*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!* Planilha de Cálculos Elétricos: hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas: hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas: hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Faltou a simulação contrária. Quando o surto surge depois do dps, como é o caso de grandes motores dentro da casa. Será que nesse caso o dps também irá drenar esse surto e impedir a lâmpada de queimar? Faça esse teste e poste pra nos.
Ótimo vídeo! Só faltou mostrar o que acontece se a lâmpada estiver ligada e ocorre um aumento de tensão. Se a lâmpada desliga ou continua funcionando normalmente devido a proteção do DPS.
@@Fernandosilva-lc4sm kkkkkk pow amigo ai vc pegou pesado acredito q sabe oq está dizendo,os filtros de linha das melhores marcas utilizam DPS veja este teste th-cam.com/video/hA2ph_oGHeY/w-d-xo.html
Boa tarde. Parabéns pelo vídeo e pelo seu canal. Só tenho uma dúvida: Qual o motivo de não fazer o teste com a lâmpada ligada quando você colocou o DPS no Circuito?
Com a lâmpada desligada voce consegue visualizar que mesmo desligado chegou energia na lâmpada e com dps ligado não chega energia a lâmpada permanece desligada, se o teste fosse com ela ligada não seria possível visualizar isso.
A distância entre Homens e Animais irracionais, está no Dom da Fala, e na inteligibilidade da transmissão de seus conhecimentos adquiridos, e do feedback do interlocutor. De tantos videos que assisti atrás desse entendimento, inclusive até do fabricante, e tantos outros "engenheiros" que estão quase no segundo grupo depois dos homens, encontrei num material de aproximadamente 2 minutos, tudo que precisava para entender o processo. Adoniran Freitas só tenho a agradecer pelo conhecimento repassado, sem ônus, sem boçalidade, na maior clareza. Continue assim, videos curtos e direto ao assunto. Parabéns!!!!!!!!!!!
Adoniran, É um prazer assistir os seus vídeos, além de bem elaborados, eles realmente apresentam conteúdos inéditos. Persevere com o canal, o crescimento e o reconhecimento merecido virá com o tempo. Forte bom abraço Marcos Ambrósio/Brasília-DF
Olá Boa Tarde! pode se dizer que um filtro de linha com Varistores, indutores e capacitores de políester; proporciona uma proteção semelhante a um circuito DPS? sendo que nos filtros de linha conta com o princípio de funcionamento parecido... de já Eu agradeço pela resposta; Atenciosamente Fernando
Fernando Carlos de Souza Gostaria de "ver" , caso possível for , a aplicação do surto com o equipamento ligado , neste caso , com a lâmpada em funcionamento , muito grato ao canal Eletricity caso aceite a minha opinião .
Utilizar tensões tão altas com circuitos energizados é extremamente perigoso e pode danificar a instalação. Não temos como simular um surto causado por um raio. Por menor que seja o tempo, em comparação com um raio, ele sempre será infinitamente maior.
@@eletricityeletrica Ok,muito agradecido pela explicação,só mencionei o teste em comparação ao outro que foi bem elucidado ,mais uma vez,muito obrigado ,um abraço do mineirinho à todos do grupo
Mas vc aplicou tensao alta, no primeiro caso, com a lâmpada acesa ligada ao circuito. Pq com o dps a lâmpada ficou desligada? Acho q foi essa a dúvida, não?
@@carloshespanha769 a lâmpada estava desligada nos dois testes, porém no teste sem DPS da para notar que ela acendeu quando ele encostou a haste com alta tensão no fio fase do circuito.
Boa noite Nobre Amigo Mineirinho, vi um vídeo explicando a ligação dos DPS quando o aterramento é TT, em que a saída dos dps que foram ligados os fases iam para barramento neutro e somente o dps usado para o neutro ia para o barramento do terra. Fiquei curioso pra saber se no caso do aterramento TT todos os DPS(fases e neutro) saíssem para o aterramento, teria algum problema?
Tudo que eu queria ver!um dps atuando.mais seria legal também fazer um video do dps em serie com um disjuntor (como fosse o geral)e deixar o surto até ele abrir a sua proteção,ou o desarme do disjuntor.abraços e parabens pelo canal top.
Caramba top. De mais. Eu sempre sou da função do dps porém pra mim assim que ele recebia qualquer surto ele queimava. Agora realmente eu entendi que não é assim. Top 🤝
Boa noite o DPS é um varistor.Se no QDC não tem espaço suficiente gostaria de saber se é possível interligar varistores em tomadas ou nos soquetes de lâmpadas.
No caso de aterramento TN-S ou TN-C o condutor terra é interligado com o neutro, o DPS desvia o surto para o terra, este surto não chegará aos equipamentos ligados a tomada que usam o neutro? Mais um ótimo vídeo. Obrigado
Bom dia! Nossa energia aqui em Lajedo Pernambuco é 220 voltes. Minha bomba d'água queimou, mandei conserta-la, mas na hora que a fuibinstalar, coloquei o Multimetro para medir a tensão da tomada na qual a boma seria ligada e verifiquei que estava em 256 volts. Observei na conta de luz que nossa variação aqui é permitida no minimo 2001 volts e no máximo 231 volts. Eis a pergunta; posso ligar a bomba mesmo com a tensão em 256 volts? Se não posso, que providências devo tomar? Desde já agradeço a atenção.
Muito bom! Muito esclarecedor. Tenho uma dúvida em relação ao aterramento do DPS... A Norma diz que a seção do condutor de terra deve ser igual ao de fase até 16mm², no entanto, já vi instalações de padrão de entrada com cabos de fase e neutro de 25mm² e condutor de terra de apenas 4mm² saindo dos DPS's para a haste de aterramento (isso aprovado pela concessionária de energia). Esse sistema está eficiente? O DPS atuaria sem o condutor de terra? Ele funciona como uma espécie de "amortecedor de surto", despejando a sobretensão de maneira mais suave no solo?
duvida; se o DPS estiver instalado depois do disjuntor geral e estiver desenergizado, ou seja, disjuntor desligado, o DPS continuará com a mesma capacidade de desvio do surto?
Parabéns pelo vídeo e explicações!! Em uma rede monofásica antiga que não tem Aterramento, para uma mudança de alguns circuitos e QDC, tem como instalar o DPS sem Aterramento? Por exemplo na parte de baixo dele ligar o condutor de neutro? Desde já agradeço a resposta.
bela explicação na prática, assim que se aprende de verdade, obrigado pelas aulas. Sera que o DPS atuaria assim se ele estivesse aterrado no neutro? ou seja o aterramento fosse um TNC?
Se acaso queimar o dps com um raio. E logo em seguida mais um raio venha a atingir a rede elétrica sem que não tenha dado tempo de substituir o dps , o que pode acontecer?
Top. Tenho uma dúvida, por a fase está alimentando o DPS e o mesmo é aterrado, isso nao vai gerar consumo de energia por meio do aterramento? Grato quem poder esclarecer
Ela está ligada ao circuito. Só desconectamos a fase da entrada para não danificar nossa instalação. Um surto gerado com um tempo muito curto, ainda é muito longo se comparado com um raio.
Excelente experimento! Uma pergunta: Se nesta mesma configuração tiver um DR e ocorrer esse surto, o DR vai desarmar devido a abertura do DPS entre fase e terra?
Pode-se instalar 2 dps entre fase e terra, ou 2 dps entre neutro e terra, no caso de aterramento tipo TT, sendo elas iguais? Teria algum problema? Aumentaria a capacidade de descarga dos surtos?
Como seria um desvio de surto para num aterramento TNS, visto que não é preciso medir a resistência, se a resistência não for boa o que ocorre no desvio de surto?
*Não perca mais tempo com cálculos elétricos manuais e sujeitos a erros. Com as planilhas elétricas automatizadas você tem a garantia de resultados precisos e confiáveis . Adquira já e facilite seu trabalho!*
Planilha de Cálculos Elétricos:
hotm.art/ytco-planilha-calculos-eletricos
Planilha de Cálculo de Quadro de Cargas:
hotm.art/ytco-planilha-quadro-cargas
Planilha de Dimensionamento de Plantas Elétricas:
hotm.art/ytco-planilha-plantas-eletricas
Faltou a simulação contrária. Quando o surto surge depois do dps, como é o caso de grandes motores dentro da casa. Será que nesse caso o dps também irá drenar esse surto e impedir a lâmpada de queimar?
Faça esse teste e poste pra nos.
Vocês tem algum curso profissionalizantes?
😅😅
Ótimo vídeo! Só faltou mostrar o que acontece se a lâmpada estiver ligada e ocorre um aumento de tensão. Se a lâmpada desliga ou continua funcionando normalmente devido a proteção do DPS.
Fiquei curioso para ver isso tbm
Up
Queimar do mesmo jeitinho...
Dps só serve para gastar mais sabe como é o Brasil.
@@Fernandosilva-lc4sm kkkkkk pow amigo ai vc pegou pesado acredito q sabe oq está dizendo,os filtros de linha das melhores marcas utilizam DPS veja este teste th-cam.com/video/hA2ph_oGHeY/w-d-xo.html
Foi isso que ele mostrou... Aplicou a elevação da tensão e depois ligou a lâmpada e ela funcionou normalmente...
Excelente quando a teoria se junta com a prática 👍🏼
É disso que estou falando .... é colocar na prática o real funcionamento ...não existe aprendizagem melhor ! obrigado pelo conteúdo!
Boa tarde. Parabéns pelo vídeo e pelo seu canal. Só tenho uma dúvida: Qual o motivo de não fazer o teste com a lâmpada ligada quando você colocou o DPS no Circuito?
Com a lâmpada desligada voce consegue visualizar que mesmo desligado chegou energia na lâmpada e com dps ligado não chega energia a lâmpada permanece desligada, se o teste fosse com ela ligada não seria possível visualizar isso.
A distância entre Homens e Animais irracionais, está no Dom da Fala, e na inteligibilidade da transmissão de seus conhecimentos adquiridos, e do feedback do interlocutor. De tantos videos que assisti atrás desse entendimento, inclusive até do fabricante, e tantos outros "engenheiros" que estão quase no segundo grupo depois dos homens, encontrei num material de aproximadamente 2 minutos, tudo que precisava para entender o processo. Adoniran Freitas só tenho a agradecer pelo conhecimento repassado, sem ônus, sem boçalidade, na maior clareza. Continue assim, videos curtos e direto ao assunto. Parabéns!!!!!!!!!!!
Valeu Gui,
Obrigado por nos acompanhar!
Adoniran,
É um prazer assistir os seus vídeos, além de bem elaborados, eles realmente apresentam conteúdos inéditos.
Persevere com o canal, o crescimento e o reconhecimento merecido virá com o tempo.
Forte bom abraço
Marcos Ambrósio/Brasília-DF
Sem dúvidas, melhor canal que vi até o momento.
1 milhão de inscritos não vai demorar?
Você é excelente profissional muito inteligente tem muito conhecimento e criatividade considero o seu canal melhor canal de elétrica do Brasil
Saber a teoria é excelente, mas ver a teoria na prática é outro nível...
Parabéns professor!!!! 👏👏👏
Que canal top, video de 2 minutos com a melhor explicação e demonstração. Nota 10 pela didática e demonstração prática.
Eu sou um fã seu e admirador do seu trabalho você é muito inteligente
Show! Gratidão! Forte abraço.
Olá Boa Tarde!
pode se dizer que um filtro de linha com Varistores, indutores e capacitores de políester; proporciona uma proteção semelhante a um circuito DPS?
sendo que nos filtros de linha conta com o princípio de funcionamento parecido...
de já Eu agradeço pela resposta;
Atenciosamente Fernando
realmente excelente demonstração....parabens
Parabéns! Melhor explicação na prática aqui no TH-cam até o momento. Seu trabalho é impecável 👏👏👏👏
Fernando Carlos de Souza Gostaria de "ver" , caso possível for , a aplicação do surto com o equipamento ligado , neste caso , com a lâmpada em funcionamento , muito grato ao canal Eletricity caso aceite a minha opinião .
Utilizar tensões tão altas com circuitos energizados é extremamente perigoso e pode danificar a instalação. Não temos como simular um surto causado por um raio. Por menor que seja o tempo, em comparação com um raio, ele sempre será infinitamente maior.
@@eletricityeletrica Ok,muito agradecido pela explicação,só mencionei o teste em comparação ao outro que foi bem elucidado ,mais uma vez,muito obrigado ,um abraço do mineirinho à todos do grupo
Mas vc aplicou tensao alta, no primeiro caso, com a lâmpada acesa ligada ao circuito. Pq com o dps a lâmpada ficou desligada? Acho q foi essa a dúvida, não?
@@carloshespanha769 a lâmpada estava desligada nos dois testes, porém no teste sem DPS da para notar que ela acendeu quando ele encostou a haste com alta tensão no fio fase do circuito.
Boa noite Nobre Amigo Mineirinho, vi um vídeo explicando a ligação dos DPS quando o aterramento é TT, em que a saída dos dps que foram ligados os fases iam para barramento neutro e somente o dps usado para o neutro ia para o barramento do terra. Fiquei curioso pra saber se no caso do aterramento TT todos os DPS(fases e neutro) saíssem para o aterramento, teria algum problema?
Parabéns, excelente explicação!!!
Riqueza de detalhes fazem toda diferença.
Vídeo simples e bem funcional sem blá blá blá.
Parabéns 👏👏👏
Parabéns é bem melhor ver na prática, principalmente para quem está aprendendo.
O vídeo mais claro e objetivo que assisti com a utilização prática de um DPS. Parabéns!
Muito boa a aula Parabéns
Excelente explicação, parabéns.
Meus parabéns pelo vídeo!👏👏👏💪💪💪
Parabéns diferencial e que você mostra na prática
SHOW DE BOLA . DEPOIS DE VER CENTENAS DE VIDEOS O SEU ESPONDEU MINHA DUVIDA; PARTIU INSCREVER
excelente explicação!
Finalmente um vídeo mostrando a atuação na prática ! Muito bom, parabéns !
Gratidão Mestre Adoniram e Equipe Eletricity.
Parabéns excelente vídeo
Olá amigo! Admiro muito seu trabalho! Gostaria que vc mostrasse como liga o DPS NO (QM) QUADRO DE MEDIÇÃO.
Seu canal é muito bom! Didática e teoria!!!
Vídeo simples e objetivo,como sempre , parabéns
Tudo que eu queria ver!um dps atuando.mais seria legal também fazer um video do dps em serie com um disjuntor (como fosse o geral)e deixar o surto até ele abrir a sua proteção,ou o desarme do disjuntor.abraços e parabens pelo canal top.
Deixou o entendimento mais fácil. Valeu Mestre Adoniran.
Aqui aprendo a Eletrecidade de Forma clara parabéns a Equipe Eletricity por mais este belo conteúdo 🇧🇷🏆🏆🏆
Sem comentários ótima explicação
Dessa forma q vc faz e muito bom
Pra quem nunca viu como funciona e mais pra entende
Parabéns Excelente explicação e video!!!
Caramba top. De mais. Eu sempre sou da função do dps porém pra mim assim que ele recebia qualquer surto ele queimava. Agora realmente eu entendi que não é assim. Top 🤝
O melhor canal de aula prática da América latina
Muito bom o vídeo.
Aqui em casa eu coloquei um DPS para cada FASE e outro para o NEUTRO.
Top, perfeita demonstração e tirou minha dúvida sobre como ligar um circuito onde tiver apenas disjuntor e DPS... Bom vídeo
Parabéns belo trabalho
Top demais esse vídeo , primeiro vídeo que vejo que mostra na prática um dps atuando
Boa noite o DPS é um varistor.Se no QDC não tem espaço suficiente gostaria de saber se é possível interligar varistores em tomadas ou nos soquetes de lâmpadas.
Show de bola professor
Parabéns pelo vídeo
Agora sei da importância do dps. Muito obg
Esse canal é show. Parabéns
Vou baixa re seu vídeo para explicar aos clientes na pratica
Demonstração sensacional.
Parabéns, conteúdo top e prático
Muito bom Parabéns
Show de bola Adoniram 👏👏👏👏, após a série de vídeos sobre os disjuntores , iniciar essa nova sobre Dps.
Show de bola. Parabéns
Sensacional na pratica!!! Parabéns ao canal!!!
Simples, objetivo e altamente científico... Este (a) é o (a) Adoniran/Eletricity.
Teoria e prática! valeu!
No caso de aterramento TN-S ou TN-C o condutor terra é interligado com o neutro, o DPS desvia o surto para o terra, este surto não chegará aos equipamentos ligados a tomada que usam o neutro? Mais um ótimo vídeo. Obrigado
Cada vez mais eu me surpreendo com o canal, sempre com ótimos conteúdo!
Obrigado, Professor
Abraço.
Vídeo top meu amigo 👌👌👏 👏👏
Muito bom! Obrigadoo
Passando para deixar o meu like.
Melhor explicação sobre dps 👍👏👏
Bom dia! Nossa energia aqui em Lajedo Pernambuco é 220 voltes. Minha bomba d'água queimou, mandei conserta-la, mas na hora que a fuibinstalar, coloquei o Multimetro para medir a tensão da tomada na qual a boma seria ligada e verifiquei que estava em 256 volts. Observei na conta de luz que nossa variação aqui é permitida no minimo 2001 volts e no máximo 231 volts. Eis a pergunta; posso ligar a bomba mesmo com a tensão em 256 volts? Se não posso, que providências devo tomar? Desde já agradeço a atenção.
Muito bom! Muito esclarecedor. Tenho uma dúvida em relação ao aterramento do DPS...
A Norma diz que a seção do condutor de terra deve ser igual ao de fase até 16mm², no entanto, já vi instalações de padrão de entrada com cabos de fase e neutro de 25mm² e condutor de terra de apenas 4mm² saindo dos DPS's para a haste de aterramento (isso aprovado pela concessionária de energia). Esse sistema está eficiente? O DPS atuaria sem o condutor de terra? Ele funciona como uma espécie de "amortecedor de surto", despejando a sobretensão de maneira mais suave no solo?
duvida; se o DPS estiver instalado depois do disjuntor geral e estiver desenergizado, ou seja, disjuntor desligado, o DPS continuará com a mesma capacidade de desvio do surto?
Velho Seu canal vai se tornar um gigante logo logo é muito bom cara parabéns...
Muito bom video, sem enrolacao e mostrando na pratica
A cada vídeo deste canal eu fico conhecendo ainda mais sobre eletricidade. Parabéns a todos que fazem o canal ELETRICITY.
Grande abraço.
Que vídeo bacana, na verdade seus vídeos são os melhores. Parabéns
Muito ver como funciona o DPS. Agora como poderia "testar" pra ver se ele está funcionando ou não? Agradeço pela resposta
Muito bommm!
Mas faltou algo como mostra o surto e o DPS fazendo sua função com a carga em funcionamento com a tesão
Parabéns ao canal por mais esse vídeo demonstrativo. Excelente. Like 201.
Parabéns pelo vídeo e explicações!! Em uma rede monofásica antiga que não tem Aterramento, para uma mudança de alguns circuitos e QDC, tem como instalar o DPS sem Aterramento? Por exemplo na parte de baixo dele ligar o condutor de neutro? Desde já agradeço a resposta.
Nada como mostrar na prática, esse canal não tem igual kkk muito bom cara 👍 já liguei o sininho, posta mais 😅
Muito bom. Difícil é convencer o cliente a colocar um no QD deles. Vou mostrar este vídeo para ver se acreditam agora.
Top, excelente!!!!!!!!!!!!!!!
Que aula top, parabéns cara,yito bom mesmo !
Conheci o canal a pouco tempo. Possuem uma boa didática....
bela explicação na prática, assim que se aprende de verdade, obrigado pelas aulas. Sera que o DPS atuaria assim se ele estivesse aterrado no neutro? ou seja o aterramento fosse um TNC?
Atuaria, porém não é simplesmente conectar ao neutro, existem algumas observações e restrições.
@@eletricityeletrica valeu 😃
Ola....Sugestão de vídeo
Jeito certo de alimentar um quadro secundário a partir do quadro principal em uma residência
Se acaso queimar o dps com um raio. E logo em seguida mais um raio venha a atingir a rede elétrica sem que não tenha dado tempo de substituir o dps , o que pode acontecer?
?
Esse canal é show! Top d+
Perfeito test. Já deixei o meu joinha 👍
Parabéns pelo trabalho!
Top. Tenho uma dúvida, por a fase está alimentando o DPS e o mesmo é aterrado, isso nao vai gerar consumo de energia por meio do aterramento? Grato quem poder esclarecer
Muito bem explicado, parabens
Nossa melhor explicação que já vi ganhou mais seguidor muito obrigado
Quais são os valores? Se o equipamento funciona em 127V e o surto for baixo, ele vai funcionar? Ou ele serve só pra grandes valores de surto?
Excelente vídeo, parabéns...
+ um inscrito no canal. Top demais!
e se fizer o mesmo procedimento com a lâmpada acessa o que acontece ? parabéns pelo canal!
Ela está ligada ao circuito. Só desconectamos a fase da entrada para não danificar nossa instalação.
Um surto gerado com um tempo muito curto, ainda é muito longo se comparado com um raio.
Obrigado professor. Mas fiquei com uma dúvida... se a lâmpada estivesse ligada o resultado era o mesmo?
Você aplicou com a tensão de transformador de néon?
Ótimo parabéns
Ki demais, show esse teste.
Excelente experimento!
Uma pergunta:
Se nesta mesma configuração tiver um DR e ocorrer esse surto, o DR vai desarmar devido a abertura do DPS entre fase e terra?
SIMPLESMENTE TOP, PARABÉNS!!!
Pode-se instalar 2 dps entre fase e terra, ou 2 dps entre neutro e terra, no caso de aterramento tipo TT, sendo elas iguais? Teria algum problema? Aumentaria a capacidade de descarga dos surtos?
Como seria um desvio de surto para num aterramento TNS, visto que não é preciso medir a resistência, se a resistência não for boa o que ocorre no desvio de surto?