Eu não tive um professor assim, desse nível de um Nobel durante a minha vida. Prezado professor, o senhor é magnífico. É uma honra para todos nós te-lo como nosso mestre.
Eu AMO todos os vídeos que você faz, muito bem embasados, super didáticos e muito completos, até às deduções matemáticas são muito boas de serem compreendidas! Sou muito feliz por conhecer esse canal♥️✨ kkkkk
Uma pequena correção no começo do vídeo, sobre o efeito fotoelétrico: O que Einstein fez foi propor que a radiação eletromagnética era quantizada, com um Quantum de energia sendo chamado por ele de fóton, e cada foton teria uma energia que depende apenas de sua frequência (ele supos isso por causa do efeito fotoelétrico, onde observamos que a corrente máxima gerada pela luz depende da frequência da radiação) Portanto a Energia de um foton seria E=hf para ele. É um resultado da relatividade especial que E² = (mc²)² + (pc)² Onde p é o momento da partícula O erro está que vc escreveu que a energia do foton seria E=mc², mas o foton não possui massa! Como a massa do foton é nula, a energia total dele vai ser então igual a E = pc E como a frequência está relacionado com o comprimento de onda pela equação c=lambda*frequência Igualando as duas energia chegaríamos a: hc/lambda = pc Portanto p= h/lambda Que é válido para um foton O que deBroglie fez foi extender esse conceito onda-particula a outras partículas, como por exemplo o elétron. Que foi verificado experimentalmente depois. O que vc fez não vou dizer que está errado de fato, mas na minha opinião não ficou muito claro, e pode dar a entender que E=mc² é a energia de qualquer particula (que é errado), a energia também vai depender do estado de movimento do corpo, que será representando pelo momento na equação da energia que mostrei. E partículas sem massa, como o foton, ainda tem energia
aí professor vc é o cara, já li sobre a equação de brogie, mas nunca entendi sua equação, mas vc com uma maestria simples, não simplista me ajudou muito. entendia a física quântica conceitualmente mas não matematicamente q é o essencial. parabéns professor vc ganhou um mais um aluno. continue assim, parabéns. qro assistir outros vídeos teus.
9 ปีที่แล้ว +2
+Mauricio ribeiro Obriagado Maurício, e fico muito feliz em tê-lo ajudado.
Parabéns Professor. Ótimas aulas. Material muito didatico e ao mesmo tempo muito aprofundado. Primeiro canal brasileiro que eu vejo que explica esse assunto de forma simples e de facil entendimento mesmo a quem não esta em nivel superior. rsrsr
GRATIDÃO INFINITA! A sua didática é sensacional e o embasamento histórico intiga o sentimento mais importante da ciência que é compreender em sua essência. Os artigos citados são cruciais para a absorção. Obrigado por ensinar tão bem. Muita luz pra você.
Antônio, te conheço de vista lá da UFF, parabéns pelos vídeos e sua imensa qualidade. Precisamos de professores como você no ensino de Quimica e divulgação científica.
5 ปีที่แล้ว
Muito obrigado Igor!! Caso me veja lá na UFF não deixe de falar, ok? Grande abraço
Saudações professor! O modo didático para apresentar esse conteúdo aproxima um conteúdo complexo da realidade dos cursistas universitários. Agradeço à sua atenção ao elaborar este trabalho.
9 ปีที่แล้ว +1
Rafael Oliveira Muito obrigado Rafael, e é um grande prazer para mim fazer esse trabalho.
cara otima aula continue assim, vc vai salvar o meu periodo em inorganica
9 ปีที่แล้ว +1
lucas mark hahahahaha,obrigado e tomara que ajude. Tenho mais aulas de inorgânica no meu antigo canal, o Ensinando e Aprendendo, não o atualizo mais, mas ele pode te ajudar ajudar. É só dar uma procurada pelo nome.
sempre quis fazer faculdade de química e física, acredita q só aprendi matemática depois q terminei o segundo grau. alguns conceitos eu não entendia, me achava hiper burro kkk. Isso acontecia não por minha culpa, achava matemática, física e química somente para pessoas hiper inteligentes ( e há ), mas os conceitos os professores falhavam e muito. obrigado professor.
9 ปีที่แล้ว +2
+Mauricio ribeiro Por nada Maurício ... pode ser que ainda tenha tempo em fazer uma graduação em química ou física. Continue assistindo os vídeos por aqui que tem como aprender bastante coisa ... fique à vontade para deixar seus comentários sempre que quiser.
Aula monstra de maissss!!! Professor, uma dúvida: não foi Max Planck que introduziu o comportamento corpuscular da luz? Ou ele apenas quantizou a energia para resolver o problema da radiação de corpo negro e ainda assumindo que a luz é somente uma onda eletromagnética? Mesmo assim, não seria a mesma coisa?
Mais uma vez, mto bacana sua aula! E não estou assistindo para passar em matéria, mas por interesse no assunto mesmo. Gostaria de tirar algumas dúvidas minhas: 1- É correto afirmar que toda matéria também pode ser analisada como onda? E vice-versa? 2- Sendo a luz, uma onda eletromagnética, dual, todas as ondas eletromag são? E as mecânicas, como o som? 3- Se a luz, como onda eletromag, independe do meio para propagar-se, por que ela não perpassa todo o oceano? Por que ela não atravessa uma parede? Afinal, o próprio som consegue atravessar a parede... 4- Por que conseguimos captar/ouvir melhor o som em outro cômodo de uma casa usando um copo com a concavidade tampada pela parede? Será ele capaz de intensificar o som que atravessa a parede?
9 ปีที่แล้ว +2
+Angelo Costa Oi Ângelo, muito legal o seu interesse. parabéns!!! Infelizmente sinto não poder responder todas suas perguntas, acho que um físico poderia ajudar mais, mas vamos lá. Sob a lógica de De Broglie, todo tipo de matéria teria um comprimento de onda associado, e o mesmo é válido para qualquer tipo de radiação (neste caso, massa associada). O que acontece é que o limite para que esse comportamento dual faça sentido é muito estreito, se aplicando, com significado físico, apenas às partículas subatômicas. Não me recordo de ver essa associação à ondas sonoras, mas ao processo de vibração de cristais (onda mecânica) costuma-se associar uma entidade chamada fônon (que é o análogo ao fóton), então acho que essa extensão é válida. O caso da luz não conseguir atravessar grandes camadas de água, ou paredes, é que ele acaba sendo absorvida. Basta perceber que uma parede iluminada aquece, isso indica que a energia luminosa está sendo convertida em térmica. Quando a luz incide na água, parte dela é absorvida. Em grandes camadas de água, toda ela acaba sendo absorvida, espalhada, etc. O fato de o som atravessar obstáculos materiais, é porque, como o comprimento de onda associado é bem grande, ele consegue "ultrapassar os obstáculos". Na verdade, se tivermos alguma fresta, as ondas sonoras podem difratar, e com isso atravessar o ambiente. Sua quarta questão eu realmente não sei. Não conheço nada de acústica, e prefiro não arriscar um palpite, mas creio que um físico, ou mesmo alguém que esteja estudando acústica, poderia te responder essa sem muitos problemas. Bom ... espero ter ajudado, e obrigado pela participação.
Professor , muito boa sua explicação, eu só não prestei mais atenção na sua aula por causa do sono. Bem o modelo de Groglie é meio complicado , mas é bem interessante. Professor só uma dica para o senhor, coloque a câmera de frente para o seu rosto e não a baixo dele 😊
Essas ondas de broglie na verdade sao as estacionarias, né. Aquelas ondas com aqueles formatos de funçoes de onda de schoringer em que a amplitude define a probabilidade de densidade eletronica sao essas de Broglie um pouco modificadas por schrodinger ou sao outras totalmente diferentes?
A Wikipedia apresenta:"A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia" Minha pergunta é: é correto afirmar que Dualidade Onda-Partícula e Dualidade Matéria-Energia, são a mesma denominação, a mesma coisa? Teria algum artigo mais confiável cientificamente a respeito disso ?
8 ปีที่แล้ว +1
São sim! Costumamos usar mais onda-partícula, mas o conceito é o mesmo. Para procurar artigos, recomendo que você faça uma busca no scielo.com .
Você poderia me enviar por e-mail os dois artigos, o de De Broglie e o de C.Davisson? É para um trabalho da universidade. Procurei pelo Google mas não achei.
Professor, a energia de E=hf quer dizer que uma onda pode tornar-se energia, do efeito foto-elétrico, certo? E a energia do E=mc² quer dizer que a matéria pode tornar-se energia e vice-versa, certo? Então não é incoerente de certa forma igualar duas energias com significados diferentes? Obrigada :]
9 ปีที่แล้ว +2
Brenda Braz Oi Brenda, você está certa, quando diz que E=hf é a energia associada a onda eletromagnética, e que =mc2 é a energia associada a matéria. Bom .. o que De Broglie fez fui justamente não levar em consideração a sua observação, quebrando uma das barreiras da física clássica. A princípio não deveríamos igualar coisas com significados diferentes, embora nesse casa, E = E. O que ele fez foi dizer que o elétron, uma coisa tipicamente considerada como partícula, também poderia assumir o caráter ondulatório. Estranho? Sim ... mas ele estava certo, como foi comprovado depois com os experimentos de difração eletrônica. Na equação do momento linear do elétron, p=h/(lambda), mostra que se um sistema tiver elevado caráter ondulatório, seu caráter corpuscular é muito pequeno, e vice-versa. Como o elétron é muito "pequeno", ele já começa a apresentar caráter ondulatório.
Creio que esse Canal no TH-cam não fica na superficialidade de muitos por ai... Contudo tenta revelar da melhor forma quem veio com que teoria e como fizeram. Ficando mais acessível a nossa capacidade de analisar o que foi nos ensinado como "verdade". Recomendo muito esse Canal (Universidade da Química) ... sem igual aqui no Brasil, pelo seu nível de aprofundamento da física quântica, etc, etc. Porque exatamente ele "escolheu" esse padrão ??? Bom no vídeo diz que ninguém sabe ou soube, acharam estranho tal figura.... Bem,.mas sim de fato é sabido a relação !!! www.researchgate.net/figure/Examples-of-EM-images-with-local-three-fold-symmetry-From-left-to-right-a-b-electron_fig2_313807438?fbclid=IwAR1LlsIxxqBeHXpGz2HQ3PvNT77cENNwq8ckYsTvNE50mIl4fHiGL_BZpkU By Eric Sandro Bem vindo à Geometria Sagrada facebook.com/entenderparaver
ainda sobre experiência da fenda dupla... nunca ficou claro para mim, como os "cientistas" da década de 20 ou 30, poderiam garantir que e o canhão de elétrons estava emitindo apenas um elétron por vez. pois é isto que é dito todas as vezes que alguém descreve este experimento. Ainda estou procurando um documentário que demonstre o aparato original.
8 ปีที่แล้ว +2
+luiz carlos Bevilacqua Oi Luiz, te confesso que eu também não sei como. Na verdade, tem muitas coisas que eu não sei como na época se garantia tanta exatidão no experimento. Caso descubra alguma coisa eu posto aqui.
+luiz carlos Bevilacqua Eai Luiz. Cara, se não me engano, a primeira experiência de dupla fenda com eletrons, so ocorreu em torno de 1961 (não sei te informar a data ao certo). Antes disso, o que eles conseguiam reproduzir era o experimento de dupla fenda do Thomas Young. Que consistia em você fazer um feixe de laser passar por duas fendas estreitas, separadas por uma fração de milímetro. A partir desse experimento é que passou a admitir-se que a luz era uma onda (isso por que no experimento era possível observar que ocorria interferência entre as "franjas"). E posteriormente, com Einstein, é que admitiu-se a dualidade onda-partícula. Se não me engano é isso. Alguém me corrige se eu estiver errado.
johnny alves pois é, eu estou buscando informações que descrevam detalhadamente um ensaio deste tipo , porque todas as matérias que lí e videos que assisti, tratam somente do conceito filosófico e me sobram toneladas de dúvidas.
Olá Prof! td bom ? Pretende por aulas de ligações ( TLV e TOM) no canal ?
8 ปีที่แล้ว +1
+Josias Santos Em Abril pretendo fazer uma série dedicada a TOM, bem completa ... de moléculas diatômicas a complexos, passando pela discussão da quântica
Eu não tive um professor assim, desse nível de um Nobel durante a minha vida.
Prezado professor, o senhor é magnífico.
É uma honra para todos nós te-lo como nosso mestre.
Que aulas fantásticas!!
Parabéns Professor e gratidão por compartilhar seus ricos conhecimentos
MEU DEUS CARA, VOCÊ É FODA! Material de qualidade extrema, você conseguiu tornar o que meu professor de Química Geral deu legal. PARABENS!!!!
+Emanuel Aneth Que bom que gostou Emanuel!
Eu AMO todos os vídeos que você faz, muito bem embasados, super didáticos e muito completos, até às deduções matemáticas são muito boas de serem compreendidas! Sou muito feliz por conhecer esse canal♥️✨ kkkkk
Aula maravilhosa, obrigado, professor!
Mesmo para um leigo deu para entender a lógica principal. Obrigado por compartilhar o conhecimento dessa forma mais passo-a-passo!
Uma pequena correção no começo do vídeo, sobre o efeito fotoelétrico:
O que Einstein fez foi propor que a radiação eletromagnética era quantizada, com um Quantum de energia sendo chamado por ele de fóton, e cada foton teria uma energia que depende apenas de sua frequência (ele supos isso por causa do efeito fotoelétrico, onde observamos que a corrente máxima gerada pela luz depende da frequência da radiação)
Portanto a Energia de um foton seria E=hf para ele.
É um resultado da relatividade especial que
E² = (mc²)² + (pc)²
Onde p é o momento da partícula
O erro está que vc escreveu que a energia do foton seria E=mc², mas o foton não possui massa!
Como a massa do foton é nula, a energia total dele vai ser então igual a E = pc
E como a frequência está relacionado com o comprimento de onda pela equação c=lambda*frequência
Igualando as duas energia chegaríamos a: hc/lambda = pc
Portanto
p= h/lambda
Que é válido para um foton
O que deBroglie fez foi extender esse conceito onda-particula a outras partículas, como por exemplo o elétron. Que foi verificado experimentalmente depois.
O que vc fez não vou dizer que está errado de fato, mas na minha opinião não ficou muito claro, e pode dar a entender que E=mc² é a energia de qualquer particula (que é errado), a energia também vai depender do estado de movimento do corpo, que será representando pelo momento na equação da energia que mostrei. E partículas sem massa, como o foton, ainda tem energia
muito obrigado pelo complemento, está me ajudando nos estudos!
MELHOR CANAL DO YT!
Muito incrível professsor! Grande mestre!
aí professor vc é o cara, já li sobre a equação de brogie, mas nunca entendi sua equação, mas vc com uma maestria simples, não simplista me ajudou muito. entendia a física quântica conceitualmente mas não matematicamente q é o essencial. parabéns professor vc ganhou um mais um aluno. continue assim, parabéns. qro assistir outros vídeos teus.
+Mauricio ribeiro Obriagado Maurício, e fico muito feliz em tê-lo ajudado.
Parabéns Professor. Ótimas aulas. Material muito didatico e ao mesmo tempo muito aprofundado. Primeiro canal brasileiro que eu vejo que explica esse assunto de forma simples e de facil entendimento mesmo a quem não esta em nivel superior. rsrsr
GRATIDÃO INFINITA! A sua didática é sensacional e o embasamento histórico intiga o sentimento mais importante da ciência que é compreender em sua essência. Os artigos citados são cruciais para a absorção. Obrigado por ensinar tão bem. Muita luz pra você.
Professor, esse assunto é fantástico!
Didática excelente! E isso é mecânica quântica!
Super bem explicado
Rapaz, vai ser bom de didático pra lá da parede do universo. Tu és bom demais!
Muito obrigado pelos vídeos, ajudam muito, cada detalhe torna tudo mais interessante.
Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
MARAVILHOSO.
Por nada Priscilla
Muito obrigada, seus vídeos trazem os assuntos mais interessantes!!!!!!!!!
Muito bom!!
Que ótimo vídeo!! Obrigado
o fessooo valeu ai , me ajudou bastante no seminário aqui ... nota 10 para o senhor !
+Pedro Paulo Abreu Faria Que bom! Obrigado Pedro.
muito bom prof, amei suas aulas, estão me ajudando por demais!
Ótima explicação professor!
muito fera essas aulas, parabéns professor
Muito bom muito bom
Muito boa explicação, ainda que complicado.
Parabéns, você é o cara continue sempre assim, pois ajuda bastante principalmente suas explicações matemáticas que é a essência da matéria.
+ssuke goncalves Que bom que pude ajuda Ssuke.
Antônio, te conheço de vista lá da UFF, parabéns pelos vídeos e sua imensa qualidade. Precisamos de professores como você no ensino de Quimica e divulgação científica.
Muito obrigado Igor!! Caso me veja lá na UFF não deixe de falar, ok? Grande abraço
Saudações professor! O modo didático para apresentar esse conteúdo aproxima um conteúdo complexo da realidade dos cursistas universitários. Agradeço à sua atenção ao elaborar este trabalho.
Rafael Oliveira Muito obrigado Rafael, e é um grande prazer para mim fazer esse trabalho.
cara otima aula continue assim, vc vai salvar o meu periodo em inorganica
lucas mark hahahahaha,obrigado e tomara que ajude. Tenho mais aulas de inorgânica no meu antigo canal, o Ensinando e Aprendendo, não o atualizo mais, mas ele pode te ajudar ajudar. É só dar uma procurada pelo nome.
Show mano 👍
Vlww Professor, gosto muito de seus vídeos!!
Perfeito!!! Pqp
sempre quis fazer faculdade de química e física, acredita q só aprendi matemática depois q terminei o segundo grau. alguns conceitos eu não entendia, me achava hiper burro kkk. Isso acontecia não por minha culpa, achava matemática, física e química somente para pessoas hiper inteligentes ( e há ), mas os conceitos os professores falhavam e muito. obrigado professor.
+Mauricio ribeiro Por nada Maurício ... pode ser que ainda tenha tempo em fazer uma graduação em química ou física. Continue assistindo os vídeos por aqui que tem como aprender bastante coisa ... fique à vontade para deixar seus comentários sempre que quiser.
Continue sempre estudando, estudar é algo emancipatório. Te desejo boa sorte na sua caminhada!
Aula muito massa!
Parabéns!
Professor, excelente explanação. A questão em aberto que não defini a função de onda do eletron não estaria definida na equação de Dirac?
muito bom prof!!!!!
muito bom manooo, explicação muito boa
parabéns pelos vídeo!
Aula monstra de maissss!!!
Professor, uma dúvida: não foi Max Planck que introduziu o comportamento corpuscular da luz? Ou ele apenas quantizou a energia para resolver o problema da radiação de corpo negro e ainda assumindo que a luz é somente uma onda eletromagnética? Mesmo assim, não seria a mesma coisa?
Demais.....
Nossa muito bom
Eu lendo o Titulo :
Como uma onda no mar
o seu amor me pegou...
Qual obra você utilizou para explicitar as deduções e notações deste episódio?
Mais uma vez, mto bacana sua aula! E não estou assistindo para passar em matéria, mas por interesse no assunto mesmo.
Gostaria de tirar algumas dúvidas minhas:
1- É correto afirmar que toda matéria também pode ser analisada como onda? E vice-versa?
2- Sendo a luz, uma onda eletromagnética, dual, todas as ondas eletromag são? E as mecânicas, como o som?
3- Se a luz, como onda eletromag, independe do meio para propagar-se, por que ela não perpassa todo o oceano? Por que ela não atravessa uma parede? Afinal, o próprio som consegue atravessar a parede...
4- Por que conseguimos captar/ouvir melhor o som em outro cômodo de uma casa usando um copo com a concavidade tampada pela parede? Será ele capaz de intensificar o som que atravessa a parede?
+Angelo Costa Oi Ângelo, muito legal o seu interesse. parabéns!!! Infelizmente sinto não poder responder todas suas perguntas, acho que um físico poderia ajudar mais, mas vamos lá. Sob a lógica de De Broglie, todo tipo de matéria teria um comprimento de onda associado, e o mesmo é válido para qualquer tipo de radiação (neste caso, massa associada). O que acontece é que o limite para que esse comportamento dual faça sentido é muito estreito, se aplicando, com significado físico, apenas às partículas subatômicas. Não me recordo de ver essa associação à ondas sonoras, mas ao processo de vibração de cristais (onda mecânica) costuma-se associar uma entidade chamada fônon (que é o análogo ao fóton), então acho que essa extensão é válida. O caso da luz não conseguir atravessar grandes camadas de água, ou paredes, é que ele acaba sendo absorvida. Basta perceber que uma parede iluminada aquece, isso indica que a energia luminosa está sendo convertida em térmica. Quando a luz incide na água, parte dela é absorvida. Em grandes camadas de água, toda ela acaba sendo absorvida, espalhada, etc. O fato de o som atravessar obstáculos materiais, é porque, como o comprimento de onda associado é bem grande, ele consegue "ultrapassar os obstáculos". Na verdade, se tivermos alguma fresta, as ondas sonoras podem difratar, e com isso atravessar o ambiente. Sua quarta questão eu realmente não sei. Não conheço nada de acústica, e prefiro não arriscar um palpite, mas creio que um físico, ou mesmo alguém que esteja estudando acústica, poderia te responder essa sem muitos problemas. Bom ... espero ter ajudado, e obrigado pela participação.
Professor , muito boa sua explicação, eu só não prestei mais atenção na sua aula por causa do sono. Bem o modelo de Groglie é meio complicado , mas é bem interessante. Professor só uma dica para o senhor, coloque a câmera de frente para o seu rosto e não a baixo dele 😊
Essas ondas de broglie na verdade sao as estacionarias, né. Aquelas ondas com aqueles formatos de funçoes de onda de schoringer em que a amplitude define a probabilidade de densidade eletronica sao essas de Broglie um pouco modificadas por schrodinger ou sao outras totalmente diferentes?
Boaa
A Wikipedia apresenta:"A dualidade onda-partícula, também denominada dualidade onda-corpúsculo ou dualidade matéria-energia"
Minha pergunta é: é correto afirmar que Dualidade Onda-Partícula e Dualidade Matéria-Energia, são a mesma denominação, a mesma coisa?
Teria algum artigo mais confiável cientificamente a respeito disso ?
São sim! Costumamos usar mais onda-partícula, mas o conceito é o mesmo. Para procurar artigos, recomendo que você faça uma busca no scielo.com .
Você poderia me enviar por e-mail os dois artigos, o de De Broglie e o de C.Davisson? É para um trabalho da universidade. Procurei pelo Google mas não achei.
Professor, a energia de E=hf quer dizer que uma onda pode tornar-se energia, do efeito foto-elétrico, certo? E a energia do E=mc² quer dizer que a matéria pode tornar-se energia e vice-versa, certo? Então não é incoerente de certa forma igualar duas energias com significados diferentes? Obrigada :]
Brenda Braz Oi Brenda, você está certa, quando diz que E=hf é a energia associada a onda eletromagnética, e que =mc2 é a energia associada a matéria. Bom .. o que De Broglie fez fui justamente não levar em consideração a sua observação, quebrando uma das barreiras da física clássica. A princípio não deveríamos igualar coisas com significados diferentes, embora nesse casa, E = E. O que ele fez foi dizer que o elétron, uma coisa tipicamente considerada como partícula, também poderia assumir o caráter ondulatório. Estranho? Sim ... mas ele estava certo, como foi comprovado depois com os experimentos de difração eletrônica. Na equação do momento linear do elétron, p=h/(lambda), mostra que se um sistema tiver elevado caráter ondulatório, seu caráter corpuscular é muito pequeno, e vice-versa. Como o elétron é muito "pequeno", ele já começa a apresentar caráter ondulatório.
voce que é o de broglie
Uma duvida professor eles. Também viram como particulas?
Estou até mais esperançosa de passar em química 😢
Creio que esse Canal no TH-cam não fica na superficialidade de muitos por ai... Contudo tenta revelar da melhor forma quem veio com que teoria e como fizeram.
Ficando mais acessível a nossa capacidade de analisar o que foi nos ensinado como "verdade".
Recomendo muito esse Canal (Universidade da Química) ... sem igual aqui no Brasil, pelo seu nível de aprofundamento da física quântica, etc, etc.
Porque exatamente ele "escolheu" esse padrão ??? Bom no vídeo diz que ninguém sabe ou soube, acharam estranho tal figura.... Bem,.mas sim de fato é sabido a relação !!!
www.researchgate.net/figure/Examples-of-EM-images-with-local-three-fold-symmetry-From-left-to-right-a-b-electron_fig2_313807438?fbclid=IwAR1LlsIxxqBeHXpGz2HQ3PvNT77cENNwq8ckYsTvNE50mIl4fHiGL_BZpkU
By Eric Sandro
Bem vindo à Geometria Sagrada
facebook.com/entenderparaver
ainda sobre experiência da fenda dupla... nunca ficou claro para mim, como os "cientistas" da década de 20 ou 30, poderiam garantir que e o canhão de elétrons estava emitindo apenas um elétron por vez. pois é isto que é dito todas as vezes que alguém descreve este experimento.
Ainda estou procurando um documentário que demonstre o aparato original.
+luiz carlos Bevilacqua Oi Luiz, te confesso que eu também não sei como. Na verdade, tem muitas coisas que eu não sei como na época se garantia tanta exatidão no experimento. Caso descubra alguma coisa eu posto aqui.
+luiz carlos Bevilacqua Eai Luiz. Cara, se não me engano, a primeira experiência de dupla fenda com eletrons, so ocorreu em torno de 1961 (não sei te informar a data ao certo). Antes disso, o que eles conseguiam reproduzir era o experimento de dupla fenda do Thomas Young. Que consistia em você fazer um feixe de laser passar por duas fendas estreitas, separadas por uma fração de milímetro. A partir desse experimento é que passou a admitir-se que a luz era uma onda (isso por que no experimento era possível observar que ocorria interferência entre as "franjas"). E posteriormente, com Einstein, é que admitiu-se a dualidade onda-partícula. Se não me engano é isso. Alguém me corrige se eu estiver errado.
johnny alves pois é, eu estou buscando informações que descrevam detalhadamente um ensaio deste tipo , porque todas as matérias que lí e videos que assisti, tratam somente do conceito filosófico e me sobram toneladas de dúvidas.
Verdade... Se achar algo compartilha
Olá Prof! td bom ? Pretende por aulas de ligações ( TLV e TOM) no canal ?
+Josias Santos Em Abril pretendo fazer uma série dedicada a TOM, bem completa ... de moléculas diatômicas a complexos, passando pela discussão da quântica
Tranquilo. Aguardo!!!
cara pelo amor do átomo tira esses anúncios no meio do video que quebra muito a concentração.
excelente video bom trabalho.
Foi mal ... mas o canal tem que se manter
Essa família Thompson não era nada talentosa heim professor? kkk
A vídeo aula é muito boa e me ajudou bastante!!! Obrigado ✌🏼
Eu não entendi... h.c produto da constante de planck?
O que Carolina? Essa é a expressão da energia do fóton, de Einstein. às vezes aparece como E=hf, nesse caso f=frequência.
Eu já entendi... hehehe Obrigada
é onda, é partícula, é onda-partícula...
Se as particulas falassem...🔭
Se as ondas falassem...
Mas isso não é química, é Física!
É química.
Uma partícula ondulada.
Muito bem explicado.