São pessoas de muito valor. Por mais que o com puta dor faça tudo hoje, ainda precisa de um engenheiro para colocar isso tudo na memória da inteligência artificial.
Valeu Dayton! Fomos colegas de início de áviacao trabalhando no 1 ETA na Base Aérea de Belém como mecânico de vôo de Catalina, aeronave anfíbia construída na segunda guerra. Conheço desde 1973 quando lá fui servir. Além do Catalina o C-47 era o outro equipamento que fomos tripulantes. É um imenso prazer reve-lo, grande parceiro de todos. Não mudou nada pelo visto além dos cabelos brancos! Abração Dayton e boa sorte na nova empresa! Jugno
Sr. Daytom é de um carisma e paciência incrível, um profissional a qual devemos nos inspirar. Parabéns ao programa Aero por ter escolhido uma pessoa nota 1000.
isso que tava pensando, o engenheiro de vôo parece ser mais importante que os pilotos pra o avião decolar e se manter no ar, os pilotos só controlam pra onde ele vai kkkkkkk
Equivalentes! Dentro do contexto geral, piloto, co-piloto, engenheiros, comissários, mecânicos, atendentes do guichê da companhia, todos eles têm sua importância. Cada um no seu quadrado, mas todos com suas competências e conhecimentos.
Só quem já trabalhou com o Dayton sabe do profissionalismo dele. Tive grande prazer em trabalhar na RIO durante 5 anos e acompanhar toda essa operação de perto. Grandes madrugadas na RPN junto deste profissional nos trechos CGR / GYN / GRU.
O piloto servia só pra direcionar o avião e falar com a torre? Pelo que deu pra ver, o engenheiro de vôo que se virava pra ajustar tudo. De toda forma, sensacional conhecer um pouco mais dessa profissão tão importante em sua época. Sr. Dayton deu um show de simpatia e deu pra ver o brilho nos olhos em poder compartilhar conhecimento conosco, parabéns!
Que nada...os pilotos também tinham uma carga de trabalho e uma mão de obra grande também, tanto que precisavam de um 3o tripulante pra dar conta de todo o trabalho...porque se o Engenheiro tinha muitas tarefas manuais e parâmetros pra checar durante o voo, os pilotos também tinham as suas tarefas e tinham que voar o avião.
Grande Dayton, voamos muitas vezes no 727, nos gloriosos tempos da VARIG, aonde nós nos formamos e desenvolvemos nossa experiência. Excelente profissional e colega. Abraço do Paulo Brasil.
Parabéns aos engenheiros de voo. É só para lembrar que na FAB, nas aeronaves maiores como: C130, R99, P3 Orion, e casa, muito desses trabalhos são executados pelos sgt especialista em aeronaves ( BMA) e o especialista em comunicações (BCO)
Meu velho voava DC-10 e comentou muito da falta que fazia os engenheiros quando foi para o MD-11 (nos voos internacionais) o engenheiro é que preenchia toda papelada e a parte burocrática, fora o auxílio que o engenheiro acabava dando sobre voo/navegação etc pois os mais experientes as vezes tinham tanto conhecimento operacional quanto o comandante.
Inicio a campanha para a parte 2 do vídeo com o professor Dayton. Eu não deixo de me impressionar todos os dias em ver como existe gente boa neste mundo.
Eu sempre soube que o trabalho do engenheiro de voo era bem complexo, só que o Sr Dayton conseguiu simplificar ao máximo para que nós entendêssemos. Máximo respeito à esse profissional incrível
As algumas grande profissões extinguem-se, mas a história fica ... Os engenheiros de bordo, foram de uma importância vital para toda a aviação comercial durante mais de 40 anos ... Deviam ser todos condecorados !
É uma outra era da aviação, onde a aeronave exigia muito mais dos seus operadores! Uma curiosidade Já pensou o que aconteceria se o engenheiro de vôo passasse mal durante o vôo? É, realmente uma profissão extremamente especializada!! Valeu!😀👍
Impressionante a capacidade e o profissionalismo do senhor Dayton em nos explicar todo esse conteúdo. O homem tem é de uma inteligência e sabedoria incríveis. O que mais me impressiona é a propriedade com a qual ele fala. É fora do normal, não tem nem como contestar um profissional desse nível!! É só ouvir e aprender mesmo.kkkkk Parabéns pelo vídeo.
Fui Despachante Operacional de Voo e fiz curso de Engenheiro de Voo, mas como a empresa despachou os 707 (o do vídeo é um 727), não houve espaço para trabalhar na função! É muito legal a função e o Deyton com seu conhecimento deixa mais interessante!
Nunca imaginei que o trabalho desse profissional fosse tão complexo! A gente assistia aqueles filmes dos anos 70 e o engenheiro de vôo parecia apenas um passageiro 😁
A aviação é um negócio de um profissionalismo incrível. Se tudo na vida fosse levado a sério desse jeito, certeza que as coisas seriam muito diferentes.
O cara tem que ter muita bagagem e ser top pra operar e saber todos os acionamentos da aeronave. Top demais. Parabéns pelo vídeo Fernando... 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️
Cara esse Sr. Dayton é completamente apaixonado por esse avião. A intimidade com que ele fala sobre os procedimentos é incrivel, da pra ver no olho dele a vontade de contar mais e mostrar mais do avião, tanto é que no final do video ainde oferece pra fazer o walkaround, sem palavras pra esse cara.
Agora dá para entender quando assistimos filmes antigos e vermos o engenheiro de voo ali totalmente compenetrado no seu trabalho. Show de vídeo, explicação e simpatia.
Que senhor gente fina, eu tenho admiração por todos os pilotos e tripulantes de aeronaves, são todos muito gente boa de se conversar. Rolam altas histórias. Parabéns ao canal mais uma vez sempre nos proporcionando essa troca de experiências entre gerações.
Quando diz que tudo foi substituído por computador e de doer o coração. Trabalhando muito importante. Esse senhor e de uma extremo conhecimento. Que Deus conserve.
Dayton com uma humildade muito grande e com grande prazer em mostrar tudo. Como é bom ver como tudo na aviação funciona. Grande abraço a todos, excelente trabalho!
Espetacular! Um dos vídeos mais interessantes do canal. Além disso, foi admirável ver o conhecimento que o Sr. Dayton tem, a paixão que ele nutre por sua profissão, a facilidade/desenvoltura que tem para ensinar e, principalmente, a sua simpatia! Parabéns pelo episódio.
Belo vídeo Fernando. Esse Sr. Dayton é um incrível profissional, merece muito respeito. É de se admirar a simplicidade dele ao explanar o assunto, gostaria de vê-lo em mais vídeos.
Gratificante saber como é a ENORME responsabilidade do Engº de vôo. Seu Dayton mostra que ainda é um apaixonado pela aviação e contagia todos nós. Parabéns pelo vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👊🏻👨✈️✈️
Cara acho difícil,oq eu acho é que podemos ter aeronaves com tecnologias e computadores que possam fazer tudo sozinho sem o piloto,mas nunca sem o piloto pois máquinas também falham,e vale ressaltar que muita gente não entraria no avião sem os pilotos.
@@boeing-wv3tu o futuro será sim sem pilotos tudo automatizado, a uns anos atrás falavam a mesma coisa de caminhões e carros autônomos e olho como está hoje em dia. Já existe Uber 100% autônomo sem ngm dirigindo, logo a profissão do piloto de avião tbm será descartado máquinas erram mas a maioria de acidentes foram por erros humanos.
Que figura simpática!! Foi um verdadeiro professor!! Essa aula, me fez repensar o trabalho desses profissionais, e a carga de trabalho e a complexidade que esses sistemas analógicos exigiam dos pilotos...
Que aula, meus amigos! Parabéns ao seu Dayton pela experiência, profissionalismo e ótima explicação sobre os sistemas. Sugestão de vídeo: faz um outro vídeo com ele contando sua a trajetória até se tornar engenheiro de voo. Grande abraço!
Aviação Raiz, onde havia um grande trabalho em equipe. Época dos motores a jato puro, onde o ronco dessas aeronaves preenchia o ar e o coração dos apaixonados por Aviação. Sem dúvida, o design dos 727 é um dos mais bonitos da Aviação. Parabéns pela matéria e ao nobre engenheiro de vôo pela gentileza em nos mostrar os bastidores de uma época de ouro, que n volta mais.
Amigo Dayton - Depois de 30 anos que sai deste avião, com a sua explanação pode me botar na escala que estou solo. kkkkkkkk Grande abraço a você e o Germininck. Antenor
Exato. É que o cara (engenheiro) sabe tanto que pensa que todo mundo também sabe. E o Fernando sabe que boa parte do público dele é de leigos, aí ele traduz pra nós. Bela dobradinha! Abraços
@@Felipe.Ferreira Não é que "pensa que sabe"... dado o tempo, e a area de atuação, reduziu o ritmo ao máximo p/ que alguém inexperiente pudesse entender. Quando alguém c/ muita experiência está na mesma conversa que você, num assunto onde você também tem experiência, o nível e profundidade dos diálogos é DEFINITIVAMENTE outro, visto tbm que explicações de funções e conceitos de funcionamento são completamente desnecessárias. Enfim... não "pensa que sabe", ele sabe que os outros não sabem(!), por isso diminui o ritmo e a quantidade de informações, simplificando tudo so maximo.
Muito bom o vídeo! Deixa claro que no futuro não tão distante muitas profissões serão substituídas por máquinas e inteligência artificial. E com base no vídeo podemos dizer que a carga de trabalho do Engenheiro de voo é muito maior do que a do piloto e copiloto.
E ai entra o nosso poder de reinvenção.... alguns acham ruim essa evolução por "acabar" com empregos e profissões. Mas alguém precisará fabricar, dar manutenção, identificar falhas e etc, nos equipamentos autônomos, e ai que um antigo engenheiro de voo se especializa, quantos destes foram precisam pra cirar, desenvolver e verificar o funcionamento de um FMC por exemplo, um auto trhotle e etc, por exemplo. Quantos destes ainda são necessários, que aprenderam programação, para continuar verificando linhas de código, melhorando, adaptando, resolvendo bugs e etc, destes FMC... Na minha opinião a profissão não deixou de existir, ela apenas trocou a forma de existir e deram outro nome. O egenheiro de voo pra mim continua existindo, ele foi programar os computadores da aeronave para que ela fizesse por ele todo o mesmo trabalho.
@@marcogilvideos Também não acredito em extinção, pois, mesmo com FMC, ainda precisará de alguém para resolver bugs no sistema, identificar linhas de código que podem causar problemas, etc. Pode-se dizer que muda-se de Engenheiro de Voo de Hardware para Engenheiro de Voo de Software. Desculpem a piada, sei que é sério, mas é uma coisa que dá pra adaptar, basta a pessoa querer. Uma vaga nunca acaba, apenas se adapta.
A pergunta que não quer calar: acho que sim, teremos ainda alguns novos F/E. E onde são esses novos treinados novos F/E, porque esses aviões continuarão a voar quando esses senhores, que não muito em breve, deixarão esse magnífico posto!
Ontem passou um episódio no Desatres Aereos de um DC 10 ( SE N ME ENGANO) Pilotos e Engenheiro de vôo, uma historia boa da cagada de um piloto e o bom senso de co-piloto e engenheiro q o alto ego do piloto se deu em acidente✌️
@@willianfarina921 isso um DC 8 que tava fazendo um procedimento de pouso na qual n podia entrar no espaço aérea do outro pais q nao lembro qual nome era. E o desgraçado do piloto tava em busca de uma strobe p curvar.
@@joaobueno962 mais concerteza teria pilotos ainda pra auxiliar a maquina. pra checar tudo certinho no minimo 1 tripulante vai ter kkkkk. e outra acredito que em 70 anos agente nao tenha avioes particulares mais seja subistituido por vtol.
O engenheiro de voo eh típico aquele integrante de apresentação de trabalho em faculdade , os pilotos seguram o cartaz (pilota o avião) e o Engenheiro que estudou tudo que coordena tudo e informa kkkkk O engenheiro : ou me esperam, ou este avião não decola ! Brincadeiras a parte ,é um trabalho muito complexo , mesmo ele explicando direitinho , tem que ficar atento e eh uma trabalheira danada…. Eh muita responsabilidade , mas deve ser algo prazeroso. Eu adoro cockpit antigo , FULL analógico
Seu Dayton tem um grande carisma, parabéns pela explicação.
Foi uma aula!
A arte de explicar algo extremamente complexo de uma maneira simples.
Seu Dayton, simples, humilde, com tanta experiência e conhecimento, um baita profissional
Sabe tudo, e algumas coisas mais. Kk.
Ele encerrou com "até o próximo", vamos cobrar em haha! Excelente!
Eu fico impressionado com a inteligência desses profissionais, eu poderia ouvir o Sr Dayton o dia todo
Somos dois então!
Tres kkk
4
5
6
O Dayton era carinhosamente chamado na Varig como sr. "Sinistro", gostava de apavorar os iniciantes :-D
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😃😁😃😁😀👍👍👍👍😃😁😀👍😃 .
Mas olha o tanto de função que existia no manual kkkkkkkkkk
Varig, que saudade, era meu sonho ter a 1 viagem , acabou sendo a Azul.
Serasse se ele vai botar o terror em mim também? Estou iniciando também, sr sinistro vai colar em mim D:
O Dayton revelou-se um ótimo demonstrador, enriqueceu a matéria sob todos os aspectos. Mantenha-o próximo, é um ótimo parceiro. Parabéns, Fernando.
Este senhor aí é o "próprio computador de bordo" do avião! 😳
👏😎👏 Impressionante!
São pessoas de muito valor.
Por mais que o com puta dor faça tudo hoje, ainda precisa de um engenheiro para colocar isso tudo na memória da inteligência artificial.
Bem isso
É incrível como podemos SENTIR, num só vídeo, todo o profissionalismo, técnica e amor nisso tudo. É o típico vídeo que merece um looping eterno hahaha
@Willian Costa, eu também senti o mesmo, realmente, quando vc faz oque gosta, é contagiante!
Valeu Dayton! Fomos colegas de início de áviacao trabalhando no 1 ETA na Base Aérea de Belém como mecânico de vôo de Catalina, aeronave anfíbia construída na segunda guerra. Conheço desde 1973 quando lá fui servir. Além do Catalina o C-47 era o outro equipamento que fomos tripulantes. É um imenso prazer reve-lo, grande parceiro de todos. Não mudou nada pelo visto além dos cabelos brancos! Abração Dayton e boa sorte na nova empresa! Jugno
Dayton e Germinik, tive a honra de voar com os 2 na saudosa Varig! São 2 dos melhores profissionais com que já voei!
Show demais Fernando. Fico imaginando o tamanho da experiência deste cidadão engenheiro de vôo. É informação demais.
Muita experiência, sem duvida!
Sr. Daytom é de um carisma e paciência incrível, um profissional a qual devemos nos inspirar. Parabéns ao programa Aero por ter escolhido uma pessoa nota 1000.
Guardada as devidas proporções, na minha humilde opinião, o engenheiro de voo, era ainda mais importante do que os pilotos...Canal Aero é top 👏👏👍👍🙏🙏
isso que tava pensando, o engenheiro de vôo parece ser mais importante que os pilotos pra o avião decolar e se manter no ar, os pilotos só controlam pra onde ele vai kkkkkkk
Não sei se seria correto afirmar qual é o mais importante, já que num avião como esse, se faltar qualquer um desses, o avião não iria decolar.
Ele era o computador de bordo da aeronave.
Equivalentes! Dentro do contexto geral, piloto, co-piloto, engenheiros, comissários, mecânicos, atendentes do guichê da companhia, todos eles têm sua importância. Cada um no seu quadrado, mas todos com suas competências e conhecimentos.
@@edersonluizsouzacosta1652 verdade era o computador de bordo o engenheiro de voo.
Só quem já trabalhou com o Dayton sabe do profissionalismo dele. Tive grande prazer em trabalhar na RIO durante 5 anos e acompanhar toda essa operação de perto. Grandes madrugadas na RPN junto deste profissional nos trechos CGR / GYN / GRU.
O piloto servia só pra direcionar o avião e falar com a torre? Pelo que deu pra ver, o engenheiro de vôo que se virava pra ajustar tudo. De toda forma, sensacional conhecer um pouco mais dessa profissão tão importante em sua época. Sr. Dayton deu um show de simpatia e deu pra ver o brilho nos olhos em poder compartilhar conhecimento conosco, parabéns!
Que nada...os pilotos também tinham uma carga de trabalho e uma mão de obra grande também, tanto que precisavam de um 3o tripulante pra dar conta de todo o trabalho...porque se o Engenheiro tinha muitas tarefas manuais e parâmetros pra checar durante o voo, os pilotos também tinham as suas tarefas e tinham que voar o avião.
Sentar com o Sr. Dayton numa uma mesa + várias geladas, certamente resulta em um papo excelente e incríveis histórias.
Grande Dayton, voamos muitas vezes no 727, nos gloriosos tempos da VARIG, aonde nós nos formamos e desenvolvemos nossa experiência. Excelente profissional e colega. Abraço do Paulo Brasil.
Simpatia esse senhor, sorte de quem trabalha com ele!!
Por favor, Fernando, faça um segundo vídeo com o "Seu" Dayton, nessa externa. Eu gosto muito destas tecnologias legadas. Parabéns a todos!
Up
Parabéns aos engenheiros de voo.
É só para lembrar que na FAB, nas aeronaves maiores como: C130, R99, P3 Orion, e casa, muito desses trabalhos são executados pelos sgt especialista em aeronaves ( BMA) e o especialista em comunicações (BCO)
Faltou nos dizer sobre a história do Sr Dayton na aviação, onde ele voou e quais equipamentos além do 727..
Meu velho voava DC-10 e comentou muito da falta que fazia os engenheiros quando foi para o MD-11 (nos voos internacionais) o engenheiro é que preenchia toda papelada e a parte burocrática, fora o auxílio que o engenheiro acabava dando sobre voo/navegação etc pois os mais experientes as vezes tinham tanto conhecimento operacional quanto o comandante.
Inicio a campanha para a parte 2 do vídeo com o professor Dayton. Eu não deixo de me impressionar todos os dias em ver como existe gente boa neste mundo.
Eu sempre soube que o trabalho do engenheiro de voo era bem complexo, só que o Sr Dayton conseguiu simplificar ao máximo para que nós entendêssemos. Máximo respeito à esse profissional incrível
Orra, os engenheiros de voo são ninja.
De longe um cara que você TEM que respeitar, pro cara saber de tudo isso o cara é Foda
Amei a aula que senhorzinho simpático ele é um super computador ambulante parabéns pra ele
As algumas grande profissões extinguem-se, mas a história fica ...
Os engenheiros de bordo, foram de uma importância vital para toda a aviação comercial durante mais de 40 anos ...
Deviam ser todos condecorados !
Que orgulho, creio que o Sr. Dayton roubou a cena no bom sentido, adorei ver ele, poderia ter mais videos com ele. hahahhahaha
Bom deste canal que ele envolve mais a pratica do que a teoria, com isso a gente aprende muito.
A sabedoria para um único ser. Incrível
Que riqueza. Sempre fui apaixomado pelo 727 e agora conhecendo por mais detalhes, melhor ainda. Parabéns!
Valeu Augusto!!
O cara domina a máquina todinha é um verdadeiro engenheiro.
Esse senhor deve ser um excelente avô, pq haja paciência pra trabalhar como engenheiro de vôo!
Pra ele ❤️
É uma outra era da aviação, onde a aeronave exigia muito mais dos seus operadores! Uma curiosidade Já pensou o que aconteceria se o engenheiro de vôo passasse mal durante o vôo? É, realmente uma profissão extremamente especializada!! Valeu!😀👍
Apertem os cintos, o engenheiro sumiu!!!
@@brinquedosecuriosidadesant9007 É bem isso mesmo!😀👍
Pensei isso kkk O piloto falaria no microfone: "Senhores passageiros, comecem a rezar."
Da mesma forma que a aeronave tenha o piloto e co piloto,tbm tinham a redundância de engenheiro de vôo !
Impressionante a capacidade e o profissionalismo do senhor Dayton em nos explicar todo esse conteúdo.
O homem tem é de uma inteligência e sabedoria incríveis.
O que mais me impressiona é a propriedade com a qual ele fala.
É fora do normal, não tem nem como contestar um profissional desse nível!!
É só ouvir e aprender mesmo.kkkkk
Parabéns pelo vídeo.
O homem é uma enciclopédia domina todo conhecimento operacional da aeronave sabe do que fala , muito obrigado Sr Dayton e ao canal aero
Essa galera da Varig são os tesouros da nossa aviação vida longa aos Daytons, Neucildes e Germiniks...
Imagino no momento de "crise", ter a calma de lembrar de cada comando...
Fui Despachante Operacional de Voo e fiz curso de Engenheiro de Voo, mas como a empresa despachou os 707 (o do vídeo é um 727), não houve espaço para trabalhar na função! É muito legal a função e o Deyton com seu conhecimento deixa mais interessante!
Explicação excepcional destes experientíssimo FE. Eu não fazia ideia da carga de trabalho que um FE tem. Os pilotos mal tem trabalho.
Nunca imaginei que o trabalho desse profissional fosse tão complexo! A gente assistia aqueles filmes dos anos 70 e o engenheiro de vôo parecia apenas um passageiro 😁
A aviação é um negócio de um profissionalismo incrível. Se tudo na vida fosse levado a sério desse jeito, certeza que as coisas seriam muito diferentes.
Impressionante como estes aviões São bem preservados, parece saiu da fábrica ontem
O cara tem que ter muita bagagem e ser top pra operar e saber todos os acionamentos da aeronave. Top demais. Parabéns pelo vídeo Fernando... 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿❤️
Cara esse Sr. Dayton é completamente apaixonado por esse avião. A intimidade com que ele fala sobre os procedimentos é incrivel, da pra ver no olho dele a vontade de contar mais e mostrar mais do avião, tanto é que no final do video ainde oferece pra fazer o walkaround, sem palavras pra esse cara.
Quanta historia Boa esse Sr . Dayton Tem para contar em ! Parabens!
Agora dá para entender quando assistimos filmes antigos e vermos o engenheiro de voo ali totalmente compenetrado no seu trabalho. Show de vídeo, explicação e simpatia.
O meu já falecido pai era engenheiro de voo, minha noção do que meu pai fazia na cabine de um avião era superficial. Muito obrigada pelo vídeo.
Que senhor gente fina, eu tenho admiração por todos os pilotos e tripulantes de aeronaves, são todos muito gente boa de se conversar. Rolam altas histórias. Parabéns ao canal mais uma vez sempre nos proporcionando essa troca de experiências entre gerações.
Quando diz que tudo foi substituído por computador e de doer o coração. Trabalhando muito importante. Esse senhor e de uma extremo conhecimento. Que Deus conserve.
... "vc divide por 2.204"... a precisão e o conhecimento do engenheiro de voo são impressionantes... parabéns Professor antigão 👏👏👏
Nesse momento o Fernando ficou s/ reação. Kkkkkk
@@th3_h3rm1t Ficou sem reação e fez um barulho estranho com a boca kkkkkkk
O Dayton sabe muito. Parabéns.
Top ! Já abasteci essa aeronave nos tempos da Rio gosta de um Jet. esse chega chegando quase não faz barulho...kkkk
Em dias de teto baixo chega a tremer as paredes.
É nítido o prazer do Sr Dayton em explicar. Super simpático.
Como sempre, todas as companhias aéreas novas do Brasil sendo bem recebidas pelas pessoas, amo a aviação
Interessantíssimo !!!
Importe refletir como tantas profissões estão desaparecendo !!
Dayton com uma humildade muito grande e com grande prazer em mostrar tudo. Como é bom ver como tudo na aviação funciona. Grande abraço a todos, excelente trabalho!
O coroa além de saber muito, foi muito simpático!
Espetacular! Um dos vídeos mais interessantes do canal. Além disso, foi admirável ver o conhecimento que o Sr. Dayton tem, a paixão que ele nutre por sua profissão, a facilidade/desenvoltura que tem para ensinar e, principalmente, a sua simpatia! Parabéns pelo episódio.
Fernando eu chamaria sempre o Dayton para os seus vídeos. Muito show mesmo.
Belo vídeo Fernando.
Esse Sr. Dayton é um incrível profissional, merece muito respeito.
É de se admirar a simplicidade dele ao explanar o assunto, gostaria de vê-lo em mais vídeos.
Sr Dayton vem pro TH-cam contar suas histórias de vôo em um canal, o Sr apresenta muito bem
Fernando, sensacional!!! Demais ver alguém literalmente "dando" aula p gente de como era a operação de um Engenheiro de Voo! Forte abraço!
So por resgatar esta profissão tao importante na aviação por anos vale aquele joinha 👍👍👍👍👍
Vídeo alto nível como sempre. O orgulho que o engenheiro tem em falar da profissão. É LIKE NO AUTOPILOT SEMPRE.
Como é prazeroso ver esse vasto conhecimento ,o profissionalismo desses homens! É um show a parte !
Gratificante saber como é a ENORME responsabilidade do Engº de vôo. Seu Dayton mostra que ainda é um apaixonado pela aviação e contagia todos nós.
Parabéns pelo vídeo!
👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻👊🏻👨✈️✈️
Quanta nostalgia ! Saudade destes tempos! Mesmo não tendo sido da área, sempre fui fascinado!
Parabéns, sempre demonstrando tudo com a maior técnica popular para o entendimento !!
Muito obrigado Eliezer
Histórias que fazem a gente admirar mais as coisas e especialmente as pessoas.
Em breve até os pilotos não estarão mais no cockpit das aeronaves , muito boa e interessante a apresentação do engenheiro de voo .
Cara acho difícil,oq eu acho é que podemos ter aeronaves com tecnologias e computadores que possam fazer tudo sozinho sem o piloto,mas nunca sem o piloto pois máquinas também falham,e vale ressaltar que muita gente não entraria no avião sem os pilotos.
@@boeing-wv3tu O piloto sumiu! Novo sistema permitirá que aviões da Airbus voem sozinhos
@@boeing-wv3tu o futuro será sim sem pilotos tudo automatizado, a uns anos atrás falavam a mesma coisa de caminhões e carros autônomos e olho como está hoje em dia. Já existe Uber 100% autônomo sem ngm dirigindo, logo a profissão do piloto de avião tbm será descartado máquinas erram mas a maioria de acidentes foram por erros humanos.
Acho improvável que avião fique 100% autônomo. Pelo menos alguém pra uma eventualidade vai estar acompanhando.
cara, aviões de carga serão os primeiros, basta baratear o custo para as pessoas entrarem nos aviões sem pestanejar.
Gostei esse tiozinho aí, deve ser legal comer um churrasco trocando varias ideias com ele. Muito inteligente e gente fina 💪🏽👊🏽😃
Muito bom impressionante a inteligência desse senhozinho, e ele mt bacana tambem, otimo video bem explicativo e intuitivo.
Que simpatia este Senhor!
É sempre legal ver alguém que "ama o que faz" dividindo conosco um pouquinho do seu trabalho. Obrigado pelas explicações!!!
Que figura simpática!!
Foi um verdadeiro professor!!
Essa aula, me fez repensar o trabalho desses profissionais, e a carga de trabalho e a complexidade que esses sistemas analógicos exigiam dos pilotos...
Que aula, meus amigos! Parabéns ao seu Dayton pela experiência, profissionalismo e ótima explicação sobre os sistemas.
Sugestão de vídeo: faz um outro vídeo com ele contando sua a trajetória até se tornar engenheiro de voo.
Grande abraço!
Aviação Raiz, onde havia um grande trabalho em equipe. Época dos motores a jato puro, onde o ronco dessas aeronaves preenchia o ar e o coração dos apaixonados por Aviação. Sem dúvida, o design dos 727 é um dos mais bonitos da Aviação. Parabéns pela matéria e ao nobre engenheiro de vôo pela gentileza em nos mostrar os bastidores de uma época de ouro, que n volta mais.
Amigo Dayton - Depois de 30 anos que sai deste avião, com a sua explanação pode me botar na escala que estou solo. kkkkkkkk Grande abraço a você e o Germininck. Antenor
Não manja nada Sr Dayton. Você sente a alegria dele na profissão, apenas pelo olhar!!
Que vídeo top!!!
Esses é que são os verdadeiros profissionais!
Sera que existem aeronaves que ainda voam sob essas condições?
Muito legal você complementar as informações. Facilita entender melhor a explicação.
Exato. É que o cara (engenheiro) sabe tanto que pensa que todo mundo também sabe. E o Fernando sabe que boa parte do público dele é de leigos, aí ele traduz pra nós. Bela dobradinha! Abraços
@@Felipe.Ferreira
Não é que "pensa que sabe"... dado o tempo, e a area de atuação, reduziu o ritmo ao máximo p/ que alguém inexperiente pudesse entender. Quando alguém c/ muita experiência está na mesma conversa que você, num assunto onde você também tem experiência, o nível e profundidade dos diálogos é DEFINITIVAMENTE outro, visto tbm que explicações de funções e conceitos de funcionamento são completamente desnecessárias.
Enfim... não "pensa que sabe", ele sabe que os outros não sabem(!), por isso diminui o ritmo e a quantidade de informações, simplificando tudo so maximo.
Impressionante a responsabilidade de um profissional desse !!!
Faz um vídeo explicando como funcionam os aeroportos sem torre de controle
Valeu pela sugestão de pauta!!
este sim Vale a pena ouvir falar muito conhecimento parabéns sr Dayton
Muito bom o vídeo!
Deixa claro que no futuro não tão distante muitas profissões serão substituídas por máquinas e inteligência artificial.
E com base no vídeo podemos dizer que a carga de trabalho do Engenheiro de voo é muito maior do que a do piloto e copiloto.
E ai entra o nosso poder de reinvenção.... alguns acham ruim essa evolução por "acabar" com empregos e profissões.
Mas alguém precisará fabricar, dar manutenção, identificar falhas e etc, nos equipamentos autônomos, e ai que um antigo engenheiro de voo se especializa, quantos destes foram precisam pra cirar, desenvolver e verificar o funcionamento de um FMC por exemplo, um auto trhotle e etc, por exemplo. Quantos destes ainda são necessários, que aprenderam programação, para continuar verificando linhas de código, melhorando, adaptando, resolvendo bugs e etc, destes FMC...
Na minha opinião a profissão não deixou de existir, ela apenas trocou a forma de existir e deram outro nome.
O egenheiro de voo pra mim continua existindo, ele foi programar os computadores da aeronave para que ela fizesse por ele todo o mesmo trabalho.
@@marcogilvideos Também não acredito em extinção, pois, mesmo com FMC, ainda precisará de alguém para resolver bugs no sistema, identificar linhas de código que podem causar problemas, etc. Pode-se dizer que muda-se de Engenheiro de Voo de Hardware para Engenheiro de Voo de Software. Desculpem a piada, sei que é sério, mas é uma coisa que dá pra adaptar, basta a pessoa querer.
Uma vaga nunca acaba, apenas se adapta.
Um dos melhores episódios sobre aviação que eu já vi de todos os canais que sigo!
Excelente vídeo! Muito interessante essa profissão!
Obrigado 😃
Destaque para ele. Muito gente boa!!
Parabéns
Eu sempre soube que os engenheiros de vôos não eram formados em engenharia e sim manutenção.
incrível a quantidade de trabalho técnico que esses profissionais exerciam! 😮
A pergunta que não quer calar: acho que sim, teremos ainda alguns novos F/E. E onde são esses novos treinados novos F/E, porque esses aviões continuarão a voar quando esses senhores, que não muito em breve, deixarão esse magnífico posto!
Tiozinho manja demais! Fala com muita franqueza, uma pena ter extinguido essa profissão mas faz parte da evolução.
Ontem passou um episódio no Desatres Aereos de um DC 10 ( SE N ME ENGANO) Pilotos e Engenheiro de vôo, uma historia boa da cagada de um piloto e o bom senso de co-piloto e engenheiro q o alto ego do piloto se deu em acidente✌️
Foi sobre o acidente em Tenerife em 1977 e o piloto era um arrogante holandês e matou 583 pessoas.. infelizmente..
Também assisti foi um DC 8
@@willianfarina921 isso um DC 8 que tava fazendo um procedimento de pouso na qual n podia entrar no espaço aérea do outro pais q nao lembro qual nome era. E o desgraçado do piloto tava em busca de uma strobe p curvar.
Só pela didática do Bigode já da para ver que tem muita historia para contar, deveria fazer um video conhecendo um pouco da história dele...
em pensar que em 70 anos saimos de 5 tripulantes para 2 e em mais 70 anos estaremos com aeronaves totalmente autonomas.
Nessas aeronaves eu não teria coragem de voar se com piloto o avião já cai as vezes imagina autônomo
@@joaobueno962 mais concerteza teria pilotos ainda pra auxiliar a maquina. pra checar tudo certinho
no minimo 1 tripulante vai ter kkkkk. e outra acredito que em 70 anos agente nao tenha avioes particulares mais seja subistituido por vtol.
@@joaobueno962 Hoje vc não tem coragem porque não existe aviões autônomos, no futuro vai ser comum e igual entrar no metrô sem maquinista.
@@joaobueno962 acho q vai ter um piloto dentro apenas pra vigiar as coisas
O prazer dele explicando é visível. Eu rendo minhas homenagens a este GRANDE profissional!
O engenheiro de voo eh típico aquele integrante de apresentação de trabalho em faculdade , os pilotos seguram o cartaz (pilota o avião) e o Engenheiro que estudou tudo que coordena tudo e informa kkkkk
O engenheiro : ou me esperam, ou este avião não decola !
Brincadeiras a parte ,é um trabalho muito complexo , mesmo ele explicando direitinho , tem que ficar atento e eh uma trabalheira danada…. Eh muita responsabilidade , mas deve ser algo prazeroso.
Eu adoro cockpit antigo , FULL analógico
Ninguém precisa mais de eng de voo.
É = orelhão, fita cassete, microfone com fio, TV 📺 redonda, mecânico sim necessário.
👍👍👍👍👍👍👍👍👍 O SR. DAYTON É UM VERDADEIRO CONHEDOR DO SISTEMA 727 . ALÉM DE MUITO PRESTATIVO É BASTANTE HUMILDE . EXCELENTE REPORTAGEM 👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍👍 .
Com a atual evolução, acredito que até co-piloto será dispensado...
Talvez daqui uns 20 anos, isso já seja possível. No futuro vai ser tanta automação que vai sobrar só máquina talvez. Escassez de emprego.
@@Linnik_Gameplays O trabalho se reinventa… surgem novos empregos
Maravilhosa exposição. O engenheiro de vôo pode pilotar um avião então...parabéns pela sua profissão nosso querido Engenheiro de Vôo.