Olá Tati. Mishime e meu novelista favorito de tudo os tempos. "O Templo do Pavilhão Dourado" é também muito legal. EDIT: Meu português não é muito bom. Sou dominicano e pratico vários idiomas.
Fico feliz de ver o Mishima sendo exposto aqui no canal, um autor muito ignorado e esquecido pelo seu extremismo ideologico mas também um homem extremamente sensível com uma escrita glamurosa. Sempre vai ser meu autor favorito.
@@weslleysilva9082 aqui é só algo assim mesmo. Poema no leito de morte/pré-morte e tal… e até procurei, mas não achei se algum termo aqui sobre poemas nesse estágio da vida. Só sei que depois da morte é póstumo, mas aí já é outra coisa.
Desse autor eu li "O marinheiro que perdeu as graças do mar" e confesso que até hoje me lembro do trecho: "A escola é a sociedade em miniatura", o que constatei inúmeras vezes em sala de aula.
O Mishima era um tão excêntrico quanto talentoso. Muitos dizem que o golpe de estado desde o começo estava fardado ao fracasso, sendo apenas uma desculpa para que ele pudesse morrer como herói, igual aos grandes samurais do passado. Livros como confissões de uma máscara são especiais por nos fazer enxergar um tempo diferente, num lugar muito distante pelo olhos de outra pessoa. O nome dos poeminhas japoneses se chama Haiku (se não me engano....).
Eu proponho a criação de uma petição para que a Tati compartilhe o segredo desse processo de rejuvenescimento e intenso embelezamento que testemunhamos nela a cada ano que passa. Minha receosa aposta é que ela esteja seguindo os conselhos do Lorde Henry (O Retrato de Dorian Gray) e repetindo todos os os erros que cometeu em sua juventude. #RevelaOSegredoTati
Gente conheci esse canal a uns tempos atrás e estou apaixonado! Vim buscando resenhas de clássicos e me deparo com um canal repleto de conteúdo espetacular. Parabéns Tati!
Eu, como gay, fiquei bem triste e chocado com vários depoimentos durante a narrativa. Se hoje é difícil ser LGBTQI+, imagina naquela época, sendo asiático etc
Excelente vídeo! Tive a felicidade de conhecer Mishima através de Confissões, por indicação de um amigo do ensino médio. Esse ano, depois de uma década lendo Mishima, consegui adquirir toda a tetralogia da Fertilidade. É quase impossível ser leitor de Mishima nesse país, a tiragem é baixa e os vendedores pedem quantias absurdas pelas obras. Oro pra que, com a chegada do aniversário de 50 anos de morte do autor, as editoras tornem a publicar esse autor tão controverso, tão fascinante ❤️
Nossa, Tati, muito obrigado pela dica. Como homem gay, acredito que é muito importante a gente conhecer os atravessamentos identitários que existem na nossa comunidade para entender as vivências específicas de cada um, e não cometer delitos segregatórios entre nós que, sinceramente, não ajudam no fortalecimento como coletivo. Conhecer essa vivência de um homem gay de outra época, não-branco, não-ocidental, é vital. Obrigado!
a vida desse cara parece uma verdadeira novela!! eu nao o conhecia,mas agora no mestrado vou ter que apresentar um seminário sobre ele, já comprei algumas obras pra me inteirar mais a respeito.. fiquei feliz em descobrir essa figura tão interessante. Seu vídeo também...
( 5:54 ) Querida, na verdade o livro de estreia do Mishima foi Hanazaki no Mori ( Floresta em plena Florescência) de 1944. Confissões de uma Máscara ( Kamen no Kokuhaku) de 1949 é o sexto livro do autor sendo este o seu primeiro grande sucesso.
Bom dia, Tati!! Ótima resenha! Terminei de ler os volumes de boa noite punpun e queria agradecer pela dica! São maravillosos, mesmo tratando de temas delicados!
Eu li Confissões de uma Máscara anos atrás e não lembrava de coisa alguma, só de que tinha amado. Foi ótimo assistir ao seu vídeo, pois fui relembrando o livro e as sensações de quando li. Eu gosto bastante do Mishima. Se não me engano o primeiro livro dele que eu li foi O Marinheiro que perdeu as Graças do Mar, que também é muito bom.
Lembro-me que eu lia esse livro durante a tarde na biblioteca, olhando pela janela a vida passando e me emocionando com cada passagem. Fiquei melancólico imaginando a vida dela, criando tudo na minha cabeça e sentindo uma tristeza que me perseguiu por alguns dias.
Eu achei por ACASO esse livro na biblioteca da minha cidade - sempre fui apaixonado por cultura asiática. Eu li e adorei! Muito bem escrito e a tradução, um show a parte!
Também aprecio a literatura de Mishima, assim como minha autora favorita, Marguerite Yourcenar, que o considerava um dos seus autores preferidos. Yourcenar escreveu: “Mishima ou a visão do vazio”, publicado originalmente em 1980. Adore o canal, parabéns!
Adorei esse livro, Lucas! Já tinha gostado bastante d'As irmãs Makioka do Tanizaki, d'A casa das belas adormecidas do Kawabata, mas ainda não tinha lido um livro espetacular - agora, foi! :)
@@tatifeltrin Apenas uma piadinha para divertir os fãs de longa data, Tati! ;D Quanto ao livro, com certeza irei adquiri-lo pelo link, um beijão! P.S Quando você ler o Musashi, creio que ouviremos você dizer a mesma frase introdutória, porém com aquele falsete agudo que sua voz tem quando você realmente está arrebatada pela leitura hahaha.
Li o livro no início desse ano após uma longa caçada em sebos. Descobri o mesmo através do grupo sul-coreano, BTS. Uma das músicas deles, Singularity, é baseada nesse livro. Após ler o mesmo, percebi as referências na letra da música, assim como no vídeo. De qualquer forma, uma das melhores leituras que fiz nesse ano!
Como admirador da cultura japonesa me interessei e estudei a biografia do Mishima após ter assistido ao filme Mishima: A Life in Four Chapters da década de 80. Vale muito a pena pesquisar sobre esse personagem complexo, por vezes quixotesto, e fascinante para entender o ponto de vista de outra cultura ainda em transição no conturbado Japão pós guerra. Só depois fui buscar sua obra literária, e qual não é a surpresa, tem forte marca autobiográfica. "Patriotism" é encantador/assustador em todo seu passional vigor de entrega. E aqui, como disse a Tati, ele também não te poupa de nada. Ps. Patriotismo tem edição em português em um box do Mishima na Amazon, acabei de verificar.
Preciso confessar que também tenho tentado ler livros de autores japoneses e não com sucesso. Obrigada pelo video que me deu um incentivo para continuar tentando. Bjs
ONTEM mesmo estava pesquisando sobre ele,sua obra ( esse livro especificamente) e sobre o seppuku ( já conhecia o ritual) e os motivos que o levou a tal ato. Aí vem você com esse vídeo Tati? Quero esse livro, já! Haha
Apesar de não ser sobre confissões, me lembrou o livro que estou lendo no momento: "Terra Estranha" do James Baldwin. Que também trata de se calar perante um medo de se posicionar sexualmente. A diferença que esse é entre guerras e do Baldwin é na era do desenvolvimento do jazz moderno, em meio a bares e pré movimento dos direitos negros nos EUA nos anos 50 e 60. Tá bem legal a leitura, muito fluida e gostosa. A propósito, como um ex leitor de literatura fantástica, eu justamente procuro no realismo uma pegada de um mundo muito diferente do que eu vivo, seja vida durante guerras, seja cultural ou sexual. É irriquecedor. Enfim, do Mishima eu já li "Primavera de Neve" a muito tempos, preciso reler. Comprei dele também o "Vida a Venda". Preciso ler mais ele e a literatura japonesa que sempre que li eu gostei.
Tati sempre que acabo de ler um livro vou ver sua resenha porque gosto muito de vc e de suas resenhas . Sempre é like merecido Um que li e não encontrei foi o memorial do convento de Saramago , eu não encontrei mas a maioria eu encontro .
Bom dia TATI 💚💙💛🙏🙏🙏 Gostei pois temos poucos conhecimentos em relação a autores Japoneses. Lia a pouco tempo um livro de uma autora japonesa é gostei. Valeu as dicas de autores do Oriente. 👏👏👏👏😘🇧🇷👩🏫
Parabéns amiga SUCESSO sempre em sua vida 👐🏼👐🏼👐🏼👐🏼 desejo a você toda a sorte do mundo para você e muitas conquistas e prosperidades sempre levanta esse troféu que é seu 🏆🏆 o caminho é certo ea Vitória também parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 video muito bom showw🎥📺🎬📽 Deixando aquele GIGA 👍🏼🇧🇷
Acho que esse é um dos meus livros favoritos, inclusive tenho duas edições dele (companhia das letras e da Circulo do livro, com traduções diferentes) e ele é muito interessante pra pensar esse outro lado da guerra, que no ocidente quase não temos contato, junto com a sua vida e outro livro de sua autoria, Sol e Aço, conseguimos entender muito sobre seu pensamento. Uma pena não termos novas edições de seus livros aqui no Brasil, queria muito o Cores Proibidas.
Tati, parabéns pelo canal!. Gostaria de ver a resenha de O bonde chamado desejo, O nariz(conto),Bola de sebo(conto). Além de O inspetor Geral.Beijos,😍
4 ปีที่แล้ว +1
Vou atrás desse livro agora! Me convenceu antes mesmo do vídeo terminar. Faz um tempo que quero conhecer o Mishima, acho que esse livro será minha porta de entrada. Obrigado pela dica, Tati :) Abraços
Não é dos meus autores japoneses favoritos, mas agradeço pela breve biografia e a resenha, sempre muito competente. É claro que para entender melhor sobre as confissões, é necessário conhecer este período do Japão e dar a devida atenção para a mente oriental, (somos todos humanos, sim), mas com "amarras" diferentes daquelas do homem ocidental. Obrigado novamente!
Mar da fertilidade, a tetralogia é belíssima também. O que atraiu a atenção nesse livro foi a citação de abertura retirada de Os irmãos Karamázov. Quero ler todos os livros dele. Tenho aqui Cores proibidas e Mar inquieto, bem que a editora Cia das letras podia reeditar, demorou.
Tatiana, sua bela resenha me fez lembrar da primeira vez que tive contato com uma obra do Yukio Mishima. Foi com O MARINHEIRO QUE CAIU EM DESGRAÇA COM O MAR . É lindo. Você deveria ler. Também me emocionei muito com o filme THE SAILOR WHO FELL FROM GRACE WITH THE SEA com a Sarah Miles. O filme e sua trilha sonora ficaram por dias na minha memória. Só fui assistir o filme em 1990 e tive que gravar numa fita cassete a trilha sonora, para escutar por dias. Esta é a trilha: th-cam.com/video/OdzQAlIr3eA/w-d-xo.html Tenho a certeza que você vai amar livro e filme. Obrigado pela resenha. Boa semana!
Eu tenho o livro Mar Inquieto, do mesmo autor. É lindo. É um Romeu e Julieta no estilo oriental. Vale a pena demais a sua leitura! Comprei tão baratinho, hoje em dia está tão caro!
Amooo suas resenhas, já li ótimos livros de suas indicações, mas confesso que apesar de Nobokov ter uma ótima escrita, eu não conseguia superar a raiva do Humbert, logo, terminei de ler Lolita na força do ódio... talvez eu dê uma chance a esse livro, mas por enquanto, acho que não 🤭
vei, só pode ser o universo ao meu favor, a um tempo trás eu super queria ler esse livro só que não achei nenhum vídeo sobre ele, fiquei super "mano pq ninguém fala del" ai vem a notificação dessa gatinha leitora fazendo review do livro aaaaaaaaaaaaa esse momento é meu
Que coincidência, é minha próxima leitura, tenho em Mobi pq o físico parece bem difícil de achar. Outro que está impossível é o "pavilhão dourado". O primeiro livro do Mishima que li foi "Cores Proibidas" que foi um favorito instantâneo.
Como eu me identifiquei com a descrição do livro! Tenho que ler imediatamente, só não sei como, sem ebook e com o livro físico esgotado. :( Ótimo vídeo, de qualquer forma.
Tatiana, vi que alguém te indicou a leitura da Saga dos Volsungos e me veio a seguinte questão: Tu já leste Os Filhos de Húrin? Foi, talvez, a obra do Tolkien que mais me impactou.
@@tatifeltrin "As ideias que conduzem os homens...", ele estava certo de que a honra estava nessa morte ou na guerra! Quem poderia convencê-lo do contrário, não é mesmo?
Mais uma resenha incrível! Tati, off topic: vc pretende resenhar “vinte anos depois”? Gosto muito de Dumas, mas estou bem em dúvida sobre a continuação dos três mosqueteiros.
Tati, conhece Yasunari Kawabata? Ele ganhou o Nobel de literatura de 1968, o Yukio era o favorito,mas devido aos seus posicionamentos foi preterido. Seus principais livros são: A Casa das Belas Adormecidas, Chá e Amor e o Som da Montanha. Te indico também Kenzaburo Oe, Nobel de 1994,sendo sua obra principal ' Uma Questão Pessoal'.
- O amor é horrível? Am? - O mishima dizia que o amor é horrível, é verdade? Quem? -Mishima! É por isso se matou! -Se matou! O amor é a coisa mais terrível quando sê acaba -Verdade! Enfim o melhor diálogo sobre mishima quê existe! Rsrsrs
Bom dia Tatiana. Que resenha incrível, já vou ver se consigo encaixar na minha lista kkkkk. Ontem eu encomendei a Biografia de Van Gogh, muito legal... Outra coisa: eu tenho uma sugestão de leitura que, eu acho, se adequaria a seu estilo... eu sonho com uma resenha do mesmo, mas infelizmente não tem. Este livro é a Saga dos Volsungos, uma saga mítica islandesa escrita no século 13 com autoria anônima, e conta a jornada do herói nórdico Sigurd, até sua vitória contra o grande e lendário dragão Fafnir. Este livro serviu como inspiração para J.R.R Tolkien e é muito interessante. Vou colocar o link da AMAZON: www.amazon.com.br/Saga-Volsungos-Th%C3%A9o-Borba-Moosburger/dp/8577151123/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=saga+dos+volsungos&qid=1596990650&s=books&sr=1-1
Quando ela começa com "esse livro incrível" tenha certeza que a maioria aqui compra 😊
Esse, infelizmente, está fora de catálogo! Será que as bibliotecas públicas já estão funcionando?
Eu compro... leitura incrível certeira.
@@tatifeltrin Por aqui no RN não
@@karinakaren9495 duas
@@tatifeltrin eu achei o meu na estante virtual, pesquisem em sebos virtuais ou físicos
Olá Tati. Mishime e meu novelista favorito de tudo os tempos. "O Templo do Pavilhão Dourado" é também muito legal.
EDIT: Meu português não é muito bom. Sou dominicano e pratico vários idiomas.
Está ótimo! Nosso idioma não é nada fácil, mas é dos mais bonitos :)
@@tatifeltrin Obrigado. Legião Urbana, Clarice Lispector, Jorge Amado e você foram minha inspiração para aprender :)
Fico feliz de ver o Mishima sendo exposto aqui no canal, um autor muito ignorado e esquecido pelo seu extremismo ideologico mas também um homem extremamente sensível com uma escrita glamurosa. Sempre vai ser meu autor favorito.
Aliás, os poemas pré-morte do qual ela fala no começo são chamados de 'jisei no ku'.
Tem alguma palavra em português pra isso???
Traduzido significa "mijei no cu"
@@weslleysilva9082 aqui é só algo assim mesmo. Poema no leito de morte/pré-morte e tal… e até procurei, mas não achei se algum termo aqui sobre poemas nesse estágio da vida. Só sei que depois da morte é póstumo, mas aí já é outra coisa.
Em português, o mais próximo que encontrei, é elegia.
Será que não é epitáfio a palavra que ela tava buscando?
Desse autor eu li "O marinheiro que perdeu as graças do mar" e confesso que até hoje me lembro do trecho: "A escola é a sociedade em miniatura", o que constatei inúmeras vezes em sala de aula.
Queria esse mas tá bem caro
Café, tapioca e vídeo da Tati = manhã perfeita
Minha manhã em uma frase. Hahaha
Me identifiquei totalmente
O Mishima era um tão excêntrico quanto talentoso. Muitos dizem que o golpe de estado desde o começo estava fardado ao fracasso, sendo apenas uma desculpa para que ele pudesse morrer como herói, igual aos grandes samurais do passado.
Livros como confissões de uma máscara são especiais por nos fazer enxergar um tempo diferente, num lugar muito distante pelo olhos de outra pessoa.
O nome dos poeminhas japoneses se chama Haiku (se não me engano....).
Tenho quase certeza de que é "Jisei" (mas, posso estar enganada, claro)
@@tatifeltrin é Jiesei mesmo, eu confundi os tipos de poema.
os 2 estão certos, haiku é a forma , Jisei é o poema da morte que pode ser escrito em forma de haiku
@@massao89 Olha, só. Obrigado. Vivendo e aprendendo.
Eu proponho a criação de uma petição para que a Tati compartilhe o segredo desse processo de rejuvenescimento e intenso embelezamento que testemunhamos nela a cada ano que passa.
Minha receosa aposta é que ela esteja seguindo os conselhos do Lorde Henry (O Retrato de Dorian Gray) e repetindo todos os os erros que cometeu em sua juventude.
#RevelaOSegredoTati
😂 Aceito o elogio (e Lorde Henry é dos meus personagens preferidos, mas prefiro seus aforismos aos seus conselhos, rs). 1 abç!
Eu sempre penso a mesma coisa! Haha
Ela deve usar produtos ivone
É por isso que ela teve que mudar de casa recentemente. Foi por causa do "quarto do quadro".... 😁
Verdade , quero o segredo Tati.
Gente conheci esse canal a uns tempos atrás e estou apaixonado! Vim buscando resenhas de clássicos e me deparo com um canal repleto de conteúdo espetacular. Parabéns Tati!
Fico feliz, Helder! :)
Eu, como gay, fiquei bem triste e chocado com vários depoimentos durante a narrativa.
Se hoje é difícil ser LGBTQI+, imagina naquela época, sendo asiático etc
Na Ásia a homosexualidade não é tão mal vista,maioria dos samurais eram gays
@@espaguete6195 não
@@espaguete6195 Tá enganado, era extremamente reprimido
Excelente vídeo! Tive a felicidade de conhecer Mishima através de Confissões, por indicação de um amigo do ensino médio. Esse ano, depois de uma década lendo Mishima, consegui adquirir toda a tetralogia da Fertilidade. É quase impossível ser leitor de Mishima nesse país, a tiragem é baixa e os vendedores pedem quantias absurdas pelas obras. Oro pra que, com a chegada do aniversário de 50 anos de morte do autor, as editoras tornem a publicar esse autor tão controverso, tão fascinante ❤️
Nossa, Tati, muito obrigado pela dica. Como homem gay, acredito que é muito importante a gente conhecer os atravessamentos identitários que existem na nossa comunidade para entender as vivências específicas de cada um, e não cometer delitos segregatórios entre nós que, sinceramente, não ajudam no fortalecimento como coletivo. Conhecer essa vivência de um homem gay de outra época, não-branco, não-ocidental, é vital. Obrigado!
@__. Conheço dois gays que são pai e casaram com mulheres, não acho que tem nada a ver.
@@vinicius5095 O que uma coisa tem a ver com outra???
a vida desse cara parece uma verdadeira novela!! eu nao o conhecia,mas agora no mestrado vou ter que apresentar um seminário sobre ele, já comprei algumas obras pra me inteirar mais a respeito.. fiquei feliz em descobrir essa figura tão interessante. Seu vídeo também...
Só literatura boa no melhor canal de literatura do sul do mundo
Tatiana, estou verdadeiramente fazendo um curso de literatura com vc. Muito obrigada por existir nesse universo literário!
Caramba, descobri Mishima a pouco tempo e li sun and steel, e ai vem Tati falando de outro livro dele.
A conexão forte com o canal
Misericórdia, cada vez melhor esse canal! uhul! Fala sobre o Sol e Aço, do Mishima, aquela edição com prefácio do Leminski Kkkkkkkk
Nem sabia que esse livro já teve tradução por aqui!
@@tatifeltrin A tradução foi feita pelo Leminski, salvo engano. Ele era fluente em japonês. O prefácio do Leminski é primoroso, tira folego mesmo.
@@tatifeltrin Outro livro do Mishima traduzido no Brasil é o Hagakure, sobre o código de conduta dos samurais.
Eu tenho essa raridade!
Oi Tati. Que privilégio ouvir suas resenhas, constatações, comparações enfim um feliz encontro com a Sherazade da literatura! Apaixonante!
Hoje li todos os comentarios. Que timão te acompanha, hein Tati!
E vc liga a todos com seu brilho.
Tati como sempre alto padrão. Excelente resenha!
( 5:54 ) Querida, na verdade o livro de estreia do Mishima foi Hanazaki no Mori ( Floresta em plena Florescência) de 1944. Confissões de uma Máscara ( Kamen no Kokuhaku) de 1949 é o sexto livro do autor sendo este o seu primeiro grande sucesso.
Tati, sua linda. Seus vídeos são o maior lazer pra mim! 😘
❤️
Bom dia, Tati!! Ótima resenha! Terminei de ler os volumes de boa noite punpun e queria agradecer pela dica! São maravillosos, mesmo tratando de temas delicados!
É um mangá excelente, mas o tema... ainda me lembro do último volume (que tristeza....)
Eu li Confissões de uma Máscara anos atrás e não lembrava de coisa alguma, só de que tinha amado. Foi ótimo assistir ao seu vídeo, pois fui relembrando o livro e as sensações de quando li. Eu gosto bastante do Mishima. Se não me engano o primeiro livro dele que eu li foi O Marinheiro que perdeu as Graças do Mar, que também é muito bom.
Lembro-me que eu lia esse livro durante a tarde na biblioteca, olhando pela janela a vida passando e me emocionando com cada passagem. Fiquei melancólico imaginando a vida dela, criando tudo na minha cabeça e sentindo uma tristeza que me perseguiu por alguns dias.
Eu achei por ACASO esse livro na biblioteca da minha cidade - sempre fui apaixonado por cultura asiática.
Eu li e adorei! Muito bem escrito e a tradução, um show a parte!
Obrigado por comentar um livro tão lindo como esse!
Eita, Mishima? Que legal! Fala da trilogia da fertilidade!
Obrigado por me dar a motivação necessária para começar a ler este fantástico autor. Abraço de terras pessoanas!
Amo suas resenhas e não tem como não desejar ler...😃👏👏👏
eu to muito apaixonada por essa mulher meu deus do céu
Também aprecio a literatura de Mishima, assim como minha autora favorita, Marguerite Yourcenar, que o considerava um dos seus autores preferidos. Yourcenar escreveu: “Mishima ou a visão do vazio”, publicado originalmente em 1980. Adore o canal, parabéns!
Espera aí! Literatura Nipônica e Tati Feltrin começa o vídeo com "...esse livro incrível"? 2020 está mudando o Satus Quo mesmo kkkk.
Adorei esse livro, Lucas! Já tinha gostado bastante d'As irmãs Makioka do Tanizaki, d'A casa das belas adormecidas do Kawabata, mas ainda não tinha lido um livro espetacular - agora, foi! :)
@@tatifeltrin Apenas uma piadinha para divertir os fãs de longa data, Tati! ;D
Quanto ao livro, com certeza irei adquiri-lo pelo link, um beijão!
P.S Quando você ler o Musashi, creio que ouviremos você dizer a mesma frase introdutória, porém com aquele falsete agudo que sua voz tem quando você realmente está arrebatada pela leitura hahaha.
@@LucasBatistaAndrade1 Musashi é incrível! Li quando tinha uns 13 anos, foi um divisor de águas no mundo da leitura pra mim.
Que frase linda essa que ele disse! Obrigada por tornar a vida mais leve.
Ual! Eu to mto APX por literatura japonesa. Agora então .. ❤️🙋🏼♀️
O melhor canal de literatura do Brasil!!
Como eu queria uma nova tiragem desse livro 😪❤️
Li o livro no início desse ano após uma longa caçada em sebos. Descobri o mesmo através do grupo sul-coreano, BTS. Uma das músicas deles, Singularity, é baseada nesse livro. Após ler o mesmo, percebi as referências na letra da música, assim como no vídeo. De qualquer forma, uma das melhores leituras que fiz nesse ano!
Que maneira inusitada de descobrir o autor... Os rapazes do bts são leitores de Mishima?
Tati, faz uma resenha do O Amante da Marguerite Duras. É tão lindooooo
Como admirador da cultura japonesa me interessei e estudei a biografia do Mishima após ter assistido ao filme Mishima: A Life in Four Chapters da década de 80. Vale muito a pena pesquisar sobre esse personagem complexo, por vezes quixotesto, e fascinante para entender o ponto de vista de outra cultura ainda em transição no conturbado Japão pós guerra. Só depois fui buscar sua obra literária, e qual não é a surpresa, tem forte marca autobiográfica. "Patriotism" é encantador/assustador em todo seu passional vigor de entrega. E aqui, como disse a Tati, ele também não te poupa de nada.
Ps. Patriotismo tem edição em português em um box do Mishima na Amazon, acabei de verificar.
Preciso confessar que também tenho tentado ler livros de autores japoneses e não com sucesso. Obrigada pelo video que me deu um incentivo para continuar tentando. Bjs
Tati, assiste um filme de 1985 chamado "Mishima: A Life in Four Chapters". Retrata um pouco da vida e obra desse autor. É magnífico.
Ótimo vídeo!
Se possível, leia Musashi do Eiji Yoshikawa!
Me interesso por livros que nunca pensei em ler a partir das suas resenhas!👏🏻
Adoro Mishima... indico fortemente "O Pavilhão Dourado"...
Excelente vídeo... 📚❤☕☕😘
Estou lendo esse clássico. Adorando
O livro: incrivel.
A resenha: incrivel, incrivel, incrivel
Não conhecia o autor, mas fiquei mto interessada. Como sempre, um vídeo super completo e que nos deixa super curiosos p ler o livro!
Adorei a resenha, obrigado! PS: a única leitura que fiz do Mishima foi o Taiyo to Tetsu (Sol e Aço).
Adoro Mishima. Meu primeiro livro dele foi The Sailor who Fell from Grace with the Sea
Eu lembro do podcast 30 Minutos sobre o Mishima
A vida e obra dele são muito interessantes
ONTEM mesmo estava pesquisando sobre ele,sua obra ( esse livro especificamente) e sobre o seppuku ( já conhecia o ritual) e os motivos que o levou a tal ato. Aí vem você com esse vídeo Tati? Quero esse livro, já! Haha
Bom Dia! Maravilha conhecer autores novos com a Tati!🥰
Apesar de não ser sobre confissões, me lembrou o livro que estou lendo no momento: "Terra Estranha" do James Baldwin. Que também trata de se calar perante um medo de se posicionar sexualmente. A diferença que esse é entre guerras e do Baldwin é na era do desenvolvimento do jazz moderno, em meio a bares e pré movimento dos direitos negros nos EUA nos anos 50 e 60. Tá bem legal a leitura, muito fluida e gostosa.
A propósito, como um ex leitor de literatura fantástica, eu justamente procuro no realismo uma pegada de um mundo muito diferente do que eu vivo, seja vida durante guerras, seja cultural ou sexual. É irriquecedor.
Enfim, do Mishima eu já li "Primavera de Neve" a muito tempos, preciso reler. Comprei dele também o "Vida a Venda". Preciso ler mais ele e a literatura japonesa que sempre que li eu gostei.
Tati sempre que acabo de ler um livro vou ver sua resenha porque gosto muito de vc e de suas resenhas . Sempre é like merecido
Um que li e não encontrei foi o memorial do convento de Saramago , eu não encontrei mas a maioria eu encontro .
Eu li esse livro há muito tempo. Gostei bastante. Preciso reler.
Bom dia TATI 💚💙💛🙏🙏🙏
Gostei pois temos poucos conhecimentos em relação a autores Japoneses.
Lia a pouco tempo um livro de uma autora japonesa é gostei.
Valeu as dicas de autores do Oriente.
👏👏👏👏😘🇧🇷👩🏫
Parabéns amiga SUCESSO sempre em sua vida 👐🏼👐🏼👐🏼👐🏼 desejo a você toda a sorte do mundo para você e muitas conquistas e prosperidades sempre levanta esse troféu que é seu 🏆🏆 o caminho é certo ea Vitória também parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼 video muito bom showw🎥📺🎬📽
Deixando aquele GIGA 👍🏼🇧🇷
Acho que esse é um dos meus livros favoritos, inclusive tenho duas edições dele (companhia das letras e da Circulo do livro, com traduções diferentes) e ele é muito interessante pra pensar esse outro lado da guerra, que no ocidente quase não temos contato, junto com a sua vida e outro livro de sua autoria, Sol e Aço, conseguimos entender muito sobre seu pensamento. Uma pena não termos novas edições de seus livros aqui no Brasil, queria muito o Cores Proibidas.
Obaaa! Tem um exemplar na biblioteca da minha cidade!!!
nunca li literatura nipônica, Tati está me influenciando fortemente ♥️
Se tem referência a Lolita que já li e é meu livro favorito da vida, lerei esse como certeza já que também o tenho na prateleira.
Tati, parabéns pelo canal!. Gostaria de ver a resenha de O bonde chamado desejo, O nariz(conto),Bola de sebo(conto). Além de O inspetor Geral.Beijos,😍
Vou atrás desse livro agora! Me convenceu antes mesmo do vídeo terminar. Faz um tempo que quero conhecer o Mishima, acho que esse livro será minha porta de entrada.
Obrigado pela dica, Tati :)
Abraços
Não é dos meus autores japoneses favoritos, mas agradeço pela breve biografia e a resenha, sempre muito competente. É claro que para entender melhor sobre as confissões, é necessário conhecer este período do Japão e dar a devida atenção para a mente oriental, (somos todos humanos, sim), mas com "amarras" diferentes daquelas do homem ocidental. Obrigado novamente!
Mar da fertilidade, a tetralogia é belíssima também. O que atraiu a atenção nesse livro foi a citação de abertura retirada de Os irmãos Karamázov. Quero ler todos os livros dele. Tenho aqui Cores proibidas e Mar inquieto, bem que a editora Cia das letras podia reeditar, demorou.
Acho que deveria rolar uma colab entre vc e o Clifford Sargent, seil-lá os dois discutindo sobre o mesmo livro. i look forward to see it !
Mais um pra lista! 💚💚💚💚
Pena que está tão caro, vi na Amazon e Estante Virtual 😩
Tenho ele e vendo por um preço normal (R$ 75 com frete junto)
Tatiana, sua bela resenha me fez lembrar da primeira vez que tive contato com uma obra do Yukio Mishima. Foi com O MARINHEIRO QUE CAIU EM DESGRAÇA COM O MAR . É lindo. Você deveria ler. Também me emocionei muito com o filme THE SAILOR WHO FELL FROM GRACE WITH THE SEA com a Sarah Miles. O filme e sua trilha sonora ficaram por dias na minha memória. Só fui assistir o filme em 1990 e tive que gravar numa fita cassete a trilha sonora, para escutar por dias.
Esta é a trilha:
th-cam.com/video/OdzQAlIr3eA/w-d-xo.html
Tenho a certeza que você vai amar livro e filme.
Obrigado pela resenha. Boa semana!
O livro foi publicado no Brasil pela ROCCO com o título:
O MARINHEIRO QUE PERDEU AS GRAÇAS DO MAR.
Que MASSA! A wishlist só cresce...📚😊
Primeiro livro que a Tati resenha que eu não tenho vontade de ler. Acontece 🙂📚
Duas
Acho que esse livro está esgotado, não acho em lugar nenhum e na estante virtual sai a mais de $200.
Os livros desse autor estão impossíveis de se achar por aqui - a editora Autêntica tem trazido algumas coisas dele... o jeito é aguardar!
Acho que paguei 30,00 por ele, e antes de ler, não dava nada pelo livro, mas é show!
Que homem glorioso!
O vídeo ficou muito bom. Parabéns!
Tati, você tem que ler Musashi, do Eiji Yoshikawa! É o melhor livro japonês que já li. É um calhamaço, mas acho que isso não te assusta não, haha!
Excelente indicação. Li os 2 volumes há uns 15 anos, cada volume tem umas 900 paginas.
@@ricardo200x Sim! Eu li aos 13 anos, até hoje não sei como consegui!
Eu já tinha ouvido falar do livro, mas agora tô doida pra ler. E a lista de leitura só aumenta 😂
Eu tenho o livro Mar Inquieto, do mesmo autor. É lindo. É um Romeu e Julieta no estilo oriental. Vale a pena demais a sua leitura! Comprei tão baratinho, hoje em dia está tão caro!
Comprei o ebook. Será que a Companhia das Letras irá reimprimir? Que capa linda!
Amooo suas resenhas, já li ótimos livros de suas indicações, mas confesso que apesar de Nobokov ter uma ótima escrita, eu não conseguia superar a raiva do Humbert, logo, terminei de ler Lolita na força do ódio... talvez eu dê uma chance a esse livro, mas por enquanto, acho que não 🤭
Sem saber que você iria resenhar este livro, eu já tava lendo o Mishima
vei, só pode ser o universo ao meu favor, a um tempo trás eu super queria ler esse livro só que não achei nenhum vídeo sobre ele, fiquei super "mano pq ninguém fala del" ai vem a notificação dessa gatinha leitora fazendo review do livro aaaaaaaaaaaaa esse momento é meu
Que coincidência, é minha próxima leitura, tenho em Mobi pq o físico parece bem difícil de achar. Outro que está impossível é o "pavilhão dourado". O primeiro livro do Mishima que li foi "Cores Proibidas" que foi um favorito instantâneo.
Como eu me identifiquei com a descrição do livro! Tenho que ler imediatamente, só não sei como, sem ebook e com o livro físico esgotado. :( Ótimo vídeo, de qualquer forma.
tava pensando esses dias em Lolita e de quão bonita é a escrita do livro, deu até saudade. talvez eu devesse ler este livro. ou mais Nabokov.
Tatiana, vi que alguém te indicou a leitura da Saga dos Volsungos e me veio a seguinte questão: Tu já leste Os Filhos de Húrin? Foi, talvez, a obra do Tolkien que mais me impactou.
Meu Deus.... Eu tava tomando café quando vc diz "se apunhalar e dar uma voltinha pra ter certeza que tá tudo bem..." 🥴
tu já pensou?...
@@tatifeltrin eu to agora tentando esquecer, mulher.... Kkkkk
@@tatifeltrin "As ideias que conduzem os homens...", ele estava certo de que a honra estava nessa morte ou na guerra! Quem poderia convencê-lo do contrário, não é mesmo?
AHAHAHAHAHAHAHA
Adoraria uma resenha de Cores proibidas também, do mesmo autor.
**Confissões de uma máscara** também é o nome do sétimo ótimo capítulo do excelente livro _A voz do fogo_ do *Alan Moore*.
Tem um filme espetacular sobre a vida dele. Dirigido pelo roteirista de Táxi driver. Vale a pena conferir.
Mais uma resenha incrível! Tati, off topic: vc pretende resenhar “vinte anos depois”? Gosto muito de Dumas, mas estou bem em dúvida sobre a continuação dos três mosqueteiros.
Eu achei parecido em um primeiro momento com a história do Osamu Dazai. Aliás, tem vídeo da Tatiana sobre?
Você é muito inteligente e engraçada no melhor sentido...rsrs
Ok, eu amaria uma colaboração entre você e o Clifford do Better than Food.
Resenha incrível!
Tati, conhece Yasunari Kawabata? Ele ganhou o Nobel de literatura de 1968, o Yukio era o favorito,mas devido aos seus posicionamentos foi preterido. Seus principais livros são: A Casa das Belas Adormecidas, Chá e Amor e o Som da Montanha. Te indico também Kenzaburo Oe, Nobel de 1994,sendo sua obra principal ' Uma Questão Pessoal'.
Já tem resenha aqui sobre "A casa das belas adormecidas".
Eu tenho essa edição. Amo Mishima. Precioso.
Eu li um outro livro desse autor que foi perturbador, The Sailor Who Fell From Grace With The Sea. Muito bom, mas me deixou perplexa.
que estante linda, teacher!
- O amor é horrível?
Am?
- O mishima dizia que o amor é horrível, é verdade?
Quem?
-Mishima!
É por isso se matou!
-Se matou!
O amor é a coisa mais terrível quando sê acaba
-Verdade!
Enfim o melhor diálogo sobre mishima quê existe! Rsrsrs
Bom dia Tatiana. Que resenha incrível, já vou ver se consigo encaixar na minha lista kkkkk. Ontem eu encomendei a Biografia de Van Gogh, muito legal... Outra coisa: eu tenho uma sugestão de leitura que, eu acho, se adequaria a seu estilo... eu sonho com uma resenha do mesmo, mas infelizmente não tem. Este livro é a Saga dos Volsungos, uma saga mítica islandesa escrita no século 13 com autoria anônima, e conta a jornada do herói nórdico Sigurd, até sua vitória contra o grande e lendário dragão Fafnir. Este livro serviu como inspiração para J.R.R Tolkien e é muito interessante.
Vou colocar o link da AMAZON: www.amazon.com.br/Saga-Volsungos-Th%C3%A9o-Borba-Moosburger/dp/8577151123/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=saga+dos+volsungos&qid=1596990650&s=books&sr=1-1
Tenho um Edda perdido por aqui - vou atrás desse livro que você me recomendou, com certeza!