Como fui diagnosticado com Síndrome de Asperger | Introvertendo

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 1 ต.ค. 2024

ความคิดเห็น • 308

  • @laianaamorim9559
    @laianaamorim9559 2 ปีที่แล้ว +165

    Tenho Dificuldade Em Fazer Amizades, Não Gosto de sair sozinha, Tenho dificuldade de Interagir com as pessoas , em trabalhar No meio da sociedade e na maioria das vezes prefiro estar sozinha , Tenho Certeza que tenho Fobia social isso atrapalha bastante minha vida eh um inferno viver assim! A Maioria das pessoas só me crítica me julga e não me entendi

    • @Leo.reis.
      @Leo.reis. 2 ปีที่แล้ว +20

      Sinto o mesmo. Só nunca consegui achar um diagnóstico que específico pra isso. mas sinto que algo não está certo

    • @lucassantos8193
      @lucassantos8193 ปีที่แล้ว +16

      Já eu tenho facilidade de interagir mas odeio amizades, odeio sair c alguém, amo ficar só, sair só..
      Já fui diagnosticado com TDAH mas creio q tenho autismo

    • @fabianolucasdesenasena2963
      @fabianolucasdesenasena2963 ปีที่แล้ว +5

      Eu passo por isso também. Já quebrei muito a cara por ser leal. A questão é: quanto mais se estuda o assunto, melhor. Grupos, debates, explanação...

    • @josefabragadacunha3556
      @josefabragadacunha3556 ปีที่แล้ว +10

      Meu filho tem dificuldade de sair sozinho , gosta de ficar sozinho, tem dificuldade de interagir com pessoas que ele não conhece.e diagnóstico com tea, é acompanhado por uma terapeuta faz curso de robótica e faculdade de designer gráfico.

    • @nelsonfdfour
      @nelsonfdfour ปีที่แล้ว +2

      VOCÊ NÃO TEM AUTISMO. 🎉

  • @elisapaim8198
    @elisapaim8198 ปีที่แล้ว +22

    Sempre tive mta dificuldade em me relacionar seja na escola..ou no convívio social...simplesmente não era aceita nos grupinhos...das meninas principalmente.Eu era taxada de " estranha" por ser mto tímida.. ....eu sempre fui mto julgada e era péssima.essa sensação...Fui mto solitária e incompreendida.Perdi empregos .pq as pessoas julgam demais..Hj continuo solitária rs pois fazer amizades é um verdadeiro inferno pra mim...sou uma pessoa legal mas não sei o q acontece as pessoas se afastam.Mas sou feliz do meu jeito....tenho meus 🐕🐕q amo de paixão ...parei de tentar entender o porquê das coisas...Sou uma boa pessoa e não vou deixar ninguém me tratar como um lixo...Vida q segue.

  • @GrandePlinio
    @GrandePlinio 2 ปีที่แล้ว +17

    Responder uma mensagem no Whatsapp é um transtorno. Eu penso e reescrevo até às vezes desistir. rsrs

  • @seupepe883
    @seupepe883 4 ปีที่แล้ว +94

    Estou com suspeita, me identifico muito, me senti diferente desde pequeno, porém são coisas tão sutis que é difícil de perceber, agora eu consigo perceber a diferença, porém ninguém além de mim entende, consegui por mais que fosse difícil disfarçar as coisas consideradas estranhas que fazia, agora ninguém acredita em mim.

    • @jardimconsciente
      @jardimconsciente 3 ปีที่แล้ว +6

      Pesquise sobre PAS (pessoas altamente sensíveis)

    • @MrsVal_Couto
      @MrsVal_Couto 2 ปีที่แล้ว +12

      Terapia meu amigo, descobrimos que meu filho é Aspie, aos 17 anos, este ano! Ele é superdotado, tem ansiedade generalizada, mas o Asperger foi uma surpresa! Temos autistas severos na famílias e meu irmão mais velho TB é Aspie! Procure terapia! A socialização é seu principal "problema"!

    • @FatimaGomes-bt9ru
      @FatimaGomes-bt9ru 2 ปีที่แล้ว +3

      Como posso saber

    • @ressignificando45
      @ressignificando45 ปีที่แล้ว +3

      ​@@jardimconsciente Q conselho péssimo, achar q seja espiritual. Vamos falar sério? A ciência esta ai para responder. Até pq todos os espirituais de quaisquer religião ao adoecer procuram o q a ciência nos trouxe medicamentos, hospitais.

  • @ivancostabernardo7670
    @ivancostabernardo7670 2 ปีที่แล้ว +110

    Sempre tive dúvida sobre ter ou não Asperger. Também tenho alguns interesses que não atraem a maioria das pessoas mas despertam meu "hiperfoco", sempre tive dificuldade de fazer amizades e me interessar/demonstrar interesse pelas pessoas, fui alvo de bullying em todas as escolas pelas quais passei e fui tachado de arrogante em quase todos os lugares, me irrito às vezes com mudança de planos, fico meio desorientado com barulhos altos (mesmo TV ou música às vezes). Porém, ao contrário do que sugerem os critérios de diagnóstico, não tenho muita dificuldade em interpretar as pessoas (sou bom de reconhecer demonstrações de interesse/desinteresse, expressões faciais, ironias, nuances de linguagem etc.); meu problema mesmo é na parte ativa, de saber como interagir com as pessoas; é como espanhol para a maioria dos brasileiros, que entendem bem, mas não sabem falar corretamente. Será que posso ter essa síndrome? Teria algum benefício o diagnóstico?

    • @binacwb
      @binacwb 2 ปีที่แล้ว +28

      Meu caso é bem parecido com o teu! diria q tenho um hiperfoco em analisar a parte psicológica das pessoas, quase como um Dr Shawn da psicologia, rs mas falho em não perceber pessoas más intencionadas comigo na parte afetiva e tbem algumas vezes em pontos muito específicos da linguagem de duplo sentido, muitos entendo, mas alguns, ingenuamente, simplesmente não entendo...

    • @elisamasilvaalmeida8798
      @elisamasilvaalmeida8798 2 ปีที่แล้ว +8

      @@binacwb não ser capaz de perceber pessoas mal intencionadas é ruim, mas interpretar mal uma pessoa é ruim também

    • @Jessicaf94
      @Jessicaf94 2 ปีที่แล้ว +14

      Meu caso é igual ao seu. Entendo sarcasmos, mudança da expressão facial e perceber o interesse das pessoas ou desinteresse. Também tem o hiperfoco em assunto que só me interessa. Porém não tenho QI acima da média. Eu só fui diagnósticada com ansiedade e fobia social.

    • @MrsVal_Couto
      @MrsVal_Couto 2 ปีที่แล้ว +11

      O principal prejuízo do Asperger é interação social... Vc precisa fazer o teste... O principal é o Aspie 10, mas ele é feito por vc e seus familiares e o diagnóstico é dado por um psicólogo ou psiquiatra... Meu filho foi diagnosticado esse ano, aos 17 anos!

    • @nadirleal5128
      @nadirleal5128 2 ปีที่แล้ว +3

      @@binacwb eu tmb tenho hiperfoco para analisar as pessoas kkk

  • @julianaslv2604
    @julianaslv2604 ปีที่แล้ว +30

    Excelente vídeo. Também sempre tive dificuldade em interações sociais, sempre fui tímida, com sensibilidade em vários aspectos e distraída, também possei por bullying em vários locais (na escola, na faculdade, na família e no trabalho), embora com facilidade de aprendizado, sempre me acharam nerd, "esquisita" ou muito formal. Fui diagnosticada primeiramente com ansiedade, fobia social e depressão, depois vieram outros diagnósticos, como TDAH e agora desconfio do TEA - Asperger. O bullying e os preconceitos nos acompanham como "neurodivergentes" em vários locais, embora façamos esforço para nos adaptarmos a uma sociedade hostil, agressiva e nada empática com nossas particularidades. Os tais "neurotípicos" ditam as regras conforme suas conveniências, mas tendem a ser egoístas, desprezando quem não atende aos padrões sociais, entre tantas hipocrisias.

    • @regina3030
      @regina3030 ปีที่แล้ว

      Me descreveu...

    • @TeacherGhee
      @TeacherGhee ปีที่แล้ว +1

      Nesse mundo que se torna cada dia mais complexo é realmente muito triste ouvir relatos de vivência como a sua. Principalmente pelo simples fato do problema nunca ter sido vc, mas sim a incompreensão e falta de empatia das pessoas que não entendem e na maoria das vezes são intolerantes e relativizam as particularidades de cada um.

    • @Will_528
      @Will_528 ปีที่แล้ว

      que texto maravilhoso, Julia

  • @andersompalmer
    @andersompalmer 2 ปีที่แล้ว +23

    A minha irmã cansa de me dizer que não entendo a ironia das pessoas, eu nunca consigo entender ironia, não tenho habilidades sociais (sem chance, sou eu e os livros), não gosto de barulhos, eles me perturbam profundamente, tenho muita facilidade para artes e as desenvolvo de forma solitária, meu repertório de assuntos é muito singular (dentro do meu meio). Eu não observava essas questões em mim, comecei a me observar muito mais nos últimos dias. Costumo decorar textos e poemas, muitas vezes ando pelas ruas proferindo-os. Minha irmã me disse ,eu ainda não tinha notado, sobre os muitos rituais dentro de comportamentos excessivos, como por exemplo, rodar em volta da mesa da cozinha e sair de lá sem nem ter observado que fiz isso, ando sempre na ponta dos pés pela casa; Faço como que se estivesse batendo palma, mas sem som, as vezes minha irmã nota que vou até o quarto dela dizer algo e faço isso (é inconsciente), minha irmã que foi notando tudo isso. Sempre me senti diferente, na escola eu sempre era motivo de zombarias e chacotas de todos os lados, xingos, etc. Sempre tive pouco interesse pelas coisas que outras pessoas acham bacana, não gosto de festa, cinema, praia, eu me sinto muito bem estando sempre sozinho e em silêncio absoluto, numa biblioteca é onde me sinto em paz. Vou procurar orientação profissional. Gostei muito do vídeo, foi uma excelente sugestão da plataforma.

  • @neveseandrade
    @neveseandrade ปีที่แล้ว +12

    Como somente agora pude ver isso? Me desculpa pelo desabafo, mas vc me fez chorar 😪. Tenho 40 anos e os 3 últimos anos foram pesados para mim. Passando por altos e baixos emocionais, levantando questão sobre a minha socialização e o pior, acabando com a paciência da minha família por causa do "meu jeito de ser".
    Muito obrigado por disponibilizar este maravilhoso trabalho. Seu vídeo é uma luz, um amparo e um alento.
    Obrigado.

    • @andersonmiranda6538
      @andersonmiranda6538 ปีที่แล้ว

      chorar por ver um vídeo que não tem nada demais, realmente vc tem algum problema.

    • @tonhaolero-leroinvesting9454
      @tonhaolero-leroinvesting9454 8 หลายเดือนก่อน +1

      @@andersonmiranda6538 Sentimentos são individuais. Não julgue uma pessoa por ter visto no video, algo que vc não viu ou não sentiu. Chamo a isto de empatia.

  • @dancf
    @dancf ปีที่แล้ว +1

    "Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais e como podemos saber o caminho?
    Disse-lhe Jesus: Eu souo caminho,e a verdade, e avida.Ninguém vem ao Pai senão por mim." João 14:5,6
    " e conhecereis a verdade, ea verdade vos libertará." João 8:32
    arrependam-se meus irmaos e irmas, so JESUS CRISTO salva.

  • @MariadaFonte0
    @MariadaFonte0 ปีที่แล้ว +5

    o auto diagnostico é péssimo e dá erro, mas os médicos também falham muito. Conheço imensos casos de erro de doenças tipo Bipolar, esquizoide, autismo, esquizofrenia, psicopata, etc etc

  • @palestrinha
    @palestrinha 2 ปีที่แล้ว +27

    A minha terapeuta atual pensou nessa possibilidade pelo jeito que eu falava. Já pensava sobre isso há um tempo, mas pensava ser mais TDAH do que autismo, pelo lance do hiperfoco ser muito gritante para mim quando morei só, ficava ao ponto de esquecer o básico, como comer e dormir, e faltar aula! - eu descobri essa característica ao conhecer e me identificar com uma pessoa TDAH. Mas, por algum motivo, minha família não aceita muito bem essa suposição do autismo, ficam relativizando sinais invés de analisarem as características, já ouvi até o "clássico": mas todo mundo é um pouco autista. Fiquei com tanta raiva de ter ouvido essa frase, porque eu a odeio tanto justamente por ouvir muitos autistas falando o quão ridículo é isso e não tem sentido algum. Não sei se sou, mas me identifico com alguns aspectos, inclusive os conflitantes de habilidades sociais e atenção. Vamos nos corre aí, né? Felizmente, o seu processo parece ter sido, no final, libertador para você :)

  • @yasminbaron6137
    @yasminbaron6137 ปีที่แล้ว +8

    Ponto principal pra crianças que são potenciais vítimas de bulling: COLOQUE NAS ARTES MARCIAIS!!!

    • @Atipica1978
      @Atipica1978 8 หลายเดือนก่อน

      Adorei! Sofri demais! Apanhei muito 💔

  • @carol.estudantenutri
    @carol.estudantenutri 2 ปีที่แล้ว +14

    Caso a segunda psiquiatra chegasse a conclusão de que não era autismo, você iria acreditar ou buscaria uma terceira avaliação psiquiátrica?

  • @cristinapape
    @cristinapape 2 ปีที่แล้ว +16

    Gostei muito deste teu vídeo. Vc é bem articulado, fala claramente, toca nos pontos objetivamente. Bacana.

    • @5LeFerreira
      @5LeFerreira ปีที่แล้ว

      Bom demais seu depoimento eu me trato do transtorno ansioso , tomo remédio mas não sou autista eu estabeleço rotinas e a quebra delas me deixa ansiosa

  • @reginaa.s.m5624
    @reginaa.s.m5624 2 ปีที่แล้ว +16

    😍😍😍😍 eu tenho dois filhos autistas 💙💙
    Sou novo seguidora do seu canal! 🧡✨✨✨

  • @mcmarcosmarcos
    @mcmarcosmarcos 2 ปีที่แล้ว +6

    Meu caso é mais difícil de diagnosticar, pois não sei se é asperger ou bloqueio emocional grave.

  • @chandrikabrazil2166
    @chandrikabrazil2166 ปีที่แล้ว +14

    Meu filho hj com 28 anos passou por diversos profissionais e até hoje vive no mundo virtual trancado no quarto sem vida social. Nós não temos recursos para pagar profissionais, e eu já pesquisei q p chegar a um diagnóstico o caminho é longo e caro. Fui cobrar do sus e a resposta foi, temos umq demanda mt grande q os profissionais não dão conta e o caso dele não é grave, pois tem casos piores e vai ficando. Paguei um psiquiatra p ter uma linha de tratamento e ele tb disse se eu poderia arcar com as consultas ou aguardar uma vaga em uma universidade da região, e seguimos assim. É difícil. Hj pesquisando e conhecendo pessoas com diagnóstico de Asperger chego e perceber q ele se encaixa, mas ainda tem mais coisas q nao se encaixam.

    • @neuzawada2767
      @neuzawada2767 ปีที่แล้ว +7

      A Internet, jogos são como uma droga. Corte a Internet, a energia do quarto, quero ver se ele não vai sair do quarto. Se ele está assim é porque algum adulto colocou essa droga na frente dele.

    • @LucasOliveiraMusic
      @LucasOliveiraMusic ปีที่แล้ว +10

      ​@@neuzawada2767não é bem assim não.

    • @diogovieira5563
      @diogovieira5563 ปีที่แล้ว

      @@neuzawada2767 Ó as ideia...

    • @Atipica1978
      @Atipica1978 8 หลายเดือนก่อน

      ​@@neuzawada2767 E o que vc me diz de uma mãe de 4 filhos 45 anos e desse jeito? E nunca se sentiu bem interagindo não se identifica com outras pessoas? Cada caso é um caso, mas não vamos medir a vida dos outros com a nossa régua 📏

  • @micheldolagoamaro8306
    @micheldolagoamaro8306 4 ปีที่แล้ว +74

    O diagnóstico é importante para quem sente que tem dificuldades ou para quem deseja simplesmente se conhecer melhor. É uma decisão pessoal, particular de cada um.

    • @adrianacampos6544
      @adrianacampos6544 2 ปีที่แล้ว +4

      Isso que você disse é interessante, tem gente que se sente bem, é o seu normal ser mais isolado, não ter amizades. Então essa pessoa não vai procurar melhorar, elas não querem mudar nada. É fato que a vida poderia melhorar, tem mais possibilidades mas... se a pessoa não quer, não quer.

  • @francisnascimento5269
    @francisnascimento5269 ปีที่แล้ว +9

    Em relação ao asperger tenho muito sintomas, o que acontece é que muitos diminuíram devido ao meu desenvolvimento (afinal 29 anos, trabalhando, estudando e casado fazem isso),mas sempre tive dúvidas se é normal mesmo se desenvolver mesmo sendo Aspeger.
    Claro que os principais não mudaram , tipo me comunico bem, mas não entendo bem quem se comunica comigo, pergunto frequentemente pra pessoa repetir o que falou.
    Outra coisa me esforço muito pra estar em situações social, ou seja sou social, mas não por muito tempo.
    Enfim gostaria de saber , porque vi você se comunicar muito bem igual eu, então me fez perceber que posso sim ser.

  • @guilhermestange7291
    @guilhermestange7291 ปีที่แล้ว +5

    Fantástico relato! Atráves desse relato eu estou 80% certo que eu tenho autismo. Procurarei um profissional para meu diagnótico.

  • @MoabOliveira11
    @MoabOliveira11 2 ปีที่แล้ว +17

    Tu se expressa bem pra krl. Tenho Fobia Social e suspeita de Asperger, já sofro pra interagir com as pessoas, e quando interajo não sei como continuar a conversa...

    • @rosana4481
      @rosana4481 2 ปีที่แล้ว +5

      Minha filha esta assim . Ou melhor percebi isso desde os 3 anos , qdo fiz uma festa pra ela , e ela comecou a chorar qdo comecaram a cantar parabens . Tapou os ouvidos e se escondeu atras de mim. A gente acha q é coisa de criança. Agora procurei ajuda pra ela pq ela me assustou cm a reaçao a volta as aulas e eu nao conseguia acalmar . Mas a psicologa disse para ñ me preoculpar q isso é coisa de adolescencia , mas como mae ñ engoli pq nao vejo.isso como normal e ela mesma q me pediu ajuda , se fosse coisa de adolescencia ela ñ me pediria ajuda . Fiz um teste ñ tao confiavel e as respostas dela deram 161 para 200 questoes . Bem alta eu achei

    • @tiagoferreira3452
      @tiagoferreira3452 2 ปีที่แล้ว +2

      Fobia vence só quando você amar em se ver e dizer para você eu amo me ver

  • @bagfleaa
    @bagfleaa ปีที่แล้ว +7

    Eu tenho 29 anos, e ultimamente passei por crises de ansiedade e depressão, na verdade sempre tive ansiedade só não sabia. Eu sou baixa renda e na minha infância eu era vista como uma criança modelo, mas na verdade hoje eu entendo que tinha um problema ali, eu basicamente era muito tímida, e não aprontava como uma criança normal, sempre brincava sozinha e não me sentia triste por isso, gostava de atividades de exploração e tinha hiperfoco por coisas variadas ao decorrer do meu crescimento. Quando virei adolescente eu queria ser vista com normalidade, então meio que criei uma persona, mantive esse personagem ate os meus 24 anos aproximadamente, eu usava ela em relação a trabalhar e estudos, pra não ter que sofrer bullying ou vista como estranha, então meio que tenho habilidades sociais, mas isso é muito cansativo pra mim, mas mesmo assim eu percebo que sou prolixa quando converso com as pessoas, e as pessoas meio que se cansam de conversar comigo, então eu aprendi a ficar mais quieta, mas quando fico quieta, fico quieta demais ao ponto das pessoas se sentirem mal ou acharem que menosprezo elas ou que estou zangada. Consigo fazer amigos, mas tenho dificuldade em manter, porque gosto de viver no meu mundo e não gosto de ficar sempre por perto das pessoas, odeio contato físico com desconhecidos, tenho sensibilidade com som ou ambientes muito barulhentos, mas por exemplo ja fui ao carnaval da minha cidade e conseguir ficar porque apesar de alto a qualidade do som é boa, e é isso que me pega, não sou muito inteligente ou cdf, mas eu reparo nos instrumentos e em cada detalhe quando escuto musica e a sensação que eu tenho as vezes chega a ser de prazer, alem disso consigo enxergar cores, cenários e criar ambientes e histórias na minha cabeça principalmente quando ouco música.
    Depois que tive as crises mais fortes de TAG Ansiedade generalizada eu não consigo mais usar a persona que que eu criei pra ser mais aceita... Mas ate mesmo quando eu usava ela, as pessoas sempre falavam que eu era certinha, que eu era quieta demais, ou wue que eu era falante demais, e eu realmente sou quando me sinto confortável com alguém. Eu pesquisei na internet sobre transtorno mais quando fui no psiquiatra ele me tratou so pra depressão, eu cheguei a pensar em transtorno bipolar porque também ja tive acessos de raiva com crises, tem esse detalhe também eu meio que viro o hulk, porque na maior parte das vezes não sei lidar muito bem com a forma de agir das pessoas, outro ponto que me faz suspeitar do autismo porque eu levo tudo ao pe da letra e acabo não tendo filtro e não aceitando quando as pessoas não se comportam do modo que eu acho que seria o programado... Enfim fui ate prolixa, mas esses algumas das minjas questões, só que eu tava procurando a forma de poder fazer esse exame e ter o resultado do que eu tenho, porque eu sei que tenho algo... Eu consigo simular ate um pouco bem muita coisa, mas no fundo eu to por dentro surtando, detesto a maioria das pessoas na verdade, se eu pudesse não saia de casa, e quando saio não queria ta perto de mais ninguém, meu ciclo social é minusculo, tenho dificuldade de me manter em emprego e esse ta sendo o maior dos problemas, vendo seu video eu vou poder esclarecer muitas das minhas dúvidas, obrigada!

    • @oxxmar1798
      @oxxmar1798 ปีที่แล้ว

      Creio que se você procurar ajuda profissional, vai conseguir superar isso. Sei como é.

  • @alicestukeralice6894
    @alicestukeralice6894 ปีที่แล้ว +4

    A prof do meu filho pediu que eu procurasse um neuro ( eu entrei em pânico) ele faz contato visual, mas ele empilha peças e tem hiper foco por letras e números e ele tem 1 ano e 10 meses… eu gostaria de saber mais sobre a fase adulta de um autista, pq o meu medo é no futuro, dele não trabalhar ou estudar, dele não conseguir namorar, ter filhos, por não entender sobre os sentimentos… 😅

  • @denisribeirolima8359
    @denisribeirolima8359 3 ปีที่แล้ว +15

    A última vez que fiz atendimento com uma Psicóloga foi quando eu tinha 10 e 11 anos de janeiro de 1997 à maio de 1998, há 24 e 23 anos atrás, já faz um tempão e o atendimento era nas tardes de Segunda-Feira e também era em grupo e com meninos que tinham mais ou menos a minha idade naquela época, no começo eu não gostava muito de ir, mas depois que havia entrado em recesso (férias) em outubro de 1997 eu havia me acostumado e era num extinto local que pertencia a Prefeitura da minha cidade (Sorocaba-SP)! Até setembro de 2017 eu sabia o que era autismo mas não sabia o que era a síndrome de asperger! O Autismo eu soube da existência dele por volta de 2002 ou 2003 numa propaganda que passava na TV com os personagens Mônica e Cebolinha conversando com um menino aliás um personagem que tem autismo! Atualmente tenho 34 anos e nunca foi diagnosticado se tenho ou não síndrome de asperger, na vida real nunca ninguém me falou nada, já na internet quem chegou a essa conclusão à meu respeito foi um rapaz do Rio Grande do Sul (que também tem asperger) e um amigo virtual de Piracicaba-SP que assim como eu também desconfia que possa ser asperger! Um dia eu descobrirei se tenho ou não asperger, provavelmente após a pandemia! Eu também já fui bullynado já me julgaram ou me rotularam de tantas coisas, enfim! Perdoe o textão.

  • @anacarolineassumpcaocruzca4580
    @anacarolineassumpcaocruzca4580 3 ปีที่แล้ว +23

    Eu fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico quando tinha 12 anos e passei minha infância e adolescência inteira com dificuldade de comunicação, cheguei a ficar um ano sem sair de casa, barulhos e luzes me incomodam muito, comer com outras pessoas é complicado, é difícil entender os sentimentos das pessoas pra mim, nunca sei quando é piada ou não. Uma amiga recentemente me falou sobre autismo e eu venho pesquisando sobre, seria uma boa ideia procurar ajuda profissional ou seria apenas coincidência? Até hoje todo o tratamento nunca deu resultado e eu ainda tenho muita dificuldade em conviver em sociedade.

    • @luannatolentino6739
      @luannatolentino6739 2 ปีที่แล้ว +4

      Com certeza seria de muita importância procurar um profissional

    • @yasminbaron6137
      @yasminbaron6137 ปีที่แล้ว

      Eu sou diferente, sempre percebo a "piada", mesmo quando é muitosimulada, e isso me dá muita muita raiva! Mesmo quando não é comigo levanto na hora e boto o palhaço na parede! Fico sempre sendo a chata da turma, MAS NEM LIGO! Sou assim desde criança, batia em todos os bullies da escola.

  • @johnnyaveiro7727
    @johnnyaveiro7727 ปีที่แล้ว +7

    Bom dia eu tenho 34 anos e eu inicialmente fui diagnosticado como autista pelo meu neurologista que eu era tratado na clinica particular onde me tratei e quando eu fui admitido na empresa onde estou até hoje, eu até fiz um laudo com um neurologista de sindrome de asperger e eu lembro que no inicio quando eu me tratei que minha mãe levava, eu tive dificuldade para aprendizado na escola, me tratei até a adolescência , e eu mantenho algumas cosias como dificuldade de interpretar linguagens, de analisar situações do cotidiano, faço algumas coisas repetitivas, tenho hiperfoco em outras coisas, as vezes eu até sinto que quando falo eu tenho a fala enrolada ou até rápida demais, tenho dificuldade de concentração para algumas coisas, escuto sons bem mais sensíveis quando estou em algum ambiente que as pessoas realmente não conseguem escutar, as vezes ao andar eu tenho coordenação motora desajeitada, tenho algumas habilidades para fazer artesanato e pintura, em guardar números, memorizar fatos datas e etc, me apego em detalhes em minhas tarefas ou rotinas e mudei de hobbie em alguns momentos da vida. Quando me comunico, tenho dificuldade de comunicar me de forma mais detalhada e na hora de falar eu sinto que quando não falo rápido demais as vezes sai embolado e tenho preferência por cores específicas e alguns momentos eu prefiro ficar só

  • @jucileidegoncalveslobo482
    @jucileidegoncalveslobo482 3 ปีที่แล้ว +4

    Eu estou nesta SAGA. QUEM SOU EU? Rsrs.
    Tenho 51 anos e recebi este diagnostico após avaliacão com uma Neuropsicopedzgoga.
    Mes q vem tenho uma consulta com o Neurologista. Preciso de uma segunda opinião.
    Minha Psiquiatra disse q ñ sou aspeger e sim esquisoafetivo.

  • @matheuspiresalonso1986
    @matheuspiresalonso1986 4 ปีที่แล้ว +12

    Parabéns pela sua experiência amigo eu e o William chimura somos da mesma cidade portoalgre rs tamo juntos amigo

  • @kecristin
    @kecristin 2 ปีที่แล้ว +4

    Algumas coisas que você falou eu tive. Eu tinha dificuldades de me relacionar, ruia unha, tenho dificuldades de conseguir parceiros e também não gosto que ninguém encoste em mim.

  • @sensorial6232
    @sensorial6232 2 ปีที่แล้ว +10

    Meu filho de 5 anos tem hiper foco , é apaixonado por música, etc e etc e etc , estou fazendo tudo o que for necessário para amenizar os conflitos na escola e fora da escola.
    Obrigado por compartilhar suas experiências.

    • @bekamoreno
      @bekamoreno 2 ปีที่แล้ว +2

      Que mãe linda ❤️ parabéns por ser atenta!

  • @melcalipso2201
    @melcalipso2201 2 ปีที่แล้ว +6

    Eu também sofri bullying na escola. No Recreio ficava sempre só. Você fala super bem.

  • @cristianemoreira1663
    @cristianemoreira1663 2 ปีที่แล้ว +4

    Meu filho começou avaliação com neuropsicologa, porque a escola que suspeita dele ser Asperger. Estou num momento bem desafiador com ele.

  • @iraidesnascimento5015
    @iraidesnascimento5015 3 ปีที่แล้ว +10

    Vc tem indicação de profissional especializado em autismo de adulto em Goiânia?

  • @lindauradefreitaslima290
    @lindauradefreitaslima290 4 ปีที่แล้ว +17

    Ahh obrigada por esse vídeo, fui uma das pessoas que te pedi. Agora tenho outras dúvidas. Como é essa assistência na universidade? Nesses 4 anos de diagnóstico vc fez terapias? Quais? Investiu em terapias em grupo novamente depois do diagnóstico?
    É que minha filha é asperger, esta com sintomas de depressão. Preciso de referencias para ajuda-la nessa fase da adolescência. Obrigada desde já

    • @Introvertendo
      @Introvertendo  4 ปีที่แล้ว +5

      A assistência dentro da universidade é principalmente no âmbito da saúde. No caso, temos atendimento psicológico e psiquiátrico. Em alguns casos, também há um diálogo com coordenações de curso para adaptar disciplinas (não foi o meu caso).

    • @lindauradefreitaslima290
      @lindauradefreitaslima290 4 ปีที่แล้ว +5

      @@Introvertendo qual faculdade/universidade é essa que vc frequenta?

    • @ivaniazevedo1708
      @ivaniazevedo1708 2 ปีที่แล้ว

      @@lindauradefreitaslima290 Ele disse no vídeo- UFG Univ federal de Goiás.

  • @jonassouza5536
    @jonassouza5536 ปีที่แล้ว +6

    Eu acho que tenho uma fobia social horrível, não consigo interagir com as pessoas bem,evito olhar na cara das pessoas na rua com medo de me julgarem,sinto que está todo mundo me observando quando saio de casa,tenho uma dificuldade enorme de fazer amizades, aliás nunca fiz amizade com ninguém por conta própria,sempre era atravéz de terceiros e ainda sim só tenho 3 amizades de verdade e ainda sim não consigo se manter próximo dessas amizades,eu as quero perto mas depois quero distância de todo mundo,no trabalho não falo com ninguém, só falo o básico e pronto,um rapaz no trabalho uma vez me pediu pra eu falar algumas coisa e me comunicar e eu fiquei tipo paralisado sem saber o que falar,nem respondi ele nem nada deu um branco do que eu deveria falar ou eu estava só sem assunto, não sei, até com parentes próximos eu tenho dificuldade de me comunicar,as vezes estou conversando de boa com meus parentes e depois quero me esconder deles e ficar sozinho,as vezes tenho o desejo de ir morar no meio do mato e não ver ninguém em quanto ao mesmo tempo quero tentar estar ao redor de pessoas e socializar,mas quando eu tento socializar não consigo,eu só consigo socializar um pouco quando eu bebo,e como eu evito festas e bares aí fica mais difícil,evito ir a qualquer evento que tenha muita gente embora aquilo seja o que eu quero eu não consigo me mover pra sair da zona de conforto,eu já nem sei o que eu tenho mais

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 ปีที่แล้ว +2

      Há momentos que ficamos sem assunto mesmo. Conversar com pessoas que tenham interesse em comum por determinado assunto a conversa flui melhor e não fica chata.

    • @renatareis419
      @renatareis419 ปีที่แล้ว

      Eu também sou assim.

  • @mundoreverso
    @mundoreverso 3 ปีที่แล้ว +8

    As vezes acho que tenho algum tipo de autismo pois tenho um pouco de dificuldade de interação social 🤔
    Sempre fui o excluído e rejeitado da turma e ainda sempre sofri bullying por ser deficiente físico

  • @gersonpotiguar
    @gersonpotiguar 2 ปีที่แล้ว +7

    Eu sempre me senti diferente e tenho muita dificuldade de interagir com os outros. Estou quase chegando a esta conclusão de que tenho sindrome de Aspen

  • @rmartins1976
    @rmartins1976 3 ปีที่แล้ว +12

    Vc me ajudou por transferência psico-semântica noética. Pois somos quase iguais. Obrigado.

  • @danisalgadocarvalho
    @danisalgadocarvalho 2 ปีที่แล้ว +16

    Eu pensava que poderia ter a síndrome, mas não tenho. Sou disruptiva polida. Enfim, somos únicos.
    Obrigada pelo seu depoimento 🙌

  • @lucasmarcondes3241
    @lucasmarcondes3241 ปีที่แล้ว +2

    Uma pergunta. Vocês tem surtos de fúria quando algo não sai como esperado ?

  • @ponathanjassioni7447
    @ponathanjassioni7447 3 ปีที่แล้ว +33

    Então, eu acabei fazendo alguns testes ( que sim, não são totalmente confiáveis) e, grande parte, pra não dizer todos, apontavam significativa chance de ter essa Síndrome, eu tive uma construção familiar meio conturbada, morei até os 7 anos com a minha avó e avô e consideram muito eles, meu princípio social sempre tangeu à eles, após o falecimento de ambos, com aprox. 8 anos, eu tive um nível de dificuldade social maior do que anteriormente, tive problemas na fala, e meu raciocínio matemático era contestável, eu aprendia, mas desaprendia no outro dia, conforme fui maturando acabei desenvolvendo um hiperfoco por carros, o fascínio é inexplicável, e eu me distancio das pessoas que estou conversando frequentemente só pra olhar algum esportivo passando a 9000km do lugar. Ainda não descobri, ou não lembro sobre alguma sensibilidade minha relacionada à barulho, a que me assusta muito é do óleo fritando, eu nunca tive nenhum contexto traumatizante, mas não consigo nem ficar perto, é sem sentido até, diversas vezes eu coloco uma toalha na cabeça e passo virado de costas pro fogão, cômico. Depois de um tempo, comecei a entender algumas coisas da Síndrome e tentei aplicar, ouvi dizer que não lidamos muito bem com instruções e, que replicar visualmente é mais fácil, estranhamente eu consegui fazer essas coisas apenas visualmente e comecei a me assustar, não tenho problemas com relações, mas facilmente chego à um destino curto nas mensagens e conversas, não perduram muito, tenho tendência em repetir os algarismos falados, ouço trechos de música especificas por muitas vezes, consigo contextualizar e contar quantos passos tem uma escada só de ouvir alguém subindo. Em um futuro breve eu vou tentar conversar com um neuro ou psiquiatra, mas acredito que tenho uma suspeita bem fidedigna com o Asperger.
    Edit: Eu esqueci, não consigo olhar nos olhos, já tentei todas as técnicas, mas não dá.

    • @elisamasilvaalmeida8798
      @elisamasilvaalmeida8798 2 ปีที่แล้ว

      Talvez você tenha autismo, eu já conheci crianças autista na loja em que eu trabalhava, todos eles tinham dificuldade de olhar nos olhos das pessoas, levou um bom tempo até pra um menino autista que era cliente frequente na loja se acostumar comigo, e começar a gostar de mim, o menino mesmo sendo autista começou a olhar nos meus olhos, até mandar beijo de longe, até me abraçar, fiquei impressionada, porque no inicio ele não olhava mesmo para meus olhos, parecia no inicio que eu nem existia perto dele

    • @daianelopes3707
      @daianelopes3707 ปีที่แล้ว +1

      Conseguiu?

  • @monalisasastudio
    @monalisasastudio 2 ปีที่แล้ว +10

    Nossa como vc fala bem raciocínio claro!

  • @MrsVal_Couto
    @MrsVal_Couto 2 ปีที่แล้ว +6

    O psicólogo diagnóstica sim, ele é habilitado para isso, no caso do meu filho, foi uma junta de psicólogos e não foram poucas sessões, mas 4 anos de terapia e contando!

    • @ressignificando45
      @ressignificando45 ปีที่แล้ว

      Na verdade o profissional da psicologia pode fazer parte do processo diagnóstico, mas não pode sozinho afirmar, precisará de outros profissionais como o neuro ou psiquiatra pq exigirá exames q está fora da alçada do psicólogo. Inclusive a participação na equipe multidisciplinar tbm do fonoaudiólogo principalmente na infância.

  • @ceciliarodrigues1354
    @ceciliarodrigues1354 ปีที่แล้ว +3

    Sei que sou tímida, não sei se é asperger...Gostei de descobrir esse canal com gente parecida comigo. Sofri bullying...isso faz muuuito tempo...gosto mais de ficar quietinha...

  • @giselecarolino9324
    @giselecarolino9324 3 ปีที่แล้ว +8

    Olá, onde encontro esse teste que você citou? Meu filho tem 6 anos, já está sendo acompanhado por Psicólogo, iniciei a terapia dele por ele ter características "fora do normal" para a idade dele. O psicólogo chegou a citar o Asperger, e estou ansiosa para saber se é mesmo o que meu filho tem, procurando assim a melhor forma de ajudá-lo e o melhor para ele. Obrigada! :)

    • @clarissasantos603
      @clarissasantos603 2 ปีที่แล้ว +2

      O ideal é que uma criança seja avaliada por equipe multiprofissional. Somente uma psicóloga não resolve. É importante andar rápido pra ter o diagnóstico.

  • @explorandoomundo.oficial
    @explorandoomundo.oficial 4 ปีที่แล้ว +11

    Minha infância foi boa, sempre tive interação com meus amigos da rua, apesar de que na escola não muito.

  • @wanderleybarros
    @wanderleybarros 4 ปีที่แล้ว +10

    Minha saga por um diagnóstico foi bem complicada. Mesmo com as dúvidas dos profissionais que te atenderam, pelo menos , aparentemente, você não foi discriminado por nenhum deles

    • @taaphill
      @taaphill 3 ปีที่แล้ว +2

      Pior, é as pessoas questionarem, com sinais claros. Eu já passei mal na sala e ainda duvidaram do diagnóstico.

  • @LFBFBFB
    @LFBFBFB 2 ปีที่แล้ว +4

    Amigo, até o seu jeito de falar é parecido comigo. Me identifico com absolutamente tudo no Asperger. Já marquei Neurologista pra buscar diagnóstico

  • @Toguel_Melancia
    @Toguel_Melancia 4 ปีที่แล้ว +10

    Minha filha 7 anos, a pediatra acha que ela é Asperger, mais não me encaminhou a nada.
    Fui em um neurologista pediátrico e ele falou que nem dar pra perceber, e ela vai levar uma vida normal, pra eu procurar um psiquiatra infantil.
    Na escola nenhuma criança brinca com ela, ela fala que o barulho dói a cabeça dela e ela tem vontade de vim para casa.
    Um texto não explicativo ela não entende e chora.
    Mais fala olhando nos olhos, tenta ser sociável, mais parece que as pessoas não entende ela.( As vezes acho que só eu e meu marido)
    Mais quando criança não olhava pra mim, e quando tentei ensinar ela a falar e me ignorava. Aprendeu a falar assistindo vídeos no TH-cam.( Bob o trem) e todo conteúdo, se vc perguntar algo no sistema solar ela sabe responder, matemática, ela resolve sozinha. Só quando o texto não tá muito claro ela pede ajuda para resolver.
    E na verdade não sei como consegui diagnóstico 😔

    • @Toguel_Melancia
      @Toguel_Melancia 4 ปีที่แล้ว +3

      @Milagros Villavicencio as vezes queria tanto saber auxiliar ela.
      Tô vendo muitos conteúdos, já que não tô conseguindo passar ela por especialista.

    • @Toguel_Melancia
      @Toguel_Melancia 4 ปีที่แล้ว +3

      @Milagros Villavicencio Obrigada pelas dicas 😊
      Vou tentar isso. Ainda mais agora que os conteúdos da escola tá sendo estudado em casa, acho que essas dicas vão fazer bastante diferença. Vou pesquisar sobre o fluxograma para tentar por em prática tbm.

    • @carladarosa7030
      @carladarosa7030 2 ปีที่แล้ว

      Epa tenta procurar mais um psicólogo talvez poderá ti encaminhar num colega para ajudá-la que tudo corra bem com sua filha

    • @mariaregina1575
      @mariaregina1575 ปีที่แล้ว

      Pelo que diz parece ser Asperger.

  • @shirleybruschi7700
    @shirleybruschi7700 2 ปีที่แล้ว +8

    Com essa desenvoltura toda, fica difícil acreditar que você tenha qualquer síndrome.

    • @giovannagoncalves6239
      @giovannagoncalves6239 2 ปีที่แล้ว +4

      de onde tirou que essa síndrome causa falta de desenvoltura na fala e raciocínio??

    • @mariaregina1575
      @mariaregina1575 ปีที่แล้ว +1

      Pelo contrário!
      Asperger tem desenvoltura.

    • @Atipica1978
      @Atipica1978 8 หลายเดือนก่อน

      Você possivelmente está com a mente parada lá atrás no DsM-4😅. Se atualiza Bb

  • @matheuspiresalonso1986
    @matheuspiresalonso1986 4 ปีที่แล้ว +6

    Eu também sou um autista asperguer amigo o meu nome é MATHEUS alonso

  • @jessicaalfha
    @jessicaalfha ปีที่แล้ว +2

    Oi amigo ,recebi o diagnóstico de personalidade esquizoafetivo e esquizoide,no entanto não me identifiquei .
    Procurei ajuda justamente para diagnóstico de autismo que me identifico mais.
    Faço tratamento pelo SUS em SC e eles perdem documentos e são relapsos com os pedidos e encaminhamentos .
    Teria algum profissional aqui que poderia me ajudar com o diagnóstico?

    • @ressignificando45
      @ressignificando45 ปีที่แล้ว

      Fale um pouco mais sobre o diagnóstico? Se teve teste, tempo e baseou o diagnóstico em qual ferramenta? Se teve participação do psiquiatra ou neurologista?

  • @fabianolucasdesenasena2963
    @fabianolucasdesenasena2963 ปีที่แล้ว +2

    Eu tenho certeza, mas não tenho o laudo. Mas vou procurar um especialista

  • @andrelivenow1209
    @andrelivenow1209 2 ปีที่แล้ว +4

    Oi tenho algumas características. Mas oq mais me chamar atenção que eu odeio mudança de rotina. Sofro muito com isso em empregos até mesmo mudar de cidade. Eu me isolodo e fico na cama até com ajuda de alguém vencer essa diferença.

  • @VictorMacart
    @VictorMacart 2 ปีที่แล้ว +13

    Eu estou pesquisando sobre Asperger, pois me identifiquei muito com algumas características.
    Primeiro que passei com psicólogo com 2 anos de idade, recomendado pela professora da creche, por não ficar perto de outras crianças, ficar sozinho. Minha mãe não me diz o que a psicóloga falou a respeito, mas eu lembro que a psicóloga fez um teste comigo, me lembro de um dado de cores( me lembro da cor vermelha em específico) lembro de jogos que parecia tabuleiro, não lembro muitos detalhes.
    Tenho meu foco desbalanceado, quando me interesso por algo é de 1 em 1 segundo querendo aquilo. Comecei a gostar de ler, e ficava das 9 da manhã até 1 da manhã só lendo ( desde a hora que acordava até hora de dormir ) isso todos os dias.
    De comunicação sou 10% de 100%. Não sei conversar sem me sentir pesado, ou algo do tipo, costumo ficar tão nervoso ao ponto de gaguejar muito. Quando pequeno lembro que fiquei muito focado em uma moça, olhando fixo pra ela, acho que eu tinha uns 4 anos por aí. Eu via ela fazendo sinais pra mim, mas eu estava no mundo da minha imaginação, e minha mãe foi até a moça pedir desculpas, porque todos perceberam meu olhar fixo na moça. Eu não sei oq eu tenho, mas sou assim.

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 2 ปีที่แล้ว +1

      Já que gosta de ler use isso para iniciar uma conversa.

    • @VictorMacart
      @VictorMacart 2 ปีที่แล้ว +2

      @@nalvapinheiro5213 usar o conteúdo do livro como foco ou usar os livros pra eu conseguir me comunicar melhor?

    • @nalvapinheiro5213
      @nalvapinheiro5213 2 ปีที่แล้ว +2

      @@VictorMacartsim. o conteúdo das leituras para a comunicação.

    • @VictorMacart
      @VictorMacart 2 ปีที่แล้ว +2

      @@nalvapinheiro5213 tá bom, muito obrigado pela dica

    • @lene533
      @lene533 ปีที่แล้ว

      Informação é poder
      Busque toda a informação gratuita aqui no TH-cam sobre o autismo/Asperger... Podcast... Etc
      Recentemente entrei em comunidades do face sobre o assunto também... Estou aprendendo muito.
      Autismo em adultos,síndrome de Asperger em adultos.. entrei em várias comunidades
      Já é um conforto saber que não somos os único a ter essa condição neurológica
      Por fim não se culpe... A culpa me consumia de forma cruel há alguns anos... Mas isso é injusto com a gente...
      Não sofro do mesmo jeito...Agora que já sei o que tenho, na verdade desconfio,
      Usa o hiperfoco a seu favor
      Aprender uma matéria nova, exemplo
      E use também o seu interesse por leitura pra fazer amizades que tem o mesmo interesse
      Fazer exercícios todos os dias também nos ajuda a gastar essa energia que temo dentro da gente e liber dopamina

  • @SuperThevalente
    @SuperThevalente ปีที่แล้ว +3

    Esse teste que vc fez da PUC ainda está disponível? Pode enviar o link? Obrigada

  • @Haguin10
    @Haguin10 ปีที่แล้ว +2

    Meu filho de 6 anos foi diagnosticado por uma psicóloga como Autismo grau 1, agora vamos no neurologista para ter uma segunda opção, meu filho interage bem socialmente a questão é a irritabilidade e não saber como lidar com frustrações, ai e aquele negócio de jogar coisas no chão, gritar, se isolar, esse teste que vc fez deve ter sido o colombia se não me engano, no caso do meu filho ele fez 2 o nome do outro é visc, as fobias e ansiedade tbm atrapalham ele.

  • @barbaraferrazrj
    @barbaraferrazrj ปีที่แล้ว +2

    Tenho diagnóstico de transtorno bipolar tipo 2, personalidade esquizoide e toc. Mas desde entao venhho pesquisando e so acho que me encaixe no toc. Meu irmao comecou a namorar uma menina e a gente se identificou muito, apesar de eu nao gostar de interagir muito com pessoas desconhecidas, a gente se identificou e apartir dai ela se sentiu a vontade para me contar que e autista e que eu provavelmente seria, entao tem 2 anos que pesquiso sobre e falei com meu psquiatra e so no final do ano passado que ele disse pra eu me programar financeiramente pra fazer uma avaliação neuropsicologica pra investigacao de autismo pq valia a pena. Vou hoje fazer minha anamnese(primeira consulta)

  • @espedita9570
    @espedita9570 ปีที่แล้ว +2

    O único erro do vídeo foi dizer que o psicólogo não diagnostica. Essa informação não procede, pois minha filha passou pelo mesmo processo e foi através dos testes realizados por sua psicóloga que descobriu. Detalhe: essa minha filha tá terminando o último ano do curso de psicologia. Mas, gostaria de parabenizá-lo pela sua desenvoltura em relação as explicações abordadas no vídeo. Nota-se que vc é um excelente comunicador, caso não seja dessa área, até aconselho que invista nesse ramo, pois com certeza vai se sair muito bem.

    • @erasmogm
      @erasmogm ปีที่แล้ว

      Psicólogo não deveria diagnosticar, se um psicólogo diagnosticou sua filha não significa que seja o certo. Na verdade eu recomendaria levar sua filha para um psiquiatra ou neurologista especializado em TEA

  • @carolineblaschek1588
    @carolineblaschek1588 ปีที่แล้ว

    Muito interessante . Tens profissional em SC para indicar. Blumenau, Joinville, Jaraguá do sul, Balneário Camboriú, Itajaí etc? Seria de grande ajuda.

  • @henrycsm4503
    @henrycsm4503 2 ปีที่แล้ว +7

    Gostaria que fosse feito um vídeo explicando as diferenças entre o TDAH e a Síndrome de Asperger.

    • @luanaxavier2321
      @luanaxavier2321 2 ปีที่แล้ว +3

      Tdah é desequilíbrio na concentração, atenção, foco, motivação, falta de dopamina, procrastinação, falta de organização, excesso de pensamento... Asperger dificuldade com interação social, ser literal, metódico, ingênuo, sensibilidade sensorial, não entender as emoções dos outros etc

    • @luanaxavier2321
      @luanaxavier2321 2 ปีที่แล้ว

      São coisas BEEMMMM diferentes...só ler os sintomas de um e de outro

    • @clarissasantos603
      @clarissasantos603 2 ปีที่แล้ว

      Veja o vídeo da Mamãe Tagarela. Ela e os filhos tem autismo e o marido tem TDH

  • @bruksb
    @bruksb ปีที่แล้ว

    Psicólogos podem sim, por lei, efetuar diagnóstico!
    A Lei 4.119 de 1962, que regulamenta a profissão de psicólogos no Brasil, em seu §1º do artigo 13 estabelece que: “Constitui função privativa do Psicólogo e utilização de métodos e técnicas psicológicas com os seguintes objetivos: a) diagnóstico psicológico; b) orientação e seleção profissional; c) orientação psicopedagógica; d) solução de problemas de ajustamento.
    Ou seja, legalmente profissionais de psicologia podem e, quando necessário, devem realizar diagnósticos psicológicos.

  • @ronanalves1263
    @ronanalves1263 ปีที่แล้ว

    Cara, primeiro, pelo conteúdo, pois sou pai de um adolescente com diagnóstico de Asperger.
    Hj, estamos buscando um segundo diagnóstico para que tenhamos mais segurança e clareza para ajudá-lo.
    Gostaria de fazer uma pergunta. Você tinha ou tem "preguiça" para estudar? Para aprender? Cara, meu filho tem muita "preguiça" para estudar e para aprender, qualquer coisa, tipo: "Filho, vem cá, vamos por este quadro na parede. Vamos precisar de: caneta, furadeira, bucha,...", ele não quer saber. Sempre põe um obstáculo, faz corpo-mole.

  • @leonardodamascenoeller4471
    @leonardodamascenoeller4471 2 ปีที่แล้ว +4

    Qual seria o teste da PUC acerca do teste de temperamento?

  • @jonassouza5536
    @jonassouza5536 ปีที่แล้ว +2

    E acho decepcionante o quanto dar um diagnóstico sobre um problema psicológico seja tão difícil e inclusive muitos são dados errados

  • @detoneaqui
    @detoneaqui ปีที่แล้ว

    Existe uma dificuldade real em reconhecer autista grau I quando não tem problemas cognitivos , meu filho só teve diagnóstico aos 16 por conta da SD

  • @moogle1278
    @moogle1278 4 ปีที่แล้ว +9

    Obrigado por compartilhar seu história.

  • @saviochristi123
    @saviochristi123 2 ปีที่แล้ว +29

    Cara, também sou autista, nível 1, sabe? Tenho 37 anos de idade, e recebi o diagnóstico aos 15 no caso! Inclusive, já me inscrevi em seu canal.
    Mas sabe que, de 1993 a 2015, fui alvo de mais do que seiscentos haters, bullies, mobbers e stalkers; que já me conheciam pessoalmente... eles eram dos dois sexos, de seis a trinta anos de idade, do eixo Vitória-Vila-Velha-Serra (Espírito Santo) e muitos com bicicletas, carros e motocicletas para poderem me cercar em público!
    Fui humilhado, ofendido, roubado, zoado e batido (bateram-me fisicamente...)! E, quanto às duas diretoras de uma escola e à diretora da outra em que estudei, por aqui, em Vitória (Espírito Santo), ora elas diziam que era só brincadeira dos caras, ora aplicavam a 'punição' em mim e não neles! Bem pesado, né?
    E, por conta de alguns ataques interpessoais, ganhei um enxerto de platina no braço esquerdo em janeiro de 2011; além de que; por conta de mais um ataque interpessoal, ganhei uma depressão, uma insônia e uma distimia em março de 2015!
    Até escrevo sobre essas coisas todas em uma não ficção literária dramática: Desventuras Aventuradas, que ficará pronta por este ano!
    Ah, sim: meus parabéns por seu relato a respeito do tema do autismo... sem dúvidas! Está bem assim na realidade?

    • @honeysonhayes9129
      @honeysonhayes9129 ปีที่แล้ว +3

      Belo texto com escrita de qualidade. Bem a cara da gente.

  • @matheuspiresalonso1986
    @matheuspiresalonso1986 4 ปีที่แล้ว +5

    Eu tenho 21 anos de idade e quero saber como vc fala muito bem

  • @fernandopardinho
    @fernandopardinho 7 หลายเดือนก่อน

    Seu timbre de voz é bem parecido em algumas palavras com a do Maique (aquele dos videos). Muito obrigado por compartilhar sua experiência, me revi em muitas situações.

  • @fabioramos836
    @fabioramos836 หลายเดือนก่อน

    Caraca. Passei muito por esse problema de bullying. Eu não entendia as ironias e era zoado direto. Desenvolvi depressão, ansiedade e modulações de humor. E sempre achei que era esquizoide.

  • @NandoNasc
    @NandoNasc 2 ปีที่แล้ว +25

    Eu acredito que seja autista. Já passei vergonha algumas vezes na vida e sempre pelo mesmo motivo: numa situação de interação social eu entendia errado o que a outra pessoa estava perguntando ou se referindo e aí eu correspondia ou respondia baseado naquilo q eu havia entendido e o q eu tinha entendido não tinha nada a ver com o q a pessoa estava querendo dizer ou se referindo. A primeira vez q me lembro de passar por essa vergonha foi aos 7/8 anos na escola. Depois de adulto aconteceu de novo no trabalho e ainda acontece de vez em quando. É muito constrangedor porque todo mundo percebe que eu entendi errado e me tratam como ser eu fosse um completo idiota e burro. Enfim, acho q vou morrer sem diagnóstico, ninguém leva a sério o q eu passo.

    • @OhRamos
      @OhRamos 2 ปีที่แล้ว +10

      Apenas tenha em mente que a ignorância das pessoas NÃO É CULPA SUA, e se te tratam diferente por te acharem burro o problema está neles e não me você.

  • @amandapmp
    @amandapmp ปีที่แล้ว +4

    Boa noite!!! A sua colocação sobre diagnóstico foi muito bacana!!! Porém sou Neuropsicologa e eu sim dou diagnóstico de autismo! Autismo é comportamental.... E como especialista te asseguro que o diagnóstico é muito acertivo se o profissional é qualificado adequadamente.❤❤

    • @ressignificando45
      @ressignificando45 ปีที่แล้ว

      Cuidado ao escrever Neuropsicóloga "acertivo" e sim "Assertivo"

    • @amandapmp
      @amandapmp ปีที่แล้ว

      @@ressignificando45 infelizmente o corretor muitas vezes nos sabota isso e bem normal. Não somos perfeitos vc é ?

    • @amandapmp
      @amandapmp ปีที่แล้ว

      @@ressignificando45 E sim , Sou Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia e Mestre. E posso dizer sim que sou pois tenho formação para tal. 😊😊

    • @ivinasimoes1873
      @ivinasimoes1873 ปีที่แล้ว

      Isso mesmo, o Profissional indicado para dar o diagnóstico é o especialista na área. Psiquiatra, Psicólogo (de preferência com especialização em Neuropsicologia) ou Neurologista. É muito difundido que só os médicos podem diagnosticar, mas na realidade tem uma parcela de profissionais médicos e não médicos que não entendem a fundo o TEA. Na minha opinião, o melhor diagnóstico é multidisciplinar. Tem questões que serão melhor investigadas pelo psicólogo e outras pelo médico. No entanto, todos os envolvidos precisam ser especialistas na área.

  • @eduardamoria4019
    @eduardamoria4019 ปีที่แล้ว

    Eu tenho hiperfoco a perfume, literalmente eu adoro pesquisa e estudar sobre perfumaria, amo comprar perfume, só quero falar de perfume e de óleos essenciais. Não gosto de toque físico, eu até que me socializo bem com as pessoas, mas não gosto de ficar muito tempo conversando (não tenho muita bateria social), tenho o ouvido muito sensível para sons e ruídos. Odeio ficar no meio de muita gente, além disso, eu tenho que ficar me policiando para deixar as outras pessoas falarem porque que se não, eu só quero conversar sobre os meus assuntos 😅
    Tenho uma rotina estabelecida e quando ocorre alguma alteração nela, minha mente fica uma bagunça ao ponto de eu ficar dias chateada e me lamentando por isso.

  • @arlenequeiroz5494
    @arlenequeiroz5494 3 ปีที่แล้ว +5

    Você é muito inteligente hein, gostei muito da experiência 😻

  • @monicaferreirapsicopedagoga
    @monicaferreirapsicopedagoga ปีที่แล้ว +2

    muito legal o video desconfio que meu esposo tenha aspeger me ajudou muito esse video obrigada

  • @bolleblu1774
    @bolleblu1774 2 ปีที่แล้ว +4

    Obrigada por compartilhar sua experiência, bem esclarecedor.

  • @Irani_Coimbra..xl4wh1gh7b
    @Irani_Coimbra..xl4wh1gh7b ปีที่แล้ว +1

    Você é muito lindo e fala muito bem parabéns 😍👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼💙

  • @gabistefani
    @gabistefani ปีที่แล้ว +2

    Eu recebi o diagnóstico de TDAH aos 28 anos, com a avaliação neuropsicológica, mas sinto que tenho Asperger também. Mas estudei bastante sobre o assunto e descobri que os sintomas nas mulheres são muito diferentes dos homens, e como os testes são feitos para homens, então as mulheres acabam sendo sub diagnosticadas. Com base nisso, fiquei pensando que o teste daria negativo independente se eu tivesse ou não, então nunca mais fui atrás. E a essa altura do campeonato, não sei o que o diagnóstico mudaria na minha vida.

  • @lucasconcurseiro7266
    @lucasconcurseiro7266 2 ปีที่แล้ว +2

    Eu tbm acho que tenho. Sou altamente sincero e sou mais prático. Eu qd criança achava assustador me deparar com alguém que conhecia fora do ambiente habitual

  • @suelymorais396
    @suelymorais396 ปีที่แล้ว

    Não é bom que o homem viva só, o homem é um animal político e precisa viver em sociedade, para se desenvolver e se sustentar. Aqui nesta cidade faz tanto barulho, que eu quero um minuto só pra mim. As pessoas são meus tesouros e eu as tenho como ouro do meu galardão

  • @juliamachado9421
    @juliamachado9421 11 หลายเดือนก่อน

    Preciso saber quem é essa psicóloga q te atendeu. Aqui em Goiânia.

  • @marcospaullus
    @marcospaullus 2 ปีที่แล้ว +10

    Impressionado com a sua desenvoltura e articulação dos raciocínios, palavras e das memórias!
    👏👏👏👏

  • @patydodoug
    @patydodoug 2 ปีที่แล้ว +3

    Onde se encontra esse teste, tenho interesse em fazer

  • @carlosodd3841
    @carlosodd3841 8 หลายเดือนก่อน

    Indentificar, celebral? Pensei ver tuas características mas tem tua história desde bebê

  • @marcialimasousa
    @marcialimasousa ปีที่แล้ว

    Ainda bem que nunca tive problemas em ser aceita. Simplesmente fico onde é bom pra mim e dane-se o resto 😅😅😅.

  • @joelmasantos4911
    @joelmasantos4911 ปีที่แล้ว

    Meu filho tem Cid f90.1+f84.1g40

  • @irlandamariachavesrodrigue9627
    @irlandamariachavesrodrigue9627 2 ปีที่แล้ว +2

    Adorei. Achei super útil. Já estou seguindo e vou divulgar.

  • @alcidespasoka8722
    @alcidespasoka8722 9 หลายเดือนก่อน

    e camarada .eu tambem descobrir meu autismo ou asperger grasas a internet. ainda estou perdido sem saber aonde procurar ajuda so vejo prioridade para as crianças e eu ja tenho 54 anos mas lembro que não era muito diferente do seu tambem costava muito de eletronica e muzica ate hoje trabalho com eletronica e tenho 2 piano. duro e ter qui voutar o pensamento a lembrar coisas
    de muitos tempos atras para montar as peças e entender algo acontesido hoje com muitos video tenho um pouco de noção aonde devo entrar ou sair etc. e ai tu pode me dar uma forçinha?

  • @marialucialoreano1333
    @marialucialoreano1333 2 ปีที่แล้ว +1

    Eu gosto de ter meu Cronograma certinho. não gosto sai dele .. Condi eu saio do meu Cronograma entro em parafuso.saio jogando tudo batendo em portas. deixa bem claro as minhas coisas , xingando. só Jesus pra mim me ajudar....

  • @Mateus.77
    @Mateus.77 ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre fui tímido, mas, aprendi a lidar com isso, com o tempoe ajudas de parentes entre outras coisas...

  • @bispoadv
    @bispoadv ปีที่แล้ว

    Era um grupo de 15 perfis, todas da mesma pessoa, provavelmente.

  • @ronaldoferreirasantos
    @ronaldoferreirasantos ปีที่แล้ว +1

    Eu sempre me senti diferente de todos, apesar de ter uma inteligência normal. Há um tempo, lendo o Livro "Querido Jhon", eu ouvi falar nessa síndrome. Comecei a pesquisar mais e vi que realmente me identifico muito.
    Fui a um consultório psiquiatra, e sem dizer nada à médica, sobre a minha desconfiança, ela disse que eu apresntava alguns sintomas do espectro autista, mais precisamente Asperger. Foi algo que me deixou abalado, pois apesar de eu sempre pensar ter, ninguem nunca chegou a me dizer.
    Hoje estou em processo do diagnóstico, algo que está sendo relativamente bom pra que eu possa me compreender mais e saber o porque de tantas dificuldades de relacionamento.

  • @dianaritameneghinicosta6765
    @dianaritameneghinicosta6765 4 ปีที่แล้ว +6

    Muito bom esse vídeo! 10.

  • @antoniofernandofaracogross8999
    @antoniofernandofaracogross8999 2 ปีที่แล้ว +2

    Conhecendo o teu canal Sou da área de Psicologia. Abraço e felicidades!

  • @Janloopz
    @Janloopz ปีที่แล้ว +3

    Gostei muito de sua história muito obrigado

  • @santoslucianacristina
    @santoslucianacristina 2 ปีที่แล้ว +1

    Um dos sintomas pode ser a recusa a ir p escola ...sem causa aparente??? Hiperfoco em cavalos
    Tem 10 anos
    Se recusa a ir p escola ... Uma das reclamações é o barulho dos colegas.

  • @galactus839
    @galactus839 4 ปีที่แล้ว +3

    Nunca fui bom em me relacionar com as pessoas , prefiro ficar sozinho e as vezes do nada faço uns barulhos com a boca bem estranho , porém esse barulho que faço me relaxa .. sou autista ?

  • @paulosergio-um8vd
    @paulosergio-um8vd 2 ปีที่แล้ว +2

    Parabéns pelo video muito bem explicado

  • @jucirurgiaortognatica
    @jucirurgiaortognatica 8 หลายเดือนก่อน

    Qual nome da psicóloga que te avaliou?