Parabéns pela aula! Eu apenas adicionaria um DPS no QDC secundário, ficando igual ao primário, pois o DPS do primário não está protegendo o secundário.
Obg, meu amigo! O intuito do vídeo era mesmo de mostrar a derivação entre os dois QDCs. Mas a observação foi excelente! Espero ter lhe ajudado de alguma forma. Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Detalhe quem fez tudo foi eu mesmo e um engenheiro so vinha a noite amigo meu olhar se estava tudo certo,fui aprovado fiz do jeito que me foi explicado. Agora quero atualizar colocar aterramento nos comodos e colocar DPS e DR pra ficar mais bonito e seguro né.
Ola Wendel, parabéns pelo excelente vídeo! Seria muito interessante você fazer um vídeo com quadro secundário Bifasico ou Trifásico!! Iria ficar show. Obrigada. Sou de Brasília aqui é 220/380v ganhou + uma escrita ❤
Olá Letícia, tudo bem ? Ficaria topp! Eu tenho esse projeto com 3 QDCs. Um principal e 2 Segundarios!!! Se o Wendel quiser posso enviar pra ele o projeto. Abraço
Eu me cabo vendo os comentários dos caras kkkk,vem uns Loko no TH-cam ver vídeo sobre instalação elétrica e acabam falando pro eletricista de como tem que ser feito kkkk...pow, se sabem como é feito, porque vêem aqui kkkkk
Olá, amigo! É muito legal vc compartilhar um pouco da sua experiência comentando como faz. Seu comentário pode ajudar mais pessoas tbm. Uma forma muito válida! Um forte abraço!
Vídeo muito top mestre!! Melhor Vídeo do TH-cam de Quadro Segundario . No meu caso sao 3 Quadros Segundarios, vou apenas acrescentar mais um disjuntor antes do Disjuntor Geral, correto ??? Obrigado pelo Vídeo 😄🙏
Olá! Vc poderia tbm utizar o esquema da aula 31. Pq, no caso, teria um Quadro Geral fora da casa, tornando os QDCs independentes. Espero ter lhe ajudado!
Meu amigo. Se no meu caso o cabo principal chego com um cabo de 10 mm no Qdc principal. Automaticamente pro Qdc secundário também subo com outro cabo de 10 mm? Me tira essa dúvida ai. Parabéns pelo seu vídeo!
Olá, amigo! Não necessariamente! Na verdade, vai depender muito da forma que vc faz a instalação dos QDCs. Neste caso, eu optei por colocar um disjuntor embaixo para desarmar o qdc de cima. Assim, dessa forma, só de colocar esse disjuntor, eliminou a necessidade de utilizar a mesma secção do cabo de fase do padrao. Posso utilizar uma bitola menor para levar ao qdc de cima. Quer dizer, colocando um disjuntor, terminei por economizar com cabos. Espero ter lhe ajudado!
หลายเดือนก่อน +1
Tem 2 coisas que não entendi: O quadro secundário ficou sem a proteção do DPS, pois a derivação partiu do cabo que vem direto do padrão, portanto necessário nessa instalação. Quanto ao BEP, Não está duplicado fazendo assim?
Olá, amigo! O vídeo é somente um esquemático, cuja a finalidade seria mostrar um exemplo de derivação entre os quadros. Poderia utilizar um DPS nos secundario, sem.problemas. Enquanto a duplicação. Durante toda a montagem, só utilizo um ponto de equipotencializacao no qdc primário, posteriormente fazendo a separação. No exemplo, utilizo um aterramento de proteção, promovendo o tipo TN-S. Espero ter lhe ajudado!
Show, uma duvida, poderia vir apenas um cabo de proteção do BEP QDC principal fazendo esse cabo como PEN e transformar o segundo quadro em BEL dai saindo 1 cabo neutro par ao idr? minha instaçãp esta em padrão TNC
Professor, tenho 3 dúvidas: 1) Até que ponto haverá realmente economia de cabos para os circuitos terminais no segundo andar? 2) O IDR é opcional mesmo no segundo pavimento? 3) Após a ligação TNS não ⛔🚫 se pode mais unir os cabos de neutro e de terra. Dessa forma, qual seria a segurança no pavimento de cima com duas ligações TNS?!
Olá, amigo! Respondendo aos seus questinamentos: 1- No caso, havendo somente o QDC de baixo, teria que puxar vários cabos partindo do qdc de baixo para alimentação dos pontos de luz e tomadas da parte de cima. Ao invés disso, estarei ligando ao qdc de cima apenas os cabos necessários e derivando a partir de lá, percorrendo uma distância menor; 2- sim, sendo o sistema TN-S, posso utiliza-lo para proteção geral, por grupos , individualmente ou com opção para determinados circuitos; 3- o BEP foi feito no QDC de baixo apenas, realizando a equipotencializacão necessária. Não há outro ponto de união, pois não faria sentido nenhum equipotencializar novamente.
Olá, amigo! Exatamente. No esquema TN-S vc tem a opção de utilizar o dr em grupos de circuitos, de forma individual e com opção de apenas uma parte dos circuitos da residencia, dando sempre prioridade a locais molhados, sujeitos a lavagens e banhos, por exemplo.
Olá, amigo! O correto seria sempre utilizar os dispositivos de proteção e as orientações da norma. Mas compreendo que , muitas vezes, o cliente não quer ou não tem condições para fazer a instalação do jeito que deve ser. Sendo assim vc pode executar, mas deixando o seu cliente sempre ciente dos riscos.
Esse disjuntor geral q é do secundario q está no primário n essa protegido do dps, ele deveria está depois do dps juntos c os disjuntores!!! Dessa forma o DPS só está protegendo a casa de baixo
Olá, amigo! Havendo a necessidade de colocar um DPS no QDC secundário, pode ser feito, sem problemas. O intuito do vídeo foi de mostrar um esquemático para derivação de dois QDCs. Espero ter lhe ajudado! Um forte abraço!
Teu video ensina direitinho a economizar mesmo eu concordo,ainda mais se vc usar o mesmo local tanto embaixo como no andar de cima para os quadros vc gasta menos fio sim.
duas perguntaa que gostaria de fazer meu nobre, primeiro, que programa é esse que vc usa para mostrar o desenho das montagens do qdc? E sobre a fiação que vai para o segundo qdc, tem que ser da mesma bitola que chega do medidor até o primeiro qdc, ou posso colocar um cabo mais fino, ou tem um valor minimo para levar para o segundo qdc?
Olá, amigo! Não utilizo nenhum software específico de instalacoes. Na realidade, crio as animações. Mas existem excelente softwares, como: Revit, canva, woka. O esquemático que mostra o vídeo, para ligar um QDC ao outro, não necessita de ter cabos com a mesma bitola do padrao, só por ter colocado um disjuntor para o secundário antes, ou seja, no QDC primário. A sessão do cabo vai depender somente das cargas de cima. Espero ter lhe ajudado!
Parabéns pelo video Muito bom agora estou entendendo mais como é um um sistema bifasico e logo trifasico Agora uma pergunta.... Tem alguma foram de colocar fio do QDC do poste (concessionária) Ligado no QDC principal e tbm ligado no QDC secundario ? Pq assim.... caso eu precise desligar o QDC principal todo pra fazer manutenção eu ainda teria o QDC secundário funcionando E digamos q seja uma casa de dois andares Só no primeiro andar não haveria energia Seria isso um sistema bifasico ? Ah e aproveitando q vc falou q haviam outros tipos de derivação quais as outras formas de derivação seriam essas ? São diferentes só na forma de fazer ou são diferentes nas aplicações delas ?
Olá, amigo! Vc poderia colocar um QG ( Quadro Geral) próximo ao QM ( Quadro de medição) com dois disjuntores ( 1 para cada quadro). Aí, no caso de uma manutenção no primário ou no secundário, bastaria desligar o disjuntor correspondente no QG. Espero ter lhe ajudado!
@@josedorianlopesdasilva2939 Ola, amigo! Seria um pequeno quadro com dois disjuntores separados para cada QDC. Em breve estarei lançando esse vídeo no canal.
Eu não posso fazer jumper direto da entrada do dijuntor geral do quadro primario? Pois eu fiz isso e o idr acabou acionando. Ai eu puxei direto do idr e deu certo, mas se eu desligar o dijuntor de baixo vou acabar desligando o de cima e não é oque eu quero. Então como devo fazer?
Olá, amigo! Pelo que entendi do seu comentário, vc gostaria que os quadros fossem independentes um do outro, é isso? No caso, mostro uma forma na aula 31 aqui do canal. Nela, os 2 QDCs são independentes, ou seja, o qdc de baixo não interfere no qdc de cima. Espero ter lhe ajudado!
Só uma dúvida ! Ao invés de colocar um disjuntor geral no quadro primário para o secundário,eu posso simplesmente fazer uma derivação com conector duplo na entrada do disjuntor geral do quadro primário saindo para o secundário ?
Olá, amigo! Vai depender muito das cargas do QDC secundário! No exemplo do vídeo, utilizo os disjuntores só como exemplo e com a finalidade a derivação. Um forte abraço!
Muito bom.... Wendel, vi no canal Elétrica virtual, usando esse mesmo modo mas no QDC2 so usou o IDR, falou que o mesmo daz o papel do dijuntor geral é certo? Obrigado
Olá, amigo! Pode ser feito assim tbm, sem problemas. O chato seria na hora de trocar o IDR do quadro de cima ( por algum defeito, por exemplo).No caso, vc teria que descer até o QDC de baixo para desligar o disjuntor, correndo o risco durante a manutenção do QDC de cima.
@@josedorianlopesdasilva2939 exatamente, amigo! O DDR pode ser usado como disjuntor geral, pois acumula as duas funções. Mas pelo que compreendi da pergunta do amigo Fagner, talvez ele estivesse se referindo ao IDR para proteção geral contra fuga dos circuitos do QDC de cima, energizando e desenergizando os circuitos de cima. Mas o mesmo papel, o IDR não faz.
Olá, amigo! Na realidade todas as animações contidas nas vídeo aulas são criações minhas. Não utilizo nenhum software específico de instalacoes ou eleteicidade de forma geral.
@@josedorianlopesdasilva2939 Aonde está a segunda equipontecialização? Eu vi apenas uma, que no caso é do terra e neutro que chegam de fora. Os dois neutros que saem do barramento do terra vão para os dois DR que consequentemente alimentam seus próprios barramentos de neutro.
Wendel boa noite, me fala uma coisa vc ligou embaixo neutro e terra no mesmo barramento certo? Eu entendo 60% de eletrica em casa e quero atualizar minha casa que não é aterrada no interio dos comodos seguinte ,um eletricista dise que não pode ser assim .Ele disse pra min que tenho que fazer um atrerramento separado para meu quadro. Será que ele quer pegar meu dinheiro achando que eu não saberia fazer ou ele esta me desmotivando. O QUADRO GERAL DA MINHA CASA TEM 20 ANOS É UM pc COM 4 MEDIDORES MEU QUINTAL TEM 4 CASAS O NEUTRO DA CONCESSIONARIA ESTA ATERRADO EM UMA BARRA DE COBRE 2,5MTS CABO NU E FORA DA CAIXA GRANDE TEM MAIS 3 BARRAS 2,5MTS ENTERRADAS NO CHAO DISTANCIA DE CADA UMA 2MTS. Não entendi agora se vc fala TN-S ai no video
Olá, amigo! No caso de um aterramento TT, vc teria que ter um aterramento separado no quadro. Mas no exemplo, faço através de um aterramento TN-S, ou seja, quando eu ligo neutro e terra no mesmo barramento estou garantindo o terra e neutro no mesmo potencial, é o chamado BEP ( Barramento de Equipotencializacao). Assim, posso utilizar esse barramento como proteção e puxar neutro para um barramento diferente a partir de um IDR, por exemplo. Espero ter lhe ajudado!
Olá, amigo! Sim, havendo a necessidade pode ser feito a instalação do DPS no QDC de secundário, sem problemas. O intuito do vídeo foi de fazer um esquemático para mostrar a derivação entre os dois QDCs. Espero ter lhe ajudado!
Eu perguntei a mesma coisa Acho q esse é o processo pra ser ter sistema bifasico Pq caso desligue o disjuntor geral do QDC do primeiro andar pra fazer manutenção Vc ainda teria energia no segundo QDC do segundo andar da casa já q ele tbm estaria ligado diretamente no poste
Olá, amigo! Vc poderia fazer um QG ( Quadro Geral) próximo ao QM ( Quadro de medição- onde fica o medidor) contendo dois disjuntores para cada Quadro. Neste caso, vc poderia desacionar o Quadro de baixo e o de cima continuaria em funcionamento. Só que assim, como vantagem, ficaria bem mais prático. A desvantagem nesse caso seria a metragem adicional de cabos, pois vc puxaria dois circuitos desse QG até os quadros. Espero ter lhe ajudado!
Olá, amigo! É que para o exemplo, utilizo um padrao monofasico a 220v. Mas no caso de um padrão bifasico, vc pode utilizar um disjuntor bipolar normalmente. Espero ter lhe ajudado!
Primeiro parabéns ao colega pelo vídeo. Em segundo lugar também concordo que o quadro de cima tenha o dps por conta da ligação dele estar após os circuitos de cima . Uma outra coisa aí que precisaria ser explicado melhor e em relação ao BEP dentro do quadro o porque foi feito e uma outra coisa em relação ao neutro se houver circuitos fora do dr que neste caso teria que ter um outro barramento de neutro .já gosto de deixar este barramento para futuras intervenções. As vezes chega um outro colega para colocar um novo circuito ex iluminação de um teto que não ache preciso passar pelo dr daí já encontra um barramento de neutro de entrada fora do dr .
Uma outra coisa que seria preciso dizer é que a derivação para o geral que vai subir tem que ter a mesma seção do cabo que alimenta o disjuntor que vai alimentar o andar de cima .é apartir dele aí o cabo pode ser de igual secao ou de menor secao de acordo com a soma das cargas de cima e chegando esta alimentação em cima derivação será na secao ou bitola deste cabo que subiu e apartr do disjuntor geral e do dr do qdc 2 seque outra sacao caso dimensionado para cada circuito segundo a sua projeção
Ola @@papelus1concordo com você. Gostei bastante do video!! Pelo que intendi você falou em relação ao cabo que chega do padrão de entrada. No meu caso ta chegando uma fio de 35.m² de alumínio aéreo. Já do quadro secundário levamos o de 16mm² que é apenas 2 quartos no andar superior e um vão livre. 16mm² 220v Sou de Brasília. Seria muito interessante ele fazer um vídeo com quadro secundário Bifasico ou Trifásico!! Iria ficar show. Obrigada
@@LeticiaAlvesModeladores sim querida mas no caso do bifasico é trifasico muda só os valores de secção dos cabos e os polos dos dispositivos, o esquema é o mesmo. Sim falei com relação ao cabo que chega do padrao onde a derivação para alimentar o geral do secundário tem que ser de mesma seção e apatir dele segue o cabo dimensionado para atender a corrente total do andar de cima. Aí em Brasília o 220 é monofasico ? Ou bifasico?
Parabéns pela aula! Eu apenas adicionaria um DPS no QDC secundário, ficando igual ao primário, pois o DPS do primário não está protegendo o secundário.
@@fabianovieira2231 obrigado amigo
Obg, meu amigo!
O intuito do vídeo era mesmo de mostrar a derivação entre os dois QDCs. Mas a observação foi excelente!
Espero ter lhe ajudado de alguma forma.
Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Tudo muito bem explicado obrigada ❤❤❤❤sou design de interiores ❤❤❤
Olá, Marcela!
Fico feliz de ter lhe ajudado. Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Show de aula Wendel. Clara, objetiva, muito bem explicado o assunto. Parabéns.
Detalhe quem fez tudo foi eu mesmo e um engenheiro so vinha a noite amigo meu olhar se estava tudo certo,fui aprovado fiz do jeito que me foi explicado. Agora quero atualizar colocar aterramento nos comodos e colocar DPS e DR pra ficar mais bonito e seguro né.
Ola Wendel, parabéns pelo excelente vídeo!
Seria muito interessante você fazer um vídeo com quadro secundário Bifasico ou Trifásico!! Iria ficar show. Obrigada. Sou de Brasília aqui é 220/380v ganhou + uma escrita ❤
Olá Letícia, tudo bem ?
Ficaria topp! Eu tenho esse projeto com 3 QDCs.
Um principal e 2 Segundarios!!! Se o Wendel quiser posso enviar pra ele o projeto. Abraço
Olá, Letícia!!!
Fico feliz de ter lhe ajudado!
Sugestão anotada!
Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Eu me cabo vendo os comentários dos caras kkkk,vem uns Loko no TH-cam ver vídeo sobre instalação elétrica e acabam falando pro eletricista de como tem que ser feito kkkk...pow, se sabem como é feito, porque vêem aqui kkkkk
Show. Mto bom. Eu só colocaria o disjuntor no secundario...
Muito bom parabéns e nóis tamos juntos 👊👊👍 blz
Gostei de mais show de bola
Obg, amigo!
Muito bom mestre bem explicado. parabéns valeu!
Bem didático.
Muito bom parabéns
Boa noite professor muito obrigado pela a sua aula
Por nada!
Espero ter lhe ajudado!
Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Beleza que dica legal hein estou prendendo com vocês aí é cada vez mais uma dica importante Hélio da Bahia lá é monofásico 220 neutro e fase
Olá, amigo Helio!
Fico feliz de ter lhe ajudado!
Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Muito bom, bem estruturado.
Maravilha de aula professor parabéns gostei
Obg, amigo!
Qualquer dúvida, estarei a disposição!
Um forte abraço!
Amigo do disjuntor geral baixo poderia sair pela entrada de fase pra geral cima economizando um disjuntor
Ótimo vídeo, me escrevi no canal Carapicuíba SP like maroto.
Obg, meu amigo!
Fico feliz de ter lhe ajudado!
Muito bom só uma opinião eu sempre deixo a iluminação fora do IDR eu crio ou barramento de neutro
Olá, amigo!
É muito legal vc compartilhar um pouco da sua experiência comentando como faz. Seu comentário pode ajudar mais pessoas tbm.
Uma forma muito válida!
Um forte abraço!
Show
Vídeo muito top mestre!! Melhor Vídeo do TH-cam de Quadro Segundario . No meu caso sao 3 Quadros Segundarios, vou apenas acrescentar mais um disjuntor antes do Disjuntor Geral, correto ??? Obrigado pelo Vídeo 😄🙏
Olá!
Vc poderia tbm utizar o esquema da aula 31. Pq, no caso, teria um Quadro Geral fora da casa, tornando os QDCs independentes.
Espero ter lhe ajudado!
@@wendelfechine vou conferir a aula 31. Obrigado Mestre
Top🇲🇿
Olá!
Muito obg!
Espero ter lhe ajudado!
Meu amigo. Se no meu caso o cabo principal chego com um cabo de 10 mm no Qdc principal. Automaticamente pro Qdc secundário também subo com outro cabo de 10 mm? Me tira essa dúvida ai. Parabéns pelo seu vídeo!
Olá, amigo!
Não necessariamente!
Na verdade, vai depender muito da forma que vc faz a instalação dos QDCs.
Neste caso, eu optei por colocar um disjuntor embaixo para desarmar o qdc de cima. Assim, dessa forma, só de colocar esse disjuntor, eliminou a necessidade de utilizar a mesma secção do cabo de fase do padrao. Posso utilizar uma bitola menor para levar ao qdc de cima.
Quer dizer, colocando um disjuntor, terminei por economizar com cabos.
Espero ter lhe ajudado!
Tem 2 coisas que não entendi: O quadro secundário ficou sem a proteção do DPS, pois a derivação partiu do cabo que vem direto do padrão, portanto necessário nessa instalação. Quanto ao BEP, Não está duplicado fazendo assim?
Olá, amigo!
O vídeo é somente um esquemático, cuja a finalidade seria mostrar um exemplo de derivação entre os quadros.
Poderia utilizar um DPS nos secundario, sem.problemas.
Enquanto a duplicação. Durante toda a montagem, só utilizo um ponto de equipotencializacao no qdc primário, posteriormente fazendo a separação.
No exemplo, utilizo um aterramento de proteção, promovendo o tipo TN-S.
Espero ter lhe ajudado!
Show, uma duvida, poderia vir apenas um cabo de proteção do BEP QDC principal fazendo esse cabo como PEN e transformar o segundo quadro em BEL dai saindo 1 cabo neutro par ao idr? minha instaçãp esta em padrão TNC
Professor, tenho 3 dúvidas:
1) Até que ponto haverá realmente economia de cabos para os circuitos terminais no segundo andar?
2) O IDR é opcional mesmo no segundo pavimento?
3) Após a ligação TNS não ⛔🚫 se pode mais unir os cabos de neutro e de terra. Dessa forma, qual seria a segurança no pavimento de cima com duas ligações TNS?!
Olá, amigo!
Respondendo aos seus questinamentos:
1- No caso, havendo somente o QDC de baixo, teria que puxar vários cabos partindo do qdc de baixo para alimentação dos pontos de luz e tomadas da parte de cima. Ao invés disso, estarei ligando ao qdc de cima apenas os cabos necessários e derivando a partir de lá, percorrendo uma distância menor;
2- sim, sendo o sistema TN-S, posso utiliza-lo para proteção geral, por grupos , individualmente ou com opção para determinados circuitos;
3- o BEP foi feito no QDC de baixo apenas, realizando a equipotencializacão necessária. Não há outro ponto de união, pois não faria sentido nenhum equipotencializar novamente.
🎉🎉🎉
Bom dia a todos professor não precisa colocar o Dr por que não tem área molhada em cima, é isso?
Olá, amigo!
Exatamente. No esquema TN-S vc tem a opção de utilizar o dr em grupos de circuitos, de forma individual e com opção de apenas uma parte dos circuitos da residencia, dando sempre prioridade a locais molhados, sujeitos a lavagens e banhos, por exemplo.
Professor,o cliente não tem condições de todos esses componentes posso fazer essa ligação sem usar dps, idr etc.ussar só disjuntores.
Olá, amigo!
O correto seria sempre utilizar os dispositivos de proteção e as orientações da norma. Mas compreendo que , muitas vezes, o cliente não quer ou não tem condições para fazer a instalação do jeito que deve ser. Sendo assim vc pode executar, mas deixando o seu cliente sempre ciente dos riscos.
Esse disjuntor geral q é do secundario q está no primário n essa protegido do dps, ele deveria está depois do dps juntos c os disjuntores!!! Dessa forma o DPS só está protegendo a casa de baixo
Olá, amigo!
Havendo a necessidade de colocar um DPS no QDC secundário, pode ser feito, sem problemas.
O intuito do vídeo foi de mostrar um esquemático para derivação de dois QDCs.
Espero ter lhe ajudado!
Um forte abraço!
Teu video ensina direitinho a economizar mesmo eu concordo,ainda mais se vc usar o mesmo local tanto embaixo como no andar de cima para os quadros vc gasta menos fio sim.
duas perguntaa que gostaria de fazer meu nobre, primeiro, que programa é esse que vc usa para mostrar o desenho das montagens do qdc? E sobre a fiação que vai para o segundo qdc, tem que ser da mesma bitola que chega do medidor até o primeiro qdc, ou posso colocar um cabo mais fino, ou tem um valor minimo para levar para o segundo qdc?
Olá, amigo!
Não utilizo nenhum software específico de instalacoes. Na realidade, crio as animações.
Mas existem excelente softwares, como: Revit, canva, woka.
O esquemático que mostra o vídeo, para ligar um QDC ao outro, não necessita de ter cabos com a mesma bitola do padrao, só por ter colocado um disjuntor para o secundário antes, ou seja, no QDC primário. A sessão do cabo vai depender somente das cargas de cima.
Espero ter lhe ajudado!
Parabéns pelo video Muito bom agora estou entendendo mais como é um um sistema bifasico e logo trifasico
Agora uma pergunta....
Tem alguma foram de colocar fio do QDC do poste (concessionária)
Ligado no QDC principal e tbm ligado no QDC secundario ?
Pq assim.... caso eu precise desligar o QDC principal todo pra fazer manutenção eu ainda teria o QDC secundário funcionando
E digamos q seja uma casa de dois andares Só no primeiro andar não haveria energia
Seria isso um sistema bifasico ?
Ah e aproveitando q vc falou q haviam outros tipos de derivação quais as outras formas de derivação seriam essas ?
São diferentes só na forma de fazer ou são diferentes nas aplicações delas ?
Olá, amigo!
Vc poderia colocar um QG ( Quadro Geral) próximo ao QM ( Quadro de medição) com dois disjuntores ( 1 para cada quadro). Aí, no caso de uma manutenção no primário ou no secundário, bastaria desligar o disjuntor correspondente no QG.
Espero ter lhe ajudado!
@@wendelfechineComo seria esse QG numa ligação monofásica?
@@josedorianlopesdasilva2939 Ola, amigo!
Seria um pequeno quadro com dois disjuntores separados para cada QDC.
Em breve estarei lançando esse vídeo no canal.
@@wendelfechine E sobre as três dúvidas?!
Eu não posso fazer jumper direto da entrada do dijuntor geral do quadro primario? Pois eu fiz isso e o idr acabou acionando. Ai eu puxei direto do idr e deu certo, mas se eu desligar o dijuntor de baixo vou acabar desligando o de cima e não é oque eu quero.
Então como devo fazer?
Olá, amigo!
Pelo que entendi do seu comentário, vc gostaria que os quadros fossem independentes um do outro, é isso?
No caso, mostro uma forma na aula 31 aqui do canal. Nela, os 2 QDCs são independentes, ou seja, o qdc de baixo não interfere no qdc de cima.
Espero ter lhe ajudado!
Só uma dúvida ! Ao invés de colocar um disjuntor geral no quadro primário para o secundário,eu posso simplesmente fazer uma derivação com conector duplo na entrada do disjuntor geral do quadro primário saindo para o secundário ?
Olá, amigo!
Até pode, mas seria importante um QDG. Talvez a aula 31 mostre uma solução melhor para o seu caso.
Um forte abraço!
Qual bitola de fio utilizar na entrada no quadro secundário?
Olá, amigo!
Vai depender muito das cargas do QDC secundário!
No exemplo do vídeo, utilizo os disjuntores só como exemplo e com a finalidade a derivação.
Um forte abraço!
Pq não saiu com apenas um condutor do BEP e no qdc secundário nao fez a separação dos condutores nos barramentos ?
O geral da casa superior do quadro principal não está protegido pelo dps!
Muito bom....
Wendel, vi no canal Elétrica virtual, usando esse mesmo modo mas no QDC2 so usou o IDR, falou que o mesmo daz o papel do dijuntor geral é certo? Obrigado
Olá, amigo!
Pode ser feito assim tbm, sem problemas.
O chato seria na hora de trocar o IDR do quadro de cima ( por algum defeito, por exemplo).No caso, vc teria que descer até o QDC de baixo para desligar o disjuntor, correndo o risco durante a manutenção do QDC de cima.
IDR nunca será disjuntor geral. DDR sim é um disjuntor geral+ função de IDR.
@@josedorianlopesdasilva2939 exatamente, amigo!
O DDR pode ser usado como disjuntor geral, pois acumula as duas funções. Mas pelo que compreendi da pergunta do amigo Fagner, talvez ele estivesse se referindo ao IDR para proteção geral contra fuga dos circuitos do QDC de cima, energizando e desenergizando os circuitos de cima. Mas o mesmo papel, o IDR não faz.
amigo para residências com 2andare não pode se tenção monofasica sim bifasica porque se ligar os 2chuveiro mesm tempo gera uma corrente muita alta
Aí é uma simulação. Se fosse 127 realmente precisaria de uma ligação bifásica ou até mesmo trifásica.
A questão aí é que ele fez duas vezes o BEP. Pela norma isso não 🚫⛔ pode.
Gostei. Qual foi o programa que você usou?
Olá, amigo!
Na realidade todas as animações contidas nas vídeo aulas são criações minhas. Não utilizo nenhum software específico de instalacoes ou eleteicidade de forma geral.
Bom dia, onde vc fez a equipotencialisação? . Já que o aterramento é TNS
Ele fez duas equipotencializaçōes. Na 5410 diz que não se pode unir neutro e terra novamente. Foi exatamente o que aconteceu nesse vídeo.
No 1° pavimento (andar).
@@josedorianlopesdasilva2939 Aonde está a segunda equipontecialização? Eu vi apenas uma, que no caso é do terra e neutro que chegam de fora. Os dois neutros que saem do barramento do terra vão para os dois DR que consequentemente alimentam seus próprios barramentos de neutro.
Wendel boa noite, me fala uma coisa vc ligou embaixo neutro e terra no mesmo barramento certo? Eu entendo 60% de eletrica em casa e quero atualizar minha casa que não é aterrada no interio dos comodos seguinte ,um eletricista dise que não pode ser assim .Ele disse pra min que tenho que fazer um atrerramento separado para meu quadro. Será que ele quer pegar meu dinheiro achando que eu não saberia fazer ou ele esta me desmotivando. O QUADRO GERAL DA MINHA CASA TEM 20 ANOS É UM pc COM 4 MEDIDORES MEU QUINTAL TEM 4 CASAS O NEUTRO DA CONCESSIONARIA ESTA ATERRADO EM UMA BARRA DE COBRE 2,5MTS CABO NU E FORA DA CAIXA GRANDE TEM MAIS 3 BARRAS 2,5MTS ENTERRADAS NO CHAO DISTANCIA DE CADA UMA 2MTS. Não entendi agora se vc fala TN-S ai no video
Olá, amigo!
No caso de um aterramento TT, vc teria que ter um aterramento separado no quadro. Mas no exemplo, faço através de um aterramento TN-S, ou seja, quando eu ligo neutro e terra no mesmo barramento estou garantindo o terra e neutro no mesmo potencial, é o chamado BEP ( Barramento de Equipotencializacao). Assim, posso utilizar esse barramento como proteção e puxar neutro para um barramento diferente a partir de um IDR, por exemplo.
Espero ter lhe ajudado!
O que você pegou um cabo lá do padrão, que não passa pelo Dr então deveria colocar um Dr lá em cima
Olá, amigo!
Sim, havendo a necessidade pode ser feito a instalação do DPS no QDC de secundário, sem problemas.
O intuito do vídeo foi de fazer um esquemático para mostrar a derivação entre os dois QDCs.
Espero ter lhe ajudado!
Posso fazer essa derivação saindo diretamente DO poste do padrão
Eu perguntei a mesma coisa
Acho q esse é o processo pra ser ter sistema bifasico
Pq caso desligue o disjuntor geral do QDC do primeiro andar pra fazer manutenção Vc ainda teria energia no segundo QDC do segundo andar da casa já q ele tbm estaria ligado diretamente no poste
Olá, amigo!
Vc poderia fazer um QG ( Quadro Geral) próximo ao QM ( Quadro de medição- onde fica o medidor) contendo dois disjuntores para cada Quadro. Neste caso, vc poderia desacionar o Quadro de baixo e o de cima continuaria em funcionamento.
Só que assim, como vantagem, ficaria bem mais prático. A desvantagem nesse caso seria a metragem adicional de cabos, pois vc puxaria dois circuitos desse QG até os quadros.
Espero ter lhe ajudado!
Porq o disjuntor geral tem q ser mono polar, e não bi polar?
Olá, amigo!
É que para o exemplo, utilizo um padrao monofasico a 220v. Mas no caso de um padrão bifasico, vc pode utilizar um disjuntor bipolar normalmente.
Espero ter lhe ajudado!
No quadro bifasico é usado dois geral bifasico
Olá, amigo!
Exatamente!
Precisa DPS aí, os DPs do quadro de baixo não vai proteger o circuito da parte de cima, pois foi pego a fase antes do DPs na parte de baixo
O segundo quadro é a cópia do primeiro
Primeiro parabéns ao colega pelo vídeo. Em segundo lugar também concordo que o quadro de cima tenha o dps por conta da ligação dele estar após os circuitos de cima . Uma outra coisa aí que precisaria ser explicado melhor e em relação ao BEP dentro do quadro o porque foi feito e uma outra coisa em relação ao neutro se houver circuitos fora do dr que neste caso teria que ter um outro barramento de neutro .já gosto de deixar este barramento para futuras intervenções. As vezes chega um outro colega para colocar um novo circuito ex iluminação de um teto que não ache preciso passar pelo dr daí já encontra um barramento de neutro de entrada fora do dr .
Uma outra coisa que seria preciso dizer é que a derivação para o geral que vai subir tem que ter a mesma seção do cabo que alimenta o disjuntor que vai alimentar o andar de cima .é apartir dele aí o cabo pode ser de igual secao ou de menor secao de acordo com a soma das cargas de cima e chegando esta alimentação em cima derivação será na secao ou bitola deste cabo que subiu e apartr do disjuntor geral e do dr do qdc 2 seque outra sacao caso dimensionado para cada circuito segundo a sua projeção
Ola @@papelus1concordo com você. Gostei bastante do video!! Pelo que intendi você falou em relação ao cabo que chega do padrão de entrada. No meu caso ta chegando uma fio de 35.m² de alumínio aéreo. Já do quadro secundário levamos o de 16mm² que é apenas 2 quartos no andar superior e um vão livre. 16mm² 220v
Sou de Brasília.
Seria muito interessante ele fazer um vídeo com quadro secundário Bifasico ou Trifásico!! Iria ficar show. Obrigada
@@LeticiaAlvesModeladores sim querida mas no caso do bifasico é trifasico muda só os valores de secção dos cabos e os polos dos dispositivos, o esquema é o mesmo. Sim falei com relação ao cabo que chega do padrao onde a derivação para alimentar o geral do secundário tem que ser de mesma seção e apatir dele segue o cabo dimensionado para atender a corrente total do andar de cima. Aí em Brasília o 220 é monofasico ? Ou bifasico?
Ha vários erros ai...
Quais são os erros Milton?