Quando eu dava "birra" eu apanhava, até parava , mas não pelas razões que meu pai achava, não era por ter sido "corrigido" ou "educado", mas sim por ficar em estado de choque. Odiava Parabéns pra você também. Também sou professor, mas só de adultos, não tenho condições de dar aula para crianças e adolescentes. Minha sorte é ser da rede pública e em turmas reduzidas por ser professor de francês. Só comecei a falar com 7 anos, hoje falo 7 línguas.
Eu também apanhei muito, hoje em dia seria caso de polícia, Graças à D'us venci tudo isso é hoje sou chefe de cozinha no Québec Canadá e crio meu filho sozinha, aprendi línguas também e posso dizer que a língua francesa me salvou pois consegui uma vida melhor!
@@danietzacalistrato1818 tenta outras línguas. As pessoas tem essa ilusão que só porque inglês é "fácil", todo mundo consegue aprender. As vezes a pessoa simplesmente não tem afinidade e não vai de jeito nenhum. Eu me dou bem melhor com línguas asiáticas e urálicas por exemplo . O mandarim tem 4 tons e o professor me elogiou na 1 aula por minha pronúncia. Mas eu tenho extrema dificuldade com pronúncia em inglês. E o mandarim tem uma gramática bem mais fácil, é quase primitivo. Só a escrita que é complicado mesmo 😂😂😂
Filho de pobre não consegue tratar i filho autista. Isso é como uma facada pra os pais e mães pobres . Convênio nenhum cobre, é na faixa de 3.900 só a avaliação, exames por volta de 5.000 reais cada , fora cada retorno e os medicamentos. Com isso seguimos com a dor do descaso do governo. Que despreza os pobres e sus sempre é pra quem quer morrer esperando socorro de tratamentos cirurgias como meu irmão morreu esperando .😢😢😢enfim é a realidade do lado mais fraco das cordas.
Eu sou filho de pobre tbm, mas minha mãe era concursada faxineira da escola, ganhava um salário mínimo mas pelo menos eles tinham plano de saúde, graças a isso tbm ela pode me ajudar. Infelizmente o acesso a medicações e tratamentos não é fácil e precisamos lutar pra que isso seja mais acessível pra todos.
Oi, Rodrigo! Me senti representada também por ter nascido nos anos 90. Descobri em julho desde ano que sou autista. Sua história e luta representa muito pra mim. Você consegue expressar o que eu não consigo. Já gosto muito de vc. Autistas unidos contra o preconceito.✊🏽
@@MrGle3 eu nasci nos anos 80, ainda que minha família tinha uma condição melhor, ainda assim fui em um.monte de médico e não viram nada, a não ser que eu tinha q.i. mais alto. Hj em dia trato de depressão a 7 anos e autismo agora, é complicado, nem todos entendem, as vezes nem a própria esposa, por isso assinei o divórcio e me livrei. Vamos nos tratar e não deixar as pessoas nos usar
Muito respeito a você, Rodrigo. Parabéns pela sua trajetória, apesar de estarmos em um outro momento, ainda há muitas famílias precisando de orientação e vídeos como esse, ajudam muito a melhorar a compreensão dos pais.
Esse vídeo chegou a mim "por acaso"😊 ....Assisti com muita atenção, na velocidade normal, e aprendi muito com seu relato. Parabenizo você por suas lutas e vitórias...❤
Parabéns pelo seu relato neste vídeo. Pela sua inteligência e garra para chegar onde chegou no campo educacional. Temos um sobrinho adulto autista que tbm tem uma série de limitações e muitas vezes não entendemos o que ele quer expressar ou duas dificuldades. Mas o seu vídeo foi muito esclarecedor.ibg.
Querido Rodrigo Diesel: eu sou um pai de um menino de 4 anos e 8 meses, lindo, carinhoso e cheio de vigor. Ele é especial como você. Ele é meu primogênito e o nascimento dele me tornou um homem completo (porque sempre quis ter filhos). Ele é autista com nível 3 de suporte. Depois dele nós tivemos um outro menino especial: um garotinho que foi para um tratamento intensivo com poucas horas de vida mas que superou as expectativas e é cheio de alegria! Apesar dele não ter diagnóstico, desconfiamos que também seja autista pelas semelhanças com o irmão dele, apesar de "mais leves". Minha esposa também tem muitas características de autista . Seu testemunho lembrou-me de muitas situações que ela já me contou sobre a infância e do que ela passou e passa até hoje e ela está buscando o diagnóstico. Suas palavras causaram em mim sentimentos de tristeza, conforto e esperança acerca do futuro. Eu parabenizo a sua mãe pela força e quero ser como ela para cuidar dos meus três tesouros. Realmente a questão financeira é um grande desafio. Eu sou professor de educação básica e minha esposa está tentando alguma coisa no youtube e com aulas de flauta online, uma vez qur é uma instrumentista virtuosa. Meu filho mais velho faz terapia e são 10 sessões por semana. Felizmente ele recebeu o diagnóstico precoce e já está sendo estimulado a 2 anos e tem apresentado alguns avanços pequenos, mas constantes. Muito obrigado pelo testemunho e te desejo um feliz Natal e um própero ano novo.
Sinta meu abraço apertado Rodrigo, tenho um filho autista com 14 anos e estudo loucamente sempre buscando encontrar melhores formas de o ajudar a ter uma qualidade de vida menos ruim nesse mundo quadrado. Deus te abençoe, amei ver você falando, vou mostrar meu filho.
Esse video deveria ser visto por todo mundo! Eu sinto n0j0 de muitos neurotipicos falando dos seus filhos autistas como se fosse um bicho que nao se controla e que so causa chateação nos pais, como se o autista nao estivesse sofrendo, mas sim apenas fazendo sofrer
Eu também. E tem mais: desconfio que muitos pais que fazem isso e até permite a criança sair com algum item identificando que é autista quando às vezes não é nem necessário, basta falar que a criança é autista quando houver necessidade, pois a insígnia poderia muito bem deixar a criança vulnerável à ataques e preconceitos só pelo fato dela ser diferente - são pessoas com algum tipo de transtorno de personalidade anti-social e que usa a criança para angariar simpatias para eles mesmos, Sem se importar com o bem estar emocional, psicológico e físico dela. Isso é crime.
@b_b_b5146 entendo muito o que você quer dizer e posso concordar, mas também sei que em contrapartida a identificação muitas vezes ajuda e oferece empatia, pois eu uso na minha bicicleta e eu percebo muito a diferença da forma que as pessoas me tratam no calçadão q eu pedalo. Sem esse item todo mundo quer passar por cima de mim de todas as formas, mas quando eu uso isso nunca acontece, nunca aconteceu. Em estabelecimentos TB as pessoas ficam mais compreensíveis. Entao eu acho que TALVEZ os pais notem algo semelhante... Não tenho certeza pois não sou criança mas como adulta eu percebo muito a melhora
Na verdade, filhos autistas podem causar muito mais chateação em pais autistas do que em pais neurotípicos, e sim, causa muita chateação pais que tem sensibilidade auditiva ouvir birras intermináveis. A chave é, diagnóstico precoce para que os autistas saibam que são autistas e escolham se querem ter filhos que provavelmente serão autistas também. Bananeira não dá maçã. Tem que ter empatia por esses pais também, muitos nunca tiveram oportunidade de ter um diagnóstico, e não podem ficar se vitimizando, tem que viver como se fosse neurotipico e cuidar de crianças com transtornos iguais ou mais graves. Muitos pais autistas só tiveram diagnóstico após seus filhos serem diagnosticados.
Seu relato é de emocionar . 👏🏻👏🏻👏🏻por ajudar muitas pessoas c a sua verdade e sofrimentos vividos … Guerreiro e Herói … Deus te abençoe sempre 🙏e a todos q te ajudaram na sua jornada.
Você, Rodrigo, está indo aonde a maioria dos Autistas jamais chegarão. Meu filho tem 40 anos e embora seja muito inteligente, possui uma inteligência emocional de uma criança de 8 anos. Sabe desenhar muito bem, é auto-didata, mas devido às medicações, perdeu muito de sua capacidade. Vivia frustado por conta das zeros oportunidades de seu talento ser reconhecido. Ainda mais no Brasil. O preconceito é tão estúpido! Porque todos nós, sem exceção, somos diferentes e temos dificuldades. Tolo é aquele que se julga normal. Só o fato de alguém ser julgar normal e agir com preconceito já a qualifica como uma pessoa desajustada socialmente. Já passou da hora de as pessoas aprenderem a se respeitar e agirem com mais empatia, umas com as outras. "Ame a teu próximo como a ti mesmo." (JESUS) Mais de 2 mil anos de Ensinamentos e a humanidade continua lagarteando 🐛e não levanta vôo. 🦋
Sou avó de autista, amo muito meu neto, faço o que posso para deixar ele confortável, embora que ele tenha pais maravilhosos, uma mãe , totalmente dedicada e um pai presente amoroso(meu filho), sinto em meu coração o quanto ele sofre quando está em crise, sinto que ele tb, como vc, tem medos que não conseguimos, entender e nem amenizar, pq ele é pouco verbal e tem apraxia da fala. Sei que a luta é grande Gratidão por sua coragem e bom sentimento em fazer com que entendamos este universo tão misterioso para nós. Que a luz Divina continue a te amparar e te traga a compreensão das crises para que não precise destes medicamentos. Que vc esteja rodiado de luz e amor assim como envolvo diareamente o meu neto. Estou muito emocionada.
Sou assim tbm. Era calada, no canto. Nunca fui baladeira, nunca namorei apesar de ter 43 anos. Ele é um rapaz jovem e bem vivido, igual um neurotipico.
Ouvindo vc me dou conta q eu fiz muito do q vc falou c minha filha ,ela é de 1988,ela tbm era (é) muito inteligente,spre foi a melhor da sala ,mas tbm n era sociável ,selecionava as comidas ( ainda faz isso) e só agora em 2024 ela foi diagnosticada c autista . Hoje ela é advogada e trabalha no STJ , em Curitiba . N desista de seus sonhos ,insista e vc será vitorioso c já tem sido !
Meu Deus quanto sofrimento mental…. Assisti todo o vídeo, parabéns vc é um campeão que venceu a si mesmo. Continue a fazer os vídeos porque é de grande ajuda, pq eu sempre vi que meu neto não era igual aos outros meninos, mas minha filha e o pai dele me chamava de louca, e hj com 16 anos fica nítido que ele não é neurotípico. E seu vídeo me ajudou a entender meu neto ainda mais
🥹 tenho 51 ano nunca estudei o pouco que sei aprendi sozinha,, tenho dificuldades tremenda na comunicação,, mas minha mãe na dificuldades intelectual que tem sempre me protegeu de tudo e de todos, não consegui ter uma profissão porque às crises eram terríveis.. mas consegui me casar e tenho dois filho, o menino é igual a mim.. já tem o diagnóstico de TDAH, mas eu sei que ele também é autista… quero te parabenizar por ter conseguido tanta coisa boa por ter uma mãe dedicada… eu creio que essa vida é só uma parte pequena da nossa verdadeira vida que virá depois dessa.. sem choro sem dor junto a fonte da vida .. fique na santa paz de Deus e que o amor do senhor Jesus preencha os nossos corações para sempre 😇🙏😍
Obrigada por vir aqui e contar toda a tua verdade! Sou professora e trabalhei por muitos anos com crianças com necessidades especiais.Te parabenizo pelas tuas conquistas e também gostaria de te dizer que tens uma baita mamãe! Tua mãe é uma mãe de verdade, muito maravilhosa e te criou muito bem te entendendo e te acolhendo! Também sou mãe e faço o meu melhor pelos meus filhos, nos temos TDAH e sofremos muito com isto! Estamos sempre fazendo o nosso melhor, assim como você! Beijos de luz no teu coração, daqui do Canadá! 😘😘✨✨🇧🇷🇨🇦
Meu filho TB é autista sem diagnóstico ( não aceita fazer tratamento) não combina com patrão...só trabalha por conta. Somos só nos dois...o pai e o irmão faleceram. Mandei o vídeo pra ele...nunca sei a reação. Mudei de casa....pq queria viver sozinho...eu deixei minha casa pra ele e moro de aluguel. Depois dessa mudança melhoramos nossos relacionamento que é quase só por whatsapp. Tenho tanto pra falar....que não ia dar conta do espaço que tenho aqui. Obrigada pelo video
Sou mãe de autista não verbal, sei muito bem o que você passou. Achei muito importante você expor sua história para mostrar que ter crise, não é ter frescura. Abraço no coração ❤
Minha filha de 1984,foi em muitos psicólogos e chegou uma hora que não queria mais ir dizia que psicólogos não adiantava nada, só perguntava e fazia ela falar o tempo todo mas dava nenhuma palavra de alívio. Em psiquiatra foi por anos e por fim ele disse que não sabia o que ela tinha, depois disso levei em outros psiquiatras mas também não descobriram o que ela tinha. Ela estudou até parte do segundo grau no colégio Bom Jesus de Curitiba, viviam me chamando na escola e um dia a direção se reuniu praticamente me obrigaram tirar ela de la, mudei para mais três escolas e foi a mesma coisa. Ela não tem o laudo mas teve um médico hoje que só de olhar para ela já deu o diagnóstico.
Sou autista,hoje estou com 41 anos...e tudo que vc falou eu passei e passo todos os dias...já cheguei "apagar" várias vezes depois de adulto devido as crises intensas de ansiedade por não saber lidar com certas situações de estresse...tenho uma filha de quase 4 anos que também é...ela tem o mesmo nível de suporte que eu...toda vez que ela tem uma crise eu sofro junto e é como se eu e ela fossêmos uma só pessoa ...porque sei o que ela está sentindo e o quanto é difícil...(estamos fazendo acompanhamento em todas as áreas necessárias). Você que está lendo esse comentário e também se sente assim...não se sinta sozinho...saiba que há milhares de pessoas espalhadas pelo mundo que sofrem todos os dias e procuram se adaptar num mundo que aparentemente não foi criado para elas...estamos juntos nessa caminhada. NÓS PENSAMOS,LOGO EXISTIMOS.
@@diogovieira5563Eu nunca tive a oportunidade de ter uma namorada, todas que tentei desprezavam eu, eu cheguei um ponto que parei de me importar e procurar
Você é um guerreiro de muita fibra Rodrigo 👏🏻👏🏻👏🏻 Você é um grande professor da matéria Autismo. Sem ter a intenção talvez, você ministrou a aula mais importante da sua vida. Grande inspiração você é Rodrigo! Sou avó de 2 autistas e me mudei para essa cidade para fazer fazer parte da rede de apoio que o neuropediatra me disse que meus netinhos e minha filha precisavam! Mas não entendia muitas das reações deles. Hoje porém, você clareou minha cabeça com mais compreensão, mais amor, mais paciência. Seu depoimento está ajudando milhares de pessoas, acredite!!! Escute Rodrigo, Deus lhe aceita e lhe ama como você é, um Autista guerreiro. Deus viu seu esforço e de sua mãe! Foi Ele quem os guiou durante sua jornada. Não tenha dúvida do amor de Deus por você, leia na Bíblia João 3:16
Parabéns jovem! Você é um ser humano maravilhoso, inteligente e hiper consciente. Viver é um ajuste diário às circunstâncias, mas você tem apoios profissionais e familiares que o ajudam. Considere-se um sucesso, apesar de tudo. Está no bom caminho: procure sempre o que lhe faz bem e o que também contribui para a felicidade daqueles que lhe são próximos. ❤
Quanta informações preciosas. Obrigada por nos colocar a par dos sofrimentos que os autistas têm. Você é um guerreiro e eu espero que mais informações cheguem às pessoas e especialmente aos profissionais da área da educação.
Eu também descobri o autismo na vida adulta! Foi libertador finalmente ter uma resposta e entender o porquê eu sou assim! Mas também eu te entendo perfeitamente, é uma luta diária, onde a gente tem que se superar cada dia. Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
Meu Deus, você é INCRÍVEL!!!! Também sou da área de Letras, apaixonada eterna pela LINGUÍSTICA e tenho MUITO orgulho de ter pessoas determinadas como você na área! Olha onde você conseguiu chegar!!! E não estou falando somente de títulos acadêmicos, estou falando TAMBÉM, e SOBRETUDO, da pessoa que você é, mesmo depois de todas as inúmeras dificuldades que enfrentou! Parabéns pelo ser humano que é! Só você sabe o que já viveu, principalmente numa sociedade ignorante em falta de conhecimento e repleta de violência. E ainda mais levando em conta a época em que você viveu sua infância e adolescência, num mundo que nunca deixou de ser preconceituoso. Muuuuito amor e bençãos pra você! ❤❤❤❤❤🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Meu netinho tem 10 anos é autista, teve muitas crises, toma remédio, mas ele não consegue ir para escola, nao consegue socializar e diz que nao tem amiguinhos, sofro muito por ele, mas o amo com todas as minhas forças, esse vídeo me fez chorar, mas confirma muita coisa que encaramos na sociedade sobre sua vida de inclusão.Deus continue te abençoando, tambem vou orar por voçê.
Recomende aos pais dele que troquem ele de escola, urgentemente. Não é normal a criança não querer ir (digo por mim, que também sou autista e fiquei assim em uma turma em que fui muito mal tratada). Se ele está assim, deve ser por trauma com professores, colegas de sala e tudo o mais que possa ter ocorrido nesse ambiente, e ele deve estar sentindo muita ansiedade, medo e vergonha, que levam a ainda mais crises pela incompreensão e pressão das outras pessoas. Sobre não conseguir socializar: pode ser assim para sempre ou ele pode conseguir socializar um pouquinho com o tempo, mas só nos ambientes em que ele se sentir seguro e à vontade. O mais importante é investigar isso.
Boa tarde, te parabenizo pela coragem que tem em desabafar nesse vídeo, isso é muito bom , pois vc vai se sentir aliviado e feliz em poder ter nos mostrado esse seu poder de decisão, sou mãe de um filho autista, e ele tem muita dificuldade de relacionamento, e as pessoas criticam muito, vou mostrar a ele o seu vídeo,
Me identifico com você em 99%. Eu era a esquisita . Não conseguia me sentir bem na casa de parentes próximos, mas por ser menina, sendo que as mulheres mascaram o tempo todo, minhas crises eram silenciosas, pois eu chorava de madrugada bem baixinho pra ninguém perceber. Só fui descobrir que sou autista em março desse ano, com 55anos.
@@rosanasoares3685 e @Cinthia.niente que legal, também recebi o diagnóstico aos 55. A maioria dos autistas que acompanho ou tenho contato são muito mais jovens. Percebo que é muito diferente. Tenho filho autista e procuro sempre incentivar que faça uso dos direitos que não existiam quando eu tinha sua idade. Creio que o caminho seja esse: plantamos as sementes para que os jovens colham os frutos. E isso é muito importante
Rodrigo, ahh Rodrigo, vc é pura luz nesse mundao estranho onde pessoas como vc vem para nos abrir os olhos e aprender que preciszmos exercitar a empatia e a sensibilidade do amor puro que só vc trás na sua essência. Parabéns Parabéns
Sou avó de autista, ele é lindo e cheio de luz. Nosso aprendizado é constante e o amor por ele, é infinito. Rodrigo, meus parabéns por todas as suas conquistas e superações. Sinto muito pelo sofrimento que você passa e passou. Nós seres humanos temos muito a aprender, a evoluir. Até lá, a luta é constante. Um carinho todo especial pra você.
felicidades seja feliz como tu es esteja certo de que voce e um ser humano altamente evoluido e creia isso ajudara muito as criancas autistas e tmb seres humanos sensiveis
costumo dizer que os autistas alem de ultra inteligentes sao pessoas escolhidas por Deus para mudancas comportamentais na sociedade por isso vcs veem com super foco a fim de que nao se contaminem com atitudes comportamentais dos ditos seres humanos normais
Oi Rodrigo, eu simplesmente amei o seu depoimento. Sou pai de um garotinho maravilhoso, de um coraçãozinho lindo, mas que ainda não recebeu o diágnóstico, enfim, eu gostaria de te dizer muitas coisas, mas só vou mesmo agradecer e te pedir para que continue sendo o que é, da forma que faz. Saiba que você é muito importante para os que virão. Estou muito emocionado com seu vídeo e quero te desejar o melhor, pois você é uma alma linda e iluminada. Obrigado, pois você conseguiu me fazer entender um pouco mais meu próprio filhote, que é o amor da minha vida. Um grande abraço e muita força. 🤩😘
Caraca igual eu ! Sou autista e tdah mas sou invalidade em todas minhas dificuldades ! Como se eu não fosse esforçada! Muito dolorido! Eu amei seu conteúdo me identifiquei muito !!!!!!!!
Todas as pessoas deveriam ver esse depoimento incrível seu. Tenho orgulho de vc mesmo sem te conhecer. Vc e incrível e corajoso. Parabens pelo ser humano forte que se tornou. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Querido, amei ter encontrado você! Você é maravilhoso, super inteligente, muito didatico nas suas explicações! Seguirei você daqui em diante. Aprendi muito com você! Sou uma senhora de 75 anos, pedagoga. Estou aprendendo muito com voce! Já disseram que você tem uma inteligência acima do normal? Você é um enviado por Deus para ajudar as pessoas enter essa situação! Deus lhe abençoe infinitamente! ❤❤❤❤❤❤
Eu agradeço sua coragem em dizer o que se passa com você, porque isso pode ajudar muita gente que não sabe como lidar em casos assim. Às vezes é fácil criticar, mas reações negativas podem ser simplesmente por falta de conhecimento e não por maldade. Deus o abençoe e o fortaleça em sua jornada! Parabéns por sua determinação!❤
que depoimento lindo! a sua biografia é impactante, esclarecedor e inspirador ! Vc é um vendedor, um herói, uma pessoa incrível do cotidiano! muito obrigado!! ❤
Falou tudo, muito obrigada pelo seu relato de vida. Sou TEA fui diagnosticada tardiamente apos passar por inúmeros diagnósticos errôneos ....sou professora e sofro diariamente essa invalidação pois a minha vida toda exercitei o mascaramento para literalmente sobreviver....😢 Hoje não consigo mais esconder e ao falar ou fugir de uma situação difícil sou julgada e invalidada nas minhas necessidades relacionadas ao autismo.
Parabéns Rodrigo abri meu tablet hoje (4/11/2024 ) e fui previlégiada com esse vídeo incrível e de suma importância e esclarecimentos para todos . Sou avó de um altista e não tinha nenhum conhecimento e para mim foi maravilhoso . Sou muito grata a você por tantos esclarecimentos importantes. você é um Vencedor é muito corajoso por Superar tantos desafios . Obrigada por compartilhar suas experiências e desafios . Gratidão 🙏. Gratidão ❤ ❤❤❤❤❤❤. Japão 🇯🇵
Eu sou psicóloga e sou autista e descobri só depois de adulta, as vezes acho que até eu inválido minhas dificuldades, mas me identifiquei muito com algumas coisas que você falou. Sinto muito pelas coisas que você passou 😢
Meu irmão descobriu ser autista com quase 50 anos. A não aceitação do diagnóstico é visível nele infelizmente. Percebo nele também um tipo de auto preconceito que talvez se deva ao fato do diagnóstico tardio. Ele se recusou a fazer a carteirinha por simbolizar para ele a "carteirinha do deficiente", fiquei um pouco triste quando ouvi essa expressão, visto que meu filho também é autista, mas foi pior ver que ele não se aceita. Ademais, te agradeço por compartilhar um pedacinho sobre você Tereza Cristina.
@@metodo.efeitodomino não é fácil aceitar o diagnóstico, é como se fosse um luto, não dá pra ter certeza né, mas é provável que depois de passar por esse luto o seu irmão aceite o diagnóstico. Cada pessoa tem seu tempo, e o capacitismo da sociedade também está impresso em nós adultos autistas.
O meu caso é bem mas pior pois os médicos não querem mim dar diagnóstico de autismo. Mas sei que sou autista. Tenho 48 anos e Cresci chorando nunca consegui passar em prova alguma sou uma pessoa frustrada lutando na vida pra poder ter pelo menos uma mereça de dinheiro e mim sustentar. Já era pra eu estar em benefício a muito tempo, mas o inss é miserável c os pobres.😢
Eu na vida, também passei muita coisa que você passou. Fui diagnosticada a um mês, mas minha mãe faleceu sem entender o que eu realmente tinha. Mas apesar de tudo estou aqui,como você com muitas cicatrizes vivendo e convivendo um dia de cada vez. Agradeço seu relato, parabéns 🥰
“A verdade é que eu me forcei a falar…” te entendo completamente 😢 Seu vídeo é muito necessário! Minha infância foi um pouco diferente porque eu também tenho TEA e TDAH então eu era muito hiperativa, mas meu conforto era me isolar… Nunca respeitaram minhas vontades, gostos ou qualquer coisa. Pelo contrário, eu ouvia que eu destruía a família, os passeios e etcs… simplesmente pq eu não queria participar! Só queria ficar em casa sozinha, pq eu amava aquele momento de silêncio!😢 Hoje eu também estou aprendendo a falar “não” e respeitar meus limites. Se eu sou grata a algo, é a Deus! Ele sim, Nunca desistiu de mim e nunca me excluiu por querer que eu caiba em uma caixinha perfeita. Hoje eu trabalho e boa parte dos recursos sim são gastos médicos e terapias, pois minha filha de 4 anos também tem TEA (suporte 2) e já estou fazendo tudo que esteja ao meu alcance para que ela tenha todas as terapias necessárias e no futuro tenha uma vida o mais “normal” possível. Enfim, minha palavra de conforto é “Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” Josué 1:9
Você é um vencedor,lindão,pois luta na esfera do bem. A Terra está na batalha final para extirpar,definitivamente,o mal entre os humanos. Deus Todo-Poderoso lhe Abençoe!🙏❤
✨️⚘️Você conseguiu! Gravou e desabafou. Eu sinto vontade de te dizer baixinho: moço, AGORA você não precisa mais ocupar sua gigantesca capacidade de sentir com o que vem DE FORA de você. Nem sequer se justificar tanto por ser quem é. Para mim, que acabo de assistir seu vídeo, você é uma PESSOA. Infelizmente, minha percepção me mostra uma pessoa que sofre muito! Deus abençoe sua mãe! Nada sei sobre Autismo. Os mais recentes e confiáveis estudos ainda são etéreos, eu percebo. Não conseguem suprir o que o sofrimento destrói , menos ainda nas condições individuais e particulares, íntimas! O mundo não é justo. Não há equivalências aqui. Aqui, não. Aqui há materialidade, funcionalidade, produtividade. Ganhos. Competições, comparações como primeiro passo de análise... Há socorro na Filosofia Clássica. Há sim. Até Consolo e Alegria! Eu não escrevo por escrever. Escrevo porque sou igual a você. Não sou autista, desculpe nada saber a respeito. Sei que você sabe que existem DIENCAS MENTAIS que aprisionam.a mente, sequestram a Alegria e o Bem Estar, Furtam a Leveza de ser seja lá o que for. Você certamente sabe disso. Pois é. São DOENÇAS MENTAIS. Não são característica de personalidade inata, como o.Autismo se configura nos livros, nas pesquisas, nos artigos científico. Autismo é uma persona com caracteres inatos... Como se houvesse alguém humano fora dessa condição. Bem... ser tratado na desconfiança incapacitante como.portador de doença mental parece-me, ser o mesmo flagelo pelo qual você passa. Mas, você está em grande vantagem: pode dizer Autista. E pronto. Os demais não são obrigados a saber o que nem a Ciência sabe. Especialmente sobre o mental.e o emocional. Se esforçam. Mas a indústria Farmacêutica é implacável. Tenha cuidados com isso! Vou me despedir. Se abrace todos os dias. Agradeça todos os dias. Sinta compaixão especialmente por quem mais tem dificuldade em acolher você. E todos os dias diga eu posso amar. Então, escolho amar. É a maior Potência do Universo. E precisa ser cultivada. Todos os dias, Amar.
É a minha primeira vez no seu canal, e eu sinto muito que tenha que ter passado por isso... saiba que você é um ser humano e tem valor e merece respeito! Não importa se você tem autismo... ou qualquer outra condição, você é um ser humano que merece ser respeitado. Eu fico feliz que você tenha pessoas que verdadeiramente se importam com você: siga em frente e não desista, amigo!♥
Rapaz!!! Seu desabafo foi muito tocante. Confesso que segurei as lágrimas muitas vezes. Saúde e sucesso pra você. Sinta-se abraçado do jeito que você é.
Quem disse que o mundo não foi feito para seres maravilhosos como vocês!? Onde isso tá escrito!? Eu tenho problemas de saúde e me sinto representada por vocês.💚💚💚💚
Obrigada por existir! Eu, mãe de um autista de 2 aninhos, aprendi muito sobre vida com você hoje. Também sou mãe solo e me vi na sua mãe. Amo seus vídeos, Deus te abençoe sempre ❤️ Sinta-se amado e respeitado🙂
Para ser sincera não sei nem porque comecei a assistir seu vídeo, mas vou ser sincera adorei ❤. Sou professora e a mais ou menos 2 anos e meio atrás tive uma crise nervosa passei uns 15 dias com tontura e fui encaminhada para o psiquiatra, tive crise de pânico, não conseguia ficar onde tinha muitas pessoas é horrível, fiquei imaginando como deve ser difícil para um autista, parabéns pelo vídeo e se puder fale sobre o que é ser um autista o mundo precisa conhecer esse universo ter informações para possamos ver e ouvir como devemos proceder com os autistas.
Parabéns pela coragem de se expor! Meu sobrinho teve diagnóstico de autismo (grau 1). Hoje ele tem 6 anos e ainda tem dificuldade de fala, é genial em aprender sozinho línguas estrangeiras e realiza operações matemáticas complexas em segundos. Obrigada pelo seu depoimento! É de utilidade pública para a melhor compreensão e inserção do autista na sociedade.
Meu filho 13 anos é autista, e ele chorava muito qdo eu fazia um.bolo de aniversário e se trancava no banheiro qdo começava a cantar parabéns, e sim as pessoas desprezam muito ele acha que não é capaz ele esta aprendendo a ler agora,que história incrível ❤
Este vídeo deveria ser apresentado em todas as escolas particulares e públicas, para alunos pais e professores, para que se amplie o conhecimento e o respeito com pessoas autistas.
Muito obrigado pelo vídeo. É muito doloroso e solitário pra mim tudo isso. Estou tão habituado à incompreensão, culpa e solidão, que nem lembro qd parei de pedir ajuda, me expressar ou tentar algum vínculo. Sobre quase chorar no vídeo, eu tô chorando só de escrever isso. Dói, a solidão, o medo, a culpa, Dói muito, e o tempo todo. Seu vídeo me acolheu, abraçou, e me lembrou de mim, que existo, que o que sinto é real, muito obrigado do fundo do coração.
Não fique triste ! Não sinta solidão, pois você tem uma companhia melhor, você tem a presença diária de Deus em sua vida. Então não se importe com o que os outros pensam. Faça da sua vida , uma maravilhosa jornada para Deus, que te ama demais. E vai compreender que a solidão é o melhor meio de viver em paz consigo mesmo. Sinta se abraçado .
Todo meu carinho, apoio, acolhimento e amor por você, querido! Não desista! Continue buscando ajuda, há sempre pessoas incríveis e profissionais competentes e sensíveis que possam lhe ajudar! Grande abraço! 🤗
Eu tenho suspeita de autismo,meu pior prejuízo foi durante a escola, porém agora como adulto está sendo pior ainda porque eu não consigo parar em emprego algum.E sim eu sou considerado o gêniozinho da família,mas que não consegue praticar,usar minha inteligência de forma útil
Eu não consigo ficar em nenhum trabalho, simplesmente não suporto. Estou agora em um com carga horária muito melhor há 2 meses, trabalho 4h no dia, 2h de trajeto no total para ir e voltar, e mesmo assim é difícil e sinto uma exaustão inexplicável. Meu namorado é compreensível e não queria que eu trabalhasse, mas eu não consigo simplesmente colocar toda responsabilidade financeira para ele, não somos casados nem nada, pesa na minha consciência. E toda minha família esperava que eu fosse médica ou qualquer coisa assim por ir bem na escola. Eu já tentei fazer faculdade na área de tecnologia e foi um desastre, imagine algo que coloque a vida de outros nas minhas mãos 😂
Por isso que os autista não devem trabalhar de carteira assinada, por que uma vez empregado, vai ser difícil tentar um benefício. E sem dinheiro, ninguém sobrevivem.
Quem paga o beneficio são os trabalhadores, então não é melhor. A pessooa tem que procurar um trabalho digno e compatível com suas dificuldades. Vai se sentir participante, vai ter direito a férias, 13º e aposentadoria. Vai ter oportunidade de se desenvolver e melhorar de vida. Então, benefício do governo não é melhor. @@sooamorconstroi6818
Eu tenho um irmão autista de 9 anos. É o amor mais sincero que eu já conheci. Ele é bem melhor que as pessoas mal amadas. Ganhou mais uma inscrita por aqui, obrigado por dar visibilidade com sua própria experiência.
Eu fui diagnosticado por neuropsicóloga como autista nível 1, dois anos atrás. Não consigo parar de friccionar meus dentes, todos os dias, dor de cabeça muscular. O meu jeito de ser era atribuído ao abuso físico sofrido na primeira infância. Sempre considerado doido, sonso, drogado... Ser autista é difícil, ainda mais num país incivilizado como o Brasil.
Que desabafo poderoso e necessário! 🌟 É muito importante ouvir e respeitar as vivências de pessoas autistas, como o Rodrigo compartilhou aqui. 💙 Cada história é um lembrete de que empatia e compreensão são essenciais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Como mulher trans 🏳⚧, sei o que é ser invalidada por quem não entende nossas realidades, e admiro a força de quem usa sua voz para lutar por respeito. Vamos nos apoiar sempre! 💪💖 Quem mais aqui se identifica com essa busca por aceitação e empatia? ✨
Não tenho diagnóstico fechado, mas minha família e eu temos certeza. Obrigada. Esse vídeo é um desabafo pra nós crianças dos anos 90 que tivemos que seguir em frente apesar de todas as pessoas que não ajudaram, todas as situações que não ajudaram, mas estamos aí nem firmes e nem fortes, mas continuamos.
Rodrigo, vc é muito forte por tudo que passou e passa bravamente. Seu depoimento, sua exposição é, sem dúvida, a contribuição para uma sociedade que necessita ainda de muitas mudanças. Sua luta é o próprio propósito da sua existência. Parabéns pela sua coragem, sua contribuição para tantas crianças que sofrem como você, infelizmente. Toda a minha admiração e respeito.
Te entendo. Meu filho tem autismo e é seletivo. Já escutei tantos comentários de doer o coração, como: deixa ele o dia todo com fome que come... seu filho é Nutella... Mas hoje procuro não dar ouvidos ou dou resposta curta e grossa.
Graças à Deus, eu nunca deixei meu filho com fome, e eu nem sabia que ele tinha seletividade alimentar, por ser autista . Sempre oferecia várias alternativas de alimentos para ele não ficar com fome. Hoje compreendo o porquê da seletividade alimentar dele. Recebeu o diagnóstico este ano.
Pior q qdo a pessoa é seletiva, ela sente um stress enorme por não conseguir oq quer. Eu tive um período que precisei repor várias vitaminas e minerais, estava bem debilitada, e tipo sempre trocavam o alimento por besteiras tipo pizza, lanche... e eu piorando... Eu como de tudo praticamente da feira, mas como não tinha, eu ficava bem nervosa e mais debilitada né. Eu como tudo desde que eu esteja com vontade, as vezes era extremamente frustrante querer uma coisa simples e ning fazer e eu não conseguir ir comprar... Demorei 3 meses pra começar melhorar e foi super estressante. Eu passava mal de nervoso. E pior q fazem isso até hj, mas agr sempre tem algo natural junto com a comida pq fiquei por chata. Só q eu tava tão debilitada q eu não andava mais. Agr q voltei a andar, o stress tamb contribuía pra piora
Eu não tenho diagnóstico mas me identifico com o autismo em muitas questões, e uma delas é a seletividade alimentar. Quando era criança também ouvi essa do "Deixa ela o dia todo sem comer que come". Acabei desenvolvendo uma ansiedade muito grande a momentos em que eu precisava comer perto de outras pessoas. Eu sempre preferi montar meu prato de comida sozinha. Comer na casa de outras pessoas então é gatilho na certa pra mim.
Isso dói na alma ,mas pura verdade,meu netinho tem 5 anos é autista e vejo essa sua história jesus te abençoe sempre! Saiba que ganhou uma fã e vou arar a Deus por vc
Achei seu canal por acaso. Descobri meu autismo no ano passado (na verdade confirmei minha suspeita). Me identifiquei muito com a sua história e com o que eu vivo no meu cotidiano (e vivi). A internet é uma fonte de stress (principalmente no facebook - coisas que postam como "doença da moda", "falta de apanhar" , "frescura" etc). Parabéns pelo seu canal - informando e divulgando e propagando o que é preciso ser falado (e muitos autistas não conseguem expor). É uma luta diária conosco mesmo e com os outros ao redor. Se puder conte um pouco dos seus hiperfocos e alterações sensoriais. Eu tenho hipersensibilidade a luz e ao calor, e um dos meus hiperfocos são em jogos, animes , estudar línguas - sou professor também (e muitos não compreendem que na sala de aula me sinto a vontade, mas fora da sala o bloqueio social é grande). Nunca fiz terapia mas tenho vontade de fazer. VLW
Muito bonito o quão você passou por essas dificuldades e continua passando sem desistir, continua mano com seus vídeos, não se deixe afetar por essas pessoas que são incapazes de te entender, força 👊
Me identifiquei muito com vc 😢 principalmente no que se refere à invalidação. Cheguei ao final do vídeo e nem sei o que falar... Tive meu diagnóstico aos 32 anos e sei como é crescer em um ambiente que nao te compreendde ...
Poxa, entrei no vídeo por curiosidade e saí com um presente. Tenho um amigo autista que também não tem atraso de fala, eu e o grupo amamos muito ele e ele gosta pra caramba da gente também. Fiquei emocionado quando você disse que se lembra e carrega os amigos que te trataram bem até hoje, espero que o Marcos se lembre de mim com tanto carinho também
Quando eu dava "birra" eu apanhava, até parava , mas não pelas razões que meu pai achava, não era por ter sido "corrigido" ou "educado", mas sim por ficar em estado de choque.
Odiava Parabéns pra você também.
Também sou professor, mas só de adultos, não tenho condições de dar aula para crianças e adolescentes. Minha sorte é ser da rede pública e em turmas reduzidas por ser professor de francês. Só comecei a falar com 7 anos, hoje falo 7 línguas.
7 línguas???? Incrível!!!!!
Lindo isso!
Eu também apanhei muito, hoje em dia seria caso de polícia, Graças à D'us venci tudo isso é hoje sou chefe de cozinha no Québec Canadá e crio meu filho sozinha, aprendi línguas também e posso dizer que a língua francesa me salvou pois consegui uma vida melhor!
Cara q legal. Sou autista e n consegui aprender inglês ainda.
@@danietzacalistrato1818 tenta outras línguas. As pessoas tem essa ilusão que só porque inglês é "fácil", todo mundo consegue aprender. As vezes a pessoa simplesmente não tem afinidade e não vai de jeito nenhum. Eu me dou bem melhor com línguas asiáticas e urálicas por exemplo . O mandarim tem 4 tons e o professor me elogiou na 1 aula por minha pronúncia. Mas eu tenho extrema dificuldade com pronúncia em inglês. E o mandarim tem uma gramática bem mais fácil, é quase primitivo. Só a escrita que é complicado mesmo 😂😂😂
"O problema de ter um transtorno mental é que as pessoas querem que você aja como se não o tivesse".
A verdade é que a sociedade exclui o diferente .
Joker
Real😢
Verdade. Infelizmente
Autismo não é doença mental.
Esse vídeo devia ser exibido pra todo aquele que acha que autismo é moda e exagero. Vídeo mais que necessário!
Filho de pobre não consegue tratar i filho autista. Isso é como uma facada pra os pais e mães pobres . Convênio nenhum cobre, é na faixa de 3.900 só a avaliação, exames por volta de 5.000 reais cada , fora cada retorno e os medicamentos. Com isso seguimos com a dor do descaso do governo. Que despreza os pobres e sus sempre é pra quem quer morrer esperando socorro de tratamentos cirurgias como meu irmão morreu esperando .😢😢😢enfim é a realidade do lado mais fraco das cordas.
Eu sou filho de pobre tbm, mas minha mãe era concursada faxineira da escola, ganhava um salário mínimo mas pelo menos eles tinham plano de saúde, graças a isso tbm ela pode me ajudar. Infelizmente o acesso a medicações e tratamentos não é fácil e precisamos lutar pra que isso seja mais acessível pra todos.
Pura realidade,infelizmente!!Bj no seu ❤c/ emoção,empatia,preocupação, respeito@@dieselrodrigo✨️🌻🕊
Anos 90 terapias não estavam lotadas, atualmente o conhecimento sobre a importância disso faz com que a demanda aumente @@solangecampelo5940
Oi, Rodrigo!
Me senti representada também por ter nascido nos anos 90.
Descobri em julho desde ano que sou autista.
Sua história e luta representa muito pra mim. Você consegue expressar o que eu não consigo.
Já gosto muito de vc.
Autistas unidos contra o preconceito.✊🏽
Imagina quem nasceu dos anos 70 para trás! 😢
@@MrGle3 eu nasci nos anos 80, ainda que minha família tinha uma condição melhor, ainda assim fui em um.monte de médico e não viram nada, a não ser que eu tinha q.i. mais alto. Hj em dia trato de depressão a 7 anos e autismo agora, é complicado, nem todos entendem, as vezes nem a própria esposa, por isso assinei o divórcio e me livrei. Vamos nos tratar e não deixar as pessoas nos usar
Muito respeito a você, Rodrigo. Parabéns pela sua trajetória, apesar de estarmos em um outro momento, ainda há muitas famílias precisando de orientação e vídeos como esse, ajudam muito a melhorar a compreensão dos pais.
Esse vídeo chegou a mim "por acaso"😊 ....Assisti com muita atenção, na velocidade normal, e aprendi muito com seu relato. Parabenizo você por suas lutas e vitórias...❤
O mesmo aqui. Parabéns!
Parabéns pelo seu relato neste vídeo. Pela sua inteligência e garra para chegar onde chegou no campo educacional. Temos um sobrinho adulto autista que tbm tem uma série de limitações e muitas vezes não entendemos o que ele quer expressar ou duas dificuldades. Mas o seu vídeo foi muito esclarecedor.ibg.
Eu tanbem
Parabéns com louvor pelo relato.
Nada é por acaso só chega a onde tem que chegar
Parabéns querido. Você é uma pessoa Iluminada. Acredite!🌹
Obrigada por alertar outras famílias que ainda não tem essas informações. IMPORTANTE!!!
Querido Rodrigo Diesel: eu sou um pai de um menino de 4 anos e 8 meses, lindo, carinhoso e cheio de vigor. Ele é especial como você. Ele é meu primogênito e o nascimento dele me tornou um homem completo (porque sempre quis ter filhos). Ele é autista com nível 3 de suporte. Depois dele nós tivemos um outro menino especial: um garotinho que foi para um tratamento intensivo com poucas horas de vida mas que superou as expectativas e é cheio de alegria! Apesar dele não ter diagnóstico, desconfiamos que também seja autista pelas semelhanças com o irmão dele, apesar de "mais leves". Minha esposa também tem muitas características de autista . Seu testemunho lembrou-me de muitas situações que ela já me contou sobre a infância e do que ela passou e passa até hoje e ela está buscando o diagnóstico.
Suas palavras causaram em mim sentimentos de tristeza, conforto e esperança acerca do futuro. Eu parabenizo a sua mãe pela força e quero ser como ela para cuidar dos meus três tesouros. Realmente a questão financeira é um grande desafio. Eu sou professor de educação básica e minha esposa está tentando alguma coisa no youtube e com aulas de flauta online, uma vez qur é uma instrumentista virtuosa. Meu filho mais velho faz terapia e são 10 sessões por semana. Felizmente ele recebeu o diagnóstico precoce e já está sendo estimulado a 2 anos e tem apresentado alguns avanços pequenos, mas constantes.
Muito obrigado pelo testemunho e te desejo um feliz Natal e um própero ano novo.
Sinta meu abraço apertado Rodrigo, tenho um filho autista com 14 anos e estudo loucamente sempre buscando encontrar melhores formas de o ajudar a ter uma qualidade de vida menos ruim nesse mundo quadrado. Deus te abençoe, amei ver você falando, vou mostrar meu filho.
Esse video deveria ser visto por todo mundo! Eu sinto n0j0 de muitos neurotipicos falando dos seus filhos autistas como se fosse um bicho que nao se controla e que so causa chateação nos pais, como se o autista nao estivesse sofrendo, mas sim apenas fazendo sofrer
Eu também.
E tem mais: desconfio que muitos pais que fazem isso e até permite a criança sair com algum item identificando que é autista quando às vezes não é nem necessário, basta falar que a criança é autista quando houver necessidade, pois a insígnia poderia muito bem deixar a criança vulnerável à ataques e preconceitos só pelo fato dela ser diferente - são pessoas com algum tipo de transtorno de personalidade anti-social e que usa a criança para angariar simpatias para eles mesmos, Sem se importar com o bem estar emocional, psicológico e físico dela.
Isso é crime.
@b_b_b5146 entendo muito o que você quer dizer e posso concordar, mas também sei que em contrapartida a identificação muitas vezes ajuda e oferece empatia, pois eu uso na minha bicicleta e eu percebo muito a diferença da forma que as pessoas me tratam no calçadão q eu pedalo. Sem esse item todo mundo quer passar por cima de mim de todas as formas, mas quando eu uso isso nunca acontece, nunca aconteceu. Em estabelecimentos TB as pessoas ficam mais compreensíveis. Entao eu acho que TALVEZ os pais notem algo semelhante... Não tenho certeza pois não sou criança mas como adulta eu percebo muito a melhora
@@Jessiy-i4s Que bom que percebeu a melhora :)
@b_b_b5146 ☺️obg
Na verdade, filhos autistas podem causar muito mais chateação em pais autistas do que em pais neurotípicos, e sim, causa muita chateação pais que tem sensibilidade auditiva ouvir birras intermináveis. A chave é, diagnóstico precoce para que os autistas saibam que são autistas e escolham se querem ter filhos que provavelmente serão autistas também. Bananeira não dá maçã. Tem que ter empatia por esses pais também, muitos nunca tiveram oportunidade de ter um diagnóstico, e não podem ficar se vitimizando, tem que viver como se fosse neurotipico e cuidar de crianças com transtornos iguais ou mais graves. Muitos pais autistas só tiveram diagnóstico após seus filhos serem diagnosticados.
Eu não acho q seu vídeo é longo É UMA PALESTRA PRA MIM ❤❤
Seu relato é de emocionar . 👏🏻👏🏻👏🏻por ajudar muitas pessoas c a sua verdade e sofrimentos vividos … Guerreiro e Herói … Deus te abençoe sempre 🙏e a todos q te ajudaram na sua jornada.
Você é um forte, meu jovem. o mundo não foi feito pro autista porquê vocês são autênticos,
Você, Rodrigo, está indo aonde a maioria dos Autistas jamais chegarão.
Meu filho tem 40 anos e embora seja muito inteligente, possui uma inteligência emocional de uma criança de 8 anos.
Sabe desenhar muito bem, é auto-didata, mas devido às medicações, perdeu muito de sua capacidade.
Vivia frustado por conta das zeros oportunidades de seu talento ser reconhecido. Ainda mais no Brasil.
O preconceito é tão estúpido! Porque todos nós, sem exceção, somos diferentes e temos dificuldades. Tolo é aquele que se julga normal. Só o fato de alguém ser julgar normal e agir com preconceito já a qualifica como uma pessoa desajustada socialmente.
Já passou da hora de as pessoas aprenderem a se respeitar e agirem com mais empatia, umas com as outras.
"Ame a teu próximo como a ti mesmo." (JESUS)
Mais de 2 mil anos de Ensinamentos e a humanidade continua lagarteando 🐛e não levanta vôo. 🦋
Parabéns MENINO DE OURO
SEJA MUITO FELUZ
Sou avó de autista, amo muito meu neto, faço o que posso para deixar ele confortável, embora que ele tenha pais maravilhosos, uma mãe , totalmente dedicada e um pai presente amoroso(meu filho), sinto em meu coração o quanto ele sofre quando está em crise, sinto que ele tb, como vc, tem medos que não conseguimos, entender e nem amenizar, pq ele é pouco verbal e tem apraxia da fala. Sei que a luta é grande Gratidão por sua coragem e bom sentimento em fazer com que entendamos este universo tão misterioso para nós. Que a luz Divina continue a te amparar e te traga a compreensão das crises para que não precise destes medicamentos. Que vc esteja rodiado de luz e amor assim como envolvo diareamente o meu neto. Estou muito emocionada.
Eu tenho um respeito e admiração enorme por autistas e tenho certeza que são anjos disfarçados.
Que vídeo esclarecedor. Muito obrigada.
❤😊
Nenhum médico explicou tão bem o autismo como você Rodrigo. Obrigada, pela sinceridade! 🥺
Sou mãe de autista e por isso sempre busco vídeos de autistas para entender cada vez mais meu filho.
Parabéns pelas palavras de alerta! Vc é um guerreiro. Continue com essa força. Vc consegue. .
Nem todos autistas sao igual ele, quando eu era criança eu era caladao mas era 100% tranquilo
Sou assim tbm. Era calada, no canto. Nunca fui baladeira, nunca namorei apesar de ter 43 anos.
Ele é um rapaz jovem e bem vivido, igual um neurotipico.
Eu espero do fundo do meu coração que todos aprendam amar e respeitar o próximo ❤
❤
Ouvindo vc me dou conta q eu fiz muito do q vc falou c minha filha ,ela é de 1988,ela tbm era (é) muito inteligente,spre foi a melhor da sala ,mas tbm n era sociável ,selecionava as comidas ( ainda faz isso) e só agora em 2024 ela foi diagnosticada c autista . Hoje ela é advogada e trabalha no STJ , em Curitiba . N desista de seus sonhos ,insista e vc será vitorioso c já tem sido !
Meu Deus quanto sofrimento mental…. Assisti todo o vídeo, parabéns vc é um campeão que venceu a si mesmo. Continue a fazer os vídeos porque é de grande ajuda, pq eu sempre vi que meu neto não era igual aos outros meninos, mas minha filha e o pai dele me chamava de louca, e hj com 16 anos fica nítido que ele não é neurotípico. E seu vídeo me ajudou a entender meu neto ainda mais
Vc tem todo direito de chorar, viu, moço? Quem achar ruim não te merece.
Obrigado por isso você realmente entende como é eu agradeço por ele e por mim também
@@MatheusAssis-ef4nhQueridos, Deus abençoe e proteja vcs.
@@AndreiaLima-uy7kz obrigado te desejo o mesmo
exato
Verdade...😢
🥹 tenho 51 ano nunca estudei o pouco que sei aprendi sozinha,, tenho dificuldades tremenda na comunicação,, mas minha mãe na dificuldades intelectual que tem sempre me protegeu de tudo e de todos, não consegui ter uma profissão porque às crises eram terríveis.. mas consegui me casar e tenho dois filho, o menino é igual a mim.. já tem o diagnóstico de TDAH, mas eu sei que ele também é autista… quero te parabenizar por ter conseguido tanta coisa boa por ter uma mãe dedicada… eu creio que essa vida é só uma parte pequena da nossa verdadeira vida que virá depois dessa.. sem choro sem dor junto a fonte da vida .. fique na santa paz de Deus e que o amor do senhor Jesus preencha os nossos corações para sempre 😇🙏😍
Você tem que conhecer Jesus ele ti ama independente do que você seja
Você é grandioso e digno de todo o respeito.
Saúde e Paz.
Abraço fraterno.
Sua mãe é uma heroína ❤
Obrigada por vir aqui e contar toda a tua verdade! Sou professora e trabalhei por muitos anos com crianças com necessidades especiais.Te parabenizo pelas tuas conquistas e também gostaria de te dizer que tens uma baita mamãe! Tua mãe é uma mãe de verdade, muito maravilhosa e te criou muito bem te entendendo e te acolhendo! Também sou mãe e faço o meu melhor pelos meus filhos, nos temos TDAH e sofremos muito com isto! Estamos sempre fazendo o nosso melhor, assim como você! Beijos de luz no teu coração, daqui do Canadá! 😘😘✨✨🇧🇷🇨🇦
Meu filho TB é autista sem diagnóstico ( não aceita fazer tratamento) não combina com patrão...só trabalha por conta. Somos só nos dois...o pai e o irmão faleceram.
Mandei o vídeo pra ele...nunca sei a reação. Mudei de casa....pq queria viver sozinho...eu deixei minha casa pra ele e moro de aluguel. Depois dessa mudança melhoramos nossos relacionamento que é quase só por whatsapp.
Tenho tanto pra falar....que não ia dar conta do espaço que tenho aqui. Obrigada pelo video
MEU DEUS
SOFREU DEMAIS
IMAGINO ESSA MÃE GUERREIRA QUE TINHA TAMBÉM DIFICULDADES FINANCEIRAS
PARABÉNS JOVEM VOCÊ VENCEU
Sou mãe de autista não verbal, sei muito bem o que você passou. Achei muito importante você expor sua história para mostrar que ter crise, não é ter frescura. Abraço no coração ❤
Minha filha de 1984,foi em muitos psicólogos e chegou uma hora que não queria mais ir dizia que psicólogos não adiantava nada, só perguntava e fazia ela falar o tempo todo mas dava nenhuma palavra de alívio. Em psiquiatra foi por anos e por fim ele disse que não sabia o que ela tinha, depois disso levei em outros psiquiatras mas também não descobriram o que ela tinha. Ela estudou até parte do segundo grau no colégio Bom Jesus de Curitiba, viviam me chamando na escola e um dia a direção se reuniu praticamente me obrigaram tirar ela de la, mudei para mais três escolas e foi a mesma coisa. Ela não tem o laudo mas teve um médico hoje que só de olhar para ela já deu o diagnóstico.
Muito sobre autismo só foi descoberto nos últimos 20 anos, era difícil fazer o diagnóstico em outras décadas.
Te entendo tanto, somos tão invisibilizados, o esforço que fazemos pra tentar pertencer a esse mundo é extremamente cansativo.
Eu não ligo mais para as pessoas
As pessoas autistas ou não estão sempre tentando se encaixar na sociedade e isso é muito cansativo
@@passoapassonojardim4327 eu estando bem comigo é que importa, as pessoas me aceitando ou não elas tem que me engolir...
Demais mesmo. Problema é ter que trabalhar e não poder viver isolado por causa da maldade desse mundo.
Porquê temos que socializar? As pessoas são cruéis @@passoapassonojardim4327
Parabéns meu jovem vc é um guerreiro ❤
Estou te ouvindo no som NORMAL e vc e um jovem CORAJOSO,VALENTE e Deus está com vc pq é um LUTADOR.Imagino como sofreu! Deus te Abencoe GRANDEMENTE.
Tenho autismo também , e a maioria das crises e dificuldades que vc teve na vida , eu também ja tive e sei o quanto é deprimente .😢😢😢
Sua mãe foi e é uma guerreira merece todo nosso respeito e admiração. Você também é guerreiro maravilhoso ,Deus continue o abençoando 🙏🙏
Sou autista,hoje estou com 41 anos...e tudo que vc falou eu passei e passo todos os dias...já cheguei "apagar" várias vezes depois de adulto devido as crises intensas de ansiedade por não saber lidar com certas situações de estresse...tenho uma filha de quase 4 anos que também é...ela tem o mesmo nível de suporte que eu...toda vez que ela tem uma crise eu sofro junto e é como se eu e ela fossêmos uma só pessoa ...porque sei o que ela está sentindo e o quanto é difícil...(estamos fazendo acompanhamento em todas as áreas necessárias).
Você que está lendo esse comentário e também se sente assim...não se sinta sozinho...saiba que há milhares de pessoas espalhadas pelo mundo que sofrem todos os dias e procuram se adaptar num mundo que aparentemente não foi criado para elas...estamos juntos nessa caminhada.
NÓS PENSAMOS,LOGO EXISTIMOS.
Eu decidi nem ter filhos para não passar isso adiante.
@@diogovieira5563Eu nunca tive a oportunidade de ter uma namorada, todas que tentei desprezavam eu, eu cheguei um ponto que parei de me importar e procurar
Eu estou me lixando para as pessoas, nao faço questão de interagir 😂
É muito difícil não se sentir sozinho, né? Sempre bom ler isso e lembrar que somos muitos e estamos juntos nessa luta ❤️
Minha namorada é autista, minha prima e um dos meus alunos também, obrigado pela coragem e toda força ao longo de sua vida
Você é um guerreiro de muita fibra Rodrigo 👏🏻👏🏻👏🏻 Você é um grande professor da matéria Autismo. Sem ter a intenção talvez, você ministrou a aula mais importante da sua vida. Grande inspiração você é Rodrigo! Sou avó de 2 autistas e me mudei para essa cidade para fazer fazer parte da rede de apoio que o neuropediatra me disse que meus netinhos e minha filha precisavam! Mas não entendia muitas das reações deles. Hoje porém, você clareou minha cabeça com mais compreensão, mais amor, mais paciência. Seu depoimento está ajudando milhares de pessoas, acredite!!! Escute Rodrigo, Deus lhe aceita e lhe ama como você é, um Autista guerreiro. Deus viu seu esforço e de sua mãe! Foi Ele quem os guiou durante sua jornada. Não tenha dúvida do amor de Deus por você, leia na Bíblia João 3:16
Parabéns jovem! Você é um ser humano maravilhoso, inteligente e hiper consciente. Viver é um ajuste diário às circunstâncias, mas você tem apoios profissionais e familiares que o ajudam. Considere-se um sucesso, apesar de tudo. Está no bom caminho: procure sempre o que lhe faz bem e o que também contribui para a felicidade daqueles que lhe são próximos. ❤
Quanta informações preciosas. Obrigada por nos colocar a par dos sofrimentos que os autistas têm. Você é um guerreiro e eu espero que mais informações cheguem às pessoas e especialmente aos profissionais da área da educação.
Eu também descobri o autismo na vida adulta! Foi libertador finalmente ter uma resposta e entender o porquê eu sou assim! Mas também eu te entendo perfeitamente, é uma luta diária, onde a gente tem que se superar cada dia. Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco.
Rodrigo, obrigada por gravar esse vídeo, tive uma noção do que passa um autista.
Obtigada por gravar este video e sendo assim aprendi muito com vc sobre autismo. Vc e uma pessoa abençoada ❤❤❤
Deus é contigo cara! Vc é muito corajoso por gravar esse vídeo, e que vai ajudar a muitos!
Meu Deus, você é INCRÍVEL!!!! Também sou da área de Letras, apaixonada eterna pela LINGUÍSTICA e tenho MUITO orgulho de ter pessoas determinadas como você na área! Olha onde você conseguiu chegar!!! E não estou falando somente de títulos acadêmicos, estou falando TAMBÉM, e SOBRETUDO, da pessoa que você é, mesmo depois de todas as inúmeras dificuldades que enfrentou! Parabéns pelo ser humano que é! Só você sabe o que já viveu, principalmente numa sociedade ignorante em falta de conhecimento e repleta de violência. E ainda mais levando em conta a época em que você viveu sua infância e adolescência, num mundo que nunca deixou de ser preconceituoso. Muuuuito amor e bençãos pra você! ❤❤❤❤❤🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻
Meu netinho tem 10 anos é autista, teve muitas crises, toma remédio, mas ele não consegue ir para escola, nao consegue socializar e diz que nao tem amiguinhos, sofro muito por ele, mas o amo com todas as minhas forças, esse vídeo me fez chorar, mas confirma muita coisa que encaramos na sociedade sobre sua vida de inclusão.Deus continue te abençoando, tambem vou orar por voçê.
Recomende aos pais dele que troquem ele de escola, urgentemente. Não é normal a criança não querer ir (digo por mim, que também sou autista e fiquei assim em uma turma em que fui muito mal tratada). Se ele está assim, deve ser por trauma com professores, colegas de sala e tudo o mais que possa ter ocorrido nesse ambiente, e ele deve estar sentindo muita ansiedade, medo e vergonha, que levam a ainda mais crises pela incompreensão e pressão das outras pessoas. Sobre não conseguir socializar: pode ser assim para sempre ou ele pode conseguir socializar um pouquinho com o tempo, mas só nos ambientes em que ele se sentir seguro e à vontade. O mais importante é investigar isso.
Boa tarde, te parabenizo pela coragem que tem em desabafar nesse vídeo, isso é muito bom , pois vc vai se sentir aliviado e feliz em poder ter nos mostrado esse seu poder de decisão, sou mãe de um filho autista, e ele tem muita dificuldade de relacionamento, e as pessoas criticam muito, vou mostrar a ele o seu vídeo,
Vc precisava tomar remédio desde criança pequena demorou para tratar e muito sofrimento
Parabéns professor! Vc é um exemplo para muitos que Deus continue te abençoando.❤❤
Me identifico com você em 99%. Eu era a esquisita . Não conseguia me sentir bem na casa de parentes próximos, mas por ser menina, sendo que as mulheres mascaram o tempo todo, minhas crises eram silenciosas, pois eu chorava de madrugada bem baixinho pra ninguém perceber. Só fui descobrir que sou autista em março desse ano, com 55anos.
😢😢😢
Eu igual, descobri por essa idade também. Enfim as peças do quebra cabeça da minha vida se encaixaram! Alívio...
Nossa, quê sofrimento !
@@rosanasoares3685 e @Cinthia.niente que legal, também recebi o diagnóstico aos 55. A maioria dos autistas que acompanho ou tenho contato são muito mais jovens. Percebo que é muito diferente. Tenho filho autista e procuro sempre incentivar que faça uso dos direitos que não existiam quando eu tinha sua idade. Creio que o caminho seja esse: plantamos as sementes para que os jovens colham os frutos. E isso é muito importante
Eu me descobri com TDHA com 58 ano passado. Entendi muita coisa no meu passado em consequência disso.
Rodrigo, ahh Rodrigo, vc é pura luz nesse mundao estranho onde pessoas como vc vem para nos abrir os olhos e aprender que preciszmos exercitar a empatia e a sensibilidade do amor puro que só vc trás na sua essência. Parabéns Parabéns
Sou avó de autista, ele é lindo e cheio de luz. Nosso aprendizado é constante e o amor por ele, é infinito. Rodrigo, meus parabéns por todas as suas conquistas e superações. Sinto muito pelo sofrimento que você passa e passou. Nós seres humanos temos muito a aprender, a evoluir. Até lá, a luta é constante. Um carinho todo especial pra você.
parabens video de utilidade publica qdo hoje na sociedade tem tantos autistas😊
felicidades seja feliz como tu es esteja certo de que voce e um ser humano altamente evoluido e creia isso ajudara muito as criancas autistas e tmb seres humanos sensiveis
que teem um alto grau de empatia parabens de novo sou pedagoga e terapeuta holistica
hoje nao basta ser inteligente vc tem que ter resiliencia para administrar a ignorancia alheia bem como a falta de respeito ao proximo
costumo dizer que os autistas alem de ultra inteligentes sao pessoas escolhidas por Deus para mudancas comportamentais na sociedade por isso vcs veem com super foco a fim de que nao se contaminem com atitudes comportamentais dos ditos seres humanos normais
Oi Rodrigo, eu simplesmente amei o seu depoimento. Sou pai de um garotinho maravilhoso, de um coraçãozinho lindo, mas que ainda não recebeu o diágnóstico, enfim, eu gostaria de te dizer muitas coisas, mas só vou mesmo agradecer e te pedir para que continue sendo o que é, da forma que faz. Saiba que você é muito importante para os que virão. Estou muito emocionado com seu vídeo e quero te desejar o melhor, pois você é uma alma linda e iluminada. Obrigado, pois você conseguiu me fazer entender um pouco mais meu próprio filhote, que é o amor da minha vida. Um grande abraço e muita força. 🤩😘
Caraca igual eu ! Sou autista e tdah mas sou invalidade em todas minhas dificuldades ! Como se eu não fosse esforçada! Muito dolorido! Eu amei seu conteúdo me identifiquei muito !!!!!!!!
Todas as pessoas deveriam ver esse depoimento incrível seu. Tenho orgulho de vc mesmo sem te conhecer. Vc e incrível e corajoso. Parabens pelo ser humano forte que se tornou. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏💖💖💖💖💖💖💖💖💖💖🤩🤩🤩🤩🤩🤩🤩
Triste é o fato de ter se diagnosticado tão tarde o autismo 😢 mais bola pra frente ❤
Querido, amei ter encontrado você! Você é maravilhoso, super inteligente, muito didatico nas suas explicações! Seguirei você daqui em diante. Aprendi muito com você! Sou uma senhora de 75 anos, pedagoga. Estou aprendendo muito com voce! Já disseram que você tem uma inteligência acima do normal? Você é um enviado por Deus para ajudar as pessoas enter essa situação! Deus lhe abençoe infinitamente! ❤❤❤❤❤❤
Respeitem as crianças e suas peculiaridades❤
Eu agradeço sua coragem em dizer o que se passa com você, porque isso pode ajudar muita gente que não sabe como lidar em casos assim. Às vezes é fácil criticar, mas reações negativas podem ser simplesmente por falta de conhecimento e não por maldade. Deus o abençoe e o fortaleça em sua jornada! Parabéns por sua determinação!❤
que depoimento lindo! a sua biografia é impactante, esclarecedor e inspirador ! Vc é um vendedor, um herói, uma pessoa incrível do cotidiano! muito obrigado!! ❤
Chorei MUITO rapaz! Estou sem palavras!
Rodrigo, gratidão por nos informar sobre o autismo!
Você tem muita sabedoria.
Adoraria que você falasse sobre os alienígenas.
Que o bom Deus ilumine e revele,na hora certa Deus vai curar no nome de Jesus todos nós, corpo , mente , espírito.
Falou tudo, muito obrigada pelo seu relato de vida. Sou TEA fui diagnosticada tardiamente apos passar por inúmeros diagnósticos errôneos ....sou professora e sofro diariamente essa invalidação pois a minha vida toda exercitei o mascaramento para literalmente sobreviver....😢 Hoje não consigo mais esconder e ao falar ou fugir de uma situação difícil sou julgada e invalidada nas minhas necessidades relacionadas ao autismo.
A comunidade tem que crescer pra que isso se torne menos comum!!
Parabéns Rodrigo abri meu tablet hoje (4/11/2024 ) e fui previlégiada com esse vídeo incrível e de suma importância e esclarecimentos para todos . Sou avó de um altista e não tinha nenhum conhecimento e para mim foi maravilhoso . Sou muito grata a você por tantos esclarecimentos importantes. você é um Vencedor é muito corajoso por Superar tantos desafios . Obrigada por compartilhar suas experiências e desafios . Gratidão 🙏. Gratidão ❤ ❤❤❤❤❤❤. Japão 🇯🇵
Eu sou psicóloga e sou autista e descobri só depois de adulta, as vezes acho que até eu inválido minhas dificuldades, mas me identifiquei muito com algumas coisas que você falou. Sinto muito pelas coisas que você passou 😢
Descobrir essa semana também
Meu irmão descobriu ser autista com quase 50 anos. A não aceitação do diagnóstico é visível nele infelizmente. Percebo nele também um tipo de auto preconceito que talvez se deva ao fato do diagnóstico tardio. Ele se recusou a fazer a carteirinha por simbolizar para ele a "carteirinha do deficiente", fiquei um pouco triste quando ouvi essa expressão, visto que meu filho também é autista, mas foi pior ver que ele não se aceita. Ademais, te agradeço por compartilhar um pedacinho sobre você Tereza Cristina.
@@metodo.efeitodomino não é fácil aceitar o diagnóstico, é como se fosse um luto, não dá pra ter certeza né, mas é provável que depois de passar por esse luto o seu irmão aceite o diagnóstico. Cada pessoa tem seu tempo, e o capacitismo da sociedade também está impresso em nós adultos autistas.
@@terezacristina4228 autismo nao é raro pra mulheres? pensei que fosse mais em homens mesmo
O meu caso é bem mas pior pois os médicos não querem mim dar diagnóstico de autismo. Mas sei que sou autista. Tenho 48 anos e Cresci chorando nunca consegui passar em prova alguma sou uma pessoa frustrada lutando na vida pra poder ter pelo menos uma mereça de dinheiro e mim sustentar. Já era pra eu estar em benefício a muito tempo, mas o inss é miserável c os pobres.😢
Essa sociedade é muito é selvagem e ignorante pro meu gosto
Eu na vida, também passei muita coisa que você passou. Fui diagnosticada a um mês, mas minha mãe faleceu sem entender o que eu realmente tinha. Mas apesar de tudo estou aqui,como você com muitas cicatrizes vivendo e convivendo um dia de cada vez. Agradeço seu relato, parabéns 🥰
Rodrigo parabéns pela sua sinceridade e autenticidade, coisa rara entre nós!
Eu fiquei muito emocionada com você! É muito importante isso que você faz. ❤
“A verdade é que eu me forcei a falar…” te entendo completamente 😢
Seu vídeo é muito necessário!
Minha infância foi um pouco diferente porque eu também tenho TEA e TDAH então eu era muito hiperativa, mas meu conforto era me isolar… Nunca respeitaram minhas vontades, gostos ou qualquer coisa. Pelo contrário, eu ouvia que eu destruía a família, os passeios e etcs… simplesmente pq eu não queria participar! Só queria ficar em casa sozinha, pq eu amava aquele momento de silêncio!😢
Hoje eu também estou aprendendo a falar “não” e respeitar meus limites.
Se eu sou grata a algo, é a Deus! Ele sim, Nunca desistiu de mim e nunca me excluiu por querer que eu caiba em uma caixinha perfeita.
Hoje eu trabalho e boa parte dos recursos sim são gastos médicos e terapias, pois minha filha de 4 anos também tem TEA (suporte 2) e já estou fazendo tudo que esteja ao meu alcance para que ela tenha todas as terapias necessárias e no futuro tenha uma vida o mais “normal” possível.
Enfim, minha palavra de conforto é “Seja forte e corajoso! Não se apavore nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar” Josué 1:9
Você é um vencedor,lindão,pois luta na esfera do bem.
A Terra está na batalha final para extirpar,definitivamente,o mal entre os humanos.
Deus Todo-Poderoso lhe Abençoe!🙏❤
✨️⚘️Você conseguiu! Gravou e desabafou. Eu sinto vontade de te dizer baixinho: moço, AGORA você não precisa mais ocupar sua gigantesca capacidade de sentir com o que vem DE FORA de você. Nem sequer se justificar tanto por ser quem é. Para mim, que acabo de assistir seu vídeo, você é uma PESSOA. Infelizmente, minha percepção me mostra uma pessoa que sofre muito! Deus abençoe sua mãe!
Nada sei sobre Autismo. Os mais recentes e confiáveis estudos ainda são etéreos, eu percebo. Não conseguem suprir o que o sofrimento destrói , menos ainda nas condições individuais e particulares, íntimas! O mundo não é justo. Não há equivalências aqui. Aqui, não. Aqui há materialidade, funcionalidade, produtividade. Ganhos. Competições, comparações como primeiro passo de análise...
Há socorro na Filosofia Clássica. Há sim. Até Consolo e Alegria!
Eu não escrevo por escrever. Escrevo porque sou igual a você. Não sou autista, desculpe nada saber a respeito. Sei que você sabe que existem DIENCAS MENTAIS que aprisionam.a mente, sequestram a Alegria e o Bem Estar, Furtam a Leveza de ser seja lá o que for. Você certamente sabe disso. Pois é. São DOENÇAS MENTAIS. Não são característica de personalidade inata, como o.Autismo se configura nos livros, nas pesquisas, nos artigos científico.
Autismo é uma persona com caracteres inatos...
Como se houvesse alguém humano fora dessa condição.
Bem... ser tratado na desconfiança incapacitante como.portador de doença mental parece-me, ser o mesmo flagelo pelo qual você passa.
Mas, você está em grande vantagem: pode dizer Autista. E pronto. Os demais não são obrigados a saber o que nem a Ciência sabe. Especialmente sobre o mental.e o emocional. Se esforçam. Mas a indústria Farmacêutica é implacável. Tenha cuidados com isso!
Vou me despedir.
Se abrace todos os dias. Agradeça todos os dias. Sinta compaixão especialmente por quem mais tem dificuldade em acolher você. E todos os dias diga eu posso amar.
Então, escolho amar.
É a maior Potência do Universo. E precisa ser cultivada.
Todos os dias, Amar.
É a minha primeira vez no seu canal, e eu sinto muito que tenha que ter passado por isso... saiba que você é um ser humano e tem valor e merece respeito! Não importa se você tem autismo... ou qualquer outra condição, você é um ser humano que merece ser respeitado. Eu fico feliz que você tenha pessoas que verdadeiramente se importam com você: siga em frente e não desista, amigo!♥
Aprendi muito com este vídeo.
Que mãe maravilhosa, atenta, amorosa, responsável...somente elogios
Rapaz!!! Seu desabafo foi muito tocante. Confesso que segurei as lágrimas muitas vezes. Saúde e sucesso pra você. Sinta-se abraçado do jeito que você é.
Quem disse que o mundo não foi feito para seres maravilhosos como vocês!? Onde isso tá escrito!? Eu tenho problemas de saúde e me sinto representada por vocês.💚💚💚💚
Obrigada por existir! Eu, mãe de um autista de 2 aninhos, aprendi muito sobre vida com você hoje. Também sou mãe solo e me vi na sua mãe.
Amo seus vídeos, Deus te abençoe sempre ❤️ Sinta-se amado e respeitado🙂
Deus Abençoe E Guarde Sempre.🙌🙌🙌❤️❤️❤️❤️
Para ser sincera não sei nem porque comecei a assistir seu vídeo, mas vou ser sincera adorei ❤. Sou professora e a mais ou menos 2 anos e meio atrás tive uma crise nervosa passei uns 15 dias com tontura e fui encaminhada para o psiquiatra, tive crise de pânico, não conseguia ficar onde tinha muitas pessoas é horrível, fiquei imaginando como deve ser difícil para um autista, parabéns pelo vídeo e se puder fale sobre o que é ser um autista o mundo precisa conhecer esse universo ter informações para possamos ver e ouvir como devemos proceder com os autistas.
Parabéns pela coragem de se expor! Meu sobrinho teve diagnóstico de autismo (grau 1). Hoje ele tem 6 anos e ainda tem dificuldade de fala, é genial em aprender sozinho línguas estrangeiras e realiza operações matemáticas complexas em segundos. Obrigada pelo seu depoimento! É de utilidade pública para a melhor compreensão e inserção do autista na sociedade.
você é a voz de todos os autistas. Esse mundo é para você e todos os autistas. Eu te respeito 100%!
Tenho vários alunos autistas e sei do que você está falando. Parabéns pela mãe guerreira que você tem. Vá em frente, sucesso para você.
Meu filho 13 anos é autista, e ele chorava muito qdo eu fazia um.bolo de aniversário e se trancava no banheiro qdo começava a cantar parabéns, e sim as pessoas desprezam muito ele acha que não é capaz ele esta aprendendo a ler agora,que história incrível ❤
Este vídeo deveria ser apresentado em todas as escolas particulares e públicas, para alunos pais e professores, para que se amplie o conhecimento e o respeito com pessoas autistas.
Muito obrigado pelo vídeo. É muito doloroso e solitário pra mim tudo isso. Estou tão habituado à incompreensão, culpa e solidão, que nem lembro qd parei de pedir ajuda, me expressar ou tentar algum vínculo. Sobre quase chorar no vídeo, eu tô chorando só de escrever isso. Dói, a solidão, o medo, a culpa, Dói muito, e o tempo todo. Seu vídeo me acolheu, abraçou, e me lembrou de mim, que existo, que o que sinto é real, muito obrigado do fundo do coração.
Não fique triste ! Não sinta solidão, pois você tem uma companhia melhor, você tem a presença diária de Deus em sua vida. Então não se importe com o que os outros pensam. Faça da sua vida , uma maravilhosa jornada para Deus, que te ama demais. E vai compreender que a solidão é o melhor meio de viver em paz consigo mesmo. Sinta se abraçado .
Todo meu carinho, apoio, acolhimento e amor por você, querido!
Não desista! Continue buscando ajuda, há sempre pessoas incríveis e profissionais competentes e sensíveis que possam lhe ajudar!
Grande abraço! 🤗
Eu tenho suspeita de autismo,meu pior prejuízo foi durante a escola, porém agora como adulto está sendo pior ainda porque eu não consigo parar em emprego algum.E sim eu sou considerado o gêniozinho da família,mas que não consegue praticar,usar minha inteligência de forma útil
Eu não consigo ficar em nenhum trabalho, simplesmente não suporto. Estou agora em um com carga horária muito melhor há 2 meses, trabalho 4h no dia, 2h de trajeto no total para ir e voltar, e mesmo assim é difícil e sinto uma exaustão inexplicável. Meu namorado é compreensível e não queria que eu trabalhasse, mas eu não consigo simplesmente colocar toda responsabilidade financeira para ele, não somos casados nem nada, pesa na minha consciência.
E toda minha família esperava que eu fosse médica ou qualquer coisa assim por ir bem na escola. Eu já tentei fazer faculdade na área de tecnologia e foi um desastre, imagine algo que coloque a vida de outros nas minhas mãos 😂
se você não consegue parar em emprego nenhum já vê se não tem TDAH, geralmente ele vem acompanhando com autismo. Tenho suspeita de ter os dois
Por isso que os autista não devem trabalhar de carteira assinada, por que uma vez empregado, vai ser difícil tentar um benefício. E sem dinheiro, ninguém sobrevivem.
Quem paga o beneficio são os trabalhadores, então não é melhor. A pessooa tem que procurar um trabalho digno e compatível com suas dificuldades. Vai se sentir participante, vai ter direito a férias, 13º e aposentadoria. Vai ter oportunidade de se desenvolver e melhorar de vida. Então, benefício do governo não é melhor. @@sooamorconstroi6818
@@sooamorconstroi6818Como assim por gentileza? Não é melhor eles trabalharem de carteira assinada, porque é ruim?
MENINO QUE VIDEO FANTASTICO DESABAFO E ENSINAMENTO GRANDE FORÇA PARABENS TANIA SUECIA BRASIL🙏🇸🇪🇸🇪🇸🇪🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Eu tenho um irmão autista de 9 anos. É o amor mais sincero que eu já conheci. Ele é bem melhor que as pessoas mal amadas.
Ganhou mais uma inscrita por aqui, obrigado por dar visibilidade com sua própria experiência.
Amei conhecer você aqui.
Eu fui diagnosticado por neuropsicóloga como autista nível 1, dois anos atrás. Não consigo parar de friccionar meus dentes, todos os dias, dor de cabeça muscular. O meu jeito de ser era atribuído ao abuso físico sofrido na primeira infância. Sempre considerado doido, sonso, drogado... Ser autista é difícil, ainda mais num país incivilizado como o Brasil.
Que desabafo poderoso e necessário! 🌟 É muito importante ouvir e respeitar as vivências de pessoas autistas, como o Rodrigo compartilhou aqui. 💙 Cada história é um lembrete de que empatia e compreensão são essenciais para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
Como mulher trans 🏳⚧, sei o que é ser invalidada por quem não entende nossas realidades, e admiro a força de quem usa sua voz para lutar por respeito. Vamos nos apoiar sempre! 💪💖 Quem mais aqui se identifica com essa busca por aceitação e empatia? ✨
Não tenho diagnóstico fechado, mas minha família e eu temos certeza. Obrigada. Esse vídeo é um desabafo pra nós crianças dos anos 90 que tivemos que seguir em frente apesar de todas as pessoas que não ajudaram, todas as situações que não ajudaram, mas estamos aí nem firmes e nem fortes, mas continuamos.
Rodrigo, vc é muito forte por tudo que passou e passa bravamente. Seu depoimento, sua exposição é, sem dúvida, a contribuição para uma sociedade que necessita ainda de muitas mudanças. Sua luta é o próprio propósito da sua existência. Parabéns pela sua coragem, sua contribuição para tantas crianças que sofrem como você, infelizmente. Toda a minha admiração e respeito.
Um exemplo de superação, de força de vontade, de honestidade de caráter e de sinceridade, ...
Te entendo. Meu filho tem autismo e é seletivo. Já escutei tantos comentários de doer o coração, como: deixa ele o dia todo com fome que come... seu filho é Nutella... Mas hoje procuro não dar ouvidos ou dou resposta curta e grossa.
Graças à Deus, eu nunca deixei meu filho com fome, e eu nem sabia que ele tinha seletividade alimentar, por ser autista . Sempre oferecia várias alternativas de alimentos para ele não ficar com fome. Hoje compreendo o porquê da seletividade alimentar dele. Recebeu o diagnóstico este ano.
Pior q qdo a pessoa é seletiva, ela sente um stress enorme por não conseguir oq quer. Eu tive um período que precisei repor várias vitaminas e minerais, estava bem debilitada, e tipo sempre trocavam o alimento por besteiras tipo pizza, lanche... e eu piorando...
Eu como de tudo praticamente da feira, mas como não tinha, eu ficava bem nervosa e mais debilitada né. Eu como tudo desde que eu esteja com vontade, as vezes era extremamente frustrante querer uma coisa simples e ning fazer e eu não conseguir ir comprar...
Demorei 3 meses pra começar melhorar e foi super estressante. Eu passava mal de nervoso. E pior q fazem isso até hj, mas agr sempre tem algo natural junto com a comida pq fiquei por chata. Só q eu tava tão debilitada q eu não andava mais. Agr q voltei a andar, o stress tamb contribuía pra piora
Eu não tenho diagnóstico mas me identifico com o autismo em muitas questões, e uma delas é a seletividade alimentar. Quando era criança também ouvi essa do "Deixa ela o dia todo sem comer que come". Acabei desenvolvendo uma ansiedade muito grande a momentos em que eu precisava comer perto de outras pessoas. Eu sempre preferi montar meu prato de comida sozinha. Comer na casa de outras pessoas então é gatilho na certa pra mim.
Isso dói na alma ,mas pura verdade,meu netinho tem 5 anos é autista e vejo essa sua história jesus te abençoe sempre! Saiba que ganhou uma fã e vou arar a Deus por vc
Você é uma pessoa maravilhosa!!!!
Também sou formada em Letras.
Muitas felicidades para você e sua família.❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
Parabéns lindo depoimento vc e um vencedor.
Achei seu canal por acaso. Descobri meu autismo no ano passado (na verdade confirmei minha suspeita). Me identifiquei muito com a sua história e com o que eu vivo no meu cotidiano (e vivi). A internet é uma fonte de stress (principalmente no facebook - coisas que postam como "doença da moda", "falta de apanhar" , "frescura" etc). Parabéns pelo seu canal - informando e divulgando e propagando o que é preciso ser falado (e muitos autistas não conseguem expor). É uma luta diária conosco mesmo e com os outros ao redor. Se puder conte um pouco dos seus hiperfocos e alterações sensoriais. Eu tenho hipersensibilidade a luz e ao calor, e um dos meus hiperfocos são em jogos, animes , estudar línguas - sou professor também (e muitos não compreendem que na sala de aula me sinto a vontade, mas fora da sala o bloqueio social é grande). Nunca fiz terapia mas tenho vontade de fazer. VLW
Muito bonito o quão você passou por essas dificuldades e continua passando sem desistir, continua mano com seus vídeos, não se deixe afetar por essas pessoas que são incapazes de te entender, força 👊
Isso é uma merda, eu tive meu diagnóstico mês passado….. e compreendi tudo que passei até hoje. Força e um forte abraço.
Me identifiquei muito com vc 😢 principalmente no que se refere à invalidação. Cheguei ao final do vídeo e nem sei o que falar... Tive meu diagnóstico aos 32 anos e sei como é crescer em um ambiente que nao te compreendde ...
Poxa, entrei no vídeo por curiosidade e saí com um presente. Tenho um amigo autista que também não tem atraso de fala, eu e o grupo amamos muito ele e ele gosta pra caramba da gente também. Fiquei emocionado quando você disse que se lembra e carrega os amigos que te trataram bem até hoje, espero que o Marcos se lembre de mim com tanto carinho também
Esse desabafo vai ajudar muita gente!
Você é uma pessoa abençoada!
Deus está sempre com você 🙏🙌