Esse é o efeito colateral mais cruel do estudo para concursos: solidão e abstinência social. Que Deus proteja a saúde mental de cada um para ir até o final.
Nossa eu choro e tudo . É horrível. E o pior é que quando isso acontece fico até dois dias sem estudar me sentindo um merda e depois bate o arrependimento e fico ainda pior. Cruel.
@@reinaldoreinaldo7774 Deus não deixa o justo mendigar o pão. Acredite nos seus sonhos, faça sua parte que Ele te ajudará. Firme nessa caminhada meu amigo. Que Deus abençoe sua vida.
@@reinaldoreinaldo7774 Te entendo vivo sendo chamado de vagabundo sem vergonha, por estar estudando e por não ter conseguido outro emprego, Força irmão !!!!!
Um efeito colateral dessa solidão é a PROCRASTINAÇÃO. Muitas vezes me pego navegando em besteiras na internet ou em redes sociais. Tudo para preencher esse VAZIO.
Infelizmente estou numa luta diária contra a doença da procrastinação e ei de vencer esse mal! Focar nos estudos e ser aprovada c meu esforço e fé em Deus!
Nossa! Como já penei com isso... Deixei o trabalho pra estudar já tem tempo. Antes usava salto , maquiagem, interagia com os colegas...Agora, vivo de cabelo preso, short, chinelo, sem conversar! Pareço um ET solitário!
A angústia é maior quando anoitece. Realmente é muito complicado passar o dia todo estudando e meio que se isolar do mundo. Com o tempo, parece que o mundo também se isola da gente.
Eu sinto o mesmo...o anoitecer acaba comigo. Como tô sem grana pra academia, oq faço é dar uma corrida na rua mesmo. Mas até pra isso às vezes uma companhia faz falta...tenso demais😕
Parece que todo mundo está vivendo a gente está vegetando... sensação horrível, é muito solidão e quando vc não ver o resultado começa a piorar, eu tenho 1 estudando e não estou aguentando...vou começar a advogar um turno pra me sentir viva.
Antes a casa era cheia, agora os amigos sumiram. Estou por fora de tudo. Só estudando. E o pior é quando vc encontra alguém na rua e ouve aquela pergunta: vc ainda está estudando???? Esse "ainda" me mata....
Nossa ! Péssimo demais isso... Pior coisa, vem aquele sentimento de "tenho que passar num concurso pra ontem" e aí a ansiedade só aumenta. Por causa dessas situações que comentou que eu não conto mais pra ninguém
Vale a pena amigo, tenho o mesmo tempo de estudos do Hugo então já é um tempinho rs. Quando me perguntam isso eu simplesmente respondo "já sim bb, agora vou assimir meu terceiro concurso público e continuo estudando para o quarto melhor ainda hahahah" aí geralmente a cara da pessoa muda, pois ela continua na vidinha dela. Mas não julgo, cada um tem sua ambição.
@@reinaldoreinaldo7774 Te entendo, irmão ! Realmente, quanto mais conta pra outros, mais a pressão vem pra cima da gente quando dá de cara com aquela pessoa, porque ela sempre vai querer entrar no assunto de como tá o concurso... E pensa pelo lado bom, Reinaldo. Você bateu na trave nesse concurso da polícia, significa que está no caminho certo ! Sua vitória tá chegando !
@@360Renato o pior que quando alguém nos vê já vai logo perguntando, e ai já passou ? afff evito sair pra não ter que passar por isso sempre, e muito chato
Eu parei de trabalhar já faz 1 mês pra me dedicar aos estudos e além da solidão de passar o dia no quarto estudando eu estou muito ansiosa por não estar trabalhando, ajudando meus pais.
Antes de estudar para concursos, eu acreditava que tinha muitos amigos. Durante a vida de concurseiro, descobri que, na verdade, eu tinha muitos conhecidos e poucos amigos. Estudar para concursos foi um excelente filtro para afastar pessoas tóxicas da minha vida. Ouvia sempre críticas dizendo que eu estudava em excesso ou que eu estudava pouco quando me viam em meus momentos de lazer. Todas as críticas vinham de pessoas que NUNCA estudaram para concurso na vida. Sinceramente, eu estou tranquilo com a minha solidão.
Concurso plenamente com você! É o melhor filtro. Eu realmente pude conhecer as pessoas como elas são de verdade nessa trajetória dos dos estudos. A maioria de excluí pq você não tem nada a oferecer naquele momento. Mas pra mim foi bom isso, me sinto sozinha, por não ter "amigos" , mas aliviada por saber que só vai estar comigo quem realmente gosta de mim. Mas é isso aí, força ! Todos nós estamos nos ferrando pra conquistar, como dizem os amantes da academia , " sem dor , sem ganho ".
Tô sem rede social e tô me sentindo muito sozinha, haha. Mas não me arrependo! Dicas: 1. Faça esporte ou frequente uma academia 2. Faça parte de uma comunidade de concurseiros 3. Estude fora de casa Obrigada pelas dicas! 🤗
Há 3 anos estudando com frequência e ainda sofro com isso. Fazia parte de um grupo de "amigos" de cinco pessoas e hoje, afastada deles por conta dos estudos, vejo-os saindo juntos, bebendo e postando fotos sem mim sem nem sequer sentirem a minha falta, a sensação de estar perdendo a adolescência é enorme - estou com 18 anos. Acessar o instagram se tornou um martírio para mim.
Comecei a estudar para concurso, de fato, no dia primeiro desse mês. Mês que todos se divertem e confraternizam, estou passando por uma situação muito complicada pois me divorciei e precisei sair da casa onde eu morava com meus 2 filhos, a solidão está apertando o coração. Meu filho mais velho me disse pra estudar muito, que logo eu pararia de chorar e que nossa vida ia ser somente de sorrisos. Isso será meu combustível até minha aprovação! Avante!
Isso se agrava muito quando se é órfão e vive sozinho... Dos 17 até uns 22 eu fiquei bem depressivo e não consegui avançar em praticamente nada nos estudos, pois a sensação é bem ruim. Mas com o tempo a gente se acostuma com tudo. Não recomendo o uso de redes sociais assim, como o Hugo disse, a não ser que seja pra seguir perfis de notícias/novidades sobre concursos. Redes sociais te fazem se sentir mal, pois sua vida já é solitária, aí você vê perfis de gente viajando e se divertindo, sendo que você está sem grana, sem estabilidade, sem emprego... É pior ainda.
Me identifiquei com a parte "eu precisava me arrumar, vestir uma calça jeans" 🤣🤣🤣🤣 é exatamente desse jeito! Mas com o tempo você vai criando algumas válvulas de escape.. todo dia ir pra academia, um cinema no meio da semana, igreja aos domingos, sair pra comer alguma coisa...
@@monicacarneiro2951 querida, a solidão nos estudos pra concurso é comum, mas não deixe que isso vire um sentimento de tristeza. Se obrigue, por exemplo, a ir pra academia, isso vai virando rotina com o tempo, como tudo na vida.. eu estudo de manhã e de tarde, mas quando paro pra fazer o almoço e comer, assisto uma coisa que gosto, que me faça dar risadas...assim a gente vai driblando a rotina exaustiva.. fica a dica! Boa sorte 🙏🏼
Eu comecei a criar hábitos loucos. Só estudo usando roupa social, meu momento de estudo é o meu trabalho. Busquei também me recompensar sempre que bato minhas metas semanais. Forte abraço Hugo .
Essa frase foi retirada do livro: A vida Intelectual de Sertillanges. Recomendo a todos a leitura dessa magnifico livro. Foi uma recomendação do Olavo de Carvalho ( sem critica e preconceito, não acompanho ele por questões politicas, mas tão somente pela questão filosofística e sociológica), e realmente me surpreendeu bastante. Na verdade, foi um divisor de águas na minha vida. O livro trata sobre conselhos que ele dá para quem quer ingressar nessa vida de estudo. Ele fala sobre solidão, distanciamento, diversão, amizade, tempo de estudo, limitação financeira e por ai vai. Sentia como se fosse um pai ou um avô dando conselhos. Ele fala exatamente de sentimentos e situações que só quem se dedica aos estudos sabe e passa. Torna-se um dialogo muito intimo. As vezes tinha a sensação que ele escreveu diretamente para mim, mas acredito que todos que leem terão essa sensação. Embora o foco do autor é sobre um estudo intelectual filosófico e literário, acaba servindo para qualquer um que tenha o estudo como rotina. Confesso que após lê-lo passei a enxergar o estudo de outra forma, como um modo de vida, e aceitando o estudo para concurso apenas como uma fase. Recomendo a todos.
Tem gente que eu acho bom estar longe delas mesmo,porém nesse processo de concursos a gente acaba se afastando além do normal. No quesito festas,eu não gosto e nunca gostei de sair pra esses lugares, só tem pessoas vazias, superficiais, e gente que se acha a última bolacha do pacote, prefiro a minha solitude mesmo. Como diz o ditado:"antes só do que mal acompanhado".Levo isso pros relacionamentos amorosos também. Pessoas pra me atrapalhar eu quero é distância.
Engraçado que... Quando você estuda para concurso tu é o "chato que não sai de casa por que está estudando", "se tu não passa logo ou de primeira, ninguém te leva a sério"..... AGORA quando você passa, NOOOOSSA, TÚ VIRA HEROI da noite para o dia, todo mundo te ama, quer ser teu amigo, se apaixona por você e bla bla bla 🙄 presenciei essas cenas (não comigo por que não passei ainda) mas presenciei isso.
Exatamente,quando tu é um estudante,dai tu é um zero a esquerda,vagabundo que nao trabalha mas quando tu passa,principalmente para cargos com grande status social tipo Policia Federal,Promotoria e etc,dai tu vida um herói nacional,todos te amam e te admiram,dai tu ve a mascara das pessoas caindo bonito e se tu for esperto,tu vai saber se afastar e se manter longe dessas pessoas falsas,toxicas.
Tive uma "crise" de solidão/início de depressão mês passado e procurei uma psicóloga. Na primeira sessão ela já me deu a tarefa de sair TODOS os dias de casa, pra ver gente. Nem que seja só pra passear com cachorro ou ir na padaria. Foi a primeira vez que ouvi q socializar é uma necessidade tal qual dormir: não há como abrir mão por muito tempo sem adoecer. Melhorei muito mentalmente fazendo essa pequena mudança.
Eu já amo ficar em casa só de pijama. Quando coloco uma roupa, fico pensando que vai ser complicado quando tomar posse. Meu companheiro diz que me tornei índia, livre... Sempre fui uma pessoa de poucos amigos, então não sinto tanta falta. Ah! À noite, eu assisto novela, rsrs, só uma, durante o jantar. Força, gente! Abraços.
São boas opções Hugo,mais nem sem dinheiro,tem que estuda em casa mesmo, da pra fazer uma corrida, Caminha. Outros esportes que dependem de dinheiro é difícil. Já tem a cobrança dos pais e tudo.
é o meu segundo fim de ano que vou passar estudando. Não há outra coisa pior que se sentir sozinho. Vlw pelo vídeo, Hugo! Gostei da qualidade absurda da imagem
Super real, Hugo. Além do sentimento de solidão. Fica uma paranóia de que pode estar atrapalhando os estudos com este sentumento de tristeza. Tive que estudar em vários pontos da casa, pois me anjoava ficar no msm lugar. Estou na situação que vc vivenciou na época de estudos
Esse vídeo foi uma alívio p mim pq pensava que estava sozinha nessa!mas tem mtas pessoas fazendo o mesmo que eu...é uma sensação de pertencimento haha. Me deu boas dicas para eu aliviar essa tensão e ao mesmo tempo não me isolar tanto. Vms com tudo concurseiros, sem desistir! :)
Tenho algumas inscrições de canais de concurseiros e concursados, mas este canal do Hugo, sem dúvida nenhuma, é o melhor. Conhece com detalhes todos os caminhos.
No início não parecia tão difícil, tá foda, a responsabilidade é muito grande, os sonhos também, estudar é cansativo e deixar de estudar é torturante... Literalmente um caminho sem volta, é até ser aprovado agora...
Aline Pereira, eu te entendo,pois essa fase ficamos muito sensíveis devido a carga pesada .Mas a dica que dou é volte-se para dentro,ou seja, o autoconhecimento nesta fase vai te levar para o próximo nível,pois vc vai saber quem vc é realmente e te dará mais confiança nesta jornada.
Oi, Hugo. Eu não tenho esse problema pq estudo de manhã e trabalho de tarde e de noite. Meu "drama" é o oposto. Queria mais tempo pra estudar já que largar o emprego é impossível. Adoro seu canal. 😘
Olha, não está sendo fácil pra mim. Até pq passei por um término num relacionamento de quase 10 anos. E depois de 1 ano só estudando e desempregada, nesse final de ano me bateu uma baita bad, sei lá. Como se tivesse colocado pra fora tudo que guardei nesse ano. Não é fácil ter cabeça para estudar e lembrar de quem não deveríamos lembrar. Nesse tempo todo quase não saí para lugar algum, não curto festas e me sinto muito só, suspeito até que devo ter algum grau de TEA. Tenho uma prova para fazer neste domingo e nem sei como vai ser. Mas acho que quando eu arrumar um emprego minha solidão vai diminuir... O que me ajuda um pouco é fazer caminhadas de 8000 passos quase todos os dias. Principalmente quando tem sol. Me sinto bem revigorada quando pego um sol. Para vocês que passaram por algum término recente ou não, muita força a todos. Que Deus abençoe a nossa caminhada solitária meus amigos ❤ espero que realizem seus sonhos também, vocês merecem por tanta abdicação de coração. ❤ Shalom e Deus abençoe a todos !! 💪💪🔥🔥🔥🔥
Pra mim o mais difícil é estudar tanto e não poder compartilhar o que aprendi com alguém que está com o mesmo objetivo! Sinto vontade de contar o que aprendo.Essa dica dos fóruns foi interessante! Vou procurar saber mais. Outra coisa é lidar com a frustração, e fraudes nos concursos. Além de gastar o pouco que temos a fim de atingir nosso sonho de ser aprovado, estamos sujeitos a pessoas imorais e antiéticas.
Meu namorado foi ao aniversário de uma sobrinha dele e eu não fui, pois tenho que colocar algumas matérias em dia, daí a mãe da sobrinha dele postou no status "muita falta de consideração" e eu senti que foi para mim, com certeza vão falar mal de mim. Eu fiquei triste e me sentindo culpa, mas infelizmente não pude ir, pois os únicos momentos que tenho para estudar é aos sábados e domingos.... Enfim, gente! Isso é muito triste.
É bizarro! Fui a igreja ontem e eu estive pensando exatamente nisso! Eu sempre gostei de estar sozinha, fazer minhas coisas sozinha, estudar sozinha, me ajuda muuuuito, porém o sentimento agora é de ser sozinha. Eu até sinto solidão e percebo que já tem me atrapalhado em algumas coisas cotidianas, como por exemplo: interagir com novas pessoas. É difícil, mas sempre existem alternativas que amenizem isso. Digo amenizar porque pra mim se dedicar aos estudos pra concurso é um caminho bem solitário, é uma escolha e essa é uma das consequências.
@@irivani e é próxima, cerca de 7 minutos. Mas as vzs desanimo de ir, tanto por estar com a aparência de um zumbi, já que vivo estudando, ou por mesmo estando em grupo, me sentindo sozinho. É ruim ser diferente de todo mundo. Não consigo me identificar com ninguém, e já é a sexta igreja que frequento em 1 ano e meio de conversão (fui criado na igreja, mas me afastei). Tenho 70% do corpo tatuado, só uso roupas pretas, e ouço coisas que ninguém conhece kk acho que nunca vou conhecer pessoas parecidas comigo. Os meus melhores amigos me deixaram depois que me converti. O fim da faculdade tbm influenciou o distanciamento.
keep burning não deixe de ir à igreja, mesmo quando sentir desânimo. É lá que você se renova. Quando for, esquece de tudo isso, louve a Deus e deixa ele tirar um pouco do fardo de você. Ora pedindo força de vontade e saúde mental pra continuar. É bom pra te distrair, vc ainda tem comunhão com os irmãos e sai renovado pra continuar na batalha q é estudar pra concurso público. Realmente, só quem estuda sabe como é. Mas não desista, que Deus é justo e vai honrar seus esforços. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.”
Hugo, você comentou uma vez que sua esposa é empregado público de algum banco, então certamente ela foi concursada. Você poderia fazer um vídeo com a participação dela, se possível, contando um pouco se há o apoio por parte dela, como é a vivência do casal enquanto um dos dois se prepara para concurso, se ela te influenciou quanto a sua escolha. Não é meu caso, mas muitas pessoas não tem sequer o apoio dos seus cônjuges e até mesmo ficam com o relacionamento estremecido por conta dos estudos. Fica a dica.
Valeu, irmão. Ela é funcionária da Caixa Econômica. Tem um vídeo com ela aqui no canal falando sobre quando ela estudava pra concurso e como foi o processo, etc, como é trabalhar lá. Vou gravar um vídeo nesse sentido agora! Valeu mesmo pela sugestão. Estamos juntos. Abraços.
pra mim, o isolamento pra estudar pra concursos não é uma solidão mas sim solitude. Geralmente onde moro e proximidades é raro achar um colega que tenha o mesmo objetivo de concursos de modo sério, existem aqueles que pagam e vão fazer na loucura. Eu prefiro ficar só, aos finais de semana eu abro a válvula de escape com a família e achegados.
boa tarde meu amigo. Concordo plenamente com o que voce falou neste video. exatamente isso que acontece conosco que estudamos para concursos. eu, estou retomando os estudos, apos o fim do semestre de estudos da faculdade. Tenho 51 anos, pratico esportes quase todos os dias. nao e facil, inclusive a questao da retomada. Diante da solidao ,da pandemia, etc, realmente sentimos muitas coisas ruins, mas, coo voce falou, eu Converso com Jesus todos os dias, e isso sempre me deixa bem. Voltar a estudar para concurso,e sempre dolorido, requer voltar aos poucos, uma materia, um assunto, outra materia, outro assunto, e por ai vai. vamos nessa , pois, a pandemia ira se estinguir em breve , eu creio, e uma dica que dou e, concentrar no que reamente te da motivaçao, prazer, se nao for os estudos, associe o que gosta aos estudos que voce consegue estudar com mais prazer. abraco. obrigado por me ouvir aqui nessas palavras. Deus seja contigo. amem.
A solidão de está desempregada a dois anos, desejar algo e não pode comprar então vou ficar na minha solidão até passar no concurso e poder viajar, ajudar minha família 🙏
Pra quem está desempregado e sequer tem coragem de se olhar no espelho como eu, o isolamento total já é de se esperar, só que desta a abstinência terá sentido. O preço será alto, mas a recompensa pode ser ainda mais. Estar em 4 paredes 24h por dia tira a sanidade de qualquer um e só há duas formas de sair dela: Estudando ou pulando a janela rsrs Vamos estudar e ir até o fim.
Hoje fui à uma psicóloga exatamente por isso. Ela disse que estou com depressão leve. Terei que fazer terapia. Tenho pedido muito a Deus que me ajude nessa jornada.
Nunca tive amigos ou relacionamentos. Sempre fui sozinha e mesmo assim não me acostumo. Imagine alguém que era sociável e cheio de pessoas por perto e tem que se distanciar de todos.
O pior é quando você surta e pensa que seus amigos são ''medíocres'' e você acaba se afastando de propósito. Depois, você nem pertence mais àquele grupo e eles nem ligam mais para a sua presença.
Pior é quando eles fazem pouco caso de você. Só lembram de você quando é conveniente lembrar, mas quando é você que propõe algo, eles cagam. Eu tive que excluir algumas pessoas do meu círculo por isso, pq percebi que só me chamavam para algo quando era conveniente pra eles. 🙄
Só fala que é frescura quem não passa por isso de forma séria, tudo o que você disse estou sentindo há algum tempo, especialmente o sentimento de não pertencimento à sociedade, ainda bem que nós humanos somos mais parecidos do que, de fato, percebemos.
MELHOR SOZINHO, DOQUE MAL ACOMPANHADO! VOCÊ É A MÉDIA DAS 5 PESSOAS MAIS PRÓXIMAS DE VOCÊ! E SINTO INFORMAR, MAS SE TU COMEÇA A ESTUDAR PRA CONCURSOS, E FICA COM MEDO DE PERDER AMIGOS, QUE VAO PRA BALADA E NÃO CHAMAM VOCÊ PRA IR, SINTO TE INFORMAR, MAS VOCÊ SERÁ UM FRACASSADO IGUAL A ELES!
Compartilho do sentimento do Hugo e da maioria aqui. Mas sei lá, eu estudo bastante aos finais de semana, mas não deixo de tirar algumas horas no sábado à noite ou domingo à tarde para ter vida social. Tudo é questão de dosar. Até para a balada consigo ir às vezes.
Estranho porque a sensação é que isso não vai passar. Parece que nunca iremos florescer pra vida, ter rotina, tem alegria.. a jornada de estudos nos dá a impressão que vamos viver aprisionada nisso
Me sinto tão só em casa, que as redes sociais eram minha companhia, porém acabava que me prejudicava meus estudos. Coloquei as redes sociais com prêmio se eu cumprisse minha meta diária.
Cara que ótimo video, esse é o ponto mais paia da vida de alguem que estuda. Os amigos não entendem, e acabam se afastando e você se sente cada vez mais só, isso é muito pesado, muito mesmo, as vezes parece que você perdeu a capacidade de se divertir ou se comportar naturalmente no meio de outras pessoas, é horrivel
Eu gosto muito estudar com outras pessoas de vez em quando. Quando estava na faculdade, eu tinha a rede de colegas, cada um se ajudava. Mas agora é diferente. Perdi amigos também, encerrei relacionamento, enfim. O que me mantém é a certeza de que quero passar.
Estou nesse momento agora rs. A gente vai cumprindo o cronograma, e do nada, tum, bate o desânimo, tu não consegue nem mais entender o texto; vai procurar o que fazer, não tem. Mas um dia de cada vez, hoje ta ruim, amanhã já é outro dia, outro humor. Uma das coisas principais pra concurso é a paciência... apesar da dificuldade, e só quem estuda direto sabe, com o tempo a gente vê resultado, esses dias consegui, pela primeira vez, gabaritar uma matéria. Força pra quem tá na luta.
O coração vai dor, pensamos que não vamos mais aguentar. Mas acredite, a solidão de agora tem um propósito e esse é realizar os sonhos do seu futuro. Vamos com tudo concurseiros!!!
Estudo para concurso, mas me permito uma vez no mês sair para ver minhas amigas e tb 3 vezes na semana saiu de casa para andar e correr. Isso equilibra um pouco.
Eu acredito que não precisamos nos isolar do mundo..até pq vc não consegue estudar 24 horas...mas é claro que a vida não é mais a mesma..enfim é só minha opinião..ótimo video
Olha eu sou concurseira há algum anos, e nunca passei por esse problema. Pelo contrário eu adoro ficar sozinha. Sem ninguém pra encher o saco. Sem ninguém pra te atrapalhar. E qto aos amigos eu tenho algo mto importante pra dizer.... se eles se afastam e vão embora das nossas vidas por causa das nossas escolhas é pq no fundo no fundo não são amigos. Amigos de vdd fica do seu lado independente das suas escolhas, podem passar 10, 20, 30 anos e eles vão estar sempre do seu lado. Eu acho que o problema maior é que mtas pessoas acham q pq estudam tem q ficar 24h por dia trancado em casa. Deus fez o mundo em 6 dias e no 7 ele descansou. Então tds nós temos q ter um ou dois dias para fazermos aquilo q temos vontade, seja ir malhar como vc disse, ou até msm ir dar uma volta no shopping, ir ao cinema, praia etc. Nessa vida se queremos algo, temos que sacrificar certas coisas, inclusive certas amizades. Será que eles abririam mão do sonho deles por uma amizade?. Sempre haverá outro dia, outro amor, outras amizades, mas não outra vida. E o tempo é uma coisa que jamais podemos recuperar. Então temos q estudar é agr. 😉
Acho que o que deveria ficar claro nesses videos motivacionais (de professores, coaches e etc) é que o equilíbrio é fundamental. É bonita a história de heroísmo que o povo gosta de publicar na Internet. Porém, na prática, ninguém estuda 12 horas líquidas por dia (a maioria nem metade disso). O problema é que o cara começa estudando 4, 5, 6 e nas outras horas fica pensando que deveria estar estudando mais e se sentindo culpado por não estar fazendo isso, aí começa a cortar tudo que é possível para aumentar a carga horária. Fiz isso durante muito tempo, trabalhando 8 horas por dia, e só tive prejuízos. Concordo plenamente com você. Sacrifique o que for dispensável, jamais o essencial. E tenha auto-conhecimento suficiente para saber o que é essencial. Muitas coisas que eu considerava descartáveis me fizeram falta quando os anos passaram e a aprovação que eu tanto queria não veio.
Eu me senti assim hj.Percebi mais do q nos outros dias q saio.Eu fui pra um shopping q eu gosto ,pra ver um filme e eu senti ,qando passeava por la atr dar o horario do filme,como se eu estivesse o tempo td sozinha e nd na minha vida fizesse sentido ,td mundo tava muito distante e tds as minhas acors eram robotizada e sem proposito parece q minha vida se resumia em se esforcar pra ter um emprego pra trabalhar e depois morrer.A tristeza era constante ,eu n tinha nenhum propósito ,parecia uma cena repetida e parecia q se eu tivesse algum momento bom de alegria ele ia ser insignificante e passageiro
Esse vídeo veio na hora certa. Estudo há 1 ano para concurso, cheguei a duvidar se realmente eu estava fazendo a coisa certa. Só quem passou entende como é a vida de um concurseiro.
Sofro disso galera :( mas vou tentar seguir essas dicas !! Perdi muitos amigos também que não entenderam que eu precisa me dedicar aos estudos. Me mudei pra Curitiba um pouco antes da pandemia e por isso, me sinto mais sozinha ainda, porque nem amigos tenho aqui. Vou pesquisar se tem essas salas de estudo aqui e Conhecer gente nova, nada melhor que andar com quem está na mesma visão que a sua!!! Deus abençoe vocês galera, foca na nossa aprovação! 📚💚
Quando bitolei em 2017, ia muito pra praia andar. Música é algo que me ajuda, mas também abro mão de algumas horinhas para ver alguns amigos, falar de outras coisas. Enfim, respirar um pouco haha
tb tem o outro lado: qd vc passar no concurso, sua vida muda e vc percebe q os "amigos" vao continuar por anos e anos fazendo as mesmas coisas, bebendo, saindo, sem evolução, ganhando merreca. concordo que fazer academia pode ajudar na socialização, além de manter a manter e o corpo aptos para o estudo
O que mais pega para mim é isso.Nunca fui uma pessoa muito social,mas sempre tive amigos que me chamavam para sair.Esse ano recusei varias vezes sair e as pessoas foram se afastando.
Caramba não sabia que também treinava Jiu Jitsu !! Também sou dessa família, faixa azul tem 1 ano que graduei.. Me ajuda muito em questão da sanidade mental, momentos de descontração, amizades, é pisar no tatame esqueço todos meus problemas.. Quando começa vim mais forte a solidão, tento treinar com mais frequência pela manhã para dar uma acordada no corpo , ter energia para o resto do dia.. Ótima Semana aí 👊💀🙏
No meu caso , quanto mais solitária melhor, amo ficar só , me sentir sozinha o tempo todo . Porém , irei voltar a treinar ou lutar , afinal , é essencial qualquer tipo de atividade física para uma melhor oxigenação e bem estar do cérebro . Mas não por amizades ou namoro , pelo meu melhor desempenho nos estudos. Eu moro sozinha , tenho todo o silêncio do mundo , não tenho filhos graças a Deus , ai quando a minha mãe resolve passar três dias comigo eu fico desesperada louca para que vá embora logo . Traduzindo : EU AMO O SILÊNCIO E A SENSAÇÃO DE ESTAR SOZINHA O TEMPO TODO . Eu medito muito e converso comigo , meu ser interior 24 horas , creio que seja por esse método que eu não me sinto solitária , deslocada do mundo etc. Adoro seu CANAL.
Desde sempre frequento a igreja e trabalho meio período. Lembro que fiquei um ano desempregada após a formatura e foi péssimo! Tinha o dia todo pra estudar mas não rendia nada... me sentia sozinha e desmotivada. Me apegar em Deus, sem dúvida, é o que tem me feito continuar, mas o meu trabalho tbm ajudou muito nessa parte de ver pessoas. E é claro, os perfis e canais de concurseiros que mostram a vida real de quem estuda. Obrigada, Hugo! Que Deus continue abençoando você!!
O meu caso é um pouco diferente, passo praticamente o dia todo sozinha desde que sai do emprego e isso me possibilita me dedicar bem mais aos estudos. Eu não sinto essa solidão que muitos sentem. Contudo, tenho uma angustia e preocupação muito grande. Estou grávida e as provas objetivas e práticas serão quando eu já estiver de 8 meses. Tenho medo de minha condição física me prejudicar e todo esse tempo ser jogado fora ou mesmo da Banca me reprovar intencionalmente na avaliação prática. Eu ainda nem sei se passarei na prova objetiva e, consequentemente seguir para avaliação prática, mas estou bem confiante. Entre estudos e esse sentimento de incerteza vou me dedicando e rezando pra que tudo transcorra bem.
É algo que tem que ter equilíbrio. Eu já estava tão bitolada que esquecia de dar atenção a minha família. Então eu mudei de tática e decidi que domingo é dia de separar as coisas, vou a igreja porque meu relacionamento com Deus me ajuda muito, brinco com meu filho se tiver uma grana sobrando eu saio com meu marido enfim. Tem que ter uma válvula de escape senão a gente pira sim
Eu não me sinto assim, sempre tive poucos amigos, mas de verdade, daqueles pra vida; e normalmente quando estou estudando, minha namorada está junto, olhando as séries dela, mas ao lado, sem deixar dar essa sensação.
Esse é o efeito colateral mais cruel do estudo para concursos: solidão e abstinência social. Que Deus proteja a saúde mental de cada um para ir até o final.
É o que mais tá pegando pra mim ... :(
Amém
Amém!
Estou pra surtar
Nossa eu choro e tudo . É horrível. E o pior é que quando isso acontece fico até dois dias sem estudar me sentindo um merda e depois bate o arrependimento e fico ainda pior. Cruel.
Amém,e foda viu que Deus nós abençoe!!
Concurseiro que nunca sofreu com a solidão não é concurseiro de verdade.
verdade
Concordo!
Fatoooo
Eu estou sofrendo tanto com essa porra e, juntando isso com um fora q levei ficou pior.
Verdade!
A gente percebe isso quando pega o cll e não tem nenhuma mensagem dos “amigos”
Mande mensgem pra eles..cultive aquelas amizades que te fazem bem..eles tb sentem nosso abandono...
É triste. Rsrs
vdd, que ninguém percebeu tua ausencia
@@avlisluci É assim mesmo na vida do concurseiro que vai ser aprovado logo mais adiante !
Fique firme! Que Deus te fortaleça. Vai valer a pena!
Eu, além de fazer exercicios físicos, passei a ir à missa aos domingos. Isso me trouxe uma paz imensa.
👏👏🙏
Isso é curioso. Eu faço o mesmo. Sou agnóstico, mas o ambiente traz uma paz que não se encontra em outro lugar.
Tb passei a ir a missa na quinta e domingo, diariamente pedalo amo pedalar ou caminhar no final da noite uma meditação, isso ajuda muito.
Vou começar ir a Missa também ....estava olhando muito a vida dos Santos ... São Bento é extraordinário !!!!
Sou evangélica e vou aos cultos, me traz muita paz e recarrega minhas energias pra ficar firme.
Estou nessa fase, amigos sumiram, não tenho relacionamento... Resumindo, Tô sozinho. Vou buscar uma academia.
@@reinaldoreinaldo7774 Deus não deixa o justo mendigar o pão. Acredite nos seus sonhos, faça sua parte que Ele te ajudará. Firme nessa caminhada meu amigo. Que Deus abençoe sua vida.
@@reinaldoreinaldo7774 só mais uma coisa, não negligencie o exercício físico. Muito importante para o corpo e a mente.
Amigos? O que é isso? Amigo é família. Só! Às vezes nem isso.
Também vou procurar uma academia.
@@reinaldoreinaldo7774 Te entendo vivo sendo chamado de vagabundo sem vergonha, por estar estudando e por não ter conseguido outro emprego, Força irmão !!!!!
Um efeito colateral dessa solidão é a PROCRASTINAÇÃO. Muitas vezes me pego navegando em besteiras na internet ou em redes sociais. Tudo para preencher esse VAZIO.
Infelizmente estou numa luta diária contra a doença da procrastinação e ei de vencer esse mal! Focar nos estudos e ser aprovada c meu esforço e fé em Deus!
Amigo, tamo junto. ....sem falar na sensação de culpa depois .
Essa observação chega a doer.
Isso mesmo!
Nossa! Como já penei com isso... Deixei o trabalho pra estudar já tem tempo. Antes usava salto , maquiagem, interagia com os colegas...Agora, vivo de cabelo preso, short, chinelo, sem conversar! Pareço um ET solitário!
É muito tenso, né? Mas a recompensa será grande! Tenho fé nisso.
E não podemos deixar a solidão tomar conta de tudo.
Me descreveu: um ET solitário! Um abraço apertado, irmã ET! Força pra nós!
@@carinecproenca
Né?! kkkk Que a força esteja com a gente!
Abração mana!!
Eu na vida
pensava que só eu me sentia um et fora do mundo..
A angústia é maior quando anoitece. Realmente é muito complicado passar o dia todo estudando e meio que se isolar do mundo. Com o tempo, parece que o mundo também se isola da gente.
@@reinaldoreinaldo7774 Eu parei de seguir perfis de viagens ou de gente que se passa de blogueiro feliz festeiro kkkk...ajudou bastante.
Eu sinto o mesmo...o anoitecer acaba comigo. Como tô sem grana pra academia, oq faço é dar uma corrida na rua mesmo. Mas até pra isso às vezes uma companhia faz falta...tenso demais😕
Pode crer :/
Parece que todo mundo está vivendo a gente está vegetando... sensação horrível, é muito solidão e quando vc não ver o resultado começa a piorar, eu tenho 1 estudando e não estou aguentando...vou começar a advogar um turno pra me sentir viva.
Disse tudo, a noite é que bate a depressão com força 😪
Antes a casa era cheia, agora os amigos sumiram. Estou por fora de tudo. Só estudando. E o pior é quando vc encontra alguém na rua e ouve aquela pergunta: vc ainda está estudando????
Esse "ainda" me mata....
Nossa ! Péssimo demais isso...
Pior coisa, vem aquele sentimento de "tenho que passar num concurso pra ontem" e aí a ansiedade só aumenta.
Por causa dessas situações que comentou que eu não conto mais pra ninguém
Vale a pena amigo, tenho o mesmo tempo de estudos do Hugo então já é um tempinho rs. Quando me perguntam isso eu simplesmente respondo "já sim bb, agora vou assimir meu terceiro concurso público e continuo estudando para o quarto melhor ainda hahahah" aí geralmente a cara da pessoa muda, pois ela continua na vidinha dela. Mas não julgo, cada um tem sua ambição.
@@reinaldoreinaldo7774 Te entendo, irmão !
Realmente, quanto mais conta pra outros, mais a pressão vem pra cima da gente quando dá de cara com aquela pessoa, porque ela sempre vai querer entrar no assunto de como tá o concurso...
E pensa pelo lado bom, Reinaldo. Você bateu na trave nesse concurso da polícia, significa que está no caminho certo ! Sua vitória tá chegando !
Melhor coisa é não ficar contando p outros que vc tá estudando
@@360Renato o pior que quando alguém nos vê já vai logo perguntando, e ai já passou ? afff evito sair pra não ter que passar por isso sempre, e muito chato
Eu parei de trabalhar já faz 1 mês pra me dedicar aos estudos
e além da solidão de passar o dia no quarto estudando eu estou muito ansiosa por não estar trabalhando, ajudando meus pais.
Que bom ler os comentários e ver que você não é o único que passa por isso.
“ Às vezes, Deus te mantém reservado para te manter exclusivo. “
obrigado, obrigado mesmo !!!!
Forte !!!
Antes de estudar para concursos, eu acreditava que tinha muitos amigos. Durante a vida de concurseiro, descobri que, na verdade, eu tinha muitos conhecidos e poucos amigos.
Estudar para concursos foi um excelente filtro para afastar pessoas tóxicas da minha vida.
Ouvia sempre críticas dizendo que eu estudava em excesso ou que eu estudava pouco quando me viam em meus momentos de lazer. Todas as críticas vinham de pessoas que NUNCA estudaram para concurso na vida.
Sinceramente, eu estou tranquilo com a minha solidão.
Concurso plenamente com você! É o melhor filtro. Eu realmente pude conhecer as pessoas como elas são de verdade nessa trajetória dos dos estudos. A maioria de excluí pq você não tem nada a oferecer naquele momento. Mas pra mim foi bom isso, me sinto sozinha, por não ter "amigos" , mas aliviada por saber que só vai estar comigo quem realmente gosta de mim.
Mas é isso aí, força ! Todos nós estamos nos ferrando pra conquistar, como dizem os amantes da academia , " sem dor , sem ganho ".
Concordo. Isso aí!!!
Tô sem rede social e tô me sentindo muito sozinha, haha. Mas não me arrependo!
Dicas:
1. Faça esporte ou frequente uma academia
2. Faça parte de uma comunidade de concurseiros
3. Estude fora de casa
Obrigada pelas dicas! 🤗
SE ESTIVER TENDO RESULTADO, ÓTIMO!!
Onde achar uma comunidade de concurseiros?
Onde se acha as comunidades de concurseiros ??
Há 3 anos estudando com frequência e ainda sofro com isso. Fazia parte de um grupo de "amigos" de cinco pessoas e hoje, afastada deles por conta dos estudos, vejo-os saindo juntos, bebendo e postando fotos sem mim sem nem sequer sentirem a minha falta, a sensação de estar perdendo a adolescência é enorme - estou com 18 anos. Acessar o instagram se tornou um martírio para mim.
Comecei a estudar para concurso, de fato, no dia primeiro desse mês. Mês que todos se divertem e confraternizam, estou passando por uma situação muito complicada pois me divorciei e precisei sair da casa onde eu morava com meus 2 filhos, a solidão está apertando o coração. Meu filho mais velho me disse pra estudar muito, que logo eu pararia de chorar e que nossa vida ia ser somente de sorrisos. Isso será meu combustível até minha aprovação!
Avante!
Isso se agrava muito quando se é órfão e vive sozinho... Dos 17 até uns 22 eu fiquei bem depressivo e não consegui avançar em praticamente nada nos estudos, pois a sensação é bem ruim. Mas com o tempo a gente se acostuma com tudo. Não recomendo o uso de redes sociais assim, como o Hugo disse, a não ser que seja pra seguir perfis de notícias/novidades sobre concursos. Redes sociais te fazem se sentir mal, pois sua vida já é solitária, aí você vê perfis de gente viajando e se divertindo, sendo que você está sem grana, sem estabilidade, sem emprego... É pior ainda.
Me identifiquei com a parte "eu precisava me arrumar, vestir uma calça jeans" 🤣🤣🤣🤣 é exatamente desse jeito! Mas com o tempo você vai criando algumas válvulas de escape.. todo dia ir pra academia, um cinema no meio da semana, igreja aos domingos, sair pra comer alguma coisa...
Quero ter força p fazer isso. Tenho medo é de a tristeza de uma solidão vire depressão. E tá faltando pouco p chegar a esse ponto
@@monicacarneiro2951 querida, a solidão nos estudos pra concurso é comum, mas não deixe que isso vire um sentimento de tristeza. Se obrigue, por exemplo, a ir pra academia, isso vai virando rotina com o tempo, como tudo na vida.. eu estudo de manhã e de tarde, mas quando paro pra fazer o almoço e comer, assisto uma coisa que gosto, que me faça dar risadas...assim a gente vai driblando a rotina exaustiva.. fica a dica! Boa sorte 🙏🏼
@@monicacarneiro2951 caso se sinta confortável, procure psicoterapia. Pode auxiliar muito nesse processo
Me identifiquei muito também! kkk
Nem fala, cortar cabelo 1 x no ano , unha pintada só no natal ! 😂 Força galera !!
Dica: Estuda na biblioteca de qualquer faculdade que quiser!! A maioria é só entrar e estudar :D
Eu comecei a criar hábitos loucos. Só estudo usando roupa social, meu momento de estudo é o meu trabalho. Busquei também me recompensar sempre que bato minhas metas semanais. Forte abraço Hugo .
Boa
eu passei nos bombeiros e PM estudando de sunga no quarto kkkk
@@felipecorreavieira374felipe como foi sha rotina de estudos?
"Se tem tudo contra si, que preserve a si mesmo e que isto lhe baste." Sertillanges
amei a reflexão, já vou grudar no guarda roupa!!!
Muito bom, Renan!!!
Essa vai à minha área de trabalho.
Foda!
Essa frase foi retirada do livro: A vida Intelectual de Sertillanges. Recomendo a todos a leitura dessa magnifico livro. Foi uma recomendação do Olavo de Carvalho ( sem critica e preconceito, não acompanho ele por questões politicas, mas tão somente pela questão filosofística e sociológica), e realmente me surpreendeu bastante. Na verdade, foi um divisor de águas na minha vida. O livro trata sobre conselhos que ele dá para quem quer ingressar nessa vida de estudo. Ele fala sobre solidão, distanciamento, diversão, amizade, tempo de estudo, limitação financeira e por ai vai. Sentia como se fosse um pai ou um avô dando conselhos. Ele fala exatamente de sentimentos e situações que só quem se dedica aos estudos sabe e passa. Torna-se um dialogo muito intimo. As vezes tinha a sensação que ele escreveu diretamente para mim, mas acredito que todos que leem terão essa sensação. Embora o foco do autor é sobre um estudo intelectual filosófico e literário, acaba servindo para qualquer um que tenha o estudo como rotina. Confesso que após lê-lo passei a enxergar o estudo de outra forma, como um modo de vida, e aceitando o estudo para concurso apenas como uma fase. Recomendo a todos.
@@karmeliaful Grude na mente! :)
Tem gente que eu acho bom estar longe delas mesmo,porém nesse processo de concursos a gente acaba se afastando além do normal. No quesito festas,eu não gosto e nunca gostei de sair pra esses lugares, só tem pessoas vazias, superficiais, e gente que se acha a última bolacha do pacote, prefiro a minha solitude mesmo. Como diz o ditado:"antes só do que mal acompanhado".Levo isso pros relacionamentos amorosos também. Pessoas pra me atrapalhar eu quero é distância.
Engraçado que... Quando você estuda para concurso tu é o "chato que não sai de casa por que está estudando", "se tu não passa logo ou de primeira, ninguém te leva a sério"..... AGORA quando você passa, NOOOOSSA, TÚ VIRA HEROI da noite para o dia, todo mundo te ama, quer ser teu amigo, se apaixona por você e bla bla bla 🙄 presenciei essas cenas (não comigo por que não passei ainda) mas presenciei isso.
Exatamente,quando tu é um estudante,dai tu é um zero a esquerda,vagabundo que nao trabalha mas quando tu passa,principalmente para cargos com grande status social tipo Policia Federal,Promotoria e etc,dai tu vida um herói nacional,todos te amam e te admiram,dai tu ve a mascara das pessoas caindo bonito e se tu for esperto,tu vai saber se afastar e se manter longe dessas pessoas falsas,toxicas.
Tive uma "crise" de solidão/início de depressão mês passado e procurei uma psicóloga. Na primeira sessão ela já me deu a tarefa de sair TODOS os dias de casa, pra ver gente. Nem que seja só pra passear com cachorro ou ir na padaria. Foi a primeira vez que ouvi q socializar é uma necessidade tal qual dormir: não há como abrir mão por muito tempo sem adoecer. Melhorei muito mentalmente fazendo essa pequena mudança.
Passei por isso em 2019, tive depressão e parei de estudar, planejo voltar agora em 2020 e refletir nos erros que cometi para não repetir
Eu já amo ficar em casa só de pijama. Quando coloco uma roupa, fico pensando que vai ser complicado quando tomar posse.
Meu companheiro diz que me tornei índia, livre...
Sempre fui uma pessoa de poucos amigos, então não sinto tanta falta.
Ah! À noite, eu assisto novela, rsrs, só uma, durante o jantar.
Força, gente! Abraços.
São boas opções Hugo,mais nem sem dinheiro,tem que estuda em casa mesmo, da pra fazer uma corrida, Caminha. Outros esportes que dependem de dinheiro é difícil. Já tem a cobrança dos pais e tudo.
Eu já sigo a dica número 2 e qndo tô me sentido sozinha, eu baixo um livro literário digital e aí vou pra outra dimensão kkkk
Whats zap para nós conversar?
livros tem me ajudado tb, quando canso da minha vida.. vou viver outra haha
é o meu segundo fim de ano que vou passar estudando. Não há outra coisa pior que se sentir sozinho. Vlw pelo vídeo, Hugo! Gostei da qualidade absurda da imagem
tbm me sinto só..
Se serve de consolo, também vou passar o ano novo estudando.
os amigos chamavem e de tanto eu recusar pararam de chamar kkkkk me indentifiquei na hora
Super real, Hugo. Além do sentimento de solidão. Fica uma paranóia de que pode estar atrapalhando os estudos com este sentumento de tristeza. Tive que estudar em vários pontos da casa, pois me anjoava ficar no msm lugar. Estou na situação que vc vivenciou na época de estudos
Também troco de lugares, agora mesmo estou enjoado do meu quarto.
Esse vídeo foi uma alívio p mim pq pensava que estava sozinha nessa!mas tem mtas pessoas fazendo o mesmo que eu...é uma sensação de pertencimento haha. Me deu boas dicas para eu aliviar essa tensão e ao mesmo tempo não me isolar tanto. Vms com tudo concurseiros, sem desistir! :)
Tá sendo terrível... faltam menos de dois meses para minha prova. Não saio mais, família não apóia, a ansiedade e angústia estão só aumentando
Te entendo, a família as vezes são os q menos apoiam
Tenho algumas inscrições de canais de concurseiros e concursados, mas este canal do Hugo, sem dúvida nenhuma, é o melhor. Conhece com detalhes todos os caminhos.
No início não parecia tão difícil, tá foda, a responsabilidade é muito grande, os sonhos também, estudar é cansativo e deixar de estudar é torturante... Literalmente um caminho sem volta, é até ser aprovado agora...
Nem fale, é triste e fiquei muito vuneravel 😰
Aline Pereira, eu te entendo,pois essa fase ficamos muito sensíveis devido a carga pesada .Mas a dica que dou é volte-se para dentro,ou seja, o autoconhecimento nesta fase vai te levar para o próximo nível,pois vc vai saber quem vc é realmente e te dará mais confiança nesta jornada.
@@joassouza3049 estou nesse processo, mas isso acontece já depois de quebrar a cara 🙄
Aline vms ser amigos!
É horrível tem horas q da realmente vontade de chorar
Oi, Hugo. Eu não tenho esse problema pq estudo de manhã e trabalho de tarde e de noite. Meu "drama" é o oposto. Queria mais tempo pra estudar já que largar o emprego é impossível. Adoro seu canal. 😘
Sugiro algum trabalho voluntário. Tem me ajudado muitíssimo! Isso da solidão é muito complicado mesmo. Descobri que sou bem chorona também 😂😂
Olha, não está sendo fácil pra mim. Até pq passei por um término num relacionamento de quase 10 anos. E depois de 1 ano só estudando e desempregada, nesse final de ano me bateu uma baita bad, sei lá. Como se tivesse colocado pra fora tudo que guardei nesse ano. Não é fácil ter cabeça para estudar e lembrar de quem não deveríamos lembrar. Nesse tempo todo quase não saí para lugar algum, não curto festas e me sinto muito só, suspeito até que devo ter algum grau de TEA. Tenho uma prova para fazer neste domingo e nem sei como vai ser. Mas acho que quando eu arrumar um emprego minha solidão vai diminuir... O que me ajuda um pouco é fazer caminhadas de 8000 passos quase todos os dias. Principalmente quando tem sol. Me sinto bem revigorada quando pego um sol. Para vocês que passaram por algum término recente ou não, muita força a todos. Que Deus abençoe a nossa caminhada solitária meus amigos ❤ espero que realizem seus sonhos também, vocês merecem por tanta abdicação de coração. ❤ Shalom e Deus abençoe a todos !! 💪💪🔥🔥🔥🔥
Pra mim o mais difícil é estudar tanto e não poder compartilhar o que aprendi com alguém que está com o mesmo objetivo! Sinto vontade de contar o que aprendo.Essa dica dos fóruns foi interessante! Vou procurar saber mais. Outra coisa é lidar com a frustração, e fraudes nos concursos. Além de gastar o pouco que temos a fim de atingir nosso sonho de ser aprovado, estamos sujeitos a pessoas imorais e antiéticas.
Compartilho do mesmo sentimento.
estuda para qual concurso?
Meu namorado foi ao aniversário de uma sobrinha dele e eu não fui, pois tenho que colocar algumas matérias em dia, daí a mãe da sobrinha dele postou no status "muita falta de consideração" e eu senti que foi para mim, com certeza vão falar mal de mim. Eu fiquei triste e me sentindo culpa, mas infelizmente não pude ir, pois os únicos momentos que tenho para estudar é aos sábados e domingos.... Enfim, gente! Isso é muito triste.
Sozinha eu já sou, então solidão não me afeta
Colega , pelo menos , tente se socializar com alguns concurseiros ..... pelos os mais humildes , pois a solidão , não faz bem.
É bizarro! Fui a igreja ontem e eu estive pensando exatamente nisso!
Eu sempre gostei de estar sozinha, fazer minhas coisas sozinha, estudar sozinha, me ajuda muuuuito, porém o sentimento agora é de ser sozinha. Eu até sinto solidão e percebo que já tem me atrapalhado em algumas coisas cotidianas, como por exemplo: interagir com novas pessoas.
É difícil, mas sempre existem alternativas que amenizem isso. Digo amenizar porque pra mim se dedicar aos estudos pra concurso é um caminho bem solitário, é uma escolha e essa é uma das consequências.
Eu nem para igreja estou indo, segundo domingo seguido que deixo para estudar..
@@feel.021 Se organiza direitinho e procura alguma próxima a sua casa, pode ajudar bastante.
@@irivani e é próxima, cerca de 7 minutos. Mas as vzs desanimo de ir, tanto por estar com a aparência de um zumbi, já que vivo estudando, ou por mesmo estando em grupo, me sentindo sozinho. É ruim ser diferente de todo mundo. Não consigo me identificar com ninguém, e já é a sexta igreja que frequento em 1 ano e meio de conversão (fui criado na igreja, mas me afastei). Tenho 70% do corpo tatuado, só uso roupas pretas, e ouço coisas que ninguém conhece kk acho que nunca vou conhecer pessoas parecidas comigo. Os meus melhores amigos me deixaram depois que me converti. O fim da faculdade tbm influenciou o distanciamento.
@@irivani th-cam.com/video/-G7-axDBEeo/w-d-xo.html se não o conhece, recomendo. As pregações dele são ótimas
keep burning não deixe de ir à igreja, mesmo quando sentir desânimo. É lá que você se renova. Quando for, esquece de tudo isso, louve a Deus e deixa ele tirar um pouco do fardo de você. Ora pedindo força de vontade e saúde mental pra continuar. É bom pra te distrair, vc ainda tem comunhão com os irmãos e sai renovado pra continuar na batalha q é estudar pra concurso público.
Realmente, só quem estuda sabe como é. Mas não desista, que Deus é justo e vai honrar seus esforços. “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.”
Nunca imaginei que sentiria tanta carência assim... 😂💪🏼
Hugo, você comentou uma vez que sua esposa é empregado público de algum banco, então certamente ela foi concursada. Você poderia fazer um vídeo com a participação dela, se possível, contando um pouco se há o apoio por parte dela, como é a vivência do casal enquanto um dos dois se prepara para concurso, se ela te influenciou quanto a sua escolha. Não é meu caso, mas muitas pessoas não tem sequer o apoio dos seus cônjuges e até mesmo ficam com o relacionamento estremecido por conta dos estudos. Fica a dica.
Valeu, irmão. Ela é funcionária da Caixa Econômica. Tem um vídeo com ela aqui no canal falando sobre quando ela estudava pra concurso e como foi o processo, etc, como é trabalhar lá.
Vou gravar um vídeo nesse sentido agora! Valeu mesmo pela sugestão.
Estamos juntos. Abraços.
@@HugodeFreitas Eu que agradeço, querido. Abraço.
Faz isso mesmo. Meu esposo é concursado, porém não me dar nenhum apoio.
@@kilsabarbosa4921 Ele deve ter medo de vc ganhar mais q ele ou ele é relapso mesmo. Mostra pra ele q seria importante um apoio dele.
Eu🙋♀️
pra mim, o isolamento pra estudar pra concursos não é uma solidão mas sim solitude. Geralmente onde moro e proximidades é raro achar um colega que tenha o mesmo objetivo de concursos de modo sério, existem aqueles que pagam e vão fazer na loucura. Eu prefiro ficar só, aos finais de semana eu abro a válvula de escape com a família e achegados.
Praticar exercícios é o que mais funciona pra mim!
Para mim tb tem ajudado muito! Obrigada. Abs
O estudo pro Enem mais a quarentena ferrou minha vida social, agora estou com medo dos concursos vizerem o mesmo. 😓
As vezes a solidão é um alivio, tudo que eu precisava pra me concentrar, só quem já morou com gente sem noção, sabe o prazer de ter paz!
boa tarde meu amigo. Concordo plenamente com o que voce falou neste video. exatamente isso que acontece conosco que estudamos para concursos. eu, estou retomando os estudos, apos o fim do semestre de estudos da faculdade. Tenho 51 anos, pratico esportes quase todos os dias. nao e facil, inclusive a questao da retomada. Diante da solidao ,da pandemia, etc, realmente sentimos muitas coisas ruins, mas, coo voce falou, eu Converso com Jesus todos os dias, e isso sempre me deixa bem. Voltar a estudar para concurso,e sempre dolorido, requer voltar aos poucos, uma materia, um assunto, outra materia, outro assunto, e por ai vai. vamos nessa , pois, a pandemia ira se estinguir em breve , eu creio, e uma dica que dou e, concentrar no que reamente te da motivaçao, prazer, se nao for os estudos, associe o que gosta aos estudos que voce consegue estudar com mais prazer. abraco. obrigado por me ouvir aqui nessas palavras. Deus seja contigo. amem.
A solidão de está desempregada a dois anos, desejar algo e não pode comprar então vou ficar na minha solidão até passar no concurso e poder viajar, ajudar minha família 🙏
Pra quem está desempregado e sequer tem coragem de se olhar no espelho como eu, o isolamento total já é de se esperar, só que desta a abstinência terá sentido. O preço será alto, mas a recompensa pode ser ainda mais.
Estar em 4 paredes 24h por dia tira a sanidade de qualquer um e só há duas formas de sair dela: Estudando ou pulando a janela rsrs
Vamos estudar e ir até o fim.
2:48 não sei se é normal ficar insensível com tudo.
Hoje fui à uma psicóloga exatamente por isso. Ela disse que estou com depressão leve. Terei que fazer terapia. Tenho pedido muito a Deus que me ajude nessa jornada.
Procuro grupos de estudo no Discord, estudo em grupo ou dupla me parece bom, odeio essa solidão
Nunca tive amigos ou relacionamentos. Sempre fui sozinha e mesmo assim não me acostumo. Imagine alguém que era sociável e cheio de pessoas por perto e tem que se distanciar de todos.
Se você topar estudamos juntas via Internet. Não sou muito diferente
@@marianacnt63 Acho difícil dar certo, mas podemos tentar....
@@Analu-yl2dy você estuda pra qual área? Costuma estudar que horas?
@@marianacnt63 Estuda para concurso federal (CNU) e estadual da minha cidade. Eu costumo estudar de manhã. E você?
@@Analu-yl2dy quero carreiras policiais, mas ainda me programando pra assimilar estudo de faculdade com concurso. Estudo de manhã também
1 ano depois de um acidente foda que me deixou Deficiente e eu aqui associando o útil ao desagradável - Estudar pra concurso.
Já passou meu amigo. Tenha fé que sua hora vai chegar e você vai melhorar também! Força! 🔥🔥🔥💪💪💪
O pior é quando você surta e pensa que seus amigos são ''medíocres'' e você acaba se afastando de propósito. Depois, você nem pertence mais àquele grupo e eles nem ligam mais para a sua presença.
Pior é quando eles fazem pouco caso de você. Só lembram de você quando é conveniente lembrar, mas quando é você que propõe algo, eles cagam. Eu tive que excluir algumas pessoas do meu círculo por isso, pq percebi que só me chamavam para algo quando era conveniente pra eles. 🙄
galera estudem mas tbm saiam com amigos
Exercicio Fisico ajuda muitooo tambem. A endorfina diária dá uma amenizada nesse sentimento
Você não perdeu amigos, na verdade você nunca os teve. Amigo de verdade te apoia em tudo.
Só fala que é frescura quem não passa por isso de forma séria, tudo o que você disse estou sentindo há algum tempo, especialmente o sentimento de não pertencimento à sociedade, ainda bem que nós humanos somos mais parecidos do que, de fato, percebemos.
Gente, mas se pode ir à academia, porque não pode ir a um aniversário de amigo num sábado a noite? Relacionamento também é investimento.
Convenci um amigo a estudar tbm, agora temos uma "rede" de apoio mútuo!
Existe um regra universal e inevitável : Cada ganho uma perda !Cada renuncia uma construção ! Efeito colateral são inevitáveis.
1:58. Esse é o começo para um possível caso de depressão e crises de ansiedade.
Sala de estudo é interessante
MELHOR SOZINHO, DOQUE MAL ACOMPANHADO! VOCÊ É A MÉDIA DAS 5 PESSOAS MAIS PRÓXIMAS DE VOCÊ! E SINTO INFORMAR, MAS SE TU COMEÇA A ESTUDAR PRA CONCURSOS, E FICA COM MEDO DE PERDER AMIGOS, QUE VAO PRA BALADA E NÃO CHAMAM VOCÊ PRA IR, SINTO TE INFORMAR, MAS VOCÊ SERÁ UM FRACASSADO IGUAL A ELES!
Compartilho do sentimento do Hugo e da maioria aqui. Mas sei lá, eu estudo bastante aos finais de semana, mas não deixo de tirar algumas horas no sábado à noite ou domingo à tarde para ter vida social. Tudo é questão de dosar. Até para a balada consigo ir às vezes.
Eu fechei todas as minhas redes sociais, saí de todos o grupos de wzap! Focado nos estudos sempre!
Estranho porque a sensação é que isso não vai passar. Parece que nunca iremos florescer pra vida, ter rotina, tem alegria.. a jornada de estudos nos dá a impressão que vamos viver aprisionada nisso
Me sinto tão só em casa, que as redes sociais eram minha companhia, porém acabava que me prejudicava meus estudos. Coloquei as redes sociais com prêmio se eu cumprisse minha meta diária.
Cara que ótimo video, esse é o ponto mais paia da vida de alguem que estuda. Os amigos não entendem, e acabam se afastando e você se sente cada vez mais só, isso é muito pesado, muito mesmo, as vezes parece que você perdeu a capacidade de se divertir ou se comportar naturalmente no meio de outras pessoas, é horrivel
Eu gosto muito estudar com outras pessoas de vez em quando. Quando estava na faculdade, eu tinha a rede de colegas, cada um se ajudava. Mas agora é diferente. Perdi amigos também, encerrei relacionamento, enfim. O que me mantém é a certeza de que quero passar.
Tem um ano que eu não sei o que é um beijo na boca vey, kkkkk rindo para nãao chorar.
Estou nesse momento agora rs. A gente vai cumprindo o cronograma, e do nada, tum, bate o desânimo, tu não consegue nem mais entender o texto; vai procurar o que fazer, não tem. Mas um dia de cada vez, hoje ta ruim, amanhã já é outro dia, outro humor. Uma das coisas principais pra concurso é a paciência... apesar da dificuldade, e só quem estuda direto sabe, com o tempo a gente vê resultado, esses dias consegui, pela primeira vez, gabaritar uma matéria. Força pra quem tá na luta.
O coração vai dor, pensamos que não vamos mais aguentar. Mas acredite, a solidão de agora tem um propósito e esse é realizar os sonhos do seu futuro. Vamos com tudo concurseiros!!!
Perdi namorada e quase tudo que amava, mas sei que Deus só me deu esse o fardo que carrego pq ele sabe que sou capaz de suportar
Comigo foi ao contrário, a tal solidão me levou a entrar no mundo dos concurseiros, e aqui estamos haha
Achei que era apenas eu que imaginava assim.
Isolado de todos e de tudo.
Estudo para concurso, mas me permito uma vez no mês sair para ver minhas amigas e tb 3 vezes na semana saiu de casa para andar e correr. Isso equilibra um pouco.
Eu acredito que não precisamos nos isolar do mundo..até pq vc não consegue estudar 24 horas...mas é claro que a vida não é mais a mesma..enfim é só minha opinião..ótimo video
Pra mim a pior parte do estudo p/ concurso é ver q os outros estão curtindo a vida enquanto eu to trancado dentro de casa estudando sem dinheiro.
Olha eu sou concurseira há algum anos, e nunca passei por esse problema. Pelo contrário eu adoro ficar sozinha. Sem ninguém pra encher o saco. Sem ninguém pra te atrapalhar. E qto aos amigos eu tenho algo mto importante pra dizer.... se eles se afastam e vão embora das nossas vidas por causa das nossas escolhas é pq no fundo no fundo não são amigos. Amigos de vdd fica do seu lado independente das suas escolhas, podem passar 10, 20, 30 anos e eles vão estar sempre do seu lado.
Eu acho que o problema maior é que mtas pessoas acham q pq estudam tem q ficar 24h por dia trancado em casa. Deus fez o mundo em 6 dias e no 7 ele descansou. Então tds nós temos q ter um ou dois dias para fazermos aquilo q temos vontade, seja ir malhar como vc disse, ou até msm ir dar uma volta no shopping, ir ao cinema, praia etc.
Nessa vida se queremos algo, temos que sacrificar certas coisas, inclusive certas amizades. Será que eles abririam mão do sonho deles por uma amizade?.
Sempre haverá outro dia, outro amor, outras amizades, mas não outra vida. E o tempo é uma coisa que jamais podemos recuperar. Então temos q estudar é agr. 😉
Acho que o que deveria ficar claro nesses videos motivacionais (de professores, coaches e etc) é que o equilíbrio é fundamental. É bonita a história de heroísmo que o povo gosta de publicar na Internet. Porém, na prática, ninguém estuda 12 horas líquidas por dia (a maioria nem metade disso). O problema é que o cara começa estudando 4, 5, 6 e nas outras horas fica pensando que deveria estar estudando mais e se sentindo culpado por não estar fazendo isso, aí começa a cortar tudo que é possível para aumentar a carga horária. Fiz isso durante muito tempo, trabalhando 8 horas por dia, e só tive prejuízos.
Concordo plenamente com você. Sacrifique o que for dispensável, jamais o essencial. E tenha auto-conhecimento suficiente para saber o que é essencial. Muitas coisas que eu considerava descartáveis me fizeram falta quando os anos passaram e a aprovação que eu tanto queria não veio.
Eu me senti assim hj.Percebi mais do q nos outros dias q saio.Eu fui pra um shopping q eu gosto ,pra ver um filme e eu senti ,qando passeava por la atr dar o horario do filme,como se eu estivesse o tempo td sozinha e nd na minha vida fizesse sentido ,td mundo tava muito distante e tds as minhas acors eram robotizada e sem proposito parece q minha vida se resumia em se esforcar pra ter um emprego pra trabalhar e depois morrer.A tristeza era constante ,eu n tinha nenhum propósito ,parecia uma cena repetida e parecia q se eu tivesse algum momento bom de alegria ele ia ser insignificante e passageiro
Esse vídeo veio na hora certa. Estudo há 1 ano para concurso, cheguei a duvidar se realmente eu estava fazendo a coisa certa. Só quem passou entende como é a vida de um concurseiro.
Sofro disso galera :( mas vou tentar seguir essas dicas !! Perdi muitos amigos também que não entenderam que eu precisa me dedicar aos estudos. Me mudei pra Curitiba um pouco antes da pandemia e por isso, me sinto mais sozinha ainda, porque nem amigos tenho aqui. Vou pesquisar se tem essas salas de estudo aqui e Conhecer gente nova, nada melhor que andar com quem está na mesma visão que a sua!!! Deus abençoe vocês galera, foca na nossa aprovação! 📚💚
Quando bitolei em 2017, ia muito pra praia andar. Música é algo que me ajuda, mas também abro mão de algumas horinhas para ver alguns amigos, falar de outras coisas. Enfim, respirar um pouco haha
tb tem o outro lado: qd vc passar no concurso, sua vida muda e vc percebe q os "amigos" vao continuar por anos e anos fazendo as mesmas coisas, bebendo, saindo, sem evolução, ganhando merreca. concordo que fazer academia pode ajudar na socialização, além de manter a manter e o corpo aptos para o estudo
O que mais pega para mim é isso.Nunca fui uma pessoa muito social,mas sempre tive amigos que me chamavam para sair.Esse ano recusei varias vezes sair e as pessoas foram se afastando.
Obrigada pelas palavras Hugo, eu desinstalei minha rede social, foi a melhor coisa que eu fiz.
Rumo a posse!!
em fim não estamos só. Deus esta conosco. o problema que só enxergamos as dificuldades.lembre-se Deus ta conosco
Caramba não sabia que também treinava Jiu Jitsu !! Também sou dessa família, faixa azul tem 1 ano que graduei.. Me ajuda muito em questão da sanidade mental, momentos de descontração, amizades, é pisar no tatame esqueço todos meus problemas.. Quando começa vim mais forte a solidão, tento treinar com mais frequência pela manhã para dar uma acordada no corpo , ter energia para o resto do dia.. Ótima Semana aí 👊💀🙏
No meu caso , quanto mais solitária melhor, amo ficar só , me sentir sozinha o tempo todo . Porém , irei voltar a treinar ou lutar , afinal , é essencial qualquer tipo de atividade física para uma melhor oxigenação e bem estar do cérebro . Mas não por amizades ou namoro , pelo meu melhor desempenho nos estudos. Eu moro sozinha , tenho todo o silêncio do mundo , não tenho filhos graças a Deus , ai quando a minha mãe resolve passar três dias comigo eu fico desesperada louca para que vá embora logo . Traduzindo : EU AMO O SILÊNCIO E A SENSAÇÃO DE ESTAR SOZINHA O TEMPO TODO . Eu medito muito e converso comigo , meu ser interior 24 horas , creio que seja por esse método que eu não me sinto solitária , deslocada do mundo etc. Adoro seu CANAL.
Olá, ainda permanece estudando?
Desde sempre frequento a igreja e trabalho meio período. Lembro que fiquei um ano desempregada após a formatura e foi péssimo! Tinha o dia todo pra estudar mas não rendia nada... me sentia sozinha e desmotivada. Me apegar em Deus, sem dúvida, é o que tem me feito continuar, mas o meu trabalho tbm ajudou muito nessa parte de ver pessoas. E é claro, os perfis e canais de concurseiros que mostram a vida real de quem estuda.
Obrigada, Hugo! Que Deus continue abençoando você!!
Jiu jitsu também me ajuda muito!! E por coincidência graduei faixa azul esses dias também. Oss!
O meu caso é um pouco diferente, passo praticamente o dia todo sozinha desde que sai do emprego e isso me possibilita me dedicar bem mais aos estudos. Eu não sinto essa solidão que muitos sentem. Contudo, tenho uma angustia e preocupação muito grande. Estou grávida e as provas objetivas e práticas serão quando eu já estiver de 8 meses. Tenho medo de minha condição física me prejudicar e todo esse tempo ser jogado fora ou mesmo da Banca me reprovar intencionalmente na avaliação prática. Eu ainda nem sei se passarei na prova objetiva e, consequentemente seguir para avaliação prática, mas estou bem confiante.
Entre estudos e esse sentimento de incerteza vou me dedicando e rezando pra que tudo transcorra bem.
Chamo isso de seleção natural, se estou sozinha no momento de luta, é sinal que saberei com quem compartilhar o meu sucesso futuro.
É algo que tem que ter equilíbrio. Eu já estava tão bitolada que esquecia de dar atenção a minha família. Então eu mudei de tática e decidi que domingo é dia de separar as coisas, vou a igreja porque meu relacionamento com Deus me ajuda muito, brinco com meu filho se tiver uma grana sobrando eu saio com meu marido enfim. Tem que ter uma válvula de escape senão a gente pira sim
Eu não me sinto assim, sempre tive poucos amigos, mas de verdade, daqueles pra vida; e normalmente quando estou estudando, minha namorada está junto, olhando as séries dela, mas ao lado, sem deixar dar essa sensação.