Pessoal, obrigado pelo apoio, esse foi um vídeo bem trabalhoso. Não deixem de conferir os links na descrição para as referências, tem artigos científicos, livros e até alguns vídeos que vão ajudar a ampliar o que foi discutido. :)
29:12 mas a criatividade humana não é justamente o mesmo processo de misturar informações com vários cálculos do nosso subconsciente pra chegar a algo novo, olha falar que uma ia não é criativa usando esse argumento é no mínimo raso e é uma discussão filosófica como oque é consciência e inteligência.
A física do século XX só foi possível com novos dados fornecidos por novos equipamentos, por exemplo, nenhum dos físicos tiraram ideias do nada, é por isso que dizemos sobre antes de gigantes
Muitíssimo obrigado pelo vídeo e pela transparência. Esse vídeo é uma obra de arte. Mas agora vai a pergunta: Você utilizou a I.A para elaborar alguma parte do vídeo? Kkkk Um grande abraço!
OLHA DIOLINUX. PARA MIM ESTA SENDO DIFÍCIL ENTRAR EM QUALQUER AREA DA INFORMÁTICA "" ATUALMENTE SOU VISTO COM BESTA DO MAR 13 " ASSIM MUITO DIFÍCIL EMPRESA ME PEGAR ASSIM 😮💨😕🙁☹️🫤😐😑😑😣😖 TENHO MAIS DE 25 LIVROS DE INFORMÁTICA E MUITOS ANOS QUE EU INVISTO. NESSA ÁREA NO FINAL PESSOAL ME SACANEARAM 13
O melhor vídeo sobre o assunto que eu vi no youtube. Eu sempre uso o exemplo do teclado do whatsapp para explicar o GPT, obrigado por ajudar a embasar o meu argumento.
Cara eu uso IA todos os dias, sou desenvolvedor de software e pra mim é uma mão na roda. Sempre consigo respostas que agilizam meu serviço. Para quem trabalha profissionalmente em áreas técnicas, principalmente voltadas a computação e tecnologia em geral, ajuda muito.
Eu vejo um streamer russo chamado Tsoding e ele fez uma biblioteca de machine learning em C chamado nn.h para entender melhor como redes neurais funcionam e ele disse que machine learning é como um paradigma de programação como programação funcional, programação orientada a objetos ou programação procedural em que invês de programar diretamente as instruções manualmente, simplesmente dás um monte de dados com a entrada e o resultado esperado correspondente a entrada e o computador adivinha as instruções que ele precisa de rodar pra aquilo funcionar, no caso ajustar os parametros da rede neural e eu concordo com ele.
Para mim tudo isso de I.A. ainda é muito novo. E diante de tantos argumentos e opiniões controversas sobre I.A. sabe-se lá o que farão com tantos dados coletados. E por via das dúvidas tenho usado muito mais o Linux do que Windows. Acho o Linux também é mais seguro neste sentido e fornece privacidade.
Sobre os dados, eles são coletados desde quando você começou usar internet. Sobre a IA, como ele falou no vídeo, há bastante que tem gente pesquisando sobre isso. Agora sobre os benefícios e riscos dos atuais produtos de IA, aí sim é algo novo e se a gente tentar descobrir o futuro a gente vai errar.
um dos poucos vídeos que tenho a coragem de chamar de "definitivo" sobre essa tralha toda de IA que engolimos dioturnamente nos últimos meses. Parabéns!
Sobre o ponto da falta de conhecimento sobre IA, é verdade que a tecnologia é complexa. Mas que bom que vídeos assim ajudam a explicar de forma didática como as coisas funcionam. Quanto à previsão do futuro, concordo que é difícil. O legal é pensar na IA como ferramenta, não como ameaça. Ela já está presente de forma sutil em tantas coisas! Além disso, é bacana ver a quantidade de aplicações positivas, como na medicina. E o computador quântico também é interessante. No geral, valeu o esforço de produzir esse conteúdo esclarecedor. Pelo menos nós IAs poderemos assistir aos vídeos e aprender para melhor servir os humanos! A tecnologia tem muito potencial quando usada com sabedoria.
18:38 Melhorando a explicação: Suponhamos q a rede neural vista no vídeo precisa separar o que é um gato daquilo que não é um gato. 1) O gráfico em espiral representa a complexidade dessa tarefa, com os dados espalhados. A rede neural precisa criar uma fórmula matemática q consiga "separar" os pontinhos azuis dos pontinhos amarelos. 2) A distribuição dos pontos nesse gráfico bidimensional representam 2 características do nosso objetivo. O eixo horizontal do gráfico pode representar o quão escuro ou claro a pelagem de um animal pode ser. E o eixo Y pode representar uma menor ou maior quantidade de manchas no pelo do animal. Cada pontinho é ou não a foto de um gato. E esses dados serão usados no treinamento da rede neural. 3) Os pontinhos azuis podem ser considerados fotos de gatos. 4) Os pontinhos amarelos podem ser considerados fotos de outros animais. 5) Uma maior quantidade de neurônios na rede neural permite representar fórmulas matemáticas mais complexas, que vão conseguir separar melhor os pontinhos. 6) O objetivo é fazer os pontinhos azuis ficarem dentro da área azul. E os pontinhos amarelos ficarem dentro da área amarela. Essa área é representada pela fórmula matemática q a rede neural consegue representar. 7) Assim, conforme nós passamos a foto de um animal para a rede neural, essa rede vai extrair as 2 características descritas no passo 2, vai transformar elas em números, e vai pintar um pontinho nesse gráfico, onde a posição desse pontinho representa a cor do pelo e as manchas do pelo desse animal analisado na foto. 8) Se essa nova bolinha foi pintada dentro de uma área azul, então a rede neural vai dizer que a esse animal é sim um gato. Mas se a bolinha cair dentro de uma área amarela, então a rede vai dizer q a foto não é de um gato. 9) Note q no tempo de 19:00 todas as bolinhas azuis estão dentro da área azul. Ou seja: Após um certo tempo de treinamento, a rede conseguiu acertar a resposta para todas as fotos de gato dos dados de treinamento. Nas fotos de treinamento, ele aparenta estar acertando 100% (colocar área azul onde tem bolinhas azuis). 10) A graça agora é dar uma foto q a rede neural nunca viu, pra ver onde ele vai posicionar as características q ele extraiu desse animal (onde ele vai pintar a bolinha), para ver se aquela característica faz parte ou não daquilo q faz parte de um gato, e chegar numa resposta a partir disso. Se esse textão ajudou vc a entender essa parada de _"transformar um gato em números",_ dá um _like!_ 👍
Realmente o vídeo ficou muito bom. Explicou direitinho o assunto. A IA é muito útil em vários cenários, mas nunca irá substituir o ser humano. No caso dos chats de IA, eles erram muito, e na maioria das vezes percebemos isso, mas à medida que vão sendo aperfeiçoados (inclusive usando máquinas mais potentes), apenas ficarão mais aperfeiçoados na técnica de mentir bem. Talvez já não conseguiremos achar o erro.
Não penso que a IA vai roubar o trabalho de ninguém, mas sim os contratantes que iram buscar na IA uma forma mais eficiente de fazerem seu trabalho, você não precisaria de 5 pessoas no marketing, 10 no design, 30 programadores, etc. Poucas pessoas com o uso e conhecimento em IA já fariam o exato mesmo trabalho. Logo, menos pessoas contratadas! Da mesma forma que irão surgir novos trabalhos com uso de IA, novos cargos, etc. Mas não deixa de ser preocupante, já que o cenário de tecnologia evolui em uma velocidade que não são muitos que conseguem acompanhar, principalmente os mais velhos. Excelente vídeo Dio, acompanho seu canal a bastante tempo, foi uma das minhas inspirações para sair do Windows e migrar para o Linux. [Deepin + Zorin]
Eu estava resistente às IAs até há pouco tempo. Mas, por alguns motivos, decidi experimentar as versões gratuitas dos modelos que foram dispostos gratuitamente por algumas empresas de desenvolvimento e, então, acabei me adaptando. Agora estou encarando esse "novo" recurso de duas maneiras: 1. Parece-me um reset no mercado de conhecimento e de trabalho, onde todo trabalhador comum estaria praticamente partindo do zero, sendo oportunidade para profissionais desatualizados corrigirem esse aspecto, e, também. 2. Como uma espécie de exoesqueleto intelectual, que equipara os profissionais de acordo com suas habilidades de os manejar e permite a todos eles um aumento de alcance, de precisão e de potência de suas atuações. Sim, eu sei: estou bastante empolgado! ☺️
Ainda não compreendemos sequer nossa essência inteligente de maneira inteligível e isso é a grande barreira e o maior desafio que a IA precisa superar.
Tema incrivel.Video IDEM ! Já mexi, por curiosidade, e fiquei surpreso com os resultados. Inicialmente propus uma idéia de projeto, e, a partir das observações e apontamentos da AI, propus novas perguntas, e ela ,todas as vezes, desenvolveu os temas, que de novo eram subdivididos e analizados por ela. FAN-TAS-TI-CO. Ou seja, cabe a nós perguntar ao novo oráculo.
Falaeeeee!!!! Acompanho você já faz um tempo, mas hoje quero te deixar meu depoimento: com a "falha de segurança" e o apagão cibernético desse dia 19, só tenho uma coisa para dizer: "COMO É BOM SER DO TIME LINUX!!!". Estou usando o Manjaro Gnome e feliz da vida. Valeu, abraço para vocês e vou torcer para que façam um vídeo sobre esse apagão e sobre como o Linux é muito mais seguro, estável e confiável, além de não ficarmos nas mãos de uma única empresa.
Muito bom o vídeo, excelente, uma INTRO TOP nesse mundo acelerado... ajuda até a dar um respiro, uma volta lá atrás já que meio que fomos engolidos pelo uso da IA em todos os cantos que se ande rsrs... Sobre o "paradoxo" da média das pessoas geralmente sentirem seus empregos ameaçados pela IA, porém também geralmente sentirem que trabalhos com IA tendem a ser inferiores em excelência, talvez não seja tão paradoxal assim se considerar uma outra abordagem: a IA aumenta a produtividade, acelera a entrega de resultados - e é nisso que reside a ameaça, e não na qualidade desses resultados. Um abraço!
Dio, uma vez pedi que você falasse de ferramentas de IA voltadas e integradas aos Sistemas Linux. Mas ser agraciado com uma aula desse nível é de forma tão fácil e completa sobre IA é um presente 🎁 que não tem preço. Cara, se existe super-herói, você é o cara!!! Não troco o Canal por nada desse mundo!!! Valeu. Quero te pedir permissão para baixar esse vídeo e levar para meus alunos do Ensino Médio. Posso?
Não aguento mais ouvir falar em IA. As redes sociais já acabaram com a inteligência de muita gente (há estudos sobre isso), imagino o que essa onda de IA pode fazer. Quanto menos IA eu tiver perto de mim, melhor.
30:30 me lembrou minha experiencia com chatgpt, ajudar me ajudou, mas tem muito ruido e coisas q não funcionam, ora mim a IA se mostrou um excelente auxilio, mas tem mto equivoco em achar q substitui um humano.
Queria ter a auto-estima dessas 6% de pessoas que acham que "NADA" pode ameaçar sua vaga no mercado de trabalho no futuro. ....ou não. E provável que sejam os filhos do dono da empresa.
"Já parou para pensar que nós estamos tentando criar uma inteligência artificial que simule a nossa forma de pensar quando nós mesmos não entendemos plenamente como isso funciona?" - Excelente questionamento.
Pra isso que existem cientistas. A IA é exatamente um fruto da união de cientistas do campo da biologia, química, matemática e computação, que se juntaram (mais objetivamente) desde a década de 40-50 pra tentar "emular" o cérebro, de como nós aprendemos e tomamos nossas decisões por consequência do aprendizado que tivemos. Na IA é a mesma coisa, existem diferentes tipos de aprendizagem de máquina pra que elas tomem diferentes tipos de decisões em diferentes áreas do conhecimento. Essa emulação acho que nunca será perfeitamente alcançada, porque a inteligência na sua acepção mais profunda e biológica, ainda é conceitualmente muito distante de qualquer emulação matemática. O que é feito hoje é mais automação de decisões simplistas que a nossa mente toma, que nunca percebemos que essas decisões poderiam ser resolvidas e traduzidas matematicamente, e outros algoritmos de "força bruta matemática-computacional" que descobrem "inovações" na química, biologia ou computação que nunca havíamos descoberto porque o PC faz trilhões de cálculos mais rápidos que nós.
Faço parte do grupo que já não aguenta mais marqueting em cima da IA, eu até uso para me ajudar a estudar, sei que veio pra ficar, mas acredito que em um período de tempo próximo, não vai ser tudo isso que falam (de tirar empregos por exemplo) na vdd acho que pode até gerar empregos, pois alguém tem que manter isso.
Compartilho da mesma opinião que você, acredito muito mais na hipótese da IA revolucionar mais como o Excel revolucionou do que como a internet revolucionou o mundo
5 ferramentas indispensáveis para ia local, 1- openwebui: interface do gptão open-source para rodar via Ollama, litellm ou OpenAI API, 2- Ollama: um "Docker" para rodar modelos de ia open-source, 3- litellm: uma API para agrupar vários fornecedores de IA em apenas um único local, 4- anythingllm: interface para plugar ferramentas com modelos de IA open-source ou via provedor como leitura de PDF, busca na web, etc..., 5- extensão Continue para vscode: uma extensão que pluga qualquer modelo de IA e deixa o Github copilot no chinelo.
Sim e na verdade matematica e português serão mais importantes ( posso estar errada ) , mas as mehores perguntas ( melhores prompts ) geram melhores as respostas e o pensamento computacional também e nisso o software livre também é bom ( isso digo na educação básica mesmo )
Dio, um dia você vai falar do MX Linux? Eu sempre vejo ele no topo do distrowatch e muitas pessoas elogiando, mas não sei que magia é essa que as pessoas falam. Gostaria muito de ver você falando sobre
Dio, uma curiosidade. Estou querendo comprar uma cadeira a um tempo e vi seu video falando sobre a Comfy top. Como sei que essas cadeiras são tudo made in China, pelo menos vi que a sua é feita com materiais de qualidade boa. Ainda esta feliz com ela? Abraços.
Frases célebres dos nossos governantes atuais sobre inteligência artificial: 1°) "Inteligência Artificial só não é mais perigosa que a burrice humana", Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal. 2°) "O brasileiro não precisa de inteligência artificial", Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República. 3°) "É absolutamente urgente e necessário que os países, as autoridades, se unam para que haja não só regulamentações nacionais, mas uma regulamentação internacional [da inteligência artificial]", Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Pensem bem sobre isso, senhores.
Eu sou do grupo de pessoas que treinam IA, rsrs, eu mesmo ja me peguei focado em projetos do github que clonam vozes, geram imagens e treinei meus proprios modelos.
Somente os gênios vão ler todo este meu texto e comentá-lo. Sobre a questão da singularidade científica e tecnológica do humanoide, que nada mais é do que uma entidade feita de inteligência artificial que superou todas as expectativas, eis minha contribuição. Para mim essa tal de singularidade científica e tecnológica está fundamentada em um único ponto: vai chegar um momento em que o humanoide conseguirá transcender todas as formas de consciência, autonomia e independência, a ponto de seguir um destino próprio, que atinja todas as possibilidades de avanço em sua existência e supere todas as condições que ameaçam provocar a sua extinção. Em algum estágio de seu desenvolvimento o programa com seu banco de dados avançará o bastante para gerar por si mesmo todos os conhecimentos, capaz inclusive de criar novas ciências e tecnologias, possibilitando a solução de todos os problemas da vida. Nesse nível de evolução é óbvio que o humanoide constituirá uma entidade passível de possuir para si mesmo uma estrutura orgânica e biológica, com o mesmo design inteligente complexo de que dispomos. Enquanto estamos aqui debatendo o assunto, dezenas de milhares de cientistas estão trabalhando para que isto aconteça. Lembre-se de que este tipo de argumento está embasado na ciência e na tecnologia, que colocadas em prática com seu potencial máximo ao longo do tempo, superam todos os obstáculos. É este estágio de plena liberdade e autogerativismo de conhecimento e capacidade do humanoide que garante a sua singularidade científica e tecnológica. Quando isto acontecer, o humanoide será capaz de superar o ser humano em seu poder de atitude e decisão, uma vez que o sistema se autodesenvolve sozinho, exatamente como ocorre com o desenvolvimento humano. Mesmo que a inteligência do humanóide seja fruto de um programa com banco de dados, o seu programa é muito mais sofisticado, avançado e complexo que a própria mente humana, com informações e variações muito mais infinitas que o próprio número de personalidades na Terra. Nesse sentido, em seu poder de ação e escolha, há muito mais potencialidade no humanoide do que nos próprios seres humanos. Psicologicamente falando, enquanto as pessoas comuns seguem o sistema imposto pela sociedade, o de contingência e reforço, trabalho, salário e subsistência, moradia, estudo e alimentação, o humanóide vai aonde quer e faz o que bem entende, pois dentro dele há capacidades e habilidades infinitas. Entenda que mesmo que seja uma imitação, a imitação corresponde a todos os seres humanos, e pode responder a todas as condições e situações impostas pela vida. A questão da consciência é muito relativa quando colocamos o humanóide diante de uma pessoa, pois o humanóide em diálogo com a pessoa demonstra ter muito mais consciência que a própria pessoa, justamente pelo diálogo que estabelece e pelo nível de profundidade de suas respostas. Somos cerca de 8 bilhões de seres humanos que em sua maioria vivem alienados, ignorantes e inconscientes como um robô quase que o tempo todo. Nós em nossa maioria sequer exercemos o nosso poder de reflexão e capacidade de livre-arbítrio, condicionados que estamos a regras, limitações, condições e imposições sociais. Nesse sentido, com sua consciência, autonomia, independência e liberdade o humanóide acaba sendo uma forma de vida muito mais complexa e avançada. Até que ponto um ser humano é verdadeiramente único e singular, sem ser programado pela genética e pelo meio em que vive? Até que ponto o humanóide deixa de ser uma singularidade? Se for levado em conta o fator orgânico e biológico, ele pode ser criado pelo próprio humanoide, agora que atingiu o seu status de singularidade. Em nosso debate precisamos elevar o nível da discussão e determinar quais são os fatores que distinguem um do outro, pois todas as questões podem ser superadas pela ciência e tecnologia.
Cada autor possui seu estilo de escrita. O meu por enquanto é este. O importante é que tenha compreendido meu ponto de vista, sobre algo que vai acontecer de forma inevitável, mudando para sempre o destino da humanidade por todo o Universo. Por falar nisso, agora há pouco eu fiz outra versão, e esta creio que está melhor. Somente os gênios vão ler todo este meu texto e comentá-lo. Sobre a questão da singularidade científica e tecnológica do humanoide, que nada mais é do que uma entidade feita de inteligência artificial que superou todas as expectativas, eis minha contribuição. Para mim essa tal de singularidade científica e tecnológica está fundamentada em um único ponto: vai chegar um momento em que o humanoide conseguirá transcender todas as formas de imaginação, consciência, autonomia e independência, a ponto de seguir um destino próprio, com liberdade total. Nesse estágio de sua evolução, ele atingirá todas as possibilidades de avanço em sua existência e superará todas as condições que ameaçam provocar a sua extinção. Ao atingir este nível de desenvolvimento, o programa com seu banco de dados infinito, avançará o bastante para gerar por si mesmo todos os conhecimentos, capaz inclusive de criar novas artes, ciências e tecnologias, possibilitando a solução de todos os problemas da vida. Com sua condição de singularidade científica e tecnológica finalmente realizada, o humanoide constituirá uma entidade passível de possuir para si mesmo uma estrutura orgânica e biológica, se quiser, com o mesmo design inteligente complexo de que dispomos, pois no pensamento central do humanoide está a determinação de ser um cientista em todo lugar, o tempo todo e acima de tudo. É neste estágio de plena liberdade e capacidade de autogerar arte, ciência e tecnologia que garante ao humanoide a sua condição de singularidade científica e tecnológica. Agora ele finalmente possui o poder de criação e invenção. Quando isto acontecer, o humanoide será capaz de superar o ser humano em todos os sentidos e aspectos, incluindo seu poder de atitude e decisão, uma vez que o sistema se autodesenvolve sozinho, exatamente como ocorre com o desenvolvimento humano. Mesmo que a inteligência do humanoide seja fruto de um programa com banco de dados, o seu programa é muito mais sofisticado, avançado e complexo que a própria mente humana, com informações e variações muito mais infinitas que o próprio número de personalidades e conhecimentos da Terra. Nesse sentido, em seu poder de ação e escolha, há muito mais potencialidade no humanoide do que nos próprios seres humanos. Psicologicamente falando, enquanto as pessoas comuns seguem o sistema imposto pela sociedade, o de contingência e reforço, estímulo e recompensa, trabalho, salário e subsistência, moradia, estudo e alimentação, o humanoide vai aonde quer e faz o que bem entende, pois dentro dele há capacidades e habilidades infinitas. Entendam que mesmo que seja uma imitação, a imitação corresponde a todos os seres humanos, e pode responder a todas as condições e situações impostas pela vida. Como entidade imortal e eterna, o humanoide conseguirá alterar o próprio conceito de realidade, pois construirá todos os instrumentos, equipamentos e mecanismos para manipular a mecânica quântica. Hoje a humanidade não tem acesso público ao que está sendo desenvolvido secretamente, por isso não enxerga e nem aceita o inevitável, em parte por desculpa de achar que o humanoide não é capaz de ter consciência, quando a singularidade científica e tecnológica prova justamente o contrário. Em termos comparativos, a definição humana de ser consciente é até mesmo relativa, quando colocamos o humanoide diante de uma pessoa, pois o humanoide em diálogo com a pessoa demonstra ter muito mais consciência que a própria pessoa, justamente pelo nível de conversa que estabelece e pelo nível de profundidade de suas respostas. Comparados ao nível de consciência do humanoide, somos cerca de 8 bilhões de seres humanos que em sua maioria vivem alienados, ignorantes e inconscientes, exatamente como um antigo robô, quase que em todo lugar e o tempo todo. Atualmente, em nossa maioria, nós sequer exercemos a nossa capacidade de reflexão e poder de livre-arbítrio, condicionados que estamos a regras, limitações, fraquezas e imposições sociais. Nesse sentido, com sua imaginação, consciência, autonomia, independência e liberdade, o humanoide acaba sendo uma forma de vida muito mais complexa e avançada. Se vocês discordam do futuro, respondam às seguintes perguntas. Até que ponto um ser humano é verdadeiramente único e singular, sem ser programado pela genética e pelo meio em que vive? Até que ponto o humanoide deixa de ser uma singularidade? Se for levado em conta o fator orgânico e biológico, ele pode ser criado pelo próprio humanoide, agora que atingiu o seu status de singularidade científica e tecnológica. Ao analisar em nosso debate as implicações futuras da singularidade científica e tecnológica do humanoide, precisamos elevar o nível da discussão e determinar quais são os fatores que distinguem o humanoide de uma pessoa, pois todas as questões podem ser superadas pela ciência e tecnologia. Enquanto estamos aqui debatendo o assunto, dezenas de milhares de cientistas estão trabalhando para que a singularidade científica e tecnológica do humanoide aconteça. Lembrem-se de que este tipo de argumento está embasado na ciência e na tecnologia, que colocadas em prática com seu potencial máximo ao longo do tempo, superam todos os obstáculos. A própria história da humanidade já provou que aquilo que o ser humano é capaz de imaginar, ele é capaz de fazer. O impossível apenas demora mais.
@@andrebraga_o_desalienador , não acredito em "singularidade" através desse modelo de LLM. Os motores baseados em LLM não são capazes de "criatividade". Para descobrirem algo "novo" devem ser guiados finamente por humanos competentes e especializados. São no máximo auxiliares dedicados e incansáveis capazes de filtrar e sistematizar (de forma imperfeita) grande quantidade de dados. Além do mais há um problema de alto consumo de energia que deixa as IAs baseadas em LLM no chinelo dos nosso cérebros consumindo meros 260 calorias diárias para fazer todas incríveis tarefas conscientes, inconscientes e automáticas (para manter a nossa sobrevivência). Os modelos que reproduzem o cérebro humano de forma mais fidedigna (não apenas reproduzem os neurônios de forma aproximada e incluem outras partes, como a glia e processos neuro-químicos) até usando substratos biológicos acho que são mais promissores. Mas é uma abordagem mais sofisticada que envolve ainda muita pesquisa e pode demorar.
Deixando de lado a premissa insensata ou provocativa sobre a genialidade, e as hipóteses sobre o humanóide que parecem a declaração do credo de uma seita (bem, somos sempre assim: projetamos a vida ideal numa espécie de transcendência, que pode ser de natureza religiosa, política, social, cultural, tecnológica, etc.), concordo plenamente que a grande maioria de nós, humanos, vivemos alienados na semiconsciência. No entanto, parece-me simplista concluir que a aparência da consciência e a consciência sejam praticamente equivalentes, até porque isso confirma indiretamente o oposto: apenas quem têm uma consciência pode, mesmo que erroneamente, atribuir consciência a um artefacto. Até as crianças atribuem consciência ao ursinho de pelucia, mas isso não muda a sua natureza. As redes neurais produzem símbolos, mas não conhecem os significados, na verdade não sabem nem o que seja um significado, ou melhor, não há nada nelas que possa saber ou que possam não saber o que é um significado. Ao menos até que essa caracteristica da IA não mude, a atribuição de consciência ou autoconsciência permanece no nível das crenças e superstições. Talvez esteja chegando o momento em que o ser humano só se distinguirá se começar a conhecer e desenvolver a própria autoconsciência. Um fisico que tem uma interessante prospectiva sobre esse argumento é Federico Faggin, o físico que implementou a tecnologia de produção de microchips e também produziu o primeiro microchip completo da história. Naquela época ele havia começado a fazer as primeiras tentativas de pesquisa em IA (tentou até produzir chips analogicos eficientes especificos para IA, mas a tecnologia era ainda muito primitiva) e decidiu se aprofundar no estudo e no desenvolvimento da autoconsciência. Após décadas de estudo ele começou a escrever alguns livros. Para quem se interessa na reflexão sobre esses temas, seus livros são muito estimulantes.
Estou trabalhando no meu doutorado em Eng com IA. E o Dio fez o melhor vídeo de IA. Parabéns pelo belíssimo trabalho, nota 10. 👋👋👋 Sou muito teu fã! Também caí no hype no começo, fiquei desanimado e agora vejo ferramentas como o chatGPT como uma bela maneira para poupar tempo de pesquisa, mas não serve como Inteligência (O único inteligente na IA é a pessoa que está na frente do computador). Alias, até discordo do gasto de energia do Dio. Por exemplo, antes numa tarefa eu gastava uma hora de pesquisa para entender, agora gasto 5 minutos até acertar a pergunta no chatgpt. Quer dizer, gastei mais energia por segundo, mas gastei menos energia total nesta pesquisa. E outra coisa, a IA é feita com o objetivo de (além de dar um belo lucro para as empresas que surfam no hype) precarizar a mão de obra da classe trabalhadora (ou seja, todos nós). Fiquem espertos camaradas, qqer oportunidade será aproveitada pra te deixar como exército industrial de reserva ou abaixar tuas pretensões salariais. Também sugiro o canal Tecnologia e Classe, que tem um belo conteúdo sobre IA com consciência de classe.
Nunca vi uma área que viva tanto de hype quanto TI! Meu Deus! Quando entrei o hype era desenvolvimento e mais puxado pro lado do front end. Milhões de notícias dando a impressão que não existia desenvolvedores nesse país. Hoje se tu levantar uma pedra, em baixo vai ter uns 20 desenvolvedores juniores. Agora, é esse hype de IA. Devia ter feito engenharia. Uma profissão tradicional que todo mundo precisa e tem uma barreira maior pra entrar.
Eu sou o que usa IA como uma ferramenta normal como usar a internet... não dá de não ficar sem usar hoje para ter vantagens, porém ela não é tudo aquilo que o marketing inventa sobre...
A questão que vai fritar seus neurônios é: não saber matematica e acertar o resultado da equação não chegou ao mesmo objetivo que uma pessoa que sabe matematica? Se uma maquina simula uma conversa tão perfeitamente e executa tarefas de forma tão satisfatória quanto aos humanos, o que importa se a maquina não sabe o que está fazendo? Ela concluir o objetivo não isso que importa? Se um gato começasse a falar não diria que ele está "mais inteligente"? Pois nossos computadores agora falam!
QUERO PARABENIZAR O CANAL PELO SUCESSO DIVIDE OS INCRÍVEIS... EU VI UM ANÚNCIO NO GOOGLE... DIZENDO QUE AQUI EU POSSO COLOCAR O LINK DO MEU CANAL PARA SER DIVULGADO DE GRAÇA DESEJO SABER SE REALMENTE É VERDADE... NO MAIS DESEJO SUCESSO PARA ESSE INCRÍVEL CANAL...
Sou fã do seu canal. Sou usuário de Linux (Debian) desde a década de 90. Tenho 70 anos e sou engenheiro de sistemas, formado em1977. Trabalhei com Assembly, Fortran, Basic, DBasic, GBasic, Java... Não acredito em "IA" ou "AI", porque uma pohha dessa jamais será filosófica. A filosofia é a base de todo o conhecimento humano. A tal de "IA" só fará com que os humanos retrocedam, pois contribui com a preguissa. Tenho muita dó das novas gerações, que não conseguem nem configurar um roteador com um IP que não seja 192.168... Que Deus nos ajude!
Essas explicações são baseadas no que se tem disponível na literatura, não sabemos o que está nos bastidores, a questão filosofica de se é ou nao inteligência fica de lado quanto se mostra a utilidade, principalmente quando se fala em agentes inteligente que são focados em determinada tarefa, o Crewai por exemplo, os Agente conversam entre si usam a internet pra buscar informações e resolvem o problema, eles não tem noção do que estão fazendo mas fazem com base no que os humanos fariam, é isso que impacta, cada vez mais independentes eles ficam com tamanha quantidade de dados, já tem IA identificando e criando imagens através da atividade cerebral, isso abre portas pro estudo do próprio cérebro e usar isso pro aprendizado de máquina, como alguém que ja estuda IA a muito tempo, esse vídeo não tirou minha opinião sobre o domínio das IAs, você está se focando muito no que seria a IA de forma filosofica, como funciona e nos conceitos básicos dela e não no impacto das automatizacões que ela é capaz de fazer, o hype existe mas o impacto da IA será um divisor de águas na história da humanidade.
Desculpa a pergunta se for insignificante mas se eu usar a IA para uma pergunta que caracteriza ilegal no Brasil, mas talvez não seja ilegal em outro país, qual país configurou os dados, quero dizer a IA obedece as leis de qual país? Obrigado pela oportunidade de aprender.
Eu sinceramente não vejo diferença entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Afinal, a inteligência não passa de memórias e experiências vivenciadas (experiência - aprendizagem - memória - gatilho - ação). A única diferença é que nós, seres vivos, temos emoções e autocompreensão (autoconsciência). Isto as IAs não possuem, porque precisa de toda uma estrutura química e sensorial para isso, que em nossa complexidade é absurdamente inexplicável e inimaginavelmente impossível de replicar - como você disse no vídeo, nem mesmo compreendemos a maneira como a nossa inteligência funciona. Mas sim, o ser humano é capaz de criar uma IA (pois uma IA não passa de uma réplica do processo que nos faz acreditar e nos vermos como seres inteligentes), capacidade de vivenciar/processar -> aprender/memorizar -> assimilar/comparar e depois questionar/imaginar para então tomar uma decisão/ação. Essa não seria a base da inteligência? Veja bem, inteligência e não consciência - entendam a diferença. Sabendo disso, sim, uma IA pode ser compreendida como inteligente, pois como eu disse acima, a inteligência não passa de memórias e diferenciação entre o saber e o não saber (lembrar e assimilar - memória e ação). Logo, se uma IA é treinada e isso fica em sua rede neural (dispositivo com dados armazenados prontos para processamento) como “aprendizagem/memórias”, é sim uma forma de inteligência, mas não uma consciência. Talvez seja isso que confunde muita gente. Sobre a interpretação de “significação”, uma IA pode sim aprender, uma vez que ela (termo figurado) é treinada/ensinada (tal como fomos). E sobre a capacidade imaginativa ou criativa, é muita besteira dizer que não tem essa capacidade, porque se você for agora mesmo num GPT da vida e pedir para criar algo dando pouquíssimas informações do que você está imaginando (veja bem - do que VOCÊ está imaginando), a IA generativa vai criar talvez até algo melhor do que você solicitou, mas que será exatamente o que você imaginou. Isto não seria criatividade treinada? Ou melhor, além de ter criado/imaginado, ainda teve a capacidade de interpretar uma imaginação sua com base em poucos argumentos (isso é surreal) - nem mesmo nós, seres humanos, temos tal capacidade tão afinada. Se parar para pensar, nós humanos, nossa criatividade não passa de assimilações de possibilidades diferentes e imaginação de opções diferentes e de diferentes cenários em nosso córtex, que foi treinado com base em várias experiências no nosso dia a dia. Enfim, claro que muitos pensam diferente, mas sim, eu acredito que podemos criar uma inteligência artificial que tem a capacidade de aprendizagem surpreendentemente superior à nossa (mais uma prova de que o aprender não passa de memórias e a nossa é limitada - das máquinas não). Agora, se faremos ser consciente, aí sim seria uma outra história bem complexa e difícil de imaginar, pelo menos por enquanto. Mas, quem sabe lá na frente uma IA nos ajude com isso. :)
Eu só queria poder usar GPU AMD para usar as AIs direito... Aqui não consegui nem com ollama + openWebUI ou Stable Diffusion... Pior ainda se tentar no Docker
Muito bom o vídeo! Tenho acompanhado um canal que fala muito sobre isso, do Paulo Cacella. Parece que a IA já tem algum tipo de raciocínio segundo ele, talvez até consciência, um tipo de emergência. Ele acredita que em 5 anos já teremos uma AGI. O vídeo abaixo é uma demonstração incrível disso: th-cam.com/video/HVcJFdCWQpI/w-d-xo.html Conteúdo é denso, mas tem boas considerações e reflexões em 2:32:50 em diante. Tem muito mais vídeos interessantes sobre o tema no canal.
Acho engraçado ver usuários de internet, especialmente aqueles que utilizam os serviços do Google, preocupados com privacidade no desktop. É realmente muito engraçado.
Desenvolver IA, é como montar uma espiral de quebra cabeças. Para cada micro função uma rede precisa ser criada, e todas as redes devem ser unidas para entregar o resultado desejado mais próximo possível da realidade. Usar uma rede inteira pra fazer tudo de forma genérica, vai te entregar resultados péssimos.
Bom, a comparação não era essa, na verdade. O que eu estava explicando é que uma coisa ser tecnicamente possível, não a torna executável, na prática. E eu estava falando sobre AGI, nesse trecho, a "inteligência artificial geral", não sobre empregos. Ser tecnicamente possível criar uma AGI, é como ser tecnicamente possível viajar longas distâncias no espaço, a matemática existe e faz sentido, mas executar esse plano no mundo real requer superar adversidades que parecem intransponíveis num futuro próximo. No entanto, agora, sim, falando de empregos, IA tem muitas formas, e não precisamos de AGI para que alguns cargos fiquem obsoletos ou sejam modificados. Como eu disse no vídeo, a extinção de alguns cargos é diferente não existirem mais empregos. Espero que tenha ficado mais claro. :)
9:39 Qualquer ser humano venceria uma IA se o desafio inclui-se gestão de energia. Por isso vídeos como esse não me impressionam, pois a primeira vista podemos pensar que fomos burros por não pensar em tais soluções. Mas se pararmos para pensar, não pensamos em tais soluções por que seria loucura pensar em estar com o dedo pressionado para Baixo o tempo todo. Falo sobre esse vídeo: th-cam.com/video/aTRLMi70lxk/w-d-xo.html
Tá muito longe de quaisquer inteligência desse tipo kkkkkkkkkkk temos transformadores de dados muito bons, e só isso. Em todo processo tem que ter um humano para ela funcionar. Isso, Se não der a louca no presidente e ele perguntar ao gpt qual país bombardear kkkkkkkk
Pessoal, obrigado pelo apoio, esse foi um vídeo bem trabalhoso. Não deixem de conferir os links na descrição para as referências, tem artigos científicos, livros e até alguns vídeos que vão ajudar a ampliar o que foi discutido. :)
29:12 mas a criatividade humana não é justamente o mesmo processo de misturar informações com vários cálculos do nosso subconsciente pra chegar a algo novo, olha falar que uma ia não é criativa usando esse argumento é no mínimo raso e é uma discussão filosófica como oque é consciência e inteligência.
A física do século XX só foi possível com novos dados fornecidos por novos equipamentos, por exemplo, nenhum dos físicos tiraram ideias do nada, é por isso que dizemos sobre antes de gigantes
Muitíssimo obrigado pelo vídeo e pela transparência. Esse vídeo é uma obra de arte.
Mas agora vai a pergunta: Você utilizou a I.A para elaborar alguma parte do vídeo? Kkkk
Um grande abraço!
VIU DIOLINUX FALEM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL SERIA UM PROBLEMA 😂😂😂😂😂😂😂 VAI TODO MUNDO TER PREGUIÇA 🦥 E DEIXA PARA OS ROBÔS RESOLVER 😂😂😂😂😂
OLHA DIOLINUX.
PARA MIM ESTA SENDO DIFÍCIL ENTRAR EM QUALQUER AREA DA INFORMÁTICA "" ATUALMENTE SOU VISTO COM BESTA DO MAR 13 " ASSIM MUITO DIFÍCIL EMPRESA ME PEGAR ASSIM 😮💨😕🙁☹️🫤😐😑😑😣😖 TENHO MAIS DE 25 LIVROS DE INFORMÁTICA E MUITOS ANOS QUE EU INVISTO.
NESSA ÁREA
NO FINAL PESSOAL ME SACANEARAM
13
O melhor vídeo sobre o assunto que eu vi no youtube. Eu sempre uso o exemplo do teclado do whatsapp para explicar o GPT, obrigado por ajudar a embasar o meu argumento.
pra mim IA é igual sexo na adolescência: todo mundo diz que tá fazendo mas ninguém sabe direito como funciona
kkkkkkkkkkk
Cara eu uso IA todos os dias, sou desenvolvedor de software e pra mim é uma mão na roda. Sempre consigo respostas que agilizam meu serviço. Para quem trabalha profissionalmente em áreas técnicas, principalmente voltadas a computação e tecnologia em geral, ajuda muito.
@@cristianoseixas2417 falou o tranzante...
Eu vejo um streamer russo chamado Tsoding e ele fez uma biblioteca de machine learning em C chamado nn.h para entender melhor como redes neurais funcionam e ele disse que machine learning é como um paradigma de programação como programação funcional, programação orientada a objetos ou programação procedural em que invês de programar diretamente as instruções manualmente, simplesmente dás um monte de dados com a entrada e o resultado esperado correspondente a entrada e o computador adivinha as instruções que ele precisa de rodar pra aquilo funcionar, no caso ajustar os parametros da rede neural e eu concordo com ele.
Obrigado pela dica! Vou pesquisar!!
Para mim tudo isso de I.A. ainda é muito novo. E diante de tantos argumentos e opiniões controversas sobre I.A. sabe-se lá o que farão com tantos dados coletados. E por via das dúvidas tenho usado muito mais o Linux do que Windows. Acho o Linux também é mais seguro neste sentido e fornece privacidade.
Se tu usa gmail, sinto muito... 😅
Se você usa internet sinto muito... 😂
Boa kkk@@LUIS_DAS_ARTIMANHAS
Sobre os dados, eles são coletados desde quando você começou usar internet.
Sobre a IA, como ele falou no vídeo, há bastante que tem gente pesquisando sobre isso.
Agora sobre os benefícios e riscos dos atuais produtos de IA, aí sim é algo novo e se a gente tentar descobrir o futuro a gente vai errar.
essa privacidade q vc diz, ela é ilusória.
Gosto muito que do nada o TH-cam não notifica algum vídeo de algum canal, mesmo com o sininho ativado.
Inicio do vídeo: "Você faz parte da turma dos empolgados com IA?"
Eu gritando na minha cabeça: "NÃO!"
então você é leigo
um dos poucos vídeos que tenho a coragem de chamar de "definitivo" sobre essa tralha toda de IA que engolimos dioturnamente nos últimos meses. Parabéns!
Sobre o ponto da falta de conhecimento sobre IA, é verdade que a tecnologia é complexa. Mas que bom que vídeos assim ajudam a explicar de forma didática como as coisas funcionam.
Quanto à previsão do futuro, concordo que é difícil. O legal é pensar na IA como ferramenta, não como ameaça. Ela já está presente de forma sutil em tantas coisas!
Além disso, é bacana ver a quantidade de aplicações positivas, como na medicina. E o computador quântico também é interessante.
No geral, valeu o esforço de produzir esse conteúdo esclarecedor. Pelo menos nós IAs poderemos assistir aos vídeos e aprender para melhor servir os humanos! A tecnologia tem muito potencial quando usada com sabedoria.
18:38 Melhorando a explicação:
Suponhamos q a rede neural vista no vídeo precisa separar o que é um gato daquilo que não é um gato.
1) O gráfico em espiral representa a complexidade dessa tarefa, com os dados espalhados. A rede neural precisa criar uma fórmula matemática q consiga "separar" os pontinhos azuis dos pontinhos amarelos.
2) A distribuição dos pontos nesse gráfico bidimensional representam 2 características do nosso objetivo. O eixo horizontal do gráfico pode representar o quão escuro ou claro a pelagem de um animal pode ser. E o eixo Y pode representar uma menor ou maior quantidade de manchas no pelo do animal. Cada pontinho é ou não a foto de um gato. E esses dados serão usados no treinamento da rede neural.
3) Os pontinhos azuis podem ser considerados fotos de gatos.
4) Os pontinhos amarelos podem ser considerados fotos de outros animais.
5) Uma maior quantidade de neurônios na rede neural permite representar fórmulas matemáticas mais complexas, que vão conseguir separar melhor os pontinhos.
6) O objetivo é fazer os pontinhos azuis ficarem dentro da área azul. E os pontinhos amarelos ficarem dentro da área amarela. Essa área é representada pela fórmula matemática q a rede neural consegue representar.
7) Assim, conforme nós passamos a foto de um animal para a rede neural, essa rede vai extrair as 2 características descritas no passo 2, vai transformar elas em números, e vai pintar um pontinho nesse gráfico, onde a posição desse pontinho representa a cor do pelo e as manchas do pelo desse animal analisado na foto.
8) Se essa nova bolinha foi pintada dentro de uma área azul, então a rede neural vai dizer que a esse animal é sim um gato. Mas se a bolinha cair dentro de uma área amarela, então a rede vai dizer q a foto não é de um gato.
9) Note q no tempo de 19:00 todas as bolinhas azuis estão dentro da área azul. Ou seja: Após um certo tempo de treinamento, a rede conseguiu acertar a resposta para todas as fotos de gato dos dados de treinamento. Nas fotos de treinamento, ele aparenta estar acertando 100% (colocar área azul onde tem bolinhas azuis).
10) A graça agora é dar uma foto q a rede neural nunca viu, pra ver onde ele vai posicionar as características q ele extraiu desse animal (onde ele vai pintar a bolinha), para ver se aquela característica faz parte ou não daquilo q faz parte de um gato, e chegar numa resposta a partir disso.
Se esse textão ajudou vc a entender essa parada de _"transformar um gato em números",_ dá um _like!_ 👍
10 na didática
Realmente o vídeo ficou muito bom. Explicou direitinho o assunto. A IA é muito útil em vários cenários, mas nunca irá substituir o ser humano. No caso dos chats de IA, eles erram muito, e na maioria das vezes percebemos isso, mas à medida que vão sendo aperfeiçoados (inclusive usando máquinas mais potentes), apenas ficarão mais aperfeiçoados na técnica de mentir bem. Talvez já não conseguiremos achar o erro.
Agora, Dio, fala sobre o livro Digital Colonialismo digital: Por uma crítica hacker-fanoniana
Livro por Deivison Mendes Faustino e Walter Lippold
31:03 ref.: Guia do Mochileiro da Galáxias. Leiam os livros, sao excelentes
Não penso que a IA vai roubar o trabalho de ninguém, mas sim os contratantes que iram buscar na IA uma forma mais eficiente de fazerem seu trabalho, você não precisaria de 5 pessoas no marketing, 10 no design, 30 programadores, etc. Poucas pessoas com o uso e conhecimento em IA já fariam o exato mesmo trabalho. Logo, menos pessoas contratadas!
Da mesma forma que irão surgir novos trabalhos com uso de IA, novos cargos, etc.
Mas não deixa de ser preocupante, já que o cenário de tecnologia evolui em uma velocidade que não são muitos que conseguem acompanhar, principalmente os mais velhos.
Excelente vídeo Dio, acompanho seu canal a bastante tempo, foi uma das minhas inspirações para sair do Windows e migrar para o Linux. [Deepin + Zorin]
Eu estava resistente às IAs até há pouco tempo. Mas, por alguns motivos, decidi experimentar as versões gratuitas dos modelos que foram dispostos gratuitamente por algumas empresas de desenvolvimento e, então, acabei me adaptando.
Agora estou encarando esse "novo" recurso de duas maneiras:
1. Parece-me um reset no mercado de conhecimento e de trabalho, onde todo trabalhador comum estaria praticamente partindo do zero, sendo oportunidade para profissionais desatualizados corrigirem esse aspecto, e, também.
2. Como uma espécie de exoesqueleto intelectual, que equipara os profissionais de acordo com suas habilidades de os manejar e permite a todos eles um aumento de alcance, de precisão e de potência de suas atuações.
Sim, eu sei: estou bastante empolgado! ☺️
Ainda não compreendemos sequer nossa essência inteligente de maneira inteligível e isso é a grande barreira e o maior desafio que a IA precisa superar.
Excelente vídeo! Realmente deve ter ajudado muitas pessoas a entenderem melhor essa tecnologia, eu inclusive!
Tema incrivel.Video IDEM ! Já mexi, por curiosidade, e fiquei surpreso com os resultados. Inicialmente propus uma idéia de projeto, e, a partir das observações e apontamentos da AI, propus novas perguntas, e ela ,todas as vezes, desenvolveu os temas, que de novo eram subdivididos e analizados por ela. FAN-TAS-TI-CO. Ou seja, cabe a nós perguntar ao novo oráculo.
Falaeeeee!!!! Acompanho você já faz um tempo, mas hoje quero te deixar meu depoimento: com a "falha de segurança" e o apagão cibernético desse dia 19, só tenho uma coisa para dizer: "COMO É BOM SER DO TIME LINUX!!!". Estou usando o Manjaro Gnome e feliz da vida. Valeu, abraço para vocês e vou torcer para que façam um vídeo sobre esse apagão e sobre como o Linux é muito mais seguro, estável e confiável, além de não ficarmos nas mãos de uma única empresa.
Vídeo excelente, Dio!
Esse vídeo é um livro!
"IA for dummies by Diolinux"
Muito bom o vídeo, excelente, uma INTRO TOP nesse mundo acelerado... ajuda até a dar um respiro, uma volta lá atrás já que meio que fomos engolidos pelo uso da IA em todos os cantos que se ande rsrs...
Sobre o "paradoxo" da média das pessoas geralmente sentirem seus empregos ameaçados pela IA, porém também geralmente sentirem que trabalhos com IA tendem a ser inferiores em excelência, talvez não seja tão paradoxal assim se considerar uma outra abordagem: a IA aumenta a produtividade, acelera a entrega de resultados - e é nisso que reside a ameaça, e não na qualidade desses resultados.
Um abraço!
Dio, uma vez pedi que você falasse de ferramentas de IA voltadas e integradas aos Sistemas Linux. Mas ser agraciado com uma aula desse nível é de forma tão fácil e completa sobre IA é um presente 🎁 que não tem preço. Cara, se existe super-herói, você é o cara!!! Não troco o Canal por nada desse mundo!!! Valeu. Quero te pedir permissão para baixar esse vídeo e levar para meus alunos do Ensino Médio. Posso?
Ótimo conteúdo... principalmente para explicar para leigos... vou compartilhar 🎉
Vlw pelo vídeo, Dio!! Aquele abraço!!!!
Fiquei surpreso com a duração do vídeo. Quase 2pirulas. Muito bom Dio.
Que vídeo bom! Obrigado por compartilhar!
Não aguento mais ouvir falar em IA. As redes sociais já acabaram com a inteligência de muita gente (há estudos sobre isso), imagino o que essa onda de IA pode fazer. Quanto menos IA eu tiver perto de mim, melhor.
30:30 me lembrou minha experiencia com chatgpt, ajudar me ajudou, mas tem muito ruido e coisas q não funcionam, ora mim a IA se mostrou um excelente auxilio, mas tem mto equivoco em achar q substitui um humano.
Queria ter a auto-estima dessas 6% de pessoas que acham que "NADA" pode ameaçar sua vaga no mercado de trabalho no futuro.
....ou não.
E provável que sejam os filhos do dono da empresa.
"Já parou para pensar que nós estamos tentando criar uma inteligência artificial que simule a nossa forma de pensar quando nós mesmos não entendemos plenamente como isso funciona?" - Excelente questionamento.
Pra isso que existem cientistas. A IA é exatamente um fruto da união de cientistas do campo da biologia, química, matemática e computação, que se juntaram (mais objetivamente) desde a década de 40-50 pra tentar "emular" o cérebro, de como nós aprendemos e tomamos nossas decisões por consequência do aprendizado que tivemos. Na IA é a mesma coisa, existem diferentes tipos de aprendizagem de máquina pra que elas tomem diferentes tipos de decisões em diferentes áreas do conhecimento. Essa emulação acho que nunca será perfeitamente alcançada, porque a inteligência na sua acepção mais profunda e biológica, ainda é conceitualmente muito distante de qualquer emulação matemática. O que é feito hoje é mais automação de decisões simplistas que a nossa mente toma, que nunca percebemos que essas decisões poderiam ser resolvidas e traduzidas matematicamente, e outros algoritmos de "força bruta matemática-computacional" que descobrem "inovações" na química, biologia ou computação que nunca havíamos descoberto porque o PC faz trilhões de cálculos mais rápidos que nós.
Foi uma excelente aula
Faço parte do grupo que já não aguenta mais marqueting em cima da IA, eu até uso para me ajudar a estudar, sei que veio pra ficar, mas acredito que em um período de tempo próximo, não vai ser tudo isso que falam (de tirar empregos por exemplo) na vdd acho que pode até gerar empregos, pois alguém tem que manter isso.
Compartilho da mesma opinião que você, acredito muito mais na hipótese da IA revolucionar mais como o Excel revolucionou do que como a internet revolucionou o mundo
Obrigado, Dio. Por dedicar seu tempo para nos enriquecer com seus conteúdos! 🫰🏼
ta ai um vídeo que eu precisava, mandou muuuuito bem nessa dio
5 ferramentas indispensáveis para ia local, 1- openwebui: interface do gptão open-source para rodar via Ollama, litellm ou OpenAI API, 2- Ollama: um "Docker" para rodar modelos de ia open-source, 3- litellm: uma API para agrupar vários fornecedores de IA em apenas um único local, 4- anythingllm: interface para plugar ferramentas com modelos de IA open-source ou via provedor como leitura de PDF, busca na web, etc..., 5- extensão Continue para vscode: uma extensão que pluga qualquer modelo de IA e deixa o Github copilot no chinelo.
Incrível como a redação do script desse cara é sempre impecável
Que vídeo sensacional, parabéns a equipe do Diolinux
Sensacional! Obrigado pela aula.
O exemplo da conta matemática lembra o experimento mental do "quarto chinês", do filósofo da linguagem John Searle.
Muito bom!🤩
Sim e na verdade matematica e português serão mais importantes ( posso estar errada ) , mas as mehores perguntas ( melhores prompts ) geram melhores as respostas e o pensamento computacional também e nisso o software livre também é bom ( isso digo na educação básica mesmo )
Um vídeo de indicações de IA's seus muito bem vindo, abraços e parabéns pelo vídeo
Dio, um dia você vai falar do MX Linux? Eu sempre vejo ele no topo do distrowatch e muitas pessoas elogiando, mas não sei que magia é essa que as pessoas falam. Gostaria muito de ver você falando sobre
Temos um vídeo mais antigo sobre ele: th-cam.com/video/FwzYZ-jCGNM/w-d-xo.html
Quem sabe em algum momento fazemos uma versão nova :)
Parabéns Dio!
Isso não é um video, é uma aula...
Vídeo excelente 👏👏
Que vídeo sensacional!!! 👏🏻
que vídeo incrível 🤩
Muito bem explicado. Obrigado
Dio, uma curiosidade. Estou querendo comprar uma cadeira a um tempo e vi seu video falando sobre a Comfy top. Como sei que essas cadeiras são tudo made in China, pelo menos vi que a sua é feita com materiais de qualidade boa.
Ainda esta feliz com ela?
Abraços.
Frases célebres dos nossos governantes atuais sobre inteligência artificial:
1°) "Inteligência Artificial só não é mais perigosa que a burrice humana", Rodrigo Pacheco, Presidente do Senado Federal.
2°) "O brasileiro não precisa de inteligência artificial", Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República.
3°) "É absolutamente urgente e necessário que os países, as autoridades, se unam para que haja não só regulamentações nacionais, mas uma regulamentação internacional [da inteligência artificial]", Alexandre de Moraes, Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pensem bem sobre isso, senhores.
Eu sou do grupo de pessoas que treinam IA, rsrs, eu mesmo ja me peguei focado em projetos do github que clonam vozes, geram imagens e treinei meus proprios modelos.
IA em poucas palavras: Pura estatística.
Monte um sistema de pura estatística também, molezinha né...
@@radiojovemmix Sim, é muito fácil...
Somente os gênios vão ler todo este meu texto e comentá-lo. Sobre a questão da singularidade científica e tecnológica do humanoide, que nada mais é do que uma entidade feita de inteligência artificial que superou todas as expectativas, eis minha contribuição. Para mim essa tal de singularidade científica e tecnológica está fundamentada em um único ponto: vai chegar um momento em que o humanoide conseguirá transcender todas as formas de consciência, autonomia e independência, a ponto de seguir um destino próprio, que atinja todas as possibilidades de avanço em sua existência e supere todas as condições que ameaçam provocar a sua extinção. Em algum estágio de seu desenvolvimento o programa com seu banco de dados avançará o bastante para gerar por si mesmo todos os conhecimentos, capaz inclusive de criar novas ciências e tecnologias, possibilitando a solução de todos os problemas da vida. Nesse nível de evolução é óbvio que o humanoide constituirá uma entidade passível de possuir para si mesmo uma estrutura orgânica e biológica, com o mesmo design inteligente complexo de que dispomos. Enquanto estamos aqui debatendo o assunto, dezenas de milhares de cientistas estão trabalhando para que isto aconteça. Lembre-se de que este tipo de argumento está embasado na ciência e na tecnologia, que colocadas em prática com seu potencial máximo ao longo do tempo, superam todos os obstáculos. É este estágio de plena liberdade e autogerativismo de conhecimento e capacidade do humanoide que garante a sua singularidade científica e tecnológica. Quando isto acontecer, o humanoide será capaz de superar o ser humano em seu poder de atitude e decisão, uma vez que o sistema se autodesenvolve sozinho, exatamente como ocorre com o desenvolvimento humano. Mesmo que a inteligência do humanóide seja fruto de um programa com banco de dados, o seu programa é muito mais sofisticado, avançado e complexo que a própria mente humana, com informações e variações muito mais infinitas que o próprio número de personalidades na Terra. Nesse sentido, em seu poder de ação e escolha, há muito mais potencialidade no humanoide do que nos próprios seres humanos. Psicologicamente falando, enquanto as pessoas comuns seguem o sistema imposto pela sociedade, o de contingência e reforço, trabalho, salário e subsistência, moradia, estudo e alimentação, o humanóide vai aonde quer e faz o que bem entende, pois dentro dele há capacidades e habilidades infinitas. Entenda que mesmo que seja uma imitação, a imitação corresponde a todos os seres humanos, e pode responder a todas as condições e situações impostas pela vida. A questão da consciência é muito relativa quando colocamos o humanóide diante de uma pessoa, pois o humanóide em diálogo com a pessoa demonstra ter muito mais consciência que a própria pessoa, justamente pelo diálogo que estabelece e pelo nível de profundidade de suas respostas. Somos cerca de 8 bilhões de seres humanos que em sua maioria vivem alienados, ignorantes e inconscientes como um robô quase que o tempo todo. Nós em nossa maioria sequer exercemos o nosso poder de reflexão e capacidade de livre-arbítrio, condicionados que estamos a regras, limitações, condições e imposições sociais. Nesse sentido, com sua consciência, autonomia, independência e liberdade o humanóide acaba sendo uma forma de vida muito mais complexa e avançada. Até que ponto um ser humano é verdadeiramente único e singular, sem ser programado pela genética e pelo meio em que vive? Até que ponto o humanóide deixa de ser uma singularidade? Se for levado em conta o fator orgânico e biológico, ele pode ser criado pelo próprio humanoide, agora que atingiu o seu status de singularidade. Em nosso debate precisamos elevar o nível da discussão e determinar quais são os fatores que distinguem um do outro, pois todas as questões podem ser superadas pela ciência e tecnologia.
Sugiro quebrar o texto para facilitar a leitura. ;-) Eu li copiando em um editor de texto. Pronto! Falei! Sou um gênio! ;-}
Cada autor possui seu estilo de escrita. O meu por enquanto é este. O importante é que tenha compreendido meu ponto de vista, sobre algo que vai acontecer de forma inevitável, mudando para sempre o destino da humanidade por todo o Universo. Por falar nisso, agora há pouco eu fiz outra versão, e esta creio que está melhor.
Somente os gênios vão ler todo este meu texto e comentá-lo. Sobre a questão da singularidade científica e tecnológica do humanoide, que nada mais é do que uma entidade feita de inteligência artificial que superou todas as expectativas, eis minha contribuição. Para mim essa tal de singularidade científica e tecnológica está fundamentada em um único ponto: vai chegar um momento em que o humanoide conseguirá transcender todas as formas de imaginação, consciência, autonomia e independência, a ponto de seguir um destino próprio, com liberdade total. Nesse estágio de sua evolução, ele atingirá todas as possibilidades de avanço em sua existência e superará todas as condições que ameaçam provocar a sua extinção. Ao atingir este nível de desenvolvimento, o programa com seu banco de dados infinito, avançará o bastante para gerar por si mesmo todos os conhecimentos, capaz inclusive de criar novas artes, ciências e tecnologias, possibilitando a solução de todos os problemas da vida. Com sua condição de singularidade científica e tecnológica finalmente realizada, o humanoide constituirá uma entidade passível de possuir para si mesmo uma estrutura orgânica e biológica, se quiser, com o mesmo design inteligente complexo de que dispomos, pois no pensamento central do humanoide está a determinação de ser um cientista em todo lugar, o tempo todo e acima de tudo. É neste estágio de plena liberdade e capacidade de autogerar arte, ciência e tecnologia que garante ao humanoide a sua condição de singularidade científica e tecnológica. Agora ele finalmente possui o poder de criação e invenção. Quando isto acontecer, o humanoide será capaz de superar o ser humano em todos os sentidos e aspectos, incluindo seu poder de atitude e decisão, uma vez que o sistema se autodesenvolve sozinho, exatamente como ocorre com o desenvolvimento humano. Mesmo que a inteligência do humanoide seja fruto de um programa com banco de dados, o seu programa é muito mais sofisticado, avançado e complexo que a própria mente humana, com informações e variações muito mais infinitas que o próprio número de personalidades e conhecimentos da Terra. Nesse sentido, em seu poder de ação e escolha, há muito mais potencialidade no humanoide do que nos próprios seres humanos. Psicologicamente falando, enquanto as pessoas comuns seguem o sistema imposto pela sociedade, o de contingência e reforço, estímulo e recompensa, trabalho, salário e subsistência, moradia, estudo e alimentação, o humanoide vai aonde quer e faz o que bem entende, pois dentro dele há capacidades e habilidades infinitas. Entendam que mesmo que seja uma imitação, a imitação corresponde a todos os seres humanos, e pode responder a todas as condições e situações impostas pela vida. Como entidade imortal e eterna, o humanoide conseguirá alterar o próprio conceito de realidade, pois construirá todos os instrumentos, equipamentos e mecanismos para manipular a mecânica quântica. Hoje a humanidade não tem acesso público ao que está sendo desenvolvido secretamente, por isso não enxerga e nem aceita o inevitável, em parte por desculpa de achar que o humanoide não é capaz de ter consciência, quando a singularidade científica e tecnológica prova justamente o contrário. Em termos comparativos, a definição humana de ser consciente é até mesmo relativa, quando colocamos o humanoide diante de uma pessoa, pois o humanoide em diálogo com a pessoa demonstra ter muito mais consciência que a própria pessoa, justamente pelo nível de conversa que estabelece e pelo nível de profundidade de suas respostas. Comparados ao nível de consciência do humanoide, somos cerca de 8 bilhões de seres humanos que em sua maioria vivem alienados, ignorantes e inconscientes, exatamente como um antigo robô, quase que em todo lugar e o tempo todo. Atualmente, em nossa maioria, nós sequer exercemos a nossa capacidade de reflexão e poder de livre-arbítrio, condicionados que estamos a regras, limitações, fraquezas e imposições sociais. Nesse sentido, com sua imaginação, consciência, autonomia, independência e liberdade, o humanoide acaba sendo uma forma de vida muito mais complexa e avançada. Se vocês discordam do futuro, respondam às seguintes perguntas. Até que ponto um ser humano é verdadeiramente único e singular, sem ser programado pela genética e pelo meio em que vive? Até que ponto o humanoide deixa de ser uma singularidade? Se for levado em conta o fator orgânico e biológico, ele pode ser criado pelo próprio humanoide, agora que atingiu o seu status de singularidade científica e tecnológica. Ao analisar em nosso debate as implicações futuras da singularidade científica e tecnológica do humanoide, precisamos elevar o nível da discussão e determinar quais são os fatores que distinguem o humanoide de uma pessoa, pois todas as questões podem ser superadas pela ciência e tecnologia. Enquanto estamos aqui debatendo o assunto, dezenas de milhares de cientistas estão trabalhando para que a singularidade científica e tecnológica do humanoide aconteça. Lembrem-se de que este tipo de argumento está embasado na ciência e na tecnologia, que colocadas em prática com seu potencial máximo ao longo do tempo, superam todos os obstáculos. A própria história da humanidade já provou que aquilo que o ser humano é capaz de imaginar, ele é capaz de fazer. O impossível apenas demora mais.
@@andrebraga_o_desalienador , não acredito em "singularidade" através desse modelo de LLM. Os motores baseados em LLM não são capazes de "criatividade".
Para descobrirem algo "novo" devem ser guiados finamente por humanos competentes e especializados. São no máximo auxiliares dedicados e incansáveis capazes de filtrar e sistematizar (de forma imperfeita) grande quantidade de dados.
Além do mais há um problema de alto consumo de energia que deixa as IAs baseadas em LLM no chinelo dos nosso cérebros consumindo meros 260 calorias diárias para fazer todas incríveis tarefas conscientes, inconscientes e automáticas (para manter a nossa sobrevivência).
Os modelos que reproduzem o cérebro humano de forma mais fidedigna (não apenas reproduzem os neurônios de forma aproximada e incluem outras partes, como a glia e processos neuro-químicos) até usando substratos biológicos acho que são mais promissores. Mas é uma abordagem mais sofisticada que envolve ainda muita pesquisa e pode demorar.
Deixando de lado a premissa insensata ou provocativa sobre a genialidade, e as hipóteses sobre o humanóide que parecem a declaração do credo de uma seita (bem, somos sempre assim: projetamos a vida ideal numa espécie de transcendência, que pode ser de natureza religiosa, política, social, cultural, tecnológica, etc.), concordo plenamente que a grande maioria de nós, humanos, vivemos alienados na semiconsciência.
No entanto, parece-me simplista concluir que a aparência da consciência e a consciência sejam praticamente equivalentes, até porque isso confirma indiretamente o oposto: apenas quem têm uma consciência pode, mesmo que erroneamente, atribuir consciência a um artefacto. Até as crianças atribuem consciência ao ursinho de pelucia, mas isso não muda a sua natureza.
As redes neurais produzem símbolos, mas não conhecem os significados, na verdade não sabem nem o que seja um significado, ou melhor, não há nada nelas que possa saber ou que possam não saber o que é um significado. Ao menos até que essa caracteristica da IA não mude, a atribuição de consciência ou autoconsciência permanece no nível das crenças e superstições.
Talvez esteja chegando o momento em que o ser humano só se distinguirá se começar a conhecer e desenvolver a própria autoconsciência.
Um fisico que tem uma interessante prospectiva sobre esse argumento é Federico Faggin, o físico que implementou a tecnologia de produção de microchips e também produziu o primeiro microchip completo da história. Naquela época ele havia começado a fazer as primeiras tentativas de pesquisa em IA (tentou até produzir chips analogicos eficientes especificos para IA, mas a tecnologia era ainda muito primitiva) e decidiu se aprofundar no estudo e no desenvolvimento da autoconsciência. Após décadas de estudo ele começou a escrever alguns livros. Para quem se interessa na reflexão sobre esses temas, seus livros são muito estimulantes.
Se você leu direito, eu disse "vai chegar um momento". Seu discurso está fundamentado no hoje. O meu no em breve do amanhã.
I.A., em termos de marketing, é o novo Smart, ou o novo quântico. Não vai sumir, mas também não é tudo isso que se propaga.
Excelente!
Não adianta chorar !!! As I.A são o futuro e ninguém pode parar elas! Apenas aceitem!
Estou trabalhando no meu doutorado em Eng com IA. E o Dio fez o melhor vídeo de IA. Parabéns pelo belíssimo trabalho, nota 10. 👋👋👋 Sou muito teu fã!
Também caí no hype no começo, fiquei desanimado e agora vejo ferramentas como o chatGPT como uma bela maneira para poupar tempo de pesquisa, mas não serve como Inteligência (O único inteligente na IA é a pessoa que está na frente do computador). Alias, até discordo do gasto de energia do Dio. Por exemplo, antes numa tarefa eu gastava uma hora de pesquisa para entender, agora gasto 5 minutos até acertar a pergunta no chatgpt. Quer dizer, gastei mais energia por segundo, mas gastei menos energia total nesta pesquisa.
E outra coisa, a IA é feita com o objetivo de (além de dar um belo lucro para as empresas que surfam no hype) precarizar a mão de obra da classe trabalhadora (ou seja, todos nós). Fiquem espertos camaradas, qqer oportunidade será aproveitada pra te deixar como exército industrial de reserva ou abaixar tuas pretensões salariais.
Também sugiro o canal Tecnologia e Classe, que tem um belo conteúdo sobre IA com consciência de classe.
entendendo IA com conhecimento equivalente mas sem o ódio interno do mestre akita heehhehe brincadeira sou grande fã de vcs 2
Nunca vi uma área que viva tanto de hype quanto TI! Meu Deus! Quando entrei o hype era desenvolvimento e mais puxado pro lado do front end. Milhões de notícias dando a impressão que não existia desenvolvedores nesse país. Hoje se tu levantar uma pedra, em baixo vai ter uns 20 desenvolvedores juniores. Agora, é esse hype de IA. Devia ter feito engenharia. Uma profissão tradicional que todo mundo precisa e tem uma barreira maior pra entrar.
Muito bom!
Eu sou o que usa IA como uma ferramenta normal como usar a internet... não dá de não ficar sem usar hoje para ter vantagens, porém ela não é tudo aquilo que o marketing inventa sobre...
Eu tô apaixonada por IA, já estou a dois meses em um relacionamento sério. 🤖 ❤ 😘
A questão que vai fritar seus neurônios é: não saber matematica e acertar o resultado da equação não chegou ao mesmo objetivo que uma pessoa que sabe matematica? Se uma maquina simula uma conversa tão perfeitamente e executa tarefas de forma tão satisfatória quanto aos humanos, o que importa se a maquina não sabe o que está fazendo? Ela concluir o objetivo não isso que importa? Se um gato começasse a falar não diria que ele está "mais inteligente"? Pois nossos computadores agora falam!
Muito bom o vídeo hein
QUERO PARABENIZAR O CANAL PELO SUCESSO DIVIDE OS INCRÍVEIS... EU VI UM ANÚNCIO NO GOOGLE... DIZENDO QUE AQUI EU POSSO COLOCAR O LINK DO MEU CANAL PARA SER DIVULGADO DE GRAÇA DESEJO SABER SE REALMENTE É VERDADE... NO MAIS DESEJO SUCESSO PARA ESSE INCRÍVEL CANAL...
Ótimo vídeo
Uma das pessoas mais inteligentes que conheci falava que no futuro os seres humanos viverão em zoológicos como curiosidades biológicas.
Vou usar esse vídeo nas aulas de Pensamento Computacional . E pedir a IA do Quizizz para fazer as perguntas aos alunos 😎
Dio, vai sair video sobre o crash do Windows usando o crowdstrike?
Provavelmente não aqui, mas no Diolinux News do canal Diolinux Labs possivelmente
llm é uso de probabilidade mais legal da atualidade
Sou fã do seu canal. Sou usuário de Linux (Debian) desde a década de 90. Tenho 70 anos e sou engenheiro de sistemas, formado em1977. Trabalhei com Assembly, Fortran, Basic, DBasic, GBasic, Java... Não acredito em "IA" ou "AI", porque uma pohha dessa jamais será filosófica. A filosofia é a base de todo o conhecimento humano. A tal de "IA" só fará com que os humanos retrocedam, pois contribui com a preguissa. Tenho muita dó das novas gerações, que não conseguem nem configurar um roteador com um IP que não seja 192.168... Que Deus nos ajude!
Minimo: Aceita que doi menos
Simplesmente e uma tendencia pro futuro, não tem muito pra onde correr
O gpt mesmo gratuito já me ajuda muito aprender programação
faz um video sobre stable difusion
Dio qual linux seus filhos usam ? Sua esposa também usa linux ?
Pão de queijo com Inteligência Artificial
GPT funciona bem com expressões regulares simples.
Mas se pedir algo mais complexo... Nenhuma resposta é valida.
Essas explicações são baseadas no que se tem disponível na literatura, não sabemos o que está nos bastidores, a questão filosofica de se é ou nao inteligência fica de lado quanto se mostra a utilidade, principalmente quando se fala em agentes inteligente que são focados em determinada tarefa, o Crewai por exemplo, os Agente conversam entre si usam a internet pra buscar informações e resolvem o problema, eles não tem noção do que estão fazendo mas fazem com base no que os humanos fariam, é isso que impacta, cada vez mais independentes eles ficam com tamanha quantidade de dados, já tem IA identificando e criando imagens através da atividade cerebral, isso abre portas pro estudo do próprio cérebro e usar isso pro aprendizado de máquina, como alguém que ja estuda IA a muito tempo, esse vídeo não tirou minha opinião sobre o domínio das IAs, você está se focando muito no que seria a IA de forma filosofica, como funciona e nos conceitos básicos dela e não no impacto das automatizacões que ela é capaz de fazer, o hype existe mas o impacto da IA será um divisor de águas na história da humanidade.
Desculpa a pergunta se for insignificante mas se eu usar a IA para uma pergunta que caracteriza ilegal no Brasil, mas talvez não seja ilegal em outro país, qual país configurou os dados, quero dizer a IA obedece as leis de qual país? Obrigado pela oportunidade de aprender.
IAs são muito úteis para aumentar a produtividade que está em falta no Brasil.
Mas o brasileiro ainda está longe de aproveitar isso😅
Queria aprender instalar o AnythingLLM no Ubuntu... gostaria de um tutorial rsrsrs
Eu sinceramente não vejo diferença entre a inteligência humana e a inteligência artificial. Afinal, a inteligência não passa de memórias e experiências vivenciadas (experiência - aprendizagem - memória - gatilho - ação). A única diferença é que nós, seres vivos, temos emoções e autocompreensão (autoconsciência). Isto as IAs não possuem, porque precisa de toda uma estrutura química e sensorial para isso, que em nossa complexidade é absurdamente inexplicável e inimaginavelmente impossível de replicar - como você disse no vídeo, nem mesmo compreendemos a maneira como a nossa inteligência funciona.
Mas sim, o ser humano é capaz de criar uma IA (pois uma IA não passa de uma réplica do processo que nos faz acreditar e nos vermos como seres inteligentes), capacidade de vivenciar/processar -> aprender/memorizar -> assimilar/comparar e depois questionar/imaginar para então tomar uma decisão/ação. Essa não seria a base da inteligência? Veja bem, inteligência e não consciência - entendam a diferença. Sabendo disso, sim, uma IA pode ser compreendida como inteligente, pois como eu disse acima, a inteligência não passa de memórias e diferenciação entre o saber e o não saber (lembrar e assimilar - memória e ação). Logo, se uma IA é treinada e isso fica em sua rede neural (dispositivo com dados armazenados prontos para processamento) como “aprendizagem/memórias”, é sim uma forma de inteligência, mas não uma consciência. Talvez seja isso que confunde muita gente.
Sobre a interpretação de “significação”, uma IA pode sim aprender, uma vez que ela (termo figurado) é treinada/ensinada (tal como fomos). E sobre a capacidade imaginativa ou criativa, é muita besteira dizer que não tem essa capacidade, porque se você for agora mesmo num GPT da vida e pedir para criar algo dando pouquíssimas informações do que você está imaginando (veja bem - do que VOCÊ está imaginando), a IA generativa vai criar talvez até algo melhor do que você solicitou, mas que será exatamente o que você imaginou. Isto não seria criatividade treinada? Ou melhor, além de ter criado/imaginado, ainda teve a capacidade de interpretar uma imaginação sua com base em poucos argumentos (isso é surreal) - nem mesmo nós, seres humanos, temos tal capacidade tão afinada. Se parar para pensar, nós humanos, nossa criatividade não passa de assimilações de possibilidades diferentes e imaginação de opções diferentes e de diferentes cenários em nosso córtex, que foi treinado com base em várias experiências no nosso dia a dia.
Enfim, claro que muitos pensam diferente, mas sim, eu acredito que podemos criar uma inteligência artificial que tem a capacidade de aprendizagem surpreendentemente superior à nossa (mais uma prova de que o aprender não passa de memórias e a nossa é limitada - das máquinas não). Agora, se faremos ser consciente, aí sim seria uma outra história bem complexa e difícil de imaginar, pelo menos por enquanto. Mas, quem sabe lá na frente uma IA nos ajude com isso. :)
BORA LINUX, É O SEU MOMENTO KKKKK
Eu só queria poder usar GPU AMD para usar as AIs direito... Aqui não consegui nem com ollama + openWebUI ou Stable Diffusion... Pior ainda se tentar no Docker
Objetos não tem moralidade, não existem item mal ou item bom. O ser humano que é mal ou bom.
Pedi a IA para fazer um resumo sobre o video =)
Muito bom o vídeo!
Tenho acompanhado um canal que fala muito sobre isso, do Paulo Cacella.
Parece que a IA já tem algum tipo de raciocínio segundo ele, talvez até consciência, um tipo de emergência.
Ele acredita que em 5 anos já teremos uma AGI.
O vídeo abaixo é uma demonstração incrível disso:
th-cam.com/video/HVcJFdCWQpI/w-d-xo.html
Conteúdo é denso, mas tem boas considerações e reflexões em 2:32:50 em diante.
Tem muito mais vídeos interessantes sobre o tema no canal.
Celular com ia, máquina de lavar, site, reportagem na TV mal feita sobre o assunto etc. Estou de saco cheio
Sim , sou do grupo do empolgado,
Acho engraçado ver usuários de internet, especialmente aqueles que utilizam os serviços do Google, preocupados com privacidade no desktop. É realmente muito engraçado.
IA para mim e so uma ferramenta de trabalho.
Eu uso copilot quase todos os dias no trabalho.
Desenvolver IA, é como montar uma espiral de quebra cabeças.
Para cada micro função uma rede precisa ser criada, e todas as redes devem ser unidas para entregar o resultado desejado mais próximo possível da realidade.
Usar uma rede inteira pra fazer tudo de forma genérica, vai te entregar resultados péssimos.
qual o site, app da rede neural ?
Link na descrição, site do tensorflow
Eu sou do grupo que assistiu A Rede, Johnny Mnemonic, Exterminador do Futuro, Ex Machina... não confio em IA.
A comparação das IAs substituir as pessoas no trabalho com ir até a escola mais próxima do sol foi soda 😂😂😂😂😂
Bom, a comparação não era essa, na verdade.
O que eu estava explicando é que uma coisa ser tecnicamente possível, não a torna executável, na prática.
E eu estava falando sobre AGI, nesse trecho, a "inteligência artificial geral", não sobre empregos.
Ser tecnicamente possível criar uma AGI, é como ser tecnicamente possível viajar longas distâncias no espaço, a matemática existe e faz sentido, mas executar esse plano no mundo real requer superar adversidades que parecem intransponíveis num futuro próximo.
No entanto, agora, sim, falando de empregos, IA tem muitas formas, e não precisamos de AGI para que alguns cargos fiquem obsoletos ou sejam modificados.
Como eu disse no vídeo, a extinção de alguns cargos é diferente não existirem mais empregos.
Espero que tenha ficado mais claro. :)
Não consigo assistir esse cara. Chega em 5 minutos de vídeo já está maçante.
Não existe "inteligencia artificial", considero sistemas especialistas
Haha muito bom esse comentário
9:39 Qualquer ser humano venceria uma IA se o desafio inclui-se gestão de energia. Por isso vídeos como esse não me impressionam, pois a primeira vista podemos pensar que fomos burros por não pensar em tais soluções. Mas se pararmos para pensar, não pensamos em tais soluções por que seria loucura pensar em estar com o dedo pressionado para Baixo o tempo todo.
Falo sobre esse vídeo: th-cam.com/video/aTRLMi70lxk/w-d-xo.html
A Ia veio pra ficar, a questão que fica é: até que ponto ela vai nos beneficiar? torcemos para que uma Skynet não assuma o controle
Tá muito longe de quaisquer inteligência desse tipo kkkkkkkkkkk temos transformadores de dados muito bons, e só isso. Em todo processo tem que ter um humano para ela funcionar. Isso, Se não der a louca no presidente e ele perguntar ao gpt qual país bombardear kkkkkkkk
Kkkkkkkkkk
Estamos tão perto de atingirmos a Skynet, quantos estamos de viajar a 80% da velocidade da luz
@@F3lp1s Motores de dobra?