Tenho interesse real em fazer o curso. Mas gostaria de um meio de contato para questionar sobre o reconhecimento do certificado. Trabalho como auxiliar de eletricista, e preciso urgente fazer um curso pra ser classificado como profissional.
Na NBR 5410, e normas das concecionarias está repleta de fórmulas e exemplos de dimensionamento. Vejo hoje em dia que muitas pessoas trabalham com isso e sequer se dão ao trabalho de tentar entender. Mas se aparece alguem na Internet falando besteira as pessoas quebram a cabeça por meses tentando achar uma fórmula que justifique fazer as coisas fora de norma ou até mesmo atentando contra a segurança da instalação. Que a norma às vezes pode ter uma linguagem confusa ou complexa pra que não está habituado é realmente verdade, mas o tanto de engenheiro, técnicos , eletricistas, professores, com vídeos aqui no canal explicando essas questões já deveria ser o suficiente pra as pessoas abandonarem as aulas de Zé faísca. Parabéns ao canal por fazer a diferença positivamente.
No Brasil normas e leis que valem pra uns não valem pra outros... aqui na minha cidade a Energisa exige cabos de 1Kv na entrada e saída dos padrões de entrada e ainda exigem uma caixa enorme para abrigar 1 disjuntor e o relógio de medição. Agora quando eles te vendem e instalam o padrão de entrada fazem com cabo multiplexado (tanto na entrada como na saída) passando por eletroduto e tudo numa caixa de metal minúscula...
Eu já comprei uns cursos dele na Udemy, só não comprei mais porque não tô com tempo pra assistir. Mas ainda vou comprar os outros, é só arrumar tempo pra ver
Os Condutores do RAMAL DE LIGAÇÃO (Do Poste da Concessionária ao Poste da Unidade Consumidora), Pertence a Concessionária de Energia Elétrica. Já Os Condutores do RAMAL DE ENTRADA Fazem Parte do Padrão Elétrico e os Condutores São de Cobre. As Edificações Residenciais Consomem 84% De Toda Energia Produzida no Brasil. O Comprimento Básico do Padrão ao QDC Pode Ser Previsto Em Relação ao Tamanho Do LOTE Padrão Brasileiro (Casa Popular) de 10X25 Mts. O Recuo Frontal da Edificação é de 4 Metros. Então o Comprimento Básico do Padrão Ao QDC é de no Máximo 12 Metros. Nesse Caso se Calcula a Queda de Tensão Para Saber Se Necessita Colocar Condutores Com Sessão Nominal Maior. Vai Um LIKE Pela Excelente Aula Professor. Saudações.
O ramal de entrada, só vêm aéreo, até o eletroduto de entrada para ir ao medidor. Eu sempre instruo o consumidor ou cliente, trocar o de 16mm pelo 25 ou 35mm. Dependendo da sua carga. Ou trago aéreo, 16mm, até a curva de 180°, do eletroduto. E faço a emenda com o de 25mm de cobre, com conector perfurante.
@@lindonjonsonbrasil5336 25mm é pouco, 16mm é lixo pois o alumínio aquenta que nem o cobre de 10mm e em longa distância de 130 metros só aguenta 10A , o fio de alumínio 35mm aguenta no máximo 25A serve para ligar 2 ar condicionado, já o 50mm de alumínio aquenta o que o cobre de 35mm suporta que é de 35A e o de 70mm alumínio para carga de 50A suporta uma casa sem queda de tensão.
Muito boa tua calculadora. Dica: falta opção definindo por bitola cabo ou queda tensão. Critica: O item 6.2.5.6.1 da NBR 5410, acho que ninguém lê, fator de 0,86 (circuito trifásico com neutro).
Se precisar usa-se cabos de cobre para residência também , ainda mais quando tem se grandes quintais que o relógio fica longe da casa, e conecta ao QDC com cabo de cobre e conector bimetálico
Possuo um QDC com 6 relógios, cabo de 25mm da bengala até o QDC com um disjuntor geral de 100A. Porém, com cabos de 10mm saindo do barramento do QDC até os medidores. Uma coisa que acho estranho é que todas as caixas de entrada que vejo em lojas que vendem, usam cabo de 10mm. Deveriam vir como padrão o mesmo que vem de entrada. Tipo: Se o QDC é de 6 relógios e 25mm, os barramentos até os relógios, deveriam vir com 25mm também. Na época que o eletrecista instalou e ja faz muitos anos, não me atentava sobre essas coisas. Hoje em dia o que mais queria, era trocá-los. Até mesmo por conta dos equipamentos sofisticados que tem no mercado e precisam de uma instalação adequada.
Muita gente faz uma confusão sobre esse assunto, quando o assunto é capacidade de condução dos cabos, acham que quando aumenta a resistência, "aumenta o calor desprendido dos mesmos", o que não é verdade. É sábio que quanto menor a área da seção de um cabo influi na sua resistência, mas a resistência causa queda de tensão, diminuindo a corrente e por consequência a potência dissipada na forma de calor. O que acontece de fato é que por exemplo, se forem comparados dois cabos, com o mesmo comprimento, submetidos a mesma tensão, mas de bitolas diferentes, vai circular por eles quase que a mesma corrente, porque a diferença de resistência entre eles será pequena. O que de fato faz com que um cabo mais fino aqueça mais que um mais grosso, é a área de dissipação térmica, pois o cabo mais grosso tem uma quantidade de matéria, uma massa de cobre ou outro material que ele é feito, maior para dissipar o calor.
Excelente vídeo, como sempre! Gostaria de esclarecer essas dúvidas: em um circuito onde os cabos em PVC vão seguir por eletroduto, digamos para chuveiro, em 6 mm, 220 v, F+F+T, no cálculo de ocupação eu devo considerar o terra, ou somente as duas fases? Ainda nesse raciocínio, digamos que o cálculo do dimensionamento indiquei o uso de conduíte de 1 polegada, mas tenho que passar por uma caixa de passagem, que só aceita conduíte até 3/4. Eu posso fazer essa conexão do conduíte na caixa com um redutor depara 3/4 e voltar pra 1 polegada após a caixa?
No calculo de ocupação do eletroduto considera todos os cabos, inclusive o terra. Mas já para calcular o agrupamento são considerados apenas condutores carregados.
To precisado de um equipamento pra monitorar queda e pico de tensão. Trabalho com refrigeração e tenho um cliente dono de academia que sempre chama que paro o equipamentos, quando chego no local só reiniciar o equipamentos e volta funcionar.
Olá mestre! Mais um excelente vídeo. Então um cabo de Alumínio aéreo Quadruplex 3×35mm + 35mm azul 0.6 1Kv de boa qualidade suporta mais amperagem do que um Cabo Semi rígido 50mm 1Kv EPR-90 de boa qualidade no modo B1 ???
Na verdade poderíamos ter essa alternativa. Fazendo um balanceamento das correntes. Para baixar a bitola dos condutores 21mm seria necessário pedir para companhia um trifásico No sistema trifásico 220/380V, nós utilizaremos as três fases (L1, L2 e L3) com tensão de 220V entre cada fase Configuração: - Fase 1 (L1): 220V - Fase 2 (L2): 220V - Fase 3 (L3): 220V - Neutro (N): 0V Somando as três fases: 33,67 A + 33,67 A + 33,67 A = 101 A 101A / 3F =33,67A Corrente por fase: 33,67 A (como calculado anteriormente) Bitola do condutor: 10 mm² (para cada fase) Proteção do condutor de 10 mm DJ- trifásico curva C- 35A Benefícios: - Economia de recursos (menor bitola) - Melhor distribuição de carga - Maior eficiência energética
Estou com um cliente que está enfrentando queda de tensão. A tensão, que deveria ser de 127 V, está caindo para 85 V. Ele utiliza a residência para fins comerciais, e a demanda aumentou devido ao uso simultâneo de vários equipamentos. Nesse caso, será necessário redimensionar a instalação elétrica da casa ou optar por uma configuração trifásica. Além disso, notei que os fios do ramal da concessionária possuem duas fases de 4 mm² e um neutro de 1 mm², todos com comprimento aproximado de 2,5 m. Não entendia o motivo dessa configuração, mas agora, com a sua explicação, compreendi melhor a situação. Obrigado!
@@eletricidadeonline Ah sim , mas posso manter a bitola do cabo da residência em 16 mm2 de cobre ou devo reduzir para 10 mm2 devido as resistividades dos cabos serem diferentes ?
pessoal no padrão da cpfl vem o cabo 16mm, é possível solicitar para eles a permissão para aumentar a sessão do fio entre o medidor e a fiação do transformador da rua????
Esse trecho do medidor até a ponta de cima do poste, que é o ponto de entrega e chamado de ramal de entrada, não é de autoria da CPFL mexer, o consumidor instala o pertinente a categoria de atendimento, a CPFL só tem autoria direta no ramal de conexão.
Beleza mas as normas da NBR 5410 só vale pro eletricista normal,quando os eletricista da concessionária instala eles colocam o padrão de entada qualquer e instalação residencial ou qualquer outra de qualquer jeito e pronto
Infelizmente essa não é observação exagerada, pois temos acompanhando vários eletricistas que se recusam a mudar, que recusam novos conhecimentos, e criticam quem aplica. Ainda acompanham a NBR5410 de 1997, como se nada mais tivesse mudado.
@eletricidadeonline essa é minha opinião. Trabalho no ramo a tempo suficiente para respeitar os "raiz". Eu,particularmente,procuro me atualizar tanto quanto a normas e a materiais e equipamentos. Não gostei da sua colocação. Acho desnecessária. Mas é,como já disse, só minha opinião.
CURSO ELETRICISTA INSTALADOR COMPLETO
Acesse: 👉 eletricidadeonline.com.br
Tenho interesse real em fazer o curso. Mas gostaria de um meio de contato para questionar sobre o reconhecimento do certificado.
Trabalho como auxiliar de eletricista, e preciso urgente fazer um curso pra ser classificado como profissional.
Muito bom
Na NBR 5410, e normas das concecionarias está repleta de fórmulas e exemplos de dimensionamento. Vejo hoje em dia que muitas pessoas trabalham com isso e sequer se dão ao trabalho de tentar entender. Mas se aparece alguem na Internet falando besteira as pessoas quebram a cabeça por meses tentando achar uma fórmula que justifique fazer as coisas fora de norma ou até mesmo atentando contra a segurança da instalação. Que a norma às vezes pode ter uma linguagem confusa ou complexa pra que não está habituado é realmente verdade, mas o tanto de engenheiro, técnicos , eletricistas, professores, com vídeos aqui no canal explicando essas questões já deveria ser o suficiente pra as pessoas abandonarem as aulas de Zé faísca.
Parabéns ao canal por fazer a diferença positivamente.
No Brasil normas e leis que valem pra uns não valem pra outros... aqui na minha cidade a Energisa exige cabos de 1Kv na entrada e saída dos padrões de entrada e ainda exigem uma caixa enorme para abrigar 1 disjuntor e o relógio de medição. Agora quando eles te vendem e instalam o padrão de entrada fazem com cabo multiplexado (tanto na entrada como na saída) passando por eletroduto e tudo numa caixa de metal minúscula...
O curso desse cara deve ser muito bom, dá para vê só na maneira de falar, ele fala com muita propriedade tem muito conhecimento na área
Eu já comprei uns cursos dele na Udemy, só não comprei mais porque não tô com tempo pra assistir. Mas ainda vou comprar os outros, é só arrumar tempo pra ver
Concordo com suas palavras. Fiz o curso de eletricista instalador, é top. Recomendo.
Recomendo!
Fiz o curso, muito didático e com ótimo preço.
Vídeo top mestre!! Nessa ligação eu poderia usar um Disjuntor de 80A então ??
16mm² 90A
25mm² 101A
Passando para agradecer Professor,
seus cursos de Eletricista e de Comandos abriu um leque de oportunidade para mim.
Ótimo vídeo. Acredito que o principal motivo da bitola do cabo do chuveiro ser menor é por ser muito curto.
Ótimo conteúdo.⚡️🇧🇷
Os Condutores do RAMAL DE LIGAÇÃO (Do Poste da Concessionária ao Poste da Unidade Consumidora), Pertence a Concessionária de Energia Elétrica. Já Os Condutores do RAMAL DE ENTRADA Fazem Parte do Padrão Elétrico e os Condutores São de Cobre. As Edificações Residenciais Consomem 84% De Toda Energia Produzida no Brasil. O Comprimento Básico do Padrão ao QDC Pode Ser Previsto Em Relação ao Tamanho Do LOTE Padrão Brasileiro (Casa Popular) de 10X25 Mts. O Recuo Frontal da Edificação é de 4 Metros. Então o Comprimento Básico do Padrão Ao QDC é de no Máximo 12 Metros. Nesse Caso se Calcula a Queda de Tensão Para Saber Se Necessita Colocar Condutores Com Sessão Nominal Maior. Vai Um LIKE Pela Excelente Aula Professor. Saudações.
Parabéns pela explicação. Obrigado.
Que aula top!!! Parabéns. Eu estava conversando isso com um amigo esses dias
Muito obrigado Professor. Toda felicidade e proteções de Jesus na sua vida amigo.😊😊😊
O ramal de entrada, só vêm aéreo, até o eletroduto de entrada para ir ao medidor.
Eu sempre instruo o consumidor ou cliente, trocar o de 16mm pelo 25 ou 35mm. Dependendo da sua carga.
Ou trago aéreo, 16mm, até a curva de 180°, do eletroduto. E faço a emenda com o de 25mm de cobre, com conector perfurante.
@@lindonjonsonbrasil5336 25mm é pouco, 16mm é lixo pois o alumínio aquenta que nem o cobre de 10mm e em longa distância de 130 metros só aguenta 10A , o fio de alumínio 35mm aguenta no máximo 25A serve para ligar 2 ar condicionado, já o 50mm de alumínio aquenta o que o cobre de 35mm suporta que é de 35A e o de 70mm alumínio para carga de 50A suporta uma casa sem queda de tensão.
Show de aula 👍🏾⚡⚡⚡🔌🏡📈📉📊🪛🔩🔧🧤🕺🏾💪🏾📝📚
Muito boa tua calculadora.
Dica: falta opção definindo por bitola cabo ou queda tensão.
Critica: O item 6.2.5.6.1 da NBR 5410, acho que ninguém lê, fator de 0,86 (circuito trifásico com neutro).
Excelente aula, nobre professor. Adoro aulas em o mestre o explica os porquês das coisas.
.
Esse é bom parabéns
Essa eu não sabia...
Se precisar usa-se cabos de cobre para residência também , ainda mais quando tem se grandes quintais que o relógio fica longe da casa, e conecta ao QDC com cabo de cobre e conector bimetálico
Parabéns, excelente explicação!
Aqui a cemig trouxe ym cabo de 25 até o padrão e desceu um de cobre de 50 ,e aí, vai dar b.o
Boa noite
Mestre você é magnífico obrigado pela aula
Possuo um QDC com 6 relógios, cabo de 25mm da bengala até o QDC com um disjuntor geral de 100A. Porém, com cabos de 10mm saindo do barramento do QDC até os medidores. Uma coisa que acho estranho é que todas as caixas de entrada que vejo em lojas que vendem, usam cabo de 10mm. Deveriam vir como padrão o mesmo que vem de entrada. Tipo: Se o QDC é de 6 relógios e 25mm, os barramentos até os relógios, deveriam vir com 25mm também. Na época que o eletrecista instalou e ja faz muitos anos, não me atentava sobre essas coisas. Hoje em dia o que mais queria, era trocá-los. Até mesmo por conta dos equipamentos sofisticados que tem no mercado e precisam de uma instalação adequada.
Você vai precisar de fazer uma configuração de balanceamento trifásico
Excelente explicação
Ótima aula muito bem explicado
Muita gente faz uma confusão sobre esse assunto, quando o assunto é capacidade de condução dos cabos, acham que quando aumenta a resistência, "aumenta o calor desprendido dos mesmos", o que não é verdade. É sábio que quanto menor a área da seção de um cabo influi na sua resistência, mas a resistência causa queda de tensão, diminuindo a corrente e por consequência a potência dissipada na forma de calor. O que acontece de fato é que por exemplo, se forem comparados dois cabos, com o mesmo comprimento, submetidos a mesma tensão, mas de bitolas diferentes, vai circular por eles quase que a mesma corrente, porque a diferença de resistência entre eles será pequena. O que de fato faz com que um cabo mais fino aqueça mais que um mais grosso, é a área de dissipação térmica, pois o cabo mais grosso tem uma quantidade de matéria, uma massa de cobre ou outro material que ele é feito, maior para dissipar o calor.
Sempre ótimos vídeos para nós. 👍👍
sensacional!
Para instalação residência cabo bom que não causa perta devido a titancia é o de 50mm e para instalação rural, empresarial é o de 100mm ou mais .
Não existe cabo 100mm, mais próximo seria 95mm ou 120mm
Valeu obrigado
Excelente vídeo, como sempre! Gostaria de esclarecer essas dúvidas: em um circuito onde os cabos em PVC vão seguir por eletroduto, digamos para chuveiro, em 6 mm, 220 v, F+F+T, no cálculo de ocupação eu devo considerar o terra, ou somente as duas fases? Ainda nesse raciocínio, digamos que o cálculo do dimensionamento indiquei o uso de conduíte de 1 polegada, mas tenho que passar por uma caixa de passagem, que só aceita conduíte até 3/4. Eu posso fazer essa conexão do conduíte na caixa com um redutor depara 3/4 e voltar pra 1 polegada após a caixa?
No calculo de ocupação do eletroduto considera todos os cabos, inclusive o terra. Mas já para calcular o agrupamento são considerados apenas condutores carregados.
Magistral!
To precisado de um equipamento pra monitorar queda e pico de tensão. Trabalho com refrigeração e tenho um cliente dono de academia que sempre chama que paro o equipamentos, quando chego no local só reiniciar o equipamentos e volta funcionar.
Olá mestre! Mais um excelente vídeo. Então um cabo de Alumínio aéreo Quadruplex 3×35mm + 35mm azul 0.6 1Kv de boa qualidade suporta mais amperagem do que um Cabo Semi rígido 50mm 1Kv EPR-90 de boa qualidade no modo B1 ???
Precisa consultar lá na tabea da NBR5410
Por que na distribuição, na saida do transformador começa com uma bitola do cabo maior e com o aumento da distância vai diminuindo a bitola?
meu padrao é 900 metros do qdc a corrente cai muito oque posso esta fazendo para melhorar isso, haste de terra nos postes resolve?
Na verdade poderíamos ter essa alternativa.
Fazendo um balanceamento das correntes.
Para baixar a bitola dos condutores 21mm seria necessário pedir para companhia um trifásico
No sistema trifásico 220/380V, nós utilizaremos as três fases (L1, L2 e L3) com tensão de 220V entre cada fase
Configuração:
- Fase 1 (L1): 220V
- Fase 2 (L2): 220V
- Fase 3 (L3): 220V
- Neutro (N): 0V
Somando as três fases:
33,67 A + 33,67 A + 33,67 A = 101 A
101A / 3F =33,67A
Corrente por fase: 33,67 A (como calculado anteriormente)
Bitola do condutor: 10 mm² (para cada fase)
Proteção do condutor de 10 mm
DJ- trifásico curva C- 35A
Benefícios:
- Economia de recursos (menor bitola)
- Melhor distribuição de carga
- Maior eficiência energética
Nesse caso do exemplo dois condutores carregado, seria o monofásico (fase e neutro) correto ?
Exatamente
Estou com um cliente que está enfrentando queda de tensão. A tensão, que deveria ser de 127 V, está caindo para 85 V. Ele utiliza a residência para fins comerciais, e a demanda aumentou devido ao uso simultâneo de vários equipamentos. Nesse caso, será necessário redimensionar a instalação elétrica da casa ou optar por uma configuração trifásica.
Além disso, notei que os fios do ramal da concessionária possuem duas fases de 4 mm² e um neutro de 1 mm², todos com comprimento aproximado de 2,5 m. Não entendia o motivo dessa configuração, mas agora, com a sua explicação, compreendi melhor a situação.
Obrigado!
deve ser o terra, nao deve ser neutro
E quando a concessionária está entregando com uma queda de 10%(198 v)? Devemos acionar a mesma?
Norma da concessionária: "Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço".
E quando a concessionária coloca o cabo de alumínio dentro da pengala o método de instalação mudaria de F para B1
Se for eletroduto embutido em alvenaria sim.
@@eletricidadeonline é bengala embutido dentro poste
Na minha residência do relógio até o QDC o cabo é de 10 Mm, então posso substituir por um de 16mm tranquilamente ?
Sim, chama um eletricista de qualidade profissional na área elétrica e ele vai fazer esse serviço.
Nunca vi isso, sempre o cabo que chega é maior do que o que sai
Se tivesse tudo normal , posso usar cabo de 16 mm2 para a residência ou cabo 10 mm2 devido a resistência do cabo de alumínio?
Cabo de alumínio é proibido para uso em residências. Apenas até o padrão entregue pela concessionária.
@@eletricidadeonline Ah sim , mas posso manter a bitola do cabo da residência em 16 mm2 de cobre ou devo reduzir para 10 mm2 devido as resistividades dos cabos serem diferentes ?
Show...
pessoal no padrão da cpfl vem o cabo 16mm, é possível solicitar para eles a permissão para aumentar a sessão do fio entre o medidor e a fiação do transformador da rua????
O ramal se conexão é dimensionado para a sua categoria de entrada, eles não colocam seção maior do que o necessário para a categoria.
Esse trecho do medidor até a ponta de cima do poste, que é o ponto de entrega e chamado de ramal de entrada, não é de autoria da CPFL mexer, o consumidor instala o pertinente a categoria de atendimento, a CPFL só tem autoria direta no ramal de conexão.
Beleza mas as normas da NBR 5410 só vale pro eletricista normal,quando os eletricista da concessionária instala eles colocam o padrão de entada qualquer e instalação residencial ou qualquer outra de qualquer jeito e pronto
Show de mais like
O cabo 1 kV não é "muito mais caro" em relação ao PVC. Muitas vezes menos de 5%
R$ 1,50 o metro até 16 mm2 na minha região.
Vc explica bem, mas enrola muito.
A maioria pra ganhar dinheiro , na maioria dos países da Europa, ainda usam os velhos fios rígidos de bitola entre 2.5 e 4 mm
👏🏽👏🏽👏🏽✌🏾🎓
Meu maior pesadelo e raiva ver a concessionária colocando cabo de alumínio
Queda de tensão monstuosa
Emogi errado desconsiderem, boa tarde!
.
Sua observação para com os eletricistas "raiz", além de exagerada, é totalmente desnecessária, irrelevante...
Infelizmente essa não é observação exagerada, pois temos acompanhando vários eletricistas que se recusam a mudar, que recusam novos conhecimentos, e criticam quem aplica. Ainda acompanham a NBR5410 de 1997, como se nada mais tivesse mudado.
@eletricidadeonline essa é minha opinião. Trabalho no ramo a tempo suficiente para respeitar os "raiz". Eu,particularmente,procuro me atualizar tanto quanto a normas e a materiais e equipamentos. Não gostei da sua colocação. Acho desnecessária. Mas é,como já disse, só minha opinião.
Muito bom sua explicação
⚡💪🏽👊
.