Mó da hora alguém trazer esse conteúdo do David Graeber pro português. Acho que o trabalho dele sobre dívida e crédito é enorme e dá conteúdo infinito pra ficar fazendo e é muito mind-blowing em vários sentidos. Fica aí a dica!
Amei! Concordo que autoconhecimento salva. Autorresponsabilidade também. E questionar o modelo e tentar achar alternativas viáveis são essenciais pra sair dessa cilada! 🧡✨
Com todo respeito, que soluçaõzinha mais merda (por fv, n leva a mal o linguajar). Se existe trabalho merda é porque o sistema em que vivemos produz merda em forma de trabalho e transforma as pessoas em merda nesse processo de merdificação do trabalho, do homem, da existencia. Perguntar porque eu sou um merda é perguntar porque o sistema, a sociedade, o trabalho, a educaçao, a minha familia e eu mesmo me fez um merda. A solução portanto n passa pela mera tomada de consciencia da situaçao, pq no nivel individual n temos poder alguma para escapar dos shit jobs e bulshit jobs, eles se impoem a nos. O sistema é assim e temos que entrar na maquina pra sobreviver. Ninguem escolhe trabalhar em um emprego merda, mas é levado por questao vital a entrar no sistema de merdificaçao da vida humana. Agora, pedir que as empressas q sao as maiores responsaveis pela merdificaçao do mundo, q nem vc disse, botarem a mao na consciencia e assumirem a responsabilidade para desmerdificar a vida, a natureza, o trabalho e o universo é apelar pra moralidade apenas, e todo mundo sabe que mudanças serias no sistema de reproduçao da existencia humana n vêm atraves de apelo à moralidade. isso é utopismo. O q precisamos mesmo é de uma massa de trabalhadores, em primeiro lugar de barriga cheia e uma casa pra morar, em segundo, a politizasao das mentes e coraçoes dessa massa, de modo que eles tenham um alta compreensao sobre o funcionamento do sistema de merdificaçao humana que é o ssitema capitalista de produçao. Em terceiro organizar, unir essa massa de trabalhadores, assalariados, microenpresarios, empregadas, associados, serventes, escravos, funcionairos publicos de todos setores, todos pra lutar ferozmente no ambito politico, no ambito social, espiritual, religioso, epistemologico, educacional, enfim, em todos os ambitos travar balhalha organizaadamente em todos os ambitos da vida humana contra a merdificaçao da vida, do trabalho, da espiritualidade, da atividade recreativa etc.
Uma das areas mais bullshit numa empresa é a tal de "Controles Internos" kkkk
Mó da hora alguém trazer esse conteúdo do David Graeber pro português. Acho que o trabalho dele sobre dívida e crédito é enorme e dá conteúdo infinito pra ficar fazendo e é muito mind-blowing em vários sentidos. Fica aí a dica!
Amei! Concordo que autoconhecimento salva. Autorresponsabilidade também. E questionar o modelo e tentar achar alternativas viáveis são essenciais pra sair dessa cilada! 🧡✨
Siiim!!! Amei seu comentário ❤
Poh, pensando fazer meu TCC desse tema 👌
Excelente🌻
Obrigada!!
Com todo respeito, que soluçaõzinha mais merda (por fv, n leva a mal o linguajar). Se existe trabalho merda é porque o sistema em que vivemos produz merda em forma de trabalho e transforma as pessoas em merda nesse processo de merdificação do trabalho, do homem, da existencia. Perguntar porque eu sou um merda é perguntar porque o sistema, a sociedade, o trabalho, a educaçao, a minha familia e eu mesmo me fez um merda. A solução portanto n passa pela mera tomada de consciencia da situaçao, pq no nivel individual n temos poder alguma para escapar dos shit jobs e bulshit jobs, eles se impoem a nos. O sistema é assim e temos que entrar na maquina pra sobreviver. Ninguem escolhe trabalhar em um emprego merda, mas é levado por questao vital a entrar no sistema de merdificaçao da vida humana.
Agora, pedir que as empressas q sao as maiores responsaveis pela merdificaçao do mundo, q nem vc disse, botarem a mao na consciencia e assumirem a responsabilidade para desmerdificar a vida, a natureza, o trabalho e o universo é apelar pra moralidade apenas, e todo mundo sabe que mudanças serias no sistema de reproduçao da existencia humana n vêm atraves de apelo à moralidade. isso é utopismo. O q precisamos mesmo é de uma massa de trabalhadores, em primeiro lugar de barriga cheia e uma casa pra morar, em segundo, a politizasao das mentes e coraçoes dessa massa, de modo que eles tenham um alta compreensao sobre o funcionamento do sistema de merdificaçao humana que é o ssitema capitalista de produçao. Em terceiro organizar, unir essa massa de trabalhadores, assalariados, microenpresarios, empregadas, associados, serventes, escravos, funcionairos publicos de todos setores, todos pra lutar ferozmente no ambito politico, no ambito social, espiritual, religioso, epistemologico, educacional, enfim, em todos os ambitos travar balhalha organizaadamente em todos os ambitos da vida humana contra a merdificaçao da vida, do trabalho, da espiritualidade, da atividade recreativa etc.
oq mais tinha na URSS era trabalho inútil, n vem achar q comunismo é solução pra tudo n