Muito bom saber que UFVJM faculdade que me formei em Eng. florestal em 2009, está com esse projeto tão maravilhoso… estou atualmente lecionando disciplina de geoprocessamento para curso de agronomia na Univale - gov Valadares MG, para curso de agronomia e estou aprendendo muito com vocês! Muito obrigada!
Tem um erro grave nesse vídeo! O "GPS" dito geodésico, aos 4:30 não tem a precisão indicada de centímetros e sim metros (2m na horizontal e 5m na vertical)! No caso de uma comparação entre as precisões poderíamos ter uma variação de coordenadas de 6 e 15 metros respectivamente e estatisticamente estaria tudo dentro do esperado. Porém no final do vídeo foi feita uma análise de erro (ou seja, da exatidão/acurácia), usando o GPS geodésico como referência e essa analise está errada, pois para se ter a precisão de centímetros, como citada aos 4:30 os dados deveriam ser pós processados, ou ainda, se fosse o caso ter usado no modo RTK com base conhecida.
Grande mestre Guzzato salvando a lavoura ... saudações prof! É louvável a idéia do vídeo mas falta um refinamento técnico nos assuntos do canal presente pois muitas vezes e diversos outros vídeos a idéia de fazer vídeos descomplicado as geotecnologias acabam gerando muitas complicações em conceitos bases! Mas parabéns pela iniciativa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Problema é que um leigo errando é uma coisa, outra é um professor falando como representante de uma instituição de ensino !! i@@suzanamedeiros4293 Eu achei lamentável. Com todo o respeito ao prof. Do vídeo. Não há margem para esse tipo de desinformação. Na verdade só é "complicado" para quem não domina conceitos básicos prévios. Porém se você não os domina, precisa aprende los antes!.
Aos 4:30 você passa uma informação errada sobre equipamento GNSS Geodésico, o erro é em metros mesmo e não centímetros! Você apenas utilizou o método de levantamento inicial autônomo do equipamento! A grande diferença de um equipamento geodésico para um equipamento de navegação é o armazenamento de dados do satélite (arquivo RINEX) este arquivo que após 4 horas de coleta deve ser processado em software específico do equipamento por exemplo ( Trimble, Leica, Topcon....) ou submetido ao PPP do site do IBGE! Este detalhe explica a diferença de preço de um equipamento geodésico para um GNSS de navegação!
Vc sabe me dizer qual a previsão de um gnss em ária aberta a presisao ficaria entre 1a2 metros? Tem uns drone agricola que usa o cistema gnss sem o rtk queria saber qual a previsão em ária aberta sem muito morro
@@rodileikowalski8806 não existe um valor determinado.. o erro pode ficar em até 10 m o deslocamento, mas pode ser que ao gerar a ortofoto o erro seja minimizado pegando a média de todas as fotos
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo. Demorei para encontrar um vídeo que explica-se sobre a diferença de precisão entre GPS de Bolso e o Smartphone. Como pratico trekking, utilizo app de celular com mapas offline para gravar meus tracklog, estava cogitando a comprar de um GPS dedicado (Etrex 30X da Garmin), para melhorar a precisão, principalmente em meio a Vales. Porém percebi que é pouca diferença em relação a precisão de ambos, claro levando em conta a minha necessidade.
Não entendi a leitura do GNSS Geodésico. Você fez a leitura no controlador de margem de erro de 2cm na horizontal e 5cm na vertical. Entretanto vemos na tela do controlador mostrada no vídeo que a unidade é metros e não centímetros.
Professor, desculpe mas várias informações aí não condiz com os fatos... Aí vc não está trabalhando com lat. Long. E sim com norte e este. Onde é usado fusos; onde são dividida em 60 fusos em nosso planeta Terra. Mas sua explicação foi boa. Só rever alguns detalhes a isso e fica top. Parabéns
olá, eu posso utilizar um celular (s9 no meu caso) para realizar um levantamento topográfico de precisão? eu vi que o erro do smartphone foi em relação ao eixo que indica profundidade, isso inviabiliza um levantamento planialtimétrico, mas o planimétrico seria de boa opção utilizar o smartphone que possua esse acesso?
Amigo, você pode fazer o seu levantamento topográfico com o celular, só que este serviço não terá nenhum valor e somente profissionais de topografia são habilitados para tal procedimento, pois sabem apurar a qualidade do serviço e sabem que um celular não é pra essa finalidade.
Amigão vamos lá....primeiramente compra sempre aparelhos que tenha o sensor BÚSSOLA, porque assim poderá sempre fazer calibração quando necessário... * Desative a economia de bateria (atrapalha e muito); Celulares xiaomi desative a economia e vá nas informações do app de navegação e desative a economia de bateria da miui; Calibrar inclinação e giro (as vezes) (no app GPS STATUS vc consegue isso (baixe também os dados do AGPS TUDO PELO APP; Prontinho ..seu GPS vai estar mais confiável...lembrando que mesmo assim existe uma margem de erro é claro normalmente 10 metros ...faça o teste no maps ...veja que sempre que tiver faltando 10 metros para virar vai ser a hora exata de virar ...
Sugestão: transporta uma coordenada de marco geodésico com RN para o ponto e compara com o GPS geodésico! Ai nós teríamos outro valor verdadeiro para comparar.
Parabens pelo vídeo, ficou muito bom mesmo. Se você pudesse faazer o teste com oGarmin Etrex 20X seria muito bom. Hoje é o que o pessoal mais está utilizando.
Se a precisão que busca está na ordem de 5 metros pra cada ponto, sim, pode. Se quer medir alguma área para negócio, não não pode. Aliás, não faça ART de serviço usando garmim, o CREA te lasca.
@@francineym.s Franciney, para uso profissional deve ser utilizado equipamento que forneça precisão melhor que 50cm. Os equipamentos L1 servem, mas já são defasados (embora ainda bem baratos). O aluguel de um GPS de dupla frequencia com precisão melhor que 10cm está na faixa de R$70 a R$150 a unidade/diária de acordo com modelo/empresa de locação. Um garmim por exemplo pode lhe servir para se aproximar do ponto de interesse ou se localizar dentro da área do levantamento, porém para medição ele não servirá. Imagine que tem dois pontos e um garmim em cada um; pode rastrear 20 vezes e terá 20 distâncias diferentes entre eles com metros. Já o pós processado de precisão, terá 20 distâncias diferentes, mas nenhuma maior que 5 cm.
Eu uso 3 modelos de celular. O redimi 6, o S10 e o umidigi bison. Fazemos abertura dentro da mata ou vegetação baixa de até 1000 metros ponto a ponto com erro mínimo. Mas o mais preciso é esse redimi 6 da xiaomi
O professor se é que é, assume que o resultado ou seja coordenadas tiradas com o tal gps geodésico é o preciso. Eu digo não existe nenhum aparelho preciso. Apreciação de qualquer gps está no processamento de dados. Querendo preceber melhor faça o seguinte: pega nos três dados de gps diferentes, faça o transporte dos mesmos a outro formato kmlz(google herth), aconselho ter menos 3 ou mais pontos de controlo, extraídos nos locais fixos, esses pontos é que irão avaliar a precisão dos quatros gps usados. Garanto que mesmo as coordenadas Que se julga precisas, não vão cair no sítio ideal, precisando de correção a través de pontos de control.
Qualquer um hoje sem dominar um assunto é "professor". Ao menos os do tiktok não se dizem vinculados a instituição de ensino superior. Problema piora quando quem n sabe nada "estuda" por esses vídeos e daqui a pouco começa a vender serviços por aí.
Bom vídeo. Mas o ideal é fazer as leituras do ponto de controle por 4hs com o PPP do IBGE; depois faça leituras de 5 minutos com cada aparelho pelo menos 4x em horários distintos. Quanto mais leituras mais terá certeza sobre tendência de erro, deslocamentos, etc. Pegar uma vez só pode acontecer do garmim dar 0,0 de erro e nem por isso ser confiável o resultado.
@@engenhariahelpdocs8765 Até que não, já fiz uma coleta de pontos em uma área a 17 anos atrás com um garmim 12 (tijolinho) pouco depois de removerem o erro SA e 10 anos depois fiz o mesmo levantamento da área com um geodésico (5cm de precisão). Alguns vértices ficaram bem perto das coordenadas do garmim enquanto outros ficaram com até 8 metros diferente. Mas são ferramentas distintas, se vc está de carro e o gps mostra com erro de 15 metros que tem que virar na esquina vc não terá dificuldade em ver qual esquina é.
amigo GPS de celular é apenas pra achar um endereço, uma rua, para trabalho de engenharia somente GPS (GEODESICO), com valores iniciais acima de 15 mil
mAS que grande professor.. Não sabe que para ter precisºao precisa de uma base? tem de ser RTK DGPS ate em flutuante da erros... Volte a faculdade aprender topografia amigo
Seria interessante fazer o mesmo comparativo só que com o novo GPS Portátil Garmin Montana 700i. Seria muito bom pra saber se com o novo garmin, a diferença em metro diminuiu! Kkk
Muito bom saber que UFVJM faculdade que me formei em Eng. florestal em 2009, está com esse projeto tão maravilhoso… estou atualmente lecionando disciplina de geoprocessamento para curso de agronomia na Univale - gov Valadares MG, para curso de agronomia e estou aprendendo muito com vocês! Muito obrigada!
Show! Grande abraço cibele!
Muita informação relevante. Não conhecia muito esses aparelhos.
Tem um erro grave nesse vídeo!
O "GPS" dito geodésico, aos 4:30 não tem a precisão indicada de centímetros e sim metros (2m na horizontal e 5m na vertical)! No caso de uma comparação entre as precisões poderíamos ter uma variação de coordenadas de 6 e 15 metros respectivamente e estatisticamente estaria tudo dentro do esperado.
Porém no final do vídeo foi feita uma análise de erro (ou seja, da exatidão/acurácia), usando o GPS geodésico como referência e essa analise está errada, pois para se ter a precisão de centímetros, como citada aos 4:30 os dados deveriam ser pós processados, ou ainda, se fosse o caso ter usado no modo RTK com base conhecida.
Grande mestre Guzzato salvando a lavoura ... saudações prof! É louvável a idéia do vídeo mas falta um refinamento técnico nos assuntos do canal presente pois muitas vezes e diversos outros vídeos a idéia de fazer vídeos descomplicado as geotecnologias acabam gerando muitas complicações em conceitos bases! Mas parabéns pela iniciativa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
@@suzanamedeiros4293 Sugiro assistir os vídeos do nosso canal Agrimensura IFSC. lá tem mutio material bom. Bons estudos.
@@suzanamedeiros4293 youtube.com/@AgrimensuraIFSC
Problema é que um leigo errando é uma coisa, outra é um professor falando como representante de uma instituição de ensino !! i@@suzanamedeiros4293
Eu achei lamentável. Com todo o respeito ao prof. Do vídeo. Não há margem para esse tipo de desinformação.
Na verdade só é "complicado" para quem não domina conceitos básicos prévios. Porém se você não os domina, precisa aprende los antes!.
Imagina, se um aluno faz essa apresentação no ensino técnico de um IF ele tira nota baixa.
Aos 4:30 você passa uma informação errada sobre equipamento GNSS Geodésico, o erro é em metros mesmo e não centímetros! Você apenas utilizou o método de levantamento inicial autônomo do equipamento! A grande diferença de um equipamento geodésico para um equipamento de navegação é o armazenamento de dados do satélite (arquivo RINEX) este arquivo que após 4 horas de coleta deve ser processado em software específico do equipamento por exemplo ( Trimble, Leica, Topcon....) ou submetido ao PPP do site do IBGE! Este detalhe explica a diferença de preço de um equipamento geodésico para um GNSS de navegação!
Vc sabe me dizer qual a previsão de um gnss em ária aberta a presisao ficaria entre 1a2 metros? Tem uns drone agricola que usa o cistema gnss sem o rtk queria saber qual a previsão em ária aberta sem muito morro
@@rodileikowalski8806 não existe um valor determinado.. o erro pode ficar em até 10 m o deslocamento, mas pode ser que ao gerar a ortofoto o erro seja minimizado pegando a média de todas as fotos
Parabéns pelo vídeo, muito explicativo. Demorei para encontrar um vídeo que explica-se sobre a diferença de precisão entre GPS de Bolso e o Smartphone. Como pratico trekking, utilizo app de celular com mapas offline para gravar meus tracklog, estava cogitando a comprar de um GPS dedicado (Etrex 30X da Garmin), para melhorar a precisão, principalmente em meio a Vales. Porém percebi que é pouca diferença em relação a precisão de ambos, claro levando em conta a minha necessidade.
E o que vc me diz dos novos etrex como o etrex 20, etrex 30 eles consegue usar o glonass?
Algo confuso no 4:29 do video cita erro em centímetros mas a unidade do equipamento é em "m" , qual o certo?
O do equipamento.
Tem algum app assim para IOS?
esse app gps essentials não tem pra ios?
Não entendi a leitura do GNSS Geodésico. Você fez a leitura no controlador de margem de erro de 2cm na horizontal e 5cm na vertical. Entretanto vemos na tela do controlador mostrada no vídeo que a unidade é metros e não centímetros.
sim, o vídeo está errado
Você entendeu sim, o professor é quem não entende rs
Tem algum app que deixa o celular melhor na presizao de GPS uso apps de Uber e esse app usa muito gps
Professor, desculpe mas várias informações aí não condiz com os fatos... Aí vc não está trabalhando com lat. Long. E sim com norte e este. Onde é usado fusos; onde são dividida em 60 fusos em nosso planeta Terra. Mas sua explicação foi boa. Só rever alguns detalhes a isso e fica top. Parabéns
olá, eu posso utilizar um celular (s9 no meu caso) para realizar um levantamento topográfico de precisão? eu vi que o erro do smartphone foi em relação ao eixo que indica profundidade, isso inviabiliza um levantamento planialtimétrico, mas o planimétrico seria de boa opção utilizar o smartphone que possua esse acesso?
Olá, cada caso é um caso. Mas no geral, um levantamento de precisão, hj em dia, com celular, não pode ser validado. Não recomendo. Abraços
Amigo, você pode fazer o seu levantamento topográfico com o celular, só que este serviço não terá nenhum valor e somente profissionais de topografia são habilitados para tal procedimento, pois sabem apurar a qualidade do serviço e sabem que um celular não é pra essa finalidade.
Então usar o Essentials, para levantamentos planimétricos é eficiente e preciso?
Fui usar o essencials e deu erro de aproximadamente 2 mts
não, o vídeo está errado
Parabéns pelos vídeos. Para utilizar em trilhas, map64 ou etrex 35, qual vc recomendaria?
Como faço para melhorar o sinal do gps no celular, pois trabalho em sp como motorista de app?
Obrigado.
Amigão vamos lá....primeiramente compra sempre aparelhos que tenha o sensor BÚSSOLA, porque assim poderá sempre fazer calibração quando necessário...
* Desative a economia de bateria (atrapalha e muito);
Celulares xiaomi desative a economia e vá nas informações do app de navegação e desative a economia de bateria da miui;
Calibrar inclinação e giro (as vezes) (no app GPS STATUS vc consegue isso (baixe também os dados do AGPS TUDO PELO APP;
Prontinho ..seu GPS vai estar mais confiável...lembrando que mesmo assim existe uma margem de erro é claro normalmente 10 metros ...faça o teste no maps ...veja que sempre que tiver faltando 10 metros para virar vai ser a hora exata de virar ...
muito interessante, sempre achei que um gps dedicado teria precisão muito superior ao smartphone
o vídeo está errado amigo.
O vídeo tem erros grosseiros, descarte
muito interessante!
Sugestão: transporta uma coordenada de marco geodésico com RN para o ponto e compara com o GPS geodésico! Ai nós teríamos outro valor verdadeiro para comparar.
Parabens pelo vídeo, ficou muito bom mesmo.
Se você pudesse faazer o teste com oGarmin Etrex 20X seria muito bom.
Hoje é o que o pessoal mais está utilizando.
No caso poderia usar o celular com esse aplicativo GPS Essentials para fazer georreferenciamento de precisão ?
Se a precisão que busca está na ordem de 5 metros pra cada ponto, sim, pode. Se quer medir alguma área para negócio, não não pode. Aliás, não faça ART de serviço usando garmim, o CREA te lasca.
Valeu Luis pela resposta!! Abraços
@@luisandersoncerinopires3207 e qual vc recomenda?
@@francineym.s Franciney, para uso profissional deve ser utilizado equipamento que forneça precisão melhor que 50cm. Os equipamentos L1 servem, mas já são defasados (embora ainda bem baratos). O aluguel de um GPS de dupla frequencia com precisão melhor que 10cm está na faixa de R$70 a R$150 a unidade/diária de acordo com modelo/empresa de locação. Um garmim por exemplo pode lhe servir para se aproximar do ponto de interesse ou se localizar dentro da área do levantamento, porém para medição ele não servirá. Imagine que tem dois pontos e um garmim em cada um; pode rastrear 20 vezes e terá 20 distâncias diferentes entre eles com metros. Já o pós processado de precisão, terá 20 distâncias diferentes, mas nenhuma maior que 5 cm.
@@luisandersoncerinopires3207 entendo mas qual GPS vc me recomenda para que eu possa comprar?
Comenta onuso do app mobile thopografer... otimo video
valeu mestre
Eu uso 3 modelos de celular. O redimi 6, o S10 e o umidigi bison. Fazemos abertura dentro da mata ou vegetação baixa de até 1000 metros ponto a ponto com erro mínimo. Mas o mais preciso é esse redimi 6 da xiaomi
O redimi 6 pega o glonass ?
Você utiliza qual aplicativo ?
O que seria "erro minimo"? Como processa e valida dados?
O professor se é que é, assume que o resultado ou seja coordenadas tiradas com o tal gps geodésico é o preciso.
Eu digo não existe nenhum aparelho preciso.
Apreciação de qualquer gps está no processamento de dados.
Querendo preceber melhor faça o seguinte: pega nos três dados de gps diferentes, faça o transporte dos mesmos a outro formato kmlz(google herth), aconselho ter menos 3 ou mais pontos de controlo, extraídos nos locais fixos, esses pontos é que irão avaliar a precisão dos quatros gps usados.
Garanto que mesmo as coordenadas
Que se julga precisas, não vão cair no sítio ideal, precisando de correção a través de pontos de control.
Qualquer um hoje sem dominar um assunto é "professor".
Ao menos os do tiktok não se dizem vinculados a instituição de ensino superior.
Problema piora quando quem n sabe nada "estuda" por esses vídeos e daqui a pouco começa a vender serviços por aí.
Muito bom********
Top
Meu g8 Power pega beidou e Galileu tbm
Bom vídeo. Mas o ideal é fazer as leituras do ponto de controle por 4hs com o PPP do IBGE; depois faça leituras de 5 minutos com cada aparelho pelo menos 4x em horários distintos. Quanto mais leituras mais terá certeza sobre tendência de erro, deslocamentos, etc. Pegar uma vez só pode acontecer do garmim dar 0,0 de erro e nem por isso ser confiável o resultado.
Quer aparecer né!!!
KKKKK.....
@@engenhariahelpdocs8765 Até que não, já fiz uma coleta de pontos em uma área a 17 anos atrás com um garmim 12 (tijolinho) pouco depois de removerem o erro SA e 10 anos depois fiz o mesmo levantamento da área com um geodésico (5cm de precisão). Alguns vértices ficaram bem perto das coordenadas do garmim enquanto outros ficaram com até 8 metros diferente. Mas são ferramentas distintas, se vc está de carro e o gps mostra com erro de 15 metros que tem que virar na esquina vc não terá dificuldade em ver qual esquina é.
Pensei que fosse o Waguinho, do grupo os morenos.
Existe alguma diferença entre os celulares em relação a gps? Preciso de um com a maior precisão possível.
amigo GPS de celular é apenas pra achar um endereço, uma rua, para trabalho de engenharia somente GPS (GEODESICO), com valores iniciais acima de 15 mil
Cuidado para não confundir os sentidos técnicos ao aplicar os gps (de bolso)Oque é muito comum tal lambança por aqui.
Sinto muito marqei 6 pontos no mesmo lugar e todas deram diferencia ate 10 metros uma a coracia e muito qrande .
mAS que grande professor.. Não sabe que para ter precisºao precisa de uma base? tem de ser RTK DGPS ate em flutuante da erros... Volte a faculdade aprender topografia amigo
Seria interessante fazer o mesmo comparativo só que com o novo GPS Portátil Garmin Montana 700i.
Seria muito bom pra saber se com o novo garmin, a diferença em metro diminuiu! Kkk