Fiz o curso de eletrônica básica no Instituto Universal Brasileiro, tenho a impressão de ter aprendido muito mais na época que eu só lia livros e revistas, hoje em dia temos milhões de informações na palma da mão, mais não focamos no que importa.
Sou Engenheiro Florestal...desde a pre adolescência apaixonado por eletrônica, após ter ganhado um brinquedo, sério, chamado Engenheiro Eletrônico. Hoje, aposentado, resolvi estudar Eletrônica à distância no IUB. Estou adorando e tanto que resolvi construir uma pequena oficina em minha casa para minha prática. Tenho 62 anos e vou adiante até o fim do meu caminho.
Parabéns, esses cursos à distância eram muito bem feitos, até hj me pego relendo minhas revistas e livros, e isso nos últimos 35 anos kkkkk... Em breve vc estará fazendo projetos legais para a sua área e outras... A vida é muito curta para a gente aprender tudo que é bacana!!! Seja bem vindo!!!!
Sou um apaixonado pela eletrônica e pela Física. As experiências mais perigosa que fiz foi com material radioativo na faculdade pois fazia Física . Sou radioamador desde 1978. Sou aposentado e trabalhando lecionando aulas de reforço para o ensino fundamental vê médio.
Eu fiz o meu curso de eletrônica na Ocidental School, de 1981 a 1985, ainda tenho o rádio, o injetor de sinais que recebi no final do curso, tenho também o multímetro hioki, um kit de três chaves e um alicate de corte que recebi e até hoje trabalho com eletrônica. Estou trabalhando num amplificador Philips que deve ter uns 60 anos , infelizmente a etiqueta está muito danifica pelo tempo, não consigo ler nem o modelo nem o ano de fabricação. A cliente trouxe direto da Holanda. Estou ansioso pra vê-lo funcionando.
Olá Mauro. Eu fiz esse curso no final dos anos 60. E esclarecendo: Você não recebia o kit completo só no final, você ia recebendo os componentes no decorrer do curso e ia montando amplificadores e outros pequenos circuitos. Nesse tempo o rádio já era transistorizado mas com chassi , sem placa de fenolite (no curso mais antigo o rádio era valvulado e no decorrer se montava um pequeno transmissor) . Recebi também alicates ,chaves de fenda, solda, ferro de soldar , um injetor de sinais e um pequeno multiteste. O rádio era com caixa de madeira, infelizmente não o tenho mais. Um abraço.
Maravilha. Aos 14 anos eu li quase toda a coleção IUB que era do meu tio, técnico em eletrônica. Não li toda a coleção pois já não tinha a coleção completa. Boas lembranças 🤩👏🏼👏🏼👏🏼
Sim, as escolas de cursos de eletrônica por correspondência **Occidental Schools** e **National Schools** eram, de fato, a mesma instituição, mas operavam sob nomes diferentes em algumas situações. Essas escolas ofereciam cursos por correspondência em diversas áreas, incluindo eletrônica, e tiveram grande popularidade no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Ambas as marcas eram associadas a métodos de ensino à distância, utilizando material didático enviado para os alunos, que estudavam no seu próprio ritmo. O nome **Occidental Schools** foi utilizado em algumas épocas para representar a mesma rede de ensino da **National Schools**, sendo que a mudança de nome ocorria, muitas vezes, para fins de marketing ou adaptação a diferentes mercados e regiões. Essa mudança de nome não alterava o modelo de ensino nem a qualidade dos cursos, que eram os mesmos. Portanto, a relação entre as duas é de que eram a mesma escola, mas com diferentes denominações ao longo do tempo, dependendo da estratégia de branding adotada pela empresa.
aproveitando o gancho da palavra amigo, esse é igual guarda chuva, quando a gente mais precisa ele desaparece! Deus abençoe o povo do Rio Grande Sul, Deus abençoe o Brasil!
BAhh que legal, em meados de 89 um amigo me emprestou os livros deste curso da IUB de elétrica de automóveis, li todos eles com muita gana por entender como funcionava um motor, lembro como se fosse ontem!
Eu fiz via correspondência pelo Instituto Padre Reus e nele vinham os kits para montar uma bancada de testes multifuncional, fora os livrinhos da DCE que eram sensacionais, bons tempos!
Muito bom esse teu vídeo! Parabéns! 👏👏👏 ... Minhas oportunidades de trabalho em eletrônica, tiveram início após a conclusão em 1972, do curso técnico de eletrônica. Por anos apliquei meus conhecimentos em telecomunicações. Nesse ramo foram mais de 3900 horas/aula de treinamento adicionais, sendo a maioria dessas em cursos obrigatórios e outros por livre escolha (EaD e presencial) como por exemplo: "eletrônica digital", "matemática financeira", "transmissão de dados digitais", "análise estatística de defeitos no sistema de telecom", "geração/transmissão/distribuição de energia AC", "sistemas de transmissão de dados em fibras ópticas", etc. Todas essas oportunidades que tive e aproveitei após 1972, proporcionaram-me uma melhor qualidade de vida em âmbito pessoal/relacional, bem como em serviços prestados à sociedade brasileira.
Esse Foi o primeiro receptor que montei, no Ano de 1981 quando fiz esse curso do IUB, usava o Reenbolso Postal, Era o EAD daquela Epoca! grato a Você. pela Postagem.
Adoraria poder adquirir um kit do IUB ou Occidental Schools. Se alguém desejar vender, me contate. Parabéns pela naturalidade e qualidade dos sentimentos expressos no vídeo. Muiiito obrigado. Show !
Boa noite Mauro. Quando você falou que se sentiu adolescente me lembrei de como me senti quando ne matriculei no instituto padre Reus . Fiz este curso com muita esperança e com muito carinho. Tenho muita saudade deste tempo. Hoje soy professor universitário vejo a indiferença de grande parte dos alunos e fico triste com isso. Espero que isso mude um dia.
Às vezes o YT dá uma dentro e indica um ótimo vídeo. Parabéns, muito bom o conteúdo. Nota: Estudar para avançar cada vez mais, mas antes disso é necessário desligar-se do rótulo "perfeição", justo posto ela não existir. No mundo da eletrônica o perfeito é o ideal e como sabemos, o ideal ocorre apenas na matemática aplicada.
Olá Mauro parabéns, que vídeo maravilhoso lá pelos anos 1982 esse foi o meu primeiro Rádio que eu montei, pelo IUB tenho ele até hoje ficou muito grato pelo vídeo! Lamento de coração pelo que essas pessoas da região do sul estão passando, que Deus proteja e dê forças para todos aí. Um grande abraço.
Fiz esse curso do IUB exatamente em 1978 qdo tinha 18 anos, matei saudade daquele tempo com seu vídeo maravilhoso, recebia as peças de montagem aos poucos e ía montando esse mesmo rádio, que sensibilidade e seletividade fantástica ele tinha, até andei procrurando um desses na internet para adqurir mas acredito que nao tem mais disponível, parabéns mestre pelo vídeo, ganhou mais um inscrito!!
Mauro, boa noite .FELIZ NATAL. APRENDER ANTIGAMENTE EXIGIA MUITO. PRIMEIRO O ACESSO AOS LIVROS QUE , DEPENDENDO DE ONDE VC MORAVA , ERA QUASE IMPOSSIVEL. DUAS DIFICULDADES EU ENFRENTEI: SABER QUAIS LIVROS E ACESSA-LOS . EU MORAVA NO PARA , OS PRIMEIROS LIVROS QUE LI FORAM OS DO ARY QUINTELLA, AUTO-DIDATA ME TORNEI, E REPETIA CADA LIÇAO E O PIOR NAO SABIA SE AS SOLUÇOES ESTAVAM CORRETAS .TUDO ISSO FOI HÁ MUITO TEMPO. HOJE ESTOU COM 82 ANOS . TENHA UM FELIZ 2025 .
Mas eletrônica é muito difícil. Na prática de bancada é muito distante da teoria. Você tem que ser bom em fazer a engenharia reversa e depois encontrar o defeito e depois o outro problema é encontrar o componente para comprar. E aí vai
Que saudade!!! Cursos muito bem feitos que eram feitos para primeiro encantar e depois vai ensinando! Hj os cursos presenciais primeiro afastam e depois chamam para ensinar...
Excelente vídeo, Mauro! Não sabia que você era tão culto. Parabéns! É muito bom encontrar pessoas como você, que têm prazer em compartilhar conhecimentos valiosos sobre a cultura eletrônica e tecnológica. Você mencionou “versículo”, mas acredito que o termo correto seria “fascículo”. Eu iniciei esse curso, mas, infelizmente, não consegui dar continuidade. Quando comecei, já existia uma unidade no Brasil, em São Paulo. Fascículo: folheto ou caderno destacável, publicado por partes e de forma periódica. Versículo: um trecho curto que divide um capítulo de um livro sagrado, como a Bíblia ou o Alcorão.
Boa noite moro em poa SP mais sou do Interior de alagoas Montei este rádio quando fiz o curso por correspondência, tenho os livros até hoje, porém o rádio vendi
Rapazzz que vídeo excelente👏👏. Desde a sua colocação sobre as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. (Sentimentos por tudo que tem acontecido) Amo a eletronica antiga, amo como os radialistas antigos trabalhavam, ainda hoje tento sintonizar radios antigas, de outros estados, embora não seja como antigamente. (Acho que os apresentadores/radialistas antigos transmitiam mais seriedade. Sem extorsão, mais neutros na politica partidária). O sucesso que foi a era do rádio. Eu tenho um rádio Transglobe 9 band anos 70 parece. Fiz o curso de eletronica a distancia pelo IUB em 1986,também quiz montar logo rádio sem ler as apostilas kk. Só pude pagar o curso na época devido ao congelamento de preços que houve em 86. Ganhou um inscrito no canal.
Os cursos eram bem melhores que hoje. Porque os cursos atuais não mandam placas de fontes, amplificador d, h e Ab para encontrar o defeito. Mandar um rádio para encontrar o defeito. Seria muito bom.
Olá Mauro. Feliz dia dos pais. Assisti o seu video e lembrei dos "idos" de 1.965 quando fazia o curso de eletrônica no Liceu Eduardo Prado em SP. Na época havia um laboratório e oficina, especificos para a construção e montagem de aparelhos. Desde a dobradura da chapa para o chassi até a montagem final dos componentes. Valvulados é claro. Tempos bons aqueles....
Meu hobby e eletrônica. Fiz o curso a distância do Instituto universal brasileiro em 1976. Na época aprendi bastante e montei aparelhos. Claro não havia ainda nada digital.
Vc citou metodologias de aprendizado. Atualmente leciono aulas de reforço escolar para ensino fundamental e medio. Existe materia que so se aprende fazendo muitos exercícios. Por exemplo Matemática.
Mauro, boa noite. Sou formado em técnico em eletrônica, faculdade de matemática, mestrado em engenharia e pós graduação em gerenciamento de materiais pelo instituto de tecnologia do Canadá. Porém assistindo seu vídeos comprei o curso do IUB, não houve atualização, estou aprendendo muito, eles são muitos didáticos, vc aprende muito, mesmo sem professor. Fica meu comentário
Obrigado prof.mauro pela edição feita...vc tem boa e excelente didática e muito conhecimento...e qual a função do conhecimento?...transmiti lo para melhorarmos a vida..nos anos da dec.1980,aqui onde moro,os técnicos em eletrônica aprendiam a profissão nas eletronicas...os melhores faziam o curso do Instituto universal brasileiro por correspondência e as revista do prof. Newton c.braga...e muitos eram admitidos nas eletrônicas de São paulo,capital...hoje,infelizmente não se tem mais eletrônicas como essas,somente as digitais...
Boa tarde, qndo eu era jovem,por volta dos 18 anos,fiz um curso de rádio técnico a distância, pelo intuito universal Brasileiro,e o rádio que montei,o seu gabinete nesse modelo aí, hoje não tenho ele mais me arrependo muito de não o ter preservado,se eu tivesse ele ainda iria integrar a faixa de FM
Mauro, boa noite, quando posso eu vejo teus vídeos e como sempre tiro boas lições e aprendizado, aprendi a gostar de eletrônica por forças das circunstâncias na profissão de instrumentista industrial no início da decada de 90 que era pre requisito para atuar nesta profissão no início detestava naquela época tinha muitas reparações e acionamentos cc e quase tudo era reparado , hoje eu tenho saudades daquela epoca, fico triste as vezes com os novos técnicos que trabalham comigo sequer sabem identificar as etapas em uma simples fonte chaveada, outros tempos, abraço continue com seus videos!
Fantástico, simplesmente fantástico!!😁 Uma pena q não comecei nessa época, hoje com 57 anos fica mais difícil mas sei q não é impossível. Obrigado Mauro..🤝
Boa tarde. Parabéns, como sempre verdadeiras vídeo aulas, vai uma continuidade nesse vídeo, como vídeo aulas, mostrando componentes antigos que hoje quase não tem informação, e algumas dicas para iniciar nessa área de radio frequência, estou empenhado em aprender para poder resolver meu 3 rádios que tem problema no AM e Fm. Obrigado
Aprendi eletrônica e elétrica . Pela repetição como nosso amigo Mauro explico . Lendo livros técnico e treinando em placa de ( sucata ) 1 não deve estudar o que e tv e rádio etc . Mas sim O que e eletricidade . Matéria etc Sauve amigo Mauro . João sp 😇🙂 Um grande abraço querido 😇😄✌️👍
@@Museudaeletronica Montei um canal e nele tem um vídeo em que eu mostro vários livros técnico Que comprovan tudo que vc falo. Sou formado em elétrica de autos e injeção Tenho um projeto de . Tentar fazer uma tv tubo voltar a ter imagem sem o uso de converso Mesmo que sintonize só um canal Então amigo veja só o nível de conhecimento que adquiri Hoje com internet fica mais acessível . Na nossa época não tinha 🙂😇
Sim, eis mais uma característica incrível do nosso cérebro: ele nos engana! Pensamos em algo e verbalizamos outra palavra… é isso passou inclusive pela edição vídeo! Obrigado por colocar!
Otimo conteudo do video mauro eu sempre estudei repetindo varias veses o conteudo estudado não para decorar mais para aprender eu nen sabia deste método kumon eu ainda pensava as vesez que eu era meio lerdo porem agora eu sei que estava certo eu fiz meu curso pela monitor
Fiz esse meu primeiro curso de eletrônica pelo IUB e realmente era assim mesmo, boas lembranças me trouxe esse vídeo, depois fiz outro pelo Instituto monitor e daí pra frente não parei mais até hoje tenho meus fasciculos todos encadernados em 3 volumes.
Amigo, é possível visitar vocês? Sou engenheiro eletrônico com 40 anos de trabalho em uma empresa de pesquisas do sério elétrico. Meu filho está cursando engenharia eletrônica na UFRJ. Tenho uma pequena coleção de uns 100 rádios antigos, anos 60, 70 e 80. Em que estado e cidade vocês ficam? Gostaria de possível um dia visitar vocês para incentivar o meu filho pelo amor a eletrônica. Seria uma grade satisfação poder conhecer o laboratório de vocês. Grade abraço, Italo Foradini
@@Museudaeletronica Vocês são de Santa Rita do Sapucaí? Gostaria de visitar vocês e levar meu filho para conhecer o oficina de vocês. Adoro Minas Gerais e provavelmente vou viajar com meu filho de férias no final de Julho para Poços de Caldas e obrigatoriamente passarei por Santa Rita. Abraços, Italo
Eletrônica é muito bacana,trabalho na profissão a trinta anos como reparador mas sinto que esta área está cada vez menos compensadora, para trabalhar hoje tem que estudar em nível superior engenharia fora isso não compensa.
O mercado de trabalho para o técnico em eletrônica é maior do que para engenheiros. Nas áreas de equipamentos médicos; automação industrial; eletrônica embarcada; geração de energias limpas; automação residencial… Mas só terão espaço os técnicos qualificados, e nunca é tarde para estudar! Obrigado por assistir!
Concordo plenamente com o senhor quanto a teoria.Eu acho que a gente deve estar com uma boa bagagem teórica pra depois ir pra prática.Tem pessoas que dizem que teoria é blá blá blá,mas mesmo assim elas usam um pouco de teoria
Bom Dia Sr Mauro ,eu já havia visto esse seu vídeo na tv ,só dei like mas assisti com atenção. Uma excelente semana para você e família. Que Deus salve os nossos irmãos do Rio Grande do Sul!!
Obrigado por compartilhar mais essa informação. Comecei na eletrônica fazendo um curso pelo IUB em 1988. Permita-me uma correção: com relação ao material do IUB, tratam-se de fascículos e não versículos...Fique com Deus!
Mais um like e um inscrito. Meu amigo, fiz um curso de eletrônica nos anos 90 pelo IUB e até hoje, mais de 30 anos, ainda estou tentando aprender eletrônica, mas parece que ela não gosta de mim, mesmo com tudo na internet. Quem sabe antes de ir para o outro lado consiga aprender consertar um som ou TV.
Oi, tudo bem? Mas na minha humilde opinião o decorar também ,é uma especie de repetição. Lógico que entendendo o que está fazendo. Parabéns pelo vídeo. Muito bom. Eu comecei a fazer o IUB, na área de mecânica de automóveis em meados de 78, sou aficionado por mecânica, mas infelizmente tive que desistir, pois não havia onde praticar. Por correspondência não tinha ou não tem laboratório de mecânica.
Titulo original: ELECTRONICS ENGINEER'S REFERENCE BOOK, 4th Edition Versão em português: Manual do Engenheiro Eletrônico. Hemus editora limitada. 1982.
Essa questaõ de repetição é muito relacionada a música, tendo exemplo um intrumento musical, a gente ver alguém tocando por ex um violão arrasando a gente não consegue sequer fazer um acorde de A7 (Lá maior com Sétima) não sabe o quanto esse intrumentista já repetiu aquilo para chegar aonde chegou. Veja que no início desse texto eu errei propositalmente o "til" (~) colocando o em outra vogal na palavara "questão" isso também no aprendizado do curso de digitação, a repetição é chave fundamental até msmo nos antigos cursos de datilografia rsrs.
Nós estamos aguardando a colaboração de algumas pessoas que tem o kit completo e nos enviarão fotos para completarmos o nosso. O kit não será montado, ele é um “fóssil” e será preservado no seu estado original como ferramenta didática e para mostrar como se ensinava no passado. Obrigado por assistir!
O senhor poderia nos enviar fotos das placas do seu rádio? Isso iria nos ajudar muito a completar o que falta no nosso? Tens ainda a documentação original de montagem? Obrigado! Contato: engmdsouza@gmail.com
Montei este rádio do IUB em 1983 e tenho ele até hoje. Infelizmente uma das bobinas de ondas curtas pifou é fiquei sem uma das faixas... Será que consigo uma para repor ou enrolar uma? O rádio é muito legal.
Talvez possamos nos ajudar mutuamente.. Sim, tendo uma bobina original como modelo é provável que possamos adaptar outra com as mesmas características. Por outro lado, nós precisamos fazer uma réplica da documentação original porque a nossa está incompleta e também da placa de RF que infelizmente está faltando. Contato: engmdsouza@gmail.com Obrigado por assistir!
@@Museudaeletronica a documentação original creio ser difícil, mas o rádio está parcialmente montado, pois alguns anos atrás revisei o mesmo e constatando a bobina ruim encostei ele "temporariamente"... Mas pretendo recuperá-lo.
Professor, tenho 45 anos e possuo conhecimento básico de eletrônica pq trabalho com instrumentos musicais ( luthieria). Vc acha que compensa eu com 45 anos estudar eletrônica de modo a me aprofundar no conhecimento desta área maravilhosa que é a eletrônica?
Nós estamos num local privilegiado a 530m de altitude, numa região montanhosa e sem rios que possam causar as inundações que estão assolando o nosso estado. Obrigado!
Realmente a gigantesca enchente no RS é histórica e todos nós desejamos que o poder público rapidamente faça tudo o que tem que ser reconstruido rapidamente.
É uma pena que a eletrônica mudou radicalmente um radio digital você olha dentro dele não tem mais nada apenas uma placa chipada nem capacitores você vê.
O cérebro humano é realmente uma máquina incrível, nós conseguimos pensar em algo: “fascículo” e verbalizar outra expressão: “versículo”! Mais tarde nós conseguimos editar o vídeo e mesmo ouvindo a expressão errada: “versículo”, pensamos que está correto! A super máquina de processamento que temos nos engana com facilidade! Obrigado pela colaboração!
Como pessoa que se dedica à electrónica, evidentemente que confirmo o que foi referido no teu vídeo. Resta-me referir algo que é mais pessoal no âmbito da electrónica, sendo apenas o que sinto desde os primórdios do meu contacto com esta arte. Aqui está: Costumo que pensar que a necessidade é mãe da habilidade. E a electrónica não é excepção. Por esse motivo, fiquei sempre grato ás situações menos boas que foram ocorrendo, que fizeram com que me fosse tornando um pouco melhor do que era anteriormente, ponto-por-ponto. Muitas vezes não é uma questão de formação técnica académica mas sim o ímpeto pessoal, a força das circunstâncias, a falta de dinheiro, a falta de recursos, a falta de conhecimento com pessoas capazes de nos ajudar...somos mesmo nós e a nossa infinita curiosidade/vontade de concretizar algo. Assim se vai vencendo, também. Uma reparação bem sucedida num circuito electrónico sem apoio técnico algum ainda hoje é a prova da capacidade que temos no nosso interior, quer tenhamos consciência disso ou não. Por esse motivo, mantenho a minha máquina de café na minha zona de bancada de electrónica, tomando um bom café da vitória de cada vez que efectuo uma reparação. Mantenho esse hábito presente porque acho que o sucesso de algo que fiz (mesmo que tenha conseguido apenas algo muito pequeno) pode ser celebrado com esse café. Saudações, Mauro. Que a tua vida te corra bem, que a tua saúde colabore contigo e que mantenhas o bom espírito do deus Elektron ao teu redor.. Macedo Pinto Portugal
Vc fala em ajuda maseu propus uma troca de umamplificador pioner e um equalizador signos , por o curso de eletronica radio e tv ,antigo, em preto e branco do instituto universal brasileiro pra dar de presente ao meu pai que fez esse curso tabalhou muito tempo ecom eletronica e quando se aposentou gurdava o mesmo com muito carinho.mas em uma mudança foi extraviado, e eu queria dar essa alegia a ele . você nem me deu resposta.
Ose nordestinos passam fome ninguém liga se quer teem água ou esgoto. A mesma coisa os nortistas ...mas sinto mesmo assim pelas pessoas sulistas que estão neste estado de calamidade pública. ..aos nordestinos o que eu faria : poços artesiano tratamento de água e esgoto e entrega de comida é o essencial pra cada ser humano água e comida um banho digno comida digna
Parabéns pelo conteúdo amigo. Uma nostalgia bateu aqui. Comecei na eletrônica com quinze anos através das revistas, montando transmissores de fm. Aos dezessete ano fiz o técnico eletrônica. Depois engenharia química. Depois pós graduação em engenharia eletrônica, redes indústria e engenharia de controle e automação industrial. Segui carreira na indústria e sempre me destaquei por ter experiência em bancada realizando reparo em inversores de frequência, cartão de Clp, Ihm, etc... Confesso que só estou na profissão porque gosto muito senão teria feito outra coisa. Muita experiência é exigida, estudos constantes, sem falar do risco na indústria em estar constantemente trabalhando com 380v, 440v 3kv. Mas o salário deixa a desejar. Sucesso!
Fiz o curso de eletrônica básica no Instituto Universal Brasileiro, tenho a impressão de ter aprendido muito mais na época que eu só lia livros e revistas, hoje em dia temos milhões de informações na palma da mão, mais não focamos no que importa.
Sou Engenheiro Florestal...desde a pre adolescência apaixonado por eletrônica, após ter ganhado um brinquedo, sério, chamado Engenheiro Eletrônico. Hoje, aposentado, resolvi estudar Eletrônica à distância no IUB. Estou adorando e tanto que resolvi construir uma pequena oficina em minha casa para minha prática. Tenho 62 anos e vou adiante até o fim do meu caminho.
Parabéns e siga firme!
Conto conosco!
Nunca é tarde para aprender, principalmente sobre aquilo que nos encanta. Parabéns!
Parabéns, esses cursos à distância eram muito bem feitos, até hj me pego relendo minhas revistas e livros, e isso nos últimos 35 anos kkkkk... Em breve vc estará fazendo projetos legais para a sua área e outras... A vida é muito curta para a gente aprender tudo que é bacana!!! Seja bem vindo!!!!
Deus abençoe.
Sou um apaixonado pela eletrônica e pela Física. As experiências mais perigosa que fiz foi com material radioativo na faculdade pois fazia Física . Sou radioamador desde 1978. Sou aposentado e trabalhando lecionando aulas de reforço para o ensino fundamental vê médio.
Mauro vc deveria montar um curso de eletrônica, vc tem uma didática e um vasto conhecimento!
Obrigado por assistir!
Eu vou fazer um curso de engenharia eletrônica,pois já trabalho com manutenção de equipamentos eletrônicos
Eu fiz o meu curso de eletrônica na Ocidental School, de 1981 a 1985, ainda tenho o rádio, o injetor de sinais que recebi no final do curso, tenho também o multímetro hioki, um kit de três chaves e um alicate de corte que recebi e até hoje trabalho com eletrônica. Estou trabalhando num amplificador Philips que deve ter uns 60 anos , infelizmente a etiqueta está muito danifica pelo tempo, não consigo ler nem o modelo nem o ano de fabricação. A cliente trouxe direto da Holanda. Estou ansioso pra vê-lo funcionando.
2:37 Sou desse tempo... e era assim mesmo que a banda tocava.
Olá Mauro. Eu fiz esse curso no final dos anos 60. E esclarecendo: Você não recebia o kit completo só no final, você ia recebendo os componentes no decorrer do curso e ia montando amplificadores e outros pequenos circuitos. Nesse tempo o rádio já era transistorizado mas com chassi , sem placa de fenolite (no curso mais antigo o rádio era valvulado e no decorrer se montava um pequeno transmissor) . Recebi também alicates ,chaves de fenda, solda, ferro de soldar , um injetor de sinais e um pequeno multiteste. O rádio era com caixa de madeira, infelizmente não o tenho mais. Um abraço.
Obrigado por colaborar!
Direto do túnel do tempo uma aula de história 🎉🎉🎉
A eletrônica mudou muito
Nós últimos anos
Nas TVs de hoje, gente tem
O conhecimento,
Mais tem que fazer outro curso, porquê muda totalmente.
Maravilha.
Aos 14 anos eu li quase toda a coleção IUB que era do meu tio, técnico em eletrônica. Não li toda a coleção pois já não tinha a coleção completa. Boas lembranças 🤩👏🏼👏🏼👏🏼
Nós do grupo |Imigranet concordamos plenamente com suas palavras ....Força Rio Grande do Sul,,,,Nós ja fisemos a nossa parte ....
Sim, as escolas de cursos de eletrônica por correspondência **Occidental Schools** e **National Schools** eram, de fato, a mesma instituição, mas operavam sob nomes diferentes em algumas situações.
Essas escolas ofereciam cursos por correspondência em diversas áreas, incluindo eletrônica, e tiveram grande popularidade no Brasil nas décadas de 1950 e 1960. Ambas as marcas eram associadas a métodos de ensino à distância, utilizando material didático enviado para os alunos, que estudavam no seu próprio ritmo.
O nome **Occidental Schools** foi utilizado em algumas épocas para representar a mesma rede de ensino da **National Schools**, sendo que a mudança de nome ocorria, muitas vezes, para fins de marketing ou adaptação a diferentes mercados e regiões. Essa mudança de nome não alterava o modelo de ensino nem a qualidade dos cursos, que eram os mesmos.
Portanto, a relação entre as duas é de que eram a mesma escola, mas com diferentes denominações ao longo do tempo, dependendo da estratégia de branding adotada pela empresa.
aproveitando o gancho da palavra amigo, esse é igual guarda chuva, quando a gente mais precisa ele desaparece! Deus abençoe o povo do Rio Grande Sul, Deus abençoe o Brasil!
BAhh que legal, em meados de 89 um amigo me emprestou os livros deste curso da IUB de elétrica de automóveis, li todos eles com muita gana por entender como funcionava um motor, lembro como se fosse ontem!
Boa tarde a todos!
O curso da CTA Eletrônica é excelente!
Eu fiz via correspondência pelo Instituto Padre Reus e nele vinham os kits para montar uma bancada de testes multifuncional, fora os livrinhos da DCE que eram sensacionais, bons tempos!
Muito bom esse teu vídeo!
Parabéns!
👏👏👏
...
Minhas oportunidades de trabalho em eletrônica, tiveram início após a conclusão em 1972, do curso técnico de eletrônica.
Por anos apliquei meus conhecimentos em telecomunicações.
Nesse ramo foram mais de 3900 horas/aula de treinamento adicionais, sendo a maioria dessas em cursos obrigatórios e outros por livre escolha (EaD e presencial) como por exemplo: "eletrônica digital", "matemática financeira", "transmissão de dados digitais", "análise estatística de defeitos no sistema de telecom", "geração/transmissão/distribuição de energia AC", "sistemas de transmissão de dados em fibras ópticas", etc.
Todas essas oportunidades que tive e aproveitei após 1972, proporcionaram-me uma melhor qualidade de vida em âmbito pessoal/relacional, bem como em serviços prestados à sociedade brasileira.
Esse Foi o primeiro receptor que montei, no Ano de 1981 quando fiz esse curso do IUB, usava o Reenbolso Postal, Era o EAD daquela Epoca!
grato a Você. pela Postagem.
Obrigado por colaborar!
Maravilhoso e recordar nos 70 eu montei um rádio do curso da IUB um rádio de 3, faixas e muito compensativo .
Adoraria poder adquirir um kit do IUB ou Occidental Schools. Se alguém desejar vender, me contate.
Parabéns pela naturalidade e qualidade dos sentimentos expressos no vídeo. Muiiito obrigado. Show !
Obrigado por assistir!
Boa noite Mauro. Quando você falou que se sentiu adolescente me lembrei de como me senti quando ne matriculei no instituto padre Reus . Fiz este curso com muita esperança e com muito carinho. Tenho muita saudade deste tempo. Hoje soy professor universitário vejo a indiferença de grande parte dos alunos e fico triste com isso. Espero que isso mude um dia.
Obrigado por colaborar!
Às vezes o YT dá uma dentro e indica um ótimo vídeo.
Parabéns, muito bom o conteúdo.
Nota: Estudar para avançar cada vez mais, mas antes disso é necessário desligar-se do rótulo "perfeição", justo posto ela não existir.
No mundo da eletrônica o perfeito é o ideal e como sabemos, o ideal ocorre apenas na matemática aplicada.
Olá Mauro parabéns, que vídeo maravilhoso lá pelos anos 1982 esse foi o meu primeiro Rádio que eu montei, pelo IUB tenho ele até hoje ficou muito grato pelo vídeo!
Lamento de coração pelo que essas pessoas da região do sul estão passando, que Deus proteja e dê forças para todos aí.
Um grande abraço.
Seria muito bom se pudesse nos enviar fotos com detalhes do seu rádio montado.
Contato: engmdsouza@gmail.com
Obrigado por colaborar!
@@Museudaeletronica Olá Mauro eu enviei as fotos do rádio IUB no seu gmail.
um grade abraço!
Depois você vê lá se recebeu e consegue baixar! 🆗
Olá Mauro como eram lindos e interessantes estes kits de radio ❤
Meu primeiro curso foi o iub nos anos 70/71.
Depois ganhei os fascículos da Ocidental School.
Que saudade que prazer.
Obrigado, Miguel Varginha MG .
Obrigado por assistir!
Muito bom teu vídeo. E muito humano tua força para o povo do RS.
Tenho um Transglobe, mas se FM.
Obrigado por assistir!
Fiz esse curso do IUB exatamente em 1978 qdo tinha 18 anos, matei saudade daquele tempo com seu vídeo maravilhoso, recebia as peças de montagem aos poucos e ía montando esse mesmo rádio, que sensibilidade e seletividade fantástica ele tinha, até andei procrurando um desses na internet para adqurir mas acredito que nao tem mais disponível, parabéns mestre pelo vídeo, ganhou mais um inscrito!!
Obrigado por colaborar.
Mauro, boa noite .FELIZ NATAL. APRENDER ANTIGAMENTE EXIGIA MUITO. PRIMEIRO O ACESSO AOS LIVROS QUE , DEPENDENDO DE ONDE VC MORAVA , ERA QUASE IMPOSSIVEL. DUAS DIFICULDADES EU ENFRENTEI: SABER QUAIS LIVROS E ACESSA-LOS . EU MORAVA NO PARA , OS PRIMEIROS LIVROS QUE LI FORAM OS DO ARY QUINTELLA, AUTO-DIDATA ME TORNEI, E REPETIA CADA LIÇAO E O PIOR NAO SABIA SE AS SOLUÇOES ESTAVAM CORRETAS .TUDO ISSO FOI HÁ MUITO TEMPO. HOJE ESTOU COM 82 ANOS . TENHA UM FELIZ 2025 .
@@felipesants8936 Obrigado por compartilhar!
Mas eletrônica é muito difícil. Na prática de bancada é muito distante da teoria. Você tem que ser bom em fazer a engenharia reversa e depois encontrar o defeito e depois o outro problema é encontrar o componente para comprar. E aí vai
Montei esse radio do iub em 1984
Que saudade!!! Cursos muito bem feitos que eram feitos para primeiro encantar e depois vai ensinando! Hj os cursos presenciais primeiro afastam e depois chamam para ensinar...
Vc deveria criar um pdf desses livros antigos do iub e nos disponibilizar.
Excelente vídeo, Mauro! Não sabia que você era tão culto. Parabéns! É muito bom encontrar pessoas como você, que têm prazer em compartilhar conhecimentos valiosos sobre a cultura eletrônica e tecnológica.
Você mencionou “versículo”, mas acredito que o termo correto seria “fascículo”. Eu iniciei esse curso, mas, infelizmente, não consegui dar continuidade. Quando comecei, já existia uma unidade no Brasil, em São Paulo.
Fascículo: folheto ou caderno destacável, publicado por partes e de forma periódica. Versículo: um trecho curto que divide um capítulo de um livro sagrado, como a Bíblia ou o Alcorão.
Obrigado por assistir e pela colaboração.
Boa noite moro em poa SP mais sou do Interior de alagoas
Montei este rádio quando fiz o curso por correspondência, tenho os livros até hoje, porém o rádio vendi
Rapazzz que vídeo excelente👏👏. Desde a sua colocação sobre as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. (Sentimentos por tudo que tem acontecido) Amo a eletronica antiga, amo como os radialistas antigos trabalhavam, ainda hoje tento sintonizar radios antigas, de outros estados, embora não seja como antigamente. (Acho que os apresentadores/radialistas antigos transmitiam mais seriedade. Sem extorsão, mais neutros na politica partidária). O sucesso que foi a era do rádio. Eu tenho um rádio Transglobe 9 band anos 70 parece. Fiz o curso de eletronica a distancia pelo IUB em 1986,também quiz montar logo rádio sem ler as apostilas kk. Só pude pagar o curso na época devido ao congelamento de preços que houve em 86. Ganhou um inscrito no canal.
Obrigado por colaborar!
Os cursos eram bem melhores que hoje. Porque os cursos atuais não mandam placas de fontes, amplificador d, h e Ab para encontrar o defeito. Mandar um rádio para encontrar o defeito. Seria muito bom.
Esse Kit ainda desmontado é totalmente original na caixa do IUB tem um valor histórico fabuloso.
Que kit fantástico
Olá Mauro. Feliz dia dos pais. Assisti o seu video e lembrei dos "idos" de 1.965 quando fazia o curso de eletrônica no Liceu Eduardo Prado em SP. Na época havia um laboratório e oficina, especificos para a construção e montagem de aparelhos. Desde a dobradura da chapa para o chassi até a montagem final dos componentes. Valvulados é claro. Tempos bons aqueles....
Meu hobby e eletrônica. Fiz o curso a distância do Instituto universal brasileiro em 1976. Na época aprendi bastante e montei aparelhos. Claro não havia ainda nada digital.
Vc citou metodologias de aprendizado. Atualmente leciono aulas de reforço escolar para ensino fundamental e medio. Existe materia que so se aprende fazendo muitos exercícios. Por exemplo Matemática.
Mauro, boa noite. Sou formado em técnico em eletrônica, faculdade de matemática, mestrado em engenharia e pós graduação em gerenciamento de materiais pelo instituto de tecnologia do Canadá. Porém assistindo seu vídeos comprei o curso do IUB, não houve atualização, estou aprendendo muito, eles são muitos didáticos, vc aprende muito, mesmo sem professor. Fica meu comentário
Obrigado pela colaboração e muito sucesso nos estudos!
Joinha 386 ! Vídeo maravilhoso ! Parabéns Mauro !
Obrigado colega!
Boa noite meu amigo parabéns pelo trabalho!
Hoje as facilidades são grandes, quando comecei tudo era mais difícil e caro!
Boa tarde. Parabéns pelo consideração com pessoas em situação de aflição, perda, doença e outros fatores alheios.
Bom dia Mauro excelente canal tenho a coleção quase toda da editora antenna impressa inclusive uma revista de 1928
Estudei na Escola Tecnica Electra no Rio de Janeiro.
amigo mauro esse video foi muito importante para as pesoas que se entereça em eletronia eu comecei em 1981 e até hoje não parei
Obrigado prof.mauro pela edição feita...vc tem boa e excelente didática e muito conhecimento...e qual a função do conhecimento?...transmiti lo para melhorarmos a vida..nos anos da dec.1980,aqui onde moro,os técnicos em eletrônica aprendiam a profissão nas eletronicas...os melhores faziam o curso do Instituto universal brasileiro por correspondência e as revista do prof. Newton c.braga...e muitos eram admitidos nas eletrônicas de São paulo,capital...hoje,infelizmente não se tem mais eletrônicas como essas,somente as digitais...
Obrigado por colaborar!
Boa tarde, qndo eu era jovem,por volta dos 18 anos,fiz um curso de rádio técnico a distância, pelo intuito universal Brasileiro,e o rádio que montei,o seu gabinete nesse modelo aí, hoje não tenho ele mais me arrependo muito de não o ter preservado,se eu tivesse ele ainda iria integrar a faixa de FM
Mauro, boa noite, quando posso eu vejo teus vídeos e como sempre tiro boas lições e aprendizado, aprendi a gostar de eletrônica por forças das circunstâncias na profissão de instrumentista industrial no início da decada de 90 que era pre requisito para atuar nesta profissão no início detestava naquela época tinha muitas reparações e acionamentos cc e quase tudo era reparado , hoje eu tenho saudades daquela epoca, fico triste as vezes com os novos técnicos que trabalham comigo sequer sabem identificar as etapas em uma simples fonte chaveada, outros tempos, abraço continue com seus videos!
Obrigado por assistir!
Fantástico, simplesmente fantástico!!😁 Uma pena q não comecei nessa época, hoje com 57 anos fica mais difícil mas sei q não é impossível. Obrigado Mauro..🤝
É a hora certa amigo!
Obrigado por assistir!
Gostei... um abraço
Boa tarde. Parabéns, como sempre verdadeiras vídeo aulas, vai uma continuidade nesse vídeo, como vídeo aulas, mostrando componentes antigos que hoje quase não tem informação, e algumas dicas para iniciar nessa área de radio frequência, estou empenhado em aprender para poder resolver meu 3 rádios que tem problema no AM e Fm. Obrigado
Aprendi eletrônica e elétrica .
Pela repetição como nosso amigo Mauro explico .
Lendo livros técnico e treinando em placa de ( sucata )
1 não deve estudar o que e tv e rádio etc .
Mas sim
O que e eletricidade .
Matéria etc
Sauve amigo Mauro .
João sp 😇🙂
Um grande abraço querido 😇😄✌️👍
Obrigado por assistir!
@@Museudaeletronica
Montei um canal e nele tem um vídeo em que eu mostro vários livros técnico
Que comprovan tudo que vc falo.
Sou formado em elétrica de autos e injeção
Tenho um projeto de .
Tentar fazer uma tv tubo voltar a ter imagem sem o uso de converso
Mesmo que sintonize só um canal
Então amigo veja só o nível de conhecimento que adquiri
Hoje com internet fica mais acessível .
Na nossa época não tinha 🙂😇
Que retorno fantástico aos anos 80. Parabéns. No decorrer do vídeo foi citada várias vezes a palavra versículo, não seria fascículo?
Sim, eis mais uma característica incrível do nosso cérebro: ele nos engana! Pensamos em algo e verbalizamos outra palavra… é isso passou inclusive pela edição vídeo!
Obrigado por colocar!
Otimo conteudo do video mauro eu sempre estudei repetindo varias veses o conteudo estudado não para decorar mais para aprender eu nen sabia deste método kumon eu ainda pensava as vesez que eu era meio lerdo porem agora eu sei que estava certo eu fiz meu curso pela monitor
Fiz esse meu primeiro curso de eletrônica pelo IUB e realmente era assim mesmo, boas lembranças me trouxe esse vídeo, depois fiz outro pelo Instituto monitor e daí pra frente não parei mais até hoje tenho meus fasciculos todos encadernados em 3 volumes.
Que legal!
O Sr é uma benção!
Esse seu vídeo foi fantástico. Vc tocou em tópicos importantes.
Parabéns mais uma vez pela excelente produção Mauro 👏👏👏
Obrigado por assistir!
Já ganhou o primeiro like! Abraços!
Obrigado por assistir!
Amigo, é possível visitar vocês? Sou engenheiro eletrônico com 40 anos de trabalho em uma empresa de pesquisas do sério elétrico. Meu filho está cursando engenharia eletrônica na UFRJ. Tenho uma pequena coleção de uns 100 rádios antigos, anos 60, 70 e 80. Em que estado e cidade vocês ficam? Gostaria de possível um dia visitar vocês para incentivar o meu filho pelo amor a eletrônica. Seria uma grade satisfação poder conhecer o laboratório de vocês. Grade abraço, Italo Foradini
@@Museudaeletronica Vocês são de Santa Rita do Sapucaí? Gostaria de visitar vocês e levar meu filho para conhecer o oficina de vocês. Adoro Minas Gerais e provavelmente vou viajar com meu filho de férias no final de Julho para Poços de Caldas e obrigatoriamente passarei por Santa Rita. Abraços, Italo
@@italoforadini3667 Estamos em Frederico Westphalen-RS
@@Museudaeletronica Obrigado meu amigo. Em uma futura visita ao RS, se me permitirem farei uma visita a vocês. Abraços, Italo Foradini
Baita canal, parabéns!
Obrigado por assistir!
muito bom também voltei no tempo
Eletrônica é muito bacana,trabalho na profissão a trinta anos como reparador mas sinto que esta área está cada vez menos compensadora, para trabalhar hoje tem que estudar em nível superior engenharia fora isso não compensa.
O mercado de trabalho para o técnico em eletrônica é maior do que para engenheiros.
Nas áreas de equipamentos médicos; automação industrial; eletrônica embarcada; geração de energias limpas; automação residencial…
Mas só terão espaço os técnicos qualificados, e nunca é tarde para estudar!
Obrigado por assistir!
Upando
Concordo plenamente com o senhor quanto a teoria.Eu acho que a gente deve estar com uma boa bagagem teórica pra depois ir pra prática.Tem pessoas que dizem que teoria é blá blá blá,mas mesmo assim elas usam um pouco de teoria
Bom Dia Sr Mauro ,eu já havia visto esse seu vídeo na tv ,só dei like mas assisti com atenção. Uma excelente semana para você e família. Que Deus salve os nossos irmãos do Rio Grande do Sul!!
Obrigado por assistir!
Obrigado por compartilhar mais essa informação. Comecei na eletrônica fazendo um curso pelo IUB em 1988. Permita-me uma correção: com relação ao material do IUB, tratam-se de fascículos e não versículos...Fique com Deus!
Obrigado pela colaboração!
Mais um like e um inscrito. Meu amigo, fiz um curso de eletrônica nos anos 90 pelo IUB e até hoje, mais de 30 anos, ainda estou tentando aprender eletrônica, mas parece que ela não gosta de mim, mesmo com tudo na internet. Quem sabe antes de ir para o outro lado consiga aprender consertar um som ou TV.
Conte conosco!
Obrigado por assistir!
Eletrônica mão é fácil, a gente estuda, mas quando a gente abre um aparelho, a gente nåo sabe nem pra ode vai.
Oi, tudo bem?
Mas na minha humilde opinião o decorar também ,é uma especie de repetição. Lógico que entendendo o que está fazendo.
Parabéns pelo vídeo. Muito bom.
Eu comecei a fazer o IUB, na área de mecânica de automóveis em meados de 78, sou aficionado por mecânica, mas infelizmente tive que desistir, pois não havia onde praticar.
Por correspondência não tinha ou não tem laboratório de mecânica.
Obrigado por assistir!
fiz este curso a dois meses e montei um radio de tres faixas, muito bom
Por favor, você poderia compartilhar fotos do seu rádio montado?
Contato: engmdsouza@gmail.com
Ah... Também fiz o curso de Rádio e TV do Instituto Universal Brasileiro... Nostalgia.
Este modelo de ensino acontecia até 2010 era assim
Abraço nobre amigo... gosto muito dos seus vídeos!
Obrigado por assistir!
Excelente vídeo Sr Mauro, uma viagem no tempo, parabéns!!! Qual é a coleção de livros vermelhos que estão na sua bancada?
Titulo original:
ELECTRONICS ENGINEER'S REFERENCE BOOK, 4th Edition
Versão em português:
Manual do Engenheiro Eletrônico.
Hemus editora limitada.
1982.
Vídeo maravilhoso Mauro, muito obrigado !
Eu que agradeço!
Essa questaõ de repetição é muito relacionada a música, tendo exemplo um intrumento musical, a gente ver alguém tocando por ex um violão arrasando a gente não consegue sequer fazer um acorde de A7 (Lá maior com Sétima) não sabe o quanto esse intrumentista já repetiu aquilo para chegar aonde chegou. Veja que no início desse texto eu errei propositalmente o "til" (~) colocando o em outra vogal na palavara "questão" isso também no aprendizado do curso de digitação, a repetição é chave fundamental até msmo nos antigos cursos de datilografia rsrs.
Obrigado pela colaboração!
Faltou a bobina de antena com o ferrite, hoje é difícil de encontrar, se fosse meu já saía montando 😂😂😂
Nós estamos aguardando a colaboração de algumas pessoas que tem o kit completo e nos enviarão fotos para completarmos o nosso.
O kit não será montado, ele é um “fóssil” e será preservado no seu estado original como ferramenta didática e para mostrar como se ensinava no passado.
Obrigado por assistir!
Eu montei um desses em 84 tenho até hoje é funciona ainda.
O senhor poderia nos enviar fotos das placas do seu rádio? Isso iria nos ajudar muito a completar o que falta no nosso?
Tens ainda a documentação original de montagem?
Obrigado!
Contato: engmdsouza@gmail.com
Eu vou procurar se encontrar eu envio.
Os versículos aí no caso seriam fascículos.
Montei este rádio do IUB em 1983 e tenho ele até hoje. Infelizmente uma das bobinas de ondas curtas pifou é fiquei sem uma das faixas... Será que consigo uma para repor ou enrolar uma? O rádio é muito legal.
Talvez possamos nos ajudar mutuamente..
Sim, tendo uma bobina original como modelo é provável que possamos adaptar outra com as mesmas características.
Por outro lado, nós precisamos fazer uma réplica da documentação original porque a nossa está incompleta e também da placa de RF que infelizmente está faltando.
Contato: engmdsouza@gmail.com
Obrigado por assistir!
@@Museudaeletronica a documentação original creio ser difícil, mas o rádio está parcialmente montado, pois alguns anos atrás revisei o mesmo e constatando a bobina ruim encostei ele "temporariamente"... Mas pretendo recuperá-lo.
Professor, tenho 45 anos e possuo conhecimento básico de eletrônica pq trabalho com instrumentos musicais ( luthieria). Vc acha que compensa eu com 45 anos estudar eletrônica de modo a me aprofundar no conhecimento desta área maravilhosa que é a eletrônica?
Depende da sua motivação…se realmente deseja de coração não há idade ideal para aprender!
Bons estudos e conto conosco!
Obrigado, Professor.
Eu acabei de comprar o curso de eletrônica digital
Faz tempo que não tem vídeo longo.
Obrigado por assistir!
Queria uns livro de eletrônica
Boa tarde professor. Vc tem esse kit pra vender.
Não amigo.
Esse kit é raro e pertence ao acervo do Museu.
Obrigado por assistir!
Como está sua cidade perante as chuvas?
Nós estamos num local privilegiado a 530m de altitude, numa região montanhosa e sem rios que possam causar as inundações que estão assolando o nosso estado. Obrigado!
Muito bom!!!
Amigo na sua cidade a chuva atingiu?
Não, a nossa cidade está a 530m e não temos rios. Obrigado!
Realmente a gigantesca enchente no RS é histórica e todos nós desejamos que o poder público rapidamente faça tudo o que tem que ser reconstruido rapidamente.
É uma pena que a eletrônica mudou radicalmente um radio digital você olha dentro dele não tem mais nada apenas uma placa chipada nem capacitores você vê.
Mauro, 'versículo' é um verso pequeno. Não seria 'fascículo'? ;-)
O cérebro humano é realmente uma máquina incrível, nós conseguimos pensar em algo: “fascículo” e verbalizar outra expressão: “versículo”! Mais tarde nós conseguimos editar o vídeo e mesmo ouvindo a expressão errada: “versículo”, pensamos que está correto! A super máquina de processamento que temos nos engana com facilidade!
Obrigado pela colaboração!
Como pessoa que se dedica à electrónica, evidentemente que confirmo o que foi referido no teu vídeo.
Resta-me referir algo que é mais pessoal no âmbito da electrónica, sendo apenas o que sinto desde os primórdios do meu contacto com esta arte.
Aqui está:
Costumo que pensar que a necessidade é mãe da habilidade. E a electrónica não é excepção.
Por esse motivo, fiquei sempre grato ás situações menos boas que foram ocorrendo, que fizeram com que me fosse tornando um pouco melhor do que era anteriormente, ponto-por-ponto.
Muitas vezes não é uma questão de formação técnica académica mas sim o ímpeto pessoal, a força das circunstâncias, a falta de dinheiro, a falta de recursos, a falta de conhecimento com pessoas capazes de nos ajudar...somos mesmo nós e a nossa infinita curiosidade/vontade de concretizar algo. Assim se vai vencendo, também.
Uma reparação bem sucedida num circuito electrónico sem apoio técnico algum ainda hoje é a prova da capacidade que temos no nosso interior, quer tenhamos consciência disso ou não.
Por esse motivo, mantenho a minha máquina de café na minha zona de bancada de electrónica, tomando um bom café da vitória de cada vez que efectuo uma reparação. Mantenho esse hábito presente porque acho que o sucesso de algo que fiz (mesmo que tenha conseguido apenas algo muito pequeno) pode ser celebrado com esse café.
Saudações, Mauro.
Que a tua vida te corra bem, que a tua saúde colabore contigo e que mantenhas o bom espírito do deus Elektron ao teu redor..
Macedo Pinto
Portugal
Saudações desde o Brasil colega Macedo Pinto!
As suas palavras são sábias!
Obrigado por assistir e por colaborar!
Vc fala em ajuda maseu propus uma troca de umamplificador pioner e um equalizador signos , por o curso de eletronica radio e tv ,antigo, em preto e branco do instituto universal brasileiro pra dar de presente ao meu pai que fez esse curso tabalhou muito tempo ecom eletronica e quando se aposentou gurdava o mesmo com muito carinho.mas em uma mudança foi extraviado, e eu queria dar essa alegia a ele . você nem me deu resposta.
Nós não recebemos o seu contato.
E-mail: engmdsouza@gmail.com
Fala Mauro boa noite tudo bem Você poderia passar o seu Zap pelo comentário eu preciso falar com você sobre a restauração não transglobe
Contato: engmdsouza@gmail.com
Obrigado por assistir!
Ose nordestinos passam fome ninguém liga se quer teem água ou esgoto.
A mesma coisa os nortistas ...mas sinto mesmo assim pelas pessoas sulistas que estão neste estado de calamidade pública. ..aos nordestinos o que eu faria : poços artesiano tratamento de água e esgoto e entrega de comida é o essencial pra cada ser humano água e comida um banho digno comida digna
Parabéns pelo conteúdo amigo.
Uma nostalgia bateu aqui. Comecei na eletrônica com quinze anos através das revistas, montando transmissores de fm. Aos dezessete ano fiz o técnico eletrônica. Depois engenharia química. Depois pós graduação em engenharia eletrônica, redes indústria e engenharia de controle e automação industrial.
Segui carreira na indústria e sempre me destaquei por ter experiência em bancada realizando reparo em inversores de frequência, cartão de Clp, Ihm, etc...
Confesso que só estou na profissão porque gosto muito senão teria feito outra coisa.
Muita experiência é exigida, estudos constantes, sem falar do risco na indústria em estar constantemente trabalhando com 380v, 440v 3kv. Mas o salário deixa a desejar.
Sucesso!
Obrigado por assistir!