Falar ou não falar que é autista - Perguntas e Respostas #01
ฝัง
- เผยแพร่เมื่อ 6 ก.พ. 2025
- O Introvertendo apresenta vídeos de perguntas feitas pelos nossos fãs - e respondido pelos nossos podcasters.
A segunda parte será publicada na semana que vem.
Site: www.introverte...
Facebook: / introvertendo
Instagram: / introvertendo
Twitter: / introvertendo
Ouça o podcast Introvertendo
Spotify: open.spotify.c...
iTunes: itunes.apple.c...
Sou professora, mês passado fui diagnosticada com autismo leve, eu falei na minha escola, facilitou muito, porque antes as pessoas me viam como anti social,agora elas estão mais abertas para me conhecer.
Obs . Sou de Goiânia também 😊
Esse ano eu recebi o diagnóstico de autismo leve. Eu não vejo necessidade em falar pra quem não é muito próximo ou não trabalha comigo, mas eu prefiro que amigos falem. Terceiros contando evita muito desgaste. O que não tenho paciência é debater diagnostico! Nem perco tempo com quem não sabe o que o sofrimento de disfunção executiva.
Eu sou autista, só que ao contrário de tudo que eu pesquiso eu percebo, que a maioria colocou seu hiperfoco em prática. Eu já tenho histórico gigantesco de desistências, ainda não tenho profissão aos 28 anos. Meu desinteresse é grande. Outro ponto é que preciso de 1 hora ou mais por dia com meu stim de abanar as mãos, algo que faço escondido desde os 14 quando me chamaram de retardado! Não tenho problemas com barulhos, só que eu preciso de algum tempo pra me adaptar pq quando existe som auto eu fico um pouco sem norte. Já alguns ruídos me causam pane mesmo. E tenho senbilidade ao tocar em algumas coisas. Eu prefiro me alimentar das mesmas coisas macarrão e embutidos. Meu social é um pouco deficitário, o volume da.minha voz é alta. Eu geralmente conto algumas piadas em horas inapropriadas! No dia a dia tudo normal não uso nada preferencial. Faço tudo como as outras pessoas fazem. Eu saio coloco um fone de ouvido e fico escutando meu velho e querido heavy metal!
Qual seu grau de autismo?
Porque as vezes existem outros diagnóstico além do TEA, como por exemplo TDAH.
autistas precisam focar consideravelmente na alimentação. eu já reparei que quando como mal por muito tempo, os sinais e sobrecargas ficam muito mais fortes
Eu tb ando por lugar de fone.
Conhecendo o canal agora. Obrigado por existirem. Me descobri autista agora nos meus 50 anos. Sempre tive muita dificuldade de interação social e só hoje soube o porquê. Esse é meu maior problema... Não tenho amigos e sinto uma dificuldade enorme de fazer amizades.
Eu sou autista, é uma luta diária a cada dia, sofremos preconceito igual aos negros, a sociedade nos exclui por a gente ser autista
Tenho um filho autista é o amor da minha vida mais muitas pessoas tem preconceito até mesmo entre família e amigos 😢
Eu sou um autista moderado e comecei a falar com 5 anos de idade
O podcast e o canal são quase perfeitos, adoro ouvir vocês e os seus convidados. Porém, quero comunicar de forma construtiva que esse barulho na abertura é muito pesado, muito estridente e agressivo mesmo nos meus ouvidos. Ainda bem que o conteúdo sempre vale a pena.
Olá Héllen. Agradecemos seu feedback e vamos ficar de olho nisso nos vídeos futuros.
E essa Makita ao fundo tava de matar, mas o conteúdo é excelente. Parabéns!
Achei vocês por acaso e gostei, porque acho que tenho um filho autista. Por isso achei muito interessante.
Parabéns pelo trabalho e parceria! Quando tiverem previsão do lançamento do próximo vídeo, divulguem... A ansiedade aqui é voraz... 🤗
Esbarrei no canal de vocês hoje. É muito legal, parabéns!
Interessante e ao mesmo tempo triste pensar que os autistas precisam da aprovação dos outros para que sejam considerados como uma pessoa que necessita de ajuda ou "benefícios".
Legal demais esse canal. 😄👏🏽👏🏽
Só deu eu nesse vídeo kkk Obrigada pelas respostas =]
Falar ou não falar que é autista? That's the question!
ótimo
Quero saber mais sobre flap e estereotipias.
bacana esse papo.
è a primeira vez que vejo vocês, achei que desenvolvem perfeitamenta a comunicação e gostaria de saber a que idade receberam o diagnostico e se sempre foi claro para voês que havia algum problema, pergunto porque meu filho não aceita, não compreende, não acredita que tenha que melhorar ou se tratar...
Eu tb ja comento logo.
Tenho 45 anos e a quatro anos conheci uma pessoa asperger e convivendo com ele comecei a perceber que tínhamos muitas coisas em comum porém quando comecei a pesquisar vi muita coisa que não tenho então desistir mais Tenho um filho que assim como eu deu muito problema na escola e no meio social então levei ele ao médico e num mapeamento familiar o neuro entendeu que ambos podemos ter autismo e nós passou para uma psicóloga só que foram meses e ela não fala nada é só uma sessão de terapia que não me interessa não sinto nesse idade deste desistimos porém esse ano meu filho entrou na faculdade e foi morar com minha irmã e foi aí que tudo piorou ele promete coisas pra mim e a tia dele e não cumpre ,ele sempre foi muito mentiroso só que agora piorou ele desliga as câmeras da casa da tia dele pra sair ,não tem problema ele beber mais ele não tem controle e faz coisas exageradas ,chaga de ressaca mais jura que não tá si envolveu em um problema de família onde no momento todos abandonaram ele por ele não assumir alguns erros passado a tia e primas como mentirosas ,eles o vê como ingrato entre outros e ele por sua vez si sente abandonado e injustiçado .sobre eu e meu filho tenho muitas dúvidas mais entre élas é sobre a mentira eu hoje quase não minto mais no passado eu era como meu filho fazia isso pra fugir de problemas sociais outra coisas é sobre não saber interpretar as expressões faciais eu sempre soube olhando no rosto da pessoa quando éla tá feliz ou triste ,sei quando tá preocupada com medo e outros nunca tive problemas com isso entendo vagamente sobre sarcasmos e ironias sou tipo demoro pra cair a ficha mais éla sempre cai o que sou péssima é pra mim por no lugar de outra pessoas é sentir as emoções deles ....enfim tirando os que sitei sinto que sou altista vcs podem me falar si no meio autistas existem pessoas que mentem e que podem decifrar expressões do rosto ?
Acho melhor fazer terapia cognitivo comportamental, foi o que teve resultado pra mim. Fiz terapia comum antes por 2 anos e não saí do lugar.
Quanto a mentira, não sei se existe uma relação entre mentir e ser autista, eu fazia isso de prometer coisas e não cumprir, mas não era por mentir, eu achava que conseguiria fazer, mas acabava procrastinando e não fazia.
Sobre interpretar expressões faciais, um autista pode conseguir interpretar as expressões ou entender ironia, a diferença é que vai levar mais tempo que pessoas neurotípicas.
Por que a abertura tem um audio que nao se encaixa na imagem?
E esse barulho de fundo? Parece serra elétrica.
Bom dia! Não entendi direito...o vídeo não explicou claramente se os dois são diagnosticados com autismo.
Toda a equipe do Introvertendo é formada por autistas. Sim, os dois são diagnosticados com autismo. :)
@@otiagoabreu PEPPA PIG - REINALDO GIANECCHINI NA GLOBO TOMANDO DORIL - TIA MACACÁ VÊ A AMY WINEHOUSE - SHANIA TWAIN ESTÁ DENTRO DO DIÁRIO DE MIKA - O EPISÓDIO INESPERADO DE SHANIA TWAIN
Essa introdução é muito barulhenta.
Que barulho foi esse de fundo 😓
PEPPA PIG - AMY WINEHOUSE ASSISTE A TIRINHA DA MIKA
Como fazer prá descobrir se a pessoa é autista?
Diagnóstico de autismo é complexo, não dá pra você saber só pelo “jeito” da pessoa.
Olá, no caso de crianças e adolescentes é interessante buscar um neuropediatra. Desde o primeiro mês de vida é importante estar atento aos sinais do neurodesenvolvimento por meio da carteirinha da criança (ofertado gratuitamente). No caso de adultos é importante buscar uma avaliação neurodiagnóstica. Os terapeutas ABA e neuropsicólogoa são profissionais muito interessantes para fazerem um levantamento de sinais e encaminhamento para avaliação neurodiagnostica. Espero ter ajudado. 😊
Procurar um NEURO
@@elvisbl sim
O autismo , pelo menos o leve não é uma deficiência.
E leve pra vc ne? Agora ser autista nível 1 não tem nada de leve , eu q o diga
Autismo e autismo seja leve ou não não muda , todos são trastornos neurológicos
É considerado uma deficiência sim.
É um transtorno
Não é deficiência, é condição !