 anos, tem um comportamento muito confuso... Come somente arroz,feijão, batata e carne. Nenhuma fruta, Legume ou verdura. Come de forma complusiva. Não mastiga,engole. Depois passa mal, vomita e depois quer comer de novo. Guarda tudo...é acomuladora de objetos, vários!!!! Desde pedra à pote de cremes vazios, toquinho de lápis e até as casquinhas deles após ser apontados. Tem dificuldade em expressar, as informações e o que quer falar. Mas consegue manter contato visual e também adora abraçar. Conversa sozinha, não tem noção de tempo tipo: "vai tomar banho já e quase 11 horas, mas ela ver no relógio que é 10:58, fica brava e diz ainda é 10:58 qndo for 11 horas eu vou" Fica hipnotizada com qualquer filme da barbie, e anda com um celular inativo, quebrado. Ela tem 17 anos e se relaciona com crianças como se tivessem a mesma idade. Com os da mesma fachetaria já não consegue manter uma relação, sem gerar atritos. Além disso também é deficiente auditiva tem apenas 70% da audição . Quando ela era pequena notamos que demorou para andar, desenvolver a fala, e era extremamente inquieta...levavamos aos médico e nada a ser descoberto. Afinal ela não mostrava aversão ao afeto ou comunicação. Quando iniciou na creche com um ano e quatro meses, seu comportamento despertou preocupação da psicóloga que fez uma autodiscrição do comportamento dela e a encaminhou para atendimento médico. Porém luto até hoje por um diagnóstico.
O que mais dói, é o quanto a gente autista é excluído. Até mesmo dentro da família. Eu adoro estar perto das pessoas. Mas no geral, não gostam de ficar perto de mim.
Vou te dizer que sou autista nível um de suporte e meu netinho de 7 anos tbm é autista e tdah é passa por isso as vezes fico sem entender pq as outras crianças já faz isso com ele talvez seja pq o assunto dele é mais inocente mas mesmo assim fico sem entender pq eu já gosto de ficar sozinha diferente dele 😞😢
Fico revoltada com essa falta de amor ao próximo todos somos iguais entendemos o mundo de maneiras diferentes amo crianças e super compreendo o autista e eles tb sentem afinidade comigo.
Extremamente didático. Meu filho é autista mas nunca ouvi um detalhamento tão preciso do diagnóstico como esse. Desconfio q eu tb seja autista e os pontos fundamentais q foram explicados aqui eu apresentei todos. Claro q uns de maneira leve e alguns bem presentes. Vou conversar com a psiquiatra do meu filho.
Meu filho tem todos os aspectos do grupo A. Mas do grupo B tem um aspecto forte e os outros são bem leves. Ele vive focado por um tempo em alguma coisa.. agora eu vejo que ele assiste muito desenhos de universo.. mas ja gostou muito de carrinho.. as vezes ele chora por achar que vamos passar por um caminho e vamos pelo outro ou paramos o carro. Claridade quando ele bem bebê não gostava.. mas tudo muito leve do critério B... passou por uma avaliação multidisciplinar e foi diagnosticado com Autismo.
Com esse vídeo cheguei a conclusão que não sou autista, embora as pessoas acham que sou, por ser muito reservada e não ter interesse em estar no meio de muita gente.
Tenho reciprocidade emocional, mas, ela não é notável. Sou observadora: não enxergo as pessoas pela imagem externa delas, mas, pelas expressões corporais, faciais e do tom de voz.
Compreendo perfeitamente a linguagem do outro, mas, não se expressar sobre mim ou algo que eu não tenha vivenciado, experimentado ou não sou capaz de fazer. Eu não minto e não consigo fazer nada escondido: isso me dá uma enorme dificuldade de captar quando alguém mente a não ser que eu leia ela expressar através da escrita. Nunca sei quando alguém tá brincando ou falando sério. Não compreendo sarcasmo e ironia. Quem não me conhece me juga como narcisista ou "metida".
pausa em 5:36 - estou sozinha desde 2018... Tentei um namoro mas, não quis seguir porque há um padrão no desenvolvimento dos relacionamentos:não gosto de comportamentos padronizados e enxergo padrões.Agora estou tentando me relacionar só porque ele tem traços de TEA. Ainda assim, faço ele escrever muito antes de termos nosso primeiro encontro: tenho dificuldades em confiar nas pessoas, sou arisca.
11:45 - odeio ônibus! É um misto de cheiros, sons, o lado de fora vive em movimento, as pessoas ficam coladas umas as outras: é um inferninho ambulante! Um lugar onde a Vida todo passei mal e tenho crises.
Minha percepção sensorial me atormenta! Na infância passava o tempo memorizando sons, texturas,cheiros, tudo relacionado aos sentidos. Alguns são insuportáveis: passo mal.Percebo o que ninguém tá percebendo e é um custo pra que percebam também.Tudo não passa desapercebido, mas, se eu estiver em atividade com um dos meus focos, me fecho em mim. Quando mais jovem, ainda percebia tudo durante as atividades.
Lucelmo identifico com muitos fatores principalmente ser inflexível com a rotina. Se algo foge da minha rotina eu sofro muito, fico perdida , sem orientação. Como você disse uma rua onde não posso passar já tira todo meu foco em todas as outras rotinas.
Estou adorando seus vídeos, e melhorou ainda mais meu relacionamento com meu neto de 5 anos, autista leve. Ele é extremamente amoroso e isso retardou o diagnóstico. Obrigado pelo seu interesse em nos ajudar nessa caminhada! Deus o abençoe!
Muito boa as explicações. Meu filho recebeu diagnóstico de TEA ha um mês. Muito visivel nele algumas coisas que você disse. Ate os 4 anos ele tinha um hiperfoco em caminhões, ele so falava disso e so queria brincar disso. Qualquer objeto ele fantasiava um tipo de caminhão. Agora ele mudou o foco pra carros de corrida. É muito difícil as vezes pq quando vamos sair ele age como se fosse um carro de corrida... ele fica emitindo o som do carro. Qualquer brincadeira ele envolve o carro de corrida. Todos os dias quando vamos ao parquinho ele precisa ir pela mesma rua. Se mudarmos o trajeto ele se zanga. Finais de semana ele sempre quer fazer as mesmas coisas. Pra comer, sempre as mesmas preparações uma luta sair pra comer em família, ele nunca come a comida que todos estao comendo. Pra subir as escadas ele nunca aceita ninguem ir na frente. Sempre ele precisa subir primeiro. Se alguem subir na frente dele é muito choro.
Olá, Lucelmo! No meu caso, tenho todos essas dificuldades essenciais do autimsmo. No entanto, sou um pouco gago(tenho periodos de intensidade e de "normalidade"), desse modo o fato de ser mais introspectivo pode advir dessa gagueira ocacional. Mas de resto, indo do interesse restrito à ecolalias, possuo varias caracteristicas. Gostaria do diagnóstico, mas sei que é dificil e caro, mas seria algo que me aliviaria, pois tenho medo de se tratrar de viés de confirmação da minha parte. Todavia, sigo me cuidando, cuidado nunca é demais...
Maravilhoso o melhor amei de mais ❤❤ meu filho foi diagnosticado com 12 anos com o espectro leve e está sendo um alívio descobrir isso por que posso lidar melhor com todas essas informações e dar o suporte necessário que ele precisa para se desenvolver Muito obrigada❤
Fiz uma avaliação com uma profissional, ela me fez algumas perguntas mas desmentiu minhas respostas, usou adjetivos negativos e terminou a consulta em 25 minutos dizendo que eu não tinha nada, só depressão com ideação suicida. Acho que é porque eu não gosto de falar sobre a minha infância, olhar pra trás é meio difícil, principalmente porque eu tenho que passar por algumas áreas que eu não gosto das minhas lembranças, e é reconhecer que minha infância não foi a ideal desnecessariamente. Acho que a infância de ninguém é a ideal, então não quero pensar muito nisso. Por outro lado, acho que seria bom ter uma segunda opinião. Acho que seria bom anotar o que eu preciso falar. Eu anotei daquela vez, mas fiquei com vergonha ou medo de falar o que eu tinha anotado. Acho que isso também não ajudou muito. Eu tenho quase certeza que esses sintomas todos se encaixam, mas preciso de ajuda pra lembrar da primeira infância, já que não é algo que eu consigo fazer voluntariamente de bom grado akakak.
Sou Orientadora Pedagogica em Escola municipal, mais de 30 anos no magistério, amo aprender e sobre autismo se tornou uma necessidade, muitas crianças com diagnóstico. Preciso ajudar para que a inclusão se efetive de fato. Acredito nela e em sua importância. Ouvindo todos os seus vídeos e anotando tudo. Excelente. Parabéns. Precisamos de mais informações sempre.
Dr. Lucelmo amei o teu vídeo, sou psicóloga e me aprofundo nestes assuntos pq trabalho tbe na escola e se tem muitos casos de autismo. Geralmente eles vêem com o diagnóstico mas aí ajudar os professores a lidarem com as situações. Obrigada são muito claras tuas explicações. Abraço
Meu filho ta fazendo 2 anos, tem hiper foco, se balança por 5 seg umas 5x ao dia, não atende o nome, nao fala, mas ele compartilha a felicidade dele olhando, fazendo "festa", olha e da risada qdo canto pra ele...
Perfeição! Procurei muitas explicações que nos ajudasse com muita clareza, porém, explicações claras como a sua, impossível! Obrigada por dividir conhecimentos, importante para nós aqui do outro lado com sede de conhecemento sobre uma realidade desconhecida. Obrigada!
Foi por meio dos seus vídeos, em especial esse, que suspeitei que meu filho poderia estar no espectro. Minha suspeita foi confirmada: TEA exigindo apoio. Muito obrigada
Seus vídeos, estão me ajudando a entender melhor minha filha de 29 anos que agora, foi diagnosticada , com uma suspeita de autismo. Pelo que estou vendo aqui , parece que ela realmente tem.
Muito bom este vídeo!Gratidão! Lembrando do meu aluno que após merendar, fica em pé esperando o sinal tocar para o recreio. Não saí antes,mas também não faz mais nada além de esperar. Não deixa tirar foto, chega ficar agressivo caso alguém insista.
Muito difícil! Principalmente porque o meu filho já está com 30 anos! Fez Artes Cênicas, atua na área, mas ainda não conseguimos um diagnóstico preciso! No caso, grau leve!
Olá, gente! Eu sou muito curioso sobre este tema "autismo" eu sei que os autistas tem dificuldades na "interação social", achei interessante quando se falou no vídeo que é muito difícil para um autista iniciar e manter relações, seja amizades ou "namoro". Mas eu pergunto a vocês: Por que é tão difícil para o autista isto? Tendo em vista que eles mantem uma relação tão amorosa com a família. Por que eles tem dificuldades de "criar laços" com outras pessoas? Se alguém puder me tirar está dúvida, agradeço muito!
Dr⁰ Lucelmo, Deus abençoe sua vida muitíssimo 🙌 Seus conhecimentos compartilhados têm sido divisor de águas em minha vida. Continue esse trabalho lindooo!! Sucesso!!!
Meu tem 2 anos e a unica coisa que ele fala é dar. Comecei a levar ele na fono tinha desconfiança que ele tem autisto, mas como o barulho não incomoda ele sempre tive dúvidas. Ele falou que talbez ele não escute bem vou passar na otorrino pra analisarem. Mas mesmo assim pelo comportamento dele as vezes ele parece ser autista. Agora esperar as analises dos medicos e orar. Muito bom os seus vídeos
Sou mãe de autista, acabei de fazer uma avaliação neuropsicologica com pontuação altíssima pra TEA , e eu já sabia que era, a minha vida toda tive prejuízos, e eu queria demais ter tido a oportunidade de ter diagnósticos corretos mais cedo, passei a vida inteira sofrendo e tendo tratamentos que não foram eficazes 😞
Adorei a explicação dos critérios, mas me deixou com vários ponto de ?. Minha filha sempre teve a atenção compartilhada desde sempre. Sempre adorou compartilhar interesse. Hj quando chego do trabalho se algo acontece de novo na sua rotina ela já vem correndo me contar toda feliz. Mesmo assim recebi uma avaliação onde ela estaria no TEA nível 1. Sigo buscando entender esse universo complexo do TEA
Eu já ouvi dizer que o autismo em meninas é um pouco "diferenciado". Meninas, por questões socio-culturais, são melhores comunicadoras e mais "sensíveis" à linguagem verbal e não-verbal. Com o decorrer da idade, isso vai melhorando cada vez mais por conta das demandas sociais mas, por outro lado, essas demandas são sentidas de maneira intensa e podem desencadear outros transtornos em mulheres.
Não sei se tenho autismo, mas não gosto de lugar com muita gente, barulho, sair de casa gosto mas pouco, sou intolerante a certos tipos de conversa, não gosto que me encare muito. Ou uma fobia ou transtorno. Mas tenho esses comportamentos.
Meu filho passou por neuro semana passada, e ele quer o exame eeg pra poder diagnosticar, mas ele acha que meu filho possa ter tea nível 1 de suporte. Vendo seus vídeos e notando o comportamento dele tudo se encaixa. Ele, por exemplo, nunca participa da mesa de parabéns, enquanto as outras crianças estão fazendo farra ele nem se comove
Oh, eu tenho LITERALMENTE todas as características apresentadas, pasmém, assim sendo do primeiro e segundo grupo, inclusive digo os aspectos e sub exemplos apresentados, ou seja, mais de um no mesmo item temático, por conseguinte queríamos descrever, mas NÃO convém, haja vista que tem uns desses bem estranhos, todavia ressaltamos que são bem atípicos, contudo NADA imoral e/ou seboso, mas são estranhos porque são danosos, enfim, NÃO me sinto anormal, no entanto essas coisas me afasta de pessoas e isso doi, as vezes me passa na cabeça de ficar junto com alguém que seja semelhante a mim, porém ambos tem que ter plena consciência de que temos vidas iguais, oh, como isso seria bom, haja vista que NÃO necessariamente teria que assim, mas se a outra parte for alheio em descaso ao TEA, é muito difícil a convivência, ohhhh, legal esses vídeos do professor, como eles nos ajudam, Deus Abençoe o professor e sua familia, Amém Amém Amém...
Meu neto com 4 anos e meio,autismo moderado com diagnóstico. O que mais me angustia é a seletividade alimentar severa. Só come nuggets, e depende da temperatura, da aparência, se estiver "machucadinho" rejeita. Come poucos tipos de bolachas e bolos sem recheio, cobertura. Ele toca, se sentir algo ...não come. Toma suplemento na mamadeira com receita médica. Moro em Poços de Caldas e não temos algo substancial para esse tratamento. Gostaria de indicações de literarura e vídeos confiáveis. Grata.
Meus filhos se encaixa em todos. Antes de qualquer pergunta, sim eles são diagnosticados com autismo. Eu tenho TDAH e meu esposo é Autista suporte 1. (Por aí se tira que é genético)
Tenho uma menina de quase 3 anos ela tem autismo anda na ponta dos pés gesticula bastante os braços e é inquieta. Gostei muito dos seus vídeos e assisti o vídeo que vc falou sobre o diagnóstico e os exames que são solicitados. Obrigada
Queria muito que o Dro atendece o meu filho ,faço acompanhamento com psiquiatra, neurologista , neuropsicologia, e psicóloga , tenho certeza que tem altismo médio , ninguém até agora conseguiu fechar um diagnóstico certo
Trabalho com crianças e tenho excelente relação com elas. Já fui professor de música muitos anos, hoje sou inspetor de alunos. Minha suspeita de que algo estava errado começou com a morte de meus pais. Não senti absolutamente nada. Sempre tive dificuldade de relacionamento com adultos. Tenho obsessão por xadrez, origami e música e basicamente só falo sobre isso com meus colegas de trabalho. Nunca percebo qdo eles não estão interessados em nada do que eu falo, mas consigo trazer isso a um nível interessante para às crianças, que geralmente gostam de mim de graça. Tenho uma vida extremamente regrada, 33 anos de casado e ainda hoje, se minha mulher muda alguma coisa do lugar em que sempre deixo, minha reação é de estar perdido. Odeio qdo brincando, escondem alguma coisa minha, fico apático hoje, mas antigamente explodia. Tenho imensa dificuldade com cheiros e sim alto, a ponto de não conseguir frequentar mais igrejas. Meus amigos são sociais no sentido de só os do meu trabalho e assim mesmo é uma amizade limitada, normalmente estou num canto e eles no outro. Não conheço nem meus vizinhos onde moro. Faço rigorosamente o mesmo percurso para o trabalho, minhas roupas são iguais, todas as camisas da mesma cor e modelo, tb as calças jeans. Até as cuecas são iguais. Cozinho muito bem, mas às vezes só percebo que estou cozinhando a mesma coisa, normalmente nhoque, qdo minha esposa discretamente sugere outro prato, se deixar, como a mesma coisa todo dia. Passo a semana longe da família, pois trabalho em outro município, e por mais que tente, e eu tentei muito, não consigo aprender a dirigir, então alugo uma quitinete onde trabalho, e o pior de tudo é que me sinto tão bem lá sozinho, que às vezes arrumo alguma coisa por lá e fico mais de uma semana sem vir em casa, e pior ainda, não me sinto culpado. Nem penso em trair minha mulher, até por que, um relacionamento só já basta pra mim. Tenho uma filha adulta, que é psicóloga e mora com a gente e quase não me relaciono com ela. Agora vai um elogio. Esse canal está mexendo comigo, no sentido de pelo menos melhorar meu relacionamento familiar. Tô tentando ouvir mais minha esposa e filha, tentar prestar atenção ao seu que elas me contam sobre como foi seu dia, e desde que comecei a assistir vc nunca mais deixei de vir aos finais de semana pra casa. Tá difícil, é como desapegar de falar sobre xadrez, mas estou tentando. Muito obrigado.
Quando meu avô morreu tbm fui assim... P/ ser sincero, acho que só vou sofrer quando for a vez da minha mãe.
Que lindo ver você criando consciência e melhorando seus relacionamentos com pessoas!😍💙
Saulo, eu tbm tenho e uso os mesmos modelos de roupa, e até da mesma cor, e faço as mesmas coisas nas refeições, tamo junto nessa. Mas eu queria te ensinar a dirigir, é muito gostoso, amo dirigir, as vezes, as pessoas não te ensinaram com amor.
Fique com Deus meu irmão.
Obrigada Saulo. O seu depoimento é muito importante para nós pais de crianças autistas.
@@bleniaaraujo8954 obrigado Blênia. A escola em que trabalho é considerada referência no município. Temos muitos alunos especiais e desses mais da metade é do espectro autista. Pena que só são acompanhados ( com monitores) aqueles com laudo de severidade. Temos 30 monitores, mas são para severos, com Down ou microcefalia. Os que falam ou não tem laudo não tem monitores. Mas nós, os inspetores estamos muito atentos a eles e eles confiam em mim.
A: Defcit persistente na comunicação e interação social - 3/3
1. Deficit na reciprocidade socioemocional - prejuízo na relação: dificuldade de conexão com contexto, dificuldade em compartilhar interesses e emoções. E expressar emoções ✔️
2. Prejuízo na interação entre as formas de interação: fala preservada, mas não entende sinais comunicações simples: variação do tom, expressões faciais, paralinguísticas. Prosódia ✔️
3. Iniciar e manter relações ✔️
B: Padrões restritos e repetitivos de comportamentos, interesses e atividades - 2/4
1. Esteriotipoias: repetições aparentemente inúteis, sentir o que o movimento produz ✔️
2. Insistência na rotina, rituais, padrões repetitivos de fazer as coisas ✔️
3. Adesão Inflexível a temas/coisas. Hiperfoco. ✔️
4. Hipo/Hiper reatividade sensorial ao ambiente: alterações sensoriais (audição/visão/tato...) ✔️
Obrigada por escrever, foi maravilhoso para mim, consigo memorizar melhor lendo😊
Foi ironia?
Me identifiquei um pouco com a primeira parte... A falta de habilidade social. Me sinto muito cansada em interagir com muitas pessoas, principalmente num ambiente novo, em que não conheço ninguém. Sempre fui assim, mas conforme vou envelhecendo, fica pior. Mas na segunda parte não.
Meu filho de 4 anos recebeu diagnóstico recente e a neuro se baseou pelos mesmos parâmetros e falou exatamente o que vc menciona no vídeo.
Precisamos de profissionais habilitados.
José qual o neuro ? Pode indicar por favor !
A minha teve diagnóstico mas não tem nenhum item do segundo grupo.. só não fala direito e tem dificuldade de interagir acredito pela fatal
@@dtroggian procure outro profissional para melhorar avaliação, isso acontece, meu filho ainda está em investigação
Aqui em casa igual, estamos investigando. @@dtroggian
Eu tenho um tio q tem 63 anos e desde q eu o conheço ele tem dificuldade em comunicação social. Parece uma pessoa mal-educada, porém acredito q vai muito além disso. Toda vez q ele conversa comigo, é ele quem começa a conversa, escolhendo o assunto do seu interesse e fala quase sem parar, e já percebi q é do mesmo jeito com outras pessoas.
Ele ñ gosta de companhia, é como se o incomodasse estar com outras pessoas, mesmo da família. Ele ñ saía do quarto nem pra marcar um pouco de presença no aniversário da mãe q tinha 80 anos. Ele tem dificuldade em aceitar a opinião dos outros q seja diferente da opinião dele. Ele mora sozinho à alguns anos. E percebi q ele parece um pouco mais feliz, o q era muito difícil de se ver.
Parece ser ate narcisismo né conheço um autista acho errou o diagnóstico ou os médico mudou o nome pra autismo pra as mãe nao se matar ....soaas pesado um diagnóstico infantil de narcizista
Então me encaixo perfeitamente como autista, sempre soube q sou muito diferente das demais pessoas mas de alguma forma me sinto bem com meus semelhantes. Já estudei com um colega na escola que tinha um super hiper foco, sabia o resultado de todos os jogos de futebol do mundo que perguntasse a ele. Só nós dois eramos amigos, ninguem procurava fazer amizade conosco... mas nao estávamos nem aí, eu compreendia a situação e a estranheza q as pessoas sentiam com nosso déficit no comportamento social, éramos tímidos e sofriamos bulling até mesmo na fase adulta. Hoje me sinto mais leve sabendo q existe um diagnóstico, uma resposta pra meu "jeito de ser", isso não me parece algo tão monstruoso e estranho assim.
Nunca vi uma pessoa explicar tão perfeitamente tudo sobre TEA. Impecável. 👏🏽👏🏽👏🏽
Esse é o youtuber mais criativo para pedir o like!
E vc não entende nada sobre autismo.
Lucelmo! Em casos leves é difícil de identificar esses sinais, principalmente na primeira infância. Tenho pacientes que o Neuropediatra diz que a criança não está no Espectro, mas as avaliações e testes de rastreio deram pontuação acertava para o Autismo!
É vdd, e no caso da minha filha que o diagnóstico veio tardio, já na adolescência, e mais difícil pois principalmente as meninas acabam mascarando para poder se encaixar na vida social.
E dps de adulto que a pessoa adquire vários problemas que acabam soterrando o autismo... Eu tenho depressão e TAG, os diagnostiquei fazem *dois* anos e só agora consegui chegar ao autismo como "fonte primária".
Tive que fzr resgate da infância e adolescência, muita coisa... Acredito que nas crianças seja mais difícil por conta da distinção entre autismo e outras questões que podem ocorrer na infância, a falta de uma vistoria posterior a fase estudada (exceto em casos de hereditariedade evidenciada/comprovada).
@@days_via É desse jeito que acontece comigo atualmente. Visitar e revisitar coisas do passado, tentar distinguir a mim do espectro, refletir sobre meu nível de autenticidade pessoal, já que desenvolvi mecanismos de forma autoditada e lidar com um poço profundo de comorbidades que sufoca a questão primária.
@@klausschoernemann104 nossa
Bem parecido comigo
@@denizepassos464 Desejo à você sabedoria, para melhor enfrentar o processo
Eu ando tendo problemas nessa caminhada em saber se sou ou não autista porque dois profissionais - uma psiquiatra e um psicólogo - simplesmente disseram que eu "não pareço" autista, o que me traz um sentimento de injustiça porque eu sei bem o que sinto. Minha primeira infância teve a maioria dos traços trazidos por você (tirando estereotipias e sensibilidade a sons, mas muita sensibilidade visual, a ponto de certas cores causarem enjoos e mal estar que eu não sabia comunicar) e minha vida foi atravessada pela dificuldade de interação com as pessoas e com o meio, atravessada por muito medo do desconhecido, por muita dependência da minha mãe e por interesses que apenas eu tinha, então eu só conseguia conversar com adultos que escolhiam me dar atenção. Daí vem a psiquiatra me dizer "Mas você é tão comunicativo, não parece autista pra mim". Detalhe, eu tenho 31 anos. É claro que em todo esse tempo eu dei meu jeito de me comunicar melhor, né? Meu psicólogo disse "Você precisa entender que outras questões te atravessam, como o racismo, então as pessoas vão tolerar menos o fato de você ser tão diferente dos outros". Sabe, eu sinto que não encontrei ninguém que me leve a sério e me pergunto se talvez eu é que esteja vendo coisas onde de fato não tem nada.
oi, voce quer conversar sobre o assunto? fui diagnosticada a pouco.
procure um profissional especializado em autismo com experiência no diagnóstico de pessoas adultas.
Oi, não é uma observação clínica apenas necessária para fazer diagnóstico. Vá fazer uma Avaliação Neuropsicológica com Profissional Especializado. Nem todo Psicólogo tem essa especialidade!
São baterias de testes em aproximadamente 8 sessões. Vá em busca de respostas
ouviu falar de PAS (pessoas altamente sensíveis?) estou me identificando com isso; estou estudando para ver as semelhanças com o autismo.
Procure um psicólogo especialista em neuropsicologia, ele pode te ajudar.
Eu tenho laudo tardio. Mas nunca separaram os tópicos desta forma.
Passei quase 4 décadas sabendo q eu era "diferente". Vivia dizendo em casa "Um dia vou descobrir o que eu sou". E hj sei oq sou e estou bem aliviada.
No meu caso na infância foi tudo muito sutil. Eu era muito quieta e apática (como os professores diziam..).
Se caso você teve características antigamente e hoje não tem mais, não quer dizer que você se curou, é pra toda a vida, assim como eu que antigamente tinha as características do moderado, hoje tenho a leve, mas nunca vai sair de mim....
Vc toma algum remédio?
Eu tb Kelly. Dizia "eu não sou desse mundo" , "sou esquisito, diferente de todo mundo". Descobri ano passado aos 40 anos de idade.
Só um adendo: percebo que o que é notável no comportamento reflete o estado biológico, daí a seletividade alimentar entre outros, ex: meu relógio biológico é dominante.
Sinceramente, achei esse vídeo bem explicativo, a primeira parte foi a descrição até mais leve de um menino que ajudo a cuidar na creche, deve ter uns 2 ou 3 anos. Ele raramente mantém contato visual, não fala nada ainda, mas ele tem mania fortíssima de colocar tudo (absolutamente tudo)na boca para morder, e ele parece que não enxerga ninguém ao redor, porque não se interessa nas pessoas, só em objetos para morder. A maior dificuldade com ele é o fato de ser um menino forte e pesado, então é difícil segurar ele quando fica bravo
Eu tenho um filho que é muito inteligente desde pequeno,até hoje tira nota 10 e ganha medalhas na escola. Foi diagnosticado aos 7 anos. Tambem teve sonambulismo, mas melhorou. Agora ele está com 14. Ele sempre teve dificuldade de comunicação social. Que devido os anos de tratamento vem superando. Até 5 anos rodava o pescoço e fazia barulhos e mexias os dedos. As outras esterotipias não faz mais, porém continua mexendo os dedos próximos ao rosto. Tem momentos de ausência e hiperfoco,
Ele ainda não consegue abraçar, nem falar obrigado, nem tchau.
Mas tem autonomia e independência. Vai e volta da escola sozinho desde os 12 anos. Obs: Os médicos que o acompanharam por ele ser tranquilo nunca acharam necessário medicação.
Eu percebi a mais de 11 anos que meu filho tinha tudo pra ser autista, isso antes da pediatra e do neurologista que na época parecia não ter conhecimento do assunto, pois ele que pra eu pesquisar e as minhas pesquisas e avaliações juntamente com vídeos gravados do meu filho que levava aos profissionais ajudaram e foram fundamentais para seu diagnóstico na época. Quando eu ouvi a primeira vez. Seu filho é autista. Eu me senti liberta.
Sem dúvidas O MELHOR TH-camR na técnica de pedir curtidas, inscrição e compartilhamento.. sempre faz extremamente dentro do contexto do vídeo.
Verdade 😂😊
Meu filho de 13 anos..desde pequeno era muito calado e anda até hoje na ponta dos pés, não consegue lidar cjm texturas moles..não suporta barulhos, multidões. Não se socializa na escola...não gosta dd sair de casa e nem de ter que falar com estranhos e nem familiares.E muito inteligente, a cima da média. Faz coisas repetidas por horas,quando se interessa pelo assunto. Não entende alguns comportamentos de sociedade.
A senhora descreveu meu filho,vai fazer 12 anos,ele já tem o diagnóstico, mais aos pouquinho está melhorando, é como explicado no vídeo,meu filho tinha muita dificuldade de mudar rotas quando ia a escola,ou a qualquer outro lugar, teve uma vez que ele nem quis mais sair de casa porque causa da mudança de rota,sofri muito, mais graças a Deus hoje, não tem mais problema com isso 🙏
Eu tenho essas descrição, porém ainda não tenho meu diagnóstico, tenho outras condições
Uma pena que vc não procurou atendimento enquanto ele era pequeno. Espero que procure.
9:47 eu e tema de saude , sou fascinada
Gostaria de te dar meu parabéns pela explicação, vivo na Itália e aqui nunca haverá um profissional que explique tão bem assim
Obrigado pelo elogio
Muito obrigado por esse video,meu filho foi diagnosticado com TDAH e autismo leve mas tinha dúvida no diagnóstico sobre o autismo pois o tdh esta mais presente, mas esse video me ajudou bastante a entender o autismo de meu filho .Parabéns pelo seu trabalho e continue com os videos pois sei que vai ajudar muito mais pessoas,e seria otimo que todos buscassem conhecimento sobre o assunto.
Meu filho tem TODAS ESSAS características. Tem hoje 18 anos, não tem amigos, namorada… não tem interesse nenhum em interagir socialmente. Não tem redes sociais e não conversa nem virtualmente. Tem estereotipia, rígidos padrões de rotina, não suporta nenhuma variação, se perde totalmente se isso acontece….tem muita sensibilidade a barulhos (desde a infância) e também a certas texturas ( não usa calças jeans ou com relevos, usa as meias do lado avesso)… hiperfoco em assuntos bem específicos. Embora seja muito inteligente, não consegue se expressar, e tem essa fala meio “ robotizada “ e monótona. Simplesmente não suporta sair de casa ou locais em que haja acúmulo de pessoas. Mas o cid do atestado está F848 e F900 … não entendo o motivo.
Todos esses sinais são de autismo com suporte 3, ele precisa muito de suporte para a vida. Seria bom você levar ele ao neuropsicologo e muito importante, pois esse especialista realizar testes com ele é vai te dizer exatamente o que ele tem. Esse documento você leva ao neuro e ele dá o laudo correto.
Falo isso por experiência própria. Estou realizando esse acompanhamento com o neuropsicologo com meu filho a pedido da neuro pediatra.
@@Maeatipicasim1mas que eu saiba todo autismo nivel 3 é não verbal,não tenho certeza.
Minha irmã não conversa nem com inteligência artificial, ela detesta interagir.
T
Sou mãe de um autista gostaria de ter mais conhecimento sobre o autismo
Meu filho muito inteligente porem muito calado, não gosta de sair , não gosta fazer amigos porém tem amigos que hj são por internet mas ja foram amigos presencial eke tem 20 anos
Passo com minha última psicologa tem 2 anos e meio... E mês passado ela deu a grande possibilidade de ter o espectro, por fatores que levei a ela por esse tempo ... Desde então tá uma luta p conseguir fazer a avaliação psicológica, cada profissional empurra para outro, já passei por 3 psiquiatras... Antes disso já tive diagnóstico de TAB, TDAH e transtorno bipolar, já passei por muitos profissionais... É muito cansativo, e agora mais uma luta. Difícil achar profissional capacitados, e quando acho é uma fortuna e não tenho condições de pagar... Só quero realmente saber o que eu tenho p tratar como tal e ter acesso aos meus direitos, pois minhas limitações interfere muito na minha vida
Obrigada pelo trabalho incrível de compartilhar conhecimento. Meu bebê tem 2 anos e ainda não tem diagnóstico, mas ele tem esses aspectos e agora vejo com muito mais clareza e menos desespero!!
Estamos buscando ajuda profissional e sempre acompanho seus videos, são simples, muito bem explicados e com muito carinho e leveza!! ❤❤
Meu bebê tem 1 ano e 6 meses,tbm estamos investigando autismo. Ainda n caminha e tem algumas estereótipias.
O meu marido sempre sofreu com a questão da comunicação, mas td foi confundido com um quadro de surdez, q ele realmente tem. Ele usa aparelho auditivo desde os 5 anos, ou seja, ficou 5 anos sem escutar direito. Isso trouxe realmente um enorme prejuízo a ele. Dos três primeiro critérios ele tem todos, mas td poderia ser confundido com a surdez, ou um prejuízo causado por ela. Mas qdo vc chega nos últimos quatro critérios tudo fica mais claro pra mim, pois ele tem os quatro, e todos são bem acentuados. Ele ficou adulto, foram 28 anos sem diagnóstico e toda uma vida sem compreensão, inclusive da família. Os prejuízos são incalculáveis, estamos na luta para q haja alguma melhora, mas tem sido muito difícil. Desde o diagnóstico já se passaram 4 anos e ele só acumula frustrações ao longo desse período. A única coisa boa foi conseguir encaixar ele mercado de trabalho, pois ele tem hiperfoco em economia e bolsa de valores. Mas a socialização na empresa tem sido complicado pra ele. Eu estou do lado dele sempre q ele chega em casa triste com alguma situação e o incentivo a dar o melhor dele sem se cobrar tanto. Desistimos das terapias, os profissionais daqui são péssimos, muitos até colocaram ele pra baixo e os outros não estavam ajudando ele a superar as limitações dele. Estamos lidando melhor em superar isso juntos, como casal. Ele só vai voltar pra terapia qdo tiver alguém q o ajude realmente e isso custa bem caro pra nós, pois td pra autista aqui é pago e não sai nada barato.
Dr. Eu tenho quase todas essas características. Não fiz avaliação para diagnóstico ainda. Tenho 53 anos. Sofri e sofro várias dificuldades. A alguns anos minha irmã levantou a possibilidade de eu ser Asperger ( como diziam ) . Já sofri depressão e síndrome do pânico, mas acredito que isso mascarou meu autismo e passou batido pelos profissionais que me atenderam. Tomo medicação antidepressiva até hoje, já a uns vinte anos. Recentemente fiz uns questionários disponíveis na internet e deu perto de 90% de chance de eu ser autista. Acredito mesmo que sou. Só falta um diagnóstico mesmo com especialista.
Quais medicamentos vc toma?
@@hudsonqueiroga Bupropiona 150mg e Stelazine 5mg
Tbm TÔ nessa!! Mas falta encontrar profissional capacitado p realizar dx.
Sou professora estou me especializado para atender crianças com aspectos autista ❤
Minha filha tem 17 anos, tem um comportamento muito confuso...
Come somente arroz,feijão, batata e carne. Nenhuma fruta, Legume ou verdura.
Come de forma complusiva. Não mastiga,engole. Depois passa mal, vomita e depois quer comer de novo.
Guarda tudo...é acomuladora de objetos, vários!!!!
Desde pedra à pote de cremes vazios, toquinho de lápis e até as casquinhas deles após ser apontados.
Tem dificuldade em expressar, as informações e o que quer falar. Mas consegue manter contato visual e também adora abraçar.
Conversa sozinha, não tem noção de tempo tipo: "vai tomar banho já e quase 11 horas, mas ela ver no relógio que é 10:58, fica brava e diz ainda é 10:58 qndo for 11 horas eu vou"
Fica hipnotizada com qualquer filme da barbie, e anda com um celular inativo, quebrado.
Ela tem 17 anos e se relaciona com crianças como se tivessem a mesma idade.
Com os da mesma fachetaria já não consegue manter uma relação, sem gerar atritos.
Além disso também é deficiente auditiva tem apenas 70% da audição .
Quando ela era pequena notamos que demorou para andar, desenvolver a fala, e era extremamente inquieta...levavamos aos médico e nada a ser descoberto.
Afinal ela não mostrava aversão ao afeto ou comunicação.
Quando iniciou na creche com um ano e quatro meses, seu comportamento despertou preocupação da psicóloga que fez uma autodiscrição do comportamento dela e a encaminhou para atendimento médico. Porém luto até hoje por um diagnóstico.
meu filho tem 13 anos , com essas características , levei no neoropediatra , deu diagnóstico de autismo
O que mais dói, é o quanto a gente autista é excluído. Até mesmo dentro da família. Eu adoro estar perto das pessoas. Mas no geral, não gostam de ficar perto de mim.
Vou te dizer que sou autista nível um de suporte e meu netinho de 7 anos tbm é autista e tdah é passa por isso as vezes fico sem entender pq as outras crianças já faz isso com ele talvez seja pq o assunto dele é mais inocente mas mesmo assim fico sem entender pq eu já gosto de ficar sozinha diferente dele 😞😢
Fico revoltada com essa falta de amor ao próximo todos somos iguais entendemos o mundo de maneiras diferentes amo crianças e super compreendo o autista e eles tb sentem afinidade comigo.
Explanação excelente! Sou psicóloga e trabalho tb em assistir adultos autista. Você é uma ótima referência.
Olá, Ana. Você faz atendimentos onde? Manda seu contato ou link 💙
Extremamente didático. Meu filho é autista mas nunca ouvi um detalhamento tão preciso do diagnóstico como esse. Desconfio q eu tb seja autista e os pontos fundamentais q foram explicados aqui eu apresentei todos. Claro q uns de maneira leve e alguns bem presentes. Vou conversar com a psiquiatra do meu filho.
Meu filho tem todos os aspectos do grupo A. Mas do grupo B tem um aspecto forte e os outros são bem leves. Ele vive focado por um tempo em alguma coisa.. agora eu vejo que ele assiste muito desenhos de universo.. mas ja gostou muito de carrinho.. as vezes ele chora por achar que vamos passar por um caminho e vamos pelo outro ou paramos o carro. Claridade quando ele bem bebê não gostava.. mas tudo muito leve do critério B... passou por uma avaliação multidisciplinar e foi diagnosticado com Autismo.
Você me ajuda a sofrer menos😢
Eu ia ficar muito feliz se vc fosse o médico do meu filho, vc é um ótimo profissional parabéns eu aprendo muito com seus vídeos.
Eu tbm.....
Deus do céu, tô achando que sou... identifico demais com muitos aspectos.
Queria ter médicos tão bons e capacitados como o Senhor doutor.....a evolução dos nossos filhos teria outro nível.
E ele é autista.
Com esse vídeo cheguei a conclusão que não sou autista, embora as pessoas acham que sou, por ser muito reservada e não ter interesse em estar no meio de muita gente.
Confundem introversão com timidez ou autismo.
Ser reservado é um jeito de ser. Nada a ver com aitismo.
@@RosaOliveira-zk8uzsim,verdade,até porque autismo tem que ter todas essas outras características.
Tenho reciprocidade emocional, mas, ela não é notável. Sou observadora: não enxergo as pessoas pela imagem externa delas, mas, pelas expressões corporais, faciais e do tom de voz.
Compreendo perfeitamente a linguagem do outro, mas, não se expressar sobre mim ou algo que eu não tenha vivenciado, experimentado ou não sou capaz de fazer. Eu não minto e não consigo fazer nada escondido: isso me dá uma enorme dificuldade de captar quando alguém mente a não ser que eu leia ela expressar através da escrita. Nunca sei quando alguém tá brincando ou falando sério. Não compreendo sarcasmo e ironia. Quem não me conhece me juga como narcisista ou "metida".
pausa em 5:36 - estou sozinha desde 2018... Tentei um namoro mas, não quis seguir porque há um padrão no desenvolvimento dos relacionamentos:não gosto de comportamentos padronizados e enxergo padrões.Agora estou tentando me relacionar só porque ele tem traços de TEA. Ainda assim, faço ele escrever muito antes de termos nosso primeiro encontro: tenho dificuldades em confiar nas pessoas, sou arisca.
Esteriotipadas eu tinha até a adolescência: minha mãe repetiu muito "Para com isso, menina!"
11:45 - odeio ônibus! É um misto de cheiros, sons, o lado de fora vive em movimento, as pessoas ficam coladas umas as outras: é um inferninho ambulante! Um lugar onde a Vida todo passei mal e tenho crises.
Minha percepção sensorial me atormenta! Na infância passava o tempo memorizando sons, texturas,cheiros, tudo relacionado aos sentidos. Alguns são insuportáveis: passo mal.Percebo o que ninguém tá percebendo e é um custo pra que percebam também.Tudo não passa desapercebido, mas, se eu estiver em atividade com um dos meus focos, me fecho em mim. Quando mais jovem, ainda percebia tudo durante as atividades.
Só curto qd ele me surpreende com aquele pedido inteligente. Amo sempre!!!
Site maravilhoso! Nossa que profissional altamente qualificado. Obrigada por tanto conhecimento.
Lucelmo identifico com muitos fatores principalmente ser inflexível com a rotina. Se algo foge da minha rotina eu sofro muito, fico perdida , sem orientação. Como você disse uma rua onde não posso passar já tira todo meu foco em todas as outras rotinas.
Estou adorando seus vídeos, e melhorou ainda mais meu relacionamento com meu neto de 5 anos, autista leve. Ele é extremamente amoroso e isso retardou o diagnóstico.
Obrigado pelo seu interesse em nos ajudar nessa caminhada!
Deus o abençoe!
O hiper foco da minha filha também é livros, já passamos muitas coisas por causa disso
Muito boa as explicações. Meu filho recebeu diagnóstico de TEA ha um mês. Muito visivel nele algumas coisas que você disse. Ate os 4 anos ele tinha um hiperfoco em caminhões, ele so falava disso e so queria brincar disso. Qualquer objeto ele fantasiava um tipo de caminhão. Agora ele mudou o foco pra carros de corrida. É muito difícil as vezes pq quando vamos sair ele age como se fosse um carro de corrida... ele fica emitindo o som do carro. Qualquer brincadeira ele envolve o carro de corrida. Todos os dias quando vamos ao parquinho ele precisa ir pela mesma rua. Se mudarmos o trajeto ele se zanga. Finais de semana ele sempre quer fazer as mesmas coisas. Pra comer, sempre as mesmas preparações uma luta sair pra comer em família, ele nunca come a comida que todos estao comendo. Pra subir as escadas ele nunca aceita ninguem ir na frente. Sempre ele precisa subir primeiro. Se alguem subir na frente dele é muito choro.
E preciso respeitar o ritual e rotina dele tentando mudar aos poucos..
Meu filho se encaixa em todos os critérios!!!
Olá, Lucelmo! No meu caso, tenho todos essas dificuldades essenciais do autimsmo. No entanto, sou um pouco gago(tenho periodos de intensidade e de "normalidade"), desse modo o fato de ser mais introspectivo pode advir dessa gagueira ocacional. Mas de resto, indo do interesse restrito à ecolalias, possuo varias caracteristicas. Gostaria do diagnóstico, mas sei que é dificil e caro, mas seria algo que me aliviaria, pois tenho medo de se tratrar de viés de confirmação da minha parte. Todavia, sigo me cuidando, cuidado nunca é demais...
Maravilhoso o melhor amei de mais ❤❤ meu filho foi diagnosticado com 12 anos com o espectro leve e está sendo um alívio descobrir isso por que posso lidar melhor com todas essas informações e dar o suporte necessário que ele precisa para se desenvolver
Muito obrigada❤
Fiz uma avaliação com uma profissional, ela me fez algumas perguntas mas desmentiu minhas respostas, usou adjetivos negativos e terminou a consulta em 25 minutos dizendo que eu não tinha nada, só depressão com ideação suicida. Acho que é porque eu não gosto de falar sobre a minha infância, olhar pra trás é meio difícil, principalmente porque eu tenho que passar por algumas áreas que eu não gosto das minhas lembranças, e é reconhecer que minha infância não foi a ideal desnecessariamente. Acho que a infância de ninguém é a ideal, então não quero pensar muito nisso. Por outro lado, acho que seria bom ter uma segunda opinião. Acho que seria bom anotar o que eu preciso falar. Eu anotei daquela vez, mas fiquei com vergonha ou medo de falar o que eu tinha anotado. Acho que isso também não ajudou muito. Eu tenho quase certeza que esses sintomas todos se encaixam, mas preciso de ajuda pra lembrar da primeira infância, já que não é algo que eu consigo fazer voluntariamente de bom grado akakak.
Disfarçadamente vá perguntando pra sua mãe ou outros familiares,geralmente a gente não lembra mesmo.
Sou Orientadora Pedagogica em Escola municipal, mais de 30 anos no magistério, amo aprender e sobre autismo se tornou uma necessidade, muitas crianças com diagnóstico. Preciso ajudar para que a inclusão se efetive de fato. Acredito nela e em sua importância. Ouvindo todos os seus vídeos e anotando tudo. Excelente. Parabéns. Precisamos de mais informações sempre.
Dr. Lucelmo amei o teu vídeo, sou psicóloga e me aprofundo nestes assuntos pq trabalho tbe na escola e se tem muitos casos de autismo. Geralmente eles vêem com o diagnóstico mas aí ajudar os professores a lidarem com as situações. Obrigada são muito claras tuas explicações. Abraço
Excelente como sempre. 👏👏👏
Meu filho ta fazendo 2 anos, tem hiper foco, se balança por 5 seg umas 5x ao dia, não atende o nome, nao fala, mas ele compartilha a felicidade dele olhando, fazendo "festa", olha e da risada qdo canto pra ele...
Esse vídeo é de uma importância absurda. Parabéns pelo conteúdo e por ajudar tantos pais nessa jornada. ❤
Muito explicativo seu vídeo, adorei, minha filha foi diagnosticada aos 2 anos.
Vídeo com a melhor explicação, sensacional. Descobri o Autismo do meu rapazinho a 3 meses ainda estou perdida, mas explicação excelente
MUITO obligada! Minha filha tem 8, percebo desde muito pequena, a maioria d tdo isso q vc falou. Amanhã tem consulta com neuropediatra.
Fala do autismo no adulto por favor!
Falou de mim, da minha vida e sem estigmas.
Obbbrriggaddooo 👍🏻 💙
Perfeição! Procurei muitas explicações que nos ajudasse com muita clareza, porém, explicações claras como a sua, impossível! Obrigada por dividir conhecimentos, importante para nós aqui do outro lado com sede de conhecemento sobre uma realidade desconhecida. Obrigada!
Foi por meio dos seus vídeos, em especial esse, que suspeitei que meu filho poderia estar no espectro. Minha suspeita foi confirmada: TEA exigindo apoio. Muito obrigada
Com a LUNA ABA, sei cada vez mais sobre AUTISMO !
Seus vídeos, estão me ajudando a entender melhor minha filha de 29 anos que agora, foi diagnosticada , com uma suspeita de autismo.
Pelo que estou vendo aqui , parece que ela realmente tem.
Nossa, apesar da minha filha ter sido diagnosticada recentemente, não conhecia esses critérios. Aliás, só reforçou minha desconfiança sobre mim mesma.
Muito bom este vídeo!Gratidão!
Lembrando do meu aluno que após merendar, fica em pé esperando o sinal tocar para o recreio. Não saí antes,mas também não faz mais nada além de esperar. Não deixa tirar foto, chega ficar agressivo caso alguém insista.
Amei o vídeo. Um mapa conceitual iria ajudar muitíssimo para compreensão, no casos das pessoas visuais.
Muito obrigada pelo vídeo. Bastante esclarecedor e com linguagem acessível.
Anotei tudinho... meu filho tem todas essas características. Os profissionais da minha cidade não nos dão direção nenhuma.
Muito difícil! Principalmente porque o meu filho já está com 30 anos! Fez Artes Cênicas, atua na área, mas ainda não conseguimos um diagnóstico preciso! No caso, grau leve!
Sim...cada família faz sua rotina..mas nem sempre conseguem...
Tirei dez professor!!!
Se eu já não tivesse o laudo iria já pedir meu certificado
Quanto mais informações são disponibilizadas, há uma desmistificação do espectro autista. Ótima apresentação 😊
Grata surpresa ter conhecido o seu trabalho aqui no TH-cam. Parabéns!
Obrigado
Com as terapias e em alguns casos a medição melhora bastante
Olá, gente! Eu sou muito curioso sobre este tema "autismo" eu sei que os autistas tem dificuldades na "interação social", achei interessante quando se falou no vídeo que é muito difícil para um autista iniciar e manter relações, seja amizades ou "namoro". Mas eu pergunto a vocês: Por que é tão difícil para o autista isto? Tendo em vista que eles mantem uma relação tão amorosa com a família. Por que eles tem dificuldades de "criar laços" com outras pessoas? Se alguém puder me tirar está dúvida, agradeço muito!
Dr⁰ Lucelmo, Deus abençoe sua vida muitíssimo 🙌
Seus conhecimentos compartilhados têm sido divisor de águas em minha vida.
Continue esse trabalho lindooo!!
Sucesso!!!
Meu tem 2 anos e a unica coisa que ele fala é dar.
Comecei a levar ele na fono tinha desconfiança que ele tem autisto, mas como o barulho não incomoda ele sempre tive dúvidas.
Ele falou que talbez ele não escute bem vou passar na otorrino pra analisarem.
Mas mesmo assim pelo comportamento dele as vezes ele parece ser autista.
Agora esperar as analises dos medicos e orar.
Muito bom os seus vídeos
Sou TEA tenho 33 anos e meu hiperfoco é tudo relacionado ao Japão desde os 5 anos :)
Eu sou autista com deficiência intelectual leve, tenho 37 anos, meu maior hiperfoco é falar sobre jogos de futebol desde os 8 anos!
Sou mãe de autista, acabei de fazer uma avaliação neuropsicologica com pontuação altíssima pra TEA , e eu já sabia que era, a minha vida toda tive prejuízos, e eu queria demais ter tido a oportunidade de ter diagnósticos corretos mais cedo, passei a vida inteira sofrendo e tendo tratamentos que não foram eficazes 😞
Ancelmo, você é ótimo. Queria eu ter a chance de conversar com você sobre as características do meu filho Rafael, que tem laudo de dislexia.
Estou amando o canal show 🎉❤❤❤
Muito Obgdo O meu filho ele é intelectual queria saber mais sobre os intelectual acesse mais vídeo explicando a deficiência intelectual
Parabéns
Extremamente bem explicado. Meu irmao é autista e identifico muitos dos exemplos.
Adorei a explicação dos critérios, mas me deixou com vários ponto de ?. Minha filha sempre teve a atenção compartilhada desde sempre. Sempre adorou compartilhar interesse. Hj quando chego do trabalho se algo acontece de novo na sua rotina ela já vem correndo me contar toda feliz. Mesmo assim recebi uma avaliação onde ela estaria no TEA nível 1. Sigo buscando entender esse universo complexo do TEA
Será que ela pode ter TDAH associados ? Sempre tive algumas dessas características e descobri que tenho ambos
Eu já ouvi dizer que o autismo em meninas é um pouco "diferenciado". Meninas, por questões socio-culturais, são melhores comunicadoras e mais "sensíveis" à linguagem verbal e não-verbal. Com o decorrer da idade, isso vai melhorando cada vez mais por conta das demandas sociais mas, por outro lado, essas demandas são sentidas de maneira intensa e podem desencadear outros transtornos em mulheres.
Não sei se tenho autismo, mas não gosto de lugar com muita gente, barulho, sair de casa gosto mas pouco, sou intolerante a certos tipos de conversa, não gosto que me encare muito. Ou uma fobia ou transtorno. Mas tenho esses comportamentos.
Meu filho passou por neuro semana passada, e ele quer o exame eeg pra poder diagnosticar, mas ele acha que meu filho possa ter tea nível 1 de suporte. Vendo seus vídeos e notando o comportamento dele tudo se encaixa. Ele, por exemplo, nunca participa da mesa de parabéns, enquanto as outras crianças estão fazendo farra ele nem se comove
Oh, eu tenho LITERALMENTE todas as características apresentadas, pasmém, assim sendo do primeiro e segundo grupo, inclusive digo os aspectos e sub exemplos apresentados, ou seja, mais de um no mesmo item temático, por conseguinte queríamos descrever, mas NÃO convém, haja vista que tem uns desses bem estranhos, todavia ressaltamos que são bem atípicos, contudo NADA imoral e/ou seboso, mas são estranhos porque são danosos, enfim, NÃO me sinto anormal, no entanto essas coisas me afasta de pessoas e isso doi, as vezes me passa na cabeça de ficar junto com alguém que seja semelhante a mim, porém ambos tem que ter plena consciência de que temos vidas iguais, oh, como isso seria bom, haja vista que NÃO necessariamente teria que assim, mas se a outra parte for alheio em descaso ao TEA, é muito difícil a convivência, ohhhh, legal esses vídeos do professor, como eles nos ajudam, Deus Abençoe o professor e sua familia, Amém Amém Amém...
Meu neto com 4 anos e meio,autismo moderado com diagnóstico. O que mais me angustia é a seletividade alimentar severa. Só come nuggets, e depende da temperatura, da aparência, se estiver "machucadinho" rejeita. Come poucos tipos de bolachas e bolos sem recheio, cobertura. Ele toca, se sentir algo ...não come. Toma suplemento na mamadeira com receita médica. Moro em Poços de Caldas e não temos algo substancial para esse tratamento. Gostaria de indicações de literarura e vídeos confiáveis. Grata.
Parabéns 👋👋👋por colocar sua história como exemplo 🙌
Muito obrigado pelas explicações
Você é o cara👍🏻💯💙
Eu me identifiquei com todos do critério A e todis do b; e ñ tenho diagnóstico ainda
Minha filha tem 5 anos e estou revendo e tendo a confirmação dos diagnóstico.
Meus filhos se encaixa em todos.
Antes de qualquer pergunta, sim eles são diagnosticados com autismo.
Eu tenho TDAH e meu esposo é Autista suporte 1.
(Por aí se tira que é genético)
Tenho todas as características!
Tenho tudo mesmo!!!
ola gostei bastante do video. meu filho fala com ele em terceira pessoa e ele tem uma pequena atração com carros
Tenho uma menina de quase 3 anos ela tem autismo anda na ponta dos pés gesticula bastante os braços e é inquieta. Gostei muito dos seus vídeos e assisti o vídeo que vc falou sobre o diagnóstico e os exames que são solicitados. Obrigada
Demoramos mas conseguimos que Malachi .Meu neto de 5 anos deixasse de usar fralda . Ele tem autismo severo . Moramos em Israel
Achei esse canal na madrugada! Que canal maravilhoso principalmente pelo Dr. Amei sua maneira de explicar fica fácil de aprender mais sobre o autismo
Vc é excelente! Sou tdah mãe de autista, entro em hiperfoco ouvindo vc falar...😅
Você é um grande profissional! Gostei do conteúdo!
Obrigado!
Queria muito que o Dro atendece o meu filho ,faço acompanhamento com psiquiatra, neurologista , neuropsicologia, e psicóloga , tenho certeza que tem altismo médio , ninguém até agora conseguiu fechar um diagnóstico certo
Talvez ele nao tenha.