Pra quem ficou com dúvida como pode circular corrente mesmo com os disjuntores de fase desligados, uma possível causa desse fenômeno é o deslocamento de neutro. Por exemplo, no circuito que vêm do transformador, devido às cargas desbalanceadas entre as fases, o ponto neutro da estrela do trafo "deixa de ser neutro" e passa a ter um potencial, assim, quando o neutro encosta no terra ocorre a circulação de corrente e o DR desarma.
Já me deparei várias vezes com esse problema, só q em muitas vezes não tinha nem barramento de neutro chegando no QDC, aí foi terrível a investigação kkk
Então, eu só consigo pensar assim, ou neutro viro uma fase menos potente ou o terra estava energizado. Por exemplo: se vc pegar uma fase q passa pelo o DR e pega um neutro q não passa pelo o DR.... o DR VAI DESARMAR!
@@cristianosimas1493sim, acredito que equipotencializando terra e neutro na entrada da edificacao, o impedimento de se ligar o DR com o disjuntor desligado se resolveria ! No entanto o DR continuaria a desligar ao se ligar o disjuntor, o que se resolveria finalmente separando o curto do terra com o neutro na tomada!
Fui supervisor de manutenção, e numa obra de escritórios, contratei empresas de serviços, e precisei mudar um QD existente com dois Circuitos com DR´s, sendo para a rede da concessionaria e outra para Gerador, O eletricista (contratado) desmontou todo o QD e remontou numa outra parede, e.... ??? os dois DR´s só desarmavam, ficou alguns dias assim, ele deu seu "laudo" que ambos os DR´s estavam com problemas... (?????), tive que intervir e solicitei a ele que desconectasse cada N do barramento.. achou, era o N invertido dos DR´s... do C1 com C2.
aconteceu algo parecido comigo semana passada, troquei um DR de 4 polos muito antigo de 300mA por um mais moderno e de 30mA, quando terminei o quadro e apertei o botao de teste nao desarmou, comecei a suar frio depois percebi que o neutro tava no lugar errado, o DR antigo o neutro ficava na direita sendo que os novos são na esquerda kkkkkkkk
Fala galera.... Busca pelo DR da marca Steck. Ele tem uma "trava de segurança", quando o DR não arma mais, é só travar com uma chave de fenda pequena e armar novamente! Eu descobri pq fiz um teste entre terra e neutro p cliente ver o quanto o DR era preciso e depois não armava mais. 😶😶
Sei que já passou o "TIME" do vídeo, mas sugiro uma melhora no seu procedimento de análise de qual neutro está com problema. Retire todos os circuitos e coloque 1 de cada vez.... Assim você elimina a possibilidade de ter 2 ou mais circuitos com problemas e você ficar perdidinho... Abraços... e parabéns...
Agira me deu um nó na cabeça andre .se o terra estava com o neutro gerou fuga de energia .e no aterramento TNS .o terra está janpeado ao neutro ... não seria a mesma coisa ? Porque aí não dá fuga de energia ?
@@adilsonsantos9491entre 2:40 a 2:55 do vídeo é mostrado o quadro de distribuição, não vi (ou não vi direito) o barramento do neutro aterrado. Talvez seja esse o detalhe, assim o neutro vem flutuante da concessionária, situação bem comum. Se não for isso, aí também estou na mesma dúvida que você.
Nossa você foi anjo que cai do céu, já estava desesperada aqui no meu AP,as tomadas do nada da cozinha e meu chuveiro parou de funcionar, e vendo este vídeo deu certo aqui graças à Deus e você ❤muito obrigada mesmo, você me salvou ❤
Já peguei uma treta dessa. Um eletricista do bocal queimado. Depois de tudo serviço entregue, e o cliente vá no AP, na hora que ligou tudo, começou os problemas. Mais graças a Deus foi solucionado.
Eu peguei um problema parecido, mas foi na troca do QDC com toda a instalação, ao religar e testar o DR caía, ao identificar o neutro com problema, descobri que a placa do motor do portão é que estava provocando o problema, desconectei o motor e o resto ficou ok. Passei para o cliente o problema e ele ficou muito satisfeito.
Rapaz ha um tempo atrás eu fiquei bolado na casa de um cliente pois eu desliguei o disjuntor do circuito da tomada que fui trocar, então com circuito desligado eu tava mais tranquilo e por acaso esbarrei a chave entre neutro e terra e o Dr desarmou. Fique procurando alguma fuga ou curto na casa toda e não achei nada. Somente una dias depois vendo videos de funcionamento do dr, fui lembrar que por acidente criei uma fuga do neutro para o terra kkkk. Mas até chegar nessa conclusão apanhei muito. Agr esse vídeo vai ajudar muita gente a ficar atento nesse detalhe
Caro Andre, uma antiga cliente comprou um apto novo em um prédio de 10 pavimentos e só queria se mudar depois que "efetuasse" inspeção eletrica para ver se tudo estava correto. E não é que havia "ALGO ERRADO" e logo no DR. Ela me confessou que diversos vizinhos chamou um eletricista, e o mesmo "RETIROU O DR" por ele "ESTAR DESARMADO" quando alguma tomada era "UTILIZADA", e pasme, o "ERRO ESTAVA NA INVERSÃO ENTRE O NEUTRO E O TERRA". Em vez de o "NEUTRO" ser conectado a "BARRA DE NEUTRO" e daí "SAIR" para o DR", o fio que estava conectado a essa barra, "ERA O FIO TERRA". O fio "NEUTRO", estava conectado a "BARRA DE TERRA". Efetuei a "TROCA" e o problema foi resolvido. Tenho visto "PROBLEMAS" absurdos, desde "BITOLA DE FIO" para tomada de 1,5 mm, aí foi "MALANDRAGEM" mesmo, pedi a planta elétrica ao cliente e lá estava a bitola correta de 2,5mm. Outro "ERRO GRAVE" que tenho observava era "INVERSÃO DE FASE" em QDC, em vez de "FIO FASE ESTÁ CONECTADO AO DISJUNTOR", o fio que estava era do "NEUTRO", descobri isso por acaso, quando fui instalar um chuveiro, "HAVIA TENSÃO MESMO COM DISJUNTORES DESLIGADOS", olha o perigo para a "SIMPLES TROCA DE LÂMPADA".
Olá! André foi que aconteceu comigo essa semana só que o Dr realmente de pau, fiz a substituição do mesmo e ele continua desligando, foi aí que uma hora ele segurou e disjuntor do circuito desligou foi onde achei o problema que era um bebedouro que aqueceu e o neutro fundio com terra. Kkkkk
Já peguei um problema parecido mas em um QDC com 4 IDRs separados, foi adicionado um novo circuito no quadro e ao ligar o mesmo derrubava o DR após analisar tomadas fios decapado na eletrocalha foi analisado o QDC e o problema está que o neutro desse novo circuito estava ligado no barramento de outro DR ocasionado a fuga de corrente. Fica aí a experiência.
Já cometi esse erro, falta de atenção e pressa pq a empresa estava correndo contra o tempo pra entrega. Felizmente tinha um profissional com muita experiência do meu lado e foi resolvido rapidinho.
Muito bom, gosto muito dos seus vídeos. Trabalhei toda minha vida em manutenção elétrica e me deparei com defeitos quase inesplicáveis parecendo mistério, mas a gente sabe que não existe mistério. É uma área bonita e apaixonante.
Acabei de fazer a instalação elétrica da minha casa e já tinha visto esse vídeo há uns meses. Estava exatamente com o mesmo problema. Vídeo foi fundamental para achar a solução. No meu caso o barramento de neutro (do IDR) estava em curto com o aterramento, afetando todos os circuitos.
Parabéns excelente aula. Com o Dr instalado posso tirar um 127 de um circuito 220v ; Ex fase fase neutro e terra ( nesse circuito tenho cargas 127 e cargas 220v compartilhando as mesmas fases.
Isso já aconteceu comigo!! e foi exatamente em uma das tomadas em um dos quartos, neutro encostado no terra. Observação: ( indução de umidade na tubulação, gera esse problema também.
É isso aí Eng °Andre eu gosto de pegar esses cachimbos sua explicação está certíssima. Muitos eletricistas prefere trocar o Dr pelo disjuntor normal. Pra mim chama falta de profissionalismo. Um forte abraço André.
Bom dia André, tive um "probleminha" parecido em uma instalação bifásica em 220V entre fase e fase, já existia uma rede "geral" antiga com cabeamento 10 mm rígido em bom estado num sítio cliente não quiz trocar (meu irmão). Fica em tijucas do sul no PR. Resumindo eu na podia subir no foro então no circuito de iluminação com neutro (154V) foi ligado uma lâmpada com neutro vindo direto da rede antiga, acontecia a mesma coisa do seu vídeo, após muita dor de cabeça subi no forró e acendeu a lâmpada 💡 na minha mente, coloquei o neutro desta bendita lampada junto com os outros q vinham do QD com neutro e terra equipotencializados fim da ópera.
Show de bola,perfeita explicação.... O bacana aí é que está tudo dimensionado,com seus devidos barramentos e cores,com todos os disjuntores etc.... Quero ver é pegar aqueles que não tem barramento,que o neutro desce diretamente em casa ponto... Etc ... Nesse vídeo já é complicado pois fez certinho passo a passo,imagina agora aquelas instalações e o cliente não quer modificar por causa de custo mas quer colocar o DR.... Enfim,sempre damos um jeito kkk Abraços
Fala meu querido Flavio, isso mesmo, tem que ficar atento entre a fuga de corrente entre Neutro e Terra. Obrigado pela presença! Para se tornar nosso aluno chama a gente no zap👉 engehall.com.br/zap
Uma boa prática é o disjuntor de cada circuito também cortar o respetivo condutor de neutro fazendo com que todos os condutores ativos sejam interrompidos. Dessa forma, qualquer deficiência de neutro para a terra é facilmente isolada.
Salve André, tudo jóia? Pergunta: quando falam sobre o DR pra mim eu oriento usá-lo em circuito separado, por exemplo: circuito de cozinha, lavanderia, banheiros, enfim. Porquê? Porque em caso de residência vc fica sem rede total, mas o prejuízo é irrelevante, mas no caso de uma empresa o prejuízo pode ser grande, até por isso montamos qdc independentes. No caso de um DR, imagina que a financeira de uma empresa esteja no fechamento de mês e acontece se desarmar o DR, que está como Geral! Nesse caso muitas vezes vc precisa recomeçar aquela pilha de análise de nota por nota, fechar tudo de novo e pra empresa isso pode ser inviável. Então, eu uso DR independente para todos os casos principalmente por conta do cliente ficar sem energia total por conta de 1 circuito com defeito. Por exemplo eu posso até usar DR geral, mas como geral de determinado circuito ou conjunto de circuitos de mesma categoria, vamos dizer: computadores, T.I, TUG, iluminações, etc. Cada um desses tem seu DR independente. "Ah mas assim encarece para o cliente." Na minha opinião vai baratear pois é um serviço garantido na segurança e função, menos manutenções e no caso de manutenção eu agilizo, ou seja, quanto menos tempo gastar na manutenção, melhor para o cliente. Como você trabalha nesse caso? O que você orienta?
Verdade, eu trabalho 22 anos na área e as piores m3rdas acontecem quando o projeto tem idr no geral, economia mais burra que existe, as vezes é uma fuga dentro do forro no gesso e não tem como saber, nem sair quebrando tudo na casa do cliente, atendo casas gigantes de luxo e a solução final acaba sendo a retirada do IDR. Tenho um caso bem interessante, antigamente os jardineiros usavam cortadores de grama com fio e em uma casa de veraneio, sem ninguém o cara foi cortar a grama e deu uma fuga no cortador, desarmou o IDR e ele foi embora, mas tinha um freezer lotado de frutos do mar, apodreceu tudo, prejuízo gigante por terem colocado IDR no circuito geral, e pior que aconteceu isso duas vezes rss até que o cliente mandou tirar, hoje os jardineiros usam equipamentos à gasolina ou bateria
São dicas muito boas tem muito eletricista orgulhoso acha que sabe muito muitas das vezes esquecem que somos eternos alunos 🚸 estamos sempre aprendendo nunca sabemos tudo
Excelente o vídeo! Porém, não entendo como pode existir corrente no Neutro, se as fases estão desligadas no disjuntor geral. De onde vem essa corrente no Neutro, ao ponto de fugir para o terra????
Olá amigo, acredito que se deva pela diferença de potencial que existe entre neutro e terra nunca são iguais quando em situações normais, ou seja. Um aterramento e barrento para neutro e outro para terra.
Acredito que seja pq o neutro nunca está em zero volt sempre tem algum valor ali em comparação com o aterramento que é 0, cria-se uma diferença de potencial, aí como o neutro passa dentro do dr, ele entende como fulga, acredito que seja isso
Aconteceu comigo! Comprei outro DR e nada... Chamei o eletricista e ele teve que desabilitar o DR! Vou fazer esta verificação dos neutros e re-ligar =) valeu pela dica!
Sou eletricista mais não estou mais atuando na área à mais 10anos, cheguei na minha casa um certo dia Dr não parava mais armado fui verifiquei todos os pontos elétricos tive uma surpresa dentro da caixinha da tomada de energia que alimenta máquina de lavar roupas tinha casa de formiga 🐜 era suficiente para desarmar tirei resolvi trocar tomada tudo funcionando
Eu peguei esse defeito hoje, aí eu fiz uma análise técnica e descobri justamente o que vc ensina nessa aula, parabéns vc está correto nota 10 . Alexandre eletricista de Maceió Alagoas.
Bom dia meu professor. Vc me ensinou e continua a me ensinando como sua inteligência e sabedoria, nós precisamos de pessoa como o senhor para nós ensinar como ser um profissional. qualidade qualidade
Boa tarde André parabéns pelo vídeo excelente, só fiquei com uma dúvida: mesmo com o disjuntor geral desligado há uma fuga no neutro? Poderia me tirar essa dúvida, obrigado!
neutro saindo do dr ta indo para o barramento de neutro, não ta sendo seccionado pelo disjuntor geral... logo pela simulação foi descoberto qual circuito de neutro estava em fuga...
Fiquei na mesm dúvida João...se está com o geral desligado, como pode ter carga na fase, para o neutro e terra ter ddp e derrubar o dr? Se você cortar p registro geral da casa, acabou vazamento, como ele mesmo disse
Eu uso disjuntores com corte de fase e neutro. Fica fácil resolver avarias e evito barramentos de neutro. Aliás, em alguns países europeus é obrigatório.
Dependendo do local quando você conecta o neutro com o terra em algum ponto da instalação, vai começar a passar corrente elétrica por ali, isso gera um desequilíbrio dentro do IDR e por isso ele desarma. Já aconteceu isso aqui em casa quando eu fui trocar umas tomadas da cozinha, em determinado momento eu percebi que o IDR tinha desarmado sozinho mesmo eu tendo desligado o disjuntor da cozinha... Na época fiquei pensando em pq aquilo tinha acontecido, desconfiei que poderia ter sido o contato entre o neutro e o terra no momento em que desmontei as tomadas e eu resolvi testar e vi que foi isso mesmo, quando eu encostei as pontas dos cabos neutro e terra um no outro, o IDR caiu, mesmo com o disjuntor da cozinha desligado. Isso pode acontecer mesmo com o disjuntor geral desarmado, pois sua casa ou apartamento está compartilhando a mesma rede elétrica com outras casas ou apartamentos próximos cheios de equipamentos ligados consumindo energia da rede, aí se acontecer uma conexão entre o cabo de neutro e o cabo de terra em algum ponto da sua instalação, sempre vai ter uma corrente elétrica residual circulando entre eles e isso já é suficiente para desarmar o IDR, já que essa corrente vai fluir entre o neutro e o terro sem passar pelos bornes de FASE do IDR, ou seja, dentro do IDR terá corrente elétrica passando pelo neutro, mas não pela fase.
Excelente seus vídeos como sempre. Fui aluno da Engehall em dois cursos. Me diga uma coisa, "Sentelha" no sobrenome do Zé, foi de propósito ou um escorregão, já que o correto é Centelha. Abraços.
Sabemos que na maioria das vezes, (quase sempre kkkkkkkk), vc não vai saber a qual circuito pertence tal disjuntor, os neutros vão ser comuns para todos circuitos, ou seja, como dizia Djavan, vai ser mais fácil aprender Japonês em Braile do que achar essa fuga !!! Mas brincadeiras à parte, parabéns pelo conteúdo, super didático e conciso.
Olá provavelmente são resistores não compatíveis ou uma água mais “salobra” que se tem maior condutibilidade, pra resolver precisa analisar melhor os equipamentos e se necessário substituir as resistências por blindadas
Na hora eu trocaria, porque eu não sabia que ele atuava sem energia. Mas se fosse um circúito 220V?, Professor o meu IDR tava desse jeito, mesmo com tudo desligado ele não parava armado, mas esse tava no circúito 220 do chuveiro, fiquei quase dois dias procurando encontrar o problema, mas nada de achar, a última coisa que me veio a cabeça foi mudar ele de posição com o disjuntor, ele tava antes do disjuntor, da maneira que eu sempre gostei de instalar todos os IDRs, aí eu coloquei ele depois do disjuntor acabou o problema rsrs, por gentileza pode me dar uma explicação? Obrigado.
Olá Marcelo, tô aqui, realmente somente alunos dos cursos possuem suporte com nossa equipe, porque preciso garantir o salário da turma né kkkk Aqui no Ytb são mais de 2 milhões de inscritos em todos os canais da empresa, sempre que dá respondo
Hoje fiz um serviço em uma casa que estava justamente com esse problema. O fio do aterramento tinha soltado e estava esbarrando no fio do neutro, foi só colocar no lugar e sucesso. Cliente feliz e dinheiro no bolso.
Muito bom. Isso estava acontecendo no meu trabalho, e eu achava que era problema na chave, mas eu não sou eletricista, por isso imaginava que seria essa a causa.
Fala André, precisei fazer circuitos de iluminação em perfilados fixados ao teto do prédio, com o neutro atuando mas apenas o disjuntor do circuito desligado, estava eu fazendo as instalações e sempre que o neutro encostava no perfil metálico, DR atuava, desligado tudo! aprendi na prática que fulga no neutro também desarma o DR, principalmente no meu quadro que o DR instalei como DG. TOP sua explicação 👍
⚡Como Fazer Uma Instalação Elétrica com segurança, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional: eletr.co/cortes-engehall2/?Gdmnuvb7iU
Não consegui entrar no grupo... alguma outra alternativa?
REGISTRO NÃÃÃÃÃÃÃÃO..... Pelamodideus !!!!! É VÁLVULA !!!!!
QUE SHOW ESTA AULA. PARABÉNS.
5
Não consigo adquirir o curso. Pagina não encontrada
Pra quem ficou com dúvida como pode circular corrente mesmo com os disjuntores de fase desligados, uma possível causa desse fenômeno é o deslocamento de neutro. Por exemplo, no circuito que vêm do transformador, devido às cargas desbalanceadas entre as fases, o ponto neutro da estrela do trafo "deixa de ser neutro" e passa a ter um potencial, assim, quando o neutro encosta no terra ocorre a circulação de corrente e o DR desarma.
Já me deparei várias vezes com esse problema, só q em muitas vezes não tinha nem barramento de neutro chegando no QDC, aí foi terrível a investigação kkk
Faltou aterrar o neutro?
@@samuellisboadossantos5353Putz...nesse caso vc teve que abrir todas as tomadas e procurar o problema?
Então, eu só consigo pensar assim, ou neutro viro uma fase menos potente ou o terra estava energizado.
Por exemplo: se vc pegar uma fase q passa pelo o DR e pega um neutro q não passa pelo o DR.... o DR VAI DESARMAR!
@@cristianosimas1493sim, acredito que equipotencializando terra e neutro na entrada da edificacao, o impedimento de se ligar o DR com o disjuntor desligado se resolveria ! No entanto o DR continuaria a desligar ao se ligar o disjuntor, o que se resolveria finalmente separando o curto do terra com o neutro na tomada!
Fui supervisor de manutenção, e numa obra de escritórios, contratei empresas de serviços, e precisei mudar um QD existente com dois Circuitos com DR´s, sendo para a rede da concessionaria e outra para Gerador, O eletricista (contratado) desmontou todo o QD e remontou numa outra parede, e.... ??? os dois DR´s só desarmavam, ficou alguns dias assim, ele deu seu "laudo" que ambos os DR´s estavam com problemas... (?????), tive que intervir e solicitei a ele que desconectasse cada N do barramento.. achou, era o N invertido dos DR´s... do C1 com C2.
Ainda bem que vc conseguiu ver esse problema
Pq se deixasse para o rapaz ele irá pedir para trocar e não ia continuar o problema
aconteceu algo parecido comigo semana passada, troquei um DR de 4 polos muito antigo de 300mA por um mais moderno e de 30mA, quando terminei o quadro e apertei o botao de teste nao desarmou, comecei a suar frio depois percebi que o neutro tava no lugar errado, o DR antigo o neutro ficava na direita sendo que os novos são na esquerda kkkkkkkk
😊😊0@@samueldebarroslopes9003
@sam😊ueldebarroslopes9003
Fala galera.... Busca pelo DR da marca Steck. Ele tem uma "trava de segurança", quando o DR não arma mais, é só travar com uma chave de fenda pequena e armar novamente! Eu descobri pq fiz um teste entre terra e neutro p cliente ver o quanto o DR era preciso e depois não armava mais. 😶😶
Sei que já passou o "TIME" do vídeo, mas sugiro uma melhora no seu procedimento de análise de qual neutro está com problema.
Retire todos os circuitos e coloque 1 de cada vez.... Assim você elimina a possibilidade de ter 2 ou mais circuitos com problemas e você ficar perdidinho...
Abraços... e parabéns...
Cara, essa sua dica foi MUITO boa. Faz todo sentido.
faz muito sentido.
Obrigado.pelo conteúdo
Agira me deu um nó na cabeça andre .se o terra estava com o neutro gerou fuga de energia .e no aterramento TNS .o terra está janpeado ao neutro ... não seria a mesma coisa ? Porque aí não dá fuga de energia ?
@@adilsonsantos9491entre 2:40 a 2:55 do vídeo é mostrado o quadro de distribuição, não vi (ou não vi direito) o barramento do neutro aterrado. Talvez seja esse o detalhe, assim o neutro vem flutuante da concessionária, situação bem comum. Se não for isso, aí também estou na mesma dúvida que você.
Nossa você foi anjo que cai do céu, já estava desesperada aqui no meu AP,as tomadas do nada da cozinha e meu chuveiro parou de funcionar, e vendo este vídeo deu certo aqui graças à Deus e você ❤muito obrigada mesmo, você me salvou ❤
Quem caiu do céu foi lúcifer, aliás, foi jogado de céu abaixo.
@@MMGusso oxi kkk e
NAO EXISTE ANJO QUE CAIO DO CEU VOÇE QUE DAR PRA ELE ISSO E CERTO
Já peguei uma treta dessa. Um eletricista do bocal queimado. Depois de tudo serviço entregue, e o cliente vá no AP, na hora que ligou tudo, começou os problemas. Mais graças a Deus foi solucionado.
Eu peguei um problema parecido, mas foi na troca do QDC com toda a instalação, ao religar e testar o DR caía, ao identificar o neutro com problema, descobri que a placa do motor do portão é que estava provocando o problema, desconectei o motor e o resto ficou ok.
Passei para o cliente o problema e ele ficou muito satisfeito.
Rapaz ha um tempo atrás eu fiquei bolado na casa de um cliente pois eu desliguei o disjuntor do circuito da tomada que fui trocar, então com circuito desligado eu tava mais tranquilo e por acaso esbarrei a chave entre neutro e terra e o Dr desarmou. Fique procurando alguma fuga ou curto na casa toda e não achei nada. Somente una dias depois vendo videos de funcionamento do dr, fui lembrar que por acidente criei uma fuga do neutro para o terra kkkk. Mas até chegar nessa conclusão apanhei muito. Agr esse vídeo vai ajudar muita gente a ficar atento nesse detalhe
Já ia falar que era repetido o vídeo, aí vi que é o canal de cortes kkkk. Ótimo vídeo, como sempre.
Caro Andre, uma antiga cliente comprou um apto novo em um prédio de 10 pavimentos e só queria se mudar depois que "efetuasse" inspeção eletrica para ver se tudo estava correto.
E não é que havia "ALGO ERRADO" e logo no DR. Ela me confessou que diversos vizinhos chamou um eletricista, e o mesmo "RETIROU O DR" por ele "ESTAR DESARMADO" quando alguma tomada era "UTILIZADA", e pasme, o "ERRO ESTAVA NA INVERSÃO ENTRE O NEUTRO E O TERRA".
Em vez de o "NEUTRO" ser conectado a "BARRA DE NEUTRO" e daí "SAIR" para o DR", o fio que estava conectado a essa barra, "ERA O FIO TERRA".
O fio "NEUTRO", estava conectado a "BARRA DE TERRA". Efetuei a "TROCA" e o problema foi resolvido.
Tenho visto "PROBLEMAS" absurdos, desde "BITOLA DE FIO" para tomada de 1,5 mm, aí foi "MALANDRAGEM" mesmo, pedi a planta elétrica ao cliente e lá estava a bitola correta de 2,5mm.
Outro "ERRO GRAVE" que tenho observava era "INVERSÃO DE FASE" em QDC, em vez de "FIO FASE ESTÁ CONECTADO AO DISJUNTOR", o fio que estava era do "NEUTRO", descobri isso por acaso, quando fui instalar um chuveiro, "HAVIA TENSÃO MESMO COM DISJUNTORES DESLIGADOS", olha o perigo para a "SIMPLES TROCA DE LÂMPADA".
Olá! André foi que aconteceu comigo essa semana só que o Dr realmente de pau, fiz a substituição do mesmo e ele continua desligando, foi aí que uma hora ele segurou e disjuntor do circuito desligou foi onde achei o problema que era um bebedouro que aqueceu e o neutro fundio com terra. Kkkkk
DR de pau?
No meu caso tava desarmando o dr porque o proprietário da casa tentou dar uma de eletricista e ligou o terra no lugar de neutro em uma tomada.
Já peguei um problema parecido mas em um QDC com 4 IDRs separados, foi adicionado um novo circuito no quadro e ao ligar o mesmo derrubava o DR após analisar tomadas fios decapado na eletrocalha foi analisado o QDC e o problema está que o neutro desse novo circuito estava ligado no barramento de outro DR ocasionado a fuga de corrente.
Fica aí a experiência.
No caso cada de tem q ter seu barramento? Como deve ser feita a derivação dos brutos quando tem mais de um de? Boa noite
Já cometi esse erro, falta de atenção e pressa pq a empresa estava correndo contra o tempo pra entrega. Felizmente tinha um profissional com muita experiência do meu lado e foi resolvido rapidinho.
Muito bom, gosto muito dos seus vídeos. Trabalhei toda minha vida em manutenção elétrica e me deparei com defeitos quase inesplicáveis parecendo mistério, mas a gente sabe que não existe mistério. É uma área bonita e apaixonante.
Acabei de fazer a instalação elétrica da minha casa e já tinha visto esse vídeo há uns meses. Estava exatamente com o mesmo problema. Vídeo foi fundamental para achar a solução. No meu caso o barramento de neutro (do IDR) estava em curto com o aterramento, afetando todos os circuitos.
Da próxima desconecte o neutro e o terra e teste continuidades entre barramentos pra não perde tanto tempo
boa...
Centelha é com "C" (dito isso, este é o melhor canal de elétrica!)
Parabéns excelente aula. Com o Dr instalado posso tirar um 127 de um circuito 220v ; Ex fase fase neutro e terra ( nesse circuito tenho cargas 127 e cargas 220v compartilhando as mesmas fases.
Por coincidência peguei um caso desse, fiz isso, porém fiquei quase 2 dias para resolver, agora já vou na boa.
Isso já aconteceu comigo!! e foi exatamente em uma das tomadas em um dos quartos, neutro encostado no terra. Observação: ( indução de umidade na tubulação, gera esse problema também.
Depois de assistir vários videos seus; fui vê como esta meu painel. Se encontrar um DR instalado é milagre
Esse rapaz é um excelente profissional tem uma didática muito bacana de passar para os outros 👍
É isso aí Eng °Andre eu gosto de pegar esses cachimbos sua explicação está certíssima.
Muitos eletricistas prefere trocar o Dr pelo disjuntor normal.
Pra mim chama falta de profissionalismo.
Um forte abraço André.
É importante ressaltar que isso pode acontecer em tomadas molhadas (que ficam no quintal, etc)
Cara.. José Fagulha Centelha... kkkk... Show de bola 😆
Muito show professor, essa eu não sabia, que o neutro também daria fuga para aterramento.
Muito obrigado, valeu dez likes.
Abraço meu amigo.
Óbvio 😁,aliás a corrente flui entre as fases e o neutro também.
Bom dia André, tive um "probleminha" parecido em uma instalação bifásica em 220V entre fase e fase, já existia uma rede "geral" antiga com cabeamento 10 mm rígido em bom estado num sítio cliente não quiz trocar (meu irmão).
Fica em tijucas do sul no PR.
Resumindo eu na podia subir no foro então no circuito de iluminação com neutro (154V) foi ligado uma lâmpada com neutro vindo direto da rede antiga, acontecia a mesma coisa do seu vídeo, após muita dor de cabeça subi no forró e acendeu a lâmpada 💡 na minha mente, coloquei o neutro desta bendita lampada junto com os outros q vinham do QD com neutro e terra equipotencializados fim da ópera.
Show de bola,perfeita explicação.... O bacana aí é que está tudo dimensionado,com seus devidos barramentos e cores,com todos os disjuntores etc....
Quero ver é pegar aqueles que não tem barramento,que o neutro desce diretamente em casa ponto... Etc ...
Nesse vídeo já é complicado pois fez certinho passo a passo,imagina agora aquelas instalações e o cliente não quer modificar por causa de custo mas quer colocar o DR....
Enfim,sempre damos um jeito kkk
Abraços
¹
Tu é muito brabo irmão 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Showwwww de bola pela DICA!! Muitas vezes esquecemos que pode haver fuga também entre o neutro e o terra.
Fala meu querido Flavio, isso mesmo, tem que ficar atento entre a fuga de corrente entre Neutro e Terra.
Obrigado pela presença!
Para se tornar nosso aluno chama a gente no zap👉 engehall.com.br/zap
Uma boa prática é o disjuntor de cada circuito também cortar o respetivo condutor de neutro fazendo com que todos os condutores ativos sejam interrompidos. Dessa forma, qualquer deficiência de neutro para a terra é facilmente isolada.
Nota mil,menino inteligente, olha a calmaria e clareza dele na explicação 👏
Fala meu querido Giu Karlos, muito obrigado pelo elogio!
Para se tornar nosso aluno chama a gente no zap👉 engehall.com.br/zap
Parece uma metralhadora.
Sim. IDR também desarma quando Neutro "foge" para o Terra. Só não sabia que o desarme acontecia mesmo com o disjuntor geral desligado.
Excelente vídeo Engehall
Esta explicação do IDR desarmando por estar fechando o contato do neutro com terra na tomada, isso foi top
Descobri por acaso fui tocar uma tomada na cozinha desliguei o circuito da cozinha com os fios soltos o terra encostou no neutro e desarmou o dr
Salve André, tudo jóia? Pergunta: quando falam sobre o DR pra mim eu oriento usá-lo em circuito separado, por exemplo: circuito de cozinha, lavanderia, banheiros, enfim. Porquê? Porque em caso de residência vc fica sem rede total, mas o prejuízo é irrelevante, mas no caso de uma empresa o prejuízo pode ser grande, até por isso montamos qdc independentes. No caso de um DR, imagina que a financeira de uma empresa esteja no fechamento de mês e acontece se desarmar o DR, que está como Geral! Nesse caso muitas vezes vc precisa recomeçar aquela pilha de análise de nota por nota, fechar tudo de novo e pra empresa isso pode ser inviável. Então, eu uso DR independente para todos os casos principalmente por conta do cliente ficar sem energia total por conta de 1 circuito com defeito. Por exemplo eu posso até usar DR geral, mas como geral de determinado circuito ou conjunto de circuitos de mesma categoria, vamos dizer: computadores, T.I, TUG, iluminações, etc. Cada um desses tem seu DR independente. "Ah mas assim encarece para o cliente." Na minha opinião vai baratear pois é um serviço garantido na segurança e função, menos manutenções e no caso de manutenção eu agilizo, ou seja, quanto menos tempo gastar na manutenção, melhor para o cliente.
Como você trabalha nesse caso? O que você orienta?
Verdade, eu trabalho 22 anos na área e as piores m3rdas acontecem quando o projeto tem idr no geral, economia mais burra que existe, as vezes é uma fuga dentro do forro no gesso e não tem como saber, nem sair quebrando tudo na casa do cliente, atendo casas gigantes de luxo e a solução final acaba sendo a retirada do IDR.
Tenho um caso bem interessante, antigamente os jardineiros usavam cortadores de grama com fio e em uma casa de veraneio, sem ninguém o cara foi cortar a grama e deu uma fuga no cortador, desarmou o IDR e ele foi embora, mas tinha um freezer lotado de frutos do mar, apodreceu tudo, prejuízo gigante por terem colocado IDR no circuito geral, e pior que aconteceu isso duas vezes rss até que o cliente mandou tirar, hoje os jardineiros usam equipamentos à gasolina ou bateria
@@Sambaquy_Tec Justamente. Por isso mesmo.
São dicas muito boas tem muito eletricista orgulhoso acha que sabe muito muitas das vezes esquecem que somos eternos alunos 🚸 estamos sempre aprendendo nunca sabemos tudo
Excelente o vídeo!
Porém, não entendo como pode existir corrente no Neutro, se as fases estão desligadas no disjuntor geral. De onde vem essa corrente no Neutro, ao ponto de fugir para o terra????
Olá amigo, acredito que se deva pela diferença de potencial que existe entre neutro e terra nunca são iguais quando em situações normais, ou seja. Um aterramento e barrento para neutro e outro para terra.
Se.tiver encostando no terra.ele não liga.mesmo.se.tiver.sem.energia
Acredito que seja pq o neutro nunca está em zero volt sempre tem algum valor ali em comparação com o aterramento que é 0, cria-se uma diferença de potencial, aí como o neutro passa dentro do dr, ele entende como fulga, acredito que seja isso
@@vtoficial isso. Mesmo
E quando eles estão equipontencializados ? Vai ficar desarmando o dr sempre?
Aconteceu comigo! Comprei outro DR e nada... Chamei o eletricista e ele teve que desabilitar o DR!
Vou fazer esta verificação dos neutros e re-ligar =) valeu pela dica!
Boa Noite meu amigo André. Parabéns pela simulação da fuga de corrente elétrica. Você é um crânio (muito inteligente .)
Boa, mesmo aposentado vou fazer um curso com vcs .( assim que der kkk ) APOSENTADO É NA PONTA DO LAPIS .
Muito bom André!!!
Show de profissionalismo e nova sigla.
ATR é uma sigla que fez você merecer um Oscar!!!
Shooowww!!!
Muito valiosa mesmo.
Boa tarde gostaria de saber mais sobre dps pois tenho dúvidas em sua ligação obrigado um abraço meu amigo.
Sou eletricista mais não estou mais atuando na área à mais 10anos, cheguei na minha casa um certo dia Dr não parava mais armado fui verifiquei todos os pontos elétricos tive uma surpresa dentro da caixinha da tomada de energia que alimenta máquina de lavar roupas tinha casa de formiga 🐜 era suficiente para desarmar tirei resolvi trocar tomada tudo funcionando
Eu peguei esse defeito hoje, aí eu fiz uma análise técnica e descobri justamente o que vc ensina nessa aula, parabéns vc está correto nota 10 . Alexandre eletricista de Maceió Alagoas.
Olá André, adorei 🥰😉 Obrigado e abraços 😇👍
gosto muito de assistir suas aulas, aprendi muita coisa com seus vídeos, meus parabéns, muito melhor que muitos cursos por aí 👏👏
Tive a sorte de consertar uma casa onde o Zé faísca entrou com o pente fechando o idr com as 3 fases na entrada do dijuntor geral
Voltei aqui pra agradecer! Resolveu meu problema 👏🏼
Show de bola!⚡⚡⚡
Excelente !
Bom dia meu professor.
Vc me ensinou e continua a me ensinando como sua inteligência e sabedoria, nós precisamos de pessoa como o senhor para nós ensinar como ser um profissional. qualidade qualidade
Excelente canal!!!
Boa tarde André parabéns pelo vídeo excelente, só fiquei com uma dúvida: mesmo com o disjuntor geral desligado há uma fuga no neutro? Poderia me tirar essa dúvida, obrigado!
Isso mesmo amigão, fuga de neutro pra terra como mostrado no vídeo
neutro saindo do dr ta indo para o barramento de neutro, não ta sendo seccionado pelo disjuntor geral... logo pela simulação foi descoberto qual circuito de neutro estava em fuga...
Se o corte geral corta fase e neutro da rede, de onde vem a corrente de fuga se não existe qualquer ddp na instalação?
Fiquei na mesm dúvida João...se está com o geral desligado, como pode ter carga na fase, para o neutro e terra ter ddp e derrubar o dr? Se você cortar p registro geral da casa, acabou vazamento, como ele mesmo disse
Também estou c a mesma dúvida.
Eu uso disjuntores com corte de fase e neutro. Fica fácil resolver avarias e evito barramentos de neutro. Aliás, em alguns países europeus é obrigatório.
Você são demais, muito obrigado pelo ensino compartilhado
Boa noite meu brother dica muito importante
Ótima explicação,mas porque que o Dr detecta fuga sem ter tensão na instalação
O DR capta toda a diferença de potencial existente e desarma, capta até 30 mili Amper.
Dependendo do local quando você conecta o neutro com o terra em algum ponto da instalação, vai começar a passar corrente elétrica por ali, isso gera um desequilíbrio dentro do IDR e por isso ele desarma. Já aconteceu isso aqui em casa quando eu fui trocar umas tomadas da cozinha, em determinado momento eu percebi que o IDR tinha desarmado sozinho mesmo eu tendo desligado o disjuntor da cozinha...
Na época fiquei pensando em pq aquilo tinha acontecido, desconfiei que poderia ter sido o contato entre o neutro e o terra no momento em que desmontei as tomadas e eu resolvi testar e vi que foi isso mesmo, quando eu encostei as pontas dos cabos neutro e terra um no outro, o IDR caiu, mesmo com o disjuntor da cozinha desligado. Isso pode acontecer mesmo com o disjuntor geral desarmado, pois sua casa ou apartamento está compartilhando a mesma rede elétrica com outras casas ou apartamentos próximos cheios de equipamentos ligados consumindo energia da rede, aí se acontecer uma conexão entre o cabo de neutro e o cabo de terra em algum ponto da sua instalação, sempre vai ter uma corrente elétrica residual circulando entre eles e isso já é suficiente para desarmar o IDR, já que essa corrente vai fluir entre o neutro e o terro sem passar pelos bornes de FASE do IDR, ou seja, dentro do IDR terá corrente elétrica passando pelo neutro, mas não pela fase.
Parabéns, muito bom!
Excelente seus vídeos como sempre. Fui aluno da Engehall em dois cursos. Me diga uma coisa, "Sentelha" no sobrenome do Zé, foi de propósito ou um escorregão, já que o correto é Centelha. Abraços.
Personalizado hahaha por querer mesmo
@@andreengehall5224 Ok, imaginei. Abraços.
Sabemos que na maioria das vezes, (quase sempre kkkkkkkk), vc não vai saber a qual circuito pertence tal disjuntor, os neutros vão ser comuns para todos circuitos, ou seja, como dizia Djavan, vai ser mais fácil aprender Japonês em Braile do que achar essa fuga !!!
Mas brincadeiras à parte, parabéns pelo conteúdo, super didático e conciso.
André, não é toda vez, mas as vezes ao desligar o chuveiro desarma o DR, o mesmo acontece na torneira elétrica, como posso resolver?
Olá provavelmente são resistores não compatíveis ou uma água mais “salobra” que se tem maior condutibilidade, pra resolver precisa analisar melhor os equipamentos e se necessário substituir as resistências por blindadas
@@andreengehall5224 faz muito sentido, pois moro no litoral, resistência vive queimando por oxidação
Boa noite, até a aula de hoje abraço e sucesso.
Aula padrão!
Show de aula. 👏👏👏👏
Na hora eu trocaria, porque eu não sabia que ele atuava sem energia. Mas se fosse um circúito 220V?, Professor o meu IDR tava desse jeito, mesmo com tudo desligado ele não parava armado, mas esse tava no circúito 220 do chuveiro, fiquei quase dois dias procurando encontrar o problema, mas nada de achar, a última coisa que me veio a cabeça foi mudar ele de posição com o disjuntor, ele tava antes do disjuntor, da maneira que eu sempre gostei de instalar todos os IDRs, aí eu coloquei ele depois do disjuntor acabou o problema rsrs, por gentileza pode me dar uma explicação? Obrigado.
também gostaria de saber!!!
Eu sempre ligo o disjuntor, depois o dps por último o idr
Seus ensinamentos com humor é o melhor de todos, obrigado pela ajuda de cada dia no mundo da elétrica
Valeu professor abençoado por Deus,obrigado pelas aulas edificantes,ótima terça-feira
Boa noite meu amigo! Curto muito as suas aulas você é um grande professor
Peguei um problema maior, o neutro que vinha da rua vinha com problema... resumindo todos os dr tive que tirar
Grande mestre!
Muito esclarecedor valeu.
Pena que é muito difícil o professor responder as perguntas dos inscritos, espero que ele nos responda, afinal damos nossos likes.
Olá Marcelo, tô aqui, realmente somente alunos dos cursos possuem suporte com nossa equipe, porque preciso garantir o salário da turma né kkkk
Aqui no Ytb são mais de 2 milhões de inscritos em todos os canais da empresa, sempre que dá respondo
Muito top eu não saberia nem por onde começar
Top
Aí meu irmão,você é fera.Eu sou faz tudo das obras,amei seu esclarecimento,obr.
So fiz k curso de eletricista ainda sou um ze faisca kkkk
iso sim é educaçao
Parabéns ANDRÉ show de bola
Essa situação é evitado com a utilização de disjuntor 1P+N ele corta a fase e o neutro e no caso do exemplo fica mais fácil detetar...
Muito bom.mais no neutro desligado?. não sabia dessa!
Você é o cara!!!
Eu gostei muito obrigado pela dica quê Deus abençoe sempre 🙏🏾
Top demais
Showw
Se não for no borne aí tem que puxar o fio e trocar os cabos . Para encontrar isolação mal feita ou derretimento
Obrigado, parabéns!!!
Professor PARABÉNS;o senhor é FERA
Hoje fiz um serviço em uma casa que estava justamente com esse problema. O fio do aterramento tinha soltado e estava esbarrando no fio do neutro, foi só colocar no lugar e sucesso. Cliente feliz e dinheiro no bolso.
Muito bom o vídeo!! 👏🏽👏🏽
Valeu a dica, clareou minha mente, nem precisei ver todo o vídeo, tinha um terra invertido com neutro na lampada
Karaleo que vídeo mega hiper super espetacular!!! PARABENS ANDRE! VOCE E O CARA!
Gostei muito da sua explicação
Dicas tops meu brohter 👏👏⚒️
Muito bom. Isso estava acontecendo no meu trabalho, e eu achava que era problema na chave, mas eu não sou eletricista, por isso imaginava que seria essa a causa.
Sua dinâmica de ensino é show de bola ,gosto muito dos seus conteúdos
tenho o curso completo. se tu quiiser te passo so entrar em contato comigo
Sohou de bola André
Ótimo este vídeo parabéns....
Muito bom mesmo.chou de experiência André
Gostei muito deste vídeo. Agradecimento,
Parabéns!!!
Muito obrigado pela mensagem positivo okk
Show beleza passo a passo!👏👏👏👏
Fala André, precisei fazer circuitos de iluminação em perfilados fixados ao teto do prédio, com o neutro atuando mas apenas o disjuntor do circuito desligado, estava eu fazendo as instalações e sempre que o neutro encostava no perfil metálico, DR atuava, desligado tudo! aprendi na prática que fulga no neutro também desarma o DR, principalmente no meu quadro que o DR instalei como DG. TOP sua explicação 👍