Que surpresa. Tenho uma história com esse livro, ele fez parte de um momento muito importante da minha vida. Se me permite contar: em 1999, eu estava sob tratamento de quimioterapia para um câncer linfático em um hospital em Boston. Teria que passar por 84 sessões, num total de 6 meses, e logo no começo, deitado sozinho em uma cama com tubos conectados às minhas veias, me visitou uma freira católica. Me disse algumas palavras de conforto, perguntou minha religião - ao que respondi ser ateu - e, ao ver alguns livros na cabeceira, me perguntou se poderia me emprestar um. Eu disse que sim, e me passou então uma cópia bem antiga e já gasta desse livro de Viktor Frankl. Li em alguns dias, e na semana seguinte a freira passou novamente em meu quarto e pegou o livro de volta. Eu nunca mais voltaria a vê-la durante os meses em que lá estive. O livro me impressionou muito, e me deu forças para lutar contra minha situação no momento. Alguns anos depois, fuçando um sebo em Manaus, encontrei o livro da mesma edição e em condições idênticas à cópia que havia lido no hospital. Parecia o mesmíssimo livro, não acreditei. Comprei e já o reli algumas vezes até o momento. Inclusive trago tatuada uma frase de Nietzsche mencionada por Frankl: "was mich nicht umbringt, macht mich stärker" - o que não me derruba, me faz mais forte.
A minha história c esse livro foi de q eu estava c sofrendo de uma dor mental profunda ..dor na alma .. falta de propósito total.. qndo li o livro me emocionei de chorar feito criança... ñ sei se foi o livro mas hj eu só quero deixar o mundo se for p deixá-lo um pouco melhor..
Sensacional. Quem sabe aquela freira foi um anjo enviado? Há muito além do que podemos compreender por aqui. Sua história me emocionou, quem teve contato com o livro conhece a sua profundidade e a capacidade de nos afastar de qualquer vitimismo e aproximar da força. Parabéns pela sua coragem, n deve ter sido fãcil mas hj enche de esperança outras pessoas ao contar. Um abraço e fique com Deus.
Esse livro deveria ser lido por todos que tem depressão e por todos os profissionais que tratam a depressão, pois o importante não é o motivo que te levou a depressão, mas descobrir, na sua vida atual, o sentido para sair dela, para continuar vivendo, e vivendo feliz por ainda ter tempo de mudar a sua vida.
Muito obrigado por isso tenho o livro a 1 ano e tenho medo de ler, tenho depressão e ansiedade e tenho medo de gatilhos! Mas como você recomendou vou ler
Nesse livro o autor cita uma frase muito bonita atribuída a Dostoievski: "Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento". Parabéns pelo vídeo Tati.
Adorei esse comentário de que "não é um livro para ficar parado na estante". Realmente, o meu já emprestei para tanta gente que nem sei mais aonde é que está, mas não fico triste não.
Meu relato: este livro foi um grande passo para a cura da minha depressão. A minha psiquiatra recomendou. Após a leitura, senti uma renovação e parei de tomar meus medicamentos, especialmente Rivotril no qual eu já estava viciada. Recomendo demais a leitura para qualquer pessoa.
Morrissey disse certa vez que "há muito mais vida nos livros, que na vida real. Mas, não muito mais". E que, de fato, são raros, raríssimos os livros que podem mudar vidas. Esse livro é um deles.
O bom desse livro é que ele consegue não ser o que parece ser antes de lê-lo. Não basta conhecer uma história de superação para se inspirar a superar também. Em muitos casos, por conta da comparação, a gente sente-se ainda pior ao conhecer relatos de quem passou por situação bem pior que nós mesmo e superou mas a gente parece se dá por vencido por muito menos. E esse livro atravessa todo esse caminho sem se sujar com otimismo barato.
O que me fascina nos livros de guerra, de todos os tempos, é ver a que ponto o ser humano é capaz de chegar, o que é capaz de fazer com o outro. E o que mais me impressiona é que ao contrário do que muitos dizem, a oportunidade não faz o ladrão, o assassino, o estuprador... Apenas o revela.
É crucial pra nossa sanidade mental descobrir um sentido pra lutar pela vida, apesar de tudo. Esse é um livro que indico pra todo mundo, entrou fácil pra lista dos favoritos! ❤️
Esse livro é incrível. O processo de desumanização dos prisioneiros descrito por Frankl é angustiantemente pessoal. Choca o depoimento do autor dos horrores dos campos de concentração, de como se lutava pela vida (e como era perceptível para todos quando alguém perdia a luta, e viria a sucumbir em dias), de como alguns prisioneiros expunham sua maldade atuando como "capos" dos nazistas, e como, por outro lado, alguns oficiais nazistas atuavam para "boicotar" a máquina de mortes, aliviando o sofrimento dos cativos. Ao final do livro, fiquei interessado em me aprofundar na logoterapia, desenvolvida pelo autor. Leitura indispensável, que pode ajudar muitas pessoas que não encontram sentido em suas vidas.
A passagem que ele fala sobre liberdade também é fantástica, onde ele explana que liberdade absoluta sem responsabilidade torna-se algo maléfico. Com isso ele brilhantemente fala que os EUA deveriam construir uma estátua da responsabilidade como simbolo na costa oeste em contra partida a estátua da liberdade na costa leste desse pais.
Este livro é sensacional. De modo algum pode ser confundido com um livro de autoajuda (isso tiraria muito do seu valor), ele é um livro que nos faz compreender a natureza humana, e ainda acreditar na humanidade, apesar da "raça" de pessoas torpes. É interessante lembrar que Viktor Frankl não criou a logoterapia no Campo de Concentração, ele estava desenvolvendo essas ideias antes, mas essa experiência trágica deu substância às suas ideias, foi lá que ele pôde ter certeza da eficácia da logoterapia. Mostrou que o homem busca um sentido, e só quando ele encontra pode ser feliz. Fundamentos: servir a um ideal, amar uma pessoa, aceitar o sofrimento inevitável da vida. Quanto paramos de olhar para dentro de nós (coisa que livros de autoajuda enfatizam), descobrimos que existe um sentido na vida.
Meu Deus, que surpresa e felicidade ver este livro aqui. Sou psicóloga e minha vertente é a Logoterapia. Frankl me inspira com sua vida. E agora estou MUITO ansiosa para ver sua resenha sobre As Benevolentes. Sou doida para ler!
Olá, Cams Rose. Fico feliz em saber que existem psicólogos dessa vertente por aí. Fico tão feliz que me sinto obrigado a fazer-lhe algumas perguntas: Você mora no Brasil? Você conhece outros psicólogos logoterapeutas? Saberia me dizer se o número de profissionais atuantes, que aprenderam algo na logoterapia, é significativo? Eu realmente gostaria de saber sobre isso e tenho vontade de descobrir algum logoterapeuta em minha cidade ou próximo.
Tati, você é meu crush de amizade, juro! Eu super imagino te chamando pr'um suco na padoca pra passar a tarde conversando com vc e c meu amigo que tbm curte bastante seus vídeos :)) Você espalha comentários tão interessantes e resenhas que criam uma baita vontade de ler todos os dias, você é uma super-heroína ♡
Esse livro me colocou em contato com algo que em 5 anos de graduação em psicologia nunca pude ter. Infelizmente. Tenho estudado bastante a o obra de Frankl, e tem me enriquecido muito mesmo. Não foi apenas um teórico sólido, mas também um ser humano formidável, cuja história inspira. Valeu Tati, pelo vídeo.
Essa é uma situação muito comum na graduação. Sou estudante do terceiro da Psicologia e nunca ouvir falar do pensamento por parte dos acadêmicos. A sorte é que alguns anos antes de fazer faculdade, eu ja tinha tido meu primeiro com contato com o livro da resenha. Agora ja estou no meu quarto livro e todos os dias me encanto mais com esse pensamento, que é um também um modo de encarar a vida e a existência humana.
Tati, veja a palestra "Viktor Frankl e o Sentido da Vida", do prof. Luciano Marques de Jesus. Eu filmei, editei e postei no meu segundo canal (neste aqui posto meus vídeos autorais), e acho que essa palestra pode engrandecer qualquer um que esteja realmente interessado no assunto.
Bom dia, Tati! Acho a Segunda guerra mundial algo inesgotável. O sofrimento, a superação, a questão do mal, a bondade tudo está ali. Li É isto um homem? e fiquei em choque. Com certeza, vou ler esse. Beijos😘
Muito contente em poder ver a resenha deste maravilhoso livro, por duas razões, sou psicólogo e a logoterapia foi importante na minha formação e claro amo ler. Aproveito o espaço para fazer duas observações. A primeira, Frankl foi UM dos fundadores da logoterapia; essa abordagem psicológica também teve a contribuição de outras pessoas como Rudolf Allers e Oswald Schwarz. Frankl foi seu principal divulgador e teórico. E a segunda observação, a logoterapia já existia antes da Segunda Guerra Mundial, ela não surge após. E até o fim da vida Frankl se dedicou a construí-la. Parabenizo o seu trabalho e desejo sucesso para o canal. Abraço, Tati.
Sou logoterapeuta, e testemunho que a contribuição desta ciência para os nossos dias é algo indescritível. Cada um de nós vive sua busca por sentido e propósito e como Frankl gostava de citar, "quem tem um porquê viver suporta qualquer como viver", de Nietzsche. Quer conhecer mais sobre a Logoterapia de Viktor Frankl? Confira nossa página no instagram @logoterapiabh.
Eu vim aqui porque estou lendo Em Busca do Sentindo da Vida do Doutor Augusto Cury. E nele o Doutor Frankl é um dos personagens mais importantes que ajudou Júlio Verne em sua missão de viajar no tempo e tentar mudar pontos importantes de mutação do trágico momento da nossa História. Fiquei impressionada porque o senhor Frankl conseguiu enxergar algo precioso em meio ao caos. Preciso obter o livro do senhor Frankl.
Meus dois livros favoritos:"É Isto Um Homem do Primo Levi e "Em Busca de Sentido"!!Ambos são um estudo sobre a natureza humana!!Tem um livro sobre uma sobrevivênte do Holocausto Nazista,chamado "A Bailarina de Auschwitz",da Dra Edith Eva Eger ,O Dr Viktor Frankl foi seu tutor no curso de psicologia que ela fez!!O livro é muito lindo!!!!
Sou estudante de psicologia e essa abordagem foi um achado pra mim. A logoterapia tem um conteúdo riquíssimo, e possui um olhar extremamente humano que me encantou de primeira.
Não é exagero dizer que este homem, Viktor Frankl foi um dos maiores homens da nossa história. Precisamos urgentemente em épocas niilitas e desumanização do homem que as pessoas conheçam esse pensamento!❤️
Terminei a leitura desse livro há alguns dias e fiquei com aquela sensação nossa que livro espetacular quando terminei, demorei alguns dias para processar a leitura e favoritei de olhos fechados. Achei o livro espetacular do início ao fim, a narração do autor me surpreendeu porque eu imaginava que seria de um jeito e foi completamente diferente. (Fiquei bem surpresa por ele mencionar Thomas Mann e a Montanha mágica tanto que fiquei com muita vontade de ler). Um livro que terminei e já quero reler!
Tatiana, só um esclarecimento. Viktor Frankl não criou a Logoterapia a partir dos campos de concentração, ele já havia usado o termo em meio acadêmico em 1926. Fico muito feliz com seu vídeo sobre o livro, fazendo com que a Logoterapia chegue a mais pessoas. Sou psicóloga, logoterapeuta e apaixonada pela visão que ela carrega.
Oi Tati! Eu baixei esse livro pelo Kindle e terminei ontem a leitura! Que bom vê-la comentando sobre. Chorei em alguns trechos por conta da carga emocional que o livro carrega consigo e, atrelado a isso, ao momento em que vivemos hoje. Amei a definição de leveza ao fim da leitura. Quero deixar o último parágrafo para reflexão: "Não seria o suficiente referir-nos a pessoas decentes? É verdade que elas formam uma minoria. Mais que isso, sempre serão minoria. E, no entanto, vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos à minoria. Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode. Portanto, fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.”
Trabalho no colegio Viktor Frankl em Rib Preto-sp. Todos nós estudamos a Logoterapia de viktor Frankl , já estudamos o Livro Sentido da vida, nos ajuda realmente a entender que precisamos encontrar o sentido para nossa vida de maneira prazerosa e com leveza. É mágico. Todos precisam conhecer essa obra. Parabéns!!
A definição da logoterapia está bem delineado nesse livro. Frankl é um grande terapeuta e trouxe contribuições técnicas a psicoterapia enormes. A logoterapia é um tipo de existencialismo bem aplicado a terapia, outro detalhe sobre a logoterapia é a possibilidade de correlacionar vida, estética e valor da existencial humana, é valido para terapeutas, pacientes e pesquisadores na área de ciências humanas. Ótimo resumo desta grande obra, parabéns.
Só uma pessoa encontrada pode pensar em tentar ajudar outra. E o que assisto é o que você colocou, são mais necessitados de encontrar o sentido da sua própria Vida, do que os que os procuram. Psicologias tratam do ego, da mente. O que nos abastece, fortalece, o ESPÍRITO, que é a fonte de força e cura. Só nessa dimensao se pode encontrar as respostas e aceitacao da angústia.
Estou fazendo um curso sobre Logoterapia online gratuito sobre Logoterapia nesta quarentena, é Viktor F. puro, agora me senti mais motivado para ler Em busca de Sentido.
Como me senti pequena lendo esse livro. Nunca mais quero reclamar dos meus sofrimentos tão insignificantes perto de quem sofreu em um campo de concentração. Quero viver mais do que nunca, mesmo padecendo de uma doença mental incurável e que machucava minha alma e minha existência.
Dr Frankl conseguiu extrair um tesouro enorme sobre a compreensão da mente humana bebendo um cálice amargo que é viver a vida nas piores circunstâncias de dor, desumanidade e desesperança. Sem exagero, tornei-me uma pessoa melhor lendo esse livro, é imprescindível pra quem quiser conhecer sobre a mente humana na mais pura essência!
Eu acho incrível e intrigante como ele conseguiu realizar tanta coisa em tão pouco tempo após estas experiências horríveis. Ele perdeu muita gente muito importante... Vc está linda com esta luz ruiva neste vídeo!
Essa última parte do livro que você leu é simplesmente PERFEITA. É um livro que alimenta a esperança no coração de quem está lendo. Esse é o livro da minha vida! Eu só acho que poderiam investir em uma melhor edição, com uma capa mais atraente e tal. Obrigada por esta resenha!
... Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho. Viktor Frankl
Acredito que a segunda guerra é um assunto inesgotável. Acabei de ler "Acerto de Contas", do Jonh Grisham, que conta a história de um veterano de guerra que lutou contra o Japão nas Filipinas. A parte da guerra é uma verdadeira aula de história, sobre os combates, as prisões japonesas. E pretendo ler em breve uma trilogia do Ken Follet, que trata das duas guerras mundiais e da guerra fria. Aprender sobre a história através de romances é um grande prazer.
A abri hoje o livro "A Bailarina de Auschwitz", a autora cita o encontro que teve com ele e de como esse livro a ajudou. Está na minha lista já, lembrei que você havia feito resenha dele e quis assistir novamente.
Tenho a impressão de que quanto mais se conta sobre a segunda guerra mais se conhece sobre ela. É como se percebêssemos os espaços que ainda existem. Espaços são lugares de encaixe e por isso me parece mesmo que há muito ainda há saber. Gostei muito do vídeo.
Hoje, assistindo o vídeo do canal do Kiko Loureiro (Histórias das Antigas 20), ele citou o Victor Frankl... e mais tarde, alguém me enviou esse vídeo. Pensei: é muito sinal em um dia só. Vou comprar e ler (sobretudo, após ter assistido esse vídeo). Obrigada.
Essa obra está entre as minhas preferidas. Livro simplesmente fantástico, daqueles capazes de mudar não apenas nossos dias, mais também nossa caminhada, convicões e principalmente, nossa maneira de ver e lidar com as adversidades imposta pela vida. Viktor Frankl foi um homem extraordinário, de uma força interior e sensibilidade poucas vezes identificada em um ser humano. Tomei conhecimento desse livro em 2014, num momento extremamente difícil em minha vida, e sua leitura me ajudou de uma forma maravilhosa. A esse homem e seu maravilhoso trabalho, minha erterma gratidão!
Oi, Tati. Adorei o vídeo. Sempre acompanho o canal. Gostaria também de fazer uma observação em relação a parte (6:50), pois a Logoterapia foi desenvolvida antes de Viktor Frankl ir para o campo de concentração, tendo bases filosóficas e experiências clínicas com jovens em situação de risco. O campo de concentração foi um "experimentum crucis" para ele. Ademais, ele já levava consigo um manuscrito sobre a Logoterapia “ Olha aqui! Tenho comigo um manuscrito científico a ser publicado” (Livro "Em busca de sentido", página 28, 43ª edição 2018, na parte sobre desinfecção).
Quais os livros sobre o tema Segunda Guerra mais te marcaram, pelo estilo do autor, pela história, por uma personagem específica, pelo desfecho, por uma reviravolta totalmente inesperada, o que mais te trouxe conhecimento histórico, o que te fez conhecer mais curiosidades, aquele que ficou martelando na sua cabeça após o término, o que mais te emocionou?
Tudo a ver com o momento que estamos vivendo... Tenho o livro As Chaves do Inconsciente que não cheguei a acabar, mas é baseado nos estudos desse doutor e é ótimo também. Muito bom saber da existência desse livro.
Este livro é o melhor relato já feito. Viktor é um dos grandes homens do século XX. É imbatível o livro. A autobiografia dele também é excelente também. O de Primo Levi também é ótimo.
Esse livro é maravilhoso!!eu chorei muito qndo li mas tb me fez refletir muito sobre minha vida e a vida das outras pessoas... sobre ter esperança,empatia enfim vale a pena ler!!
A segunda guerra parece inesgotável principalmente pra nós que nascemos após ela, mas quase ao mesmo tempo num sentido histórico... aquelas enormes feridas ainda estão se fechando
Tati, no Canal do psicólogo "Luís Enrique - Em Rota" tem uma live dele com o logoterapeuta argentino Cláudio García falando sobre a vida de Viktor Frankl. Chorei várias vezes durante a aula. É linda demais a história e, com certeza, um "complemento" de respeito para o livro Em busca de sentido. Se puder dê uma olhada, tenho certeza que não se arrependerá.
Tati, a Logoterapia é olhar para si quanto indivíduo, mas principalmente olhar para o outro ou para algo, que não é ele próprio, ele chama de "autotranscendência" no sentido antropológico da palavra; Recomendo o livro (Teoria e Terapia das Neuroses - Viktor Frankl) é fantastico também.. Parabéns pela abordagem a esse autor maravilhoso, que de forma direta em seus livros, e indireta através de seus replicadores, me ajudou muito..
Acabei de ler esse livro por indicação da minha terapeuta, ele é uma verdadeira obra de arte! Fiquei muito feliz em encontrar ele aqui nas resenhas, mais gente precisa conhece-lo! Vou comprar um para emprestar, o meu virou xodó, vai para a pilha que é " sagrado" rs
Canal de completa importância.... tenho esse livro. É exatamente o seu comentário. Me impressionou a resiliência do dr Frank e o ensinamento na busca de sentidos pra vida.... e por incrível que pareça... encontramos!!!!!
Esse livro me comoveu muito, sendo indicação de um professor muito querido meu da faculdade que marcou muito minha vida ❤️ fico feliz que tenha lido e resenhado ele ~ outro que ele me indicou foi Sinto Muito, de Nuno Lobo Antunes outro que mudou muito a minha visão dentro da medicina como acadêmica e futura profissional
Adorei a parte do Mal Leitor. Isso me lembra muito professores da UnB que fazem pesquisa voltada para a representação da sociedade, eles fazem esse tipo de leitura.
Todas as pessoas tem uma imagem sobre a segunda guerra, seja de Hitler ou do holocausto, o que não significa que todos saibam os detalhes, motivos e desdobramentos dessa guerra. Portanto, ao meu ver a grande quantidade de livros sobre esse tema é justamente para a venda e movimentação do mercado editorial. Achei interessante a humildade desse autor, e por gostar de refletir sobre nossa existência e de assuntos referentes a psicologia vou procurar ler esse livro. Só não gostei da fonte do título do livro na capa, me incomodou um pouco.
Li na adolescência numa edição da EST - Sinodal. Essa aí parece de luxo perto daquela que li, que era dureza. O que é injusto, porque o livro é maravilhoso.
Eu li apenas dois capítulos na faculdade de História na disciplina de Filosofia. Comovente demais. Anos depois, reconheci passagens do livro no filme “O Pianista”.
Gostaria de agradecer imensamente pelo vídeo! E dizer que não digo que esse assunto seja inesgotável mas sim, buscar o conhecimento é inesgotável! ☺️ Conhecimento nunca é demais e ainda mais se for pelo passado , para entendermos realmente o que de fato aconteceu na história e no mundo!!!! Obrigada novamente!!! Muito obrigada pelo vídeo!!!
Essa semana comprei o livro da editora ideias e letra,por 24reais na Amazon ,a metade dessa outra edição ...o livro é fantástico mesmo!entrara no top Classic na minha estante,vc levará vários socos no peito!
Como a maioria que se manifestou aqui, minha vida pode ser resumida a alguns marcos, e certamente, conhecer Vitor e sua história de vida que si funde com suas obras, mais notadamente esse livro, foi um desses e produziu uma reviravolta ao saber que era eu que escolhia interpretar o que me acontecia, e não o que me acontecia.
Que surpresa. Tenho uma história com esse livro, ele fez parte de um momento muito importante da minha vida. Se me permite contar: em 1999, eu estava sob tratamento de quimioterapia para um câncer linfático em um hospital em Boston. Teria que passar por 84 sessões, num total de 6 meses, e logo no começo, deitado sozinho em uma cama com tubos conectados às minhas veias, me visitou uma freira católica. Me disse algumas palavras de conforto, perguntou minha religião - ao que respondi ser ateu - e, ao ver alguns livros na cabeceira, me perguntou se poderia me emprestar um. Eu disse que sim, e me passou então uma cópia bem antiga e já gasta desse livro de Viktor Frankl.
Li em alguns dias, e na semana seguinte a freira passou novamente em meu quarto e pegou o livro de volta. Eu nunca mais voltaria a vê-la durante os meses em que lá estive. O livro me impressionou muito, e me deu forças para lutar contra minha situação no momento. Alguns anos depois, fuçando um sebo em Manaus, encontrei o livro da mesma edição e em condições idênticas à cópia que havia lido no hospital. Parecia o mesmíssimo livro, não acreditei. Comprei e já o reli algumas vezes até o momento.
Inclusive trago tatuada uma frase de Nietzsche mencionada por Frankl: "was mich nicht umbringt, macht mich stärker" - o que não me derruba, me faz mais forte.
A minha história c esse livro foi de q eu estava c sofrendo de uma dor mental profunda ..dor na alma .. falta de propósito total.. qndo li o livro me emocionei de chorar feito criança... ñ sei se foi o livro mas hj eu só quero deixar o mundo se for p deixá-lo um pouco melhor..
Que história linda!!! Parece um filme!
Que história linda demais parabéns
Sensacional. Quem sabe aquela freira foi um anjo enviado? Há muito além do que podemos compreender por aqui. Sua história me emocionou, quem teve contato com o livro conhece a sua profundidade e a capacidade de nos afastar de qualquer vitimismo e aproximar da força. Parabéns pela sua coragem, n deve ter sido fãcil mas hj enche de esperança outras pessoas ao contar. Um abraço e fique com Deus.
Impressionante! Obrigado!
Sou psicóloga e recomendo esse livro para alguns clientes. Já testemunhei belíssimas mudanças de vida.
Esse livro deveria ser lido por todos que tem depressão e por todos os profissionais que tratam a depressão, pois o importante não é o motivo que te levou a depressão, mas descobrir, na sua vida atual, o sentido para sair dela, para continuar vivendo, e vivendo feliz por ainda ter tempo de mudar a sua vida.
Excelente colocação.
Parabéns!!!
Muito obrigado por isso tenho o livro a 1 ano e tenho medo de ler, tenho depressão e ansiedade e tenho medo de gatilhos! Mas como você recomendou vou ler
@@ellevizin2460 você comento os gatilhos da mente sim sao os piores momentos do Pânico da psique humana.
@@ellevizin2460 eu também! Olha que coincidência. Ganhei esse livro há um ano e fiquei com medo de ler!
Bizarro né?
Nesse livro o autor cita uma frase muito bonita atribuída a Dostoievski: "Temo somente uma coisa: não ser digno do meu tormento". Parabéns pelo vídeo Tati.
Essa frase é profunda.
Adorei esse comentário de que "não é um livro para ficar parado na estante". Realmente, o meu já emprestei para tanta gente que nem sei mais aonde é que está, mas não fico triste não.
“Quem tem por que viver, pode superar qualquer coisa” (Nietzsche)
... Supera qualquer como.
😆 O nivel desse canal é muito alto .... porém agora, o nível subiu OVER NINE THOUSAND!
Vegeta curtiu isso.
Meu relato: este livro foi um grande passo para a cura da minha depressão. A minha psiquiatra recomendou. Após a leitura, senti uma renovação e parei de tomar meus medicamentos, especialmente Rivotril no qual eu já estava viciada. Recomendo demais a leitura para qualquer pessoa.
Morrissey disse certa vez que "há muito mais vida nos livros, que na vida real. Mas, não muito mais". E que, de fato, são raros, raríssimos os livros que podem mudar vidas. Esse livro é um deles.
Não imaginei que veria esse livro por aqui. Grata surpresa! :D
O bom desse livro é que ele consegue não ser o que parece ser antes de lê-lo. Não basta conhecer uma história de superação para se inspirar a superar também. Em muitos casos, por conta da comparação, a gente sente-se ainda pior ao conhecer relatos de quem passou por situação bem pior que nós mesmo e superou mas a gente parece se dá por vencido por muito menos. E esse livro atravessa todo esse caminho sem se sujar com otimismo barato.
O que me fascina nos livros de guerra, de todos os tempos, é ver a que ponto o ser humano é capaz de chegar, o que é capaz de fazer com o outro. E o que mais me impressiona é que ao contrário do que muitos dizem, a oportunidade não faz o ladrão, o assassino, o estuprador...
Apenas o revela.
Procede muito...
O homem é o único animal q "mata por prazer".
Isso diz muita coisa, e explica muitas atitudes monstruosas q o ser humano tomou.
NAO JUSTIFICA!!!
É crucial pra nossa sanidade mental descobrir um sentido pra lutar pela vida, apesar de tudo. Esse é um livro que indico pra todo mundo, entrou fácil pra lista dos favoritos! ❤️
Esse livro é incrível. O processo de desumanização dos prisioneiros descrito por Frankl é angustiantemente pessoal. Choca o depoimento do autor dos horrores dos campos de concentração, de como se lutava pela vida (e como era perceptível para todos quando alguém perdia a luta, e viria a sucumbir em dias), de como alguns prisioneiros expunham sua maldade atuando como "capos" dos nazistas, e como, por outro lado, alguns oficiais nazistas atuavam para "boicotar" a máquina de mortes, aliviando o sofrimento dos cativos.
Ao final do livro, fiquei interessado em me aprofundar na logoterapia, desenvolvida pelo autor.
Leitura indispensável, que pode ajudar muitas pessoas que não encontram sentido em suas vidas.
Continue estudando a Logoterapia, amigo.
Fiquei com esse mesmo sentimento, conhecer a logoterapia
Sim
Todo.o ser humano necessita de "um propósito" na vida , p ser plena, feliz.
A passagem que ele fala sobre liberdade também é fantástica, onde ele explana que liberdade absoluta sem responsabilidade torna-se algo maléfico. Com isso ele brilhantemente fala que os EUA deveriam construir uma estátua da responsabilidade como simbolo na costa oeste em contra partida a estátua da liberdade na costa leste desse pais.
Este livro é sensacional. De modo algum pode ser confundido com um livro de autoajuda (isso tiraria muito do seu valor), ele é um livro que nos faz compreender a natureza humana, e ainda acreditar na humanidade, apesar da "raça" de pessoas torpes. É interessante lembrar que Viktor Frankl não criou a logoterapia no Campo de Concentração, ele estava desenvolvendo essas ideias antes, mas essa experiência trágica deu substância às suas ideias, foi lá que ele pôde ter certeza da eficácia da logoterapia. Mostrou que o homem busca um sentido, e só quando ele encontra pode ser feliz. Fundamentos: servir a um ideal, amar uma pessoa, aceitar o sofrimento inevitável da vida. Quanto paramos de olhar para dentro de nós (coisa que livros de autoajuda enfatizam), descobrimos que existe um sentido na vida.
Me tornei logoterapeuta (e logovivente)graças a este livro...A PSICOTERAPIA DE FRANKL É INCOMPARÁVEL.
Meu Deus, que surpresa e felicidade ver este livro aqui. Sou psicóloga e minha vertente é a Logoterapia. Frankl me inspira com sua vida. E agora estou MUITO ansiosa para ver sua resenha sobre As Benevolentes. Sou doida para ler!
Olá, Cams Rose. Fico feliz em saber que existem psicólogos dessa vertente por aí. Fico tão feliz que me sinto obrigado a fazer-lhe algumas perguntas: Você mora no Brasil? Você conhece outros psicólogos logoterapeutas? Saberia me dizer se o número de profissionais atuantes, que aprenderam algo na logoterapia, é significativo? Eu realmente gostaria de saber sobre isso e tenho vontade de descobrir algum logoterapeuta em minha cidade ou próximo.
Alegrando a quaretena com o carisma e o conhecimento de sempre
Tati, você é meu crush de amizade, juro!
Eu super imagino te chamando pr'um suco na padoca pra passar a tarde conversando com vc e c meu amigo que tbm curte bastante seus vídeos :))
Você espalha comentários tão interessantes e resenhas que criam uma baita vontade de ler todos os dias, você é uma super-heroína ♡
Esse livro me colocou em contato com algo que em 5 anos de graduação em psicologia nunca pude ter. Infelizmente. Tenho estudado bastante a o obra de Frankl, e tem me enriquecido muito mesmo. Não foi apenas um teórico sólido, mas também um ser humano formidável, cuja história inspira. Valeu Tati, pelo vídeo.
Essa é uma situação muito comum na graduação. Sou estudante do terceiro da Psicologia e nunca ouvir falar do pensamento por parte dos acadêmicos. A sorte é que alguns anos antes de fazer faculdade, eu ja tinha tido meu primeiro com contato com o livro da resenha. Agora ja estou no meu quarto livro e todos os dias me encanto mais com esse pensamento, que é um também um modo de encarar a vida e a existência humana.
Olá, tbm sou psicóloga , estou muito interessada em estudar as obras do autor , pode me indicar ?( Já quero Em busca de sentido)
Tati, veja a palestra "Viktor Frankl e o Sentido da Vida", do prof. Luciano Marques de Jesus. Eu filmei, editei e postei no meu segundo canal (neste aqui posto meus vídeos autorais), e acho que essa palestra pode engrandecer qualquer um que esteja realmente interessado no assunto.
Oi! Qual o seu segundo canal?
Bom dia, Tati!
Acho a Segunda guerra mundial algo inesgotável. O sofrimento, a superação, a questão do mal, a bondade tudo está ali.
Li É isto um homem? e fiquei em choque.
Com certeza, vou ler esse.
Beijos😘
No original, em alemão, o título é algo como "Apesar de tudo dizer sim à vida", achei bem interessante. Ótimo vídeo, Tati!
Sim! importantíssima essa informação. Espero que a Tati leia seu comentário.
Muito contente em poder ver a resenha deste maravilhoso livro, por duas razões, sou psicólogo e a logoterapia foi importante na minha formação e claro amo ler. Aproveito o espaço para fazer duas observações. A primeira, Frankl foi UM dos fundadores da logoterapia; essa abordagem psicológica também teve a contribuição de outras pessoas como Rudolf Allers e Oswald Schwarz. Frankl foi seu principal divulgador e teórico. E a segunda observação, a logoterapia já existia antes da Segunda Guerra Mundial, ela não surge após. E até o fim da vida Frankl se dedicou a construí-la. Parabenizo o seu trabalho e desejo sucesso para o canal. Abraço, Tati.
Sou logoterapeuta, e testemunho que a contribuição desta ciência para os nossos dias é algo indescritível. Cada um de nós vive sua busca por sentido e propósito e como Frankl gostava de citar, "quem tem um porquê viver suporta qualquer como viver", de Nietzsche. Quer conhecer mais sobre a Logoterapia de Viktor Frankl? Confira nossa página no instagram @logoterapiabh.
Eu vim aqui porque estou lendo Em Busca do Sentindo da Vida do Doutor Augusto Cury. E nele o Doutor Frankl é um dos personagens mais importantes que ajudou Júlio Verne em sua missão de viajar no tempo e tentar mudar pontos importantes de mutação do trágico momento da nossa História. Fiquei impressionada porque o senhor Frankl conseguiu enxergar algo precioso em meio ao caos. Preciso obter o livro do senhor Frankl.
Meus dois livros favoritos:"É Isto Um Homem do Primo Levi e "Em Busca de Sentido"!!Ambos são um estudo sobre a natureza humana!!Tem um livro sobre uma sobrevivênte do Holocausto Nazista,chamado "A Bailarina de Auschwitz",da Dra Edith Eva Eger ,O Dr Viktor Frankl foi seu tutor no curso de psicologia que ela fez!!O livro é muito lindo!!!!
Sou estudante de psicologia e essa abordagem foi um achado pra mim. A logoterapia tem um conteúdo riquíssimo, e possui um olhar extremamente humano que me encantou de primeira.
Não é exagero dizer que este homem, Viktor Frankl foi um dos maiores homens da nossa história. Precisamos urgentemente em épocas niilitas e desumanização do homem que as pessoas conheçam esse pensamento!❤️
Terminei a leitura desse livro há alguns dias e fiquei com aquela sensação nossa que livro espetacular quando terminei, demorei alguns dias para processar a leitura e favoritei de olhos fechados. Achei o livro espetacular do início ao fim, a narração do autor me surpreendeu porque eu imaginava que seria de um jeito e foi completamente diferente.
(Fiquei bem surpresa por ele mencionar Thomas Mann e a Montanha mágica tanto que fiquei com muita vontade de ler).
Um livro que terminei e já quero reler!
Tatiana, só um esclarecimento. Viktor Frankl não criou a Logoterapia a partir dos campos de concentração, ele já havia usado o termo em meio acadêmico em 1926. Fico muito feliz com seu vídeo sobre o livro, fazendo com que a Logoterapia chegue a mais pessoas. Sou psicóloga, logoterapeuta e apaixonada pela visão que ela carrega.
Você atende em qual cidade? Deixa seu contato pra nós moça! :)
Oi Tati! Eu baixei esse livro pelo Kindle e terminei ontem a leitura! Que bom vê-la comentando sobre.
Chorei em alguns trechos por conta da carga emocional que o livro carrega consigo e, atrelado a isso, ao momento em que vivemos hoje. Amei a definição de leveza ao fim da leitura.
Quero deixar o último parágrafo para reflexão:
"Não seria o suficiente referir-nos a pessoas decentes? É verdade que elas formam uma minoria. Mais que isso, sempre serão minoria. E, no entanto, vejo justamente neste ponto o maior desafio a que nos juntemos à minoria. Porque o mundo está numa situação ruim. Porém tudo vai piorar ainda mais se cada um de nós não fizer o melhor que pode. Portanto, fiquemos alerta - alerta em duplo sentido: desde Auschwitz nós sabemos do que o ser humano é capaz. E desde Hiroshima nós sabemos o que está em jogo.”
Trabalho no colegio Viktor Frankl em Rib Preto-sp. Todos nós estudamos a Logoterapia de viktor Frankl , já estudamos o Livro Sentido da vida, nos ajuda realmente a entender que precisamos encontrar o sentido para nossa vida de maneira prazerosa e com leveza. É mágico. Todos precisam conhecer essa obra. Parabéns!!
A definição da logoterapia está bem delineado nesse livro. Frankl é um grande terapeuta e trouxe contribuições técnicas a psicoterapia enormes. A logoterapia é um tipo de existencialismo bem aplicado a terapia, outro detalhe sobre a logoterapia é a possibilidade de correlacionar vida, estética e valor da existencial humana, é valido para terapeutas, pacientes e pesquisadores na área de ciências humanas. Ótimo resumo desta grande obra, parabéns.
Tenho a obra completa. Um banho de sentido da vida para os psicólogos doutrinados que estão mais doentes que seus próprios pacientes.
Só uma pessoa encontrada pode pensar em tentar ajudar outra. E o que assisto é o que você colocou, são mais necessitados de encontrar o sentido da sua própria Vida, do que os que os procuram. Psicologias tratam do ego, da mente. O que nos abastece, fortalece, o ESPÍRITO, que é a fonte de força e cura. Só nessa dimensao se pode encontrar as respostas e aceitacao da angústia.
Estou fazendo um curso sobre Logoterapia online gratuito sobre Logoterapia nesta quarentena, é Viktor F. puro, agora me senti mais motivado para ler Em busca de Sentido.
"Este livro incrível!" - voz da Tati em minha mente.
Como me senti pequena lendo esse livro. Nunca mais quero reclamar dos meus sofrimentos tão insignificantes perto de quem sofreu em um campo de concentração. Quero viver mais do que nunca, mesmo padecendo de uma doença mental incurável e que machucava minha alma e minha existência.
Qual doença? (se me permite perguntar)
Conheci esse livro através do Dr. Ítalo Marsili. Depois procure mais sobre ele, irá gostar!
Dr Frankl conseguiu extrair um tesouro enorme sobre a compreensão da mente humana bebendo um cálice amargo que é viver a vida nas piores circunstâncias de dor, desumanidade e desesperança. Sem exagero, tornei-me uma pessoa melhor lendo esse livro, é imprescindível pra quem quiser conhecer sobre a mente humana na mais pura essência!
Vou começar a ler por conta do seu comentário
Eu acho incrível e intrigante como ele conseguiu realizar tanta coisa em tão pouco tempo após estas experiências horríveis. Ele perdeu muita gente muito importante...
Vc está linda com esta luz ruiva neste vídeo!
Essa última parte do livro que você leu é simplesmente PERFEITA. É um livro que alimenta a esperança no coração de quem está lendo. Esse é o livro da minha vida! Eu só acho que poderiam investir em uma melhor edição, com uma capa mais atraente e tal.
Obrigada por esta resenha!
Tatiana Feltrin, você é maravilha e bênção em nossas vidas. Te amo muito❤
Ainda não cheguei a ler, mas estou ansioso por navegar nas páginas deste livro...
... Pode-se tirar tudo de um homem exceto uma coisa: a última das liberdades humanas - escolher a própria atitude em qualquer circunstância, escolher o próprio caminho.
Viktor Frankl
Acredito que a segunda guerra é um assunto inesgotável. Acabei de ler "Acerto de Contas", do Jonh Grisham, que conta a história de um veterano de guerra que lutou contra o Japão nas Filipinas. A parte da guerra é uma verdadeira aula de história, sobre os combates, as prisões japonesas. E pretendo ler em breve uma trilogia do Ken Follet, que trata das duas guerras mundiais e da guerra fria. Aprender sobre a história através de romances é um grande prazer.
A abri hoje o livro "A Bailarina de Auschwitz", a autora cita o encontro que teve com ele e de como esse livro a ajudou. Está na minha lista já, lembrei que você havia feito resenha dele e quis assistir novamente.
Tenho a impressão de que quanto mais se conta sobre a segunda guerra mais se conhece sobre ela. É como se percebêssemos os espaços que ainda existem. Espaços são lugares de encaixe e por isso me parece mesmo que há muito ainda há saber. Gostei muito do vídeo.
Da para perceber o quanto o livro sensibilizou a Tatiana. ❤️ É um livro certeiro, fala de forma simples e objetiva sobre o poder das escolhas.
Esse livro mudou a minha vida !! A sua divulgação se trata de um ato de caridade , especialmente nesses tempos atuais .
Nossa. Minha psicóloga me recomendou e me emprestou esse livro. Mudou muito minha forma de ver a vida.
Hoje, assistindo o vídeo do canal do Kiko Loureiro (Histórias das Antigas 20), ele citou o Victor Frankl... e mais tarde, alguém me enviou esse vídeo. Pensei: é muito sinal em um dia só. Vou comprar e ler (sobretudo, após ter assistido esse vídeo). Obrigada.
Essa obra está entre as minhas preferidas. Livro simplesmente fantástico, daqueles capazes de mudar não apenas nossos dias, mais também nossa caminhada, convicões e principalmente, nossa maneira de ver e lidar com as adversidades imposta pela vida. Viktor Frankl foi um homem extraordinário, de uma força interior e sensibilidade poucas vezes identificada em um ser humano. Tomei conhecimento desse livro em 2014, num momento extremamente difícil em minha vida, e sua leitura me ajudou de uma forma maravilhosa. A esse homem e seu maravilhoso trabalho, minha erterma gratidão!
Oi, Tati. Adorei o vídeo. Sempre acompanho o canal. Gostaria também de fazer uma observação em relação a parte (6:50), pois a Logoterapia foi desenvolvida antes de Viktor Frankl ir para o campo de concentração, tendo bases filosóficas e experiências clínicas com jovens em situação de risco. O campo de concentração foi um "experimentum crucis" para ele. Ademais, ele já levava consigo um manuscrito sobre a Logoterapia “ Olha aqui! Tenho comigo um manuscrito científico a ser publicado” (Livro "Em busca de sentido", página 28, 43ª edição 2018, na parte sobre desinfecção).
Quais os livros sobre o tema Segunda Guerra mais te marcaram, pelo estilo do autor, pela história, por uma personagem específica, pelo desfecho, por uma reviravolta totalmente inesperada, o que mais te trouxe conhecimento histórico, o que te fez conhecer mais curiosidades, aquele que ficou martelando na sua cabeça após o término, o que mais te emocionou?
Esse cara era um monstro da psicologia, essa livro da uma força descomunal!.
Tudo a ver com o momento que estamos vivendo... Tenho o livro As Chaves do Inconsciente que não cheguei a acabar, mas é baseado nos estudos desse doutor e é ótimo também. Muito bom saber da existência desse livro.
Esse livro é daqueles que a gente não quer que acabe.
Adorei: "chacoalhões com luvas de pelica". Estou lendo o livro e vi o vídeo até o final. Muito bom. Abraço;
Viktor Frankl, lumiar dos nossos tempos, 12 camada da personalidade.
Este livro é o melhor relato já feito. Viktor é um dos grandes homens do século XX. É imbatível o livro. A autobiografia dele também é excelente também. O de Primo Levi também é ótimo.
Quando teremos algo de Ortega y Gasset? Aguardo ansiosamente hehehe
Creio que esse livro esteja entre os top 15 livros que já li na minha vida e que me marcaram profundamente.
Preciso tomar vergonha na cara e ler esta obra.Resenha maravilhosa, Tati.
Esse livro é maravilhoso!!eu chorei muito qndo li mas tb me fez refletir muito sobre minha vida e a vida das outras pessoas... sobre ter esperança,empatia enfim vale a pena ler!!
Li esse livro há umas 3 semanas e ele deveria ser lido por muita mais gente. Amo também a forma como foi escrito: despretensiosa, genuína e simples.
Um livro curto em páginas, mas gigante em conhecimento e ensinamentos
Excelente.
Seu canal é maravilhoso, um dos melhores do TH-cam! Você merece 10 vezes mais inscritos.
A segunda guerra parece inesgotável principalmente pra nós que nascemos após ela, mas quase ao mesmo tempo num sentido histórico... aquelas enormes feridas ainda estão se fechando
A criatividade torna qualquer tema inesgotável..
Livro fantástico, transformador.
ganhei esse livro hoje de presente da minha mulher, vou comecar a lê-lo!
Tati, no Canal do psicólogo "Luís Enrique - Em Rota" tem uma live dele com o logoterapeuta argentino Cláudio García falando sobre a vida de Viktor Frankl. Chorei várias vezes durante a aula. É linda demais a história e, com certeza, um "complemento" de respeito para o livro Em busca de sentido. Se puder dê uma olhada, tenho certeza que não se arrependerá.
Tati, a Logoterapia é olhar para si quanto indivíduo, mas principalmente olhar para o outro ou para algo, que não é ele próprio, ele chama de "autotranscendência" no sentido antropológico da palavra;
Recomendo o livro (Teoria e Terapia das Neuroses - Viktor Frankl) é fantastico também..
Parabéns pela abordagem a esse autor maravilhoso, que de forma direta em seus livros, e indireta através de seus replicadores, me ajudou muito..
Acabei de ler esse livro por indicação da minha terapeuta, ele é uma verdadeira obra de arte! Fiquei muito feliz em encontrar ele aqui nas resenhas, mais gente precisa conhece-lo! Vou comprar um para emprestar, o meu virou xodó, vai para a pilha que é " sagrado" rs
Não tinha pretensão de ler essa obra... até ver esse review hehe! Assim que acabar minha "tarefa mensal" de Hamlet começo a ler esse livro
Bem na hora em que me sentei para tomar meu cafezinho, sai o vídeo. Que alegria ❤
Nada melhor que vídeo da Tati no meu niver :)
Opa! Parabéns, Gabriel!!! \o/
@@tatifeltrin Obg Tati 🎉
Um daqueles livros onde a maioria já vai ter lido. Livro incrível.
Canal de completa importância.... tenho esse livro. É exatamente o seu comentário. Me impressionou a resiliência do dr Frank e o ensinamento na busca de sentidos pra vida.... e por incrível que pareça... encontramos!!!!!
Esse livro me comoveu muito, sendo indicação de um professor muito querido meu da faculdade que marcou muito minha vida ❤️ fico feliz que tenha lido e resenhado ele
~ outro que ele me indicou foi Sinto Muito, de Nuno Lobo Antunes outro que mudou muito a minha visão dentro da medicina como acadêmica e futura profissional
Adorei a parte do Mal Leitor. Isso me lembra muito professores da UnB que fazem pesquisa voltada para a representação da sociedade, eles fazem esse tipo de leitura.
Um dos melhores, senão o melhor, livro que li! Já emprestei para muitas pessoas. É curtinho e vale muito a pena ler.
Todas as pessoas tem uma imagem sobre a segunda guerra, seja de Hitler ou do holocausto, o que não significa que todos saibam os detalhes, motivos e desdobramentos dessa guerra. Portanto, ao meu ver a grande quantidade de livros sobre esse tema é justamente para a venda e movimentação do mercado editorial. Achei interessante a humildade desse autor, e por gostar de refletir sobre nossa existência e de assuntos referentes a psicologia vou procurar ler esse livro. Só não gostei da fonte do título do livro na capa, me incomodou um pouco.
a capa e qualidade da edição são realmente de doer, mas é de fato um dos melhores livros que já li.
a capa poderia ser mais caprichada
Li na adolescência numa edição da EST - Sinodal. Essa aí parece de luxo perto daquela que li, que era dureza. O que é injusto, porque o livro é maravilhoso.
Livro Maravilhoso❤
Eu li apenas dois capítulos na faculdade de História na disciplina de Filosofia. Comovente demais. Anos depois, reconheci passagens do livro no filme “O Pianista”.
Gostaria de agradecer imensamente pelo vídeo! E dizer que não digo que esse assunto seja inesgotável mas sim, buscar o conhecimento é inesgotável! ☺️ Conhecimento nunca é demais e ainda mais se for pelo passado , para entendermos realmente o que de fato aconteceu na história e no mundo!!!! Obrigada novamente!!! Muito obrigada pelo vídeo!!!
Essa semana comprei o livro da editora ideias e letra,por 24reais na Amazon ,a metade dessa outra edição ...o livro é fantástico mesmo!entrara no top Classic na minha estante,vc levará vários socos no peito!
Sensacional
Como a maioria que se manifestou aqui, minha vida pode ser resumida a alguns marcos, e certamente, conhecer Vitor e sua história de vida que si funde com suas obras, mais notadamente esse livro, foi um desses e produziu uma reviravolta ao saber que era eu que escolhia interpretar o que me acontecia, e não o que me acontecia.
Fiquei bte comovida com a forma q fez seu trabalho. Vc tem muita sensibilidade, fez um relato muito bonito. Parabéns!
Vídeo tão bom e bem explicado que nem parece que durou 16 min, passou voando
Esse livro é incrivel !❤
Lendo "As benevolentes"! Gente do céu, já estou ansiosa pra análise.
Conheci o Frankl em razão de um artigo publicado no Globo pelo Olavo de Carvalho, quando de sua morte. Frankl tem uma obra espetacular.
Adorei sua leitura,prende a atenção,gratidão por compartilhar um conteúdo com tanta qualidade ❤
Maravilhoso!!! Passei esse livro para os meus alunos da Psicologia...
Tati amo seu canal. Como alguém pode fazer comentários de forma tão didática sobre leitura. Obrigada sempre.