Eu estou em recuperação a 4 meses, quebrei a Tibia a 20 km , por conta de outra moto na contramão, fiquei 1 semana internado , fiz uma cirurgia, é estou fazendo fisioterapia atualmente..
Estou habilitado a 3 meses. Comprei minha moto já tem uma semana, segui o conselho do tio 150. E como é importante essa dica, pois dominar a moto é um aprendizado diário; por mais atento que eu seja, todo cuidado é pouco. Um vacilo a moto pode sair de seu controle, e 50 o tempo de resposta sua tem que ser rápido, imagina uma de 650 cilindradas. Parabéns pelo trabalho tio chico.
NÃO precisa "Dominar" a Royal 650cc, pois essa moto nem tem muita força. Basta não correr muito com ela, e o principal é vc NUNCA confiar que o carro vai parar pra VC, nunca confiar que a preferencial é sua, sempre fique preparado para as coisas erradas que os carros fazem com VC, e passe devagar no corredor, nada de passar voado entre os carros. Tanto faz uma 125cc ou a tua 650cc o risco é o mesmo em transito urbano, já na estrada vc esta mais seguro na 650cc.
tio CHICO nao aliza ninguem direto e reto, faz um lindo trabalho para que os familiares dos jovens tenham sempre eles vivos por perto,OBRIGADO ,OBRIGADO DE UMA PAI !!!!!!!!
Pô, esse foi um dos melhores vídeos do canal. kkkkkkkkkkkk Muita informação importante de forma descontraída. Sou habilitado a 20 anos, tive uma XTZ a 15 anos atrás e estou voltando para o motociclismo agora pensando ainda se devo ou não ir de Triumph 400... levando em consideração muito dessas questões que o Tio Chico levanta. Como meu pai sempre falou "para-choque de moto é o próprio peito", tanto que ele teve Bandit 650, Bandit 1200, GSXR 1000 e eu conto no dedo as vezes que pilotei alguma dessas motos. Sempre saia nos domingos pela manhã aqui em Salvador, mas mesmo assim ficava bem receoso pois qualquer deslize o negócio é feio. Boa sorte ao camarada e muita cautela.
Esses dias vi um vídeo dessa série na qual o abençoado queria pegar uma versys 650 por ser mais "fraca" que a 1000 pois ele não tinha experiência nenhuma com motocicletas. A cara do tio após ler foi impagável kkkkkkk. Dou muita risada nesse tipo de vídeo, apesar de ser um assunto sério (envolve a vida)!
Não tenho uma GT, mas tenho uma Interceptor que é praticamente a mesma coisa. Moto muito forte, pesada e dificil de manobrar. Combinação muito perigosa pra um iniciante. Desejo boa sorte e MUITA prudência ao amigo.
Chico, quando jovem, andava de cgzinha, me aparece uma 400 four de um amigo para comprar, pequei pra dar uma volta, perimetral da cidade, enrolei o cabo, 140km/h sem capacete, chegava sair lagrimas dos olhos devido ao vento, retornei, entreguei a moto ao dono e disse que não iria comprar, ele perguntou se a moto não era boa, respondi que era boa, até demais, pra mim, eu não iria durar muito com ela !!! muita moto, pouca habilidade e menos ainda, juizo, passei mais de 20 anos sem moto, voltei a pilotar em 2019, uma crosser 150, um grande reaprendizado.
Chico super sincero! Absoluta verdade. Já que comprou, faça como eu fiz. Fiquei muitos e muitos anos sem pilotar. Aí parti para uma GS 650. Deixei cair na garagem na 1a manobra. Então contratei um instrutor de auto escola com 1 Titan 160, tomei várias aulas e depois encarei a 650. Mas foi para desenferrujar e deu certo. Mas pra iniciante, tome muiitass aulas antes.
Chico , a cada vídeo desse eu te agradeço, creio que vc salvou minha vida com a serie do caminha mais rápido par ao inferno. sem isso eu teria pegando algo realmente que não iria conseguir dominar com minha experiência. Creio que meu pai que ja se foi deve ta te agradecendo agora. Serio pessoal, vão devagar.
Andei de brosta até os 22, e na primeira vez que quis acelerar um pouco na br, passei direito em uma curva, porque eu não sabia fazer, não sabia que a dinâmica era totalmente diferente de uma curva em baixa velocidade, por sorte a pista estava vazia e não sofri acidente, se fosse uma 250 eu tinha me esbagaçado. Meu pai trocou minha brosta em um carro e eu senti muita falta, juntei um dinheirinho e comprei uma Tornado 2008, primeira moto que comprei sozinho, outro mundo.. Esse ano, já com 25, realizei um sonho e peguei uma Tracer 900. Depois de pensar muito e infelizmente o preço da cb 500x chegar tão perto da Tracer... não resisti a pegar "o caminho mais rápido para o inferno" A moto tá com 3mil km e até agora sem sustos, respeito muito a moto, no dia que tirei da loja eu arrancava só controlando a embreagem, sem acelerar, até ir me acostumando com acelerador, freios e peso da moto.
Eu levei um queda de bicicleta, o detalhe é que não tava rápido, tava devagar, quase parando já, isso aqui em frente o portão de casa, bati no meio fio da calçada, caí, quase me lasco, na queda foi o peso do corpo todo na minha mão direita, o guidão da bike até entortou, minha mão ficou inchada igual um cururu kkkk sorte que não quebrou nada, mas a dor foi monstra, foi uma luxação severa, agora imagine numa moto de alta cilindrada, e ainda mais com um cara sendo inexperiente.
Eu tenho uma Interceptor, é pesada para manobrar dando ré com as pernas e na parada no sinal. Eu não tenho muita dificuldade, porque eu já tenho um pouco de experiência, é perigoso, comecem por uma 250 cc, depois de uns 3 anos, acho que dá para ir para uma 650 cc. Usem luvas e jaquetas com proteção.
Discordo em começar com 250 cc pois comecei assim com uma(cb twister2009) e tenho consequências na coluna diárias mesmo 15 anos depois. Se você tem menos de 60kg comece com 110cc ou abaixo, 80kg comece com 125 e caso esteja mais próximo dos 90kg ou acima, 150cc sobra, não aconselho motor de plástico 160cc ou acima nos 4 primeiros anos a vida é sua, mas gostaria que alguém tivesse me dado esses conselhos anos atrás.
Eu, que fui forçado a aprender a andar de moto por causa do trabalho há uns 3 meses (o caminho é todo estrada de chão, trajeto de 75 km), tomei muitas quedas em baixa velocidade e é horrível. Na última, caí a 20 km/h em uma Titan 150 e bati minhas costelas, estava passando em uma área muito acidentada. Não fraturei, mas ainda sinto um desconforto quando espirro. Não me machuquei muito mais porque uso proteções. Não consigo conceber a ideia de um iniciante pilotar uma moto de muita cilindrada e pesada.
So tenho uma dica, nunca, jamais perca o medo de andar de moto, o medo vai te salvar. A partir do momento que você perder o medo voce vai cometer erros
A decisão mais acertada que eu fiz foi ouvir o tio Chico e pegar uma moto pequena pra começar, não fosse a moto ser leve e pequena eu teria caído umas 4 ou 5 vezes nesses 2 anos. Agora que estou pensando em trocar pra uma maior, mas vai ser de 150 pra 300~400, 650 só depois.
Experiência se faz com horas de vôo. Piloto moto a 8 anos (inclui depois de uma década de carro). Tive uma Horizon 150 (rodei 36000km nela) e troquei pela meteor 350 quando fiz 41000 na meteor peguei a SM e achei um puta salto. O cara quer começar com esse motor. Espero que ele não mate os outros.
Mais um bom vídeo. Eu tirei a minha CNH B com 22 anos e a CNH A com 30 . Realmente , qd somos jovens fazemos besteiras e somos inexperientes ! Hj tou na casa dos 40 e constantemente aprendendo na pilotagem , seja na cidade ou na rodovia ! O conselho que o tio Chico deu é o ideal: comece com baixa cilindrada. Em tempo: o Brasil é o 3° país com mais mortes no trânsito, perde para a Índia e a China .
Eu tirei carteira a 2 anos e meio. Comecei com a fz15 e em agosto agora resolvi trocar de moto. Estava com desejo da interceptor 650, fui até a loja e montei nela. Simplesmente percebi que o peso dela não me agradou nesse momento e acabei sendo bundao ahha e fiquei na hunter 350. E deixei pra um terceiro momento essa subida pra 650! E digo que se eu tivesse tirado carteira antes dos 40 eu teria me matado ou estaria muito machucado. Mesma situação do amigo 8:33 nesse áudio, o que eu fiz de carro tivesse feito de moto.....rapaz..... As vezes penso, tirei tarde carteira de moto, mas qdo vejo uns caras jovens andando por ai, eu agradeço por ter moto somente agora, com consciência!
Minha primeira moto foi interceptor 650. Comecei dirigindo na garagem e aumentando o perimetro. No inicio confesso, tive dificuldades. Agora estou adaptado e nao peguei rodovia. Em um ano fazer teste com protecao completa. A direcao defensiva e importante assisti videos no youtube inclusive do tio chico. E a velocidade para min como iniciante e maximo 60 km/h
Eu nunca tinha andado numa moto com embreagem. Minha primeira foi uma Biz 125 e a segunda foi uma Adv 150. Atualmente estou com a R15 da Yamaha e foi nela que aprendi a trocar de marcha. Ela é 155cc, mas é bem arisca e rápida, tem q ter cautela e saber o q ta fazendo, pois o tipo de pilotagem, o giro alto do motor e por ser uma carenada te instiga a acelerar.
O "DanDanTheFireman" faz lives toda semana mostrando a galera se ferrando em acidente de moto e ensinando como poderia ser evitado. Eu gabaritei os vídeos do Chico e do Dandan enquanto estava fazendo autoescola e Curso de Formação de Condutores. É o máximo de dica que tenho pro amiguinho, pois sou iniciante também. Tenho uma 150cc.
Comprei uma 500x como primeira moto... Já dirigia carro há 10 anos, tinha certa noção do que podia fazer. Tive a moto por um ano, sem nenhum acidente, mas subindo uma serra quase me perdi numa curva e em uma semana me desfiz da bichinha.
Moto é Barril! não pensem porque agente anda de moto a anos estamos isentos de acidentes. é triste mas é verdade até hoje tenho medo de certas situações. ainda mais as que me lembram do meu acidente tem vezes que passo por cada livramento que só agradeço a deus por chegar em casa.
Tio Chico, eu diria que o furo é mais embaixo...novatos e motos precisam buscar uma outra forma de prática...seja cursos, locais menos movimentados, horários mais tranquilos. Enfim, ontem presenciei um novato (mais com uns 30 anos) colidir com a traseira de um furgão, no trânsito pesado, simplesmente nas freadas de trânsito ele se atrapalhou e até parece ter liberado a embreagem na freada. Enfim, era uma Royal 350, não se machucou tanto, mas é evidente que não tinha condições alguma de trafegar em locais de alto fluxo.
Caramba, o garoto é corajoso. Eu só fui fazer carteira para moto com 25 anos, era casado e compramos uma Biz 125. Com 28 trocamos pela pcx. Com 32 separei e fiquei com o carro que a gente tinha e troquei por uma Ninja 250. Hoje com 37 anos pretendo guardar um dinheiro e trocar minha Ninja 250 de 160 kg pela F850 GS ADV de 250 kg daqui 2 anos. Depois desse tempo rodando por SC e RS mais de 40mil km na Ninja e mais algumas dezenas até trocar quero subir de patamar e vai ser perto dos quarentão também.
@@renep.santos8425nada haver, biz é top viajo com a minha, ando todo dia sou motoboy kkk Ando 200 km todo dia Pego Br 277 rodovia de 80km Br 116 rodovia de 110 kkk
@@lobomalvado25 Necessidade, levar nossa filha com o carro era mais gasto. Se não fosse a necessidade talvez nunca teria comprado até hoje. Eu nem gostava de moto e fui gostando com o tempo. Enquanto todos os meus amigos não viam a hora de chegar aos 18 pra tirar a carteira eu só fui fizer a carteira quando eu tivesse condição de comprar um carro, e foi aos 21 anos.
Mds... eu comecei com uma cbx twister 250, me lasquei... me lasquei muito, eu fiquei com uma deficiência no braço, e lesionei meu joelho... hj tenho artrose devido a lesão no menisco decorrente do impacto contra o asfalto. Fiquei quase 7 anos sem subir numa moto. Voltei a andar de moto tem uns 4 anos... já com 30 pra 31 anos, só voltei pq não aguentava mais andar de carro e ficar preso no trânsito. Quando voltei andar de moto peguei uma gsx 150i, fiquei um bom tempo com ela... aí passei a pegar avenida brasil pq mudei de emprego. Aí peguei uma cb 300 pra ter como fazer uma ultrapassagem segura... hj estou com uma scram 411 e em 2026 pretendo enfim pegar a Bear 650. Voltei andar de moto, comprei jaqueta da x11, luvas da texx de couro,joelheira, bota de couro reforçado, um bom capacete... tudo que não fiz no passado! E mesmo assim não é garantia de sair ileso. Se eu pudesse voltar no passado não me deixaria ter moto, e tão pouco uma 250 cc. Meu pai era taxista e foi contra eu comprar... mas infelizmente não ouvi. 😔
Por experiencia propria, se tivesse feito test-ride e visto o teto preto que dá pra quem é inexperiente, não teria feito zerda e apavorado com o brinqueod já que comprou e agora vai ter que usar, sucesso meu camaradinha pq jaja faço o mesmo (mas com uma hunter
Andei de 250 cc uns 8 anos, comprei uma cb500x ha 4 anos e uma coisa que faço é andar como se fosse uma 250 cc. Corredor de trânsito buzinar sempre, nada de pressa.
sábias palavras!!! e se n ouvir o tio chico é melhor pelo menos ja fazer o seguro de vida com a BNP kkkkkk!! abração tio, sempre acompanhando aqui de porto alegre!
Boa tarde, Chicão, aprendi a andar de moto numa 125 factor da yamaha, foi minha primeira moto, na verdade era a moto do meu pai, lembro-me de mesmo habilitado tomei diversos sustos, e quando eu me assustava eu acelerava a moto, era algo automático, levei uns dois tombos ainda, caso fosse uma moto de mais cavalos como certeza eu tava todo remendado isso se o pior não tivesse acontecido.
Salve tio Chico nois por cá, sem rasgar seda, compartilho também desse ponto de vista. Nas antigas 20 décadas atrás muito la atrás mesmo. Minha experiência própria não tínhamos quase experiência alguma de moto, eu comprei um RD 350, 1 role resumindo não teve o 2 role, VENDI o susto me vez repensar kkkk, hoje estamos por cá ja vacinado vivinho, Mudança de CC sempre digo aos poucos, degrau por degrau. Abraço tio Chico
Já que ele não vai voltar atrás, uma dica é ande no seu ritmo não se empolgue querendo acompanhar outros em curvas por exemplo e cuidado pq essa moto tem tendência a shimar . De resto é veja vídeos de como se posicionar e onde olhar no trânsito e em curvas também. Abraço e sucesso
Eu comecei com uma CB 400 no ano de 1984. No ano de 1985 viajei com uma CB 450 para o Chile. Dica: ter cuidado, sem exageros, direção defensiva. Respeite às leis de trânsito, pilote para você e os demais. Eu cheguei ao seu contrário, acabei de vender uma BMW F800 e viajo com uma Fan 160, justamente porque cheguei aos 70 anos e ela ficou pesada para mim. No contexto, compreendi meu limite.
Isso precisa de regulação a nível legislativo. Níveis diferentes de carteira a escalar por potência e em função do tempo de carteira. Se deixar ao bom senso do povo, não dá certo. Sou italiano e saquei minha primeira carteira com 16 anos mas era limitada a moto até 125 de cilindrada. O que fez o mercado? Criou motos 125cc dois tempos com alta cavalaria. Resultado....mortos. A lei mudou para limitar o acesso a motos em função da potência. Hoje em dia temos três níveis de carteira de moto. A1, A2, A. Nos primeiros 2 anos de carteira tem acesso a pilotar moto até um determinado X de Hp permitido.
Em minha primeira viagem passei em cima de uma poça de óleo, fui para o chão na hora nem deu tempo de pensar em fazer nada, minha sorte que minha moto é uma twister 250 então ela é leve e também porque eu e minha esposa estávamos com roupa própria para viagem se não tivéssemos estávamos lascados.
Eu tenho 26 anos, Comprei Minha primeira Moto Ah 2 Semanas, estou fazendo auto escola. Comprei uma 160 Como primeira moto, Eu ia comprar de uma cilidrada bem maior, porém percebi e tive o senso critico. E muito melhor com decorrer dos anos ir subindo a cilindrada.
Tio Chico vai fazer 1 ano q um sobrinho de um colega meu morreu em uma MT 03 passou 6 meses com uma 150 cc e migrou pra MT ! Bateu em 1 poste quebrou o pescoço na hora !
O problema que vejo além do peso e da inexperiência da pessoa que comprou a moto é neste modelo de motocicleta não ter módulos de pilotagem, pois se tivesse o modo rain (chuva) e a moto tivesse controle de tração e estabilidade daria para ir andando nesse modo e ir pegando mais confiança com a moto, no caso agora é comprar o melhor de equipamentos para proteger o corpo no caso de quedas e é claro já deixar o funeral pago para não dar incômodo para a família.
Concordo com o posicionamento do tio Chico sobre a relacão experiência/potência, mas... terror psicológico pra quem já derramou o leite, só serviu para acrescentar um perigoso fator de risco além do que se pode controlar. Medo é uma desgraça quando elevado a esse nível para quem não pode recuar. Se puder, faça isso meu amigo. Motociclismo é evolução individual. Mas se vai encarar, assuma os riscos sem medo, porque não há técnica ou habilidade ou potência que te salve do terror. Como dito, faça aulas "práticas", e pratique em lugares seguros, muito e de novo. E considere tudo que foi dito - muito mais para o público - para avaliar uma decisão que você tomou e só você pode resolver.
Dirijo motos desde meus 16 anos, hj com 34 comprei minha primeira ROYAL METEOR 350, sempre fui de cb300, cbx250 e minha última era uma fan 125 só pra ir trabalhar msm, enfim, eu notei uma diferença MTO grande em relação a todas as motos q eu tive, até subi em uma continental GT e olha o kra tem q ter um costume gigante com essa moto, q peso de moto rapazzzzz.
Nesse caso que ele já comprou a moto , será possível ele aprender e ficar bom de pilotagem direto em uma moto dessa ? Se ele seguir o passo a passo do tio Chico, começar andando nos bairros , depois na cidade aos poucos e por último andar na pista , Daria certo ? Ou a probabilidade dele se ferrar com essa moto é muito maior ?
Seria interessante ele procurar se adaptar ao peso da moto, treinar algumas manobras. Ex: desvios, freio em emergência,curvas fechadas e estacionar a moto. Porque correr a moto não vai!
@@Felipe-pc2ur Tanto faz a moto cara, não existe essa de começar em moto pequena, isso é doidera de gente medrosa. O cara que comprou uma moto grande, tem que ter o bom senso de não andar a 200 km/h, só isso. E o principal que vale pra qualquer tamanho de moto é (Nunca confie na preferencial sua) uma hora alguém vai te cortar.
Comecei com uma 150cc fiquei muito tempo com ela, quando lançou a cb 300 comprei ela e já dá uma mega diferença em tork, peso....Cai com ela e quebrei a clavícula 😂😂😂 Se fosse o menino aí comprava uma motinha veia e dava uma treinada
graças a Deus até hj não caí a ponto de quebrar algum osso, já avisei meu irmão q é mais novo para andar devagar, mas ele com menos experiência que eu e com uma moto pior, quer andar mais rapido, medo de acontecer algo ruim com ele
Tio Chico, aproveitando o assunto: Eu tbm queria muito uma GT, mas acompanhando seus videos e ciente da minha limitação peguei uma Classic. Eu já sou tiozao, 40 anos e a minha tocada é condizente com a idade. Depois de 6 meses tenho sentido a Classic bem na mão. Em quanto tempo vc sugere q seja prudente eu passar pra GT?
o max , q conseguires mas eu te aconselho 1,6 meses a 2 ano ,.. com essa classic ,..e rodar em varios locais ,.. em varios ambientes ,.. com transito e sem ,..eetç ,. e claro ,.. ir com calma com a 650 ,..mao é q essa moto seja muito veloz ,. na verdade uma mt 07 é muito mas muito mais empolgante e com melhores prestaçoes de performance ,. ou seja ,.. anda muito ,..mas tbm tem a vantagem de ser uma moto bem docil bem leve e agil e boa pra se domar ,.. coisas q na continentar deve ser bem diferente derivado ao peso ,.. bem pesada ,.. esse é o ponto critico ,..pois a ciclistica tbm influencia e bastantee ,..na forma como dominamo a moto em açao ,..contudo, em andamento nao se sente tanto esse peso, mas ele esta lá ,..portanto vai ,.. curtindo um pouco mais a classic e ai ,.. passa pra outra ,.. e nao tem de ser a continental,..podes ate ver outras ,.,., mas a moto é bonita ,.. isso é ,..
@@chicosepulveda valeu Tio Chico. Vou fazer dessa forma, e aguardar mais um pouco. Mas meu plano é manter as duas pra continuar disfrutando da classic, q de fato é uma moto fácil de se apegar. Muito obrigado pela ajuda, e lhe desejo sucesso sempre
Antes de chegar numa rodovia certamente ele irá 🤘na cidade mesmo com mais de 200 kg no trânsito brasileiro, feito male male para carros, ao lado de um ônibus ou daqueles parachoques suspensos de caminhão enferrujado. Já paguei vários após o 🤘
eu queria começar com uma r3 quando fui comprar a minha , tinha acabado de pegar a carta provisória , graças a Deus o bolso doeu e comecei de fz15 kkkk se n provavelmente estária morto pela batida que dei num cruzamento , se fosse uma moto com alta potencia daquelas que chegam a 100 rápido eu tinha me lascado legal
Guarda a moto na garagem, compra uma cg 150 (usada, mas em condições de rodar) e fica um ano ou mais só andando com a cg. Depois vai sofrer menos pra fazer o upgrade de cilindradas.
A vida toda dirigindo carro responsavelmente. Com alguma experiência nas duas rodas 160cc, estou fazendo planos para comprar minha primeira moto e não é de alta cilindrada, 250 ou 300cc no máximo. Mas estou começando a ficar com medo. Vou desistir desse negocio😂😂😂😂
comecei com a hunter 350, não recomendo kkkkk muito pesada pra gente baixa hoje vejo que daria pra começar fácil com 650, fds, o problema é manobrar em baixa velocidade
moto tem que ser igual escada , um degrau de cada vez ate mesmo carros potentes se a pessoa nao tiver experiencia ela faz merda tem 12 anos que ando de motos , sempre tive motos de 150 cilidradas , hgoje tenho uma 300 e vejo muita diferença imagina uma com muita potencia e pesada pra primeira moto .
Eu tirei carteira de moto com 18 anos. Porém fui adquirir minha própria moto com 36 anos kkkkk (uma 150cc) A minha pessoa não teria maturidade para ter uma moto aos 18 anos.
Vai muito de como a pessoa pensa... na Europa, a Trident 660 é considerada moto para iniciante... primeira moto. Tem vários vídeos no TH-cam onde falar isso... e são 81 cv. Maturidade é o que conta... e claro, pericia. 2:00
@chicosepulveda Minha primeira moto em 2003 foi uma Bros 150, depois Tornado 250... so fui tem uma CB500X em 2018. Minha esposa teve a primeira moto uma pcx por 2 anos em Brasilia (tranquilo) ao vir para Recife nao quis trocar pq queria se acostumar xom o trânsito intenso com a pcx q ela ja dominava.. so depois de 10 meses em Recife ela pegou uma cb300f e ficou 1 anos... so agora que ela vai subir cilindrada. É importante bater as fases
Cai em um golpe de venda de moto, perdi 10 mil, demorei quase 2 anos pra juntar esse dinheiro, trabalhando de baixo do sol de segunda a sábado, pra ganhar 80 reais, cara desanimei todo de compra moto dps dessa to em uma angústia, triste demais isso
Tio Chico RE está fazendo desconto das Twim 650 Compensa ? Idade 41 Porém meu peso leve 3• moto Nossa Tio Chico que acidente de moto contigo. Beijos Tio Chico 😘🏍🏍
Eu estou em recuperação a 4 meses, quebrei a Tibia a 20 km , por conta de outra moto na contramão, fiquei 1 semana internado , fiz uma cirurgia, é estou fazendo fisioterapia atualmente..
Desejo uma boa recuperação
Força guerreiro!
Estou habilitado a 3 meses. Comprei minha moto já tem uma semana, segui o conselho do tio 150. E como é importante essa dica, pois dominar a moto é um aprendizado diário; por mais atento que eu seja, todo cuidado é pouco. Um vacilo a moto pode sair de seu controle, e 50 o tempo de resposta sua tem que ser rápido, imagina uma de 650 cilindradas. Parabéns pelo trabalho tio chico.
Muito obrigado
Todo vídeo seu tem sempre 2 momentos muito legais, o primeiro é o das suas reflexões, o segundo é o das músicas no final do vídeo. Parabéns!
Muito obrigado!
Mais uma participação no melhor canal de moto do TH-cam. Muito feliz em contribuir. Ainda mais um assunto de suma importância.
Muito obrigado!
NÃO precisa "Dominar" a Royal 650cc, pois essa moto nem tem muita força.
Basta não correr muito com ela, e o principal é vc NUNCA confiar que o carro vai parar pra VC, nunca confiar que a preferencial é sua, sempre fique preparado para as coisas erradas que os carros fazem com VC, e passe devagar no corredor, nada de passar voado entre os carros.
Tanto faz uma 125cc ou a tua 650cc o risco é o mesmo em transito urbano, já na estrada vc esta mais seguro na 650cc.
tio CHICO nao aliza ninguem direto e reto, faz um lindo trabalho para que os familiares dos jovens tenham sempre eles vivos por perto,OBRIGADO ,OBRIGADO DE UMA PAI !!!!!!!!
❤️
Pô, esse foi um dos melhores vídeos do canal. kkkkkkkkkkkk
Muita informação importante de forma descontraída. Sou habilitado a 20 anos, tive uma XTZ a 15 anos atrás e estou voltando para o motociclismo agora pensando ainda se devo ou não ir de Triumph 400... levando em consideração muito dessas questões que o Tio Chico levanta. Como meu pai sempre falou "para-choque de moto é o próprio peito", tanto que ele teve Bandit 650, Bandit 1200, GSXR 1000 e eu conto no dedo as vezes que pilotei alguma dessas motos. Sempre saia nos domingos pela manhã aqui em Salvador, mas mesmo assim ficava bem receoso pois qualquer deslize o negócio é feio.
Boa sorte ao camarada e muita cautela.
Muito obrigado, Belletti!
Esses dias vi um vídeo dessa série na qual o abençoado queria pegar uma versys 650 por ser mais "fraca" que a 1000 pois ele não tinha experiência nenhuma com motocicletas. A cara do tio após ler foi impagável kkkkkkk. Dou muita risada nesse tipo de vídeo, apesar de ser um assunto sério (envolve a vida)!
Não tenho uma GT, mas tenho uma Interceptor que é praticamente a mesma coisa. Moto muito forte, pesada e dificil de manobrar. Combinação muito perigosa pra um iniciante. Desejo boa sorte e MUITA prudência ao amigo.
Chico, quando jovem, andava de cgzinha, me aparece uma 400 four de um amigo para comprar, pequei pra dar uma volta, perimetral da cidade, enrolei o cabo, 140km/h sem capacete, chegava sair lagrimas dos olhos devido ao vento, retornei, entreguei a moto ao dono e disse que não iria comprar, ele perguntou se a moto não era boa, respondi que era boa, até demais, pra mim, eu não iria durar muito com ela !!! muita moto, pouca habilidade e menos ainda, juizo, passei mais de 20 anos sem moto, voltei a pilotar em 2019, uma crosser 150, um grande reaprendizado.
Chico super sincero! Absoluta verdade. Já que comprou, faça como eu fiz. Fiquei muitos e muitos anos sem pilotar. Aí parti para uma GS 650. Deixei cair na garagem na 1a manobra. Então contratei um instrutor de auto escola com 1 Titan 160, tomei várias aulas e depois encarei a 650. Mas foi para desenferrujar e deu certo. Mas pra iniciante, tome muiitass aulas antes.
Muito obrigado pelo relato!
Chico , a cada vídeo desse eu te agradeço, creio que vc salvou minha vida com a serie do caminha mais rápido par ao inferno. sem isso eu teria pegando algo realmente que não iria conseguir dominar com minha experiência. Creio que meu pai que ja se foi deve ta te agradecendo agora. Serio pessoal, vão devagar.
Muito obrigado ❤️❤️
Andei de brosta até os 22, e na primeira vez que quis acelerar um pouco na br, passei direito em uma curva, porque eu não sabia fazer, não sabia que a dinâmica era totalmente diferente de uma curva em baixa velocidade, por sorte a pista estava vazia e não sofri acidente, se fosse uma 250 eu tinha me esbagaçado.
Meu pai trocou minha brosta em um carro e eu senti muita falta, juntei um dinheirinho e comprei uma Tornado 2008, primeira moto que comprei sozinho, outro mundo..
Esse ano, já com 25, realizei um sonho e peguei uma Tracer 900. Depois de pensar muito e infelizmente o preço da cb 500x chegar tão perto da Tracer... não resisti a pegar "o caminho mais rápido para o inferno"
A moto tá com 3mil km e até agora sem sustos, respeito muito a moto, no dia que tirei da loja eu arrancava só controlando a embreagem, sem acelerar, até ir me acostumando com acelerador, freios e peso da moto.
Eu levei um queda de bicicleta, o detalhe é que não tava rápido, tava devagar, quase parando já, isso aqui em frente o portão de casa, bati no meio fio da calçada, caí, quase me lasco, na queda foi o peso do corpo todo na minha mão direita, o guidão da bike até entortou, minha mão ficou inchada igual um cururu kkkk sorte que não quebrou nada, mas a dor foi monstra, foi uma luxação severa, agora imagine numa moto de alta cilindrada, e ainda mais com um cara sendo inexperiente.
Use luvas para bike, é importante. Se você estivesse usando luva, nada aconteceria
@@felipepontes598 o cara CAIU por cima da mão, não ia acontecer NADA por usar luva?
Eu tenho uma Interceptor, é pesada para manobrar dando ré com as pernas e na parada no sinal. Eu não tenho muita dificuldade, porque eu já tenho um pouco de experiência, é perigoso, comecem por uma 250 cc, depois de uns 3 anos, acho que dá para ir para uma 650 cc. Usem luvas e jaquetas com proteção.
Discordo em começar com 250 cc pois comecei assim com uma(cb twister2009) e tenho consequências na coluna diárias mesmo 15 anos depois.
Se você tem menos de 60kg comece com 110cc ou abaixo, 80kg comece com 125 e caso esteja mais próximo dos 90kg ou acima, 150cc sobra, não aconselho motor de plástico 160cc ou acima nos 4 primeiros anos a vida é sua, mas gostaria que alguém tivesse me dado esses conselhos anos atrás.
Eu, que fui forçado a aprender a andar de moto por causa do trabalho há uns 3 meses (o caminho é todo estrada de chão, trajeto de 75 km), tomei muitas quedas em baixa velocidade e é horrível. Na última, caí a 20 km/h em uma Titan 150 e bati minhas costelas, estava passando em uma área muito acidentada. Não fraturei, mas ainda sinto um desconforto quando espirro. Não me machuquei muito mais porque uso proteções. Não consigo conceber a ideia de um iniciante pilotar uma moto de muita cilindrada e pesada.
So tenho uma dica, nunca, jamais perca o medo de andar de moto, o medo vai te salvar. A partir do momento que você perder o medo voce vai cometer erros
Isso vale para outras coisas perigosas também, como armas de fogo e mulheres bonitas.
A decisão mais acertada que eu fiz foi ouvir o tio Chico e pegar uma moto pequena pra começar, não fosse a moto ser leve e pequena eu teria caído umas 4 ou 5 vezes nesses 2 anos. Agora que estou pensando em trocar pra uma maior, mas vai ser de 150 pra 300~400, 650 só depois.
Muito obrigado pelo relato!
Experiência se faz com horas de vôo. Piloto moto a 8 anos (inclui depois de uma década de carro). Tive uma Horizon 150 (rodei 36000km nela) e troquei pela meteor 350 quando fiz 41000 na meteor peguei a SM e achei um puta salto. O cara quer começar com esse motor. Espero que ele não mate os outros.
Mais um bom vídeo. Eu tirei a minha CNH B com 22 anos e a CNH A com 30 . Realmente , qd somos jovens fazemos besteiras e somos inexperientes ! Hj tou na casa dos 40 e constantemente aprendendo na pilotagem , seja na cidade ou na rodovia ! O conselho que o tio Chico deu é o ideal: comece com baixa cilindrada.
Em tempo: o Brasil é o 3° país com mais mortes no trânsito, perde para a Índia e a China .
Muito obrigado pelo comentário
Eu tirei carteira a 2 anos e meio. Comecei com a fz15 e em agosto agora resolvi trocar de moto. Estava com desejo da interceptor 650, fui até a loja e montei nela. Simplesmente percebi que o peso dela não me agradou nesse momento e acabei sendo bundao ahha e fiquei na hunter 350. E deixei pra um terceiro momento essa subida pra 650!
E digo que se eu tivesse tirado carteira antes dos 40 eu teria me matado ou estaria muito machucado. Mesma situação do amigo 8:33 nesse áudio, o que eu fiz de carro tivesse feito de moto.....rapaz.....
As vezes penso, tirei tarde carteira de moto, mas qdo vejo uns caras jovens andando por ai, eu agradeço por ter moto somente agora, com consciência!
Muito obrigado pelo relato!
O engraçado de conhecer o canal do tio Chico ha tanto tempo, é ja dar risada antes mesmo quando você sabe que ele vai esculachar alguem kkkk
🤭🤭
Excelentes dicas chico,e muito importante ter direção defensiva,comecar numa moto tão pesada e forte é quase loucura
Eu mesmo tenho uma vontade ENORME de comprar a GT,porém vou começar uma D250 Pelo fato de ser iniciante e reconhecer que uma 650 é demais pra mim.
Minha primeira moto foi interceptor 650. Comecei dirigindo na garagem e aumentando o perimetro. No inicio confesso, tive dificuldades. Agora estou adaptado e nao peguei rodovia. Em um ano fazer teste com protecao completa. A direcao defensiva e importante assisti videos no youtube inclusive do tio chico. E a velocidade para min como iniciante e maximo 60 km/h
Continue assim Tio Chico sempre falando a verdade doa a quem doer isso é pro nosso bem .
Eu nunca tinha andado numa moto com embreagem. Minha primeira foi uma Biz 125 e a segunda foi uma Adv 150. Atualmente estou com a R15 da Yamaha e foi nela que aprendi a trocar de marcha.
Ela é 155cc, mas é bem arisca e rápida, tem q ter cautela e saber o q ta fazendo, pois o tipo de pilotagem, o giro alto do motor e por ser uma carenada te instiga a acelerar.
O "DanDanTheFireman" faz lives toda semana mostrando a galera se ferrando em acidente de moto e ensinando como poderia ser evitado. Eu gabaritei os vídeos do Chico e do Dandan enquanto estava fazendo autoescola e Curso de Formação de Condutores. É o máximo de dica que tenho pro amiguinho, pois sou iniciante também. Tenho uma 150cc.
Valeu, Guilherme!
Comprei uma 500x como primeira moto... Já dirigia carro há 10 anos, tinha certa noção do que podia fazer. Tive a moto por um ano, sem nenhum acidente, mas subindo uma serra quase me perdi numa curva e em uma semana me desfiz da bichinha.
Moto é Barril! não pensem porque agente anda de moto a anos estamos isentos de acidentes. é triste mas é verdade até hoje tenho medo de certas situações. ainda mais as que me lembram do meu acidente tem vezes que passo por cada livramento que só agradeço a deus por chegar em casa.
Tio Chico, você é um paizão.
❤️❤️
KKKKKKKKKKKKKK o reggae num aguentei
Tio Chico, eu diria que o furo é mais embaixo...novatos e motos precisam buscar uma outra forma de prática...seja cursos, locais menos movimentados, horários mais tranquilos. Enfim, ontem presenciei um novato (mais com uns 30 anos) colidir com a traseira de um furgão, no trânsito pesado, simplesmente nas freadas de trânsito ele se atrapalhou e até parece ter liberado a embreagem na freada. Enfim, era uma Royal 350, não se machucou tanto, mas é evidente que não tinha condições alguma de trafegar em locais de alto fluxo.
Caramba, o garoto é corajoso.
Eu só fui fazer carteira para moto com 25 anos, era casado e compramos uma Biz 125.
Com 28 trocamos pela pcx.
Com 32 separei e fiquei com o carro que a gente tinha e troquei por uma Ninja 250.
Hoje com 37 anos pretendo guardar um dinheiro e trocar minha Ninja 250 de 160 kg pela F850 GS ADV de 250 kg daqui 2 anos.
Depois desse tempo rodando por SC e RS mais de 40mil km na Ninja e mais algumas dezenas até trocar quero subir de patamar e vai ser perto dos quarentão também.
VC confundiu falta de dinheiro com tamanho de moto KKK, se vc tivesse dinheiro não tinha comprado uma Bizz nunca na vida.
...mas a Biz, com aquele pneuzinho e canelinha, é mais perigosa q qualquer moto....
@@renep.santos8425nada haver, biz é top viajo com a minha, ando todo dia sou motoboy kkk
Ando 200 km todo dia
Pego Br 277 rodovia de 80km
Br 116 rodovia de 110 kkk
@@lobomalvado25 Necessidade, levar nossa filha com o carro era mais gasto. Se não fosse a necessidade talvez nunca teria comprado até hoje. Eu nem gostava de moto e fui gostando com o tempo.
Enquanto todos os meus amigos não viam a hora de chegar aos 18 pra tirar a carteira eu só fui fizer a carteira quando eu tivesse condição de comprar um carro, e foi aos 21 anos.
Curupira de Salvador Eu já fiz quase um movimento de joelho de garça, não quebrou, mas a sequela ficou...
Mds... eu comecei com uma cbx twister 250, me lasquei... me lasquei muito, eu fiquei com uma deficiência no braço, e lesionei meu joelho... hj tenho artrose devido a lesão no menisco decorrente do impacto contra o asfalto. Fiquei quase 7 anos sem subir numa moto. Voltei a andar de moto tem uns 4 anos... já com 30 pra 31 anos, só voltei pq não aguentava mais andar de carro e ficar preso no trânsito. Quando voltei andar de moto peguei uma gsx 150i, fiquei um bom tempo com ela... aí passei a pegar avenida brasil pq mudei de emprego. Aí peguei uma cb 300 pra ter como fazer uma ultrapassagem segura... hj estou com uma scram 411 e em 2026 pretendo enfim pegar a Bear 650. Voltei andar de moto, comprei jaqueta da x11, luvas da texx de couro,joelheira, bota de couro reforçado, um bom capacete... tudo que não fiz no passado! E mesmo assim não é garantia de sair ileso. Se eu pudesse voltar no passado não me deixaria ter moto, e tão pouco uma 250 cc. Meu pai era taxista e foi contra eu comprar... mas infelizmente não ouvi. 😔
Já tive queda com moto parada, acidente grave nunca. Muitos anos de pilotagem com responsabilidade, mesmo quando tive a Versys 1000 😅
"Busque conhecimento" Tio Chico resgatou o ET Bilu.
Por experiencia propria, se tivesse feito test-ride e visto o teto preto que dá pra quem é inexperiente, não teria feito zerda e apavorado com o brinqueod
já que comprou e agora vai ter que usar, sucesso meu camaradinha pq jaja faço o mesmo (mas com uma hunter
Andei de 250 cc uns 8 anos, comprei uma cb500x ha 4 anos e uma coisa que faço é andar como se fosse uma 250 cc.
Corredor de trânsito buzinar sempre, nada de pressa.
sábias palavras!!! e se n ouvir o tio chico é melhor pelo menos ja fazer o seguro de vida com a BNP kkkkkk!! abração tio, sempre acompanhando aqui de porto alegre!
Boa tarde, Chicão, aprendi a andar de moto numa 125 factor da yamaha, foi minha primeira moto, na verdade era a moto do meu pai, lembro-me de mesmo habilitado tomei diversos sustos, e quando eu me assustava eu acelerava a moto, era algo automático, levei uns dois tombos ainda, caso fosse uma moto de mais cavalos como certeza eu tava todo remendado isso se o pior não tivesse acontecido.
Salve tio Chico nois por cá, sem rasgar seda, compartilho também desse ponto de vista. Nas antigas 20 décadas atrás muito la atrás mesmo. Minha experiência própria não tínhamos quase experiência alguma de moto, eu comprei um RD 350, 1 role resumindo não teve o 2 role, VENDI o susto me vez repensar kkkk, hoje estamos por cá ja vacinado vivinho, Mudança de CC sempre digo aos poucos, degrau por degrau. Abraço tio Chico
Valeu!!
Já que ele não vai voltar atrás, uma dica é ande no seu ritmo não se empolgue querendo acompanhar outros em curvas por exemplo e cuidado pq essa moto tem tendência a shimar .
De resto é veja vídeos de como se posicionar e onde olhar no trânsito e em curvas também. Abraço e sucesso
boa sorte, tomara que continue vivo hauhuahuahuahua ba nao era pra rir mas foi engraçado.
Eu comecei com uma CB 400 no ano de 1984. No ano de 1985 viajei com uma CB 450 para o Chile. Dica: ter cuidado, sem exageros, direção defensiva. Respeite às leis de trânsito, pilote para você e os demais. Eu cheguei ao seu contrário, acabei de vender uma BMW F800 e viajo com uma Fan 160, justamente porque cheguei aos 70 anos e ela ficou pesada para mim. No contexto, compreendi meu limite.
Isso precisa de regulação a nível legislativo. Níveis diferentes de carteira a escalar por potência e em função do tempo de carteira. Se deixar ao bom senso do povo, não dá certo. Sou italiano e saquei minha primeira carteira com 16 anos mas era limitada a moto até 125 de cilindrada. O que fez o mercado? Criou motos 125cc dois tempos com alta cavalaria. Resultado....mortos. A lei mudou para limitar o acesso a motos em função da potência. Hoje em dia temos três níveis de carteira de moto. A1, A2, A. Nos primeiros 2 anos de carteira tem acesso a pilotar moto até um determinado X de Hp permitido.
Muito obrigado pelo comentário, Fausto.
Tio, faz um video só com as recomendações de motos para iniciantes! Ajudaria muito.
Em minha primeira viagem passei em cima de uma poça de óleo, fui para o chão na hora nem deu tempo de pensar em fazer nada, minha sorte que minha moto é uma twister 250 então ela é leve e também porque eu e minha esposa estávamos com roupa própria para viagem se não tivéssemos estávamos lascados.
Depois da compra da Moto de 650cc, esse iniciante tem que fazer um plano funerário.
Eu tenho 26 anos, Comprei Minha primeira Moto Ah 2 Semanas, estou fazendo auto escola.
Comprei uma 160 Como primeira moto, Eu ia comprar de uma cilidrada bem maior, porém percebi e tive o senso critico.
E muito melhor com decorrer dos anos ir subindo a cilindrada.
Tio Chico vai fazer 1 ano q um sobrinho de um colega meu morreu em uma MT 03 passou 6 meses com uma 150 cc e migrou pra MT ! Bateu em 1 poste quebrou o pescoço na hora !
200kilos encima de uma patinha dessa kkkkkkkk rachei kkk
O ideal é esse cara vender a moto de 600cc e comprar uma de menor cilindrada pra ir praticando... futuramente ele realiza o sonho dele.
O problema que vejo além do peso e da inexperiência da pessoa que comprou a moto é neste modelo de motocicleta não ter módulos de pilotagem, pois se tivesse o modo rain (chuva) e a moto tivesse controle de tração e estabilidade daria para ir andando nesse modo e ir pegando mais confiança com a moto, no caso agora é comprar o melhor de equipamentos para proteger o corpo no caso de quedas e é claro já deixar o funeral pago para não dar incômodo para a família.
Tio Chico é o melhor do YT.
❤️
CUIDADO NAS ROTATORIAS, TREVOS, são locais complicados
VERDADE ALI QUE MORA O PERIGO!!!!!
Na minha cidade (Palmas-TO) tem mais de 150 rotatórias 😂
Concordo com o posicionamento do tio Chico sobre a relacão experiência/potência, mas... terror psicológico pra quem já derramou o leite, só serviu para acrescentar um perigoso fator de risco além do que se pode controlar. Medo é uma desgraça quando elevado a esse nível para quem não pode recuar. Se puder, faça isso meu amigo. Motociclismo é evolução individual. Mas se vai encarar, assuma os riscos sem medo, porque não há técnica ou habilidade ou potência que te salve do terror. Como dito, faça aulas "práticas", e pratique em lugares seguros, muito e de novo. E considere tudo que foi dito - muito mais para o público - para avaliar uma decisão que você tomou e só você pode resolver.
É realmente você tem razão!
Vídeo maravilhoso, conteúdo de excelência.
Muito obrigado!
Dirijo motos desde meus 16 anos, hj com 34 comprei minha primeira ROYAL METEOR 350, sempre fui de cb300, cbx250 e minha última era uma fan 125 só pra ir trabalhar msm, enfim, eu notei uma diferença MTO grande em relação a todas as motos q eu tive, até subi em uma continental GT e olha o kra tem q ter um costume gigante com essa moto, q peso de moto rapazzzzz.
Quem tem moto de média cilindrada pra cima no Brasil é muito explorado
Desde mecânicos, peças, impostos, seguro....tudo de mais
Se levar pro coração vá pro inferno 😂
Tio Chico botou quente 🔥 😂
Na primeira moto não aconselho nem uma 250c
Já fiquei 10 anos em cada categoria e quando peguei uma NC 750 . Tomei vários sustos.
Maior perigo das motos da Royal não é a potência do motor e sim o peso pra manobrar e guiar no trânsito.
Nesse caso que ele já comprou a moto , será possível ele aprender e ficar bom de pilotagem direto em uma moto dessa ?
Se ele seguir o passo a passo do tio Chico, começar andando nos bairros , depois na cidade aos poucos e por último andar na pista , Daria certo ? Ou a probabilidade dele se ferrar com essa moto é muito maior ?
Ou você acharia melhor ele vender essa moto , e comprar outra ? Ou da para aprender na 650 cc sem pressa ?
Seria interessante ele procurar se adaptar ao peso da moto, treinar algumas manobras. Ex: desvios, freio em emergência,curvas fechadas e estacionar a moto. Porque correr a moto não vai!
@@Felipe-pc2ur Tanto faz a moto cara, não existe essa de começar em moto pequena, isso é doidera de gente medrosa.
O cara que comprou uma moto grande, tem que ter o bom senso de não andar a 200 km/h, só isso.
E o principal que vale pra qualquer tamanho de moto é (Nunca confie na preferencial sua) uma hora alguém vai te cortar.
@@lobomalvado25tbm penso assim.
Comecei com uma 150cc fiquei muito tempo com ela, quando lançou a cb 300 comprei ela e já dá uma mega diferença em tork, peso....Cai com ela e quebrei a clavícula 😂😂😂 Se fosse o menino aí comprava uma motinha veia e dava uma treinada
graças a Deus até hj não caí a ponto de quebrar algum osso, já avisei meu irmão q é mais novo para andar devagar, mas ele com menos experiência que eu e com uma moto pior, quer andar mais rapido, medo de acontecer algo ruim com ele
Tio Chico, aproveitando o assunto: Eu tbm queria muito uma GT, mas acompanhando seus videos e ciente da minha limitação peguei uma Classic.
Eu já sou tiozao, 40 anos e a minha tocada é condizente com a idade.
Depois de 6 meses tenho sentido a Classic bem na mão. Em quanto tempo vc sugere q seja prudente eu passar pra GT?
o max , q conseguires mas eu te aconselho 1,6 meses a 2 ano ,.. com essa classic ,..e rodar em varios locais ,.. em varios ambientes ,.. com transito e sem ,..eetç ,. e claro ,.. ir com calma com a 650 ,..mao é q essa moto seja muito veloz ,. na verdade uma mt 07 é muito mas muito mais empolgante e com melhores prestaçoes de performance ,. ou seja ,.. anda muito ,..mas tbm tem a vantagem de ser uma moto bem docil bem leve e agil e boa pra se domar ,.. coisas q na continentar deve ser bem diferente derivado ao peso ,.. bem pesada ,.. esse é o ponto critico ,..pois a ciclistica tbm influencia e bastantee ,..na forma como dominamo a moto em açao ,..contudo, em andamento nao se sente tanto esse peso, mas ele esta lá ,..portanto vai ,.. curtindo um pouco mais a classic e ai ,.. passa pra outra ,.. e nao tem de ser a continental,..podes ate ver outras ,.,., mas a moto é bonita ,.. isso é ,..
1 ano após rodar bastante na cidade, mas sugiro aproveitar mais tempo com sua excelente Classic.
Eu acho que uns 3 anos para adquirir experiência
@@chicosepulveda valeu Tio Chico. Vou fazer dessa forma, e aguardar mais um pouco. Mas meu plano é manter as duas pra continuar disfrutando da classic, q de fato é uma moto fácil de se apegar.
Muito obrigado pela ajuda, e lhe desejo sucesso sempre
Antes de chegar numa rodovia certamente ele irá 🤘na cidade mesmo com mais de 200 kg no trânsito brasileiro, feito male male para carros, ao lado de um ônibus ou daqueles parachoques suspensos de caminhão enferrujado. Já paguei vários após o 🤘
eu queria começar com uma r3 quando fui comprar a minha , tinha acabado de pegar a carta provisória , graças a Deus o bolso doeu e comecei de fz15 kkkk se n provavelmente estária morto pela batida que dei num cruzamento , se fosse uma moto com alta potencia daquelas que chegam a 100 rápido eu tinha me lascado legal
Se o ABS falhar. ⚰️
Guarda a moto na garagem, compra uma cg 150 (usada, mas em condições de rodar) e fica um ano ou mais só andando com a cg. Depois vai sofrer menos pra fazer o upgrade de cilindradas.
A vida toda dirigindo carro responsavelmente. Com alguma experiência nas duas rodas 160cc, estou fazendo planos para comprar minha primeira moto e não é de alta cilindrada, 250 ou 300cc no máximo. Mas estou começando a ficar com medo. Vou desistir desse negocio😂😂😂😂
comecei com a hunter 350, não recomendo kkkkk muito pesada pra gente baixa
hoje vejo que daria pra começar fácil com 650, fds, o problema é manobrar em baixa velocidade
Tio Chico da uma bronca de pai, se você for um "bom filho", vai ouvir!
❤️❤️
A parte do tramal foi foda kkkkkkk😅
moto tem que ser igual escada , um degrau de cada vez
ate mesmo carros potentes se a pessoa nao tiver experiencia ela faz merda
tem 12 anos que ando de motos , sempre tive motos de 150 cilidradas , hgoje tenho uma 300 e vejo muita diferença
imagina uma com muita potencia e pesada pra primeira moto .
Eu tirei carteira de moto com 18 anos.
Porém fui adquirir minha própria moto com 36 anos kkkkk (uma 150cc)
A minha pessoa não teria maturidade para ter uma moto aos 18 anos.
Tio Chico te amo cara kkkjkk
❤️❤️❤️
A dor de cabeça é maior que 7 palmos?
Qual o máximo e cilindradas para iniciantes?
Tá correto meu tempo tive e vi pessoas morrer ,,RD350 nada fácil pilota sem experiência fim certo.vc tá correto tudo experiência leva tempo.
Tbm tenho parafuso no tornozelo kkkkkkkkk
Vai muito de como a pessoa pensa... na Europa, a Trident 660 é considerada moto para iniciante... primeira moto.
Tem vários vídeos no TH-cam onde falar isso... e são 81 cv.
Maturidade é o que conta... e claro, pericia. 2:00
Não estamos na Europa, aqui é o Brasil, Zé. Acorde.
@chicosepulveda Sim. Realidades totalmente diferente.
Concordo com vc, Zé kkkk
@chicosepulveda Minha primeira moto em 2003 foi uma Bros 150, depois Tornado 250... so fui tem uma CB500X em 2018.
Minha esposa teve a primeira moto uma pcx por 2 anos em Brasilia (tranquilo) ao vir para Recife nao quis trocar pq queria se acostumar xom o trânsito intenso com a pcx q ela ja dominava.. so depois de 10 meses em Recife ela pegou uma cb300f e ficou 1 anos... so agora que ela vai subir cilindrada.
É importante bater as fases
tio chico eu estou querendo trocar minha bros 2018 por uma himalaya 411 2024, o que o senhor acha ? a durabilidade e melhor ?
Isso é gosta de moto visão não só dá máquina mais pra onde a máquina vai t levar!! 😂
Cai em um golpe de venda de moto, perdi 10 mil, demorei quase 2 anos pra juntar esse dinheiro, trabalhando de baixo do sol de segunda a sábado, pra ganhar 80 reais, cara desanimei todo de compra moto dps dessa to em uma angústia, triste demais isso
Isso é triste,as pense que você tem tempo ainda pra poder recuperar esse prejuízo. O tempo ajuda a gente a refletir e acalma essa angústia.
@cassio221 ainda pra min a fixa não caiu, mas vou dar a volta por cima e conseguir compra minha moto ainda porém agr vou na loja mesmo,
Eu que tô pegando uma streetfighter v4s como primeira moto. 😅
1º - Deixa a moto parada.
2º - Compra uma jet50s e roda bastante pra todo canto.
Tio Chico
RE está fazendo desconto das Twim 650
Compensa ?
Idade 41
Porém meu peso leve
3• moto
Nossa Tio Chico que acidente de moto contigo.
Beijos Tio Chico 😘🏍🏍
Compensa! Bjão!
E os mané que fazem grau nas motos
E se esborracham no chão... slc
Tio Chico, qual moto eu pego como primeira Moto. Vó usa pra ir trabalhar e fazer um extra dps...?
Vó ter uma carta de crédito de 25k
Esse vídeo já foi postado !!!
Esse adora conhece o lapetão firme👹😂
Moto fraca dessas e o cara com medo de ser a primeira moto
👍👍
Moto torcuda ainda por cima... receita para novato se estabacar já na saída...
Quantos kg de torque tem essa moto que ele comprou? É muito torque ?
@@Felipe-pc2ur deve andar pelos 50 Nm de torque - uns 5 kgf...
já dá para patinar na saída e sem muito esforço...
@@polaco650cc3 obrigado
@@polaco650cc3 kkkk sem duvidas ja saiu de lado comigo, saindo de uma rotatória, dps disso andei mais de boa
Caminho perigoso esse...
Eu Ando De Moto É Já Cai Dói Muito