Fui inserida desde pequena numa religião. Que só me trouxe doenças, por ensinar a negação do meu Eu, meus desejos etc. Casei com o pastor, sofri me reprimindo, resumindo, adoeci muito, recebi diagnóstico TAB, pois tive surdos....mas hoje, divorciada à 3anos, estou bem, vivo meus dilemas, me saí de religião, mas mantenho Minha crença em Deus...me aceitando como ser humano que sou. Gratidão#
@@sandracostt8174 Religiões, sem exceção, são seitas e todas as seitas religiosas se compõem dos mais variados meios de violência psíquica com o objetivo de aprisionar e explorar o componente economicamente e fragilizando-o como individuo. A própria palavra "religião" já possui esse significado, de "religação", ou seja, sem a seita você não será nada, será fraco, distante de um "deus" e à mercê das forças do mal.
Por isso independente da religião que esteja DEVE-SE LER A BÍBLIA, para não cair em ensinamentos e imposições do próprio homem. Ninguém me engana com mentiras religiosas, prq eu conheço as verdades escritas na Bíblia.
Seu depoimento é muito interessante, em meus atendimentos sempre me deparo com pessoas que sofrem em igrejas por coisas que Deus, e nem Jesus falou. Deus te abençoe, e parabéns pela coragem.
Os estudiosos do coração também afirmam que a espiritualidade ajudam no tratamento de transtornos psiquiátricos, eu estou viva pq acredito em Deus, em Jesus Cristo, na vida eterna, a morte do meu filho me trouxe danos terríveis
Entendo que o tratamento de qualquer distúrbio mental envolve um conjunto de fatores sendo o principal "amor". Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 1Jo-4:8
Tem muita gente ficando doente mental devido a crenças religiosas e fanatismos. Eu mesma quase fiquei. Fiquei bem perturbada, por imposições religiosas, por crenças, por dizeres, então eu fiquei com medo, apavorada, e hoje sei que religião é algo leve e não algo assombroso como me apresentaram.
Eu sou evangélica, sempre fomos orientados por nossos pastores a importância de cuidarmos da saúde e jamais abandonar o uso de um medicamento ou deixar um tratamento sem a autorização do médico. Somente os médicos podem suspender uma medicação ou um tratamento. Ainda que haja um milagre ( eu já vi muitos, não há impossíveis para Deus) somente o médico poderá dizer se a pessoa deve continuar ou não com o tratamento.
Oi Marilda, muito importante o teu depoimento. Eu tbm sou evangélica. Tivemos casos de pessoas que surtam. Meu pastor mandou a família levar na mesma hora para o hospital psiquiátrico.As vezes era preciso chamar os bombeiros. Amo muito essas pessoas ❤️ elas são de um caráter bom. Mas qdo surtam, tornam_se violentas. Atualmente Temos três casos.. controlados. Surtam, porque elas param de tomar remédio sem a família saber. Ficam , anos sem surtar, aí pensam que estão curadas ( coisa da cabeça delas ) e param o tratamento. Oração pela Carmen Lúcia. Um abraço a todos!
Eu considero top. O melhor profissional humano que estou conhecendo, mesmo que pela Internet. Quem me dera tivesse a oportunidade dd ser atendida pessoalmente pelo senhor. Grande abraço.
FERNANDO VC É MUITO BOM .EM RAPAZ , QUE LINDO VER UM MEDICO COM ESSE ENTENDIMENTO PORQUE MEDICO É MUITO SÉTICO . FALO MUITO QUE MUITAS DAS DOENCAS DA MANIFESTADAS NA MENTE É PROBLEMA ESPIRITUAL , AGORA A CÍENCIA VER COMO DOENÇA E SÓ. PARABENS PELA VISAO
Até hj me lembro da cara q minha psiquiatra fez qdo eu disse ser atéia e não espiritualizada... A melhor parte é que ela respeitou isso, não tentou me "doutrinar" na religião dela e continuamos com essa parceria que já me deu mais cinco anos de vida... Doutora, eu te amo!!! ❤️🤣
De Portugal, Bem haja Dr. Fernando Lemos. É bem clara a sua foma de falar informar esclarecer e introduzir temas sensíveis e, para muita gente, ainda desconhecidos, difíceis de abordar ou tabu. Como explicou num video, está a aumentar o número de pessoas sofrendo de doença mental. Infelizmente, isso é mais notório entre crianças adolescentes e jovens, obrigando a Familia e a sociedade a conhecer entender e falar sobre o problema. Aceitar acolher apoiar uma pessoa vítima de doença mental vai passando a ser natural. O aumento de casos faz diminuir o estigma sobre a pessoa portadora de doença. O mal transformado num bem. Graças a Deus!
Eu tbm não sei que tem o meu e uma mistura não para o dia inteiro estava internado mas só acalmo mas não deita fica pra lá pra cá dentro de casa toma respiridona um comprimido de manhã e duas sertralina será que pode já que e inquieto e sertralina e pra da ânimo gostaria de saber se puder me responder
Excelente abordagem. Sou psicólogo e sempre levei em conta as crenças, espiritualidade ou religião de meus pacientes, pois como você disse, é um fator primordial para entendermos o contexto e visão de mundo que o paciente tem. Ajudando nos muito a compreender mais suas necessidades.
Ciência ,sem espiritualidade, não tem futuro! Muitas doêntes internados são grandes mediúos...sem conhecimento...normalmente são obsediados. Abram os olhos!!!
Olá Dr. Fernando ! Obrigada por mais um vídeo.Viva os psiquiatras! Deus abençoe a todos! Conheço um pastor o qual adoeceu. Sintomas de estresse, hipertenso. Em fim; a coisa ficou feia pro lado dele. Foi em busca de ajuda no psiquiatra. Olha como ainda existe preconceitos Ele é um pastor famoso, uma pessoa de Deus. Chegando no psiquiatra, ao dirigir-se pra salinha de espera , deparou_se com alguns membros da sua igreja. Foram em cima dele, perguntando: pastor? O que que o senhor está fazendo aqui? Ele prontamente respondeu: O mesmo que vocês! Este pastor se ausentou Por pouco tempo das suas tarefas na igreja, mas não demorou muito e ele voltou a sua vida normal.
Costumo dizer que prezo a minha formação católica sem fanatismo; porém, evoluí para o entendimento de que sou agnóstica, nada sei, na verdade. Mas cubro-me deste meu pequeno salmo: Meu Deus maior, que sabe mais, pode mais, manda mais e manda melhor. Enfim, tento me harmonizar... Obrigada, amigo Professor, saudações de Portugal.
Eu já sabia que a espiritualidade ajudava mto em casos de depressão, por exemplo, mas, no caso do padre Marcelo e Fábio de Melo, ambos com depressão fortíssima desencadeando outros transtornos até, me bateu uma confusão e dúvidas.. Até que ponto influência e auxilia ... Obrigada dr. otima explanação sobre o assuntos, como sempre. bju
Sem querer ser o dono da verdade e sabendo que cada paciente tem a sua pessoal maneira de encarar a espiritualidade, posso opinar a respeito de um dos muitos aspectos da excelente questão levantada por você: - se a doutrina da religião levar em conta as leis de Moisés, a dificuldade pode ser maior do que nas igrejas que pregam a Graça. Embora meu comentário seja superficial, sabe-se que estas doutrinas são antagônicas na questão da culpa (que é um ítem importante na Depressão). Deus abençoe
Gaia Freire, no meu caso, a religião me ajudou muito.Sou diagnosticada, com Depressão Maior e Distimia.Acredito, que se não tivesse fé e relacionamento com Deus, poderia já ter cometido suicídio, ou me entregando ao um vício.Vontade não faltou.Mas graças a Deus, Ele tem me protegido.
Não sou religiosa, mas reconheço que a crença numa força mística amorosa e restauradora, é uma força psíquica de grande importância na promoção do pensamento otimista, esperançoso, edificador. Nesse sentido, acredito num círculo virtuoso para encarar os "perrengues": pensamento otimista - pensamento esperançoso - pensamento edificador - inspiração para ação edificadora - ação edificadora - resultado edificador - contentamento com o resultado - aumento da auto-confiança - aumento da esperança - aumento de pensamentos edificadores - aumento de inspiração para ações edificadoras - aumento de ações edificadoras - aumento de resultados edificadores - aumento no contentamento - o que transforma as situações. O "segredo", é a ação, a ação que podemos realizar independente dos outros. O "erro", na minha opinião, é quando o resultado que esperamos depende da opinião dos(as) outros(as), o que ocorre rotineiramente para profissionais da mídia: artistas, padres famosos, etc... É "prá ficar louco(a)" mesmo, querer agradar todo mundo, ou um grande público. Melhor agradar a si Mesmo(a) e às pessoas mais importantes, desde que seja numa relação saudável e respeitosa. Meus agradecimentos pela atenção. Lilith.
Dr Fernando muito bom esse comentário sobre espiritualidade e problemas mentais.Isso nos mostra sua humanidade e sensibilidade com seus pacientes.Já vivi está experiência em minha casa e religião.Parabéns.
Eu conheci o evangelho na igreja presbiteriana reformada, não pentecostal, desde sempre tem sido uma âncora, pois perdi meu filho único, e não tinha sentido pra viver, no amor de Cristo consegui ficar em pé, não obstante às doenças afetivas que eu tenho
ÓTIMO video....ja tive amigos, pessoas na familia q melhoraram muito com a junção da busca em DEUS com as terapias...pessoas q já tinham tentado suicidio e hoje nem falam mais nisso. Participam de grupos de oração e fazem trabalhos voluntários... O antes e o depois são muito visivel. Mas penso q depende da religião. Tinha uma prima q ia numa igreja muito agitada onde todos gritavam em suas orações. Ela piorou tanto q nem tomava banho. O médico dela pediu pra sair dessa igreja e procurar uma mais calma. Deu certo...ela é uma nova pessoa q muitos nem acredita. Procurou uma mais calma sem muito exagero.
Homem Deus te abençoe, eu sou católica! E sinceramente eu amo ser católica... Acabo me cobrando muito para seguir às vezes. (Ninguém me cobrar, só eu mesma). Eu não gosto de coisas com muito radicalismos... E nem toda a igreja é assim (pelo menos não a minha a qual frequênto na cidade). Mas eu reparei que outros locais do Brasil e através da internet às vezes tem muita falta de respeito! O que me chateou bastante principalmente na época da política o que me fez voltar e até ter mais insegurança não em na minha fé mas na religião... Porque eu vi o abuso da fé por interesses políticos e isso para mim foi um baque, um desrespeito, o que intensificou ainda mais sabe alguns sintomas em mim se eu analisar! Alguns religiosos eu já reparei que querem lhe converter pelo medo, imposição ou autoridade. Enquanto outros é pelo amor, por demonstração de atos de fé, caridade e também por prática da sua escolha religiosa o que é totalmente diferente. Tanto que às vezes eu me afasto, não porque eu não quero ir à igreja, ou algo do tipo porque você fica um pouco decepcionado! Porém que paremos para pensar e lembrar que o centro é Deus e não as pessoas, que no fundo que elas querem também encontrar a paz do Espírito Santo na vida delas, acreditem elas ou não.
Olá Nobre,Muito didático e esclarecedor,após muitos anos buscando entender o conceito "Deus" me permitir buscar em diversas Religiões o seu melhor e ultilizar em minha vida,vejo que a ciência está buscando essa nova ótica para ajudar a nós humanos,Parabéns e Vibrações positivas.
excelente video , como é importante a maneira que enxergamos a vida como um todo , e também a importância da espiritualidade de maneira salutar sem fundamentalismo , parabéns pelo trabalho e difusão da informação.
Excelente matéria e muito bem abordada por este excelente médico Dr. Fernando. A espiritualidade tem me ajudado e muito nos meus problemas mentais, na verdade reduziu muito meu quadro clínico psiquiátrico por eu colocar em prática o que aprendi e leio em especial o sentimento do amor, a paz e o equilíbrio em tudo, logo, os níveis de ansiedade, descontroles mentais e depressão diminuíram e muito, a espiritualidade, no meu caso sigo a linha do Cristianismo, quando colocada em prática corretamente e diariamente, com esforço, animo e disposição se obtém resultados maravilhosos e excepcionais.
Sem dúvida alguma, a espiritualidade e a religiosidade são, em muitos casos, fundamentais na prática clínica em Psiquiatria. Observo excelentes resultados, especialmente naqueles pacientes que permitem o uso da Bíblia e também nos kardecistas. Atuo na Psiquiatria.
Sem dúvida o profissional da área da psiquiatria tem realmente que pesquisar os eventos espirituais que na maioria das vezes acomete os doentes. O médico e pesquisador dr. Sérgio Felipe de Oliveira aborda as doenças de fundo mental sob a ótica da medicina e espiritualidade, incluindo aí os problemas de esquizofrenia e outras doenças mentais.. Outro médico que aborda o autismo, bipolaridade e psiquiatria é o dr. Sérgio Thiesen (cardiologista, clínico geral e físico). Inclusive participou no congresso mundial de psiquiatria em Madri, já que o mesmo foi convidado no qual o número de profissionais da área de psiquiatria era de 5.000 participantes. A você Roberto Chysostomo desejo uma estrada de luz iluminando o teu caminho, já que essa área é complexa e de difícil diagnóstico. A importância de estudar o "tripé" espírito, mente e cérebro dá oportunidade de ajudar os necessitados doentes e quais as causas que a originam tais desordens. Sou apenas alguém que deixa apenas mensagens de estímulo aos que labutam numa área que é um flagelo mundial. Um espírita convicto de que a vida continua do "lado de lá" após a desagregação átomo molecular normal em todo ser vivo da criação Divina. Grande abraço.
Escondi por vergonha e medo para meu psiquiatra, hj vou me abrir e contar que acho que tenho medo de estar ficando louca devido a um desdobramento e uma ex amiga que me fez muita maldade. Tive medo do diagnóstico.
Eu ouvi a mensagem: o pecador nas mãos de um Deus irado de Jonathas Edwards. Reconheci meu pecado, pedi perdão a Deus. O sentimento de culpa foi embora, junto foi a ansiedade..... Parabéns pelo vídeo!!
Uau fantástico este vídeo irei apresentar meu TCC hoje e é sobre a espiritualidade e a depressão como futura psicóloga e também como cristã acho o máximo está relação!
Nss obrigada vc pela abordagem tão pertinente a todos eu creio. Como já aconteceu comigo.Digo q é pura verdade o fator da fé ( sentido de vida, ou como seja...) é realmente fundamental em indivíduos com trantornos mentais. Tenho bipolaridade e em uma das crises mistas de ciclo rápido, como subindo e descendo rapidamente de uma montanha russa... a falta de fé em algo para que eu pudesse me agarrar em algo em plena angústia, senti falta, um desamparo sem tamanho, que me induziu fortemente a pensamentos suicidas ... A partir dali tento acreditar em Deus ou uma força superior. Ñ pq de fato acredite, mas pq senti a necessidade de acreditar, ancorar-me em algo para q dá próxima crise eu não ceda a essa vontade instantânea desesperadora de acabar com a agonia e dor agudas e imensuráveis.
O pior que muitos religiosos atrapalham muito pq ignoram a ciência. Minha mãe várias vezes deixou de usar remédios por esse motivo. Oh povo difícil é o tal do religioso, atrapalha a vida do doente mental quase sempre.
Meu nome é Luiz Carlos trabalhador rural fui no hospital ame de sorocaba pedir ajuda fui tratado com deboche zombaria por atendente assistentes sociais me expuseram a vergonha sem o código cid com abuso de poder to muito deprimido me ajude por favor me ajuda perdi meu emprego
doutor fernando te nho cindrome do panico anciedade extres sofro calado to na mia casa e tenho uma oficina em casa a 15 anos a dez anos que naõ saio to angustia me ajude queria uma palavra sofro calado naõ consigo ter emosaõ naõ consigo chora so a angustia
Gostaria de saber desta era coaching atual e volta das religiões jamais vista. São responsáveis pelo aumento de psicopatologias no Brasil? Os conselhos federais de psicologia e de medicina nem ai, deixa correr frouxo. Como vc analisaria pra gente, obrigado!!!
@@psiquiatrafernandofernandes muitíssimo obrigada! Parabéns pela iniciativa! Clareza nas explicações, domínio e capacitação o revelam. Bacana alguém que se dispoe assim!
Dr. Fernando, eu sou ligado a questão mental e gostaria de saber se vc me indica alguma revista informativa e de preferencia que pudesse ser assinada. A crença pode definir e muito a vida da pessoa. A religião determina e em muito a visão que a pessoa tem da vida. Infelizmente a religião em algumas igrejas espiritualiza tudo, tudo e dimõnio. Ao ir para a igreja a ou b a pessoa não se desvincula de seu corpo fisco e emocional. Por mais santo que a pessoa seja o seu estado físico, esta ali presente. Corpo mente espírito são inseparáveis. É ou não é. Tudo em excesso é prejudicial o equilíbrio é o que é natural ou normal. Um amigo que não via a ha anos estava vendo tudo espiritualizado e cheio de problemas emocionais em uma conversa eu lhe perguntei: Deus separou a sua parte física do espiritual vc não esta mais nesse corpo físico? Ele disse não, claro que não! É preciso cautela para não ver tudo como problema de ordem espiritual. Ignorância sim é o grande problema nosso.
O Segredo da Imperatriz Aquela que é obra do Autor Possui um segredo no qual me contou O seu surgimento foi mais de valor Que todos criados por Nosso Senhor. A mãe não podia gerar o valor Seu ventre usado limpado ficou E como um milagre que não se falou Surgiu a Princesa que trouxe o Amor. O seu nascimento nunca se igualou Com todos da terra que Deus já criou Pois era preciso surgir uma flor Que gera a semente do mesmo valor. Foi nascida da mesma razão Porém por participação A Mãe do novo Adão A Imaculada Conceição!
Gosto e admiro muito seu trabalho Dr.Fernando e o parabenizo mais uma vez, mas como disse no vídeo o tema é pertinente e acho que seria importante fazer um outro vídeo falando de uma forma mais objetiva e direta sobre o assunto em questão. Há todo um paradoxo que envolve religião e doenças,principalmente as doenças psiquiátricas.. Acho que independente da religião ou espiritualidade uma doença deve ser tratada por um medico especialista. Doença é doença e religião é religião, ambas são distintas,apesar da influência que ocorre nesses casos. Espero que as pessoas entendam.
Em Mateus 20, o dono da vinha ofereceu um denário por dia de trabalho, mas não disse a quantidade de trabalho, portanto, não é preciso trabalhar rápido. Para trabalhar rápido, Deus deve mandar cada um fazer a própria Terra, pois Deus fez a Terra em seis dias, mandou o povo de Israel trabalhar em seis dias, mas não mandou cada um do povo de Israel fazer a própria Terra.
Dr Fernando, seus vídeos são muito bons, porém não concordo com esse tema que pra mim foi fechado em religião como se todos fossem religiosos, gostaria de saber qual a "visão" de mundo você entende que uma pessoa tem quando diz ser ateu, são minoria eu sei, mas eu sou ateu e da forma como você abordou o assunto me pareceu que faz uma pré análise, que acho justa, com base em quem tem alguma religião. Acho que é muito mais complexo entender a visão de mundo de quem é ateu, porém isso não é sinônimo de problema, mas acho que poucos ou quase ninguém está preparado pra lidar com pessoas com essa visão, o que é péssimo.
Faço um breve comentário sobre como os ateus estariam nesse contexto em 12 min. Basicamente, transcendência não é sinônimo de religiosidade. Obrigado por prestigiar o canal!
Fui inserida desde pequena numa religião. Que só me trouxe doenças, por ensinar a negação do meu Eu, meus desejos etc. Casei com o pastor, sofri me reprimindo, resumindo, adoeci muito, recebi diagnóstico TAB, pois tive surdos....mas hoje, divorciada à 3anos, estou bem, vivo meus dilemas, me saí de religião, mas mantenho Minha crença em Deus...me aceitando como ser humano que sou.
Gratidão#
Certamente vc foi introduzido numa seita violenta
@@sandracostt8174 não....numa igreja evangélica normal. Hoje sou livre de crenças limitantes, amo à Deus. Sem rótulos.
@@sandracostt8174 Religiões, sem exceção, são seitas e todas as seitas religiosas se compõem dos mais variados meios de violência psíquica com o objetivo de aprisionar e explorar o componente economicamente e fragilizando-o como individuo. A própria palavra "religião" já possui esse significado, de "religação", ou seja, sem a seita você não será nada, será fraco, distante de um "deus" e à mercê das forças do mal.
Por isso independente da religião que esteja DEVE-SE LER A BÍBLIA, para não cair em ensinamentos e imposições do próprio homem. Ninguém me engana com mentiras religiosas, prq eu conheço as verdades escritas na Bíblia.
Seu depoimento é muito interessante, em meus atendimentos sempre me deparo com pessoas que sofrem em igrejas por coisas que Deus, e nem Jesus falou. Deus te abençoe, e parabéns pela coragem.
Os estudiosos do coração também afirmam que a espiritualidade ajudam no tratamento de transtornos psiquiátricos, eu estou viva pq acredito em Deus, em Jesus Cristo, na vida eterna, a morte do meu filho me trouxe danos terríveis
Entendo que o tratamento de qualquer distúrbio mental envolve um conjunto de fatores sendo o principal "amor".
Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor. 1Jo-4:8
Tem muita gente ficando doente mental devido a crenças religiosas e fanatismos. Eu mesma quase fiquei. Fiquei bem perturbada, por imposições religiosas, por crenças, por dizeres, então eu fiquei com medo, apavorada, e hoje sei que religião é algo leve e não algo assombroso como me apresentaram.
Eu sou evangélica, sempre fomos orientados por nossos pastores a importância de cuidarmos da saúde e jamais abandonar o uso de um medicamento ou deixar um tratamento sem a autorização do médico. Somente os médicos podem suspender uma medicação ou um tratamento. Ainda que haja um milagre ( eu já vi muitos, não há impossíveis para Deus) somente o médico poderá dizer se a pessoa deve continuar ou não com o tratamento.
Perfetio, Marilda!
Oi Marilda, muito importante o teu depoimento. Eu tbm sou evangélica. Tivemos casos de pessoas que surtam. Meu pastor mandou a família levar na mesma hora para o hospital psiquiátrico.As vezes era preciso chamar os bombeiros. Amo muito essas pessoas ❤️ elas são de um caráter bom. Mas qdo surtam, tornam_se violentas. Atualmente Temos três casos.. controlados. Surtam, porque elas param de tomar remédio sem a família saber. Ficam , anos sem surtar, aí pensam que estão curadas ( coisa da cabeça delas ) e param o tratamento. Oração pela Carmen Lúcia. Um abraço a todos!
Eu considero top. O melhor profissional humano que estou conhecendo, mesmo que pela Internet. Quem me dera tivesse a oportunidade dd ser atendida pessoalmente pelo senhor. Grande abraço.
FERNANDO VC É MUITO BOM .EM RAPAZ , QUE LINDO VER UM MEDICO COM ESSE ENTENDIMENTO PORQUE MEDICO É MUITO SÉTICO . FALO MUITO QUE MUITAS DAS DOENCAS DA MANIFESTADAS NA MENTE É PROBLEMA ESPIRITUAL , AGORA A CÍENCIA VER COMO DOENÇA E SÓ. PARABENS PELA VISAO
Obrigado por prestigiar!
Até hj me lembro da cara q minha psiquiatra fez qdo eu disse ser atéia e não espiritualizada... A melhor parte é que ela respeitou isso, não tentou me "doutrinar" na religião dela e continuamos com essa parceria que já me deu mais cinco anos de vida... Doutora, eu te amo!!! ❤️🤣
Se a sua psiquiatra não respeitasse vc ser ateia; ela deveria ser denunciada no CRM.
Eu também falei para minha psicóloga ...ela e pastora me indicou a igreja dela disse q era falta de Deus
Aaaadorei 😍👏👏👏 Parabéns!!
Respeito, sensibilidade e sabedoria no trato com todos.
De Portugal, Bem haja Dr. Fernando Lemos.
É bem clara a sua foma de falar informar esclarecer e introduzir temas sensíveis e, para muita gente, ainda desconhecidos, difíceis de abordar ou tabu.
Como explicou num video, está a aumentar o número de pessoas sofrendo de doença mental. Infelizmente, isso é mais notório entre crianças adolescentes e jovens, obrigando a Familia e a sociedade a conhecer entender e falar sobre o problema.
Aceitar acolher apoiar uma pessoa vítima de doença mental vai passando a ser natural.
O aumento de casos faz diminuir o estigma sobre a pessoa portadora de doença.
O mal transformado num bem. Graças a Deus!
Obrigado por prestigiar, sra Maria!
Gostei muito! Deve ser um excelente médico e um ser humano incrível!
Dr. Fernando vc é muito claro em suas abordagens. O admiro muito. Gostaria de um vídeo sobre depressão bipolar mista; sintomas, tratamento, etc
Eu tbm não sei que tem o meu e uma mistura não para o dia inteiro estava internado mas só acalmo mas não deita fica pra lá pra cá dentro de casa toma respiridona um comprimido de manhã e duas sertralina será que pode já que e inquieto e sertralina e pra da ânimo gostaria de saber se puder me responder
Excelente abordagem. Sou psicólogo e sempre levei em conta as crenças, espiritualidade ou religião de meus pacientes, pois como você disse, é um fator primordial para entendermos o contexto e visão de mundo que o paciente tem. Ajudando nos muito a compreender mais suas necessidades.
Ciência ,sem espiritualidade, não tem futuro!
Muitas doêntes internados são grandes mediúos...sem conhecimento...normalmente são obsediados.
Abram os olhos!!!
😊
😊😊😊😊
Olá Dr. Fernando !
Obrigada por mais um vídeo.Viva os psiquiatras! Deus abençoe a todos!
Conheço um pastor o qual adoeceu. Sintomas de estresse, hipertenso. Em fim; a coisa ficou feia pro lado dele. Foi em busca de ajuda no psiquiatra.
Olha como ainda existe preconceitos
Ele é um pastor famoso, uma pessoa de Deus.
Chegando no psiquiatra, ao dirigir-se pra salinha de espera , deparou_se com alguns membros da sua igreja. Foram em cima dele, perguntando: pastor? O que que o senhor está fazendo aqui? Ele prontamente respondeu: O mesmo que vocês!
Este pastor se ausentou Por pouco tempo das suas tarefas na igreja, mas não demorou muito e ele voltou a sua vida normal.
Costumo dizer que prezo a minha formação católica sem fanatismo; porém, evoluí para o entendimento de que sou agnóstica, nada sei, na verdade. Mas cubro-me deste meu pequeno salmo: Meu Deus maior, que sabe mais, pode mais, manda mais e manda melhor. Enfim, tento me harmonizar... Obrigada, amigo Professor, saudações de Portugal.
Muito obrigada Dr Fernando Fernandes. Que o Eterno Deus te abençoe e proteja. Como são preciosos os ensinamentos, parabéns ♥️
Gratidão
Eu já sabia que a espiritualidade ajudava mto em casos de depressão, por exemplo, mas, no caso do padre Marcelo e Fábio de Melo, ambos com depressão fortíssima desencadeando outros transtornos até, me bateu uma confusão e dúvidas.. Até que ponto influência e auxilia ...
Obrigada dr. otima explanação sobre o assuntos, como sempre. bju
Sem querer ser o dono da verdade e sabendo que cada paciente tem a sua pessoal maneira de encarar a espiritualidade, posso opinar a respeito de um dos muitos aspectos da excelente questão levantada por você:
- se a doutrina da religião levar em conta as leis de Moisés, a dificuldade pode ser maior do que nas igrejas que pregam a Graça. Embora meu comentário seja superficial, sabe-se que estas doutrinas são antagônicas na questão da culpa (que é um ítem importante na Depressão).
Deus abençoe
Gaia Freire, no meu caso, a religião me ajudou muito.Sou diagnosticada, com Depressão Maior e Distimia.Acredito, que se não tivesse fé e relacionamento com Deus, poderia já ter cometido suicídio, ou me entregando ao um vício.Vontade não faltou.Mas graças a Deus, Ele tem me protegido.
Não sou religiosa, mas reconheço que a crença numa força mística amorosa e restauradora, é uma força psíquica de grande importância na promoção do pensamento otimista, esperançoso, edificador. Nesse sentido, acredito num círculo virtuoso para encarar os "perrengues": pensamento otimista - pensamento esperançoso - pensamento edificador - inspiração para ação edificadora - ação edificadora - resultado edificador - contentamento com o resultado - aumento da auto-confiança - aumento da esperança - aumento de pensamentos edificadores - aumento de inspiração para ações edificadoras - aumento de ações edificadoras - aumento de resultados edificadores - aumento no contentamento - o que transforma as situações. O "segredo", é a ação, a ação que podemos realizar independente dos outros. O "erro", na minha opinião, é quando o resultado que esperamos depende da opinião dos(as) outros(as), o que ocorre rotineiramente para profissionais da mídia: artistas, padres famosos, etc... É "prá ficar louco(a)" mesmo, querer agradar todo mundo, ou um grande público. Melhor agradar a si Mesmo(a) e às pessoas mais importantes, desde que seja numa relação saudável e respeitosa. Meus agradecimentos pela atenção. Lilith.
Dr Fernando muito bom esse comentário sobre espiritualidade e problemas mentais.Isso nos mostra sua humanidade e sensibilidade com seus pacientes.Já vivi está experiência em minha casa e religião.Parabéns.
No meio cristão, é muito mais comum a aceitação de doenças psiquiátricas, graças a Deus, já não é mais visto como coisas do mal
Sim, Sand, felizmente, obrigado por pretigiar o canal, não deixe de se inscrever!
Parabéns pelo conteúdo apresentado doutor! Como sempre conduzido com excelência!
Bacana . Deus abençoe seu trabalho Dr.
Muito obrigado
Amei ❤
Deus abençoe o senhor Dr Fernando lindas palavras
Eu conheci o evangelho na igreja presbiteriana reformada, não pentecostal, desde sempre tem sido uma âncora, pois perdi meu filho único, e não tinha sentido pra viver, no amor de Cristo consegui ficar em pé, não obstante às doenças afetivas que eu tenho
ÓTIMO video....ja tive amigos, pessoas na familia q melhoraram muito com a junção da busca em DEUS com as terapias...pessoas q já tinham tentado suicidio e hoje nem falam mais nisso. Participam de grupos de oração e fazem trabalhos voluntários... O antes e o depois são muito visivel. Mas penso q depende da religião. Tinha uma prima q ia numa igreja muito agitada onde todos gritavam em suas orações. Ela piorou tanto q nem tomava banho. O médico dela pediu pra sair dessa igreja e procurar uma mais calma. Deu certo...ela é uma nova pessoa q muitos nem acredita. Procurou uma mais calma sem muito exagero.
Homem Deus te abençoe, eu sou católica! E sinceramente eu amo ser católica... Acabo me cobrando muito para seguir às vezes. (Ninguém me cobrar, só eu mesma). Eu não gosto de coisas com muito radicalismos... E nem toda a igreja é assim (pelo menos não a minha a qual frequênto na cidade). Mas eu reparei que outros locais do Brasil e através da internet às vezes tem muita falta de respeito! O que me chateou bastante principalmente na época da política o que me fez voltar e até ter mais insegurança não em na minha fé mas na religião... Porque eu vi o abuso da fé por interesses políticos e isso para mim foi um baque, um desrespeito, o que intensificou ainda mais sabe alguns sintomas em mim se eu analisar! Alguns religiosos eu já reparei que querem lhe converter pelo medo, imposição ou autoridade. Enquanto outros é pelo amor, por demonstração de atos de fé, caridade e também por prática da sua escolha religiosa o que é totalmente diferente. Tanto que às vezes eu me afasto, não porque eu não quero ir à igreja, ou algo do tipo porque você fica um pouco decepcionado! Porém que paremos para pensar e lembrar que o centro é Deus e não as pessoas, que no fundo que elas querem também encontrar a paz do Espírito Santo na vida delas, acreditem elas ou não.
O conhecimento adquirido nas horas propícias, pode nos ajudar nas horas adversas.
Olá Nobre,Muito didático e esclarecedor,após muitos anos buscando entender o conceito "Deus" me permitir buscar em diversas Religiões o seu melhor e ultilizar em minha vida,vejo que a ciência está buscando essa nova ótica para ajudar a nós humanos,Parabéns e Vibrações positivas.
Boa tarde! Curto seus vídeos, muito importantes e bem explanados. Gostaria que fizesse um vídeo sobre Narcisistas. Obrigada!
Eu não gosto dos seus vídeos. Eu amooooo!!! Você tem me ajudado muito...eu mando sempre seus vídeos pros meus amigos...Obrigada!!!
Fico feliz em saber
dr fernando senhor e muito chamosooo e inteligente .conteudo show ❤
Oi gostaria que o dr falasse sobre dissociação de personalidade
Coberto de razão, pelo menos no meu caso! Não consigo me ver sem O Grandioso que me fez!!!
excelente video , como é importante a maneira que enxergamos a vida como um todo , e também a importância da espiritualidade de maneira salutar sem fundamentalismo , parabéns pelo trabalho e difusão da informação.
Obrigado por prestigiar o meu trabalho, João!
Esse vídeo mudou minha visão de mundo, gratidão!!! ♡
Obrigado por prestigiar
Excelente!!!
Obrigado 😃
Parabéns estou aprendendo muito ..
Gratidão
Gosto muito dos seus vídeos.
Parabéns Doutor!!! É isso mesmo.
✋
Me encantei com esse tema. Muito bem direcionado na explanação do conteúdo.
Que bom que gostou
Excelente matéria e muito bem abordada por este excelente médico Dr. Fernando. A espiritualidade tem me ajudado e muito nos meus problemas mentais, na verdade reduziu muito meu quadro clínico psiquiátrico por eu colocar em prática o que aprendi e leio em especial o sentimento do amor, a paz e o equilíbrio em tudo, logo, os níveis de ansiedade, descontroles mentais e depressão diminuíram e muito, a espiritualidade, no meu caso sigo a linha do Cristianismo, quando colocada em prática corretamente e diariamente, com esforço, animo e disposição se obtém resultados maravilhosos e excepcionais.
Sem dúvida alguma, a espiritualidade e a religiosidade são, em muitos casos, fundamentais na prática clínica em Psiquiatria. Observo excelentes resultados, especialmente naqueles pacientes que permitem o uso da Bíblia e também nos kardecistas. Atuo na Psiquiatria.
Sem dúvida o profissional da área da psiquiatria tem realmente que pesquisar os eventos espirituais que na maioria das vezes acomete os doentes. O médico e pesquisador dr. Sérgio Felipe de Oliveira aborda as doenças de fundo mental sob a ótica da medicina e espiritualidade, incluindo aí os problemas de esquizofrenia e outras doenças mentais.. Outro médico que aborda o autismo, bipolaridade e psiquiatria é o dr. Sérgio Thiesen (cardiologista, clínico geral e físico). Inclusive participou no congresso mundial de psiquiatria em Madri, já que o mesmo foi convidado no qual o número de profissionais da área de psiquiatria era de 5.000 participantes. A você Roberto Chysostomo desejo uma estrada de luz iluminando o teu caminho, já que essa área é complexa e de difícil diagnóstico. A importância de estudar o "tripé" espírito, mente e cérebro dá oportunidade de ajudar os necessitados doentes e quais as causas que a originam tais desordens. Sou apenas alguém que deixa apenas mensagens de estímulo aos que labutam numa área que é um flagelo mundial. Um espírita convicto de que a vida continua do "lado de lá" após a desagregação átomo molecular normal em todo ser vivo da criação Divina. Grande abraço.
Escondi por vergonha e medo para meu psiquiatra, hj vou me abrir e contar que acho que tenho medo de estar ficando louca devido a um desdobramento e uma ex amiga que me fez muita maldade. Tive medo do diagnóstico.
Temática bem abordada!
Muito obrigado por prestigiar!
Eu ouvi a mensagem: o pecador nas mãos de um Deus irado de Jonathas Edwards. Reconheci meu pecado, pedi perdão a Deus. O sentimento de culpa foi embora, junto foi a ansiedade..... Parabéns pelo vídeo!!
Conheço também 🙏 é maravilhoso, olha que esse homem inglês do século 18, ainda muda muitas vidas, é o evangelho puro 🙏
Uau fantástico este vídeo irei apresentar meu TCC hoje e é sobre a espiritualidade e a depressão como futura psicóloga e também como cristã acho o máximo está relação!
Obrigado por prestigiar!
Vídeo excelente e esclarecedor. Sou Psicanalista, e me deparo com isso de forma corriqueira.
Obrigado por prestigiar!
O que é psicanalista?
@@edsonferreira9735 Pessoas que usam o método da Psicanálise pra atender pessoas que buscam ajuda nas suas demandas psíquicas.
Namaste😘
Muito obrigado Dr Fernando Fernandes
Nós que agradecemos!
Olá tudo bem boa
Muito seus vídeos fala justamente que eu sinto. Muitas coisas bons
Muito boa e válida essa abordagem.As vezes,se torna difícil,entender esses limites,religiosidade,problemas mentais.Isso traz sofrimento.Parabéns.
Amém
Queria mais conteudo aprofundando o tema
Meus agradecimentos. Não sabia que eram diferenciados os conceitos de religiosidade e espiritualidade.
Muito bem colocado Doutor. Parabéns pelo seu trabalho. Uma vez um psiquiatra me perguntou sobre religião... 👏🏻👏🏻👍🏻👍🏻
Parabéns Dr. Mto bem explicado!!
Obrigado por prestigiar, Eliane!
Boa noite
Nss obrigada vc pela abordagem tão pertinente a todos eu creio.
Como já aconteceu comigo.Digo q é pura verdade o fator da fé ( sentido de vida, ou como seja...) é realmente fundamental em indivíduos com trantornos mentais. Tenho bipolaridade e em uma das crises mistas de ciclo rápido, como subindo e descendo rapidamente de uma montanha russa... a falta de fé em algo para que eu pudesse me agarrar em algo em plena angústia, senti falta, um desamparo sem tamanho, que me induziu fortemente a pensamentos suicidas ... A partir dali tento acreditar em Deus ou uma força superior. Ñ pq de fato acredite, mas pq senti a necessidade de acreditar, ancorar-me em algo para q dá próxima crise eu não ceda a essa vontade instantânea desesperadora de acabar com a agonia e dor agudas e imensuráveis.
Obrigado por prestigiar, Paloma!
Lindo
Meu irmão precisa destes conhecimentos gostei muito so assim posso ajudar ele pois acho este tipo de problemas dele e este
Encaminhe para ele!
Bem interessante , dois casos de esquizofrenia na minha familia estão intimamente ligados com a espiritualidade...
Conteúdo muito esclarecedor.... obrigada... ajuda muito o entendimento.
Sensacional Dr.
Excelente palestra e maravilhosas reflexões.
Obrigado por prestigiar o trabalho, Valneide
Muito bom !
Excelente
Obrigado por prestigiar o meu trabalho, Aricellys!
Excelente explanação!
Vídeo muito bom, grata.
Dr Fernando bom dia
Gratidão!
Alvina, obrigado por pretigiar o canal!
Ótimo vídeo
Penso🤔 que Deus é o Deus da ciência e da neurociência.
Ótimo vídeo 👏👏
Vc é top. Gostaria de ser tratada com você. Parabéns.
Queria tanto poder ter o privilégio de me tratar com você! Amei o vídeo era o que eu procurava. Parabéns!
Muito obrigado por prestigiar o meu trabalho
Eu normalmente quando conheço um novo pisquiatra falo sobre minha religião mesmo antes dele perguntar...
O pior que muitos religiosos atrapalham muito pq ignoram a ciência. Minha mãe várias vezes deixou de usar remédios por esse motivo. Oh povo difícil é o tal do religioso, atrapalha a vida do doente mental quase sempre.
Falo do Rio deJaneiro
Sou evangélica
Sou solteira.Nasci em 18.10.1960
Amei, pena que o vídeo é muito curto
Vai ter mais!
Meu nome é Luiz Carlos trabalhador rural fui no hospital ame de sorocaba pedir ajuda fui tratado com deboche zombaria por atendente assistentes sociais me expuseram a vergonha sem o código cid com abuso de poder to muito deprimido me ajude por favor me ajuda perdi meu emprego
O pragmatismo e o cientificismo não determinam, via de regra, as respostas isentas.
🙏👍👍👍
Amei gostaria de saber como faço para fazer parte dessas aulas parabéns
Sou espírita
Contato na descrição
doutor fernando te nho cindrome do panico anciedade extres sofro calado to na mia casa e tenho uma oficina em casa a 15 anos a dez anos que naõ saio to angustia me ajude queria uma palavra sofro calado naõ consigo ter emosaõ naõ consigo chora so a angustia
Dor gostaria de saber se você atende onde
Ótima abordagem....abandonei a religião. Mas sou espiritualista sem crenças limitantes. Já fui na sua palestra na Abrata Dr. Parabéns e obrigada!!!!
Show Dr. pode mandar o link do site?
Gostaria de saber desta era coaching atual e volta das religiões jamais vista. São responsáveis pelo aumento de psicopatologias no Brasil? Os conselhos federais de psicologia e de medicina nem ai, deixa correr frouxo. Como vc analisaria pra gente, obrigado!!!
Dr Fernandes porque passei uma vida inteira e fui apresentar a bipolaridade(depressão e hipomania ao 50 anos?
Isso é incomum, mas pode acontecer. Muitas vezes a doença já existia, mas estava despercebida.
@@psiquiatrafernandofernandes muitíssimo obrigada! Parabéns pela iniciativa! Clareza nas explicações, domínio e capacitação o revelam. Bacana alguém que se dispoe assim!
Dr. Fernando, eu sou ligado a questão mental e gostaria de saber se vc me indica alguma revista informativa e de preferencia que pudesse ser assinada. A crença pode definir e muito a vida da pessoa. A religião determina e em muito a visão que a pessoa tem da vida. Infelizmente a religião em algumas igrejas espiritualiza tudo, tudo e dimõnio. Ao ir para a igreja a ou b a pessoa não se desvincula de seu corpo fisco e emocional. Por mais santo que a pessoa seja o seu estado físico, esta ali presente. Corpo mente espírito são inseparáveis. É ou não é. Tudo em excesso é prejudicial o equilíbrio é o que é natural ou normal. Um amigo que não via a ha anos estava vendo tudo espiritualizado e cheio de problemas emocionais em uma conversa eu lhe perguntei: Deus separou a sua parte física do espiritual vc não esta mais nesse corpo físico? Ele disse não, claro que não! É preciso cautela para não ver tudo como problema de ordem espiritual. Ignorância sim é o grande problema nosso.
Esse anúncio de nutrição é um porrre! 😂😂😂😂😂😂😂😂
O Segredo da Imperatriz
Aquela que é obra do Autor
Possui um segredo no qual me contou
O seu surgimento foi mais de valor
Que todos criados por Nosso Senhor.
A mãe não podia gerar o valor
Seu ventre usado limpado ficou
E como um milagre que não se falou
Surgiu a Princesa que trouxe o Amor.
O seu nascimento nunca se igualou
Com todos da terra que Deus já criou
Pois era preciso surgir uma flor
Que gera a semente do mesmo valor.
Foi nascida da mesma razão
Porém por participação
A Mãe do novo Adão
A Imaculada Conceição!
Você atende online ?
Sra Dalva, todas informações no meu site: www.psiquiatrafrnandofenandes.com
Gosto e admiro muito seu trabalho Dr.Fernando e o parabenizo mais uma vez, mas como disse no vídeo o tema é pertinente e acho que seria importante fazer um outro vídeo falando de uma forma mais objetiva e direta sobre o assunto em questão. Há todo um paradoxo que envolve religião e doenças,principalmente as doenças psiquiátricas..
Acho que independente da religião ou espiritualidade uma doença deve ser tratada por um medico especialista. Doença é doença e religião é religião, ambas são distintas,apesar da influência que ocorre nesses casos.
Espero que as pessoas entendam.
Leia a Bíblia, Santo Agostinho, os pais da igreja, história do Cristianismo... Tem na internet mt coisa boa
Em Mateus 20, o dono da vinha ofereceu um denário por dia de trabalho, mas não disse a quantidade de trabalho, portanto, não é preciso trabalhar rápido. Para trabalhar rápido, Deus deve mandar cada um fazer a própria Terra, pois Deus fez a Terra em seis dias, mandou o povo de Israel trabalhar em seis dias, mas não mandou cada um do povo de Israel fazer a própria Terra.
Dr Fernando, seus vídeos são muito bons, porém não concordo com esse tema que pra mim foi fechado em religião como se todos fossem religiosos, gostaria de saber qual a "visão" de mundo você entende que uma pessoa tem quando diz ser ateu, são minoria eu sei, mas eu sou ateu e da forma como você abordou o assunto me pareceu que faz uma pré análise, que acho justa, com base em quem tem alguma religião.
Acho que é muito mais complexo entender a visão de mundo de quem é ateu, porém isso não é sinônimo de problema, mas acho que poucos ou quase ninguém está preparado pra lidar com pessoas com essa visão, o que é péssimo.
Faço um breve comentário sobre como os ateus estariam nesse contexto em 12 min. Basicamente, transcendência não é sinônimo de religiosidade. Obrigado por prestigiar o canal!
@@psiquiatrafernandofernandes Fernando, parabéns pelos vídeos e pela atenção aos detalhes e novas informações.
O ser ateu já diz muito da pessoa tb, e da visão de mundo