Minha contribuição aqui: 1. Tenha medo de andar de moto, perdeu o medo, perdeu o respeito. 2. Evite o freio dianteiro em dias de chuva; 3. Utilize os dois freios durante as frenagens sempre que possível, pois além de frear melhor, mantém a estabilidade 4. Não tenha pressa, de moto você ganha tempo, mesmo andando devagar. Chegar 10 ou 15min mais cedo não vale a sua vida. 5. Use sempre bons equipamentos, luvas , jaqueta, capacete. 6. Respeite os limites de velocidade, quem te ama ficará feliz por te ver chegar, ainda que um pouco mais tarde.
Essa do freio dianteiro na chuva aprendi na prática kkkk Tava com minha primeira moto e sempre vi que devia se utilizar mais o freio da frente na proporção com o traseiro, pois era mais efetivo, e dias antes numa chuva eu estava bem devagar com a moto e freiei com o traseiro, a moto deslizou mas não caiu. Porém fiquei assustado e com isso na cabeça. Aí nesse dia estava chovendo, um carro freiou na minha frente e eu no impulso freiei com o dianteiro e, obviamente a roda deslizou assim como a traseira fez naquele dia, porém enquanto a traseira podia ser controlada, a dianteira não tem o que fazer kkkk foi chão
Tenho 30 anos como motociclista. A primeira lição que aprendi foi a dica de um amigo: "a hora que você achar que sabe tudo sobre pilotagem está na hora de parar". Traduzindo, excesso de confiança possibilita erros que podem não ter volta. Por fim, excelente vídeo... é esse tipo de informação que precisaria ser apresentado a quem está querendo tirar carteira de moto, inclusive mostrando fotos de acidentes reais.
* não entre em curvas sem ver o final dela * Não mude de faixa por trás de um veículo "caminhão ou ônibus" sem ver o que se encontra do outro lado - quase morri assim uma vez!! * Não confunda ruas de acesso "bairro" com rodovias- tem lugar pra correr e outros para andar moderadamente * Não fique confiante demais antes de adquirir uma boa experiência de no mínimo um ano; porque é em média durante os dois primeiros meses com a moto quando vc já está se sentindo o Valentino Rossi que vc acaba cometendo os erros mais infantis e consequentemente vai acabar levando chão ou pior- perdi um colega exatamente assim!! * Não faça curvas fechadas deitando a moto muito próximo ao meio fio; geralmente ali se acumula um pouco de areia que facilmente faz a moto ratear e aí é chão na certa!! Espero ter contribuído!! 👍👍
Eu ando a muitos anos e adoro velocidade amo fazer curva fechadas em velocidade alta KKK sei q e pura locura . A ums 2anos passei um susto q eu lembro até hoje .eu em reta com um CBR 450 q compre toda travada anos parada mas com um motor zero e nuca foi aberto ano 94 primeiro teste na Br fui a 185k só não fui mas por sentir tremer a frente roda desbalanceado sai da Br andando por dentro da cidade a 140k vi a cerca de 30metros um carro freio e eu freei e já vi q iria dar merda as rodas travaram e eu fui deitando a moto com as rodas travas e de repente o cara não sei se viu q eu iria bate saiu e com a moto deitada soutei os frios e a moto deu um tapa no as falto e celevanto coisa de filme eu até hoje tenho ela e um Twister mas ando de boa nem sempre a anjo da guarda vai levar a minha vida .....eu sou amante das velocidades mas melhor ficar de boa
Tenho 56 anos e 700mil km de moto. Até hoje exercito as boas regras de segurança e estou vivo graças a isso. Mesmo assim, por variáveis independentes sofri vários acidentes. E penaliza-me o modismo carregado de irresponsabilidade e pulsão de morte de uns que abusam da velocidade. Só em julho entre Camanducaia e Atibaia vi quatro promessas de vida morrerem e destruírem juntos os que ficaram. Cuidar de si é a melhor maneira de cuidar do outro. O trânsito é de todos! Saudações! Juntos com Deus iluminando!
Um motociclista experiente não é aquele que tem 30 anos de experiência,mas sim aquele que independente do tempo de experiência sabe até onde vai o seu limite! O que mata no trânsito é a vontade de "enrolar o cabo",ou seja,a primeira experiência é saber controlar a adrenalina e respeitar a sua vida e a vida dos outros. Afinal,quantas pessoas não morrem todos os anos nas estradas por imprudência alheia? Moto é uma "arma",tem que saber manusear! De "moto",para "morto" só falta um "r".
@@renanandrade6844 hehe pior que é imediato né amigo?(eu estava vindo comentar justamente isso...sabemos q é perigoso mas a "recompensa" é boa demaisssss)
Gustavo 123 Eu entendo o seu ponto amigo, mas gostaria de ressaltar que se felicidade for um hormônio, o meu corpo também me fornece ele quando eu chego INTEIRO em casa e vejo o sorriso da minha esposa em saber que eu cheguei vivo do trabalho... afinal todo dia morre 50 motociclistas pra 1 motorista de carro. A minha felicidade está em não fazer parte dessa estatística mesmo pegando 2 horas de pista todo dia... Esse é o meu prêmio amigo
@@PerfectWorld666 eu tb ia responder a mesma coisa. Quem gosta de moto, gosta... Dar uma esticada de vez em quando não faz mal a ngm. Não precisa de Premio ou mídia, basta soh vc e a sua moto.
*Ja tive dois tombos e em um deles quebrei a costela.* *Depois desses dois acidentes aprendi algumas coisas e farei um vídeo sobre isso.* Eu tenho que pensar o seguinte: _1 não sei tudo_ _2 não posso só confiar em mim_ _3 sempre tem alguém**_ **Esse sempre tem alguém, é um recurso que uso para que eu não passe do ponto de frenagem, ou ande de qualquer forma, pois eu sempre acredito que tem alguém vindo de qualquer lado, eu tbm sempre acredito que tem os imprudentes, e isso me alerta.*
Sou motociclista a 40 anos. Desde os anos 80, meu primo tinha uma oficina de motos em Osasco. Muitis clientes deixavam para fazer a manutenção preventiva no sábado. E nesse dia a oficina/loja ficava bem movimentada. Era também um ponto de encontro. Vários clientes ( e amigos), não tiveram a segunda chance... Me lembro de vários casos...
Ótimo vídeo! Uma dica é andar com o pé em cima do freio traseiro quando estiverem andando nos corredores e em trânsito pesado. Já ouvi o papo de que se deve apoiar apenas a ponta dos pés e não deixar em cima do freio, e concordo desde que na estrada, pois em uma curva o pé pode ralar e até machucar caso enrosque! Mas na cidade eu discordo fortemente, pois ninguém fará curvas fechadas e "deitadas", já a necessidade de ter o freio tanto dianteiro quanto traseiro de prontidão por conta de uma situação de risco (ex. um carro trocando de faixa, uma moto entrando na sua frente) é essencial para evitar um acidente. As técnicas de pista nem sempre funcionam para o dia a dia nos perigosos corredores (que eu enfrento diariamente).
Cara, adorei seus vídeos. Tenho 59 anos e apesar de carteira há 35 sou motociclista há 2. Já andei 40k km nesses dois anos e tento aprender no dia a dia. Agora vou na sua tocada pra aprender a ficar vivo e deixar os outros vivos. Parabéns e obrigado.
Olá sou wagner a 25 trabalho com moto diariamente, sou motoboy (motociclista com responsabilidade). O maior erro é quando o piloto acha que domina a máquina. A motocicleta usada de forma correta é excelente mas, de forma errada se torna uma arma contra você mesmo
Verdade meu amigo, todo cuidado de moto é pouco, tenho quase 20 anos que ando de moto, Mas cada dia é diferente, peço a Deus muita sabedoria para conduzir o veículo com toda a responsabilidade possível, existe muitos motoqueiro convencido e que não tem noção do perigo que a moto oferece por falta de sabedoria da parte de todos
Tomo todos esses cuidados e estou longe de me achar um The Doctor! Comprei moto para viver e não para morrer! Excelente vídeo! “Devagar e sempre” essa é minha meta!
Uma dica é andar com um ou dois dedos apoiados no manete de freio, pilotos profissionais fazem isso sempre, pode ser a diferença entre bater e parar a tempo. Outra dica é que a moto sempre vai para onde você olha, então se aparecer um buraco olhe para fora dele. Mais uma dica é se tiver que passar sobre um pedaço de chão com pouca aderência, como areia ou molhado, concentrar seu peso nas pedaleiras pois assim abaixa o centro de massa e melhora o controle. E sempre que andar atrás de um veículo manter uma boa distância, e procurar andar sobre onde as rodas dele passam e não no meio, pois se ele passar sobre um buraco não vai enxergar. São dicas que li em algumas revistas que as costumavam publicar.
Desde quando andei de moto pela primeira vez eu sempre apoiei a ponta do pé no estribo e sempre achei que estava errado, já tentei mudar isso mas nunca consegui,agora estou muito feliz por saber que sempre estive certo achando que estava errado kkkkk valeu
Por mais que vivêssemos cem anos ainda assim não aprederiamos todas as situações e obstáculos, mas procurar evoluir evita situações desnecessárias! Ótimo canal irmão! Parabéns! Salvando vidas só em compartilhar seus conhecimentos!
Ainda bem que já deixei o hábito dos pés, foi difícil mais apreendi andar com os pés com foi citado. Agora para estrada escura resolvi colocando uma lâmpada de led Philips ultinon com 3 anos de garantia nunca usei lâmpada melhor já tem 1 ano e sem problemas recomendo a todos.
Essa galera dos 299 só sobrevivem graças à sorte. Quando ocorre uma pequena falha nessa sorte, ocorre geralmente uma morte. Não é uma crítica e sim um grande preocupação com esse pessoal, pois se eu tivesse condições, também teria uma super esportiva, mas um pouco de cuidado não faz mal a ninguém. Abraços e obrigado pelas dicas.
Já fui um "299" realmente a sorte é um fator necessário e presente, mas quando não é complicado. Hoje piloto entre 100 km/h à 140km/h e o prazer é muito melhor, sai de esportiva para custon, hoje sim, aproveito a estrada.
O problema desses idiotas não é se matar, isso é até bom pois é um a menos pra fazer merda no trânsito, a seleção natural faz seu trabalho. O problema é ele matar ou aleijar outra pessoa que não tem nada a ver com seu prazer egoísta de velocidade. Os sensatos fazem isso nas pistas de track day.
Dois hábitos péssimos que vejo motoqueiros de BH fazendo: * Passar marcha com o calcanhar pra não estragar o tênis. Vi entrevista do diretor da emergência do hospital João XXIII que disse essa ser a causa de muitos acidentes ocorridos em BH. O problema é que vira hábito, daí o motociclista fazendo curva pra esquerda esquece e passa marcha com o calcanhar travando o pé no chão. Pé quebrado e tombo na curva. * Passar no canto entre o meio fio e o quebra molas ou lombada. O disco de freio pode pegar no meio fio e travar a roda da frente. Rendeu 3 semanas de hospital pro filho de um amigo.
Piloto a mais de trinta anos o único conselho Não pare na vaga de carro no sinal vc nao e carro perdi amigos parados em sinal eu só paro em cima da faixa no sinal salva vidas direcao defensiva
Esse comentário que você sempre enfatiza de olhar sempre adiante e esse outro das curvas, são importantes. Eu faço assim também, é bem melhor mesmo. mais seguro. Valeu!
Conheci agora esse canal, é muito bom pra quem pilota motos,tento melhorar a cada dia, faço sempre essas dicas,e já me livrei de diversos acidentes, graças a Deus.
Outro "vício" que muitos têm, inclusive eu mesmo por experiência própria já me prejudiquei, é deixar o pé fora do estribo. Eu, ao fazer uma curva com o pé direito fora do estribo, o bati fortemente no asfalto, causando uma luxação. Se têm os estribos, estes são pra apoiar os pés!... e, como o rapaz do video disse, com a ponta dos pés.
Uma dica básica. Eu caí assim pois não sabia mas aprendi da maneira mais dura. Caindo..... NUNCA, NUNCA DEVEMOS FREIAR EM CIMA DO QUEBRA MOLAS(LOMBADA). PRINCIPALMENTE COM A PISTA MOLHADA
Excelente vídeo! Eu colocaria 1 item a mais, nunca deixar o excesso de confiança te dominar. Um pouquinho de medo sempre é necessário para termos precaução e evitarmos esse andar no limite. Costumo dizer que prefiro ouvir buzinas de carros do que cornetas de anjos...rsrs! Abraços!
Muito bom video, tudo que nao se aprende em auto escola, e o que chamamos de dominio... nem sequer ensinam o que fazer quando o cabo de embreagem quebra....
Consciência, respeito, prudência e vivência = segurança. Excelente ao dizer que sobre uma moto a probabilidade de não haver uma segunda chance é enorme.
Usar o peito dos pés na pedaleira não e só pra não raspar no chão e sim vc melhora sua pilotagem Quando está andando em pavimento ruim levante levemente do banco pra diminuir os impactos sobre o piloto além de baixar o centro de gravidade o que melhora a estabilidade e o controle da moto principalmente em situações de emergência como um buraco na sua frente Se levantar vai fazer a diferença entre cair ou não cair Igual como faz em uma bicicleta A pessoa levanta pra melhorar o controle em situações ruim de chão Com o peito dos pés na pedaleira estará sempre pronto pra essas ocasiões que precisa de reação rápida
Olá pessoal muito bom vídeo tenho 43 anos que ando em cima de moto nunca sofri acidente ... mais tomo todos os cuidados que vocês falaráo e assim quero chegar aos 80 anos sem acidentes
Parabéns!!! Sou iniciante e tenho medo de andar na minha moto, pois alguns familiares colocam medo em mim, é tão motivador saber que existem pessoas com muitos anos no motociclismo, prudentes e sem acidentes. Parabéns ventos ainda melhores pra você. Eu estou aqui, querendo perder o medo de enfrentar as ruas, pois,: CNH, moto e curtas kms no bairro eu tenho.
A questão do estribo e muito importante. adequar o calçado certo no estribo pode evitar uma queda feia. ja tive um calçado que travou no estribo e quase fui ao chão. as curvas tentem usar o freio motor antes de entrar nela e só regular a velocidade no pedal de freio traseiro. assim a curva vai ser mais suave e segura.
Sobre olhar um pouco mais à frente... Uma vez (2007) eu saí da rod. Dom Pedro I e peguei a anhanguera sentido interior e já fui pra faixa da esquerda. Tinha um Monza que não dava passagem. Dei seta, pesquei farol e nada. Aí quando eu olhei um pouco mais à frente, tinha 2 pneus que se soltaram e estavam pulando na faixa da esquerda. Serviu de lição e experiência. Um abraço!
Caramba!!! O "erro 02" eu tinha. Interessante que semana passada vi este vídeo, e passei a me cuidar, e sábado a noite vivi uma situação que tal cuidado me livrou de quebrar meu pé esquerdo. Obrigado por estas dicas!!! 👏👏👏
Sou apaixonado por motocicletas. Uma dica para melhorar os reflexos, pratique trilhas estradas off-roading são excelentes exercícios para melhorar as habilidades, muito mais seguro que arriscar sua vida e de outros no trânsito.
Parabéns pelo vídeo, gostei muito das dicas e didática. Dá umas dicas para andar de moto alta, baixa cilindrada e no dia a dia (Tenerinhza, XRE) e etc.
Sou iniciante, ainda estou na moto/auto escola mas ja pratico quase todos os bons habitos que vc falou, moto exige muita atenção pois o parachoque dela é vc e é sua vida que está em jogo
Sim, cara já que vc ta começando aconselho a vc assistir o canal do Durval careca e do Diego Faustino dois pilotos de motos e dão ate aula de pilotagem, e eu tambem fasso o que esse cara falou, e tem uma coisa, a única pessoa que vc tem que competir e com vc mesmo, e se quiser correr e apostar corrida racha, vai pra pista, pq la o asfalto e melhor, ta em um ambiente fechado e tem tudo o qur precisa. Na rua nem rola muito risco
Um costume que eu deveria ter.... Mas estou praticando até virar hábito é travar as pernas no tanque quando freio. Muitas vezes esqueço e deixo toda a carga nos braços.
Muito bem lembrado. Conheço vários motociclistas que sequer sabem disso. Independente de estar freando ou acelerando, travar o tanque com as pernas te possibilita um controle muito maior da moto, afinal ela é uma extensão do nosso corpo.
Maravilha! Se não falou ainda em algum vídeo (Não assisti a todos ainda), por favor, fale sobre excesso de confiança em quem está começando. Lembro bem que, após dois ou três dias andando de moto, eu me achava um ótimo motociclista. Um quase tombo me trouxe de volta para a realidade. Seu canal poderia se chamar Moto, Vento, Bom Senso e Estrada. É assim que o vejo. (Não estou sugerindo nada. Foi apenas um elogio)
Ótimas dicas amigo! O premio que nós recebemos por andar dentro do limite; é preservar os nossos maiores patrimônios a nossa integridade física e nossa própria vida! Muitos acidentes acontecem por pura imprudência, é o caso daqueles que se acham bons de mais!
Precisamos está sempre em alerta e buscando aprender a todo instante. Lamentável como muitos cometem erros em muitas vezes simples, mas q custam muito caro. Atenção, e prudência é sempre bom.
ótimas dicas , mas para mim só freio com as duas rodas , pelo menos foi assim que aprendi em um curso que fiz , comigo sempre deu certo! As vezes em que caí foi em derrapagem na curva ou usando somente o freio traseiro ! Valeu!
Outra coisa que sempre acontece ,quando estamos viajando sozinho e querer fazer pega , sempre acontece isso , esses dias estava eu na 500 e o outro na BMW. 1200 daí claro que ele sempre na frente mais eu sempre colava . Quando ele ficou sem gasolina pronto daí rasguei na frente quando vi que ele já vinha bem longe me escondi só pra ele não me achar mais e saber que eu ganhei .isso e uma coisa ridícula que depois que passa veja que merda . Correndo risco de vida a toa . Estamos andando na máxima até 160km.
Amigos dirijo motos desde 1994 outro dia passei um aperto estava chovendo pista dupla e uma curva fui ultra passar um carro e avia agua na pista o carro joga va tanta agua que eu nq sabia onxe comessavq q curva foi terrivel licao para min com cbuva pruxencia
só uma ressalva professor, tenho moto esportiva e em estrada reta vc pode relaxar o pé na pedaleira pisando no meio do pé ou de qualquer outra forma que for confortavel, agora nas curvas volta o que vc falou, ponta dos pés sempre, mesmo se estiver cansado ou com dor, ponta de pé e pronto kkkk. Ótimo video professor, sabe de mais, embora ainda sou motoqueiro e não motociclista mas virei seu inscrito a algum tempo devido seus conhecimentos que ajuda também motoqueiros kkkkk, e cada vez aprendendo mais com seus ensinamentos.
Eu já gostava muito do seu canal mas, agora que você está gravando o áudio com uma lapela, ficou ainda melhor. Confesso que os vídeos que eu assisti com o áudio da câmera destoava demais da qualidade geral, que é excelente. Parabéns, continue assim. Inscrição feita com sucesso.
Ola! Piloto motos desde os 19 anos, hoje com 62 anos, ainda mais apaixobado por motos, entendo que, motoqueiro para motociclista tem uma diferença enorme, digo absurda, nunca me envolvi em acidentes, apenas 2 rombos pilotando sózinho, kkkkk, dicas ótimas, abraço, 😄👍🙏
Que papinho de bundao esse, a diferencia entre motoqueiro pra motociclista e o jeito que vc chama a sua moto, se vc a chama de motoca es um motoqueiro e se vc a chama de motocicleta vc e um motociclista, papinho de bundao preconceito.
@@makiansilva2012 Sr Makian, estou falando sobre comportamento na pilotagem de uma moto, e pela sua educação posso deduzir a que grupo o sr pertence, passar bem.
@@makiansilva2012 vc deve ser aqueles caras que andam de Titan com calcanhar pra fora e manetes pra cima, os caras que chamo de fratura esposta kkkk, pega uma CRF 450 e vai se calhar todo , kkkkkk, manezao
Vídeo muito bom, a posição do pé, os manuais dizem outra coisa e eu concordo com eles, a ponta do pé essa posição que você falou serve para para quem faz curva acentuada. A posição com a planta do pé no pedal facilita a passagem da marcha e a pisada no freio traseiro.
O que 99% das pessoas não se dá conta é que curva acentuada não se faz somente em alta velocidade. Curvas acentuadas em baixas velocidade ajudam a escapar de situações de emergência!
Temos que ter a consciência de que, até mesmo numa bike, ( imagina numa moto ou carro!!) ,se sairmos feito loucos nas vias, estaremos não só nos colocando em risco de morte, como também a quem não têm nada a ver com nossas imprudências!!
Ola, boa tarde, sou Leandro Costa da cidade de Vinhedo, os seus vídeos são excelentes, obrigado pelos vídeos, com a sua experiência, fala sobre os retrovisores das motos, vejo que muitos pilotos não dão tanta atenção segura sobre eles, eu gosto muito de usar os retrovisores, eu tenho uma Suzuki yes 125 2006, sou o único dono, faz um vídeo falando sobre retrovisores. Um abraço
Meu Caro muito Obrigado por sua atenção abraço amigo pra você e gosto mesmo de suas dicas e procuro aplicar mesmo sério. Cumprimentos de José Almeida aqui de Portugal
Toda vez que carro ônibus ou caminhão me ultrapassa eu freio um pouco porque sempre eles perdem velocidade e pode haver colisão entre eu e ele. Mesmo de moto procuro sempre dar passagem e nunca andar no meio da pista prefiro respeitar para viver mais (risos) e like tfa.'.
Item 2 aconteceu comigo recentemente. BR 262 sentido Guarapari ES a Ipatinga MG. Meus pés, estavam apoiados com o calcanhar nos estribos. Numa curva à esquerda, a ponta do meu pé esquerdo bateu no chão. Quase caí. Só não machuquei p pé porque estava com uma bota de cano médio muito resistente.
Top seu comentário amigo, mas vc diz sobre criança concordo, mas se caso atropelar uma criança não muda só vida do motoqueiro mas também da criança, e sobre maus hábitos tem também pilotar sem capacete nem que seja numa rua sem movimento, não é bom, porque os maus vícios. Pode te seguir até vc acabar acidentado, e a direção defensiva é indispensável para o motociclista para seu bem estar!
Acabei de chegar em casa e na vinda eu subir um morro e quando comecei a descer a pista onde eu passo todos os dias estava alastrada de côco verde, pois na minha frente tinha passado um caminhão levando um contêiner que espalhou estes cocos por quatro quilômetros... Se eu não tivesse pilotando com sobra poderia ter sofrido um acidente...
Antiguidade é posto 62 anos Motociclista desde os 15 Caí 2 x ( na garagem por causa de sabão) Nunca me acidentei Nunca quebrei um osso Paro nos cruzamentos Nos farois vermelhos Pra mim nao tem preferencial Sempre ligado nos outros Não abuso da velocidade Curvas com cuidado E principalmente Sortudo pra caralho Minha contribuição
Deixa eu te perguntar tenho mania de deixar 2 dedos no freio da frente apoiado, pois quando eu não deixava quase bati pois o tempo de eu colocar a mão no freio demorei pois me atrapalhei. Já tomei fechadas mais isso não me atrapalhou na frenagem. Isso é bom ou ruim ?
Não é ruim, mas se você precisar frear completamente vai precisar dos 4 dedos pois a força maior dos dedos pra apertar estão no mindinho e anelar. O consenso entre as maiores organizações especializadas em direção defensiva pra moto é você posicionar os 4 dedos em cima do freio assim que observar algo que pode ser ou se transformar em uma situação de perigo. O problema disso é que você precisa de um pouco de prática pra encontrar esses momentos de possível perigo.
Uma coisa que meu pai sempre me disse é: "Pra andar de moto tem que andar com medo. Sempre com medo! O dia que você não tiver mais medo, a maca do hospital vai tá quentinha te esperando!". Ele fala isso pois perdeu um primo que tinha uma Bandit... O rapaz saiu de uma 150cc e foi pra uma 600cc, primeira vez que pegou rodovia, perdeu a curva e deu com a cabeça no guard rail. Traumatismo craniano, vegetou por algumas semanas e veio a óbito. Eu que tenho uma MT-03, não fico querendo dar top speed ou tirando fina dos carros no corredor a 110km/h. O importante é se preservar e preservar os outros também.
Pois é... e sempre tem gente que me diz q não tem problema começar com moto grande... Já nem respondo mais o comentário desses caras, pois eles vão ter que aprender na marra.
Eu não tenho habilitação, tenho 16 anos e sou apaixonado por motos, aprendi que além do seu pé não encostar no chão ao fazer curvas colocando somente a ponta do pé no estribo você consegue abrir mais a perna, que também ajuda a fazer a curva "deitando"
Minha contribuição aqui:
1. Tenha medo de andar de moto, perdeu o medo, perdeu o respeito.
2. Evite o freio dianteiro em dias de chuva;
3. Utilize os dois freios durante as frenagens sempre que possível, pois além de frear melhor, mantém a estabilidade
4. Não tenha pressa, de moto você ganha tempo, mesmo andando devagar. Chegar 10 ou 15min mais cedo não vale a sua vida.
5. Use sempre bons equipamentos, luvas , jaqueta, capacete.
6. Respeite os limites de velocidade, quem te ama ficará feliz por te ver chegar, ainda que um pouco mais tarde.
Essa do freio dianteiro na chuva aprendi na prática kkkk Tava com minha primeira moto e sempre vi que devia se utilizar mais o freio da frente na proporção com o traseiro, pois era mais efetivo, e dias antes numa chuva eu estava bem devagar com a moto e freiei com o traseiro, a moto deslizou mas não caiu. Porém fiquei assustado e com isso na cabeça. Aí nesse dia estava chovendo, um carro freiou na minha frente e eu no impulso freiei com o dianteiro e, obviamente a roda deslizou assim como a traseira fez naquele dia, porém enquanto a traseira podia ser controlada, a dianteira não tem o que fazer kkkk foi chão
@@antoniopopoaski já cai assim também, freando no impulso...rsrsr sorte que estava devagar. Abraço!
Depende como freiar com o dianteiro moral moral da história o povo que freiar como um cavalo então dar nisso
não é bem assim não @Evanice Santos
Manja mto heim kkkkkkk
Tenho 30 anos como motociclista. A primeira lição que aprendi foi a dica de um amigo: "a hora que você achar que sabe tudo sobre pilotagem está na hora de parar". Traduzindo, excesso de confiança possibilita erros que podem não ter volta. Por fim, excelente vídeo... é esse tipo de informação que precisaria ser apresentado a quem está querendo tirar carteira de moto, inclusive mostrando fotos de acidentes reais.
Realmente não ensinar nada nas auto escolas 🙉
* não entre em curvas sem ver o final dela
* Não mude de faixa por trás de um veículo "caminhão ou ônibus" sem ver o que se encontra do outro lado - quase morri assim uma vez!!
* Não confunda ruas de acesso "bairro" com rodovias- tem lugar pra correr e outros para andar moderadamente
* Não fique confiante demais antes de adquirir uma boa experiência de no mínimo um ano; porque é em média durante os dois primeiros meses com a moto quando vc já está se sentindo o Valentino Rossi que vc acaba cometendo os erros mais infantis e consequentemente vai acabar levando chão ou pior- perdi um colega exatamente assim!!
* Não faça curvas fechadas deitando a moto muito próximo ao meio fio; geralmente ali se acumula um pouco de areia que facilmente faz a moto ratear e aí é chão na certa!!
Espero ter contribuído!! 👍👍
Me acidentei fazendo essa última.... Que bobeira.... Minha perna nunca mais foi a mesma...😒
Muito obrigado pelo seu comentário, me ajudou muito. Eu sempre procuro tomar medidas de segurança que possam me ajudar.
@@Anatimaluca Eu tbm; na verdade foi a combinação das duas últimas!! 😅😅
@@ricardomendes5374 vishh
Eu ando a muitos anos e adoro velocidade amo fazer curva fechadas em velocidade alta KKK sei q e pura locura . A ums 2anos passei um susto q eu lembro até hoje .eu em reta com um CBR 450 q compre toda travada anos parada mas com um motor zero e nuca foi aberto ano 94 primeiro teste na Br fui a 185k só não fui mas por sentir tremer a frente roda desbalanceado sai da Br andando por dentro da cidade a 140k vi a cerca de 30metros um carro freio e eu freei e já vi q iria dar merda as rodas travaram e eu fui deitando a moto com as rodas travas e de repente o cara não sei se viu q eu iria bate saiu e com a moto deitada soutei os frios e a moto deu um tapa no as falto e celevanto coisa de filme eu até hoje tenho ela e um Twister mas ando de boa nem sempre a anjo da guarda vai levar a minha vida .....eu sou amante das velocidades mas melhor ficar de boa
Tenho 56 anos e 700mil km de moto. Até hoje exercito as boas regras de segurança e estou vivo graças a isso. Mesmo assim, por variáveis independentes sofri vários acidentes. E penaliza-me o modismo carregado de irresponsabilidade e pulsão de morte de uns que abusam da velocidade. Só em julho entre Camanducaia e Atibaia vi quatro promessas de vida morrerem e destruírem juntos os que ficaram. Cuidar de si é a melhor maneira de cuidar do outro. O trânsito é de todos! Saudações! Juntos com Deus iluminando!
"NUNCA PARAR DE APRENDER" É A MELHOR DE TODAS AS ATITUDES!
Um motociclista experiente não é aquele que tem 30 anos de experiência,mas sim aquele que independente do tempo de experiência sabe até onde vai o seu limite!
O que mata no trânsito é a vontade de "enrolar o cabo",ou seja,a primeira experiência é saber controlar a adrenalina e respeitar a sua vida e a vida dos outros.
Afinal,quantas pessoas não morrem todos os anos nas estradas por imprudência alheia?
Moto é uma "arma",tem que saber manusear!
De "moto",para "morto" só falta um "r".
👏👏👏👏
Vc realmente não ganha NENHUM prêmio no final do dia por causa daquele grau ou top speed que você deu mais cedo. Vídeo excelente
ganha sim, e meu proprio corpo que fornece esse premio: adrenalina e felicidade.
@@renanandrade6844 hehe pior que é imediato né amigo?(eu estava vindo comentar justamente isso...sabemos q é perigoso mas a "recompensa" é boa demaisssss)
Gustavo 123 Eu entendo o seu ponto amigo, mas gostaria de ressaltar que se felicidade for um hormônio, o meu corpo também me fornece ele quando eu chego INTEIRO em casa e vejo o sorriso da minha esposa em saber que eu cheguei vivo do trabalho... afinal todo dia morre 50 motociclistas pra 1 motorista de carro. A minha felicidade está em não fazer parte dessa estatística mesmo pegando 2 horas de pista todo dia... Esse é o meu prêmio amigo
@@PerfectWorld666 eu tb ia responder a mesma coisa. Quem gosta de moto, gosta... Dar uma esticada de vez em quando não faz mal a ngm. Não precisa de Premio ou mídia, basta soh vc e a sua moto.
Nois gosta de perigo, foda se
*Ja tive dois tombos e em um deles quebrei a costela.*
*Depois desses dois acidentes aprendi algumas coisas e farei um vídeo sobre isso.*
Eu tenho que pensar o seguinte:
_1 não sei tudo_
_2 não posso só confiar em mim_
_3 sempre tem alguém**_
**Esse sempre tem alguém, é um recurso que uso para que eu não passe do ponto de frenagem, ou ande de qualquer forma, pois eu sempre acredito que tem alguém vindo de qualquer lado, eu tbm sempre acredito que tem os imprudentes, e isso me alerta.*
Isso ai
Sou motociclista a 40 anos.
Desde os anos 80, meu primo tinha uma oficina de motos em Osasco.
Muitis clientes deixavam para fazer a manutenção preventiva no sábado.
E nesse dia a oficina/loja ficava bem movimentada.
Era também um ponto de encontro.
Vários clientes ( e amigos), não tiveram a segunda chance...
Me lembro de vários casos...
Ótimo vídeo! Uma dica é andar com o pé em cima do freio traseiro quando estiverem andando nos corredores e em trânsito pesado. Já ouvi o papo de que se deve apoiar apenas a ponta dos pés e não deixar em cima do freio, e concordo desde que na estrada, pois em uma curva o pé pode ralar e até machucar caso enrosque! Mas na cidade eu discordo fortemente, pois ninguém fará curvas fechadas e "deitadas", já a necessidade de ter o freio tanto dianteiro quanto traseiro de prontidão por conta de uma situação de risco (ex. um carro trocando de faixa, uma moto entrando na sua frente) é essencial para evitar um acidente. As técnicas de pista nem sempre funcionam para o dia a dia nos perigosos corredores (que eu enfrento diariamente).
Cara, adorei seus vídeos. Tenho 59 anos e apesar de carteira há 35 sou motociclista há 2. Já andei 40k km nesses dois anos e tento aprender no dia a dia. Agora vou na sua tocada pra aprender a ficar vivo e deixar os outros vivos. Parabéns e obrigado.
Olá sou wagner a 25 trabalho com moto diariamente, sou motoboy (motociclista com responsabilidade). O maior erro é quando o piloto acha que domina a máquina. A motocicleta usada de forma correta é excelente mas, de forma errada se torna uma arma contra você mesmo
É exatamente isso Wagner.
Verdade meu amigo, todo cuidado de moto é pouco, tenho quase 20 anos que ando de moto, Mas cada dia é diferente, peço a Deus muita sabedoria para conduzir o veículo com toda a responsabilidade possível, existe muitos motoqueiro convencido e que não tem noção do perigo que a moto oferece por falta de sabedoria da parte de todos
Tomo todos esses cuidados e estou longe de me achar um The Doctor! Comprei moto para viver e não para morrer! Excelente vídeo! “Devagar e sempre” essa é minha meta!
Uma dica é andar com um ou dois dedos apoiados no manete de freio, pilotos profissionais fazem isso sempre, pode ser a diferença entre bater e parar a tempo. Outra dica é que a moto sempre vai para onde você olha, então se aparecer um buraco olhe para fora dele. Mais uma dica é se tiver que passar sobre um pedaço de chão com pouca aderência, como areia ou molhado, concentrar seu peso nas pedaleiras pois assim abaixa o centro de massa e melhora o controle. E sempre que andar atrás de um veículo manter uma boa distância, e procurar andar sobre onde as rodas dele passam e não no meio, pois se ele passar sobre um buraco não vai enxergar. São dicas que li em algumas revistas que as costumavam publicar.
sempre ando com dois dedos apoiados no manete de freio, já me livrou de diversas situações de risco.
Desde quando andei de moto pela primeira vez eu sempre apoiei a ponta do pé no estribo e sempre achei que estava errado, já tentei mudar isso mas nunca consegui,agora estou muito feliz por saber que sempre estive certo achando que estava errado kkkkk valeu
Quem pilota moto de trilha sabe...e na ponta dos pés
Meu pai sempre me disse que o para-choque da moto é a testa com toda a razão.
Por mais que vivêssemos cem anos ainda assim não aprederiamos todas as situações e obstáculos, mas procurar evoluir evita situações desnecessárias! Ótimo canal irmão! Parabéns! Salvando vidas só em compartilhar seus conhecimentos!
Ainda bem que já deixei o hábito dos pés, foi difícil mais apreendi andar com os pés com foi citado. Agora para estrada escura resolvi colocando uma lâmpada de led Philips ultinon com 3 anos de garantia nunca usei lâmpada melhor já tem 1 ano e sem problemas recomendo a todos.
Essa galera dos 299 só sobrevivem graças à sorte. Quando ocorre uma pequena falha nessa sorte, ocorre geralmente uma morte. Não é uma crítica e sim um grande preocupação com esse pessoal, pois se eu tivesse condições, também teria uma super esportiva, mas um pouco de cuidado não faz mal a ninguém.
Abraços e obrigado pelas dicas.
Já fui um "299" realmente a sorte é um fator necessário e presente, mas quando não é complicado. Hoje piloto entre 100 km/h à 140km/h e o prazer é muito melhor, sai de esportiva para custon, hoje sim, aproveito a estrada.
O problema desses idiotas não é se matar, isso é até bom pois é um a menos pra fazer merda no trânsito, a seleção natural faz seu trabalho. O problema é ele matar ou aleijar outra pessoa que não tem nada a ver com seu prazer egoísta de velocidade. Os sensatos fazem isso nas pistas de track day.
O problema maior e se ele pegar um carro de familia a 299km ja era
Dois hábitos péssimos que vejo motoqueiros de BH fazendo:
* Passar marcha com o calcanhar pra não estragar o tênis. Vi entrevista do diretor da emergência do hospital João XXIII que disse essa ser a causa de muitos acidentes ocorridos em BH. O problema é que vira hábito, daí o motociclista fazendo curva pra esquerda esquece e passa marcha com o calcanhar travando o pé no chão. Pé quebrado e tombo na curva.
* Passar no canto entre o meio fio e o quebra molas ou lombada. O disco de freio pode pegar no meio fio e travar a roda da frente. Rendeu 3 semanas de hospital pro filho de um amigo.
Exatamente, depois que vira habito é difícil de perder.
Piloto a mais de trinta anos o único conselho Não pare na vaga de carro no sinal vc nao e carro perdi amigos parados em sinal eu só paro em cima da faixa no sinal salva vidas direcao defensiva
Esse comentário que você sempre enfatiza de olhar sempre adiante e esse outro das curvas, são importantes.
Eu faço assim também, é bem melhor mesmo. mais seguro.
Valeu!
Conheci agora esse canal, é muito bom pra quem pilota motos,tento melhorar a cada dia, faço sempre essas dicas,e já me livrei de diversos acidentes, graças a Deus.
Outro "vício" que muitos têm, inclusive eu mesmo por experiência própria já me prejudiquei, é deixar o pé fora do estribo. Eu, ao fazer uma curva com o pé direito fora do estribo, o bati fortemente no asfalto, causando uma luxação. Se têm os estribos, estes são pra apoiar os pés!... e, como o rapaz do video disse, com a ponta dos pés.
Uma dica básica. Eu caí assim pois não sabia mas aprendi da maneira mais dura. Caindo..... NUNCA, NUNCA DEVEMOS FREIAR EM CIMA DO QUEBRA MOLAS(LOMBADA). PRINCIPALMENTE COM A PISTA MOLHADA
Excelente vídeo! Eu colocaria 1 item a mais, nunca deixar o excesso de confiança te dominar. Um pouquinho de medo sempre é necessário para termos precaução e evitarmos esse andar no limite. Costumo dizer que prefiro ouvir buzinas de carros do que cornetas de anjos...rsrs! Abraços!
Fazia tempo que não via um vídeo sobre pilotagem de motos objetivo, claro, simples e instrutivo. Parabéns pelo canal, um abraço brother.
Nunca reduzir em curva ou segurar a embreagem nela, ao voltar para a pista ou no meio da curva pode travar a roda quando soltar a embreagem ou reduzir
Muito bom video, tudo que nao se aprende em auto escola, e o que chamamos de dominio... nem sequer ensinam o que fazer quando o cabo de embreagem quebra....
Consciência, respeito, prudência e vivência = segurança.
Excelente ao dizer que sobre uma moto a probabilidade de não haver uma segunda chance é enorme.
Usar o peito dos pés na pedaleira não e só pra não raspar no chão e sim vc melhora sua pilotagem
Quando está andando em pavimento ruim levante levemente do banco pra diminuir os impactos sobre o piloto além de baixar o centro de gravidade o que melhora a estabilidade e o controle da moto principalmente em situações de emergência como um buraco na sua frente
Se levantar vai fazer a diferença entre cair ou não cair
Igual como faz em uma bicicleta
A pessoa levanta pra melhorar o controle em situações ruim de chão
Com o peito dos pés na pedaleira estará sempre pronto pra essas ocasiões que precisa de reação rápida
Olá pessoal muito bom vídeo tenho 43 anos que ando em cima de moto nunca sofri acidente ... mais tomo todos os cuidados que vocês falaráo e assim quero chegar aos 80 anos sem acidentes
Parabéns!!! Sou iniciante e tenho medo de andar na minha moto, pois alguns familiares colocam medo em mim, é tão motivador saber que existem pessoas com muitos anos no motociclismo, prudentes e sem acidentes. Parabéns ventos ainda melhores pra você. Eu estou aqui, querendo perder o medo de enfrentar as ruas, pois,: CNH, moto e curtas kms no bairro eu tenho.
A questão do estribo e muito importante. adequar o calçado certo no estribo pode evitar uma queda feia. ja tive um calçado que travou no estribo e quase fui ao chão. as curvas tentem usar o freio motor antes de entrar nela e só regular a velocidade no pedal de freio traseiro. assim a curva vai ser mais suave e segura.
Tenha mais habilidade do que vc presisa... perfeito.
Sobre olhar um pouco mais à frente...
Uma vez (2007) eu saí da rod. Dom Pedro I e peguei a anhanguera sentido interior e já fui pra faixa da esquerda. Tinha um Monza que não dava passagem. Dei seta, pesquei farol e nada. Aí quando eu olhei um pouco mais à frente, tinha 2 pneus que se soltaram e estavam pulando na faixa da esquerda. Serviu de lição e experiência. Um abraço!
Caramba!!!
O "erro 02" eu tinha.
Interessante que semana passada vi este vídeo, e passei a me cuidar, e sábado a noite vivi uma situação que tal cuidado me livrou de quebrar meu pé esquerdo.
Obrigado por estas dicas!!!
👏👏👏
Os hospitais e cemitérios estão cheios de pilotos confiantes demais.
Sou apaixonado por motocicletas. Uma dica para melhorar os reflexos, pratique trilhas estradas off-roading são excelentes exercícios para melhorar as habilidades, muito mais seguro que arriscar sua vida e de outros no trânsito.
Excelentes dicas, muito obrigado 👍🏻👍🏻👍🏻
Eu piloto há 6 anos e todo dia estou aprendendo.
Parabéns pelo vídeo, gostei muito das dicas e didática. Dá umas dicas para andar de moto alta, baixa cilindrada e no dia a dia (Tenerinhza, XRE) e etc.
Sou iniciante, ainda estou na moto/auto escola mas ja pratico quase todos os bons habitos que vc falou, moto exige muita atenção pois o parachoque dela é vc e é sua vida que está em jogo
Sim, cara já que vc ta começando aconselho a vc assistir o canal do Durval careca e do Diego Faustino dois pilotos de motos e dão ate aula de pilotagem, e eu tambem fasso o que esse cara falou, e tem uma coisa, a única pessoa que vc tem que competir e com vc mesmo, e se quiser correr e apostar corrida racha, vai pra pista, pq la o asfalto e melhor, ta em um ambiente fechado e tem tudo o qur precisa. Na rua nem rola muito risco
Um costume que eu deveria ter....
Mas estou praticando até virar hábito é travar as pernas no tanque quando freio. Muitas vezes esqueço e deixo toda a carga nos braços.
Muito bem lembrado. Conheço vários motociclistas que sequer sabem disso. Independente de estar freando ou acelerando, travar o tanque com as pernas te possibilita um controle muito maior da moto, afinal ela é uma extensão do nosso corpo.
exatamente, percebo que fica muito mais seguro numa freada brusca.
Maravilha!
Se não falou ainda em algum vídeo (Não assisti a todos ainda), por favor, fale sobre excesso de confiança em quem está começando.
Lembro bem que, após dois ou três dias andando de moto, eu me achava um ótimo motociclista. Um quase tombo me trouxe de volta para a realidade.
Seu canal poderia se chamar Moto, Vento, Bom Senso e Estrada. É assim que o vejo.
(Não estou sugerindo nada. Foi apenas um elogio)
Excelente video, informações essenciais q eu aprendi. Valeu👍
Ótimas dicas amigo!
O premio que nós recebemos por andar dentro do limite; é preservar os nossos maiores patrimônios a nossa integridade física e nossa própria vida! Muitos acidentes acontecem por pura imprudência, é o caso daqueles que se acham bons de mais!
Precisamos está sempre em alerta e buscando aprender a todo instante. Lamentável como muitos cometem erros em muitas vezes simples, mas q custam muito caro. Atenção, e prudência é sempre bom.
ótimas dicas , mas para mim só freio com as duas rodas , pelo menos foi assim que aprendi em um curso que fiz , comigo sempre deu certo!
As vezes em que caí foi em derrapagem na curva ou usando somente o freio traseiro !
Valeu!
Outra coisa que sempre acontece ,quando estamos viajando sozinho e querer fazer pega , sempre acontece isso , esses dias estava eu na 500 e o outro na BMW. 1200 daí claro que ele sempre na frente mais eu sempre colava . Quando ele ficou sem gasolina pronto daí rasguei na frente quando vi que ele já vinha bem longe me escondi só pra ele não me achar mais e saber que eu ganhei .isso e uma coisa ridícula que depois que passa veja que merda . Correndo risco de vida a toa . Estamos andando na máxima até 160km.
Muito bom o vídeo amigo, gostei muito da sua humildade, buscar conhecimento é sempre o melhor caminho!
Amigos dirijo motos desde 1994 outro dia passei um aperto estava chovendo pista dupla e uma curva fui ultra passar um carro e avia agua na pista o carro joga va tanta agua que eu nq sabia onxe comessavq q curva foi terrivel licao para min com cbuva pruxencia
só uma ressalva professor, tenho moto esportiva e em estrada reta vc pode relaxar o pé na pedaleira pisando no meio do pé ou de qualquer outra forma que for confortavel, agora nas curvas volta o que vc falou, ponta dos pés sempre, mesmo se estiver cansado ou com dor, ponta de pé e pronto kkkk. Ótimo video professor, sabe de mais, embora ainda sou motoqueiro e não motociclista mas virei seu inscrito a algum tempo devido seus conhecimentos que ajuda também motoqueiros kkkkk, e cada vez aprendendo mais com seus ensinamentos.
vi um ditado de parachoque de caminhão, que dizia mais ou menos assim, "velocidade trás alegria, mas com cheiro de morte."
Excelente vídeo! ACHO que não cometo nenhum dos erros. Por isso, vou olhar tua playlist de dicas pra pilotar melhor pra sempre aprender mais!
Eu já gostava muito do seu canal mas, agora que você está gravando o áudio com uma lapela, ficou ainda melhor. Confesso que os vídeos que eu assisti com o áudio da câmera destoava demais da qualidade geral, que é excelente. Parabéns, continue assim. Inscrição feita com sucesso.
Devagar a gente vai melhorando. 😁
Infelizmente nao ganho nada com os vídeos ainda, entao tenho q tirar do bolso e investir devagar.
Parabéns pelo canal!!! Vídeos didáticos, curtos e com bom conteúdo!
Ola! Piloto motos desde os 19 anos, hoje com 62 anos, ainda mais apaixobado por motos, entendo que, motoqueiro para motociclista tem uma diferença enorme, digo absurda, nunca me envolvi em acidentes, apenas 2 rombos pilotando sózinho, kkkkk, dicas ótimas, abraço, 😄👍🙏
Que papinho de bundao esse, a diferencia entre motoqueiro pra motociclista e o jeito que vc chama a sua moto, se vc a chama de motoca es um motoqueiro e se vc a chama de motocicleta vc e um motociclista, papinho de bundao preconceito.
@@makiansilva2012 Sr Makian, estou falando sobre comportamento na pilotagem de uma moto, e pela sua educação posso deduzir a que grupo o sr pertence, passar bem.
Com certeza nao e no gripo dos bunda mole
Muita frescura com as palavras motoqueiro e motociclista e no fím inventam um monte de significados diferentes e não entram num acordo.
@@makiansilva2012 vc deve ser aqueles caras que andam de Titan com calcanhar pra fora e manetes pra cima, os caras que chamo de fratura esposta kkkk, pega uma CRF 450 e vai se calhar todo , kkkkkk, manezao
Vídeo muito bom, a posição do pé, os manuais dizem outra coisa e eu concordo com eles, a ponta do pé essa posição que você falou serve para para quem faz curva acentuada.
A posição com a planta do pé no pedal facilita a passagem da marcha e a pisada no freio traseiro.
O que 99% das pessoas não se dá conta é que curva acentuada não se faz somente em alta velocidade. Curvas acentuadas em baixas velocidade ajudam a escapar de situações de emergência!
Mais dicas excelentes. Obrigado. Com certeza você é um dos melhores. Parabéns!
Temos que ter a consciência de que, até mesmo numa bike, ( imagina numa moto ou carro!!) ,se sairmos feito loucos nas vias, estaremos não só nos colocando em risco de morte, como também a quem não têm nada a ver com nossas imprudências!!
Ola, boa tarde, sou Leandro Costa da cidade de Vinhedo, os seus vídeos são excelentes, obrigado pelos vídeos, com a sua experiência, fala sobre os retrovisores das motos, vejo que muitos pilotos não dão tanta atenção segura sobre eles, eu gosto muito de usar os retrovisores, eu tenho uma Suzuki yes 125 2006, sou o único dono, faz um vídeo falando sobre retrovisores.
Um abraço
gostei das dicas, parabéns pelo video
Obrigado! Pelas Dicas👏👏😎
Meu Caro muito Obrigado por sua atenção abraço amigo pra você e gosto mesmo de suas dicas e procuro aplicar mesmo sério. Cumprimentos de José Almeida aqui de Portugal
Valeu, tema importante e excelente vídeo. 👍
Sábios conselhos! Valeu pelo vídeo!
Toda vez que carro ônibus ou caminhão me ultrapassa eu freio um pouco porque sempre eles perdem velocidade e pode haver colisão entre eu e ele. Mesmo de moto procuro sempre dar passagem e nunca andar no meio da pista prefiro respeitar para viver mais (risos) e like tfa.'.
Excelente video. Obrigado por postar.
O ponta do pé no descanso vc quer dizer que é usado em velocidade de cruzeiro, porque na cidade tem que trocar marchas com frequência
É o tempo todo. Quando vc precisar frear ou trocar de marcha vc volta o pé no lugar. Demora um pouco pra acostumar mas depois fica automático.
@@MotoVentoeEstrada vixi... deixo o meio do pé, vai ser f... acostumar kkk
De bike a 20km/h o capote existe, e é feio. Imagina a 100, 150, 220, 300. Todo respeito, cautela e prudência é bem vindo.
Sempre com excelentes dicas, parceiro.
Eu ando de custom e já raspei a bota no chão .. foi um susto, mas graças a Deus não passou disso.
De grande valia esses conselhos,valeu !
Grato pelos ensinamentos!
Item 2 aconteceu comigo recentemente. BR 262 sentido Guarapari ES a Ipatinga MG. Meus pés, estavam apoiados com o calcanhar nos estribos. Numa curva à esquerda, a ponta do meu pé esquerdo bateu no chão. Quase caí. Só não machuquei p pé porque estava com uma bota de cano médio muito resistente.
que bom que foi só o susto, mas fica o aprendizado. boas viajem de moto e tmj
Top seu comentário amigo, mas vc diz sobre criança concordo, mas se caso atropelar uma criança não muda só vida do motoqueiro mas também da criança, e sobre maus hábitos tem também pilotar sem capacete nem que seja numa rua sem movimento, não é bom, porque os maus vícios. Pode te seguir até vc acabar acidentado, e a direção defensiva é indispensável para o motociclista para seu bem estar!
Muito bom gostei parabéns sucesso
Acabei de chegar em casa e na vinda eu subir um morro e quando comecei a descer a pista onde eu passo todos os dias estava alastrada de côco verde, pois na minha frente tinha passado um caminhão levando um contêiner que espalhou estes cocos por quatro quilômetros... Se eu não tivesse pilotando com sobra poderia ter sofrido um acidente...
Eu tenho 20 de habilitação e comecei recentemente a andar na areia. Aprendi desdede o primeiro dia que meus 20 anos não segnifica nada
Kkkkk
Parabéns, papo direto e reto!!!
Acabei de me inscrever!!!! Excelente canal para curtir sua moto e com segurança!!!
Antiguidade é posto 62 anos
Motociclista desde os 15
Caí 2 x ( na garagem por causa de sabão)
Nunca me acidentei
Nunca quebrei um osso
Paro nos cruzamentos
Nos farois vermelhos
Pra mim nao tem preferencial
Sempre ligado nos outros
Não abuso da velocidade
Curvas com cuidado
E principalmente
Sortudo pra caralho
Minha contribuição
Dicas importantes,valeu✌
Deixa eu te perguntar tenho mania de deixar 2 dedos no freio da frente apoiado, pois quando eu não deixava quase bati pois o tempo de eu colocar a mão no freio demorei pois me atrapalhei.
Já tomei fechadas mais isso não me atrapalhou na frenagem.
Isso é bom ou ruim ?
Não é ruim, mas se você precisar frear completamente vai precisar dos 4 dedos pois a força maior dos dedos pra apertar estão no mindinho e anelar. O consenso entre as maiores organizações especializadas em direção defensiva pra moto é você posicionar os 4 dedos em cima do freio assim que observar algo que pode ser ou se transformar em uma situação de perigo. O problema disso é que você precisa de um pouco de prática pra encontrar esses momentos de possível perigo.
Parabéns irmão, pelo canal.
obrigado
Acho muito perigoso alteração no retrovisor ! É a questão do pé está certo principalmente a pessoal que anda de bis ficam com o pé raspando o chão kkk
Tudo que sempre botei na minha cabeça, só fazer algo na moto se tiver 100% confiança na minha abilidade, tanto na trilha quanto na rua mesmo
Boa tarde, coloquei em prática as técnicas de pilotagem, fez muita diferença. Obrigado amigo
Show de dicas, parabéns pelo canal!
vc vê um caminhao, ai voce descobre que sao dois, quando o detrás vai ultrapassar o da frente e nao te vê.
Uma coisa que meu pai sempre me disse é: "Pra andar de moto tem que andar com medo. Sempre com medo! O dia que você não tiver mais medo, a maca do hospital vai tá quentinha te esperando!". Ele fala isso pois perdeu um primo que tinha uma Bandit... O rapaz saiu de uma 150cc e foi pra uma 600cc, primeira vez que pegou rodovia, perdeu a curva e deu com a cabeça no guard rail. Traumatismo craniano, vegetou por algumas semanas e veio a óbito. Eu que tenho uma MT-03, não fico querendo dar top speed ou tirando fina dos carros no corredor a 110km/h. O importante é se preservar e preservar os outros também.
Pois é... e sempre tem gente que me diz q não tem problema começar com moto grande... Já nem respondo mais o comentário desses caras, pois eles vão ter que aprender na marra.
Ótimas dicas!!
Que canal excelente, responsável e informativo. Já assinei e amanhã assistirei os outros vídeos. Muito bom Valeu!
💥💥💥🇧🇷 Like já do ⚡️TROVÃO TREZE 👏👏👏. Sou motboy Á 15 anos . Já me lasquei todo um monte de vez kkkk. Sô todo quebrado....
Muito bom aprende se muito mesmo
Parabéns pelo vídeo. Ficam dicas: Linha de pipa, óleo na pista, chuva, faixas de sinalização...
Muito obrigado. Parabéns. Brasil
Eu não tenho habilitação, tenho 16 anos e sou apaixonado por motos, aprendi que além do seu pé não encostar no chão ao fazer curvas colocando somente a ponta do pé no estribo você consegue abrir mais a perna, que também ajuda a fazer a curva "deitando"
Bom vídeo! Legal!
Eu digo sempre que o perigo em andar de moto e quando o cara acha que é o jaspion