Bom dia, professor. Foi uma aula muito eficiente. Você trouxe alguns detalhes que eu não vi no dimensionamento de motores no meu eletrotécnico. E são esses detalhes que fazem muita diferença. Conhecimento é sempre bom e obrigado por compartilhá-lo com a gente. Um like bem merecido. Abraço.
Parabéns pelo trabalho. Ótima explicação. Clara e direta! Evitei um prejuízo ao cliente. Fui ao local conferir a corrente e estava o dobro. Quando descobri que o motor que estava na máquina era 1cv a menos do que exigia o fabricante. Por isso ele queimava tanto.
Bom dia professor! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos! Eu entendo que na partida em estrela, a corrente seja dividida por raiz de 3, mas em marcha em triângulo, a corrente seria dividida por 2. Por favor, me perdoe a ousadia! Eu aprendo muito com o Senhor.
Fala meu caro Professor Jhonata, sou seu Aluno recentemente inscrito lá em plataforma de ensino, passando por aqui novamente depois de alguns meses já, rsrs... Estudei esse conteúdo, tinha "esquecido " um pouco essas "regras" Forte abraço e até mais 👍👍🤝Att, Macêdo são Paulo capital! 14/12/22
Vídeo aula didática com muitas informações de extrema importância no dimensionamento de contator e relé termico, esse vídeo traz um aprendizado muito importante para ser aplicado em campo no dia a dia profissional do técnico da área da elétrica!!!
Mestre teria como você mostrar o dimensionamento de um disjuntor termomagnético para uma partida direta quando no caso eu utilizo um contator e um relé termico
Boa noite , geralmente se acha esses contatores e reles térmicos trifásico, como cálculo a Amperagem desses componentes para um motor bifasico de 10 cv , por ex ?
Buen día, discúlpeme si estoy equivocado. Tenía entendido que cuando un motor está ligado en estrella, la corriente de fase es 1.73 veces menor que la conexión triángulo. A mi entender en estrella su In= 26.4/1.73= 15.26 A para K3 Y en triángulo K1 y K2 su In= 26.4 A. Agradecería su explicación. Gracias
Infelizmente se não há nenhuma identificação no componente não há o que fazer. Por isso todo componente deve ser preservado com todas as idenficacoes sempre em ordem
Pôrra, tenho que falar 🗣 : quando fiz o curso de Eletricista, fui ensinado a calcular basicamente que o contator e o bimetalico trabalham em linha (série), então verifica qual o valor de In, e contator e RT DEVEM começar dessa corrente. Exemplo: um motor de 10A, deve ter CTT e RT, partindo dessa corrente, e em Tese deveria ser regulado para suportar 20% a mais ➕. Daria um CTT e RT de 10 a 15A, regulado no disco do RT com 12A. Até funciona, MAS, só agora na sua aula, DESCOBRI que posso ou não fazer isso devido ao fato de Haver máquinas que NÃO SUPORTAM elevação de corrente 🔗. Do jeito que fui ensinado, fica parecendo que RT é regulado como DJ. Agora SEI que posso levar OU NÃO em conta o Fs.
Boa tarde prof eu tenho uma granja de 175 metros A rede trifásica de ventilador de 0.5 CV x 26 é de tem dois contator Weg e o relê chinai igual o que vc tá falando Eu posso aumentar mais 7 ventilador na rede?
Você pode utiliza um contator AC-1 no lugar de um AC-3, porém devem fazer a correção da corrente nominal do mesmo, exemplo: Vamos pegar um contator AC-1, cuja a corrente nominal seja de 90A, essa corrente de 90A somente vale para cargas resistivas,se aplico uma carga indutiva, logo tenho que diminuir a corrente nominal desse contator, no caso 53% a menos: 90 . 0,53 = 47 A Isso quer dizer que caso eu tenha um AC-1 e preciso utiliza para um motor que tenha corrente igual a 47A, posso utilizar o AC-1. Também posso utilizar um contator AC-3 com uma corrente até 30% acima da corrente nominal, em um circuito resistivo.
Boa noite, poderia explicar pq no estrela triângulo a corrente sempre será abaixo da nominal, não seria apenas na partida que seria In/raiz(3), depois da partida a tensão conta a ser a tensão nominal no caso do exemplo 220V e a corrente voltaria a ser a nominal ?
Porque neste caso a corrente está sendo dividida entre dois contatores. Se fosse apenas 1 contator (partida direta) , aí seria a nominal indicada na placa.
Uma curiosidade: Dificil ver um cara explicando, aqui no you tube, como calcular um disjuntor geral, para a proteção de motores. Relé termico, fusivel diazed e NH, todo mundo fala, parece que ninguem nunca aprendeu a calcular um disjuntor geral para o quadro de motores. Veja que estou falando da proteção de curto circuito, ja que a de sobrecarga tem aos montes. E mesmo, um unico motor é preciso proteção contra curto circuito... E as pergunta são: porque 99,99 dos supostos professores não ensinam a calcular o disjuntor geral, ao inves de fusiveis? Por que é mais barato ou porque da mais dinheiro aos fabricantes, quando queima o fusivel, ja que o disjuntor é só corrigir a falta e rearmá-lo? E to pra lhe dizer que não é qualquer curso ou professor, que ensina a calcular disjuntor, como proteção geral, de cargas motrizes. Foi só um adendo, nada de critica!
Obrigado pelo comentário, o disjuntor em si não é tão complicado de calcular, visto que caberia a proteção do cabo igual todos os circuitos. Porém calcular a corrente de curto-circuito que é mais complexa, afim de não danificar o disjuntor, pois o motor amplia a corrente de curto-circuito no circuito em que está. É um assunto difícil de explicar e precisa ser explicado de uma forma a facilitar ao invés de complicar ainda mais. Em breve sairá mais conteúdo sobre o assunto. Mais uma vez obrigado pelo comentário.
CRÍTICAS SÃO NECESSÁRIA. um canal técnico no YT só tem valor pra mim se os inscritos participarem e derem opiniões e o cara responder a todos sem mi,mi.. excelente aula e parabéns pelo excelente trabalho. pena que a maioria dos profissionais não fazem nada disso. vejo um verdadeiro caos nas pequenas industrias nacionais por onde ando minando a matriz energética do nosso país.
Bom dia, professor. Foi uma aula muito eficiente. Você trouxe alguns detalhes que eu não vi no dimensionamento de motores no meu eletrotécnico. E são esses detalhes que fazem muita diferença. Conhecimento é sempre bom e obrigado por compartilhá-lo com a gente. Um like bem merecido. Abraço.
Excelente aula sobre dimensionar contator e relê térmico para motores, 10😊.
estou aprendendo muito com seus vídeos aulas. obrigado
Excelente explicação professor👏🏼👏🏼👏🏼
Parabéns pelo trabalho. Ótima explicação. Clara e direta!
Evitei um prejuízo ao cliente.
Fui ao local conferir a corrente e estava o dobro. Quando descobri que o motor que estava na máquina era 1cv a menos do que exigia o fabricante. Por isso ele queimava tanto.
Que aula! Parabéns professor, prático e didático sem enrolação, mais um inscrito.
Otima explicação de.calculo do rele .térmico.
Muito.OBRIGADO professor
Gostei muito dessas aulas está nim ajudando muito no meu curso
Minha primeira vez gostei muito da aula
Bom dia professor! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos!
Eu entendo que na partida em estrela, a corrente seja dividida por raiz de 3, mas em marcha em triângulo, a corrente seria dividida por 2. Por favor, me perdoe a ousadia! Eu aprendo muito com o Senhor.
Estou gostando dessas aulas de comandos elétricos, muito ilustrativa e fácil de assiliar,muito bom, gostei,nota 10.
Uma verdadeira aula, bem explicado, e direto, tirou muitas dúvidas. Obrigado e parabéns.
Olá, bom dia explicação show de bola Marcos pe.
ATE AGORA E O UNICO Q EXPLICA CORRETO, VALEU
Que aula bem abordada sobre o dimensionamento de contator e relé térmico.
Ótima explicação de fácil entendimento.
Muito bem explicado professor vc arrasou parabens
verdade eu gostei muito vc e um bom professor valeu...
Aula muito boa assina raimunda
Boa noite professor, gosto da sua maneira de simplificar o esclarecimento!!
Ótimo professor, ensina de uma maneira que facilita muito o entendimento, sem muita teoria.
Bom dia. Ecelente explicação...
Aulão fantástico professor gostei nota 10
Muito boa aula. Parabéns!
Parabéns professor! Muito top essa aula.
Gratidão
Muito importante este Canal....
Direto ao ponto sem firulas
Boa noite, muito obrigado, top de mais
Verdade ele explica muito bem
Ótimo professor muito obrigado pela informação.
PROFESSOR,QUE VIDEO EXCELENTE,SHOW DE BOLA.
Simplesmente bem explicado!
OBRIGADO PROFESSOR !
Parabéns, muito didático!!
Fala meu caro Professor Jhonata, sou seu Aluno recentemente inscrito lá em plataforma de ensino, passando por aqui novamente depois de alguns meses já, rsrs... Estudei esse conteúdo, tinha "esquecido " um pouco essas "regras" Forte abraço e até mais 👍👍🤝Att, Macêdo são Paulo capital! 14/12/22
Bons estudos!
Top, ótima explicação.
Muito bem explicados
Muito obrigado pela aula professor
Muito boa essa aula!!
Aula espetacular, excelente explicação, direto e objetivo é principalmente, sem enrolação . Só faz assim , quem realmente domina o assunto. Parabéns.
aula nota 10
Obrigado por essa aula.
Realmente ajudou me esse vídeo
Vídeo aula didática com muitas informações de extrema importância no dimensionamento de contator e relé termico, esse vídeo traz um aprendizado muito importante para ser aplicado em campo no dia a dia profissional do técnico da área da elétrica!!!
Descobri o canal agora professor, muito top a sua aula! obrigado e abração! já me inscrevi
Parabéns, bons detalhes que foram apresentados
Excelente conteúdo 👏👏👏
Parabéns pelo seus vídeos
Aulão,,, parabéns!!!
Boa explicação
Show de bola quem sabe mostra.
Muito bom 👏👏 parabéns professor
Aula top bem didática..
Excelente video aula..
Aula super top
Grande aula show
Excelente aula👏👏👏👏
Mestre teria como você mostrar o dimensionamento de um disjuntor termomagnético para uma partida direta quando no caso eu utilizo um contator e um relé termico
Parabéns professor no na partida direta nao preciso dividir por Rais de 3?
excelente
Muito bem esclarecido!
Muito bom. Obrigado
Muito boas dicas!!!
Aula top 👏👏👏👏👏👏
Excelente
Boa noite , geralmente se acha esses contatores e reles térmicos trifásico, como cálculo a Amperagem desses componentes para um motor bifasico de 10 cv , por ex ?
Buen día, discúlpeme si estoy equivocado.
Tenía entendido que cuando un motor está ligado en estrella, la corriente de fase es 1.73 veces menor que la conexión triángulo.
A mi entender en estrella su In= 26.4/1.73= 15.26 A para K3
Y en triángulo K1 y K2 su In= 26.4 A.
Agradecería su explicación.
Gracias
Parabéns pela aula, só uma dúvida.. como dimensionar um trafo para uma contatora quando não temos a informação na contatora
Infelizmente se não há nenhuma identificação no componente não há o que fazer.
Por isso todo componente deve ser preservado com todas as idenficacoes sempre em ordem
Tem um contator da weg amarelo, qual a referência desse azul para o amarelo?
show
Top demais!
Muito bom professor
Pôrra, tenho que falar 🗣 : quando fiz o curso de Eletricista, fui ensinado a calcular basicamente que o contator e o bimetalico trabalham em linha (série), então verifica qual o valor de In, e contator e RT DEVEM começar dessa corrente. Exemplo: um motor de 10A, deve ter CTT e RT, partindo dessa corrente, e em Tese deveria ser regulado para suportar 20% a mais ➕. Daria um CTT e RT de 10 a 15A, regulado no disco do RT com 12A. Até funciona, MAS, só agora na sua aula, DESCOBRI que posso ou não fazer isso devido ao fato de Haver máquinas que NÃO SUPORTAM elevação de corrente 🔗. Do jeito que fui ensinado, fica parecendo que RT é regulado como DJ. Agora SEI que posso levar OU NÃO em conta o Fs.
Muito Boa explicação professor. Por favor me tira uma dúvida. Quais fatores podem fazer o motor sofrer com sobrecarga de corrente?
Qual contatora seria ideal para ligar uma fritadeira 220v 3000w?
GOSTARIA DE COMPRAR AS DEZ PRIMEIRAS APOSTILAS DO CURSO
Show
Boa tarde prof eu tenho uma granja de 175 metros
A rede trifásica de ventilador de 0.5 CV x 26 é de tem dois contator Weg e o relê chinai igual o que vc tá falando
Eu posso aumentar mais 7 ventilador na rede?
Top
Você pode utiliza um contator AC-1 no lugar de um AC-3, porém devem fazer a correção da corrente nominal do mesmo, exemplo:
Vamos pegar um contator AC-1, cuja a corrente nominal seja de 90A, essa corrente de 90A somente vale para cargas resistivas,se aplico uma carga indutiva, logo tenho que diminuir a corrente nominal desse contator, no caso 53% a menos:
90 . 0,53 = 47 A
Isso quer dizer que caso eu tenha um AC-1 e preciso utiliza para um motor que tenha corrente igual a 47A, posso utilizar o AC-1.
Também posso utilizar um contator AC-3 com uma corrente até 30% acima da corrente nominal, em um circuito resistivo.
Show de mais e like
Já escritó
Essa corrente seria de placa mas a corrente de trabalho é diferente
👏👏👏
Isso é pra partida e no caso de uma falta de fase o motor trifásico vai estar protegido?
E a corrente de pico numa partida direta, quais cuidados eu tomo?
Caro Professor! para mostrar nosso apoio, tem como ser pode Boleto ou PIX?
O pix do canal é 11984345151
Bom dia, tenho sim dificuldade pra ler e interpretar diagrama
Boa noite, poderia explicar pq no estrela triângulo a corrente sempre será abaixo da nominal, não seria apenas na partida que seria In/raiz(3), depois da partida a tensão conta a ser a tensão nominal no caso do exemplo 220V e a corrente voltaria a ser a nominal ?
Eu também não entendi essa parte em 13:00. Depois da partida estrela/triângulo, a corrente será a nominal
Porque neste caso a corrente está sendo dividida entre dois contatores. Se fosse apenas 1 contator (partida direta) , aí seria a nominal indicada na placa.
Showwwww
Estive em uma empresa fabricante de motores e eles informaram que o FS seria Fator de SEGURANÇA, ELES estão informando errado???
Está correto, e no video esta explicando justamente oque esse FS.
Uma curiosidade:
Dificil ver um cara explicando, aqui no you tube, como calcular um disjuntor geral, para a proteção de motores.
Relé termico, fusivel diazed e NH, todo mundo fala, parece que ninguem nunca aprendeu a calcular um disjuntor geral para o quadro de motores. Veja que estou falando da proteção de curto circuito, ja que a de sobrecarga tem aos montes. E mesmo, um unico motor é preciso proteção contra curto circuito...
E as pergunta são: porque 99,99 dos supostos professores não ensinam a calcular o disjuntor geral, ao inves de fusiveis?
Por que é mais barato ou porque da mais dinheiro aos fabricantes, quando queima o fusivel, ja que o disjuntor é só corrigir a falta e rearmá-lo?
E to pra lhe dizer que não é qualquer curso ou professor, que ensina a calcular disjuntor, como proteção geral, de cargas motrizes.
Foi só um adendo, nada de critica!
Obrigado pelo comentário, o disjuntor em si não é tão complicado de calcular, visto que caberia a proteção do cabo igual todos os circuitos.
Porém calcular a corrente de curto-circuito que é mais complexa, afim de não danificar o disjuntor, pois o motor amplia a corrente de curto-circuito no circuito em que está.
É um assunto difícil de explicar e precisa ser explicado de uma forma a facilitar ao invés de complicar ainda mais.
Em breve sairá mais conteúdo sobre o assunto.
Mais uma vez obrigado pelo comentário.
@@eletricidadeonline Isso aí mestre!
CRÍTICAS SÃO NECESSÁRIA. um canal técnico no YT só tem valor pra mim se os inscritos participarem e derem opiniões e o cara responder a todos sem mi,mi.. excelente aula e parabéns pelo excelente trabalho. pena que a maioria dos profissionais não fazem nada disso. vejo um verdadeiro caos nas pequenas industrias nacionais por onde ando minando a matriz energética do nosso país.
Em qual situação o motor vai usar esse fator de serviço descrito na sua placa de identificação?
Se vc dimensionar a contatora, vc tem q usar o F.S ! Corrente nominal X o Fator de serviço 15% acima da nominal
No caso do relé é oq professor falou no vídeo, se a corrente é 26,4 o relé será de 23 a 32 amper
Ótima aula obrigado
Parabéns professor ótima explicação nota fantastico 10
Show
Top
👏👏👏👏