Cassio cortes tenho a impressão que ele acha que todo mundo nasceu em berço de ouro e mora num Alphaville da vida. As vezes ele parece está meio fora da realidade do brasileiro.
Tenho um elétrico, BYD Seal, comprei devido ao ticket médio de um bom automóvel alemão ter ficado caro. Em termos de produto comparando com meu antigo BMW 320i eu sinto um projeto sólido, tenho sido feliz, porém, a questão do planejamento em viagens é o ponto que me faz repensar em voltar para um veículo a combustão. Estou arrependido em termos do que o veículo tem a oferecer de conforto, segurança, modernidade ? Não ! O ponto central é a limitação do carro elétrico sob a ótica da autonomia, já tive ocasiões de perder bons momentos da vida pelo fato de não ter carga, isso foi bastante desanimador e eu convido a todos a refletir sobre este ponto que limita a utilização do elétrico.
Tenho um BYD Seal há 10 meses. Venho de um Jetta GLI 2021. Quando lançou, fiz um teste drive e não tive dúvidas que seria meu próximo carro. A 320/330i seminova que pretendia comprar não fez mais sentido. Apesar da desvalorização ser potencialmente mais acentuada, em contrapartida tenho isenção de IPVA (seria 10k por ano no RS), revisões grátis por 5 anos e tanque cheio sempre (tenho energia fotovoltaica excedente em casa). O carro é animal, acelera demais, tem muita tecnologia, excelente acabamento. Único ponto que acho que poderiam melhorsr é a suspensão, que é mais macia e voltada para o conforto. E o silêncio é um dos pontos que mais gosto. Sobre a autonomia, semana passada fui de Poa a Gramado, 4 pessoas e AC ligado, na velocidade da via. Rodei 280km, ida e volta, e gastei 55% da bateria. Ou seja, nesse ritmo, faria mais de 500km com uma bateria cheia. Mas, de fato, não é para todos ainda. Além de necessitar certo planejamento para longas viagens, precisa ter seu wallbox em casa e morar numa região que tenha um pouco de infra para quando precisar. Não pretendo voltar para carros à combustão.
Aluguei um elertico na europa pra fazer um trip de 3000KM e a infraestrutura ainda e falha por la imagino aqui, pra mim carro eletrico so vou continuar comprando de brinquedo mesmo
Petróleo é igual ao Nióbio de MG , tem por mais 300 anos de exploração e já dizem isso há 300 anos . Outra coisa o carro híbrido é o mais sensato para a estrutura do País e rotina , vamos ser sinceros mais um cabo para carregar bateria ninguém merece .
O uso de carros ligeiros é apenas uma pequena parte do consumo de petróleo. A questão é dominar uma indústria que os outros tinham uma clara vantagem industrial. Para isso devem agradecer aos burocratas europeus pela ajuda.
Tirando o polêmico fator “carros elétricos” e híbridos da história eu me identifico com a colocação do seguidor no vídeo. Os carros novos , claramente limitados a pelas questões ambientais , cada vez mais precisam de mais tecnologias para poluir menos e se adequarem as (Euro specs) o que acaba elevando seu custo e ainda assim, muitas vezes, “perdendo potência”. Fica aquela impressão que vc está tendo que pagar mais pra levar menos. Isso se junta a já “tradicional” manobra de ir “capando” itens dos carros e mantendo ou até mesmo subindo seus preços, tornam a troca para os meros mortais cada vez mais intangível e desinteressante.
Um carro híbrido é a pedida mais razoável,vc economiza combustível na cidade e não perde aquela viagem de fim de semana devido a autonomia baixa de um elétrico puro.
Concordo muito, principalmente quando colocamos nosso ethanol na jogada. No Brasil não temos infraestrutura para colocar os carros do povo na tomada, vai arrebentar com a rede elétrica.
@@hugo_almeida até porque 100% da frota vai virar hibrida de um dia pro outro né jume ? O governo vai ver o consumo de energia aumentando e vai falar "fodase" ? Vocês parecem que ficam repetindo tanto um argumento e nem pensam no quão ridículo ele é
Embora o foco do Paulo Korn e a Korn Cars seja carros premium usados e eu seja apenas um relés mortal com capacidade de compra apenas de carros ate 100 mil, gosto de ouvir suas ponderações referentes ao mercado automotivo. E com relação aos carros eletricos, essa tecnologia ainda está verde, pois ainda precisam ser superados quatro problemas inerentes aos carros eletricos. Segurança contra incêndios, custo da bateria, tempo de recarga e autonomia. Eu acredito que ja em 2030 esses problemas nas baterias estarao sendo superados e aí será vantajoso o carro elétrico. Como diz um antigo ditado popular. "Devagar com o andar que o santo é de barro".
O problema é que muitos pensam que os carros elétricos vão continuar exatamente como são hoje. Obviamente a tecnologia muda diariamente, a tendencia é baratear a produção, aumentar a autonomia/km e facilitar o acesso a tecnologia a médio/longo prazo.
Você tocou num ponto muito importante Korn a respeito dos carros chineses do subsídios que a Europa concedeu contra a sua própria indústria contra os seus próprios trabalhadores contra os seus próprios interesses contra o seu próprio timing de desenvolvimento da tecnologia a indústria chinesa foi patrocinada subsidiada subvencionada pelo bolso do Trabalhador europeu do Consumidor europeu contra os seus próprios interesses quem é que mandou isso? Quem é que deu Essa ordem para privilegiar os chineses no mundo em destruir e implodir a indústria europeia explodir a economia europeia e isso é que precisa ser analisado o que está acontecendo com esse mundo meu Deus. Isso é totalmente inconcebível é uma grande alucinação.
A indústria automobilística chinesa aprendeu muito em acabamento fazendo dos carros tradicionais, questão dos motores elétricos junto as baterias foi somemte a cereja do bolo que faltava pra elas 😅...no fim tudo é veículo 🚗 de deslocamento...vejo nossa frota tradicional envelhecer muito dentro de 5 7 anos, porque valor de carro novo 0km está nas alturas 😓...mas sempre vai existe um Fubá pra ser cuidado 😅...
Não. As coisas costumam ser previsíveis, por isso a gente consegue prever quais são bons investimentos, ou não. Um exemplo de previsibilidade é a indústria aeronáutica, e mesmo a naval, praticamente não se fala em veículos dessas áreas elétricas. A indústria automotiva tem sofrido grandes interferências estatais com vistas a proibição da locomoção das pessoas normais. Cada vez está mais proibitivo as pessoas possuírem veículos.
@ricardomaia195 Até a Administração tem a contingência como princípio. Em nenhum momento eu escrevi sobre previsão (estimativa ou probabilidade). Parece que houve uma aparente confusão entre contingência e previsão.
Eu nunca vi ninguém comentar sobre eficiência dos motores. Motor Combustão: +/- 30% Motor elétrico. +/- 88% ( 88% = soma do conjunto bateria + controlador + motor) na pior das hipóteses. No motor a combustão 70% e calor jogado fora. ( 120 anos convivendo com um eficiência tão baixa? ) Vamos ajuda os cientistas a desenvolver uma bateria melhor e com isso participar do progresso do mundo.
Eletrico nao tem ronco amigo, nao tem cheiro de gasolina. Anda em opala 6cilindros e um BYD. Para eu fãn de sensação mecanica o eletrico é a morte do carro. Mas eu sou minoria
@ também vou ficar com saudade. Nada mais belo aos meus ouvidos que a sinfonia de um V8 acelerando forte. ( possuí nos anos 70 1 Dart e 1 Charger R/T ) mas queira ou não nosso netos vão achar ridículo aquele barulho e aqueles gases de escape. Mas é a continuação da vida e da evolução. ( sim! Possui também um Diploma) esse já era nos anos 80. ). Motores elétricos rende próximo de 99%. O conjunto motor/ controlador/bateria rende melhor que 87.5 %. Motor a combustão não passa de 30%. 😁😁. Pega um elétrico e coloca um sintetizador imitando o ronco de um Porsche 911. Se enjoar muda pra o ronco de uma Ferrari. Eu mesmo adoro o ronco dessas máquinas. Mas,, fazer o que?
@ isso é física De onde vem a temperatura do motor a combustão? Justamente da ineficiência. Nos motores ciclos otton ( esse de teu carro) 70% da energia armazenado no combustível e transformado em calor. Esse calor está jogado fora e não é aproveitado. 30% é aproveitado em energia mecânica. Esses 30 % é a energia que faz teu carro andar. O motor elétrico rende ( só o motor) 98% Depôs de rodar muito vc pega no motor e a sua mão suporta a temperatura do motor. Agora pega em um a combustão 😆😆. Da uma olhada em livros de física sobre “ eficiência de máquinas térmicas “. Agora no carro elétrico vc ainda tem a eficiência do controle de potência e a eficiência da bateria. No conjunto total qualquer um deles rende no mínimo 88% acima. Da uma olhada também em livros de física “ conversão eletro mecânica “ equivalência entre Watts e Calorias.
O dia que você rodar no carro elétrico de Salvador até São Paulo sem se preocupar com autonomia, aí o carro elétrico vai passar por cima mesmo. Carro a combustão você tem inúmeros postos, mas quantos carregadores tem nas BRs preparados para atender essa demanda? com 30% de eficiência não tem um lazarento com medo de ficar pela estrada com carro a combustão, já nos elétricos...
Korn boa reflexão porém o mercado é soberano e acaba se ajustando, exemplos não faltam aqui no Brasil como Carro 04 portas, câmbio automático, pick-up etc. Eram produtos sem aceitação no passado e hoje são produtos que tem grade aceitação. O Carro elétrico e Híbrido serão mais um caso para se desenvolver Vamos aguardar. Abraços
Você tocou num ponto muito importante Korn a respeito dos carros chineses do subsídios que a Europa concedeu contra a sua própria indústria contra os seus próprios trabalhadores contra os seus próprios interesses contra o seu próprio timing de desenvolvimento da tecnologia a indústria chinesa foi patrocinada subsidiada subvencionada pelo bolso do Trabalhador europeu do Consumidor europeu contra os seus próprios interesses quem é que mandou isso? Quem é que deu Essa ordem para privilegiar os chineses no mundo em destruir e implodir a indústria europeia explodir a economia europeia e isso é que precisa ser analisado o que está acontecendo com esse mundo meu Deus. Isso é totalmente inconcebível é uma grande alucinação.
Olá meu querido! Vc bem poderia gravar um video comparando carros elétricos com a combustão,por exemplo um byd seal x um camaro,estou falando de autonomia.Seria muito legal pois vc terá uma gama muito alta de videos para gravar,pois autonomia em um camaro não é lá essas coisas.Está aí uma sugestão que seria bem legal.
eu teria eletrico sim, mas vejo carro eletrico igual smartphone, desde quando surgiu o primeiro iphone, a evolução foi enorme e muito rapida, agora cada lançamento tem menos novidades. ou seja... carro eletrico ainda vai evoluir muito e quem quem comprar agora vai estar com tecnologia ultrapassada em alguns anos. ou vcs vêem alguem querendo comprar um iphone 5 usado por ai?
Tenho um BYD Seal há 10 meses. Venho de um Jetta GLI 2021 e nunca me interessei por elétricos. Contudo, quando lançou, fiz um teste drive e não tive dúvidas que seria meu próximo carro. A 320/330i seminova que pretendia comprar não fez mais sentido. Apesar da desvalorização ser potencialmente mais acentuada, em contrapartida tenho isenção de IPVA (seria 10k por ano no RS), revisões grátis por 5 anos e tanque cheio sempre (tenho energia fotovoltaica excedente em casa). O carro é animal, acelera demais, tem muita tecnologia, excelente acabamento e visual que chama muita atenção. Único ponto que acho que poderiam melhorar é a suspensão, que é mais macia e voltada para o conforto, o que atende muito no dia-dia, mas cobra numa tocada mais forte. O silêncio, que é criticado nos elétricos, é um dos pontos que mais gosto. Silêncio absoluto traz muito conforto. "Ai, mas o ronco faz diferença". Faz sim, mas só se vc tiver um V8 pra cima. Não me venha com papo de ronco de motor 3/4 cilindros. Sobre a autonomia, semana passada fui de Poa a Gramado, 4 pessoas e AC ligado, com bagagem e na velocidade da via, andando "normal". Rodei 280km, ida e volta, e gastei 55% da bateria. Ou seja, nesse ritmo, faria mais de 500km com uma bateria cheia. Na descida regenerou cerca de 6%. Muuto satisfeito com o carro. Mas, de fato, não é para todos ainda. Além de necessitar certo planejamento para longas viagens, precisa ter seu wallbox em casa e morar numa região que tenha um pouco de infra para quando precisar. Não pretendo voltar para carros à combustão.
Pra você que gosta de ronco de motor, desejo muito motor V8 passando na sua rua aumentando giro pra você curtir mais. Toda hora do dia ou da noite, seria muito legal, amém.
Prefiro um fusca do que essa porcaria elétrica........Quem compra carro elétrico, nao gosta de carros...Nao me venha com papinho furado de elétrico....Isso é lixo, isso é pra turminha chorona da Greta
Eu tive uma experiência com um Tesla durante uma longa viagem fora do país, e a pior coisa que tem é a falta de autonomia, é simplesmente terrível, acaba com a sua viagem, faz uma viagem de 6-7 horas virar uma viagem de 10-12 horas facilmente. Fiz uma viagem de Los Angeles até São Francisco, ida e volta, e parei para recarregar mais vezes que ônibus para nas viagens intermunicipais no Brasil, e isso com recarga ativada pela cinética e o escambau, recarregando na rede de Superchargers deles por 40 minutos, inclusive tive que pular uma grande parte do planejamento de viagem e seguir até o destino direto por causa baixa autonomia. Já fiz esse seu trajeto de POA a Gramado e é relativamente próximo pra um carro descarregar tanto assim, portanto a autonomia hoje é sim um grande problema, e vocês estão iludidos por causa do hype da tecnologia e estão esquecendo ou minimizando os problemas sociais diretos que um carro com baixa autonomia pode fazer na rede de transportes urbanos. Vocês ainda não tiveram que disputar um ponto de carregamento rápido disponível da rede com outros 50 proprietários em viagem, bem lidar com a alta demanda energética que uma frota eletrificada demanda. Esperem até isso acontecer. Também acho muito difícil resolverem este problema a curto ou médio prazo, porque é fisicamente impossível colocar ainda mais células de energia no mesmo espaço de forma que mantenha a relação peso/potência porque será ainda mais peso no conjunto que irá matar ainda mais autonomia final, e as obras de infraestrutura para ampliação da rede de carregamento são tão problematicas que a própria Tesla suspendeu o time que estava designado a resolvê-lo. Acredito que essa bolha de elétricos irá estourar porque a indústria está vendo uma queda gigantesca no interesse geral com as vendas caindo e os pátios lotados de carros elétricos abandonados. No final acredito que perceberão que a energia solar não irá conseguir salvar o mundo e os problemas de mobilidade então terão que ir para o lado de desenvolver os combustíveis sintéticos. Continuarei a usar combustão até o final.
@10blader entendo. De fato, o elétrico não serve para todos usos e pessoas, ainda. Mas discordo na parte que diz que a autonomia do Seal é baixa. Já fiz mais de 500km em viagens, com 4 pessoas e AC ligado. Acho muito suficiente. Tua experiência de aluguel não parece ter sido muito boa, mas tu não tinha o que mais facilita no carro eletrico: um carregador em casa. Essa é a principal diferença. Claro, pra viagens mais longas vai precisar de carregadores externos e são poucos ainda, mas tendo um portátil já ajuda bastante, principalmente se a viagem for dividida. Muitos rodam mais de 1000km diários. Na minha família andamos no máximo 500/600km diários e paramos, mesmo com carros à combustão. E nessa parada que vamos carregar, sobretudo no hotel. Mas, como disse, essas paradas estratégicas, planejamento, etc, não serve pra todos.
Acho que as pessoas tem que entender que o elétrico não tem que ser perfeito pra todo mundo. Pra quem vai fazer uso urbano já tá bom. Acho que dá pra conviver com os 2 por algumas décadas, até a tecnologia avançar. O problema é que as alemãs perderam o bonde dos elétricos, e a tecnologia hoje me parece inferior aos chineses, inclusive a desvalorização de elétricos alemães é maior que dos próprios chineses.
Não teria um carro chinês pela baixa confiança ou elétrico uma coisa e o carro novo outra e ele daqui a 10 anos. A versatilidade que o carro a combustão da muito mais que o elétrico vc abastece em 5 minutos e tchau. No final das contas o carro elétrico e descartável o que vc economiza com combustível e alguma manutenção. Na hora de trocar a bateria e mais cara que o carro principalmente pela desvalorização absurda dos elétricos e só olhar no usa. Um tesla de 5 anos.
Para manter os padrões ambientais exigidos pela legislação ambiental e suas vantagens tributárias, os motores à combustão têm ficados mais sensíveis. Não haverá como fugir à eletrificação.... Preços das baterias estão caindo bastante e em 2027 os carros híbridos e elétricos estarão bem mais em conta. No entanto, haverá espaço para todos
Essa política pró elétrico foi acordada com a indústria automotiva - tenho para mim que a maioria queria obrigar as demais a gastar R&D com isso para não correrem risco sozinhas - com essa vontade de ganhar na China. Quebraram a cara merecidamente e agora querem voltar atrás. Se essas grandes montadoras não estivessem arrependidas, tenho certeza que os burocratas não estariam revendo nada. Pelo menos uma delas deveria quebrar por querer usar o estado para suportar suas más decisões, voltadas a sustentar uma aventura de mercado no comunismo chinês.
Boa reflexão. Por motivos emocionais, tradicionais e também racionais, vou continuar tendo e querendo carros convencionais, com motores a combustão. Sobretudo os americanos, questão pessoal. Já os chineses, com todo o respeito a quem os possui, híbridos ou elétricos, principalmente por questões políticas e nenhum preconceito. Isso porque entendo exatamente o "conceito" deles, rs É muito simples, questões de confiança que no caso dos chineses, não existe nenhuma.
Obrigado pela análise! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como devo proceder para transferi-los para Binance?
@@luizferreira4543Imagino que o rapaz está falando sobre o prazer ao dirigir. Ter Potência e Tecnologia não significa que terá prazer ao dirigir. Já andei em alguns carros elétricos da empresa que trabalho e realmente achei sem graça.
Pode perceber que todo mundo que defende carro elétrico vem com textão pra tentar justificar a compra...Pra MIM, nao presta...PRINCIPALMENTE pela obsolescência acelerada que esses carros sofrerão e pela queda de retenção de carga das baterias ao longo dos anos, sem contar com a baixa autonomia para viagens... Sobre os carros, realmente nao teremos mais carros como Jetta Premium 211cv e Tiguan Rline ao nosso alcance (daquele homem medio brbrbr que ganha +-)
Só lembrando que a tríade alemã está tomando um banho em relação aos chineses por vários motivos além dos citados no vídeo. Elétricos são focado em tecnologia embarcada e inovação, os europeus estão correndo atrás, ao invés de liderar. Além de custarem mais.
Tomando banho? Nunca um chines vai se igualar a um carro alemao. Quem defende um chines, é pq nao tem grana pra comprar um alemao e vem com esses papinhos
@@leandro_agostinhoentra em um Seal, cara. Dirige, percebe a qualidade, sem enviesar sua opinião. Depois vai para uma 320 de entrada (que custa 80k a mais e anda metade)… inacreditavelmente o chinês demonstra ser melhor construído, queira ou não.
@@EngMecanica-wd9ed ja dirigi e achei bem inferior à um BMW 320i. Sem chance em acabamento e, princicpalmente, confiabilidade. Sem falar que o carro alemao enche o tanque em 5 min....
@@xxxxxxxxxxxxxx876 tô falando a nível mundial. Indústria de carros no Brasil é inviável com essa quantidade de impostos, por isso dão subsídios, que mesmo assim continua um dos mais altos do mundo.
Engraçado que BYD Seal não acha por 50% da FIPE como muitos dizem. Mas quem achar um bom exemplar por 150k, me avisa que compro e pago uma boa comissão.
Sim, o ADG vive de centenas de carro a combustão q da muita manutenção, já elétrico nuuuuuca entrou um na oficina dele, no máximo um Prius híbrido antigo 😅😅.. carro elétrico vai falir muita oficina
Não é isso, é o mercado europeu e anglo que não querem carros elétricos. No Brasil tá esse fervor por que é novidade, mas se for ver as vendas totais de elétricos é super baixa.
@@antihackerify A "caralhada" de estudos enviesados, você quer dizer. Lá em 1999 estava aquela baboseira do Al Gore falando que o urso polar não ia ter onde morar. A maior bobagem. CO2 é absorvido por plantas. Já ouviu falar de fotossíntese? Já viu que a concentração média de CO2 é 440 ppm? Sabe quanto é 440 ppm em porcentagem? Qual a porcentagem de H2O na atmosfera? Qual a influência do campo magnético da terra e do Sol no clima? A galera é burra e paga ao governo para ser sodomizado. Se não fosse pela falácia do CO2, esses tais "carros" nunca existiriam. Há ainda outros mitos, como a questão do petróleo finito. Mas é difícil para o pessoal da pátria educadora pensar.
Claro que existe uma questão estratégica da China escolher a eletrificação, mas questionar a combustão como um fator relevante no aquecimento global é negacionismo puro e simples.
Lembrando que no final das contas o Korn também é enviesado, por mais inteligente e estudado que seja. Recentemente li um paper do ipcc explicando em detalhes sobre a combustão e relação com aquecimento global.
Aquecimento global? Mudança climática? Já verificou sua testosterona? CO2 é comida de planta. Não existe mudança climáticas causada por 440 ppm de CO2. Incrível como tem gente que acredita nisso.
Bom, veja a questão da produção e descarte desss baterias no meio ambiente. Isso não foi considerado, além dos carros ficarem obsoletos, poluindo o meio ambiente em seu desacerte e gerando excesso de matéria prima na reposição. O korn não negou em momento algum o impacto ambiental, mas a maioria leiga prefere ignorar e lacrar.
@@lucasamorimporto3300 pqp cara a gente tá em 2025 já caralho A BATERIA NÃO É DESCARTADA EM UM TERRENO BALDIO PORRAAAAAA Quantas vezes eu vou ter que falar ?
Já dirigi carro elétrico e não gostei da experiência. Vou comprar um ? Não. Com 50 anos de idade posso facilmente manter meus carros a combustão até o final, e creio que muitos pensam igual. O problema é combinar a adoção da tecnologia elétrica com o consumidor. Não combinaram, forçaram a barra, e agora estão amargando decepções e tendo que dar marcha a ré nesse negócio. Até acho que existe um nicho para elétricos, para uso urbano e quem tem casa com painéis solares e wallbox, mas tende a ser um percentual pequeno que pode variar um pouco de país para país. No Brasil deve ser menor ainda dado a péssima infra-estrutura elétrica e rodoviária do país. Se dominarem mais de 10% do mercado vou ficar surpreso.
Eu pagaria caro pra assistir uma discussão em torno desse assunto com Paulo Korn e Cassio Cortes
Cassio cortes tenho a impressão que ele acha que todo mundo nasceu em berço de ouro e mora num Alphaville da vida. As vezes ele parece está meio fora da realidade do brasileiro.
@ ele é muito bom no que faz mas ele também sabe ser bem prepotente as vezes
Tenho um elétrico, BYD Seal, comprei devido ao ticket médio de um bom automóvel alemão ter ficado caro. Em termos de produto comparando com meu antigo BMW 320i eu sinto um projeto sólido, tenho sido feliz, porém, a questão do planejamento em viagens é o ponto que me faz repensar em voltar para um veículo a combustão. Estou arrependido em termos do que o veículo tem a oferecer de conforto, segurança, modernidade ? Não ! O ponto central é a limitação do carro elétrico sob a ótica da autonomia, já tive ocasiões de perder bons momentos da vida pelo fato de não ter carga, isso foi bastante desanimador e eu convido a todos a refletir sobre este ponto que limita a utilização do elétrico.
Dito tudo isso, ele fica abaixo de um bom automovel alemao. Tudo tem seu preço. Fazer economia acaba causando isso
Tenho um BYD Seal há 10 meses. Venho de um Jetta GLI 2021. Quando lançou, fiz um teste drive e não tive dúvidas que seria meu próximo carro. A 320/330i seminova que pretendia comprar não fez mais sentido. Apesar da desvalorização ser potencialmente mais acentuada, em contrapartida tenho isenção de IPVA (seria 10k por ano no RS), revisões grátis por 5 anos e tanque cheio sempre (tenho energia fotovoltaica excedente em casa). O carro é animal, acelera demais, tem muita tecnologia, excelente acabamento. Único ponto que acho que poderiam melhorsr é a suspensão, que é mais macia e voltada para o conforto. E o silêncio é um dos pontos que mais gosto. Sobre a autonomia, semana passada fui de Poa a Gramado, 4 pessoas e AC ligado, na velocidade da via. Rodei 280km, ida e volta, e gastei 55% da bateria. Ou seja, nesse ritmo, faria mais de 500km com uma bateria cheia. Mas, de fato, não é para todos ainda. Além de necessitar certo planejamento para longas viagens, precisa ter seu wallbox em casa e morar numa região que tenha um pouco de infra para quando precisar. Não pretendo voltar para carros à combustão.
Que dramático
Aluguei um elertico na europa pra fazer um trip de 3000KM e a infraestrutura ainda e falha por la imagino aqui, pra mim carro eletrico so vou continuar comprando de brinquedo mesmo
Petróleo é igual ao Nióbio de MG , tem por mais 300 anos de exploração e já dizem isso há 300 anos . Outra coisa o carro híbrido é o mais sensato para a estrutura do País e rotina , vamos ser sinceros mais um cabo para carregar bateria ninguém merece .
China carro elétrico, é uma questão econômica de sua independência do petróleo...se ela vai vender no mundo global sem prejuízo é outra coisa...
O uso de carros ligeiros é apenas uma pequena parte do consumo de petróleo. A questão é dominar uma indústria que os outros tinham uma clara vantagem industrial. Para isso devem agradecer aos burocratas europeus pela ajuda.
Excelente análise, Korn! 🎯 Concordo em módulo, direção e sentido!
Gosto demais das suas lúcidas análises e opiniões, Korn! Não somente sobre carros, mas tb de outros assuntos que vc aborda tb.
Os hibridos ainda são a melhor opção. Plugin ou não.
Tirando o polêmico fator “carros elétricos” e híbridos da história eu me identifico com a colocação do seguidor no vídeo.
Os carros novos , claramente limitados a pelas questões ambientais , cada vez mais precisam de mais tecnologias para poluir menos e se adequarem as (Euro specs) o que acaba elevando seu custo e ainda assim, muitas vezes, “perdendo potência”.
Fica aquela impressão que vc está tendo que pagar mais pra levar menos.
Isso se junta a já “tradicional” manobra de ir “capando” itens dos carros e mantendo ou até mesmo subindo seus preços, tornam a troca para os meros mortais cada vez mais intangível e desinteressante.
Um carro híbrido é a pedida mais razoável,vc economiza combustível na cidade e não perde aquela viagem de fim de semana devido a autonomia baixa de um elétrico puro.
Lúcido
Concordo muito, principalmente quando colocamos nosso ethanol na jogada. No Brasil não temos infraestrutura para colocar os carros do povo na tomada, vai arrebentar com a rede elétrica.
@@hugo_almeida até porque 100% da frota vai virar hibrida de um dia pro outro né jume ?
O governo vai ver o consumo de energia aumentando e vai falar "fodase" ?
Vocês parecem que ficam repetindo tanto um argumento e nem pensam no quão ridículo ele é
Carro híbrido é mais peso e 2 motores diferentes pra dar problema.
Infraestrutura vem depois da demanda, não existia infraestrutura antes do chuveiro elétrico, ela veio depois.
Embora o foco do Paulo Korn e a Korn Cars seja carros premium usados e eu seja apenas um relés mortal com capacidade de compra apenas de carros ate 100 mil, gosto de ouvir suas ponderações referentes ao mercado automotivo. E com relação aos carros eletricos, essa tecnologia ainda está verde, pois ainda precisam ser superados quatro problemas inerentes aos carros eletricos. Segurança contra incêndios, custo da bateria, tempo de recarga e autonomia. Eu acredito que ja em 2030 esses problemas nas baterias estarao sendo superados e aí será vantajoso o carro elétrico. Como diz um antigo ditado popular. "Devagar com o andar que o santo é de barro".
O problema é que muitos pensam que os carros elétricos vão continuar exatamente como são hoje. Obviamente a tecnologia muda diariamente, a tendencia é baratear a produção, aumentar a autonomia/km e facilitar o acesso a tecnologia a médio/longo prazo.
Saudades dos vídeos falando de escolhas de preço, de anuncios exorbitantes… alguns vídeo as vezes parecem vídeo aula.
Carro eletrico eh bom na cidade e se vc tiver um carregador em casa.
Para viajar, o carro eh a combustao ou hibrido.
Você tocou num ponto muito importante Korn a respeito dos carros chineses do subsídios que a Europa concedeu contra a sua própria indústria contra os seus próprios trabalhadores contra os seus próprios interesses contra o seu próprio timing de desenvolvimento da tecnologia a indústria chinesa foi patrocinada subsidiada subvencionada pelo bolso do Trabalhador europeu do Consumidor europeu contra os seus próprios interesses quem é que mandou isso? Quem é que deu Essa ordem para privilegiar os chineses no mundo em destruir e implodir a indústria europeia explodir a economia europeia e isso é que precisa ser analisado o que está acontecendo com esse mundo meu Deus. Isso é totalmente inconcebível é uma grande alucinação.
A indústria automobilística chinesa aprendeu muito em acabamento fazendo dos carros tradicionais, questão dos motores elétricos junto as baterias foi somemte a cereja do bolo que faltava pra elas 😅...no fim tudo é veículo 🚗 de deslocamento...vejo nossa frota tradicional envelhecer muito dentro de 5 7 anos, porque valor de carro novo 0km está nas alturas 😓...mas sempre vai existe um Fubá pra ser cuidado 😅...
To pra abraçar um Mini Countryman 1.5 hibrido mas não to exatamente totalmente seguro :D
Os cara só tão surfando a onda eles sabem mas precisam ter um produto elétrico
Não tem "surpresa", a nossa realidade é contigente. O futuro sempre foi insólito e não seria diferente com os automóveis. Tudo muda.
Não. As coisas costumam ser previsíveis, por isso a gente consegue prever quais são bons investimentos, ou não.
Um exemplo de previsibilidade é a indústria aeronáutica, e mesmo a naval, praticamente não se fala em veículos dessas áreas elétricas. A indústria automotiva tem sofrido grandes interferências estatais com vistas a proibição da locomoção das pessoas normais. Cada vez está mais proibitivo as pessoas possuírem veículos.
@ricardomaia195 Até a Administração tem a contingência como princípio. Em nenhum momento eu escrevi sobre previsão (estimativa ou probabilidade). Parece que houve uma aparente confusão entre contingência e previsão.
Esse foi o maior erro das montadoras, focou no dinheiro e nao no cliente!
Eu nunca vi ninguém comentar sobre eficiência dos motores.
Motor Combustão: +/- 30%
Motor elétrico. +/- 88%
( 88% = soma do conjunto bateria + controlador + motor) na pior das hipóteses. No motor a combustão 70% e calor jogado fora. ( 120 anos convivendo com um eficiência tão baixa? ) Vamos ajuda os cientistas a desenvolver uma bateria melhor e com isso participar do progresso do mundo.
Eletrico nao tem ronco amigo, nao tem cheiro de gasolina. Anda em opala 6cilindros e um BYD.
Para eu fãn de sensação mecanica o eletrico é a morte do carro. Mas eu sou minoria
@ também vou ficar com saudade. Nada mais belo aos meus ouvidos que a sinfonia de um V8 acelerando forte. ( possuí nos anos 70 1 Dart e 1 Charger R/T ) mas queira ou não nosso netos vão achar ridículo aquele barulho e aqueles gases de escape. Mas é a continuação da vida e da evolução. ( sim! Possui também um Diploma) esse já era nos anos 80. ). Motores elétricos rende próximo de 99%. O conjunto motor/ controlador/bateria rende melhor que 87.5 %. Motor a combustão não passa de 30%. 😁😁. Pega um elétrico e coloca um sintetizador imitando o ronco de um Porsche 911. Se enjoar muda pra o ronco de uma Ferrari. Eu mesmo adoro o ronco dessas máquinas. Mas,, fazer o que?
E a unica coisa que importa num motor é calor, oq isso tem a ver com eficiência?
@ isso é física De onde vem a temperatura do motor a combustão? Justamente da ineficiência. Nos motores ciclos otton ( esse de teu carro) 70% da energia armazenado no combustível e transformado em calor. Esse calor está jogado fora e não é aproveitado. 30% é aproveitado em energia mecânica. Esses 30 % é a energia que faz teu carro andar. O motor elétrico rende ( só o motor) 98% Depôs de rodar muito vc pega no motor e a sua mão suporta a temperatura do motor. Agora pega em um a combustão 😆😆. Da uma olhada em livros de física sobre “ eficiência de máquinas térmicas “. Agora no carro elétrico vc ainda tem a eficiência do controle de potência e a eficiência da bateria. No conjunto total qualquer um deles rende no mínimo 88% acima. Da uma olhada também em livros de física “ conversão eletro mecânica “ equivalência entre Watts e Calorias.
O dia que você rodar no carro elétrico de Salvador até São Paulo sem se preocupar com autonomia, aí o carro elétrico vai passar por cima mesmo. Carro a combustão você tem inúmeros postos, mas quantos carregadores tem nas BRs preparados para atender essa demanda? com 30% de eficiência não tem um lazarento com medo de ficar pela estrada com carro a combustão, já nos elétricos...
Korn boa reflexão porém o mercado é soberano e acaba se ajustando, exemplos não faltam aqui no Brasil como Carro 04 portas, câmbio automático, pick-up etc. Eram produtos sem aceitação no passado e hoje são produtos que tem grade aceitação. O Carro elétrico e Híbrido serão mais um caso para se desenvolver Vamos aguardar. Abraços
Não é o mercado soberano. Os elétricos estão sendo enfiados goela abaixo pelos governos
@@fabiomacedo1681 alguém já foi na sua casa recolher seu carro e te conduzir pra uma concessionária de carros elétricos?
Você tocou num ponto muito importante Korn a respeito dos carros chineses do subsídios que a Europa concedeu contra a sua própria indústria contra os seus próprios trabalhadores contra os seus próprios interesses contra o seu próprio timing de desenvolvimento da tecnologia a indústria chinesa foi patrocinada subsidiada subvencionada pelo bolso do Trabalhador europeu do Consumidor europeu contra os seus próprios interesses quem é que mandou isso? Quem é que deu Essa ordem para privilegiar os chineses no mundo em destruir e implodir a indústria europeia explodir a economia europeia e isso é que precisa ser analisado o que está acontecendo com esse mundo meu Deus. Isso é totalmente inconcebível é uma grande alucinação.
Olá meu querido! Vc bem poderia gravar um video comparando carros elétricos com a combustão,por exemplo um byd seal x um camaro,estou falando de autonomia.Seria muito legal pois vc terá uma gama muito alta de videos para gravar,pois autonomia em um camaro não é lá essas coisas.Está aí uma sugestão que seria bem legal.
Acho que a indústria irá pelo caminho da Toyota: híbrido leve; mas nos casos de carros premium, híbridos leves com maior entrega de potênciae torque.
eu teria eletrico sim, mas vejo carro eletrico igual smartphone, desde quando surgiu o primeiro iphone, a evolução foi enorme e muito rapida, agora cada lançamento tem menos novidades. ou seja... carro eletrico ainda vai evoluir muito e quem quem comprar agora vai estar com tecnologia ultrapassada em alguns anos. ou vcs vêem alguem querendo comprar um iphone 5 usado por ai?
Tenho um BYD Seal há 10 meses. Venho de um Jetta GLI 2021 e nunca me interessei por elétricos. Contudo, quando lançou, fiz um teste drive e não tive dúvidas que seria meu próximo carro. A 320/330i seminova que pretendia comprar não fez mais sentido. Apesar da desvalorização ser potencialmente mais acentuada, em contrapartida tenho isenção de IPVA (seria 10k por ano no RS), revisões grátis por 5 anos e tanque cheio sempre (tenho energia fotovoltaica excedente em casa). O carro é animal, acelera demais, tem muita tecnologia, excelente acabamento e visual que chama muita atenção. Único ponto que acho que poderiam melhorar é a suspensão, que é mais macia e voltada para o conforto, o que atende muito no dia-dia, mas cobra numa tocada mais forte. O silêncio, que é criticado nos elétricos, é um dos pontos que mais gosto. Silêncio absoluto traz muito conforto. "Ai, mas o ronco faz diferença". Faz sim, mas só se vc tiver um V8 pra cima. Não me venha com papo de ronco de motor 3/4 cilindros. Sobre a autonomia, semana passada fui de Poa a Gramado, 4 pessoas e AC ligado, com bagagem e na velocidade da via, andando "normal". Rodei 280km, ida e volta, e gastei 55% da bateria. Ou seja, nesse ritmo, faria mais de 500km com uma bateria cheia. Na descida regenerou cerca de 6%. Muuto satisfeito com o carro. Mas, de fato, não é para todos ainda. Além de necessitar certo planejamento para longas viagens, precisa ter seu wallbox em casa e morar numa região que tenha um pouco de infra para quando precisar. Não pretendo voltar para carros à combustão.
Pra você que gosta de ronco de motor, desejo muito motor V8 passando na sua rua aumentando giro pra você curtir mais. Toda hora do dia ou da noite, seria muito legal, amém.
Prefiro um fusca do que essa porcaria elétrica........Quem compra carro elétrico, nao gosta de carros...Nao me venha com papinho furado de elétrico....Isso é lixo, isso é pra turminha chorona da Greta
Seria meu sonho @@thiagobarbosa7905
Eu tive uma experiência com um Tesla durante uma longa viagem fora do país, e a pior coisa que tem é a falta de autonomia, é simplesmente terrível, acaba com a sua viagem, faz uma viagem de 6-7 horas virar uma viagem de 10-12 horas facilmente. Fiz uma viagem de Los Angeles até São Francisco, ida e volta, e parei para recarregar mais vezes que ônibus para nas viagens intermunicipais no Brasil, e isso com recarga ativada pela cinética e o escambau, recarregando na rede de Superchargers deles por 40 minutos, inclusive tive que pular uma grande parte do planejamento de viagem e seguir até o destino direto por causa baixa autonomia. Já fiz esse seu trajeto de POA a Gramado e é relativamente próximo pra um carro descarregar tanto assim, portanto a autonomia hoje é sim um grande problema, e vocês estão iludidos por causa do hype da tecnologia e estão esquecendo ou minimizando os problemas sociais diretos que um carro com baixa autonomia pode fazer na rede de transportes urbanos. Vocês ainda não tiveram que disputar um ponto de carregamento rápido disponível da rede com outros 50 proprietários em viagem, bem lidar com a alta demanda energética que uma frota eletrificada demanda. Esperem até isso acontecer. Também acho muito difícil resolverem este problema a curto ou médio prazo, porque é fisicamente impossível colocar ainda mais células de energia no mesmo espaço de forma que mantenha a relação peso/potência porque será ainda mais peso no conjunto que irá matar ainda mais autonomia final, e as obras de infraestrutura para ampliação da rede de carregamento são tão problematicas que a própria Tesla suspendeu o time que estava designado a resolvê-lo. Acredito que essa bolha de elétricos irá estourar porque a indústria está vendo uma queda gigantesca no interesse geral com as vendas caindo e os pátios lotados de carros elétricos abandonados. No final acredito que perceberão que a energia solar não irá conseguir salvar o mundo e os problemas de mobilidade então terão que ir para o lado de desenvolver os combustíveis sintéticos. Continuarei a usar combustão até o final.
@10blader entendo. De fato, o elétrico não serve para todos usos e pessoas, ainda. Mas discordo na parte que diz que a autonomia do Seal é baixa. Já fiz mais de 500km em viagens, com 4 pessoas e AC ligado. Acho muito suficiente. Tua experiência de aluguel não parece ter sido muito boa, mas tu não tinha o que mais facilita no carro eletrico: um carregador em casa. Essa é a principal diferença. Claro, pra viagens mais longas vai precisar de carregadores externos e são poucos ainda, mas tendo um portátil já ajuda bastante, principalmente se a viagem for dividida. Muitos rodam mais de 1000km diários. Na minha família andamos no máximo 500/600km diários e paramos, mesmo com carros à combustão. E nessa parada que vamos carregar, sobretudo no hotel. Mas, como disse, essas paradas estratégicas, planejamento, etc, não serve pra todos.
Acho que as pessoas tem que entender que o elétrico não tem que ser perfeito pra todo mundo. Pra quem vai fazer uso urbano já tá bom. Acho que dá pra conviver com os 2 por algumas décadas, até a tecnologia avançar. O problema é que as alemãs perderam o bonde dos elétricos, e a tecnologia hoje me parece inferior aos chineses, inclusive a desvalorização de elétricos alemães é maior que dos próprios chineses.
Carro elétrico não presta.
Carro elétrico é escolha política, assim como diesel foi escolha politica na segunda grande guerra. Nada é puramente técnico no capitalismo.
Não teria um carro chinês pela baixa confiança ou elétrico uma coisa e o carro novo outra e ele daqui a 10 anos. A versatilidade que o carro a combustão da muito mais que o elétrico vc abastece em 5 minutos e tchau. No final das contas o carro elétrico e descartável o que vc economiza com combustível e alguma manutenção. Na hora de trocar a bateria e mais cara que o carro principalmente pela desvalorização absurda dos elétricos e só olhar no usa. Um tesla de 5 anos.
Todo carro hoje é chinês, você que vive em 1970 e não percebeu ainda.
Para manter os padrões ambientais exigidos pela legislação ambiental e suas vantagens tributárias, os motores à combustão têm ficados mais sensíveis. Não haverá como fugir à eletrificação.... Preços das baterias estão caindo bastante e em 2027 os carros híbridos e elétricos estarão bem mais em conta. No entanto, haverá espaço para todos
Essa política pró elétrico foi acordada com a indústria automotiva - tenho para mim que a maioria queria obrigar as demais a gastar R&D com isso para não correrem risco sozinhas - com essa vontade de ganhar na China. Quebraram a cara merecidamente e agora querem voltar atrás. Se essas grandes montadoras não estivessem arrependidas, tenho certeza que os burocratas não estariam revendo nada. Pelo menos uma delas deveria quebrar por querer usar o estado para suportar suas más decisões, voltadas a sustentar uma aventura de mercado no comunismo chinês.
Boa reflexão.
Por motivos emocionais, tradicionais e também racionais, vou continuar tendo e querendo carros convencionais, com motores a combustão. Sobretudo os americanos, questão pessoal.
Já os chineses, com todo o respeito a quem os possui, híbridos ou elétricos, principalmente por questões políticas e nenhum preconceito. Isso porque entendo exatamente o "conceito" deles, rs
É muito simples, questões de confiança que no caso dos chineses, não existe nenhuma.
Obrigado pela análise! Você poderia me ajudar com algo não relacionado? Minha carteira OKX contém USDT e eu tenho a frase-semente. (alarm fetch churn bridge exercise tape speak race clerk couch crater letter). Como devo proceder para transferi-los para Binance?
Carro elétrico dispenso
Negócio sem graça
Opa! Que carro vc dirige?
@@lex6171 Ele não sabe o que esta falando amigo, ontem mesmo dirigi um BYD SEAL, e é surreal a potência e tecnologia que ele entrega pelo preço.
@@luizferreira4543é sem graça mesmo... eletrico é apenas modinha
@@lex6171um astra 2009. É sempre assim.
@@luizferreira4543Imagino que o rapaz está falando sobre o prazer ao dirigir. Ter Potência e Tecnologia não significa que terá prazer ao dirigir. Já andei em alguns carros elétricos da empresa que trabalho e realmente achei sem graça.
Metam os carros eléctricos num lugar que eu conheço 👍💩💩
No seu canto do cocô? Ihhhhh...
Pode perceber que todo mundo que defende carro elétrico vem com textão pra tentar justificar a compra...Pra MIM, nao presta...PRINCIPALMENTE pela obsolescência acelerada que esses carros sofrerão e pela queda de retenção de carga das baterias ao longo dos anos, sem contar com a baixa autonomia para viagens... Sobre os carros, realmente nao teremos mais carros como Jetta Premium 211cv e Tiguan Rline ao nosso alcance (daquele homem medio brbrbr que ganha +-)
Imagina a troca de bateria em carros elétricos em um país de baixa renda como o nosso.
Só lembrando que a tríade alemã está tomando um banho em relação aos chineses por vários motivos além dos citados no vídeo.
Elétricos são focado em tecnologia embarcada e inovação, os europeus estão correndo atrás, ao invés de liderar. Além de custarem mais.
MB E320 W124. O resto é balela.
Tomando banho? Nunca um chines vai se igualar a um carro alemao. Quem defende um chines, é pq nao tem grana pra comprar um alemao e vem com esses papinhos
@@leandro_agostinhoentra em um Seal, cara. Dirige, percebe a qualidade, sem enviesar sua opinião. Depois vai para uma 320 de entrada (que custa 80k a mais e anda metade)… inacreditavelmente o chinês demonstra ser melhor construído, queira ou não.
@@EngMecanica-wd9ed ja dirigi e achei bem inferior à um BMW 320i. Sem chance em acabamento e, princicpalmente, confiabilidade. Sem falar que o carro alemao enche o tanque em 5 min....
@@leandro_agostinhodesculpa aí, mas BMW e confiabilidade não andam de mãos dadas.
Korn já pensou q 90% das pessoas tão cagando p potência e se o carro passa de 100km/h ? A gente n eh normal….
Ainda mais no Brasil onde dificilmente é permitido andar mais de 120km/h
Não é só o carro elétrico que é subsidiado. Carro a combustão recebe inúmeros subsídios no mundo todo, principalmente nas matrizes.
O subsídio para elétrico é muito maior, não tem nem comparação.
@@cezao93filho, carro a combustão tá recebendo incentivo há 70 anos no Brasil, não é maior nunca.
@@xxxxxxxxxxxxxx876 tô falando a nível mundial. Indústria de carros no Brasil é inviável com essa quantidade de impostos, por isso dão subsídios, que mesmo assim continua um dos mais altos do mundo.
@@cezao93 você não faz a menor ideia do que tá falando.
@@xxxxxxxxxxxxxx876 me diz aonde?
Uma aula!
Tesla Model 3 sobre depreciação de quase 50% no primeiro ano de uso. Ninguém quer essa bagaça usada
Mostra um pra mim que eu te pago os 50% de comissão beleza ?
Todo mundo fala mas ninguém mostra
@ricardosilva5559 mercado americano, amiguinho. Vai no Car Gurus que tá cheio.
@ricardosilva5559 car gurus, autotrader, carfax, carmax etc....
Em que país isso? Qual o site que vc viu esses preços? Passa aí pra gente, pois senão parece que está inventando história da cabeça….
Engraçado que BYD Seal não acha por 50% da FIPE como muitos dizem. Mas quem achar um bom exemplar por 150k, me avisa que compro e pago uma boa comissão.
Kkk o cara acha que as montadoras vão deixar de buscar o mercado Chinês pra agradar ele o ADG
vc deve ser 13 so pode....
Falou 💩@@ThiagoCosr
Sim, o ADG vive de centenas de carro a combustão q da muita manutenção, já elétrico nuuuuuca entrou um na oficina dele, no máximo um Prius híbrido antigo 😅😅.. carro elétrico vai falir muita oficina
Não é isso, é o mercado europeu e anglo que não querem carros elétricos. No Brasil tá esse fervor por que é novidade, mas se for ver as vendas totais de elétricos é super baixa.
@@cezao93não querem, por isso USA taxou os elétricos em 100% e Europa em 40%. Porque ninguém queria. Realmente você é um gênio.
@korn, você entende que não há correlação entre emissão de gases dos veículos a combustão e alterações climáticas ?
Tem uma caralhada de estudos dizendo o contrário, acho melhor acreditar nos estudos doq num comentário do TH-cam
@@antihackerify A "caralhada" de estudos enviesados, você quer dizer. Lá em 1999 estava aquela baboseira do Al Gore falando que o urso polar não ia ter onde morar. A maior bobagem. CO2 é absorvido por plantas.
Já ouviu falar de fotossíntese? Já viu que a concentração média de CO2 é 440 ppm? Sabe quanto é 440 ppm em porcentagem? Qual a porcentagem de H2O na atmosfera? Qual a influência do campo magnético da terra e do Sol no clima?
A galera é burra e paga ao governo para ser sodomizado. Se não fosse pela falácia do CO2, esses tais "carros" nunca existiriam.
Há ainda outros mitos, como a questão do petróleo finito.
Mas é difícil para o pessoal da pátria educadora pensar.
"💩💩💩 eletrizantes" x combustão
Claro que existe uma questão estratégica da China escolher a eletrificação, mas questionar a combustão como um fator relevante no aquecimento global é negacionismo puro e simples.
Lembrando que no final das contas o Korn também é enviesado, por mais inteligente e estudado que seja.
Recentemente li um paper do ipcc explicando em detalhes sobre a combustão e relação com aquecimento global.
Aquecimento global? Mudança climática? Já verificou sua testosterona?
CO2 é comida de planta. Não existe mudança climáticas causada por 440 ppm de CO2.
Incrível como tem gente que acredita nisso.
Falou em "aquecimento global" ou "mudança climatica" já sei q queima valendo.
Bom, veja a questão da produção e descarte desss baterias no meio ambiente.
Isso não foi considerado, além dos carros ficarem obsoletos, poluindo o meio ambiente em seu desacerte e gerando excesso de matéria prima na reposição.
O korn não negou em momento algum o impacto ambiental, mas a maioria leiga prefere ignorar e lacrar.
@@lucasamorimporto3300 pqp cara a gente tá em 2025 já caralho
A BATERIA NÃO É DESCARTADA EM UM TERRENO BALDIO PORRAAAAAA
Quantas vezes eu vou ter que falar ?
Esse rapaz tem um problema de respiração?
Meu carro tem 600cv…. Minha mulher acha q eh uma coisa barulhenta sem suspensão …. Q n serve p nada…. E p mim eh uma Mercedes dos sonhos….
Qual é o seu carro ?
Sua mulher está certa, um sonho não serve pra absolutamente nada
@@ricardosilva5559 Você literalmente pensa como uma mulher.
Você está correto. É melhor ter um carro de sonho do que um carro sem personalidade. A vida é curta e deve ser aproveitada.
Engole seco e se atualiza amigo.
Um aleatório de Internet não vai mudar o rumo que a indústria JÁ TOMOU
E isso nao vale pra esse seu comentario?
@@LugerBrasilporque valeria ?
Os números de venda mostram o contrário. Mas a gente sabe que brasileiro sempre se seduz com o "espelinho" do momento. "Hihi, levei vantage"
Só yags nos comentarios...
Algum problema com isso ?
👊🏻🇧🇷
e a Jaguar agora com a linha Ui 😂😂😂😂😂
Carro elétrico é o futuro.
Se não tá funcionando nem nos Estados Unidos e na Europa mais quem dirá aqui único lugar que o carro elétrico virou futuro e realidade é a China
🏳️🌈
Já dirigi carro elétrico e não gostei da experiência. Vou comprar um ? Não. Com 50 anos de idade posso facilmente manter meus carros a combustão até o final, e creio que muitos pensam igual.
O problema é combinar a adoção da tecnologia elétrica com o consumidor. Não combinaram, forçaram a barra, e agora estão amargando decepções e tendo que dar marcha a ré nesse negócio.
Até acho que existe um nicho para elétricos, para uso urbano e quem tem casa com painéis solares e wallbox, mas tende a ser um percentual pequeno que pode variar um pouco de país para país.
No Brasil deve ser menor ainda dado a péssima infra-estrutura elétrica e rodoviária do país. Se dominarem mais de 10% do mercado vou ficar surpreso.
Só se for para menines.
Futuro da sua enganacao. Depreciacao muito maior que um carro a combustao. Só compra quem nao entende de carro