Realmente a adaptação de 1984 foi terrível, mas eu sempre digo que ela teve um mérito: popularizar a história. Eu, por exemplo, nada sabia acerca do universo de Dune, mas, assistindo ao filme de 1984, fui despertado para a história e depois, bem mais tarde, tive o privilégio de ler toda a saga.
Sobre as lentes, no filme "Garotos Perdidos", de 1987, o uso de lentes foi bastante complicada. Os atores tinham de filmar poucos minutos para retira-las e lubrificar os olhos, ou seja bastante arriscado. As lentes na época não eram feitas com o mesmo material de hoje, talvez por isso a escolha de não usá-las.
Adoraria uma análise do Dale em Histórias do Oscar de A Cor Púrpura, que é meu filme favorito da vida e, ao meu ver, uma das maiores injustiças da história do cinema: como assim Whoopi Goldberg não ter levado a estatueta?
O livro "Duna" é muito bom, mas há um livro que li várias vezes e que também me impressionou muito, que é "O Messias de Duna". Li este livro com anos de diferença e sempre via algo novo ali.
Estou assistindo ao filme E teu seu valor - Efeitos Práticos bem feitos - Atuações bem condizentes - Aspectos Surrealistas bem bacanas - Set Pieces -Fotografia -Figurino -Design de Produção
Me lembro de ter assistido esse filme pela televisão, na extinta TV Manchete quando eu era criança. Não entendia nada mas achava os efeitos e as localidades bem bonitos e imersivos, me lembrando muito Star Wars. Também me lembro que passou tipo uma série de Duna na RedeTV! alguns anos atrás que não despertou muito meu interesse. Enfim, que venha o novo Duna, que pra mim esse é o filme que vai salvar o cinema em 2020, Tenet que me desculpe.
Vi Duna quando criança, então lembro do filme da mesma época em que via Jornada Nas Estrelas e Guerra Nas Estrelas (Uso os nomes BR pra evidenciar minha idade.) na TV e minha mente explodia... Revisitei Jornada na adolescência e fase adulta e cada vez me apaixonava mais. Duna revi semana passada então seu vídeo me pegou de surpresa. Pois tinha revisto semana passada e vi que puta ideia boa tinha ali e já consciente que era um livro deduzi que estava vendo um grande trailer... E já comecei a ler o livro e estou fascinado e feliz com a próxima versão pois amo o diretor.
@@dalenogarecriticas Sim, pelo menos isso né. Ele vem sendo beem corajoso nos últimos anos, mas acho que corajoso até demais. Pegou Blade Runner, que poderia dar muito errado, mas felizmente foi elogiado pela critica, e agora Duna...
Dalenogare, poderia fazer um comentário sobre o documentário "Duna de Jodorowsky". Vi o documentário e terminei sentindo falta do filmaço que poderia ter sido, já que eu gosto muito dos filmes do Alejandro Jodorowsky. Abraço!
Ótimo vídeo 👏👏👏 Tenho o DVD de DUNA, São muitos assuntos jogados ao mesmo tempo!!! Não tem como acompanhar, mas gosto da aparência dos vermes gigantes!
A versão dos fãs é um filme de fato muito melhor. É a melhor montagem possível a partir do que foi filmado. Mas lembro de Lynch ter esclarecido que jamais faria uma "versão do diretor" de Duna (e ele foi convidado a fazer isso) porque jamais seria um filme dele porque ele não teve a oportunidade de filmar tudo que queria. Ou seja, as interferências já começaram no processo de filmagem, onde ele teve que desistir de filmar determinadas cenas.
Meu pai tinha locadora durante os 90s, lembro que o vhs de duna vinha com um pequeno folhetinho explicando sobre o universo, os personagens. Não lembro de nenhum outro filme com isso. Você comentou sobre a versão dos fãs, é um ótimo tema pra um video; fan edits, tem muitos bem curiosos como um que monta cisne negro e o lutador do Aronofsky num só filme, ou aquela versão da bbc que retrilha Drive, exemplos não faltam.
Tenho dito a amigos que também leram o livro que, para mim, o maior desafio é retratar a comunicação entre os personagens. É um desafio para o cinema, em geral, filmar o pensamento.
Que legal!! Sabia que você poderia trazer novidades a respeito desse projeto tão polêmico e que me desperta tanta curiosidade!! Estou muito ansioso para ver o que o Villeneuve vai fazer, pois acredito muito no seu potencial, para mim um dos grandes diretores da nova geração. Parabéns pela ótima crítica(como sempre)
Lembro que nesta época fui ao cinema Comodoro na Av São João, era criança, adorava filmes de ficção científica, quando vi os vermes gigantes, o terrível Barão, foram assustadores. Sair sem entender muito do filme. Com os anos acabei vendo as versões estendida e a Reduz, esta última muito bem feita e explicada. Mas com a versão clássica assisti muitas vezes. Espero ainda ler o livro e ver a nova adaptação este ano. Diferente da nota 2 eu daria uma nota 6, mesmo assim gosto das críticas deste canal, são bem embasadas.
Resumindo: leiam o livro porque esse realmente é Top, espere para este próxima adaptação que está prestes a chegar, e sejam felizes, porque o filme de 1984 é triste.
Pois é, me lembro de ter ido assistir “Duna” no cinema assim que ele foi lançado no Brasil e que não deixou boas recordações em mim, detestei o filme. Vamos ver como é que Villeneuve se sairá nessa empreitada. Ótima análise sobre esse filme, Dalenogare. Grd. Abç.
Eu vi o filme e achei chatissimo, não entendi absolutamente nada, achei que era por que eu não era culturalmente evoluído hahaha mas pelo visto não foi só eu...
Acho q ele fez o filme do jeito que ele quis inclusive pra despertar a vontade do espectador de ler o livro e provocar essa discussão .Cinema e Literatura duas linguagens muito diferentes, fico vendo as críticas e espectativas e comparações do livro pro filme , e não dá pra querer que seja do mesmo .E inspirou Matrix.Duna é um clássico figurino , fotografia , direção .
Um dos principais problemas é que por outros trabalhos do Lynch provavelmente o que ele queria fazer era um filme bem atmosférico onde nada é muito explicado, bem aberto pra interpretações e talvez essa visão Lynchiana poderia até fugir do estigma de "Dune ser um livro inadaptável para filmes", provavelmente muita gente (como fans do livros) iriam odiar um tipo de filme desses mais focado na visão que o Lynch quer passar sobre um "mundo de sonhos" Porém Dune em sua produção tinha essa pretensão de ser um Blockbuster (algo grande como Star Wars antes mesmo de Star Wars existir) e isso ia na total contramão na direção de Lynch. Esse próprio recurso ridículo dos "pensamentos em voz alta" provavelmente ja é algo que o Lynch jamais faria (a necessidade de explicar tudo pro expectador nao ficar "perdido") e provavelmente na visão dos produtores faria sentido inserir esse excesso de explicações de forma totalmente inorgânica do filme. Eu sinceramente acho excelente o visual e caracterização do filme, que tem uma estética única difícil de ver até hoje (acho que o unico filme que eu lembre que me deu um sentimento parecido foi O Ladrão de Sonhos com o Ron Pearlman) e independente de orçamento e limitações criativas, nos trailers que vi do Villeneuve não me chamou atenção em nada o visual. Mas até essa parte da filmagem o Lynch não teve tanta liberdade (ele queria fazer cenas mais escuras, por exemplo) e acho que minha cena favorita é o da dobra-espacial com aquele alien todo misterioso que me lembrou o bebê do Eraserhead Realmente é uma pena ter sido um fiasco, seria legal ver um filme bem atmosférico, enigmático e sombrio que usasse apenas a base do livro como fundamento de uma obra cinematográfica, sem aquele preciosismo de "adaptar fielmente o livro" que é algo que me preocupo que aconteça com a versão do Villeneuve. Pode até parecer uma proposta pretenciosa, mas acho que seria possível fazer um filme completo e contido em si mesmo de 3 horas levando em conta essas propostas dentro de um orçamento não tão alto, não precisa ser uma trilogia ou uma versão de 10 horas que nunca aconteceu do Dune do Jodorowsky com o Moebius
Achei que eu estava sendo burra demais de não ter entendido quase nada da narrativa. Feliz em saber que precisa-se de um breve entendimento do livro para entender o filme. Espero que o novo filme seja de melhor compreensão para quem não leu o livro.
Assisti ao filme que tá no Prime. O romance é pessimamente desenvolvido, as batalhas não tem clímax, as coisas acontecem sem nenhuma explicação, e o que tem explicação chega ser chata. É apresentado um universo rico, mas dificilmente compramos a história, o filme não sabe como vender
Lembro que quando assisti, vi o filme em duas partes. Por ser muito massante. Mas a história em si é bem interessante, to ansioso pela nova versão da warner.
Eu achei extremamente sofrível de assistir. Levei 3 noites! Simplesmente terrível. Recomendo muito a versão Redux pra quem tiver curiosidade quanto a essa versão de 1984.
É....os Voice Overs são complicados aqui kkkkk Fico ainda mais interessado em saber como o filme do Villenueve vai se desenrolar, sem uma exposição inadequada como essa. Tô confiante, mas ao mesmo tempo, levando em conta o material fonte, fico com um medinho kkkk
Conheci o canal pelo Otávio do Super 8 (pela colab que vcs fizeram, e tô curtindo bastante). Dalenogare... Vc poderia falar sobre o "Era Uma Vez na América" do Leone (Já que vc - assim como eu - ama tbm as trilhas do Morricone, né) e aquela história do filme ser todo picotado e ter dado até desgosto pro diretor, quando saiu. Lembrei disso, ao ver essa crítica do Duna. Grande abraço!
Dale. Particularmente, eu sou muito fã de Star Wars e seguia qualquer coisa do genero. Duna de Linch foi uma delas. Pirei com a proposta e sempre comparava com tudo o que veio antes e depois. (Matrix é um exemplo.) Dai surgia a pergunta: Quem fez primeiro? Que esta certo? Ate surgir os livros, eu ler e amar a trama de Duna. Concorco com relação aos efeitos. Mas, ainda bem que existiu uma versao que trouxesse outra. A do Villeneuve.
Dale, você conhece Twin Peaks do Lynch? Poderia fazer um review caso sim. É minha obra audiovisual favorita e acho que nada vai superar, rs. Um abraço.
eu conheci duna pelo filme de 1984, então diferente dos fãs posso dar minha visão de duna. o filme é bom, não é ótimo, e um nivel considerável pra década de 80. é um pouco confuso eu admito, mas eu gostei na época. eu conheci o livro recentemente e devorei ele muito rápido, pq é um livro que te segura. to esperando essa nova versão pra ver se eh boa msm. sou um fã recente de duna kkk
Assisti este filme no cinema em 1984. O filme é visualmente sensacional. Fotografia sensacional. Trilha sonora sensacional. Atuação dos atores sensacional. De ruim posso dizer que o filme original era absurdamente difícil de entender. Muita das coisas presentes no livro foram mal desenvolvidas no filme, foram cortadas ou simplificadas e isto tornou o filme muito dificil de entender. Fui praticamente obrigado a ler o livro logo depois de ver o filme.
Pois é, tb me lembro do impacto do filme, e tinha outra coisa: tinha um visual unico, para o bem ou para o mal, não parecia com Star wars, com Alien, com 2001. Já o trailer do villeneuve, eu achei genérico, poderiam ser cenas do mandaloriano, ou dessa ultima trilogia de SW. To torcendo pra morder a lingua.
Se fosse no Brasil eu não diria que um filme que foi “um fracasso de bilheteria” seja necessariamente ruim. Na verdade, aqui costuma ser o contrário. Da minha parte eu digo que o livro é convencional, exatamente porque “tem explicação para tudo”. O filme, apesar de fraco, notadamente visual, ao menos não comete esse erro narrativo.
Não conheço o livro, vi por causa de uma indicação de um amigo por gostar de ficção. Certamente ele está entre os 3 piores filmes que já assisti nos meus 39 anos de vida, se não for o pior. É muita bondade sua uma nota 2.
Eu vi Duna quando criança, achei que encontraria um novo "Guerra nas Estrelas". Não gostei. Vi recentemente na Netflix, achei muito datado, o protagonista é bem canastrão (mas gosto dele em Twin Peaks), a história é apressada, mas tem Sting e não tem como alguma coisa ser um lixo com Sting
Esses escudos na época eram absurdos de foda, foi um efeito q nao envelheceu bem. É incrivel q mimha memoria de ver isso no cinema é de algo muito foda, qdo revejo quase não acredito como parece ruim.
Também assisti o filme pela primeira vez lá pelo ano de 2005/2006 e gostei muito na época, tanto que assisti outra vezes. Só fui ler o livro uns 5 anos depois do filme, talvez por isso eu tenha gostado tanto do filme... e continuo gostando até hoje.
Eu assisti a este filme por saber que os livros eram ótimos e por David Lynch estar na direção. Mas foi uma das maiores decepções que já tive em assistir a um filme. Ele é mto ruim. Tem filme da sessão da tarde que é muito melhor. Uma pena.....
Assisti apenas 11 (onze) vezes o filme no saudoso Cine Comodoro. Após li os 6 livros algumas vezes (3.600 páginas). Se estou aguardando a refilmagem? Com apreensão, pois já vi os atores e não gostei do Paul moderninho, mas, torcendo...
Dale eu vi esse filme na época no cinema e revi recentemente na Amazon.....muita coisa eu não entendi.....difícil acreditar que David Lynch dirigiu este filme....vamos ver o remake que estreia neste ano....quem sabe é bem melhor,principalmente por ser dirigido por Dennis Villeneuve....Abs!
Dalenogare vc acredita q esse filme de Denis Villeneuve vai ser como o Blade Runner e Blade Runner 2049 bilheteria baixa, e poucas pessoas q realmente q irão se interessar pelo filme.
É a grande questão dessa temporada. Tanto é que a Warner vai posicionar outros filmes em novembro e dezembro pra evitar prejuízo no fechamento do ano por conta desse projeto. Creio que é fato, no entanto, que a série de livros não é tão popular quanto muitas pessoas pensam.
Foda que o bom do livro é toda a parte que envolve aquele jogo político. Quero só ver esse malabarismo dos roteiristas/Villeneuve pra tentar conquistar os millennials... só o Chalamet e a Zendaya não vai ser o suficiente! 😂 😂
paburosan não tenho nada contra eles, mas ambos tem um fanbase jovem gigante! Por um lado é bom o filme ser uma produção da Warner. Imagina só a disney com os direitos de Duna e colocando o Tom Holland pra fazer o Duncan Idaho! hahahahahahahaha
Acertei que vc daria 2 de nota. Realmente ouvindo sua crítica fico mais tranquila pois achava que não tinha entendido algo pq não tinha prestado tanta atenção ou não tinha decorado a informação, agora sei que não foi passada no filme. Estou mega ansiosa pela versão do Villeneuve
Um detalhe que pouca gente comenta, é a trilha sonora sensacional do Duna de 1984, por sinal, absolutamente superior, mais atmosférica e mais inesquecível que a nova trilha do Hans Zimmer, infelizmente ainda não vi nenhum vídeo em português no TH-cam falando sobre isso
Eu assisti o filme em 1990. Eu sempre fui aficcionado em sci-fi, eu curti o filme, mesmo com tudo que tinha de errado. Assisti a série dos anos 2000 e só agora li o livro (que estava adiando e adiando e adiando). Lendo o livro, era realmente impossível colocar todo aquele universo em um único filme. Pelo que soube no novo filme será abordado apenas a primeira parte do livro, a traição que leva a queda dos Atreides.
???🤔O pessoal que leu o livro e é inteligente podia pegar efeitos de computador e fazer em sua casa em estúdios de computação improvisado e depois fazer vários desenhos com imagens feitas em computador e colocar dentro do filme antigo de 1984 para enriquecer o filme original antigo e dar ideias para vários diretores de ficção científica para fazer filmes no futuro .
Acabei de ver o filme na versão do cinema e fiquei com muita vontade de ler o livro. Assisti sem expectativa e fiquei hypado, agora vou ler o livro até a vinda do remake.
Ótimo vídeo, assisti a versão de 1984 recentemente e realmente os momentos iniciais do filme são muitas informações que ao longo da narrativa foi ficando confuso. Confesso que pelo filme desestimou-me a ler o livro, mas sempre achei melhor ter o contato com os livros antes de assistir aos filmes , sendo assim eu possa mudar de opinião.
Eu vejo Duna como que aconteceu com o filme da Liga da Justiça da Warner em que os produtores pouco se preocuparam com o roteiro e muito mais em ser um filme de ficção cientifica com efeitos especial que era e é o grande atrativo para quem quer procurar mais uma experiencia vazia e sem qualquer embasamento profundo no tema...sendo que a Warner como dona da DC entreteniments tem bons roteiristas de quadrinhos a vontade e em Duna seria um filme como o modelo dos filmes que tinham continuações como Rambo e Duro de Matar para que o roteiro fosse mais privilegiado em seria contado uma boa historia!! Agora é torcer para que a versão do Dennis Villeneuve seja boa quanto foi a do Senhor dos Anéis do Peter Jackson!
Pois é... a nova versão saiu e não conseguiu fazer nada melhor que o Lynch. Filme fraquíssimo do Villeneuve , atores sem carisma e o que sobrou foi a expectativa da opinião do publico para ver como será a continuação, tipo Você Decide. E na boa, um diretor faz o que ele quiser, não tem obrigação alguma de fazer um documentário, ali é a visão dele.
E injusto criticar os efeitos de 1984 como se o cinema tivesse que esperar pelos anos 2000 para fazer filmes com efeitos especiais com ficaria guerra nas estrelas então
Mas Star Wars p época que foi feito, os efeitos especiais já estavam muito a frente no tempo, comparado com outras obras do mesmo tempo como Star Trek por exemplo, notava-se bem as diferenças
Cara, eu nunca li o livro ou joguei o rpg, bom sei lá se tem mais coisa. Vou falar o que eu achei como leiga que assistiu o filme apenas: achei muito difícil de acompanhar o enredo e o universo criado, muitos personagens aparecem dando a impressão que serão importantes e depois somem, e, mais que isso, tudo era apresentado pra nós de maneira muito rushada, então já nos primeiros minutos tava difícil me interessar pelo filme inteiro. Acho que foi um desastre devido a equipe de direção mesmo, pois a obra era meio à frente do tempo e complexa demais,em contrapartida temos muitos filmes bons dos anos 80.
Super concordo com você. Amo os filmes do Villeneuve e confesso estar com as expectativas altas, por isso, para conhecer mais sobre Duna, assisti a versão disponível na Amazon. Precisei voltar e prestar bastante atenção na introdução. Os voices overs chegam a ser bizarros. Acredito que com uma boa direção e boa atuação, já entendemos o que cada personagem está sentindo, não precisa ser sussurrado em nossos ouvidos. Isso acontece no livro, que ainda estou lendo, mas é muito sutil. Quando vi o filme, me pareceu que acabou o tempo e o dinheiro, tudo foi muito corrido, os efeitos são ruins, até mesmo pra época, mas os cenários, maquiagem, figurino são legais, bem detalhados. Recomendo assistir, nem que seja para formar sua própria opinião, e espero até o fim do livro entender por que o Patrick Stewart vai pra briga sempre com um Pug no colo. ;)
Conheci o universo a partir do filme de 1984. Já me ganhou pela abertura e a trilha sonora, desde então fui para os livros e para os jogos. O meu primeiro jogo de estratégia e de Duna. Tudo bem os efeitos especiais eram horríveis...kkk. más foi paixão de primeira.
Oi, Dale! O que eu mais gosto nas suas críticas é a contextualização do filme, faz toda a diferença. A questão da duração de um filme é tão importante assim, a ponto de compremeter o resultado da obra? Adaptações de livros são sempre complexas, penso eu, pois é preciso ser fiel à história original (para agradar e atrair fãs), contar uma história inteligível e coerente para quem não conhece, e pela perspectiva da linguagem cinematográfica, que difere da literária. Manter o equilíbrio é uma arte. Estou ansiosa para ver o filme, mas ainda não li o livro. Vou colocar na lista de leituras. Abraço, até mais.
Obrigado! Sobre a duração: acredito que, neste caso, faria a diferença dada a complexidade do livro. Tem muita coisa que foi simplificada de forma grotesca, por exemplo (fora os termos proibitivos).
Dalenogare Críticas A simplificação costuma ser um problema em adaptação de livros grandes e universos literários. A duração não deveria ser um ponto a ser levado tão a sério nesses casos; contar uma boa história é muito mais relevante do que encaixá-la em duas horas.
E olha a que a versão de 130 min (ainda com o nome David Lynch nos créditos) ainda é melhor que a versão estendida bizarra que fizeram. Kkkk E o filme, apesar da ótima história e conceitos, nem é tão bom! 😆 Pra mim, a versão de cinema do Lynch não passa de medíocre, mas que melhora na segunda metade. Tenho a versão de cinema em Blu Ray, e é edição nacional.
Lembro vagamente de assistir esse filme na casa de um amigo, mas foi algo tão esquecível que nunca tive vontade de rever. O que me faz lembrar dele é a participação do cantor Sting. E entendendo melhor a história por aqui, o prequel de Star Wars tentou algo semelhante envolvendo política, mas é muito mau desenvolvida e cansativa (isso que nunca assisti Ameaça Fantasma). Ps: a indicação de vídeos aqui enquanto comento é esse mesmo Duna, mas numa versão de 3h (!!!) -DUNA (Dune -1984) - The Alternative Edition - Fanedit [ Dublado + Leg PT-BR (ativar)] (180 min)
Olá! Se me permite, uma sugestão de resenha critica do filme Conta comigo (Stand by me), 1986, adaptação do conto "O Corpo" do livro "Quatro estações" de Stephen King. É um filme muito querido e inesquecível. Fica a sugestão. Vida longa ao canal!
Quando conheci o filme nem tinha ideia de que haviam os livros e nem conhecia o autor. Assisti DUNE 1984, pela primeira vez, em VHS e entendi o filme, embora acreditasse que se tornaria uma série como Star Wars. Achei todas as versões CHATAS (sem ritmo) e, pra mim, esse foi o motivo do fracasso do filme. Os efeitos especiais eram aceitáveis, na época.
Hahahhahha acho que faço parte de uma minoria que não conhecia o livro, viu o filme e não só curtiu como pirou e correu para ler os livros depois. Tendo dito isso fiquei curioso para ver esse corte dos fãs.
Cara até pra mim q sou leigo senti q o filme tava bem picotado e as coisas bem apressadas, mas confesso q fiquei curioso para ler o livro, ótima crítica como sempre meu amigo!!
Adaptar DUNA em um único filme é no mínimo um ato irresponsável enfim que venha a adaptação de Villeneuve !
Tanto que vão ser novos dois filmes para adaptar o primeiro livro
Teve uma coisa boa do D. Lynch ter dirigido "Duna": ele ganhou a chance de fazer "Veludo Azul" como um pedido de desculpas do produtor.
Minha paixão
Realmente a adaptação de 1984 foi terrível, mas eu sempre digo que ela teve um mérito: popularizar a história. Eu, por exemplo, nada sabia acerca do universo de Dune, mas, assistindo ao filme de 1984, fui despertado para a história e depois, bem mais tarde, tive o privilégio de ler toda a saga.
Sobre as lentes, no filme "Garotos Perdidos", de 1987, o uso de lentes foi bastante complicada. Os atores tinham de filmar poucos minutos para retira-las e lubrificar os olhos, ou seja bastante arriscado. As lentes na época não eram feitas com o mesmo material de hoje, talvez por isso a escolha de não usá-las.
Você também usa esse efeito dos olhos azuis Dalenogare kkk
hahahahhaha
Spice
Melange kkkk
Meu Deus... eu tinha esquecido como a luta dos escudos era tosca demais 😂😂😂😂😂😂
Você foi generoso ao extremo nessa nota dois aí kkkkkkkkkkk
Quem viu esse filme de 1984 deve ter pensado que o livro é péssimo. Contudo, é uma das melhores sagas já lançadas, é simplesmente espetacular.
Adoraria uma análise do Dale em Histórias do Oscar de A Cor Púrpura, que é meu filme favorito da vida e, ao meu ver, uma das maiores injustiças da história do cinema: como assim Whoopi Goldberg não ter levado a estatueta?
Injustiça dms , esse filme não ganhou nenhum Oscar , é o Meu top 3 da vida
Whoopi não ter levado esse Oscar é injustiça nível Al Pacino não ter levado melhor ator por Godfather Parte II. Um absurdo que não tem explicação.
Um dos melhores filmes que assisti. Excelente mesmo essa pauta.
O livro "Duna" é muito bom, mas há um livro que li várias vezes e que também me impressionou muito, que é "O Messias de Duna". Li este livro com anos de diferença e sempre via algo novo ali.
Estou assistindo ao filme
E teu seu valor
- Efeitos Práticos bem feitos
- Atuações bem condizentes
- Aspectos Surrealistas bem bacanas
- Set Pieces
-Fotografia
-Figurino
-Design de Produção
Me lembro de ter assistido esse filme pela televisão, na extinta TV Manchete quando eu era criança. Não entendia nada mas achava os efeitos e as localidades bem bonitos e imersivos, me lembrando muito Star Wars. Também me lembro que passou tipo uma série de Duna na RedeTV! alguns anos atrás que não despertou muito meu interesse.
Enfim, que venha o novo Duna, que pra mim esse é o filme que vai salvar o cinema em 2020, Tenet que me desculpe.
Vi Duna quando criança, então lembro do filme da mesma época em que via Jornada Nas Estrelas e Guerra Nas Estrelas (Uso os nomes BR pra evidenciar minha idade.) na TV e minha mente explodia... Revisitei Jornada na adolescência e fase adulta e cada vez me apaixonava mais. Duna revi semana passada então seu vídeo me pegou de surpresa. Pois tinha revisto semana passada e vi que puta ideia boa tinha ali e já consciente que era um livro deduzi que estava vendo um grande trailer... E já comecei a ler o livro e estou fascinado e feliz com a próxima versão pois amo o diretor.
Acho que o Villenueve pode se queimar feio nesse projeto, esse livro é muito difícil de ser adaptado pro cinema.
Esse é o meu medo :( Ainda assim, estou confiante pq a Warner garantiu liberdade criativa total pro Villeneuve.
@@dalenogarecriticas Sim, pelo menos isso né. Ele vem sendo beem corajoso nos últimos anos, mas acho que corajoso até demais. Pegou Blade Runner, que poderia dar muito errado, mas felizmente foi elogiado pela critica, e agora Duna...
DUNA do Villeneuve será planejado em 2 partes com três horas cada corte!. Tem absolutamente tudo para dar certo!
Espero que o Barão seja bem feito
Dalenogare, poderia fazer um comentário sobre o documentário "Duna de Jodorowsky". Vi o documentário e terminei sentindo falta do filmaço que poderia ter sido, já que eu gosto muito dos filmes do Alejandro Jodorowsky. Abraço!
Gente? Eu gostei do filme kkkk. Foda que deu para notar uma apressada no 3 ato. Dei 7/10. Morri de rir do Barão.
Ótimo vídeo 👏👏👏
Tenho o DVD de DUNA, São muitos assuntos jogados ao mesmo tempo!!! Não tem como acompanhar, mas gosto da aparência dos vermes gigantes!
Tem uma Intervista do Lynch no roda viva onde ele fala sobre esse filme. De fato ele odeia mesmo, fala como quem quer esquecer que aconteceu.
A versão dos fãs é um filme de fato muito melhor. É a melhor montagem possível a partir do que foi filmado. Mas lembro de Lynch ter esclarecido que jamais faria uma "versão do diretor" de Duna (e ele foi convidado a fazer isso) porque jamais seria um filme dele porque ele não teve a oportunidade de filmar tudo que queria. Ou seja, as interferências já começaram no processo de filmagem, onde ele teve que desistir de filmar determinadas cenas.
Meu pai tinha locadora durante os 90s, lembro que o vhs de duna vinha com um pequeno folhetinho explicando sobre o universo, os personagens. Não lembro de nenhum outro filme com isso. Você comentou sobre a versão dos fãs, é um ótimo tema pra um video; fan edits, tem muitos bem curiosos como um que monta cisne negro e o lutador do Aronofsky num só filme, ou aquela versão da bbc que retrilha Drive, exemplos não faltam.
uhuuul, ansioso pela versão do Denis Villeneuve
Um trailer deve sair amanhã
Visualmente ele é bem interessante, criaturas bizarras, clima de estranheza, mas o roteiro é uma bagunça total🤦🏽
Tenho dito a amigos que também leram o livro que, para mim, o maior desafio é retratar a comunicação entre os personagens. É um desafio para o cinema, em geral, filmar o pensamento.
Verdade! Tomara que o Villeneuve acerte nessa.
Que legal!! Sabia que você poderia trazer novidades a respeito desse projeto tão polêmico e que me desperta tanta curiosidade!! Estou muito ansioso para ver o que o Villeneuve vai fazer, pois acredito muito no seu potencial, para mim um dos grandes diretores da nova geração. Parabéns pela ótima crítica(como sempre)
Quando tinha 9 a 10 anos de idade em 1984 assisti e gostei mas já com + de 40 anos odiei e o achei horrível.
Lembro que nesta época fui ao cinema Comodoro na Av São João, era criança, adorava filmes de ficção científica, quando vi os vermes gigantes, o terrível Barão, foram assustadores. Sair sem entender muito do filme. Com os anos acabei vendo as versões estendida e a Reduz, esta última muito bem feita e explicada. Mas com a versão clássica assisti muitas vezes. Espero ainda ler o livro e ver a nova adaptação este ano. Diferente da nota 2 eu daria uma nota 6, mesmo assim gosto das críticas deste canal, são bem embasadas.
Resumindo: leiam o livro porque esse realmente é Top, espere para este próxima adaptação que está prestes a chegar, e sejam felizes, porque o filme de 1984 é triste.
Pois é, me lembro de ter ido assistir “Duna” no cinema assim que ele foi lançado no Brasil e que não deixou boas recordações em mim, detestei o filme. Vamos ver como é que Villeneuve se sairá nessa empreitada.
Ótima análise sobre esse filme, Dalenogare. Grd. Abç.
Eu vi o filme e achei chatissimo, não entendi absolutamente nada, achei que era por que eu não era culturalmente evoluído hahaha mas pelo visto não foi só eu...
Acho q ele fez o filme do jeito que ele quis inclusive pra despertar a vontade do espectador de ler o livro e provocar essa discussão .Cinema e Literatura duas linguagens muito diferentes, fico vendo as críticas e espectativas e comparações do livro pro filme , e não dá pra querer que seja do mesmo .E inspirou Matrix.Duna é um clássico figurino , fotografia , direção .
Um dos principais problemas é que por outros trabalhos do Lynch provavelmente o que ele queria fazer era um filme bem atmosférico onde nada é muito explicado, bem aberto pra interpretações e talvez essa visão Lynchiana poderia até fugir do estigma de "Dune ser um livro inadaptável para filmes", provavelmente muita gente (como fans do livros) iriam odiar um tipo de filme desses mais focado na visão que o Lynch quer passar sobre um "mundo de sonhos"
Porém Dune em sua produção tinha essa pretensão de ser um Blockbuster (algo grande como Star Wars antes mesmo de Star Wars existir) e isso ia na total contramão na direção de Lynch. Esse próprio recurso ridículo dos "pensamentos em voz alta" provavelmente ja é algo que o Lynch jamais faria (a necessidade de explicar tudo pro expectador nao ficar "perdido") e provavelmente na visão dos produtores faria sentido inserir esse excesso de explicações de forma totalmente inorgânica do filme.
Eu sinceramente acho excelente o visual e caracterização do filme, que tem uma estética única difícil de ver até hoje (acho que o unico filme que eu lembre que me deu um sentimento parecido foi O Ladrão de Sonhos com o Ron Pearlman) e independente de orçamento e limitações criativas, nos trailers que vi do Villeneuve não me chamou atenção em nada o visual.
Mas até essa parte da filmagem o Lynch não teve tanta liberdade (ele queria fazer cenas mais escuras, por exemplo) e acho que minha cena favorita é o da dobra-espacial com aquele alien todo misterioso que me lembrou o bebê do Eraserhead
Realmente é uma pena ter sido um fiasco, seria legal ver um filme bem atmosférico, enigmático e sombrio que usasse apenas a base do livro como fundamento de uma obra cinematográfica, sem aquele preciosismo de "adaptar fielmente o livro" que é algo que me preocupo que aconteça com a versão do Villeneuve. Pode até parecer uma proposta pretenciosa, mas acho que seria possível fazer um filme completo e contido em si mesmo de 3 horas levando em conta essas propostas dentro de um orçamento não tão alto, não precisa ser uma trilogia ou uma versão de 10 horas que nunca aconteceu do Dune do Jodorowsky com o Moebius
Achei que eu estava sendo burra demais de não ter entendido quase nada da narrativa. Feliz em saber que precisa-se de um breve entendimento do livro para entender o filme.
Espero que o novo filme seja de melhor compreensão para quem não leu o livro.
Assisti ao filme que tá no Prime.
O romance é pessimamente desenvolvido, as batalhas não tem clímax, as coisas acontecem sem nenhuma explicação, e o que tem explicação chega ser chata.
É apresentado um universo rico, mas dificilmente compramos a história, o filme não sabe como vender
Lembro que quando assisti, vi o filme em duas partes. Por ser muito massante. Mas a história em si é bem interessante, to ansioso pela nova versão da warner.
Eu achei extremamente sofrível de assistir. Levei 3 noites! Simplesmente terrível. Recomendo muito a versão Redux pra quem tiver curiosidade quanto a essa versão de 1984.
É....os Voice Overs são complicados aqui kkkkk
Fico ainda mais interessado em saber como o filme do Villenueve vai se desenrolar, sem uma exposição inadequada como essa. Tô confiante, mas ao mesmo tempo, levando em conta o material fonte, fico com um medinho kkkk
Eu não consegui compreender o que é aquele ser que enfrenta o imperador e que tem uma cena com ele expelindo planetas!?
Esse filme é um daqueles que gosto muito e que odeio. Não dá para explicar.
Conheci o canal pelo Otávio do Super 8 (pela colab que vcs fizeram, e tô curtindo bastante).
Dalenogare... Vc poderia falar sobre o "Era Uma Vez na América" do Leone (Já que vc - assim como eu - ama tbm as trilhas do Morricone, né) e aquela história do filme ser todo picotado e ter dado até desgosto pro diretor, quando saiu.
Lembrei disso, ao ver essa crítica do Duna.
Grande abraço!
Dale. Particularmente, eu sou muito fã de Star Wars e seguia qualquer coisa do genero. Duna de Linch foi uma delas. Pirei com a proposta e sempre comparava com tudo o que veio antes e depois. (Matrix é um exemplo.) Dai surgia a pergunta: Quem fez primeiro? Que esta certo? Ate surgir os livros, eu ler e amar a trama de Duna. Concorco com relação aos efeitos. Mas, ainda bem que existiu uma versao que trouxesse outra. A do Villeneuve.
com o hype do filme novo, comecei a ler o livro essa semana.
Dale, você conhece Twin Peaks do Lynch? Poderia fazer um review caso sim. É minha obra audiovisual favorita e acho que nada vai superar, rs. Um abraço.
Sim, gosto muito! :D
eu conheci duna pelo filme de 1984, então diferente dos fãs posso dar minha visão de duna. o filme é bom, não é ótimo, e um nivel considerável pra década de 80. é um pouco confuso eu admito, mas eu gostei na época. eu conheci o livro recentemente e devorei ele muito rápido, pq é um livro que te segura. to esperando essa nova versão pra ver se eh boa msm. sou um fã recente de duna kkk
Assisti este filme no cinema em 1984. O filme é visualmente sensacional. Fotografia sensacional. Trilha sonora sensacional. Atuação dos atores sensacional. De ruim posso dizer que o filme original era absurdamente difícil de entender. Muita das coisas presentes no livro foram mal desenvolvidas no filme, foram cortadas ou simplificadas e isto tornou o filme muito dificil de entender. Fui praticamente obrigado a ler o livro logo depois de ver o filme.
Pois é, tb me lembro do impacto do filme, e tinha outra coisa: tinha um visual unico, para o bem ou para o mal, não parecia com Star wars, com Alien, com 2001. Já o trailer do villeneuve, eu achei genérico, poderiam ser cenas do mandaloriano, ou dessa ultima trilogia de SW. To torcendo pra morder a lingua.
Vi essa versão de Duna no cinema, e era bem jovem só lembro que era com o cator inglês do 'the police' ,Sting e os vermes gigantes andando no deserto.
Uma série só sobre esses filmes que ficaram famosos pelo desastre de suas produções seria interessante. Já temos Cats e Duna.
Se fosse no Brasil eu não diria que um filme que foi “um fracasso de bilheteria” seja necessariamente ruim. Na verdade, aqui costuma ser o contrário. Da minha parte eu digo que o livro é convencional, exatamente porque “tem explicação para tudo”. O filme, apesar de fraco, notadamente visual, ao menos não comete esse erro narrativo.
Não conheço o livro, vi por causa de uma indicação de um amigo por gostar de ficção. Certamente ele está entre os 3 piores filmes que já assisti nos meus 39 anos de vida, se não for o pior. É muita bondade sua uma nota 2.
Tenho certeza que o Villeneuve vai acertar de novo, espero ansioso para a nova versão desse ano, Duna merece um Filmaço!!! 🙌
Eu vi Duna quando criança, achei que encontraria um novo "Guerra nas Estrelas". Não gostei. Vi recentemente na Netflix, achei muito datado, o protagonista é bem canastrão (mas gosto dele em Twin Peaks), a história é apressada, mas tem Sting e não tem como alguma coisa ser um lixo com Sting
Esses escudos na época eram absurdos de foda, foi um efeito q nao envelheceu bem. É incrivel q mimha memoria de ver isso no cinema é de algo muito foda, qdo revejo quase não acredito como parece ruim.
Dalenogare faz uma crítica de Mulholland Drive! Melhor ainda, faz uma da trilogia do Lynch de Los Angeles! :)
Eu assisti em 2021 na Netflix e gostei do filme. Mas confesso que não conheço o livro.
Também assisti o filme pela primeira vez lá pelo ano de 2005/2006 e gostei muito na época, tanto que assisti outra vezes. Só fui ler o livro uns 5 anos depois do filme, talvez por isso eu tenha gostado tanto do filme... e continuo gostando até hoje.
O documentário do jodorowsky é ótimo!! Sempre que assisto fico com muita pena Desse filme não ter saido do papel
Já quero o desse ano, vem dezembro ♥️
Ao invés de você dizer vem dezembro tem que dizer VAI Corona!! Com Corona sem cinema.
O filme original e excelente , dentro dos limites específicos da época tudo ficou muito bom... e olha que eu já havia lido o livro 1.
Não sei no exterior, mas no Brasil, o Blu ray só possui a versão de 130 minutos, a estendida, com 168 minutos, ou 170, não lembro, só tinha em DVD.
Eu assisti a este filme por saber que os livros eram ótimos e por David Lynch estar na direção. Mas foi uma das maiores decepções que já tive em assistir a um filme. Ele é mto ruim. Tem filme da sessão da tarde que é muito melhor. Uma pena.....
A versão REDUX feita pelos fãs é de fato a melhor.
Assisti apenas 11 (onze) vezes o filme no saudoso Cine Comodoro. Após li os 6 livros algumas vezes (3.600 páginas). Se estou aguardando a refilmagem? Com apreensão, pois já vi os atores e não gostei do Paul moderninho, mas, torcendo...
Faz uma crítica do filme homem elefante
Dale eu vi esse filme na época no cinema e revi recentemente na Amazon.....muita coisa eu não entendi.....difícil acreditar que David Lynch dirigiu este filme....vamos ver o remake que estreia neste ano....quem sabe é bem melhor,principalmente por ser dirigido por Dennis Villeneuve....Abs!
Dalenogare vc acredita q esse filme de Denis Villeneuve vai ser como o Blade Runner e Blade Runner 2049 bilheteria baixa, e poucas pessoas q realmente q irão se interessar pelo filme.
Eu acho que não por causa do elenco
É a grande questão dessa temporada. Tanto é que a Warner vai posicionar outros filmes em novembro e dezembro pra evitar prejuízo no fechamento do ano por conta desse projeto. Creio que é fato, no entanto, que a série de livros não é tão popular quanto muitas pessoas pensam.
Foda que o bom do livro é toda a parte que envolve aquele jogo político.
Quero só ver esse malabarismo dos roteiristas/Villeneuve pra tentar conquistar os millennials... só o Chalamet e a Zendaya não vai ser o suficiente! 😂 😂
paburosan não tenho nada contra eles, mas ambos tem um fanbase jovem gigante!
Por um lado é bom o filme ser uma produção da Warner. Imagina só a disney com os direitos de Duna e colocando o Tom Holland pra fazer o Duncan Idaho! hahahahahahahaha
Ca pra mim acho que uma serie nos moldes de GoT seria mais indicada. Mas mesmo a serie que fizeram nao rolou.
Acertei que vc daria 2 de nota. Realmente ouvindo sua crítica fico mais tranquila pois achava que não tinha entendido algo pq não tinha prestado tanta atenção ou não tinha decorado a informação, agora sei que não foi passada no filme. Estou mega ansiosa pela versão do Villeneuve
Um detalhe que pouca gente comenta, é a trilha sonora sensacional do Duna de 1984, por sinal, absolutamente superior, mais atmosférica e mais inesquecível que a nova trilha do Hans Zimmer, infelizmente ainda não vi nenhum vídeo em português no TH-cam falando sobre isso
O ponto positivo desse filme foi a Trilha Sonora
Pra mim uma das melhores feitas até hj
Virou meu canal oficial de críticas e informações. Sério e conteúdo com muita informação. Gosto das criticas e também das histórias de bastidores.
Eu assisti o filme em 1990. Eu sempre fui aficcionado em sci-fi, eu curti o filme, mesmo com tudo que tinha de errado. Assisti a série dos anos 2000 e só agora li o livro (que estava adiando e adiando e adiando). Lendo o livro, era realmente impossível colocar todo aquele universo em um único filme. Pelo que soube no novo filme será abordado apenas a primeira parte do livro, a traição que leva a queda dos Atreides.
David Lynch fez certíssimo em deixar de colocar seu nome nisso.
Gostaria de ter visto o que Jodorowsky teria feito com Duna.
Provavelmente me arrependerei, mas vou ver esse filme antes de estrear o do Villeneuve. Só que vou ver a versão dos fãs kkkk.
Comprei o livro a dois dias atrás. As primeiras 100 páginas são complicadas, mas estou gostando.
???🤔O pessoal que leu o livro e é inteligente podia pegar efeitos de computador e fazer em sua casa em estúdios de computação improvisado e depois fazer vários desenhos com imagens feitas em computador e colocar dentro do filme antigo de 1984 para enriquecer o filme original antigo e dar ideias para vários diretores de ficção científica para fazer filmes no futuro .
Acabei de ver o filme na versão do cinema e fiquei com muita vontade de ler o livro. Assisti sem expectativa e fiquei hypado, agora vou ler o livro até a vinda do remake.
Ótimo vídeo, assisti a versão de 1984 recentemente e realmente os momentos iniciais do filme são muitas informações que ao longo da narrativa foi ficando confuso. Confesso que pelo filme desestimou-me a ler o livro, mas sempre achei melhor ter o contato com os livros antes de assistir aos filmes , sendo assim eu possa mudar de opinião.
8:14 dafuck!? Briga de Minecraft.
Estranhei quando assisti esse filme pois ele não tem a cara do David Lynch
Eu acabei de ver esse filme, e eu perdi 2horas da minha vida e ainda gastei 2,50 pra comrpar o dvd, tô em xoq
Eu vejo Duna como que aconteceu com o filme da Liga da Justiça da Warner em que os produtores pouco se preocuparam com o roteiro e muito mais em ser um filme de ficção cientifica com efeitos especial que era e é o grande atrativo para quem quer procurar mais uma experiencia vazia e sem qualquer embasamento profundo no tema...sendo que a Warner como dona da DC entreteniments tem bons roteiristas de quadrinhos a vontade e em Duna seria um filme como o modelo dos filmes que tinham continuações como Rambo e Duro de Matar para que o roteiro fosse mais privilegiado em seria contado uma boa historia!! Agora é torcer para que a versão do Dennis Villeneuve seja boa quanto foi a do Senhor dos Anéis do Peter Jackson!
Só pode ser coincidência. Assisti a Duna, ontem à noite. Muito obrigado pela crítica!!
Pois é... a nova versão saiu e não conseguiu fazer nada melhor que o Lynch. Filme fraquíssimo do Villeneuve , atores sem carisma e o que sobrou foi a expectativa da opinião do publico para ver como será a continuação, tipo Você Decide. E na boa, um diretor faz o que ele quiser, não tem obrigação alguma de fazer um documentário, ali é a visão dele.
Dale, poderia fazer vídeos sobre Michael Haneke e Lars Von Trier?
Tenho curiosidade sobre sua opinião sobre eles e seus filmes.
Sou fã do Lycnh. Mas nunca assisti à esse filme, muito por toda essa polêmica. Talvez chegou a hora...
E injusto criticar os efeitos de 1984 como se o cinema tivesse que esperar pelos anos 2000 para fazer filmes com efeitos especiais com ficaria guerra nas estrelas então
Mas Star Wars p época que foi feito, os efeitos especiais já estavam muito a frente no tempo, comparado com outras obras do mesmo tempo como Star Trek por exemplo, notava-se bem as diferenças
Cara, eu nunca li o livro ou joguei o rpg, bom sei lá se tem mais coisa. Vou falar o que eu achei como leiga que assistiu o filme apenas: achei muito difícil de acompanhar o enredo e o universo criado, muitos personagens aparecem dando a impressão que serão importantes e depois somem, e, mais que isso, tudo era apresentado pra nós de maneira muito rushada, então já nos primeiros minutos tava difícil me interessar pelo filme inteiro. Acho que foi um desastre devido a equipe de direção mesmo, pois a obra era meio à frente do tempo e complexa demais,em contrapartida temos muitos filmes bons dos anos 80.
Gostei do filme, dane-se o livro, gosto dos personagens e o Paul Atriedes é lindão!! 😍😍😍😍
Super concordo com você. Amo os filmes do Villeneuve e confesso estar com as expectativas altas, por isso, para conhecer mais sobre Duna, assisti a versão disponível na Amazon. Precisei voltar e prestar bastante atenção na introdução. Os voices overs chegam a ser bizarros. Acredito que com uma boa direção e boa atuação, já entendemos o que cada personagem está sentindo, não precisa ser sussurrado em nossos ouvidos. Isso acontece no livro, que ainda estou lendo, mas é muito sutil. Quando vi o filme, me pareceu que acabou o tempo e o dinheiro, tudo foi muito corrido, os efeitos são ruins, até mesmo pra época, mas os cenários, maquiagem, figurino são legais, bem detalhados. Recomendo assistir, nem que seja para formar sua própria opinião, e espero até o fim do livro entender por que o Patrick Stewart vai pra briga sempre com um Pug no colo. ;)
Conheci o universo a partir do filme de 1984. Já me ganhou pela abertura e a trilha sonora, desde então fui para os livros e para os jogos. O meu primeiro jogo de estratégia e de Duna. Tudo bem os efeitos especiais eram horríveis...kkk. más foi paixão de primeira.
Amo esse filme , um dos meus filmes preferidos , acho a estética maravilhosa , não vi as versões além da q tenho em DVD , a q passou na TV
Critica perfeita. Espero ansioso pela versão de Denis vileneuve.
Dale, adoraria uma análise de West Side Story , tendo em vista que o remake está chegando. Meu filme favorito de todos ! ♥️
Está nos planos!
@@dalenogarecriticas 👏🏼👏🏼👏🏼
Oi, Dale! O que eu mais gosto nas suas críticas é a contextualização do filme, faz toda a diferença. A questão da duração de um filme é tão importante assim, a ponto de compremeter o resultado da obra? Adaptações de livros são sempre complexas, penso eu, pois é preciso ser fiel à história original (para agradar e atrair fãs), contar uma história inteligível e coerente para quem não conhece, e pela perspectiva da linguagem cinematográfica, que difere da literária. Manter o equilíbrio é uma arte. Estou ansiosa para ver o filme, mas ainda não li o livro. Vou colocar na lista de leituras. Abraço, até mais.
Obrigado! Sobre a duração: acredito que, neste caso, faria a diferença dada a complexidade do livro. Tem muita coisa que foi simplificada de forma grotesca, por exemplo (fora os termos proibitivos).
Dalenogare Críticas A simplificação costuma ser um problema em adaptação de livros grandes e universos literários. A duração não deveria ser um ponto a ser levado tão a sério nesses casos; contar uma boa história é muito mais relevante do que encaixá-la em duas horas.
Verdade
Acho que seria mt legal fazer um vídeo sobre Duna de Jodorowsky também!
E olha a que a versão de 130 min (ainda com o nome David Lynch nos créditos) ainda é melhor que a versão estendida bizarra que fizeram. Kkkk E o filme, apesar da ótima história e conceitos, nem é tão bom! 😆
Pra mim, a versão de cinema do Lynch não passa de medíocre, mas que melhora na segunda metade.
Tenho a versão de cinema em Blu Ray, e é edição nacional.
Lembro vagamente de assistir esse filme na casa de um amigo, mas foi algo tão esquecível que nunca tive vontade de rever. O que me faz lembrar dele é a participação do cantor Sting. E entendendo melhor a história por aqui, o prequel de Star Wars tentou algo semelhante envolvendo política, mas é muito mau desenvolvida e cansativa (isso que nunca assisti Ameaça Fantasma).
Ps: a indicação de vídeos aqui enquanto comento é esse mesmo Duna, mas numa versão de 3h (!!!) -DUNA (Dune -1984) - The Alternative Edition - Fanedit [ Dublado + Leg PT-BR (ativar)] (180 min)
Olá!
Se me permite, uma sugestão de resenha critica do filme Conta comigo (Stand by me), 1986, adaptação do conto "O Corpo" do livro "Quatro estações" de Stephen King. É um filme muito querido e inesquecível.
Fica a sugestão.
Vida longa ao canal!
Gosto demais desse filme!
Duna de 1984 realmente tem um elenco excelente, realmente um grande elenco
Quando conheci o filme nem tinha ideia de que haviam os livros e nem conhecia o autor.
Assisti DUNE 1984, pela primeira vez, em VHS e entendi o filme, embora acreditasse que se tornaria uma série como Star Wars. Achei todas as versões CHATAS (sem ritmo) e, pra mim, esse foi o motivo do fracasso do filme.
Os efeitos especiais eram aceitáveis, na época.
Hahahhahha acho que faço parte de uma minoria que não conhecia o livro, viu o filme e não só curtiu como pirou e correu para ler os livros depois. Tendo dito isso fiquei curioso para ver esse corte dos fãs.
Cara até pra mim q sou leigo senti q o filme tava bem picotado e as coisas bem apressadas, mas confesso q fiquei curioso para ler o livro, ótima crítica como sempre meu amigo!!
Muito ansioso pela nova versão, mas penso que pode flopar nos cinemas, assim como blade runner 2049