Excelente! Estou impressionado com a qualidade do material. Estudo na UFMG e suas aulas têm sido de grande importância para que eu alcance o nível de conhecimento adequado para tal instituição. Conte comigo para ajudá-lo a divulgar o seu trabalho. Abraço!
9 ปีที่แล้ว +11
+Pedro Moreira Oi Pedro, que bom que o canal está ajudando. Tive algumas vezes na UFMG, e é um lugar onde gostei muito. Pode contar comigo caso precise de ajuda.
Vc é um ótimo professor Daqui uns 3 anos volto aqui Estou no 9° ano e n consegui entender absolutamente nada da equação que Bohr utilizou para chegar ao modelo atômico dele, porém percebi o quão será útil no futuro essa aula Agradeço desde já. Like
Ola, queria agradecer por disponibilizar essas aulas gratuitas, suas aulas são muito boas... Não sou estudante universitário mas estudo para o vestibular de ITA, que requer um aprofundamento maior das matérias em relação do que é passado no ensino médio... E suas aulas tem ajudado bastante porque não encontra essas informações na internet, obrigado!!!
Parabéns pelo excelente trabalho. São poucos os vídeos de conteúdo de química de nível superior em português e este está muito bem explicado. Foi bastante útil para eu fazer uma revisão e tirar dúvidas que eu já tinha há tempos! Muito obrigada!
Professor. Acho q vc cometeu um equivoco. Realmente o modulo da força eletrostática é igual a centrípeta. Mas justamente pq ela não tangencia... A força eletrostática faz papel de força centrípeta. Quem é o vetor tangente é a Velocidade
9 ปีที่แล้ว +28
Oi Wanderson, você está coberto de razão. O vetor velocidade é que é tangencial, exatamente como você indicou. Irei colocar uma nota explicativa. Muito obrigado.
Curso biomedicina e preciso muito de conhecimentos fundamentais de química. Todavia, não hesitei em aprofundar meus conhecimentos ao deparar-me com aulas tão ricas e bem elaboradas! Parabéns professor!
Muito boa sua dedução professor, queria deixar aqui a recomendação da demonstração feita pelo Moyses, no volume 4 do seu curso de física básica, capítulo 7. A demonstraçao que ele faz é muito natural, na minha opinião é a que melhor mostra um desenvolvimento natural do modelo, de onde vieram as motivações de bohr para cada hipótese que ele insere no modelo dele. Na verdade esse capítulo 7 inteiro é uma aula de história da ciência maravilhosa kskßksks. Apesar de ser mais focada pra físicos, imagino que vale muito a pena dar uma olhada, principalmente na parte do modelo de bohr
Cara, seu trabalho é incrível. Apesar de gostar de química, nunca tive facilidade pra realmente absorver os conteúdos e formar uma boa bagagem de conhecimentos. Suas aulas estão me proporcionando isso, um background que não se apaga, porque consigo fixar bem as informações e fazer as relações que preciso pra minha vida acadêmica. Muito, muito obrigada pelo tempo dedicado. Divulgo sempre o seu material. Sucesso sempre!
9 ปีที่แล้ว
+Daniela Conceição Oi Daniela, fico feliz em ajudar, e muito obrigado pelo apoio.
O melhor professor!!!!!!!! Por favor faz aula sobre Química Orgânica
9 ปีที่แล้ว +3
+Danilo e Gabriela Siqueira- Casal Com Propósito Obrigado Danilo e/ou Gabriela! Temos alguma aulas de orgânica no canal, Substituição Nucleofílica e Eliminação ... dá uma olhada no quadro MegaQuímica.
Eu estou amando seus vídeos... Minha "ficha caiu" e tudo se relacionou a partir do minuto 13, agora sim, tudo fez sentido para mim :D É um assunto bem complicado, mas você faz ser de simples entendimento. Parabéns!
excelente o seu trabalho, sou estudante da UFMA e suas aulas tem sido de muita funcionalidade a didática é exemplar, estou divulgando o seu trabalho entes os colegas. Muito obrigado . (queria muito assinar o seu site, mas ainda nem tenho condições financeiras kk)
Brilhante demais!!! Até me arrepiei quando vc explicou que a equação de Bohr resultava na do Balmer hahaha, sinal de que sua didática é incrível!! Estava lendo o livro do Atkins (Principios da Quimica) e fiquei foi triste, muito grato por ter achado seu canal!
Professor, muitíssimo obrigada por essa aula! Estava precisando exatamente dessa dedução para entender melhor o modelo atômico de Bohr. Me ajudou demaaais! :b
9 ปีที่แล้ว +1
Sarah Rosa Que bom Sarah, fico feliz em ter ajudado.
No momento 8:29 pra se obter o raio, não consegui entender a conversão do produto dos meio pelos extremos, de tal modo fiz e tive (h`2 X n2) como denominador, so que ai esta no numerador fiquei sem entender
Excelente vídeo, muito interessante! Você poderia fazer um vídeo falando sobre livros de química, quais você recomenda para cada área de estudo. Valeu!
9 ปีที่แล้ว +1
Oi Magark, excelente sugestão. Vou colocar na lista. Obrigado
Caro professor, me surgiu uma duvida. Está claro pra mim que um eletron deve absorver energia para 'saltar' para um nivel mais energetico e externo, porem em 14:21 do video voce diz que os niveis eletronicos internos são mais energeticas. As informacoes se contradizem, acho que podem se tratar de tipo de energia diferentes, mas nao consegui sanar essa duvida ate o momento... Agradeço se puder me esclarescer.. Obrigado e parabens pelos videos!
7 ปีที่แล้ว +2
Essa é uma dúvida comum Luiz, o problema é simplesmente o referencial. Consideramos a energia negativa, e o 0 está a uma distância infinita do núcleo. Vamos supor que a energia associada ao nível 1 seja -500 e ao nível 2 -200. Quando falamos que os níveis mais externos possuem maior energia, isso é porque -200 é maior que -500. É uma discussão matemática apenas. Quando vemos o significado físico as coisas são diferentes. Um elétron preso a -500 está muito mais preso que com -300 (no te em módulo a energia potencial é maior, por isso que verdadeiramente são as órbitas internas as mais energéticas). Precisamos fornecer energia para que rompa, ao menos parcialmente, a atração nuclear e passe a uma camada mais externa. Entendeu?
Muito bom esse vídeo, como todos os vídeos do canal, mas máxima venia, a força centrípeta não é tangencial a trajetória mas apontada para o centro da circunferência, aliás a força centrípeta é a condição necessária e suficiente para o corpo (no caso o elétron ) mudar de direção mantendo o módulo de sua velocidade constante. Portanto, a única força real que existe nesse sistema é a eletrostática que é a própria força centrípeta (condição para o MCU). Em outras palavras, para um corpo fazer um MCU tem que haver uma força centrípeta de módulo constante puxando-o para o centro da circunferência que nesse caso é a força eletrostática.
Bom dia professor, no caso esse espectro so vale pro atomo de hidrogenio certo? no atomo de helio por exemplo, essas energias de transições seriam outras, consequentemente outra espectro atomico....?
Boa tarde, ótima aula. Estudo Química na UFBA e suas aulas vêm me ajudando muito nos meus estudo. Entretanto, ainda não entendi o porquê de não ser a força eletrostática, que seria a força entre carga elétricas, e sim força centrípeta. Se puder ajudar agradeço.
Também gostaria de compreender isso. Pelo que me parece ele se confundiu , uma vez que a força elétrica entre as cargas é a própria força centripeta (Fctp=m.Actp => Fe=m.V2/R => Kqq/R2=m. V2/R) , enquanto que a velocidade é tangencial a trajetória.
Prezado Antonio, Primeiramente, parabéns pelo seu brilhante trabalho em nos trazer valiosos conhecimentos sobre vários setores da química. Eu tenho uma dúvida sobre o modelo de Bohr: Qual é realmente a força exercída no eletron, além da força de interação eletrostática? É força centrífuga ou centrípeta? Salvo engano, você citou "centrípeta". Mas, uma definição de força centrípeta (Wikipedia) é "Força centrípeta é a força resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular." Mas, na descrição do modelo de Bohr, essa força tenderia a puxar o e- para fora do movimento circular. Não é isso? Agradeço sua resposta.
9 ปีที่แล้ว +2
+Antonio Reinaldo Cestari Oi Antônio, na verdade essa parte tem um erro nos termos que eu uso (já deveria ter colocado a caixa de correção). Na verdade o elétron está em movimento circular, e com isso, nós temos a decomposição de duas forças - uma centrípeta e outra tangencial. Uma que é normal à trajetória, e que o atrai para dentro (que é a centrípeta), e outra tangencial à trajetória, que o" puxa para fora", porém tangente ao determinado ponto (igual ao que acontece quando a corda de uma "marimba" arrebenta. No caso em questão o que provoca a força centrípeta (que atrai o elétron para o centro) é a atração eletrostática, e por isso podemos usar a igualdade Fcent=Felet. Ok? Realmente me confundi nessa parte, mas dai em diante, está tudo ok.
essa equação foi desenvolvida usando o elemento hidrogênio, que foi utilizado apenas 1 elétron, mas se fossem outros elementos? como ficaria a cara da equação?. Alguém sabe me esclarecer alguma coisa?
Pelo o que eu entendi, quando dizemos que se trata de um hidrogênio, assumimos que Z = 1. No entanto, essas equações também poderiam representar um hidrogenóide, que seria um átomo de número atômico qualquer com apenas um elétron. A diferença nas equações seria apenas a representação desse número atômico Z.
Professor não teria um erro conceitual em: a força centrípeta deve apontar sempre para o centro direção da aceleração centrípeta, já que a força centrípeta é uma resultante de forças, não uma força diferente, na imagem o que vc desenhou como perpendicular a força elétrica é portanto a velocidade. De toda forma a força elétrica e a centrípeta devem ter módulos iguais, já que a resultante de forças, a força centrípeta, é constituída pela força elétrica unicamente
Acabei de comentar isso também, acredito eu que não exista erro em supor a existência dessa força, mas não trata-se da força centrípeta, mas sim da força centrífuga, a força centrífuga é a responsável por tentar remover o elétron da órbita circular.
@@emanueldias1680 concordo, porém a força centrífuga tem mesma direção e módulo para estar em equilíbrio e sentido oposto, do jeito que foi desenhado aquele vetor é no entanto a velocidade
@@joaovictorfariasantos4503 Sim, representado dessa força existe uma componente que não está na mesma direção que a força atrativa entre as cargas, de modo que não se esperaria o equilíbrio.
Peço vênia para uma observação : você desenhou a força centrífuga tangencial, quando deveria ser na mesma direção da força de atração Fe, no sentido oposto ( Mas note que não existe força centrífuga, existindo somente força de atração. Devido à 1a lei de Newton, o corpo seguiria a direção tangente, não fosse a força de atração. )
Professor! A força centrípeta tem a mesma direção e sentido do que a força coulombiana... Sendo o sentido do elétron para o núcleo. Adoro teus vídeos mas mudaria isso para ficar fisicamente correto. A velocidade que é tangente. Abraço!
Olá, não entendi que constante Eh é essa, é equivalente a Rh?
8 ปีที่แล้ว
+Victor Harmendani Oi Victor, eu 12:30 eu falo que Eh nada mais é que um conjunto de constantes. Para não ficar reescrevendo várias constantes, e me valendo que o produto de constantes é uma constante, todas elas foram substituídas por uma única, que chamei de Eh. Só isso. A partir de 15:22 eu explico a relação entre Eh e Rh. Numericamente falando Rh é Eh/hc. Dá uma olhadinha com mais calma que você vai entender essa parte.
O professor, é claro que nós professores de química não iremos demonstrar com cálculos da física quântica para alunos do ensino médio, pois eles logo diriam que não estaria interessado em saber. Deveria só apresentar o conceito não é mesmo professor?
Excelente! Estou impressionado com a qualidade do material. Estudo na UFMG e suas aulas têm sido de grande importância para que eu alcance o nível de conhecimento adequado para tal instituição. Conte comigo para ajudá-lo a divulgar o seu trabalho. Abraço!
+Pedro Moreira Oi Pedro, que bom que o canal está ajudando. Tive algumas vezes na UFMG, e é um lugar onde gostei muito. Pode contar comigo caso precise de ajuda.
@ 6 anos depois e você continua ajuando estudantes da UFMG.....obrigada
Vc é um ótimo professor
Daqui uns 3 anos volto aqui
Estou no 9° ano e n consegui entender absolutamente nada da equação que Bohr utilizou para chegar ao modelo atômico dele, porém percebi o quão será útil no futuro essa aula
Agradeço desde já.
Like
Fez 3 anos. Já conseguiu entender?
Faz três anos
Cadê vc Pedro precisamos de vc meu brother!!!
Apareça pedro todos esperam por vc
Já se passaram 6 anos …
Essa abordagem é maravilhosa, saber de onde vem tudo torna o estudo ainda mais completo e motivador, muito obrigado professor.
Caralho mermão. Que professor bom, didática maravilhosa! Você merece muito sucesso!
5 anos após esse video e ca estou eu aprendendo com o mestre. Primeiro ano de USP e suas aulas estao sendo de otimo proveito. Grato!
Uma das melhores explicações sobre o átomo de Bohr
TUDO FICOU MAIS CLARO (para a prova que vem por ai rsrsrs) !!
Muuito obrigada! :)
Suas aulas são didáticas e nem um pouco cansativas!
Ola, queria agradecer por disponibilizar essas aulas gratuitas, suas aulas são muito boas... Não sou estudante universitário mas estudo para o vestibular de ITA, que requer um aprofundamento maior das matérias em relação do que é passado no ensino médio... E suas aulas tem ajudado bastante porque não encontra essas informações na internet, obrigado!!!
Espetacular, parabéns pelo trabalho.
Ótima explicação. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento conosco.
Parabéns pelo excelente trabalho. São poucos os vídeos de conteúdo de química de nível superior em português e este está muito bem explicado. Foi bastante útil para eu fazer uma revisão e tirar dúvidas que eu já tinha há tempos! Muito obrigada!
Aula perfeita! Nas minhas aulas de Química estarei sempre usando os seus vídeos e pedindo que meus alunos assistam também.
Essas aula são boa mesmo, continua fazendo pra sempre professor!
***** Obrigado pelo incentivo Lukas
Parabéns pelo trabalho professor, é muito difícil encontrar aulas que deduzam os postulados de Bohr de forma tão didática como foi essa.
Professor. Acho q vc cometeu um equivoco. Realmente o modulo da força eletrostática é igual a centrípeta. Mas justamente pq ela não tangencia... A força eletrostática faz papel de força centrípeta. Quem é o vetor tangente é a Velocidade
Oi Wanderson, você está coberto de razão. O vetor velocidade é que é tangencial, exatamente como você indicou. Irei colocar uma nota explicativa. Muito obrigado.
Antes dele falar, na minha cabeça veio imediatamente velocidade.
Excelente 👌🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾pois também pensei nisso.
Incrível! Tanto a aula quanto a evolução do modelo!
Eu, com dificuldade em cinemática e esses caras se baseando uns nos outros pra lançar os fundamentos da física moderna... Incrível.....
Curso biomedicina e preciso muito de conhecimentos fundamentais de química. Todavia, não hesitei em aprofundar meus conhecimentos ao deparar-me com aulas tão ricas e bem elaboradas! Parabéns professor!
+Bruhna Felipe Obrigado Bruhna!
Maravilhosa, esta aula é uma obra de arte
Professor, seria possível uma aula onde é mostrado como foi calculado o valor da constante eletrostática, constante de planck e massa do elétron?
Nossa você é muito bom! Excelente explicação! Parabéns professor!
Muito bom as suas explicações, está me ajudando muito
Parabéns! Deus abençoe!
Muito boa sua dedução professor, queria deixar aqui a recomendação da demonstração feita pelo Moyses, no volume 4 do seu curso de física básica, capítulo 7.
A demonstraçao que ele faz é muito natural, na minha opinião é a que melhor mostra um desenvolvimento natural do modelo, de onde vieram as motivações de bohr para cada hipótese que ele insere no modelo dele.
Na verdade esse capítulo 7 inteiro é uma aula de história da ciência maravilhosa kskßksks. Apesar de ser mais focada pra físicos, imagino que vale muito a pena dar uma olhada, principalmente na parte do modelo de bohr
Suas aulas tem me ajudado muito na matéria de mecânica quântica (7º semestre de química bacharel). Obrigada pela excelente explicação!!
Cara, seu trabalho é incrível. Apesar de gostar de química, nunca tive facilidade pra realmente absorver os conteúdos e formar uma boa bagagem de conhecimentos. Suas aulas estão me proporcionando isso, um background que não se apaga, porque consigo fixar bem as informações e fazer as relações que preciso pra minha vida acadêmica. Muito, muito obrigada pelo tempo dedicado. Divulgo sempre o seu material. Sucesso sempre!
+Daniela Conceição Oi Daniela, fico feliz em ajudar, e muito obrigado pelo apoio.
Nossa! Muito bom! Estou no terceiro período de Química, e achei muito didática a explicação, professor! Sem dúvida, está de parabéns!
vamos curte esse lindo trabalho.😍😍😍😍
Um excelente vídeo sobre um maravilhoso assunto. Quem dera houvesse canais de física da mesma qualidade do seu. Parabéns!
O melhor professor!!!!!!!!
Por favor faz aula sobre Química Orgânica
+Danilo e Gabriela Siqueira- Casal Com Propósito Obrigado Danilo e/ou Gabriela! Temos alguma aulas de orgânica no canal, Substituição Nucleofílica e Eliminação ... dá uma olhada no quadro MegaQuímica.
Muito obrigado por compartilhar, de maneira tão clara, seus conhecimentos. Simplesmente, fantástico.
+Paulo Rogério Cosentino Por nada Paulo
valeu cara ! gostei muito
Parabéns pela clareza nas explicações . Show !
Eu estou amando seus vídeos... Minha "ficha caiu" e tudo se relacionou a partir do minuto 13, agora sim, tudo fez sentido para mim :D É um assunto bem complicado, mas você faz ser de simples entendimento. Parabéns!
Os seus vídeos são ótimos!!!!!
Estou no ensino médio e suas aulas é bem detalhista, excelente!
PARABENS! PERFEITO!! MUITO OBRIGADA
Parabéns meu caro! Muito tranquilo e acompanha uma ótima didática. Fico muito grato pela boa vontade em ajudar. Continue firme! :)
+Emerson Monteiro Obrigado Emerson.
Brilhante! Ótimo video!
Que aula magnifica!!! Obrigado.
Muito bom o video. Você tem uma didática muito boa!!!
Muito obrigado Antônio por este vídeo. Vc salvou minha pele.
excelente o seu trabalho, sou estudante da UFMA e suas aulas tem sido de muita funcionalidade a didática é exemplar, estou divulgando o seu trabalho entes os colegas. Muito obrigado . (queria muito assinar o seu site, mas ainda nem tenho condições financeiras kk)
Olá professor.
Excelente aula!
Parabéns pelo seu trabalho. Muito bom esse canal!!
ótimas aulas professor, sou estudante de química e vem me ajudando bastante na universidade
Vc é muito fera, um dia chego nesse nível.
Brilhante demais!!! Até me arrepiei quando vc explicou que a equação de Bohr resultava na do Balmer hahaha, sinal de que sua didática é incrível!! Estava lendo o livro do Atkins (Principios da Quimica) e fiquei foi triste, muito grato por ter achado seu canal!
Obrigado Professor.
Sensacional esse vídeo. Parabéns, professor!
video excelente!!!
Esse professor é mto fera!!! 👏👏
Professor, muitíssimo obrigada por essa aula! Estava precisando exatamente dessa dedução para entender melhor o modelo atômico de Bohr. Me ajudou demaaais! :b
Sarah Rosa Que bom Sarah, fico feliz em ter ajudado.
Olá professor. Uma pergunta, em 3:06, quando faz referência a força centrípeta, não deveria ser a força inercial centrífuga?
No momento 8:29 pra se obter o raio, não consegui entender a conversão do produto dos meio pelos extremos, de tal modo fiz e tive (h`2 X n2) como denominador, so que ai esta no numerador fiquei sem entender
Aula impecável!!
Obrigado pelos esclarecimentos.
+Antonio Reinaldo Cestari Por nada, eu que agradeço a observação (adicionei a explicação no vídeo).
+Universidade da Química Obrigado Lucas.
A força centrípeta não é tangencial à trajetória é a resultante radial das forças radiais, isto desenhado na tangente é a velocidade orbital.
O caminhar da ciência é sensacional!!
Parabéns, gostei
Excelente vídeo, muito interessante!
Você poderia fazer um vídeo falando sobre livros de química, quais você recomenda para cada área de estudo. Valeu!
Oi Magark, excelente sugestão. Vou colocar na lista. Obrigado
Vlwww Professor!!!
Caro professor, me surgiu uma duvida. Está claro pra mim que um eletron deve absorver energia para 'saltar' para um nivel mais energetico e externo, porem em 14:21 do video voce diz que os niveis eletronicos internos são mais energeticas. As informacoes se contradizem, acho que podem se tratar de tipo de energia diferentes, mas nao consegui sanar essa duvida ate o momento... Agradeço se puder me esclarescer.. Obrigado e parabens pelos videos!
Essa é uma dúvida comum Luiz, o problema é simplesmente o referencial. Consideramos a energia negativa, e o 0 está a uma distância infinita do núcleo. Vamos supor que a energia associada ao nível 1 seja -500 e ao nível 2 -200. Quando falamos que os níveis mais externos possuem maior energia, isso é porque -200 é maior que -500. É uma discussão matemática apenas. Quando vemos o significado físico as coisas são diferentes. Um elétron preso a -500 está muito mais preso que com -300 (no te em módulo a energia potencial é maior, por isso que verdadeiramente são as órbitas internas as mais energéticas). Precisamos fornecer energia para que rompa, ao menos parcialmente, a atração nuclear e passe a uma camada mais externa. Entendeu?
Universidade da Química Entendi sim Prof. Antonio! Obrigado pela resposta e mais uma vez pelo excelente material que disponibiliza aqui no seu Canal!
Muito bom esse vídeo, como todos os vídeos do canal, mas máxima venia, a força centrípeta não é tangencial a trajetória mas apontada para o centro da circunferência, aliás a força centrípeta é a condição necessária e suficiente para o corpo (no caso o elétron ) mudar de direção mantendo o módulo de sua velocidade constante. Portanto, a única força real que existe nesse sistema é a eletrostática que é a própria força centrípeta (condição para o MCU). Em outras palavras, para um corpo fazer um MCU tem que haver uma força centrípeta de módulo constante puxando-o para o centro da circunferência que nesse caso é a força eletrostática.
Pior que ele considera e escreve a força centrífuga mas fala força centrípeta
Ameiiiiii....
Muito bom!!
Obg me ajudou demais
Professor, a força centrípeta não seria apontada para o centro do movimento e a velocidade que seria tangente???
Tangencial a trajetória não é o vetor força e sim o vetor velocidade. A força centrípeta aponta para o centro da trajetória.
simplesmente a melhor aula q já assisti sobre o assunto.
A força centrípeta tangencial a trajetória? Me pareceu uma controvérsia, tipo subir para baixo.
Houve um erro na direção da força centrífuga. Tem que ter a mesma direção da força elétrica e direção contrária. Parabéns pela aula
Bom dia professor, no caso esse espectro so vale pro atomo de hidrogenio certo? no atomo de helio por exemplo, essas energias de transições seriam outras, consequentemente outra espectro atomico....?
Qual a diferença entre o ''h cortado'' e o ''h''? Otima aula. Obg.
O h cortado é h/2"pi", apenas isso.
Porque as forças estão em modulo ? São grandezas vetoriais ...
Boa tarde, ótima aula. Estudo Química na UFBA e suas aulas vêm me ajudando muito nos meus estudo. Entretanto, ainda não entendi o porquê de não ser a força eletrostática, que seria a força entre carga elétricas, e sim força centrípeta. Se puder ajudar agradeço.
Também gostaria de compreender isso. Pelo que me parece ele se confundiu , uma vez que a força elétrica entre as cargas é a própria força centripeta (Fctp=m.Actp => Fe=m.V2/R => Kqq/R2=m. V2/R) , enquanto que a velocidade é tangencial a trajetória.
Só para ver se eu entendi direiot, oq impede o colapso é a energia termica, no zero absoluto o eletron encosta no nucleo?
boa tarde, o que é feito com a massa m quando se coloca a equacao em funcao do raio em 8:50 ? obrigado
Ela é incorporada no a0. junto com as demais constantes.
Oi, qual o material de referencia para o conteúdo do vídeo?
Maravilha!
CARACA,OS MLK SÃO BONS VIU
Bom dia. Suas aulas são muito boas. Mais tenho uma pergunta, essa força centripta não teria que apontar para o centro da esfera.
Qual a relação da teoria de bohr de einstenn e Marx plank?
Prezado Antonio,
Primeiramente, parabéns pelo seu brilhante trabalho em nos trazer valiosos conhecimentos sobre vários setores da química.
Eu tenho uma dúvida sobre o modelo de Bohr:
Qual é realmente a força exercída no eletron, além da força de interação eletrostática? É força centrífuga ou centrípeta?
Salvo engano, você citou "centrípeta". Mas, uma definição de força centrípeta (Wikipedia) é "Força centrípeta é a força resultante que puxa o corpo para o centro da trajetória em um movimento curvilíneo ou circular."
Mas, na descrição do modelo de Bohr, essa força tenderia a puxar o e- para fora do movimento circular. Não é isso?
Agradeço sua resposta.
+Antonio Reinaldo Cestari Oi Antônio, na verdade essa parte tem um erro nos termos que eu uso (já deveria ter colocado a caixa de correção). Na verdade o elétron está em movimento circular, e com isso, nós temos a decomposição de duas forças - uma centrípeta e outra tangencial. Uma que é normal à trajetória, e que o atrai para dentro (que é a centrípeta), e outra tangencial à trajetória, que o" puxa para fora", porém tangente ao determinado ponto (igual ao que acontece quando a corda de uma "marimba" arrebenta. No caso em questão o que provoca a força centrípeta (que atrai o elétron para o centro) é a atração eletrostática, e por isso podemos usar a igualdade Fcent=Felet. Ok? Realmente me confundi nessa parte, mas dai em diante, está tudo ok.
Professor o que seira hc? Ótima aula vlw
+Guilherme Alcântara h é a constante de Planck, tem o valor de 6,626 x 10^-34 m^2.kg/s; c é a velocidade da luz no vácuo, é 2,998 x 10^10 m/s.
Professor, quais referencias vc usou pra planejar a aula? Estou fazendo um trabalho e preciso das referencias, se vc puder me dizer ficarei mt grata
essa equação foi desenvolvida usando o elemento hidrogênio, que foi utilizado apenas 1 elétron, mas se fossem outros elementos? como ficaria a cara da equação?. Alguém sabe me esclarecer alguma coisa?
Pelo o que eu entendi, quando dizemos que se trata de um hidrogênio, assumimos que Z = 1. No entanto, essas equações também poderiam representar um hidrogenóide, que seria um átomo de número atômico qualquer com apenas um elétron. A diferença nas equações seria apenas a representação desse número atômico Z.
O cara era foda carai
Simplesmente sensacional !!!! Qual o programa vc utiliza pra fazer essas anotações?
Professor não teria um erro conceitual em: a força centrípeta deve apontar sempre para o centro direção da aceleração centrípeta, já que a força centrípeta é uma resultante de forças, não uma força diferente, na imagem o que vc desenhou como perpendicular a força elétrica é portanto a velocidade. De toda forma a força elétrica e a centrípeta devem ter módulos iguais, já que a resultante de forças, a força centrípeta, é constituída pela força elétrica unicamente
Acabei de comentar isso também, acredito eu que não exista erro em supor a existência dessa força, mas não trata-se da força centrípeta, mas sim da força centrífuga, a força centrífuga é a responsável por tentar remover o elétron da órbita circular.
@@emanueldias1680 concordo, porém a força centrífuga tem mesma direção e módulo para estar em equilíbrio e sentido oposto, do jeito que foi desenhado aquele vetor é no entanto a velocidade
@@joaovictorfariasantos4503 Sim, representado dessa força existe uma componente que não está na mesma direção que a força atrativa entre as cargas, de modo que não se esperaria o equilíbrio.
Acaso não há condições de cortar deste vídeo e corrigir esta parte lamentável da força centrípeta inadvertidamente colocada na tangente ?
Peço vênia para uma observação : você desenhou a força centrífuga tangencial, quando deveria ser na mesma direção da força de atração Fe, no sentido oposto ( Mas note que não existe força centrífuga, existindo somente força de atração. Devido à 1a lei de Newton, o corpo seguiria a direção tangente, não fosse a força de atração. )
Sou graduanda de farmácia na UERJ-zo e estou estudando isso em química inorganicaaa aaaaaaa
eu consigo entender perfeitamente o raciocinio dele, mas não entendendo muito bem as equações
A força centripeta não aponta para o centro?
Pq o professor se equívocou nessa parte. A força centripeta aponta para o centro e o vetor velocidade tangecia o movimento circular.
@@DanielSantos-hg1tyassim , muito obrigado!!
professor o senhor cometeu um equivico a forca centripeta aponta no sentido do centro da circuferencia.
professor me desculpe se minha pergunta é idiota mas eu não entendo muito bem porque os valores são negativos
Eu estudo direito, alguém me explica porque to maratonando essa série e amando? hahah
Ano que ele escreveu sua frase ,do modelo atômica? E qual foi a frase que ele falou ?
Amanda ... boa sorte em sua procura pela data da frase que você nem sabe qual foi (para seu possível trabalho).
O elétron não pode ser tratado como partícula pois tem comportamento ondulatório.
Professor! A força centrípeta tem a mesma direção e sentido do que a força coulombiana... Sendo o sentido do elétron para o núcleo.
Adoro teus vídeos mas mudaria isso para ficar fisicamente correto. A velocidade que é tangente.
Abraço!
Olá, não entendi que constante Eh é essa, é equivalente a Rh?
+Victor Harmendani Oi Victor, eu 12:30 eu falo que Eh nada mais é que um conjunto de constantes. Para não ficar reescrevendo várias constantes, e me valendo que o produto de constantes é uma constante, todas elas foram substituídas por uma única, que chamei de Eh. Só isso. A partir de 15:22 eu explico a relação entre Eh e Rh. Numericamente falando Rh é Eh/hc. Dá uma olhadinha com mais calma que você vai entender essa parte.
O professor, é claro que nós professores de química não iremos demonstrar com cálculos da física quântica para alunos do ensino médio, pois eles logo diriam que não estaria interessado em saber. Deveria só apresentar o conceito não é mesmo professor?