Seria legal se algum dia fizessem uma competição para ver quem escreve roteiros melhores, uma IA ou o Zack Snyder, não sei vocês, porém já tenho minha aposta.
Cara nem todo roteiro de IA vai ser bom, assim como nem sempre toda criacao de imagem é (precisa de retoque, mudar uma coisa ou outra) a mesma coisa vai ser com um roteiro humano que vai ter os ruins e bons e que tbm precisa lapidar, ate por que temos otimos roteiros de filmes que ja existem.
Sou redatora, revisora e editora, e vou dar meu relato sobre a minha área e o uso de IA. Redatores (supostamente) escolhem essa profissão por gostarem de escrever, mas já trabalhei em uma empresa na qual a demanda de conteúdos era muito alta por termos vários clientes. Por isso, a empresa utilizava um sistema de IA próprio (desenvolvido a partir do chat GPT) para que conseguíssemos produzir 5 mil palavras de conteúdo por dia. Eu achei "mais fácil", porém extremamente broxante. Eu amo escrever, e atuar como redatora basicamente só para ajustar textos inteiros produzidos por IA é bem desanimador. Além disso, textos por IA podem até ser mais rápidos e talvez até mais completos (se você precisa somente dos dados de até 2022), mas não possuem aquela "alma" que tornam o conteúdo gostoso de ler. Espero realmente que não abusem disso e deixem o mercado cheio de conteúdos pasteurizados.
Existem pessoas que fazem uma leitura muito rápida, páginas por segundo até. não existem pessoas que escrevam página por segundo. (vamos esperar pra ver se Neuralink muda isso) em vista desse gap, uma ia pra escrever é uma ótima ideia pra otimizar o tempo.
Compreendo o seu ponto de vista, e assim como o operário de uma indústria e o papel, que foram ameaçados nas revoluções anteriores porem ainda existem, acredito que após um período de estudo, transição e ajustes, sejam estes pelo mercado ou pela legislação, vamos sim atribuir definitivamente funções e tarefas para as IA´s, assim como vamos descobrir novas funções e atribuições para nós. É como o Gaveta falou, ainda não sabemos, está no começo e com o tempo vamos amadurecer e usar melhor a ferramenta. No seu texto já apontou uma grande critica, conteúdo pasteurizado, ou seja, limitado e esquecível. Sugiro o filme EX_Machina, caso não já tenha assistido, certamente te levará a boas reflexões.
Minha experiência como tradutora é a mesma. Sou basicamente revisora. É bem chato às vezes, tira muito da nossa criatividade e dinâmica, mas a gente tem que se enquadrar né 😮💨
Uma pequena correção pra ser chato kkk: Nem toda inteligência artificial é um gerador de probabilidade. Pra Generative AI, que é o que mais estamos falando hj em dia sim, mas tantos modelos de machine learning por exemplo são deterministicos, ou seja, pra um determinado input tu sempre vai ter o mesmo output. Eu que trabalho com TI (inclusive aplico AI no trabalho e tirei umas certificações sobre o tema) e meu colegas vemos que a AI é realmente um instrumento como tu diz. Virou um meme dizer que a gente só vai ser substituído pela AI quando o cliente souber exatamente o que quer e isso nunca vai acontecer kkk mesmo assim mto trabalho vai deixar de existir e novos vão nascer pq a produtividade vai aumentar. Valeu pelo vídeo gaveta, e pelo beijo na minha bunda ❤
Quando o cliente não sabe o que quer, nos analisamos o problema ( ou necessidade), usamos uma probabilidade nossa, com base em nossa experiencia, e sugerimos opções a ele... mesmo nosso cérebro em si, trata também de probabilidade em muitos momentos, como este caso ai. E uma IA pode fazer isso.
Exato! Eu ia comentar isso. Eu trabalho com aeronáutica, eu desenvolvo AIs de visão computacional para sistemas de navegação e reconhecimento de padrões. Concordo plenamente que a inteligência artificial é um instrumento poderoso, mas sua aplicação varia amplamente. Muitos ainda associam IA apenas à Generative AI, mas como você mencionou, há uma gama diversificada de modelos de machine learning que são determinísticos. Na minha área, por exemplo, lidamos com algoritmos que precisam fornecer resultados consistentes e confiáveis em diferentes cenários, o que destaca a importância da compreensão das nuances da IA em diferentes contextos de aplicação. E sim, a ideia de que a substituição completa dos profissionais por IA é improvável, mas a evolução da tecnologia certamente moldará nossas funções e abrirá novas oportunidades. É um campo fascinante....
De qqer maneira, Megalopolis, do copola, so ta sendo possivel com a IA e mtas das tendencias disso vai ta td la. Vivam e verao!! A lenda lendando dnv qdo ng mais esperava nda 😎😎😎
Aquele episódio da última temporada de Black Mirror "A Joan É Péssima" me abriu muito a mente sobre o que esperar da inteligência artificial na área criativa.
Eu tenho um pequeno estúdio de animação, e a gente já usa várias ferramentas dessas justamente como o Gaveta citou, pra economizar horas de trabalho chato. O que me deixa impressionado é a rapidez com que essas coisas estão indo parar nos softwares. Graças a esses avanços a gente agora consegue criar conteúdos que 10 anos atrás só estúdios grandes conseguiriam.
Gaveta, você conseguiu explicar conceitos complexos de inteligência artificial de uma forma super divertida e acessível! Adorei como você usou analogias e exemplos do cotidiano para desmistificar o assunto. Parabéns pelo ótimo conteúdo, mal posso esperar pelo próximo vídeo! (cométráio criado por AI).
Ouvindo esse vídeo eu fico imaginando o quanto isso pode ajudar nos casos não só da indústria de filmes, como também na de jogos, onde sempre no final de um projeto os desenvolvedores passam por horas extras sem fim pra ajustar os últimos detalhes e lançar a tempo. Com esse tipo de ferramenta sendo bem aplicada, esse tempo pode ser reduzido e gerar um trabalho mais fluido pros caras
Gaveta, a tendência é exatamente essa, gerar comandos e só. Não adianta argumentar que ela "não é" uma coisa que inevitavelmente ela se tornará.Quanto mais pessoas entenderem e aceitarem, mais fácil será de explicar.
Parabéns gaveta, por mais uma vez trazer conteúdo de qualidade com uma visão positiva de IA, acredito que sim, teremos uma mexida no cenário de empregos e tudo mais, porém é inevitável e toda revolução traz isso.
Quem anda com dinheiro em papel e moedas hoje em dia? Há 30 anos atrás ninguém imaginava que o dinheiro virtual substituiria o dinheiro físico. Que quase ninguém visitaria a uma agência bancária. Tudo que é novo leva um tempo para ser aceito e virar rotina para empresas e pessoas.
uma coisa muito refrescante é a boa vontade do Gaveta com as novas tecnologias: evita o fimdomundismo, assim como evita o jardimdoedenismo. Salutar demais ter canais confiáveis falando de forma clara e lúcida este tipo de coisa.
Gaveta meu sonho não é nem mais que meus livros sejam adaptados por Hollywood. Eu quero que você seja capaz de criar todas as cenas de loucura de produção que seria retratar multiverso, viking no medieval, depois cyberpunk, depois um castelo de mármore flutuando no espaço com uma nebulosa de fundo... A mente do gaveta usando as ferramentas de IA de criação e vídeo pra fazer isso sem a necessidade de um orçamento de blockbuster é o sonho!
Gaveta, meu querido, você é o único nessa rede de meu Deus a ser positivo em relação às IAs. Eu realmente espero que você esteja certo porque eu sou um poço de dúvidas. E, na dúvida, eu só quero aprender sobre elas
absurdo o quanto melhorou a iluminação e gravação dos seus vídeos nos ultimos meses! até o seu tom de pele consertaram kkkkkkk. parabens por faazer o canal crescer não só em quantidade mas qualidade!
Por puro respeito, carinho e amor a esse profissional inacreditável que apareceu brevemente no vídeo, eu dedico, a mais celebre frase dita a esta pessoa. ALO BOIZAAAAAAAUMMMMMMMMM
Que trabalhador fi? Vc fala como se todo mundo fosse um coitado. A vida não é um eterno aprendizado? Médico não se atualiza? Ferramentas como Photoshop não é atualizado constantemente? Pq o coitadinho do trabalhador não pode se atualizar e aprender como a IA pode ajudar no próprio trabalho ? Se não pela cede de conhecimento mas pra não ficar pra trás da concorrência.
Quando alguem fala que a evolução tecnologica irá tirar empregos. Eu lembro imediatamente da cena do pai do menino principal de "A Fabrica de Chocolate (Jhonny Deep)", começa o filme com ele perdendo o emprego para um robô, termina o filme com ele realizando a manutenção desse robô.
Eu trabalho com tecnologia e software. Eu escrevo dezenas de vezes mais rápidos documentações e faço análises de dados talvez centenas de vezes mais rápido. Me inscrevi na semana da alura, estou com expectativa alta para as próximas aulas
Esse lance da música feita por IA eu uso, antigamente você tinha que escrever, enviar para um estúdio fazer a guia, dizer o que você tava querendo ou cantarolar um pouco, e torcer pra eles fazerem algo próximo do que você tava pensando, pra aí sim você enviar pra um artista gravar. Hoje tu faz a letra, joga na IA até ela acertar, você pode ir mudando a letra no meio da música se perceber que o ritmo não ta encaixando com a letra, e aí manda direto pro artista ou você mesmo grava baseado no que a IA fez.
É uma ferramenta pra compôr letra somente, ou melodia cifrada, pra escrever uma orquestração, um arranjo ou composição específica ainda não rola, eu já vi umas coisas e é muito ruim, não vejo possibilidade ainda de substituição do elemento humano, ainda não
@@ngelomartins Então você não tá falando da mesma IA que eu tô falando. A que eu tô falando REPRODUZ a música, ela até escreve também, mas o foco é que ela reproduz e canta. E em momento nenhum falei que substitui elemento humano. Eu falei que substitui ce mandar pra um estúdio fazer uma versão de teste, mas a composição final será gravada por um cantor real
@@_koffee_9377 entendi, a demo teste fica mais realista, sem dúvidas, eu acho louco essas colagens que a galera faz e também o uso da voz de já falecidos, cara isso é uma coisa que acho que dá pra explorar muito
As IA estão cada vez mais presente e com cada vez mais funções, hoje já é realidade um celular mainstream possuir nativamente uma IA para diferentes usos, até para usuários menos hardcores. É surreal, eu só fui ter ideia quando chegou no meu e vi que já uma realidade e mesmo não utilizando no dia a dia é uma pequena introdução do que um dia será, bizarro
Gaveta, o cara que vocês colocaram como sendo deepfake do tom cruise (+-15:00 min), É UM CARA REAL hahahahah ele realmente parece muito oTom Cruise, dá pra achar ele nas redes sociais facinho!! Ele tem varios videos com a paris hilton!
19:21 Além de agilizar todo o processo, a pessoa que tem uma data estipulada pra finalização, ela acaba tendo um tempo considerável pra poder acrescentar ainda mais coisa na sua obra.
Realidade: o cara vai receber o dobro de trabalhos pra fazer na metade do tempo, e ainda com o extra de não ter feito porra nenhuma além de escrever prompt e retocar chapas brancas sem alma feitas por robôs. É o fim da arte e de sua humanidade.
@@arthurlobato no meu caso estou falando do produtor independente, não de mega corporações que não ligam pra saúde mental de seu funcionário, que é um outro caso
@@arthurlobatoprimeiro que se está sendo pago E se tem restrições, deixou de ser arte. E está na hora de se decidir. De IA roubar artes de fulano. E não tem “””””alma””””” então fulano também não tem alma ? É isso ?
IA não vai roubar emprego, vai precarizar. Porém, agora eles podem ter um menor número de editores, ou ainda o mesmo número, criando muito mais e ganhando o mesmo tanto ou até menos. Quando o Uber lançou, ele não roubou o emprego dos taxistas, ele transformou os taxistas em Uber, e agora eles ganham muito menos e trabalham muito mais. (Existem sim casos onde a tecnologia realmente acaba com um tipo de emprego, mas na maior parte dos casos ela aumenta a produtividade, diminui a complexidade e aumenta o lucro, porém, faz isso diminuindo o pagamento para os trabalhadores)
@@ronaldgonzalez5767 caridade é que não é, mas essas grandes empresas, em alguns casos, realmente não dão lucro no começo , pois elas tentam dominar o mercado primeiro acabando com a concorrência para depois aumentar os preços e dar lucro, só ver o quanto que tá aumento o preço dos streamings ou do próprio Uber ultimamente, porém, o trabalhador continua desvalorizado. Ou quando abre uma grande farmácia na sua cidade com promoções muito maiores que das empresas familiares, aí quebra as empresas familiares e aumenta o preço depois.
Tem uma cena de The Expanse, lá pras últimas temporadas, em que um dos personagens principais, o capitão James Holden, é vítima de deep fake, com sua voz e e rosto, tornando-o acusado de terrorismo.
10:23 - Ok, Gaveta, mas essas aituacoes sempre existiram e sempre foram resolvidas por uma pessoa. Meu receio é as I.A vão estimular a preguiça das pessoas. Sou professor e meu maior trabalho hoje em dia é ensinar aos adolescentes que nao adianta ele usar o chat-gpt se ele não sabe se ele mesmo não sabe se a "resposta" do chat é correta.
estimule seus alunos não a pedirem a resposta sim para o gpt fazer perguntas parecidas ou de níveis mais fáceis para assim aprenderem gradativamente, hoje em dia eu mesmo uso gpt 4 pra treinar em questões que provavelmente não existem resposta na Internet para a pergunta em específico, já que ela foi formulada do 0 baseado em um tema específico e usando milhões de perguntas como base para uma única
lembro de um professor meu na faculdade falando que a gente não ia trabalhar só pra ser apertador de botão e sim pra realmente se empenhar na nossa area, corta pra 2024 e é literalmente isso que ta acontecendo
Brasil ainda é um país de apertar botão, me esforcei igual um corno pra ir pra área da TI e onde eu moro (que é uma das maiores capitais do país) simplesmente não tem vagas na minha área (tirando vaga de sênior que sempre tem, mas nunca preenchem). Aqui ainda é um país extremamente analógico, IA e robôs poderiam roubar 90% dos empregos mole.
@@SaichiSugimoto77 eu não sou da área de tecnologia, sou músico e ainda em música a AI não nos ajuda muito, especificamente no que eu faço não ajuda em nada, trabalho em orquestra, não acho que seria ruim, mas por enquanto estamos "seguros", você acha que o fato do Brasil ser 90% analógico como você colocou é uma resistência dos profissionais na tentativa de uma "sobrevida" à carreira ou de fato ainda a demanda não pode ainda ser suprida pelos "apertadores de botões"? Te pergunto isso, pq esta conversa sempre rola, um dia conversando com um amigo que é piloto aéreo comercial, e o cara deixou claro que o trabalho dos pilotos já é praticamente obsoleto, é assustador, mas é o rumo das coisas
As tecnologias primeiro substituíram o trabalho repetitivo. E agora estão começando a substituir o trabalho criativo. No futuro haverá emprego para uns 30% da humanidade. O resto será obsoleto.
Torço muito pra que o Áudio Visual não seja extinto , é algo tão incrível que tô gostando muito de saber mais e mais coisas sobre esse universo audiovisual , pra aí então chegar a IA e as empresas começarem a parar de contratar editores e só usar a IA
Acabei de achar esse vídeo do nada! O TH-cam não me entregou mesmo eu vendo todos os vídeos do canal, inclusive já assisti ao último, mas esse ele ignorou.
Gaveta, vc citou a mudança o acesso à informação causada pela internet. Poderia fazer um vídeo sobre isso? Até o exemplo que vc deu ja me fez pensar isso, sobre como informações rotineiras eram complicadas de encontrar.
A sim as grandes empresas vão pagar pra um roteirista usar IA, ao invés de só tacar num gerador de roteiro, sim o mundo é um grande mar de rosas e elas se importam com empregos e não com os gastos.
Um cara que saiba usar IA vai acabar com 10 empregos. Se fosse apenas com um, era somente uma substituição. Mas é óbvio que não é isso que vai ocorrer.
Tú é o melhor, cara. Queria muito que você fizesse um review da série the Strain. Vejo gente falando muito bem. Mas eu achei muito mal escrito o roteiro, enredo e personagens. Queria saber se eu tô maluco. 😂😂😂😂
Eu sou professora de Língua Portuguesa, trabalho no Estado. Nós professores estamos entrando em greve e um dos motivos é que tanto governador como o secretário da educação estão tentando a todo custo fazer com que a IA substitua nós professores. A intenção agora é que a IA faça o plano de aula e nós professores arrume o que estiver errado, ou seja, dois trabalhos. Os alunos têm que enviar a redação deles para o Centro de mídias, para que a IA corrijá-as. Quando fui ver, meu aluno fez uma excelente redação, a IA super elogiou, mas deu uma nota baixa ao meu aluno. Estamos sofrendo assédio por parte de governador de SP e secretário porque eles estão ganhando muito dinheiro com essas plataformas, mas isso só está prejudicando o aluno e ninguém vê. Seu curso Gaveta da Alura também os alunos têm que fazer, só não lembro qual e em qual matéria. Os alunos odeiam seu programa da Alura. Isso está saindo do controle em se tratando das escolas, pois os alunos estão perdendo muito.
O problema da IA é a questão étnica dela, IA foi alimentada com bilhões e bilhões de imagens, arte e vídeo, seu rosto pode estar no banco de dados e você nem sabe, como artista áreas de animação, quadrinhos e ilustração já estão em risco, e foi desse pessoal que a IA roubou
o maior problema é isso ser comercializado, se tivesse regulação onde não pudesse cobrar por algo feito inteiramente por ia seria melhor, a IA é tipo um cérebro humano que tá aprendendo ngm cria algo do nada até qnd fazemos um deaenho random pegamos nossas experiências, o que já vimos, ideias vindas de várias mídias e criamos algo
no fim das contas, o quão benéfico ou maléfico o uso de IA vai ser tá meio que nas mãos de políticos e do público geral cobrar deles... o que na verdade significa que talvez a gente esteja ferrado
@@pedrodaniel3161 o que é majoritariamente culpa dos executivos. E se fosse pros filmes simplesmente serem feitos por IA, seriam esses executivos estúpidos que fariam os filmes... Exemplos: recentemente vazaram Storyboards de uma versão tipo beta de Wish, e ela era MUITO MELHOR, vazaram uma música que foi feita pra essa versão anterior do filme e ELA ERA BOA, ela não era aquele lixo da versão lançada que parece que foi composta por uma inteligência artificial tentando criar um hit pro tik tok, algum executivo maldito simplesmente destruiu o filme de alguma forma fazendo ele ser refeito... O filme do Doutor Estranho não foi ruim por culpa do Sam Raimi, ele foi ruim porque ficou se não me engano 3 ou 4 anos em produção com outro diretor, mas UM ANO ANTES DE SAIR, trocaram o diretor pro Sam Raimi que saiu mudando tudo que era coisa.
Tava achando o Gaveta muito ingênuo durante o vídeo mas o final do vídeo mudou minha opinião, tem uma mensagem muito importante e mesmo sendo um assunto "espinhoso", acho que valeria um vídeo sobre... Vídeo excelente, me fez ver como tudo isso vai repercutir no que eu consomo, porém sei que vai ser um caminho com momentos bem injustos..
A questão toda é dinheiro, se um estudio puder economizar com AI ele vai economizar para lucrar mais, mesmo que isso implique em milhares de pessoas demitidas e sem emprego. Em algum momento irão começa a fazer filmes inteiros com AI e mesmo que o filme não seja gravado nos EUA, eles vão grava o filme ou mesmo sequências em outros paises com leis menos abrangentes, Será preciso regular a quantidade de AI em filmes, ou a indústria não ira se manter.
não dá pra 'regular a quantidade de AI', é simplemente inviável tecnicamente/impossível, a 'indústria' está manchada pela orda de filmes ruins e de baixa qualidade com seus orçamentos de centenas de milhões, se a nova moda é fazer tudo com AI gastando com quase nada e resultando numa altíssima qualidade, o público não tá nem aí pra dita 'indústria'
@@pedrodaniel3161 O grande problema é que não é justo um filme feito com AI competi com o mesmo preço de ingresso de que um filme feito com pessoas. Se não houver uma forma de taxa os filmes feitos com AI, em pouco tempo os grandes estúdios irão a falência e teremos uma enxurrada de filmes genéricos feitos por AI. Sei que nesse momento taxa a quantidade de AI usada parece maluquice, mas em breve esse ideia se tornará uma realidade.
@@samuraidf Acredito que teremos sim uma enxurrada de filmes genéricos feitos por IA. Assim como existe em outros produtos, feitos de forma padronizada e focando em quantidade e não qualidade. Porém, acredito que as empresas que tem bons profissionais que usem IA, voltado pra qualidade, terá seu espaço no mercado. É o comum, temos os produtos baratinhos no mercado e os mais caros, muitas vezes os mais caros são bons, quem filtrará isso tudo será o consumidor
@@jefersonmartin9239 Os lista dos 50 livros mais vendidos do Amazon foram feitos com AI. SE você produzir um livro ele vai competir com uma AI, imagina que você tem uma ideia original, em uma semana alguém pode criar editar e imprimir um livro com a mesma ideia, ai você ficaria a vê navios pois iria dividir o conceito com sei lá 30 livros gerados, por mais que seu livro seja bom seria muito dificil alguém encontrar.
20:51 Fala, Gaveta! Meu caro, adoro seus vídeos parabéns pelo trabalho! Queria comentar sobre esse curto trecho aqui em que vc fala sobre a utilidade das IAs no processo criativo através da agilização de processos mecânicos/manuais. Gostaria de acrescentar um pouco ao que foi dito. Tenho sido artista desde meus 5 anos de idade e trabalho profissionalmente há quase 10 anos. Arte/design, precisa de um momento manual de contato do criador com o material de referência ou de pesquisa. É NECESSÁRIA a "perda de tempo" na correção ou na pesquisa de referência, assistir vídeos, filmes, desenhos, ouvir música, tirar fotos etc... Esses processos são FUNDAMENTAIS para a riqueza de uma obra e para o desenvolvimento do artista também. Eu gostaria de convidar meus colegas que não fazem parte da área de arte/design pra refletir um pouco se a ideia de futuro que a gente quer é só baseada na rapidez de produção e na hiperotimização de tudo. Será que não se pode, em alguns momentos, pelo menos, desacelerar e se permitir ter dificuldades, obstáculos a se superar? Ou a gente vai continuar se justificando com "Não há tempo porque a 'deadline' é muito curta"? Fico, e acredito que muitos colegas da área também, muito reflexivo sobre se essas ferramentas realmente estão vindo pra nos servir ou se são um indicativo de que os nossos meios de produzir arte - e em "arte" eu incluo também o que fazem os editores, músicos, cinematógrafos e tantos outros profissionais técnicos - estão sendo cada vez mais afastados em detrimento de uma mentalidade de "produção de conteúdo".
Esse tipo de avanço tb empodera estdios menores. Oq é feito apenas por estudios grandea poderia ser feito por estúdios pequenos. É só comparar com o mercado de games por exemplo. Cada vez mais a distância entre pequenos e grandes estúdios diminui
20:40 é certo que foi tirado trabalho de algumas pessoas, mas também vale lembrar que outras pessoas foram contratadas para controlar, essa nova invenção. Não foi só colocado algo no lugar e boa sorte, foi chamado pessoas que sabem operar aquele mecanismo
não tem jeito, a mudança que a IA está fazendo no mercado é comparável ao uso do vapor na revolução industrial. é papo histórico mesmo, coisa que vai definir completamente a realidade dos próximos anos e ser estudada pelos nossos filhos
O Gaveta conseguiu colocar em vídeo tudo o que eu penso. Toda vez que tento explicar esse tipo de coisa pra galerinha que fica com aquele mimimi contra AI, sou altamente criticado. Os caras não conseguem compreender que a AI é uma FERRAMENTAAA!!! Eles compreendem que a AI vai tomar o trampo deles. E não é isso! os caras que já cria coisas só tem que aprender a usar essa ferramenta a seu favor! Mas vai tentar explicar isso. As pessoas tem a resistência de aceitar a evolução das coisas. Veja como era antigamente onde o meio de transporte era carroças e cavalos, ai começou a surgir automovéis você pode ter certeza que naquela pesma época também deve esse mimimi por causa da chegada dos carros. E veja, hoje conseguimos ficar sem um automóvel?
Quem deveria se utilizar dessas ferramentas são os filmes de terror, imagens de terror geradas por IA são as coisas mais assustadoras dos ultimos tempos, eu vi no tiktok um vídeo só e foi o suficiente pra ter pesadelo com isso varias vezes
Eu tava brigando com um povo no TH-cam ontem por discussão de IA. O assunto em específico era que tinham feito um post pra uma prefeitura e estavam caindo em cima pq não tava "profissional". Geralmente, o argumento de usar IA é a desvalorização da arte, mas só o que vi foram pessoas desvalorizando o designer que fez a peça. A maioria não sabia do que tava falando. Estudo IA, principalmente pra me ajudar no dia a dia, e sou totalmente a favor do uso. Não dá pra substituir trabalho humano com IA, às vezes sai umas artes com seis dedos, como aconteceu com a prefeitura ( que acho que foi puro marketing e culpa do cliente, ou só uma ideia furada). IA é uma ferramenta que pode te ajudar em tudo, pena que as pessoas ainda não entenderam isso.
Se alguem quiser entender mais sobre IA recomendo os videos de IA do tem ciencia como o "COMO a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL realmente FUNCIONA?" E os videos do fabio akita principalmente as lives, e são videos mais técnicos
Gaveta, faz Review do URSINHO POOH: SANGUE E MEL por favor? Eu estava vendo na prime mas não consegui terminar, iria ser engraçado e até legal ver sua explicação sobre a parte técnica do filme, o roteiro corrido e a passagem de tempo estranhíssima
em 2 anos, com apenas 1 prompt, farão longas metragens melhores do que os que temos hoje da marvel por exemplo. melhores em efeitos, em história, em roteiro.. em 2 anos apenas.
I.A. é o que pode salvar as produtoras de jogos. Não tem como os caras ficarem 5-6 anos para desenvolver um jogo. É muito tempo, é mais da metade do tempo entre geração de consoles.
Seria legal se algum dia fizessem uma competição para ver quem escreve roteiros melhores, uma IA ou o Zack Snyder, não sei vocês, porém já tenho minha aposta.
Kkkkkkk
Melhor ainda seria pedir pra ela escrever como Zack Snyder e ver q a ia ganharia.
😊
😊
Até uma criança poderia fazer um roteiro bom.
Bom, hein, não excelente. E já superaria o Snyder.
Cara nem todo roteiro de IA vai ser bom, assim como nem sempre toda criacao de imagem é (precisa de retoque, mudar uma coisa ou outra) a mesma coisa vai ser com um roteiro humano que vai ter os ruins e bons e que tbm precisa lapidar, ate por que temos otimos roteiros de filmes que ja existem.
Sou redatora, revisora e editora, e vou dar meu relato sobre a minha área e o uso de IA.
Redatores (supostamente) escolhem essa profissão por gostarem de escrever, mas já trabalhei em uma empresa na qual a demanda de conteúdos era muito alta por termos vários clientes. Por isso, a empresa utilizava um sistema de IA próprio (desenvolvido a partir do chat GPT) para que conseguíssemos produzir 5 mil palavras de conteúdo por dia. Eu achei "mais fácil", porém extremamente broxante.
Eu amo escrever, e atuar como redatora basicamente só para ajustar textos inteiros produzidos por IA é bem desanimador. Além disso, textos por IA podem até ser mais rápidos e talvez até mais completos (se você precisa somente dos dados de até 2022), mas não possuem aquela "alma" que tornam o conteúdo gostoso de ler.
Espero realmente que não abusem disso e deixem o mercado cheio de conteúdos pasteurizados.
Existem pessoas que fazem uma leitura muito rápida, páginas por segundo até.
não existem pessoas que escrevam página por segundo. (vamos esperar pra ver se Neuralink muda isso)
em vista desse gap, uma ia pra escrever é uma ótima ideia pra otimizar o tempo.
Compreendo o seu ponto de vista, e assim como o operário de uma indústria e o papel, que foram ameaçados nas revoluções anteriores porem ainda existem, acredito que após um período de estudo, transição e ajustes, sejam estes pelo mercado ou pela legislação, vamos sim atribuir definitivamente funções e tarefas para as IA´s, assim como vamos descobrir novas funções e atribuições para nós.
É como o Gaveta falou, ainda não sabemos, está no começo e com o tempo vamos amadurecer e usar melhor a ferramenta. No seu texto já apontou uma grande critica, conteúdo pasteurizado, ou seja, limitado e esquecível. Sugiro o filme EX_Machina, caso não já tenha assistido, certamente te levará a boas reflexões.
Minha experiência como tradutora é a mesma. Sou basicamente revisora. É bem chato às vezes, tira muito da nossa criatividade e dinâmica, mas a gente tem que se enquadrar né 😮💨
e é exatamente o que irão fazer,abusar dessa porra até não dar mais
@@niztfuru se vc lê uma página em 1 segundo vc não leu, no máximo olhou
02:43 "ahhh lá vem o Gaveta." Zack snyder
faltou isso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
😂😂😂😂
Qualquer coisa lenta em jogo ou filme eu sempre penso: "Porra, Snyder!"
caguei em slowmotion
Amo
Uma pequena correção pra ser chato kkk: Nem toda inteligência artificial é um gerador de probabilidade. Pra Generative AI, que é o que mais estamos falando hj em dia sim, mas tantos modelos de machine learning por exemplo são deterministicos, ou seja, pra um determinado input tu sempre vai ter o mesmo output.
Eu que trabalho com TI (inclusive aplico AI no trabalho e tirei umas certificações sobre o tema) e meu colegas vemos que a AI é realmente um instrumento como tu diz. Virou um meme dizer que a gente só vai ser substituído pela AI quando o cliente souber exatamente o que quer e isso nunca vai acontecer kkk mesmo assim mto trabalho vai deixar de existir e novos vão nascer pq a produtividade vai aumentar.
Valeu pelo vídeo gaveta, e pelo beijo na minha bunda ❤
Quando o cliente não sabe o que quer, nos analisamos o problema ( ou necessidade), usamos uma probabilidade nossa, com base em nossa experiencia, e sugerimos opções a ele... mesmo nosso cérebro em si, trata também de probabilidade em muitos momentos, como este caso ai. E uma IA pode fazer isso.
Exato! Eu ia comentar isso. Eu trabalho com aeronáutica, eu desenvolvo AIs de visão computacional para sistemas de navegação e reconhecimento de padrões. Concordo plenamente que a inteligência artificial é um instrumento poderoso, mas sua aplicação varia amplamente. Muitos ainda associam IA apenas à Generative AI, mas como você mencionou, há uma gama diversificada de modelos de machine learning que são determinísticos. Na minha área, por exemplo, lidamos com algoritmos que precisam fornecer resultados consistentes e confiáveis em diferentes cenários, o que destaca a importância da compreensão das nuances da IA em diferentes contextos de aplicação. E sim, a ideia de que a substituição completa dos profissionais por IA é improvável, mas a evolução da tecnologia certamente moldará nossas funções e abrirá novas oportunidades. É um campo fascinante....
De qqer maneira, Megalopolis, do copola, so ta sendo possivel com a IA e mtas das tendencias disso vai ta td la. Vivam e verao!! A lenda lendando dnv qdo ng mais esperava nda 😎😎😎
Aquele episódio da última temporada de Black Mirror "A Joan É Péssima" me abriu muito a mente sobre o que esperar da inteligência artificial na área criativa.
Esse episódio é doido. Black Mirror é mt bom
Eu tenho um pequeno estúdio de animação, e a gente já usa várias ferramentas dessas justamente como o Gaveta citou, pra economizar horas de trabalho chato.
O que me deixa impressionado é a rapidez com que essas coisas estão indo parar nos softwares.
Graças a esses avanços a gente agora consegue criar conteúdos que 10 anos atrás só estúdios grandes conseguiriam.
Gaveta é tão sucinto nos Jabás, que eu já tava esperando o AD na hora que ele falou "Quando você agiliza o processo MANUAL"
11:02 aquela porta ringindo me pegou... hauhuahuahuahuahua... a edição desse canal é espetacular!! 🤣😂😅
Gaveta, você conseguiu explicar conceitos complexos de inteligência artificial de uma forma super divertida e acessível! Adorei como você usou analogias e exemplos do cotidiano para desmistificar o assunto. Parabéns pelo ótimo conteúdo, mal posso esperar pelo próximo vídeo! (cométráio criado por AI).
▶▶Bota mais cachorro◀◀
Não pode ter video do Gaveta sem esse classico.
SNYDER IA DO GAVETA É A COISA MAIS ENGRAÇADA DO MUNDO! "la vem o gaveta".... com voz do tiago leifert, me quebrou essa ai kkkk rachei demais
Só o gaveta pra alegrar meu dia com minha cidade debaixo d'água
Qual é a solução? Transferir a cidade para um ponto mais alto? Construir paredes em volta do canal?
@@Vagner15Henrique ? Tá bravo por que? Eu só falei o que aconteceu na minha cidade, que que eu falei demais?
Espero que esteja tudo bem com vc e sua família.
Ouvindo esse vídeo eu fico imaginando o quanto isso pode ajudar nos casos não só da indústria de filmes, como também na de jogos, onde sempre no final de um projeto os desenvolvedores passam por horas extras sem fim pra ajustar os últimos detalhes e lançar a tempo. Com esse tipo de ferramenta sendo bem aplicada, esse tempo pode ser reduzido e gerar um trabalho mais fluido pros caras
Ou até mesmo gerando texturas para sprites.
Imagina então os coitados da Mappa
A porta rangendooo!!! HAHAHAHA
Voltei várias vezes pra ouvir! Soltei a risada no meio do escritório!!
Os videos do gaveta iluminam minha mente a cerca desses temas, sempre bom ter um influencer dando informação de fato e não espalhando mentiras
já passou da hr dessas tecnologias serem regulamentada, e concordo com vc q ia é uma ferramenta para facilitar
Gaveta, a tendência é exatamente essa, gerar comandos e só. Não adianta argumentar que ela "não é" uma coisa que inevitavelmente ela se tornará.Quanto mais pessoas entenderem e aceitarem, mais fácil será de explicar.
21:27 eu amo a edição desse canal WHUSBAUSBAUSHAUSHU
Não creio que eu não era inscrita. É sempre meu marido que transmite pra tv. Agora me inscrevi e dei like.
Parabéns gaveta, por mais uma vez trazer conteúdo de qualidade com uma visão positiva de IA, acredito que sim, teremos uma mexida no cenário de empregos e tudo mais, porém é inevitável e toda revolução traz isso.
Quem anda com dinheiro em papel e moedas hoje em dia? Há 30 anos atrás ninguém imaginava que o dinheiro virtual substituiria o dinheiro físico. Que quase ninguém visitaria a uma agência bancária. Tudo que é novo leva um tempo para ser aceito e virar rotina para empresas e pessoas.
Muita gente
@@pyruk4_ muita gente velha ou quem faz lavagem de dinheiro
@@bbzinha267ou traficantes e criminosos
Estamos vivendo uma pequena versão do gerador de improbabilidade infinita, do Guia do Mochileiro das Galáxias.
Gaveta sempre sensato. Toda tecnologia elimina empregos, com IA não vai ser diferente e nem será a maior.
uma coisa muito refrescante é a boa vontade do Gaveta com as novas tecnologias: evita o fimdomundismo, assim como evita o jardimdoedenismo. Salutar demais ter canais confiáveis falando de forma clara e lúcida este tipo de coisa.
Gaveta! TÔ TE IMPLORANDO!!!! FAZ UM REVIEW DO CAOS DE REBEL MOOM PT2!
não tem UM vídeo que o gaveta não fale a expressão "volta e meia" e eu acho isso incrível
Que vídeo esclarecedor e bom. Gaveta sempre explicando as coisas igual uma conversa de amigo
realmente gaveta, quando a gente ignora o lado negativo das coisas, elas passam a parecer muito positiva 👍
Gaveta meu sonho não é nem mais que meus livros sejam adaptados por Hollywood. Eu quero que você seja capaz de criar todas as cenas de loucura de produção que seria retratar multiverso, viking no medieval, depois cyberpunk, depois um castelo de mármore flutuando no espaço com uma nebulosa de fundo... A mente do gaveta usando as ferramentas de IA de criação e vídeo pra fazer isso sem a necessidade de um orçamento de blockbuster é o sonho!
Gaveta, meu querido, você é o único nessa rede de meu Deus a ser positivo em relação às IAs. Eu realmente espero que você esteja certo porque eu sou um poço de dúvidas. E, na dúvida, eu só quero aprender sobre elas
Eu sei q vc n quis fazer mas é tão engraçado. Eu e minha familia amamos esse quadro do seu canal.
qual quadro?
absurdo o quanto melhorou a iluminação e gravação dos seus vídeos nos ultimos meses! até o seu tom de pele consertaram kkkkkkk. parabens por faazer o canal crescer não só em quantidade mas qualidade!
Obrigado pela divulgação do evento. Muito útil e super importante
Conseguisse se inscrever?
Tô orgulhoso demais do Gaveta, cara ta lançando tanto vídeo, pqp!!
Foda demais
Por puro respeito, carinho e amor a esse profissional inacreditável que apareceu brevemente no vídeo, eu dedico, a mais celebre frase dita a esta pessoa.
ALO BOIZAAAAAAAUMMMMMMMMM
No mundo ideal isso ajudaria as produções.
No nosso mundo eu só tenho a visão semi-pessimista para o trabalhador que precisa do ganha pão.
Que trabalhador fi? Vc fala como se todo mundo fosse um coitado. A vida não é um eterno aprendizado? Médico não se atualiza? Ferramentas como Photoshop não é atualizado constantemente? Pq o coitadinho do trabalhador não pode se atualizar e aprender como a IA pode ajudar no próprio trabalho ? Se não pela cede de conhecimento mas pra não ficar pra trás da concorrência.
Quando alguem fala que a evolução tecnologica irá tirar empregos.
Eu lembro imediatamente da cena do pai do menino principal de "A Fabrica de Chocolate (Jhonny Deep)", começa o filme com ele perdendo o emprego para um robô, termina o filme com ele realizando a manutenção desse robô.
Eu trabalho com tecnologia e software. Eu escrevo dezenas de vezes mais rápidos documentações e faço análises de dados talvez centenas de vezes mais rápido. Me inscrevi na semana da alura, estou com expectativa alta para as próximas aulas
Gaveta,dica de vídeo...os doramas e a influência das mídias e produções asiáticas no cinema/streaming de hoje!!!
Canal absurdo. Qualidade máxima
Esse lance da música feita por IA eu uso, antigamente você tinha que escrever, enviar para um estúdio fazer a guia, dizer o que você tava querendo ou cantarolar um pouco, e torcer pra eles fazerem algo próximo do que você tava pensando, pra aí sim você enviar pra um artista gravar. Hoje tu faz a letra, joga na IA até ela acertar, você pode ir mudando a letra no meio da música se perceber que o ritmo não ta encaixando com a letra, e aí manda direto pro artista ou você mesmo grava baseado no que a IA fez.
É uma ferramenta pra compôr letra somente, ou melodia cifrada, pra escrever uma orquestração, um arranjo ou composição específica ainda não rola, eu já vi umas coisas e é muito ruim, não vejo possibilidade ainda de substituição do elemento humano, ainda não
@@ngelomartins Então você não tá falando da mesma IA que eu tô falando. A que eu tô falando REPRODUZ a música, ela até escreve também, mas o foco é que ela reproduz e canta. E em momento nenhum falei que substitui elemento humano. Eu falei que substitui ce mandar pra um estúdio fazer uma versão de teste, mas a composição final será gravada por um cantor real
@@_koffee_9377 entendi, a demo teste fica mais realista, sem dúvidas, eu acho louco essas colagens que a galera faz e também o uso da voz de já falecidos, cara isso é uma coisa que acho que dá pra explorar muito
As IA estão cada vez mais presente e com cada vez mais funções, hoje já é realidade um celular mainstream possuir nativamente uma IA para diferentes usos, até para usuários menos hardcores. É surreal, eu só fui ter ideia quando chegou no meu e vi que já uma realidade e mesmo não utilizando no dia a dia é uma pequena introdução do que um dia será, bizarro
Que felicidade gaveta, quase todo dia tem video novo
Gaveta, o cara que vocês colocaram como sendo deepfake do tom cruise (+-15:00 min), É UM CARA REAL hahahahah ele realmente parece muito oTom Cruise, dá pra achar ele nas redes sociais facinho!! Ele tem varios videos com a paris hilton!
19:21 Além de agilizar todo o processo, a pessoa que tem uma data estipulada pra finalização, ela acaba tendo um tempo considerável pra poder acrescentar ainda mais coisa na sua obra.
Realidade: o cara vai receber o dobro de trabalhos pra fazer na metade do tempo, e ainda com o extra de não ter feito porra nenhuma além de escrever prompt e retocar chapas brancas sem alma feitas por robôs. É o fim da arte e de sua humanidade.
@@arthurlobato no meu caso estou falando do produtor independente, não de mega corporações que não ligam pra saúde mental de seu funcionário, que é um outro caso
@@arthurlobato e não precisa dramatizar dizendo que é o fim da arte, isso é só um pensamento de quem não entende da área
@@arthurlobatoprimeiro que se está sendo pago E se tem restrições, deixou de ser arte. E está na hora de se decidir. De IA roubar artes de fulano. E não tem “””””alma””””” então fulano também não tem alma ? É isso ?
Lendário, consegui assistir um vídeo do gaveta no dia que publicou 😂
Valeu por trazer essa parceria com essa imersão Alura 🙏
Parabéns pelo vídeo, muita reflexão, estou empolgado pelo futuro das IAs
eu amo como o gaveta consegue pedir um like no meio dos vídeos, ele é um gênio
IA não vai roubar emprego, vai precarizar. Porém, agora eles podem ter um menor número de editores, ou ainda o mesmo número, criando muito mais e ganhando o mesmo tanto ou até menos. Quando o Uber lançou, ele não roubou o emprego dos taxistas, ele transformou os taxistas em Uber, e agora eles ganham muito menos e trabalham muito mais. (Existem sim casos onde a tecnologia realmente acaba com um tipo de emprego, mas na maior parte dos casos ela aumenta a produtividade, diminui a complexidade e aumenta o lucro, porém, faz isso diminuindo o pagamento para os trabalhadores)
uber sequer da lucro...
@@ronaldgonzalez5767 caridade é que não é, mas essas grandes empresas, em alguns casos, realmente não dão lucro no começo , pois elas tentam dominar o mercado primeiro acabando com a concorrência para depois aumentar os preços e dar lucro, só ver o quanto que tá aumento o preço dos streamings ou do próprio Uber ultimamente, porém, o trabalhador continua desvalorizado. Ou quando abre uma grande farmácia na sua cidade com promoções muito maiores que das empresas familiares, aí quebra as empresas familiares e aumenta o preço depois.
Tem uma cena de The Expanse, lá pras últimas temporadas, em que um dos personagens principais, o capitão James Holden, é vítima de deep fake, com sua voz e e rosto, tornando-o acusado de terrorismo.
10:23 - Ok, Gaveta, mas essas aituacoes sempre existiram e sempre foram resolvidas por uma pessoa. Meu receio é as I.A vão estimular a preguiça das pessoas. Sou professor e meu maior trabalho hoje em dia é ensinar aos adolescentes que nao adianta ele usar o chat-gpt se ele não sabe se ele mesmo não sabe se a "resposta" do chat é correta.
estimule seus alunos não a pedirem a resposta sim para o gpt fazer perguntas parecidas ou de níveis mais fáceis para assim aprenderem gradativamente, hoje em dia eu mesmo uso gpt 4 pra treinar em questões que provavelmente não existem resposta na Internet para a pergunta em específico, já que ela foi formulada do 0 baseado em um tema específico e usando milhões de perguntas como base para uma única
lembro de um professor meu na faculdade falando que a gente não ia trabalhar só pra ser apertador de botão e sim pra realmente se empenhar na nossa area, corta pra 2024 e é literalmente isso que ta acontecendo
Legal, agora volta á apertar o botão aqui.
Brasil ainda é um país de apertar botão, me esforcei igual um corno pra ir pra área da TI e onde eu moro (que é uma das maiores capitais do país) simplesmente não tem vagas na minha área (tirando vaga de sênior que sempre tem, mas nunca preenchem). Aqui ainda é um país extremamente analógico, IA e robôs poderiam roubar 90% dos empregos mole.
@@SaichiSugimoto77a melhor solução é trabalhar pra fora, o Brasil ainda não chegou no ponto de valorizar a área de TI
@@SaichiSugimoto77 eu não sou da área de tecnologia, sou músico e ainda em música a AI não nos ajuda muito, especificamente no que eu faço não ajuda em nada, trabalho em orquestra, não acho que seria ruim, mas por enquanto estamos "seguros", você acha que o fato do Brasil ser 90% analógico como você colocou é uma resistência dos profissionais na tentativa de uma "sobrevida" à carreira ou de fato ainda a demanda não pode ainda ser suprida pelos "apertadores de botões"? Te pergunto isso, pq esta conversa sempre rola, um dia conversando com um amigo que é piloto aéreo comercial, e o cara deixou claro que o trabalho dos pilotos já é praticamente obsoleto, é assustador, mas é o rumo das coisas
As tecnologias primeiro substituíram o trabalho repetitivo. E agora estão começando a substituir o trabalho criativo. No futuro haverá emprego para uns 30% da humanidade. O resto será obsoleto.
1:51 passando só para avisar que já deixei o like.
Dei o like só pela insersão da porta com o som no meio do pedido do like hahahah E pelo video como um todo
Torço muito pra que o Áudio Visual não seja extinto , é algo tão incrível que tô gostando muito de saber mais e mais coisas sobre esse universo audiovisual , pra aí então chegar a IA e as empresas começarem a parar de contratar editores e só usar a IA
Quando o áudio visual acabar ou é pq todo mundo estará cego e surdo ou pq outras coisas mais importantes acabaram primeiro
Muito boa a explicação das aplicações de ia como ferramenta.
Sempre um vídeo interessante. Valeu Gaveta.
Acabei de achar esse vídeo do nada! O TH-cam não me entregou mesmo eu vendo todos os vídeos do canal, inclusive já assisti ao último, mas esse ele ignorou.
Gaveta, vc citou a mudança o acesso à informação causada pela internet. Poderia fazer um vídeo sobre isso? Até o exemplo que vc deu ja me fez pensar isso, sobre como informações rotineiras eram complicadas de encontrar.
No âmbito dos filmes, pode apostar que se os produtores em Hollywood tiverem acesso às IAs, vão sair filmes quase 90% feitos por IA kkkkkkkkkk.
os produtores já usam IA a muito tempo
IA não vai roubar o seu emprego; alguém que saiba usar IA vai roubar o seu emprego.
justo
A sim as grandes empresas vão pagar pra um roteirista usar IA, ao invés de só tacar num gerador de roteiro, sim o mundo é um grande mar de rosas e elas se importam com empregos e não com os gastos.
E pra mim fds, sou a favor e tem q usar IA mesmo
@@rique_5599 eu imagino. o baile funk vai continuar igual.
Um cara que saiba usar IA vai acabar com 10 empregos. Se fosse apenas com um, era somente uma substituição. Mas é óbvio que não é isso que vai ocorrer.
Tú é o melhor, cara. Queria muito que você fizesse um review da série the Strain. Vejo gente falando muito bem. Mas eu achei muito mal escrito o roteiro, enredo e personagens. Queria saber se eu tô maluco.
😂😂😂😂
Gaveta, faz um top 10 piores retcon dos cinemas/séries pfvr!
Isso me lembra um vídeo que vi sobre já sermos ciborgues por conta de estarmos sempre conectados e utilizarmos tecnologia para tudo.
Eu sou professora de Língua Portuguesa, trabalho no Estado. Nós professores estamos entrando em greve e um dos motivos é que tanto governador como o secretário da educação estão tentando a todo custo fazer com que a IA substitua nós professores. A intenção agora é que a IA faça o plano de aula e nós professores arrume o que estiver errado, ou seja, dois trabalhos. Os alunos têm que enviar a redação deles para o Centro de mídias, para que a IA corrijá-as. Quando fui ver, meu aluno fez uma excelente redação, a IA super elogiou, mas deu uma nota baixa ao meu aluno. Estamos sofrendo assédio por parte de governador de SP e secretário porque eles estão ganhando muito dinheiro com essas plataformas, mas isso só está prejudicando o aluno e ninguém vê. Seu curso Gaveta da Alura também os alunos têm que fazer, só não lembro qual e em qual matéria. Os alunos odeiam seu programa da Alura. Isso está saindo do controle em se tratando das escolas, pois os alunos estão perdendo muito.
O problema da IA é a questão étnica dela, IA foi alimentada com bilhões e bilhões de imagens, arte e vídeo, seu rosto pode estar no banco de dados e você nem sabe, como artista áreas de animação, quadrinhos e ilustração já estão em risco, e foi desse pessoal que a IA roubou
o maior problema é isso ser comercializado, se tivesse regulação onde não pudesse cobrar por algo feito inteiramente por ia seria melhor, a IA é tipo um cérebro humano que tá aprendendo ngm cria algo do nada até qnd fazemos um deaenho random pegamos nossas experiências, o que já vimos, ideias vindas de várias mídias e criamos algo
no fim das contas, o quão benéfico ou maléfico o uso de IA vai ser tá meio que nas mãos de políticos e do público geral cobrar deles... o que na verdade significa que talvez a gente esteja ferrado
na minha visão o público sai ganhando fácil, só tem filme lixo ultimamente
@@pedrodaniel3161 o que é majoritariamente culpa dos executivos. E se fosse pros filmes simplesmente serem feitos por IA, seriam esses executivos estúpidos que fariam os filmes... Exemplos: recentemente vazaram Storyboards de uma versão tipo beta de Wish, e ela era MUITO MELHOR, vazaram uma música que foi feita pra essa versão anterior do filme e ELA ERA BOA, ela não era aquele lixo da versão lançada que parece que foi composta por uma inteligência artificial tentando criar um hit pro tik tok, algum executivo maldito simplesmente destruiu o filme de alguma forma fazendo ele ser refeito... O filme do Doutor Estranho não foi ruim por culpa do Sam Raimi, ele foi ruim porque ficou se não me engano 3 ou 4 anos em produção com outro diretor, mas UM ANO ANTES DE SAIR, trocaram o diretor pro Sam Raimi que saiu mudando tudo que era coisa.
Gaveta eu te amo e vejo todos os seus vídeos mas esse daqui... achei que o jaba nunca iria acabar
Tava achando o Gaveta muito ingênuo durante o vídeo mas o final do vídeo mudou minha opinião, tem uma mensagem muito importante e mesmo sendo um assunto "espinhoso", acho que valeria um vídeo sobre... Vídeo excelente, me fez ver como tudo isso vai repercutir no que eu consomo, porém sei que vai ser um caminho com momentos bem injustos..
quero que o mercado brasileiro entre mais profundo no cinema com essas novas tecnologias
A questão toda é dinheiro, se um estudio puder economizar com AI ele vai economizar para lucrar mais, mesmo que isso implique em milhares de pessoas demitidas e sem emprego.
Em algum momento irão começa a fazer filmes inteiros com AI e mesmo que o filme não seja gravado nos EUA, eles vão grava o filme ou mesmo sequências em outros paises com leis menos abrangentes, Será preciso regular a quantidade de AI em filmes, ou a indústria não ira se manter.
não dá pra 'regular a quantidade de AI', é simplemente inviável tecnicamente/impossível, a 'indústria' está manchada pela orda de filmes ruins e de baixa qualidade com seus orçamentos de centenas de milhões, se a nova moda é fazer tudo com AI gastando com quase nada e resultando numa altíssima qualidade, o público não tá nem aí pra dita 'indústria'
@@pedrodaniel3161 O grande problema é que não é justo um filme feito com AI competi com o mesmo preço de ingresso de que um filme feito com pessoas.
Se não houver uma forma de taxa os filmes feitos com AI, em pouco tempo os grandes estúdios irão a falência e teremos uma enxurrada de filmes genéricos feitos por AI.
Sei que nesse momento taxa a quantidade de AI usada parece maluquice, mas em breve esse ideia se tornará uma realidade.
@@samuraidf Acredito que teremos sim uma enxurrada de filmes genéricos feitos por IA. Assim como existe em outros produtos, feitos de forma padronizada e focando em quantidade e não qualidade. Porém, acredito que as empresas que tem bons profissionais que usem IA, voltado pra qualidade, terá seu espaço no mercado. É o comum, temos os produtos baratinhos no mercado e os mais caros, muitas vezes os mais caros são bons, quem filtrará isso tudo será o consumidor
@@jefersonmartin9239 Os lista dos 50 livros mais vendidos do Amazon foram feitos com AI.
SE você produzir um livro ele vai competir com uma AI, imagina que você tem uma ideia original, em uma semana alguém pode criar editar e imprimir um livro com a mesma ideia, ai você ficaria a vê navios pois iria dividir o conceito com sei lá 30 livros gerados, por mais que seu livro seja bom seria muito dificil alguém encontrar.
Esse é o novo mundo. O último a sair apague a luz.
20:51 Fala, Gaveta! Meu caro, adoro seus vídeos parabéns pelo trabalho! Queria comentar sobre esse curto trecho aqui em que vc fala sobre a utilidade das IAs no processo criativo através da agilização de processos mecânicos/manuais. Gostaria de acrescentar um pouco ao que foi dito.
Tenho sido artista desde meus 5 anos de idade e trabalho profissionalmente há quase 10 anos. Arte/design, precisa de um momento manual de contato do criador com o material de referência ou de pesquisa. É NECESSÁRIA a "perda de tempo" na correção ou na pesquisa de referência, assistir vídeos, filmes, desenhos, ouvir música, tirar fotos etc... Esses processos são FUNDAMENTAIS para a riqueza de uma obra e para o desenvolvimento do artista também.
Eu gostaria de convidar meus colegas que não fazem parte da área de arte/design pra refletir um pouco se a ideia de futuro que a gente quer é só baseada na rapidez de produção e na hiperotimização de tudo. Será que não se pode, em alguns momentos, pelo menos, desacelerar e se permitir ter dificuldades, obstáculos a se superar? Ou a gente vai continuar se justificando com "Não há tempo porque a 'deadline' é muito curta"?
Fico, e acredito que muitos colegas da área também, muito reflexivo sobre se essas ferramentas realmente estão vindo pra nos servir ou se são um indicativo de que os nossos meios de produzir arte - e em "arte" eu incluo também o que fazem os editores, músicos, cinematógrafos e tantos outros profissionais técnicos - estão sendo cada vez mais afastados em detrimento de uma mentalidade de "produção de conteúdo".
Se der dinheiro, será adotado. É simples assim. No final das contas, esse é o cálculo que interessa.
Tu pode ser idealista ou pragmático.
Um dos dois vai pagar as contas no fim do mês.
Esse tipo de avanço tb empodera estdios menores. Oq é feito apenas por estudios grandea poderia ser feito por estúdios pequenos. É só comparar com o mercado de games por exemplo. Cada vez mais a distância entre pequenos e grandes estúdios diminui
11:46 pior que eu prestei atenção, cliquei no link todo feliz e alegre na esperança de algo da inovação, e o vídeo tá indisponível KKKKKKKKKK😢
20:40 é certo que foi tirado trabalho de algumas pessoas, mas também vale lembrar que outras pessoas foram contratadas para controlar, essa nova invenção. Não foi só colocado algo no lugar e boa sorte, foi chamado pessoas que sabem operar aquele mecanismo
não tem jeito, a mudança que a IA está fazendo no mercado é comparável ao uso do vapor na revolução industrial. é papo histórico mesmo, coisa que vai definir completamente a realidade dos próximos anos e ser estudada pelos nossos filhos
O Gaveta conseguiu colocar em vídeo tudo o que eu penso. Toda vez que tento explicar esse tipo de coisa pra galerinha que fica com aquele mimimi contra AI, sou altamente criticado. Os caras não conseguem compreender que a AI é uma FERRAMENTAAA!!! Eles compreendem que a AI vai tomar o trampo deles. E não é isso! os caras que já cria coisas só tem que aprender a usar essa ferramenta a seu favor! Mas vai tentar explicar isso. As pessoas tem a resistência de aceitar a evolução das coisas. Veja como era antigamente onde o meio de transporte era carroças e cavalos, ai começou a surgir automovéis você pode ter certeza que naquela pesma época também deve esse mimimi por causa da chegada dos carros. E veja, hoje conseguimos ficar sem um automóvel?
Obrigado pelo vídeo.
Rebel moon (1 e 2) da Netflix, nas batalhas, houveram referências a diversos filmes. Seria um ótimo tema sobre o que falar!
Thumbnail irada 🔥🔥🔥
Não sei vocês, mas eu vou ouvir o gaveta e me escrever na alura
Isso mesmo, Willian! Qualquer coisa pode contar com a gente 💙
Quem deveria se utilizar dessas ferramentas são os filmes de terror, imagens de terror geradas por IA são as coisas mais assustadoras dos ultimos tempos, eu vi no tiktok um vídeo só e foi o suficiente pra ter pesadelo com isso varias vezes
Aceitem gente, isso vai acontecer, e não tem nada que possamos fazer quanto a isso, mas relaxa, a ideia é só agilizar a produção
Como se as grandes empresas não fossem abusar disso...
Eu tava brigando com um povo no TH-cam ontem por discussão de IA.
O assunto em específico era que tinham feito um post pra uma prefeitura e estavam caindo em cima pq não tava "profissional". Geralmente, o argumento de usar IA é a desvalorização da arte, mas só o que vi foram pessoas desvalorizando o designer que fez a peça. A maioria não sabia do que tava falando.
Estudo IA, principalmente pra me ajudar no dia a dia, e sou totalmente a favor do uso. Não dá pra substituir trabalho humano com IA, às vezes sai umas artes com seis dedos, como aconteceu com a prefeitura ( que acho que foi puro marketing e culpa do cliente, ou só uma ideia furada).
IA é uma ferramenta que pode te ajudar em tudo, pena que as pessoas ainda não entenderam isso.
Você entende Tudo De Atuação 0:35
Os cara ainda tão nessakkkkk
Se alguem quiser entender mais sobre IA
recomendo os videos de IA do tem ciencia como o "COMO a INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL realmente FUNCIONA?"
E os videos do fabio akita principalmente as lives, e são videos mais técnicos
IA no vídeo? Chuto que vai ter parceria da ALURA. Se eu acertar quero 6 meses de ALURA hein! (ainda to no 1:54)
Valeu a dica, Gaveta! Já me inscrevi!!!!!
Gaveta, faz Review do URSINHO POOH: SANGUE E MEL por favor? Eu estava vendo na prime mas não consegui terminar, iria ser engraçado e até legal ver sua explicação sobre a parte técnica do filme, o roteiro corrido e a passagem de tempo estranhíssima
Lembro de um episódio dos Simpsons onde é mencionado o uso de imagem de famosos que já morreram, para fazer comercial
Esse Zack Snyder IA sempre me pega kkkkkkkkkk, bom demais!
nao esperava esse pedido de like, mas dai lembrei que ja tinha dado o like no começo do video
Sempre achei que era a voz do Tiago Leifert e acho muito engraçado!!!
Gaveta, POR FAVOR, assista os três primeiros episódios de "O Simpatizante" na HBO e comenta a edição. Você vai adorar!
o "nem" junto com a porta abrindo foi M A R A V I L H O S . Like insta
em 2 anos, com apenas 1 prompt, farão longas metragens melhores do que os que temos hoje da marvel por exemplo. melhores em efeitos, em história, em roteiro.. em 2 anos apenas.
I.A. é o que pode salvar as produtoras de jogos. Não tem como os caras ficarem 5-6 anos para desenvolver um jogo. É muito tempo, é mais da metade do tempo entre geração de consoles.
Gaveta! Era uma boa você comentar sobre os clipes do "Falling in reverse"
Faz um vídeo sobre as melhores edições dos filmes brasileiros.
é o progresso, vai acontecer.