#162

แชร์
ฝัง
  • เผยแพร่เมื่อ 15 ต.ค. 2024
  • Em junho de 1988, o radialista José Antônio Daudt foi assassinado com tiros de espingarda na frente do prédio onde morava. A suspeita é que o crime tenha sido cometido por um amigo: o médico Antônio Dexheimer, que estaria enciumado pela relação de Daudt com sua esposa.
    Tanto José quanto Antônio eram deputados estaduais no Rio Grande do Sul. Não é por acaso que o crime se tornou um dos mais famosos de Porto Alegre. É dessa história real que Carol Bensimon parte para criar o seu novo romance.
    Com as liberdades propiciadas pela ficção, em “Diorama” (Companhia das Letras) acompanhamos uma história semelhante àquela dos anos 80 se mesclar com o país embrutecido dos últimos anos. No centro da trama, Cecília, taxidermista que vive nos Estados Unidos assombrada tanto pelo passado quanto pelo presente de sua família no Brasil.
    Esse é o quarto romance de Carol, que estreou no gênero com “Sinuca Embaixo D’Água”, publicado em 2009. Depois vieram “Todos Nós Adorávamos Caubóis” e “O Clube dos Jardineiros de Fumaça”, que lhe valeu um Jabuti em 2018. Também contista, há pouco o seu primeiro livro voltou às livrarias. Falo de “Pó de Parede” (Dublinense), do qual tratamos no papo que vocês ouvirão a seguir.
    Há quase cinco anos morando nos Estados Unidos, também falamos sobre como a experiência tem influenciado a sua literatura e passamos por nomes como Cormac McCarthy, que morreu nesta semana.
    Aproveito, então, para sugerir que ouçam o episódio 156 do podcast. Nele há um papo com Daniel Galera sobre a obra de McCarthy, autor, dentre outros, do “Meridiano de Sangue”: open.spotify.c...
    Aqui o caminho para a newsletter da Página Cinco: paginacinco.su...

ความคิดเห็น • 3

  • @cruz-maltinorj6593
    @cruz-maltinorj6593 ปีที่แล้ว +2

    R. Casarin sempre um bom papo .
    Valeu grande São Paulino! Eu queria o Dorival no Vasco, bela aquisição.
    Abç do Rio!
    Ame o Rio! ❤
    Cruz-maltino RJ.

  • @lenaannes2962
    @lenaannes2962 ปีที่แล้ว

    Beleza de entrevista. Gosto muito da Carol e já comprei Diorama.