Cara, é impressionante como eu NUNCA tive experiência em mundo corporativo mas desde criança isso me repele!! Nunca quis trabalhar em "multinacional", nem em empresa grande, nem nada do tipo. Nunca tive o sonho de trabalhar em empresas aleatórias, fazendo todo um teatro de "amamos o que fazemos e vestimos a camisa da empresa", sendo que todo mundo ta ali só pelo salário mesmo, mas ninguém tem coragem de admitir! Fiz uma entrevista em uma grande empresa e ouvindo eles falarem das "mesas de jogos, salas de cochilo e da famosa massagem uma vez por mês", meu cérebro gritava "CILADA!!!!!". Vagas onde pedem que você tenha competitividade sanguinária. E ai eu me sinto um ET!!! Meu primeiro emprego formal foi para o IBGE, cargo público, eu gostava do que eu fazia: entrevistava pessoas e ouvia seus problemas, tanto problemas dos bairros onde moram como problemas pessoais. Então eu gostava de ser ouvinte para eles que as vezes so queriam falar. Meu contrato acabou e agora me vejo mandando curriculo e fazendo entrevistas e dentro de mim meu peito grita "CORRE!!!". Na própria entrevista o cara diz "o dono da empresa quer crescer, ele tem sede de crescer e se você não se adaptar é rua". O dono da empresa quer mais é funcionário competitivo mesmo, que passe a perna um no outro pra vender mais, lucrar mais! E um monte de "peão" vendendo a alma sem nem ter consciência disso! E ai eu fico com dor de cabeça todo santo dia pois nunca quis, nunca me chamou atenção esse tipo de coisa. Meus propósitos nunca foram materiais, quero comprar carro, comprar roupa, comprar moto, comprar comprar comprar... Então automaticamente nunca quis passar por cima de ninguém pra conseguir dinheiro. E ai eu me sinto um alien, sem nem poder falar isso pra ninguém pois senão você é visto como fracassado e preguiçoso. Ou seja, não faço ideia do que fazer! Queria algo leve, fotografia, dança, arte, até gostaria de aprender a fazer cosméticos naturais, rodar por ai de motorhome ou de moto, morar na natureza... eu não sou daqui!!! Que sensação bosta de estar perdida...
Faço das suas palavras as minhas. Todos os dias no trabalho corporativo eu me sinto deslocado. Tenho 22 anos e estou com uma ideia gritante dentro de mim de largar toda essa idealização de ser alguém bem sucedido no mundo corporativo para migrar de área e fazer algo que não sugue a minha alma. Eu me sinto perdido. Talvez um dia eu me encontre. Ou não... Enfim.
Parece até que sou eu escrevendo isso. Antigamente eu criticava quem queria cuidar de galinhas em um sítio e hoje é meu sonho. O ambiente corporativo se torna mais doentio ainda para pessoas introvestidas e que odeiam chamar atenção. Toda entrevista tenho que mentir dizendo que amo pessoas, trabalho em equipe, interagir, etc. Caso contrário, quem vai me contratar?
Parece que fui eu que escrevi esse texto, com todas as minhas palavras. Me sinto da mesma forma, tenho 22 anos, e atualmente trabalho nessa "multinacional, com massagem duas vezes por semana, sala de descanso, etc.". Realmente, igual no vídeo, você se sente "estranho" por querer sair de um ambiente assim... Mas eu não quero, estou cansado desse mundo corporativo onde cada vez mais tenho que me enquadrar em padrões que não são meus Quero liberdade, apreciar a natureza e não mais estar exposto à esses sonhos impostos Nunca liguei pela busca do dinheiro, por mais que nasci e moro em periferia... Mas isso não faz sentido, esse desejo é implantado na gente, não precisamos de nada disso. Precisamos apenas de nos reconectar com nós mesmos, e apreciar o que realmente importa. O que realmente importa só nós saberemos, é de pessoa pra pessoa. Mas em nenhuma hipótese, o desejo de algo externo é realmente nosso, geralmente buscamos o que no fundo não queremos... Estou pensando seriamente em largar de vez o mundo corporativo, e seguir o meu coração (ainda não sei o que quero fazer depois disso, mas sei que estarei liberto e seguindo o meu próprio caminho, sem interferências) Óbvio que vai ter certas pressões ou familiares que irão questionar essa decisão, mas estou disposto a pagar o preço pela minha liberdade Não posso mais perder tempo me distanciando cada vez mais dos meus sonhos Essas 8 horas diárias estão me custando caro, o salário não devolve este meu tempo perdido...
Como dito, saí da empresa!! Agora estou livre para correr atrás dos meus sonhos Desejo muita luz pra todos na jornada da vida. Confie, tudo vai dar certo (é a tendência)! ✨🥰
Muitas empresas estão totalmente destorcidas por dentro e tentam constantemente maquiar aquilo. Colaboradores são constantemente obrigados a se sacrificarem pela empresa, hora extra é visto como determinação, atividades foras do seu cargo são vistas como proatividade e o esforço de um conjunto de pessoas é atribuído apenas a uma pessoa que se entitula lidar mas age como dono daqueles em seu time. Hipocrisia e favoritismo reinam no ambiente organizacional ocasionando um mal estar horrível entre todo.
Trabalhei em uma multinacional japonesa por 5 anos. Entrei no cargo baixo, recebi ao longo deste período aumentos por mérito, fui muito bem avaliada todos os anos, era um lugar que eu amava trabalhar e por estar feliz quase sempre,fui eleita a Miss simpatia da empresa. Não era o emprego perfeito, mas era tudo que eu mais amava. Até que mudei de departamento, e comecei a sofrer fortes assédios, me coloquei e me posicionei cotra e denunciei. Alguns meses depois fui demitida, e de verdade descobri que o mundo corporativo pode ser o mais maravilhoso e o mais hostil. Me peguei duvidando da minha capacidade, e mesmo após 20 anos de atuação no mercado.
Disse tudo! A questão não é como reformar esse modelo que suga as nossas energias e tempo de vida todos os dias, e sim como construir uma outra realidade.
Multitarefas e ter que ler e responder 80 pessoas, ao mesmo tempo no Teams e whatsapp corporativo, é como passar o dia todo usando drogas.😢 O cérebro da gente deve ficar igual um queijo suíço cheio de buracos.
"O trabalho enobrece" frase escrita nos portões de Campo de Concentração de Auschiwitz.Infelizmente só agora muita gente está acordando para essa falsa romantização de que ser um "trabalhador" é ser um guerreiro, quando na verdade, somos escravos.É por isso que tantos hoje criticam a geração atual (Z), pois os jovens estão mais despertos nesse ponto, viram que é um jogo perdido viver para o trabalho, querem trabalhar para poder viver.
Está cheio de empresas que ostentam selo GPTW - "Grandes Lugares Para Trabalhar", em tradução livre da sigla. Se fizer uma pesquisa realmente isenta com colaboradores, é só choradeira.
Amei o vídeo, me vi total nele! É "bom ver" que muitas outras pessoas enfrentam a mesma frustação. Chega a segunda e eu desejo imensamente a sexta, esse pensamento é péssimo.
Fernanda, voce foi cirurgica, so queria fazer uma correcao (por ser de RH e a maior parte da minha carreira ter estado muito proxima da alta direcao) as empresas NAO QUEREM RECONHECER as causas. Elas querem que voce se submeta as constantes distorcoes cognitivas apenas mesmo e leve a empresa ao proximo passo. O reinventando as organizacoes tras um conceito muito bacana mesmo, porem esquecemos que os seres humanos continuaram sendo os mesmos desde a revolucao industrial, a natureza politica ou politiqueira, o cerebro reptiliano NAO EVOLUIU, entao o conceito que ele tras na minha visao infelizmente eh utopico. Quer significado ? Saia do mundo coorporativo, so acredito neste caminho.
Qual é o sentido disso tudo? Essa pergunta é a que fica! Ótimo video, Fer! Vc Sempre trazendo ótimas referências. Que você continue nessa empreitada de produzir conteúdo de qualidade! Agradecemos :-)
Estou 3 meses desempregada tentando me recuperar antes de voltar ao mercado, já fiquei muito estressada ao ponto de chorar por vários dias (trabalhei numa multinacional).
Se trabalhar fosse bom, não tinha salario, todas as regras estão sempre nos limites juridicos, éticos, de saúde e afins. Trabalho não tem relação nenhuma com talento ou capacidade individual.
Se vc tem umtalento musical e quer fazer as coisas a maneira como enxerga sua arte, AUTOMATICAMENTE vc é OBRIGADO a ter conjuntamente TALENTO COMERCIAL, pois seu talento artistico SOZINHO não é nada alem de um produto a ser moLdado e comercializado por outrens que NADA ENTENDEM da sua arte. ESSE MUNDO SÓ VALORIZA TALENTOS COMERCIAIS E CRIAÇÃO DE FALSAS DEMANDAS, NADA MAIS. AINDA BEM QUE NUNCA DEI E NUNCA DAREI NADA DE MIM EM EMPREGO NENHUM.
Ter emprego ja e lucro…comer carne 1 a 3 vezes por semana ja mais lucro….e ter plano de saude pra filhos ai nossa….ja e mais que tudo….podem ate humilhar e xingar….se puder dar comida pra meus filhos ja e o maximo….o Brasil esta abandonado e somos escravos a mais de 500 anos….so deram outros nomes….se vc e jovem va para um pais civilizado de 1 mundo….se vc ja e velho ajude seus filhos a irem para a civilizacao
Pessoas né? Com suas imperfeiçoes. Dai elas se juntam e foram grupos (panelas). Se vc nao se encaixar ai o resultado é se ser marginalizado e drenado, até passar a produzir menos e ser demitido.
Oi, Fernanda, achei incrível o vídeo! Mas sugeriria que nos próximos, você usasse menos termos estrangeiros, ou os explicasse, para tornar o vídeo mais acessível para todos :)
Trabalho em Multinacional. Gosto do meu emprego então este vídeo não serviu para mim. Se eu me esforcei pra chegar onde cheguei, no mínimo eu devo agradecer, e claro que nenhum trabalho é 100% prazeroso,por isso se chama trabalho
Vc tem controle sobre os rumos dessa empresa? se vc não se importa com isso, está bem. de qualquer forma, tem pessoas que detestam fazer coisas repetidas que só serve pra dar lucros absurdos a quem detem as ações desse negócio, é chato ficar fazendo coisas que sozinhas nao tem significado nenhum e todo o signifcado só existe em razao do proprietário.
Cara, é impressionante como eu NUNCA tive experiência em mundo corporativo mas desde criança isso me repele!! Nunca quis trabalhar em "multinacional", nem em empresa grande, nem nada do tipo. Nunca tive o sonho de trabalhar em empresas aleatórias, fazendo todo um teatro de "amamos o que fazemos e vestimos a camisa da empresa", sendo que todo mundo ta ali só pelo salário mesmo, mas ninguém tem coragem de admitir!
Fiz uma entrevista em uma grande empresa e ouvindo eles falarem das "mesas de jogos, salas de cochilo e da famosa massagem uma vez por mês", meu cérebro gritava "CILADA!!!!!". Vagas onde pedem que você tenha competitividade sanguinária. E ai eu me sinto um ET!!!
Meu primeiro emprego formal foi para o IBGE, cargo público, eu gostava do que eu fazia: entrevistava pessoas e ouvia seus problemas, tanto problemas dos bairros onde moram como problemas pessoais. Então eu gostava de ser ouvinte para eles que as vezes so queriam falar.
Meu contrato acabou e agora me vejo mandando curriculo e fazendo entrevistas e dentro de mim meu peito grita "CORRE!!!". Na própria entrevista o cara diz "o dono da empresa quer crescer, ele tem sede de crescer e se você não se adaptar é rua". O dono da empresa quer mais é funcionário competitivo mesmo, que passe a perna um no outro pra vender mais, lucrar mais! E um monte de "peão" vendendo a alma sem nem ter consciência disso!
E ai eu fico com dor de cabeça todo santo dia pois nunca quis, nunca me chamou atenção esse tipo de coisa. Meus propósitos nunca foram materiais, quero comprar carro, comprar roupa, comprar moto, comprar comprar comprar... Então automaticamente nunca quis passar por cima de ninguém pra conseguir dinheiro. E ai eu me sinto um alien, sem nem poder falar isso pra ninguém pois senão você é visto como fracassado e preguiçoso.
Ou seja, não faço ideia do que fazer! Queria algo leve, fotografia, dança, arte, até gostaria de aprender a fazer cosméticos naturais, rodar por ai de motorhome ou de moto, morar na natureza... eu não sou daqui!!! Que sensação bosta de estar perdida...
Faço das suas palavras as minhas. Todos os dias no trabalho corporativo eu me sinto deslocado. Tenho 22 anos e estou com uma ideia gritante dentro de mim de largar toda essa idealização de ser alguém bem sucedido no mundo corporativo para migrar de área e fazer algo que não sugue a minha alma. Eu me sinto perdido. Talvez um dia eu me encontre. Ou não... Enfim.
Somos dois
Parece até que sou eu escrevendo isso. Antigamente eu criticava quem queria cuidar de galinhas em um sítio e hoje é meu sonho. O ambiente corporativo se torna mais doentio ainda para pessoas introvestidas e que odeiam chamar atenção. Toda entrevista tenho que mentir dizendo que amo pessoas, trabalho em equipe, interagir, etc. Caso contrário, quem vai me contratar?
Parece que fui eu que escrevi esse texto, com todas as minhas palavras.
Me sinto da mesma forma, tenho 22 anos, e atualmente trabalho nessa "multinacional, com massagem duas vezes por semana, sala de descanso, etc.".
Realmente, igual no vídeo, você se sente "estranho" por querer sair de um ambiente assim...
Mas eu não quero, estou cansado desse mundo corporativo onde cada vez mais tenho que me enquadrar em padrões que não são meus
Quero liberdade, apreciar a natureza e não mais estar exposto à esses sonhos impostos
Nunca liguei pela busca do dinheiro, por mais que nasci e moro em periferia... Mas isso não faz sentido, esse desejo é implantado na gente, não precisamos de nada disso. Precisamos apenas de nos reconectar com nós mesmos, e apreciar o que realmente importa. O que realmente importa só nós saberemos, é de pessoa pra pessoa. Mas em nenhuma hipótese, o desejo de algo externo é realmente nosso, geralmente buscamos o que no fundo não queremos...
Estou pensando seriamente em largar de vez o mundo corporativo, e seguir o meu coração (ainda não sei o que quero fazer depois disso, mas sei que estarei liberto e seguindo o meu próprio caminho, sem interferências)
Óbvio que vai ter certas pressões ou familiares que irão questionar essa decisão, mas estou disposto a pagar o preço pela minha liberdade
Não posso mais perder tempo me distanciando cada vez mais dos meus sonhos
Essas 8 horas diárias estão me custando caro, o salário não devolve este meu tempo perdido...
Como dito, saí da empresa!! Agora estou livre para correr atrás dos meus sonhos
Desejo muita luz pra todos na jornada da vida. Confie, tudo vai dar certo (é a tendência)! ✨🥰
Muitas empresas estão totalmente destorcidas por dentro e tentam constantemente maquiar aquilo. Colaboradores são constantemente obrigados a se sacrificarem pela empresa, hora extra é visto como determinação, atividades foras do seu cargo são vistas como proatividade e o esforço de um conjunto de pessoas é atribuído apenas a uma pessoa que se entitula lidar mas age como dono daqueles em seu time. Hipocrisia e favoritismo reinam no ambiente organizacional ocasionando um mal estar horrível entre todo.
Trabalhei em uma multinacional japonesa por 5 anos. Entrei no cargo baixo, recebi ao longo deste período aumentos por mérito, fui muito bem avaliada todos os anos, era um lugar que eu amava trabalhar e por estar feliz quase sempre,fui eleita a Miss simpatia da empresa.
Não era o emprego perfeito, mas era tudo que eu mais amava.
Até que mudei de departamento, e comecei a sofrer fortes assédios, me coloquei e me posicionei cotra e denunciei.
Alguns meses depois fui demitida, e de verdade descobri que o mundo corporativo pode ser o mais maravilhoso e o mais hostil.
Me peguei duvidando da minha capacidade, e mesmo após 20 anos de atuação no mercado.
Disse tudo! A questão não é como reformar esse modelo que suga as nossas energias e tempo de vida todos os dias, e sim como construir uma outra realidade.
Multitarefas e ter que ler e responder 80 pessoas, ao mesmo tempo no Teams e whatsapp corporativo, é como passar o dia todo usando drogas.😢 O cérebro da gente deve ficar igual um queijo suíço cheio de buracos.
"O trabalho enobrece" frase escrita nos portões de Campo de Concentração de Auschiwitz.Infelizmente só agora muita gente está acordando para essa falsa romantização de que ser um "trabalhador" é ser um guerreiro, quando na verdade, somos escravos.É por isso que tantos hoje criticam a geração atual (Z), pois os jovens estão mais despertos nesse ponto, viram que é um jogo perdido viver para o trabalho, querem trabalhar para poder viver.
"É por isso que tantos hoje criticam a geração atual (Z) " querem trabalhar para poder viver.
Principalmente vendendo o corpo, afinal, IT´S SO EASY.
Que bom que ainda existem pessoas pensando, antes de clicar em enviar os textos.
Difícil fugir dessa realidade em sociedades industrializadas, é isso, empregos sem motivo algum.
Está cheio de empresas que ostentam selo GPTW - "Grandes Lugares Para Trabalhar", em tradução livre da sigla. Se fizer uma pesquisa realmente isenta com colaboradores, é só choradeira.
Ótimo vídeo. Da um certo alívio ver que não estou sozinha hahah
Não está mesmo, Menck!!!
Perfeito.. parece que alguém "traduziu' em palavras tudo que eu sinto (e que bom que não sou a única rs)
Perfeito!!! Acabei de ser demitido da minha segunda multinacional. Estou preparando vídeos para o meu canal falando sobre o mundo corporativo
Show, Ricardo!!
Amei o vídeo, me vi total nele! É "bom ver" que muitas outras pessoas enfrentam a mesma frustação. Chega a segunda e eu desejo imensamente a sexta, esse pensamento é péssimo.
Obrigada pelo comentário, Daniele. É bom mesmo ver que não estamos sozinhas nessa. Um mega beijo
Bem por ai! Show o vídeo! Toxidade é a palavra que define o atual mundo corporativo!
Fernanda, voce foi cirurgica, so queria fazer uma correcao (por ser de RH e a maior parte da minha carreira ter estado muito proxima da alta direcao) as empresas NAO QUEREM RECONHECER as causas. Elas querem que voce se submeta as constantes distorcoes cognitivas apenas mesmo e leve a empresa ao proximo passo. O reinventando as organizacoes tras um conceito muito bacana mesmo, porem esquecemos que os seres humanos continuaram sendo os mesmos desde a revolucao industrial, a natureza politica ou politiqueira, o cerebro reptiliano NAO EVOLUIU, entao o conceito que ele tras na minha visao infelizmente eh utopico. Quer significado ? Saia do mundo coorporativo, so acredito neste caminho.
Qual é o sentido disso tudo? Essa pergunta é a que fica!
Ótimo video, Fer! Vc Sempre trazendo ótimas referências. Que você continue nessa empreitada de produzir conteúdo de qualidade! Agradecemos :-)
Ah, Rê! Que demais! Fico feliz que tenha gostado e que esteja acompanhando o canal! Um super beijo para você!
Estou 3 meses desempregada tentando me recuperar antes de voltar ao mercado, já fiquei muito estressada ao ponto de chorar por vários dias (trabalhei numa multinacional).
Tente encontrar algo que goste e trabalhe pra você. Trocar de empresa é trocar de opressão.
Perfeita!
É reconfortante assistir o seu conteúdo.
Parabéns Fer 😘
Que legal, Cá!! Mostra que não estamos sozinhas, né?? Tamo junto!!!
Concordo contigo Fernanda. Bora montar nosso próprio negócio =D
Muito bom o video
Olá, qual a sequência do próximo vídeo?
Adorei esse vídeo! Fala absolutamente todos os pontos.
Oba! Obrigada, Shenia!!
Excelente, obrigada.
Obrigada!!!
Se trabalhar fosse bom, não tinha salario, todas as regras estão sempre nos limites juridicos, éticos, de saúde e afins. Trabalho não tem relação nenhuma com talento ou capacidade individual.
Se vc tem umtalento musical e quer fazer as coisas a maneira como enxerga sua arte, AUTOMATICAMENTE vc é OBRIGADO a ter conjuntamente TALENTO COMERCIAL, pois seu talento artistico SOZINHO não é nada alem de um produto a ser moLdado e comercializado por outrens que NADA ENTENDEM da sua arte. ESSE MUNDO SÓ VALORIZA TALENTOS COMERCIAIS E CRIAÇÃO DE FALSAS DEMANDAS, NADA MAIS. AINDA BEM QUE NUNCA DEI E NUNCA DAREI NADA DE MIM EM EMPREGO NENHUM.
Infelizmente só vai piorar
Eta canal bom! Seus vídeos são muito bem embasados
Êta!! Obrigada, Ju!
Ótimo!
Obrigada!! ❤💙❤💙
Ter emprego ja e lucro…comer carne 1 a 3 vezes por semana ja mais lucro….e ter plano de saude pra filhos ai nossa….ja e mais que tudo….podem ate humilhar e xingar….se puder dar comida pra meus filhos ja e o maximo….o Brasil esta abandonado e somos escravos a mais de 500 anos….so deram outros nomes….se vc e jovem va para um pais civilizado de 1 mundo….se vc ja e velho ajude seus filhos a irem para a civilizacao
Pessoas né? Com suas imperfeiçoes. Dai elas se juntam e foram grupos (panelas). Se vc nao se encaixar ai o resultado é se ser marginalizado e drenado, até passar a produzir menos e ser demitido.
Oi, Fernanda, achei incrível o vídeo! Mas sugeriria que nos próximos, você usasse menos termos estrangeiros, ou os explicasse, para tornar o vídeo mais acessível para todos :)
A solução eh home office 😅
Trabalho em Multinacional. Gosto do meu emprego então este vídeo não serviu para mim. Se eu me esforcei pra chegar onde cheguei, no mínimo eu devo agradecer, e claro que nenhum trabalho é 100% prazeroso,por isso se chama trabalho
Lacrou.
Vc tem controle sobre os rumos dessa empresa? se vc não se importa com isso, está bem. de qualquer forma, tem pessoas que detestam fazer coisas repetidas que só serve pra dar lucros absurdos a quem detem as ações desse negócio, é chato ficar fazendo coisas que sozinhas nao tem significado nenhum e todo o signifcado só existe em razao do proprietário.
@@alexfialho5075 Cirúrgico
Se não serviu pra que assistiu? Oxe
@@thierreable pq sempre dá pra aprender algo com qualquer coisa,sendo esta interessante ou não
Bem-vindos ao Capitalismo .
Tem uma alternativa melhor?