só de ser Duma epoca onde o cinema produzia block busters sem um pingo de Cgi, só cenários, maquete, miniaturas, Animatronic, mate painting e make up (às vezes stop motion), filtros só qnd realmente necessário o filme já tem muito mérito
Não conhecia essa história, assisti o trailer do novo filme e fiquei facinado o que me fez procurar mais sobre esse universo. Estou lendo os livros agora e estou encantado com Duna.
@@christik100 na vida não se consegue agradar a todo mundo, e isso vale sim. Fizeram o que podiam para gerar um filme. Se for ver a obra impressa, impossível jogar tanto detalhe e complexidade num filme de uma, duas horas. Fácil jogar pedra. E mantenho o que digo.
Excelente análise sobre este clássico. O Central Pandora está sendo um canal referencia sobre o universo sci-fi, para mim. Que tal uma análise sobre o clássico Barbarella de 1968? Abraços!
As produções de Dino de Laurentis atraíam público na época e ver esse nome nos créditos iniciais já passava uma certa tranquilidade pelo que viria. Me lembro do filme Orca que veio na mesma onda de Tubarão e TB King Kong só pra citar 2 que levaram muita gente aos cinemas, álbum de figurinhas disputado entre os fãs e mais. Duna foi um filme bastante esperado pelo que eu me lembro até pelas participações como a de Mick Jagger, num tempo que David Bowie estrelou vários filmes com sucesso junto ao público e crítica, mas no final o auge de Duna está no duelo de facas entre o ator protagonista contra um personagem interpretado por ninguém menos que Sting do Police que na época estava na crista da onda🌊. É engraçado ver a atuação de um astro pop passar totalmente desapercebida na atualidade e o que na época sem dúvida atraiu muito público fãs de ficção como eu mas que não conheciam o livro e ficaram boiando. Fico imaginando a versão de 9hs com trilha sonora produzidas pelos próprios atores como é o caso do Sting aqui num dos meus clipes favoritos que lembrava muito a arte do carnavalesco Joãozinho Trinta m.letras.mus.br/the-police/98651/
Interessante é que a maior reclamação dos filmes atuais é a mesma, as pessoas não entenderam o filme. Eu me apaixonei pelo universo, quando assisti o primeiro filme fiquei louca em saber mais!!
Eu assisti no cinema e fiquei tão encantado que comprei o dvd. Os efeitos especiais eram horrorosos pro padrão atual e até mesmo pro padrão da época deixava muito a desejar. Mas a história, a fotografia e colossais cenas externas, eram muito impactantes pra uma mente tão jovem como a minha, na época. Sem dúvida esse é um dos filmes memoráveis da história do cinema.
Eu joguei o jogo duna na minha infância lá pros meus 10 anos de idade eu nem sabia que era um livro e depois um filme, vou procurar o filme e tenho certeza que já vi esse livro em sebos mas nunca pesquisei kkk
Eu sempre digo que esse filme não era David Lynch o suficiente, nem Duna o suficiente. Foi um filme que não sabia o que era, perdeu sua identidade. Eu ainda me divirto assistindo, independe das inconsistências com o livro, e amo o design de produção, mas não é a adaptação que Duna merece.
Com certeza, acho que o Lynch, por estar em início de carreira, perdeu muito da sua liberdade criativa nesse filme. Mas as expectativas para este novo filme estão bem altas!
Primeiro, ótimo vídeo. Discordo que o filme é incompreensível, o que achei foi que foi apressado demais( o que era óbvio, pois até uma série iria ter furos). E amei o visual. E melhor: me fez ler o livro. E virar fã de Duna.
Muitos não gostaram porque acharam o filme confuso? No meu entender David Lynch acertou justamente aí, pois obriga a muitos ler a obra romanceada de Frank Herbert para melhor compreensão da estória. Eis a força do filme.
Duna tem uma historia e um background muito denso para um filme. Impossível de fazer sem adaptações, assim com o Senhor dos Anéis teve que ter várias adaptações para fazer caber no tempo.
Livros e filmes são mídias totalmente diferentes e usam abordagens totalmente distintas. Se os diretores e o roteiristas não conseguem adptar a linguagem literária para a do cinema, que mudem de profissão. Os diretores e roteiristas de O Poderoso Chefão, 1984 e Platoon, por exemplo, fizeram ótimos trabalhos e conseguiram transpor às barreiras das duas mídias.
Que sorte o David Lynch teve de ter o Frank Herbert do lado e que ainda acabou gostando do filme diferente do Ridley Scott que não teve a mesma sorte com o Phillip K Dick que morreu na produção!
Eu gosto desse filme assistir quando eu tinha 14 anos mas se tem uma coisa que me deixa furioso com as cópias tanto em DVD como as que existem nas plataformas de streaming é 1 as dublagens são ridículas 2 na cena da reunião do barão com rabban e Face na hora em que o raban espreme um bichinho que toma o suco antes disso no filme original ele retira o bichinho de dentro de um aquário e depois coloca lembro muito bem da existência dessa cena Porque como cheguei no cinema atrasado entrei no exato momento dessa cena que eu estou relatando. Considere que existe um tempo no Brasil em que você chegava no cinema da metade do filme e ficava para as outras sessões Aliás você podia assistir todas as seções que quisesse com o único ingresso e foi assim que eu fiz com primeiro Duro de Matar lembro como se fosse hoje entrar 1 hora da tarde no cinema e sair às 9 horas da noite
Outra curiosidade do IMDB é que a atriz Virginia Madsen ficou doente devido a uma intoxicação alimentar no México e durante a cena da luta entre Paul Atreides e Feyd a equipe do filme colocou um banquinho de bar que ficou escondido no enorme vestido dela para que pudesse descansar e parecer que ela estava de pé.
Falando em quem gostou do filme, podemos citar a crítica especializada, como sendo alguém que "adorou" o filme, pois os mesmo tiveram assunto pra falar até as orelhas ficarem quentes. ;)
Poxa eu vi esse filme!! Do nada, no IPTV,. Eu achei muito louco, meio guerra nas estrelas,. Meio jornada nas estrelas, eu vi. Ontem esse filme mais vou ver denovo, eu gostei mais tenho que ter passiencia
No filme duna de 1984 o barao vladimir recebeu uma "oferenda" que era um rapaz jovem. ele retira uma tampa do peito e o sangue sai. Pq isso era feito? Acontece no livro também?
Duna era pra ser uma 'iniciação metafísica' para todos, por isso não deu certo com Jodorowsky e uma frustração pra David Lynch, devido aos cortes que fizeram sem a sua autorização. Como sempre, a indústria nos mina e interrompe processos para que não possamos enxergar o que é verdadeiro
LYNCH, SEU DUNA É MUITO BOM, ESSE DUNA ATUAL, A PARTE 1, SONOLENTA, PERSONAGENS SEM CARISMA, UM BARÃO SEM IMPACTO, DIFERENTE DO BARÃO DO LYNCH, ATERRADOR, NOJENTO, OPRESSOR. STING SENSACIONAL, PAUL SENDO MUITO IMPONENTE, AS CENAS DE DUELOS INCRÍVEIS, O SEMEADOR IMPACTANTE, JÁ ASSISTE MAIS DE 10 VEZES. PRA MIM É O CLÁSSICO DUNA.
eu assisti a versao q a princesa fala no inicio... eu gosto de duna, os vermes de areia, os figurinos... apesar de eu achar o barao vlad nojento.... mas no geral eu adoro... POREM... eu odeio aquele efeito q eles fica com um quadrado em volta do corpo e colocam a camera em slowmotion, o classico com os fps quebrados o/
Aquele efeito ficou meio estranho mesmo, mas, se não me engano, foi a primeira vez que tentaram fazer algo parecido em um filme, então dá pra relevar, rsrs
Eu assisti esses dias com esse corte, ficou muito ruim, ficou amador, eu vou ver se acho pra ver a versão do diretor, assisti quando criança, não lembro bem qual versão era. Mas sei que tem um grande potencial, mas com um corte ridículo.
Muito melhor que essa chatice do vileneve . Fotografia incrivel atorea engajados figurino magnifico produção e direção impecaveis e com uma trilha sonora iinesquecivel .
Eu gosto do filme até um pouco mais da metade.... depois ele dá uma derrapada ladeira a baixo, virando um filme mais genérico.... mesmo assim gosto de várias cenas do último ato...ou seja para mim o saldo é positivo e até tenho uma cópia em DVD.
no documentário do duna de jodorowsky, ele resume o filme do lynch muito bem quando ele foi ver a produção no cinema e disse todo contente: -" é uma m3rda!"
O novo filme é fantástico, mas este tb é bom, nossa a ideia deste universo, é que somos nós a milhares de anos e a distância de bilhões de anos luz a frente ,não é a toa que star wars segue igual com jargão "numa galáxia muito distante " dando a entender ,que nos aqui no fim da galáxia via lactea estamos na mesma linha de tempo , existia uma guerra galatica, a milhões de anos luz da terra , e isso não é uma ficção, é uma realidade Sabemos pelo tamanho do universo, que a vida existe com certeza ,mundos ,planetas ,seres e diversas vidas ,porém com o tamanho COLOSSAL IMPOSSIVEL, EXTRAORDINÁRIO do universo, nenhuma civilização por mais tecnológica que seja ,pode chegar no limite ou próximo de qualquer vizinho, existe um limite insuperável que se chama TEMPO ,então a ficção aqui se torna som real ,ou retratada ,assim como aliens, não sabemos quais organismos desconhecidos tem no universo
O filme antigo duna é muito longo kkkkk antes desse filme nada era tão longo quanto ele kkkkk hj assisto duas horas de filme como se fosse apenas uma hora de duração
O filme não pode ser feito de forma que as pessoas entendessem mas ele deu muita ideia para vários diretores de como fazer o mundo futurista com vilões perversos em filme de ficção científica. Eu não gosto de guerra. Mais gostei dos Artistas porque eles mostram aquele personagem vilão maldoso que faz de tudo para destruir qualquer pessoa que impeça ele de conseguir aquilo que ele quer. Coisas que eu gostava no filme : trilha sonora e também gostava da cena do deserto e das roupas de guerra. Também gostava do cantor na vida real " Sting " como um vilão mal e elegante no filme . Também gostava do artista que fazia o papel de mocinho( eu achava o olho do artista muito bonito junto com a sua face e sua roupa futurista no filme. ) e combatia os vilões. Gostava daquele vilão gordo cheio de gordura ( voando com a sua roupa futurista ) no corpo e no rosto e algumas feridinhas no rosto e sua risada sádica de vilão. Gostei da cena que ele o vilão gordo engordurado colocava uma mensagem Secreta no coração do soldado. Gostei da cena do Soldado sendo morto pelo vilão chefe e ele o vilão dando gargalhada foi bem uma cena de vilão, e o Vilão gosta de ver a outra pessoa morrer( gostei do soldado tendo medo do chefe dele "vilão gordo engordurado" que ia matar ele "o pobre soldado" puxando um componente colocado dentro do coração do Soldado aterrorizado ". pobre soldado condenado a morte ". Gostei da cena do pobre soldado aterrorizado vendo seu chefe satico matando ele na hora ( excelente cena para ser usado em outros filmes de ficção científica mostrando o vilão sádica psicopata matando o seus soldados fiéis . ). O chefe vilão tinha que matar o soldado para que seu corpo fosse jogado na mão do espião que estava dentro do Castelo fingindo ser fiel aos mocinhos no filme . O espião médico de necrotério tinha que pegar a mensagem dentro do Cadáver do Soldado e tinha que pegar a mensagem dentro do coração do soldado inimigo para executar a traição e desativar as defesas do Castelo. ) . Gostei muito da Sena do Mocinho jogando chefe vilão com a sua roupa voadora direto para um verme gigante do deserto para o vilão ser devorado( gostava do artista que fazia o vilão. ele fazia uma caricatura de horror de medo quando estava sendo jogado contra o verme que ia devora lo vivo. Esse artista com papel de vilão me lembrava aqueles artistas do passado famosos do teatro de Shakespeare . ). Gostei do diretor usar roupas modernas misturadas com estilos que roupas da idade medieval ficou um visual diferente tanto para os artistas mocinhos bem como para os artistas vilões. Gostei no filme que ele o artista vilão mostrava uma imagem do Vilão que quer poder e faz qualquer maldade até com os seus próprios soldados fiéis para conseguir poder. Eu acho que o filme Duna tinha que ser um seriado longo assim de 3 semanas para ser explicado o tipo de reinado ou império do filme ( o autor do livro nasceu na época errada . sabe porque? porque ele tinha que nascer na nossa época da internet 4G, 5G que tem Netflix e várias empresas fazendo seriado para as pessoas em casa com sua internet de linha fibra ótica ou pacote 4G, 5G. Tem que transformar o livro numa novela de 10 meses então ele faria sucesso com seu livro em forma de novela para internet streaming do tipo Netflix ) . Como você disse o livro explicado a história melhor mas o filme tem que ser super simplificado ( nos filmes existe o problema de tempo e dinheiro. Passando de 2 horas o filme a ciência explica que o cérebro das pessoas ficam cansadas em ver tanto filme e as pessoas ficam enjoada vendo um filme preso dentro de um cinema por muito tempo. As pessoas ficam cansadas de ficar num ambiente fechado dentro do cinema por mais de duas horas. ( Eu tenho um primo meu que quando passa de 2 horas o filme dentro do cinema ele fica com uma dor de cabeça tremenda e à vista dele dói muito. ) ) e por isso que eu acho que esse filme foi mal no cinema porque o livro tem muitos detalhes que não são passados no cinema dentro do filme porque não dá tempo da filmagem mostra tudo que o livro tem de bom para explicar sobre a história. O filme mostra um Mundo Estranho onde existe muita traição. Mostra também em certo sentido que se os mocinhos não dominarem esse mundo os vilões ( vilões Psicopatas e sádicos ) vão dominar esse mundo e vão torturar todo mundo😱.
Eu já manjava que não ia entender nada e fui ler o livro antes de assistir o filme, realmente fica ótimo nesse caso, principalmente as cenas com os vermes de areia, o visual deles tá melhor do que para o filme que vai lançar agora
Assisti esse filme no cinema com 11 anos, não tem nada de complicado de entender, ao menos pra mim não tinha, só estranhei um pouco a narrativa mas o filme é bom, infelizmente não aceitam isso
Eu vim aqui depois de assistir Duna 2 e dizer: tirando a irmã do Paul que não aparece, as versões atuais fazem a versão do Lynch parecer mais brega, cafona e cheias de interpretações horríveis
O visual do filme de Lynch é simplesmente espetacular.
só de ser Duma epoca onde o cinema produzia block busters sem um pingo de Cgi, só cenários, maquete, miniaturas, Animatronic, mate painting e make up (às vezes stop motion), filtros só qnd realmente necessário o filme já tem muito mérito
Para mim foi perfeito. Aluguei muitas vezes o VHS deste filme. Até a chegada do novo Duna, eu ainda assistia no streaming.
A trilha sonora instrumental do filme de 1984 é magnífica !
Tem esse filme na Netflix
Adorei
Um clássico que deveria ser transmitido pela TV aberta aqui
Merecia um Oscar
Passou muitas vezes
Não conhecia essa história, assisti o trailer do novo filme e fiquei facinado o que me fez procurar mais sobre esse universo. Estou lendo os livros agora e estou encantado com Duna.
Sinceramente, achei que o filme é um marco, ficou muito bom para a época.
Gosto muito desse filme, guardo com carinho meu DVD (e seu backup em disco, por que dvd deteriora).
Gostei demais desses detalhes sobre a produção de Duna.
Tava lendo o livro e recebo a notificação do vídeo bizarro kkkkk ótimo vídeo
Coincidências kkkkkkkk
Dois! Eu também estava lendo... Hahha
Nossa que coincidência o filme do momento ser falado em um vídeo
Cara, é o que eu sempre digo: é muito fácil criticar, quero ver ir lá e fazer melhor. O filme é bom. Pago de fandom mesmo e dane-se quem não gostou.
Leve essa filosofia pra outras áreas da vida e tu verá que ela não se sustenta.
@@christik100 na vida não se consegue agradar a todo mundo, e isso vale sim. Fizeram o que podiam para gerar um filme. Se for ver a obra impressa, impossível jogar tanto detalhe e complexidade num filme de uma, duas horas. Fácil jogar pedra. E mantenho o que digo.
se usar essa logica todo filme ja feito ta “bom o suficiente” entao
Excelente análise sobre este clássico. O Central Pandora está sendo um canal referencia sobre o universo sci-fi, para mim. Que tal uma análise sobre o clássico Barbarella de 1968? Abraços!
Sugestão anotada, Diego! Esse realmente é super clássico.
As produções de Dino de Laurentis atraíam público na época e ver esse nome nos créditos iniciais já passava uma certa tranquilidade pelo que viria. Me lembro do filme Orca que veio na mesma onda de Tubarão e TB King Kong só pra citar 2 que levaram muita gente aos cinemas, álbum de figurinhas disputado entre os fãs e mais. Duna foi um filme bastante esperado pelo que eu me lembro até pelas participações como a de Mick Jagger, num tempo que David Bowie estrelou vários filmes com sucesso junto ao público e crítica, mas no final o auge de Duna está no duelo de facas entre o ator protagonista contra um personagem interpretado por ninguém menos que Sting do Police que na época estava na crista da onda🌊. É engraçado ver a atuação de um astro pop passar totalmente desapercebida na atualidade e o que na época sem dúvida atraiu muito público fãs de ficção como eu mas que não conheciam o livro e ficaram boiando. Fico imaginando a versão de 9hs com trilha sonora produzidas pelos próprios atores como é o caso do Sting aqui num dos meus clipes favoritos que lembrava muito a arte do carnavalesco Joãozinho Trinta m.letras.mus.br/the-police/98651/
Interessante é que a maior reclamação dos filmes atuais é a mesma, as pessoas não entenderam o filme. Eu me apaixonei pelo universo, quando assisti o primeiro filme fiquei louca em saber mais!!
Muito legal! Sou fã do David Lynch. The Lost Highway é um dos melhores filmes que eu já vi na minha vida
Como nunca tinha visto seu canal antes? Já sou fã 🥰
Eu assisti no cinema e fiquei tão encantado que comprei o dvd. Os efeitos especiais eram horrorosos pro padrão atual e até mesmo pro padrão da época deixava muito a desejar. Mas a história, a fotografia e colossais cenas externas, eram muito impactantes pra uma mente tão jovem como a minha, na época.
Sem dúvida esse é um dos filmes memoráveis da história do cinema.
Parabéns pelos 10 mil inscritos, vocês são ótimos e merecem muito mais.
Que filme maravilhoso
Eu gostei de assistir esse filme de 1984 de Duna.
Mais um universo da ficção que eu estou conhecendo melhor por causa dos vídeos aqui do canal.
Eu particularmente gostei desse filme (apesar de não ter lido o livro).
Ja é o 10° video seguido que assisto nesse canal, to sem palavras e apaixonado por esse mulher
Eu joguei o jogo duna na minha infância lá pros meus 10 anos de idade eu nem sabia que era um livro e depois um filme, vou procurar o filme e tenho certeza que já vi esse livro em sebos mas nunca pesquisei kkk
Jogo? Eu quero jogar esse!! 😳😳😳😳
Ainda não assisti quem sabe daqui 50 anos eu assista
Sucesso para você e para o canal. Belo trabalho neste vídeo, parabéns.
Que voz linda !!!!
Eu sempre digo que esse filme não era David Lynch o suficiente, nem Duna o suficiente. Foi um filme que não sabia o que era, perdeu sua identidade. Eu ainda me divirto assistindo, independe das inconsistências com o livro, e amo o design de produção, mas não é a adaptação que Duna merece.
Com certeza, acho que o Lynch, por estar em início de carreira, perdeu muito da sua liberdade criativa nesse filme. Mas as expectativas para este novo filme estão bem altas!
Primeiro, ótimo vídeo. Discordo que o filme é incompreensível, o que achei foi que foi apressado demais( o que era óbvio, pois até uma série iria ter furos). E amei o visual. E melhor: me fez ler o livro. E virar fã de Duna.
Esse canal é muito bom! Parabéns!!!
Adoro Duna😍!!
Muito bom e explicativo !!
mina, sua vinheta de abertura é muito sensacional
sério
"Plans within plans within plans within plans"
Filmaço!....😍😍😍
Se o Planeta Arakkis existir.
Quero conhecer esse Mundo.
É só ir pro Saara 👍
Costumo ouvir a Sora no podcast do Jogo Véio / TV de Tubo e não sabia que ela tinha um canal tão bacana no TH-cam! Mais um inscrito aqui.
Boas vindas Lelei!
Os videos estão cada vez melhores !
Muitos não gostaram porque acharam o filme confuso? No meu entender David Lynch acertou justamente aí, pois obriga a muitos ler a obra romanceada de Frank Herbert para melhor compreensão da estória. Eis a força do filme.
Ótimo vídeo
Sting....meu amor❤
Muito interessante! Obrigado!
Muito interessante. Excelente vídeo.
Filmaço
Obra-prima!🤩😍🥰🤗🍻😎
Esse filme é intragável
Achei muito estranho esse filme 😞 uma pena não ter feito sucesso
Duna tem uma historia e um background muito denso para um filme. Impossível de fazer sem adaptações, assim com o Senhor dos Anéis teve que ter várias adaptações para fazer caber no tempo.
Colocaste muito bem!
Livros e filmes são mídias totalmente diferentes e usam abordagens totalmente distintas. Se os diretores e o roteiristas não conseguem adptar a linguagem literária para a do cinema, que mudem de profissão. Os diretores e roteiristas de O Poderoso Chefão, 1984 e Platoon, por exemplo, fizeram ótimos trabalhos e conseguiram transpor às barreiras das duas mídias.
Não me lembro de ter ouvido falar neste filme, vou procurar pra ver como é.
Que sorte o David Lynch teve de ter o Frank Herbert do lado e que ainda acabou gostando do filme diferente do Ridley Scott que não teve a mesma sorte com o Phillip K Dick que morreu na produção!
Opaa! assisti o filme Duna e KKK fiquei muito perdido com a história, achei o filme ok.
kkkk pelo filme do David Lynch é um pouco complicado entender algumas coisas mesmo. Duna é uma história bem difícil de adaptar
Eu gosto desse filme assistir quando eu tinha 14 anos mas se tem uma coisa que me deixa furioso com as cópias tanto em DVD como as que existem nas plataformas de streaming é 1 as dublagens são ridículas 2 na cena da reunião do barão com rabban e Face na hora em que o raban espreme um bichinho que toma o suco antes disso no filme original ele retira o bichinho de dentro de um aquário e depois coloca lembro muito bem da existência dessa cena Porque como cheguei no cinema atrasado entrei no exato momento dessa cena que eu estou relatando. Considere que existe um tempo no Brasil em que você chegava no cinema da metade do filme e ficava para as outras sessões Aliás você podia assistir todas as seções que quisesse com o único ingresso e foi assim que eu fiz com primeiro Duro de Matar lembro como se fosse hoje entrar 1 hora da tarde no cinema e sair às 9 horas da noite
Outra curiosidade do IMDB é que a atriz Virginia Madsen ficou doente devido a uma intoxicação alimentar no México e durante a cena da luta entre Paul Atreides e Feyd a equipe do filme colocou um banquinho de bar que ficou escondido no enorme vestido dela para que pudesse descansar e parecer que ela estava de pé.
Na cena do filme em que o container do navegador está entrando, se vc olhar do lado esquerdo, vai ver um dos figurantes cair no chão......
Abrindo o filme agora pra ver isso, não tinha reparado nesse detalhe 😂
E o que era aquele aspirador de pó na saída do container?
@@edukairos Cara, nem imagino, acho que o tanque vaza alguma coisa e os caras vão limpando....eu não li os livros então não sei se é mencionado isso
SORA E SONORA. SUA VOZ É LINDA
Nossa, qual é o nome da trilha sonora de 8:15 ?
Falando em quem gostou do filme, podemos citar a crítica especializada, como sendo alguém que "adorou" o filme, pois os mesmo tiveram assunto pra falar até as orelhas ficarem quentes. ;)
Faz uma review do Zardoz!
Poxa eu vi esse filme!! Do nada, no IPTV,. Eu achei muito louco, meio guerra nas estrelas,. Meio jornada nas estrelas, eu vi. Ontem esse filme mais vou ver denovo, eu gostei mais tenho que ter passiencia
No filme duna de 1984 o barao vladimir recebeu uma "oferenda" que era um rapaz jovem. ele retira uma tampa do peito e o sangue sai. Pq isso era feito? Acontece no livro também?
Isso é invenção do David Lynch 🤣
Pelo livro só se sabe que o barão é gay e sádico. Acho que Lynch quis mostrar isso da forma mais direta.
1:23 TA PORRA KSKKSKSKS (pra quem não sabe meus sonhos são tipo assim). Mas falando sério ia ser foda demais se isso acontecesse.
Já ouvi que o corte original tinha + de 7 horas . . . . Confere?
Duna era pra ser uma 'iniciação metafísica' para todos, por isso não deu certo com Jodorowsky e uma frustração pra David Lynch, devido aos cortes que fizeram sem a sua autorização. Como sempre, a indústria nos mina e interrompe processos para que não possamos enxergar o que é verdadeiro
LYNCH, SEU DUNA É MUITO BOM, ESSE DUNA ATUAL, A PARTE 1, SONOLENTA, PERSONAGENS SEM CARISMA, UM BARÃO SEM IMPACTO, DIFERENTE DO BARÃO DO LYNCH, ATERRADOR, NOJENTO, OPRESSOR. STING SENSACIONAL, PAUL SENDO MUITO IMPONENTE, AS CENAS DE DUELOS INCRÍVEIS, O SEMEADOR IMPACTANTE, JÁ ASSISTE MAIS DE 10 VEZES. PRA MIM É O CLÁSSICO DUNA.
Fico me perguntando por que até hoje o Lynch não fez a sua própria versão definitiva.
eu tenho a impressão que muitas coisas do novo duna foram adaptadas do filme do lynch
Eu: esperando saber onde o Sting participa do filme.
Central Pandora: ....
eu assisti a versao q a princesa fala no inicio... eu gosto de duna, os vermes de areia, os figurinos... apesar de eu achar o barao vlad nojento.... mas no geral eu adoro... POREM... eu odeio aquele efeito q eles fica com um quadrado em volta do corpo e colocam a camera em slowmotion, o classico com os fps quebrados o/
Aquele efeito ficou meio estranho mesmo, mas, se não me engano, foi a primeira vez que tentaram fazer algo parecido em um filme, então dá pra relevar, rsrs
Eu assisti esses dias com esse corte, ficou muito ruim, ficou amador, eu vou ver se acho pra ver a versão do diretor, assisti quando criança, não lembro bem qual versão era. Mas sei que tem um grande potencial, mas com um corte ridículo.
@@LiveFeanor Já ouvi dizer que a melhor versão é a dos fãs que inclusive da para encontrar aqui no TH-cam
Muito melhor que essa chatice do vileneve . Fotografia incrivel atorea engajados figurino magnifico
produção e direção impecaveis e com uma trilha sonora iinesquecivel .
😍😍😍😍
Gostei do visual do filme, mas foi difícil entender a trama!
Eu gosto do filme até um pouco mais da metade.... depois ele dá uma derrapada ladeira a baixo, virando um filme mais genérico.... mesmo assim gosto de várias cenas do último ato...ou seja para mim o saldo é positivo e até tenho uma cópia em DVD.
no documentário do duna de jodorowsky, ele resume o filme do lynch muito bem quando ele foi ver a produção no cinema e disse todo contente: -" é uma m3rda!"
Que filme bizarro! Vi no cinema.
O novo filme é fantástico, mas este tb é bom, nossa a ideia deste universo, é que somos nós a milhares de anos e a distância de bilhões de anos luz a frente ,não é a toa que star wars segue igual com jargão "numa galáxia muito distante " dando a entender ,que nos aqui no fim da galáxia via lactea estamos na mesma linha de tempo , existia uma guerra galatica, a milhões de anos luz da terra , e isso não é uma ficção, é uma realidade
Sabemos pelo tamanho do universo, que a vida existe com certeza ,mundos ,planetas ,seres e diversas vidas ,porém com o tamanho COLOSSAL IMPOSSIVEL, EXTRAORDINÁRIO do universo, nenhuma civilização por mais tecnológica que seja ,pode chegar no limite ou próximo de qualquer vizinho, existe um limite insuperável que se chama TEMPO ,então a ficção aqui se torna som real ,ou retratada ,assim como aliens, não sabemos quais organismos desconhecidos tem no universo
Eu nasci em 72 !! 😅
O filme antigo duna é muito longo kkkkk antes desse filme nada era tão longo quanto ele kkkkk hj assisto duas horas de filme como se fosse apenas uma hora de duração
O filme não pode ser feito de forma que as pessoas entendessem mas ele deu muita ideia para vários diretores de como fazer o mundo futurista com vilões perversos em filme de ficção científica.
Eu não gosto de guerra. Mais gostei dos Artistas porque eles mostram aquele personagem vilão maldoso que faz de tudo para destruir qualquer pessoa que impeça ele de conseguir aquilo que ele quer.
Coisas que eu gostava no filme : trilha sonora e também gostava da cena do deserto e das roupas de guerra. Também gostava do cantor na vida real " Sting " como um vilão mal e elegante no filme . Também gostava do artista que fazia o papel de mocinho( eu achava o olho do artista muito bonito junto com a sua face e sua roupa futurista no filme. ) e combatia os vilões. Gostava daquele vilão gordo cheio de gordura ( voando com a sua roupa futurista ) no corpo e no rosto e algumas feridinhas no rosto e sua risada sádica de vilão. Gostei da cena que ele o vilão gordo engordurado colocava uma mensagem Secreta no coração do soldado. Gostei da cena do Soldado sendo morto pelo vilão chefe e ele o vilão dando gargalhada foi bem uma cena de vilão, e o Vilão gosta de ver a outra pessoa morrer( gostei do soldado tendo medo do chefe dele "vilão gordo engordurado" que ia matar ele "o pobre soldado" puxando um componente colocado dentro do coração do Soldado aterrorizado ". pobre soldado condenado a morte ". Gostei da cena do pobre soldado aterrorizado vendo seu chefe satico matando ele na hora ( excelente cena para ser usado em outros filmes de ficção científica mostrando o vilão sádica psicopata matando o seus soldados fiéis . ). O chefe vilão tinha que matar o soldado para que seu corpo fosse jogado na mão do espião que estava dentro do Castelo fingindo ser fiel aos mocinhos no filme . O espião médico de necrotério tinha que pegar a mensagem dentro do Cadáver do Soldado e tinha que pegar a mensagem dentro do coração do soldado inimigo para executar a traição e desativar as defesas do Castelo. ) . Gostei muito da Sena do Mocinho jogando chefe vilão com a sua roupa voadora direto para um verme gigante do deserto para o vilão ser devorado( gostava do artista que fazia o vilão. ele fazia uma caricatura de horror de medo quando estava sendo jogado contra o verme que ia devora lo vivo. Esse artista com papel de vilão me lembrava aqueles artistas do passado famosos do teatro de Shakespeare . ). Gostei do diretor usar roupas modernas misturadas com estilos que roupas da idade medieval ficou um visual diferente tanto para os artistas mocinhos bem como para os artistas vilões. Gostei no filme que ele o artista vilão mostrava uma imagem do Vilão que quer poder e faz qualquer maldade até com os seus próprios soldados fiéis para conseguir poder.
Eu acho que o filme Duna tinha que ser um seriado longo assim de 3 semanas para ser explicado o tipo de reinado ou império do filme ( o autor do livro nasceu na época errada . sabe porque? porque ele tinha que nascer na nossa época da internet 4G, 5G que tem Netflix e várias empresas fazendo seriado para as pessoas em casa com sua internet de linha fibra ótica ou pacote 4G, 5G. Tem que transformar o livro numa novela de 10 meses então ele faria sucesso com seu livro em forma de novela para internet streaming do tipo Netflix ) . Como você disse o livro explicado a história melhor mas o filme tem que ser super simplificado ( nos filmes existe o problema de tempo e dinheiro. Passando de 2 horas o filme a ciência explica que o cérebro das pessoas ficam cansadas em ver tanto filme e as pessoas ficam enjoada vendo um filme preso dentro de um cinema por muito tempo. As pessoas ficam cansadas de ficar num ambiente fechado dentro do cinema por mais de duas horas. ( Eu tenho um primo meu que quando passa de 2 horas o filme dentro do cinema ele fica com uma dor de cabeça tremenda e à vista dele dói muito. ) ) e por isso que eu acho que esse filme foi mal no cinema porque o livro tem muitos detalhes que não são passados no cinema dentro do filme porque não dá tempo da filmagem mostra tudo que o livro tem de bom para explicar sobre a história. O filme mostra um Mundo Estranho onde existe muita traição. Mostra também em certo sentido que se os mocinhos não dominarem esse mundo os vilões ( vilões Psicopatas e sádicos ) vão dominar esse mundo e vão torturar todo mundo😱.
atriz ds Irulan é linda
Eu já manjava que não ia entender nada e fui ler o livro antes de assistir o filme, realmente fica ótimo nesse caso, principalmente as cenas com os vermes de areia, o visual deles tá melhor do que para o filme que vai lançar agora
😮
Um filme Cult!
Façam um vídeo sobre Fringe, pfvr
Se você ler o romance Duna, ficará muito fácil entender o filme e aprecia-lo.
*Long Live the House Harkkonen*
O escudo é uma dos piores efeitos que já vi no cinema
Só abri por que vi o Sting
Assisti esse filme no cinema com 11 anos, não tem nada de complicado de entender, ao menos pra mim não tinha, só estranhei um pouco a narrativa mas o filme é bom, infelizmente não aceitam isso
Acredito que o filme sofreu com a alta expectativa dos fãs do livro
@@CentralPandora certamente! Mas uma adaptação nunca é igual ao original. Se for possivel, faça uma resenha do filme "o nevoeiro" !
Legal foi ver o professor Xavier e Billy Idol no mesmo filme.....kkkkk
Vc gosta desse filme?
A Sora tem o timbre idêntico à voz feminina do google.
Não sei o que é pior, elenco ou roteiro.
Eu não sei se gosto ou não desse filme.
Graças a Deus Jodorowsky não conseguiu fazer Duna. Pelo que vi no documentário, seria uma porcaria.
fala sobre o duna do jodoroswky
Se agradou o autor é pq ficou bom kkkk
Irulan é vilã da história e não é boazinha como no filme de 84
O tiro saiu pela culatra, e a Chani deu a luz a gêmeos (mesmo na morte, ela sambou na cara da Irulan)
Ainda bem que o filme de jodorovisky não deu certo. O de David linch é bem melhor.
Rapaz, assisti o classico na netflix e achei esse filme confuso, enrolado, e bem mal feito!
Eu vim aqui depois de assistir Duna 2 e dizer: tirando a irmã do Paul que não aparece, as versões atuais fazem a versão do Lynch parecer mais brega, cafona e cheias de interpretações horríveis
Gataaaaaa